You are on page 1of 3

-"L +351214178000'

Siemens, S.A. Fax, +351214178044 wwwsiernens.pt

DOSSIER

GESTO

E TRATAMENT(O

DE GUA

\
SORES NAS ETAR'S

"~~

~ r
:

\D/
)
: ,i.;

~Q.~
\\

~)
erosas fases de funcionamento de uma ETAR,desde o filtro de grades at ao digestor, tm de estar perfeitamente zadas, s assim possvel garantir o melhor tratamento e optimizar os meios de produo. neste contexto que surgem :a'11entos de alta preciso, que constituem os olhos e os ouvidos que vigiam o processo.
,=:,r

~:.O vi ai mais importante a gua, recurso esse que constantemen- ~.ado quer pelo uso excessivo, quer pela poluio ambiental. Por ': :::ter desempenhado um papel muito importante na vida dos seres - 5, a existncia de fontes de gua limpa hoje um dos maiores :: colocados s sociedades.

abastecimento seguro e sem perdas e pelo tratamento das guas residuais com qualidade e a custos reduzidos. Em todo o processo do ciclo da gua, desde a captao distribuio, passando pelo seu tratamento, diversos equipamentos, solues e servios so necessrios para um controlo total. Os produtos, especialmente concebidos para a indstria das guas, esto cada vez mais presentes em todos os processos neste segmento das guas limpas e residuais, municipais e industriais.

~ sentido, a indstria da gua tem vindo a registar um crescimento ~ ;CJnde a nvel mundial. O nico compromisso possvel passa por um

Remote municipal Wastewater Municipality Wastewater Industrial Wastewater Primary Clarifier levei

!!

Pressure

:! Flow
H Temperature
O Weighing

Wastewater

pumping station

Sand and

Grit

disposal

LUJJ__
Supernatant to primary

Eff_ICun~.;f1um~rge

to Qutfall

Disinfection by Chlorination

Biogas (Methane) to

Bfock

heating

works

Water to primary darifier

Sludge dispasal

1 . tovon dos processos de uma ETARcom indicao dos locais onde so aplicados todos os tipos de sensores de nvel, presso, caudal, temperatura e pesagem.

1 robtica

[45]

DOSSIER

1. Efluentes constitudos por guas residuais domsticas, industriais e/ou de agricultura podem abranger uma vasta gama de potenciais contaminantes. Sempre que possvel, sistemas de guas residuais utilizam a fora da gravidade para o transporte de residuos desde a sua origem at s estaes de tratamento. Por vezes, estaes elevatrias ou de bombagem so necessrias para elevar as guas residuais onde estas podem continuar a fluir por gravidade. 2. Slidos orgnicos que no podem ser tratados na ETAR devem ser removidos para evitar danos nos equipamentos de processo. Um procedimento comum a caixa de areia, que tambm utilizada para remoo da areia existente. leos e gorduras tm cerca de 90 por cento do peso da gua, e por isso, so separados e sobem superfcie onde podem ser retirados da gua. 3. A partir do decantador, a gua flui para a estao de tratamento biolgico. O tratamento biolgico ocorre no tanque de aerao, onde microrganismos "comem" a matria orgnica e removem os poluentes Isto realizado pela alimentao de bactrias na gua com fornecimento de oxignio nos aeradores. No final do decantador secundrio, prodtos qumicos especiais chamados coagulantes, como sulfato de alumnio, so adicionados gua e fazem com que as partculas slidas se aglutinem.

7. Os slidos e slidos biolgicos so estabilizados para reduzir os patgenos, eliminar odores desagradveis e inibir, reduzir ou eliminar o potencial de putrefaco. Um dos principais mtodos para isso e. digesto anaerbia que um processo bacteriano realizado na ausncie. de oxignio. As lamas so fermentadas em tanques aquecidos a cerca de 38 C ou em grandes tanques, por vrias semanas, para permitir a mineralizao natural. A digesto em tanques aquecidos gera o biogs, com uma elevada percentagem de metano que pode ser usado tanto pare. produzir calor nos reservatrios ou para motores ou microturbinas pare processos noutros locais.

8. A desidratao das lamas pode ser feita por mquinas de prensagem


ou pode ser feita naturalmente em leitos de secagem. Para uma boa drenagem, o tamanho e a firmeza dos aglomerados de lamas so importantes, para que estes permaneam porosos durante e. compresso. Os floculantes (polmeros) so frequentemente utilizados para apoiar este processo. 9. Aps a secagem, as lamas so ainda mais secas e eliminadas posteriormente, e so bombeadas para leitos de secagem de areia onde a maioria da gua filtrada atravs de areia ou seca por evaporao.

4. O tratamento tercirio (remoo de azoto e fsforo) do efluente prev


uma fase final, que consiste em elevar a qualidade do efluente para o padro exigido, antes que seja descarregado no meio receptor (mar, rio, lago, solo, entre outros) A remoo de azoto e/ou fsforo das guas residuais pode ser atingida biologicamente ou por precipitao qumica. Um mtodo comum a utilizao de filtros de areia, lagoas e canaviais para reduzir o nitrognio. Para a lavagem do filtro utiliza-se apenas gua e ar.

5. O propsito da desinfeco reduzir o nmero de organismos vivos


na gua, que vai ser descarregada de volta para o meio ambiente. A eficcia da desinfeco depende da qualidade da gua (turbidez, pH, entre outros), do tipo de desinfeco a ser utilizado, da dosagem, e outras variveis. Os mtodos de desinfeco existentes incluem cloro, luz UV ou ozono. A forma de desinfeco mais comum continua a ser feita por cloro, devido ao seu baixo custo e ao seu uso histrico. A desinfeco por luz ultravioleta (UV) cada vez mais comum devido s preocupaes relacionadas com os impactos do cloro residual nos produtos orgnicos na gua residual e em guas receptoras. O ozono oxida o material mais orgnico com que entra em contacto, destruindo assim microrganismos causadores de doenas.
Figura 2

6. O espessamento gravtico consiste na bombagem primria e secundria de lamas para um tanque, onde o lodo misturado e agitado suavemente por um mecanismo de rotao. Os slidos tendem a assentar no fundo do tanque onde so bombeados para os digestores anaerbios. A gua da superfcie bombeada para o canal principal para tratamento. J o espessamento de lamas depende da adio de polmeros para auxiliar o processo. Estes polmeros actuam como agentes floculantes, fazendo com que as partculas das lamas se juntem e formem flocos. Os flocos so mais pesados do que as partculas menores e retiram-se com mais facilidade, melhorando assim a eficincia do processo de espessamento de lamas.

Cada etapa do processo de tratamento da gua pode ser sustentada por equipamentos, sensores e instrumentos para conseguir um desempenho mximo. Os regulamentos que dizem respeito ao tratamento de guas residuais esto cada vez mais apertados, garantindo que todos podem usufruir de um futuro com menor poluio e com gua de qualidade. A biodiversidade nas nossas guas (rios, lagos e oceanos) um indicador visvel da qualidade da gua. O facto que as residncias e os processos industriais geram tipos diferentes de poluio (produtos qumicos, biolgicos e slidos), tornando necessrio reforar o papel vital das ETAR'sno tratamento, recuperao e reciclagem da gua.

[46] rObtica-1

DOSSIER

LOSSRIO

vel
;:aorrendo a diversas tecnologias, desde radar, ultra-snica, capaciti~ ou presso hidrosttica, as solues de medio e de monitorizao :2nvel esto em quase todas as etapas do processo das guas limpas :: -i:siduais, tanto para medio de nvel em contnuo como esttico. caudal - Iledio de caudal numa ETAR das variveis mais importantes :: -;Jonitorizar, no entanto, e dependendo da agressividade qumica :.:: gua ou qumico a medir, esto disponveis uma ampla variedade :2 materiais de revestimento. Altamente precisos e fiveis, medem :: monitorizam caudais de lquidos e pastas, bem como gases. As ?:.nologias utilizadas passam pelos electromagnticos, ultra-snicos, :-?Sso diferencial, vortex ou mssicos (Coriolis). esso

ambientes quentes, frios, ou altamente inflamveis. Os transmissores de temperatura de "montagem cabea" ou montagem em rock so instrumentos que proporcionam leituras de alta preciso, fiveis e compatveis com todo o tipo de sensores e sondas. Regulao, monitorizao e registo Posicionadores inteligentes de vlvulas so essenciais em qualquer estao de tratamento ou gesto de gua. Sensores acsticos monitorizam bombas e identificam at mesmo o caudal mais pequeno, evitando falhas nos processos. Todos os valores principais de medio do processo podem ser gravados e arquivados, o que muito importante para a comunicao com as autoridades. Peso e dosagem Na gesto da gua, os sistemas de pesagem so especialmente importantes na rea de tratamento de lamas e processamento. Telas de pesagem em contnuo, clulas de carga esttica ou doseadores fornecem a melhor soluo para qualquer tarefa de pesagem. Anlise de gs Os sistemas de anlise de gs monitorizam a composio de gases (CH" H2S) em medies de emisses na fase da digesto e durante a incinerao de lamas. Isto conseguido, quer atravs de extraco com analisadores de gs por infravermelhos ou "in situ", com base na tecnologia laser.
PIJB

:: uoes para medio de presso - relativa, diferencial e absoluta


=::i:m parte da gama de instrumentao que se encontra numa ?S-ao de tratamento de guas residuais. A preciso, robustez, ",:jlidade de utilizao, funcionalidade e segurana so os requisitos ::-;Jicos solicitados. Temperatura :::ldas e transmissores para medio de temperatura proporcionam _-, desempenho excelente mesmo sob condies muito difceis - em

EMO Hannover
o mundo
do tratamento de metais The world of metalworking

-I

INFO: VDW - Generalkommissariat EMO Hannover 2011 Verein Deutscher Werkzeugmaschinenfabriken e.v. Corneliusstrasse 4, 60325 Frankfurt arn Main, GERMANY Tel. +4969756081-0, Fax +49 69 756081-74 emo@Vdw.de . www.emo-hannover.de

You might also like