You are on page 1of 2

Reflexo - Modelos Curriculares em Educao Pr-Escolar

Com a elaborao deste trabalho acerca dos modelos curriculares em educao pr-escolar, tivemos a possibilidade de adquirir novos conhecimentos e aprofundar outros que ainda no estavam totalmente consolidados. Defendemos que a utilizao de um modelo pedaggico na educao pr-escolar um factor indispensvel na qualidade da mesma mostrando-se, de igual modo, um instrumento fundamental na relao entre a terica e a prtica. Na mesma linha de pensamento, Formosinho (1996, citado por Formosinho, Lino e Niza, 2007, p.40) refere que a adopo de um modelo pedaggico pelas educadoras de infncia um factor de sustentao da sua praxis. Defende ainda que os modelos pedaggicos incorporam uma viso integradora dos fins da educao e das fontes do currculo, dos objectivos e dos mtodos escolares, dos mtodos e da organizao do espao e do tempo escolares. Consubstanciando uma viso sistemtica da educao, so um poderoso instrumento de mediao da teoria e da prtica (Formosinho, Lino e Niza, 2007, p. 11). neste sentido que achmos imprescindvel a utilizao de um determinado modelo curricular a fim de sustentar uma prtica pedaggica significativa. Assim sendo, cada educador tem a liberdade de escolher e implementar um modelo curricular no qual acredite nos seus fundamentos e nos benefcios que esse ir proporcionar no desenvolvimento da criana. Apesar de haver algumas diferenas significativas, tpicas de cada modelo pedaggico, ou seja, cada um focaliza-se nos aspectos e fundamentos que acha mais adequados para o desenvolvimento integral da criana. Contudo, h aspectos que so privilegiados e comuns, grande maioria dos modelos curriculares, sendo estes a autonomia da criana, o seu desenvolvimento social e harmonioso, a aprendizagem realizada atravs do jogo (aprender brincando) a participao da comunidade educativa,

Reflexo - Modelos Curriculares em Educao Pr-Escolar

em especial dos pais, as actividades centradas nos interesses das crianas a fim de desenvolverem aprendizagens significativas e o papel activo das mesmas no processo de construo dos seus saberes. Na viso do grupo, a utilizao de um modelo curricular fulcral para o desempenho de toda a prtica pedaggica desenvolvida com um grupo de crianas. No entanto, achamos que no forosamente imposto que um educador de infncia escolha um dos modelos pedaggicos existentes. A no adopo de um modelo curricular actualmente utilizado, no na nossa perspectiva sinnimo de menos eficincia por parte do educador e consequente aprendizagem incompleta da criana. At porque existem educadoras que dizem utilizar um determinado modelo e na prtica no tiram partido do mesmo. Assim sendo, cada educador poder escolher de entre os modelos, determinados fundamentos e estratgias pedaggicas que ache mais pertinentes e adequadas ao grupo de crianas que est a orientar.

Referncias: Formosinho, J. Lino, D. & Niza, S. (2007). Modelos Curriculares para a Educao de Infncia Construindo uma prxis de participao. Porto: Porto Editora; Serra, C. (2004). Currculo na Educao Pr-Escolar e Articulao Curricular com o 1. Ciclo do Ensino Bsico. Porto: Porto Editora.

You might also like