You are on page 1of 4

Jos de Almada Negreiros

(Portugal, 1893-1970)

A cegueira de Homero

A tradio grega representa a Homero, autor da Ilada e da Odisseia, velho e cego, errante de cidade em cidade, cantando os seus versos. Hoje, parece sem discusso, depois do notvel trabalho de Frederico Augusto Wolff neste sentido, que Homero no existiu em pessoa, ou melhor que a Ilada e a Odisseia so a recolha dos cantos mais populares dos antigos poetas cantores da primitiva Grcia. E em verdade, uma vez encontrada esta soluo, parece-nos extraordinrio que o no tivesse sido antes. Mas o mais profundo ficou por descobrir. E esta descoberta foi feita neste livro que tem por ttulo Ver. Uma vez que no seja Homero uma pessoa nica (e j Frederico Nietzsche havia tido o grande acerto ao dizer que questo homrica era um juzo esttico e no uma questo histrica), contudo continua de p a representao em imagem de Homero na tradio grega: velho e cego, errante de cidade em cidade, cantando os seus versos. Alm disto ainda acrescenta que sete cidades da Grcia disputaram o seu nascimento. Aceitamos, e assim foi dito pela cincia, que Homero no seja uma pessoa nica, mas neste caso, porqu velho e cego? O errante de cidade em cidade, cantando os seus versos parece referir-se tambm a um personagem nico. Mas quando sete cidades da Grcia disputam o seu nascimento, a certeza de tratar-se de um personagem nico evidente. Recordemos no captulo anterior que tem por ttulo Memria e Imaginao, as seguintes passagens: As duas faculdades instintivas do homem so a memria e imaginao. Primeiro o homem viu e depois imaginou. Depois de assistir impotente confuso do Caos,

imaginou a sua defesa entre os Elementos. (O homem no dispe s da memria, a qual, por si apenas, negao; por isso o homem tem segunda faculdade instintiva, gmea da memria, a imaginao. A memria e a imaginao tm a sina de no poderem desacompanhar-se: a imaginao o cego da memria, e a memria o moo-de-cegos da imaginao. A memria no tem iniciativa; a imaginao tem-na mas cega de nascena. A memria tem olhos e a cega imaginao tem querer: a Vontade!) Estas passagens do captulo anterior fazem-nos meditar naquelas que a tradio grega nos deixou de Homero. (A cegueira comum imaginao e a Homero). Mas porqu velho? fcil responder: velho porque o autor da Ilada e da Odisseia, os cantos mais populares dos antigos poetas-cantores da primitiva Grcia. velho porque todos estes antigos poetas-cantores da primitiva Grcia tm todos uma s personagem e um nico nome: Homero (Wolff). Estes cantos mais populares dos antigos poetas-cantores da primitiva Grcia foram iniciados por Homero desde o primeiro dia da primitiva Grcia. Desde o primeiro dia da Grcia que o poeta-cantor Homero vem cantando os seus versos, sempre os mesmos versos que variam segundo os tempos e variam para todos os tempos. Errante de cidade em cidade, todas as cidades da Grcia escutam o mesmo canto feito para todas as cidades da Grcia ao mesmo tempo. velho porque antigo, da primitiva Grcia e ainda vive, e mais do que qualquer outro antigo o primitivo, e mais do que qualquer primitivo ele o primeiro grego nascido, e tanto como o primeiro grego nascido ele o primeiro europeu nascido, e tanto como o primeiro europeu nascido ele o primeiro homem do mundo, o quenunca-morre, o imortal, o que vive todos os dias, para sempre, at mesmo depois de ter desaparecido a Grcia Antiga: o homem! (Mas porqu cego? cego porque a sua cegueira a noite obscura dos terrores pnicos do homem. cego porque canta uma luz que os da memria nunca viram.

cego porque a imaginao lhe deu o dom de imitar o que s imaginado se poder ver. cego porque a imaginao deu-lhe a Vontade que cega e as garras do domnio da vida. cego porque a Vontade custa o maior preo, e o maior preo na Grcia eram os olhos. Exemplo: dipo. cego, enfim, porque cego tudo quanto, a bem ou a mal, se mete de permeio entre a vida e o homem. Extracto da edio fac-simile do caderno Mito-Alegoria-Smbolo, editado em 1948 pelo Autor.

Esta obra foi digitalizada e revisada pelo grupo Digital Source para proporcionar, de maneira totalmente gratuita, o benefcio de sua leitura queles que no podem compr-la ou queles que necessitam de meios eletrnicos para ler. Dessa forma, a venda deste e-book ou at mesmo a sua troca por qualquer contraprestao totalmente condenvel em qualquer circunstncia. A generosidade e a humildade a marca da distribuio, portanto distribua este livro livremente. Aps sua leitura considere seriamente a possibilidade de adquirir o original, pois assim voc estar incentivando o autor e a publicao de novas obras. Se quiser outros ttulos nos procure : http://groups.google.com/group/Viciados_em_Livros, ser um prazer receb-lo em nosso grupo.

http://groups.google.com/group/Viciados_em_Livros http://groups.google.com/group/digitalsource

You might also like