You are on page 1of 56

CICLO DE PALESTRAS DE ASTRONOMIA E ASTROFSICA

Ruth Bruno

SISTEMA TERRA-LUA TERRAE A ORIGEM DO SISTEMA SOLAR

ssdc.gsfc.nasa.gov

A Lua em rbita ao redor da Terra. Imagem obtida em 16/12/1992 pela sonda Galileu, a uma distncia de cerca de 6,2 milhes de quilmetros.
Ruth Bruno IF/UFF

A LUA A Lua o corpo celeste mais prximo da Terra. Sua distncia mdia de cerca de 384.000 km, que corresponde a 1,28 segundos-luz. Seu dimetro de 3476 km (~ d ) e sua massa 1/81 M . MOVIMENTOS DA LUA LUA: Translao: rbita elptica de excentricidade e = 0,0549 (cerca de 3 vezes maior que a excentricidade da rbita da Terra ao redor do Sol e 4,5 vezes menor que a de Pluto). O movimento de translao da Lua se d de Oeste para Leste, no sentido anti-horrio, visto por um observador situado acima do plo Norte da Terra. Entretanto, devido ao movimento de rotao da Terra tambm de Oeste para Leste, o movimento da Lua observado de um ponto da Terra parece ser de Leste para Oeste.
Ruth Bruno IF/UFF

A figura abaixo ilustra o movimento de translao da Lua ao redor da Terra. Note que o plano orbital da Lua tem uma inclinao de cerca de 5o em relao eclptica

www.hermit.org Ruth Bruno IF/UFF

Perodo Sideral da Lua

O perodo sideral da Lua, ou ms sideral, o tempo necessrio para a Lua completar uma volta em torno da Terra, em relao a uma estrela distante. Sua durao de 27d 7h 43m 11s.

Astronomy Today

Ruth Bruno IF/UFF

As Fases da Lua

crditos: www.cea.inpe.br/webdas/divulgacao/fases_lua.html

A figura acima mostra as quatro principais fases da Lua, vistas por um observador no Hemisfrio Sul. Como as fases ocorrem simultaneamente, da mesma forma no mundo todo, as horas das fases em tempo universal podem ser utilizadas em qualquer ponto da superfcie da Terra, aps a correo do fuso horrio. Ruth Bruno
IF/UFF

Simulao do movimento de translao da Lua e suas fases.

www.wsu.edu Ruth Bruno IF/UFF

Lunao

apod.nasa.gov

E uma grande Lua saiu do mar...


Fotografia/Tom Jobim

Ruth Bruno IF/UFF

Rotao da Lua O tempo que a Lua leva para orbitar em volta da Terra (27,3 dias) igual ao tempo que ela leva para girar em torno do seu eixo. Por este motivo, a mesma face da Lua est sempre voltada para ns. A face oculta da Lua s pode ser vista ou fotografada por astronautas ou satlites em rbita da Lua.

nssdc.gsfc.nasa.gov

Face oculta da Lua tirada por ocasio da misso Apolo 16 em 1972.

Ruth Bruno IF/UFF

Rotao sincronizada e os efeitos de mar

www.if.ufrgs.br

As deformaes tipo bojos causadas na superfcie da Lua pelas mars frearam sua rotao at ela ficar com o bojo sempre voltado para a Terra, com o perodo de rotao igual ao de translao. Ruth Bruno
IF/UFF

Acredita-se que, no passado, o perodo de rotao da Lua era menor do que o seu perodo de translao em torno da Terra. Ao girar, ela tentava arrastar consigo os bojos de mar, que sempre ficavam alinhados na direo da Terra. Assim, havia um movimento relativo entre as diferentes partes da Lua, o qual gerava atrito, que por sua vez tendia a frear a rotao. Devido aesse atrito a Lua foi perdendo energia de rotao at ficar com a rotao sincronizada, estado em que o perodo sideral exatamente igual ao perodo de revoluo.

Foras de mar

physics.fortlewis.edu

Ruth Bruno IF/UFF

Alterao na rbita da Lua Com o achatamento da Lua causado pelas mars, sua rotao teria diminudo at alcanar o mesmo perodo de translao. Para conservar o momentum angular, a perda de rotao teria provocado o afastamento maior entre a Lua e a Terra.
L ! mvr 2T v ! wr ! r T T 2 ! kr 3 2T v! kr L ! 2T m r k

Logo, para compensar a diminuio no momentum angular de rotao, o momentum angular de translao da Lua (L) aumenta e, conseqentemente, r aumenta.
Ruth Bruno IF/UFF

A TERRA

antwrp.gsfc.nasa.gov

Imagem obtida pela Apolo 17

Ruth Bruno IF/UFF

Mars Um importante fenmeno terrestre causado pelas foras gravitacionais do Sol e da Lua a subida e a descida dos oceanos, duas vezes em um dia.

Ruth Bruno IF/UFF

Foras de mar provocadas pela Lua sobre a Terra A atrao gravitacional sentida em cada ponto da Terra, devido Lua, depende da distncia do ponto Lua. No lado da Terra mais prximo Lua, a atrao gravitacional maior do que a sentida no centro da Terra. No lado da Terra mais afastado da Lua, a fora gravitacional menor do que a sentida no centro da Terra. Assim, em relao ao centro da Terra, um lado est sendo puxado em direo da Lua, e o outro lado est sendo puxado na direo contrria.

Astro.if.ufrgs.br

Ruth Bruno IF/UFF

Mars na Terra

br.geocities.com/saladefisica5/leituras/mares.htm

Devido rotao da Terra, a combinao desse movimento com o de translao da Lua resulta em duas mars altas e cada 24h e 50m, que a durao do dia lunar.

Ruth Bruno IF/UFF

Entendendo as foras de mar

Ruth Bruno IF/UFF

Foras de mar provocadas pelo Sol sobre a Terra Quando a Lua Nova ou Cheia, o efeito do Sol refora o efeito da Lua, produzindo mars relativamente altas. So as chamadas mars de primavera ou mars de guas vivas. Por outro lado, quando a Lua se encontra nas fases correspondentes aos primeiros e terceiros quartos, ocorrem as mars das guas mortas.

www.iff.uff.br

Ruth Bruno IF/UFF

Comparao entre as mars produzidas pelo Sol e pela Lua Devido distncia do Sol Terra, o efeito gravitacional do Sol produz mars cujas intensidades so aproximadamente a metade das mars devido Lua

dFSol dFLua

M Sol ! 3 R d Sol M Lua ! 3 R d Lua d Lua d ! 0,46 Sol


Ruth Bruno IF/UFF

dFSol M ! Sol dFLua M Lua

Precesso da Terra O movimento de precesso da Terra causado pelas foras diferenciais exercidas pelo Sol e pela Lua. Por que as foras diferenciais so importantes no movimento de precesso? A Terra no perfeitamente esfrica ((d = 40 km). O plano do equador (do bojo equatorial) est inclinado de 23,5o em relao eclptica. O plano da rbita da Lua est inclinado 5o em relao eclptica.

plato.if.usp.br/ Ruth Bruno IF/UFF

Efeitos das foras diferenciais

www.projetoockham.org

 Tendem a achatar a Terra ainda mais.  Tendem a endireitar o eixo da Terra, alinhando-o com o eixo da eclptica. O que de fato ocorre?
Ruth Bruno IF/UFF

Devido ao movimento de rotao da Terra, seu eixo no se alinha com o eixo da eclptica, mas precessiona em torno dele. Em outras palavras, as foras diferenciais gravitacionais da Lua e do Sol produzem um torque que tende a alinhar o eixo de rotao da Terra com o eixo da eclptica, mas como este torque perpendicular ao momentum angular de rotao da Terra, seu efeito mudar a direo do eixo de rotao, sem alterar sua inclinao.

Ruth Bruno IF/UFF astro.if.ufrgs.br/fordif/precessao.jpg

Atmosfera Terrestre Diagrama da atmosfera terrestre, mostrando as variaes de temperatura e presso da superfcie at a camada superior da ionosfera. Avio comercial: 12-15 km Composio qumica:
physics.uoregon.edu

N (78%) Ar (0,9%)

O (21%) CO2 (0,03%)

Ruth Bruno IF/UFF

Estrutura atmosfrica A troposfera a regio da atmosfera terrestre onde ocorre o processo de conveco, provocado pelo calor da superfcie aquecida da Terra. A conveco atmosfrica contribui no apenas para o aquecimento atmosfrico, mas tambm responsvel pelos ventos na superfcie.

Ruth Bruno IF/UFF Pearson Prentice Hall

Camada de Oznio Na regio da estratosfera se encontra a camada de oznio, onde, a uma altitude de cerca de 50 km, a temperatura do ar aumenta quando a radiao ultravioleta proveniente do Sol absorvida pelo oxignio, oznio e nitrognio da atmosfera.

O3 + radiao UV

O + O2

Destruio do oznio: compostos constitudos pelo clorofluorcarbonos CFC + radiao UV Cl + O3 ClO + O ClO + O2 Cl + O2 Cl
(O Cl um poderoso catalizador da destruio do O3)

Ruth Bruno IF/UFF

A uma altitude de cerca de 100 km, a atmosfera Ionosfera significativamente ionizada pela radiao altamente energtica proveniente do Sol. Essa energia desassocia as molculas em tomos e os tomos em ons, e o grau de ionizao aumenta com a altitude. Efeito estufa A luz do Sol que no refletida pelas nuvens alcana a superfcie da Terra, aquecendo-a. A radiao infravermelha reemitida da superfcie parcialmente absorvida pelo vapor dgua e o dixido de carbono existentes na atmosfera, fazendo com que a temperatura global da superfcie aumente.

www.allrefer.com

Ruth Bruno IF/UFF

Origem da atmosfera terrestre

Atmosfera primria: quando a Terra se formou a atmosfera era constituda pelos gases mais comuns existentes no Sistema Solar primordial (gases leves como hidrognio, hlio, metano, amnia e vapor dgua). Quase todos os elementos leves, principalmente o H e o He, escaparam para o espao durante o primeiro meio bilho de anos depois que a Terra se formou. Atmosfera secundria: teve origem no interior do planeta como um resultado das atividades vulcnicas. Os gases vulcnicos so ricos em vapor de gua, metano, dixido de carbono, dixido sulfrico e compostos contendo nitrognio. A radiao ultravioleta solar decomps os gases mais leves, ricos em hidrognio, que acabaram por escapar para o espao, e liberou grande parte do nitrognio de suas ligaes com outros elementos.

Com a diminuio da temperatura da superfcie da Terra e a condensao do vapor d gua, os oceanos se formaram. Uma grande parte do dixido de carbono e do dixido sulfrico se dissolveram nos oceanos ou se combinaram com as rochas da superfcie terrestre. Como o oxignio um gs altamente reativo, qualquer oxignio livre que apareceu nos tempos primordiais foi removido to logo tenha se formado. Uma atmosfera formada essencialmente por nitrognio lentamente apareceu. A vida apareceu nos oceanos mais de 3,5 bilhes de anos atrs, e os organismos comearam a produzir o oxignio atmosfrico. O oxignio presente na atmosfera atual uma conseqncia direta da evoluo da vida na Terra.
Ruth Bruno IF/UFF

Magnetosfera A magnetosfera a regio ao redor da Terra, bem acima da atmosfera, influenciada pelo campo magntico terrestre. Esta regio, assim como a camada de oznio, tambm nos protege da radiao do Sol, nociva vida na Terra.

Ruth Bruno Astronomy Today IF/UFF

Cintos de Van Allen

Ruth Bruno IF/UFF

Os cintos de Van Allen so zonas da magnetosfera que contm partculas altamente energticas. Estes cintos protegem a Terra do bombardeamento de partculas carregadas, com altas velocidades.
www.csulb.edu

O que originou a magnetosfera e os cintos de Van Allen?

Metais condutores de eletricidade, em rotao, existentes no interior do ncleo da Terra, induzem correntes eltricas poderosas que produzem o magnetismo do planeta.

Armadilha para as partculas carregadas

Ruth Bruno IF/UFF

www.csulb.edu

Uma partcula carregada, em um campo magntico, espiralada em torno das linhas de campo, ficando aprisionada.

Auroras

As auroras - boreais no Hemisfrio Norte, e austrais no Hemisfrio Sul so fenmenos luminosos que ocorrem na atmosfera superior da Terra, entre 100 e 1000 km, causadas pelas partculas carregadas solares que excitam os tomos do ar.

As auroras so observadas principalmente nas regies polares, uma conseqncia do efeito do campo magntico terrestre que deflete as partculas para estas regies.

Cores das auroras: verde, vermelho e azul correspondem s linhas de emisso do oxignio e nitrognio.
Ruth Bruno IF/UFF

Planetologia comparada

Ruth Bruno IF/UFF

rbitas dos planetas: exceto por Mercrio e Pluto, as rbitas dos planetas se situam aproximadamente em um mesmo plano.

Astronomy Today

O Sistema Solar inteiro se estende por aproximadamente 80 UA.

Propriedades planetrias
Volume do Sistema Solar: dimetro = 1/3.000 a distncia at a estrela mais prxima.

Massas relativas: Sol - 99,85% Jpiter- 0,10%

Jpiter d = 1/10 dsol m = 1/1000 Msol


Ruth Bruno IF/UFF Astronomy Today

Planetas terrestres e jovianos

Terrestres: Mercrio, Vnus, Terra e Marte


Ruth Bruno

Jovianos: Jpiter, Saturno, Urano e Netuno

IF/UFF

Propriedades fundamentais

Ruth Bruno IF/UFF

Movimento Orbital
Todos os planetas movem-se ao redor do Sol na mesma direo (sentido anti-horrio quando visto de cima) e todos, menos Vnus e Urano, giram em torno de seus eixos tambm nesta direo.

http://astro.if.ufrgs.br

Estrutura interna

http://astro.if.ufrgs.br

Ruth Bruno IF/UFF

http://astro.if.ufrgs.br Ruth Bruno IF/UFF

Ruth Bruno IF/UFF

Atmosferas
http://astro.if.ufrgs.br

1 v e ve 6

Reteno das atmosferas: a energia cintica das molculas do gs e a velocidade de escape do planeta so responsveis pela reteno da atmosfera junto ao planeta. Como a energia cintica depende da temperatura e a velocidade de escape depende da massa do planeta, estes parmetros so importantes na determinao dos gases que compem a atmosfera.
t ! 293K v(O2 ) ! 1km / s; v( H 2 ) ! 2km / s
_ _

Atmosfera de Vnus Como a atmosfera de Vnus muito menos espessa e muito mais densa que a da Terra, uma frao muito menor da radiao radiao infravermelha emitida pela superfcie do planeta, escapa para o espao. Como conseqncia, ocorre o efeito estufa numa intensidade muito maior do que ocorre na Terra e o planeta torna-se mais quente.

Astronomy Today Ruth Bruno IF/UFF

Ruth Bruno IF/UFF

Efeito Estufa em Vnus

www.portaldoastronomo.org

Atmosferas dos planetas terrestres


Propriedades fsicas e composio das atmosferas dos planetas terrestres Vnus Presso Sup. (bar) Temperatura (K) CO2 (%) N (%) O (%) H2O (%) Ar (%) SO2 (%) 92 737 96,5 3,5 0,00 0,02 0,007 0,015 Terra 1,0 288 0,033 78,1 20,9 0,1 a 3 0,93 0,02 Marte 0,007 210 95,3 2,7 0,13 0,03 1,6 0,00
Ruth Bruno IF/UFF

Similaridades e diferenas entre Vnus, Terra e Marte Estrutura interna: composio qumica semelhantes massa Vnus e Terra : semelhantes Atmosfera: atmosfera secundria Vnus, Terra e Marte atmosfera atual Vnus e Marte: semelhantes presso superficial muito diferentes

Estes planetas tiveram no passado atmosferas similares em composio e quantidade, mas hoje suas atmosferas so muito diferentes.

Escapamento das atmosferas: Vnus retm sua atmosfera mais efetivamente do que Marte.

Atmosferas de Vnus e Terra: evoluram de forma muito diferente, provavelmente devido s suas distncias ao Sol.

Chuvas: a maior parte do vapor dgua presente na atmosfera terrestre transformou-se em chuva que preencheu os oceanos; em Vnus as guas provenientes das chuvas evaporaram-se devido s altas temperaturas de sua superfcie.

Ruth Bruno IF/UFF

Origem do Sistema Solar

http://astro.if.ufrgs.br/

A hiptese moderna para a origem do sistema solar baseada na hiptese nebular, sugerida em 1755 pelo filsofo alemo Immanuel Kant, e desenvolvida em 1796 pelo matemtico francs Pierre-Simon Ruth Bruno de Laplace. IF/UFF

Modelo para a teoria de formao do Sistema Solar

Fatos observacionais:

1Cada planeta est relativamente isolado no espao 2- As rbitas dos planetas so aproximadamente circulares

Ruth Bruno IF/UFF

3- As rbitas dos planetas se situam praticamente em um mesmo plano

Astronomy Today Ruth Bruno IF/UFF

4 - A direo do movimento de translao dos planetas em sua rbitas ao redor do Sol a mesma que a de rotao do Sol em torno do seu eixo. 5- A direo do movimento de rotao da maioria dos planetas a mesma que a de rotao do Sol em torno do seu eixo.

Ruth Bruno IF/UFF

6- A maioria das luas orbitam em torno dos seus planetas no mesmo sentido em que os planetas giram em torno dos seus eixos. 7- O sistema planetrio altamente diferenciado 8- Os asterides so objetos muito velhos e exibem uma srie de propriedades que no so caractersticas nem dos planetas terrestres, nem dos jovianos ou de suas luas. 9- Os cometas so fragmentos gelados, primitivos, cuja rbita no a da eclptica e devem ter se originado em regies muito afastadas do Sol.

Ruth Bruno IF/UFF

Teoria da Condensao

Conservao de momentum angular: a nebulosa de gs e poeira gira cada vez mais rpido medida que se contrai.

Astronomy Today Ruth Bruno IF/UFF

Origem dos planetas

A nuvem de gs e poeira, em rotao, se contrai e assume uma forma discoidal. Os gros de poeira atuam como ncleos de condensao, formando aglomerados de matria que colidem, se juntam, e crescem, dando origem aos planetas. Na regio central da nuvem, onde se encontra a maior parte da massa, surge o Sol.
Astronomy Today Ruth Bruno IF/UFF

Localizao dos planetas terrestres e jovianos

Devido s diferentes temperaturas ao longo do disco, os materiais que se condensam em cada regio so aqueles capazes de sobreviver s temperaturas caractersticas destas regies.

Materiais refratrios: suportam altas temperaturas sem fundir ou vaporizar. Materiais volteis: permanecem na forma slida apenas se suas temperaturas forem bem baixas.
Astronomy Today Ruth Bruno IF/UFF

Dcimo planeta do Sistema Solar?

O novo planeta, por enquanto denominado 2003UB313, se encontra a uma distncia de 97 UA do Sol (Pluto se situa a 40 UA)

NASA/JPL-Caltech.

Telescpio Samuel Oschin, Observatrio Palomar

Referncias
1- Chaisson, Eric; McMillan Steve, Astronomy Today, 1996, Prentice Hall, New Jersey 2- Hester Jeff et al, 21st Century Astronomy, 2002, Norton & Company, London 3- Oliveira Filho, Kepler de Souza, Oliveira Saraiva, Maria de Ftima, Astronomia e Astrofsica, 2004, Editora Livraria da Fsica 4- http://chandra.havard.edu/edu/index/html 5-http://en.wikipedia.org/wiki/ 6- http://observe.arc.nasa.gov/nasa/space/space_index.shtml 7- http://antwrp.gffc.nasa.gov/apod/lib/aptree.html 8- http://astro.if.ufrgs.br 9- http://hubblesite.org/gallery/album 10-http://www.tqnyc.org/NYC040808/homepage.html

Ruth Bruno IF/UFF

You might also like