You are on page 1of 4

DISTRBIOS DE APRENDIZAGEM: CONSEQUNCIAS AFETIVAS E O PAPEL DO PROFESSOR

Segundo o DSM-IV: Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais (ASSOCIAO AMERICANA DE PSIQUIATRIA, 1995), desmoralizao e baixa auto-estima podem estar associadas s dificuldades de aprendizagem. A criana com dificuldades de aprendizagem muitas vezes rotulada, sendo chamada de perturbada, incapaz ou retardada Ento vamos pensar um pouquinho, como ser que se sente esta criana rotulada de burra, incapaz, perturbada ou retardada? Com certeza, nada bem, no mesmo? E se esta criana no se sente nada bem, quais seriam provavelmente suas condutas e sentimentos tambm em relao ao contexto escolar como um todo? De acordo com Souza (1996) as emoes envolvidas neste processo incluem desde sentimentos de inferioridade, frustrao, e perturbao emocional, at problemas de auto-estima e depresso, dependendo claro, da forma como suas dificuldades so vistas tambm por seus pais e professores. Assim, se o clima dominante no lar um clima tenso, provavelmente esta criana, que j apresenta algumas dificuldades em relao sua aprendizagem, tambm se tornar uma criana tensa. Assim, pode ainda ter propenso a aumentar a proporo dos seus fracassos, entrando num ciclo vicioso em que quanto mais fracassa, mais tensa fica, e quanto mais tensa fica, mais fracassa (SOUZA, 1996). Por outro lado, se o clima emocional do lar acolhedor e permite a livre expresso emocional da criana, ela tender a reagir com seus sentimentos, positivos ou negativos, livremente, e poder estar mais apta a lidar com suas dificuldades, por encar-las com uma certa normalidade e como um obstculo transitrio a ser vencido. E esta segunda forma de encarar os problemas da criana deveria ser adotada tambm pelos professores e profissionais sejam eles mdicos, psiclogos, psicopedagogo ou fonoaudilogos - que iro lidar com esta criana, buscando sempre conceber as dificuldades dentro de uma perspectiva da normalidade, e no de uma perspectiva rotulante que pouco

contribui para a superao, mas ao contrrio, para a baixa auto-estima, o desnimo e a desistncia de nossos alunos. E quando falamos em desnimo e desistncia, alm de aspectos emocionais, passamos tambm a abordar aspectos de conduta desta criana que apresenta um distrbio de aprendizagem. E aqui, cabe refletir novamente: como ser que este aluno que rotulado e ridicularizado por seus colegas e muitas vezes at por seu professor possivelmente ir se portar em relao escola e aos membros que dela fazem parte? possvel que esta criana ou adolescente, por seu histrico de fracasso e experincias negativas em relao escola, deixe de frequentar a este contexto, dado este que corroborado pelo DSM-IV: Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais (ASSOCIAO AMERICANA DE PSIQUIATRIA, 1995), quando afirma que cerca de 40% das crianas e adolescentes que apresentam problemas de aprendizagem acabam se evadindo do contexto escolar. E quanto queles que no conseguem ou no podem fugir deste contexto to aversivo, restam outras formas de se rebelar contra este sistema, seja de uma maneira mais ativa, agredindo a estes professores e colegas, ou fazendo baguna, j que o contedo da aula em si no lhe chama ateno, seja de forma mais passiva, negando-se a realizar as atividades e a prestar ateno s aulas, ou faltando e chegando atrasado escola. E o que o professor pode fazer frente a esta realidade? A primeira medida a ser adotada buscar olhar atravs dos comportamentos e sentimentos inadequados desta criana ou adolescente, na tentativa de identificar quais os aspectos que esto subjacentes a esta revolta. E assim, uma vez identificada a dificuldade de aprendizagem apresentada por esta criana que levou ao incio de todo este processo, preciso culminar com a teraputica adequada a cada caso. Sobre esta teraputica, no entanto, alm do trabalho com a criana ou adolescente, envolve ainda a orientao de seus pais e professores. E sobre isto que trataremos a partir de agora, sobre algumas diretrizes que podem ser dadas aos professores para implementar a aprendizagem de seus alunos.

No podemos nos esquecer, no entanto, que estas so diretrizes globais e que novamente cabe ao professor selecionar, dentre elas, aquelas que se adaptam melhor ao caso em questo, e que podem ser mais facilmente aplicadas. Assim, as estratgias abaixo so sugestes retiradas de Rochael (2009) que constituem apenas algumas diretrizes no contato com crianas que apresentam transtornos de aprendizagem. Contudo, no constituem receitas prontas, mas ao contrrio, esto abertas adaptao e reformulao por parte do professor, de acordo ao conhecimento que tem da criana ou adolescente em questo, e de sua prpria vivncia em sala de aula. Assim, seguem abaixo tais estratgias, enquanto atitudes a serem evitadas ou adotadas pelo professor em sala de aula:

Atitudes a serem evitadas pelo professor:


- Ressaltar as dificuldades do aluno, diferenciando-o dos demais; - Mostrar impacincia com a dificuldade expressada pela criana ou interromp-la vrias vezes ou mesmo tentar adivinhar o que ela quer dizer completando sua fala; - Corrigir o aluno frequentemente diante da turma, para no o expor; - Ignorar a criana em sua dificuldade (ROCHAEL, 2009).

Atitudes a serem adotadas pelo professor:


- No force o aluno a fazer as lies quando estiver nervoso por no ter conseguido; - Explique a ele suas dificuldades e diga que est ali para ajud-lo sempre que precisar; - Evitar que o aluno se sinta inferior; - Considerar o problema de maneira serena e objetiva; - Avaliar o desempenho do aluno pela qualidade de seu trabalho; - Proponha jogos na sala; - No corrija as lies com canetas vermelhas ou lpis; - Procure usar situaes concretas, nos problemas(ROCHAEL, 2009).

REFERNCIAS

ASSOCIAO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. Manual de estatstica e diagnstico de transtornos mentais (DSM IV). 4. ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995. ROCHAEL, Luciene. Distrbios de aprendizagem. 12 abr. 2009. Disponvel em: <http://psicologiaeeducacao.wordpress.com/2009/04/12/disturbios-de-aprendizagem2/>. Acesso em : 04 mar. 2010.

SOUZA, Evanira Maria de. Problemas de aprendizagem: crianas de 8 a 11 anos. Bauru: EDUSC, 1996.

You might also like