You are on page 1of 4

O que extenso universitria?

Oberdan Dias da Silva 1. A obrigatoriedade constitucional da extenso


O artigo 207 da Constituio Brasileira dispe que "As universidades gozam de autonomia didtico-cientfica, administrativa e de gesto financeira e patrimonial e obedecero ao princpio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso". Ensino, pesquisa e extenso constituem as trs funes bsicas da Universidade, as quais devem ser equivalentes e merecer igualdade em tratamento por parte das instituies de ensino superior, pois, ao contrrio, estaro violando esse preceito constitucional.

2. O entendimento inadequado do termo extenso


A palavra extenso, nesse contexto, implica em estender-se, em levar algo a algum lugar, ou at algum. No meio universitrio, por vezes se confunde o termo "extenso" com "cursos de extenso universitria". Os cursos de extenso universitria, geralmente acadmicos e com pequena cargahorria, destinam-se a complementar conhecimentos em reas especficas. J as atividades de extenso, dever constitucional das universidades, so bastante amplas, complexas e no se confundem com "cursos de extenso". Um curso de extenso, ou vrios cursos de extenso, podem estar inseridos dentro das atividades de extenso universitria da Instituio, mas no ensejam que extenso seja apenas "cursos de extenso universitria".

3. O que extenso universitria?

A extenso universitria , na realidade, uma forma de interao que deve existir entre a universidade e a comunidade na qual est inserida. uma espcie de ponte permanente entre a universidade e os diversos setores da sociedade. Funciona como uma via de duas mos, em que a Universidade leva conhecimentos e/ou assistncia comunidade, e recebe dela influxos positivos como retroalimentao tais como suas reais necessidades, seus anseios, aspiraes e tambm aprendendo com o saber dessas comunidades. Assim, a universidade pode planejar e executar as atividades de extenso respeitando e no

violando esses valores e cultura. A universidade, atravs da Extenso, influencia e tambm influenciada pela comunidade, ou seja, possibilita uma troca de valores entre a universidade e o meio.
4. Possibilidade de socializao do conhecimento
Por meio da extenso, a universidade tem a oportunidade de levar, at a comunidade, os conhecimentos de que detentora, os novos conhecimentos que produz com a pesquisa, e que normalmente divulga com o ensino. uma forma de a universidade socializar e democratizar o conhecimento, levando-o aos no universitrios. Assim, o conhecimento no se traduz em privilgio apenas da minoria que aprovada no vestibular, mas difundido pela comunidade, consoante os prprios interesses dessa mesma comunidade.

5. Possibilidade de colaborao com a nao


A universidade vai at a comunidade, ou por vezes, pode receber pessoas da comunidade em seu campus, prestando-lhes servios, assistncia, auscultando-lhes os anseios e as necessidades. A universidade coleta dados e informaes, realiza estudos e pesquisas, visando a bem atender comunidade. Portanto, a universidade ao comunicar-se com a realidade local, regional ou nacional tem a possibilidade de renovar constantemente sua prpria estrutura, seus currculos e suas aes, criativamente, conduzindo-os para o atendimento da verdadeira realidade do pas.

6. Possibilidade do ensino-aplicao (prtica)


As atividades de extenso bem planejadas, bem estruturadas e bem executadas permitem universidade socializar e democratizar os conhecimentos dos diversos cursos e reas, e tambm preparar seus profissionais, no somente com a estratgia do ensino-transmisso, mas complementando a formao com a estratgia do ensino-aplicao. Um velho provrbio chins datado de 4 mil anos A.C. j expressava: "Se decoro, esqueo, se vejo, lembro-me se fao, aprendo." A experincia tem demonstrado a atualidade desse provrbio, e que o verdadeiro aprendizado acontece realmente com o relacionamento da teoria com a prtica, ou seja, alm do estudo, vendo e fazendo. na extenso que os universitrios das reas da sade, engenharia, administrao, psicologia, direito, social e tantas outras, vo entender e fundamentar os conceitos e teorias aprendidos nas atividades de ensino, consolidando e complementando o aprendizado com a aplicao. Da um dos grandes mritos da extenso - permitir a efetivao do aprendizado pela aplicao. Essa aplicao, evidentemente, deve ser planejada e acompanhada por professores e profissionais das respectivas reas do conhecimento, da prpria Universidade.

7. A aplicao sistmica do ensino-pesquisa-extenso na busca da qualidade


O artigo 207 da Constituio, ao afirmar que "...as universidades obedecero ao princpio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso", bastante sbio. Sbio porque obriga que as universidades sejam conduzidas, associando e integrando as atividades de ensino, extenso e pesquisa de maneira que se complementem, para bem formar seus profissionais universitrios. Veja-se: A universidade detentora do conhecimento e o transmite, por meio do ensino, aos educandos. Por meio da pesquisa aprimora os conhecimentos existentes e produz novos conhecimentos. Pelo ensino, conduz esses aprimoramentos e os novos conhecimentos aos educandos. Por meio da extenso, pode proceder a difuso, socializao e democratizao do conhecimento existente, bem como das novas descobertas comunidade. A Extenso tambm propicia a complementao da formao dos universitrios, dada nas atividades de ensino, com a aplicao prtica. Assim, forma-se um ciclo onde a pesquisa aprimora e produz novos conhecimentos, os quais so difundidos pelo ensino e pela extenso, de maneira que as trs atividades tornam-se complementares e dependentes, atuando de forma sistmica.

8. A interdependncia entre ensino-pesquisa-extenso


O ensino precisa da pesquisa para oxigen-lo, aprimor-lo e inov-lo, pois, ao contrrio, corre o risco da estagnao. O ensino necessita da extenso para levar seus conhecimentos comunidade e complement-los com aplicaes prticas. A extenso precisa dos contedos, educandos e professores do ensino para ser efetivada. A extenso necessita da pesquisa para diagnosticar e oferecer solues para problemas diversos com os quais ir deparar-se, bem como para que esteja constantemente atualizandose. Por sua vez, a pesquisa prescinde dos conhecimentos detidos pelo ensino, como base de partida para novas descobertas. Alm disso, a pesquisa depende do ensino e da extenso para difundir e aplicar sua produo, e assim, indicar-lhe os novos rumos a seguir. Portanto, ensino, pesquisa e extenso so atividades interdependentes, complementares e precisam ter valoraes equivalentes no sistema universitrio. A qualidade e o sucesso dos profissionais formados pelas universidades, dependem, diretamente, do nvel de desenvolvimento, equilbrio e harmonia entre essas trs reas da Universidade. difcil conceber universitrios bem formados sem a influncia dessa formao sistmica interdependente e complementar que deve ser propiciada pelo ensino, pesquisa e extenso.

9. Tipos de aes que caracterizam a extenso


Dentre outras, podem ser destacados os seguintes tipos de aes extensionistas: Cursos, palestras e conferncias; Cursos de ensino a distncia; Cursos de vero, ou sazonais; Cursos por correspondncia; Colnia de frias; Viagens de estudo; Campus avanados; Associaes de ex-alunos; Aciso Aes Cvico-Sociais; Apresentaes musicais, teatrais e feiras; Campanhas orientativas e assistenciais; Programas e eventos culturais e esportivos; Universidades volantes; Escolas e hospitais flutuantes, etc.

10. Vantagens da extenso


1. Difuso e socializao do conhecimento detido pela rea de ensino; 2. Difuso e socializao dos novos conhecimentos produzidos pela rea de pesquisa; 3. Conhecimento da realidade da comunidade em que a universidade est inserida; 4. Possibilidade de diagnosticar necessidades de pesquisas e outras aes; 5. Prestao de servios e assistncia comunidade; 6. Fornecimento de subsdios para o aprimoramento curricular e criao de novos cursos; 7. Fornecimento de subsdios para o aprimoramento da estrutura e diretrizes da prpria universidade na busca da qualidade; 8. Facilita a integrao ensino-pesquisa-extenso; 9. Possibilita a integrao universidade-comunidade; 10. Possibilita a comunidade universitria conhecer a problemtica nacional e atuar na busca de solues plausveis.

11. Concluso
As atividades de extenso universitria, to imprescindveis formao do universitrio quanto o ensino e a pesquisa, precisam merecer por parte das universidades particulares, maior ateno e apreo. As universidades particulares no podem prescindir da extenso, pois sem ela estaro divorciadas das comunidades onde esto inseridas, alm de estarem alijadas de instrumentos e condies capazes de propiciar, aos novos profissionais, uma formao integral consolidada.

You might also like