You are on page 1of 111

Universidade do Estado do Par Centro de Cincias Sociais e Educao Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Arial 14 ( nome da instituio, centro,

ncleo, curso de graduao)

Ademir Bitencourt Azevedo Toni Gomes da Silva


Arial 16 ( nome dos autores)

A Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: Um estudo acerca das prticas educativas na Escola Roberto Remigi, no Assentamento Joo Batista II, em Castanhal.

Arial 16 /negrito (ttulo)

Arial 14 (subttulo)

Moj 2007

OBSERVAO: CAPA:: PAPEL CARTO SUPREMO.


TCC/GRADUAO: COR VERDE

Ademir Bitencourt Azevedo Toni Gomes da Silva

Arial 14

A Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: Um estudo acerca das prticas educativas na Escola Roberto Remigi, no Assentamento Joo Batista II, em Castanhal.

Arial 14 /negrito (ttulo)

Arial 12 (subttulo)

Trabalho de concluso de curso apresentado como requisito parcial para a obteno do grau de Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade do Estado do Par. Orientadora: Prof Dr Maria Marize Duarte.

ARIAL 10/ESPAO SIMPLES.

ARIAL 12

Moju 2007

Folha de Rosto p/ trabalho de concluso de curso de graduao

FICHA CATALOGRFICA (Solicitar Bibliotecria com informaes que devero conter no texto abaixo)

Dados Internacionais de catalogao na publicao Biblioteca do Centro de Cincias Sociais e Educao da UEPA

Azevedo, Ademir Bitencourt A Pedagogia do movimento dos trabalhadores rurais sem terra: um estudo acerca das prticas educativas na escola Roberto Remigi, no assentamento Joo Batista II, em Castanhal / Ademir Bitencourt Azevedo, Toni Gomes da Silva ; Orientador: Maria Marize Duarte 2007. f. Trabalho de Concluso de Curso ( Licenciatura Plena em Pedagogia) Universidade do Estado do Par, Moju, 2007 . 1. Educao rural 2. Educao popular 3. Prtica de ensino I. Silva, Toni Gomes da II. Ttulo. CDD: 21 ed. 370.91734

Ademir Bitencourt Azevedo Toni Gomes da Silva

Arial 14

A Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: Um estudo acerca das prticas educativas na Escola Roberto Remigi, no Assentamento Joo Batista II, em Castanhal.

Arial 14 /negrito (ttulo)

Arial 12 (subttulo)

Trabalho de concluso de curso apresentado como requisito parcial para a obteno do grau de Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade do Estado do Par.

ARIAL 10/ESPAO SIMPLES. Data de Aprovao: ----/02/2007 Arial 12 Banca Examinadora Arial 12 ____________________ Orientadora Prof Maria Marize Duarte Arial 12
Dr em Cincias Sociais rea Poltica. Universidade do Estado do Par

Arial 10

Arial 10

____________________Membro Prof. Alex Azevedo Martins Arial 12


Especialista em Cincias Sociais

Arial 10 10

Universidade do Estado do Par Arial

Ao Coletivo de Educao da Escola Roberto Remigi do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra - Assentamento Joo Batista II - por trabalharem com dedicao incansvel na construo de uma escola que tem a liberdade humana como princpio inalienvel. Aos Sem-terrinhas da Escola Roberto Remigi que apreenderam desde cedo o valor da luta para construo de um mundo melhor que tanto so merecedores. Ao Ir. Nestor que demonstrou (in)dobrvel o dorso de seu sonhos revitalizando as nossas esperanas de que um outro mundo ainda possvel. Prof Dra. Marize Duarte que desde o incio deixou-se envolver e contagiou a todos com seu instigante esprito.

DEDICATRIA/sem escrever a palavra, margem direita, no canto inferior da pgina, Fonte: Arial 12

AGRADECIMENTOS Fonte: Arial 12, espao 1,5 e indicar a palavra em negrito. Este estudo fruto da nossa relao e admirao a pessoas que de alguma forma esto envolvidas nas lutas sociais que com seus espritos incansveis contagiam a muitos de que suas bandeiras so justas e necessrias. Aos meus pais, Angelita e Antnio, que so os responsveis pelo caminho j galgado e pela inabalvel vontade de querer avanar mais, pois mesmo com sua pouca instruo formal sempre acreditaram e ainda acreditam no poder transformador da educao. E aos meus irmos, Amilton e Alessandra, pela convivncia e luta diria que alimenta a crena em um mundo diferente. Aos meus amigos pelo constante incentivo; equipico pelos momentos de alegria, sempre inteligentes: Rosilda e Antnio, pela pacincia nas muitas vezes que ocupamos, resistimos e produzimos em seu lar. Elisa, que foi uma importante amizade conquistada durante o curso e, em especial, ao meu amigo, Raul, pelos tantos sonhos compartilhados. professora Dra. Marize Duarte, nossa orientadora, por ter nos adotado nas ltimas semanas de trabalho em sua casa. Aos incrveis, Klebia, Fabiana e Michelle, que agora mame; ao Toni, pela caminhada em que estivemos juntos para execuo deste trabalho; e ao companheiro , Josielson, por esses quatro anos de intensa e sincera amizade. E finalmente minha namorada, Wandressa Kira, pela fonte diria de incentivos que representa, pelo carinho incomparvel que demonstra e pela compreenso e pacincia nos momentos em que estive ausente. Mas sobretudo, pela cumplicidade desses mais de dois anos vividos juntos intensamente. Ademir Bitencourt Azevedo

AGRADECIMENTOS

minha famlia, pela colaborao, compreenso e ajuda nos momentos difceis da caminhada e, especialmente, ao meu pai, Benedito Mendes, e minha av, Raimunda Gomes. nossa orientadora, Marize Duarte pela disponibilidade e pacincia nos momentos de orientao. Mariana Silva, pela compreenso e colaborao durante minha trajetria de ensino. Aos amigos, Helena e Jhon, pela participao na execuo desta obra. minha namorada, Luciana Santos, por estar sempre perto quando precisei.

Toni Gomes da Silva:

Fonte: Arial 12, espao 1,5 e indicar a palavra em negrito.

Sonho Impossvel Chico Buarque e Rui Guerra.

Sonhar mais um sonho impossvel lutar quando fcil ceder, vencer o inimigo invencvel negar quando a regra vender. Sofrer a tortura implacvel/ romper a incabvel priso voar no limite improvvel, tocar o inacessvel cho! a minha lei, minha questo virar este mundo, cravar este cho, no me importa saber, se terrvel de mais quantas guerras terei que vencer por um pouco de paz? E amanh, se esse cho que eu beijei, for meu leito e perdo vou saber que valeu delirar e morrer de paixo! E assim, seja l como for, vai ter fim a infinita aflio E o mundo vai ver uma flor brotar do impossvel cho.

Fonte: Arial 12 , na margem direita e sem indicar a palavra epgrafe.

RESUMO

[Composto de frases ressaltando o objetivo, o mtodo, os resultados e as concluses; verbo na voz ativa, terceira pessoa do singular; no utilizar pargrafos e evitar abreviaturas, frmulas, smbolos, equaes e diagramas. Palavras-chave: que representam o contedo, separadas por ponto. Palavra RESUMO, em negrito e letras maisculas. Dever conter de 150 a 500 palavras].
AZEVEDO, Ademir Bitencourt; SILVA, Toni Gomes. A Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: Um estudo acerca das prticas educativas na Escola Roberto Remigi, no Assentamento Joo Batista II, em Castanhal. 2007. _ f. Monografia (Licenciatura Plena em Pedagogia), - Universidade do Estado do Par, Moju, 2007. O presente estudo trata da compreenso e anlise da pedagogia do movimento desenvolvida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Escola de Ensino Fundamental Roberto Remigi, situada no Assentamento Joo Batista II, no municpio de Castanhal. O objetivo do estudo identificar os princpios; as formas e os mtodos de aplicao; as diferenas e as semelhanas entre a proposta nacional e a local e, os avanos, devido o movimento enfatizar que essa proposta educativa alternativa e comprometida com os interesses da classe trabalhadora. A pesquisa est baseada na metodologia qualitativa e as tcnicas utilizadas compreenderam a entrevista, o dirio de campo e observaes sistemticas, Os sujeitos da pesquisa, responderam as entrevistas contendo um roteiro de questes semi-estruturadas e de observaes sistemticas registradas em uma dirio de classe e foram analisadas atravs da tcnica do DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO DSC. .Este trabalho se prope a fazer um reconhecimento e uma reflexo do que vem a ser a escola do MST, por julgarmos fundamental o conhecimento desse processo educativo que est acontecendo no interior dos assentamentos rurais, mas que ao mesmo tempo est passando despercebido aos olhos da maioria daqueles que de alguma forma esto comprometidos com a melhoria da qualidade de ensino deste pas, pois a referida experincia poder vir a se constituir como uma importante referncia pedaggica na luta por uma sociedade menos excludente e mais justa. Este estudo por fim, apresenta como resultado aspectos interessantes da organizao social e educacional do MST no assentamento Joo Batista II como, por exemplo, o retorno aos estudos de muitos assentados que h muito tempo tinham deixado a sala de aula, a capacidade crtica dos alunos sem-terrinhas e os embates com a Secretaria Municipal de Educao acerca de suas divergentes concepes de educao. Palavras-chave: Pedagogia do Movimento. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Prticas Educativas. Assentamento. Educao e Transformao Social.

ABSTRACT

[vide pgina anterior]


AZEVEDO, Ademir Bitencourt; SILVA, Toni Gomes. The Pedagogia of the Movement of the Agricultural Workers Without Land: A study concerning practical educative in the School the Robert Remigi, the Nesting Joo Baptist II, em Castanhal. 2007. _ f. _ f. Monografia (Full Licenciatura in Pedagogia), - University of the State of Par, Moju, 2007.

The present study it deals with the understanding and analysis of the pedagogia of the movement developed for the Movement of Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) in the School of Infantile Education and Basic Education Robert Remigi, situated in the Nesting Joo Baptist II, the city of Castanhal. The objective of the study is to identify the principles; the forms and the methods of application; the differences and similarities between the proposal national and the place and the advances, had the movement to emphasize that this proposal educative alternative and is compromised to the interests of the diligent classroom. The research is based on the qualitative methodology and the used techniques had understood the interview, the daily one of field and systematic comments, the citizens of the research, had answered the interviews contend a script of half-structuralized questions and registered systematic comments in a daily one of classroom and had been analyzed through the technique of the SPEECH Of the COLLECTIVE CITIZEN - DSC.Este work if considers to make a recognition and a reflection of that it comes to be the school of the MST, for judging basic the knowledge of this educative process that it is happening in the interior of the agricultural nestings, but that at the same time it is passing unobserved the eyes of the majority of those that of some form they are engaged with the improvement of quality of education of this country, therefore the related experience will be able to come if to constitute as an important pedagogical reference in the fight of a less exculpatory society and more joust. This study finally, it presents as resulted interesting aspects of the social and educational organization of the MST in the nesting Joo Baptist II, as, for example, to the return to the studies of many seated that it has very had left the classroom, the critical capacity of the pupils without-terrinhas and you strike them with the City department of Education concerning its divergent conceptions of education. Key-Word: Pedagogia of the Movement. Practical Social. Movement of Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Nesting. Education and Social Transformation.

LISTA DE QUADROS Quadro 01 Quadro 02 Quadro 03 Quadro 04 Quadro 05 Quadro 06 Quadro 07 Quadro 08 Quadro 09 Quadro 10 II. Quadro 11 Remigi? Quadro 12 Quadro 13 Quadro 14 Joo Batista II. Quadro 15 Quadro 16 MST. Quadro 18 Quadro 19 Quadro 20 formar. As lideranas e o princpio educativo da escola do MST. As lideranas e outros princpios educativos da escola do MST. As lideranas e a concepo de homens que a escola pretende As crianas e a participao nas lutas do Movimento. As lideranas do assentamento e a importncia da educao para o As crianas e sua organizao. As crianas e a percepo das diferenas entre elas e as da cidade. As crianas e a satisfao de morar no assentamento As crianas e sua participao nas decises da escola Roberto Educadores e a importncia da educao para o Movimento dos A relao da Proposta elaborada pela Secretaria Municipal de Os educadores e as adaptaes curriculares feitas no interior da Os educadores e as dificuldades enfrentadas na implementao da Os educadores e o processo de avaliao da escola Roberto Remigi. Os educadores e a formao recebida pelo MST. Os pais e a avaliao da educao que seus filhos recebem na Os pais e as diferenas percebidas entre a Escola do assentamento Os pais e a participao nas discusses e decises no interior da As crianas e o aprendizado na escola do assentamento Joo Batista

Trabalhadores Rurais Sem-Terra............................................................................... Educao SEMED e a elaborada pelo MST. escola do assentamento. proposta pedaggica da Escola do MST.

escola do assentamento. e a escola da zona urbana. escola Roberto Remigi.

Quadro 21 Quadro 21 Quadro 23 Quadro 24 Quadro 25 Quadro 26

As

lideranas

as

adaptaes

curriculares

na

escola

do

assentamento Joo Batista II. As lideranas e o trabalho do EJA na escola Joo Batista II. As lideranas e a gesto escolar da escola Roberto Remigi. As lideranas e o Projeto Poltico Pedaggico da escola do As Lideranas e a participao dos pais na elaborao do Projeto As lideranas e as dificuldades enfrentadas na implementao da

assentamento Roberto Remigi. Poltico Pedaggico e na escola de modo geral. proposta de educao do MST.

Elaborar nomes para os quadros de sistematizao Discurso do Sujeito Coletivo Fonte Arial 12 s/negrito; a palavra lista de quadros, em negrito, em letras maisculas, centralizada na pgina e paginada conforme aparecimento no texto.

LISTA DE TABELAS

Tabela 1: Educadores da Escola Roberto Remigi / Sexo ................................. Tabela 2: Educadores da Escola Roberto Remigi / Faixa Etria Tabela 3: Educadores da Escola Roberto Remigi / Escolaridade Tabela 4: Educadores da Escola Roberto Remigi / Tempo de militncia. Tabela 5: Educadores da Escola Roberto Remigi / Estado civil. Tabela 6: Pais de alunos da Escola Roberto Remigi/ Sexo Tabela 7: Pais de alunos da Escola Roberto Remigi / Faixa Etria Tabela 8: Pais de alunos da Escola Roberto Remigi / Escolaridade Tabela 9: Pais de alunos da Escola Roberto Remigi / Tempo de militncia. Tabela 10: Pais de alunos da Escola Roberto Remigi /Estado civil Tabela 11:

Elaborar nomes para as tabelas de sistematizao Discurso do Sujeito Coletivo Fonte Arial 12 s/negrito; a palavra lista de tabelas, em negrito, em letras maisculas, centralizada na pgina e paginada conforme aparecimento no texto.

LISTA DE SIGLAS

FETRAF MST UDR SEMED INCRA P.P.P. IBGE TCC DSC ENERA CTC

Federao dos Trabalhadores em Agricultura Familiar. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Unio Democrtica Ruralista. Secretaria Municipal de Educao do Municpio de Castanhal. Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria. Projeto Poltico-Pedaggico. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Trabalho de Concluso de Curso. Discurso do Sujeito Coletivo. Encontro Nacional de Educadoras e Educadores da Reforma Agrria. Companhia Txtil de Castanhal

Fonte Arial 12 s/negrito; a palavra lista de siglas, em negrito, em letras maisculas, centralizada na pgina.

SUMRIO

[Fonte Arial 12 s/negrito; a palavras SUMRIO, em negrito, em letras maisculas, centralizada na

pgina. Os indicativos e ttulos das sees so apresentados com a mesma tipologia que aparecem no trabalho; os elementos pr-textuais no constam no sumrio; quando o ttulo e o subttulo das sees ocupam mais de uma pgina devem ser alinhados pela margem do ttulo].
INTRODUO CAPTULO 1 O PROJETO POLTICO PEDAGGICO DA ESCOLA DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST)....................20 1.1 Os sentidos e os significados da educao para o MST 1.2 Os princpios da educao no MST 1.3 O movimento como princpio educativo CAPTULO 2 A PEDAGOGIA DO MOVIMENTO: UMA EXPERINCIA DE EDUCAO DO MST NO ASSENTAMENTO JOO BATISTA II 2.1 O objeto de estudo 2..1.1 O municpio de Castanhal: Memria, histria, economia e sociedade 2.1.1.1 O Assentamento Joo Batista II : Espao, memria e histria 2.1.1.1.1 A Escola Roberto Remigi: Uma experincia pedaggica em construo 2.2 O processo de pesquisa 2.1 A metodologia : os sujeitos, as tcnicas , os mtodos e o tratamento de dados da pesquisa 2.2 A compreenso sos sujeitos coletivos na perspectiva da escolaridade, da idade, do sexo 2.3 Os Discursos dos Sujeitos Coletivos 2.3.1 O Discurso do Sujeito Coletivo do Coletivo de Educao 2.3.2 O Discurso do Sujeito Coletivo dos Alunos da Escola Roberto Remigi 2.3.3 O Discurso do sujeito Coletivo dos Pais dos alunos CAPTULO 3 OS DISCURSOS DOS SUJEITOS COLETIVOS E A PROPOSTA POLTICO PEDAGGICA DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST) 3.1 3.2 3.3 CONSIDERAES FINAISREFERNCIAS APNDICE (S) ANEX0 (S)

INTRODUO [O AUTOR EXPE O ASSUNTO, ESCLARECE SOBRE OS OBJETIVOS, MTODOS, PROCEDIMENTOS SEGUIDOS E UMA BREVE SNTESE DOS TPICOS E/OU SEES CONSTANTES NA MONOGRAFIA] No atual estgio de desenvolvimento do modo de produo capitalista a tendncia a ampliao de suas aes nas cidades, E, nesse sentido, as cidades ganharam importncia, nas ltimas dcadas do sculo passado, sobretudo no Brasil por apresentar um acentuado crescimento populacional urbano que acelerou Os estudos processo de urbanizao, mas decresceu a populao no campo.

estatsticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE, 2000), realizado no incio do sculo XXI, aponta para uma populao rural de 18,78%. Assim, o campo passa a ser concebido e reconhecido como o espao da grande produo agrcola em detrimento do pequeno produtor e sua produo familiar. Em funo do decrscimo deste segmento populacional, ligado agricultura familiar, tende a se configurar um processo de diminuio dos investimentos pblicos. E, dessa forma, precisamos observar o que diz Koling e Molina (1999, p.21):
H uma tendncia dominante em nosso pas, marcado pela excluso e desigualdades, de considerar o campo como parte atrasada e fora de lugar no projeto de modernidade. No modelo de desenvolvimento que v o Brasil apenas como mais um mercado consumidor emergente, predominantemente urbano, a populao camponesa vista como uma espcie em extino. Nesta lgica, no haveria necessidade de polticas pblicas especficas para pessoas que vivem e trabalham no campo, a no ser do tipo compensatria a sua prpria condio de inferioridade e/ou diante de presses sociais. A situao de educao no meio rural retrata bem essa viso.(...) Embora dominante essa tendncia no consegue avanar sem contradies. De um lado esto as contradies do prprio modelo de desenvolvimento, entre elas a crises do emprego e a conseqncia que traz para a migrao campo / cidade. De outro, est a reao da populao camponesa, que no aceita esta marginalizao e passa a lutar pelo seu lugar social no pas construindo alternativas de resistncia que incluem iniciativas no campo da educao.

nesse contexto, de no submisso, que emerge a experincia de educao, produzida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que pela sua forma de atuao na defesa da permanncia do trabalhador rural no campo, pelo questionamento atual estrutura agrria do pas, que tem suas origens nas capitanias hereditrias e, sobretudo, por entender que preciso construir a partir da educao uma nova sociedade, com novos valores e relaes, que no nos permite

a indiferena ou a neutralidade, mas ao contrrio requer de ns um posicionamento ou contribuies de aprovao em relao as suas prticas, fundamentado em estudos e pesquisas que partam da compreenso da aparncia para a essncia desse processo educativo. Por conta da experincia educacional que vem sendo construda no interior dos assentamentos surgiu o interesse de pesquisarmos sobre a estrutura, o funciona, os princpios da Escola do MST e de que forma pode ser ou ser construdo um modelo de educao, por dentro da atual escola pblica, identificado com os interesses da classe trabalhadora, considerando que este tipo de ensino apresenta respostas inadequadas s demandas em relao estrutura excludente, hierarquizada e burocratizada. Assim, dirigimos a pesquisa para a escola com o intuito de identificar como ocorre disputa entre a proposta poltico - pedaggica e a concepo de educao, presente no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e a proposta de escola vinculada rede de ensino pblico do municpio de Castanhal. Dessa forma, para desenvolvermos essa anlise, realizamos um estudo de caso em uma escola pblica (Escola Municipal de Ensino Fundamental Roberto Remigi1), localizada em um assentamento rural (Assentamento Joo Batista II), ligado ao MST, que se apresenta como um espao, onde se materializam disputas poltico pedaggicas. E, sendo assim, as Qual a proposta pedaggica da

escola do MST? De que forma se constri por dentro da escola pblica essa proposta? De que forma ela aplicada pelos professores no interior da escola? Quais as dificuldades para essa implementao? Quais as diferenas entre a proposta formulada nacionalmente pelo MST e a que acontea na prtica na escola em questo? E se ela realmente ajuda a construir um projeto de sociedade claramente identificado com os interesses da classe trabalhadora? Para realizar a pesquisa ns utilizamos procedimentos metodolgicos, baseados numa abordagem qualitativa. Na coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas e a observaes sistemticas a respeito da dinmica
1

O nome da escola uma homenagem a um italiano chamado Roberto Remigi que morava em Castanhal e que desenvolvia um trabalho social ligado juventude que vivia na rua. Ele proporcionava aos jovens cursos de capacitao profissional, alimento e at emprego. Roberto Remigi era um simpatizante do Movimento que viu a carncia das crianas do assentamento em relao a alimentao e contribuiu muito formulando projetos que ajudara a eliminar a mortalidade infantil no assentamento. Ento com a sua morte surgiu a idia do nome da escola ser Roberto Remigi.

estabelecida entre os sujeitos da pesquisa, com registro em dirio de campo. Por fim, os dados foram coletados e analisados com base no discurso do sujeito coletivo. Essa tcnica de anlise de dados consiste no enquadramento de vrios depoimentos em categoria, para em seguida serem reputados iguais ou equivalente, podendo , conseqentemente, as respostas serem tomadas, que expressam a mesma idia. O presente Trabalho de Concluso de Curso (TCC) apresenta trs captulos, que so desenvolvidos e estruturados com bases em questes levantadas acerca do estudo proposto. No primeiro captulo apresentamos um levantamento, com base em bibliografias especializadas, referentes importncia dada educao e os princpios norteadores defendidos pelo MST no campo da proposta poltico pedaggica. No segundo captulo, apresentamos um levantamento, histrico, geogrfico, econmico, social e educacional do municpio de Castanhal, em funo da localizao da escola pesquisada estar situada em Assentamento Rural do referido municpio. Apresentamos, tambm, breve contextualizao do Assentamento Joo Batista II, conceituando de maneira geral o que so essas formas de ocupao da terra. Tambm caracterizamos a escola Roberto Remigi, falando de sua estrutura fsica e organizacional. E para finalizar o captulo, apresentamos um quadro contendo o discurso do sujeito coletivo da pesquisa. E, por fim, no terceiro e ltimo captulo efetivamos anlises metodolgicas dos dados levantados pela pesquisa, estabelecendo relaes comparao entre a teoria apresentada no primeiro captulo acerca da educao do MST e a prtica identificada no interior da escola, atravs do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Portanto, este trabalho em termos gerais, se prope a identificar as matrizes pedaggicas da educao proposta pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), bem como essa proposta se efetiva na prtica por meio de uma escola regular de ensino pblico. da mesma forma. Assim, com esse enquadramento possvel tornar os discursos equivalentes por

[Os captulos tratam do desenvolvimento do assunto, constituem a parte principal do texto, pois tratam da abordagem do tema e do mtodo utilizado. Da a necessidade de dividi-los em partes tendo

em vista a explicitao do contedo associado ao sumrio. Espao 1,5 no texto; Fonte Arial 12 no texto e ARIAL 10 NAS CITAES DIRETAS]
CAPTULO 1 O PROJETO POLTICO PEDAGGICO DA ESCOLA DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST): Uma compreenso do sentido e do lugar de experincias de educao

1.1 Os sentidos e os significados da educao para o MST Em sua luta cotidiana, a temtica educacional torna-se fundamental medida que o MST elege como principais desafios a serem superados a derrubada de trs grandes cercas: a cerca do capital, a cerca do latifndio e a cerca da ignorncia que segundo, os Sem Terra2, so as responsveis pela condio de explorao e misria vivenciadas pelos milhares de trabalhadores brasileiros, que residem no campo. A proposta de educao produzida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais dos Sem Terra MST considerada alternativa porque cria uma pedagogia que no est limitada simples transmisso de contedos, mas tambm com a diminuio da evaso escolar, da repetncia e do analfabetismo no meio rural. oprimidos (NETO; 1999, p. 40). A escola do MST surge da necessidade concreta de garantir o acesso educao aos filhos dos trabalhadores acampados, sobretudo no perodo de acampamento, porque o Estado no reconhece o direito cidadania das pessoas acampadas em funo do argumento de que este implicaria em tratar a ocupao de terras como ato legal. Em funo desta ausncia de reconhecimento o MST assume a tarefa da educao para evitar as crianas perda do perodo letivo. Na rea educacional, uma das primeiras iniciativas do MST refere-se ao Objetiva, portanto, construir um projeto Poltico Pedaggico claramente identificado com os

Primeiro Encontro Nacional de Professores de Assentamento, realizado em julho de 1987, na cidade de So Mateus, no Esprito Santo, onde os professores
2

Sem hfem e com as inicias maisculas paras identificar a identidade construda como sujeito educativo autnomo.

reuniram com o objetivo de criar uma articulao nacional do trabalho, em funo dos trabalhos desenvolvidos em vrios estados ,mas de forma isolada.. O Encontro de Educadores dos Assentamentos gerou o Setor de Educao do MST que apresenta as funes seguintes: articular o trabalho em nvel nacional, potencializar as experincias educacionais existentes e estimular o aparecimento das atividades nos locais onde elas ainda no so realizadas. Os encontros nacionais de professores dos assentamentos foram transformados em reunies ordinrias do Coletivo Nacional de Educao do MST, instncia mxima de tomadas de decises do Setor de Educao. (MORIGI; 2003, p.57). O Setor Nacional de Educao do MST, um dos principais setores, que compem a estrutura organizativa do Movimento, presente em todos os estados em que a organizao apresenta atuao . A atuao do Setor de Educao se efetiva pelos coletivos de educao, nas reas ocupadas, e equipes estaduais e regionais, constitudas por membros do prprio assentamento, que atendem s necessidades de cada regio no mbito educacional. Em funo das demandas educacionais existentes se faz necessrio de algumas frentes para atender as demandas diferenciadas. Segundo Neto (1999, p.56) essas frentes esto configuradas nas estruturas seguintes:: 1) escolas de 1 a 4 sries nos acampamentos (trabalhando com propostas especficas) e nos assentamentos, regulares ou no, funcionando de acordo com os princpios pedaggicos definidos pelo MST. 2) escolas de 5 a 8 sries nos assentamentos ou regies. A maioria dessas escolas, sobretudo as que ficam fora de reas de assentamento, so escolas regulares que o MST procura influenciar, atravs dos Conselhos de Escola ou da conscincia de seus educandos. 3) educao de jovens e adultos (alfabetizao e ps alfabetizao). A base dessa educao quase essencialmente informal, pois, por ser promovida muitas vezes por professores leigos e quase sempre sem

reconhecimento e apoio do Estado, nem sempre recebem seu reconhecimento. 4) educao infantil (0 a 6 anos). Esse setor ainda o mais precrio do movimento e vem procurando se organizar nos ltimos anos.

O Setor de Educao realizou o I Encontro Nacional de Educadoras e Educadores da Reforma Agrria I ENERA, em julho de 1997, em Braslia, onde efetivou um balano da dcada de trabalho relacionado educao desenvolvida pelo Movimento, bem como para direcionar o olhar para a prxima dcada em relao aos desafios que estavam postos. Em 1998, realizou a Conferncia Nacional: Por uma Educao Bsica do Campo, afirmou que a construo de uma educao bsica do campo somente se efetivar em articulao com um processo mais amplo de construo de um projeto popular para o Brasil, todos o acesso educao (KOLLING, 1999, p.77) O MST possui, atualmente, uma srie de convnios com instituies de ensino superior, que visam o aprofundamento da formao dos membros do Movimento, como o caso do convnio firmado em 1999, com a Universidade de Iju e, outro, no Mato Grosso do Sul, para a realizao do Curso de Pedagogia ofertado para professores, que exercero suas atividades de docncia nos assentamentos e acampamentos. O MST administra uma srie de escolas de formao como, por exemplo, o Instituto Josu de Castro, em Veranpoles / RS; a Escola Nacional Florestan Fernandes, em Santa Catarina.; o Centro de Formao Roseli Nunes e o Centro de Formao Carlos Lamarca, em So Paulo, na capital e no interior. Em 2005, em So Paulo, o Movimento inaugurou a primeira Universidade do prprio MST, chamada de Florestan Fernandes. No entanto, segundo Roseli Caldartet (1999, p. 44), principal educadora do MST, a educao no interior do Movimento s ganhou essa importncia porque:
O MST, como organizao social de massa, decidiu pressionado pela mobilizao das famlias e das professoras, tomar para si ou assumir a tarefa de organizar e articular por dentro de sua organizao esta

onde seja

repensado um novo modelo de desenvolvimento para a zona rural, que garanta a

mobilizao, produzir uma proposta especfica para as escolas conquistadas, e formar educadoras e educadores capazes de trabalhar nesta perspectiva.

Hoje a escola faz parte da dinmica do Movimento, porque as famlias a colocaram no centro de suas preocupaes e todo o assentamento, tanto que uma caracterstica marcante do MST que sempre que ocupam terras ou criam assentamentos, uma das primeiras providencias a construo de uma escola para seus filhos e filhas, contudo esta precisa ser de qualidade e identificada com as propostas e ideais dos sem terras. Com isso, a escola passa a ter uma conotao poltica, tornando-se assim indispensvel na luta pela conquista da terra. A princpio o MST imaginava que a luta pelo acesso a educao era s mais uma luta a ser travada, por mais um direito que lhes era negado, por sua prpria condio de sem-terra. Com o passar do tempo foram percebendo que outras famlias do campo e inclusive da cidade tinham tambm esse direito negado. Portanto, chegaram concluso que era preciso conquistar a escola, mas, sobretudo, era necessrio transform-la ou na prpria expresso do MST ocup-la. Pois seu carter excludente no permite que trabalhadores e filhos de trabalhadores rurais tenham acesso a ela, uma vez que a escola tradicional no reconhece ou ignora a realidade do campo, bem como seus saberes e sua forma de aprender e ensinar (CALDART; 1999 p. 45; 46). Desta forma a construo de uma proposta pedaggica diferente, que pudesse contribuir efetivamente com as lutas mais gerais dos trabalhadores do campo, se fazia necessria quando da construo escolas nos acampamentos, assentamentos, etc. Contudo havia uma pergunta a ser respondida: Qual o modelo poltico-pedaggico que se identificava com os interesses dos sem-terra? No entanto, como afirma Caldart (1999, p.47), a prtica tem demonstrado que no existe um modelo pedaggico que sirva a este grupo ou aquele ou que seja revolucionrio em si mesmo. O que faz uma escola diferente o reconhecimento das pessoas diferentes na sua diversidade, como os trabalhadores rurais sem-terra, a postura dos educadores e a disposio dos mesmos em estar antenados com o prprio Movimento e o movimento da histria. E, nesse sentido, o MST se dedicou em criar uma proposta pedaggica que se realizasse, diferencialmente, em cada lugar onde est organizado para melhor atender as especificidades locais. Por Isso, para construir novas relaes de trabalho no campo e uma sociedade mais justa e

socialista, como pretende o MST preciso transformar instituies como a escola, pois sobretudo nela que se podem formar os agentes desta construo. Da surgiu frase: Se a Reforma Agrria uma Luta de todos, a Luta pela educao de todos, tambm uma luta do MST. Em estudos elaborados pelo MST (1999) podemos observar claramente o princpio norteador da Escola do MST:
O MST tem uma pedagogia. A pedagogia do MST o jeito atravs do qual o Movimento historicamente vem formando o sujeito social de nome Sem Terra, e que no dia a dia educa as pessoas que dele fazem parte. E o princpio educativo principal desta pedagogia o prprio movimento. Olhar para esta pedagogia, para este movimento pedaggico nos ajuda a compreender e fazer avanar nossas experincias de educao e escolas vinculadas ao MST.

Nesta perspectiva o MST tem se permitido desenvolver prticas que o movimento julga inovadoras e mais adequadas s condies de vida dos trabalhadores rurais, como o caso da gesto democrtica desenvolvida nas escolas de acampamentos e assentamentos que envolvem diretamente comunidade na tomada de deciso das atividades escolares. Com isso, os pais estimulam participao, de outros pais, nos conselhos escolares e nas associaes de pais e mestres. Alem disso, os pais esto sempre prximos dos professores discutindo a aplicao de contedo. Esse processo, fica mais evidente quando o MST realiza os encontros de educadores com o objetivo de aprofundar a formao de seus professores. Para o MST a formao de seus professores fundamental, mas sempre que ocorre uma nova ocupao surge dvida se o movimento deveria indicar todos os professores para atuar no assentamento. No entanto, o prprio movimento, como j dissemos anteriormente, atravs de convnios com instituies de ensino fornece aos educadores formao permanente, porm no so apenas as pessoas identificadas com movimento que recebem formao, pois o MST procura atingir todos aqueles na sua rea de influncia. Porm, como afirma Caldart (2000,p.150), h uma clara preocupao por parte das professoras com sua prpria formao por ser atravs desta que iro educar as crianas sem-terra numa viso diferente. Todo esse processo tem permitido ao Movimento atingir um grande nmero de analfabetos, que dificilmente seria alfabetizado se no estivesse participando das aes ou nas fileiras do MST. O envolvimento nas reunies e nas lutas do

Movimento estimulam os trabalhadores, que antes s sentiam a necessidade de seguirem as ordens dos patres, a voltarem aos estudos. Este fato que antes parecia impossvel, pelo no envolvimento com a luta e pelas longas distncias que precisavam ser percorridas entre a escola e suas casas. Mas que agora estava contornado pela construo de escolas no interior dos assentamentos e acampamentos que visam transformar a realidade do meio rural comeando pela erradicao do analfabetismo, uma vez que, o MST pretende trabalhar com todas as faixas etrias que vivem nos assentamentos e acampamentos, formando seus jovens para serem os futuros tcnicos e doutores que iro transformar a atual realidade agrria em uma realidade mais justa na qual impere novas relaes de trabalho e produo (NETO; 1999, p.43). Ao definir sua proposta pedaggica o MST tem uma clara preocupao de estar veiculando a educao ao trabalho e a organizao, que possibilitar a permanncia dos filhos e filhas dos trabalhadores rurais no campo, bem como sua formao para continuar a luta pela reforma agrria. E, nesse sentido, a relao entre os estudos e o trabalho produtivo fundamental e, assim como, a ligao entre teoria e prtica, entendida como tarefa obrigatria dos educandos. Desta forma e com essa compreenso o MST reivindica do Estado que a escola pblica do campo precisa ser pensada e organizada para o trabalho no meio rural, no qual no haja diferena entre trabalho manual e trabalho intelectual, rompendo assim com a lgica de que este pertence classe dirigente e quele a classe subalterna. Ainda segundo Neto, (1999, p.51), outra inovao do MST a viso de escola pblica. Para o movimento a escola pblica deve ser mantida com recursos pblicos e sob orientao da comunidade. O MST entende que, o fato da educao ser um dever do Estado no significa que sua administrao se limite a este, pelo contrrio. A comunidade quem precisa tomar as rdeas da gesto, porque ser ela a grande afetada, pelo (bom ou mau) servio oferecido pela escola. Contudo, a questo da autonomia da escola pblica, defendida pelo MST, no significa a impossibilidade de existncia de um currculo mnimo a ser seguido pelas unidades escolares, mas quanto administrao escolar se faz necessrio o controle pelos trabalhadores. Assim, esse gerenciamento ser feito atravs de uma

gesto democrtica, que o MST ainda define alguns parmetros, mas o movimento j estimula a participao da comunidade na tomada de decises atravs das associaes de pais e mestres como mencionamos anteriormente. Em relao aos contedos ministrados nas escolas do campo, o MST tem discordncia por acreditar que eles medida que no consideram a realidade rural e criam iluses, em relao vida cheia de confortos na cidade, s contribuem para aumentar o xodo rural, nas palavras de Morigi (2003,p.48):
A contemplao de uma cultura urbana no currculo da escola primria rural, em detrimento das manifestaes culturais presentes no meio rural, uma demonstrao de que a cultura dominante em nossa sociedade aquela ligada ao setor urbano-industrial.

Alm disso, esses materiais dificilmente tratam das reais condies de misria e pobreza que milhares de pessoas enfrentam nas reas urbanas, morando em favelas e ocupaes desordenadas, sem nenhuma infra-estrutura e expostas constantemente a violncia. Soma-se a isso o fato da formao dos professores ser essencialmente urbana e, o ano letivo, em desacordo com o perodo do plantio e da colheita, tudo isso vem de encontro aos interesses do MST que de fixao do homem ao campo. Outro importante fator que o MST tem tentado intervir quanto forma de avaliao aplicada sobre os alunos, porque o movimento desaprova a forma como esse processo vem sendo realizado. Contudo, o MST, tem enfrentado dificuldades medida que os professores, quase sempre funcionrios do Estado, mesmo entendendo a necessidade de se avaliar continuamente os alunos no podem fugir completamente da avaliao tradicional, tendo inclusive em alguns ter que entregar provas nas Delegacias de Ensino (DEs), revelando dessa forma todo o carter burocrtico e centralizador da educao oficial que nega a autonomia do professor que leciona nos assentamentos (NETO; 1999, p.49). O MST tem clareza que os obstculos a serem enfrentados para efetivar o seu projeto de educao envolvem a disputa de concepes com os rgos estatais, responsveis em gerir o processo educacional; resistncia dos pais que muitas vezes se colocam contra as novas propostas educacionais. No entanto, a prtica tem demonstrado que o embate com as secretarias de educao so os principais

entraves, inclusive se frente destas estiverem simpatizantes dos grandes latifundirios, como foi o caso da 39 DE do Rio Grande do Sul cujo titular, no ano de 1993, era ligado a Unio Democrtica Ruralista (UDR), que sempre tentava inviabilizar as propostas do MST relacionadas educao. Por isso, mesmo o MST tendo optado por construir uma escola ligada ao Estado, sendo assim, sem autonomia pedaggica e curricular, o movimento por muito tempo pensou em organizar a sua prpria estrutura escolar, na qual os contedos e os mtodos estivessem diretamente ligados realidade do meio rural, alm do fato de os professores precisarem, todos, residirem nos assentamentos e acampamentos, e a gesto ser exercida diretamente pelos alunos e pela prpria comunidade.

1.2 Os princpios da educao no MST Para compreender o sentido e o lugar de experincias de educao no e do MST, se faz necessrio retomar a uma pergunta seguinte: Qual o sentido de educao no MST? Nesta perspectiva iremos focalizar dentre muitos olhares, os princpios educativos que norteiam o processo de educao da Escola do MST, considerando sua identidade social, cultural e poltica. Uma proposta de educao ou proposta pedaggica do MST, expressa-se como uma ampliao da prpria noo de direito, ou seja no apenas ter acesso a escola, mas tambm ter o direito de constitu-la como parte da identidade do MST, desta forma, o processo de formao dos sem- terra poderia ser feito na escola, assim como, a escola poderia ser o lugar de formao para a continuidade do Movimento. Com isso, a discusso de como deveria ser a escola do MST em uma realidade de acampamento ou assentamento passa a acontecer por dentro da estrutura organizativa do MST. Assim deu-se incio a uma grande discusso de como elaborar coletivamente uma proposta pedaggica das escolas do Movimento dentro de suas realidades. Havia, no entanto, a necessidade de clarear os valores e as convices que iriam nortear as aes da escola do MST. Como enfatiza Joo Pedro:

No eram normas deliberadas, mas tambm no eram s sugestes. Eram princpios. Ou seja, aquilo que se fosse respeitado nos ajudaria a avanar. Implantar na marra regras, seria imobilista. S difundir princpios e achar que naturalmente se realizariam seria idealismo. Mas no mtodo do princpio est o carter dialtico do nosso Movimento.Definimos os objetivos e princpios e da o processo vai se adequando a realidade, com suas contradies seus ritmos diferentes.... A realidade vai interagindo com os princpios e gerando novas snteses.

Na construo coletiva de princpios e objetivos da proposta pedaggica da Escola do MST, trs fontes so identificadas como importantes: a primeira diz respeito s experincias e indagaes trazidas por sujeitos mais diretos com trabalho de educao nos assentamentos e acampamentos; a segunda fonte foi s experincias do Movimento como um todo, considerando seus objetivos, princpios e aprendizados, produzidos coletivamente durante sua trajetria de lutas. A terceira diz respeito s teorias pedaggicas de alguns pensadores, trazidas por educadores que ajudaram na sistematizao destas propostas. Contudo, o grande desafio era juntar estas fontes, tendo como base realidade dos sem-terra, sendo uma proposta direcionada s prticas dos militantes do Movimento em seu cotidiano, havendo com isso, a necessidade de compreenso de uma nova escola e o que se pretende com esta. Outro sentido a ser compreendido como conceito de escola do MST, que esta deve ir alm de seus objetivos propostos de uma escola comum, ou seja, aprender a ler, escrever e contar. A escola proposta aqui, pelos trabalhadores rurais sem-terra, ser vista como espao de formao dos sem-terra, como trabalhadores, militantes, cidados e sujeitos. Desta forma, os inmeros trabalhos realizados pelo MST apontam para os princpios que os norteiam, segundo Gohn (2000, p. 110):
1) A educao no acontece s na escola, mas um processo mais amplo, onde a luta pela escolarizao fundamental; O eixo central da luta pela escola dado pela demanda de uma escola pblica com qualidade; 2) A escola demandada deve ter uma identidade com o meio rural, seu currculo deve refletir essa identidade, assim como a criao de um ambiente educativo adequado ao espao onde se desenvolve sua atividades; 3) O processo educativo um ato coletivo e todos os esforos devem ser feitos no sentido de se investir na formao dos educadores, o educador propriamente dito.

No entanto, para que se obtenha esta formao necessrio que se estabelea vnculos mais concretos da escola com as experincias educativas contidas no Movimento. Assim, uma proposta educativa pela escola do MST, no dever se limitar somente s questes prticas de ensino, mas sim, incluir todas as dimenses , polticas econmicas e sociais, que o cercam como Movimento.

1.3 O movimento como princpio educativo Ao analisarmos os princpios educativos da escola do MST, sem dvida nenhuma, o Movimento em si, configura-se como um dos principais sujeitos no processo de formao dos sem- terra, isto por que na dinmica do Movimento, est inserida as diferentes vivncias educativas de cada sujeito que o integram. Os sem-terra se educam como os sem-terra (sujeito social, pessoa humana, nome prprio) sendo do MST. Construindo o Movimento que produz e reproduz sua prpria identidade ou conformao humana e histrica. (CALDART; 2000, p.209) Diferentemente de outros movimentos sociais ou populares, urbanos ou do campo, que em as trajetrias de lutas, constroem ou buscam construir uma identidade de movimento ligada bem mais a seus objetivos especficos que lhes construram como coletivo, o MST em sua trajetria de lutas, amplia as discusses em diversos elementos que influenciam no memento histrico em que o Movimento produz e visto. Neste olhar possvel enxergar que um dos princpios educativos por excelncia est no prprio Movimento, nas aes de transformaes deste, visando uma mudana de realidade poltica, social e econmica de um determinado contexto social. Contudo este princpio educativo nos permite uma reflexo de considerar o Movimento como uma das matrizes pedaggicas no processo de formao dos sem-terra, no no sentido de criar uma nova pedagogia, mas sim, inventando um novo jeito de lidar com os processos pedaggicos construdos ao longo do tempo da histria de formao humana. Tal como, na lavrao que seus sujeitos fazem da terra, o MST resolve misturar e transformar diferentes componentes educativos, produzindo uma sntese pedaggica que no original, mas tambm no igual a

nenhuma pedagogia j proposta, se tomada em si mesma, exatamente por que sua referencia de sentido est no Movimento. (CALDART; 2000, p. 2008) Para compreender um pouco mais sobre o sentido desta reflexo de que a pedagogia do Movimento dinamiza a prpria pedagogia, incorporando a ela um novo jeito de educar, vale destacar algumas matrizes pedaggicas que o MST pe em prtica no processo de formao dos sem-terra: A primeira diz respeito pedagogia da luta social, uma das mais ligadas ao MST, pois durante sua trajetria, muitas conquistas que o movimento obteve veio atravs da luta. Tudo se conquista com a luta, e a luta educa as pessoas, no sentido de como esta luta se traduz nas pequenas coisas, pressionando as circunstncias em cada ao do cotidiano, para serem diferentes do que so. Isto educativo por si tratar de uma vivncia que tem em si a capacidade de estimular o ser humano a agir como sujeito histrico nas transformaes da realidade e de seu do contexto social.
Quando a vida estar por um fio, o ser humano mexido desde a raiz. Quando isto acontece como parte de uma luta social, esta transformao pode afetar uma sociedade inteira. Como no perceber a educao acontecendo nisto? E como no perceber que isto tambm vira a pedagogia de ponta a cabea medida que identifica a formao humana que no da ordem mas da contra ordem, que ao ensina,mas sim problematiza e reinventa valores,atravs do aprendizado coletivo das possibilidades da vida (TIERRA; 1996)?

Desta forma a pedagogia da luta constri aprendizados, produz utopias e reativa uma postura poltica e cultural de contestao social, traduzindo uma viso de vida e de mundo em uma projeo de futuro, pautado numa convico de que tudo pode ser diferente do que , bem como cria possibilidades de mudanas no jeito de olhar para a sociedade como um todo. Dessa forma, agindo nas transformaes de suas circunstancias, conquistando alm de seus direitos, uma postura de tambm lutar pelos direitos dos outros, principalmente quando esta luta relativa superao de situaes de injustias sociais. Uma outra matriz que neste processo importante destacar a pedagogia da organizao coletiva. Nesta matriz, o enraizamento do sujeito sem-terra no processo de construo de uma coletividade do Movimento considerado como algo relevante na formao dos sem-terra, uma vez que na sua base inicial o MST formado por pessoa ou famlias que foram progressivamente desenraizadas,

principalmente por terem sido expulsas de suas terras, mas tambm por vrias situaes de excluso social. Contudo, vale ressaltar alguns detalhes pedaggicos neste processo educativo. Um deles diz respeito relao entre educao e formao da prpria identidade, visto que a coletividade sem-terra educa a medida que se faz presente um ambiente que produz sua especificidades que o caracterizam como Movimento. Desta forma o processo educativo da escola do MST esta na construo de imagens, feita pela sociedade, de como o Movimento visto, destacando suas peculiaridades que constroem este ambiente de aprendizado como a organizao, a disciplina coletiva, a unidade de ao, referncia coletiva, a mstica, entre outros. Outra caracterstica a ser considerada o necessrio alargamento do conceito de coletividade e famlia, pois a coletividade sem-terra, diz respeito a um assentamento, acampamento ou uma escola, mas, alm disso, trata-se de uma integrao de pessoas e famlias, que apesar de no se conhecerem, possuem laos de uma identidade em comum. Outro detalhe pedaggico importante que a coletividade do MST educa os sem-terra para a prpria noo de coletivo, medida que esta se insere em todas as dimenses de atuao do Movimento. Isto se traduz num princpio de que nada se faz sozinho, bem como incentiva a prtica de construo de novos coletivos no desenvolvimento de aes por parte do Movimento, expressando-se desta forma, solidariedade, cooperao, na dinmica de luta do MST. Contudo, talvez uma maior contribuio reflexiva desta pedagogia do enraizamento em uma coletividade, esteja em trazer de volta para a nossa ateno a potencialidade educativa dos movimentos sociais ou, na expresso de Arroyo, seu peso formador (1999, p.13). Nesta perspectiva, a experincia de participao da organizao do MST a principal educadora dos sem-terra pelas relaes sociais que produz e reproduz, interferindo pedagogicamente em diversas dimenses do ser humano, problematizando e propondo valores, alterando comportamentos, destruindo e construindo concepes, costumes e idias.

Uma outra matriz a pedagogia da terra, que se caracteriza por ser a matriz mais antiga que o MST prope na formao dos sem-terra, em que esto relacionados o cultivo do ser humano com o cultivo da terra, trabalho e produo. Neste caso da pedagogia da terra, vale enfatizar que o MST primeiro a repe em movimento estabelecendo o reencontro dos trabalhadores e trabalhadoras semterra com a terra, recriando o processo pedaggico interrompido com o desenraizamento que sofreram ao serem privados no apenas da posse, como tambm do trabalho e do cuidado dela. Neste sentido, o trabalho na terra, se conforma como elemento educativo, medida que o trabalhador e a trabalhadora sem-terra criam uma relao cultural e simblica com a terra apreendendo que as coisas no nascem prontas, mas sim, precisam ser cultivadas. Este um jeito de compreender que o mundo esta para ser transformado. Uma outra relao que vai merecer destaque a dos sem-terra com a terra de trabalho. Do ponto de vista pedaggico os sem-terra se educam em um ambiente conflituoso, tenso, de transforma-se em campons sem deixar de s-lo, buscando construir relaes de produo (e de vida social) que j no so prprias do campesinato tradicional. A questo de um novo modo de produo se insere no desafio terico e poltico de compreender o lugar do campesinato nos processos de transformao social. Desta forma a pedagogia dever envolver com mais profundidades em suas reflexes, como acontece a educao nos processos de construo de novas relaes de trabalho e de novas relaes sociais de produo. Destacaremos uma outra matriz a ser considerada no processo de formao do sujeito sem-terra: Pedagogia da Cultura. Esta uma matriz pedaggica que se entrelaa s demais. Entendemos como um processo de experincias humanas e prticas sociais que constituem um modo de vida, ou como nos diz Raymond Williams (1996), em um modo total de vida, que articula costumes, objetos, comportamentos, convices, valores, saberes, que embora dspares e por vezes at contraditrios entre si, nos permitem distinguir um modo de vida ou uma outra cultura. O MST em sua dinmica de movimento produz relaes culturais que se materializa em um determinado jeito de ser e de viver dos sem-terra, vai projetando

o que concreta, mais ainda fragmentada, dispersa e nem sempre consciente, um estilo total de vida. Com isso possvel identificar na produo cultural dos semterra, traos educativos, traduzindo, ou projetando valores em convices ou princpios, idias em saberes em posturas, ou mesmo, em cultura material construda nas aes dos militantes. O Movimento em sua trajetria de lutas, enquanto coletividade, vem construindo estes processos pedaggicos, que para Paulo Freire, aparecem como princpios pedaggicos fundamentais, pois ir permitir ao oprimido, depois de se auto-refletir, um encontro consigo mesmo, descobrindo-se como oprimido e ao mesmo tempo engajando-se na luta por sua libertao.
A pedagogia do oprimido para Freire, uma pedagogia que faz da opresso e de suas causas objeto de reflexo dos oprimidos, de que resultar o seu engajamento necessrio na luta por sua libertao, em que esta pedagogia se far e refar (1983, p. 32)

Isto porm, no incorporado de maneira que conduza a ao do MST, pois na formao histrica dos sem-terra, o que se pode observar a fora e a radicalidade nas aes de luta que conformam o movimento. H, no entanto, uma reflexo permanente na sua sustentao ou consolidao de sujeitos efetivos de lutas, que potencializa uma prxis educativa, tendo em vista o contexto de uma coletividade. Este momento reflexivo nos permitir perceber que o MST ao longo de sua trajetria de luta construiu sua prxis no somente como um momento intelectual da tomada de conscincia dos sem-terra, como tambm considerou as vivncias dos sem-terra como um instrumento que envolve o processo de teorizao da prtica. Dessa forma, a dimenso do estudo acabou sendo incorporada identidade Sem Terra.
Existe uma intencionalidade pedaggica especfica no MST em relao ao processo atravs do qual uma ao pode ser transformada em saber, comportamento, postura, valor, smbolo, objeto. Foi assim, que o Movimento foi construindo historicamente a figura do Sem Terra. (CALDART, 2000: p. 229)

No entanto, h tambm algumas marcas culturais que merecem destaque, por fazer parte deste grande processo educativo do MST: As experincias de cooperao agrcola, e as experincias de escolarizao dos sem-terra.

Em relao a cooperao agrcola, o MST popularizou um acmulo da prpria sociedade capitalista, porm tambm recriada em diversas experincias feitas na perspectiva dos interesses da classe trabalhadora, para os camponeses sem-terra brasileiros. Na viso do movimento esta seria uma forma de viabilizar um suporte econmico aos assentamentos, sendo coerente com os princpios, objetivos e valores da organizao. Do ponto de vista de nossa discusso, o que interessa que por mais que seja uma relao conflituosa, devido tradio camponesa presente na base do MST, ou que seja uma prtica que no predomine em todas as reas, o fato que a cooperao est incorporada agenda dos sem-terra do MST, passando a envolver famlias sem-terra que vem a cooperao como algo mais natural do que o isolamento social ou o trabalho individual. No caso da escolarizao dos sem-terra, dois aspectos so considerados: o primeiro que a escola no mais tratada como algo excepcional no modo de vida projetado pelo Movimento, pois estas podem passar a ser um componente natural da vida camponesa, como uma ambiente de formao das pessoas. O segundo aspecto o da possibilidade de associar a escola como um ambiente social, que projeta diversas reflexes sobre o seu papel em relao sociedade e, em particular, formao humana, considerando ainda o conflito de lgicas existentes, que pode no ser um impedimento, mas sim um impulsionador de novas experincias educativas, e que, afinal, a escola tambm no imune ao princpio de que nada impossvel mudar.

CAPTULO 2 UMA EXPERIENCIA DE EDUCAO ASSENTAMENTO JOO BATISTA II (TTULO PROVISRIO)

DO

MST

NO

1 O Objeto de Estudo 1.1 O Municpio de Castanhal: Memria e Histria, Economia e Sociedade Em meados do sculo XIX o Caminho do Maranho, estrada que representava a nica via de acesso entre Belm e o nordeste da Provncia paraense ligando o Par ao Maranho, serviu para o estabelecimento da comunicao, da explorao e da colonizao da regio. No decorrer deste caminho surgiram diversos povoados ressaltando-se aqui o povoado do Campos do Castanhal, hoje cidade de Castanhal. O Caminho do Maranho era utilizado para a o escoamento da produo pecuria e agrcola do interior da provncia, negociados no ncleo de Benevides com compradores da Capital. A viagem por esta rota era muito longa as produes eram trazidas de localidades como Bragana e Curu, assim, ao percorrer grandes distncia a boiada emagrecia a ponto de tornar difcil sua venda (COSTA, 1983, p.50). E para resolver tal problema os fazendeiros ordenavam que os pees parassem para que o gado pudesse descansar e recuperar o peso perdido. Por isso, o local escolhido pelos vaqueiros deveria ser apropriado com bastante gua e vegetao adequada para a recuperao bovina. E a localidade contemplada seria a margem de um igarap rodeado por castanheiras, era o igarap Castanhal posteriormente denominado Campos de Castanhal, derivando da o nome da Cidade: Castanhal. Esta parada obrigatria desencadeou um processo de povoamento, pois condicionou a vinda de algumas pessoas que montaram estabelecimentos comercias e moradias rudimentares conduzindo o Campos de Castanhal ao ncleo pr-colonial de Castanhal. Embora Arajo Costa (1983), afirme, baseado em relatos dos habitantes mais antigos da cidade, que alguns exploradores do rio Guam-Guajar fixaram-se na localidade do igarap Castanhal bem antes de outros colonizadores (p.50).

A construo da estrada de ferro Belm-Bragana, iniciada no final do segundo imprio e concluda somente no incio do sculo XX, desencadeou um crescimento significativo do pequeno povoado. Alm da estrada de ferro o desenvolvimento do extrativismo da borracha na Amaznia colaborou para esse suposto progresso no que se refere ocupao das terras bragantinas. A Lei n. 646 de 1889 regulamenta que Castanhal constitua-se em Vila, mas a instalao oficial ocorreu em 15 de agosto de 1901. Neste perodo j existiam aproximadamente 56 prdios construdos pelo governo estadual, o que caracterizava a formao do ncleo urbano (COSTA, 1983, p.41). A Estao Ferroviria de Castanhal foi inaugurada em 1904, constituindo-se o meio de transporte mais vivel e barato para a conduo de grandes quantidades de gneros alimentcios, como a farinha, a malva e o arroz beneficiado. Data desse perodo a chegada vila de Castanhal de empresas que trabalhavam o beneficiamento de fibras. Os anos de 1889 a 1891 possuem suma importncia dentro do processo que permeou o povoamento de Castanhal, pois representam uma fase de grande fluxo imigratrio para a Amaznia. Tal acontecimento deveu-se especialmente a grande seca que assolou o nordeste neste perodo, levando diversos nordestinos a abandonar suas terras em busca da sobrevivncia em outras regies. Conforme o Diagnstico Scio-Econmico de Castanhal (1993) foi um contingente de aproximadamente 300.000 colonos na Amaznia, contribuindo para o seu povoamento de forma desordenada (p. 7/8). Cerca de 270 colonos nordestinos vieram de inicio para Castanhal com intuito de ocupar lotes agrcolas (GUIMARES; FILHO, 1985, p.16) doados pelo governo vigente. J os colonos estrangeiros no fixaram residncia pois de acordo com GUIMARES e FILHO (1985) em 1900 houve uma derrocada nas finanas paraenses, que atingiram a Regio bragantina (p.16). Outros motivos que afastaram os colonos estrangeiros da regio foram a baixa fertilidade do solo, a proliferao de doenas, alm da pecuria organizao dos ncleos. Em 30 de dezembro de 1931 a vila de Santa Izabel foi elevada a categoria de Municpio fixando vrias vilas sob sua jurisdio, inclusive a de Castanhal, desencadeando protestos to violentos dos seus habitantes que o interventor do Estado, o Major Magalhes Barata, decretou a lei n600 no dia 28 de janeiro de 1932, que criou o Municpio de Castanhal.

A estrada de ferro foi extinta em 1964, perodo em que j havia sido criada, como fruto do Plano Desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, a rodovia Belm Braslia, que ao cruzar a cidade, trouxe consigo um impulso ao comrcio local e facilitou ainda mais a imigrao e o processo de urbanizao da cidade. Castanhal foi a primeira cidade no interior do Par a receber energia eltrica em 1968 diretamente da capital (GUIMARES; FILHO, 1985, p.52/54). Com a energia eltrica, a Companhia Txtil de Castanhal (CTC) instalou-se no municpio. Assim, a industrializao decisivamente estabeleceu alicerces como um dos principais substratos da migrao com intuito de formar um mercado de mo-de-obra. Para Carlos Arajo Costa
Somente na ltima dcada (70), a cidade se voltou, com maior interesse, para o problema industrial foi ento que comearam a surgir indstrias. A implantao de um distrito industrial no municpio deu lugar para que surgisse novos empregos e circulao de renda. Foi criado o Centro Industrial de Castanhal, na rea localizada entre a Rodovia Transcastanhal e o Distrito de Ape (COSTA, 1983,p.42).

No inicio da dcada de 70, o prdio da antiga Estao ferroviria derrubado e no seu lugar erguido o Terminal Rodovirio de Castanhal. Alm da BelmBraslia, a cidade ainda podia contar coma as estradas Par-Maranho e a BR316. Por conta desse desenvolvimento econmico de Castanhal, a dcada de 70 acabou sendo positiva para a cidade, devido ao fortalecimento de sue pequeno setor industrial, associado alta da exportao de produtos agrcolas como: melo, mamo, maracuj, cacau e pimenta do reino. Historicamente a agricultura de exportao recebeu os maiores incentivos no Brasil. A medocre poltica de investimentos agrcolas do Governo Federal tem dado grande apoio ao grande produtor rural em detrimento pequeno produtor que foi cada vez mais sendo empurrado a para as cidades, as quais se tornaram vlvulas de escape das tenses no campo. Apesar da cidade de Castanhal ter percebido um perodo ureo da agricultura, ela s aconteceu para poucos produtores, enquanto que a maioria ficou, e fica, sem o apoio necessrio. Fator que levou os colonos de Castanhal a negociarem seus lotes e partirem para a cidade atrados pela infra-estrutura da mesma e pelo notrio progresso econmico vivenciado na dcada de 70. Por tudo isso, cada vez mais migrantes chegaram, e ainda chegam cidade alimentando uma iluso de uma fonte de renda estvel e em busca de melhores condies de vida. Enfrentando vrios entraves, como mercado de trabalho

saturado, falta de habitaes adequadas e deficientes servios de infra-estrutura bsica. Ainda assim, a cidade que lhes acena com melhores possibilidades em detrimento do setor rural. Isto ocorre justamente porque o campo carente de estrutura e investimento, principalmente na Amaznia. Este cenrio tem influenciado objetivamente o surgimento de ocupaes no municpio. A situao agravou-se quando problemas como as pragas na cultura, o encarecimento da produo, as dificuldades de escoamento e a concorrncia com outros mercados afetaram o relativo desenvolvimento econmico. Assim, a cidade apoiou-se na dcada de 80 no setor da construo civil abrindo postos de trabalho e atraindo mais pessoas para a cidade. Contudo nos anos 90 a construo civil apresenta-se quase estagnada e Castanhal passa a depender do comrcio lojista, de seu primrio parque industrial, da prefeitura e do setor agropecurio, o qual cresceu e se fortaleceu muito nos ltimos anos. Desde o processo de formao at a sua emancipao poltica Castanhal cresceu demograficamente de forma exacerbada. Tal fato deveu-se principalmente ao acmulo de terras incentivado pelo governo. Vale ressaltar que a questo das ocupaes das reas urbanas no um fenmeno recente e isolado. E atualmente o que acontece a intensificao desse fenmeno no municpio. O vilo da questo da exploso demogrfica em castanhal no somente a migrao, mas uma srie de fatores, dentre eles destaca-se o xodo rural. Como foi evidenciado a problemtica da habitao e o desemprego, em Castanhal, no esto dissociados dos aspectos econmicos, polticos e culturais. Esses elementos esto dialeticamente entrelaados em uma dinmica que favorece o surgimento das ocupaes. Sendo que o alvo desta pesquisa a ocupao do MST, o Assentamento Joo Batista II situado na zona rural de Castanhal. importante salientar que antes do MST ser fundado no estado j existiam na regio lutas isoladas como a dos posseiros que faziam invases independentes a latifndios desafiando os poderosos de ento.

1.1.1 O Assentamento Joo Batista II: Espao, Memria e Histria

Diante da crescente expanso do modo de produo capitalista no meio rural que impem fome, misria e violncia aos homens e mulheres do campo, que sem condies de produzir empregam-se na grande propriedade, ou se vm obrigados a viver na periferia dos centros urbanos, exposto a toda sorte. Assim, os assentamentos rurais representam uma importante alternativa, medida que possibilita ao homem do campo o trabalho direto com a terra, gerando dessa forma, fonte de renda para milhares de pessoas atravs de um modelo de desenvolvimento agrcola, que possibilita relaes de trabalho mais justas. De modo geral os assentamentos rurais podem ser definidos como gestaes de novas unidades agrcolas, por meio de polticas governamentais, buscando o reordenamento da terra, em benefcio de trabalhadores rurais sem terra, ou com pouca terra. Para tanto necessrio a criao de uma infra-estrutura adequada que permita ao trabalhador rural organizao, a produo e a comercializao de seus produtos. Este fenmeno de Assentamentos Rurais foi comum em vrios pases que pensaram novas formas de desenvolvimento agrrio, como na Venezuela, no Chile, no Mxico e em Israel, para citar alguns. Contudo no Brasil, importante frizarmos que a criao de assentamentos no se deu para atender as demandas do homem do campo, e assim fix-lo terra, mas sim para atenuar a violncia dos conflitos sociais gerados em funo da luta pela terra. Dessa forma, aps a conquista da terra, inicia-se a maior batalha que a da consolidao da pose definitiva da terra e a luta por melhores condies de vida e de trabalho. So diversas as origens dos assentamentos que podem ser desde projetos de colonizao criao de reservas extrativistas. Mas a nossa pesquisa trata de um assentamento rural oriundo de processo de ocupao. Esses processos so determinados pelo movimento e tm como alvo as grandes propriedades improdutivas ou irregulares de forma a pressionar o governo a acelerar a implementao de novos assentamentos. O processo de ocupao est ligado diretamente ao que o MST denomina de territorializao3 da luta. Situado na Regional Cabanos (que compreende a regio de Belm, Santa Brbara, Castanhal e Me do Rio), pertencente a micro-regio Bragantina e a meso-regio
3

Territorializao da luta pela terra o processo de conquista da terra. Cada assentamento conquistado uma frao do territrio, onde os sem-terra vo construir uma nova comunidade. Com a conquista de um assentamento abrem-se as perspectivas para conquista de um novo assentamento. E a esse conjunto de conquistas chama-se territorializao.

metropolitana de Belm o Assentamento Joo Batista II apresenta uma rea de 1.761.76 (mil setecentos e sessenta e um hectares e setenta e seis hares), de acordo com a portaria / INCRA/SR-01/n 095/2000 de 18/12/2000. constitudo por 157 (cento e cinqenta e sete) famlias que trabalham na produo da cultura permanente do cupuau, aa, pimenta do reino e outros; cultivos de lavoura branca (roa feijo e mandioca), criao de pequenos animais como o porco, frango, pato, bode e do gado leiteiro; investem ainda na horticultura. A localidade onde est situado Assentamento Joo Batista II foi ocupada no dia 15 de novembro de 1998, dia em que se comemora a vitria pela libertao da terra, mas sua regularizao data de aproximadamente dois anos depois. A terra que no cumpria sua funo social foi reorganizada geograficamente para atender as necessidades das famlias com a perspectiva de desenvolvimento integrado. A resoluo ideolgica e poltica que une homens e mulheres que lutam para concretizar seu objetivo da democratizao da terra permite com que o movimento avance na luta para ocupar, resistir e produzir em prol de uma vida digna para toda a sociedade. A luta da organizao do movimento ao lado dos demais assentados permitiu que significativas conquistas fossem alcanadas como o transporte coletivo de segunda a sbado at Castanhal, habitao, energia eltrica, rdio comunitria denominada Voz Camponesa, gua encanada (de m qualidade), crdito PRONAF (Programa Nacional de Incentivo a Agricultura Familiar) e crdito custeio para a lavoura branca. Mas ainda faltam muito como a melhoria na qualidade das estradas que do acesso ao assentamento, saneamento bsico na Agrovila e uma melhor ateno por parte da Prefeitura Municipal. No que tange ao aspecto organizacional surgiu a necessidade de se agrupar as famlias inserindo-as no processo de discusso sobre as problemticas que assolam a comunidade, e para tal foram criados os ncleos de base que funciona como a base de sustentao do movimento, raiz da organizao. Existe hoje no Assentamento Joo Batista II 23 ncleos de famlias ou ncleos de produo, constituem-se no mnimo de 3 e o mximo de 10 famlias que renem-se semanalmente ou quando houver necessidade, desenvolvendo atividades individuais, coletivas ou semi-coletivas. Cada ncleo possui um coordenador e/ou coordenadora eleitos pelos camponeses de cada ncleo para represent-los na coordenao.

Alm dos ncleos existem os setores que so responsveis por determinadas atividades que exigem qualificao e priorizao em prol do bom funcionamento da organizao. O coletivo de pessoas que formam os setores cuida do funcionamento da Produo, Comunicao, Sade, FM (Fonte de Massa)
4

e Educao. A

coordenao e os setores formam a Coordenao Poltica do Assentamento e tm a responsabilidade de garantir a organicidade interna da comunidade, renem-se ordinariamente aos sbados e extraordinariamente quando houver necessidade. O movimento prima pela boa convivncia, permanncia e qualidade de vida no assentamento com trabalho, gerao de renda e acesso sade e educao de qualidade. neste cenrio que se encontra inserida a escola Municipal de Ensino Fundamental Roberto Remigi. 1.1.1.1 Escola Municipal Roberto Remigi: Uma Experincia Pedaggica em Construo. Localizada no Assentamento Joo Batista II a Escola Municipal de Ensino Fundamental Roberto Remigi nasceu atrelada luta pela conquista da terra em 1998, data da ocupao, na ocasio foi formado um coletivo de 15 educadores (as) constitudo pelas pessoas acampadas indicadas pelos ncleos familiares. Assessorados por amigos e simpatizantes da luta pela reforma agrria e justia social, ainda no acampamento foram oportunizados cursos de formao e capacitao. Os educadores (as) desenvolveram um trabalho voluntrio at o ano de 2000, a partir de ento a Secretaria municipal de Educao, desporto e Turismo de Castanhal reconhece oficialmente a existncia da escola e comea a repassar material didtico, de apoio e pedaggico, merenda escolar e contrata temporariamente parte dos educadores (as). Oficialmente a escola funciona anexa a uma outra escola rural na sede do municpio e atende um pblico alvo de aproximadamente 100 alunos de 1 a 4 sries do ensino fundamental. A demanda existente na comunidade possibilitou com que a escola passasse a atender as crianas de educao infantil (de 3 a 6 anos), formando 5 turmas. A escola tambm atende a modalidade da Educao de jovens e Adultos (EJA), funcionando tambm com 2 turmas sendo uma de 1 e 2 etapa e
4

Fonte de Massa o setor responsvel pela articulao e mobilizao do povo para a ocupao da terra.

outra de 3. Aps a concluso da 4 sria os educandos podem continuar seus estudos em castanhal ou Agrovilas prximas, utilizando o transporte escolar que faz dois horrios um pela manh e outro pela noite. Em 2004 foi criada a Associao de pais e mestres, por exigncia da Secretaria Municipal de Educao para responder juridicamente pelos recursos do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), recurso financeiro destinado para a aquisio de material permanente e de consumo para a escola. Quanto estrutura fsica a Escola Roberto Remigi de educao no campo apresenta-se de forma precria, pois funciona num antigo galpo da fazenda, todo em madeira e coberto com brasilit, em determinados horrios o calor tanto que causa mal-estar. Possui 3 salas de aula, secretaria, cozinha/refeitrio, uma sala ampla onde funciona a Educao Infantil, e uma sala que funciona como biblioteca constituda por doaes de livros da Secretaria Municipal de Educao, amigos, simpatizantes do movimento e doaes do Projeto da Associao Vagalume 5 de um significativo acervo de literatura infanto-juvenil. Composto por 9 pessoas o setor da educao tem o compromisso e a responsabilidade de garantir as discusses e conduzir a escola. Os desafios do setor so diversos visto que em sua trajetria o movimento foi construindo e reconstruindo uma concepo de educao e de escola, elaborando e re-elaborando uma proposta educativa orientada por princpios que fundamentam a pedagogia do MST.

2 O Processo de Pesquisa. 2.1 Metodologia, sujeito, tcnicas, mtodos e tratamento dos dados (Discurso do sujeito coletivo). Nossa pesquisa de Campo foi realizada na escola Roberto Remigi do assentamento Joo Batista II, no municpio de Castanhal e foi estruturada numa abordagem qualitativa e quantitativa por acreditarmos ser mais adequada ao resultado que pretendemos alcanar. A pesquisa se deu atravs de entrevistas a partir de um roteiro de questes semi-estruturadas e gravadas em fita k7, observaes, dirio de campo, no qual registramos aspectos contidos nas relaes
5

A Expedio Vagalume um projeto educacional que contribui com o desenvolvimento de comunidades da Amaznia Legal Brasileira, atravs da implantao de bibliotecas infantis em escolas rurais.

estabelecidas entre os sujeitos da pesquisa, e atravs de nossa participao em algumas atividades da escola e do assentamento. A escola na qual foi realizada a pesquisa encontrasse, como j dissemos anteriormente, no assentamento Joo Batista II que se originou da fazenda Tanary (Bacuri), localizada na margem direita da BR-316, sentido Castanhal/Santa Maria, no Km-04 (Ramal Bacuri), estando 20Km de Castanhal. A referida escola funciona improvisada num antigo barraco j existente na fazenda e coberto com telha de brasilit, com a seguinte estrutura: 04(quatro) salas de aula, 01(uma) secretaria, 01(uma) biblioteca e 01(uma) copa/cozinha. Pela manh funciona 01(uma) nica turma de educao infantil, com alunos na faixa etria de 4 a 5 anos, tarde estudam 04(quatro) turmas, sendo uma de educao infantil com alunos de seis anos, uma primeira srie, uma segunda srie e uma turma multiseriada de terceira e quarta sries. E a noite funcionam duas turmas do EJA, uma 1 e 2(primeira e segunda) etapa e a outra de 3 (terceira) etapa. A escola conta ainda com 13 (treze) funcionrios, sendo que 09 (nove) so professores, destes 05 (cinco) so de fora do assentamento e trabalham com as turmas do EJA, e quatro funcionrios que desempenham outras funes; um agente administrativo, dois auxiliar de biblioteca e um de servios gerais. Tivemos como sujeitos de nossa pesquisa: 03(trs) mes, 03(trs) educadores, 04(quatro) crianas e 02(dois) coordenadores. 2.2. A compreenso dos sujeitos coletivos: Tabelas, idade, sexo e escolaridade. As tabelas abaixo apresentam os dados de identificao dos sujeitos sociais da pesquisa, os quais esto distribudos da seguinte forma: na categoria dos educadores, os critrios estabelecidos tratam do sexo, da faixa etria, da escolaridade, do tempo de militncia no movimento e do estado civil; na categoria das crianas e adolescentes, os critrios referem-se ao sexo, faixa etria, escolaridade e ao tempo de militncia; e nos dados de identificao dos pais os relativos ao sexo, faixa etria, tempo de militncia e escolaridade.

TABELA 01: Educadores da Escola Roberto Remigi/Sexo.

Quantidade Sexo Masculino Feminino Total Educadores 01 02 03 % 33.33 76.67 100

Fonte: Entrevista com educadores da Escola Roberto Remigi Castanhal / Dez/Nov./2006

Quanto ao sexo, dos 3 educadores entrevistados, 33,33% so do sexo masculino, enquanto que 76,67 so do sexo feminino. TABELA 02: Educadores da Escola Roberto Remigi / Faixa Etria Quantidade Faixa Etria 25- 30 30- 35 Mais de 30 Total Educadores 01 0 02 03 % 33,33 0 66,66 100

Fonte: Entrevista com educadores da Escola Roberto Remigi Castanhal / Dez/Nov./2006

No que se refere a faixa etria, 33,33% dos educadores esto na faixa etria de 25 a 30 anos, enquanto que 66,66% correspondem faixa etria de mais de 30 anos, no havendo nenhum educador na faixa etria de 30 a 35 anos.

TABELA 03: Educadores da Escola Roberto Remigi / Escolaridade

Quantidade Escolaridade Ensino Completo Ensino Incompleto Total Mdio 01 Superior 02 03 33,33 100 66,66 Educadores %

Fonte: Entrevista com educadores da Escola Roberto Remigi Castanhal / Dez/Nov./2006

No que concerne a escolaridade, dos trs educadores entrevistados, 33,33% possuem o ensino mdio, ou magistrio, enquanto que 66,66% esto cursando o ensino superior.

TABELA 04: Educadores da Escola Roberto Remigi / Tempo de militncia. Quantidade Tempo de Militncia. 01- 05 05- 10 Mais de 10 Total Educadores 01 02 0 03 % 66,66 33,33 0 100

Fonte: Entrevista com educadores da Escola Roberto Remigi Castanhal / Dez/Nov./2006

Em relao ao tempo de militncia dos educadores no movimento, 66,66% no perodo de 01 a 05 anos e 33,33% no perodo de 05 a 10 anos.

TABELA 05: Educadores da Escola Roberto Remigi / Estado civil Quantidade Estado civil Educadores %

Solteiro Casado Disvociado Total

01 01 01 03

33,33 33,33 33,33 100

Fonte: Entrevista com educadores da Escola Roberto Remigi Castanhal / Dez/Nov./2006

Relativo ao estado civil, 33,33% dos educadores so solteiros, 33,33% so casados e 33,33% Disvociado.

TABELA 06: Pais de alunos da Escola Roberto Remigi / Sexo. Quantidade Sexo Masculino Feminino Total
Dez/Nov./2006.

Pais 0 03 03

% 0 100 100

Fonte: Entrevista com os pais de alunos da Escola Roberto Remigi Castanhal /

No que se referi ao sexo dos pais entrevistados na pesquisa, 100% deles so do sexo feminino.

TABELA 07: Pais de alunos da Escola Roberto Remigi / Faixa Etria. Quantidade Faixa Etria 24- 30 30- 35 Pais 01 0 % 33,33 0

Mais de 30 Total
Dez/Nov./2006.

02 03

66,66 100

Fonte: Entrevista com os pais de alunos da Escola Roberto Remigi Castanhal /

Quanto a faixa etria dos pais, 33,33% esto na faixa etria de 24 a 30 anos, 66,66% tem mais de 30 anos e na faixa etria de 30 a 35 no houve registro de dados.

TABELA 08: Pais de alunos da Escola Roberto Remigi / Escolaridade. Escolaridade Ensino Fundamental Incompleto Ensino Fundamental Completo Ensino Mdio Incompleto E.J.A. Total
Dez/Nov./2006.

Quantidade Pais 0 0 0 03 03

% 0 0

0 100 100

Fonte: Entrevista com os pais de alunos da Escola Roberto Remigi Castanhal /

Referente a escolaridade, 100% dos pais esto na modalidade de Educao de Jovens e adultos.

TABELA 09: Pais de alunos da Escola Roberto Remigi / Tempo de militncia. Quantidade Tempo de Militncia. 01- 05 05- 10 Mais de 10 Total
Dez/Nov./2006.

Pais 01 02 0 03

% 33,33 66,66 0 100

Fonte: Entrevista com os pais de alunos da Escola Roberto Remigi Castanhal /

Com relao ao tempo de militncia no movimento, 33,33% dos pais esto no perodo de 01 a 05 anos, quanto que 66,66% no perodo de 05 a 10 anos. No registro-se dados de pais que militam no movimento mais de 10 anos.

TABELA 10: Pais de alunos da Escola Roberto Remigi / Estado Civil. Quantidade Estado civil Solteiro (a) Casado (a) Disvociado (a) Total
Dez/Nov./2006.

Pais 01 01 01 03

% 33,33 33,33 33,33 100

Fonte: Entrevista com os pais de alunos da Escola Roberto Remigi Castanhal /

Quanto ao estado civil dos entrevistados, 33,33% dos pais so solteiros; 33,33% so casados, 33,33% so Divorciado.

TABELA 11: Coordenadores do Coletivo de Educao / Sexo.

Quantidade Sexo Masculino Feminino Total Coordenadores do % 50 50 100 Coletivo de Educao. 01 01 02

Fonte: Entrevista com os coordenadores do coletivo de educao do assentamento Joo Batista II Castanhal / Dez/Nov./2006.

Com relao aos educadores entrevistados 50% so do sexo masculino e 50% do sexo feminino.

TABELA 12: Coordenadores do Coletivo de Educao / Faixa Etria.

Quantidade Faixa Etria 25- 30 30- 35 Mais de 30 Total Coordenadores do % 0 50 50 100 Coletivo de Educao. 0 01 01 02

Fonte: Entrevista com os coordenadores do coletivo de educao do assentamento Joo Batista II Castanhal / Dez/Nov./2006.

Relativo a faixa etria dos educadores entrevistados, 50% esto na faixa etria de 25 a 30 anos, quanto que 50% tem mais de 30 anos. No registro-se dados de coordenadores na faixa etria de 25 a 30 anos de idade.

TABELA 13: Coordenadores do Coletivo de Educao / Escolaridade.

Quantidade Escolaridade Ensino Completo Ensino Incompleto Ensino Completo Total Mdio Superior Superior Abs. 0 0 02 02 % 0 0 100 100

Fonte: Entrevista com os coordenadores do coletivo de educao do assentamento Joo Batista II Castanhal / Dez/Nov./2006.

Com relao a escolaridade, 100% possuem o ensino superior completo.

TABELA 13: Coordenadores do Coletivo de Educao / Tempo de Militncia.

Quantidade Tempo de Militncia. 01- 05 05- 10 Mais de 10 Total Coordenadores Coletivo de Educao 01 01 0 02 do % 50 50 0 100

Fonte: Entrevista com os coordenadores do coletivo de educao do assentamento Joo Batista II Castanhal / Dez/Nov./2006.

Relativo ao tempo de militncia, 50% esto no movimento em perodo de 01 a 05 anos, quanto que 50% no perodo de 05 a 10 anos. No foi registrado dados de coordenadores com mais de 10 anos no movimento. TABELA 14: Coordenadores do Coletivo de Educao / Estado Civil. Quantidade Estado civil Solteiro (a) Casado (a) Disvociado (a) Total Coordenadores Coletivo de Educao 02 0 0 02 do % 100 0 0 100

Fonte: Entrevista com os coordenadores do coletivo de educao do assentamento Joo Batista II Castanhal / Dez/Nov./2006.

Quanto ao estado civil, 100% so solteiros.

TABELA 15: Crianas da Escola Roberto Remigi / Sexo.

Quantidade Sexo Masculino Feminino Total


Dez/Nov./2006.

Crianas

da

Escola % 50 50 100

Roberto Remigi. 03 03 06

Fonte: Entrevista com os pais de alunos da Escola Roberto Remigi Castanhal /

Com relao ao sexo das crianas entrevistadas, 50% so do sexo masculino e 50% do sexo feminino.

TABELA 16: Crianas da Escola Roberto Remigi / Faixa Etria.

Quantidade Faixa Etria 08- 12 12- 15 Total


Dez/Nov./2006.

Crianas

da

Escola % 83,33 16,66 100

Roberto Remigi. 05 01 06

Fonte: Entrevista com os pais de alunos da Escola Roberto Remigi Castanhal /

Relativo a faixa etria, 83,33% esto na faixa etria de 08 a 12 anos e 16,66 na faixa etria de 12 a 15 anos. TABELA 17: Crianas da Escola Roberto Remigi / Escolaridade.

Escolaridade Ensino

Quantidade Crianas da

Escola % 100 0 100

Roberto Remigi. Fundamental 06

Incompleto Ensino Fundamental 0 Completo Total


Dez/Nov./2006.

06

Fonte: Entrevista com os pais de alunos da Escola Roberto Remigi Castanhal /

TABELA 18: Crianas da Escola Roberto Remigi / Tempo de Militncia.

Quantidade Tempo de Militncia. 01- 03 03- 05 Mais de 05 Total


Dez/Nov./2006.

Crianas

da

Escola % 50 33,33 16,66 100

Roberto Remigi. 03 02 01 03

Fonte: Entrevista com os pais de alunos da Escola Roberto Remigi Castanhal /

Quanto ao tempo de militncia, 50% esto militando no movimento em perodo de 01 a 03 anos; 33,33% no perodo de 03 a 05 anos e 16,66 com mais de 05 anos de militncia.

2.3 Os discursos dos educadores, dos membros do coletivo de educao, dos


alunos e dos pais sobre a pedagogia social do MST.

Educadores (03) Quadro 01 Qual a importncia da Educao para o Movimento dos SemTerra? Idia Central A Educao muito importante para a formao e conscientizao do Campons e tambm para que o mesmo possa fazer uso da tecnologia e assim avanar na produo agrcola. Expresses - Chaves E.01- de fundamental importncia, em primeiro lugar essa quento da educao. Na verdade a formao do campons ela perpassa primeiro por essa questo... a conscientizao das famlias para que possa trabalhar com eficcia essa questo da agricultura, Hoje em dia agente sabe que no da mais para trabalhar naquela de jeca tatu, tem que avanar na questo de produo e tecnologia. de fundamental importncia a questo de educao. E.02- Bem, eu acho que de suma importncia, porque o prprio movimento sem-terra constitudo de famlias carentes, excludos socialmente, ento so pessoas que precisam de uma formao tica, principalmente como solidria, a questo mesmo de humanidade, que agente v muita violncia, ate mesmo na prpria mdia que mostra um pouco de pessoas que fazem parte de movimentos, que no conseguiram crescer, assim pessoalmente a identidade dele por falta de carter e diguinidade e falta de honestidade, ento a proposta de educao do movimento justamente isso, agente formar cidado mais critico, consciente que respeite o prximo e que busque a justia social. E.03 A educao importante porque atravs dela que a gente continua a nossa luta e o nosso trabalho frente das ocupaes e pra isso a gente tem que ta informando os

A Educao fundamental para a formao crtica, tica e solidria do cidado Sem-Terra e contribui na superao da sua condio de excludos socialmente.

A educao importante, pois o que permite continuar a nossa luta e nossa organizao, por isso precisamos estar sempre formando e informando todos que nos cercam.

assentados, todas as pessoas que so simpatizantes para que a agente possa fazer um trabalho com xito a gente tem que educar e formar no s aqueles que esto ajudando, mas aqueles que esto chegando ao acampamento para que a luta na organizao continue. A gente tem que formar e informar para que eles estejam em sintonia com o mundo l fora e no ficar propriamente reservado s no acampamento em rea de assentamento, mas que esteja informado, todo apurado politicamente.
Fonte: Entrevista de campo realizada no Assentamento Joo Batista II no Municpio de Castanhal no perodo de nov./dez. de 2006.

A Educao fundamental para a formao crtica, tica e solidria do campons, pois ela que permite continuarmos a nossa luta e nossa organizao na superao de nossa condio de excludos socialmente, alm de possibilitar o uso da tecnologia para o avano da sua produo agrcola. Em suma, a educao indispensvel para a organizao do Movimento dos Trabalhadores Rurais dos Sem-Terra, pois o que d densidade a luta pela qual se criam novos sujeitos e novas relaes sociais baseadas na luta por uma sociedade mais justa e solidria.

Quadro 02 - Como se d a relao da proposta de educao elaborada pela Secretaria Municipal de Educao e a elaborada nacionalmente pelo MST? Idia Central aproveitado muito do que prope a SEMED, porque no d pra fugir da questo do ensino, mas h uma adequao dos contedos com a realidade do calendrio de luta do movimento. Expresses - Chaves E.01- Na verdade essa questo da proposta do municpio, tem muita coisa que da para se aproveitar, agente vai adequando dentro da nossa realidade porque no tem como fugir na verdade da questo do ensino e ai aquilo que da pra gente adequar nos vamos adequando, porque tem toda uma questo de calendrio das atividades de luta, ento tem que adequar tudo isso.

Ao incio de cada ano recebe-se a E.02- Ns participamos todo inicio de

proposta pedaggica da SEMED, mas ao chegar ao Assentamento se tem uma liberdade para fazer as adaptaes que os educadores julgam necessrias, sobretudo no que diz respeito s datas comemorativas, pois h um olhar mais crtico sobre o descobrimento do Brasil, por exemplo. Alm disso, o ensino mais voltado para a prtica da realidade do assentamento.

ano em janeiro da semana pedaggica onde recebemos o planejamento anual todo aquele currculo educacional do MEC, mas quando chegamos aqui na escola ns fazemos as nossas adaptaes, principalmente nas datas comemorativas, de que maneira ta montando, ta festejando, aquela data, no caso independncia do Brasil, descobrimento do Brasil, ento so datas que a gente v que tem que ter um olhar critico em cima da pedagogia do movimento. Ns no vamos comemorar como a escola da cidade ento h toda uma adaptao. Nossa escola independente, assim nos temos a liberdade de fazer qualquer adaptao de seguir ou no o planejamento da SEMEC, temos o aval da secretaria de educao e ela toda voltada mesmo pra pratica, mesmo relacionando campo da cidade e daqui da nossa comunidade. E 03 Se procura fazer tipo uma sintonia entre as duas, trabalhar nossos calendrios sempre adaptar no calendrio da SEMED e trabalhando sempre a nossa realidade porque a escola da SEMED uma instituio da cidade e a nossa do campo ns no podemos trabalhar o que trabalha na cidade porque nossa realidade outra. A nossa realidade tentando tambm ta envolvendo o que vem da cidade para que eles no fique s restrito aqui na zona rural, mas se preparando tambm para que eles tenham uma vida l fora.

H uma proposta da SEMED com a nossa, mas feito um trabalho sempre com a realidade do assentamento. No se pode trabalhar no campo o que trabalha a escola da cidade, os aluno da escola Roberto Remigi precisam receber informaes do mundo l fora.

Fonte: Entrevista de campo realizada no Assentamento Joo Batista II no Municpio de Castanhal no perodo de nov./dez. de 2006.

Discurso do sujeito coletivo.


A proposta curricular encaminhada pela SEMED, no interior da escola do Assentamento sofre adaptaes por conta do nosso calendrio de lutas e por nossa viso particular do processo, sobretudo em relao s datas comemorativas. Alm

do fato de nossa educao est voltada para a nossa realidade, mas sem perder a viso do mundo l fora. Em sntese, a proposta de educao da SEMED no contempla no todo a Pedagogia do Movimento, por esta basear-se na luta e na realidade concreta do homem do campo, porm existe uma preocupao da educao dos alunos do assentamento conterem aspectos da realidade da vida urbana.

Quadro 03 - Como ocorre no interior da escola o processo de adaptao do currculo? Idia Central Muita coisa na escola formal no voltada para a realidade do Assentamento, e isso que muito trabalhado aqui na escola por ns. Na prtica ns mostramos uma realidade conflitante que vai da realidade global para uma mais especfica. Expresses - Chaves E.01- Olha meus anos de escola formal no foram muitos, mas d pra gente perceber que muita coisa ela no traz para realidade, pra realidade especifica local e isso muito que a agente trabalha na questo do movimento. Na pratica a gente mostra uma realidade conflitante, maior, global para a realidade mais especifica e com isso vai desenvolvendo mais essa questo da criana e da aprendizagem. E.02Ns temos reunies semanalmente toda sexta-feira as 3:15 as 18:00 h dos professores do coletivo de educao tambm temos um estudo toda as sextas feiras e a tera de cada ms temos estudos onde definimos o calendrio no caso da prxima semana do prximo ms, temos o calendrio de luta do movimento sem terra, ento direcionado assim se um planejamento amplo e cada professor direciona sua pratica, sua metodologia dentro da sala de aula.

Temos reunies semanalmente todo s sexta-feira, alm de termos um estudo nas sextas e teras-feiras em que definimos nosso calendrio semanalmente e mensalmente. Existe ainda um planejamento amplo em que cada professor direciona sua prtica na sala de aula.

As adaptaes se do geralmente por E 03 Bom ai porque a escola tem conta das datas comemorativas de um currculo so as datas acordo com o nosso calendrio de comemorativas, porque a gente tem

lutas. Essas datas sempre coincidem um calendrio de luta ento a gente com datas cvicas da cidade. tenta ta conciliando uma coisa com a outra. Um exemplo: Ns temos nossa caminhada e ai geralmente ela acontece quando tem uma data cvica uma data comemorativa de fora. Ns tentamos colocar a nossa luta. Tem a semana do Che Guevara geralmente ela coincide com uma data l de Castanhal, ento a gente tenta trabalhar todo o trabalho de luta, toda a histria do Che e tentando tambm fazer textos que eles possam fazer pra eles tambm uma troca, geralmente uma troca de formao de conhecimento.
Fonte: Entrevista de campo realizada no Assentamento Joo Batista II no Municpio de Castanhal no perodo de nov./dez. de 2006.

Discurso do sujeito coletivo.


O currculo da escola no voltado realidade do Assentamento. Na prtica ns trabalhamos uma realidade mais global, mais prxima da nossa realidade. Alm disso, fazemos adaptaes de acordo com o nosso calendrio de lutas e realizamos reunies e nos planejamos para cada professor direcionar sua prtica. Em suma, o currculo da escola formal no representa a realidade vivida nos assentamentos, sobretudo pelo aspecto da luta contida na escola. Por isso, o coletivo de educao promove estudos para ter uma prtica mais adequada realidade.

Quadro 04 - Qual ou quais as dificuldades que vocs enfrentam na implementao da proposta pedaggica da Escola do MST? Idia Central Uma das principais dificuldades que ns enfrentamos trazer os pais para dentro da escola e levar est pra dentro da comunidade. Expresses - Chaves E.01- enfrentamos dificuldades sim, e uma das principais dificuldades a gente trazer os pais pra dentro da escola e como tambm para levar a escola pra dentro da comunidade, ento uma dificuldade que a gente enfrenta e que cada dia vamos criando formas da gente poder ta

fazendo com que eles se aproxime cada vez mais, mas uma grande dificuldade isso. Na verdade eu vejo como falta de organizao, uma vez que ns no sistematizamos o que escrevemos e o que planejamos. E.02- no vejo como dificuldade eu vejo a falta de organizao, porque nos no sistematizamos no escrevemos ,no nos planejamos ,formulamos o currculo ali, no uma coisa segura que a gente possa ta l verificando, ento eu acho que falta mais a sistematizao do planejamento. E 03 A dificuldade que a gente encontra porque ns temos uma pedagogia diferente, geralmente trabalha teoria e trabalha prtica. A prtica na teoria deles envolvendo a nossa prtica, a dificuldade essa, porque eu acho que nessa escola at porque a nossa pedagogia com a nossa avaliao, to colocando assim a nossa avaliao continuado. A gente avalia desde a participao das lutas, a participao na prpria sala de aula e eles no aceitam geralmente querem a escrita, eles no querem a prova a gente avalia pela participao nem s da freqncia, mas de todo o processo. uma dificuldade porque eles querem que a gente siga a risca, eles do o livro e tem que seguir o que ta no livro, mas agente tem que adaptar aquele livro a nossa realidade. A questo da famlia tem dificuldade at porque tem uma dificuldade na comunidade em questo da escola porque tem criana que vem de fora, vem de uma escola mais formal, aquela escola toda bonitinha, tradicional, chega aqui e encontra um barraco e dizem: ah, isso no uma escola, eu quero uma escola igual aquela, mas o importante no acho que seja o espao fsico, mas o contedo que se trabalha aqui na escola.

Ns temos uma pedagogia diferente, na qual se trabalha teoria e prtica, ento a dificuldade trabalhar a teoria da escola formal com a nossa prtica. Outra dificuldade no que diz respeito a avaliao, pois compreendemos a avaliao como um todo que vai desde a participao nas lutas participao na sala de aula, mas a SEMED no aceita quer uma avaliao tradicional. E por fim tem a questo da famlia que vem de fora do assentamento e querem encontrar uma escola toda bonitinha, tradicional e no um barraco igual ao nosso, mas o importante no o espao fsico e sim o contedo que se trabalha aqui na escola.

Fonte: Entrevista de campo realizada no Assentamento Joo Batista II no Municpio de Castanhal no perodo de nov./dez. de 2006.

Discurso do sujeito coletivo.


Enfrentamos dificuldades quanto participao dos pais na escola e aproximao da escola com a comunidade. Alm disso, temos um problema de organizao, de falta de sistematizao do que escrevemos. Temos tambm problemas quanto a avaliao, pois a SEMED quer algo mais formal e ns queremos avaliar todo o processo, do engajamento da luta freqncia da sala de aula. Outra dificuldade a famlia recm chegada ao assentamento que pensam em encontrar uma escola toda estruturada como na cidade, e no percebem que o diferencial est no contedo trabalhado aqui. Em suma, existe pouca participao dos pais na vida da escola e o coletivo de educao pouco sistematiza suas produes. Alm disso, existe um conflito com a SEMED no que diz respeito concepo de avaliao, alm da falta de compreenso das famlias por conta da pouca estrutura fsica da escola.

Quadro 05 - Como se d o processo de avaliao dos alunos da Escola Roberto Remigi? Idia Central uma avaliao contnua, na qual se avalia freqncia, participao, enfim, tudo para que o aluno avance nos estudos. Expresses - Chaves E.01- uma avaliao continua, que difere na verdade da tradicional, que na verdade um processo de incluir a criana e adolescente e fazer com que ele avance no processo de estudo, ento uma avaliao continua trabalhando freqncia participao, tudo avaliado. E.02- bem, a avaliao dos alunos ela se d de forma continuada, nos avaliamos vrios critrios como freqncia, participao, trabalhos em classes, comportamento, at mesmo os prprios textos, ento essa avaliao ela feita diariamente com o aluno, verificando a participao dele, vendo as aptides, o que no vlido a gente no deixa para avaliar

A avaliao dos alunos continuada na qual so avaliados freqncia, participao, os trabalhos de classes, comportamentos etc.. De forma que ela acontece diariamente e no no nico dia.

num nico dia o que voc estudou no bimestre e sim durante todos os dias de aula. A avaliao continuada na qual se E.03 A avaliao, como j falei avalia a participao dos alunos na anteriormente, se d de forma sala de aula e nas lutas. continuada, onde procuramos avaliar a participao dos alunos no s na sala de aula, mas tambm no prprio calendrio de lutas do movimento, como as marchas, por exemplo.
Fonte: Entrevista de campo realizada no Assentamento Joo Batista II no Municpio de Castanhal no perodo de nov./dez. de 2006.

Discurso do sujeito coletivo.


A avaliao dos alunos contnua na qual se avalia participao, inclusive nas lutas do movimento, freqncia, comportamento. O processo de avaliao ocorre diariamente e no em um nico dia do bimestre. Em sntese, o processo avaliativo ocorre de forma continuada no qual so avaliados diariamente vrios aspectos da aprendizagem, incluindo sua participao no movimento, que tem como objetivo melhorar o rendimento do aluno na escola. Quadro 06 - Vocs recebem formao pelo MST? Como se d essa formao e com que freqncia? Idia Central Os setores de educao do MST responsvel pela realizao de Congressos e Encontros Regionais. Nestes, so trabalhados aspectos de outras realidades que so importantes para a nossa formao. J aqui no Assentamento ns escolhemos temas que sero estudados e aprofundados por ns durante o ano. Expresses - Chaves E.01- Essa formao se da de varias formas, uma delas que a principal que o movimento dividido por setores, existe o setor de educao que faz o congresso estadual, faz o encontro regional, porque so divididos por regionais. Tambm dentro dessa questo do MST e nisso se trabalha vrios aspectos, essa questo da socializao, as questes das escolinhas fundamental essa formao com a outra realidade, com outros municpios, tambm uma definio do MST, toda escola nossa tem que participar dos encontros, mas trazendo pra nos aqui no Joo Batista agente trabalha semanalmente as nossas reunies e 12 vezes por ms dentro do nosso planejamento agente coloca os momentos de estudar, de

formao ai se define alguns temas e vamos estudar em cima deles durante o ano. Ns recebemos formao continuada pelo MST que normalmente ocorre em Marab e l fazemos estudos sobre vrias temticas como: Educao infantil, Educao do Campo e EJA. Esta formao ocorre tanto aqui como a nvel nacional. E.02- Ns temos a formao continuada, normalmente ns sempre viajamos para Marab, onde o centro da regional, fazemos estudos a nvel da educao infantil, educao do campo a nvel de EJA, a nvel de fundamental, ento a formao continuada tanto aqui como a nvel nacional. Sempre no primeiro semestre, em maro, abril, e depois do 2 semestre, normalmente setembro e outubro, todo ano. E 03 A formao da educao porque ns temos vrios setores n, tem FM que assento de massa que so pessoas que esto preparadas para trabalhar com assento de massa, organizar povo, tem da comunicao, temos da educao, ento todos estes setores eles tem formao e curso todo pelo movimento que .... eles tem tipo uma parceria com a UFPA, com a UNESCO, todo o tipo de curso a gente recebe e tenta formar/preparar os nossos assentados, temos cursos, oficinas tudo pelo movimento. Geralmente esses cursos so nas escolas formais, mas a gente tem nosso momento de formao, nosso momento de estar sempre se conjunturando tem aquele momento que trabalha a mstica que uma coisa que que faz que a gente permanea na luta n. A mstica todo aquele sentimento que a gente tenta manter vivo n historicamente. Geralmente a gente usa um poema ou usa umas pessoas que j teve uma participao na luta e j morreu ento a gente tenta reviver aquela chama que tem n. Ento atravs disto que a gente consegue levar a luta que difcil, a gente sabe que difcil. A freqncia da formao geralmente a educao quando, acho que de seis em seis meses quando tem no nosso

Ns temos vrios setores responsveis pela formao que oferecem cursos e oficinas pelo movimento atravs de parcerias com a UFPA a UNESCO para formar e preparar nossos assentados. Geralmente esses cursos so nas escolas formais, mais ns temos nosso prprio momento de formao, onde debatemos os livros mais recentes do movimento, onde trabalhamos a mstica que o que d fora para permanecermos na luta. Geralmente est formao acontece de seis em seis meses. Existe formao a nvel nacional que a gente convidado, mas no tem pra todo mundo, apenas para dois ou trs que ficam responsvel em repassar aos demais

calendrio aqui ns temos data definida a gente marca duas vezes no ms a gente senta para fazer a leitura, discusso dos livros mais atualizados do movimento, de quinze em quinze dias a gente tira dois dias no ms que pra gente ta sentando e j esta includo em nosso calendrio. A nvel nacional eles mandam os livros, os cadernos de educao e a gente estuda e discute. Geralmente tem curso de formao e quando tem a gente convidado, mas geralmente no tem pra todo mundo, mais pra dois ou trs educadores para estar repassando para os que ficam.
Fonte: Entrevista de campo realizada no Assentamento Joo Batista II no Municpio de Castanhal no perodo de nov./dez. de 2006.

Discurso do sujeito coletivo.


Ns recebemos formao pelo MST que ocorre nos Congressos e Encontros, sobretudo em Marab, nos quais ns estudamos e debatemos vrias temticas. Tambm existem os cursos realizados em parceria com a UFPA e a UNESCO. Em suma, o MST tem como fundamento formao de seus militantes atravs de cursos e encontros nos quais so trabalhados vrios aspectos de sua realidade, muitos destes cursos so realizados em parcerias com Universidades e outras instituies.

Pais (02)
Quadro 01 - Como a Senhora avalia a Educao que seu filho recebe aqui na Escola do MST? Idia Central Expresses - Chaves

Eu considero a educao oferecida na E.01- A educao que ele recebe na escola muito boa, e afirmo isso escola, pra mim tima porque o porque tambm sou aluna. Nestor um excelente professor pra ele e pra mim tambm. Eu j conheo um pouquinho ele e, atravs de mim, que eu sei que ele um timo

professor. O estudo est sendo bom e o fato da criana estudar no prprio assentamento facilita, alm disso, eu tambm sou aluna da escola. E.02- At agora eu acho que sim, porque pra ele ir l pra rua tem muita dificuldade e aqui no a escola bem pertinho e pra mim o estudo ta sendo bom. Sobre o aprendizado deles at agora eu tenho gostado, porque at eu mesmo estudo, at agora eu tenho gostado do meu estudo aqui, e os professores daqui so excelentes professores.

muito boa a educao aqui no E 03 - muito boa a educao aqui assentamento. da escola.
Fonte: Entrevista de campo realizada no Assentamento Joo Batista II no Municpio de Castanhal no perodo de nov./dez. de 2006.

Discurso do sujeito coletivo.


A educao oferecida pela escola boa e posso afirmar, pois estudo na mesma, alm disso, ter uma escola dentro do assentamento importante. Em suma os pais avaliam boa a educao oferecida a seus filhos pela escola, inclusive porque tambm so alunos, alm disso o fato da escola estar situada no assentamento considerado relevante.

Quadro 02 - A Senhora percebe alguma diferena entre a Educao ofertada pela escola Roberto Remigi do Assentamento com a educao ofertada nas escolas da cidade? Idia Central Eu no sinto diferena, somente pelo fato da escola ficar mais perto, logo eu posso ver o que est acontecendo na mesma. Expresses - Chaves E.01- No eu no sinto diferena, porque aqui pelo menos eu estou perto, eu sei o que estar acontecendo, eu sei o que ele estar fazendo, eu vejo mais um pouco porque l pra fora eu no via isso, porque eles pegavam o nibus aqui e iam pra l e s chegavam meio dia e aqui no, eu to vendo o que estar acontecendo.

A diferena muita, pois a educao E.02- Percebo muita diferena entre a aqui e voltada para a vida no campo. escola daqui e da cidade. A educao aqui ela mais voltada para o campo eles ensinam muito as crianas a viver na zona rural, ento o estudo aqui mais voltado pra c, no pra rua (realidade urbana). A Educao da escola do assentamento diferente da escola da cidade e essa diferena percebida na ateno que dada pelos professores daqui, s crianas. Quanto aos alunos eu acho quase iguais os da cidade. E 03 - Com certeza, diferente a educao da escola daqui do campo para a escola da cidade. atravs dos professores que so mais atenciosos porque eles ensinam melhor e l de fora passa no quadro l.... e se a pessoa no for inteligente fica l mesmo. Os alunos tambm daqui eu acho que so quase iguais tanto daqui como l da cidade o comportamento n.

Fonte: Entrevista de campo realizada no Assentamento Joo Batista II no Municpio de Castanhal no perodo de nov./dez. de 2006.

Discurso do sujeito coletivo.


A diferena que com a escola dentro do assentamento posso acompanhar o que acontece na mesma. E a educao daqui voltada para a vida na zona rural, alm disso, os professores daqui so bastante atenciosos. Em sntese o fato da escola se situar no assentamento possibilita aos pais acompanharem o dia-a-dia de seus filhos na escola. Outro diferencial encontra-se na nfase dada pela escola Roberto Remigi quanto educao refletir a realidade rural na qual os alunos esto inseridos, e ateno dada pelos professores aos alunos. Quadro 03 - Vocs participam de alguma forma, das discusses e decises que ocorre na Escola do assentamento? Idia Central Eu participo atravs das reunies quando sou avisada, nelas eles sempre perguntam nossa opinio sobre os assuntos. Expresses - Chaves E.01- A reunio durante ele est estudando aqui dentro, toda a reunio que tem eu participo. Ouve sim... na reunio em que o Nestor avisa que eu vou, ele ouve a gente, ele pergunta se a gente quer fazer alguma pergunta sobre os meninos, eu no acho

diferente, tima a reunio, eu que sou me participo mas atravs do menino. Participo de todas as reunies da escola, os pais so sempre chamados para dar suas opinies sobre o que e o que no preciso para a escola. E.02- Eu participo das reunies, eles renem o grupo de pais pra zelar a escola, quando eles querem fazer alguma coisa eles chamam os pais pra perguntar o que preciso, o que no , e sempre eles pedem opinio dos pais. Eu participo de todos que tem, eu participo. E 03 Sim. Sempre toda vez eu vou porque eu fao parte da coordenao do assentamento e a gente convidado pra participar da reunio da escola, das decises tira equipe pra reivindicar alguma coisa.

Participo sempre de todas as reunies, porque fao parte da coordenao do assentamento, e vou para tomar decises e fazer parte de equipes de reivindicaes.

Fonte: Entrevista de campo realizada no Assentamento Joo Batista II no Municpio de Castanhal no perodo de nov./dez. de 2006.

Discurso do sujeito coletivo.


Participo das reunies realizadas pela escola, nas quais sempre pedem nossa opinio at porque fao parte da coordenao do assentamento. Em suma, os pais participam da vida da escola, manifestando suas opinies atravs de reunies, quando convocados.

Crianas.
Observao: Esta entrevista foi realizada com crianas reunidas em um grupo e ao mesmo tempo. Quadro 01 - O que vocs aprendem aqui na escola do assentamento Joo Batista II? Idia Central Expresses - Chaves matemtica,

Vrias coisas, portugus, matemtica E.01- Muita coisa, etc. portugus. Muita coisa.

Na escola, a gente aprende lio de E.02 - Lio de vida, muita coisa. A vida e ser algum um dia. gente vem pra escola pra ser alguma coisa na vida.

A gente vem para c aprender para E. 03 A gente tem que aprender, ter conhecimento. porque se no aprender a gente fica burro. A gente estuda para vencer na E. 04 - A gente vem pra escola pra ser atravs de uma profisso. alguma coisa na vida.
Fonte: Entrevista de campo realizada no Assentamento Joo Batista II no Municpio de Castanhal no perodo de nov./dez. de 2006.

Discurso do sujeito coletivo.


Na escola a gente aprende as disciplinas, para ter conhecimento e vencer na vida atravs de uma profisso e tambm lio de vida. Em suma, as crianas possuem a mentalidade que a escola responsvel pela formao que garantir um futuro melhor. Mas tambm a escola lhes ensina valores para as suas vidas.

Quadro 02 - Como se d a participao de vocs nas decises da escola? Idia Central Ns tivemos uma participao atravs da elaborao do projeto poltico pedaggico da escola, no qual demos nossa opinio. Expresses - Chaves E.01- Ns participamos do Projeto Poltico da Escola, eles pediram sugestes e ns demos. Ns falamos da professora que muito enjoada, manda a gente embora. Se a gente no faz o dever, ela fala muito.

Nos sugerimos a construo de uma E.02 - Ns sugerimos fazer uma escola nova. escola nova, eles disseram que vo fazer perto da Casa da ngela, agora vamos ver se eles vo fazer. Mas, o mais importante a educao E. 03 - No importa a escola, importa que a gente recebe. a educao que o professor d pra gente.
Fonte: Entrevista de campo realizada no Assentamento Joo Batista II no Municpio de Castanhal no perodo de nov./dez. de 2006.

Discurso do sujeito coletivo.


Ns participamos da elaborao do projeto poltico pedaggico da escola e demos nossas opinies, inclusive sobre a construo de uma escola nova. Em sntese, os alunos no participam muito das decises relacionadas escola, porm contriburam na construo do P.P.P.

Quadro 03 - Vocs enquanto alunos esto organizados? De que forma? Idia Central Nossa organizao se chama semterrinha e se rene para discutir as mudanas que precisam ocorrer na escola e no assentamento. Expresses - Chaves E.01 - Ns temos uma organizao dos sem-terrinha que todo mundo participa e no falta. Nas reunies, no encontro dos sem-terrinha ns discutimos o que pode mudar, o que vai mudar, no assentamento, na escola. E.02 Ns temos uma parceria com a Escola l de So Paulo, Jardim Iguatemi... Eles mandam carta de l pra c, e a gente manda daqui pra l, eles mandam projeto de l pra gente fazer o que pode mudar e a gente manda tambm. L uma escola pblica no de assentamento.

Nos temos uma parceria com a escola Jardim Iguatemi de So Paulo com a qual a gente troca informaes e projetos.

A escola de So Paulo tem mais E. 03 A gente percebe muita estrutura de professor, de livros e ns diferena entre ns e eles de So gostaramos que aqui fosse igual. Paulo, porque l tem muito livro e mais professor, um sai e outro entra, de matemtica, de portugus e geografia e toda a aula entra um e sai outro, ns gostaramos que aqui fosse assim tambm.
Fonte: Entrevista de campo realizada no Assentamento Joo Batista II no Municpio de Castanhal no perodo de nov./dez. de 2006.

Discurso do sujeito coletivo.


Ns temos uma organizao que se chamada de sem-terrinha que se rene para discutir assuntos de nosso interesse. Tambm temos uma parceria com uma escola de So Paulo na qual agente se espelha. Em suma, as crianas esto organizadas sobre a identificao de sem-terrinhas atravs da qual se renem para discutir e para fazer suas reivindicaes. Quadro 04 - Vocs percebem alguma diferena entre vocs e os alunos da escola da cidade? Idia Central Os alunos da cidade so arrogantes. Expresses - Chaves E.01 - Os alunos da escola da cidade so muito metidos...

Eles so arrogantes porque a nossa E.02 Sabe por que eles so muito

escola aqui no assentamento no est em boas condies. Alm do mais, eles tm preconceito pelo fato de ns sermos do MST. Eu queria que isso no acontecesse.

metidos, porque vem gente de fora pra c a ver a escola nessa condio ento eles ficam falando. Muitas pessoas ficam olhando pra ns porque ns somos do MST, a eles ficam falando, cochichando no ouvido. Eu queria que no acontecesse isso no, era melhor fazer mesmo aquela escola mesmos ali, por causa que... Tu doido!!! muito escroto. A ns vamos a Castanhal e nosso nome conhecido por l.

Fonte: Entrevista de campo realizada no Assentamento Joo Batista II no Municpio de Castanhal no perodo de nov./dez. de 2006.

Discurso do sujeito coletivo.


Os alunos das escolas da cidade se acham superior a ns por terem uma escola melhor que nossa e tem preconceito por ns sermos do MST. Em sntese, os alunos das escolas da cidade se julgam superior por estudarem em um prdio melhor do que o da escola Roberto Remigi no assentamento, alm de se sentirem vtimas de preconceito por serem integrantes do MST. Quadro 05 - Vocs gostam de morar no assentamento e fazer parte do MST? Idia Central Expresses - Chaves

Eu gosto do MST, aqui melhor do E.01 - Eu gosto do MST, aqui muito na cidade, l tem muita violncia. melhor do que l, l tem muita violncia... Aqui mais tanquilo. E.02 Aqui mais calmo, a noite no tem muito barulho...

No tenho vontade de ir para cidade, E. 04 - Eu gosto daqui, eu no tenho eu gosto daqui. Tudo o que de vontade de ir pra cidade no. Eu gosto agricultura a gente gosta. de plantar maniva, arroz, farinha... Tudo o que de agricultura a gente gosta de fazer aqui, eu acho aqui melhor que Castanhal e muito.
Fonte: Entrevista de campo realizada no Assentamento Joo Batista II no Municpio de Castanhal no perodo de nov./dez. de 2006.

Discurso do sujeito coletivo.


Ns gostamos de fazer parte do MST. Ns no gostamos das coisas da cidade e sim das coisas do campo como plantar, colher, andar de cavalo etc.

Em suma, as crianas se sentem bem em integrar o MST e em morar no assentamento, elas esto muito ligadas s coisas da vida no meio rural.

Quadro 05 - Vocs participam de alguma forma das lutas do Movimento? Idia Central Expresses - Chaves

Ns participamos agente no incio E.01 A gente participa sim. No incio fazia marcha at Castanhal at, at ns fazamos marchas daqui para Belm para luta pela posse da terra. Castanhal, daqui para Belm, para o INCRA, atrs da posse da terra, porque a gente precisa lutar pelo que nosso. Eu tinha sete anos, mas eu ia andando at l. Ns ocupamos a terra junto com os adultos. Foi assim aqui, no queriam deixar a gente entrar, mas ns entramos. E.02 Muitos trabalhadores SemTerra, invadem, mas invadem de semvergonie. Ns ocupamos. Quando ns chegamos aqui, eu era pequeno, moleque, eu ainda me lembro. Ns chegamos aqui numa esquina que entra pra c, estava o seu Milton acompanhado de mais dois capangas, estavam com uma doze, assim na mo, a a gente vinha andando a disseram que a gente no podia entrar porque ns estvamos invadindo a propriedade do Domingos Rangel. A eu no sei quem foi que disse: no! Deixa a gente entrar pra ocupar um lugar, aqui um lugar que tem muita terra. A eles no deixaram a gente entrar e ns ento passamos por eles, e ns ocupamos.

A gente participa de outras E.03 A gente participa tambm de manifestaes como no caso da irm outras marchas como no caso da Droti, do massacre de eldorado. morte da irm Doroti, da data do massacre de Eldorado dos Carajs, de muita coisa a gente participa.
Fonte: Entrevista de campo realizada no Assentamento Joo Batista II no Municpio de Castanhal no perodo de nov./dez. de 2006.

Discurso do sujeito coletivo.


Ns participamos desde incio da ocupao do assentamento e das caminhadas para Belm para ter a posse da terra. Tambm participamos de outras atividades como nas marchas da irm Doroti e do massacre de Eldorado.

Em sntese, as crianas tm dimenso de sua condio social e participam com os adultos das atividades propostas.

Lideranas (02).
Quadro 01 - Qual a importncia da educao para o MST? Idia Central Para o MST a educao est ligada ao processo poltico da organizao, pois se trabalha a questo da educao desde o fundamento que se inicia at o processo de ocupao. Alm disso, a educao garante a permanncia das famlias no assentamento. Expresses - Chaves E.01 Bem para o MST, a educao ela ta ligada ao processo poltico da organizao. Ento a educao e o processo pedaggico e poltico no esto separados, eles andam juntos, porque se trabalham a questo da educao desde o fundamento que se inicia tanto na ocupao. Ento passa a pensar como fazer para segurar essas famlias na terra, porque a questo da educao da escola garante a permanncia das famlias no acampamento, porque se no tem essa preocupao do movimento, as famlias logo comeam a desistir quem que quer ver seus filhos fora da escola? E.02 - Para o MST a educao to importante quanto ocupao da terra, para nossa gente a ocupao do latifndio da terra e a ocupao do latifndio do saber, no tem nenhum que seja mais importante que o outro, os dois so importantes e isso bem evidente quando ns fazemos uma ocupao, pois as duas primeiras bandeiras que ns colocamos na guarita de entrada a do movimento, e a outra o espao onde funcionar a escola. Ento essa uma manifestao material daquilo que obviamente acreditamos que . Ento, o grande desafio ... Ns podemos no ter dinheiro para comprar comida, mas sempre temos dinheiro para estudar / fazer cursos.

Para o MST a educao to importante quanto ocupao da terra, os dois so importante, e isso mais evidente quando ns fazemos a ocupao, pois as duas primeiras bandeiras que erguemos so: uma na guarita de entrada e a outra no espao em que funcionar a escola. Ento essa uma manifestao material daquilo que acreditamos.

Fonte: Entrevista de campo realizada no Assentamento Joo Batista II no Municpio de Castanhal no perodo de nov./dez. de 2006.

Discurso do sujeito coletivo.


A educao est ligada ao processo de organizao do movimento, por isso a educao to importante quanto ocupao de terras, pois o que garante a permanncia das famlias no assentamento. Isso se observa claramente nas ocupaes quando as primeiras bandeiras que se erguem so onde ficar a trincheira e a escola. Em suma, a educao faz parte da estratgia do MST e est presente em todos os momentos de sua trajetria. Quadro 02 - Qual o Princpio Educativo da Escola do MST? Idia Central O maior princpio do Movimento ver a organizao das famlias no processo de formao, fazendo com que elas tenham conscincia de lutar por seus direitos. Ento, o princpio a luta pela terra, pela reforma agrria e por condies de permanecer nesta terra. nisso que est preocupao da educao, num processo que ir exigir a formalizao da escola de 1 a 4 srie. Alm de ter como maior luta uma escola que abranga a 8 srie e por que no o ensino mdio. Expresses - Chaves E.01 O maior princpio do movimento ver a organizao das famlias nesse processo de formao que a pessoa passa a ter conscincias de que ele um sujeito que est lutando por seu direito. Ento alm de lutar pela terra, tem que lutar pela permanncia dessas famlias na terra, dando condies dela sobreviver, ento o princpio essa luta constante na terra. Que a luta pela reforma agrria, ela muito ampla. Luta-se pela terra e por condies de permanecer nessa terra e nisso est a preocupao da educao como processo que vai depois exigir que a gente formalize isso com a escola de 1 a 4, mas essa no a maior luta, mas sim uma escola que abranja a 8 srie porque no dizer o ensino mdio. E.02 - Ns ainda podemos dizer que apesar de ter 22 anos de historia ainda estamos engatinhando nesse processo, porque todos ns pedagogos que atuamos no movimento somos oriundos da Academia tradicional que freqentamos e a academia tradicional nunca nos ps em contato com pensadores, pedagogos da

Ns pedagogos do movimento somos oriundos de uma academia tradicional, onde no temos contato com pensadores da vertente socialista / comunista, pelo contrrio, seguimos uma linha positivista do sistema em que estamos vivendo. Mas ns do movimento estamos estudando e nos aprofundando a partir de uma Pedagogia na vertente socialista,

marxista. Ento, seguimos os princpios da proposta, por exemplo, do Pedagogo Russo Anton Makarenko que esto fundamentadas no estudo, trabalho e coletivo. Como ns somos do campo, vinculamos todo o processo de educao ao trabalho e isso fazemos de forma coletiva, contrapondo tudo o que est na essncia do capitalismo: O individualismo. Para o capitalismo o importante no a pessoa, mas sim o capital, quanto mais o capital, mas importante eu sou. E para ns do movimento o importante no o eu, e sim o coletivo. Ento um dos grandes princpios nossos levar a srio os que nos antecederam, dialogando a realidade do nosso trabalho com o saber sistematizado, de forma que no seja um saber esttico, mas confrontando este saber com o nosso trabalho construindo um novo conhecimento.

vertente socialista/comunista, pelo contrrio, sempre na linha positivista do sistema em que estamos vivendo, mas o que ns estamos estudando, fazendo experincias, aprofundando a partir de uma pedagogia mais na vertente socialista marxista e ai muito tem nos ajudado e est nos ajudando grandes pensadores, como o russo pedagogo Anton Sinuit Macarenco, que fazia um trabalho com as crianas de Rua na Rssia. Quem conseguiu traduzir bem essa verso do Makarenco aqui no Brasil foi Paulo Freire. Ento os trs pilares da proposta de Makarenco estudo, trabalho e coletivo. Como ns somos do campo importante ns vincularmos todo o processo de educao ao trabalho, isso de uma forma coletiva pra contrapor tudo que temos de individualismo, que a essncia do capitalismo. Para o capitalismo o que importa no a pessoa o capital quanto mais o capital mais importante eu sou, e para ns no o eu, mas sim o ns, o coletivo. Ento, um dos grandes princpios nossos esse: levar a srio os que nos antecederam, os que conseguiram acumular, aprofundar e conhecer, porque se saber estudar isso que j foi sistematizado pra ns importante o trabalho e que a realidade do nosso trabalho dialogue com esse saber sistematizado de maneira que no seja um saber esttico, mas confrontando esse saber com o nosso trabalho que a gente produz um novo conhecimento. E o coletivo a construo coletiva, a construo do conhecimento de maneira coletiva que nos leva a possuir uma organizao coletivo, um trabalho coletivo que temos de ter em comum.

Fonte: Entrevista de campo realizada no Assentamento Joo Batista II no Municpio de Castanhal no perodo de nov./dez. de 2006.

Discurso do sujeito coletivo.


Um dos grandes princpios a organizao das famlias no processo de formao, na tomada de conscincia e de luta pela terra e por condies de permanncia nela. Outro importante princpio a defesa de novos valores baseados em pensadores socialistas, como o trabalho e o coletivo em detrimento ao individualismo. Assim, o contato com as obras de outros lutadores permite construir um novo conhecimento. Em sntese, a escola do MST est alicerada em princpios de organizao que instrumentalizam a luta pela terra e possibilitam a conscientizao do campons atravs de valores socialistas que buscam a construo de uma sociedade mais justa.

Quadro 03 - Quais os outros princpios que a escola do MST trabalha? Idia Central Ns temos o trabalho como princpio educativo por ser importante para a sobrevivncia do ser humano, por isso, desde sedo trabalhamos com as crianas a importncia do trabalho, no como educao, mas como forma de sobrevivncia e valorizao do ser humano. Expresses - Chaves E.01 Ns trabalhamos com o princpio do trabalho como princpio educativo, pois o trabalho ele importante at pela sobrevivncia do ser humano, ento se trabalha a luta das famlias para produzir para permanecer na terra, porque sem produo a pessoa no permanece, logo desiste, e a escola procura desde de cedo ta trabalhando com as crianas essa importncia do trabalho, mostra-se o trabalho no como educao, mas como uma forma de sobrevivncia e valorizao do ser humano, ento o trabalho ta ligado a um dos princpios pedaggicos da educao do movimento, educao vinculada ao trabalho.

Um dos princpios importantes a E.02 - Ns estamos inseridos em uma transparncia. Outro seria o da sociedade, ns temos princpios construo de consenso para que desde o inicio do movimento, alguns

possamos tomar melhores decises. E outro o respeito s diferenas, pois temos nveis diferentes de compreenso.

j vo passando, outros permanecem muito pertinentes, por exemplo, todo o trabalho coletivo ele exige... Tem sempre aquele que tem a tarefa delegada pela comunidade de coordenar o processo. Ento, isso mais um princpio importante que a transparncia, prestar conta a comunidade de tudo que feito. Tambm os encaminhamentos coletivos a construo de consensos, para ns evitamos assim momentos de indeciso, decidir pelo voto ns achamos que quando uma discusso no tem consenso porque no est suficientemente aprofundada ento a participao de todo na deliberao dos passos a dar. De repente ns temos isso mais concretizado a nvel de organizao e ainda no a nvel de educao, porque tanto ns educadores como pais responsveis dos nossos estudantes estamos formatados no que tem ai e ento inconscientemente s vezes ou ns sabemos fazer o que aprendemos. Por isso exige da parte de ns muita discusso. Ns tentamos fazer isso garantindo reunies semanais, dias de estudo quinzenais, e ns colocamos um programa sistemtico de leitura daquilo que o movimento nos passa porque ns temos o coletivo da educao nacional e eles vo coletando texto, teses e tudo, livros e vamos encaminhando, e isso mesmo a distncia possibilita acompanharmos minimamente. Ento, essa alm da transparncia, a condio coletiva do processo aqui na escola oficial coloca assim a questo dos conselhos escolares, os projetos polticopedagogicos. Ns estamos ainda num processo de construo do projeto poltico-pedagogico j temos praticamente todo elaborado, mas sempre cada ano tem sempre mais coisas que a gente na mais boa vontade concluiu e a gente est avaliando para saber que no est

certo e a gente tem que est sempre construindo. Ento, seria a transparncia, a participao de todos na deliberao dos encaminhamentos... Basicamente acho que isso. E tambm a idia de aceitarmos que somos diferentes nos respeitar nas diferenas que somos mesmo que temos deliberaes claras temos conhecimento e a compreenso que h nveis diferentes de compreenso vivenciados porque somos mesmo diferentes. Representa processo histrico das pessoas que esto envolvidas, pessoas entre ns aqui, no somos uma comunidade tradicional, ns somos famlias que nos encontramos h oito anos atrs e oriundas de diferentes Estados do Brasil, alguns da cidade, do campo, ento temos muitas diferenas culturais, ento o principio tambm de respeitar as diferenas culturais e os ritmos diferentes que existem entre ns.
Fonte: Entrevista de campo realizada no Assentamento Joo Batista II no Municpio de Castanhal no perodo de nov./dez. de 2006.

Discurso do sujeito coletivo.


Ns temos o trabalho como princpio educativo, por ser importante na sobrevivncia e na valorizao do ser humano, por isso, trabalhamos desde cedo esse princpio com as crianas. Por outro lado, temos a transparncia, a busca dos consensos nas tomadas de decises e o respeito s diferenas. Em suma, os princpios pedaggicos da escola do MST so aqueles relacionados com as suas peculiaridades de movimento social ligados luta pela terra, como o valor do trabalho. Quadro 04 - Que tipo de homem e relaes essa escola pretende formar? Idia Central Expresses - Chaves

Acreditamos em trabalhar a formao E.01 A gente acredita que se do ser humano para que ele saiba trabalhar o ser humano para que ele viver no mundo em que est inserido. se identifique e saiba viver no

Que se reconhea como uma pessoa ambiente que ele estar. Que ele saiba explorada, mas que atravs da luta a necessidade que ele tem para coletiva pode mudar sua condio. sobreviver, que ele se reconhea como uma pessoa, como um sujeito que pode mudar a situao que ele estar. No se acomodar diante da situao que ele se encontra e lute pelos seus direitos pela vida melhor. A partir do momento que o ser humano tem essa compreenso que ele um necessitado uma pessoa margem da sociedade, mas que ele busque juntamente com outras pessoas, porque sozinho isolado ele no vai conseguir, mas junto com outras pessoas ele junta as foras e pode mudar a situao que ele vive. Acho que Paulo Freire deixa isso bem claro: Nos reconhecer como pessoas humanas e a importncia que temos como pessoas humanas. Somos importantes, e o outro importante, por isso temos que nos respeitar. Outro elemento est em reconhecermos a realidade que nos envolve, pois percebemos que ela muito contraditria, por exemplo, um pas rico com tanta pobreza. Porm, importante que a pessoa reflita sobre a realidade em que vive para poder se indignar para assim, construir coletivamente esse novo homem. E.02 - Primeiro, acho que Paulo Freire deixa isso bem claro: nos reconhecer como pessoas humanas e a importncia que temos como pessoas humanas. porque somos importantes e o outro importante e temos que nos respeitar e porque somo importantes os outros tambm tem que nos respeitar. Por exemplo, quando Paulo Freire naquela experincia de aginco ele se alfabetizam em curto espao de tempo e na prtica no trabalho dele eles passam ter movimento de greve reivindicam melhores salrios, melhores condies de vida, no porque existem entre eles o desejo de enriquecer, mas porque eram pessoas humanas e como pessoas humanas deviam ser respeitadas e no somente sugadas pelo sistema, ento um dos princpios que ajude e que ns queremos formar que se dei conta que ela uma pessoas humana e porque uma pessoas humana importante. O segundo principio, elementos que ns temos presentes que ns temos que conhecer a realidade que nos envolve, que na medida em que a gente conhece a realidade que nos envolve a gente percebe que ela muito contraditria, por exemplo, pra ilustrar um pas

rico com tanta pobreza, ento o segundo elemento que temos muito presentes que tipo de ser humano queremos formar que tenha conhecimento da realidade em que vive, ento a gente observa a questo da moradia como tem alguns que tem moradia luxuosa e muitas moradias em diferentes cidades at no estrangeiro e outros no tem onde morar, a questo da moradia est muito na questo de salrio, tem trabalhador que trabalha o ms inteiro e ganha o salrio que temos e se falta um dia perde domingo, perde feriado da semana, tem outros que trabalham na tera, quarta e quinta e recebem assim salrios milionrios. Questo de aposentadoria o trabalhador tem que trabalhar no sei quantos anos pra se aposentar j nossos amigos que ocupam uma Assemblia no Ministrio eles com seis ou oito anos saem com a aposentadoria de invalidez. Temos um Sarney da vida, um Jader Barbalho da Vida com tudo que recebem dos Cofres Publico 05 aposentadorias acumuladas e eu lembro que em 87 uma revista Veja colocava que Jader Barbalho tava recebendo 617 salrios mnimos por ms s de aposentadoria e o trabalhador quando se aposenta 60,65 anos de idade puxando o peso de seu trabalho no usufrui. Eu lembro do meu falecido pai ele lutou para se aposentar, recebeu duas aposentadorias, na terceira ele no recebeu porque morreu. importante na formao da concepo de pessoa que ela se valorize como pessoa humana e mais importante que ela olhe a realidade. E ai Paulo Freire diz que quem reflete sobre a pessoa reflete sobre a realidade, ele no pode ficar conformado isso causa uma revolta em si a no ser como diz Paulo Freire um corao de pedra onde no corra sangue. Ento se ele se indigna diante disso ele passa

atuar a se comprometer no sentido de que ns pobres se metermos a cara contra o que est ai ns s levamos a pior. Agora se ns nos organizarmos ns somos fortes, povo unido. Ento a outra idia na formao da pessoa que a companheirada passe a perceber o quanto importante gente ter compromisso, a gente atuar na comunidade, na associao, na cooperativa, no movimento social do prprio partido poltico porque s organizados seremos capazes de dar resposta ao nosso povo. Construir uma nova cultura conjuntamente, no beber conformadamente o que est posto, mas se a gente construir coletivamente o novo, ento esse o processo que se tem do tipo de pessoa que ns queremos formar.
Fonte: Entrevista de campo realizada no Assentamento Joo Batista II no Municpio de Castanhal no perodo de nov./dez. de 2006.

Discurso do sujeito coletivo.


Acreditamos na formao do homem consciente de sua condio e da sua importncia como pessoa humana e conhecedor do mundo que o cerca. Uma vez conhecedor dessa realidade possvel a ele se indignar e atravs da luta coletiva construir um mundo melhor. Em sntese, para o MST, s possvel a construo de novas relaes sociais quando homens e mulheres tiverem conscincia de sua condio de excludos socialmente para que atravs da organizao transformar essa realidade.

Quadro 05 - Como acontece a adaptao curricular no interior da escola? Idia Central Ns trabalhamos com o livro didtico, mas ele no o instrumento principal, ns trabalhamos com dilogos, com problemas que as crianas levam Expresses - Chaves E.01 Ns trabalhamos reaproveitando os livros didticos, por exemplo. Ele um instrumento que colocado, mas ns no utilizamos ele

para sala e a partir da fao com que elas reflitam sobre sua realidade, usamos historias do nosso folclore, como a lenda da Matinta Pereira. Nas datas comemorativas ns temos a semana Che Guevara, o aniversrio do assentamento, o dia das crianas, que para ns, no uma data festiva, mas um momento em que levamos as crianas a refletir sobre sua prpria condio.

como questo principal na sala de aula. Pra mim, eu utilizo muito a questo do dilogo, o livro ele auxilia na questo da metodologia que eu uso, eu trabalho muito a questo da msica, letras de msicas, canes do prprio movimento, os problemas que as crianas levam do dia-a-dia, de casa pra sala de aula, eu procuro trazer isso como o tema da aula, tentando fazer com que ele reflita o porqu ta acontecendo isso e no que ele gostaria que acontecesse, e a a gente trabalha a msica, os cartazes, trabalhamos muito com as histrias que eles nos levam. Quando chega a questo do folclore, eles aqui falam muito na Matinta Pereira, que sabe que uma figura lendria da Amaznia, a Matinta Pereira, o Curupira. Ento a gente trabalha com essas questes, mas isso muito forte pra gente mesmo, muitos juram que j viram a Matinta Pereira, que ela rondava as casas na poca do assentamento, que foram visitados por ela. Ento so questes que esto muito ligados nas vivncias das crianas e a gente procura trabalhar isso de uma forma que no se choque os conhecimentos trazidos por eles, com o que a gente sabe que o conhecimento formal, trabalhamos ainda as datas comemorativas. Ns temos a festa do assentamento, 15 de novembro, a semana do Che-Guevara - tem at um monumento ali na praa, temos em outubro a semana da criana, em que vimos esta data como uma data de luta das crianas e no como uma data festiva, de presente pra criana, mas sim levar nossas crianas a refletir sobre elas. A nos temos temas como o que ser criana, qual a importncia disso. Eu como criana o que estou fazendo para melhorar a minha amizade com as outras crianas. No entanto, no h uma elaborao sistematizada do currculo. Pra vocs verem as

dificuldades. Estamos lutando j h trs anos na construo do Projeto Poltico Pedaggico da Escola, ento a gente ta sistematizando esta experincia, porque, alm dela se tornar um documento, exigncia da Secretaria, ele vai servir pra gente estar se espelhando, sabendo o que a gente j avanou e o qu que precisa mudar, porque o projeto esta sempre em construo, ento a gente ta sistematizando este documento, este projeto, mas as nossas prticas, isso a gente no consegue escrever, no sei se descuido, porque muita pessoa vem e escreve sobre a gente, mas a gente ainda no sentiu a necessidade de escrever sobre ns mesmos, temos essa dificuldade. Nesses 22 anos de caminhada, ainda temos muito a avanar no que se refere a uma proposta curricular da escola do assentamento, h muitas experincias, porm fica muito na iniciativa de cada um. A Secretaria Municipal de Educao daqui de Castanhal muito aberta quanto s nossas adaptaes curriculares, ela no interfere nas nossas pequenas mudanas. Ns inclumos dentro de nosso currculo a importncia da participao de nossos militantes, principalmente das crianas e mulheres, em diferentes iniciativas e movimentaes. Entendemos que a participao em uma marcha, em uma ocupao de terra, num confronto com a polcia possibilita a construo de conhecimentos, alm de refletirmos sobre os interesses que ali esto postos e que esto sendo confrontados. Existe um lado que se defende sem armas, e um outro com todo o aparato jurdico, poltico, militar. uma luta de diferentes. E.02 - Bem, quanto a isso eu dizia no inicio que ns temos 22 a 23 anos de histria e ainda podemos dizer que estamos engatinhando com muitos acertos e erros e por vezes tambm faltam um pouco... A correria nos joga mais no ativismo que no ficam com isso, mas se considera j vira prtica o que a gente vai elaborando, ainda temos iniciativas um tanto individualizadas entre o coletivo, mas no uma produo no coletivo apesar do que existe, por exemplo, a nossa participao em manifestaes, caminhadas, acampamentos, ocupaes h uma participao coletiva. Agora dentro do currculo escolar que ns passamos todo dia na escola, ainda temos muito a avanar, h muitas experincias, estamos num processo de partida, mas ainda fica muito na iniciativa de cada um. E nesse sentido a Secretaria Municipal de Educao aqui de Castanhal ela muito aberta com ns, ela sabe que ns temos uma caminhada, temos um compromisso, ento eles nos convidam, participamos, mas no interferem nas nossas pequenas

mudanas, mas acho que no so to grandes, ento ns inclumos dentro do nosso currculo a importncia que o assentado participe nas nossas diferenas e iniciativas e movimentaes que tem no assentamento porque no inicio h um aprendizado desde o processo da ocupao quando tem gente que fica no movimento porque numa ocupao, num confronto com a policia, num processo de despejo ns no deixamos de colocar as crianas na frente, as mulheres. Isso tudo a trabalhar algo que permanece na criana e ajuda a formar aquele que sonha com o outro, mas um sonho que se encontra em momentos com o mundo como a gente sustenta o sonho sem sacrificar os sonhos. Paulo Freire coloca muito bem naquele livro: Medo e Ousadia como enfrentar o medo sem perder a ousadia. Ento quem est de fora do movimento: analista, crticos que questionam muito esses laos a atitude de colocarmos as crianas na linha de frente, os nossos jovens tambm na linha de frente; mas ns entendemos que isso so coisas da realidade que desencadeiam todo um processo de reflexo e atitude. Ns entendemos que a participao em uma marcha, no acampamento, a participao em uma ocupao de terra e num processo de confronto com a policia que estejam armados algo muito desafiador, muito construtivo, mas entendemos que isso nos oportuniza extrairmos e construirmos muitos conhecimentos atravs disso, principalmente para perceber quais os interesses que so postos e esto sendo confrontados. Existe um lado que se defende sem armas, existe outro lado que tem aparato jurdico, poltico, armados e uma luta de diferentes, mas se tem muita esperana e se acredita naquilo que se faa. Ento, a participao da

nossa criana e de todo esses processos muito significativo.


Fonte: Entrevista de campo realizada no Assentamento Joo Batista II no Municpio de Castanhal no perodo de nov./dez. de 2006.

Discurso do sujeito coletivo.


O livro didtico no o principal instrumento que utilizamos na sala de aula. Ns trabalhamos com dilogos, com problemas do dia-a-dia das crianas, fazendo com que elas reflitam sobre sua realidade, alm de trabalharmos as datas comemorativas como o aniversrio do assentamento, como a morte do Che-Guevara. Porm, ainda temos muito a avanar, no que se referi a uma proposta curricular para a escola do MST, apesar de sermos livres para fazermos nossas adaptaes no interior da escola, incluindo inclusive a importncia da participao dos militantes, principalmente crianas e mulheres, em vrios momentos de lutas e na construo de novos conhecimentos. Em suma, so introduzidas algumas modificaes no currculo da escola do assentamento, mas no existe ainda uma proposta sistematizada de currculo prprio da escola Roberto Remigi.

Quadro 06 - A Educao para o MST precisa ser ofertada a todos, inclusive para os adultos, neste sentido como o EJA trabalhado na escola do assentamento? Idia Central O movimento tem como diretriz que todo sem-terra precisa estar estudando, mas apesar de existir aqui no assentamento um grande nmero de analfabetos, apenas uma pequena parte freqenta a escola. Contudo, foi uma conquista trazer o EJA 1, 2 e mais recentemente a 3 etapa para c, pois aqueles que interromperam os estudos no poderiam continu-lo na cidade. Alm do que l se trabalha numa outra perspectiva. Expresses - Chaves E.01 O EJA funciona a principio, o movimento de modo geral ele tem uma campanha de que todo sem-terra tem que estudar que ningum fique fora desse processo, mas ns aqui h 8 anos encontramos grandes dificuldades em conseguir que os assentados se alfabetizem, ento uma pequena parte que vai para a escola, mas agente sente que ainda tem pessoas analfabetas aqui dentro no movimento, em que chega o crdito essas pessoas por no saber assinar o nome para assinar o prprio crdito para receber se v amarrado para assinar o prprio nome para receber,

ento ele vai necessitar de outras pessoas l de fora para ser o procurador, ento isso no era mais para existir, mas infelizmente ainda tem pessoas que no v a educao com essa importante, ento prefere s trabalhar, trabalhar e no procura uma hora, um espao para vir para escola estudar, no aceitam ajuda. Ento aqui, a gente desde o acampamento tem turma de alfabetizao de adultos da 1 2 etapa. Esse ano tivemos conquistas, que foi trazer a 3 etapa para escola, ento aqueles alunos que pararam de estudar tinham muito desejo de continuar e no tinham condies de trabalhar o dia todo e ter que estudar fora, nos temos o transporte escolar que leva nossas crianas ao concluir a 4 srie aqui no assentamento eles vo estudar l fora, isso pra ns um n que ainda no sabemos como resolver, porque as escolas aqui s oferecem de 1 a 4 e a as crianas, mesmo concluda a 4 ficaram continuando a estudar em Castanhal e muitas vezes elas acabam se afastando da prpria organicidade do movimento, porque passam a adquirir outro tipo de cultura, muitos vo para escola no entram na escola passam a gazetar, comeam a conviver com outros tipos de vcios como as drogas os cigarros, bebidas, ms companhias, isso influenciam muito e a a gente perde muito com isso porque l fora no tem continuidade do processo que a gente deu inicio aqui. No movimento a nvel nacional possui trs frentes na educao: a Infantil, a Fundamental e o Mdio e uma quarta frente que seria o EJA. Em outros estados como Santa Catarina esse processo j avanou, mas aqui no Par por termos uma histria mais recente ainda tem muitas dificuldades. Os dirigentes por E.02 Ns temos a nvel nacional e a nvel estadual trs frentes: A educao Infantil, a fundamental e mdio, e uma quarta frente seria a educao de jovens e adultos (O EJA) nos aqui no Par estamos ainda patinando muito quanto a isso, no Estado do Maranho tambm, mas tem alguns estados que est

vaidade ou por vergonha tm dificuldade de ir para uma sala de aula, mas a nvel nacional eles j compreenderam a importncia de se est estudando e comeam a dar o exemplo para a base, e Isso est facilitado o processo. Ao se ocupar uma terra se ergue imediatamente duas bandeiras, uma na entrada do acampamento e a outra onde se erguer a escola.

conseguindo, a claro que ns temos uma histria mais nova como movimento aqui, mas Estados, por exemplo, como o Paran, Rio Grande do Sul, So Paulo, Esprito Santo, Bahia, Pernambuco, so Estados que todos os militantes dirigentes esto estudando e diferente, por exemplo, ns aqui temos bons militantes, bons dirigentes, mas que eles dizem, Nestor eu estudaria se tu fosse d aula pra mim l em casa, ento tem essa vaidade, essa vergonha porque o que vo dizer os outros: eu to l coordenando a reunio, represento o movimento no INCRA, no Banco. Eles no vem como algo que os torna mais dignos, mas sim como humilhante sentar na sala de aula. Ento uma coisa mais recente do ano passado para este ano (2005 para 2006), e a gente ainda est trazendo de outros Estados pra c que dirigentes histricos do movimento esto hoje estudando. Por exemplo, ano passado ns tivemos em Braslia uma semana sobre a Educao do Campo, e ns temos, por exemplo, quando o Coletivo Nacional de Educao se renem, no participa s o Coletivo de Educao, mas vem alguns representantes do coletivo de gnero, coletivo de produo, coletivo de comunicao, da sade para que nunca se perca a viso do todo, a unidade do movimento, de maneira que quando esses companheiros renem o seu setor saiba que os outros j esto trabalhando. muito bonito quando tem um dirigente Nacional, ele se apresenta diz o nome: sou estudante do EJA, segunda etapa, sou estudante do EJA terceira etapa, ento ser dirigente estudante um exemplo para a Base tambm passar a estudar. Ento ns passamos nesses vinte e dois anos de histria do movimento, sempre falando pra base que acampou,

ergueu barraco, no dia seguinte tem que estar estudando. Se um dia vocs puderem acompanhar uma ocupao vocs vo ver imediatamente, ento e as duas primeiras bandeiras que so erguidas so: Na trincheira de entrada ergue uma bandeira (do MST), e a outra primeira bandeira que se levanta a onde vai ficar o prdio da escola. No incio ns falvamos muito que era preciso estudar, agora os nossos dirigentes j comeam a estudar, ento fica mais fcil trazer a base.
Fonte: Entrevista de campo realizada no Assentamento Joo Batista II no Municpio de Castanhal no perodo de nov./dez. de 2006.

Discurso do sujeito coletivo.


O MST na rea da educao atua na educao Infantil, Fundamental e ensino Mdio e tambm no EJA, e determina que todo militante estude. Contudo, mesmo com o EJA sendo ofertado no prprio assentamento apenas poucos compreendem a importncia do estudo, sobretudo aqui no Par. No entanto, com a volta aos estudos de dirigentes histricos a base est sendo sensibilizada e estimulada a voltar a estudar. Em sntese, o MST tem como frente de atuao a educao de jovens e adultos, mas a maioria dos militantes, sobretudo no estado tem dificuldades para voltar a estudar e vencer o analfabetismo bastante presente no assentamento. No entanto, a nvel nacional os dirigentes comearam a dar o exemplo.

Quadro 07 - Em relao Gesto Escolar. Como se d o processo de escolha? A direo foi eleita no assentamento ou foi indicada pela SEMED? Idia Central Expresses - Chaves

O movimento defende a Gesto E.01 O Movimento a gente prima Democrtica para que a escola possa pela Gesto democrtica, que seria dialogar com toda a comunidade, mas aquela que organizada que tenha

ns aqui pelo fato de sermos uma escola anexa ainda no conseguimos ter nossa prpria direo e ter autonomia administrativa, mas temos uma boa relao com a diretora e a SEMED com isso ficamos bastante livres para adotar nossa metodologia.

uma ampla discusso com a comunidade, com a coordenao do assentamento, com os pais de alunos. Mas ns, ainda no conseguimos ter a nossa direo escolar daqui do assentamento. A nossa escola ela anexa a uma outra escola do campo. Ento a diretora l do Paulo Freire, da escola sede que a gente chama, ela diretora de mais trs escolas aqui da rea rural. Ento a gente quer ter essa autonomia administrativa, que tenha um diretor da comunidade na nossa escola, ainda no foi possvel, mas a gente tem uma boa relao com a diretora e tambm com a Secretaria, eles nos deixam bastante livres pra gente organizar o nosso material, a nossa metodologia adotada. E.02 Ns at o momento no temos uma direo de escola prpria no assentamento, ns temos aqui um coletivo de educao, e ns do ponto de vista legal somos uma escola anexa outra escola, a nossa escola sede a escola Paulo Freire no Cupiba, fica a 18 km daqui. E pra ns mais fcil ir at a cidade de Castanhal do que ir para o Cupiba, porque aqui tem todo o dia nibus que vai e volta pra Castanhal, mas para o Cupiba no. Ento a diretora deveria vir uma vez por semana pra c, mas s vezes passa meses que ela no vem. Agora nesse sentido a gente percebe que toda a equipe de trabalho da Secretria Municipal de Educao, o prprio Secretrio, eles sabem que a gente leva a srio o trabalho, eles sabem que ns temos uma linha, uma proposta e eles no interferem. Eles vem pelos resultados, nossas crianas que terminam a quarta srie, que vo para a cidade, eles percebem o nvel de rendimento deles. Ento ns no temos direo prpria, somos uma escola anexa, essa escola tem direo, pra todos os eventos, cursos, encontros, eles nos convidam, mas

A direo da escola no prpria do assentamento, da escola sede Paulo Freire, mas ns temos no assentamento um coletivo de educao que dirige a escola. Sobre isso, ns percebemos um grande respeito da secretaria de educao e do prprio secretrio pelo nosso trabalho, pois eles sabem que ns temos uma linha e que levamos a srio a educao e eles percebem pelos resultados das nossas crianas que saem daqui ao final da 4srie e vo estudar na cidade. Por isso eles no interferem. Mas fazemos questo de participar das atividades da secretaria para melhorar nossa imagem e contribuir nas discurses.

no complica se a gente no vai. E ns numa poltica de bom relacionamento a gente vai e mesmo quando tem reunies, coisas assim, a gente faz questo de ir, porque pra ns do movimento importante ter ampliado o leque de relacionamentos com a sociedade, porque os grandes meios de comunicao espalham uma imagem muito deturpada do movimento e a gente pode mudar essa imagem eles vendo quem somos, nossa maneira de pensar, nossas colocaes. E eu percebo nos cursos a onde a gente participa, o povo pouco fala, e ns pela prtica de muitas reunies, encontros facilita a gente dar contribuies tambm, e a torna mais simptico o movimento para a sociedade.
Fonte: Entrevista de campo realizada no Assentamento Joo Batista II no Municpio de Castanhal no perodo de nov./dez. de 2006.

Discurso do sujeito coletivo.


Ns primamos pela gesto democrtica, mas por sermos uma escola anexa a escola Paulo Freire, no temos ainda na direo da escola Roberto Remigi um militante do prprio assentamento, mas temos um coletivo de educao que tem autonomia da SEMED para dirigir a escola e aplicar nossa metodologia. Em suma, a direo legal da escola do assentamento e de uma escola sede, mas o MST atravs do coletivo de educao dirige de fato a escola e aplica sua concepo de educao sem a interferncia da SEMED.

Quadro 08 - A Escola do assentamento possui Projeto Poltico Pedaggico? Idia Central Ns no possumos um currculo sistematizado, porque so muitas as dificuldades. Estamos trabalhando h trs anos na elaborao do PPP por exigncia da secretaria e tambm para ns estarmos avaliando nossas Expresses - Chaves E.01 No h elaborao sistematizada do currculo, no tem, pra vocs verem as dificuldades. Estamos lutando j h trs anos na construo do Projeto Poltico Pedaggico da Escola, ento a gente

prticas, pois o projeto est sempre ta sistematizando esta experincia, em construo. Mas no escrevermos porque, alm dela se tornar um sobre nossas prticas. documento, exigncia da Secretaria, ele vai servir para gente estar se espelhando, sabendo o que a gente j avanou e o qu que precisa mudar, porque o projeto esta sempre em construo, ento a gente t sistematizando este documento, este projeto, mas as nossas prticas, isso a gente no consegue escrever, no sei se descuido, porque muitas pessoas vem e escreve sobre a gente, mas a gente ainda no sentiu a necessidade de escrever sobre ns mesmos, temos essa dificuldade. Por uma questo de legalizao o Governo Federal est pressionando todas as escolas a elaborarem seu PPP. Ns aqui, Construmos o nosso paralelamente ao da escola sede e a secretaria de educao gostou da idia e disse que o nosso projeto ficaria anexo ao da escola Paulo Freire. No processo a SEMED percebeu o nosso interesse em ter gesto prpria na escola. E.02 O Governo Federal est pressionando a todos os municpios para que legalizem as escolas para que elas tenham autorizao de funcionamento (todas escolas do interior e mesmo da cidade) e para que uma escola seja autorizada um dos pontos que tenha o seu projeto poltico pedaggico, ento ns temos participado porque junto a escola sede temos ns aqui, uma no quilombo So Pedro e a Escola Santa Terezinha, ento somos 4 Escolas da Escola Paulo Freire. Ento ns dissemos que no amos fazer o Projeto Poltico Pedaggico da Escola Paulo Freire, ns iramos fazer o Projeto Poltico Pedaggico da nossa escola, eles acharam at interessante que haja o PPP da Escola Paulo Freire e as demais escolas montem o seu PPP e que ficasse anexo pasta da Escola sede. E nesse sentido foi muito interessante a participao, e nesse processo deu pra perceber que eles esto tendo a preocupao de que aqui passe a ter uma direo prpria na Escola. Ento tenho h impresso que ano que vem ou no outro j vai ter direo prpria.

Fonte: Entrevista de campo realizada no Assentamento Joo Batista II no Municpio de Castanhal no perodo de nov./dez. de 2006.

Discurso do sujeito coletivo.


Ns temos dificuldades em sistematizar nossas prticas, mas por conta de uma exigncia do governo e da secretaria ns construmos nosso PPP para refletirmos sobre nossas prticas e a partir dele conseguir direo prpria. Em sntese, os militantes do MST no assentamento tm muita dificuldade para sistematizar suas propostas decorrente de suas experincias, e mesmo a construo do PPP tendo sido imposta foi um momento importante da luta.

Quadro 09 - Como se deu a participao dos pais na elaborao do projeto Poltico Pedaggico e como se d participao deles na escola de modo geral? Idia Central A participao dos pais, de forma mais efetiva, no cotidiano da escola ainda deixa muito a desejar, eles contribuem apenas quando so chamados nas reunies. O conselho s existe para fazer prestao de contas, propor dar sugestes, avaliar ainda est distante. Expresses - Chaves E.01 A participao da comunidade em si, ainda deixa muito a desejar, a participao que eu me referir se d nas reunies de pais, nas assemblias que a gente convoca em que levas os pontos da escola, tudo o que problemtico na escola pra discutir nas reunies mais ampliadas da comunidade, a se d a participao da comunidade, mas envolvimento mesmo, de dar sugestes, at mesmo pra avaliar o processo, isso no se d no cotidiano, isso um processo que ainda precisa muito se chegar a um ideal. No existe um conselho de pais que se rene, mas pra ver a questo imediata do recurso do PDDF que vem pra escola, prestao de contas... Esse conselho, ainda no faz o papel dele: que seria tambm ajudar na elaborao, no Planejamento, na organizao da escola.

A participao dos pais na construo do PPP poderia ter sido melhor, s que no assentamento temse a prtica muita reunio. Alm disso, ns no tnhamos o hbito de reunir os pais atravs da escola, ns aproveitvamos as reunies do assentamento para tratar das questes escolares, mas agora toda ltima sexta-feira do ms s 15hs a reunio com os pais atravs da escola Mas ainda no h o interesse dos pais em freqentar as reunies.

E.02 Eu achei que podamos ter maior participao dos pais, o problema que aqui no assentamento muita reunio. Por exemplo, na sociedade l fora as pessoas vo pra reunio da igreja e da escola, fora disso no tem mais nada. Enquanto que aqui reunio do ncleo, reunio do coletivo, reunio de instancias, muita reunio. Ento a reunio na escola j mais uma reunio. E era uma prtica que ns no estvamos tendo, por exemplo, na sociedade l fora a escola dialoga com a famlia atravs das reunies de pais na escola, ns aqui dialogvamos com as famlias atravs da coordenao do assentamento, ento todos os sbados de manh a coordenao do assentamento rene. Quem compe a coordenao do assentamento? O coordenador e a coordenadora de cada ncleo, todos os militantes e dirigentes e 2 representantes de cada coletivo do assentamento e esse formam a coordenao. Ento ns do coletivo de educao quando tem algum informe para os pais dos alunos ou alguma consulta a fazer, ns lanamos na reunio da coordenao, os coordenadores anotam, nas reunies dos ncleos discutem e no sbado seguinte do o retorno. Mas como tinha muito ncleo que no reunia, ns achvamos que as famlias estavam sabendo, quando ela no estava, ento foi nesse ano que ns comeamos a reunir os pais atravs da escola, temos toda ltima sexta feira do ms a reunio ordinria com os pais s 15h. No h o hbito dos pais participarem muito das reunies.

Fonte: Entrevista de campo realizada no Assentamento Joo Batista II no Municpio de Castanhal no perodo de nov./dez. de 2006.

Discurso do sujeito coletivo.

Ainda tmida a participao dos pais na vida da escola, a participao se d somente atravs das reunies quando so convocados, mas propem e contribuem muito pouco e o conselho de pais existe apenas para fazer prestao de contas. Em suma, a to sonhada participao efetiva dos pais na caminhada da escola ainda precisa ser construda atravs da aquisio de uma nova cultura de participao.

Quadro 10 - Quais as dificuldades encontradas na implementao na escola do assentamento da proposta Pedaggica da educao do MST? Idia Central Ns seguimos a orientao nacional do setor de educao do movimento, suas matrizes filosficas que dizem respeito viso de mundo e de ser humano que queremos formar, e as pedaggicas que correspondem a forma como efetivamos a proposta, temos conscincia disso, mas na prtica, apesar de nossos escoros, ainda no acontece na prtica, existem vrias dificuldades e uma delas foi a recente diviso no interior do assentamento que hoje est dividido em duas associaes, uma do MST e outra que no do MST,com isso temos que conviver com as divergncias para no prejudicar o andamento da escola j que perdemos alunos, porm ganhamos outros. Expresses - Chaves E.01 Estamos tentando, estamos neste caminho, pois ns temos toda uma orientao do setor de educao nacional do Movimento que a proposta nica que existe no movimento, que a gente trabalha os princpios por que a educao do movimento ela tm um sentido filosfico que so aqueles mais gerais que norteiam todo o nosso entendimento e viso de mundo, de sociedade e de ser humano que a gente quer construir. E tem os pedaggicos que dizem respeito a nossa maneira de fazer a coisa acontecer, ento esses princpios esto presentes e a gente tem conscincia deles, mas no desenvolvimento deles no dia-a-dia, ainda no acontece na prtica. De fato, aquilo que a proposta diz a gente tenta implementar em nossas aes, mas ainda no acontece, temos muitas dificuldades em fazer isso acontecer. No Movimento houve uma diviso (no assentamento), antes ns ramos s MST, um movimento s de luta, de junho do ano passado (2006) pra c, ns estamos com duas associaes: Uma que do MST, e outra que no do MST, ento a gente tem que conviver com as divergncias

tentando conciliar as coisas de forma que agente no perca mais alunos, porque perdemos alunos que saram, mas chegaram outros alunos, que outras famlias vo trazendo seus filhos e com isso na escola a gente no foi to prejudicado, mas no processo do assentamento mesmo isso se d de forma muito fragmentada, porque as famlias chegam a um ponto de terem alguma divergncia pessoal e acabam no conseguindo separar, por exemplo, a pessoa da ngela com a professora ngela, no pensam que isso no futuro ta prejudicando as prprias crianas que tem que acordar cedo e estudar nessa escola fora.Ento esse processo ainda ta muito presente, e a gente ta vendo como conciliar esta situao, mas difcil a gente conviver, a gente sabe que tem que aprender a conviver com a diferena mas t difcil. A proposta est sempre em construo, contudo ns, aqui no assentamento, enfrentamos vrias dificuldades para implementao da proposta, a primeira delas que o nvel de escolarizao dos trabalhadores rurais muito baixo, existem muitos analfabetos e analfabetos funcionais. Segundo que eu no fui formado na academia pela proposta do MST, portanto ns educadores precisamos retrabalhar nosso conhecimento. Terceiro, os prprios pais gostariam que ns ensinssemos do jeito que eles aprenderam. No entanto, o movimento est investindo na formao de seus militantes atravs de cursos como magistrio, pedagogia, letras, agronomia e paralelamente estudos ligados luta, para que possam contribuir na superao dos problemas enfrentados pelo MST. Com isso, j h uma apropriao do conhecimento por nossa parte. Ento se a gente olha E.02 A proposta est sempre em construo, ento primeiro que a comunidade aqui de um nvel de escolarizao muito baixa, um grande nmero de analfabeto ou semiescolarizado, diz que alfabetizado consegui assinar o nome no banco, coisa assim, algum documento, mas no consegue participar de uma reunio, anotando pontos, no l. Quando a gente est fazendo celebrao, s vezes tem 25 pessoas e somente trs ou quatro consegue ler. Ento isso entrava um pouco, o baixo nvel de escolarizao dos pais. Segundo, eu no fui formado na academia na proposta de educao do movimento, ento ns educadores temos que retrabalhar tudo o que temos sistematizado. E terceiro, a prpria famlia que s vezes gostaria que a gente ensinasse como eles aprenderam. Agora o processo que esta acontecendo, felizmente ns temos muitos cursos de magistrio s com o pessoal do MST, ento tem o

como a proposta pedaggica do Movimento nos livros e a prtica, hoje de repente decepcionante, mas o processo est acontecendo. Mas mesmo assim, existe uma grande diferena entre a proposta pedaggica do movimento encontradas nos livros e a encontrada na prtica, mas o processo est acontecendo.

estudo que academia exige e paralelamente fazemos estudos da histria da luta pela terra no Brasil, os Movimentos que lutaram pela terra, experincias de reforma agrria no mundo, tipos de revolues, que revoluo ns podemos construir no Brasil, isso vai sendo trabalhado. Ns temos cursos de magistrio, onde h os estudos da academia e os estudos que achamos que instrumentalizam para maior capacitao, pra interveno no movimento. H cursos de Pedagogia, cursos de Letras, de Agronomia, agora vai comear o curso de Direito, ento todos esses cursos ao nvel de terceiro grau, h o estudo acadmico e paralelamente h os estudos, uma equipe pedaggica interna do Movimento que essas pessoas vo trabalhar. E ao final do curso, tanto no ensino mdio como no superior tem que defender a monografia acadmica, mas tem que fazer paralela ligada ao Movimento. Isso significa que j h uma apropriao do conhecimento, uma forma de construir o conhecimento que j est mais internalizado e facilita. Ento se a gente olha como a proposta pedaggica do Movimento nos livros e a prtica, hoje de repente decepcionante, mas o processo est acontecendo.

Fonte: Entrevista de campo realizada no Assentamento Joo Batista II no Municpio de Castanhal no perodo de nov./dez. de 2006.

Discurso do sujeito coletivo.


Ns seguimos as orientaes do Setor Nacional de Educao do MST, atravs de suas matrizes filosficas e pedaggicas, mas enfrentamos dificuldades de implementao na prtica, como o recente processo de diviso no interior do assentamento que agora tem duas associaes, outra quanto ao nvel de escolarizao da comunidade que muito baixo e que muitos pais gostariam que ns ensinssemos do jeito que eles aprenderam, porm o Movimento est fornecendo vrios cursos seus militantes para que eles contribuam na superao

desses problemas, mas se agente olha a proposta encontradas

nos livros e a

prtica de repente decepcionante. Mas o processo est acontecendo. Em suma, os dirigentes do assentamento tm clareza das matrizes que norteiam a educao do MST e, em certa medida, conseguem trabalh-la, mas reconhecem as inmeras dificuldades para a implementao da mesma na prtica.

CAPTULO 03 ANLISE DOS DISCURSOS DO SUJEITO COLETIVO EM RELAO PROPOSTA E A PRTICA DE EDUCAO DO MST. Ao aplicarmos nossa pesquisa de campo na escola Roberto Remigi no interior do assentamento Joo Batista II, dos Trabalhadores Rurais sem terra, no municpio de Castanhal, entramos em contato com a proposta pedaggica da Escola do MST gestada no seio da luta, no somente pela Reforma Agrria, que to bem caracteriza o movimento, mas sobretudo pela construo de uma sociedade pautada em valores como a solidariedade e a justia social. Esta pedagogia, como foi possvel observar, se constri a cada dia atravs da contribuio de todos, desde os mais experientes at as crianas, tidas como pea fundamental desse processo. Com isso, est se criando no interior do assentamento novas relaes sociais baseadas no respeito e na crena de que uma outra sociedade, na qual homens e mulheres sejam livres e felizes, possvel. De posse dessas observaes feitas durante o processo de pesquisa, dos discursos contidos em cada manifestao dos sujeitos por ns entrevistados e do contato que tivemos com a bibliografia disponvel sobre o tema, pretendemos fazer uma anlise Terica-prtica de como se da construo da proposta pedaggica da escola do MST e qual a contribuio dada pelos pais, alunos educadores e lideranas do movimento na elaborao e efetivao dessa proposta. 3.1 Os educadores, e os coordenadores do coletivo de educao na construo da proposta pedaggica da escola do assentamento Em nossa pesquisa foi utilizada a metodologia qualitativa de anlise do discurso do sujeito coletivo DSC, que nos permitiu observar atravs da fala de educadores e coordenadores da escola do assentamento, que na luta diria do MST a educao ocupa um lugar central, porque parte da estratgia do movimento na luta pela conquista da terra e da transformao social. A Educao fundamental para a formao crtica, tica e solidria do campons, pois ela que permite continuarem na nossa luta e na organizao na superao de sua condio de excludos socialmente, alm de possibilitar o uso da tecnologia para o avano de sua produo agrcola. Dessa forma, a educao est ligada ao processo de organizao do movimento, por isso ela to importante quanto ocupao de terras, pois o que garante a permanncia das famlias no assentamento. Isso se

observa claramente nas ocupaes quando as primeiras bandeiras que se erguem so onde ficar a trincheira e a escola. Esta viso que concebe a educao como redentora do ser humano encontra sustentao em autores como Luiz Bezerra Neto (1999, p.40), que afirma ser a proposta pedaggica do MST muito mais do que a mera transmisso de contedos mecanicamente, e sim como a possibilidade de integrar o homem em seu meio, a partir de um projeto poltico pedaggico, que, antes de tudo reflita sobre sua condio de oprimidos. Dessa forma o MST defende a educao como direito de todos, por isso constituiu frentes para melhor trabalhar, inicialmente existia a frente na rea da educao Infantil, no ensino Fundamental e no ensino Mdio e foi crido o tambm o EJA como uma quarta frente. Nesse sentido o Movimento determina que todo militante estude. Contudo, mesmo com o EJA sendo ofertado no prprio assentamento apenas poucos compreendem a importncia do estudo, sobretudo aqui no Estado do Par. No entanto, com a volta aos estudos de dirigentes histricos a base est sendo sensibilizada e estimulada a voltar a estudar. Em suma, a educao indispensvel para a organizao do Movimento dos Trabalhadores Rurais dos Sem-Terra, pois o que d densidade luta, atravs da qual se criam novos sujeitos e novas relaes sociais, baseadas na construo de uma sociedade mais justa e solidria, no entanto quanto ao EJA a escola do assentamento enfrenta dificuldades por conta de vrios assentados terem resistncia para voltar a estudar e vencer o analfabetismo bastante presente no assentamento. Contudo, o MST precisa de um projeto educacional que contemple suas aspiraes. Este projeto est estruturado a partir de um princpio educativo norteador de todos os demais que o prprio Movimento como principal instrumento de formao e aprendizagem das crianas e dos militantes e que est vinculado diretamente a organizao das famlias no processo de formao, na tomada de conscincia, na luta pela terra e por melhores condies de permanncia nela. Ns temos tambm o Trabalho como princpio educativo, por ser importante na sobrevivncia e na valorizao do ser humano, por isso, trabalhamos desde cedo esse princpio com as crianas. Por outro lado, temos a transparncia, a busca dos consensos nas tomadas de decises e o respeito s diferenas. Outro importante princpio a

defesa de novos valores, baseados em pensadores socialistas, que defendem o trabalho e o coletivo em detrimento ao individualismo. Assim, o contato com as obras de outros lutadores permite construir um novo conhecimento. O MST formulou seus princpios como um ponto de partida das aes, profundamente ligados s prticas, s experincias, acumulados ao longo dos anos de existncia do movimento. Segundo Roseli Caldart (2000, p.) Na construo coletiva de princpios e objetivos da proposta pedaggica da Escola do MST, trs fontes so identificadas como importantes: a primeira diz respeito s experincias e indagaes trazidas por sujeitos mais diretos com trabalho de educao nos assentamentos e acampamentos; a segunda fonte foi s experincias do Movimento como um todo, considerando seus objetivos, princpios e aprendizados, produzidos coletivamente durante sua trajetria de lutas. A terceira diz respeito s teorias pedaggicas de alguns pensadores, trazidas por educadores que ajudaram na sistematizao destas propostas. importante destacar o trabalho como princpio educativo, pois para o MST vincular a educao com o trabalho aparece como condio para a realizao de seus objetivos polticos e pedaggicos. Para Valter Morigi (2003, p. 63) a educao do MST est ligada ao mundo do trabalho e entende a escola como local privilegiado, pois o trabalho capaz de desenvolver vrias dimenses da proposta pedaggica. Em suma, os princpios pedaggicos da escola do MST so aqueles relacionados com as suas peculiaridades de movimento social ligados luta pela terra, alm do que so esses princpios que permitem a organizao do movimento e instrumentalizam a sua luta. Algo fundamental a ser observado na escola do MST quanto ao currculo, uma vez que esta escola est atrelada ao estado e por isso, h o embate com a ideologia urbana dominante. O currculo da escola formal no voltado realidade do Assentamento. Na prtica trabalhado na escola do assentamento uma realidade mais prxima da vida no campo, mas sem jamais perder a dimenso e o contato com o mundo fora do assentamento. Alm disso, so feitas adaptaes de acordo com o calendrio de lutas do movimento. O livro didtico no o principal instrumento que os educadores da escola Roberto Remigi utilizam, eles trabalham com dilogos, com problemas do dia-a-dia das crianas, fazendo com que elas reflitam sobre sua realidade. Alm disso,

preciso observar as datas comemorativas, decorrentes de seus calendrios de lutas como o aniversrio do assentamento, como a morte do Che-Guevara. O currculo colocado para a escola rural, historicamente caracterizado pelo distanciamento da realidade do campo, como afirma Morigi (2003, p. 48):
O currculo est envolvido em relaes de poder e expresso das relaes sociais de poder. Constituem identidades individuais e sociais que ajudam a reforar as relaes de poder existentes, fazendo com que os grupos continuem subjugados.

Por isso, o MST faz as adaptaes no interior da escola do currculo advindo da Secretaria de Educao, contudo, essas adaptaes no so elaboradas de forma sistemtica com critrios bem definidos. Ainda precisa-se avanar no que se referi a uma proposta curricular para a escola do MST, apesar da SEMED ter lhes dado a liberdade para fazer as adaptaes no interior da escola, inclusive a importncia da participao dos militantes, principalmente crianas e mulheres, em vrios momentos de lutas e na construo de novos conhecimentos. Em suma, o currculo da escola formal no contempla no todo a Pedagogia do Movimento, por esta basear-se na luta como princpio pedaggico e na realidade concreta do homem do campo, mas sem perder a viso do mundo fora do assentamento. Por isso, internamente, o coletivo de educao promove estudos para ter uma prtica mais adequada realidade e a partir da so introduzidas algumas modificaes no currculo da escola do assentamento, mas no existe ainda uma proposta sistematizada de currculo da escola Roberto Remigi. preciso mencionar que nesse processo de construo da proposta pedaggica da escola do assentamento os coordenadores e educadores sem terra tm a compreenso de que s possvel a efetivao dos princpios propostos se a gesto escolar acontecer de forma democrtica na qual haja a efetiva participao dos membros da comunidade como pais e alunos no processo de tomada de deciso essa participao se da atravs de associaes de pais e mestres e reunies, pois a experincia tem demonstrado que participando estimula-se a participao de outros pais. Contudo, pelo fato da escola Roberto Remigi ser uma escola anexa a escola Paulo Freire, ainda no foi possvel ter um membro do prprio assentamento na direo da escola, mas isso no impossibilita a interveno dos sem terra, pois apesar da escola ter uma Diretora de fora da comunidade, esta

pouco est presente e assim a escola dirigida pelo Coletivo de Educao do assentamento, o qual tem a autonomia para conduzir os trabalhos. Nesse sentido a Secretaria municipal de Educao tem um dilogo muito aberto com o coletivo de educao do assentamento, pois reconhece que o MST possui uma concepo e uma proposta pedaggica prpria e que leva muito a srio esse trabalho. Por conta disso, mesmo o MST no tendo total autonomia sobretudo administrativa em relao a escola, esta claramente influenciada por ele. Dessa forma, o coletivo de educao do assentamento segue as diretrizes nacionais propostas pelo MST, pois como nos fala Caldart (1999,p.46) o Movimento descobriu que no bastava lutar simplesmente por educao, era necessrio lutar por uma educao identificada com os valores e a cultura do homem do campo que h muito vinham sendo relegados, mas para tanto, era necessrio transformar a escola, ou na expresso dos sem terra era preciso ocup-la. Em suma, os educadores e coordenadores da escola do assentamento propem que a escola seja dirigida por meio de uma Gesto Democrtica, mas atravs da pesquisa foi possvel observar que ainda tmida a participao dos pais na vida da escola. Apesar de todo o esforo dos dirigentes desse processo, a participao dos pais ainda esta limitada as reunies ordinrias da escola, mas mesmo assim eles propem muito pouco e o conselho de pais existe apenas para fazer prestao de contas. Exemplo disso, foi a pouca contribuio na elaborao do Projeto poltico Pedaggico da escola. No entanto, comprovamos que mesmo a direo legal da escola do assentamento pertencendo a uma escola sede, o MST atravs do coletivo de educao existente no assentamento dirige de fato a escola e aplica no que possvel sua concepo de educao com quase nenhuma interferncia da SEMED. Por conta da rdua tarefa de dirigir a escola, o MST tem no centro de suas preocupaes a contnua formao de seus educadores que a recebem atravs de Congressos e Encontros, sobretudo em Marab, nos quais estudam e debatem vrias temticas. Tambm existem os cursos de nvel mdio e superior, realizados aqui no estado em parceria com a UFPA e outras instituies. Desde a sua origem o MST busca convnios com instituies de ensino e hoje administra mais de 87 cursos e uma Universidade criada pelo prprio movimento Escola de Formao Florestan Fernandes. Estes cursos freqentados por educadores e militantes do

MST, possuem um currculo paralelo no qual esses sujeitos entram em contato com temticas diretamente relacionadas a sua vivncia de lutador social, como por exemplo os tipos de revoluo que aconteceram no mundo, as experincias bem sucedidas de reforma agrria, e novas tcnicas de agricultura, entre outros. Isso tudo para estar melhor qualificado, e assim contriburem de maneira mais significativa na construo do projeto que o movimento defende. Nas palavras do atual coordenador nacional do MST Joo Pedro Stdile (2001, p. 75): Nenhuma organizao tem futuro se no formar os seus prprios quadros em todas as frentes do conhecimento humano. Est viso estar atrelada a concepo presente no movimento de ser necessrio a luta pela derrubada de trs grandes cercas: a cerca do latifndio, a do capital e a da ignorncia. Ainda para Stdile (2001, p.75), esta ltima cerca, no est no sentido de apenas alfabetizar pessoas, o que simples, mas no sentido de democratizar o conhecimento para um nmero cada vez maior de pessoas. Em suma, o MST tem como fundamento formao de seus militantes atravs de cursos e encontros nos quais so trabalhados vrios aspectos de sua realidade. Muitos destes cursos so realizados em parcerias com Universidades e outras instituies. Um ltimo aspectos que a pesquisa identifica atravs do discurso do sujeito coletivo, expresso nas falas de professores e coordenadores, quanto as dificuldades por eles enfrentadas para a efetivao da proposta da pedagogia do movimento. Eles tm conscincia e seguem as orientaes do setor nacional de educao do MST, atravs de suas matrizes filosficas e pedaggicas, mas enfrentam dificuldades de muitas naturezas para a implementao dessa proposta na prtica. Recentemente ocorreu um processo de diviso no interior do assentamento, que agora tem duas associaes: a dos assentados ligados ao MST e os da FETRAFI6, com isso, passou a haver graves divergncias internas ao assentamento que, de certa forma, afetaram a escola, pois vrios alunos a deixaram por conta dos conflitos provocados por seus pais. Um outro problema a pouca participao dos pais no dia-a-dia da escola. Alm disso, observou-se um problema de organizao, de falta de sistematizao do que os educadores produzem. Temos tambm problemas quanto a avaliao. A avaliao da escola do assentamento se d de
6

Federao dos Trabalhadores da Agricultura Familiar.

forma contnua, onde so analisados vrios aspectos da aprendizagem que vo desde a freqncia a participao na sala de aula, passando inclusive pelo grau de engajamento das crianas nas lutas do movimento. Contudo, por conta disso, existe um impasse com a SEMED, pois a Secretaria exige que os professores entreguem uma avaliao escrita e, portanto, na viso dos educadores, mais tradicional. Outra dificuldade so as novas famlias que ao chegarem no assentamento, pensam que vo encontrar uma escola com espao fsico bem estruturado como afirmam ter na cidade e deparam-se com o barraco de madeira coberto com brasilit. Outra importante debilidade quanto ao nvel de escolarizao da comunidade que muito baixo e que muitos pais gostariam que os educadores da escola Roberto Remigi ensinassem seus filhos do jeito que eles foram ensinados. Porm, como j dissemos anteriormente o Movimento est investindo na formao de seus militantes para que eles de posse de novos conhecimentos contribuam na superao desses problemas.

Em suma, os educadores e coordenadores do assentamento tm clareza das matrizes que norteiam a educao do MST e, em certa medida, conseguem trabalh-la, mas reconhecem as inmeras dificuldades enfrentadas para a implementao na prtica da Pedagogia do Movimento.

3. 2 Os Pais e a viso da escola do MST O MST em suas diretrizes afirma ser fundamental a efetiva participao dos pais na construo da proposta pedaggica da escola do MST, por isso tentamos extrair de seus discursos qual a perspectiva deles em relao a escola do assentamento e de que forma eles contribuem na elaborao dessa proposta. No olhar dos pais dos alunos da escola Roberto Remigi a educao oferecida pela escola considerada satisfatria por conta de alguns aspectos: um deles se deve ao fato das mes entrevistadas conhecerem a metodologia da escola e os processos de aprendizagem, por tambm serem alunas da escola, atravs da modalidade de Educao de Jovens e Adultos. Novamente possvel identificar na prtica a realizao da definio do MST que considera a educao um direito de todos, e todos indistintamente precisam estar na sala de aula, pois uma das metas

do MST erradicar do interior dos assentamentos o alto ndice de analfabetismo, sobretudo nos estado da regio norte. Outro aspecto considerado relevante na opinio dos pais o fato da escola Roberto Remigi est situada no interior do assentamento, isto se deve, de acordo com Neto (1999, p. 43) por uma luta particular do MST em reivindicar a escola para mais prxima do meio rural para que o homem do campo no tenha que parar de estudar por conta da distancia entre a sua residncia e a escola, por outro lado, a prpria participao do movimento seja a grande incentivadora da volta aos estudos. Em suma os pais consideram positiva a educao oferecida a seus filhos pela escola do assentamento, porque conhecem a metodologia adotada, inclusive porque tambm so alunos, alm disso o fato da escola estar situada no assentamento considerado relevante. Dessa maneira, os pais se permitem uma comparao e percebem algumas diferenas entre a escola do MST e a escola da cidade. Segundo o que observamos com a escola situada no interior do assentamento possvel um maior acompanhamento dos pais em relao ao que acontece com seus filhos na mesma. Outra importante diferena levantada pelos pais o fato da escola do assentamento est voltada para a vida na zona rural e refletir assim, com mais propriedade a realidade em que as crianas vivem. Para o MST, como Afirma Morigi (2003, p.48), fundamental que se rompa com idia de que a cidade a maior expresso do progresso humano e que o campo est fadado ao desaparecimento, e por conta disso no precisa ser considerado. Ao contrrio, para o Movimento importante que a escola expresse o universo, poltico-cultural no qual a criana est inserida, inclusive para manter a criana no campo. Alm disso, um outro fator que estabelece diferena que para os pais os professores da escola do assentamento so mais dedicados e atenciosos com as crianas, sobretudo no que diz respeito s dificuldades de aprendizagem que elas apresentam. Em sntese o fato da escola se situar no assentamento possibilita aos pais acompanharem o dia-a-dia de seus filhos na escola. Outro diferencial encontra-se na nfase dada pela escola Roberto Remigi em fazer com que a educao reflita a realidade rural na qual os alunos esto inseridos, alm dos professores estarem comprometidos com o desenvolvimento do aluno.

Os pais afirmaram participar das decises que ocorrem na escola por meio das reunies, nas quais so convocados. Nelas eles so perguntados sobre qual as suas posies referentes aos encaminhamentos que precisam ser tomados. O MST prev esta participao como meio de democratizar a gesto na escola, mas ao analisarmos o discurso do sujeito coletivo, foi possvel perceber que os pais ainda no tm a real dimenso do seu papel na vida da escola, por isso sua participao ainda muito insipiente, e est condicionada sempre a convocao para as reunies por parte do Coletivo de Educao da escola. Em suma, os pais limitam-se sua participao da vida da escola a reunies convocadas pelo coletivo de educao, com isso ainda no h uma efetiva cultura de participao dos mesmos nas tomadas de decises e encaminhamentos do diaa-dia da escola.

3.3 As crianas e sua formao pela pedagogia do movimento Usando a mesma metodologia dos sujeitos anteriores de anlise do discurso do sujeito coletivo, buscamos identificar na fala das crianas que estudam na escola do assentamento que tipo de educao elas recebem da escola do MST, como elas interagem com a escola, bem como se elas esto de alguma forma organizadas e o que acham de viverem em um assentamento. Analisando os discursos identificamos que a educao recebida pelas crianas na escola extrapolam o simples contedo de uma escola regular de ensino, pois as crianas recebem desde conhecimentos especficos, como no caso das disciplinas matemtica, portugus, cincias etc. que lhe proporcionaro continuar nos estudos para que no futuro possam vir a ter uma profisso, at contedos relacionados aspectos especficos da prpria vida no meio rural em um contexto de movimento social de luta como o caso do MST. Em suma, as crianas possuem a mentalidade que a escola responsvel pela sua formao que garantir num futuro prximo condies de sobrevivncias a partir de uma profisso adquirida nos bancos acadmicos. Mas por outro lado, reconhecem a importncia da escola em lhes proporcionar aprendizados relacionados a valores das suas vidas dirias.

Foi importante percebe que as crianas participaram da construo do Projeto Poltico Pedaggica da escola. Nesta participao eles puderam emitir seus anseio e opinies a partir de suas perspectivas em relao a como eles gostariam que a escola fosse e tivesse organizada. Foi possvel neste processo as crianas avaliarem o desempenho de seus professores, mostrando-lhes o que aprovavam e o que no concordam nas suas prtica como, por exemplo, a punio de deixar a sala alunos que se recusam a fazer uma tarefa escolar. Alm disso, demonstraram insatisfao com o atual prdio em que funcionam a escola, bem como o seu interesse na construo de um prdio novo e bem mais estruturado, mas no concordam com a sugesto de algumas lideranas de incendiar a escola para pressionar o Secretaria de Educao a acelerar a construo do prdio novo, pois no seu entendimento se SEMED no aceitar a presso, onde iremos estudar. Mas discusses a parte bastante perceptvel no discurso das crianas que mais importante que espao fsico o processo de ensino-aprendizagem que acontece no interior da escola. Em sntese, as crianas destacam-se pela capacidade de interveno e de posicionamento diante de um assunto polmico. Os alunos, assim, contriburam na construo do P.P.P. dando sugestes e fazendo a crtica quando necessria, porm no h participao mais efetiva nas discusses e decises relacionadas escola. Porm, essa falta de participao das crianas na gesto da escola contraditrio, uma vez que elas possuem uma organizao chamada de SemTerrinha que se rene periodicamente para tratar de assuntos de seus interesses. Esta organizao tem vida prpria e organizada pelas prprias crianas que elegem coordenadores, formulam reivindicaes para a coordenao do assentamento e criam suas prprias palavras de ordem que so expresso de seu vigor e de seus ideais. interessante notar a partir dos discursos que as crianas do assentamento, percebem-se diferentes das crianas que estudam na cidade, pois segundo elas existe um ar de superioridade presente neles, pelo fato de morarem na zona urbana e terem uma pretensa educao melhor e por isso mostram-se preconceituosos em relao aos meninos que integram as fileiras do MST. Mas isto, no os envergonha, ao contrrio nos discursos bastante visvel a satisfao das crianas em fazer parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais

Sem-Terra e ao mesmo tempo morarem no assentamento. Elas se identificam com as atividades e com a vida no campo, como plantar, colher, andar de cavalo tomar banho no igarap etc. Fica claro, dessa forma, que os aspectos da vida na cidade no as atraem. Por fim, as crianas da escola do assentamento esto sempre integradas nas atividades promovidas pela direo do movimento, como por exemplo, nas caminhadas at Belm reivindicando a posse definitiva da terra, ou durante as marchas de protesto por conta do assassinato da irm Doroti, ou, por conta do aniversrio do massacre de Eldorado dos Carajs. Esta integrao faz parte da compreenso do MST de que o movimento um fantstico princpio educativo que atravs da prtica educa, pois coloca os alunos diante da realidade em que esto sempre presentes interesses distintos. Em suma, as crianas do Movimento esto organizadas internamente sobre a sigla de sem-terrinhas, porm no fazem uso dessa organizao para intervirem de forma mais eficiente na escola. Tambm por conta de sua natureza sem-terra eles sofrem preconceito por parte dos alunos da cidade, mas isto, no os envergonham, ao contrrio, sentem-se muito felizes em morar no assentamento, convivendo com as peculiaridades da vida rural. Alm disso, as crianas esto integradas no processo de luta do movimento, por ser este, um princpio fundamental que est na base da educao do MST.

CONSIDERAES FINAIS

(CONCLUSO)

[ANLISE PONTO

FINAL DO TRABALHO ONDE DE VISTA. O AUTOR,

O AUTOR

RESPONDE

AOS

QUESTIONAMENTOS LEVANTADOS NA INTRODUO E APRESENTA SEU TAMBM, PODE APRESENTAR RECOMENDAES E SUGESTES].
A escola ainda que se apresente como neutra, um espao de luta por hegemonia, em que os interesses fazem por dificultar, se no, impedir, a criao de uma escola de qualidade para crianas e jovens das classes populares, mas onde os interesses contra hegemnicos lutam por instalar uma discusso poltica sobre o papel da escola e da cultura no movimento emancipatrio do qual participam aqueles e aquelas que foram historicamente subalternizados e hegemonizados. (GARCIA, 1997, p.50)7 [FONTE ARIAL 10]

essa compreenso, presente no MST, de escola como espao de disputa capaz de construir um projeto educacional que represente os interesses da classe trabalhadora foi o que norteou, a realizao da presente pesquisa. Durante todo o texto, tentamos apresentaras concepes filosficas e pedaggicas que esto na base da proposta de escola do MST e qual a importncia que o movimento atribui ela como parte fundamental na luta por reforma agrria e pela transformao social. Tambm procuramos identificar como essa proposta construda na prtica pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Roberto Remigi e quais as diferenas apresentadas entre a proposta de educao formulada nacionalmente pelo MST e a encontrada no interior da referida escola. Para tanto, pensamos ser necessrio fazermos algumas reflexes sobre tudo que foi levantado pela pesquisa. O Estado do Par onde a organizao do MST mais recente apresenta algumas particularidades que se constituem como desafios a serem superados pela organizao da escola e do movimento em questo. Um deles a resistncia dos pais quanto pedagogia do Movimento que reflete a histria, a vida e a luta dos trabalhadores rurais, pois muitos gostariam que seus filhos fossem ensinados da mesma forma que eles outrora foram. Contudo, esse fenmeno se deve ao fato de na escola tradicional ser trabalhada a imposio de uma cultura dominante na qual o saber popular construdo no dia-a-dia subjugado pelo ensino oficial. Nesse sentido, se faz necessrio um debate mais sistematizado acerca do saber oficial e o saber popular, inclusive a partir da prpria Roberto Remigi, uma vez que vrios pais so alunos do EJA.
7

GARCIA, Regina Leite. A educao numa plataforma de economia solidria. Proposta, n 74, setembro/novembro, Rio de Janeiro: FASE, 1997. 42-57.

Tambm foi possvel identificar que h uma mudana significativa ocorrendo com vrios membros do assentamento, sobretudo, no mbito da educao. Todos os pais entrevistados havia, por vrios fatores, interrompido seus estudos, agora, fazendo parte do MST todos e todas retornaram escola na modalidade educao de jovens e adultos. Exemplo disto o caso de um dos sujeitos da pesquisa que ao chegar ao assentamento tinha abandonado os estudos e no possuam nem o ensino fundamental completo, e hoje, aps oito anos de movimento e professor da escola do assentamento e aluno do curso de letras na UFPA em convnio com o MST. Esta constatao interessante porque mostra consonncia com a proposta nacional do MST que de levar a acesso a educao todos eliminando assim com o analfabetismo. Por outro lado, ainda precisa se avanar quanto participao desses pais na construo diria da proposta pedaggica da escola. Ns identificamos que os pais participam das reunies da quais so convocados e reconhecem o interesse do coletivo de educao na efetivao dessa participao, no entanto essa participao ainda algo concedido pela prpria direo da escola, os pais no conseguiram desenvolver a diretriz nacional do movimento de que a proposta est sempre em construo e que a participao de todos fundamental. A reside um outro desafio, para o coletivo local de educao que o de ajudar a construir uma nova cultura de participao, na qual os pais se sintam responsveis, inclusive pela construo e efetivao da proposta de educao do movimento. No que diz respeito s crianas, ns conseguimos perceber que h realmente um processo educacional diferenciado em construo, pois as crianas demonstram uma autonomia intelectual, um pensamento crtico e um expressivo poder de interveno que causaria inveja a muitos estudantes universitrios. Os alunos mostraram-se antenados s questes que envolvem o assentamento e afinados com a proposta nacional de luta do MST. Eles participaram da construo do projeto poltico-pedaggico dando sugestes e formulando a crtica sobre aquilo que no concordam na prtica dos professores da escola. As crianas possuem no assentamento uma organizao prpria chamada de sem-terrinha que os organiza nacionalmente, essa organizao se deve ao fato dos meninos e meninas no aceitar serem conhecidos como meros filhos de assentados, ou ainda como filhos de sem-terras, mas como sujeitos que possuem uma identidade prpria construda no seio das lutas sociais no campo. Contudo nos pareceu estranho o fato de que com

essa capacidade e organizao no participam de forma mais efetiva da construo da proposta pedaggica da escola. Assim, identifica-se mais um desafio posto ao coletivo de educao da escola Roberto Remigi. A nvel nacional o movimento tem uma compreenso de que uma das formas de manter a s famlias no campo atrelando a educao ao trabalha e realidade de vida na zona rural. Para tanto, necessrio que a escola esteja inserida neste contexto e assuma para si essa responsabilidade. Porm, os assentados do Joo Batista II enfrentam uma dificuldade: a escola pertencente ao assentamento possui apenas o ensino at a quarta srie. A partir da as crianas tem a opo de continuarem seus estudos em Castanhal, utilizando nibus escolar como meio de transporte. Este fato constitui-se em algo preocupante, pois como observamos durante a pesquisa, o MST constri sua proposta a partir da prpria escola pblica que fica localizada no interior de cada assentamento, assim, como as escolas da cidade no possuem (de longe) a viso de educao do movimento, o trabalho iniciado pelo MST desde a educao infantil ficar comprometido pelo distanciamento cada vez maior que a criana ter de sua realidade. Em relao aos professores e aos membros do coletivo de educao a pesquisa verificou que eles esto conscientes da proposta nacional de educao do MST, mas que ao mesmo tempo enfrentam dificuldades em relao sua efetivao na prtica, mas que por outro lado, eles tm clareza desse fato e trabalham para sua superao. Uma questo importante a ser levantada quanto a isso a relao com a secretaria municipal de educao que ao mesmo tempo em que dizem respeitar a concepo de educao presente no MST e sua autonomia interna para adequaes ao currculo, no melhoram o espao fsico da escola que funciona hoje em um barraco improvisado coberto com telha brasilit e fazem exigncias quanto um item fundamental da proposta do movimento que a avaliao. Pois enquanto o coletivo de educao e os professores tem uma viso mais ampla do processo avaliativo, pois precisa ser contnuo e contemplar vrios aspectos do prprio movimento, como a participao nas atividades coletivas da luta, a SEMED impe uma avaliao tradicional na qual exige que seja entregue uma avaliao apenas escrita dos alunos. Quanto s avaliaes curriculares mencionadas acima, os professores do coletivo de educao enfrentam dificuldade de organizao e de sistematizao das aes propostas para o currculo. A equipe se rene, faz grupos de estudo e repensa a prtica mas h muita dificuldade em escrever suas prprias

prticas educativas. No entanto, o MST vem investindo significativamente na formao de seus militantes atravs de curso de nvel superior como forma desses contriburem de maneira mais qualificada para a superao das dificuldades apresentadas. Dessa forma a educao do MST est claramente afinada com os interesses da classe trabalhadora e comprometida com a transformao da sociedade, talvez por isso, cause tanta preocupao s classes hegemnicas que sem dvida conhecem o poder da educao - porque a utilizam como mecanismo de manuteno do status quo - como ferramenta capaz de instrumentalizar o povo para conquista da dimenso de sua prpria condio humana, para que em seguida possa se organizar pelo seu desenvolvimento e pelos seus interesses sempre negados. Portanto, o propsito de toda a nossa pesquisa foi identificar se a pedagogia do movimento proposta pelo MST pode vir a se apresentar, tambm, como uma proposta para a prpria escola da cidade, visto que nossa sociedade caminha cada vez mais no rumo da intolerncia e do individualismo. E alternativas que venham no sentido de apresentar para os educandos categorias de anlise da prpria realidade atravs das quais eles se tornem mais conscientes de seu papel como sujeito que pode ajudar a mudar essa realidade. Por isso podemos afirmar que a escola pretendida pelo MST uma importante experincia em construo.

REFERNCIAS

[Fonte Arial 12; cada referncia deve ser alinhada pela margem esquerda da pgina, em espao simples (1) e separadas pelo espao duplo. A palavra Referncias indicada em letras maisculas, em negrito, centralizada na pgina. Aps as referncias vem o Glossrio, lista de palavras pouco usadas, e a seguir o APNDICE(S), materia elaborada pelo autor como como, por exemplo, APNDICE A complemento de suas idias; apresenta Fonte: Arial 12 e identificao pelas letras consecutivas do alfabeto FORMULRIO. Quando ultrapassam as 23 letras do alfabeto usa-se as letras do alfabeto dobradas AA. AB, AC, ETC.; O ANEXO(S) localizado aps o apndice e apresentado pela Fonte: Arial 12 com as mesmas orientaes empregadas para o APNDICE.] MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA. Enfrentar os Desafios da Organizao nos Assentamentos. (Caderno de Cooperao Agrcola, n 7). BERGAMASCO, Snia M.; NORDER, Luis A. Cabello. O Que So Assentamentos Rurais. So Paulo: ed. Brasiliense, 1996. CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra. Petrpolis, RJ: Vozes, 2000. FERNANDES, Bernardo Mansano. A Formao do MST no Brasil. Petrpolis, RJ: Vozes, 2000. FREIRE, Paulo. Pedagia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. _______. Pedagia da Autonomia. So Paulo: Cortez, 1991. FURTADO, Celso. Entrevista com Celso Furtado. So Paulo: Perseu Abramo, 1998. GONALO, Jos Evaldo. Reforma Agrria como Poltica Social Redistributiva. Braslia: ed. Plano, 2001. KOLLING, Edgar Jorge; NERY, Ir.; MOLINA, Mnica Castagna (ORG). Por Uma Educao Bsica do Campo. Braslia: Fundao Universidade de Braslia, 1999. LEFVRE, Fernando; LEFVRE, Ana Maria Cavalcanti; TEIXEIRA, Jorge Juarez Vieira. O Discurso do Sujeito Coletivo: Uma Nova Abordagem Metodolgica em Pesquisa Qualitativa. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2000.

LEITE, Srgio Celani. Escola Rural: Urbanizao e Polticas Educacionais. So Paulo: Cortez, 1999. MARGENS. Dossi Filosofia da Educao. In: Projeto: Memria, Histria de Vida e Identidade: A Educao No-Formal no MST. Revista multidisciplinar do Ncleo de Pesquisa CUBT/UFPA: Abaetetuba, PA, 2005. MEJA, Marco Ral. Transformao Social. So Paulo: Cortez, 1996. MORIGI, Valter. Escola do MST: Uma Utopia em Construo. Porto Alegre: ed. Mediao, 2003. NETO, Luiz Bezerra. Sem-Terra Aprende e Ensina: Estudo sobre as Prticas educativas do Movimento dos Trabalhadores Rurais. Campinas, SP: ed. Editores Associados, 1999. STEDILE, Joo Pedro; FERNANDES, Bernardo Manano. Brava Gente: A Trajetria do MST e a Luta Pela Terra no Brasil. So Paulo: Perceu Abramo, 1999. GAMA, ngela Maria Cabral da. Contribuies da Escola Roberto Remigi no processo organizativo do Assentamento Joo Batista/PA: Aes e Desafios Trabalho de Concluso de Curso. Belm: UFPA, 2005.

CITAES:

You might also like