You are on page 1of 16

HISTRIA DA ARQUIVOLOGIA NO BRASIL: INSTITUIES E ATORES SOCIAIS (1958-1978) Paulo Roberto Elian dos Santos (COC FIOCRUZ)

Resumo: Este trabalho apresenta os resultados parciais de um projeto de pesquisa em desenvolvimento e visa apresentar uma primeira abordagem do processo de institucionalizao da arquivologia no Brasil, a fim de compreender a sua evoluo histrica, identificando a gnese das prticas e do conhecimento arquivstico no pas entre a dcada de 1950, com a gesto do historiador Jos Honrio Rodrigues na direo do Arquivo Nacional, e seu desenvolvimento at a dcada de 1970 com a criao e atuao da Associao dos Arquivistas Brasileiros (AAB). Procuramos analisar a dinmica social que est presente no conhecimento estruturado e tambm na luta dos diferentes atores que produzem, reproduzem e discutem a arquivologia, isto , atuam na concepo de uma nova profisso e na institucionalizao da disciplina neste perodo. luz de uma anlise que procurar combinar elementos conceituais e metodolgicos da histria e da sociologia, o estudo acompanha a trajetria histrica da disciplina no pas e sua conformao por meio da reflexo sobre diferentes eventos do perodo, tais como a presena de tcnicos estrangeiros e a criao do Curso Permanente de Arquivos do Arquivo Nacional, durante a gesto Honrio Rodrigues, a implementao do Sistema de Arquivos da Fundao Getlio Vargas, a realizao dos congressos de arquivologia e a regulamentao da profisso de arquivista e tcnico de arquivo. Este conjunto de eventos corresponde ao processo de formao e desenvolvimento dos sistemas conceitual (objetos conceituais) e social (atores sociais) da arquivologia, marcado pela busca de consensos e alguns embates que se tornaro mais evidentes na dcada de 1980. Palavras-chave: histria da arquivologia; institucionalizao da cincia; associativismo profissional.

Abstract: This work presents a first approach of the institutionalization process of archival science in Brazil in order to understand its historical evolution, identifying the genesis of archival practices and knowledge in the country between the 1950s, with the management of the historian Jos Honrio Rodrigues in the direction of the National Archives and its development until the 1970s with the creation and performance of the Association of Brazilian Archivists (AAB). We tried to analyze the social dynamics that are present in the structured knowledge and also the struggle of different actors who produce, reproduce and discuss the archival science, that is, act in the design of a new profession and the institutionalization of the discipline in this period. In the light of an analysis that seek to combine conceptual and methodological elements of history and sociology, the study follows the historical trajectory of the discipline in the country and its conformation by reflecting on different events of the period, such as the presence of foreign experts and creation Course Permanent Archives of the National Archives during the administration Jose Honrio Rodrigues, the implementation of the Archives System Getulio Vargas Foundation, the realization of conferences and archival regulation of the profession of archivist and technical. This set of events corresponds to the formation and development of conceptual systems (conceptual objects) and social (social actors) of archival science, marked by the pursuit of consensus and some themes that will become more evident in the 1980s. Keywords: history of archival science; institutionalization of science; professional associations.

1 INTRODUO Este trabalho tem como objetivo apresentar uma primeira reflexo sobre o processo de institucionalizao da arquivologia no Brasil, a fim de compreender a sua trajetria histrica, identificando a gnese das prticas e do conhecimento arquivstico no pas e sua evoluo entre as dcadas de 1950 e 1970. Os marcos cronolgicos situam-se entre o incio da gesto do historiador Jos Honrio Rodrigues na direo do Arquivo Nacional e da concepo e implantao do sistema de arquivos da Fundao Getlio Vargas (FGV) no final da dcada de 1950, e a regulamentao das profisses de arquivista e tcnico de arquivo em 1978, aps intensa atividade da Associao dos Arquivistas Brasileiros (AAB). Para desenvolver este estudo considera-se que a pesquisa em arquivologia tem lugar em condies particulares de multidisciplinariedade e um dos principais componentes da investigao na rea refere-se histria da disciplina. Em sntese, os processos de institucionalizao, os princpios e as bases da arquivologia podem constituir-se em objeto de pesquisa pertinente, suscetvel de ser estudado dentro de uma perspectiva histrica (Couture; Matineau; Ducharme, 1999, p.55). Tomamos ainda como referncia alguns elementos conceituais e metodolgicos da histria e da sociologia da cincia, e procuramos analisar a dinmica social e de rede de atores que est por trs do conhecimento estruturado em instituies e tambm da luta dos diferentes agentes que produzem e reproduzem a arquivologia, isto , atuam na criao de uma nova profisso e na institucionalizao da disciplina. O processo de institucionalizao da arquivologia no pas e sua relao com o estatuto cientfico que a disciplina busca adquirir encontram um ponto de inflexo neste estudo. Nesta perspectiva, no h como dissociar a aplicao dos princpios tericos, dos mtodos e das prticas arquivsticas, historicamente construdos, das aes e estratgias dos seus principais atores sociais. No Brasil, nos ltimos anos alguns estudos (Camargo, 2000; Fonseca, 2005, 2006; Rodrigues, 2006; e Marques, 2007) tm tomado como objeto de anlise o percurso histrico da disciplina no pas, para afirmar o papel da universidade na certificao de seu status cientfico, embora reconheam a contribuio de outros atores. Os resultados alcanados nestes estudos mesmo que parciais - parecem concluir que a arquivologia, passa por um processo de institucionalizao como disciplina acadmica, j comea a delinear o que chamamos de comunidade cientfica, e a identificao de grupos de pesquisa aponta para a consolidao dessa comunidade.
2

Para realizar uma reflexo sobre o processo histrico de institucionalizao da arquivologia no Brasil entre as dcadas de 1950 e 1970, a metodologia do estudo est ancorada em dois eixos. Um primeiro, dedicado a pesquisa em bibliotecas e fontes documentais de arquivos, e, um segundo, voltado para o conjunto de entrevistas1 com profissionais que foram personagens no processo de institucionalizao da arquivologia no pas e ao mesmo tempo so especialistas reconhecidos, com larga experincia na implantao de sistemas de arquivos e programas de gesto de documentos. Procuramos nos valer tambm de outras fontes documentais, como a revista Arquivo & Administrao publicada nas dcadas de 1970 e 1980, quando passou a sofrer interrupes, os anais dos congressos brasileiros de arquivologia2, e o Mensrio do Arquivo Nacional (MAN). Os arquivos permanentes do Arquivo Nacional, da Associao dos Arquivistas Brasileiros (AAB), da Fundao Getlio Vargas (FGV) e da UNIRIO, localizados no Rio de Janeiro, tambm so objeto de consulta, por conterem os documentos que registram esses processos nas referidas instituies e constiturem fontes inditas para esta temtica de pesquisa.

ARQUIVOLOGIA

NO

BRASIL:

AS

PESQUISAS

SOBRE

SUA

INSTITUCIONALIZAO

A arquivologia no Brasil se desenvolveu buscando estabelecer laos estreitos com o conhecimento que se produziu em pases da Europa e nos Estados Unidos. A formao dos principais quadros profissionais que atuaram no pas entre as dcadas de 1950 e 1970 passou de alguma forma pela influncia das escolas vinculadas s tradies norte-americana ou francesa. Nas dcadas seguintes, os esforos de uma reflexo original proveniente das instituies arquivsticas ou das universidades, se valeram ainda de uma aproximao com outras escolas, entre as quais destacam-se a canadense, representada pelo grupo de arquivistas do Quebc, vinculados Universidade de Montreal, e a espanhola com a tradio dos estudos produzidos nos ambientes da administrao e da formao universitria.

No escopo do projeto foram e ainda sero realizadas entrevistas com os ex-dirigentes da AAB, Helena Corra Machado, Jos Pedro Esposel, Marilena Leite Paes, Nilza Teixeira Soares, e Astra Moraes e Castro; profissionais que atuaram na rea, especialmente aqueles que atuaram como docentes e alunos do Curso Permanente de Arquivos do Arquivo Nacional nas dcadas de 1960 e 1970. 2 A coleo de Arquivo & Administrao (1972-1999) e os anais dos congressos de arquivologia (1972-2000) encontram-se disponveis no CD-ROM Comemorativo, AAB, 2006.

Para compreendermos melhor o quadro acima apontado, recorremos a alguns trabalhos que realizaram uma reconstituio histrica da arquivologia3 e dos arquivos. A minuciosa pesquisa realizada pelo grupo de arquivistas portugueses (Silva et al, 1998) revela-nos, por exemplo, a estreita relao estabelecida desde os seus primrdios entre o conhecimento arquivstico, a administrao e o poder pblico (Fonseca, 2005, p.30). No Brasil, os estudos voltados para a temtica sobre o estatuto cientfico e/ou o processo de institucionalizao da disciplina so muito recentes, remontam ao final da dcada de 1990. Esses estudos se originam nas universidades, nas quais programas de psgraduao dedicam linhas de investigao voltadas ao problema dos arquivos. Nesse sentido, podemos mencionar Jardim (1998); Camargo (2000); Fonseca (2005; 2006); Rodrigues (2006), e Marques (2007) que embora partam de objetos e objetivos distintos, sob diferentes perspectivas tericas e metodolgicas, acabam por contribuir para aquilo que devemos tomar como linha de investigao: a anlise do processo de institucionalizao da disciplina no Brasil, pois nele encontramos no apenas o uso dos seus (da disciplina) fundamentos tericos, mas tambm as prticas que aqui imprimimos. Devemos, portanto, romper a dicotomia teoria e prtica, saber e fazer, pois so indissociveis. Conforme Maria Odila Fonseca (2005), devemos pensar a arquivologia como uma rea do conhecimento, na qual pesquisa, ensino, e aplicaes devem formar um conjunto harmnico e articulado. Ao longo do tempo, sua desqualificao como disciplina cientfica, teve como argumento central sua suposta vocao para limitar-se s prticas empricas de organizao. possvel identificar um processo de superao desse quadro, sobretudo a partir da dcada de 1990 com a expanso do ensino universitrio de graduao e o crescimento do nmero de dissertaes e teses concludas em programas de ps-graduao nas reas da Cincia da Informao (UFF, UnB, UFMG, UFPB) e da Histria Social (USP), por exemplo. Contudo, estes estudos voltados compreenso do processo de institucionalizao da disciplina, desenvolvidos no mbito da universidade, devem incorporar elementos de outras disciplinas, como a sociologia das profisses ou a sociologia da cincia. Nesta, autores como Robert Merton (1970; 1974), Thomas Kuhn (2000), Bruno Latour (2008), Pierre Bourdieu (1983; 2007) apenas para citar os principais nomes, possuem trabalhos basilares que estabeleceram marcos terico-metodolgicos e ensejaram a formao de correntes do
3

Mesmo considerando a coexistncia dos conceitos de arquivologia e arquivstica no Brasil, optamos pelo uso do primeiro, considerando sua legitimao no Brasil e tomando como referncia a definio adotada pelo Dicionrio brasileiro de terminologia arquivstica (2005) elaborado pelo Arquivo Nacional: Disciplina que estuda as funes do arquivo (1) e os princpios e tcnicas a serem observados na produo, organizao, preservao e utilizao dos arquivos (1). Tambm chamada de arquivstica (p.37).

pensamento sociolgico sobre a atividade cientfica. Conceitos como ethos cientfico, cincia normal, campo cientfico, comunidade cientfica, capital cientfico, capital simblico, entre outros, devem ser apropriados por pesquisadores da rea arquivstica. Este estudo consiste em uma pesquisa original sobre aos aspectos histricos e sociolgicos da institucionalizao da arquivologia no Brasil, como disciplina formalmente integrada ao conjunto das reas do conhecimento cientfico. Entre as dcadas de 1950 e 1970 inmeros eventos lanaram as bases do conhecimento, dos mtodos e das prticas que aqui se estabeleceram nas dcadas seguintes. Na linha de anlise que buscamos afirmar, os impasses, as relaes com outras disciplinas, e os desafios de autonomizao e legitimao social experimentados pela arquivologia nos dias atuais podem ser enfrentados sob outra perspectiva na medida em que se amplia a compreenso sobre este perodo. Uma das primeiras tentativas de reunir informaes e sistematizar uma reflexo sobre as perspectivas da produo do conhecimento no cenrio internacional e o caso brasileiro foi empreendida por Jos Maria Jardim, que abordou a emergncia de novas dimenses no campo arquivstico (1998, p.2), em resumo, novos espaos (cientficos, tecnolgicos, sociais) de conhecimento em processo de reestruturao. No texto, a discusso sobre o estatuto cientfico da disciplina transita pela literatura internacional e articula-se com o levantamento da produo e da comunicao do conhecimento arquivstico em peridicos brasileiros, na primeira metade da dcada de 1990. Em seu livro Arquivologia e cincia da informao, Maria Odila Fonseca (2005, p.67) afirma que a histria dos arquivos e da disciplina arquivstica no Brasil pode ser analisada desde muito antes da dcada de 1970, e aponta para aquilo que, na sua viso, constitui uma lacuna historiogrfica da rea. No final da dcada de 1950, ao assumir a direo do Arquivo Nacional, o historiador Jos Honrio Rodrigues iniciou um processo cujos aspectos polticos e tcnicos, que incidiram sobre a arquivologia no pas, ainda no foram devidamente estudados. Ao relatrio A situao do Arquivo Nacional, publicado por ele em 1959, somaram-se outras importantes iniciativas, entre as quais a publicao de um grande nmero de textos tcnicos, sobretudo a traduo de originais norte-americanos e europeus, a elaborao do anteprojeto do Sistema Nacional de Arquivos, a visita de tcnicos estrangeiros e a estruturao do Curso Permanente de Arquivos do Arquivo Nacional. No mesmo perodo em que Jos Honrio Rodrigues procurava imprimir uma gesto renovadora principal instituio arquivstica do pas, iniciava-se na Fundao Getlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, uma experincia pioneira,
5

mediante a implantao de um sistema de arquivos e da gesto de documentos, que se tornou referncia para outras instituies. Mas foi na dcada de 1970 que se delinearam alguns parmetros fundamentais, definidores do processo de formao e desenvolvimento dos sistemas conceitual (de idias) e social (de atores) da disciplina em nosso pas. Neste perodo podemos citar a criao da Associao dos Arquivistas Brasileiros (AAB)4, em 1971, o surgimento do primeiro peridico especializado, a revista Arquivo & Administrao, lanada em 1972 por iniciativa da AAB, a realizao regular de congressos de mbito nacional e a regulamentao da profisso. Foi tambm naqueles anos que surgiram os primeiros cursos universitrios, como decorrncia de deciso do Conselho Federal de Educao, de maro de 1972, que autorizou a criao de cursos de arquivologia em nvel superior. Os princpios essenciais e os elementos tericos constitutivos da disciplina nasceram na Europa e na Amrica do Norte a partir do sculo XIX. Nos pases centrais, seu desenvolvimento estabeleceu-se, como em tantas outras reas, sobre a observao baseada na experincia, que desembocou na fixao de princpios bsicos. Estes, por sua vez, determinaram uma metodologia e uma linguagem prprias que identifica e distingue a arquivstica de outras cincias e disciplinas afins (Heredia Herrera, 1993, p.28). Este conhecimento gerado no centro institucionalizou-se ao longo dos sculos XIX e XX em estruturas e instituies, como universidades, conselhos, associaes e peridicos. Esse europocentrismo arquivstico, apesar do aparecimento de novos lugares de produo como Austrlia e Canad, ainda marca o cenrio cientfico e poltico da disciplina na atualidade. Contudo, desde a dcada de 1980 podemos identificar numerosas iniciativas de formulao de polticas e cooperao no campo da divulgao do conhecimento, que ao tomarem os arquivos, a profisso de arquivista e a disciplina arquivstica como objeto de interesse, tinham a preocupao de contemplar a dimenso regional latino-americana5. No Brasil, ainda que de forma incipiente, surgiram, nos anos mais recentes, pesquisas em programas de ps-graduao, nas reas das cincias da informao, da histria e da comunicao. Segundo Fonseca (2005, p.70), a dcada de 1990 pode ser caracterizada como
4

Com relao ao tema do associativismo profissional existem ainda lacunas quanto ao seu papel no processo de institucionalizao da disciplina. Para Vivas Moreno (2004, p.91), uma das caractersticas da ltima fase do desenvolvimento arquivstico, a partir da segunda metade do sculo XX, o aumento do associativismo profissional e sua importante funo de manter os equilbrios necessrios para a formao, complementando assim o ensino acadmico. 5 A realizao dos congressos de arquivologia do Mercosul, a partir de meados da dcada de 1990, um exemplo deste movimento de fortalecimento regional.

um perodo de consolidao da universidade como espao poltico e acadmico importante na configurao da disciplina. Na ltima dcada, um dos aspectos representativos desse processo a significativa ampliao dos cursos de graduao em arquivologia6. Para Ana Maria Camargo (2000), a disciplina defronta-se com um dilema central, presente na prpria instituio universitria, onde o lcus das experincias plurais e contraditrias, da instncia crtica, do debate e da construo do conhecimento como elementos bsicos da formao, cede vez ao domnio de critrios tecnocrticos de gesto, hegemonia de valores utilitrios, a uma viso predominantemente operacional e instrumental do saber. A arquivologia est associada a programas de formao dominados em grande parte por estrita racionalidade tcnica que se traduz em uma imagem profissional intimamente vinculada ao domnio de saberes utilitrios (2000, p.3). Nesse sentido, desatar os ns do permanente descompasso entre a teoria e a prtica significa a possibilidade de requalificar a arquivologia e estabelecer as conexes necessrias entre ensino e pesquisa. No Brasil, possumos uma tradio de participao em sociedades profissionais, ainda que estas tenham experimentado perodos de instabilidade em suas trajetrias. Para Maria Odila Fonseca, a tarefa de pesquisadores, docentes e profissionais de instituies arquivsticas transformar uma categoria profissional em uma comunidade cientfica, constituda em torno de um grupo profissional, identificado com um objeto que deve ser trabalhado luz de reflexes sistemticas, baseadas em estudos feitos a partir de metodologia cientfica (1999, p.187). A anlise do processo de institucionalizao da arquivologia no Brasil, a partir dos anos 50, no pode deixar de relacion-lo s caractersticas peculiares do contexto histrico de interaes entre Estado, poltica, sociedade, cincia e cultura. Ao mesmo tempo, necessrio investigar os termos das relaes que ela estabelece com outras disciplinas como a biblioteconomia, a documentao e a histria. O tema das condies de institucionalizao desta disciplina em nosso pas h algum tempo carece de pesquisas originais que resultem do uso dos mtodos e elementos conceituais da histria e da sociologia da cincia.

Em 2008 existiam no pas 13 cursos de graduao em arquivologia, nas seguintes universidades: Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Braslia (UnB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal do Esprito Santo (UFES), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Estadual da Paraba (UEPB), Universidade Federal da Paraba (UFPB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

3 INSTITUCIONALIZAO DA CINCIA E A PERSPECTIVA DE ANLISE DA ARQUIVOLOGIA NO BRASIL

Uma disciplina cientfica, para reivindicar tal condio, necessita de um conjunto de componentes claros, definidos e organizados. A cincia pode ser considerada como um sistema de teorias, leis, e mtodos cientficos que expliquem a realidade s quais se dedicam, tendo objetos e objetivos definidos que demonstrem sincronia com a base de conhecimento a que pertencem; e apresenta estruturas formais e informais que permitam disseminar os conhecimentos produzidos. A pesquisa, o ensino, a divulgao e a aplicao do conhecimento de uma disciplina, so os quatro elementos fundamentais para que esta se consolide como uma disciplina cientfica. Partindo do pressuposto que a cincia a gerao do conhecimento, a pesquisa desempenha o papel principal entre aqueles quatro elementos, pois, ela a funo bsica da cincia, enquanto as demais so subseqentes. A pesquisa representa o propsito da descoberta, da atualizao e da evoluo do conhecimento, alm de proporcionar o desenvolvimento cientfico e tecnolgico (Bunge, 1980; Whitley, 1980). Podemos entender a cincia como um sistema de idias e aes que se forma por processos. Esses processos determinam o que se denomina de sistema conceitual (objetos conceituais) e sistema social (atores sociais) que se consolidam pelas atividades desenvolvidas, atribuindo cincia o devido reconhecimento. Na viso de R. Whitley (1974) a cincia pode ser visualizada por duas vertentes: a cognitiva e a social. Destaca ainda que uma cincia se oficializa pelo reconhecimento que lhe atribudo pela sua comunidade e por outras comunidades cientficas. A constituio de uma disciplina cientfica refere-se formao e ao desenvolvimento consistente dos sistemas conceitual (sistema de idias) e social (sistema de atores) reconhecidos por sua comunidade. A constituio de uma disciplina envolve processos e mecanismos que se constroem e se legitimam no seu espao de atuao, pelos atores, possibilitando que a cincia em questo adquira o seu estatuto cientfico. Os cursos universitrios, as sociedades profissionais, os peridicos cientficos, assim como as agncias de fomento e os eventos cientficos so considerados como estruturas formais que fornecem os componentes sociais de que uma disciplina cientfica precisa para possuir uma identidade.

Todos esses componentes revelam a importncia das instituies e dos veculos de comunicao na transmisso, divulgao, registro e preservao dos conhecimentos produzidos por um segmento social cientfico. So elementos sociais da cincia do tipo formal, pois se formalizam pelas suas caractersticas singulares, nas formas e nos processos de produo e comunicao de conhecimentos, e so legitimados pela comunidade. Todavia, existem outros elementos sociais no formalizados e que se legitimam de forma bastante peculiar, entre eles os colgios invisveis. Para uma disciplina cientfica se institucionalizar, o seu estatuto cientfico deve possuir um alto grau de maturidade, confirmando sua vocao na atividade de pesquisa. Whitley (1974) aponta que a institucionalizao acontece por meio de processos, determinados pela clareza e pela organizao dos seus componentes conceituais e sociais. Seu trabalho, desenvolvido no domnio da sociologia da cincia, prope um modelo de anlise voltado institucionalizao de uma cincia. Para esse autor, a institucionalizao a constituio de um campo cientfico e como ele se formaliza e se incorpora ao conjunto das cincias, tendo em vista suas prticas, seus processos, seus instrumentos e seus arcabouos terico e metodolgico. Ainda de acordo com a perspectiva de Whitley (1982) campos disciplinares desenvolvem uma dinmica social prpria. Isto , a diversidade e a pluralidade dos campos disciplinares enfatizada pelo autor que critica a viso monoltica da cincia segundo a qual existiria um nico padro de desenvolvimento do conhecimento e de sua organizao social. Considera que as disciplinas constituem uma ampla federao de campos de pesquisa, com tpicos especficos e que compartilham objetos, conceitos e tcnicas. Formam assim distintas comunidades cientficas, que renem grupos autnomos de produtores e consumidores de conhecimento, os quais decidem suas prprias prioridades e procedimentos. Esses diversos aspectos abordados pela sociologia da cincia podem nos fornecer elementos para pensarmos a institucionalizao da arquivologia no Brasil.

4 A ARQUIVOLOGIA NO BRASIL: ENTRE A LUTA ASSOCIATIVA E A PROFISSIONALIZAO

Na origem da institucionalizao da arquivologia como disciplina no Brasil, podemos identificar as primeiras etapas do processo de criao e implantao do Sistema de Arquivos da Fundao Getlio Vargas, no final da dcada de 1950. No seria demasiado afirmar o
9

pioneirismo desta instituio na rea dos arquivos. Criada em 1944 com o objetivo de realizar estudos e pesquisas no campo da administrao pblica e privada e promover a capacitao de pessoal para o desempenho dessas atividades, a FGV tem sua trajetria inicial associada ao pensamento do ex-presidente do Departamento Administrativo do Servio Pblico (DASP), Luis Simes Lopes, e aos poucos construiu uma slida reputao e uma visvel centralidade no cenrio poltico, administrativo e cientfico brasileiro. No por acaso, ali ganhou forma no incio da dcada de 1950 o projeto de criao do Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentao (IBBD), para o qual desempenhou papel central. O estudo das possveis relaes entre o projeto do IBBD, suas conseqncias e a institucionalizao da arquivologia pode contribuir para o entendimento do percurso desta disciplina no pas. No mesmo perodo em que participava do projeto de criao do IBBD, a FGV dava seus primeiros passos no sentido de um projeto profissional para a administrao dos seus arquivos. O projeto de constituio do arquivo da Fundao Getlio Vargas ganhou forma a partir do momento que passou a contar com a colaborao de Maria de Lourdes Costa e Souza, convidada por Luis Simes Lopes em 1959 para, ao lado de Marilena Leite Paes, conceber e implantar o sistema de arquivos. Aos poucos esta experincia conduzida com base nos princpios da moderna arquivologia de matriz norte-americana - tornou-se referncia para inmeras instituies pblicas e privadas em todo o pas. Os ventos que sopraram pelos lados da FGV tambm alcanaram a esfera pblica. No incio da dcada de 1960, no mbito da administrao pblica, uma nova experincia no campo da gesto de documentos, se mostraria profcua por longo perodo. No antigo Estado da Guanabara, o processo de reestruturao administrativa, levou direo da Diviso de Documentao, Helena Corra Machado, servidora pblica concursada pelo DASP, bibliotecria recm formada, que assumiu a tarefa de estruturar a gesto dos arquivos. Essa experincia teve repercusses pelas dcadas seguintes. institucionalizao dos projetos da Fundao Getlio Vargas e da administrao pblica no Rio Janeiro, entre o final da dcada de 50 e incio da dcada de 60, podemos somar a gesto inovadora do historiador Jos Honrio Rodrigues frente do Arquivo Nacional no perodo compreendido entre 1958 e 1964. Durante a administrao Jos Honrio destacam-se as visitas dos arquivistas Henri Boullier de Branche, da Frana, e T. Schellenberg, dos Estados Unidos, e a criao e implementao do Curso Permanente de Arquivos. Embora no tenham existido relaes orgnicas entre as duas experincias acima descritas e o processo institucional do Arquivo Nacional no perodo, possvel afirmar que se complementam na
10

medida em que incorporam em graus diferenciados aspectos relacionados experincia prtica; ao conhecimento terico e metodolgico; profissionalizao e s polticas pblicas. Nos anos 50, a tarefa de modernizar a burocracia do Estado permanecia como uma necessidade fundamental. Ao lado da formao de pesquisadores e do fortalecimento do ensino superior, acordos de cooperao bilateral, serviam para o intercmbio tecnocientfico, que inclua a vinda de tcnicos estrangeiros ao pas e a viagem de quadros da administrao pblica brasileira para estudos no exterior. No contexto da euforia desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek (1956-1961), o pas vivenciou um processo de modernizao capitalista com a crescente e decisiva participao do Estado na economia. A institucionalizao da arquivologia a partir da segunda metade da dcada de 50 revela-nos elementos comuns no que se refere ao lanamento das bases de uma disciplina associada a um Estado em expanso. A FGV embora fosse uma instituio de direito privado, desempenhava uma funo pblica na formao de quadros tcnicos profissionais, sobretudo para as agncias do Estado. Nessa anlise tambm pudemos observar a combinao de influncias sobre os profissionais brasileiros, com a prevalncia de uma matriz anglosaxnica sobre determinados agentes (indivduos e instituies) que lideraram processos de institucionalizao da disciplina, com uma marca inegvel na gesto dos arquivos institucionais ainda sob a esfera da administrao. Responsveis pelo conhecimento que se construiu nas dcadas de 50 e 60, esses e novos atores se articulariam na dcada seguinte, em torno da Associao dos Arquivistas Brasileiros (AAB). O que podemos fazer pelos arquivos e pela arquivologia no Brasil? Essa pergunta formulada por Jos Pedro Esposel ao grupo de profissionais que atuavam na rea, e foram convocados encontrar resposta para essa questo, norteou a atuao da associao profissional no perodo. Narrada pelos principais atores presentes reunio realizada em abril de 1971, a indagao voltada proteo e defesa dos arquivos motivou o referido grupo a criar ainda naquele ano a Associao dos Arquivistas Brasileiros (AAB). Naquele contexto, profissionais em atuao, sobretudo em instituies do Estado, mobilizaram-se, no Rio de Janeiro, pela criao da AAB, com o objetivo de congregar pessoas e instituies em torno da causa dos arquivos. Os profissionais que atuavam nos arquivos estavam, sobretudo em instituies da administrao pblica e naquele contexto, o surgimento de uma associao com aquelas caractersticas s viria a fortalecer a ao do Arquivo Nacional, que vivia um processo de
11

descaracterizao, perda de prestgio e capacidade de interveno na formulao de polticas pblicas para a rea. A presena do ento diretor Raul Lima e de inmeros funcionrios daquele rgo federal marca os primeiros tempos da entidade. No entanto, no havia atributos coletivos compartilhados pelos indivduos o habitus, suas formas de aquisio e de distino. Havia interesses comuns. A partir de sua criao a AAB passou a desempenhar papel central na institucionalizao da arquivologia no pas e na constituio de uma comunidade profissional que reunia arquivistas, bibliotecrios, historiadores, advogados, e

administradores entre outros que procuravam compartilhar de um mesmo projeto. A promoo, a partir de 1972, dos congressos brasileiros de arquivologia; a liderana nos esforos para criao do curso universitrio e a regulamentao da profisso; e a publicao da Revista Arquivo & Administrao, a partir de 1972, revelam uma grande capacidade de mobilizao de estruturas institucionais e recursos. Integravam o grupo fundador e ncleo restrito que conduziu a associao nesta dcada alguns profissionais que percorreram trajetrias no campo da arquivologia, a partir do final dos anos 50. Maria de Lourdes Costa e Souza, Marilena Leite Paes e Helena Corra Machado foram personagens centrais nesse processo de institucionalizao da disciplina, agora tambm por meio da atuao da AAB. Em torno da liderana poltica de Jos Pedro Esposel se constituiu um grupo que atuou de maneira coordenada e contribuiu para o desenvolvimento da disciplina nos anos 70. Os congressos, o peridico e as discusses do currculo mnimo foram fatos relevantes para a rea, e os profissionais agrupados na associao esto entre os atores principais naquele contexto.

5 CONSIDERAES FINAIS

Na medida em que identificamos o agrupamento de pessoas atuando no mesmo setor de atividade se constitui uma das primeiras manifestaes da emergncia de uma profisso ou, melhor de uma comunidade profissional. Contudo, a existncia de uma comunidade profissional que se constitui naquele contexto, no significou a conformao de um campo disciplinar delimitado. A criao do curso universitrio se revelaria apenas o primeiro passo de um longo caminho na direo de um projeto cientfico-acadmico, que somente agora d sinais de vida. As relaes com
12

outras disciplinas como a histria, a administrao e a biblioteconomia apareciam e ainda aparecerem - tensionadas pela necessidade de sua afirmao, mas tambm crivadas de imprecises conceituais, tericas e metodolgicas. No caso brasileiro, parece-nos que a compreenso do percurso da arquivologia at sua afirmao como disciplina cientfica de mbito universitrio no pode prescindir da compreenso da gnese e desenvolvimento do movimento associativo da rea, intimamente vinculado a luta pelo reconhecimento profissional. No entanto, preciso analisar essa histria como um processo no linear e nem sempre harmnico, marcado por busca de prestgio e poder profissional, e dissenses entre seus diversos atores sociais (Rodrigues, 2006).

REFERNCIAS ANDRADE, Maria Eugnio Albino; OLIVEIRA, Marlene de. A cincia da informao no Brasil. In: CENDN , Beatriz Valadares ; et. al. Cincia da informao e biblioteconomia: novos contedos e espaos de atuao. Belo Horizonte : Ed. UFMG, 2005. p. 45-60.

BOURDIEU, Pierre. O poder simblico. Traduo Fernando Tomaz, 10 ed., Rio de Janeiro : Bertrand Brasil, 2007. 322p. __________. O campo cientfico. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. So Paulo: tica, 1983. p. 122-155. CAMARGO, Ana Maria de Almeida. Por um modelo de formao arquivstica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS, 14., 2000, Sevilha, Espanha. Anais do XIV Congresso Internacional de Arquivos. Sevilha : s.n, 2000. 9 f.

COUTURE, Carol, MARTINEAU, Jocelyne, DUCHARME, Daniel. A formao e a pesquisa em arquivstica no mundo contemporneo. Traduo Lus Carlos Lopes. Braslia : Finatec, 1999.

CRAIG, Barbara L. Serving the truth: the importance of fostering archives research in education programmes including a modest proposal for partnership with the workplace. Archivaria. v.42, p.105-117, 1996.

__________. Outward visions, inward glance: archives history and professional identity. Archival Issues, v.17, n.2, p.113-124, 1993..
13

FONSECA, Maria Odila KahlAs estruturas de produo do conhecimento arquivstico: quadros em movimento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ARQUIVOLOGIA, 14. , 2006, Rio de Janeiro. Anais: a arquivologia e a construo social do conhecimento. Rio de Janeiro : Associao dos Arquivistas Brasileiros, 2006. 1 CD-ROM

_________. Arquivologia e cincia da Informao. Rio de Janeiro; Ed. FGV, 2005.

________. O ensino da arquivologia e a literatura arquivstica. In: FONSECA , Maria Odila ; JARDIM, Jos Maria. (Org.). A formao do arquivista no Brasil,;, - Niteri, RJ : EdUFF, 1999. p.181-189. JARDIM, Jos Maria. A produo de conhecimento arquivstico: perspectivas internacionais e o caso brasileiro (1990-1995). Cincia da Informao, Braslia, v. 27, n. 3, p.1-10 set. 1998.

KUHN, Thomas S.. A estrutura das revolues cientficas. 5 ed., So Paulo : Perspectiva, 2000, 257 p.

LATOUR, Bruno. Reensamblar lo social: una introduccin a la teora del actor-red. 1 ed. Buenos Aires : Manantial, 2008.

LODOLINI, Elio. Archivstica: principios y problemas. Madrid: ANABAD, 1993. 358 p.

MARQUES, Anglica Alves da Cunha. Os espaos e os dilogos da formao e configurao da arquivstica como disciplina no Brasil. 2007. 298 f. Dissertao ( Mestrado em Cincia da Informao) - Universidade de Braslia , Braslia, 2007. .

MERTON, Robert. Sociologia do conhecimento. Trad., Srgio Santeiro. In: BERTELLI, Antnio Roberto; PALMEIRA, Moacir Soares; VELHO, Otvio Guilherme (Org.). Sociologia do conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar. 1974. p. 81-125..

________. Sociologia: teoria e estrutura. So Paulo: Mestre Jou, 1970.

PEDERSON, Ann. Development of research programs. Archivum, v.39, p.312-359,1994. RODRIGUES, Georgete Medleg. A formao do arquivista contemporneo numa perspectiva histrica: impasses e desafios atuais. Arquivo & Administrao, Rio de Janeiro, v.5, n.2, p. 7- 41, jul./dez. , 2006.
14

RODRIGUES, Jos Honrio. A situao do Arquivo Nacional. Rio de Janeiro: Ministrio da Justia e Negcios Interiores, 1959.

SCHWARTZMAN, Simon. Um espao para a cincia: a formao da comunidade cientfica no Brasil. Braslia: MCT, 2001. 357p.

SILVA, Armando Malheiro da; RIBEIRO, Fernanda; RAMOS, Jlio; REAL, Manuel Lus. Arquivstica. Teoria e prtica de uma cincia da informao, Porto: Afrontamento, 1998. v.1

SILVA, Luiz Antonio Gonalves da. A institucionalizao das atividades de informao cientfica e tecnolgica no Brasil: o caso do IBBD. 1987. 226 f. Dissertao ( Mestrado em Biblioteconomia e Documentao), Universidade de Braslia, Braslia ,1987..

SILVA, Maria Leonilda Reis da. Histria e memria do Arquivo Central da FGV. 2010.161 f. Dissertao (Mestrado em Histria) Fundao Getlio Vargas. Programa de Ps-Graduao em Histria Poltica e Bens Culturais, Rio de Janeiro, 2010.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. Um discurso sobre as cincias. 13ed. Porto: Afrontamento, 2002. VIVAS MORENO, Augustn. El tiempo de la archivstica: um estdio de sus espacios de racionalidad histrica. Cincia da Informao, Braslia, v. 33, n.3, p. 76-96, set.-dez. 2004.

WHITLEY, R. Cognitive and social institutionalization of scientific specialities and research areas. In: WHITLEY, R. (Ed.). Social processes of scientific development. London: Routledge and Kegan, 1974. p.69-95.

___________. The context of scientific investigation. In: KNORR, Karin D.; KROHN, Roger; WHITLEY, Richard. The social process of scientific investigation. London: D. Reidel, 1980. p.297-321. v.4

ENTREVISTAS ESPOSEL, Jos Pedro (depoimento de 15/02/2007) JESUS, Celina Coelho de (depoimento de 04/07/2011) MACHADO, Helena Corra (depoimento de 26/11/2007)
15

PAES, Marilena Leite (depoimento de 15/08/2006 e 23/01/2007) SOARES, Nilza Teixeira (depoimento de 20/08/2007)

16

You might also like