You are on page 1of 2

ALIMENTAO SAUDVEL QUEM DECIDE SOMOS NS!

O que so Alimentos?
So substncias naturais ou fabricadas que nos fornecem materiais para: O crescimento e a renovao de clulas. Obter energia. Proteger o organismo.

O que ensina a nova Roda dos Alimentos?

Alimentao Saudvel,

Ensina a fazer uma isto :

O que contm os Alimentos?


Para se viver com sade, necessrio ingerir alimentos de diferentes tipos, em quantidade adequada, que forneam substncias ao organismo para que se mantenha vivo e que contm substncias que se chamam nutrientes: Prtidos Glcidos Lpidos Vitaminas Fibras Minerais gua.

A comer alimentos de cada grupo e a beber gua diariamente ALIMENTAO COMPLETA. A comer em maior quantidade os alimentos que pertencem aos grupos maiores e em menor quantidade os que se encontram nos grupos de menor dimenso - ALIMENTAO EQUILIBRADA. A comer alimentos diferentes dentro de cada grupo variando diariamente, semanalmente e nas diferentes pocas do ano ALIMENTAO VARIADA.

Regras para uma

Alimentao Saudvel!

Estes 7 grupos de nutrientes desempenham no organismo humano 3 funes principais: funo energtica, funo plstica ou reparadora e funo reguladora.

O que a Roda dos Alimentos?

As prticas alimentares saudveis, renem os alimentos com propriedades nutricionais em 7 grupos, como podemos ver na nova RODA DOS ALIMENTOS, o que facilita o conhecimento do valor alimentar de cada um alimentos:

Cereais e derivados, tubrculos 28% Hortcolas 23% Fruta 20% Lacticnios 18% Carne, pescado, ovos 5% Leguminosas 4% Gorduras e leos 2%

Utilizar alimentos limpos e frescos; Tomar sempre o pequeno almoo; Incluir nas refeies alimentos de todos os grupos da roda dos alimentos, nas quantidades sugeridas; Variar o mais possvel de alimentos; No passar mais de 3h30m sem comer; Evitar alimentos com muito sal; Evitar alimentos aucarados (bolos, rebuados, refrigerantes, etc.); Evitar os fritos ou ementas com muita gordura; Consumir diariamente leite ou derivados; Comer pelo menos 3 peas de fruta por dia; Consumir produtos hortcolas no prato ou em saladas com abundncia; Comer leguminosas (feijo, gro) pelo menos 2 vezes por semana; Consumir diariamente sopa; Preferir po escuro (mistura de centeio e trigo) ao po mais branco (trigo); Comer peixe pelo menos quatro vezes por semana; Evitar consumir bebidas alcolicas antes da Idade adulta; Beber lquidos em abundncia (gua simples, limonada ou refrescos sem acar e infuses de ervas); Comer com calma, mastigando correctamente os alimentos.
*N 1397 * 5 A 19-10-2011

ANA

CATARINA

GORDO

AGULHAS

ANA

CATARINA

GORDO

AGULHAS

*N

1397

19-10-2011

You might also like