You are on page 1of 22

2011

Mdulo de Questes FCC (Informtica por Assunto) Especial TRE CE

Prof. Carlos Viana (CE)


www.carlosviana.com.br

TRE CE - Especial

Facebook: Carlos Viana

SUMRIO
Hardware e Software.................................................................................................................................... 1 Internet foco em Navegao ..................................................................................................................... 3 Navegadores Internet exploreR e Mozilla Firefox ..................................................................................... 4 Planilha Eletrnicas BrOffice.org Calc ........................................................................................................ 9 Editores de texto BrOffice.org Writer...................................................................................................... 13 Apresentaes BrOffice.org Impress ....................................................................................................... 14 Correio Eletrnico Outlook Express ......................................................................................................... 15 Windows Xp e Organizao De Arquivos E Pasta ....................................................................................... 16 Segurana da Informao ........................................................................................................................... 19

HARDWARE E SOFTWARE
Se no tiver amor, nada serei.

1.

Mantm o computador que no provido de bateria funcionando mesmo com a ausncia total e temporria de energia da rede eltrica. Trata-se de a) desfragmentador. b) processador. c) nobreak. d) placa de rede. e) placa-me. Nos computadores atuais existe um tipo de memria cuja funo atender as demandas de velocidade do processador. Trata-se da memria a) principal. b) ROM. c) cache. d) RAM. e) EEPROM.

3.

Um tipo de elemento do microcomputador que permite apenas a leitura pelo usurio comum e vem com seu contedo gravado durante a fabricao. Trata-se de a) disco rgido. b) memria USB. c) memria ROM. d) memria RAM. e) placa-me. A placa de circuito de um micro onde ficam localizados o processador e a memria RAM, principalmente, a placa a) serial. b) paralela. c) USB. d) de vdeo. e) me.

2.

4.

1 http://professorcarlosviana.blog.com

TRE CE - Especial

Facebook: Carlos Viana

5.

Em termos de componentes bsicos do computador, um elemento que, no final das contas, funciona como uma mesa de trabalho que a todo o momento tem seu contedo alterado e, at mesmo, descartado quando ela no est energizada: a) Placa me. b) Processador. c) HD. d) Placa de vdeo. e) Memria RAM. Considere o componente que tem duas unidades idnticas conectadas placa me, permitindo, dessa forma, duplicar a velocidade de comunicao para atender com maior rapidez o fornecimento de dados requeridos pelo processador. Trata-se do componente a) disco rgido. b) pen drive. c) drive de CD/DVD. d) memria RAM. e) monitor de LCD.

d) cache. e) memria. 10. Numa rede LAN (Local Area Network), o recurso de hardware mnimo que dever estar instalado no computador para permitir a comunicao com os demais elementos da rede a) o teclado. b) o hub. c) o carto de memria. d) o switch. e) a placa de rede.

6.

11. Trata-se de uma funo do chip ponte sul de um chipset, controlar a) disco rgido. b) memria RAM. c) barramento AGP. d) barramento PCI Express. e) transferncia de dados para a ponte norte.

7.

As instrues que uma CPU necessita para executar um programa so buscadas a) nas interfaces USB. b) no disco rgido. c) na memria. d) no drive de DVD. e) no barramento de endereos. O elemento que ajuda a minimizar a diferena de desempenho entre o processador e demais componentes dos computadores atuais a) a memria cache. b) a memria principal. c) o disco rgido. d) o barramento PCI. e) o barramento USB. Barramento um conjunto de linhas de comunicao que permitem a interligao entre os componentes do computador. O barramento USB (Universal Serial Bus) classificado como um barramento de a) entrada e sada. b) dados. c) endereo. a) b) c) d) e)

8.

9.

12. Considere: I. HDMI um novo tipo de conector de udio e vdeo para aparelhos de DVD, TV e monitores de vdeo. A conexo tanto de udio quanto de vdeo feita digitalmente. II. Teclados e mouses do tipo mini-dim tm tecnologia plug and play, no necessitando, portanto, que o sistema operacional se preocupe com instalao de drivers para tais dispositivos; so conectados ao computador atravs da porta serial. III. Dispositivos plug and play permite que o computador reconhece e configure os dispositivo de forma automtica. correto o que consta APENAS em I e II. I e III. II e III. I. II. 13. Com relao considere: computao,

2 http://professorcarlosviana.blog.com

TRE CE - Especial

Facebook: Carlos Viana

I.

II.

Comparada ao desktop, a mobilidade a principal vantagem do notebook. No entanto, as restries quanto facilidade de atualizaes tecnolgicas dos itens de hardware, so o seu fator de desvantagem. Os fabricantes alegam que as limitaes decorrem do fato de a maior parte dos componentes vir integrada de forma permanente placa-me do equipamento, visando construir modelos menores, de baixo consumo de energia e com pouco peso. O conceito do software, tambm chamado de sistema ou programa, pode ser resumido em sentena escrita em uma linguagem que o computador consegue interpretar. Essa sentena, por sua vez, a soma de diversas instrues ou comandos que, ao serem traduzidas pelo computador, fazem com que ele realize determinadas funes.

III.

Basicamente, duas grandes empresas, Intel e AMD, disputam o mercado mundial de fabricao de processadores. A Intel mensura a desempenho dos seus processadores baseados no clock. A AMD, por sua vez, tem conseguido rendimentos proporcionais dos seus chips com clocks mais baixos, desconsiderando, inclusive, o clock como referncia. IV. A licena de uso de software denominada OEM uma das melhores formas para o adquirente comprar softwares, como se estivesse adquirindo na loja o produto devidamente embalado, pois a negociao pode ser feita pela quantidade, o que garante boa margem de economia no preo do produto. correto o que consta em a) I e II, apenas. b) I, II, III e IV. c) II, III e IV, apenas. d) I, II e III, apenas. e) II e III, apenas.

INTERNET FOCO EM NAVEGAO


Tu, Senhor, conservars em perfeita paz aquele cujo propsito firme.

14. um exemplo de URL (Uniform Resource Locator) INCORRETO: a) smtp://www.map.com.br/fora/brasil. html b) https://www.uni.br/asia/china.php c) http://dev.doc.com/downloads/manu ais/doc.html d) ftp://ftp.foo.com/home/foo/homepag e.html e) file://localhost/dir2/file.html 15. Pedro e Tarcisa trabalham em escritrios da mesma empresa situados em cidades diferentes. Pedro

criou um documento utilizando o Microsoft Word e deseja compartilhlo de forma que Tarcisa possa consult-lo e edit-lo diretamente na web. Para isso Pedro pode utilizar a ferramenta a) Google Docs. b) Microsoft Web Document Edition. c) Google Android. d) Yahoo WebOffice. e) Microsoft WebOffice. 16. Analise as seguintes tecnologias: I. Internet. II. Rdio. III. Televiso. IV. Vdeo. 3

http://professorcarlosviana.blog.com

TRE CE - Especial

Facebook: Carlos Viana

No processo de ensino/aprendizagem da educao distncia pode ser aplicado o que consta em a) I e III, apenas. b) I, III e IV, apenas. c) II e III, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV. 17. Tecnologia de multimdia distribuda em uma rede, atravs de pacotes. Frequentemente utilizada para distribuir contedo multimdia atravs da Internet. Trata-se de a) spanning ou wmv. b) streaming ou fluxo de mdia. c) portal de contedo e RSS. d) navegador internet e mpg. e) provedor de acesso internet e avi. 18. Em relao Internet e correio eletrnico, correto afirmar: a) No Internet Explorer 7 possvel navegar entre sites, por meio de separadores conhecidos por abas, no necessitando, portanto, a abertura de vrias janelas. b) Redes wireless, embora permitam conexo Internet no so configurveis no ambiente de Intranet. c) Correios eletrnicos possuem recursos nativos que impedem a propagao de vrus enviados por email. d) Em Intranet no permitido operaes de download, dada s facilidades oferecidas pela rede local. e) Uma das vantagens do webmail que as mensagens, ao chegarem, so imediatamente baixadas para o computador do usurio. 19. Quando um navegador de Internet comunica-se com servidores Web, atravs do endereo www.trt4.jus.br,

para efetuar pedidos de arquivos, e processa as respostas recebidas, podero estar sendo utilizados os protocolos a) POP3 e HTML. b) IMAP e XML. c) IMAP E HTML. d) SMTP e FTP. e) HTTP e HTML. 20. Na Internet, a) Cookies so grupos de dados gravados no servidor de pginas, acerca de costumes de navegao do usurio para facilitar seu prximo acesso ao site. b) um servio de banda larga ADSL pode disponibilizar velocidade superior a 10 MB, quando conectado porta serial. c) um servio hospedado em um servidor pode ser acessado pela URL ou pelo seu endereo IP. d) uma forma de se fazer uma pesquisa com maior objetividade e se obter respostas mais prximas do tema pesquisado em sites de busca fazer uma pergunta direta, encerrada com ponto de inter- rogao. e) o download uma transferncia de arquivos de algum ponto da Internet para o computador do usurio, por meio do servidor SMTP. 21. A principal finalidade dos navegadores de Internet comunicarse com servidores Web para efetuar pedidos de arquivos e processar as respostas recebidas. O principal protocolo utilizado para transferncia dos hipertextos o a) HTML. b) XML. c) IMAP. d) SMTP. e) HTTP.

NAVEGADORES INTERNET EXPLORER E MOZILLA FIREFOX


Ele disse ao mar: Acalme-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonana.

22. Em pesquisas feitas no Google, por vezes aparecem opes de

refinamento do tipo Em cache e/ou Similares. correto que

4 http://professorcarlosviana.blog.com

TRE CE - Especial

Facebook: Carlos Viana

a) essas opes aparecem tanto no Mozilla Firefox quanto no Windows Internet Explorer. b) essas opes aparecem apenas no Windows Internet Explorer. c) essas opes aparecem apenas no Mozilla Firefox. d) a opo Em cache exclusiva do Windows Internet Explorer. e) a opo Similares exclusiva do Mozilla Firefox. 23. No Internet Explorer 8 o internauta pode navegar por: a) guias, janelas, guias duplicadas e sesses. b) janelas, guias e guias duplicadas, somente. c) janelas e sesses, somente. d) janelas e janelas duplicadas, somente. e) guias, guias duplicadas e sesses, somente. 24. INCORRETO afirmar que o modo de navegao privativo no Firefox 3 a) permite navegar na Internet sem guardar informaes sobre os sites e pginas que foram visitadas. b) no adiciona pginas visitadas lista de endereos. c) no guarda arquivos temporrios da Internet ou arquivos de cache. d) torna o internauta annimo na Internet. Dessa forma o fornecedor de servios de internet, entidade patronal, ou os prprios sites no podero saber as pginas que foram visitadas. e) no salva o que foi digitado em caixas de texto, formulrios, ou nos campos de pesquisa 25. No que se refere aos recursos existentes em navegadores da Internet, considere: I. Mecanismo de busca interna na pgina, conhecida como find as you type. medida que a palavra digitada, todas as ocorrncias vo sendo exibidas e destacadas na pgina, simultaneamente. II. Navegao tabulada, tambm chamada de navegao por abas, que permite ao usurio abrir diversas

pginas em uma mesma janela, tendo na parte superior um ndice com a aba de cada pgina. III. Uma palavra qualquer, digitada aleatoriamente na barra de endereo, aciona um motor de busca que traz o resultado da pesquisa na Internet. Em relao ao Internet Explorer e ao Mozilla Firefox, correto afirmar: a) Todos os itens so recursos apenas do Internet Explorer. b) Todos os itens so recursos apenas do Mozilla Firefox. c) Todos os itens so recursos de ambos os navegadores. d) Os itens I e III so recursos do Internet Explorer e o item II do Mozilla Firefox. e) O item I um recurso do Internet Explorer e os itens II e III so do Mozilla Firefox. 26. Uma das formas possveis de criar guias de home page no Internet Explorer 8, : abrir o menu a) Exibir, depois escolher Barra de Ferramentas e, por fim, a janela Nova Guia. b) Favoritos, depois a opo Nova Janela e, por fim, a janela Adicionar a Favoritos. c) Favoritos, depois a opo Adicionar Pgina e, por fim, a janela Adicionar a Favoritos. d) Ferramentas, depois a opo Opes da Internet e, por fim, a aba Conexes. e) Ferramentas, depois a opo Opes da Internet e, por fim, a aba Geral. 27. Em relao Internet e correio eletrnico, correto afirmar: a) No Internet Explorer 7 possvel navegar entre sites, por meio de separadores conhecidos por abas, no necessitando, portanto, a abertura de vrias janelas. b) Redes wireless, embora permitam conexo Internet no so configurveis no ambiente de Intranet. c) Correios eletrnicos possuem recursos nativos que impedem a propagao de vrus enviados por email.

5 http://professorcarlosviana.blog.com

TRE CE - Especial

Facebook: Carlos Viana

d) Em Intranet no permitido operaes de download, dada s facilidades oferecidas pela rede local. e) Uma das vantagens do webmail que as mensagens, ao chegarem, so imediatamente baixadas para o computador do usurio. 28. O filtro SmartScreen um recurso disponvel no Internet Explorer 8 para prevenir softwares mal-intencionados e malwares. Pode ser acessado no menu Segurana, no canto direito superior do navegador, ou na barra de menus, em a) Exibir. b) Editar. c) Favoritos. d) Arquivo. e) Ferramentas. 29. No Internet Explorer 8 o internauta pode navegar por: a) guias, janelas, guias duplicadas e sesses. b) janelas, guias e guias duplicadas, somente. c) janelas e sesses, somente. d) janelas e janelas duplicadas, somente. e) guias, guias duplicadas e sesses, somente. 30. Na Internet, a) Cookies so grupos de dados gravados no servidor de pginas, acerca de costumes de navegao do usurio para facilitar seu prximo acesso ao site. b) um servio de banda larga ADSL pode disponibilizar velocidade superior a 10 MB, quando conectado porta serial. c) um servio hospedado em um servidor pode ser acessado pela URL ou pelo seu endereo IP. d) uma forma de se fazer uma pesquisa com maior objetividade e se obter respostas mais prximas do tema pesquisado em sites de busca fazer uma pergunta direta, encerrada com ponto de inter- rogao. e) o download uma transferncia de arquivos de algum ponto da Internet para o computador do usurio, por meio do servidor SMTP.

31. World Wide Web (que em portugus significa rede de alcance mundial), tambm conhecida como Web ou WWW a) um mtodo para copiar e elaborar sites padronizados. b) a forma de encaminhar e-mails por uma rede sem fio, somente. c) um sistema de arquivos utilizado unicamente nas intranets. d) um sistema de rede utilizado unicamente nas intranets. e) um sistema de documentos em hipermdia que so interligados e executados na Internet. 32. No Internet Explorer, o bloqueio ou desbloqueio de Pop-ups pode ser realizado por intermdio do menu a) Editar. b) Exibir. c) Ferramentas. d) Opes. e) Arquivo. 33. Uma das opes do menu Ferramentas do Internet Explorer : a) Trabalhar Offline. b) Importar e Exportar. c) Navegao por Cursor. d) Filtro do SmartScreen. e) Propriedades. 34. NO se trata de uma opo disponvel no menu Ferramentas do Internet Explorer: a) Excluir Histrico de Navegao. b) Tamanho do Texto. c) Bloqueador de Pop-ups. d) Opes da Internet. e) Ferramentas para Desenvolvedores. 35. A preveno contra sites que agem monitorando a navegao de usurios na Internet realizada no Internet Explorer 8 por meio do recurso a) Data Execution Prevention. b) Automatic Crash Recovery. c) Cross Site Scripting. d) Filtro do SmartScreen. e) Filtragem InPrivate. 36. Caso algum site no esteja preparado para o Internet Explorer 8, usar no menu Ferramentas o item a) Diagnosticar Problemas de Conexo. 6

http://professorcarlosviana.blog.com

TRE CE - Especial

Facebook: Carlos Viana

b) Modo de Exibio de Compatibilidade. c) Configuraes de Filtragem InPrivate . d) Navegao InPrivate. e) Gerenciar Complementos. 37. Duplicar Guia, Nova Janela e Nova Sesso esto disponveis no Internet Explorer 8 no menu a) Arquivo. b) Editar. c) Exibir. d) Formatar. e) Ferramentas. 38. Cookies utilizados pelos navegadores Web (Internet Explorer/Mozilla Firefox) so a) listas com endereos de sites com contedos imprprios e inadequados para permitir o controle de navegao por parte dos pais de crianas e adolescentes. b) pequenas listas contendo os sites e endereos visitados anteriormente. c) arquivos temporrios como pginas, imagens, vdeos e outras mdias baixados pelo usurio em sua navegao. d) pequenos arquivos de texto que os sites gravam no computador do usurio e que so utilizados, geralmente, para guardar sua preferncias de navegao. e) listas dos downloads efetuados pelo usurio para possibilitar a retomada destes em caso de falha na conexo. 39. Na ferramenta de navegao Internet Explorer 8, por meio da opo Barras do Explorer do menu Exibir, podero ser exibidas simultaneamente as guias a) Menus, Comandos e Status. b) Favoritos, Ferramentas e Status. c) Ferramentas, Feeds e Histrico. d) Favoritos, Feeds e Histrico. e) Ferramentas, Menus e Comandos. 40. No Internet Explorer, o Bloqueador de Pop-ups pode ser habilitado ou desativado mediante acesso ao menu a) Editar. b) Favoritos. c) Arquivo.

d) Exibir. e) Ferramentas. 41. No Mozilla Firefox, o Bloqueador de Pop-ups pode ser habilitado ou desativado mediante acesso ao menu ferramenta, no painel: a) Privacidade. b) Segurana. c) Contedo. d) Abas. e) Avanado. 42. Servio disponibilizado por alguns sites na internet, genrico, independente de hardware e do sistema operacional, que transfere arquivos por requisio do usurio, levando em considerao as restries de acesso e as propriedades dos mesmos. Trata-se do protocolo a) FTP. b) LINKEDIN. c) SEARCH. d) MAILTO. e) SCAM. 43. INCORRETO afirmar que o modo de navegao privativo no Firefox 3 a) permite navegar na Internet sem guardar informaes sobre os sites e pginas que foram visitadas. b) no adiciona pginas visitadas lista de endereos. c) no guarda arquivos temporrios da Internet ou arquivos de cache. d) torna o internauta annimo na Internet. Dessa forma o fornecedor de servios de internet, entidade patronal, ou os prprios sites no podero saber as pginas que foram visitadas. e) no salva o que foi digitado em caixas de texto, formulrios, ou nos campos de pesquisa 44. Pequenas informaes guardadas no browser do usurio pelos sites por ele visitados e que podem, por exemplo, guardar a identificao e a senha dele quando muda de uma pgina para outra, so conhecidas por a) keyloggers. b) malwares. c) blogs. 7

http://professorcarlosviana.blog.com

TRE CE - Especial

Facebook: Carlos Viana

d) chats. e) cookies. 45. NO se trata de um componente da rea de trabalho padro do Mozilla Firefox: a) Abas de Navegao. b) Barra de Navegao. c) Barra de Status. d) Barra de Menus. e) Barra de Tarefas.

b) Exibir. c) Histrico. d) Resultados das pesquisas. e) Configuraes da pesquisa. 49. Para executar a restaurao das configuraes padro do Internet Explorer deve-se, por meio das Opes da Internet do menu Ferramentas, clicar no boto a) Restaurar da guia Avanadas. b) Restaurar da guia Contedo. c) Restaurar da guia Geral. d) Redefinir da guia Avanadas. e) Redefinir da guia Contedo. 50. A restaurao das configuraes padro do Internet Explorer NO exclui a) dados de formulrios. b) senhas armazenadas. c) cookies. d) histrico. e) favoritos.

46. Nos primrdios da Internet, a interao entre os usurios e os contedos virtuais disponibilizados nessa rede era dificultada pela no existncia de ferramentas prticas que permitissem sua explorao, bem como a visualizao amigvel das pginas da Web. Com o advento e o aperfeioamento de programas de computador que basicamente eliminaram essa dificuldade, os servios e as aplicaes que puderam ser colocados disposio dos usurios, iniciaram uma era revolucionria, popularizando o uso da Internet. Segundo o texto, a eliminao da dificuldade que auxiliou na popularizao da Internet foi a) o uso de navegadores. b) o surgimento de provedores de acesso. c) o aumento de linhas da rede. d) o surgimento de provedores de contedo. e) a disponibilizao de servios de banda larga. 47. Nas Opes do menu Ferramentas do Mozilla Firefox 3.0.3 (originais), a configurao da seleo de notificaes que se deseja ver durante a navegao, feita na guia a) Contedo. b) Principal. c) Segurana. d) Programas. e) Privacidade. 48. No Google possvel definir a quantidade de sites listados em cada pgina por meio da opo a) Ferramentas.

51. Nos principais navegadores da Internet, as opes de configuraes para bloquear sites so encontradas, normalmente, no menu a) Janela. b) Arquivo. c) Browser. d) Editar. e) Ferramentas. 52. Uma determinao da diretoria de um rgo pblico obriga que a segurana de zonas internet, intranet local, sites confiveis e sites restritos seja configurada no nvel padro para todas elas. O local apropriado para configurar essa segurana de zona, no Internet Explorer, na aba Segurana a) da opo Configurar pgina do menu Formatar. b) da opo Configurar pgina do menu Arquivo. c) das Opes da Internet do menu Editar. d) das Opes da Internet do menu Ferramentas. e) das Opes da Internet do menu Formatar.

8 http://professorcarlosviana.blog.com

TRE CE - Especial

Facebook: Carlos Viana

53. Em alguns sites que o Google apresenta possvel pedir um destaque do assunto pesquisado ao abrir a pgina desejada. Para tanto, na lista de sites apresentados, devese a) escolher a opo "Pesquisa avanada". b) escolher a opo "Similares". c) escolher a opo "Em cache". d) dar um clique simples no nome do site. e) dar um clique duplo no nome do site.

54. Ao digitar a letra de uma unidade e o nome de uma pasta (por exemplo, C:\Arquivos de programas) na barra de Endereos do Internet Explorer e pressionar ENTER, a) o contedo da pasta ser exibido em uma nova janela. b) o contedo da pasta ser exibido na mesma janela. c) nada acontecer porque o comando no reconhecido. d) uma mensagem de erro ser exibida. e) uma nova janela em branco ser aberta.

PLANILHA ELETRNICAS BROFFICE.ORG CALC


Por que sois assim tmidos?! Como que no tendes f?.

55. Muitas vezes o contedo que est sendo digitado no cabe na clula da planilha. Nesse caso, necessrio inserir uma quebra de linha na clula. Para realizar esse procedimento utiliza-se no Calc do BrOffice 3.1 e no Excel 2010, respectivamente, a) Alt+Enter e Ctrl+Enter b) Alt+Tab e Shift+Tab c) Shift+Enter e Alt+Enter d) Ctrl+Enter e Ctrl+Tab e) Ctrl+Enter e Alt+Enter

e) a expresso 2/2 alterada para um campo do tipo data, no formato dd/mm/aa.

Considere a imagem abaixo:

56. No BrOffice.org 3.2 Calc, INCORRETO afirmar a) os nmeros contidos numa clula so alinhados direita. b) os textos contidos numa clula so alinhados esquerda. c) a poro de texto que no cabe na clula no exibida. d) nmeros com quatro ou mais dgitos recebem o separador de milhar.

57. Considerando que, no Excel, o valor 475, apresentado na clula E6, resulta da aplicao da frmula =SOMA(E2:E5;C2:C5), correto afirmar que esse mesmo valor seria obtido pelo BrOffice.org Calc, como resultado da aplicao da frmula: a) =SOMA(C2;C5)+E2+E3+E4+E5 b) =((E2+E3)+(E4+E5)+C2)+(C3+C4+C 5)) c) =(C2:C5) + (E2:E5) d) =((E2+E3)+(E4+E5)+C2)+(C3+C4+C 5) 9

http://professorcarlosviana.blog.com

TRE CE - Especial e) =SOMA(C2;C5);(E2;E5) e) 20.

Facebook: Carlos Viana

Considere a planilha abaixo:

60. Aps selecionar as clulas do BrOffice.org Calc 3.0 com os respectivos contedos, A1=1 e A2=2, e arrast-las quatro clulas para baixo, pela ala de preenchimento, com a tecla CTRL pressionada simultaneamente, as clulas A3, A4, A5 e A6 ficaro, respectivamente, com os contedos a) 1, 1, 1 e 1. b) 1, 2, 1 e 2. c) 1, 2, 3 e 4. d) 2, 2, 2 e 2. e) 3, 4, 5 e 6.

58. Os produtos da coluna C foram obtidos pela aplicao da frmula A2*B2, copiada de C2 para C3 e C4. Tanto no Excel quanto no BrOffice.org Calc, utilizando o mesmo procedimento para a coluna D, os produtos exibidos em D2, D3 e D4, foram obtidos pela frmula em D2 igual a: a) $A$2*B$2. b) $A$2*$B$2. c) A$2*B2. d) A2*$B$2. e) $A2*B2.

Uma planilha, Excel ou Calc, apresenta os seguintes dados:

61. Em uma planilha eletrnica Excel, um funcionrio digitou os nmeros 2 e 4 respectivamente, nas clulas A1 e A2. Depois selecionou a clula A2 e arrastou-a pela ala de preenchimento at a clula A5. Aps essa operao, o resultado apresentado nas clulas A3, A4 e A5, foi, respectivamente, a) 2, 2 e 2. b) 2, 2 e 4. c) 2, 4 e 6. d) 4, 4 e 4. e) 4, 4 e 6.

59. A clula B3 contm a frmula =$A$1*$B1 - A$2*B2 = 18 que foi copiada para a clula D4. O resultado da frmula em D4 a) 10. b) 12. c) 16. d) 18.

62. Dadas as clulas de uma planilha eletrnica BrOffice.org Calc, com seus respectivos valores: A1=7, A2=vazia, A3=14, A4=vazia e A5=9, o valor apresentado pela frmula =MDIA(A1:A5) na clula A6 ser a) zero. b) 6.

10 http://professorcarlosviana.blog.com

TRE CE - Especial c) 8. d) 10. e) 12.

Facebook: Carlos Viana centralizar, tanto no BrOffice.org Calc quanto no Microsoft Excel. e) necessrio mesclar as clulas A1, A2 e A3 e digitar as palavras Regional e Eleitoral, pois os contedos das clulas A2 e A3 sero perdidos, tanto no BrOffice.org Calc quanto no Microsoft Excel. 65. Para copiar a mesma formatao contida em uma clula do Excel corrente para diversos locais no contguos (outras clulas), deve-se clicar duas vezes no boto a) "Desenho". b) "Pincel". c) "Formatar". d) "Copiar". e) "Editar".

63. Uma novidade muito importante no Microsoft Office Excel 2007 o tamanho de cada planilha de clculo, que agora suporta at a) 131.072 linhas. b) 262.144 linhas. c) 524.288 linhas. d) 1.048.576 linhas. e) 2.097.152 linhas

64. Considere a planilha abaixo, exibida no primeiro momento, na Figura 1 e no segundo momento, na Figura 2. 66. Em uma frmula no MS Excel 2003, as referncias =A1, =A$1 e =$A$1 correspondem, respectivamente, s referncias do tipo a) relativa, absoluta e mista. b) relativa, mista e absoluta. c) absoluta, relativa e mista. d) absoluta, mista e relativa. Para obteno do contedo apresentado na Figura 2 a) basta selecionar as clulas A1, A2 e A3 e utilizar o boto Mesclar clulas no BrOffice.org Calc. b) basta selecionar as clulas A1, A2 e A3 e utilizar o boto Mesclar e centralizar no Microsoft Excel. c) necessrio selecionar as clulas A1 e A2, utilizar o boto Mesclar clulas e copiar o contedo da clula A3, tanto no Microsoft Excel quanto no BrOffice.org Calc. d) basta selecionar as clulas A1, A2 e A3 e utilizar o boto Mesclar e 67. Um arquivo MS Excel, na verso 2003, se trata de uma a) pasta de trabalho que contm apenas uma planilha eletrnica. b) planilha eletrnica, apenas. c) planilha eletrnica que contm apenas uma pasta de trabalho. d) planilha eletrnica que contm uma ou mais pastas de trabalho. 11 http://professorcarlosviana.blog.com e) mista, relativa e absoluta.

TRE CE - Especial e) pasta de trabalho que contm uma ou mais planilhas eletrnicas.

Facebook: Carlos Viana

68. Selecionando-se as linhas 3 e 4 de uma planilha MS Excel existente e clicando-se na opo Linhas do menu Inserir, ocorrer a insero de a) uma linha em branco, na posio de linha 3, sobrepondo a linha 3 existente. b) uma linha em branco, na posio de linha 5, sobrepondo a linha 5 existente. c) uma linha em branco, na posio de linha 5, deslocando as linhas existentes em uma linha para baixo. d) duas linhas em branco, nas posies de linha 3 e 4, sobrepondo as linhas 3 e 4 existentes. e) duas linhas em branco, nas posies de linha 3 e 4, deslocando as linhas existentes em duas linhas para baixo.

70. O contedo da clula C1 foi obtido pela frmula =A$1*$B$1 apresentando, inicialmente, o resultado 10. Caso todas as clulas, com exceo da C1, tenham seu contedo multiplicado por 8, o resultado da ao de arrastar a clula C1 pela ala de preenchimento para as clulas C2 e C3 ser a) valor de C2 maior que C1 e valor de C3 maior que C2. b) valor de C2 menor que C1 e valor de C3 menor que C2. c) valores e frmulas em C2 e C3 idnticos aos de C1. d) valores iguais, porm frmulas diferentes nas clulas C1, C2 e C3.

69. No Excel ou Calc, uma planilha apresenta os seguintes dados: A1 = 2, B1 = 3, C1 = 4 A clula D1 tem a seguinte frmula: =SE (B1*A1 - 5 > 0;C1 - B1*A1; (C1 A1)^A1 + B1*C1 + A1) O valor da clula D1 : a) positivo, mpar e menor que 10. b) positivo, mpar e maior que 10. c) negativo. d) positivo, par e menor que 10. e) positivo, par e maior que 10.

e) valor de C2 igual ao de C1 porm menor que o de C3.

71. A frmula =$A$11+A12, contida na clula A10, quando movida para a clula B10 ser regravada pelo Excel como a) =$A$10+A11 b) =$B$12+B12 c) =$A$11+B12 d) =$B$12+A12 e) =$A$11+A12

Considere a planilha abaixo elaborada no MSExcel:

72. Em uma planilha MS-Excel, um Agente digitou o contedo abaixo:

12 http://professorcarlosviana.blog.com

TRE CE - Especial

Facebook: Carlos Viana a) =[Pasta2]Planilha1!C3 b) =[C3}Planilha1!Pasta2 c) =[Planilha1]Pasta2!C3

O valor da clula C1 e os valores da clula C2 e C3, aps arrastar a clula C1 pela ala de preenchimento para C2 e C3, sero a) 7, 9 e 11 b) 7, 8 e 9 c) 7, 10 e 11 d) 9, 10 e 11 e) 9, 9 e 9

d) =[Planilha2]Pasta1!C3 e) =[Pasta1]Planilha2!C3

74. Dada a frmula =(A1+B1+C1+D1)/4 contida na clula E1 de uma planilha Excel, para manter o mesmo resultado final a frmula poder ser substituda pela funo a) =MDIA(A1:D1) b) =MDIA(A1;D1) c) =MDIA(A1+B1+C1+D1)

73. Na planilha eletrnica Excel, uma "Planilha1" da "Pasta2" tem um contedo na clula C3 que, se referenciado na "Planilha2" da "Pasta1", ser usada a referncia

d) =SOMA(A1;D1)/4 e) =SOMA(A1+B1+C1+D1)

EDITORES DE TEXTO BROFFICE.ORG WRITER


Na tua bolsa, no ters peso diversos, um grande e um pequeno, ters peso integral e justo.

75. No Microsoft Word e no BrOffice Writer, alinhar, centralizar e justificar so opes de (A) organizao de desenhos. (B) ajustamento de clulas em planilhas. (C) formatao de texto. (D) ajustamento de slides para exibio. (E) aumento e diminuio de recuo. 76. Foi solicitado que, no editor de textos, fosse aplicado o Controle de linhas rfs/vivas. Para tanto, esta opo pode ser habilitada na aba Quebras de linha e de pgina, no menu/Opo (A) Arquivo/Configurar pgina. (B) Formatar/Pargrafo. (C) Formatar/Tabulao. (D) Exibir/Normal. (E) Ferramentas/Estilo.

77. Um funcionrio da Secretaria Municipal de Administrao digitou um texto no Writer do pacote BROffice.org 3.2 e, durante a atividade, clicou nos cones e

, respectivamente, com os seguintes objetivos: (A) alterar zoom e aplicar nova cor de fonte (B) alterar zoom e verificar ortografia e gramtica (C) visualizar pgina e verificar ortografia e gramtica (D) visualizar pgina e aplicar nova cor de fonte 78. A formatao no Writer (menu Formatar) inclui, entre outras, as opes (A) Pargrafo; Caractere; Colunas; e Pgina. 13

http://professorcarlosviana.blog.com

TRE CE - Especial

Facebook: Carlos Viana

(B) Pargrafo; Fonte; Data e hora; e Legenda. (C) Referncia cruzada; Pargrafo; Maisculas e minsculas; e Estilo. (D) Cabealho e rodap; Rgua; Barra de ferramentas; e Marcadores e numerao. (E) Barra de ferramentas; Marcadores e numerao; Referncia cruzada; e Fonte. 79. (A) (B) (C) (D) (E) No aplicativo do BrOffice.org o Math. Writer. Calc. Corel. Draw.

d) Referncia cruzada.

82. No BrOffice 3 Writer, a manuteno ou no das linhas demarcadoras dos limites do texto uma opo primria do menu: a) Inserir. b) Formatar. c) Ferramentas. d) Exibir. e) Editar. 83. No BrOffice.org 3.2 Writer, a execuo da funo do cone Galeria pode ser ativada, tambm, no menu a) Ferramentas b) Inserir. c) Formatar. d) Arquivo. e) Editar.

80. NO se trata de uma opo de alinhamento da tabulao de pargrafos no Writer: (A) Direito. (B) Centralizado. (C) Esquerdo. (D) Justificado. (E) Decimal. 81. Qual o recurso disponvel no Writer que permite criar um elo de ligao c om uma pgina da web, uma imagem, um endereo de email ou um programa? a) Hyperlink. b) Indicador. c) Clip-Art.

84. No processador de texto do Microsoft Office o texto selecionado pode ser sublinhado utilizando simultaneamente as teclas Crtl + S e negritado utilizando simultaneamente as teclas Crtl + N. No processador de texto do BrOffice o mesmo efeito conseguido utilizando, respectivamente, as teclas a) Crtl + S e Crtl + N b) Crtl + S e Crtl + B c) Crtl + U e Crtl + B d) Crtl + U e Crtl + N e) Crtl + _ e Crtl + -

APRESENTAES BROFFICE.ORG IMPRESS


Cada um contribua segundo tiver proposto no corao, no com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem d com alegria.

85. Nas apresentaes elaboradas no BrOffice (Impress), a transio de slides feita no menu ...... e no Word ela feita no menu ...... . Completam respectiva e corretamente as lacunas: a) Apresentaes e Exibir. b) Apresentaes e Ferramentas. c) Apresentao de slides e Apresentao de slides. d) Apresentao de slides e Apresentaes.

e) Apresentaes e Apresentao de slides. 86. No BrOffice.org Impress, a) slides mestres existem para slides, notas e folhetos. b) inexistem opes de cabealho e rodap. c) a exibio de miniaturas dos slides obtida por meio do comando

14 http://professorcarlosviana.blog.com

TRE CE - Especial

Facebook: Carlos Viana

Classificador de slide, disponvel no menu Exibir. d) o comando Layout de slide, disponvel no menu Formatar, abre o painel Layout de slide no painel Tarefas. e) o comando Duplicar, disponvel no menu Editar, faz uma ou mais cpias de um objeto selecionado. 87. NO um componente que se apresenta na janela principal do BrOffice.org Impress: a) Estrutura de tpicos. b) Painel de slides. c) Classificador de slides. d) Folheto.

e) Notas. 88. No BrOffice.org 3.1 Impress, durante a criao de uma apresentao vazia, ao ser acionada a formatao de pargrafo ser apresentada uma janela Pargrafo contendo as abas a) Recuos e espaamento; Normal; e Estrutura de tpicos. b) Alinhamento; Estrutura de tpicos; e Tabulaes. c) Notas; Folhetos; e Classificador de slides. d) Recuos e espaamento; Alinhamento; e Tabulaes. e) Normal; Estrutura de tpicos; e Notas.

CORREIO ELETRNICO OUTLOOK EXPRESS


A corao do sbio procura conhecimento, mas a boca dos insensatos se apascenta de tolices.

89. Quando se utiliza o Webmail, os emails que chegam, via de regra, so a) armazenados no servidor de recebimento. b) descarregados no computador do usurio. c) armazenados no servidor de sada. d) descarregados no servidor de arquivos, na pasta do usurio. e) armazenados no servidor de pginas da internet. 90. Em relao a correio eletrnico, correto afirmar: a) Endereos de correio eletrnico no padro nome@xxx.xxx.com.br, esto restritos a destinatrios do territrio brasileiro, apenas. b) Exceto o campo assunto, cada campo de cabealho do correio eletrnico tem seu tamanho mximo limitado a dez caracteres. c) O web mail um aplicativo que permite o envio e a recepo de mensagens de correio eletrnico, desde que no exista anexos nessas mensagens. d) Todo programa de correio eletrnico disponibili- za funcionalidades que permitem encaminhar uma mensagem recebida

a um ou a vrios en- dereos de correio eletrnico. e) Todo programa de correio eletrnico possui mecanismos que detectam e bloqueiam mensagens infectadas por vrus de computador. 91. Do ponto de vista da preveno de vrus, ao receber uma mensagem eletrnica (e-mail) de origem desconhecida com um arquivo anexo executvel, a) a mensagem no deve ser lida, mas o arquivo pode ser executado. b) a mensagem pode ser lida, mas o arquivo no deve ser executado. c) a mensagem pode ser lida e o arquivo pode ser executado desde que baixado localmente. d) o anexo deve ser executado somente depois de ser renomeado. e) se estiver usando um notebook, o anexo pode ser executado sem problemas. 92. Em um e-mail, prtica comum usar o campo Bcc ou Cco quando se deseja endere-lo com o objetivo de a) revelar s pessoas que no ocupam cargos de confiana, quem recebeu o e-mail.

15 http://professorcarlosviana.blog.com

TRE CE - Especial

Facebook: Carlos Viana

b) diminuir o impacto na rede, no caso de textos maiores que cem caracteres. c) agilizar o encaminhamento no caso de textos menores que cem caracteres porque assim vai por uma linha especial. d) ocultar a lista de destinatrios. e) revelar a lista de destinatrios. 93. Em correio eletrnico, ao se enviar um e-mail, ocorre uma operao de a) download. b) TCP. c) FTP. d) HTML. e) upload. 94. Uma extenso usada para facilitar envio de mensagens por meio de correio eletrnico e que visa resolver problemas, tais como a impossibilidade de transmitir arquivos executveis ou outros objetos binrios (no possvel pelo SMTP), identificada por a) MIME. b) SNMP. c) HTTP. d) TELNET. e) FTP. 95. Uma nova mensagem criada no MS Outlook Express ser enviada a um destinatrio oculto, sem que os demais saibam, quando o usurio opta por essa ao na caixa: a) Para, aps o ponto-e-vrgula que o separa do primeiro destinatrio. b) Cc, aps o ponto-e-vrgula que o separa do primeiro destinatrio. c) Cco, aps selecionar Todos os Cabealhos no menu Exibir.

d) Enviar Mais Tarde no menu Arquivo. e) Regras de Mensagem no menu Ferramentas. 96. Aps redigir uma resposta para um email recebido e desejar no envi-la imediatamente, deve-se salvar o texto redigido para ser enviado mais tarde na pasta a) Rascunhos. b) Encaminhar. c) Caixa de sada. d) Responder a todos. e) Cco - Destinatrios ocultos. 97. No Outlook Express, com os servidores de email de entrada POP3 ou IMAP, o nome do servidor de email de sada geralmente o a) FTP. b) UDP. c) TCP. d) SMTP. e) HTTP. 98. Um servidor de notcias, utilizando-se o Outlook Express, um a) computador que armazena milhares de grupos de notcias. b) conjunto de mensagens postadas por indivduos sobre um determinado assunto. c) conjunto de contas de correio cadastradas. d) provedor de servios de Internet. e) computador que armazena as mensagens recebidas e enviadas atravs das contas de correio.

WINDOWS XP E ORGANIZAO DE ARQUIVOS E PASTA


O temor do Senhor a instruo da sabedoria e a humildade precede a honra.

99. Considere as afirmativas: I. Uma pasta constitui um meio de organizao de programas e documentos em disco e pode conter arquivos e pastas adicionais. II. Os arquivos podem ser organizados de vrias maneiras, como, por

exemplo, por nome, por data, por tipo e outros. III. Via de regra, a pasta ou diretrio Arquivos de Programas contm subpastas, que por sua vez, contm outras sub-pastas, organizadas em ordem alfabtica de seus respectivos nomes. 16

http://professorcarlosviana.blog.com

TRE CE - Especial

Facebook: Carlos Viana

Quanto organizao de arquivos e pastas (diretrios) no ambiente Windows, correto o que consta em a) III, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. 100.Para copiar um arquivo de uma pasta para outra, dentro da mesma unidade (drive), pode-se arrastar o arquivo com o mouse da pasta de origem para a pasta de destino, mantendo pressionada a tecla a) Shift. b) Ctrl. c) Tab. d) Alt. e) Insert. 101.Considere a seguinte recomendao: Os botes semelhantes da barra de tarefas devem sempre ser agrupados a fim de minimizar o espao utilizado (Windows XP, edio domstica). So formas possveis de principiar o cumprimento desta recomendao (considerar o modo clssico em quaisquer circunstncias e mouse destro); clicar em Iniciar com o boto a) direito do mouse e escolher Propriedades ou com o esquerdo, escolher Configuraes e depois, Painel de controle. b) esquerdo do mouse e escolher Propriedades ou com o direito, escolher Configuraes e depois, Painel de controle. c) direito do mouse e escolher Barra de tarefas ou com o esquerdo, escolher Configuraes e depois, Painel de controle. d) direito do mouse e escolher Propriedades ou com o esquerdo, escolher Barra de tarefas e depois, Configuraes. e) esquerdo do mouse e escolher Barra de tarefas ou com o direito, escolher Configuraes e depois, Painel de controle. 102.Quanto ao armazenamento de dados, correto afirmar que:

a) CD-ROMs podem ter a capacidade mxima de 2048 MB. b) O disco rgido (HD) um exemplo de memria RAM. c) O disco DVD-R pode ser gravado em gravadores DVD+R e o disco DVD+R tambm pode ser gravado em DVD-R. d) O Pen Drive um dispositivo constitudo com memria flash, ou seja, preserva seu contedo sem a necessidade de fonte de alimentao. e) O disquete possui um mecanismo de proteo integridade dos dados nele armazenados, mesmo que seja ejetado durante uma tarefa de leitura ou gravao.

103.No Windows Explorer, do Windows XP, ao se clicar com o boto direito do mouse numa mesma pasta, tanto do lado esquerdo quanto do lado direito da rea de trabalho, sero exibidas as mesmas opes de menu, EXCETO a) Abrir. b) Explorar. c) Enviar para. d) Criar atalho. e) Excluir.

104.No que se refere ao ambiente Windows, correto afirmar:

(A)

(B)

Programas de planilha eletrnica, navegadores da Web e processadores de texto so executados com o dobro de velocidade em um computador de 64 bits, em relao a um computador de 32 bits. Um aspecto interessante no ambiente Windows a versatilidade de uso simultneo das teclas [Ctrl], [Alt] e [Del], notadamente nos aplicativos onde h interao usurio-programa. A funo executada pelo acionamento de tais teclas associase diretamente s requisies de cada aplicativo.

17 http://professorcarlosviana.blog.com

TRE CE - Especial

Facebook: Carlos Viana

(C)

(D)

(E)

Os termos verso de 32 bits e verso de 64 bits do Windows referem-se maneira como o sistema operacional processa as informaes. Se o usurio estiver executando uma verso de 32 bits do Windows, s poder executar uma atualizao para outra verso de 32 bits do Windows. No Windows XP, atravs do Painel de controle, pode-se acessar os recursos fundamentais do sistema operacional Windows, tais como, a Central de Segurana, o Firewall do Windows e as Opes da Internet. Em termos de compatibilidade de verses, uma das inmeras vantagens do Windows Vista a sua capacidade de atualizar os dispositivos de hardware atravs do aproveitamento de drivers existentes nas verses de 32 bits.

conexo de Internet ou de rede, pode ser feito, no Windows XP Profissional, por meio de a) Rdio, apenas. b) Linha telefnica, apenas. c) rea de Trabalho Remota. d) Opes de acessibilidade. e) Contas de usurio. 108.O mesmo modo de exibio (Listas, Lado a lado, Detalhes, etc) que est sendo apresentado na pasta atual, pode ser aplicado a todas as pastas do Windows XP, na janela Meu computador, clicando-se com o mouse em a) Tarefas do sistema ? Modo de exibio. b) menu Arquivo ? Opes de pastas ? Modo de exibio. c) menu Ferramentas ? Opes de pastas ? Modo de exibio. d) menu Ferramentas ? Mapear opes de pasta ? Modo de exibio. e) Tarefas do sistema ? Mapear opes de pasta ? Modo de exibio. 109.No Windows XP, uma das funes do Windows Explorer organizar arquivos e pastas atravs de operaes disponveis em menus e botes. Uma operao NO disponvel no Explorer : a) copiar. b) salvar. c) recortar. d) renomear. e) colar. 110.No Windows Explorer do Windows XP, um clique com o mouse no smbolo [+] que precede uma pasta na janela esquerda da rea de trabalho trar como resultado a exibio a) apenas das respectivas subpastas em ambas as janelas da rea de trabalho. b) das pastas na janela esquerda e dos arquivos na janela direita da rea de trabalho. c) apenas das respectivas subpastas nessa mesma janela da rea de trabalho.

105.No Windows XP, para formatar um disco necessrio selecionar um sistema de arquivos. O sistema de arquivos nativo do Windows XP, adequado inclusive para unidades de disco grandes e que permite compresso e criptografia de arquivo conhecido como a) FAT16. b) FAT32. c) FAT64. d) NTFS. e) MFT.

106.No Windows XP possvel configurar nmeros, unidades monetrias, horrios e datas acessando-se o painel de controle e dando 2 cliques em a) Sistema. b) Ferramentas administrativas c) Opes regionais e de idioma. d) Opes de acessibilidade. e) Opes de acessibilidade. 107.O acesso total de um computador a outro remotamente localizado, via

18 http://professorcarlosviana.blog.com

TRE CE - Especial

Facebook: Carlos Viana

d) das respectivas subpastas e arquivos em ambas as janelas da rea de trabalho.

e) apenas os respectivos arquivos na janela direita da rea de trabalho.

SEGURANA DA INFORMAO
Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperana o Senhor.

111. uma forma de fraude eletrnica, caracterizada por tentativas de roubo de identidade. Ocorre de vrias maneiras, principalmente por e-mail, mensagem instantnea, SMS, dentre outros, e, geralmente, comea com uma mensagem de e-mail semelhante a um aviso oficial de uma fonte confivel, como um banco, uma empresa de carto de crdito ou um site de comrcio eletrnico. Trata-se de a) Hijackers. b) Phishing. c) Trojans. d) Wabbit. e) Exploits. 112.Do ponto de vista da preveno de vrus, ao receber uma mensagem eletrnica (e-mail) de origem desconhecida com um arquivo anexo executvel, a) a mensagem no deve ser lida, mas o arquivo pode ser executado. b) a mensagem pode ser lida, mas o arquivo no deve ser executado. c) a mensagem pode ser lida e o arquivo pode ser executado desde que baixado localmente. d) o anexo deve ser executado somente depois de ser renomeado. e) se estiver usando um notebook, o anexo pode ser executado sem problemas. 113.Considerando o recebimento de um arquivo executvel de fonte desconhecida, no correio eletrnico, a atitude mais adequada diante deste fato a) no execut-lo. b) baix-lo no seu desktop e execut-lo localmente, somente.

c) repass-lo para sua lista de endereos solicitando aos mais experientes que o executem. d) execut-lo diretamente, sem baixlo no seu desktop. e) execut-lo de qualquer forma, porm comunicar o fato ao administrador de sua rede. 114.Dispositivo que tem por objetivo aplicar uma poltica de segurana a um determinado ponto de controle da rede de computadores de uma empresa. Sua funo consiste em regular o trfego de dados entre essa rede e a internet e impedir a transmisso e/ou recepo de acessos nocivos ou no autorizados. Trata-se de a) antivrus. b) firewall. c) mailing. d) spyware. e) adware. 115.No contexto de segurana do acesso a distncia a computadores, o processo que encapsula o pacote de dados, previamente protegido por mecanismos que o torna ilegvel, podendo, dessa forma, trafegar em uma rede pblica at chegar ao seu destino, onde desencapsulado e tornado legvel. Trata-se de a) autenticao. b) gerenciador de chaves digitais. c) conexo segura. d) criptografia. e) tunelamento. 116. o ataque a computadores que se caracteriza pelo envio de mensagens no solicitadas para um grande nmero de pessoas: a) Spywares. 19

http://professorcarlosviana.blog.com

TRE CE - Especial

Facebook: Carlos Viana

b) Trojan. c) Worms. d) Spam. e) Vrus. 117.Uma das formas de proteger o sigilo da informao que trafega na Internet a) no fazer os downloads em notebooks. b) no responder e-mails que chegam "com cpia oculta". c) mandar e-mails somente a pessoas da lista pessoal. d) no usar a opo "com cpia para" do correio eletrnico. e) a criptografia. 118.Tipo de ataque que direciona a vtima a um host pirata atravs da tcnica de envenenamento de DNS : a) keylogger. b) scanning. c) botnet. d) phishing. e) Pharming 119.O mtodo criptogrfico que emprega um tipo de chave, em que o emissor e o receptor fazem uso da mesma chave, usada tanto na codificao como na decodificao da informao, conhecido por:

a) b) c) d) e)

chave ultrasecreta. chave assimtrica. chave simtrica. assinatura cifrada. assinatura digital.

120.Mensagem no solicitada e mascarada sob comunicao de alguma instituio conhecida e que pode induzir o internauta ao acesso a pginas fraudulentas, projetadas para o furto de dados pessoais ou financeiros do usurio. Trata-se especificamente de (A) keylogger. (B) scanning. (C) botnet. (D) phishing. (E) rootkit. 121.Uma assinatura digital um recurso de segurana cujo objetivo a) identificar um usurio apenas por meio de uma senha. b) identificar um usurio por meio de uma senha, associada a um token. c) garantir a autenticidade de um documento. d) criptografar um documento assinado eletronicamente. e) ser a verso eletrnica de uma cdula de identidade.

Gabarito 1. C 11. A 21. E 31. E 41. C 51. E 61. A 71. C 81. A

2. C 12. B 22. A 32. C 42. A 52. D 62. D 72. B 82. D

3. C 13. B 23. A 33. D 43. A 53. * 63. D 73. A 83. A

4. E 14. C 24. A 34. B 44. E 54. A 64. A 74. A 84. C

5. E 15. A 25. C 35. D* 45. E 55. E 65. B 75. C 85. D

6. D 16. E 26. E 36. B 46. A 56. D 66. B 76. C 86. B

7. B 17. B 27. A 37. A 47. C 57. D 67. E 77. C 87. B

8. A 18. A 28. E 38. D 48. E 58. C 68. A 78. A 88. D

9. A 19. E* 29. A 39. D 49. D 59. C 69. C 79. D 89. A

10. E 20. C 30. C 40. E 50. E 60. B 70. C 80. D 90. D 20

http://professorcarlosviana.blog.com

TRE CE - Especial

Facebook: Carlos Viana

91. B 101. A 111. B 121. C

92. D 102. D 112. B

93. E 103. D 113. A

94. A 104. D 114. B

95. C 105. D 115. E

96. A 106. C 116. D

97. D 107. C 117. E

98. A 108. C 118. E

99. E 109. B 119. C

100. B 110. C 120. D

* Gabarito no oficial

21 http://professorcarlosviana.blog.com

You might also like