You are on page 1of 76

Prof.

Valter Mesquita Neves

Sistemas computacionais
hardware e software

Prof. Valter Mesquita Neves

Conceitos Bsicos
O que um Computador ?

uma mquina constituda por componentes e circuitos eletrnicos, capaz de receber, armazenar processar e transmitir informaes. Mquina programvel, capaz de realizar uma grande variedade de tarefas, seguindo uma seqncia de comandos, de acordo com o que for especificado.

O Computador no faz absolutamente nada sem que lhe seja ordenado fazer.
Prof. Valter Mesquita Neves 3

ENIAC - um computador que ocupava cerca de um tero da rea do Maracan, e possua 17.468 vlvulas, 30 toneladas de peso - 180 m de rea construda - 5,5 m de altura - 25 m de comprimento

vlvula
Prof. Valter Mesquita Neves 4

Chips ou circuitos integrados


Em 1960, a IBM lana o IBM/360, srie que inicia a construo de computadores com o uso de CI, ou Chips. Em 1971, Ted Hoff, fabrica o microprocessador Intel 4004 J em 1974 surge o ALTAIR 8800 com base no processador da Intel o 8080. No ano de 1977, surgem no mercado de produo em srie, trs microcomputadores: o Apple II, o TRS- 80 da Radio Shack e o PET da Commodore

Transistor, um pequeno componente semicondutor de silcio


Prof. Valter Mesquita Neves 5

CLASSIFICAO:

1 Gerao: milisegundos p/instruo 2 Gerao: microssegundos 3 Gerao: Nanossegundos 4 Gerao: 0,5 nanossegundos
Prof. Valter Mesquita Neves 6

Software

Hardware

HARDWARE

a parte mecnica e fsica da mquina, com seus componentes eletrnicos e peas. So conjuntos de procedimentos bsicos que fazem que o computador seja til executando alguma funo. A essas ordens preestabelecidas chamamos tambm de programas.
Prof. Valter Mesquita Neves 7

SOFTWARE

Hardware

Elementos bsicos,:
Unidade Central de Processamento (CPU). Memria Principal.

Unidades de Entrada e Sada.


Entrada

Processamento

Sada

Armazenamento

Prof. Valter Mesquita Neves

Software

Software Bsico (Software do Sistema)


Sistema Operacional Utilitrios

SOFTWARE APLICATIVO

SOFTWARE DO SISTEMA

Software Aplicativo

Editores de Texto Planilhas eletrnicas Banco de Dados Navegadores, etc.


Prof. Valter Mesquita Neves 9

Unidade de Central de Processamento

Dispositivos de Entrada e Sada

Memria

Prof. Valter Mesquita Neves

10

Tipos de computadores Classificao por porte de utilizao

Os modelos e tecnologias utilizados em um computador variam de acordo com sua utilizao, visando ter um resultado ideal entre custo e benefcio. Dependendo de sua utilizao, o computador ter um porte maior ou menor de tecnologia e utilizao contnua.

Computador de grande porte ou Mainframe - Dedicado ao processamento de um volume grande de informaes. Ocupam um grande espao e necessitam de um ambiente especial, incluindo instalaes de refrigerao (alguns usam refrigerao a gua).
Prof. Valter Mesquita Neves 11

Tipos de computadores Classificao por porte de utilizao


Supercomputadores - Utilizados quando o problema o tempo de clculo. Normalmente, so utilizados como servidores de rede com sistemas que gerenciam o trfico de arquivos e correio eletrnico.
Micro computador - Para uso pessoal, tanto para fins domsticos ou comerciais. Poder ser do tipo Desktop (de mesa) ou Laptops (notebook). Os computadores portteis so desenvolvidos com alta tecnologia para torn-los compactos.

Prof. Valter Mesquita Neves

12

Tipos de computadores Classificao por porte de utilizao


Mini-Computadores - Computadores de mdio porte apenas com suporte multiusurios, mas sem placas ou programas instalados. Esse tipo de computador conecta diretamente em um servidor para emular seus recursos como se nele estivesse instalado.

Prof. Valter Mesquita Neves

13

Tipos de computadores Classificao por porte de utilizao


Computadores Touch Screen ou Mesa digitalizadora - Computador com sensores que detectam interferncias como toque, movimento, presso ou calor.

Prof. Valter Mesquita Neves

14

Tipos de computadores Classificao por porte de utilizao


Computador de mo - Tambm conhecidos como Handhelds ou PDAs (Personal digital assistants), so computadores projetados com uma tecnologia que visa compactar tanto seus equipamentos quanto a forma de armazenar os dados.

Prof. Valter Mesquita Neves

15

Sistemas de Informao
Processador(CPU/UCP)
Velocidade do processador(frequncia do clock) - a potncia do processador do PC medida em hertz (Hz) ou gigahertz (GHz), representada pelo nmero que aparece antes ou depois do nome do processador. Por exemplo, dual core 1,6Ghz. Quanto maior o nmero, mais rapidamente o processador executa as instrues. FSB - o clock externo do processador, a velocidade com que ele conversa com a memria, vdeo. Ex: 400Mhz, 533 Mhz, 800 Mhz, 1333Mhz de FSB. Ou seja a velocidade que a memria ou placa de vdeo manda os dados para o processador processar. um tipo de barramento de dados, endereos e controle.
ULA Dispositivo da CPU que executa realmente as operaes matemticas com os dados.
Registradores: armazena temporariamente os dados a serem transferidos para a ULA (cache interna primria L1). Barramentos Para que o computador possa trabalhar com os dispositivos de entrada e sada utilizado os barramentos que servem de trajetria para envio de informaes. UPF- unidade de ponto flutuante ou virgula flutuante(Clculos com nmeros reais)
Prof. Valter Mesquita Neves 16

Prof. Valter Mesquita Neves

17

Denominada mainboard ou motherboard, uma placa de circuito impresso eletrnico, sendo o elemento mais importante de um computador, pois tem como funo permitir que o processador se comunique com todos os perifricos instalados. Nela encontramos, alm do processador, a memria RAM, os circuitos de apoio, as placas controladoras, os conectores do barramento PCI, Chipsets, etc.

Prof. Valter Mesquita Neves

18

Prof. Valter Mesquita Neves

19

Placas de Vdeo

Prof. Valter Mesquita Neves

20

Chipset Principal componente da placa me responsvel por controlar todos os barramentos do sistema integrado.

Os Barramentos de comunicao so responsveis por transmitir dados entre dispositivos de hardware. Entre os vrios barramentos existentes no PC, o mais importante o Front Side Bus (FSB) , efetuando a comunicao entre a CPU e memria, incluindo outros dispositivos.
Prof. Valter Mesquita Neves 21

Os barramentos permitem a comunicao entre os perifricos

Tipos de Barramentos IrDA barramento sem fio baseada no sistema infravermelho USB permite a conexo de perifricos externos ISA barramento de 8 bits para computadores do tipo PC XT e 16 bits IDE barramento de dados usado para ligar HDs, drives de CD, gravadores de DVD, etc. PCI velocidade de trabalho de 32 bits, atuando com frequncia de 66 a 33 MHz PCI EXPRESS substitui PCI e AGP. um barramento serial de alta velocidade, utilizado atualmente. SCSI padro de barramento opcional para conexo de discos rgidos, CD-ROMs, Scanners, Impressoras, etc. SERIAL ATA (SATA) Este novo padro vm substituindo as interfaces IDE atuais como meio de conexo de HDs e gravadores de DVDs. O Serial ATA um barramento serial que utiliza cabos de 4 vias com conectores minsculos, capaz de transferir a uma taxa de 300 MB/s
Prof. Valter Mesquita Neves 22

Barramentos e Perifricos
Nome do Slot Transf. Simultan.
16 Bits 32/64 Bits 133MB/s

Usado normalmente em
Modems, Placas de Som, etc. Modems, Placas de Som, Rede, Vdeo e demais perifricos. Placas de Video (AGP 2x, 4x e 8x) Impressoras/ Scanners/ Monitores/ Unidades Externas/ Mouse/ Teclado/ Joysticks Permite a conexo de at 127 equipamentos em apenas uma conexo do micro.

ISA PCI AGP

32 Bits 533 a 2133 MB/s

USB (Universal Serial Bus)

Transmite dados at 480Mb/s

PCMCIA
PCI-EXPRESS

Barramento para placas de expanso em Notes e Palms

Evoluo dos Barramentos Mias Conhecido 3GIO SUBSTITUIR PCI E AGP (250 a 8000 MB/s)
Prof. Valter Mesquita Neves 23

Barramentos
SCSI - no comum nos computadores atuais, exige uma Placa
Controladora SCSI, utilizado para discos rgidos.
- SCSI sigla para Small Computer System Interface. Trata-se de uma tecnologia criada para acelerar a taxa de transferncia de dados entre dispositivos de um computador, desde que tais perifricos sejam compatveis com a tecnologia. O padro SCSI muito utilizado para conexes de HD (disco rgido), scanners, impressoras, CD-ROM ou qualquer outro dispositivo que necessite de alta transferncia de dados. -concorrente do IDE muito mais rpido que este. -permite a conexo de at 15 equipamentos em srie.

Sistemas de Informao
BARRAMENTOS As informaes caminham dentro de um computador atravs dos barramentos. Tambm conhecido como BUS, o nome dado ao conjunto de vias que fazem a informao viajar dentro do computador. O BUS liga o processador aos perifricos e s placas externas que se encaixam na placa me.
Barramentos de Dados, de Endereo de Controle Barramentos Internos e Externos

SLOT so fendas na placa me que permitem o encaixe de outras placas .

slot uma extenso dos barramentos.

Entrada

->Envio de dados a

serem Processados

- teclado, scanner, webcam, microfone, drives do tipo R, mouse, Pelcula Touch Screen, etc.

Transmisso de Dados

Sada-> Recebimento
que foram Processados

de dados

- Impressora, Caixas de Som, Monitor, Plotter

Entrada / Sada
- Multifuncionais,Modem, Placa de Rede, Drives de Mdias-RW(HD, Disquete, CD, DVD), telas Touch screen, etc.
Prof. Valter Mesquita Neves 26

Dados de Entrada

Dados de Sada

[ Execuo de Processamento ]

Dados pessoais de clientes Dados estatsticos Consultas Internet Digitao de textos

Relatrio com perfil da clientela Planilhas eletrnicas Pginas da Web Texto formatado e personalizado

Prof. Valter Mesquita Neves

27

Perifricos de Entrada
Teclado semelhante ao das mquinas de escrever, normalmente incrementado por algumas teclas no-usuais na datilografia e por um teclado numrico reduzido. Tipos de conexo: PS2 USB ou Wireless com 180 ou 130 teclas. Scanner Dispositivo utilizado para digitalizar textos e imagens.

Webcam - cmera de vdeo de baixo custo que capta imagens e as transfere para um computador.

O microfone um transdutor que converte o som em sinais eltricos


Mouse Dispositivo usado para locomoo do cursor pela tela do monitor de vdeo. Tipos de conexo: PS2 USB - Wireless
Prof. Valter Mesquita Neves 28

Outros Perifricos de Entrada


Pelcula Touch Screen composta de uma pelcula transparente, sensvel ao toque, colocada na tela de um monitor CRT/LCD e aparelhos de celular. O Touchpad ou Trackball um dispositivo sensvel ao toque, utilizado em computadores portteis, para substituir o mouse. Joystick Unidade de entrada utilizada para controle do cursor e deslocamento na tela, sendo usado em jogos e aplicaes profissionais.

Mesa digitalizadora - um dispositivo perifrico de computador que permite a algum desenhar imagens ...
Prof. Valter Mesquita Neves 29

Perifricos de Sada
Monitor de vdeo Existem dois tipos de monitores de vdeo: os que usam tubos (CRT) e os que utilizam tela plana (LCD) podendo ser monocromtico ou policromtico.
Os monitores de raios catdicos (CRT) utilizam tubo de imagem semelhante ao de uma TV. O princpio de funcionamento de um monitor CRT usar um canho de eltrons, montado na parte de trs do tubo de imagem para acender as clulas de fsforo que compe a imagem. Vantagens vida til longa Baixo custo Alta fidelidade das cores Desvantagens Alto consumo de energia Peso elevado Nocivo sade
Prof. Valter Mesquita Neves 30

Perifricos de Sada
Monitor de LCD Cada vez mais populares, os monitores LCD (Liquid Crystal Display) j so considerados por muitos indispensveis ao uso do computador. As telas de LCD so formadas por um material denominado cristal lquido que so capazes de orientar a luz. Tamanho ideal: 15 e 17 para trabalhos com textos; 19 ou maior para tratamento de imagens ou grficos. Padro de cores: 800 x 600; 1024 x 768, etc Vantagens Padro de resoluo Baixo consumo de energia Dimenses e peso reduzido Ausncia de radiao nociva

Desvantagens Incompatibilidade de resolues Maior custo


31

4:3
Fullscreen

16:9
Widescreen
Prof. Valter Mesquita Neves

Perifricos de Sada
Impressora Dispositivo de sada pela qual o computador lista de forma permanente os resultados do processamento realizado. Tipos de impressora Impacto, jato de tinta, cera trmica, laser, plotter, etc.

Uma impressora de impacto uma impressora que recorre principalmente a processos mecnicos para imprimir em papel. Pode ser de trs tipos: matricial (ou de agulhas), margarida e Impressora de Linha. uma das tecnologias mais antigas de impresso.
Prof. Valter Mesquita Neves 32

Perifricos de Sada
As impressoras a jato de tinta so as mais utilizadas no ambiente domstico e tambm so muito comuns nos escritrios, j que so capazes de oferecer impresses de excelente qualidade e fidelidade de cores aliadas a um custo (relativamente) baixo

Impressora a Laser

Impressora a laser um tipo de impressora que produz resultados de grande qualidade para quem quer desenho grfico ou texto, utilizando a tecnologia do laser. Esta impressora utiliza o raio laser modulado para a impresso e envia a informao para um tambor, atravs de raios laser.
Prof. Valter Mesquita Neves 33

Perifricos de Sada
Uma plotter ou lutter uma impressora destinada a imprimir desenhos em grandes dimenses, com elevada qualidade e rigor, como por exemplo plantas arquitetnicas, mapas cartogrficos, projetos de engenharia e grafismo, etc.
Caixa Acstica, uma caixa construda em volta de um alto-falante para melhorar sua reproduo sonora.

Placa de vdeo - Realiza a comunicao entre o processador e monitor, sem esse perifrico o computador no conseguiria desenhar na tela do monitor, ou seja, no seria possvel trabalhar.

Prof. Valter Mesquita Neves

34

Perifricos de Entrada e Sada


Multifuncionais so impressoras que rene vrias funes como: impresso, copiadora, scanner e fax.

Modem perifricos que servem para codificar e descodificar sinais digitais.


Placa de rede A placa de rede o hardware que permite aos micros conversarem entre si atravs da rede. Sua funo controlar todo o envio e recebimento de dados atravs da rede. Drives e Mdia do Tipo RW: CDs e DVDs Monitores Touch Screen monitores muito sensveis ao toque e comumente usados em caixas de banco, pc de mo e outros equipamentos.
Prof. Valter Mesquita Neves 35

As memrias so as responsveis pelo armazenamento de dados e instrues em forma de sinais digitais em computadores. Para que o processador possa executar suas tarefas, ele busca na memria todas as informaes necessrias ao processamento.

Tipos de memria: Ram, Rom, Cache e massa auxiliar.


RAM - Random Access Memory (memria de acesso aleatrio). Este tipo de memria permite tanto a leitura como a gravao e regravao de dados.

ROM - Read Only Memory (memria somente de leitura). J pelo nome, possvel perceber que esse tipo de memria s permite leitura, ou seja, suas informaes so gravadas pelo fabricante.
Prof. Valter Mesquita Neves 36

Memria Cache
Memria esttica conhecida por SRAM, de alto custo, baixa capacidade de armazenamento e alto desempenho. Quando encontrada encapsulada na CPU chamada de cache interna, primria ou L1(nvel 1) Quando est esta na Placa Me, externa, secundria ou L2, interposta entre a CPU e a Memria RAM cuja funo agilizar a troca de informaes entre elas, antecipando os dados para o Processador.

L2
Prof. Valter Mesquita Neves 37

Memrias de Massa, Auxiliar ou secundrias


So meios de armazenamento no volteis, tm velocidade de acesso bem menor que as da memria residente. Algumas so chamadas de memrias removveis.
HDs Disquetes CD-ROM e DVDs PenDrives Fita DAT Carto SD
Prof. Valter Mesquita Neves 38

Memrias de Massa, Auxiliar ou secundrias


DISPOSITIVO DISQUETE HD(WINCHESTER) CD-ROM DVD PENDRIVE Fitas Dat Carto SD CAPACIDADE 1,44 MB Superior a 120 GB 650-800 MB Superior a 4,7 GB Superior a 2 GB Superior a 250 GB Superior a 2 GB
Prof. Valter Mesquita Neves 39

BIT Um BIT (Binary Digit) um dgito binrio e corresponde a menor unidade de informao no computador, representado por 0 ou 1, que so os nicos elementos do sistema de numerao de base binria. Todo processamento na CPU feito atravs de BITS, portanto, uma unidade bastante importante. BYTE Um BYTE um conjunto de oito BITS(10101010) que representa uma letra ou nmero com as vrias combinaes dos dgitos binrios. Cada Byte uma informao e quanto mais BYTES o equipamento possuir, mais informaes podem ser armazenadas ou processadas.
caracter ou letra G cdigo binrio ou bit 01011101
Prof. Valter Mesquita Neves

1 byte
40

MEDIDA EM BITS: 1 Bit 1 Byte 1 Kilobyte (Kb) 1 Megabyte (Mb) 1 Gigabyte (Gb) 1 Terabyte (Tb)

REPRESENTA O MESMO QUE: 0 ou 1 - menor unidade de dado conjunto de 8 bits ou 1 caractere 1024 bytes 1024 Kilobyte 1024 Megabyte 1024 Gigabyte

Prof. Valter Mesquita Neves

41

Unidade Abreviao Valor (em bytes) Bit b Byte B 1 Kilo KB 1.024 Mega MB 1.048.576( 1024x1024) Giga GB 1.073.741.824(1024x1024x1024) Tera TB 1.099.511.627.776(1024x1024x1024x1024) Facilitando o aprendizado: Kilobyte = +/- 1 mil bytes Megabyte = +/- 1 milho de bytes Gygabyte = +/- 1 bilho de bytes Terabyte = +/- 1 trilho de bytes

Para que possam processar informaes foi preciso desenvolver um cdigo, uma linguagem prpria dos computadores. Esse cdigo o cdigo binrio que emprega dois elementos (o zero e o um, chamados bits) para representar toda a sorte de informaes que um computador pode armazenar, processar e exibir.

Os computadores digitais trabalham internamente com um sistema de numerao natural, o sistema binrio. A converso de um nmero decimal no seu equivalente binrio chamada codificao. Temos tambm o nmero intermedirio que contm uma parte inteira e uma decimal e so chamados cdigos alfanumricos, usados para representar caracteres assim como nmeros.
Prof. Valter Mesquita Neves 43

Os computadores digitais trabalham internamente com um sistema de numerao natural, o sistema binrio. O sistema binrio de numerao chamado sistema de base 2, no qual possui apenas dois algarismos para represent-lo. Clculo: multiplica-se o algarismo do nmero binrio pela base elevada ao expoente, lembrando que a base do nmero binrio sem dois. Exemplo: Binrio: 10011010
1 1x27 128 0 0x26 0 0 0x25 0 1 1x24 16 1 1x23 8 0 0x22 0 1 1x21 2 0 0x20 0

Somando-se os valores temos: 128+16+8+2=154 (nmeros padro: 2, 4, 8, 16, 32, 64,128, 256)

Prof. Valter Mesquita Neves

44

Para convert-lo em decimal, basta dividi-lo sucessivamente por 2, anotando o resto da diviso inteira, lembrando que o primeiro digito ser sempre igual ao ltimo resultado apresentado no quociente. O nmero binrio obtido ser composto pelos restos das divises sucessivas por 2. Vamos tomar o exemplo anterior e fazer o sentido inverso para o decimal 154. Diviso 154 2 Quociente 77 Resto 0

77 38 19
9 4 2

2 2 2
2 2 2

38 19 9
4 2 1

1 0 1
1 0 0

Calculando a partir do ltimo quociente + restos em sentido inverso , temos:

10011010 = 154
Prof. Valter Mesquita Neves 45

A utilizao do sistema hexadecimal nos computadores, deve-se a que um dgito hexadecimal representa quatro dgitos binrios (4 bits = 1 nibble), por tanto dois dgitos hexadecimais representam oito dgitos binrios (8 bits = 1 byte) que como sabido a unidade bsica de armazenamento de informao. Para efeito de clculo separa-se o binrio em casas de 4 digitos (20=1, 21=2,22=4 e 23=8). Portanto vejamos: Calcule o Hexadecimal para o seguinte binrio: 1110110100111. 10=A 11=B 12=C 13=D 14=E 15=F

1 Repete a ltima casa


1 1 1

1 8
8x1=8

1 4

0 2

1 1
1x1=1

1 8
8x1=8

0 4

1 2

0 1
1x0=0

0 8
8x0=0

1 4

1 2

1 1
1x1=1

4x1=4 2x0=0 8+4+1=13 D

4x0=0 2x1=2 8+2=10 A

4x1=4 2x1=2 4+2+1=7 7

Resultado: Valor Hexadecimal = 1DA7


Prof. Valter Mesquita Neves 46

Tabela Ascii Reduzida

Prof. Valter Mesquita Neves

47

Software Conceitos Bsicos

Introduo Informtica

48

48

Conceito: O termo software utilizado para indicar a parte funcional de um computador, e refere-se aos programas que tornam o computador utilizvel. Sistemas Operacionais

Bsico software Aplicativo

Linguagens de programao Compiladores Gerenciadores de bancos de dados Editores de textos Planilhas eletrnicas Apresentaes grficas Gerenciamento de projetos

Correio eletrnico

Prof. Valter Mesquita Neves

49

Programas Utilitrios Executam tarefas secundrias. Exemplos:


Windows Explorer Compactao de arquivos Outros
Prof. Valter Mesquita Neves 50

Sistema Operacional

Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware:


Gerencia os recursos do computador (CPU,

perifricos). Estabelece uma interface com o usurio. Determina como o usurio interage com o sistema operacional. Prov e executa servios para softwares aplicativos.

Prof. Valter Mesquita Neves

54

Sistema Operacional

Usa uma interface de linha de comando.


A tela apresenta o prompt do usurio onde so digitados os comandos.

Amplamente substitudo pelas interfaces grficas.

MS-DOS

Bill Gates e Paul Allen 1 Sistema Operacional 1980


Prof. Valter Mesquita Neves 55

Sistema Operacional
Objetivo: controlar todos os equipamentos instalados na mquina, permitindo que se possa executar as tarefas bsicas de um computador. Exemplos de Sistemas Operacionais: Windows (verses 95, 98, ME, 2000, XP, Vista, Seven), Linux (Debian, Conectiva, Mandrake, Red Hat, Kurumim, Ubuntu... ), OS/2, DOS, etc.

Prof. Valter Mesquita Neves

57

Sistemas Operacionais para Computadores Pessoais

Plataformas Comuns:
MS-DOS Windows Mac OS Unix Linux
Prof. Valter Mesquita Neves

58

Uma das grandes diferenas entre o Windows 7 e seu antecessor imediato, o Windows Vista, que aquele um sistema operacional feito do zero e deixou para trs muita coisa trazida como peso, tornando o novo SO muito mais leve. Porm, o Windows 7 tambm exige muito mais da mquina e pede configuraes mnimas que talvez muitos computadores que rodam o XP no possuam. Configurao mnima para instalar o Windows Sete: Processador de 1 GHz ou mais rpido e 32 bits (x86) ou 64 bits (x64) 1 GB de memria RAM (32 bits) ou 2 GB de memria RAM (64 bits) 16 GB de espao disponvel em disco (32 bits) ou 24 GB de espao (64 bits) Processador grfico DirectX 9 com WDDM 1.0 ou driver superior
69 Prof.Valter Mesquita Neves

Softwares Aplicativos
Tambm chamados de programas de aplicaes so criados especificamente para efetuar as mais diversas tarefas, tais como: processador de texto, editor de imagem, agenda, jogos, pesquisa, controle de estoque, criao de banco de dados, comunicao via modem (fone, fax, e-mail, chat, videoconferncia), confeco de planilhas, etc.

Prof. Valter Mesquita Neves

74

Softwares Aplicativos

O nome de um arquivo pode possuir at 256 caracteres. A extenso apresenta 3 ou 4 caracteres:


documento do Word: .doc ou docx Arquivos de imagens: .bmp, jpg, gif, png Planilha do Excel: .xls ou xlsx Apresentao do PowerPoint: .ppt ou pptx Arquivos de vdeo: mp4, avi, mpeg, mov, flv, wmv, mkv,vob, swf, 3GP Arquivos de audio: mp3, wav, wma, ac3, mp2, flac, ogg Banco de dados: dbf, mdb Outros arquivos de texto: txt, pdf
Formao do Arquivo
Prof. Valter Mesquita Neves

Introduo.docx nome extenso


75

Redes de computadores
Dois ou mais computadores interligados por qualquer meio, capazes de trocar informaes entre si, bem como compartilhar recursos de hardware A interligao pode ser realizada por cabos, fibra tica, linha telefnica e ondas de rdio Em um sistema de redes poderemos ter servidores e clientes
Servidor uma mquina da rede que oferece determinado servio Cliente uma mquina da rede que utiliza os servios do servidor
Prof. Valter Mesquita Neves 76

Definimos Rede como dois ou mais computadores interligados capazes de trocar informaes entre si, bem como compartilhar recursos de hardware. A interligao pode ser realizada por cabos, fibra tica, linha telefnica e ondas de rdio. Em um sistema de redes poderemos ter servidores e clientes.
Tipos de Redes LAN (Local Area Network ou rede local) rede de curta abrangncia geogrfica, geralmente limitada a uma organizao, no ultrapassando 5 ou 10 quilmetros MAN (Metropolitan Area Network ou rede metropolitana): rede de abrangncia mdia, chegando a 50 ou 100 quilmetros. WAN (Wide Area Network ou rede global): rede de grande abrangncia, sem limitaes de distncia

Prof. Valter Mesquita Neves 77

Redes de computadores
Exemplos de servidores:
Servidores Web: armazenam e servem (do acesso ) pginas escritas em HTML Servidores Mail: responsveis pelo trfego de mensagens eletrnicas (e-mail) na rede Servidores de arquivos: armazenam arquivos diversos, oriundos de clientes Servidores de impresso: possuem uma ou mais impressoras de grande capacidade conectadas a si, disponibilizando-as para toda a rede
78

Uma intranet tpica


Impressora e outros servidores Servidor Web Servidor de email Servidor de arquivo Servidor de e-mail

Computador Desktop

Local area network

impressora

Outros servidores
O resto da Internet Roteador/firewall
Prof. Valter Mesquita Neves 79

Uma poro tpica da Internet

intranet % %

ISP

backbone

satellite link Computer desktop: Servidor: network link:

Prof. Valter Mesquita Neves

80

Aparelhos portteis e mveis em rede


Internet

Host intranet

LAN sem-fio (Wireless)

WAP gateway

Home intranet

Celular
Impressora Cmera

Laptop

Host site

Prof. Valter Mesquita Neves

81

Conjunto

de regras que estabelece como os dados sero transmitidos na rede Dados so transferidos em partculas que contm um cabealho e uma rea de dados

cabealho contm rotinas de controle rea de dados contm as informaes que o usurio quer transmitir

Prof. Valter Mesquita Neves

82

Protocolos
So conjuntos de regras que estabelecem como os dados sero transmitidos na rede

TCP/IP: (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) Cada computador tem um endereo IP. Protocolo muito utilizado na Internet, conecta 4 bilhes de computadores. Seu nmero vai de 0 a 255. Ex.: 130.257.112.5 FTP: (File Transfer Protocol) protocolo utilizado para transferncia de arquivos na Internet (download e upload) IRC: (Inernet Relay Chat) protocolo utilizado para transmisso de mensagens em tempo real, so os famos bate-papo. SMTP: (Simple Mail Transfer Protocol) protocolo usado para envio de mensagens de texto POP: (Post office protocol) protocolo usado para o recebimento de mensagens de texto WAP: (Wireless Aplplication Protocol) protocolo usado para transmisso de dados pelo ar (sem fio) HTTP: (Hyper Text Transfer Protocol) protocolo padro que permite que os computadores se comuniquem, usado na Internet. WWW: protocolo padro para Internet Grfica Prof. Valter Mesquita Neves 83

Domnios

Crescimento da internet
diviso em domnios autnomos utilizados para endereamento
identifica o pas ou o tipo de organizao
Domnio .com .edu .gov .org. .Indr .Br Net.br Uso Organizaes comerciais Organizaes educacionais, universidades Organizaes governamentais Entidades no-governamentais Organizaes industriais Brasil Empresas de Telecomunicaes
Prof. Valter Mesquita Neves 84

ENDEREO IP
Endereo

IP
Prof. Valter Mesquita Neves

Em uma rede TCP/IP, cada computador identificado por um nmero, chamado de endereo IP. O endereo IP consiste em conjuntos de 8 bits, conhecidos como octetos. O padro mais utilizado atualmente o IPv4, onde trabalha-se com 4 conjuntos de 8 bits (4 octetos). Esses octetos so separados por pontos. 00001010.00000000.00000000.00000001 Ou na representao decimal: 10.0.0.1

85

Equipamentos de rede
Roteador: equipamento que gerencia a transferncia de dados entre duas redes de computadores, ou seja, escolhe o melhor caminho para que a informao chegue ao destino. Hub: Transmite informaes para todas as estaes a ele conectadas. 4, 8, 16, 20, 36 portas Switch: Tem melhor performance que o Hub, sendo recomendado para redes com grande trfego. Modem: um dispositivo eletrnico que modula um sinal digital em uma onda analgica, ou vice-versa. Muito usado em conexes com a Internet.
Prof. Valter Mesquita Neves 86

Sistemas de Informao
Outras tecnologias
BLUETOOTH Usada para conexo de equipamentos sem uso de fios a curtas distncias, atravs de sinais de radio freqncia. Troca informaes entre dispositivos como telefones celulares, notebooks, computadores, impressoras, cmeras digitais e consoles de videogames digitais.

Padro IEEE 802.11 a/b/g Usada para conexo de redes locais sem fio(WIRELESS,WI-FI).
FIREWIRE uma interface serial, criada pela Apple, Inc., para computadores pessoais e aparelhos digitais de udio e vdeo, que oferece comunicaes de alta velocidade e servios de dados em tempo real.
Prof. Valter Mesquita Neves

SEGURANA DA INFORMAO
CONCEITOS DE PROTEO E SEGURANA

AUTENTICIDADE - refere-se a confirmao de autenticidade de uma mensagem, se ela partiu de uma fonte autntica. O receptor deve poder confirmar que a assinatura foi feita pelo emissor. CONFIDENCIALIDADE Limita o acesso a informao to somente s entidades legtimas, ou seja, quelas autorizadas pelo proprietrio da informao. INTEGRIDADE garante que a informao mantenha todas as caractersticas originais estabelecidas pelo proprietrio da informao, incluindo controle de mudanas e garantia do seu ciclo de vida (nascimento, manuteno e destruio) DISPONIBILIDADE garante que a informao esteja sempre disponvel para uso legtimo, ou seja, por aqueles usurios autorizados pelo proprietrio da informao. OUTRAS CARACTERSITCAS: NO REPDIO o ato de no repudiar uma situao. Eu mandei uma mensagem assinada digitalmente, que confirma sua autenticidade. CRIPTOGRAFIA tonar uma mensagem confidencial no formato de cdigos. Divide-se Prof. Valter Mesquita Neves 88 em SIMTRICA E ASSIMTRICA.
Prof. Valter Mesquita Neves

SEGURANA DA INFORMAO
SIMTRICA OU NICA utilizada a mesma chave para compartilhar o contedo criptografado. Mais rpida, porm menos segura. ASSIMTRICA 2 chaves: 1 pblica e 1 privada. mais lenta, porm mais segura. Certificados Digitais. Um certificado digital basicamente um pedao de informao que diz que o servidor web considerado confivel por uma fonte independente, conhecida como Autoridade Certificadora. A Autoridade Certificadora age como um intermedirio em quem ambos os computadores confiam. Ela confirma que cada um de fato quem diz ser e fornece, ento, as chaves pblicas de um computador ao outro. Firewall Pode ser definido como uma barreira de proteo, que controla o trfego de dados entre seu computador e a Internet. Seu objetivo permitir somente a transmisso e a recepo de dados autorizados. Assinatura Digital A assinatura digital consiste na criao de um cdigo, atravs da utilizao de uma chave privada, de modo que a pessoa ou entidade que receber uma mensagem contendo este cdigo possa verificar se o remetente mesmo quem diz ser e identificar qualquer mensagem que possa ter sido modificada Mecanismo de Certificao - Atesta a validade de um documento. Honeypot Nome dado a um software, cuja funo detectar ou impedir a ao de um cracker, de um spammer, ou de qualquer agente externo estranho ao sistema, enganando-o, fazendo-o pensar que esteja de fato explorando uma vulnerabilidade daquele sistema.
89 Prof.Valter Mesquita Neves

SEGURANA DA INFORMAO
Criptografia Criptografia a cincia e arte de escrever mensagens em forma cifrada ou em cdigo. parte de um campo de estudos que trata das comunicaes secretas, usadas, dentre outras finalidades, para: autenticar a identidade de usurios; autenticar e proteger o sigilo de comunicaes pessoais e de transaes comerciais e bancrias; proteger a integridade de transferncias eletrnicas de fundos. Uma mensagem codificada por um mtodo de criptografia deve ser privada, ou seja, somente aquele que enviou e aquele que recebeu devem ter acesso ao contedo da mensagem. Os mtodos de criptografia atuais so seguros e eficientes e baseiam-se no uso de uma (chave nica) ou mais chaves (uma pblica e uma privada). Assinatura Digital Caractersticas: Autenticar a identidade de quem assinou os dados - desse modo, voc saber quem participou na transao e ter a certeza que no foi falsificado por ningum. Proteger a integridade dos dados - desse modo, voc ter certeza que a mensagem que voc leu no foi alterada, tanto acidentalmente como intencionalmente. Permite a voc provar futuramente quem participou em uma transao (uma capacidade chamada de no-repdio) - desse modo, ningum poder negar que assinou ou recebeu os dados.
90 Prof.Valter Mesquita Neves

Backups ou Cpias de Segurana


Cpia de Segurana a cpia de dados de um dispositivo de armazenamento para que possa ser posteriormente restaurado em caso de perda de dados. Os meios difundidos para efetuar os backup de segurana incluem o CD-ROM, DVD, disco rgido, fitas magnticas e cpias de segurana externa online

Tipos de Backup Backup normal Copia todos os arquivos selecionados e os marca como arquivos que passaram por backup. Backup incremental Copia somente os arquivos criados ou alterados desde o ltimo backup normal ou incremental, e os marca como arquivos que passaram por backup. Backup Diferencial Copia os arquivos criados ou alterados desde o ltimo backup normal ou incrementa, mas no marca os arquivos que passaram por backup. Backup dirio Copia todos os arquivos selecionados que foram modificados no dia de execuo do backup dirio. Backup de cpia Copia todos os arquivos selecionados, mas no os marca como arquivos que passaram por backup.
91 Prof.Valter Mesquita Neves

Vrus
Os vrus representam um dos maiores problemas para os usurios de computador. Consistem em pequenos programas criados para causar algum dano ao computador infectado, seja apagando arquivos, seja capturando informaes, seja alterando o funcionamento normal da mquina. Os vrus tambm so chamados de Malwares. Tipos:

Cavalo de Tria ou trojans so um tipo de praga digital que permitem acesso remoto ao computador aps a infeco. Worms um tipo de vrus que se propagam rapidamente pela internet ou rede local. Pode capturar endereos de E-mail em arquivos de usurio e usar os servios SMTP. Spywares, keyloggers e hijackers Apesar de no ser necessariamente vrus, estes trs nomes tambm representam perigo. Spaywares so programas que ficam espionando as atividades do usurio. Os keyloggers so pequenos aplicativos que tem por finalidade capturar tudo que digitado no teclado do computador. Hijackers so scripts que alteram a pgina inicial do browser e impede o usurio de mud-la. Phishing modalidade de fraude na internet que mostra uma pgina falsa. Spam termo usado para se referir aos e-mails no solicitados que so enviados para um grande nmero de pessoas. Vrus de Boot - So vrus que ficam nas reas do HD (ou disquete) por onde o sistema se inicializa.
Prof. Valter Mesquita NevesC 92

Vrus
Macro A linguagem do Microsoft Office (VB Script), ajuda muito, mas tem alto poder de controle do sistema. Pequenos cdigos criados nesta linguagem podem destruir documentos, impedir o usurio de salvar arquivos, ou de formatar o texto, entre outros. Hoax Na verdade, no so vrus, so boatos de vrus, que costumam chegar por e-mail, que alertam ao usurio que existe um vrus "destrutivo", que causa danos "irreparveis", mas esses vrus no existem, somente os alertas podem causar medo. Vrus de Bios So rarssimos, mas ainda existem pela Internet. Eles entram na Bios de seu computador, e, o usurio pode at formatar o computador, que no estaro no HD, ento, no sero atacados. Esses vrus s atingem placas-me onde a Bios gravvel, e podem ser qualquer tipo de vrus informado neste artigo. Adware So programas que entram no computador, geralmente de forma escondida, para divulgar um site ou produto. Por exemplo, h uma barra de pesquisa que entra no computador junto com alguns jogos freeware. Esta barra impossibilita o usurio a remov-la ou oculta-la. Para tirar, s mesmo com um Anti-Adware. Spyware Coletam os hbitos do usurio, como por exemplo, os sites que visitam, programas que usam, conversas de chats ou mensagens, entre outros. Eles no so to malvados, mas acabam com a privacidade do usurio. Prof. Valter Mesquita Neves

PROF. VALTER MESQUITA NEVES

94

You might also like