You are on page 1of 12

Entrevista Tom Pires

Vereador e Vice-presidente

Tom Alexandre Martins Pires, 35 anos, natural de Pias, Engenheiro Tcnico Civil, militante do PCP desde 2000, foi membro da Assembleia Municipal de Dezembro de 2000 at ao fim do mandato em 2001. Faz parte do executivo camarrio desde 2009, enquanto vereador com pelouro, estando a seu cargo a Diviso de Atendimento e Suporte Administrativo, a Diviso de Urbanismo e Ordenamento do Territrio e o Gabinete do Patrimnio Arquitectnico e Arqueolgico.

serpa informao
www.cm-serpa.pt Serpa Terra Forte
Dezembro 2011 | Nmero 94 | V srie | Director: Joo Manuel Rocha da Silva

Enrique Guerra conquista IV Prmio Ibrico de Escultura - Cidade de Serpa


pgina 3

Serpenses brilham na 3. Escalada de S. Gens Serpa Terra Forte


pgina 6

Cante Alentejano Patrimnio Cultural Imaterial de Interesse Municipal


O Cante Alentejano foi classificado como Patrimnio Cultural Imaterial de Interesse Municipal, por unanimidade, pela Assembleia Municipal em sesso ordinria, realizada no dia 30 de Setembro, ao abrigo dos n. 2 e 6 do art. 15 do Titulo IV e do n. 1 do art. 94 do Titulo IX da Lei n. 107/2001 de 8 de Setembro.

DEZEMBRO 2011 - serpa informao

notcias

A Crise" pelo lpis de Lus Afonso


Na Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra esteve patente, de 25 de Outubro e 26 de Novembro, um conjunto de trabalhos de Lus Afonso, que recebeu um grande nmero de visitantes. A exposio intitulada "A Crise", reuniu trabalhos publicados desde 2008, at ao final de 2010, um total de 40 cartoons e tiras, que foram publicados nos jornais "Pblico" e "Jornal de Negcios" e na revista "Sbado", e organizados em exposio pelas Oficinas de Formao e Animao Cultural da Cmara Municipal de Aljustrel. (foto direita em cima)

Exposio de logotipos da CPCJ


A Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra recebeu a exposio de trabalhos do concurso do logotipo da CPCJSerpa, com a participao dos alunos do 1 ciclo do Agrupamento de Escolas do Concelho. A exposio, organizada pela autarquia, esteve patente de 7 a 24 de Outubro, tendo depois entrado em itinerncia nos restantes agrupamentos. (foto esquerda, em baixo)

Dinmica e animao de grupos


Desenvolver competncias no domnio da animao e dinmica de grupos foi o principal objectivo do workshop "Dinmica e Animao de Grupos", que se realizou a 28 de Outubro, na Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra. O nmero de inscritos foi mais elevado do que o esperado pelo que a organizao promoveu uma segunda edio, no dia 4 de Novembro. No decorrer das oficinas foram abordados temas como a comunicao interpessoal, os jogos pedaggicos, a liderana ou as tcnicas de criatividade. Destinou-se a formadores, professores, animadores e todos os interessados em aprender ou aperfeioar as tcnicas de comunicao e animao de grupos. Esta iniciativa foi promovida pela Cmara Municipal de Serpa, ao abrigo do Protocolo com a Moura Salquia - Associao de Mulheres do Concelho de Moura (Ncleo de Atendimento Vtima).

Ambiente e Sustentabilidade
Dejectos Caninos Ningum gosta mais do seu bicho de estimao que o seu dono! No entanto, quantas vezes a presena dos nossos amigos notada da forma mais indesejada? Os dejectos caninos so um carto de visita que prejudica de forma lamentvel a imagem da nossa cidade, dos nossos melhores amigos de 4 patas e dos respectivos donos! A remoo dos dejectos produzidos pelos animais de estimao uma aco absolutamente necessria, uma vez que, os dejectos caninos no esto apenas associados limpeza mas tambm sade pblica, sendo responsveis pela propagao de doenas graves, algumas das quais so transmissveis ao Homem. Porque acreditamos que o nosso Municpio pode ser um exemplo nesta matria, contamos mesmo consigo! Siga os procedimentos: 1. Calce um saco plstico como uma luva; 2. Apanhe o dejecto; 3. Volte o saco do avesso; 4. D-lhe um n; 5. Coloque o saco no contentor. Sade Pblica O Quisto Hidtico uma doena parasitria grave no ser humano que se contrai com a ingesto de ovos do parasita (Equinococcus) excretado nas fezes dos ces. Esta tnia tem como hospedeiro definitivo o co e outros candeos e como intermedirio o homem e outros animais (ovinos, caprinos, bovinos e sunos). Preveno: - Lavar sempre as mos aps o contacto com ces; - No beber gua no tratada de provenincia desconhecida; - Lavar bem as frutas e legumes crus; - No abandonar os animais; - Manter os ces regularmente desparasitados. Ponto Electro A Cmara Municipal celebrou um Protocolo com a Resialentejo Empresa Intermunicipal de Gesto de Resduo, no mbito da implementao da rede de armazenamento e recolha de resduos de Equipamentos Elctricos e Electrnicos. A instalao da rede de Pontos Electro "para a recepo de equipamentos elctricos e electrnicos de pequena dimenso" teve incio durante o 2 trimestre deste ano com a colocao de nove pontos electro, distribudos pelo concelho.

ESPECTCULO , ANIMAO E CONVVIO

Boas-vindas a trabalhadores das escolas


P
erto de uma centena de professores, funcionrios administrativos e auxiliares de ao educativa das escolas do concelho de Serpa compareceram recepo organizada pela Cmara Municipal no dia 26 de Outubro. A iniciativa decorreu no cineteatro municipal e na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa (EPDRS). Com Isabel Estevens, vereadora com o pelouro da Educao, como anfitri, as boas-vindas comearam no cineteatro municipal de Serpa com uma curtametragem e uma pea de teatro apresentados por alunos da Escola Secundria de Serpa. O pequeno filme, denominado "A Cassette" e produzido no mbito do projecto "O Primeiro Olhar", desenvolvido pela Associao Filhos de Lumire, teve a participao de alunos da escola Abade Correia da Serra; a pea, intitulada "Ser Professor", foi da responsabilidade do clube de teatro, dirigido pela professora Maria Joo Braso. O Coral da Academia de Serpa, orientado por Pedro Mestre, fechou a primeira parte do sero com temas do cancioneiro regional alentejano. A segunda parte, que decorreu na escola profissional, iniciou-se com Armando Torro e o "seu" grupo de guitarras da Academia de Serpa e prosseguiu com um jantar volante no qual participaram perto de uma centena de profissionais da Educao. J com as presenas de Tom Pires, vice-presidente da cmara de Serpa e de Lus Barradas, director da EPDRS, foram distribudas lembranas por parte da autarquia e da escola. O convvio estendeu-se pela noite dentro com msica de dana escolhida pelo "DJ" Francisco Mira. A Cmara Municipal pretendeu, assim, dar a todos os trabalhadores das escolas do concelho uma palavra de "carinho" e de "agradecimento", conforme expressou a vereadora Isabel Estevens, proporcionando-lhes um momento de convvio. A organizao foi da Cmara Municipal, com colaboraes da EPDRS e da empresa AnimaSul. O jantar (saborosssimo!) foi confeccionado pela Residncia para Estudantes de Serpa.
(Este texto foi escrito segundo o novo Acordo Ortogrfico)

Olees No concelho de Serpa foram recolhidos 500 litros de leos usados, refe_rentes a 3 meses de utilizao. O Projecto OILNET, teve incio no final do ano passado (2010), tendo sido distribudos cerca de 4 dezenas de Olees pelos oito municpios associados do Distrito de Beja, o que e resultou na recolha de mais de 3000 litros de leos alimentares usados, no 2 trimestre deste ano.

DEZEMBRO 2011 - serpa informao

notcias

PLENRIO DO CONSELHO DE ACO SOCIAL

Rede Social
R
ealizou-se a 29 de Setembro, na Sala de Sesses da Cmara Municipal, mais um Plenrio do Conselho de Aco Social da Rede Social, contando com a presena das vrias entidades parceiras. Neste plenrio foram abordados vrios assuntos contando com a apresentao dos projectos realizados pelos estagirios do Curso de Desporto (I.P.Beja - Escola Superior de Educao de Beja), integrados na Diviso de Desporto com o apoio da Aco Social da CMS: "Projecto Bem-estar Fsico e Emocional na Infncia e Adolescncia" e "Projecto de Combate Obesidade Infantil"; Apresentao do Protocolo celebrado entre a Autarquia e a Associao de Mulheres do Concelho de Moura Ncleo de Apoio Vtima; Apresentao das Ofertas Formativas 2011 e Plano de Aco 2012, no concelho de Serpa, pelas entidades: Centro de Emprego de Moura; Rota do Guadiana - ADI e Empresa de Formao Competir. Desta iniciativa resultou a consciencializao de reunir esforos entre as entidades, de modo a criar uma rede de apoio populao com mais fragilidades econmicas, sociais e profissionais. A Rede Social um frum de articulao e congregao de esforos baseado na adeso livre por parte das autarquias e das entidades pblicas ou privadas sem fins lucrativos com vista erradicao ou atenuao da pobreza e da excluso e promoo do desenvolvimento social. Tendo em conta a actual situao econmicosocial pretende fomentar a formao de uma conscincia colectiva dos problemas sociais e contribuir para a activao dos meios e agentes de resposta e para a optimizao possvel dos meios de aco nos locais.

IV PRMIO IBRICO DE ESCULTURA - CIDADE DE SERPA

Formao no Musibria
Musibria - Centro Internacional de Danas e Msicas do Mundo Ibrico est a ministrar, desde meados de Setembro, cursos trimestrais de guitarra - colectivas e individuais - piano e ballet. Esto tambm a decorrer cursos trimestrais de iniciao msica, nveis 1, 2 e 3, com um total de 40 formandos. Nas aulas de guitarra colectivas participam 11 formandos, com idades compreendidas entre os 10 e os 66 anos, nas de guitarra Individual 4, entre os 13 e os 57 anos, o piano ministrado a 10 alunos,

entre os 11 e os 35 anos, e as aulas de ballet so frequentadas por 34 alunos, dos 4 aos 9 anos. Esto abertas as inscries para voz (coro), acordeo, danas latino-americanas (nomeadamente sevilhanas) e percusso. Mais informaes em www.musiberia.com.pt Entretanto, no dia 1 de Outubro, o concerto de clarinetes e piano por Esther Georgie, Joo Pedro Santos e Ana Zo, realizado no auditrio do Musibria, assinalou o Dia Mundial da Msica.

nrique Ramos Guerra, de nacionalidade espanhola, venceu a 4 edio com a pea Silueta 7. Licenciado em Belas Artes (Pintura e Gravura) pelas Faculdades de Sevilha e de Madrid, Catedrtico de Desenho e Professor Titular de Modelao na Faculdade de Belas Artes de Sevilha. O vencedor do IV Prmio Ibrico de Escultura Cidade de Serpa foi anunciado no dia 19 de Novembro, tarde, na Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra, em Serpa. O autor recebeu, das mos da vereadora da Cultura, Isabel Estevens, um prmio-aquisio de 7.500 euros e um trofu alusivo. Foram ainda distinguidas com menes honrosas as obras do portugus Hugo Maciel e do espanhol Jesus Algovi. Esta edio contou com 27 participantes e 13 esculturas em exposio, patentes ao pblico no percurso exterior que liga o Cineteatro Municipal e a Biblioteca Municipal de Serpa e podero ser apreciadas at ao dia 31 de Dezembro. Do jri destas edio faziam parte Antnio Jos Matos e Joo Duarte, ambos professores de Escultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Juan Tejera de Jesus, artista plstico do concelho, Isabel Estevens, vereadora da Cmara Municipal, Olegrio Martin Sanchez e Santiago Navarro, professores de Escultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Sevilha. Os vencedores das edies anteriores foram: Manuel Fuentes Lzaro, com "Medievo", Fernando Miguel Roussado Silva, com "Mxima" e Augusto Arana, com "Olhador".

Enrique Guerra distinguido E

DEZEMBRO 2011 - serpa informao

obras e empreitadas

Serpa
Em Curso - Requalificao do Edifcio da Cmara Municipal de Serpa; - Colocao de ecopontos subterrneos; - Requalificao da Rotunda Florbela Espanca; - Infra-Estruturas da Zona Sul; - Loteamento Zona Nascente - acesso ao Centro Escolar; - Execuo das infra-estruturas da ZAE de Serpa 2 Fase; - Limpeza de rvores na Cidade; - Remodelao de pequenos espaos verdes; - Manuteno da rede viria; - Manuteno do Parque Desportivo de Serpa; - Terraplanagens na Rua de S. Brs; Concludas - Arranjos exteriores do Bairro do Fundo Fomento;

Brinches
Concludas - Arranjos exteriores da EBI de Brinches; - Circular de Brinches;

- Execuo de acesso de servio obra de reabilitao/alargamento da Ponte sobre a Ribeira de Limas.

- Requalificao do Caminho do Botelho (rede pluvial);

Vila Verde de Ficalho


Em Curso -Empreitada do Espao Internet de V. V. de Ficalho (Reabilitao e Adaptao do antigo Posto da Guarda Fiscal de V. V. de Ficalho) - Manuteno de espaos verdes; Concludas - Reparao do Barranco do Ru; - Empreitada de execuo das infra-estruturas elctricas e telefnicas do loteamento municipal;

Vila Nova de S. Bento


Em Curso - Empreitada - Estrada do Cruzeiro com Ciclovia; - Execuo de Iluminao Pblica do Largo dos Madalenos, Rua do Norte, Rua Heris Pedro Rodrigues, Rua da Branca continuao at Barranco das Minhocas, Rua do Sul, Rua de Paymogo; reforo da iluminao da Estrada de Vale de Vargo; - Empreitada de remodelao da EB1;

Vale de Vargo
Em Curso - Manuteno da rede viria; Concludas - Requalificao e arranjo paisagstico da Rua Maria Lusa Costa Dias; - Requalificao dos espaos exteriores do 1 Ciclo e Jardim de Infncia; - Manuteno da Estrada Municipal 517; - Manuteno da Estrada Municipal 522;

Pias
Em Curso - Manuteno da Estrada Municipal 524 (Belmeque - Pipa - Pias); - Elaborao do Projecto de Execuo da Remodelao do Cineteatro D. Maria;

A-do-Pinto
Em Curso - Empreitada de construo do Salo Polivalente; - Empreitada de construo da ETAR (estao de tratamento de guas residuais) Emissrios e conduta de gua;

Santa Iria
Em Curso - Execuo de Infra-estruturas do Loteamento de Santa Iria;

Casa do Cante, Serpa

Consolidao das muralhas, Serpa

Salo Polivalente de Serpa

Salo Polivalente de A-do-Pinto

Ciclovia de Brinches

Ciclovia "Da Cidade at ao rio"

Ciclovia "do Cruzeiro", Vila Nova S. Bento

Parque escolar, Serpa

Parque escolar, Vila Nova de So Bento

Regenerao urbana, Serpa

Urbanizao do loteamento da Hortinha, Serpa

Parque de Campismo, Serpa

DEZEMBRO 2011 - serpa informao

notcias

Ajustes directos
- Aquisio de Servios para o Programa de Comunicao Institucional do Municpio, em 28-09-2011, Rdio Voz da Plancie Cooperativa Cultural de Animao Radiofnica, CRL, pelo valor de 8000,00; - Aquisio de uma Embarcao no mbito do Programa PEGLA, em 05-09-2011, empresa Ondanutica - Comercializao de Barcos, Motores e Acessrios, Ld; por 22808,41; - Fornecimento do Gasleo, em 04-10-2011, a Francisco Maria G. Coelho, Ld, por 192900,00;

Transportes escolares
- Circuito XXI, XXII e XXIII 2011-2012, em 16/08/2011 a Manuel Francisco Salvadinho Grou, pelo valor de 13.303,68; - Circuito XVI, XVII e XVIII 2011-2012, em 24/08/2011, a Martinho Jos Brs Teixeira, por 14.567,80; - Circuito XIII, XIV e XV 2011-2012, em 18/08/2011, a Domingos do Sacramento Valente, por 12.658,10;

CONTRATO LOCAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

SerpaEnrede

ESCOLA ELECTRO 2011/2012

Switch On
Escola Secundria de Serpa e a Associao Portuguesa de Gesto de Resduos (Amb3E) promoveram no dia 15 de Novembro a sesso "Switch On - Escola Electro 2011/2012". A sesso "Switch On" teve incio com o descerramento da placa "Campe Nacional - Escola Electro 2011/2012" na Escola secundria, e continuou no Cineteatro Municipal com as intervenes de Francisco de La Fria, director da Escola Secundria de Serpa, Tom Pires, vice-presidente da Cmara Municipal de Serpa, Jorge Vicente, director-geral da Amb3E, Lus Filipe Santos, subdirectorgeral da DGIDC - Direco Geral da Inovao e do Desenvolvimento Curricular, Mrio Grcio, director-geral da Agncia Portuguesa do Ambiente, e Dora Palma, da Better World. Uma aluna da

Escola Secundria, do grupo "Desconectados" representou os alunos, explicando como nasceu o interesse pelos resduos elctricos e electrnicos. No seguimento foi apresentada a 4 edio da "Escola Electro" que se junta este ano "Gincana Rock in Rio" e ao projecto Quartel Eletro, que vai tentar arrecadar uma ambulncia para os Bombeiros Voluntrios de Serpa. A sesso terminou com a actuao do coral misto da Academia Snior de Serpa. Recorde-se que na 3 edio da "Escola Electro" a Escola Secundria de Serpa foi vencedora ao recolher 49 mil e 372 quilos de Resduos de Equipamentos Elctricos e Electrnicos, o que faz uma mdia de 109 kgs por habitante do concelho, um valor bem acima da mdia nacional de 4kgs por habitante.

ESCOLA BSICA E INTEGRADA DE PIAS

Bandeira Verde
II Jornadas pela Sade em Meio Escolar, comemorou-se o Dia Mundial da Alimentao com a dinamizao de algumas actividades, sendo o principal objectivo, a sensibilizao para hbitos de alimentao saudveis. s doze horas, j o sol ia alto, a VI Feira das Sopas esperava os alunos para mais uma prova de degustao, no refeitrio da escola. Como j vem sendo hbito nesta escola, cada turma seleccionou uma sopa que foi confeccionada por um Encarregado de Educao da Turma. tarde, seguiu-se um lanche de cereais, frutas e leite disposio dos alunos do plo de Vale de Vargo. Foi assim a comemorao do Dia Mundial da Alimentao na nossa escola!
(Texto da responsabilidade da EBI de Pias)

Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) um Programa do Ministrio do Trabalho e da Solidariedade Social, criado pela portaria 396/2007 de 2 de Abril. Os CLDS contemplam um modelo de gesto que prev o financiamento induzido de projectos seleccionados centralmente, privilegiando territrios identificados como mais vulnerveis. Cada Projecto tem de incluir aces de interveno obrigatrias que respondam s necessidades diagnosticadas. Para a implementao e desenvolvimento do CLDS no concelho de Serpa, o Instituto de Segurana Social I.P. estabeleceu um protocolo com a Cmara Municipal de Serpa, que por sua vez, definiu como entidade Coordenadora local a Rota do Guadiana - ADI. O protocolo entre as entidades envolvidas foi assinado a 18 de Maio de 2011. O CLDS de Serpa tem como objectivo geral, promover parcerias que facilitem o desenvolvimento de aces visando a capacitao do territrio e seus actores locais, a aquisio de competncias de integrao social e profissional dos cidados do concelho de Serpa com vista sua autonomizao, do ponto individual e social e a maximizao do seu bem - estar. O CLDS tem como eixos de interveno: 1- Emprego, formao e qualificao; 2- Interveno Familiar e Parental; 3- Capacitao da Comunidade e das Instituies; 4Informao e Acessibilidade. As aces previstas no plano de aco do CLDS de Serpa so: 1 - Unidade de Apoio Insero profissional Nesta aco pretendem-se desenvolver programas individualizados ou em pequeno grupo de apoio insero profissional (sesses estruturadas) onde sero definidas as diferentes etapas dos percursos de insero. Os percursos podero passar pelo encaminhamento para formao ou acompanhamento psformao tendo em vista a insero profissional. Nesta aco pretendem-se desenvolver programas individualizados ou em pequeno grupo de apoio insero profissional (sesses estruturadas) onde sero definidas as diferentes etapas dos percursos de insero. Os per-

cursos podero passar pelo encaminhamento para formao ou acompanhamento ps-formao tendo em vista a insero profissional. 2 - Apoio ao Empreendedorismo Esta aco visa desenvolver competncias de empreendedorismo quer com os jovens procura do 1 emprego quer com os desempregados com 45 e mais anos. Por outro lado, nesta aco cabem tambm as tarefas de elaborao de candidaturas financeiras de iniciativa empresarial e a divulgao de instrumentos de apoio existentes. 3 - Centro Comunitrio A criao do Centro comunitrio visa disponibilizar comunidade um espao de ajuda partilhada com as valncias de gabinete de atendimento integrado e loja social. 4 - Apoio Populao Idosa Com esta aco pretende-se trabalhar de forma articulada com as juntas de freguesia, cmara municipal e IPSS's no sentido de apoiar a populao idosa do concelho isolada no institucionalizada, quer atravs de aces de animao sociocultural quer atravs da dinamizao de grupos de voluntariado de proximidade. 5 - Apoio ao Associativismo, organizao de grupos/comisses A aco consubstancia-se no apoio auto-organizao dos habitantes dos bairros de etnia cigana, numa 1 fase o de S.Francisco e numa 2 fase os bairros do Telheiro e Canada. As restantes actividades pretendem apoiar a instalao de grupos informais e reforar o trabalho das associaes e colectividades. 6 - Iniciao informtica e exerccio da cidadania activa Aquisio de sala de informtica e utilizao dos equipamentos existentes nas freguesias para a realizao de aces de iniciao informtica destinadas a crianas, jovens, adultos e pessoas idosas, bem como o desenvolvimento de aces de sensibilizao sobre diversos temas da actualidade. A rea de interveno do CLDS ser o concelho de Serpa e a sua execuo decorrer entre Julho de 2011 e 15 de Maio de 2014.

Escola Bsica Integrada de Pias foi distinguida com a segunda bandeira verde Eco-Escolas. A entrega do galardo aconteceu no dia 7 de Outubro, em Oliveira de Azemis. Esta bandeira representa o trabalho e empenho demonstrados pela comunidade educativa nas boas prticas ambientais durante o ano lectivo de 2010/2011. O Eco-Escolas um Programa Internacional que pretende encorajar aces e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no mbito da Educao Ambiental/EDS. Feira de Sopas Entretanto, no dia 18 de Outubro a EBI de Pias preparou-se para mais uma Feira de Sopas. No mbito das

DEZEMBRO 2011 - serpa informao

notcias

Instituto de Gesto do Patrimnio Arquitectnico e Arqueolgico (IGESPAR), actual Direco Geral do Patrimnio Cultural (DGPC) props a classificao da Igreja de Santa Iria como Monumento de Interesse Pblico e fixou igualmente a respectiva Zona Especial de Proteco (ZEP) do monumento. A inteno de classificao fundamentada em pareceres da Seco do Patrimnio Arqueolgico e Arquitectnico (SPAA) do Conselho Nacional de Cultura (CNC), que considera que "A Igreja de Santa Iria muito antiga, conservando caractersticas datveis do princpio do sc. XVI. Se a qualidade dos frescos existentes no interior justificam o merecido interesse do Instituto Jos de Figueiredo em 1986, a sua arquitectura " que se pode considerar intacta" tem pormenores que tal como os frescos merecem ser objecto de um percurso ou rota especfica no Alentejo, onde sem dvida Serpa se destaca."

Igreja de Santa Iria vai ser Monumento de Interesse Pblico

TORNEIO INTERNACIONAL DE HUELVA EM TNIS DE MESA

Antnio Bentes e Miguel Lampreia triunfam em Espanha


ntnio Bentes (Veteranos) e Miguel Lampreia (Juniores) venceram o Torneio Internacional de Huelva que se realizou no dia 17 de Setembro. Mais uma vez os mesatenistas serpenses estiveram em destaque. Antnio Bentes iniciou o torneio como vencedor do grupo com vitrias sobre Rafael Garcia (Ayamonte), Juan Caetano (Lepe) e Javier Rosa (Sevilha). De seguida eliminou Manuel Vazquez (Cortegana), Demetrio Martin (Coria), Jos Herdia (Huelva) e na final venceu Enrique Morales (Huelva). Miguel Lampreia venceu o seu grupo com vitrias sobre Roberto Delgado (San Jos de la Rinconada), Jos Matias (Rogilense), Ruben Padilha (Huelva) e Alberto Diaz (Gibraleon). De seguida eliminou Pablo Pizarro (Gibraleon), Miguel Perez (Huelva), Manuel Zea (San Jos de la Rinconada) e na final venceu Pablo Herdia (Huelva). H tambm a realar a boa prestao do Jnior Joo Silvestre com a obteno do 5 lugar. Participaram ainda neste torneio os serpenses Iniciados Joo Furo,

Flvio Azedo e Jos Raes; os Juniores Paulo Galamba e Vitor Gomes e o snior Joo Ildefonso. Sniores do Luso Serpense vencem Seixaladas No dia 2 de Outubro a equipa do Luso Serpense participou no torneio aberto de Tnis de Mesa inserido nas Seixaliadas. Perante 27 equipas nacionais o Luso Serpense constitudo por Joo Bentes, Ricardo Roberto, Diogo Silva e Joo Gil esteve ao seu melhor nvel vencendo o conceituado torneio com as seguintes vitrias: Quinta da Lomba, Acad. 8 Janeiro, Benfica, Vianenses e Ramiro Jos.
Classificao final 1 lugar - Luso Serpense 2 lugar - Ramiro Jos (Lisboa) 3 lugar - Vianenses 4 lugar - Sporting 5 lugar - Benfica

TELEASSISTNCIA DOMICILIRIA

SERPENSES EM DESTAQUE

Frequncia das Piscinas Municipais Descobertas


Piscina Municipal de Serpa abriu a poca no dia 2 de Julho e encerrou no dia 18 de Setembro. Durante este perodo foram registadas 27.087 entradas. 52% das entradas foram gratuitas (1) e 48% foram pagas, donde resultou uma receita de 19.074,85 . A Piscina Municipal de Pias abriu a poca no dia 14 de Junho e encerrou no dia 18 de Setembro. Durante este perodo foram registadas 10.116 entradas. 64% das entradas foram pagas, e 36% gratuitas, donde resultou uma receita de 10.084,45.
PISCINA MUNICIPAL DE SERPA (2 DE JUNHO A 18 DE SETEMBRO)
Entradas pagas Junho Julho Agosto Setembro Totais

Em Casa No Estou S
Projecto "Em Casa No Estou S", um servio de teleassistncia domiciliria que visa o apoio populao snior e/ou dependente, 24 horas por dia, durante todo o ano, mediante o recurso a uma Central de Atendimento Permanente. Esta Central responde ao muncipe em situaes de carcter urgente: acidentes domsticos, agravamento sbito de sade, pnico, roubos, incndios e outras situaes que atentem contra a segurana. D tambm resposta a situaes de carcter social, nomeadamente de isolamento, mediante a possibilidade de contacto com a Central, sempre que o utente o desejar. Trata-se de um servio gratuito, o muncipe paga apenas o valor da chamada local quando em contacto com a Central. O equipamento (instalao e manuteno) assegurado pela Cmara Municipal de Serpa. Tendo em conta as necessidades manifestadas pelos beneficirios deste projecto/servio, a autarquia criou tambm o Servio de Acompanhamento Psicossocial, prestado por uma tcnica de servio social e uma psicloga da autarquia, dirigido a todos os muncipes beneficirios deste projecto. Este servio destina-se preferencialmente a muncipes com mais de 65 anos ou limitaes de mobilidade, residam no concelho e tenham telefone fixo. Tero prioridade as pessoas que vivam ss e tenham menores rendimentos. Para solicitar este servio dever dirigir-se ao Servio de Atendimento da Cmara Municipal. Os formulrios tambm se encontram disponveis na pgina da autarquia, em www.cm-serpa.pt.

3. Escalada de S. Gens Serpa Terra Forte


na Braga, atleta de Serpa, que corre pelo Beja Atltico, foi a vencedora da prova jovem em infantis femininos, Jos Afonso do Piense sagrou-se campeo distrital de veteranos B e a equipa de Veteranos do Piense conquistou o ttulo distrital da categoria. A 3 Escalada de S. Gens Serpa Terra Forte realizou-se no dia 5 de Novembro, em Serpa, em simultneo com o Campeonato Distrital de Montanha 2011, por escales. Participaram 105 atletas nas vrias provas, em representao da Associao Atltica do pego Longo (Sintra), Grupo Desportivo Recreativo da Reboleira, Beja Atltico Clube, Clube da Natureza de Alvito, CRAM "Os Lees" de Moura, Futebol Clube Castrense, Juventude Desportiva das Neves, NAR de Messejana, Ncleo Desportivo e Cultural de Odemira, Piense Sporting Clube e Sociedade Recreativa e Desportiva Entradense. A anteceder a escalada e campeonato distrital realizaram-se provas para atletas benjamins (600 metros), infantis (1200 metros) e iniciados (1800 metros). Os atletas Carlos Papacinza do Clube da Natureza de Alvito e Ana Catarina Dias do Ncleo Desportivo e Cultural de Odemira foram os vencedores absolutos da 3 Escalada de S. Gens e sagraram-se campees distritais em seniores masculinos e juvenis femininos respectivamente. Em veteranos, venceu o atleta Fernando Santos do Clube da Natureza de Alvito. Colectivamente a Juventude Desportiva das Neves venceu em juvenis femininos com 12 pontos, o Beja Atltico venceu em sniores masculinos com 10 pontos e o Piense Sporting Clube em veteranos com 12 pontos. A prova foi organizada pela Cmara Municipal de Serpa e Associao de Atletismo de Beja, com o apoio das Juntas de Freguesia de Salvador e Santa Maria.

10 aos 17 s/carto 906 Maiores de 18 anos s/carto 1011 Mais de 65 anos 0 10 aos 17 c/carto M - classe A 496 18 aos 24 c/carto M - classe A 105 25 aos 65 c/carto M - classe B 45 Maiores de 65 anos c/Carto M- Classe C 8 10 aos 17 anos c/Carto Jovem 0 Maiores de 18 anos c/Carto Jovem 0 Visitantes 21 Totais 2592

1268 2102 0 537 228 105 26 0 0 25 4291

1401 3236 0 542 122 162 18 0 0 33 5514

127 230 0 68 24 20 0 0 0 5 474

3702 6579 0 1643 479 332 52 0 0 84 12871

PISCINA MUNICIPAL DE PIAS (14 DE JUNHO A 18 SETEMBRO)


Entradas pagas Junho Julho Agosto Setembro Totais

10 aos 17 s/carto 339 Maiores de 18 anos s/carto 401 Mais de 65 anos 0 10 aos 17 c/carto M - classe A 326 18 aos 24 c/carto M - classe A 116 25 aos 65 c/carto M - classe B 15 Maiores de 65 anos c/Carto M- Classe C 0 10 aos 17 anos c/Carto Jovem 0 Maiores de 18 anos c/Carto Jovem 0 Visitantes 0 Totais 1197

470 1022 0 382 167 38 30 0 0 0 2109

560 1536 0 252 220 52 161 0 0 0 2781

116 110 109 27 4 0 0 0 366

1485 3069 0 1069 530 109 191 0 0 0 6453

(1)Trabalhadores do Municpio, Parque de Campismo, menores de 9 anos, participantes do Cortejo Histrico e Etnogrfico, passes mensais, ATL/Projectos, Aulas de Hidroginstica, Bombeiros Voluntrios de Serpa, Equipa de Natao de Viana do Castelo, Escola Secundria de Serpa, Santa Casa da Misericrdia de Cascais e outros.

DEZEMBRO 2011 - serpa informao

entrevista

Tom Alexandre Martins Pires, 35 anos, natural de Pias, Engenheiro Tcnico Civil, militante do PCP desde 2000, foi membro da Assembleia Municipal de Dezembro de 2000 at ao fim do mandato em 2001. Faz parte do executivo camarrio desde 2009, enquanto vereador com pelouro, estando a seu cargo a Diviso de Atendimento e Suporte Administrativo, a Diviso de Urbanismo e Ordenamento do Territrio e o Gabinete do Patrimnio Arquitectnico e Arqueolgico.

Desenvolvimento implica planeamento


Quais os desafios que tem encontrado no mbito das suas competncias enquanto vereador? O principal desafio, sem dvida, dar continuidade ao bom trabalho desenvolvido pelos executivos anteriores, tendo sempre como objectivo o desenvolvimento sustentvel do nosso concelho, de forma a dar a melhor resposta possvel s necessidades das nossas populaes. Comeando por falar no Gabinete do Patrimnio Arquitectnico e Arqueolgico, continuar a salvaguardar o nosso patrimnio tem sido de facto um grande desafio, at porque a sua valorizao um dos elementos chave na afirmao continuada do nosso territrio. Gostaria de evidenciar um projecto que est em curso, a requalificao do Museu de Arqueologia que tem prevista a concluso da primeira fase para o prximo ano e que corresponde ao ncleo do castelo. Ser a partir daqui que todo o plano de valorizao dos muitos stios arqueolgicos, como a "Cidade das Rosas", ser efectivado, criando assim um roteiro para um conhecimento mais amplo de todo Concelho. Temos trabalhado no sentido de preservar aquilo que nos valoriza, mantendo a nossa identidade para as geraes vindouras, e bom exemplo disso a recente classificao do Centro Histrico de Serpa, como Conjunto de Interesse Pblico. Temos ainda em marcha uma "Operao de Reabilitao do Centro Histrico de Serpa", cujo plano est em fase de elaborao, de forma a definir e pormenorizar ainda mais as linhas da nossa aco com a preocupao de actuar dentro na manuteno dos nossos edifcios e de levar os proprietrios privados a fazer o mesmo. Relativamente ao urbanismo e ordenamento do territrio? H sempre a preocupao de ter os nossos planos actualizados, como o caso do Plano Director Municipal (PDM) e dos Planos de Urbanizao (PU) pois so elementos chave na concretizao da estratgia de desenvolvimento que ns preconizamos para o Concelho. Estamos neste momento em fase de concluso do PU de Serpa e esto em fase avanada o PU de Pias e o PU de Vila Nova de So Bento. A reviso do PDM tambm deve estar concluda no prximo ano. Fomos, e julgo que ainda somos, a nica cmara no pas que desloca semanalmente tcnicos a todas as freguesias rurais no sentido de elucidar os muncipes que tipo de obras podem fazer e como as podem fazer, trabalhando assim preventivamente na salvaguarda do patrimnio arquitectnico. A Diviso de Atendimento e Suporte Administrativo tambm apresenta grandes desafios. A modernizao e a celeridade dos nossos servios so, de facto, desafios maiores que se nos colocam. Implementmos vrios programas informticos, e prevemos que no prximo ano seja possvel aos muncipes acompanharem o processo de licenciamento de obras a par e passo, desde a sua casa, atravs da internet. Quais os principais problemas que os muncipes lhe transmitem? Tenho uma misso um pouco ingrata, que a questo do licenciamento de obras. Quando os muncipes no utilizam os meios que tm disposio, facultados por ns, caso da deslocao dos tcnicos s Freguesias, acabam por realizar indevidamente obras, sem prvio licenciamento gerando problemas de difcil resoluo. Este de facto um problema que ainda temos, mas possvel atenu-lo e estamos empenhados nisso, potenciando uma melhor articulao entre todos os agentes nos processos de licenciamento desde muncipes, projectistas e tcnicos da autarquia. Enquanto vice-presidente, que questes gostaria de ver resolvidas no concelho? H vrias situaes situaes essas que esto directamente relacionadas com as dificuldades que o pas atravessa e que numa larga maioria no se enquadram no mbito das competncias das autarquias, apesar da nossa autarquia desde sempre ter contribudo para a resoluo das mesmas, como o caso do desemprego e da perda em qualidade e em quantidade dos servios pblicos no nosso concelho. Comeando por falar na questo do desemprego, que neste momento atinge nveis sem paralelo no ps-25 de Abril, o nosso maior problema. Temos tentado fazer tudo por tudo para que no aumente. No em palavras, mas em actos. Exemplo disso o trabalho que temos desenvolvido no apoio s pequenas e medias empresas, quer na promoo dos seus produtos, como o "Queijo Serpa", quer na criao de condies para o desenvolvimento da sua actividade, atravs da criao da zona industrial de Serpa, na segunda fase, e duas zonas de actividades econmicas, em Pias e Vila Nova de S. Bento, onde os lotes so cedidos a preos bastante reduzidos. At h casos caricatos em que a escritura mais cara do que o prprio terreno. Mas todo esse nosso investimento s ser devidamente rentabilizado acompanhado de outros investimentos pblicos, como a melhoria das acessibilidades, e aqui falo concretamente na construo do IP8 at fronteira de Vila Verde de Ficalho, prometida por vrios governos no sei em quantas situaes (desde moo pequeno que oio falar nisso, talvez h vinte anos), onde o projecto inicial que fazia a ligao do interior ao litoral, e aqui sim combatendo verdadeiramente as assimetrias regionais. J foi encurtado, j ficou em Baleizo, em Beja, e agora pelos vistos parece que vai ficar no aeroporto. Em suma Mesmo que haja um grande empenho da autarquia, investindo de forma a contribuir para a resoluo de problemas que so de mbito nacional, como o caso do desemprego, se no houver polticas do governo central no mesmo sentido, este problema no ser resolvido, e no ser rentabilizado da melhor forma o investimento municipal. E no mbito da sade? Outra das questes que gostaria de ver resolvida, seria a melhoria dos vrios servios pblicos, entre eles, os de sade, que no nosso concelho e por toda a nossa regio tm vindo a perder valncias, nomeadamente o nosso Hospital, que ao longo dos anos tem vindo a fechar servios e que neste momento est muito longe de dar a resposta necessria nossa populao. Tambm nos merece grande preocupao a educao, uma rea em que h um cumprimento na ntegra das nossas competncias, indo at mais alm, como o caso da atribuio gratuita dos manuais escolares aos alunos do primeiro ciclo, mas surgem polticas superiores que equacionam a hiptese de vir a fechar escolas, em freguesias menos populosas, o que contribui para o despovoamento das mesmas. Estas medidas vo totalmente contra o que desejamos - que passa pelo desenvolvimento harmonioso de todas as freguesias, assente nas suas populaes, e no em concentrar todos num s lugar do Municpio, nem toda a populao do Alentejo numa s cidade nem toda a populao do pas na sua capital. Por vezes as polticas centrais levam-nos a pensar que essa a vontade dos nossos governantes. Ns temos feito tudo para as combater e iremos continuar a faz-lo, pois s com polticas que lutem de forma efectiva contra as assimetrias regionais, estas se podero esbater para que todos os Portugueses, sejam eles do norte, do sul, do litoral ou do interior possam vir a ter condies para viver na terra onde nasceram.

Mesmo que haja um grande empenho da autarquia, investindo de forma a contribuir para a resoluo de problemas que so de mbito nacional, como o caso do desemprego, se no houver polticas do governo central no mesmo sentido, este problema no ser resolvido.

DEZEMBRO 2011 - serpa informao

informao institucional

Moes
Moo Em Defesa dos Servios de Sade no Concelho de Serpa A Assembleia Municipal de Serpa, reunida em Sesso Ordinria a 30 de Setembro de 2011, vem por este meio apoiar e reforar a resoluo da populao do Concelho de Serpa, aprovada em reunio de 29 de Setembro de 2011, aco mobilizada e decorrente de tomada de posio dos rgos Municipais relativamente ao encerramento e transferncia de Servios de Sade no Concelho e abaixo transcrita. Reunio com a populao em defesa dos servios de sade no concelho de Serpa RESOLUO A populao de Serpa tem vindo a ser progressivamente defraudada no acesso aos servios de sade prestado pela Unidade Local de Sade do Baixo Alentejo /ULSBA. De facto, os ltimos anos foram caracterizados pela destruio de um conjunto de condies, nomeadamente a nvel de cuidados bsicos de sade que serviam territrios e populaes desfavorecidos social e economicamente, usando agora como desculpa a actual conjuntura econmica e as medidas acordadas no memorando de entendimento. preciso reduzir despesas, todos o sabemos. Mas no podemos aceitar poupar custa da populao. A deciso tomada pela ULSBA de "reestruturar" o funcionamento do laboratrio de anlises do Hospital de S. Paulo, para passar "a ser utilizado como posto de colheita de anlises clnicas aos utentes referenciados" no concelho de Serpa e nos concelhos limtrofes, mais no do que a continuao do processo em curso de reduo progressiva dos vrios servios prestados neste Hospital nomeadamente o bloco operatrio, farmcia, as consultas de especialidade e do internamento, entre outros. Ou seja, a obrigatria reduo de custos que o Estado precisa de fazer, com base apenas em produtividade e respectivos custos/benefcio est a ser feita custa daquilo que nos ltimos 30 anos o povo portugus alcanou e que est consagrado na Constituio da Repblica Portuguesa, nomeadamente a universalidade no acesso sade, educao e a todos os servios bsicos. Porque estamos empenhados na defesa deste territrio, exigimos que o Governo tenha em conta que existe um pas com pessoas, com necessidades e com direitos. Exigimos a continuidade do Laboratrio e de todos os servios existentes no Hospital de Serpa, assim como a reposio daqueles que j foram retirados. Exigimos igualmente a prometida instalao do Servio Urgncia Bsica (SUB) e a continuao com qualidade de todas as extenses do Centro de Sade existentes no concelho, na certeza de que vamos lutar com determinao contra as medidas e decises lesivas da nossa qualidade de vida. Aprovado em Serpa a 29 de Setembro de 2011 Depois de aprovada a presente Moo dever ser enviada aos rgos de Comunicao Social; s Assembleias Municipais de Mrtola, Barrancos e Moura; ao Conselho de Administrao da Unidade Local de Sade do Baixo Alentejo, EPE; ARS; ao Ministrio da Sade; ao Senhor Primeiro Ministro, ao Senhor Presidente da Repblica, ao Senhor Presidente da Assembleia da Repblica e aos Grupos Parlamentares. governo, tem vindo a fazer-se, no pelo corte nas despesas suprfluas do aparelho de Estado, mas sim custa do aumento dos impostos, dos custos de bens essenciais ao dia a dia dos portugueses e, bem assim, do corte de direitos e servios pblicos. o caso do corte nas vacinas, particularmente a do colo do tero, a maneira mais eficaz de contrariar esse tipo de cancro e do anunciado fim da comparticipao da plula, o que representa um ataque sem precedentes a uma conquista da mulher portuguesa. Face a tais determinaes, a Assembleia Municipal de Serpa, reunida em 30 de Setembro de 2011, delibera condenar veementemente o fim da comparticipao da plula e o corte nas vacinas, manifestaes da cega aplicao de polticas economicistas. Uma vez aprovada, esta Moo deve ser enviada ao Presidente da Repblica, Presidente da Assembleia da Repblica, Grupos Parlamentares, Primeiro-Ministro, Ministro da Sade e enviada para publicao na imprensa nacional e regional. Essa mesma poltica que tem sido seguida visa, evidentemente, preparar a empresa para a privatizao e liberalizao dos servios postais, aprovada no quadro da Unio Europeia com a cumplicidade activa dos sucessivos governos nacionais. A privatizao dos CTT interessa ao grande capital que v aqui a possibilidade de embolsar os lucros que tm ido para os cofres do Estado e ter ao dispor os milhes de euros que, diariamente, a Empresa movimenta. Conforme tem acontecido noutros casos similares de privatizao de empresas de servio pblico, as consequncias so gravssimas no que respeita ao acesso aos servios e qualidade destes, e acentuam-se os ataques aos direitos dos trabalhadores, a precariedade do trabalho e o pagamento de salrios ainda mais baixos. Reunida a 30 de Setembro de 2011 a Assembleia Municipal de Serpa delibera: 1 - Exigir que as estaes de correio de Pias e Vila Nova de So Bento voltem a ser explorados pelos CTT e no por entidades privadas. 2 - Em nome do interesse nacional, dos direitos das populaes e dos trabalhadores, manifestar-se contra a anunciada privatizao dos CTT. Setembro de 2011 DELIBERA: 1.Manifestar a sua convico de que, pela exiguidade dos recursos pblicos que lhe so afectos e pela forma exemplar como so aplicados - As autarquias locais tm um importante papel na promoo das condies de vida local e na realizao de investimento pblico, indispensveis ao progresso local, no combate s assimetrias regionais e, no presente quadro, s aces que contribuam para atenuar os efeitos da crise e em particular aos reflexos sociais mais negativos que a aplicao do actual programa de ingerncia externa est a impor aos portugueses; - A extino de autarquias que em quase nada contribuir para reduzir a despesa pblica, no s acarretar novos e maiores gastos para um pior servio s populaes como constituir um factor de empobrecimento da vida democrtica local; 2.Repudiar a inteno de extinguir as autarquias existentes, seja pela sua pura eliminao seja por recurso a qualquer forma de engenharia poltica, que lhes retire o que tm de essencial, a saber, os seus rgos democraticamente eleitos, as suas atribuies prprias e a parte dos recursos pblicos essenciais sua existncia e funcionamento nas condies de autonomia previstas na Constituio da Repblica. Se aprovada a moo deve ser enviada ao Presidente da Repblica, Primeiro Ministro, Presidente da Assembleia da Repblica e Grupos Parlamentares. Deve tambm ser divulgada na Comunicao Social. Moo apresentada pelos eleitos da CDU e aprovada, por maioria, com sete votos contra do PS e PSD Moo No desistimos da ligao ferroviria directa Beja - Lisboa A Assembleia Municipal de Serpa, reunida em 30 de Setembro de 2011 delibera, sobre as ligaes ferrovirias o seguinte: Considerando o resultado negativo das votaes da petio de cerca de 18.000 assinaturas pela exigncia de comboios directos Beja - Lisboa e a ligao ao Algarve (Funcheira) na Assembleia da Repblica; Considerando que, apesar da rejeio da recomendao pela maioria na Assembleia da Repblica, no deixou de ser justa e necessria esta exigncia; Considerando que o Distrito no aguenta esperar mais anos na incerteza e sem a ligao directa sob pena de continuar a perder influncia e populao; Considerando que no Distrito todas as autarquias, partidos polticos, instituies e movimentos esto de acordo com a electrificao e a ligao directa do comboio intercidades Beja - Lisboa e a ligao ao Algarve (Funcheira), a Assembleia Municipal delibera: 1. No desistir da luta pela exigncia da electrificao e ligao directa entre Beja e Lisboa porque assim estamos a defender o presente e o futuro da Regio; 2. Defender a manuteno da ligao ao Algarve (Funcheira); 3. Lamentar o resultado da votao na Assembleia da Repblica do que era "apenas" uma recomendao ao governo; 4. Exigir do Governo e da CP uma nova e positiva atitude e a considerao em prximo Plano de Actividades destas reivindicaes de toda a regio, assumindo, de facto, a enorme importncia que estas tm para a qualificao e desenvolvimento do Distrito de Beja.

Moo apresentada pelo Bloco de Esquerda e aprovada, por maioria com duas abstenes do PSD
Moo Pela defesa dos Servios Postais Pblicos, pelo legtimo interesse das populaes A empresa CTT Correios de Portugal uma empresa pblica que, apesar de mal gerida, continua anualmente a distribuir dividendos aos seus accionistas, mas mais do que uma empresa que garanta lucros e dividendos, os Correios devem ser o garante de um servio pblico efectivamente ao servio do pas e das populaes, ao servio da economia nacional e do desenvolvimento, com uma gesto que vise o equilbrio econmico-financeiro e o investimento na melhoria da qualidade. Nos ltimos meses, a Administrao dos CTT, cumprindo determinaes do anterior e actual governo, tem acelerado um conjunto de medidas que no cumprem com o contrato de concesso e reduzem a oferta e a qualidade dos servios, contribuindo para acentuar as assimetrias regionais, o que acarretar consequncias bastante negativas tanto s populaes, como aos empresrios e comerciantes locais, situao que se revelar ainda mais preocupante face a grande percentagem de idosos e pensionistas aos quais o servio prestado pelos correios fundamental. Isso mesmo tem vindo acontecer, nomeadamente com a Rede de Balces, com o encerramento de estaes de correio, um pouco por todo o pas. Ao mesmo tempo, verifica-se o agenciamento a terceiros de estaes que funcionam, situao que j se verifica no nosso concelho, nomeadamente nas freguesias de Pias e Vila Nova de So Bento. Tambm o sigilo, a inviolabilidade e confidencialidade do servio postal so por essa via ameaados, uma vez que a entidade que assume o servio, pode aceder por essa via a um conjunto de informao privada dos cidados. No tocante Rede de Distribuio, est a ser implementado um novo modelo de organizao denominado "Distribuio Segmentada", modelo esse que prev a distribuio em alternncia ("dia sim, dia no"). Segundo a gesto, sero assegurados no "dia no" a distribuio do correio prioritrio (Correio Azul e Registos) ficando toda a outra correspondncia sem distribuio, no assegurando os interesses dos cidados. Ora, obrigao do Estado garantir a prestao do servio de correios, com qualidade e sem discriminaes. Isso mesmo implica que se coloque um ponto final presente poltica de encerramentos de estaes de correio e de distribuio no diria do correio.

Moo apresentada pelos eleitos da CDU e aprovada, por maioria com trs abstenes do PSD e PS.
Moo Considerando que a Troika estrangeira em conjunto com os que no nosso pas subscreveram o programa de agresso e submisso pretendem impor a reduo substancial de autarquias (freguesias e municpios); Considerando que o poder local democrtico, indissocivel da existncia de rgos prprios eleitos democraticamente, com poderes e competncias prprias e agindo em total autonomia face a outros rgos e submisso apenas Constituio, s leis, aos tribunais em sede de aplicao dessas mesmas leis e ao povo, parte da arquitectura do Estado Portugus; Considerando ainda que as autarquias constituem um dos pilares da democracia pelo nmero alargado de cidados que chama a intervir, como representantes do povo, na gesto da coisa pblica, pelas oportunidades de participao efectiva dos cidados em geral nas decises que lhes interessam, pela forma aberta e transparente da sua aco e ainda pelas realizaes concretas que promove e tm contribudo para a melhoria da salubridade, das acessibilidades, dos transportes, do acesso sade, educao, cultura e prtica desportiva; Considerando que o poder local democrtico e as pessoas territoriais que o integram detm atribuies nicas essenciais ao bem-estar das pessoas, representao e defesa dos interesses populares e concretizao da vida em sociedade; Mais, considerando que herdeiro de tradies centenrias (milenares no caso de muitas das freguesias que querem ver extintas) em cujo caldo se consolidaram e sobrevivem elementos essenciais da identidade comunitria escala local e a prpria identidade nacional, deles diversa, mas que os integre na sua mltipla diferena; Considerando, por fim que residual o peso do poder local nas contas pblicas e, em especial, nfimo o das freguesias Considerando que de h muito que alguns no se conformam com o carcter avanado, democrtico e progressista do poder local e que alguns outros, em particular, de h muito consideram as freguesias como algo dispensvel e at incmodo; Considerando que a seriedade e coerncia de qualquer reforma da organizao administrativa que se pretenda eficaz deve considerar prioritariamente a criao das Regies Administrativas e no a extino de freguesias ou municpios; A Assembleia Municipal de Serpa, reunida em 30 de

Moo aprovada, por unanimidade.


Moo A gesto da coisa pblica, contrariamente ao anunciado pelo

Moo apresentada pela CDU e aprovada, por maioria com duas abstenes do PSD

Resumo das anlises da gua segundo Decreto-Lei nmero 306/2007 de 27 de Agosto


DATA CONTROLO LOCAL E. coli/100ml Bactrias Desinfectante residual (mg/l Cl2) Temperatura (C) Germes a 22C (N/ml) Germes a 37C (N/ml) Amnio (mg/l NH4) Condutividade (uS/cm) Clostridium perfringens (N/100 ml) Cor (mg/l PtCo) pH Mangans (ug/l Mn) Oxidabilidade (mg/l O2) Cheiro (factor de diluio) Sabor (factor de diluio) Turvao (NTU) Alminio (ug/l Al)

14-Set-11 12-Out-11 14-Set-11 12-Out-11 14-Set-11 12-Out-11 14-Set-11 12-Out-11 14-Set-11 12-Out-11

14-Set-11 12-Out-11

Vila Verde de Ficalho POSTO DA GNR ESCOLA PRIMRIA Vale de Vargo CR1 RESTAURANTE O TARECO CR1 + CR2 ESCOLA PRIMRIA Pias CR1 PADARIA MELO CR1 + CR2 FUNDAO VISCONDE DE MESANGIL Vila Nova de S. Bento CR1 CAF PASTELARIA O TOY CR1 + CR2 ESCOLA BSICA INTEGRADA Serpa CR1 JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA MARIA CR1+CR2+CI RESTAURANTE PEDRA DE SAL CR1 RESTAURANTE MOLH BICO CR1 + CR2 POSTO DE TURISMO Enxo CR1 LAR 3 IDADE - BRINCHES CR1 + CR2 ESCOLA PRIMRIA - SANTA IRIA CR1 CR1 + CR2

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

0,23 0,28 0,31 <0,10 0,40 <0,10 0,10 <0,10 0,18 0,10 0,25 0,23 0,14 0,12

23,9 27,7 25,1 25,3 25,0 23,5 24,8 25,4 24,5 25,3 25,3 25,6 25,6 26,2

10

<0,05

681

<2

7,0

11

1,7

<3

<3

160

45

17

<0,05

652

<2

7,3

<10

2,4

<3

<3

<0,7

<50

23

17

<0,05

912

<2

7,1

<10

1,4

<3

<3

<0,7

<50

>300

>300

<0,05

647

<2

7,3

<10

2,6

<3

<3

<0,7

<50

ND ND

ND ND

<0,05 <0,05

757 670

0 0

<2 <2

7,1 7,2

<10 <10

<0,5 1,4

<3 <3

<3 <3

<0,7 1

<50 <50

>300

>300

<0,05

160

<2

6,9

<10

<0,5

<3

<3

<0,7

<50

DEZEMBRO 2011 - serpa informao

informao institucional

Deliberaes de Eficcia Externa


EDITAL JOO MANUEL ROCHA DA SILVA, PRESIDENTE DA CMARA MUNICIPAL DE SERPA TORNA PBLICO, de harmonia com o artigo 91 da Lei n. 169/99, de 18 de Setembro, com a redaco da Lei n. 5-A/2002, de 11 de Janeiro, as deliberaes de eficcia externa proferidas na reunio ordinria do rgo Executivo, realizada no dia 2 de Novembro de 2011: 1. Pedidos de iseno de pagamento de taxas 1.1. Escola Secundria de Serpa A Comisso de Finalista da Escola Secundria de Serpa, atravs de email datado de 1 de outubro solicita a iseno do pagamento da taxa de utilizao do cineteatro de Serpa, para o dia 26 de novembro para realizao do espetculo "scares 2011/2012". A Diviso de Cultura e Dinamizao Turstica informa que o valor a pagar seria de 315,00 e prope para reunio da Cmara a iseno do pagamento. Deliberao Sobre o assunto, nos termos do n. 2 do artigo 8 e art. 11. do Regulamento de Taxas e Outras Receitas Municipais, a Cmara Municipal deliberou, por unanimidade, isentar a Escola Secundria de Serpa do pagamento da taxa referente utilizao do cineteatro de Serpa, no dia 26 de novembro para realizao do espetculo "scares 2011/2012". 1.2. Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa A Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa, atravs de ofcio datado de 17 de outubro solicita a iseno do pagamento da taxa de utilizao da piscina coberta para as atividades de educao fsica. A Diviso de Educao, Desporto e Ao Social informa que o valor a pagar seria de 1.020,00 /ano e prope a iseno do pagamento. Deliberao Sobre o assunto, nos termos do n. 2 do artigo 8 e art. 11. do Regulamento de Taxas e Outras Receitas Municipais, a Cmara Municipal deliberou, por unanimidade, isentar a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa do pagamento da taxa de utilizao da piscina coberta para as atividades de educao fsica. 1.3. Associao de Jovens de Brinches A Associao de Jovens de Brinches, em email datado de 13 de outubro, solicita a iseno do pagamento da taxa de utilizao do Parque Desportivo de Brinches. A Diviso de Educao, Desporto e Ao Social informa que o valor a pagar seria de 2.700,00 /ano e a Sr Vereadora Isabel Estevens emite parecer favorvel iseno, considerando que a Associao promoveu novamente os jogos de futebol em Brinches que uma mais-valia para aquela freguesia. Deliberao Sobre o assunto, nos termos do n. 2 do artigo 8 e art. 11. do Regulamento de Taxas e Outras Receitas Municipais, a Cmara Municipal deliberou, por unanimidade, isentar a Associao de Jovens de Brinches do pagamento da taxa de utilizao do parque desportivo de Brinches. 1.4. Associao Cultural dos Trabalhadores da Cmara Municipal de Serpa A Associao Cultural dos Trabalhadores da Cmara Municipal de Serpa, atravs de carta datada de 3 de outubro, solicita a iseno do pagamento da taxa de utilizao do pavilho Carlos Pinho para a prtica de atividades de grupo. A Diviso de Educao, Desporto e Ao Social informa que o valor a pagar seria de 5.400,00 pelos nove meses e remete para reunio do Executivo o pedido de iseno. Deliberao Sobre o assunto, nos termos do n. 2 do artigo 8 e art. 11. do Regulamento de Taxas e Outras Receitas Municipais, a Cmara Municipal deliberou, por unanimidade, isentar Associao Cultural dos Trabalhadores da Cmara Municipal de Serpa do pagamento da taxa de utilizao do pavilho Carlos Pinho. E, para constar, publica-se o presente edital e outros de igual teor, que vo ser afixados nos locais pblicos do costume. Serpa, 2 de Novembro de 2011 O PRESIDENTE DA CMARA JOO MANUEL ROCHA DA SILVA Outras Receitas Municipais, a Cmara Municipal deliberou, por unanimidade, isentar o Projeto Teatro Jovem do pagamento da taxa de utilizao do cineteatro de Serpa, entre os dias 29 de agosto e 10 de setembro do corrente ano. 1.2. Hospital de S. Paulo A equipa de futsal do Hospital de S. Paulo, em Serpa, atravs de carta datada de 30 de agosto, solicita a iseno do pagamento da taxa de utilizao do pavilho Carlos Pinho, pelo perodo de uma hora semanal, para treino da equipa. A Diviso de Educao, Desporto e Ao Social, atravs de informao datada de 6 de setembro informa que o valor de utilizao daquele equipamento de 600,00 (10 meses) e propem a iseno do pagamento. Deliberao Sobre o assunto, nos termos do n. 2 do artigo 8 e art. 11. do Regulamento de Taxas e Outras Receitas Municipais, a Cmara Municipal deliberou, por unanimidade, isentar o Hospital de S. Paulo do pagamento da taxa de utilizao do pavilho Carlos Pinho, para os treinos da equipa de futsal. 1.3. Escola Secundria de Serpa A Escola Secundria de Serpa, atravs de carta datada de 22 de julho, solicita a iseno do pagamento da taxa de utilizao do cineteatro de Serpa, nos dias 13, 14 e 15 de setembro, no mbito das atividades de receo dos alunos para abertura formal do ano letivo. A Diviso de Cultura e Dinamizao Turstica informa que o valor de utilizao daquele equipamento de 280,00 e propem a iseno do pagamento. Deliberao Sobre o assunto, nos termos do n. 2 do artigo 8 e art. 11. do Regulamento de Taxas e Outras Receitas Municipais, a Cmara Municipal deliberou, por unanimidade, isentar a Escola Secundria de Serpa do pagamento da taxa de utilizao do cineteatro de Serpa, nos dias 13, 14 e 15 de setembro. ----1.4. Associao de Andebol de Beja A Associao de Andebol de Beja, atravs de carta datada de 6 de setembro, solicita a iseno do pagamento da taxa de utilizao do cineteatro de Serpa, no dia 12 de setembro, para uma reunio com os rbitros regionais. A Diviso de Cultura e Dinamizao Turstica informa que o valor de utilizao daquele equipamento de 48,00 e propem a iseno do pagamento. Deliberao Sobre o assunto, nos termos do n. 2 do artigo 8 e art. 11. do Regulamento de Taxas e Outras Receitas Municipais, a Cmara Municipal deliberou, por unanimidade, isentar a Associao de Andebol de Beja, do pagamento da taxa de utilizao do cineteatro de Serpa, no dia 12 de setembro. 2. Protocolo de cooperao entre a Biblioteca Nacional de Portugal, a Confraria do Cante Alentejano e a Cmara Municipal de Serpa Procedeu-se anlise da seguinte proposta de protocolo a celebrar entre a Biblioteca Nacional de Portugal, a Confraria do Cante Alentejano e o Municpio de Serpa, no mbito da candidatura do Cante Alentejano a Patrimnio Imaterial da Humanidade: PROTOCOLO DE COOPERAO ENTRE: A BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL, servio central da administrao directa do Estado, com estatuto orgnico aprovado pelo Decreto-Lei n. 90/2007, de 29 de Maro, com sede no Campo Grande, n. 83, 1749-081 Lisboa, representada pelo seu Director-Geral, Pedro Dias, e adiante designada por BNP; E A CONFRARIA DO CANTE ALENTEJANO, pessoa colectiva n 507990170, com sede na Rua da Abegoaria, 7830-392 Serpa, representada por Francisco Torro, na qualidade de Presidente da Direco, adiante designada por CONFRARIA; E A CMARA MUNICIPAL DE SERPA, com sede na Praa da Repblica, 7830-389 SERPA, representada por Joo Manuel Rocha da Silva, na qualidade de Presidente, adiante designada por CMARA; 1. Considerando que: 1.1. A CONFRARIA tem por objecto a promoo e salvaguarda do Cante Alentejano como uma prtica performativa viva, dotada de singularidades e dinmicas prprias, de que so expresso as actividades de diversos grupos espontneos de Canto a Vozes, no s do Concelho de Serpa mas tambm de outras localidades do Alentejo, de outras regies de Portugal e de grupos de portugueses residentes fora de Portugal; 1.2. Para alm de diversas iniciativas vocacionadas para o ensino, difuso e salvaguarda do Cante Alentejano, em articulao com entidades locais e regionais, a CONFRARIA promove, com o apoio da Cmara Municipal de Serpa, a Candidatura do Cante Alentejano a Patrimnio Cultural Imaterial da Humanidade junto da UNESCO; 1.3. A CMARA tem vindo a desenvolver, desde h largos anos, um conjunto de projectos de promoo da cultura, e em particular da msica, enquanto veculo de desenvolvimento sustentvel, quer atravs de animao cultural e social, quer da criao de infra-estruturas e espaos culturais e criativos como so os casos da Casa do Cante, da candidatura de Serpa Rede de Cidades Criativas da UNESCO, do Encontro de Culturas e Mercado Cultural, da criao da enREDE - Rede Internacional de Municpios pela Cultura, e do Musibria - Centro Internacional de Msica e Dana do Mundo Ibrico; 1.4. A Candidatura do Cante Alentejano a Patrimnio Cultural Imaterial da Humanidade ser um projecto estruturado em trabalho de investigao sobre o domnio e universo do Cante EDITAL JOO MANUEL ROCHA DA SILVA, PRESIDENTE DA CMARA MUNICIPAL DE SERPA TORNA PBLICO, de harmonia com o artigo 91 da Lei n. 169/99, de 18 de Setembro, com a redaco da Lei n. 5-A/2002, de 11 de Janeiro, as deliberaes de eficcia externa proferidas na reunio ordinria do rgo Executivo, realizada no dia 6 de Outubro de 2011: 1. Pedidos de iseno de pagamento de taxa 1.1. Associao Desportivo Vila Nova de S.Bento A Associao Desportiva Vila Nova de S.Bento, atravs de email datado de 26 de julho, solicita a iseno do pagamento da taxa de utilizao do pavilho Carlos Pinho para os treinos da equipa de futsal, que ir disputar o Campeonato da 1 Diviso Distrital da Associao de Futebol de Beja. A Diviso de Educao, Desporto e Ao Social informa que o custo de utilizao daquele equipamento de 3.000,00/ano e prope a iseno do pagamento. Deliberao Sobre o assunto, nos termos do n. 2 do artigo 8 e art. 11. do Regulamento de Taxas e Outras Receitas Municipais, a Cmara Municipal deliberou, por unanimidade, isentar a Associao Desportiva de Vila Nova de S.Bento do pagamento da taxa de utilizao do pavilho Carlos Pinho para os treinos da equipa de futsal. >>>> enquanto prtica expressiva central para a construo e afirmao da identidade cultural do Alentejo; e contemplar um diversificado plano de salvaguarda, proteco, inventariao e investigao do patrimnio vivo do Cante, considerando quer uma perspectiva cientfica integrada e multidisciplinar quer o conhecimento dos detentores da tradio, atravs dum envolvimento efectivo da comunidade do Cante; 1.5. A BNP, que tem por misso a recolha, tratamento e conservao do patrimnio documental portugus, em lngua portuguesa e sobre Portugal, assim como assegurar o seu estudo, divulgao e as condies para a sua fruio, e garantir a classificao e inventariao do patrimnio bibliogrfico nacional, detentora do maior acervo de msica em Portugal cuja relevncia importante para o conhecimento histrico do Cante e reconhece a importncia cultural da Candidatura do Cante a Patrimnio Imaterial da Humanidade pela Unesco. 1.6. A CONFRARIA, a CMARA e a BNP reconhecem a relevncia patrimonial do Cante Alentejano, o seu valor excepcional como smbolo identificador da regio do Alentejo, o seu enraizamento profundo na tradio e histria cultural do Pas, o seu papel na afirmao da identidade cultural e a sua importncia como fonte de inspirao e de troca intercultural entre povos e comunidades. 2. celebrado, de boa f e sem reservas, o presente Protocolo de Cooperao Institucional que se rege pelas clusulas seguintes: 2.1. A CONFRARIA, a CMARA e a BNP comprometem-se a envidar os melhores esforos no sentido de promover a salvaguarda do patrimnio imaterial do Cante Alentejano; 2.2. A BNP compromete-se a facultar o acesso ao seu acervo de msica equipa de trabalho da Candidatura do Cante para fins de estudo, inventariao, catalogao e sistematizao de fontes para o conhecimento do Patrimnio Imaterial do Cante; 2.3. A BNP compromete-se, ainda, a facultar reprodues de documentos originais das suas coleces - mediante prazos a acordar entre as partes - para fins de estudo e publicao ao abrigo do plano de salvaguarda da Candidatura; 2.4. A BNP poder, ainda, facultar documentos originais para figurarem em exposies e outras iniciativas do mbito do Plano de Salvaguarda da Candidatura; 2.5. A CONFRARIA e a CMARA comprometem-se a divulgar a parceria institucional com a BNP em todas as edies e demais materiais promocionais a publicar no mbito da Candidatura do Cante a Patrimnio Imaterial da Humanidade; 2.6. A CONFRARIA e a CMARA facultaro BNP cpias de todos os trabalhos de investigao, inventariao, catalogao e digitalizao realizados tendo por base peas do acervo de msica desta ltima; 2.7. A CONFRARIA e a CMARA comprometem-se a no utilizar quaisquer cpias do acervo da BNP para quaisquer outros fins que no os supra mencionados, sem autorizao e concordncia expressa desta ltima. 2.8. No mbito do Plano de Salvaguarda do Patrimnio Imaterial do Cante Alentejano a apresentar UNESCO, a CONFRARIA, a CMARA e a BNP podero cooperar na promoo de iniciativas que contribuam para uma fruio integrada do patrimnio cultural imaterial do Cante, nomeadamente atravs de projectos de carcter museogrfico e expositivo, edies conjuntas, ou de outras iniciativas de reconhecido interesse para a valorizao e difuso desse patrimnio. Biblioteca Nacional de Portugal Serpa, 29 de Setembro de 2011 Deliberao Analisado o assunto, a Cmara Municipal deliberou, por unanimidade, concordar com o teor do protocolo a celebrar com a Biblioteca Nacional de Portugal e a Confraria do Cante Alentejano. E, para constar, publica-se o presente edital e outros de igual teor, que vo ser afixados nos locais pblicos do costume. Serpa, 29 de Setembro de 2011 PRESIDENTE DA CMARA JOO MANUEL ROCHA DA SILVA

EDITAL JOO MANUEL ROCHA DA SILVA, PRESIDENTE DA CMARA MUNICIPAL DE SERPA TORNA PBLICO, de harmonia com o artigo 91 da Lei n. 169/99, de 18 de setembro, com a redaco da Lei n. 5-A/2002, de 11 de Janeiro, as deliberaes de eficcia externa proferidas na reunio ordinria do rgo Executivo, realizada no dia 21 de setembro de 2011: 1. Pedidos de iseno de pagamento de taxa 1.1. Projeto Teatro Jovem O Sr. Jos Gato, atravs de carta datada de 17 de agosto, informa que coordenador-geral do Projeto Teatro Jovem, um projeto de teatro independente, sem fins lucrativos e sem fundos monetrios, sediado em Serpa e criado em fevereiro de 2011. Solicita a iseno do pagamento da taxa de utilizao do cineteatro de Serpa, entre os dias 29 de agosto e 10 de setembro, no mbito da sua 2. produo, intitulada "Restolho". A Sr Vereadora Maria Isabel Estevens, em informao datada de 8 de setembro, prope a iseno do pagamento e refere que se trata de um novo projeto, implementado por um grupo de jovens e parece-lhe importante o apoio a este nvel. Deliberao Sobre o assunto, nos termos do n. 2 do artigo 8 e art. 11. do Regulamento de Taxas e

10 DEZEMBRO 2011 - serpa informao informao institucional

Deliberaes de Eficcia Externa


1.2. Centro de Cultura Popular de Serpa O Centro de Cultura Popular de Serpa, atravs de carta datada de 2 de setembro, solicita a iseno do pagamento da taxa de utilizao do pavilho Carlos Pinho para os treinos das equipas bambis/minis, infantis, iniciados e juvenis, bem como para os jogos oficiais a realizar aos fins de semana nos respetivos campeonatos. A Diviso de Educao, Desporto e Ao Social informa que o custo de utilizao daquele equipamento de 9.000,00/ano e prope a iseno do pagamento. Deliberao Sobre o assunto, nos termos do n. 2 do artigo 8 e art. 11. do Regulamento de Taxas e Outras Receitas Municipais, a Cmara Municipal deliberou, por unanimidade, isentar o Centro de Cultura Popular de Serpa do pagamento da taxa de utilizao do pavilho Carlos Pinho para os treinos das equipas bambis/minis, infantis, iniciados e juvenis e para os jogos oficiais a realizar aos fins de semana nos respetivos campeonatos. 1.3. Escola Secundria de Serpa A Escola Secundria de Serpa, atravs de fax datado de 20 de setembro, solicita a iseno do pagamento da taxa de utilizao da piscina coberta para os treinos de natao, a partir do ms de outubro, no mbito do Desporto Escolar. Aproveitam para informar que no ano letivo passado, os alunos desta escola obtiveram excelentes resultados desportivos, tendo conseguido os apuramentos para os Campeonatos Nacionais de Natao e para a FISEC - Jogos Internacionais do Desporto Escolar. A Diviso de Educao, Desporto e Ao Social informa que o custo de utilizao daquele equipamento de 2.040,00/ano e prope a iseno do pagamento. Deliberao Sobre o assunto, nos termos do n. 2 do artigo 8 e art. 11. do Regulamento de Taxas e Outras Receitas Municipais, a Cmara Municipal deliberou, por unanimidade, isentar a Escola Secundria de Serpa do pagamento da taxa de utilizao da piscina coberta para os treinos de natao, a partir do ms de outubro, no mbito do Desporto Escolar. 2. Proposta de atribuio de auxlios econmicos a alunos do 1. Ciclo para o ano lectivo de 2011/2012 A Diviso de Educao, Desporto e Ao Social, em 20 de setembro do corrente ano, apresenta a seguinte proposta de atribuio de auxlios econmicos a alunos do 1., que a seguir se transcreve: "Os auxlios econmicos, inseridos numa poltica de equidade, promoo e igualdade de oportunidades no acesso educao, so formas de apoio social destinadas aos alunos inseridos em agregados familiares caracterizados por situaes de carncia socioeconmicas e que revelem necessidade de auxlios econmicos de forma a progredirem na escolaridade obrigatria. A Cmara Municipal de Serpa dever aprovar a atribuio de auxlios econmicos a alunos de 1 ciclo do ensino bsico, de acordo com o estipulado no Decreto-Lei 339-A/84 de 28 de dezembro e Decreto-lei 55/2009 de 02 de maro, regulados pelo Despacho n. 12284/2011 de 19 de setembro de 2011 (2 Srie n. 180). O escalo correspondente a cada aluno determinado pelo seu posicionamento nos escales de atribuio do abono de famlia, atravs de documento prprio emitido pelos Servios da Segurana Social ou, quando se trate de trabalhador da Administrao Pblica, pelo servio processador. Escalo A - corresponde ao Escalo 1 do Abono de Famlia (sendo a comparticipao a 100%); Escalo B - corresponde ao Escalo 2 do abono de Famlia (sendo a comparticipao a 50%). A ausncia de Escalo aferida para todos aqueles que no se enquadrem dentro dos escales acima referenciados. Subsdio de Alimentao Escalo A (100%): Autarquia comparticipa no custo das refeies no valor dirio de 1.68 Escalo B (50%): Autarquia comparticipa no custo das refeies no valor dirio de 0.95 Os alunos provenientes de famlias no posicionadas nos Escales A e B pagaro o valor da refeio estipulado pelo Ministrio da Educao. Subsdio para aquisio de Material Escolar Escalo A - 13,00 Escalo B - 6.50 O subsdio de material escolar ser atribudo em forma de Kit, no valor dos respetivos escales A e B. Estes Kits sero entregues aos alunos pelas papelarias dos Agrupamentos de Escolas. Subsdio para aquisio de Manuais Escolares: A Cmara Municipal de Serpa atribuiu gratuitamente os manuais escolares a todos os alunos do 1 ciclo que frequentaro as escolas do Concelho no ano letivo 2011-2012. Os alunos beneficirios de auxlio econmico para aquisio de manuais escolares quando transferidos de escola/concelho tero de novo direito a este apoio, desde que os livros escolares adotados no sejam os mesmos, e a escola no tenha um regime de emprstimo. Bz: De acordo com o artigo 13. do Despacho n. 14368-A/2010 de 14 de setembro de 2010 (2 Srie n. 179), todos os alunos com necessidades educativas especiais de carter permanente, sero posicionados no Escalo A da Ao Social Escolar. A confirmao dos alunos com NEE ser realizada pelos Agrupamentos de Escolas. Alunos Itinerantes: Aos alunos de itinerncia, ser-lhe- atribudo apoio para alimentao, consoante o escalo do abono de famlia em que se inserem, semelhana do enquadramento dos restantes alunos. A instruo do pedido de apoio econmico dever ser igual dos alunos no itinerantes. Nas situaes em que a permanncia no Concelho das famlias itinerantes for inferior ao tempo til necessrio para a execuo da tramitao processual, e consequente deliberao do processo de pedido de auxlio econmico, pela Cmara Municipal, devem os servios assegurar o apoio alimentao do aluno, mediante informao escolar de comprovativa situao de itinerncia e consequentemente os servios de Educao do Municpio devero elaborar informao sobre o pedido efetuado e submete-la posteriormente ao rgo executivo, de acordo com o ponto 3 do artigo 68 da Lei 5-A/2002. Alunos Imigrantes: Consideram-se alunos imigrantes todos aqueles que so provenientes de agregados familiares oriundos de outros pases, que no sejam detentores de nacionalidade portuguesa. Os alunos oriundos de agregados familiares que se encontram em Portugal em situao de ilegalidade, matriculados condicionalmente, desde que comprovem atravs de recibos de vencimento se encontram nas condies de serem integrados nos Escales A ou B. Para anlise e atribuio de escalo, ser aplicado o mtodo de clculo utilizado pela Segurana Social para a aplicao de Abono de Famlia, de acordo com os artigos 9 e 14 do Decreto-lei 176/2003 de 2 de agosto. Situaes Excecionais: Sempre que, nos termos do artigo 14 do Decreto-Lei n. 176/2003, de 02 de agosto, ocorra reavaliao do escalo de rendimentos para efeitos de atribuio do abono de famlia, pode haver reposicionamento em escalo de apoio previsto no Despacho n. 14368-A/2010 de 14 de setembro de 2010 (2 Srie n. 179). Nos termos do Decreto-Lei n. 55/2009, de 2 de maro e em conformidade com o Despachos n.14368-A/2010, de 14 de setembro e 18987/2009, de 17 de agosto, os alunos posicionados no Escalo B, em que um dos progenitores se encontre na situao de desemprego involuntrio h trs ou mais meses, so reposicionados no Escalo A, enquanto durar essa situao. De forma a responder ao exposto anteriormente, dever o Encarregado de Educao apresentar junto dos Servios de Educao, comprovativo da situao de desemprego atravs de documento emitido pelo Centro de Emprego da rea de residncia. Considera-se situao de desemprego nos seguintes casos: - Quem, tendo sido trabalhador por conta de outrem, se encontre desempregado e inscrito como tal no respetivo Centro de Emprego h trs ou mais meses; - Quem, tendo sido trabalhador por conta prpria e se encontre inscrito no respetivo Centro de Emprego, nas condies referidas anteriormente, prove ter tido e ter cessado a respetiva atividade h trs ou mais meses. EB1 PLO 3
ALUNO ANO ESCALO SUBSDIO REFEIO (DIRIO) SUBSDIO MATERIAL ESCOLAR (ANUAL)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SERPA EB1 PLO 1


ALUNO ANO ESCALO SUBSDIO REFEIO (DIRIO) SUBSDIO MATERIAL ESCOLAR (ANUAL)

Eva Beja Carrasco 1 Henry Marlon Peres Monteiro 1 Hugo Alexandre Cavaco Mestre 1 Iara Sequeira da Fonseca 1 Joana Gonalves Infante 1 Maria Carolina Saraiva da Franca Nina Raposo 1 Ruben Shang 1 Ana Lusa Soares Carrasco 2 Antnio Joo Gonalves Infante 2 Carla Manuela da Silva Fialho (NEE) 2 Carolina Alexandra Vicente Gonalves 2 Cludia Isabel Alves Almeida 2 Henriqueta dos Reis Baro 2 Nazar Lanita Cavaco 2 Ricardo Manuel Martins Santinhos 2 Rben Miguel Ps-de-Mina Santos 2 Teodora Selina Lucaci 2 Toms Vascon Nolasco 2 Beatriz de Jesus Filipe Estrelo 3 David Silva Baro 3 Rui Jorge Gonalves Soares 3 Bruno Ricardo Rodrigues Correia 4 David Beja Carrasco 4 Leonor Rodrigues Godinho 4 Pedro Manuel Pepe Martins 4 Rita Alexandra Cames Silva (NEE) 4 EB1 VALES MORTOS
ALUNO ANO

A A A A B A B B B A B B A B A B B B B B B B A B B A

1,68 ----------1,68 ----------0,95 1,68 0,95 0,95 0,95 ----------0,95 0,95 ----------0,95 1,68 ----------0,95 0,95 0,95 ----------0,95 0,95 1,68 0,95 0,95 1,68

13,00 13,00 13,00 13,00 6,50 13,00 6,50 6,50 6,50 13,00 6,50 6,50 13,00 6,50 13,00 6,50 6,50 6,50 6,50 6,50 6,50 -----------13,00 6,50 6,50 13,00

ESCALO

SUBSDIO REFEIO (DIRIO)

SUBSDIO MATERIAL ESCOLAR (ANUAL)

Daniel Filipe Valadas Gomes Gonalo Martins Biscoito Iara Brito janeiro Lara Sofia Vieira Morais Cames Micael Loureno Pereira Fialho Roslia do Carmo Loureno Fialho Carlos Manuel Garcias Fialho Leonor dos Santos Baro Fialho Ana Isabel Ramos Gemenes Catarina Isabel Isqueiro Mafaldo Daniel Maria Rzio Dias Ins Biscoito Piarra Ins Marques Delgado Mestre Joo Pedro Furo Penado Rita Isabel Parreira Lampreia (NEE) Rben Miguel Pica Montes Toms Alexandre Mendona Guerreiro Camila Borges Santos (NEE) Cristiana Filipa Oliveira Guerreiro Gonalo Antnio Marques Seleiro Joo Pedro Vascon Nolasco Mrcio dos Santos Baro Fialho Sandra Luzia Marques Baio Tiago Alexandre Costa Mouro

1 1 1 1 1 1 2 2 3 3 3 3 1 3 3 3 3 4 4 4 4 4 4 4

B A A A B A A A A B A A A B A A B A A B B A B A

--------------------------------------------------------------------------------1,68 ----------1,68 -------------------0,95 ----------1,68 0,95 1,68 1,68 0,95 0,95 ---------0,95 1,68

6,50 13,00 13,00 13,00 6,50 13,00 13,00 13,00 13,00 6,50 13,00 13,00 13,00 -----------13,00 13,00 6,50 13,00 13,00 6,50 6,50 13,00 6,50 13,00

Ana Maria Torro Flix Martins Caixinha 1 Francisco Manuel Machado da Conceio (NEE) 1 Isabel de Jesus Ruas Guerreiro 1 Ana Beatriz Correia Delfino 2 Jorge Miguel Morgado Alves 2 Carmen Cristina Rita Ribeiro 3 Marina Quintos Santos Horta 3 Catarina Gomes Martins Caixinha 4 Mariana Gonalves Catarino 4

B A A A A B B A B

0,95 1,68 1,68 1,68 1,68 0,95 0,95 1,68 0,95

6,50 13,00 13,00 13,00 13,00 6,50 -----------13,00 6,50

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA NOVA SO BENTO


ALUNO ANO ESCALO SUBSDIO REFEIO (DIRIO) SUBSDIO MATERIAL ESCOLAR (ANUAL)

EB1 PLO 2
ALUNO ANO ESCALO SUBSDIO REFEIO (DIRIO) SUBSDIO MATERIAL ESCOLAR (ANUAL)

Antnio Misael Garcias Pereira Raquel Leonor Msca Favinha Veiga Toms Franco Lamria Ana Isabel Lanita Algarve Antnia Graciete Garcias Pereira Beatriz Alexandra Delgado Martins Ins Filipa Martins Guerreiro Jessica Filipa Gonalves Jesus Joana Raquel Almeida Dias Jos Miguel Diogo Vitria Lus Henrique Marques Ptroa Ricardo Antnio Martins Palma Joo Pedro Franco Lamuria Joo Pedro Guerreiro Vieira Jos Miguel Bacelo Moreno Sara Martins Oliveira Alice Costa Beatriz Brissos Xavier Diogo Filipe Aleixo de Almeida Diva Isabel Grade Parreira Lara Isabel Marques Mestre Ricardo Jorge Costa Raes Telma Alexandra Silva Pereira

1 1 1 2 2 2 2 2 2 2 2 2 3 3 3 (NEE) 3 4 4 (NEE) 4 4 4 (NEE) 4 4

A A B B A B B A A B A B B A B A B B A A B A B

-------------------0,95 ---------------------------0,95 ----------1,68 0,95 1,68 0,95 0,95 ----------0,95 1,68 0,95 0,95 ---------1,68 0,95 ---------0,95

13,00 13,00 6,50 6,50 13,00 6,50 6,50 13,00 13,00 6,50 13,00 6,50 6,50 13,00 6,50 13,00 6,50 6,50 13,00 13,00 6,50 13,00 6,50

Afonso Palma Moiso Catarina Duarte Galamba Roas Flvio Quaresma Candeias Hiplita Gemenes Pereira Joo Pedro Dutra Guerreiro Patrcia Alexandra da Sade Rebocho Pedro Palma Teixeira Tatiana Martins Lopes Andreia Daniela de Jesus Gimenes Ctia Filipa Rosa Silva Diogo Gimenes Jesus rica Sofia Santos Arce Filipa Alexandra Cuba Batista Filipa de Jesus Pires Raposo Joo Filipe Caeiro Santana Joo Pedro Santos Arce Rafaela Ftima Perdigo Coelho Soraia Margarida Farto Alves Beatriz Candeias Batista Beatriz Fernandes Rodrigues Duarte Wilson Pereira da Palma Fernando Jos Guerreiro Cavaco Joo Pedro Guerreiro Cavaco Lus Carlos Gemas da Palma Marta Alexandra Nobre Romeiro Miguel ngelo Custdio Fernandes Nicole do Rosrio Baio Silva Patrcia de Jesus Costa Ferro Pedro Manuel Marques Evaristo Rodrigo Miguel Coelho Fernandes Tiago Jorge Lopes Guerreiro Tiago Jos Figueira Sousa Tiago Moita Alves Fialho Tiago Rafael Valente Soares Ana Margarida Rosa Parreira Ins de Jesus Amaro Figueirinha Joo Antnio da Luz Machado Jos Filipe Coelho Pires Lara Sofia Branco Machado Maria Lcia Medeiros Galamba Correia

1 1 1 1 1 1 1 1 (NEE) 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 3 3 3 (NEE) 3 (NEE) 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 4 4 4 4 4 4

B B B A B B A A A A A B A B A B A B B A A A A B A A B B B A B B B A A B A B B A

0,95 0,95 0,95 1,68 0,95 0,95 1,68 1,68 1,68 1,68 1,68 0,95 1,68 ---------1,68 0,95 1,68 0,95 0,95 1,68 1,68 1,68 1,68 ----------1,68 1,68 0,95 0,95 0,95 1,68 ----------0,95 0,95 1,68 1,68 0,95 1,68 0,95 0,95 1,68

6,50 6,50 6,50 13,00 6,50 6,50 13,00 13,00 13,00 13,00 13,00 6,50 13,00 6,50 13,00 6,50 13,00 6,50 6,50 13,00 13,00 13,00 13,00 6,50 13,00 13,00 6,50 6,50 6,50 13,00 6,50 6,50 6,50 13,00 13,00 6,50 13,00 6,50 6,50 13,00

DEZEMBRO 2011 - serpa informao

11

informao institucional

Deliberaes de Eficcia Externa


Nadine janeiro Ferro Ndia de Jesus Charraz Sousa Rodrigo Garcias Valente 4 4 (NEE) 4 EB1 VILA VERDE DE FICALHO
ALUNO ANO ESCALO SUBSDIO REFEIO (DIRIO) SUBSDIO MATERIAL ESCOLAR (ANUAL)

A A A

1,68 1,68 1,68

-----------13,00 13,00

Laura Castelo Perdigo 1 A -----------13,00 Francisco Jos Costa Ferro* 2 B 0,95 6,50 Jos Eduardo Marouo Florentino 3 B -----------6,50 * O Centro Social So Jorge e Sr. das Pazes em Vila Verde de Ficalho assegurar o fornecimento de refeies aos alunos transportados para a EB1 de Vila Verde de Ficalho: Francisco Jos Costa Ferro. EB1 A-DO-PINTO
ALUNO ANO ESCALO SUBSDIO REFEIO (DIRIO) SUBSDIO MATERIAL ESCOLAR (ANUAL)

Isabel da Conceio Alves Martins Vasco Gabriel Soares Mrcio Gimenes Pereira Francisco Borges Machado Maria Joo Alves Martins Tatiana Sofia Lopes Mafaldo Tiago Gimenes Pereira

1 1 2 3 4 4 4

A B A B A B A

----------------------------------------------------------------

13,00 6,50 13,00 6,50 13,00 6,50 13,00

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PIAS EBI/JI PIAS


ALUNO ANO ESCALO SUBSDIO REFEIO (DIRIO) SUBSDIO MATERIAL ESCOLAR (ANUAL)

Antnio Incio Ramos Carapinha Artur Miguel Salvador Figueira Daniela da Silva Dimas Filipe Manuel Correia Borralho Gilberto Padeiro Figueira Isaac Grenhas Carrasco Joo Pedro Moita Barrela Jlia Fernandes Carapinha Manuel Figueira Dimas Rita Marques Lus Telma Cabeas Madeira Teresa da Conceio Ramos Cavaqueira Tiago da Conceio Ramos Cavaqueira Catarina Isabel Caeiro Vicente

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 2

A A A B A B B A A B A B B B

1,68 1,68 1,68 0,95 1,68 0,95 0,95 1,68 1,68 0,95 1,68 0,95 0,95 0,95

13,00 13,00 13,00 6,50 13,00 6,50 6,50 13,00 13,00 6,50 13,00 6,50 6,50 6,50

Catarina Isabel Ruivo Salvadinho David Manuel Carvalho Estrada Edmundo Machado Palma Francisco Manuel Raimundo Estrela Gabriela Encarnao Gimenes Figueira Madalena Machado Jacinto Manuel Francisco Moita Augusto Maria Lusa Baro Dimas Mrio Miguel Cachopo Rendeiro Sandra Manuela Carapinha Fernandes Sara Filipa Rita Gomes Sara Sofia Romeiro Peralta Diana Sofia Espada Carrasco Francelina de Los Santos Dimas Francisco Jos Montes Tavares Hlia da Silva Dimas Liliana Isabel Lanita Rogado Maria de Ftima Figueira Dimas Mariana Colao Costa Miguel Caeiro Moita Rico Neide Sofia Leandro Cubaixo Nicole Isabel Santinhos Guerreiro Pedro Eduardo Teixeira Pica Tiago Caeiro Moita Rico Frederico Bravo Madaleno Gilberto de Los Santos Dimas Gustavo Nunes Pica Joo Miguel Saloio Caeiro Joo Paulo Balancho janeiro Jos Antnio Paixo Franco Lara Sofia do Carmo Grou Lus Manuel Carrasco Guerreiro Manuel Jorge Encarnao Carapinha Nicolly Ferreira Silva

2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4

B B B A A B B A A A A B B A A A A A B A B B A A B A B B A A B A A A

0,95 0,95 0,95 1,68 1,68 0,95 0,95 1,68 1,68 1,68 1,68 0,95 0,95 1,68 1,68 1,68 1,68 1,68 0,95 1,68 0,95 0,95 1,68 1,68 0,95 1,68 0,95 0,95 1,68 1,68 0,95 1,68 1,68 1,68

6,50 6,50 6,50 13,00 13,00 6,50 6,50 13,00 13,00 13,00 13,00 6,50 6,50 13,00 13,00 13,00 13,00 13,00 -----------13,00 -----------6,50 13,00 13,00 6,50 13,00 6,50 6,50 13,00 13,00 6,50 13,00 13,00 13,00

Matilde Martins Asceno Rodrigo Lameira da Silva Sylvie Batista Trindade Eduardo Jos Sousa Seita Ins Galante Batista Isabel Ascenso Soares Nelson Toms Rodrigues Ramires Ramos Brbara Tagarroso da Silva Daniel Jos Leandro Soares rica Sofia Vultos Romeiro Jos Rafael Serrano Tronco Mariana Nunes Rendeiro Nuno Miguel Varela Batista

2 2 2 3 3 3 3 4 4 4 4 4 4

A A B B A B A B B A B A A

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

13,00 13,00 6,50 6,50 13,00 6,50 13,00 6,50 6,50 13,00 6,50 13,00 13,00v

Deliberao De acordo com o estipulado no Decreto-Lei 399-A/84, de 28 de dezembro e Decreto-Lei n. 55/2009, de 2 de maro, regulados pelo Despacho n. 12284/2011 de 19 de setembro de 2010, a Cmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a proposta acima transcrita para atribuio de auxlios econmicos aos alunos de 1 ciclo do ensino bsico, para o ano letivo de 2011/2012. Futebol Clube de Serpa - Pedido de subsdio para a poca desportiva 2011/12 Em carta datada de 31 de agosto do corrente ano, o Futebol Clube de Serpa solicita que a atribuio do subsdio para a poca desportiva 2011/2012 seja efetuada em vrias tranches, com a finalidade de melhorar a gesto de tesouraria. Deliberao A Cmara Municipal deliberou, por unanimidade, proceder ao adiantamento de uma parte do subsdio a atribuir ao Futebol Clube de Serpa, para a poca desportiva 2011/2012, ao abrigo do artigo 64. n. 4 alneas a) e b) da Lei n. 169/99, de 18 de setembro, com a redao da Lei n. 5A/2002, de 11 de janeiro e Regulamento de Apoio ao Movimento Associativo, de acordo com a disponibilidade financeira da autarquia, no devendo ultrapassar 50% do valor do subsdio atribudo no ano transato. O Sr. Vereador Carlos Alves no se pronunciou sobre este assunto, por se encontrar impedido, nos termos da lei. Foi ainda deliberado, por unanimidade, proceder tambm ao adiantamento de verbas a outros clubes/associaes que o venham a solicitar, de acordo com a disponibilidade financeira da Cmara, no devendo ultrapassar 50% do valor do subsdio atribudo no ano transato. E, para constar, publica-se o presente edital e outros de igual teor, que vo ser afixados nos locais pblicos do costume. Serpa, 10 de Outubro de 2011 O PRESIDENTE DA CMARA JOO MANUEL ROCHA DA SILVA

EB1 VALE DE VARGO


ALUNO ANO ESCALO SUBSDIO REFEIO (DIRIO) SUBSDIO MATERIAL ESCOLAR (ANUAL)

Eduardo Caeiro Soares Jssica Caeiro Sousa Ricardo Jos da Sade Parreira Rben Marco Mestre Ramos Alexandra Cristina Estradas Sousa Leonardo Daniel Guerreiro Raes Maria dos Anjos Cansado

1 1 1 1 2 2 1

B A B A A A A

----------------------------------------------------------------

6,50 13,00 6,50 13,00 13,00 13,00 13,00

Guia do Agente Econmico


Divulgao da legislao relevante para o municpio publicada no Dirio da Repblica
PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS - INSTITUTO NACIONAL DE ESTATSTICA, I. P. Coeficiente de actualizao dos diversos tipos de arrendamento, para vigorar no ano civil de 2012 Aviso n. 19529/2011. D.R. n. 189, Srie II de 2011-09-30 MINISTRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO - INSTITUTO DA CONSTRUO E DO IMOBILIRIO, I. P. Fixa os ndices ponderados de custos de mo-de-obra, materiais e equipamentos de apoio referentes aos meses de Janeiro, Fevereiro e Maro de 2011, para efeito de aplicao das frmulas de reviso de preos a que se refere o artigo 6. do Decreto-Lei n. 6/2004, de 6 de Janeiro OUTUBRO Acrdo do Supremo Tribunal Administrativo n. 2/2011. D.R. n. 190, Srie I de 2011-10-03 SUPREMO TRIBUNAL ADMINISTRATIVO Uniformiza a jurisprudncia no sentido de que o disposto no artigo 147. do Cdigo de Processo nos Tribunais Administrativos relativo aos processos urgentes no afasta a aplicao do artigo 142., n. 5, do mesmo cdigo Resoluo da Assembleia da Repblica n. 124/2011. D.R. n. 194, Srie I de 2011-10-10 ASSEMBLEIA DA REPBLICA Recomenda a prorrogao do prazo para a entrega da informao empresarial simplificada/declarao anual de informao contabilstica e fiscal (IES/DA) determinado pelo despacho n. 14/2011-XIX, de 18 de Julho Lei n. 52/2011. D.R. n. 197, Srie I de 2011-10-13 ASSEMBLEIA DA REPBLICA Procede sexta alterao lei de enquadramento oramental, aprovada pela Lei n. 91/2001, de 20 de Agosto, e determina a apresentao da estratgia e dos procedimentos a adoptar at 2015 em matria de enquadramento oramental Lei n. 53/2011. D.R. n. 198, Srie I de 2011-10-14 ASSEMBLEIA DA REPBLICA Procede segunda alterao ao Cdigo do Trabalho, aprovado em anexo Lei n. 7/2009, de 12 de Fevereiro, estabelecendo um novo sistema de compensao em diversas modalidades de cessao do contrato de trabalho, aplicvel apenas aos novos contratos de trabalho Portaria n. 278/2011. D.R. n. 198, Srie I de 2011-10-14 MINISTRIOS DAS FINANAS E DA EDUCAO E CINCIA Primeira alterao Portaria n. 1333/2010, de 31 de Dezembro, que estabelece as regras aplicveis avaliao do desempenho dos docentes que exercem funes de gesto e administrao em estabelecimentos pblicos de educao pr-escolar e de ensino bsico e secundrio, bem como em centros de formao de associaes de escolas Resoluo da Assembleia da Repblica n. 129/2011. D.R. n. 199, Srie I de 2011-10-17 Assembleia da Repblica Recomenda ao Governo que crie e dinamize um Plano Nacional para Coeso Territorial no quadro de uma nova estratgia nacional Despacho n. 13909/2011. D.R. n. 199, Srie II de 2011-10-17 MINISTRIO DA EDUCAO E CINCIA - GABINETE DO MINISTRO Determina o apoio financeiro aos estabelecimentos de educao prescolar da rede pblica para aquisio de material didctico, no ano lectivo de 2011-2012 Declarao de rectificao n. 1564/2011. D.R. n. 200, Srie II de 2011-10-18 MUNICPIO DE SERPA Rectifica o aviso n. 19482/2011, publicado no Dirio da Repblica, 2. srie, n. 188, de 29 de Setembro de 2011 Anncio n. 14992/2011. D.R. n. 201, Srie II de 2011-10-19 PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS - INSTITUTO DE GESTO DO PATRIMNIO ARQUITECTNICO E ARQUEOLGICO, I. P. Projecto de deciso relativo classificao como Monumento de Interesse Pblico (MIP) da Igreja de Santa Iria, freguesia de Salvador, concelho de Serpa, distrito de Beja, e fixao da respectiva zona especial de proteco (ZEP) Recomendao n. 5/2011. D.R. n. 202, Srie II de 2011-10-20 MINISTRIO DA EDUCAO E CINCIA - CONSELHO NACIONAL DE EDUCAO Recomendao sobre educao para o risco NOVEMBRO Declarao de rectificao n. 1639/2011. D.R. n. 210, Srie II de 2011-11-02 MINISTRIO DA EDUCAO E CINCIA - GABINETE DO SECRETRIO DE ESTADO DO ENSINO E DA ADMINISTRAO ESCOLAR Republicao do despacho sobre as medidas de aco social escolar para o ano lectivo de 2011-2012 Acrdo n. 415/2011. D.R. n. 211, Srie II de 2011-11-03 TRIBUNAL CONSTITUCIONAL No julga inconstitucional a dimenso normativa reportada aos artigos 8. e 9., n. 1, da Lei n. 52-A/2005, de 10 de Outubro, nos termos da qual, mantendo-se em vigor a regra de proibio de acumulao de penses antecipadas com remuneraes por cargos pblicos, constante do artigo 18.-A do Estatuto dos Eleitos Locais, aprovado pela Lei n. 29/87, de 30 de Junho, na redaco anterior introduzida pela referida lei, de afastar a aplicao do novo regime previsto na Lei n. 52-A/2005, de 10 de Outubro, designadamente o novo regime de cumulao de penses previsto no seu artigo 9., n. 1, aos eleitos locais que tenham beneficiado do regime especial de aposentao previsto no artigo 18. do referido Estatuto Portaria n. 291/2011. D.R. n. 212, Srie I de 2011-11-04 MINISTRIO DA AGRICULTURA, DO MAR, DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITRIO Fixa, para o ano de 2012, os preos da habitao por metro quadrado, consoante as zonas do Pas, para efeitos de clculo da renda condicionada

SETEMBRO Resoluo do Conselho de Ministros n. 40/2011. D.R. n. 183, Srie I de 2011-09-22 PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Aprova os princpios orientadores e os eixos estruturantes da reforma da administrao local autrquica Portaria n. 274/2011. D.R. n. 185, Srie I de 2011-09-26 MINISTRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO Define os indicadores de liquidez geral e autonomia financeira com vista ao acesso e permanncia na actividade de construo das empresas do sector e fixa os respectivos valores de referncia e revoga a Portaria n. 971/2009, de 27 de Agosto Decreto-Lei n. 99/2011. D.R. n. 187, Srie I de 2011-09-28 MINISTRIO DA SOLIDARIEDADE E DA SEGURANA SOCIAL Altera o regime de licenciamento e fiscalizao da prestao de servios e dos estabelecimentos de apoio social, regulado pelo Decreto-Lei n. 64/2007, de 14 de Maro, contemplando os princpios de simplificao e agilizao do regime de licenciamento previstos no Decreto-Lei n. 92/2010, de 26 de Julho, e actualiza as remisses e referncias legislativas constantes do Decreto-Lei n. 64/2007, de 14 de Maro Parecer n. 10/2011. D.R. n. 187, Srie II de 2011-09-28 MINISTRIO PBLICO - PROCURADORIA-GERAL DA REPBLICA Aplicao dos limites remuneratrios estabelecidos no artigo 9. da Lei n. 52-A/2005 a titulares de cargos polticos (eleitos locais) aposentados Edital n. 906/2011. D.R. n. 187, Srie II de 2011-09-28 MUNICPIO DE SERPA Procedimento de elaborao do Plano de Urbanizao da UT11 Orada Aviso n. 19512/2011. D.R. n. 189, Srie II de 2011-09-30

serpa informao
Publicao bimestral - Propriedade: Cmara Muncipal de Serpa - Director: Joo Manuel Rocha da Silva - Redaco: GIRP - Cmara Muncipal de Serpa - Telefone: 284 540 100 - Fax: 284 540 109 - E-mail: lbasilio@cm-serpa.pt Impresso: Tipografia Peres - Tiragem: 10.000 exemplares - Design e Paginao: alemtudo@sapo.pt - Distribuio gratuita

Oramento de Estado contra as Autarquias


Esta ofensiva contra as autarquias parece ter como objetivo acabar, denegrindo, com todo o trabalho a nvel local. O Governo esqueceu-se que as autarquias fazem parte do Estado e foram quem mais contribuiu para o desenvolvimento do pas nos ltimos trinta anos.
acabar, denegrindo, com todo o trabalho a nvel local. O Governo esqueceu-se que as autarquias fazem parte do Estado e foram quem mais contribuiu para o desenvolvimento do pas nos ltimos trinta anos. Alis, os municpios portugueses esto, proporcionalmente, entre as entidades pblicas que mais tm contribudo para a consolidao das contas pblicas. O que significa que tm conseguido com pouco dinheiro fazer muito investimento, com reflexos importantes na qualidade de vida das pessoas. Mas o Poder Central - o principal responsvel por esta crise e pelo aumento das despesas - tem conseguido retirar dinheiro aos municpios e arranjado formas de ficar com esse dinheiro. Porque ao mesmo tempo que retira financiamento s autarquias aumenta as verbas disponveis para si prprio, numa atitude de irresponsabilidade perante o povo portugus que acaba sempre por ser o mais prejudicado. por isto que devemos continuar, com todos os meios ao nosso alcance, a contestar esta poltica. E por isso tambm a CIMBAL realizou um encontro informativo com os trabalhadores do Distrito de Beja, no dia 28 de Novembro. Tambm por isso estivemos na Assembleia da Repblica, a 30 de Novembro, a protestar contra este Oramento de Estado. E vamos continuar a trabalhar, com o mesmo empenho, mesmo com todas as dificuldades financeiras e de gesto impostas, sendo que o oramento municipal para 2012 vai reflectir estas opes, sem pr em causa o caminho at agora percorrido, mas com o realismo necessrio para resolver da melhor forma possvel as questes que surgirem. Joo Rocha Presidente da Cmara Municipal de Serpa

s medidas penalizadoras do bom funcionamento e credibilidade do Poder Local, previstas no Oramento de Estado para 2012 vo, sem qualquer dvida, originar o agravamento das realidades locais. Nos territrios de interior esta situao ainda mais evidente, porque em nome da reduo da despesa, esto a ser encerrados e reduzidos servios essenciais. o caso do Hospital de Serpa, dos CTT, da ligao ferroviria Beja-Lisboa, e agora fala-se no encerramento da maternidade do Hospital de Beja por no nascerem crianas em nmero suficiente. Ou seja, para os tericos que esto no Governo, Portugal traduz-se em nmeros, em mera contabilidade. Estamos a falar em reas como a sade, a segurana social ou a educao, fundamentais para o futuro do Pas. Estamos a falar de medidas que provocam a degradao de servios e situaes muito graves para as populaes. E para a desertificao humana. E a situao tende a piorar, agora que os prprios municpios esto a ter fortes dificuldades financeiras para cumprir o seu maior desgnio: o bem-estar e a qualidade de vida das suas populaes. E por mais que estejamos empenhados em lutar pela transformao das condies, h sempre a dificuldade de fazer ver a quem decide - que nunca morou no interior no precisa de andar em transporte pblico, nem de utilizar outros servios pblicos que existe um Portugal real, com pessoas reais e com direitos. Um pas que, na verdade, se tem desenvolvido graas ao trabalho do poder local. Esta ofensiva contra as autarquias parece ter como objetivo

PROFUNDO PROCESSO DE REESTRUTURAO INTERNA

Modernizao e melhoria contnua dos servios


om vista a melhorar e tornar mais eficiente o trabalho - interno e de ligao ao muncipe - e assim ser possvel uma melhor resposta, est a decorrer um profundo processo de reestruturao interna dos servios do municpio na rea da modernizao administrativa, com destaque para a desmaterializao de processos, o balco nico e o atendimento on-line. As alteraes de todo o software de gesto obrigaram igualmente alterao de procedimentos habituais, com redefinio de circuitos s necessidades de mudana nas atitudes e formas de fazer. Foram alterados, uniformizados e normalizados os modelos e formulrios existentes, revistos todos os workflows e feito o carregamento dos dados para o funcionamento de todas as novas aplicaes. Neste contexto prev-se, em Janeiro de 2012, disponibilizar o servio de atendimento on-line e o Balco nico

que um servio de atendimento ao muncipe mais eficaz e eficiente, permitindo de forma integrada - presencial, telefnico, internet - a resposta rpida s questes colocadas de forma a que o muncipe trate dos seus assuntos atravs de um nico ponto de contacto. O Balco nico vai estar integrado com os servios on-line

numa mesma plataforma para permitir aos cidados o acesso a todos os servios disponibilizados pela autarquia a partir de qualquer local atravs da Internet de uma forma segura e certificada. No mesmo mbito, vo ser disponibilizadas novas ferramentas para o urbanismo e ordenamento do territrio, que permitem a total desmaterializao

dos processos de obra e o seu tratamento e encaminhamento de forma electrnica. Trata-se no s da transformao digital na rea das obras particulares, mas do tratamento de todos os documentos e procedimentos - desde as plantas de arquitectura e de engenharia s informaes tcnicas em formato digital. Vai ser possvel, desta forma, fazer a emisso de plantas, consultar os planos municipais on-line, ficando o licenciamento facilitado e mais rpido, sendo possvel ao muncipe consultar todo o seu processo sem sair de casa. Estas mudanas fomentam uma melhor organizao, diminuio do tempo de resposta e reduo de custos, nomeadamente em papel e outros consumveis, para o muncipe e para a autarquia, para alm do facto de permitir um melhor e mais seguro arquivo.

You might also like