You are on page 1of 2

Geografia - Prof.

Silvio
Revolta rabe - Sudo do Sul
Revolta rabe - Sudo do Sul Escola Estadual Prof. Ren Rodrigues de Moraes - Guaruj - SP 10/01/2012

Embasamento terico para Questo proposta na 2 fase da Fuvest09/01/2012

A Primavera rabe, tambm conhecida como Revolta rabe


Consistiu numa Onda de protestos e manifestaes com o objetivo de exigir o fim dos regimes ditatoriais presentes em diversos pases da frica do Norte e Oriente Mdio. A Revolta rabe teve como ponto de partida a morte de um jovem tunisiano que ateou fogo ao prprio corpo em dezembro de 2010, em protesto contra as condies de vida no pas. A revolta que se espalhou pela Tunsia levou a queda e fuga do presidente Ben Ali, em 14 de janeiro de 2011, que estava no poder desde 1987. Essa revolta que teve incio na Tunsia se espalhou pelo Oriente Mdio e norte da frica, derrubou quatro ditadores em um ano e matou milhares de pessoas. Nesse contexto, ainda no ms de janeiro, os egpcios foram as ruas exigindo a sada do presidente Hosni Mubarak, no poder h 30 anos, que no resistindo as presses renunciou 18 dias depois. Na lbia o coronel Muamar Kadafi no poder h 49 anos (desde 1969), resistiu, levando o pas a uma guerra civil, onde os revoltosos apoiados por foras rebeldes avanaram lentamente em direo a capital Trpoli, que caiu na mo dos rebeldes em agosto de 2011, dois meses depois o ex ditador Kadafi foi capturado e morto, em sua cidade natal, Sirte. E por ltimo ditador do Imen, Ali Abdullah Saleh. Meses depois de ficar gravemente ferido em um atentado contra a mesquita do palcio presidencial em Sanaa, Saleh assinou um acordo para deixar o poder. O vice-presidente, Abd Rabbuh Mansur al-Radi, anunciou ento um governo de reconciliao nacional. A sada negociada de Saleh foi tambm fruto de presso popular.

Os motivos
Os principais motivos das manifestaes populares foram os altos ndices de desemprego, o autoritarismo desses governantes, os altos ndices de corrupo, a violncia policial, a falta de moradia, a censura liberdade de expresso, as pssimas condies de vida.

Sudo do Sul
A independncia do Sudo do Sul foi aprovada em referendo no ms de janeiro e foi proclamada neste sbado, dia 9 de julho de 2011, em cerimnia na qual o general Salva Kiir Mayardit foi empossado no cargo de presidente passando a ser o membro nmero 193 das Naes Unidas. Essa separao o resultado de anos de conflitos, com centenas de vtimas, envolvendo rabes muulmanos que ocupam regies ao norte do Sudo e os negros, cristo e animistas que habitam ao sul.

Localizao
Alm da divisa com o Sudo ao norte, o Sudo do Sul faz fronteira a leste com a Etipia, ao sul com o Qunia, Uganda e Repblica Democrtica do Congo e a oeste com a Repblica Centro-Africana. O Sudo do Sul, tambm chamado de Novo Sudo, possui quase todos os seus rgos administrativos em Juba, a capital, que tambm a maior cidade, considerando a populao estimada. Apesar de ser rico em petrleo, o Sudo do Sul nasce como um dos pases mais pobres do mundo. Altas taxas de mortalidade materna, a maioria das crianas fora da escola e um ndice alto de analfabetismo que entre as mulheres chega a 84%. No Sudo do Sul esto 75% das reservas de petrleo do antigo Sudo, localizadas sobretudo na regio de Abyei. Porm, no norte que se encontram os oleodutos e os portos. Enquanto o Sudo do Sul tem uma paisagem repleta de selvas e pntanos, o norte mais desrtico. A maioria da populao do norte muulmana e fala rabe; o sul composto de vrios grupos tnicos, de maioria crist ou animista*. *animista: Pessoa que atribui a todos os elementos do cosmos (Sol, Lua, estrelas), a todos os elementos da natureza (rio, oceano, montanha,
floresta, rocha), a todos os seres vivos (animais, rvores, plantas) e a todos os fenmenos naturais (chuva, vento, dia, noite) um princpio vital e pessoal, chamado de "nima". Para essas pessoas, todos esses elementos so passveis de possuirem: sentimentos, emoes, vontades ou desejos, e at mesmo inteligncia.

Professor Silvio Araujo de Sousa - Geografia - Escola Estadual Professor Ren Rodrigues de Moraes - Guaruj - SP - Brasil

Geografia - Prof. Silvio


Revolta rabe - Sudo do Sul Questo da Fuvest 2 fase 2012
Revolta rabe - Sudo do Sul Escola Estadual Prof. Ren Rodrigues de Moraes - Guaruj - SP 10/01/2012

Questo proposta na 2 fase da Fuvest - Q5 - 09/01/2012

H anos, a regio acima representada vem sendo atingida por srios conflitos polticos, sociais e tnicos, vrios deles com enfrentamento blico. Acerca das dinmicas socioespaciais em curso na regio, A) explique o significado de Primavera rabe , citando dois pases com ela envolvidos diretamente nos ltimos anos:

B) identifique uma mudana na configurao territorial da rea assinalada pelo crculo. Explique.

Professor Silvio Araujo de Sousa - Geografia - Escola Estadual Professor Ren Rodrigues de Moraes - Guaruj - SP - Brasil

You might also like