You are on page 1of 118

Gravidez na adolescncia

Inmeros so os motivos que levam as adolescentes a uma gravidez precoce (seja ela desejada ou indesejada). Por ser tratar de um tema complexo , cabe a seguinte reflexo: "Existe culpa?" sim , existe: da escola (pois a principal fonte de informao para os jovens) , da famlia (visto que conversar sobre sexo ainda um tabu) , e principalmente da mdia (por banalizar tanto o sexo). A escola ru medida que no cumpre seu papel : levar informao e conscientizao aos jovens. ela quem deveria falar sobre a existncia e uso de mtodos contraceptivos, causas e consequncias de um aborto , preconceito e rejeio social ps-maternidade, e tambm da necessidade de "abir mo" de sua adolescncia e de seu futuro , para a partir de agora, viver uma vida com mais responsabilidades. famlia , cabe o dever de orientar e conversar com seus filhos. A sociedade est cada vez mais "moderna" , e mesmo assim , esse assunto ainda um tabu. O subterfgio "no vai acontecer comigo" e a tentativa , a todo custo (para isso usando a gravidez) , de tentar se casar com o homem "a quem se ama" , so os assuntos de maior prioridade a serem tratados. J a televiso (mdia) vem cada vez mais fazendo apologia ao sexo entre jovens, tratando o assunto como se fosse a coisa mais "normal do mundo". Como consequncia imediata , tmos o aumento dos ndices de gravidez na adolescncia , pois como formadora de opinio , acabam por "criar seguidores", atravs da insero , no mercado, de "novas tendncias". inegvel a existncia de diversos fatores explicativos para o problema em questo, mas o fato , que se deve focar nos principais. A prioridade , deixar bem claro que se a menina j se acha madura ao ponto de ter relaes sexuais , ela ter de ser tambm para enfrentar as possveis consequncias.

A importncia da msica em nossas vidas

Desde os tempos remotos a msica faz parte da vida da humanidade, seja em celebraes, festas, dor ou alegria , sempre h em nossa mente uma trilha sonora para decorar esses momentos particulares. To antiga quanto o homem, a msica primitiva era usada para exteriorizao de alegria, prazer, amor, dor, religiosidade e os anseios da alma. Darwin , inclusive , chegou a declarar que a fala humana no antecedeu a msica , mas sim derivou dela. Hoje, a msica usada , entre outras coisas , para alfabetizar crianas, integrar jovens carentes e at mesmo curar (a musicoterapia est sendo bastante usada). Voc consegue, por exemplo, melhorar o comportamento agressivo de uma criana, colocando msicas suaves no momento em que ela vai dormir. Experimente colocar msicas agitadas, deite, e tente descansar. Voc certamente no conseguir , ficar to agitado(a) quanto msica. impossvel no gostar de msica. Temos como o exemplo a msica para os bebes: ela acalma, relaxa, enfim, o beb dorme muito melhor o seu soninho. Foi feita uma experincia com vacas leiteiras: com msica elas produziam bem mais leite do que sem msica. Nos hospitais psiquitricos colocam msica para o paciente ouvir e agilizar a sua alta hospitalar. Que seria dos jardins de infncia, prezinho, escolinha dominical, se no houvesse aquelas musiquinhas to engraadinhas e gostosas de cantar ? A msica altera nosso estado de esprito. O corpo reage s vibraes dos sons, so despertadas emoes que interferem no funcionamento de nosso organismo. Existem teorias que comprovam as reaes de clulas e rgos atravs destas emoes que so deflagradas. Alguns estudos afirmam que estudar ouvindo msica facilita a aprendizagem, pois a msica incentiva muitas partes do crebro , as quais sem msica ficariam inativas, de certa forma. O ideal coloc-las (msicas) em um volume quase imperceptvel. O som entrar em seu crebro como se fizesse parte de voc e seu aprendizado fluir melhor.

Tudo na minha vida tem um fundo musical. A vida , as lembranas , os momentos de uma pessoa , no teriam sentido sem a msica. Eu , por exemplo , afogo minhas mgoas ouvindo msica. Ela alegra a alma , alivia o esprito, acalma , relaxa , e at mesmo serve como um combustvel dirio , medida que nos d fora e esperana para crer em dias melhores.

Qual o papel da mdia ???

Embora todos ns j saibamos a resposta , est a uma questo interessante: veculo de informao ou grande manipuladora de massas? O papel da imprensa , a princpio , informar a sociedade dos acontecimentos que a cercam , mas com o passar dos anos , aps um contnuo e acentuado processo de globalizao mundial, a mdia que at ento era imparcial e objetiva , mudou o seu enfoque , entrando na era da "audincia a qualquer custo", antes, exclusiva dos programas de "entretenimento". Com isso , foi se tornando cada vez mais subjetiva , parcial e sensacionalista , passando assim a promover o consumismo e reproduzir a ideologia dominante. Dessa forma assistimos alienao de geraes e mais geraes. notavl o papel da mdia como manipuladora das massas , afinal a passividade do povo brasileiro algo histrico. Diante disso acabam surgindo algumas dvidas , pelo menos em minha cabea: at que ponto a mdia manipula as pessoas? ou ser que as pessoas se deixam manipular (talvez at mesmo precisem disso)? precisamos de algum que nos diga como viver, o que vestir, o que pode e o que no pode fazer? e se no for a mdia, ser o Estado, a Igreja(essa tambm uma forte fonte de manipulao), a Universidade ou outra instituio qualquer? reflexo interessante ... rs preciso ter ateno a informao passada, cabe a cada um a interpretao dos fatos e a leitura real do acontecimento. necessrio questionamento (questionar evoluir), no aceitar e/ou engolir qualquer informao que te empurrem goela abaixo. No se prenda a um nico meio de informao . Com o advento da internet , o que no falta fonte de pesquisa (viva o Google !!!). Comprove a autenticidade de um fato antes de assimilar a informao (isso a mdia no faz e deveria fazer ). Acima de tudo , cabe a voc no se deixar manipular !!!

A poltica e a falta de interesse dos jovens

O nmero de jovens que votam, entre 16 e 17 anos, tem diminudo gradativamente com o tempo. Essa falta de interesse gerada pela descrena predominante, no somente entre os jovens, mas em toda populao, quando o assunto poltica. Essa descrena se deve, principalmente, pela falta de transparncia dos homens de terno. O dinheiro do povo vem sendo desviado, escondido em meias, malas e os mais inimaginveis lugares. E, dessa forma, a corrupo se mostra, apesar de seus aspectos at cmicos, cada vez mais vergonhosa para toda a populao brasileira. Sendo assim, por que os jovens se dariam ao trabalho de tirar o ttulo de eleitor? Para trocar os corruptos? Por isso, enquanto no so obrigados, eles se isentam de se envolver em toda essa vergonha que se tornou a poltica brasileira. A corrupo um tema de discusso complexo, afinal, a conscincia individual, a honestidade e o respeito tambm. Trs caractersticas importantes que faltam aos polticos brasileiros. Mas, quando o assunto o interesse do jovem em relao poltica e s eleies, o que deve ser feito respeitar a deciso de cada um deles. Afinal, se o dinheiro do povo brasileiro no respeitado, ao menos sejam as suas decises e escolhas, ou, nesse caso, a falta delas.

Voto: Exerccio necessrio

Na busca incessante por seu espao na sociedade, o jovem adere aos mais variados tipos de comportamentos de acordo com o referencial que tem do certo ou errado. Esse vaivm frentico de mudanas de atitude passa pela troca da cor do cabelo, dos olhos, da pele, do modo de se vestir, se comunicar e assim tem sido tambm no abster-se de votar aos dezesseis anos de idade. Esto renunciando a uma conquista estudantil que foi consagrada na Carta Magna do pas, desde 1988. Parece senso comum que, para os jovens, o "estar na moda" fazer parte de uma tendncia, aderir a estilo de vida diferente. Alguns radicalizam, outros no aderem e h aqueles que simplesmente no se definem, tudo vlido e como a sociedade dinmica, a informao chega e vai-se rapidamente, logo os jovens esto diante de novos referenciais, se adaptando ao novo, ao recm-chegado , ao moderno. A mdia nos ltimos anos bombardeou-nos com notcias dando conta de inmeros atos de corrupo praticados nos mais diversos escales dos governos, cenas desalentadoras de governadores, prefeitos, deputados, vereadores e outros assessores recebendo propina para beneficiar empresas, pessoas, alimentando um negcio sujo que movimenta milhares de reais, inclusive dos cofres pblicos. Este tsunami de maus exemplos tem contribudo de maneira decisiva para o desencanto e frustrao no s dos jovens pela poltica, mas notrio que medida que os escndalos vm tona, a insatisfao e desconfiana aumentam em progresso geomtrica tambm entre os maiores de dezoito anos. Apesar dos maus exemplos observados no atual cenrio poltico at compreensvel que as pessoas de modo geral no encontrem o referencial de honestidade e firmeza de carter que almejam para represent-los, porm no faz sentido tambm abster-se da nica ferramenta que tm em mos para mudar o caos que ora se apresenta, afinal em um pas democrtico, o poder exercido pelo povo e para o povo , e quanto mais cedo possvel, melhor.

O uso indevido do celular: Proibir ou no ?

Vivemos em um mundo em que os avanos tecnolgicos facilitam cada vez mais nossas vidas. Hoje em dia, por exemplo, inmeras pessoas tm um aparelho celular. Entretanto, so os adolescentes quem mais se aproveitam dessas tecnologias. Mas ser que eles sabem quando e como usufruir dessas inovaes? O uso do aparelho celular nas escolas vem gerando polmica na sociedade, algumas instituies probem, outras no. No apenas os telefones, o uso do bon, utilizado quase sempre por meninos, tambm assunto para discusso. muito importante que o estudante saiba que ao adentrar na escola ele deve respeitar as normas, o que nem sempre acontece, pois muitos desrespeitam as regras e acabam se comportando como se estivessem em casa. O uso do aparelho mvel muito importante, por exemplo, em caso de urgncia, em que ele facilita muito a comunicao. Por isso, no h problemas, desde que o jovem guarde-o no bolso ou na mochila e s o utilize se realmente for preciso e com a autorizao dos professores. J o bon , sem dvida, uma falta de respeito. No processo de comunicao muito importante a interao entre as pessoas, digamos que olho no olho, e o uso desse acessrio, pode atrapalhar muito a comunicao. como se o aluno utilizasse culos escuros dentro da sala. Os pais devem conversar com seus filhos e ajud-los a terem conscincia de que tais acessrios devem ser usados de maneira adequada e no local apropriado, as instituies de ensino devem tambm orientar os alunos, para que eles passem a respeitar as regras existentes e evitar assim transtornos como pornografia em suas variadas formas, a prtica de "colar" nas provas, dentre outros. Nesse sentido, torna-se necessrio o respeito com as pessoas prximas e com o local em que se esteja. Nosso pas de contrastes precisa de ns, cidados brasileiros, para emergir da situao de terceiro mundo.

Aborto: aborte essa idia?

Vida. Palavra pequena, mas que tem o maior significado de todas. Viver uma ddiva. Ningum tem o direito de acabar com a vida alheia. bvio. Porm, algum tem o dever de viver sofrendo? O aborto uma das questes mais polmicas da atualidade, e a maioria das pessoas parece ser contra. Principalmente as que nunca viveram a situao. Esquecendo por um momento o lado religioso, podemos avaliar duas realidades: O Japo, onde o aborto legalizado, e o Brasil, onde no . A diferena gritante: No Japo, menos de 1% da populao passa fome, e existe uma porcentagem ainda menor de crianas que nasceram sem serem desejadas. No Brasil, para todos os lados existem crianas passando fome nas ruas, e/ou sendo maltratadas. No justo matar uma criana. No justo algum que engravidou irresponsavelmente tirar a vida do beb. justo, ento, que as crianas morram de maus-tratos ou de fome? Ou ainda, que uma menina de 9 anos seja obrigada a dar a luz por uma questo moral, e, assim, aborte os seus prprios sonhos? Os dois lados da moeda so cruis. S quem poderia decidir seria a me da criana. Simples assim? Nem tanto. Com o aborto legalizado, seria muito mais fcil se livrar de uma gestao indesejada, e por isso, talvez, as pessoas prestassem cada vez menos ateno no que mais importante: a preveno. Fica realmente no "talvez". S existem hipteses. A legalizao do aborto deve ser uma ao muito bem pensada e, claro, colocada na balana, para ser avaliada de acordo com a nossa realidade.

Aborto: A deciso da mulher

Legalizar o aborto significa que nenhuma mulher poder ser presa por esta prtica e que o Estado estar obrigado a garantir assistncia sade desta mulher na rede pblica. Porm , muitas pessoas e principalmente entidades religiosas acreditam que aprovar determinada lei significa um crime contra a vida e fazer apologia ao aborto. A criminalizao do aborto faz com que as clnicas clandestinas lucrem no comrcio ilegal de abortamentos e milhares de mulheres morram por ano ao realizarem o aborto na clandestinidade. Se houvesse a legalizao, poderamos ter nmeros oficiais de abortamentos e control-los para diminuir esses ndices. So as mulheres pobres as maiores vtimas da criminalizao do aborto. So elas que morrem por no ter dinheiro para pagar por um aborto em clnicas clandestinas carssimas, e que acabam por realizar abortos em situaes desumanas, sem terem um acompanhamento mdico antes, durante e depois do aborto. Legalizar o aborto no significa incentiv-lo e sim poder reforar campanhas de educao sexual para evit-lo. A maternidade s ser plena se for voluntria, livre e desejada, por isso prefervel a mulher assumir que no est pronta para trazer uma criana ao mundo a fazer esta criana passar por maus tratos e sofrer. No faz sentido que pessoas em nome de princpios religiosos imponham proibies para pessoas que no pensem como elas.

O aborto um direito das mulheres de decidirem sobre seu corpo e sua vida. Nenhuma mulher obrigada a fazer um aborto e quem for contra poder manter sua opinio, seguir seus valores e religio. Mas aquelas que tiverem uma gravidez no planejada devem ser respeitadas na sua deciso, e o Estado deve garantir a possibilidade destas de interromper a gravidez sem correr risco de morte ou ir para a cadeia. Nenhuma mulher deve ser perseguida, humilhada, condenada ou presa pela prtica do aborto.

A verdadeira democracia

democrtica toda ao que representa a expresso da vontade da maioria. A Democracia o princpio que, ao unir liberdades individuais e coletivas do cidado, permite a troca e o dilogo poltico, sem retirar do Estado o poder de deciso em prol do bem estar da sociedade. Nunca existiu, entretanto, um regime verdadeiramente democrtico no planeta, desde a antiguidade at a era contempornea. No passado recente da histria humana, dois sistemas polticos, aparentemente opostos, revelaram como o autoritarismo controla as relaes de poder entre os homens, desde sempre. A ditadura socialista errou ao partir do pressuposto de que todos os indivduos possuem as mesmas necessidades, errou ao sufocar a individualidade e o movimento das massas com o autoritarismo. A ditadura socialista errou ao retirar do cidado o direito de se expressar, o direito de criticar. Da mesma forma, o capitalismo massacrou identidades ao impor produto e pregar o padro comportamental, propiciando as condies de massificao da sociedade. O jogo capitalista tambm tem sua forma requintada de manipular opinies e controlar as formas de comunicao. A ditadura do capital apresenta a propaganda de uma sociedade guiada pela liberdade sem citar que para cada Estados Unidos, paga-se o preo de uma frica.

Cada dia que passa, enfim, as naes se afastam do regime verdadeiramente democrtico. necessrio desenvolver um modelo humanista que saiba conciliar as liberdades individuais e coletivas. Simultaneamente, o homem precisa ter assegurados seus direitos fundamentais e, ainda, notar que existe liberdade maior que a pura e simples liberdade de escolher entre as marcas A e B.

10

Reforma Previdenciria: Questo difcil

do conhecimento de todos , a polmica entre: partidos polticos, classes trabalhistas, servidores pblicos ativos e inativos, em relao a maneira como est sendo conduzida a proposta de reforma da previdncia social no Brasil. Apesar do impasse a respeito do assunto, encaminharam a proposta ao Congresso Nacional para apreciao e votao dos deputados e senadores. Para os favorveis , a reforma necessria devido a necessidade econmica e financeira pela qual se encontra a previdncia, alm do mais, contribuiria para a diminuio das desigualdades sociais no Brasil. Dentre os principais benefcios, so favorveis fixao de tetos salariais federais equivalentes ao salrio do ministro do Supremo Tribunal Federal e sub-tetos para os servidores do Estado. Acreditam que dessa forma, viabilizaria o pagamento de aposentadoria a longo prazo, com riscos menores de constituir uma previdncia falida. Por outro lado, h os contrrios reforma, que alegam a perda do direito adquirido dos servidores em alguns aspectos, tais como: reduo da aposentadoria para os servidores inativos e pensionistas, por intermdio de contribuio previdenciria e conseqente reduo no padro de vida social. Alm disso, os servidores admitidos aps a reforma, no teriam direito aposentadoria integral, fixando-se um teto, e para receber um valor maior, teria que ingressar num fundo de previdncia complementar. Outro aspecto divergente quanto dilatao do tempo necessrio no servio pblico para garantir a aposentadoria integral. Diante da polmica que envolve a questo exposta, devido s diversas opinies controversas sobre o tema, torna-se difcil chegar a um consenso em que beneficie a todos. Apesar das divergncias, cabe a justia desenvolver a reforma com o objetivo de beneficiar a sociedade como um todo, independente de categorias a que pertenam as partes envolvidas, de forma a garantir uma sociedade menos injusta e uma previdncia social que sobreviva a longo prazo.

11

A versatilidade do computador

A tecnologia invadiu a vida do brasileiro de maneira rpida e, em poucos anos, tornou-se absolutamente necessria. Hoje, difcil nos imaginarmos vivendo sem celulares, computadores e DVDs, por exemplo. A mdia nos vendeu a idia de que precisamos destes aparatos e aceitamos esta viso sem hesitar. difcil pensar em nos comunicarmos sem auxlio de celular e Messenger (MSN) , enquanto nossos pais e avs, muitas vezes, nem telefone tinham. Porm, tendo a necessidade de escolher apenas um objeto indispensvel para o conforto, certamente a melhor escolha ser o computador. Atravs dele, possvel a comunicao com os amigos, acessar as mais diversas informaes e interagir com os contedos apresentados. A versatilidade do computador a chave de sua popularidade. Ele atinge todas as faixas etrias de diferentes maneiras, propiciando um aproveitamento de suas funes de maneira singular. Usamo-lo para a realizao de trabalhos, para comprar, para jogar (o que antes era funo nica e exclusiva dos videogames) , para criar e fortalecer laos de amizade, e o que mais nos permitirmos. Afinal, o computador e a internet abrem inmeras portas. O computador uma ferramenta nica, que nos permite "desbravar" mundos desconhecidos e buscar sempre novas descobertas. Deste modo, torna - se utenslio imprescindvel e/ou indispensvel para uma vida confortvel.

12

A relao entre a educao e a diminuio do uso de lcool por jovens

A juventude , naturalmente, o perodo no qual o ser humano possui maior disponibilidade para experimentar novas sensaes, aprimorando - ou no - o indivduo adulto que vir a se constituir. O consumo de lcool verificado nesse perodo, no entanto, retarda diversos processos essenciais formao da personalidade do jovem, sobretudo a conscincia de responsabilidade diante das suas atitudes. Indivduos que esto ingressando num ambiente distinto ao do aconchego familiar buscam instrumentos que consolidem sua condio moral perante a sociedade. O lcool o mais ilusrio entre os meios utilizados, pois, ao passo que transmite a idia de segurana e de independncia, revela algum que procura, atravs da ingesto despreocupada de bebidas atraentes viso, uma posio de destaque atingida de maneira insensata. Certamente, se a educao exposta pela famlia e pelas instituies de ensino fosse apresentada com um menor nvel de superficialidade, os jovens encontrariam ingredientes adequados para canalizar suas energias e se tornarem adultos maduros e desenvolvidos no s fisicamente, como tambm psicologicamente. O que se verifica no ambiente familiar e escolar, contudo, se ope, na maioria das vezes, a esse modelo: pois atarefados e indiferentes aos filhos, em alguns casos, so to imaturos quanto estes; na escola, o jovem absorve a noo de educao como uma mera repetio de frases e de frmulas, que visam sua aprovao. O ensino perde a sua essncia, deixando de se constituir como formador de um jovem comprometido consigo e com aquilo que faz para se transformar numa atividade mecnica e repressiva. O consumo de bebidas alcolicas, dessa forma, torna-se a alternativa encontrada, diante do seu desamparo psicolgico em relao aos desafios do mundo. 13

Sem uma conscientizao de pais e de educadores, hipcrita exigirmos uma diminuio no consumo de lcool por jovens. A soluo deve passar, primeiramente, por quem forma o jovem; caso contrrio, tudo se resume transferncia de culpa de adultos jovens para jovens adultos.

A Educao muda valores

O consumo de bebidas alcolicas to prejudicial sade quanto o consumo de drogas. Muitos adolescentes no sabem disso e utilizam o lcool de maneira excessiva e inconseqente, muitas vezes apoiados pelos mais velhos. Desde o incio da adolescncia, quando se comea a sair com os amigos, surgem muitas novidades e sensaes a descobrir. Logo o jovem depara-se com bares e festas cuja principal atrao so as bebidas com nomes diferentes e engraados, cores chamativas e garons jovens e dispostos. O resultado um nmero cada vez maior de jovens sendo seduzidos pelo consumo. Nada mais normal, pois "experimentar" a essncia, no s do jovem, mas do ser humano. Todavia a imaturidade acaba levando o pr-adolescente a querer se mostrar adulto perante sua turma e assim experimentar bebidas cada vez mais fortes e em maior quantidade. No colgio e em casa, ensina-se que as drogas fazem um mal maior sade do que qualquer outra coisa e incentivam-se campanhas como "Diga no s drogas". Fala-se at do cigarro, porm o lcool deixado de lado e no visto como uma droga. O adolescente pode at saber que no faz bem, mas se sente mais feliz e forte quando bebe , pois isso que acontece nas campanhas publicitrias de cerveja, por exemplo. Diante do incentivo da mdia, de amigos, de torcidas organizadas de times, a justia fica "de mos atadas", pois mesmo proibindo no consegue impedir o consumo entre menores. Como quase todas as coisas, o no-consumo de bebidas alcolicas deve ser incentivado desde criana. A educao a base de todos os valores pessoais futuros e pode combater apelos da mdia. Deve-se, portanto, ampliar campanhas educativas em que o perigo do lcool seja enfatizado e devidamente explorado. O lcool mata e vicia , e somente com educao pode-se incorporar essa idia aos valores juvenis. 14

Eleies: o poder da mdia e a verdade dos fatos

Com as eleies se aproximando, somos cada vez mais expostos propaganda de governos e partidos polticos, que se gabam de seus feitos e ignoram ou criticam os dos outros. H quem ache isso um absurdo. H quem goste. Mas a verdade que a maioria da populao nem percebe que isso acontece. Uns divulgam o menor ndice de mortalidade infantil do pas, outros, a - suposta - queda nas taxas de juros e da inflao. E o que dizer daquela tal de auto-suficincia, ento? O nome bonito, certamente deve ter sido um progresso e tanto para o Brasil... O que poucos , ou melhor , muito poucos sabem que todos esses fatos so decorrentes da histria, constituindo-se de realizaes - acertadas ou no - de vrios governos, e no de um s. Haja vista o Governo Lula que se gaba constantemente de seus feitos , que na verdade , foram inciados na era FHC - mais precisamente com Itamar Franco. O povo brasileiro humilde, modesto e reconhece suas limitaes. Portanto, o que veiculado nos meios de comunicao - especialmente na televiso - torna-se verdade absoluta para grande parcela da populao. Afinal, quem somos ns para saber mais que o "homem da tv"? Infelizmente a maioria dos brasileiros no est apta a receber informaes, interpret-las, identificar os interesses que esto por trs de muitas delas e formar suas opinies. Dada ingnua alienao dessas pessoas, os dados apresentados pelas notcias e pela propaganda eleitoral so, muitas vezes, manipulados em benefcio de um candidato ou empresa, para que reflitam um panorama scio-econmico melhor, porm parcial, e que no corresponde situao do pas. Sendo assim, nesse ano de eleies, deixemos nossa inocncia de lado. Vamos todos avidamente em busca de informaes provenientes de diversas fontes para, da sim, formarmos nossas opinies, apoiadas em bases consistentes, a fim de exercermos da melhor forma possvel nosso principal direito enquanto cidados: o voto.

15

O Brasil estereotipado

No h como analisarmos este pas chamado Brasil sem nos depararmos com as contradies que o mesmo apresenta: a oitava economia do mundo tem uma das piores distribuies de renda; a alegria brasileira no condiz com a crise poltica que o pas atravessa; o nacionalismo exacerbado s encontrado durante a Copa do Mundo. Ao mesmo tempo, essas contradies produzem opinies divergentes a respeito do Brasil e dos brasileiros, entre seus prprios cidados e externamente. Em termos gerais, no h mais discernimento entre o que verdade e o que mentira. Fato que o brasileiro virou esteretipo: alegre e esperto, criativo para dar soluo aos seus prprios problemas. Como de praxe, "alguns brasileiros" viraram "os brasileiros", ante aos olhos estrangeiros. A nao ficou resumida ao pas do carnaval, do samba e do futebol. Nos ltimos tempos, no entanto, algumas caractersticas foram acrescentadas: uma delas que agora o Brasil o pas que atinge todos os nveis, em virtude dos escndalos que envolvem dezenas de polticos em Braslia. Sabemos que o Brasil no muito diferente do que aquele pintado externamente. O pas apresenta seus problemas, muitas vezes os mesmos que outras naes enfrentam, mas tem cidados que trabalham arduamente por melhores condies de vida, sem se utilizarem de esperteza, por exemplo. normal haver uma generalizao, pois se trata do pensamento de quem no vive a realidade brasileira. Cabe a ns, brasileiros, construirmos um contraponto, rompendo com o nosso sentimento individualista, e formarmos uma imagem positiva do Brasil.

16

Honestidade: algo escasso em nossa sociedade

Ao ler um jornal, o natural deparar-se com notcias que revelam desonestidade, falta de solidariedade, corrupo - o egosmo predomina entre as pessoas. Dessa forma, fatos baseados em aes honestas - por serem raros - recebem considervel destaque. Nesse quadro, encaixa-se a situao que envolveu um funcionrio o qual encontrou um envelope com dinheiro em local de trabalho. Sua atitude foi devolv-lo ao dono, fato que surpreendeu a muitos. Optando pela honestidade, o funcionrio revelou-se um homem digno, com princpios ligados a verdade e conhecedor dos valores essenciais da vida. Valores que no so materiais, mas que esto relacionados conduta do indivduo, sua educao. Ele concedeu grande importncia verdade, manteve-se consciente de sua ao. Caso optasse por omitir a verdade, o funcionrio poderia utilizar o dinheiro para o bem prprio. Isso significa que ele abriu mo de algo para si em prol de outro. Se tal situao ocorrer com algum de ns , no h motivo para dvidas: o correto seguir o exemplo do funcionrio. Devolver pertences ao dono sinal de respeito, honestidade, dignidade, e principalmente bom senso - caractersticas admirveis em qualquer indivduo. necessrio , e de suma importncia , que a honestidade prevalea entre as pessoas. Dizer a verdade deveria ser considerado normal em nossa sociedade, de modo que atitudes honestas no fossem alvos de tamanha repercusso. A honestidade no deve representar uma surpresa, mas sim algo comum no cotidiano. Para que assim seja, valores morais e ticos precisam ser resgatados, a cada dia, na vida das pessoas.

17

Brasis Brasileiros

Um pas com pessoas e locais to diferentes est destinado a no ser conhecido, ou at mesmo compreendido por completo por seus habitantes. O Brasil um lugar muito rico histrica e culturalmente; se conseguirmos "descobri-lo" por completo, os benefcios sero imensurveis. Os brasileiros tm as mais variadas origens; temos um histrico de receber imigrantes de muitos pases, alm dos negros, que foram durante tanto tempo trazidos fora, e dos originais donos desta terra: os ndios. Uma mistura de tantas culturas diferentes reflete-se em vrios brasis dentro de um s. Mas, devido grande extenso do nosso territrio, e disparidade social e econmica da nossa gente, torna-se muito difcil ver o Brasil por inteiro. Esse um cenrio que devemos nos esforar para reverter com tolerncia, vontade de conhecer e entender outras culturas: de todo esse conhecimento acumulado, s podemos tirar cada vez mais crescimento. Com cada povo, crena e raa que aqui est presente, podemos obter um pouco das respostas para qualquer problema que venhamos a enfrentar. No esquecendo que cada grupo tnico trouxe sua prpria histria e experincias, devemos aproveitar essas oportunidades, olhar para nossas semelhanas e aprender com elas. Vivemos em um pas com o tamanho de vrios, o qual, embora ainda jovem, tem um potencial infinito em sua gente to diversificada.

18

Contrastes do Brasil

O Brasil, um dos maiores pases do mundo em extenso, tambm um pas de grandes diferenas internas. Essas distines so notveis de norte a sul atravs de nossa prpria geografia, cultura e etnias. A regio Norte, por exemplo, abriga a floresta Amaznica, um dos nossos maiores tesouros, alm de fruto de muito orgulho. Ainda temos a caatinga, um vasto litoral, a mata atlntica, florestas de araucrias ao sul, etc. Nossa biodiversidade ao longo do territrio gigantesca. Somos privilegiados por grandes variaes climticas, devido ampla latitude que abrangemos. Ao norte, o calor permite o plantio de produtos diferentes dos cultivados na regio meridional, o que faz de ns produtores de quase qualquer gnero alimentcio. O comrcio, o lazer e o turismo tambm tm suas peculiaridades regionais, devido a outros motivos. Desde o incio da nossa histria o pas foi ocupado de forma desigual e por distintas etnias, dando margem a vrias culturas, mitos, crenas, comportamentos e mentalidades. Ainda assim, apesar de tantas diferenas, somos um pas nico (e que bom que o somos!), e somos beneficiados por elas. Afinal, quantos pases da Europa no gostariam de ter os contrastes que ns temos? Sendo repleto de peculiaridades locais, o Brasil dispe de vantagens e benefcios que devem ser bem aproveitados. Nossa cultura heterognea, assim como nossas diferenas fsicas, fazem de nossas numerosas etnias uma gigante sociedade.

19

Seleo Justa

O sistema de seleo para o ingresso em uma universidade, por mais bem estruturado que seja, sempre concorrido e disputado. No Brasil, no diferente: o vestibular um concurso que cada vez exige mais conhecimentos por parte dos alunos. A questo que nem todos os candidatos tm a oportunidade de se preparar igualmente para enfrent-lo. Uma das solues encontradas para esse problema foi a criao de cotas para negros e pardos na universidade. Entretanto, tal soluo parece no ter resolvido o problema, e sim criado outro: um sentimento de injustia por parte de muitos candidatos. A reserva de vagas no utiliza um critrio justo, j que no seleciona aqueles com melhor preparo. O jovem que teve condies de se preparar bem tem o direito de entrar na faculdade, independentemente de sua raa. O que acontece, na maioria das vezes, que aqueles que passam no vestibular vm, geralmente, de escolas privadas - o que mostra a disparidade das oportunidades existente entre escolas pblicas e particulares. Assim, fica fcil perceber que o grande problema no est na reserva de vagas, e sim no sistema de educao vigente no pas. Por isso, o que deveria haver seria uma reestruturao do Ensino Escolar, para que tanto alunos de escolas pblicas quanto de escolas privadas tivessem o mesmo aprendizado e as mesmas oportunidades, sem que a raa tivesse de ser levada em considerao. Somente desse modo haveria um critrio justo de avaliao. Alm disso, as cotas selecionam alunos que nem sempre esto preparados para ingressar em uma universidade. Por conseguinte, esse sistema estar gerando profissionais menos qualificados para enfrentar o mercado de trabalho, com conseqncias negativas no s para o jovem, como para a prpria universidade.

20

Em suma, adotar cotas para negros e pardos no parece ser a melhor alternativa para a seleo de alunos. Ser preciso haver maior responsabilidade e compromisso por parte do Estado, para que se venha a proporcionar iguais oportunidades a todos.

O Primeiro Passo

A adoo de cotas para negros e pardos nas universidades um assunto bastante polmico. Alguns contestam essa medida sob a alegao de que ela, em si, gera discriminao, alm de no resolver o problema social. Outros, ao contrrio, entendem que se trata de ao necessria e obrigatria em um pas que busca justia social. Os opositores centram seus argumentos na tese de que os segmentos da sociedade no contemplados com cotas estariam discriminados, e na eliminao do carter meritrio que existe no ingresso s universidades. J os defensores das cotas alegam, com propriedade, que aps a libertao, no caso dos negros, os ex-escravos foram abandonados, sem direito a terra, a subsdios e a qualquer proteo do Estado ou da sociedade. De fato, isso no ocorreu, por exemplo, com os imigrantes europeus ou asiticos. Assim, tem-se completamente distintos os pontos de partida de cada "raa". Nascendo em situao adversa e com poucas possibilidades de progredir pela falta de oportunidades, principalmente em funo do preconceito racial, a tendncia a manuteno do desequilbrio social. Portanto , entendvel e louvvel o estabelecimento da tais cotas. o primeiro passo de uma longa caminhada na busca de uma sociedade mais justa e igualitria, que tenta corrigir os erros cometidos por seus antepassados.

21

Preconceito Social

assustador ver as propores que o preconceito vem alcanando sem que as pessoas se dem conta, pois est mascarado em nosso cotidiano. O pior dos preconceitos, porm, apresenta-se cruelmente e sem artifcios: a discriminao social, regida e controlada pelo dinheiro. justamente essa forma de conceito formado por antecipao que faz a desigualdade social aumentar absurdamente. No mundo competitivo em que vivemos, vencer o mais apto, o mais bem preparado. Podemos dizer, ento, que alcanar os melhores resultados quem possuir um bom capital financeiro para investir em si prprio. E o restante? H muitas pessoas competentes que, por falta de recursos e oportunidades, acabam ficando para trs, sendo anuladas. Surgem, dessa maneira, dois plos distintos: o plo intelectual, visto pelos membros da sociedade como os batalhadores, os estudiosos e os aplicados; e o plo "inculto", dos desinteressados e inteis. So estes que sofrem discriminao social por parte de nossa medocre sociedade, que se vale da aparncia para julgar seus companheiros, avaliando o grau de honestidade e capacidade pelo poder aquisitivo. Na verdade, no analisam a questo na sua ntegra, pois, se dessa forma agissem, constatariam que os incultos so os que no tiveram acesso a boas escolas, a bons cursinhos e universidades, nem a oportunidades de intercmbio, por exemplo. Portanto, a sociedade, que se diz democrtica, deveria dar ouvidos a essa classe social posta em isolamento, e entender os motivos pelos quais os tachados incultos se encontram nessa situao. Esse seria o primeiro passo para pr fim ao pior dos preconceitos, o social, que s faz aumentar as diferenas entre as pessoas, ao discrimin-las com base em critrios irrelevantes como o dinheiro.

22

Qual o Pior Tipo de Preconceito?

O pior dos preconceitos no aquele que a todos de imediato repugna, no aquele que aquele facilmente identificamos como tal. O pior e o mais nefasto preconceito aquele que est to introjetado (interiorizado, incorporado ou assimilado) em nossas mentes que nem ns mesmos conseguimos perceb eb-lo. Quando tomamos conhecimento de um ato de discriminao racial, logo somos capazes de manifestar nossa reprovao, nossa indignao. Grande parte da sociedade moderna j no admite que se trate de forma diferente um negro, uma mulher, um deficiente Com certeza deficiente. muito ainda temos que lutar para que a amplitude desta igualdade seja entendida, mas a sociedade j se envergonharia em declarar se contra ela. Lutar contra o preconceito, tal qual o declarar-se tipificamos, um exerccio que a grande maioria sabe prati praticar. Faamos, porm, uma rpida reflexo sobre nossas prprias atitudes e sobre nossas reaes. Quando, caminhando por uma rua deserta, algum se aproxima, quem nos amedronta mais: um homem ou uma mulher, um negro ou um branco, um maltrapilho ou algum razoavelmente bem vestido? Sabemos a resposta, minada de preconceito: o homem, o negro, zoavelmente o maltrapilho so, em nosso imaginrio, mais suspeitos. Porm, preconceitos sublimados vo muito mais alm, vo, por exemplo, no senso comum de que o homem deve ser mais alto, mais velho e, preferencialmente, mais rico do que a mulher com quem pretende se relacionar.

23

So esses os piores e mais nefastos preconceitos, porque nos impregnam de tal forma que contra eles sequer somos capazes de levantar nossas bandeiras. O que precisamos saber que so essas atitudes, social, intelectual ou inconscientemente aceitas, que, na realidade, perpetuam uma sociedade doentia, minada de preconceitos, injusta. contra estes que devemos estar permanentemente alertas, para que possamos construir uma sociedade mais humanitria, mais solidria, mais feliz.

24

Um Mito na Escolha Profissional

Com o passar dos anos, foi se perdendo a idia de que certas profisses esto diretamente ligadas ao sexo de quem as exerce. Embora haja alguns resqucios de preconceito, a maioria das pessoas abandonou este mito e escolhe sua atividade de acordo com seus interesses, suas aptides e perspectivas. dualmente, Gradualmente, o conceito de profisses masculinas e femininas, criado por uma sociedade machista, foi perdendo espao no mundo globalizado, uma vez que as pessoas que contratam servios no esto preocupadas se o cargo disposio ser ocupado por um hom homem ou por uma mulher. Para elas, basta ser competente naquilo que se faz (o que no determinvel pelo sexo) e gostar do seu trabalho, j que est comprovada a relao entre profissionais satisfeitos e produtividade. Em profisses como o magistrio, por exemplo, considerada feminina at h alguns anos, existem mulheres que no possuem a mesma pacincia e dedicao que certos homens, fato de relevncia na comprovao de que o desempenho em certas tarefas independe do fator sexo e estando, relacionado per personalidade de cada indivduo. Atualmente, profisses masculinas e femininas no passam de um mito que tende a dissolver-se ainda mais com a crescente evoluo do ser humano. Grandes profissionais so se aqueles que buscam a sua felicidade, desprovendo de qualquer tipo de preconceito. desprovendo-se

25

Diviso Democrtica

Foi-se o tempo em que as profisses eram definidas por sexo. A liberdade de escolha, na realizao de tarefas, vem se fortalecendo medida que as mulheres se especializam nas mais diferentes reas e os homens no se envergonham de realizar certas atividades ditas, anteriormente, femininas. As mulheres tm ganhado espao no mercado de trabalho desde que encontraram a necessidade de levar dinheiro s suas casas. Algumas procuraram empregos mais delicados, outras mais ousadas se especializaram (e se especializam) em reas mais pesadas. Com esse avano das mulheres, os homens perderam seus lugares exclusivos e passaram a dividir todas as tarefas com elas. Atualmente, a mulher tem a possibilidade de surfar, jogar futebol, lidar com animais de grande porte e ocupar cargos pblicos, por exemplo; enquanto o homem tambm pode cuidar da casa, tornar-se cabeleireiro e chefe de cozinha. Antigamente, um homem que lavasse a loua era motivo de piada entre seus amigos; hoje, porm, v-se com naturalidade tal situao. Isso ocorre devido forte reduo do machismo: posto que ainda exista, se constata num nvel muito menor. A diviso de trabalho por sexo ainda encontrada, mas s na mente de algumas pessoas retrgradas. Inevitavelmente, quanto mais a mulher sai de casa em busca de trabalho e o homem assume alguns deveres domsticos, mais democrtica ser a escolha das tarefas realizadas tanto por pessoas do sexo masculino, quanto do sexo feminino.

26

Cultura para a Populao

A televiso , certamente, o veculo de comunicao mais acessvel no pas, especialmente entre os indivduos das camadas mais desassistidas da populao. Em vista disso, as emissoras de televiso brasileiras, interessadas em elevar os seus ndices de audincia, somaram a sua programao os reality shows, programas que no acrescentam nada cultura dos indivduos, apenas comprovam o nvel de ignorncia do povo brasileiro. Os shows da realidade j eram conhecidos em muitos pases da Europa e tornaram-se famosos por gerar polmica devido s cenas de sexo e s discusses entre os participantes. Assim, no Brasil no poderia ser diferente: o Big Brother e a Casa dos Artistas tm mostrado constantemente os competidores no s em situaes de desavena e at prximos da agresso como tambm em momentos de intensa intimidade. O mais impressionante que os picos de audincia so obtidos nesses instantes, revelando que esses programas no contribuem para o esclarecimento da populao nem para a sua intelectualizao, apenas tornam os telespectadores ainda mais alienados. Observa-se tambm que se um elevado contingente de indivduos assiste aos reality shows porque existe uma identificao do pblico com esses programas. Isso ocorre em razo da facilidade de entend-los, uma vez que no requerem nenhum conhecimento anterior para a total compreenso do episdio. O mesmo no ocorre com os telejornais, pois para que se compreenda uma notcia sobre as exportaes no pas, por exemplo, o indivduo necessita de algum conhecimento de economia. Logo, os telespectadores menos intelectualizados optam por um programa mais banal por no possurem embasamento suficiente para assistir a outros que possam deix-los mais cultos. Portanto, o sucesso de programas como o Big Brother o reflexo da pouca educao do povo brasileiro. J que os programas que tm funo de informar so restritos a indivduos da elite intelectualizada, faz-se necessria a criao de programas informativos com um contedo mais simples para despertar o interesse dos menos favorecidos.

27

A Banalizao da Ignorncia

A onda de programas do tipo reality shows, que h meses vm pipocando na mdia nacional, um fenmeno mundial que no Brasil ganha propores preocupantes. De fato, a busca por mais pontos no Ibope (e pelos crescentes lucros provenientes deles) fez com que as maiores emissoras de TV brasileiras comeassem a produzir verses de programas lderes de audincia em seus pases de origem, cujo principal atrativo expor o que h de mais banal e ridculo no comportamento humano a uma platia to carente de cultura e esperana de vida que aceita qualquer coisa que lhe apresentada. Efeito colateral da globalizao? No, trata-se da banalizao da ignorncia, e reflete uma face negativa do consumismo a que chegou a humanidade. No bastasse o fato de serem cpias de programas estrangeiros, tais programas criam celebridades instantneas que, aps os seus 15 minutos de fama, so jogadas no esquecimento. Assim, criou-se um sistema que se alimenta de si mesmo: dentro de poucas semanas haver outro Big Brother, com outros participantes, pois h um pblico vido por espionar a vida alheia, ainda que sob a forma de um jogo. E sempre haver pessoas interessadas nesse tipo de voyerismo, pois faz parte da psiqu humana sentir-se atrada pelo alheio, pelo bizarro, pelo novo. Muito pior do que o lixo cultural que vem sendo produzido saber que existem milhes de pessoas para as quais tal lixo representa a nica forma de lazer. Enquanto houver pblico, haver sempre um Big Brother, e se este no mais existir, porque estaro surgindo outras atraes, talvez ainda mais imbecilizantes, capazes de elevar s alturas os ndices de audincia.

28

Preparao e Diverso

A preparao para o vestibular exige, acima de tudo, dedicao nos momentos de estudo e diverso nas horas de lazer. Metade do tempo que o vestibulando tem livre, fora de uma sala de aula ou de uma cama, ele deveria aproveitar para se dedicar aos estudos da melhor maneira possvel, realizando exerccios, tirando dvidas, revisando o que j foi visto e fazendo anotaes. A outra metade seria reservada para relaxar, praticando esportes, saindo com os amigos e indo a festas. A aprovao no vestibular exige, em muitos cursos, empenho mximo e muitas horas de estudo. Para isso, o estudante deve escolher e dividir corretamente os momentos que sero dedicados a essa atividade, assim como saber escolher o curso em que tentar uma vaga. Por outro lado, quando os estudantes esto se preparando para o vestibular, alguns pais exigem que seus filhos desprezem seus momentos de folga, deixem de sair com os amigos e de ir a festas. Agem de uma maneira equivocada, pois a presso prejudica o desempenho. evidente, portanto, que a preparao para o vestibular tem que ser organizada e realizada de modo que o estudante aproveite da melhor maneira possvel os seus momentos de estudo e os de lazer. Ele dever tambm ter certeza do que realmente quer cursar. A opinio dos pais, deve ser neutra at um certo ponto, no contrariando a vontade do filho com exigncias absurdas.

29

Preparao para o Vestibular

A tarefa de preparar-se para o exame mais difcil de toda a vida escolar , com certeza, muito difcil e exige muito mais do que simples conhecimentos decorados. Para que seja bem sucedida, alguns elementos so essenciais: estudo, cautela, organizao e ateno aos acontecimentos no Brasil e no mundo. Talvez a parte mais complicada seja o estudo, mas nenhum futuro calouro pode fugir disso. Estudar, e no decorar, o fator mais importante para qualquer vestibulando, independente do curso que tenha escolhido, o que engloba organizao, disciplina e um tempo dirigido de acordo com a necessidade de cada um. Estudo agregado pacincia resulta em timo desempenho. Pessoas tranquilas e serenas mostram bom rendimento e tudo se torna mais fcil em sua vida. A tranquilidade pode ser resultado de atividades fsicas ou momentos de lazer, cada um sua maneira, mas o importante atingi-la para ter paz de esprito e mente em equilbrio. E para que o vestibular seja superado com sucesso, necessrio, ainda, manter-se a par dos acontecimentos locais e globais, pois a informao, alm de ser necessria para o conhecimento do mundo, est muitas vezes na base de todas as provas. Portanto, alinhando muito estudo, calma , organizao e ateno ao que acontece sua volta, a mente do estudante estar pronta para fazer aflorar todo o conhecimento necessrio.

30

Benefcios da leitura

Como a leitura pode transformar nossa realidade? A leitura extremamente importante, no apenas por ser fundamental em nossa formao intelectual, mas tambm por permitir a todos um acesso a um mundo de informaes, idias e sonhos. Sim, pois ler ampliar horizontes e deixar que a imaginao desenhe situaes e lugares desconhecidos e isto um direito de todos. A leitura permite ao homem se comunicar, aprender e at mesmo desenvolver, trabalhar suas dificuldades. Em reportagem recente, uma grande revista de circulao nacional atribuiu leitura, a importncia de agente fundamental para a transformao social do nosso pas. Atravs do conhecimento da lngua, todos tem acesso informao e so capazes de emitir uma opinio sobre os acontecimentos. Ter opinio cidadania e essa parte pode ser a grande transformao social do Brasil. Os benefcios da leitura so cientificamente comprovados. Pesquisas indicam que crianas que tem o hbito da leitura incentivado durante toda a vida escolar desenvolvem seu senso crtico e mantm seu rendimento escolar em um nvel alto. O analfabetismo, um dos grandes obstculos da educao no Brasil , vem sendo combatido com a educao de jovens e adultos. Permitir a uma criana sonhar com uma aventura pela selva ou imaginar uma incrvel viagem espacial so algumas das mgicas da leitura. Ler amplia nosso conhecimento, desenvolve a nossa criatividade e nos desperta para um mundo de palavras e com elas construmos o que gostamos, o que queremos e o que sonhamos. Portanto, garantir a todos o acesso leitura deve ser uma poltica de Estado, mas cabe a ns dedicarmos um tempo do nosso dia a um bom livro, incentivar nossos amigos, filhos ou irmos a se apegarem leitura e acima de tudo utilizar nosso conhecimento para fazer de nossa cidade, estado ou pas, um lugar melhor para se viver.

31

Ler para compreender

Vivemos na era em que para nos inserirmos no mundo profissional devemos portar de boa formao e informao. Nada melhor para obt-las do que sendo leitor assduo, quem pratica a leitura est fazendo o mesmo com a conscincia, o raciocnio e a viso crtica. A leitura tem a capacidade de influenciar nosso modo de agir, pensar e falar. Com a sua prtica freqente, tudo isso expresso de forma clara e objetiva. Pessoas que no possuem esse hbito ficam presas a gestos e formas rudimentares de comunicao. Isso tudo comprovado por meio de pesquisas as quais revelam que, na maioria dos casos, pessoas com ativa participao no mundo das palavras possuem um bom acervo lxico, por isso, entram mais fcil no mercado de trabalho ocupando cargos de diretoria. Porm , conter um bom vocabulrio no torna-se o nico meio de vencer na vida. preciso ler e compreender para poder opinar, criticar e modificar situaes. Diante de tudo isso, sabe-se que o mundo da leitura pode transformar, enriquecer culturalmente e socialmente o ser humano. No podemos compreender e ser compreendidos sem saber utilizar a comunicao de forma correta e, portanto, torna-se indispensvel a intimidade com a leitura.

32

As reais causas da violncia

O caos ocorrido recentemente em So Paulo devido aos ataques articulados com maestria pelos chefes do crime organizado (que no encontraram dificuldade para faz-lo, mesmo estando presos) traz tona, novamente, a falncia do Estado enquanto protetor de seus cidados e mantenedor da ordem. E esta situao se agrava na medida em que as causas dessa falncia no so combatidas. Dentre elas, destaca-se a justia de nosso pas, que corrompe-se constantemente em favor daqueles que podem compr-la, deixando-os impunes, independentemente da gravidade de seus crimes, e que mesmo quando julga, de fato, um criminoso, o faz baseada num cdigo de leis obsoleto, o que contribui ainda mais para seu descrdito. tambm importante a escassez de verbas que o governo destina segurana, refletida na falta de condies e de preparo da polcia, que, por isso mesmo, torna-se ineficiente e, no raro, corrupta. Alm disso, determinante a ausncia (ou desorganizao) do Estado em determinadas regies, notadamente na periferia dos grandes centros urbanos, o que leva essa populao desamparada a reconhecer o crime organizado como sendo a nica instituio capaz de exercer funes que deveriam ser desempenhadas pelo primeiro, como, por exemplo, proteg-los da violncia. Tudo isso somado s faz crescer a sensao de insegurana que toma conta dos brasileiros e causa a descrena no governo, com a conseqente falta de interesse pela poltica, levando, assim, manuteno dessa situao indefinidamente, j que para que algo mude fundamental que a sociedade se mobilize para pressionar seus governantes a fim de que eles ajam no combate s causas acima. At que isso ocorra, salve-se quem puder!

33

Bullying , Mobbing: Esparta Contempornea

J se via na Grcia Antiga a presena da no aceitao de indivduos por no possurem certos requisitos. Este o clssico modelo espartano, baseado na formao militar, que chegava a matar uma criana que nascesse fora dos padres de um guerrilheiro. Mas essas expressivas diferenciaes sociais, embora com a evoluo humana, no se extinguiram. Desde sempre os homens se mostraram diferentes uns dos outros, e devido isto, tiveram inmeros conflitos. A Guerra Fria, por exemplo, um grande reflexo disto. Diferenas ideolgicas que levaram duas potncias a se enfrentarem, indiretamente, o que gerou inmeras batalhas isoladas, como a Guerra do Vietn. Essas guerras, entretanto, chegaram ao domnio escolar, criando ento o chamado bullying, designando a humilhao diria sofrida por jovens, que muitas vezes, para evitar constrangimentos, no pedem por ajuda. Como os jovens, autores e vtimas do bullying, no ficam na escola por toda a vida, no surpresa o surgimento do mobbing, que designa, segundo Jos Carlos Ferreira, assdio coletivo contra uma pessoa. Esta prtica, agora em domnio profissional, faz com que a competitividade econmica deixe de ser saudvel e passe a ser uma guerra diria. Cada um quer se destacar mais e impedir que o outro progrida e tome o seu lugar. uma questo de lei da selva. No caso do bullying, seria muito fcil aconselhar os pais das vtimas a conversarem com a diretora da escola, e at mesmo com os pais do autor das humilhaes, mas como se sabe, muitos nem tem conhecimento sobre o que se passa com seu filho em domnio escolar. Neste caso, a soluo mudar a mentalidade do jovem, para que perceba que no est fazendo algo correto. Ou seja, no h soluo realmente eficaz. Seria muito milagroso se basear em hipteses como esta, pois um jovem que h tempos vem humilhando colegas para ter destaque em seu grupo, no mudar seu estilo de vida.

34

Logo, o melhor a ser feito, para que ao menos se amenize a situao, seria trocar a escola frequentada pela vtima e ceder-lhe tratamento psicolgico. Para o mobbing, por se tratar de pessoas adultas, nada mais conveniente do que deix-los se enfrentar sozinhos. Se para o bullying h poucas medidas a serem tomadas, no mobbing h menos ainda. Agora no se tem mais a diretora a recorrer ou a escola a ser transferido. Para ambos os casos, visvel o grau de dificuldade de se obter uma soluo eficaz, mas, como sempre existem pessoas dispostas a ajudar, seja com o bullying ou com o mobbing, a vtima no deve desistir de si, de ter uma rotina sem que algum a perturbe, nestes graus de ridicularizao.

35

A Era da informao: o domnio da ignorncia

H uma diferena considervel entre ignorncia e incerteza. O ignorante aquele que no apenas no sabe como tambm ignora que assim seja. Eis que, ao deparar-se com algo que o coloca em dvida, o espanto irrompe (surge), e o ignorante toma conscincia de sua condio. Comea a encontrar falhas em suas opinies e crenas, e duvida do que antes parecia conhecer verdadeiramente. essa a passagem para a incerteza. A ignorncia vem tona, e tudo parece incerto. apenas ao descobrir-se ignorante que surge a busca pelo conhecimento para suprir a insuficincia daquilo que acaba de desmoronar. Parece absurdo afirmar o domnio da ignorncia sobre os tempos atuais. No essa a era da informao acessvel, rpida e direta? No o domnio da comunicao sem barreiras? Ora, como dizer que aquelas mesmas pessoas que so bombardeadas por informao a todo momento mostram-se incapazes de se descobrirem ignorantes? justamente o grande volume de informaes, cuja veracidade supostamente j foi provada, que dificulta o processo. A informao transmitida do tipo enciclopdico, no induz reflexo ou crtica, e vem sempre acompanhada de uma espcie de "verniz" de credibilidade dos meios de comunicao, supostamente imparciais e infalveis. O raciocnio crtico esperado para a busca do conhecimento profundo e verdadeiro vai alm das exigncias da sociedade. Adequar-se de fato significa estar a par das informaes prontas e dos meios de comunicao populares, que parecem ser a nica fonte de conhecimento possvel. Ao acreditar firmemente que est recebendo informao verdadeira a todo momento, como o homem moderno pode dar-se conta de sua real ignorncia? Como poder perceber que o que de fato recebe so informaes prontas que priorizam quantidade a qualidade? O primeiro passo para a superao do superficial descobrir a prpria ignorncia. S, ento, pode-se fazer uso adequado da comunicao sem barreiras para procurar o conhecimento que promova o raciocnio, forme cidados crticos e pessoas conscientes da realidade. Na era da informao, isso possvel - s nem a todos conveniente.

36

O papel da rede de informao digital

Escuro. Foi assim que se definiu a Idade Mdia. A escurido aqui no se vincula logicamente percepo visual, mas define bem o perodo em que a Igreja controlou a informao, e fez dos servos uma massa ignorante. Com as mudanas sociais, culturais e tecnolgicas, v-se hoje um mundo iluminado por um gigantesco holofote, antagnico escurido medieval. Vive-se hoje no meio tcnico-cientficoinformacional definido assim por Milton Santos, renomado gegrafo brasileiro - onde a informao tornou-se uma constante. Com o advento da internet ocorreu a democratizao desta informao, qualquer indivduo pode lanar nesta gigantesca rede suas idias e propostas. Mas qual segurana qualquer individuo traz? De fato nenhuma. A internet pode se tornar um instrumento de formao de idias equivocadas e verdades distorcidas. Submeter toda informao recebida luz da cincia, filtrar o que se l e selecionar o transmissor so atitudes essenciais para a formao de receptores crticos e no alienados. Se todas essas coisas no ocorrerem, a liberdade de expresso, favorecida pelo anonimato da internet, far com que a ignorncia continue imperando, e que muitos continuem acorrentados escurido da ignorncia medieval. Num mundo globalizado, com cada vez menos transmissores, ocorre o processo de monopolizao da informao e formao de uma cultura de massa. Portanto deve-se utilizar a dita democratizao da informao pelos meios digitais como aliada no manipulao inerente a outros meios de comunicao. O papel da rede de informao digital indiscutvel, mas indispensvel haver em cada indivduo uma rstia da capacidade crtica de homens como Montesquieu e John Locke, fazendo da razo e do pensamento crtico a chave para os grilhes centenrios da ignorncia feudal.

37

O preconceito ainda existe

O fato de muitos negros ocuparem hoje lugares de destaque na sociedade, no indica que o preconceito racial esteja chegando ao fim, demonstra que o mundo est abandonando o fato de somente o branco ser superior e acreditar que o negro tambm capaz de atingir seus objetivos. Essas pessoas com certeza aproveitaram suas oportunidades e alcanaram o sucesso, porm, muitos deles tiveram ajuda de uma situao financeira boa. A escolha dos americanos para presidente da repblica mostra que o preconceito existe nos dias atuais, pois foi uma eleio que jamais teria tanto impacto se o mundo estivesse realmente amadurecido com a questo racial. Barack Obama por sua vez no teve a infncia que um negro pobre teria, cursou prestigiadas universidades e, como membros da sua famlia so brancos, ele teve um carto de acesso a esse mundo da poltica e atualmente comanda a Casa Branca. Outro argumento que o preconceito racial est acabando porque muitos atores negros fazem sucesso, fazendo com que as pessoas pensem que a imagem do branco como superior est chegando ao fim; porm, o fato que atores negros esto em evidncia porque existem personagens negros e no porque so smbolos dos novos tempos. O preconceito racial ainda existe e somente com punies para atos discriminatrios e investimentos nas reas da educao podem diminuir cada vez mais o pensamento racista. No porque alguns negros tiveram sucesso, que todos tambm tero, da mesma maneira que cotas em faculdades geram mais preconceito. A melhoria do ensino pblico um ingrediente que pode diminuir a desigualdade entre a populao de quaisquer etnias.

38

A importncia da leitura

O Brasil no uma nao letrada, no se trata necessariamente do analfabetismo e sim do tipo de cultura do pas. O prazer da leitura no exercido pela maioria dos brasileiros. Nos sculos XIX e XX, realmente o analfabetismo era a maior barreira para tornar o Brasil uma nao letrada. Pouqussimas pessoas tinham acesso educao, a situao era muito mais precria. E claro no era vantajoso e continua no sendo para as escalas governamentais e camadas de maior ascenso social, que as pessoas sejam letradas e formadoras de opinio. Afinal, como enganar uma pessoa estudada e informada? Com isso, de que forma nossos governantes chegariam ao senado? Atualmente, sculo XXI, acredita-se que o maior problema deixou de ser o analfabetismo, visto que as pessoas tm um maior acesso educao que antigamente. A barreira est na cultura brasileira, h um grande desinteresse pela educao, em especial a leitura, j que a grande maioria dos brasileiros no gosta de ler. Isso ocorre provavelmente porque no h incentivo familiar e social para tal atividade. Assim, o cidado brasileiro tende a ser ignorante, com o conceito de que a leitura serve no mximo para passar de ano no colgio ou na faculdade. Ela vai muito alm disso; a leitura enriquece uma pessoa culturalmente, intelectualmente e at espiritualmente. Infelizmente o Brasil sofre devido sua prpria cultura, isso explica sermos um pas subdesenvolvido, com mo-de-obra barata e pior, pessoas que se contentam com po e circo. A ignorncia custa caro! As pessoas precisam se tornar formadoras de opinio, crticas, e para isso precisam se habituar a estudar, e principalmente a ler.

39

A tecnologia dos dias de hoje

A tecnologia uma ferramenta que ajuda no avano da humanidade e a solucionar problemas da sociedade. Ela e a globalizao so como uma s na sociedade atual. A Revoluo Industrial serviu como fator de impulso da mecanizao, da tecnologia e o ajudante do desenvolvimento de muitos pases que cresceram. A tecnologia fez com que a educao evolusse em alguns aspectos possibilitando que pessoas possam assistir a aulas distncia , e tambm na rea da sade melhorando os equipamentos usados em tratamentos de doenas, fabricao de remdios, vacina e no descobrimento da cura de doenas. Porm, com o avano tecnolgico, vrios trabalhadores perderam seus empregos para as mquinas. Outra desvantagem a desigualdade entre naes tecnologicamente desenvolvidas e subdesenvolvidas , e a desigualdade socioeconmica entre pessoas que podem consumir produtos avanados - que muitas vezes esses produtos nem chegaram nas lojas e j tem fila de espera para adquiri-los - e pessoas que no tm condies econmicas , s vezes por causa disso, discriminadas. A poluio, o desmatamento das florestas e o aumento da violncia tambm fazem parte do lado ruim da tecnologia. fato ento que, apesar das vantagens e desvantagens, a tecnologia continuar agindo em nossas vidas e na nossa sociedade durante muitos anos.

40

A volatilidade virtual

O mundo virtual no totalmente ruim, pode-se dizer que em nossos dias tornou-se um mal necessrio. Cada vez mais somos impelidos a um sistema de conexo no concreta que limita a capacidade intelectual e cultural do ser humano. Intelectual, pois, ao necessitarmos de alguma informao ou pesquisa, estas esto prontas e mastigadas para quem desejar fazer uso. Em sites de pesquisa, comum encontrarmos resumos de livros que facilitam o entendimento do leitor; porm, este inofensivo resumo impossibilita que esta vtima utilize sua capacidade de raciocnio para a compreenso da idia do autor. Ao dizer que o mundo online agride o carter cultural, pode-se ter como exemplo a volatilidade das informaes deste veculo de comunicao. No sculo XVI, por exemplo, Pero Vaz de Caminha, ao enviar uma carta coroa portuguesa, notificou com riqueza de descries a terra a qual encontrara. Esta famosa carta sobreviveu a vrios sculos e, hoje, faz parte do patrimnio cultural portugus e brasileiro. Em nossos dias, o que dizer da comunicao que termina com um simples apertar de um boto sem deixar vestgios? E como as prximas geraes podero fazer um estudo do passado, sem possuir registros fsicos que mostrem as relaes interpessoais que existiam? Refletindo sobre tais questes, fica fcil a percepo de que ao entregarmos ao esquecimento os mtodos antigos de comunicao, relacionamento e escrita como a carta -, estaremos sendo coniventes com um processo, que ir privar nossos descendentes de saberem informaes sobre o passado dos seus antecessores.

41

O que vou ser quando crescer ? m instruo familiar

Muitos estudantes diante de um leque de oportunidades que o mercado de trabalho oferece acabam sendo persuadidos pela famlia, que aplica determinada presso sobre a futura escolha e formao profissional do estudante. So trs os elementos bsicos que o jovem aluno leva em conta na hora de escolher sua futura profisso: o fato de gostar do que ir fazer no futuro, ou seja, ter afinidade, dom e acima de tudo vocao; a remunerao que ir obter ou se a escolha denomina-se profisso do futuro, aquela que apresenta tendncias crescentes no mbito profissional. Porm, atualmente, os estudantes no esto se preocupando com o fator ter vocao na respectiva rea que iro atuar. As famlias esto exercendo um papel que influencia muito nas escolhas dos jovens. muito fcil se tornar um advogado e herdar o escritrio do pai ou da me com a clientela formada, ou ento, um administrador que ir suceder seus ascendentes numa empresa. Infelizmente, muitas famlias ao invs de orientarem seus filhos, futuros profissionais, que o segredo do sucesso profissional est no dom adquirido e no na ambio financeira ou comodismo que os respectivos pais podem oferecer, acabam por torn-los um instrumento da m orientao o que acarretar conseqncias ruins para o resto da vida.

42

O preconceito das prprias vtimas

No adianta dizer que no h preconceito racial no Brasil; h sim. O nvel de racismo atualmente no to alto como h alguns anos atrs, mas alguns negros ainda sofrem para encontrar empregos, casas e para se casar. Mas, o negro hoje possui muitos direitos, e sofre menos que os seus descendentes. Porm, em certas ocasies eles se aproveitam desses direitos, que, alis, um preconceito que eles mesmos aceitam e se submetem. Como, por exemplo, a cota que eles possuem em vestibulares de universidades pblicas, isso uma hipocrisia gigantesca, um inquo (injusto/perverso) direito que diz, s que de outra maneira, que todo negro pobre e ignorante. E o pior que eles concordam e aceitam, depois ainda crem em sua razo ao falar de preconceito racial. Quer preconceito maior que esse? Eles discutem, vo justia, fazem uma revoluo, se em outra ocasio, um branco, insinua que eles so pobres. Todavia, numa situao dessas, se aproveitam do direito, que injusto, justo eles que vivem falando de injustia no Brasil. O racismo no vai extinguir-se enquanto os prprios negros no se mobilizarem e tomarem atitudes que acabem com improbidades como esta. At isso no acontecer, negro nenhum ter tanto direito de falar algo.

43

Proibio: um mal necessrio

muito comum , nos dias atuais , observarmos em lugares pblicos ou privados , placas e dizeres com algum tipo de proibio. A pergunta que fica no ar : at onde essas proibies trazem benefcios ? Como o mundo em que vivemos est numa constante evoluo e h uma facilidade maior de acesso a diversos setores pelos mais diferenciados tipos de pessoas , surgem os abusos e os exageros. Isso acontece , na maioria das vezes , pela sensao de impunidade que as pessoas esto acostumadas a presenciar no dia-a-dia. algum que atropelou e fugiu sem prestar socorro , avanou o sinal vermelho , furou uma fila , agrediu um idoso ou um homossexual e no sofreu nenhum tipo de sano. Alm disso , h ainda aqueles que se norteiam por um famoso ditado que diz: tudo o que proibido mais gostoso. Por isso , para coibir tais desvios de conduta necessrio que sejam criadas leias mais rgidas , com o intuito no s de punir a populao , mas de educ-la para uma convivncia pacfica e harmoniosa. Vale salientar que, alm das leis , preciso uma fiscalizao eficaz com pessoas aptas e comprometidas com o trabalho. importante ressaltar tambm que o ser humano necessita de regras para conviver em sociedade. Portanto , proibir ou simplesmente restringir determinadas aes das pessoas saudvel e auxilia na organizao de um mundo melhor e mais justo.

44

Mundo virtual: Ser ou no ser um esteretipo , eis a questo

Globalizao , uma palavrinha que virou celebridade em meados da dcada de 1980: componentes eletrnicos minsculos , celulares com 1001 utilidades , computadores , games em 3D , realidade virtual, vemos tudo isso em qualquer lugar. Mas quando falamos em realidade virtual , como algo pode ser real e virtual ao mesmo tempo ? Interessante , e ao mesmo tempo intrigante. Com o mundo ao nosso alcance podemos fazer , ser e vivenciar o que quisermos. O nmero de pessoas que possuem uma segunda vida , fora desse mundo tangvel em que vivemos , est crescendo. Agora como explicar tamanha fuga de realidade para um universo cheio de fantasias e satisfaes prprias ? Jung j explicava isso no incio de sua teoria psicanaltica do inconsciente coletivo e de esteretipos. Todos ns temos em nosso inconsciente um modelo ideal de beleza , postura , personalidade. Aquela pessoa perfeita e ideal um esteretipo e no fundo cada um de ns tem um. Cada um de ns quer ser um. A busca por essa to sonhada perfeio leva muitos a criar uma vida prpria dentro de um jogo , seja ele virtual ou no. Com a tecnologia aliada criao do idealizado mundo agora eu sou perfeito , pessoas saem da realidade e do convvio humano para se juntar apenas a uma fantasia, na qual buscaro o sucesso que tanto querem e no conseguem no mundo real. Com isso , tornam-se presas a uma armadilha sem fim , pois continuaro sendo meros imperfeitos e limitados mortais. Viver um mundo virtual em um jogo, por exemplo , pode deixar de ser apenas algumas horas sonhando acordado e passar a ser a vida real de uma pessoa , e isso acarreta inmeros problemas psicolgicos e sociais. Porm , essa evaso tambm culpa da indiferente e exigente sociedade atual , que acaba fazendo uma cobrana fora da realidade a seus indivduos. Para evitar que esse mundo dos prazeres transponha a vida real , temos que aceitar ao outro e principalmente nos aceitar como somos. Saber que sempre seremos imperfeitos e limitados. Por fim , ter em mente que dedicar uma vida a um esteretipo game over na certa.

45

Consumismo x Realizao pessoal: Felicidade maquiada

Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado , no qual a dinmica de informaes intensa e constante. A troca de idias e mercadorias entre os mais distantes lugares tornou-se ainda mais freqente e rpido aps o advento da internet. Dentro desse contexto , h um importante fator que deve ser levado em considerao: a mdia como um mecanismo de manipulao das massas. Atravs de inmeros meios de comunicao como rdio , televiso , jornais , revistas , outdoors, internet, entre outros , a mdia tem realizado o seu trabalho de convencer as pessoas a consumir. Para isso utiliza-se de algumas artimanhas , como artistas famosos e queridos que incitam o pblico a comprar os produtos divulgados. O ser humano nasce e cresce vivenciando esse mundo manipulado pela mdia , acreditando que a felicidade possa ser encontrada quando se adquire determinada marca de roupa , calado , carro , jia , celular ou qualquer outro produto. Divulga- se constantemente a idia de felicidade comprada. O indivduo que nasce nesse ambiente consumista dificilmente aprende valores interiores e subjetivos como a amizade , o amor ao prximo , o companheirismo , o respeito , a dignidade, a honestidade que o edifica como ser pensante e emotivo. Decorre disso a dificuldade de se preencher o vazio interior , o que comumente buscado no consumo de bens concretos e superficiais. No h como afirmar que tais bens so dispensveis felicidade , porm estes no esto capacitados a trazer a realizao pessoal to almejada pelo homem. A partir das idias discutidas , podemos concluir que uma das melhores maneiras de garantir a realizao pessoal combatendo o consumismo incitado pela mdia uma vez que este proporciona uma felicidade maquiada e momentnea a que no caracteriza uma realizao pessoal plena e slida e educando nossas crianas com base em valores como a solidariedade , o amor e o respeito.

46

A Gerao perdida

Gerao perdida. Esse o nome que vem surgindo dentre os mais diversos apelidos para caracterizar os jovens deste final de milnio. Mas seria esta denominao justificada ? Seriam estes jovens nascidos no final da dcada de setenta , incio da de oitenta merecedores deste enfadonho rtulo ? E se forem , o que fizeram (ou deixaram de fazer) para conquist-lo ? Se visualizarmos a recente histria do Brasil , podemos vivenciar em documentrios ou filmes antigos a massiva participao de grupos de jovens nos momentos mais crticos do nosso pas , como o movimento contra a ditadura na dcada de sessenta , o movimento pop (hippie) na dcada de setenta e o movimento ecolgico da dcada de oitenta. Atravs de seus penosos esforos , esses jovens de outrora conquistaram benefcios para o panorama histrico-cultural que hoje vivenciamos sem nos lembrarmos de onde vieram essas conquistas. Com muitos dos problemas resolvidos pelas geraes anteriores , como a falta de liberdade de expresso, a censura e a punio aos criminosos ecolgicos , os jovens de hoje no tm estmulo suficiente para se engajarem em um ideal, pelo contrrio; o modo de vida fcil da dcada de noventa , importado do exterior com nomes em ingls que traduzem rpido, fcil, pronto estimulam o consumismo nos jovens , que comeam a participar do mercado consumidor com uma faixa cada vez menor. Dessa forma o jovem deste final de milnio se v rodeado por iluses e fantasias impostas pelos meios de comunicao e pelo comrcio globalizado , de modo que os seus prprios sonhos e esperanas so substitudos por bens de consumo com logotipos de multinacionais , e essa descaracterizao de sua auto-identidade se estende ao ponto do prprio jovem deixar de lado o costumeiro uso da gria (jargo to amplamente utilizada para projetar sua autoafirmao ) para se ater palavras estrangeiras , que apenas traduzem a sua incapacidade de criar e improvisar , natureza essa to pertinente aos jovens. Se os jovens do final do milnio merecem o ttulo de Gerao perdida , no ser devido aos seus atos , mas sim pela ausncia destes no contexto da histria mundial.

47

Proibir no a soluo

Defender nossa lngua essencial , j que ela e a cultura brasileira esto intimamente ligadas , sendo interdependentes. Mas fazer essa defesa atravs de um decreto inaceitvel. O problema da utilizao de estrangeirismos no ser resolvido atravs de uma imposio , a qual pode levar a um nacionalismo exacerbado. A utilizao de palavras no pertencentes Lngua Portuguesa pode ser benfica , pois contribui para o nosso enriquecimento cultural , como ocorreu , por exemplo , no Modernismo. Por outro lado , utilizar palavras estrangeiras que possuem similares em nosso idioma , como delivery, equivalente entrega , implica em aceitar a falta de conhecimento sobra a prpria lngua ptria. Decretar a proibio ao uso de estrangeirismos alegando ser contrario dominao norte americana , principalmente , no a soluo. A dominao ocorreu primeiro economicamente, para depois incorporar os estrangeirismos. Logo , o projeto de lei no realmente contra a dominao e sim a uma de suas ramificaes. Uma possvel soluo eficaz para esse problema seria a melhoria do sistema educacional do pas, que implicaria no desenvolvimento intelectual da populao e da sua capacidade inventiva , fazendo com que absorvssemos apenas os estrangeirismos essenciais e interessantes , enriquecendo , assim , nossa cultura e conhecimento.

48

Transmisso de seqelas

O Brasil talvez nunca tenha passado por um momento to singular em sua histria. Jamais os jovens haviam atingido tal grau de passividade e incredulidade quanto ao futuro do pas. Isto se deve, principalmente , gerao que os precedeu. A populao jovem brasileira fruto de uma outra que , antes de qualquer coisa , viveu grandes paradoxos. Enquanto grande parte dos intelectuais e boa faco da Igreja Catlica lutou para que , finalmente , mudssemos a cara do pas , outra , a dos lderes polticos patriarcais que imperam h um sculo no Brasil , usaram de todas as foras para que permanecssemos imveis. Esta gerao viveu num clima de revolta e opresso. Infelizmente, todos os lados fracassaram. O lado dos que queriam que fossem realizadas as to necessrias reformas agrria , social e tributria , fracassou. O outro lado, representado pela antiga elite , foi igualmente infeliz , pois para manter seus privilgios , viu se obrigado a ceder , como nunca fora visto , s grandes potncias econmicas , o que nos fez perder totalmente a j to escassa soberania. O jovem atual nada mais do que uma imagem das falsas lies desta to infeliz gerao que o precedeu. Hoje , ele totalmente despolitizado e incapaz de prever ou sonhar com um futuro melhor , j que seus pais , ao tentarem isto , no foram felizes. Como diria Graciliano Ramos e Z Ramalho: apesar de tudo , continuamos achando que o Governo o Governo. Infelizmente ainda somos preconceituosos , individualistas e corruptos. Tudo o que a gerao anterior herdou , a atual no deixou de herdar , mas esta ltima ganhou, como conseqncia , a desesperana e a falta de vontade de lutar. Apesar de ter fracassado , a gerao precedente atual apresentou uma caracterstica no vista em nenhuma outra: a coragem de lutar por seus ideais , o que talvez a torne sempre lembrada como a mais original e lutadora das geraes.

49

A Alca e o Mercosul

Temos aqui um tema de carter poltico, que trata das aberturas econmico-poltico-sociais ocorridas no mundo de forma generalizada. Primeiro passo, abordar que a globalizao a abertura do mundo para o mundo no que diz respeito economia e, por conseguinte , supremacia das naes desenvolvidas sobre as perifricas. Como todo processo econmico passa por evolues, temos uma estratificao das naes subdesenvolvidas tentando proteger-se do imperialismo americano com a criao do Mercosul, reforando o bloco de pases, muitos deles desordenados na prpria economia , no intuito de manter as relaes econmicas com a Amrica, mas tornando-se fortes na juno desses capitais. Em contrapartida, para aniquilar o Mercosul, os Estados Unidos, potncia mais estruturada do planeta, criam a Alca para subjugar (abafar , dominar , vencer) os pases em desenvolvimento tutela deles. Temos, ento, uma briga de economias em meio ao processo. Mesmo com a integrao que pretende ser promovida pela Alca , os EUA devero continuar colocando barreiras protecionistas em alguns produtos , como os gneros agrcolas , para o Mercosul. A Alca hoje um movimento que os EUA fazem com toda a Amrica Latina buscando integrar as suas economias. Isso seria juntar no mesmo lugar o Leo e o Cordeiro , pois o Brasil e as economias latino-americanas no tem condies de competir em igualdade com a economia americana. Nossa economia seria subordinada , ramos da indstria do Brasil desapareceriam e haveria alteraes em profundidade da nossa justia e sociedade , orientados pelos interesses americanos. Para muitos pases do Mercosul como Chile , Per e Mxico (pas observador) , a consolidao da Alca vista como uma oportunidade de ampliao das exportaes e atrao de investimentos. Na realidade , a implementao da Alca significaria o agravamento da vulnerabilidade dos pases do Mercosul. Portanto , a Alca precisa ser rejeitada como um todo , para que os pases latino americanos possam defender a soberania e os direito de seus povos.

50

Liberalizao das Drogas

Geralmente uma pessoa que usa drogas , o faz porque est enfrentando algum tipo de problema em casa, ou est com dificuldades , enfrentando a solido ou simplismente no aceita a vida como ela . Enfim , motivos no faltam para um indivduo cometer tal ato de fraqueza (sim , quem entra nesse mundo , entra por que fraco. No h outra justificativa); o que digno de pena , medida que , sem perceber , esto cometendo um suicdio a longo prazo. importante destacar a atitude hipcrita das pessoas ao reclamar das autoridades , que a mdia s mostra cenas de violncia e injustia social , etc. O engraado que esse mesmo tipo de pessoa , enche a boca para reclamar do governo, mas no faz nada para impedir as aberraes polticas que vmos por a , pelo contrrio , assiste a tudo de braos cruzados (isso tem razes histricas) , e ainda por cima , de forma burra e irracional, um dos maiores consumidores de drogas do pas. O uso de drogas segue a mais simples lei de mercado: oferta e procura. Vamos , de forma resumida , tentar entender o negcio: o usurio consome drogas o traficante fornece h um aumento no consumo o traficante , bvio , amplia o negcio a polcia aperta o cerco o traficante precisa reforar a sua segurana entram armas na ilegalidade dentro das bocas as armas extraviam um pai de famlia assaltado uma me estuprada e uma irm , que aprendeu com algum hipcrita (provavelmente o irmo ou o namoradinho) , continua usando drogas e financiando o trfico. Enfim , temos a um processo cclico e contnuo.

51

H quem diga que o trfico acabar se o usurio deixar de comprar , ou se as drogas (no caso a maconha) forem legalizadas. Isso , alm de utpico , ingnuo !!! Hoje os bandidos que controlam o trfico de drogas tambm controlam mquinas de caa-nqueis, vans e kombis do transporte alternativo, venda de botijes de gs, gatonet, e um sem nmero de outras atividades bem rentveis (e com uma relao custo-benefcio melhor do que o comrcio de drogas). Portanto, sem o trfico de drogas, eles continuaro lucrando. A verdade que hoje, no Rio, no se disputa ponto de venda de drogas, a disputa por territrio. Muito mais complexo do que era anos atrs (ou seja , a legalizao das drogas no seria uma soluo). Por fim , j em uma tentativa desesperada de ainda argumentar, surgem as seguintes palavras: Mas isso no importa!!! Eu ACHO que tem que legalizar. Tudo bem, de direito . Cada um pode achar o que quiser , desde que tenha argumentos concretos para defender seu ponto de vista. Sinceramente , no h como culpar determinados indivduos por tal opinio. Afinal, defender a legalizao das drogas com raciocnio slido e contundente tarefa rdua.

52

As novas prticas seuxais no mundo: Barebacking e Swing

Barebacking a prtica do sexo anal sem a proteo da camisinha. J o Swing ou troca de casais um relacionamento sexual entre dois casais estveis que praticam sexo grupal. Fato totalmente polmico , pois produz indagativas a respeito das liberdades expressivas, as novas prticas sexuais tm mostrado que o mundo, no que concerne s relaes e atitudes das pessoas, tem perdido parte do equilbrio. A cada ano, percebemos a necessidade das pessoas, muito semelhante ao desespero, em no mais exercer as individualidades delas, mas de extravas-las. como se o ato em si no fosse suficiente, mas a quantidade pela qual executado este ato. Assim, nas situaes pessoais, percebemos a distncia e o descompromisso com a afetividade, com o respeito a outra pessoa com a qual dividimos nossos atos sexuais e de amor. como se todos ns estivssemos sendo comparados a um pedao de carne em que as pessoas, diversas delas, pegam e depois jogam fora como um produto de terceira qualidade. So os chamados "tempos modernos" como tambm o tempo das degradaes ticas e morais. importante saber que nas modificaes comportamentais, ser interessante resgatarmos a idia de que somos seres dotados de sensibilidade e por isso devemos valorizar qualidade em lugar da quantidade.

53

Clonagem: Evoluo ou Degradao Humana ?

Aps 21 sculos de evoluo, o homem tem desenvolvido tcnicas que explicitam a capacidade de criao infinita. A possibilidade de clonagem desenvolvida na Esccia pela equipe de Doutor Ian Wilmut e Keith Campell rompem conceitos nas diversas reas que estruturam a sociedade; so elas, as bases morais, sociais e ticas. Entretanto, a grande indagativa surgir ao passo em que nos depararmos com a possibilidade de convivermos com seres criados atravs da experincia in vitro com a realidade de um povo mundialmente conservador e at muitos com caractersticas absolutamente rudimentares. Somos a mesma sociedade da tecnologia lunar que se contrape presena de milhes de analfabetos e famigerados pelo mundo inteiro. Somos a sociedade da biotecnologia, com a presena dos bebs de proveta, da barriga de aluguel como tambm a sociedade preconceituosa que no aprendeu a respeitar as diferenas de pele, de caractersticas fsicas, religiosas e sexuais do outro. Portanto, mais profundo do que aceitar ou no a clonagem, que seria benfica na reconstruo de rgos, na reproduo de animais extintos, na melhora gentica de animais como ocorreu com Dolly e Polly, seria preparar a prpria sociedade para entender as evolues pelas quais ela est passando.

54

Vagas especficas para negros: Democracia ?

Temos nesse momento o encontro com uma divida histrica, quando falamos da posio exercida pelo negro e oferecida a ele na sociedade. sabido que no contexto social mundializado e brasileiro so reservadas ao negro posies inferiores se comparadas s funes desenvolvidas pelos brancos. A exemplo desse fato, Salvador-Ba, possui 20% da populao branca que domina a economia da capital, contrapondo-se ao nmero de 80% dos negros na mesma cidade. Fica esclarecido, ento, que alm do preconceito de pele, no Brasil existe o preconceito social/econmico, pois se um representante de tez (pele) escura consegue galgar (alcanar) situaes e condies econmicas mais favorveis, tratado como um ser branco. Logo, uma das possibilidades de modificarmos esta situao seria destinando 20% das vagas para que os mesmo pudessem desenvolver-se culturalmente no processo. Entretanto, de que forma saberamos quem branco ou negro num pas caracterizado pela miscigenao? necessrio resolver o problema, mas a soluo no pode privilegiar o negro e ignorar a existncia do branco: seria uma nova forma de preconceito. imprescindvel reformular as bases sociais para estabelecer nas escolas publicas de qualidade as mesmas condies ao negro e ao branco, como ao ndio e ao japons, para que todos, atravs do potencial, angariem os espaos sociais.

55

A legalizao das relaes homossexuais

Trata-se de um assunto bastante delicado, perigoso, e ns, que estamos fora do contexto, abstemo-nos de opinar, s vezes, por preconceito, outras, por receio de desagradar. O homossexual no sente atrao pelo sexo oposto. lcito, justo sermos julgadores, fazer o papel de um Deus e tentar impedir que algum seja feliz? No. Se o desejo ou o karma de dois adultos livres, que a unio seja legalizada, pelo menos no ser mais um escndalo. Voltar normalidade. Se as pessoas tivessem em casa um problema desses com o filho, um neto, pensariam duas vezes antes de apelar para a discriminao. Afinal , pimenta nos olhos dos outros refresco. A verdade que a questo das relaes homossexuais to antiga quanto o mundo mundo. O homossexualismo est presente em vrias regies do mundo, em todas as latitudes, civilizaes e culturas. Em alguns, a prtica plenamente aceita; noutras, por questes meramente culturais, a forma de encar-lo diametralmente oposta. o caso da civilizao ocidental. A influncia da religio judaico-crist, que v o sexo como uma forma de ensejar* a procriao marcante e as nossas sociedades, em maior ou menor grau discriminam aqueles que o praticam. Entretanto, uma realidade, est presente entre ns e necessita ser encarada como um fator cultural das sociedades, sem discriminaes, pois o sexo, manifestao peculiar a todos os animais, no pode ser considerado sob o vis da discriminao. Todo homem dono do prprio destino e deve usar o corpo como deseja. A opo sexual uma das manifestaes da liberdade do ser humano.

*ensejar = esperar a boa ocasio ou a oportunidade de ...

56

Programa Fome Zero

Alimentao de qualidade direito do cidado. O objetivo do Programa Fome Zero combater as causas estruturais da fome e da pobreza e ao mesmo tempo assegurar que haja comida na mesa de quem mais precisa. Organizado em polticas e aes, o Programa Fome Zero se prope a garantir o direito ao alimento de qualidade, atribuio governamental que se concretiza com o apoio de entidades e organizaes sociais. Por isso o Programa no se confunde com filantropia nem deve permitir-se explorao de qualquer ordem. Est claro que garantir a segurana alimentar e nutricional garantir o desenvolvimento social e econmico do pas. Por isso combater a fome gerar empregos, aumentar a produo local de alimentos, dinamizar o comrcio local e dar condies de cidadanias s famlias. O Programa Fome Zero rene polticas estruturais que combatem as causas da pobreza, polticas especficas que buscam interromper o binmio fome-pobreza e polticas locais, urbanas e rurais que apiam e divulgam iniciativas de prefeituras e da sociedade.

57

Reforma da Previdncia

Como uma das propostas mais importantes do Governo Lula, a Reforma vem trazendo uma srie de questionamentos sociedade brasileira, no que diz respeito aos aspectos positivos e degradantes. Na verdade, as modificaes tm sido bem aceitas pela populao, pois a previdncia brasileira sempre foi caracterizada por pagamentos e privilgios destinados a algumas categorias que tm supremacia sobre a maioria dos trabalhadores brasileiros. Por qual motivo uma trabalhadora da lavoura deve aposentar-se em uma quantidade maior de anos trabalhados se comparada a uma procuradora da Repblica, por exemplo? So indagaes desse tipo que desejam ser exterminadas, tratando a idia de que pelo menos as diferenas sejam minimizadas entre as classes privilegiadas e proletariados. O que, porm, vem trabalhando um distrbio no texto da reforma direciona-se contribuio dos j aposentados. Dessa forma, necessrio que o Governo reavalie, sem radicalismos, os pontos que parecem estar em contradio, para que no final do processo as benesses (benefcios) sejam direcionadas populao brasileira, sem que os privilegiados gozem de direitos a partir da miserabilidade e explorao dos trabalhadores.

58

Mudanas nos namoros atuais : "ficar"

Assunto discutindo em todas as sociedades no que diz respeito aos novos comportamentos , no s do homem, mas tambm da mulher , na rea afetiva, cria-se uma discusso, pois as pessoas vislumbram no ficar um aspecto positivo, ao passo que podem possuir vrias experincias afetivas mais responsveis. Entretanto, as mesmas so vivenciadas sem profundidade. Estamos incutidos numa sociedade que transpe caractersticas de relacionamentos frvolas, superficiais. Devemos apreender as experincias de vida, principalmente as emocionais, averiguando o que aprendemos com as outras pessoas , e aprendizado exige tempo para nos conhecer diante de uma pessoa que possui caractersticas diferentes das nossas para podermos equilibrar os nossos universos. Contudo, como as pessoas detestam aprender e, por conseguinte desenvolver pacincia e percepo, optam por relaes que no as faam sofrer, preterindo a quantidade pela qualidade, tornando-se dessa forma enganadores de si mesmos.

59

O estatuto do idoso

Seja feita a democracia e o respeito aos que construram o pas. O Estatuto do Idoso uma vitria, antes de ser social, humana, pois aprendemos ou estamos em processo de respeitar as pessoas que diretamente j contriburam para a formao da sociedade no s no aspecto estrutural como de valores que norteiam a mesma. A viso de que a terceira idade pode ser considerada como doena ficou para trs. Sabemos que quanto maior a idade, mais significativas as experincias de vida. a lei da causa e da conseqncia. Com a nova lei ou projeto fica assegurado que os idosos devem ser respeitados e qualquer tipo de agressividade passa a ser considerado como crime. Sabemos que o Brasil um pas jovem, mas futuramente, com maiores controles nas taxas de natalidade, as pessoas envelhecero e por conseguinte podero encontrar um pas melhor , com comportamentos mais humanos e dignos para receb-las, ainda como elemento compositor das mesmas, at porque sabemos que pessoas na idade mais avanada so capazes de produzir com excelente eficcia. Lembremo-nos e ressaltemos os grandes atores, atrizes, cientistas, juristas e professores. Muitos podem ser considerados o alicerce, quando na verdades so a base do prprio alicerce.

60

O homem metrossexual

Por fim, morre o homem que firma a masculinidade dele no tamanho do pnis, na quantidade do pelo ou a, ainda, na grosseria comportamental. Impulsionado por uma seqncia de modificaes de comportamento, o sexo masculino comea a possuir uma profunda transformao, que se estabelece no esteretipo, mas que verdadeiramente, parte do interior dele. O homem do sculo XXI trabalha as maneiras de falar, preocupa-se com a pele, com a combinao nas roupas, mas sem deixar a masculinidade dele de lado. Hoje, trabalha-se o refinamento nas atitudes, sem entanto, ser confundido com a opo sexual do homossexualismo. Essa nova tendncia tem trazido conseqncias benficas, pois a semelhana e aproximao com o mundo feminino tem propiciado ao homem descobrir-se melhor, gostar mais de si mesmo, como tambm entender de maneira mais inteligente o universo feminino.

61

Fome e Desenvolvimento

O diagnstico dramtico: a fome e a insegurana alimentar no Brasil no so causadas pela falta de alimentos. O problema a falta de dinheiro para a compra dos alimentos. Por falta de recursos, dezenas de milhes de pessoas no tm acesso a uma alimentao adequada. alimentao O Programa Fome Zero parte do princpio de que a pobreza no algo furtivo, ocasional, mas sim o resultado de um modelo perverso de desenvolvimento que tem levado crescente concentrao de renda e ao desemprego. Essa situao produz o crculo vicioso da fome crculo A fome causa e conseqncia da pobreza e passa de uma gerao a outra. Mulheres desnutridas geram crianas que nascem com peso abaixo do normal, mais vulnerveis s doenas e sujeitos morte prematura; crianas subnutridas tm dificuldade de aprendizado dificuldade O impacto da fome quanto s polticas voltadas para promoo da sade, da educao, da segurana publica, do trabalho, da infncia e da juventude, entre outros, cruel: impede o desenvolvimento do pas e acentua desigualdades.

62

Problemas sociais no campo

Nos ltimos anos, o Brasil tem sido palco de grandes manifestaes decorrentes da falta de uma reforma agrria. Pessoas comuns, em sua maioria, saem s ruas com cartazes num dia, noutro, invadindo prdios pblicos ou propriedades rurais privadas, manifestando contra a m distribuio de terras e pela falta de leis que realmente funcionem, mas essa busca por direitos deve ser realizada com protestos e invases? O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, conhecido popularmente como MST, composto principalmente por trabalhadores desempregados que no encontraram emprego na cidade e agora buscam meios de sustentar a famlia pela produo rural familiar. Apesar de no poderem repartir terras por conta prpria e distribu-las entre si, existem leis governamentais que os favorecem. Tudo feito na Justia, porm, todo o processo demorado e os "sem-terra" no esperam e invadem sem a autorizao do INCRA, o instituto que coordena a reforma agrria no Brasil. Mas como organizar tudo isso? Como resolver eficientemente esses problemas? O Poder Pblico deve enxergar os dois lados: os fazendeiros e os protestantes. Dificilmente chega-se a um acordo sem antes ocorrer a violncia no campo, que tira vidas destruindo famlias e sonhos. Para garantirem seus direitos, tudo deve estar de acordo com a lei. Muitas so as crticas e solues propostas, H possibilidade e necessidade da criao de programas sociais e rurais, essenciais para a reforma no campo e o progresso da nao. Um deles a instalao de cooperativas com diversas atividades, espalhadas por todo o territrio brasileiro, diminuindo a monocultura, que utiliza enormes reas para a produo, e criando a unio entre os latifundirios e os futuros pequenos produtores, que tero uma vida melhor, ao invs de continuarem brigando. Com isso, o Brasil se fortalecer.

63

A importncia da gua

A importncia da gua tem sido notria ao longo da histria da humanidade, possibilitando desde a fixao do homem terra, s margens de rios e lagos, at o desenvolvimento de grandes civilizaes, atravs do aproveitamento do grande potencial deste bem da natureza. A sociedade moderna, no entanto, tem se destacado pelo uso irracional dos recursos hdricos, celebrando o desperdcio desbaratado de gua potvel, a poluio dos reservatrios naturais e a radical interveno nos Ecossistemas aquticos, de forma a arriscar no s o equilbrio biolgico do planeta, mas a prpria natureza humana. O progresso traz consigo uma cultura baseada no "utilitarismo", no pragmatismo e na lucratividade, expondo interesses comerciais e industriais acima dos interesses coletivos, da defesa do meio ambiente e da sobrevivncia das populaes. O envenenamento de mananciais por substncias txicas, o fenmeno da chuva cida e os constantes derramamentos de petrleo em meio aos oceanos, infelizmente, ilustram tal situao. No obstante, a Engenharia Moderna, remonta melhorias na qualidade de vida urbana, atravs da instalao de redes de esgoto, drenagem de gua e obteno de energia, vivel por meio da utilizao de Usinas Hidreltricas, predominantes, em especial, no Brasil. Vivemos, assim, um paradoxo criado pela incoerente ao do homem, predador e vtima dos efeitos de sua prpria predao, destruidor dos recursos hdricos, e maior beneficiado pela abundncia em gua no planeta: a atividade pesqueira e os transportes martimo e fluvial, possveis graas disponibilidade natural, importantssimos ao desenvolvimento socioeconmico das naes, sofre com a interveno, tantas vezes malfica, do homem, que ora deposita dejetos industriais, ora promove assoreamentos. Tomando por base os parmetros da conjuntura atual, investimentos na preservao dos Ecossistemas tornam-se imprescindveis. Ademais, a formao de uma contra-cultura baseada na utilizao consciente da natureza, e, em especial, da gua em suas diversas formas de armazenamento caracteriza-se como crucial, a fim de salvaguardar as geraes futuras de um eventual colapso no sistema de distribuio e utilizao da gua. Evitaremos, dessa forma, a monopolizao de um bem inerente todos, contribuindo, acima de tudo, para a perpetuao da espcie humana.

64

Desigualdade Social no Brasil

A desigualdade social acontece quando a distribuio de renda feita de forma diferente sendo que a maior parte fica nas mos de poucos. No Brasil a desigualdade social uma das maiores do mundo. Por esses acontecimentos existem jovens vulnerveis hoje principalmente na classe de baixa renda, pois a excluso social os torna cada vez mais suprfluos e incapazes de ter uma vida digna. Muitos jovens de baixa renda crescem sem ter estrutura na famlia devido a uma srie de conseqncias causadas pela falta de dinheiro sendo: briga entre pais, discusses dirias, falta de estudo, ambiente familiar precrio, educao precria, ms instalaes, alimentao ruim, entre outros. A desigualdade social tem causado o crescimento de crianas e jovens sem preparao para a vida e muitos deles no conseguem oportunidades e acabam se tornando marginais ou desocupados, s vezes no porque querem, mas sim por no sobrarem alternativas. Outro fator que agrava essa situao a violncia que cresce a cada dia. Podemos perceber que o dio que faz com que uma pessoa se torne violenta sempre tem razes anteriores. Na maioria das vezes que vemos depoimentos de pessoas envolvidas com violncia, as mesmas tiveram na infncia situaes onde o pai era ausente ou se presente espancava a me, a misria fazia com que os pais vendessem drogas por um prato de comida, pais entregavam filhos para adoo ou at mesmo abandonavam os filhos ao invs de tentar reverter situao. Alguns casos, as pessoas hoje violentas foram vtimas de abuso sexual quando mais jovens e essa srie de situaes trazem uma ira e desejo de vingana no s dos mal-feitores, mas tambm das autoridades que sabem de todos esses possveis acontecimentos e no tomam posio. Hoje traficantes tm tomado o poder de algumas grandes cidades brasileiras e prejudicado cidados de bem com o intuito de atingir as autoridades. A cada dia que passa pessoas so mortas, espancadas e abusadas para que algum excludo do mundo mostre que alguma coisa ele sabe fazer, mesmo que isso seja ruim.

65

O fato que, as autoridades so as principais causadoras desse processo de desigualdade que causa excluso e que gera violncia. preciso que pessoas de alto escalo projetem uma vida mais digna e com oportunidades de conhecimento para pessoas com baixa renda para que possam trabalhar e ter o sustento do lar entre outros.

Identidade Cultural

Desde o surgimento do homem, aps o agrupamento do mesmo e o convvio social, uma troca de experincias e reciprocidade foi estabelecida. Todo o conjunto de conhecimentos e modos de agir e pensar d origem cultura, toda sociedade tem a sua, pois no existe sociedade sem cultura, independentemente do lugar. Um recm nascido em seus primeiros minutos j comea, de certa maneira, a se socializar, pois existem vrias pessoas ao seu redor criando uma relao social e cultural, quando estiver falando ou aprendendo a falar ele vai adquirir uma lngua que sem dvida uma herana cultural, sem contar o seu modo de vestir que vai variar conforme o pas, a alimentao, os rituais entre outros. A identidade cultural caracteriza as pessoas pelo modo de agir, de falar, como se as rotulasse a partir dos modos especficos de sua cultura. A cultura fruto da miscigenao de diferentes povos que introduziram seus hbitos e costumes, com o contato de uma cultura e outra, pode gerar uma cultura ainda mais diferente. A identidade cultural move os sentimentos, os valores, o folclore e uma infinidade de itens impregnados nas mais variadas sociedades do mundo , e apresenta o reflexo da convivncia humana.

66

Violncia Urbana

A violncia urbana o mal que assola as comunidades que vivem em centros urbanos. Abrange toda e qualquer ao que atinge as leis, a ordem pblica e as pessoas. Muitas so as causas da violncia, como: adolescentes desregrados e ilimitados pelos pais, crise familiar, reprovao escolar, desemprego, trfico em geral, confronto entre gangs rivais, falta de influncia poltica, machismo, discriminao em geral e tantos outros. Apesar de todas as causas citadas acima, a mais importante delas a m distribuio de renda que resulta na privao da educao e melhores condies de moradia. Todo esse crculo vicioso se origina a partir da falta de condies de uma vida digna que faz com que as pessoas percorram caminhos ilegais e criminosos. Existem autoridades que acreditam na soluo da violncia por meio de reforo policial, equipamentos de segurana e na invaso de regies onde o trfico se localiza, porm tais situaes somente geram maiores problemas, pois nessas situaes pessoas inocentes que so vtimas dessa situao acabam sendo confundidas e condenadas a pagar por algo que no cometeu. A violncia urbana engloba uma srie de violncias como a domstica, escolar, dentro das empresas, contra os idosos e crianas e tantos outros que existem e que geram esse emaranhado que se tem conhecimento. Inmeras so as idias e os projetos feitos para erradicar a violncia urbana, porm cabe a cada cidado a tarefa de se auto-analisar para que a minscula violncia que se tem feito seja eliminada a fim de que grandes violncias sejam suprimidas pela raiz.

67

Como explicar os elevados ndices de desemprego no Brasil ?

Por que ser que o Brasil possui um alto ndice de desemprego? A resposta simples! As empresas, esto h muito tempo, procurando empregar pessoas com um alto nvel de instruo, um nvel social de vida bem elevado, cultas, de Q.I elevado, sem antecedentes criminais, que saibam falar, ler e escrever em varias lnguas etc ... (a cada 10 brasileiros, 2 possuem todas as caractersticas citadas acima). Para se obter uma educao altamente desenvolvida, necessria mxima aplicao aos estudos desde a infncia. Infelizmente, o Brasil adotou um sistema educacional totalmente falido e sem futuro. Existem inmeras pessoas que so negadas diretamente no mercado de trabalho brasileiro, por no responderem s exigncias das empresas e por no corresponderem s normas. Sendo assim, todas essas pessoas que so rejeitadas, iro procurar um refgio, trabalhando sem declarar impostos , ou talvez entrar para o crime organizado (dinheiro fcil). Essas pessoas tentaro ganhar a vida, exercendo algum tipo de trabalho ilegal e inconstitucional. Em pases desenvolvidos, no existem dois turnos (manh e tarde) como no sistema educacional brasileiro. As crianas comeam a estudar desde os 3 anos at os 17 anos (sendo obrigatrio) das 8:00 at as 17:00. Os pais trabalham o dia inteiro enquanto os filhos esto na escola. Esse o sistema educacional de pases desenvolvidos. Sistematicamente, o ndice de desemprego nesses pases dez vezes inferior ao Brasileiro. A questo do desemprego brasileiro j comea por esse simples ponto. Considere , por exemplo , uma famlia de 4 pessoas (os pais e 2 filhos), em que um dos pais est trabalhando e o outro no pode trabalhar porque est tomando conta dos filhos, levando pra escola, alimentando as crianas etc... e sobretudo essa famlia no tem condies financeiras para contratar uma "baby sitter". Conseqentemente, um dos pais no ir trabalhar e com isso o desemprego no Brasil continuar mantendo seus altos ndices.

68

Um outro fator muito importante a relatar que as pessoas que possuem uma idade acima de 40 anos, ainda esto presas e ligadas inconscientemente a poca da ditadura brasileira. Esse vnculo, esse vestgio, essa poca lastimvel que o Brasil viveu durante 30 anos, deixou inmeras marcas em diversas pessoas at os dias atuais. Nesse perodo, o ndice de desemprego no Brasil, era sem duvida altssimo e mesmo com a democratizao do pais, essa taxa no declinou por diversos fatores. Em suma , a educao base fundamental da vida social, financeira e sobretudo base da existncia dos seres humanos.

69

O Desemprego no Brasil

A atual realidade do mundo moderno sugere mudanas rpidas na sociedade no que diz respeito ao mercado de trabalho. fato tambm , que a sociedade no est acompanhando o ritmo dessas mudanas. Profisses esto desaparecendo e outras esto surgindo, a concentrao de renda aumenta e a economia est se globalizando. Nesse contexto cada vez mais as empresas esto investido em caractersticas antes vistas como sem importncia. A criatividade est sendo o diferencial, pr-requisito para o trabalhador moderno. Diante desse quadro o Brasil precisa de uma melhoria significativa no seu sistema educacional, preparando as novas geraes para a versatilidade do mundo moderno, bem como as polticas contra o desemprego precisam apresentar solues adequadas realidade de uma economia que no pode ser mais dividida simplesmente em formal e informal. Uma consequncia do despreparo das universidades em produzir profissionais capacitados para o mercado so novos cursos superiores com perodos menores ou mesmo cursos superiores feitos em finais de semana que apenas oferecem um diploma universitrio. Se por um lado faltam empregos para a maioria da populao, tambm faltam profissionais qualificados para as empresas. Devido a isso uma fatia do mercado est sendo suprida por autodidatas, empresas procuram pessoas de talento e criatividade que possam ser adequadas e treinadas para as novas necessidades de um mercado em constante mutao, marcas de um pas que no treina seus cidados, que tem uma poltica voltada para o imediatismo sem se preocupar com a seqencia histrica das prximas geraes.

70

A Violncia no Brasil

O Brasil considerado um dos pases mais violentos do mundo. O ndice de assaltos, seqestros, extermnios, violncia domstica e contra a mulher super alto e contribui para tal considerao. Suas causas so sempre as mesmas: misria, pobreza, m distribuio de renda, desemprego e desejo de vingana. A represso usada pela polcia para combat-la gera conflitos e insegurana na populao que nutrida pela corrupo das autoridades no sabem em quem confiar e decide se defender a prprio punho perdendo seu referencial de segurana e sua expectativa de vida. O governo, por sua vez, concentra o poder nas mos de poucos deixando de lado as instituies que representam o povo. A estrutura governamental torna a violncia necessria em alguns aspectos para a manuteno da desigualdade social. No se sabe ao certo onde a violncia se concentra, pois se so presos sofrem torturas, maus tratos, descasos, perseguies e opresses fazendo que tenham dentro de si um desejo maior e exagerado de vingana. Se a violncia se concentra fora dos presdios, necessrio que haja um planejamento de forma que se utilize uma equipe especfica que no regida pela fora, autoridade exagerada e violenta. Medidas precisam ser tomadas para diminuir tais fatos, mas preciso que se atente para a estrutura que vem sendo montada para decidir o futuro das cidades brasileiras. No necessrio um cenrio de guerra com armas pesadas no centro das cidades, mas de pessoal capacitado para combater a violncia e os seus causadores. Um importante passo seria cortar a liberdade excessiva que hoje rege o pas, aplicar punies mais severas aos que infringirem as regras e diminuir a explorao econmica.

71

Pulseiras do sexo: uma brincadeira nada cool

Pulseiras de silicone com castigos sexuais embutidos so o que est causando um grande alvoroo entre a populao brasileira. Antes elas eram apenas adereos e agora, devido a uma parcela de jovens, ela se tornou smbolo de uma brincadeira de gosto muito duvidoso. Cada cor representa uma prenda na qual a garota que estiver usando essas pulseiras ser obrigada a pagar. Mas para isso o garoto dever quebr-la e a ento receber sua recompensa. Por exemplo, a azul significa sexo oral praticado pela menina, a preta, sexo total e a rosa, quando quebrada, obriga a quem estiver usando-a mostrar os seios e etc. H quem diga que esse o resultado da erotizao precoce na qual as crianas e os jovens so submetidos, seja pelas mdias visual e sonora, bem como aquela oriunda do acesso irrestrito internet. Acredita-se que o grande problema nessa brincadeira que para participar dela basta usar tais pulseiras. H casos de meninas que s souberam das prendas quando tiveram as pulseiras arrebentadas por garotos que, por sua vez, sabiam das regras desse jogo. Nesse caso a proibio do uso delas o mais recomendado. Isso evita que mais pessoas alienadas a esse jogo sejam vtimas dele. Outro ponto positivo dessa proibio que com ela a populao como um todo tomou cincia dos riscos que correm aqueles que tiverem usando esse adorno. A divulgao do acontecido com a garota de 13 anos em Londrina (PR) estuprada por outros quatro garotos que arrebentaram a pulseira que ela usava serviu para esse esclarecimento, bem como para a ao da fora pblica no combate a essas pulseirinhas. Proibi-las a tentativa de evitar as conseqncias malficas desse jogo. Dessa forma, a proibio das chamadas pulseirinhas do sexo a soluo mais adequada. Pois alm de evitar novos episdios trgicos, como foi o da garota de Londrina, deixa a populao em alerta em relao aos riscos camuflados no que outrora foi apenas uma pulseira de silicone colorida.

72

Verdade: virtude imprescindvel

A verdade vista, por muitos, como um dos principais requisitos para uma convivncia pacfica e respeitosa entre indivduos que constituem um grupo social. Desta forma, mentiras, mesmo que pequenas, podem ser responsveis pelo abalo de relacionamentos antes considerados slidos. O ser humano, com todas as suas imperfeies, arrisca-se, muitas vezes, a utilizar-se da mentira, embora saiba que as conseqncias podem no ser to agradveis, agravando ainda mais a situao. O homem tem a necessidade de ser feliz. isso o que ele busca, mesmo que inconscientemente, desde o momento em que nasce. Os relacionamentos humanos, por sua vez, so fundamentais para a felicidade do indivduo. Relacionamentos estes que s so dignos de confiana quando se baseiam no respeito e verdade recprocos. A imprescindvel e obrigatria presena da verdade nas relaes nos faz perceber a grande legitimidade existente na frase que diz se levarem anos para construir a confiana, mas apenas alguns segundos para destru-la. A partir dessa citao podemos perceber o quanto as mentiras podem ser prejudiciais. No h um nico ser humano no planeta que no tenha mentido ao menos uma vez ao longo de sua vida. Muitos mentem descaradamente, em benefcio prprio, por puro interesse, sem se preocupar com as conseqncias dos seus atos. Podemos citar como exemplo determinados polticos brasileiros, que no hesitam em contar mentiras, desde que estas os favoream. Entretanto, j existem maneiras de a mentira ser detectada, isso graas a aparelhos que h muito j vem sendo utilizados por polcias internacionais e que, por enquanto, ainda so novidades no Brasil. claro que estes aparelhos no so extremamente confiveis, uma vez que so passveis de erros, mas ainda assim causam certo temor entre os mentirosos.

73

Muitos associam a mentira falta de carter. claro que no podemos generalizar e dizer que indivduos que contaram pequenas mentiras no sejam possuidores de um bom carter, at porque a avaliao da honestidade de uma pessoa uma questo muito mais complexa, que no pode ser discutida de maneira to simplista assim. No entanto, o que podemos afirmar que um grande histrico de mentiras pode, sim, revelar a personalidade de um indivduo , j que pessoas que contam constantes mentiras vivem em desarmonia consigo mesmas, no podendo ser dignas de total confiana.

74

Lei contra o cigarro ou contra o fumante?

So indiscutveis os malefcios que o cigarro acarreta, tanto em fumantes, como em no fumantes. A nova lei antifumo vem para proibir o fumo em qualquer estabelecimento fechado e evitar que esse hbito prejudique a sade de outras pessoas. Porm, essa nova lei poder constranger o fumante e o dono do estabelecimento, j que ser este o responsvel por retirar o fumante do local, caso contrrio, ficar sujeito multa. Muitos comerciantes j se mostram contra a medida, afinal, eles desempenhariam, de alguma forma, o poder de polcia com sua prpria clientela fumante e teriam uma reduo no faturamento, assim como tiveram com a "Lei Seca". At que ponto o Estado deve interferir dessa maneira nos estabelecimentos privados? Seria essa a melhor forma de diminuir o nmero de fumantes e de doenas causadas pelo cigarro? Certamente que no. Investimentos por parte do Estado, com medicamentos e acompanhamento mdico e psicolgico, combateriam o vcio de uma maneira mais eficaz. Talvez esta seja mais uma lei que, assim como a Lei Seca, sofrer relaxamento ou ineficincia na fiscalizao e punio, o que pode significar que proibir nem sempre significa solucionar. Querer excluir os fumantes do convvio social e da liberdade de escolha no o caminho, levando-se em conta que a fumaa e os gases nocivos emitidos pelos milhes de veculos causam danos ainda maiores sade da populao.

75

Proibio para fumantes: perda de liberdade ou respeito para com os abstmios?

A proibio ou permisso de fumantes em locais pblicos um problema que h tempos causa polmica. No comeo deste ano, o governador de So Paulo, aprovou uma lei antifumo, que dividiu a populao em dois grupos de fumantes: os ativos, que so contra essa proibio, pois acham que, se forem proibidos de fumar em um local pblico, perdero boa parte de sua liberdade e os passivos, que sofrem praticamente as mesmas conseqncias que um fumante quando respiram a fumaa de um cigarro. Os fumantes entram em contradio consigo quando justificam sua desaprovao dessa lei como uma perda de liberdade, tendo em vista que, a partir do momento em que um fumante entra em um local pblico e acende um cigarro perto de um abstmio, ele acaba invadindo a liberdade individual dessa pessoa tambm. Uma boa soluo para esse problema polmico, que garantiria, pelo menos em parte, a liberdade individual de ambos os lados, seria a reserva, em cada local, de uma rea para os fumantes e outra para os no fumantes. Essa uma medida que j vem sendo tomada em alguns restaurantes da grande So Paulo, a fim de que os fumantes possam ter o direito de fumar, e aqueles que no fumam , de garantir que a concentrao de nicotina em seu sangue no atinja altos nveis e que seus pulmes no sejam prejudicados pelo cigarro. Entretanto, o mais correto seria o fumante se conscientizar de que sua liberdade acaba quando a de outra pessoa comea, e que a inteno dessa lei no "marginalizar" as pessoas que fumam, e sim criar entre fumantes e abstmios um respeito mtuo, ou seja, o fumante no deve ser encarado como "anomalia", e os fumantes passivos no devem ser prejudicados pelo cigarro.

76

Fumantes passivos: liberdade conquistada

Quem nunca passou pela situao de estar em alguma lanchonete ou em outro estabelecimento e ter de engolir a fumaa do cigarro de algum? Com certeza, quase todo mundo j passou por isso. E exatamente para evitar esse tipo de situao que o governo criou a lei de Combate ao Fumo; nada mais do que justo para os no fumantes. lgico que essa lei gera muitas discusses, principalmente por parte dos fumantes, por acharem que o governo est tirando seu livre-arbtrio, o que no verdade, pois eles so livres para fumar na hora em que quiserem desde que no seja em ambientes fechados; afinal de contas, os no fumantes tambm precisam da liberdade de no engolir uma fumaa da qual eles querem distncia. Dessa maneira, com um pouco de compreenso, possvel que fumantes e no fumantes convivam em harmonia, desde que cada um respeite a liberdade do outro, que exatamente o que essa nova lei prope.

77

Direitos Humanos - avanos e retrocessos

Com todas as mudanas por que a sociedade vem passando ao longo dos anos, tornando-se mais voltada proteo dos direitos humanos, os idosos, na sociedade brasileira, continuam sendo uma classe desvalorizada. De fato, desde a Revoluo Francesa, a preocupao com os direitos humanos vem sendo uma constante. Diversos instrumentos foram criados como, por exemplo, a Declarao dos Direitos Humanos, para que houvesse uma conscientizao de que o homem seja qual for a sua raa, idade, e demais caractersticas, deve ser respeitado pelo simples fato de ser humano. Porm, atualmente, nota-se que, uma das classes que deveria ser mais respeitada - a dos idosos - no conseguiu atingir o patamar adequado de valorizao. Alguns aspectos que corroboram essa linha de pensamento se referem a: direito a uma renda adequada na aposentadoria (o que recebem atualmente no o suficiente para garantir uma boa qualidade de vida); direito sade, ceifado muitas vezes pelo custo altssimo dos planos de sade privados, j que os oferecidos pelo Governo so precrios, dentre outros. Por outro lado, no se pode negar que o prprio Estado tenta implementar, atravs de leis, melhorias para esse segmento. O Estatuto do Idoso no Brasil veio assegurar alguns direitos preciosos como vantagens financeiras em algumas reas (emprstimos, meias-entradas, etc.), proteo contra a violncia, garantias processuais, etc. A grande questo se fazer cumprir o que est previsto no Estatuto e dissemin lo para determinada massa inculta da populao que desconhece que vive em um Estado Democrtico de Direito, regido por leis, e que necessrio no s conhec-las como respeit-las. Vemos, diariamente, idosos serem maltratados nos estabelecimentos bancrios, desrespeito s vagas que lhes so reservadas nos estabelecimentos comerciais, assentos nos nibus serem tomados por pessoas jovens, e muitos outros absurdos.

78

Assim, apesar de termos avanado de uma sociedade onde havia direitos para poucos para uma sociedade com, teoricamente, direitos para todos, aqueles que so mais fragilizados continuam no tendo a valorizao devida e merecida. Os idosos so exemplos ntidos de seres humanos que merecem mais respeito.

79

O aumento da expectativa de vida e a reforma previdenciria

fato corriqueiro nos depararmos no dia dia-a-dia com diversos benefcios concedidos ao idoso. Seja no banco, no posto de sade, ou nos transportes pblicos, o idoso hoje protegido pela legislao. Est comprovado hoje um fenmeno na sociedade brasileira que j ocorre no Velho Mundo h que algum tempo. A populao est ficando mais velha. Em pesquisa divulgada pela revista poca em 25 de maio de 2009, as estimativas prevem que a populao de idosos crescer vertiginosamente, inversamente proporcional de jovens, que decrescer. Isso se d pelo ns, crescimento na expectativa de vida e pelos elevados custos de vida, principalmente principalmente. No atual momento o pas se prepara para saber lidar com essa situao futura. O que oferecido aos idosos e deles cobrado serve como molde para as futuras geraes. A idade de olde aposentadoria, as vantagens de atendimento, as quantias das penses, etc. Tudo correlacionado com o Estatuto do Idoso deve ser avaliado e decidido quanto a sua retirada, permanncia ou melhora para os tempos a vir. A verdade que daqui a alguns anos o nmero de pessoas economicamente ativa ter que suportar um contingente grande de pessoas. Para fazer uma comparao, em 2020 os idosos devem chegar a 14% do total da populao. Hoje so 10%. Portanto, muito provv que populao. provvel trabalharemos por volta de 50 anos de nossas vidas de maneira que a economia no estagne. O Brasil precisa se preparar para que essa mudana gradual, porm considerve no tenha considervel, um impacto grande na economia. Planejamento deve ser o projeto nmero um nessa questo. nmero

80

Respeito: a base da nova sociedade

Quando se discute uma soluo para a violncia , a resposta que surge quase que unnime: preciso investir em sade , educao e segurana!!! , como se a causa e/ou motivo principal fosse fundamentalmente a pobreza. Legal , tudo muito bonitinho , simples e prtico , tpica viso do pessoal de Servios Sociais, Direitos Humanos e afins/associados. O que muitos no entendem e/ou no querem entender que o real e grande problema , ao meu ver , a falta de respeito. Investimentos sociais configuram fatores inciais de construo e/ou reconstruo de uma sociedade. No momento , acreditem , isso no prioridade , pois estamos em um estgio j muito avanado do problema. Primeiramente tm de haver um forte/acentuado processo de o reestruturao da sociedade , o que pode vir a acontecer com a ao conjunta e integrada entre Estado , Foras Armadas e Segurana Nacional. Quem nunca ouviu falar na polmica frase: A polcia no bate , ela educa o cidado mal comportado (eu sei , essa frase leva a algumas outras interpretaes , sobretudo negativas , mas por favor , mantenhamos o foco !!) ? A idia reeducar a populao (j que a instituio familiar , grande culpada com cerca de 80% - devido a excessiva permissividade , falta de a pulso, maus exemplos , etc - , e a instituio educacional, completando os outros 20% , no o fazem), de forma a entender que existem leis e princpios ticos a serem seguidos , que preciso sobretudo respeitar o prximo , e no, passar por cima dele como vem sendo feito o at o presente momento. Atingido o grau de respeito almejado , o que no to simples em virtude das atuais circunstncias (lembram do atual estgio avanado que citei no segundo pargrafo ??), a sim , poderemos considerar que houve uma reestrururao da sociedade. A partir da , comearemos uma reconstruo pela base , com investimentos sociais em sade , segurana e educao , formando assim , de forma gradativa , concisa e slida , os pilares da nova concisa sociedade.

81

Adolescncia Responsvel

A gravidez na adolescncia atualmente um problema relevante na sociedade brasileira. A gravidez na adolescncia tornou-se uma mazela social que assola principalmente as camadas sociais mais humildes. Apesar da ampla disponibilidade de informao e mtodos de preveno pelas autoridades, meninas acabam sendo abandonadas com a responsabilidade de serem mes, famlias desestruturam-se e a beleza da juventude esvai-se. Nessa grave situao, no fcil determinar quem o maior responsvel. No se pode culpar exclusivamente as autoridades pblicas por esse problema social, pois a parte que lhes cabe eficientemente cumprida. Os postos de sade, mais numerosos em regies carentes, facilmente disponibilizam preservativos e demais mtodos contraceptivos. Alm disso, no so raras as campanhas promovidas pelos governos estaduais atravs dos meios de comunicao em massa. Dessa maneira, a falta de informao no pode ser alegada como causa principal. No entanto, as autoridades no tm condies de ser responsveis pelo comportamento de cada jovem. A famlia, sim, como parte principal na formao dos cidados, tem a maior responsabilidade sobre seus filhos adolescentes, pois o jovem reflete em sua vida particular aquilo que vive em seu lar. So inmeras as famlias desestruturadas nas comunidades carentes (onde h maior ocorrncia de gravidez precoce), muitas vezes oriundas dessa mesma mazela social, com pais negligentes ou preconceituosos. Existem, ainda, aquelas que mantm tabus e censuram qualquer possibilidade de uma franca conversa para um profundo esclarecimento sobre sexualidade a seus filhos. Os jovens devem compreender que a vida pode ser muito bem aproveitada, porm com responsabilidade. O prazer no pode estar acima das conseqncias que traz, pois uma gravidez precoce pode acarretar consigo vrios outros problemas, desde o abandono da criana at um aborto que pode gerar traumas, alm da arruinao dos sonhos e perspectivas de um adolescente. O papel das autoridades deve continuar sendo cumprido, mas tal esclarecimento deve vir primeiramente dos pais, pois a famlia a maior responsvel pela formao de uma pessoa.

82

A problemtica Gravidez Precoce

De acordo com dados fornecidos pelo IBGE, desde 1980 o nmero de adolescentes entre 15 e 19 anos grvidas aumentou 15%. Significa que cerca de 700 mil meninas se tornam me a cada ano no Brasil. Acredita-se que este problema scio-econmico esteja vinculado falta de informao, principalmente nas camadas mais desfavorecidas da sociedade, que so as que apresentam maior ndice de gravidez precoce. Porm, o governo promove campanhas preventivas anualmente, comprovando que o problema no a falta, mas sim o no uso da informao. Os jovens atuais no tm perspectivas de um futuro melhor, pois suas vidas so miserveis. As plulas anticoncepcionais e os demais mtodos no so acessveis a toda populao, j que so caros. Teoricamente, deveriam ser distribudos nos postos de sade, porm a distribuio no eficaz e homognea. A gravidez precoce gera efeitos negativos no pas, devido a diversos fatores. Por causa da gestao, jovens so obrigadas a deixar a escola para se dedicar ao mais novo filho. No perodo que deveriam estar se qualificando para ingressar no mercado de trabalho, trocam os livros pelas fraldas. Tambm comum que haja a expulso da menina de sua casa, por falta de aceitao da famlia. Desta maneira, o problema passa para o governo, que de certa forma ir sustentar a adolescente. Na contramo do aumento do nmero de jovens grvidas est a tendncia a adiar a gravidez. O principal motivo a priorizao da carreira profissional e a conscientizao de que filhos requerem recursos financeiros. Por isso, prefervel estabelecer-se economicamente e depois planejar a gravidez. Portanto, o principal motivo da gravidez na adolescncia o no uso das informaes, devido a motivos econmicos e sociais. importante destacar que os jovens esto em processo de formao, e por isso uma soluo vivel seria a partir da educao. Devolver aos jovens as perspectivas de uma vida mais justa fundamental, podendo ser atravs de projetos sociais que estimulem os esportes e a msica, por exemplo. Outra soluo a melhora na distribuio dos mtodos anticoncepcionais nos postos de sade, para que eles se tornem acessveis s camadas baixas da sociedade.

83

Eutansia

Eutansia a prtica pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurvel de maneira controlada e assistida por um especialista. Representa atualmente uma complicada questo de biotica e biodireito, pois enquanto o Estado tem como princpio a proteo da vida dos seus como cidados, existem aqueles que devido ao seu estado precrio de sade desejam dar um fim ao seu sofrimento antecipando a morte. Independentemente da forma de Eutansia praticada, seja ela legalizada ou no (no Brasil esta prtica ilegal), considerada como um assunto controverso, existindo sempre prs e contras teorias eventualmente mutveis com o tempo e a evoluo da sociedade, tendo sempre em conta o valor de uma vida humana. Sendo Eutansia um conceito muito vasto, distinguem distinguem-se aqui os vrios tipos e valores intrinsecamente associados: Eutansia, Distansia, Ortotansia, a prpria morte e a dignidade humana. Antes de mais nada, importante ressaltar que a Eutanasia pode ser dividida em dois grupos: a "Eutansia ativa" e a "Eutansia passiva". Embora existam duas classificaes possveis, a sia Eutansia em si consiste no ato de facultar a morte sem sofrimento, a um indivduo cujo estado de doena crnico e, portanto, incurvel, normalmente associado a um ime imenso sofrimento fsico-psquico. relevante distinguir Eutansia de "suicdio assistido", na medida em que na primeira uma terceira pessoa que executa, e no segundo o prprio doente que provoca a sua morte, ainda que para isso disponha da ajuda de ter terceiros. Portanto , a prtica e/ou execuo se torna vlida/favorvel a partir do momento em que um ser humano no consegue ser feliz com a limitao que possui, estando esse mesmo mentalmente em condies de pedir a Eutansia.

84

Pr-Sal

O Pr-sal uma extensa camada de sal, localizada ao longo da costa brasileira, mais precisamente, nas costas martimas, nas regies sul e sudeste. Abaixo dessa camada de sal, existe uma grande fonte de petrleo, hoje em dia muito valorizada a nvel mundial. A sua explorao traz muitos benefcios, porm, em contrapartida: traz danos ao meio ambiente. A descoberta dessa fonte de petrleo, juntamente com a queda do ndice de desmatamento da Amaznia, faz com que o Brasil fique em uma situao favorvel. Entretanto deve-se ter muita cautela, pois estamos lidando com questes que envolvem nosso meio ambiente. Essa precauo no se deve s pelo fato de acontecimentos atuais e antigos mostrarem que o petrleo causa danos direta e indiretamente. Um exemplo o vazamento de petrleo no Golfo do Mxico, onde foram utilizados materiais baratos, e de baixa qualidade, na construo da base de extrao. No Brasil, o lucro deve ir diretamente para a soluo de problemas primordiais, como a fome, sade e educao. Esses lucros sero obtidos ao longo do tempo e devero ser revertidos para a reparao dos danos causados pela prpria extrao. Portanto, no h duvidas de que o Pr-sal uma das maiores oportunidades do Brasil alavancar sua economia. Contudo, deve-se atribuir valores proporcionalmente iguais s necessidades do pas e preservao do meio ambiente, pois sem o meio ambiente, no h futuro.

85

Esporte: auxiliador da reconstruo social

O esporte teve origem nos tempos mais primitivos da histria do homem, pois se sabe que jogos de diversas categorias sempre fizeram parte do cotidiano das pessoas, j que estas se sentiam mais alegres quando permaneciam agrupadas. Esta caracterstica de unio, que divide a sociedade em grupos que aspiram vitria, gera impactos na sociedade de diversas formas, que em sua grande maioria so proveitosas para a populao. importante reconhecer a diferena entre esporte e uma competio qualquer, pois esta uma interao entre quaisquer espcies disputando por algo. Aquele, alm de ser uma interao intra-especfica, tem como objetivo principal a participao, sendo organizado por uma confederao que determina regulamentos os quais tm como funo a manuteno de um bom jogo. Enquanto muitas pessoas se utilizam desta guerra ldica como uma fora de unificao de povos, outras invertem a situao atingindo os povos por meio do terrorismo que tem motivos religiosos econmicos ou ideolgicos. Porm, essa situao pode ser superada com a evoluo de algumas organizaes, como o Criana Esperana, que promovem a incluso de jovens no esporte, servindo de exemplos fixos de como jogos, quando bem orientados por profissionais capacitados, fazem a diferena no s nas estatsticas como tambm na realidade, diminuindo a violncia e o desemprego. Alm disso, favorecem o crescimento econmico e intelectual da localidade, pois tais projetos geralmente possuem outros cursos que conseguem encaminhar o aluno rea que ele mais tem interesse. Se em todas as regies carentes do Planeta fosse introduzido o esporte como auxiliador da educao social, com certeza as diferenas raciais seriam reduzidas, os atuais conflitos poderiam ser neutralizados e o mundo todo se tornaria preso a essa rede de jogos. A democracia poderia ser propagada para todas as regies, espalhando a paz e a solidariedade at mesmo para lugares que aparentam estar muito distantes de serem exemplos dessas caractersticas.

86

Pena de morte no Brasil: viavel ?

A pena de morte no Brasil, no momento , uma alternativa altamente invivel, haja vista que o sistema de justia na Republica Federativa do Brasil lenta, carente de qualidades tcnicas que permita ao cidado comum se defender plenamente de acordo com a lei prevista. Basta lembrar que o Artigo quinto da Constituio diz que perante a lei somos todos iguais. Na prtica vemos e percebemos que a Lei igual para todos, com a diferena que a Lei "mais igual" para algumas pessoas. A justia aplica a Lei, porm quem faz a Lei so os nossos famigerados (clebres/famosos) polticos corruptos, infelizmente. Como confiar na Lei desses polticos se at o presente momento no tiveram a coragem de mudar a Lei da Imunidade Parlamentar que torna os nossos polticos inacessveis e inalcanveis pela lei ? A Lei da Imunidade Parlamentar to indecorosa (indecente/vergonhosa) no Brasil que j denominamos de Lei da Impunidade Parlamentar. Para piorar a situao , de se imaginar como seria a aplicao da Pena de Morte no Brasil, onde impera a Lei dos N.P.P (Negros, Pobres e Prostitutas). Sejamos sbios e vamos mudar primeiramente a mentalidade das pessoas para que possamos melhorar o sistema social e poltico do Brasil.

87

Os conflitos e problemas no Oriente

Divergncias econmicas e territoriais, busca por petrleo e intolerncia religiosa: esse o complexo cenrio do Oriente, que possui ainda os conflitos armados que devastam povos, culturas e pases. Guerras que envolvem questes econmicas e territoriais, como a da Osstia do sul, so exemplos de como a ausncia de dilogo entre as naes pode tornar lugares aparentemente seguros, em um palco de guerra e como constantemente ocorre, vidas inocentes so partes das tristes, porm reais , estatsticas de guerra . O Oriente a regio com maior reserva de petrleo atualmente e tambm de maior diversidade religiosa, fatos que impulsionam os interesses ocidentais , com destaque para os norte-americanos, que tentam explorar aquela regio para manter a hegemonia econmica e militar. J a questo da intolerncia religiosa muito antiga, e tem como origem as cruzadas; O petrleo um caso mais recente, mas tambm causa centenas de mortes. A Faixa de Gaza , h dcadas , mostra quase que completamente a realidade oriental: j foi palco de diversas guerras e disputas territoriais , principalmente entre judeus e rabes. Esses so conflitos que mostram a dificuldade de conciliar povos que, por variadas questes, acabaram aumentando a intolerncia religiosa e cultural na regio. O mundo no necessita de mais "acordos de Oslo, e sim de governantes que saibam respeitar as diferenas religiosas e culturais, visando construir ali um lugar melhor para se viver.

88

Conflito de geraes entre pais e filhos

O conflito de geraes entre pais e filhos sofreu profundas transformaes ao longo dos anos. Se antigamente prevalecia a vontade unilateral dos pais nas questes familiares, hoje estes so mais maleveis e aceitam com mais naturalidade os questionamentos dos filhos. A uniformidade de pensamentos e de costumes existente no mundo moderno acabou aproximando pais e filhos, e diminuindo, assim, as distncias que os separavam desde a famlia patriarcal. Os pais tornaram-se mais afetuosos e tolerantes. Nas famlias modernas, geralmente, h uma maior abertura ao dilogo, que de fundamental importncia para a harmonia do lar. Uma prova da mudana no convvio entre pais e filhos o grande nmero de adultos que ainda vivem na casa dos pais. So homens e mulheres que pem o casamento em segundo plano e prolongam os anos de convivncia familiar porque, na maioria das vezes, no querem abandonar o conforto que possuem vivendo com os pais. Apesar disso, os conflitos familiares ainda existem. Os filhos da atualidade so mais questionadores e sempre buscam o estabelecimento de suas vontades. Em muitas famlias h, tambm, inrcia dos pais para evitar embates. A falta de limites com que muitos pais educam seus filhos questionvel. Filhos sem limites podem se tornar adultos imaturos, avessos a frustraes e adversidades da vida. A falta de autoridade dos pais pode causar resultados danosos ao futuro dos filhos. Basta notarmos a dificuldade atual que os professores possuem para lecionar, pois, muitos alunos chegam escola sem base familiar, desobedientes e violentos.

89

Por tudo isso, percebe-se que a diminuio dos conflitos entre pais e filhos de extrema importncia para a solidificao da famlia. Na poca atual, o respeito e a tolerncia ao prximo devem sempre prevalecer, e vital que esses valores estejam presentes na famlia. Entretanto, o convvio social impe regras a serem seguidas e o acatamento a estas deve ser iniciado e fortalecido no seio familiar, cabendo aos pais as rdeas desse convvio.

90

Diferena preciso

Desde o surgimento da vida at hoje, as diferenas foram essenciais e continuaro sendo do aspecto biolgico ao social e cultural. Darwin, autor da base da teoria evolucionista aceita atualmente, explicitou que as diferenas so de importncia primordial para o progresso, para a evoluo. Hoje, com o nosso histrico hereditrio de competio, temos dificuldades de conciliar o instinto animal com a diplomacia necessria para vivermos em nossa sociedade. Marcada por guerras, a histria humana mostra que nunca foi fcil conviver comas diferenas, exemplo disso o extermnio de judeus pelos nazistas e os conflitos tribais que existem at hoje e no somente no continente Africano. Os conflitos de identidades distintas so mais comuns em nossas cidades. As diferenas que causam conflitos vo de cor de pele e religio a estilo de msica e orientao sexual. Se o homem saiu das cavernas, criou leis e instituiu um modo de vida menos "animal", ele deveria estar preparado para uma maior tolerncia com as diferenas. Deveria compreender que conceitos no so absolutos, afinal a mesma Gisele Bndchen considerada linda pela grande maioria dos homens, considerada feia, magrela e plida para os ndios do Xingu. O homem deveria compreender ainda que homens e mulheres, negros e brancos, no so iguais, porm no h mrito nem demrito em pertencer a alguma dessas classificaes, merecem direitos iguais. Conviver com as diferenas no deve ser encarado como problema sem soluo, mas sim como soluo de problemas que s tm respostas na diversidade, seja ela cultural, intelectual, racial ou sexual. Afinal , as diferenas so necessrias sempre, sem diferena no h contraste, no h evoluo.

91

A universalidade na diversidade cultural

Nas ltimas dcadas, a humanidade tem assistido a inmeros exemplos de dificuldades no tocante ao desafio da convivncia e aceitao de culturas e etnias. Na segunda metade do sculo passado, a Europa foi palco do genocdio de milhares de pessoas, promovido por Adolf Hitler. Nos sculos passados, as Cruzadas crists dizimaram milhares de cristos e mulumanos no intuito de tomarem posse da Terra Santa. Atualmente, grupos norte-americanos e europeus ignoram a convivncia pacfica com outras raas e realizam formas de discriminao e extermnio contra negros. Apesar de serem reconhecidos como afronta pluralidade de identidades, tais erros nos so contemporneos. O desejo e a falsa conscincia de supremacia a outros povos constitui o fator primordial ao no-respeito cultural; contudo, a convivncia fraterna entre os povos , segundo a Declarao Universal sobre a Diversidade Cultural , representa fundamental patrimnio comum, visando o benefcio das presentes e futuras geraes. No Brasil, a capital paulistana conheceu sua ascenso poltico-econmica graas ao esforo incansvel de milhares de nordestinos. Alm disso, a cidade de So Paulo conta entre seus habitantes, variados grupos tnicos, a saber, chineses e latino-americanos, africanos e europeus, catlicos e ortodoxos, protestantes e mulumanos. Todos eles ajudaram a formar , o que hoje , uma das maiores metrpoles mundiais. Tais exemplos levam-nos a crer que a universalidade na diversidade cultural caminho propcio para a paz mundial, seja ela sonhada por Joo Paulo II ou Gandhi, pelo monge tibetano ou Luther King. O respeito s culturas, apesar de mostrar-se desafiante, levar a humanidade ao fim de inmeros conflitos, que nenhuma bomba atmica de Hiroshima ou a prepotncia de Hitler foi capaz de realizar.

92

A banalizao da violncia no Brasil

A primeira reao estridncia em torno do banditismo o medo. Do medo defesa pessoal o passo pequeno. E da defesa aos exageros de segurana aos condomnios fechados e guaritas, s cancelas, aos guarda-costas e carros blindados. E dos exageros ao delrio de ter medo de todos os desconhecidos. Claro est que o problema da criminalidade nas metrpoles existe, grave. Que em algumas cidades a polcia se misturou com a bandidagem. Que o medo tem razo de ser. O que no se explica como ser o pas que se pretende construir, no qual se quer viver, se uma parte expressiva da populao se cerca, e constri muros cada vez mais altos, para se defender de uma outra categoria de brasileiros, que considera ameaadora. No existe pas vivel baseado na excluso de uma categoria de cidados. A segregao e a excluso no podem ser vigasmestras para fazer uma civilizao democrtica. As metrpoles brasileiras no iro virar parasos de tranqilidade do dia para a noite. O desafio, justamente, melhor-las para o conjunto de seus habitantes, no deixando que se criem guetos sejam eles de miserveis ou de trilhardrios. Os problemas das grandes cidades do Brasil no so simplesmente policiais ou urbanos. So problemas sociais. A concentrao de renda, os desnveis nas condies de vida, os extremos de riqueza e pobreza abrem um fosso, dividindo o pas. Fazendo com que uma parte tenha medo da outra. O desafio, portanto, de outra natureza: em vez de separar com muros, preciso juntar os Brasis, faz-lo justo e democrtico.

93

A violncia contra a mulher

A violncia contra a mulher,no est restrita a um certo meio,no escolhendo raa, idade ou condio social. A grande diferena que entre as pessoas de maior poder financeiro, as mulheres, acabam se calando contra a violncia recebida por elas, talvez por medo, vergonha ou at mesmo por dependncia financeira. Atualmente existe a Delegacia de Defesa da Mulher, que recebe todas as queixas de violncia contra as mulheres, investigando e punindo os agressores. Como em toda a Polcia Civil, o registro das ocorrncias, ou seja, a queixa feita atravs de um Boletim de Ocorrncia, que um documento essencialmente informativo, todas as informaes sobre o ocorrido visam instruir a autoridade policial, qual a tipicidade penal e como proceder nas investigaes. Toda a mulher violentada fsica ou moralmente, deve ter a coragem para denunciar o agressor, pois agindo assim ela est se protegendo contra futuras agresses, e serve como exemplo para outras mulheres, pois enquanto houver a ocultao do crime sofrido, no vamos encontrar solues para o problema. A populao deve exigir do Governo leis severas e firmes, no adianta se iludir achando que esse um problema sem soluo. Uma vez violentada, talvez ela nunca mais volte a ser a mesma de outrora, sua vida estar margeada de medo e vergonha, sem amor prprio, deixando de ser um membro da comunidade, para viver no seu prprio mundo. A liberdade e a justia so um bem que necessita de condies essenciais para que floresa,ningum vive sozinho. A felicidade de uma pessoa est em amar e ser amada. Devemos cultivar a vida, denunciando todos os tipos de agresses (violncia) sofridas.

94

Violncia no Brasil

O Brasil considerado um dos pases mais violentos do mundo. O ndice de assaltos, seqestros, extermnios, violncia domstica e contra a mulher muito alto e contribui para tal considerao. Suas causas so sempre as mesmas: misria, pobreza, m distribuio de renda, desemprego e desejo de vingana. A represso usada pela polcia para combat-la gera conflitos e insegurana na populao que, nutrida pela corrupo das autoridades, no sabem em quem confiar e decide se defender a prprio punho, perdendo seu referencial de segurana e sua expectativa de vida. O governo, por sua vez, concentra o poder nas mos de poucos, deixando de lado as instituies que representam o povo. A estrutura governamental torna a violncia necessria em alguns aspectos para a manuteno da desigualdade social. No se sabe ao certo onde (em que lugar) a violncia se concentra, pois se so presos sofrem torturas, maus tratos, descasos, perseguies e opresses, fazendo com que tenham dentro de si um desejo maior e exagerado de vingana. Se a violncia se concentra fora dos presdios, necessrio que haja um planejamento de forma que se utilize uma equipe especfica, que no seja regida pela fora, autoridade exagerada e violenta. Medidas precisam ser tomadas para diminuir tais fatos, mas preciso que se atente para a estrutura que vem sendo montada para decidir o futuro das cidades brasileiras. No necessrio um cenrio de guerra com armas pesadas no centro das cidades, mas de pessoal capacitado para combater a violncia e os seus causadores. Um importante passo seria cortar a liberdade excessiva que hoje rege o pas, aplicar punies mais severas aos que infringirem as regras e diminuir a explorao econmica.

95

Violncia na infncia

Dentre as vrias formas de violncia existentes, a mais torpe e cruel a contra a criana, pois a mesma trata-se de um ser indefeso e inocente, pode ficar com traumas por toda a vida e, alm disso, ela ser o adulto do futuro e criar seus filhos conforme fora criada. Durante a infncia, o ser humano totalmente dependente, necessitando de amor, carinho e compreenso para desenvolver-se, no entanto, inmeros casos de violncia contra crianas so praticados covardemente dentro do prprio lar, o que demonstra a severidade e a pusilanimidade (covardia) destas pessoas que deveriam oferecer amor e segurana aos seus menores. A prtica da violncia contra crianas, seja fsica ou verbal, tambm pode causar danos irreparveis ao agredido, transformando um ser puro e ingnuo em um adulto humilhado, sem auto-estima, repleto de traumas, medos e averses manifestados negativamente de vrias maneiras. Alm disso, um adulto que tendo sido criado em um ambiente hostil e violento, certamente no momento de educar seus filhos repetir o modelo de educao que recebera, dando continuidade ao ciclo de brutalidade e agressividade. Dessa maneira, a violncia contra crianas pode ser considerada uma das principais razes pelas quais as pessoas tornam-se cada vez mais intolerantes e agressivas. Para modificarmos essa atual situao, necessrio que se adotem severas punies aos agressores de menores e que sejam amplamente transmitidos valores morais, fraternos e ticos s famlias, a fim de formar crianas felizes e de boas ndoles e, por conseqncia, uma sociedade melhor.

96

A mulher e a violncia domstica

A mulher sofre bastante com a violncia domstica. Alguns dos principais fatores que contribuem de forma direta ou indireta para tal problema so: o machismo, a independncia financeira da mulher em relao a seu companheiro e a omisso de vizinhos que conhecendo o problema se recusam a denunciar. Em termos fisiolgicos, a musculatura humana masculina mais desenvolvida do que a feminina. Assim, por ser fisicamente avantajado, o homem pr-histrico atuou como caador, guerreiro, e defensor das tribos, o que lhe conferiu o ttulo de "chefe" do lar, ao passo que a mulher foi responsvel pela criao dos filhos e pelas tarefas do lar. Essa diviso engendrou (produziu/formou) uma sociedade essencialmente machista, e hoje muitas mulheres ainda so submissas aos desejos, s ordens, e s agresses de seus companheiros. Apesar de boa parte das mulheres estarem inseridas no mercado de trabalho, algumas, por falta de oportunidade ou por opo, no esto. Isso fez com que as mesmas ficassem retidas ao lar como donas de casa e em dependncia do companheiro, pelo fato de no ter autonomia financeira, e em conseqncia disso ficam incapazes de agirem de forma contrria as ordens e opresses de seu companheiro. Alm do mais,quando h violncia domstica e o fato do conhecimento de vizinhos, na maioria das vezes, estes no denunciam. Tal omisso retarda (ou atrasa) o combate ao problema. Portanto , para uma erradicao do problema citado deve-se combater o machismo,dar mais oportunidades a mulher de ingressar no mercado de trabalho e denunciar,quando de nosso conhecimento,tal violncia as autoridades competentes.

97

Uma vergonha que ainda existe

Percebe-se que o trabalho infantil ainda algo evidente no Brasil. Esse problema se origina principalmente no passado histrico deste pas, na agricultura e nas indstrias. Nesse tempo, a principal causa para isso era a necessidade constante de mo-de-obra; atualmente, acontece devido a diversos fatores, como, por exemplo, a debilidade na educao e a concentrao fundiria. Esse tipo de labor cria diversas conseqncias ruins para as crianas, como prejuzo nos estudos e perda da infncia. O Brasil sempre foi um pas forte no cultivo de monoculturas para a exportao. Esse tipo de plantao, quando no h modernizao, demanda uma grande quantidade de trabalhadores. Essa, juntamente com as indstrias, que antigamente empregavam muitas crianas, devido a falta de uma legislao que proibisse, para pagar salrios menores, foi uma das principais origens do trabalho precoce. Atualmente, as principais causas para o emprego deste tipo de mo-de-obra so: a deficincia na educao e a elevada concentrao de terras nas mos de poucos proprietrios. A primeira, porque se a pessoa estuda pouco, provavelmente ter um salrio baixo e uma grande quantidade de filhos. No tendo como sustent-los, estes tero que trabalhar para ajudar. A segunda, pois com a grande quantidade de latifndios, os pequenos produtores no tm como concorrer. Acabam tendo um retorno financeiro muito pequeno, e tendo que empregar seus prprios filhos, j que no tm condies de contratar funcionrios. As principais conseqncias do trabalho infantil so o analfabetismo ou o pouco tempo de estudo e a perda da infncia, pois muito cedo as crianas j tm a responsabilidade de ganhar dinheiro. O tempo que levam trabalhando, o que muitas vezes corresponde a um dia inteiro, estariam na escola. Isso acaba gerando um processo contnuo, pois sem estudar no tero um bom emprego, com isso faltar um salrio que d para o sustento de suas famlias e assim seus filhos sero obrigados a ter que trabalhar. Dessa forma, nota-se que o emprego de crianas no mercado de trabalho ainda um problema no Brasil. Porm, algo que tem soluo. Para isso preciso: investimento, principalmente na educao, a melhor distribuio de terras, com uma reforma agrria sria e uma maior fiscalizao para que se cumpram as leis que protegem o menor do trabalho primrio.

98

Infncia perdida

O corriqueiro provrbio de que o pior cego o que no quer ver se aplica perfeitamente na anlise sobre o atual estgio da explorao do trabalho infantil no Brasil. Embora venha diminuindo, o nmero de crianas submetidas a esse trabalho pesado e desgastante ainda considervel. Milhares dessas crianas perdem a infncia e os estudos, por muitas vezes no terem o que comer. Deixam para trs as brincadeiras e se integram nessa grande massa de trabalhadores que a cada dia perdem sua dignidade e seu valor moral. Tal explorao feita por pessoas que se aproveitam da difcil situao econmica da famlia, que por sua vez, no v escolhas ,sendo esse, seu nico modo de sobrevivncia. Enquanto isso, nossos governantes permanecem de olhos tapados para essa grave situao e tratam o problema com absoluto descaso. Desta forma, medidas scio-governamentais deveriam ser tomadas a fim de se combater esse grave problema, pois desconhecer ou ignorar estes fatos, e supor que eles no tero conseqncias profundas no futuro simplesmente temerrio (imprudente).

99

Explorao Sexual

Explorao sexual um termo empregado para nomear prticas sexuais pelas quais o indivduo obtm lucros. Ocorre principalmente como conseqncia da pobreza e violncia domstica, que faz jovens, crianas e adolescente fugirem de seus lares e se refugiarem em locais que os exploram em troca de moradia. Acontece em redes de prostituio, pornografia, trfico e turismo sexual. A prostituio uma prtica ilegal que busca oferecer prazeres carnais em troca de recompensa. Apesar de existirem leis que probam a induo de pessoas prostituio com pena de at cinco anos de recluso, tal prtica cresce consideravelmente a cada ano, aumentando o mercado e diminuindo as chances de que tais indivduos, que so submetidos s prticas, se desenvolvam normalmente em questes morais, psicolgicas e ainda intelectuais, pois os estudos e conhecimentos gerais lhes so negados. A pornografia um mercado ilegal que utiliza imagens em fotografias ou filmagens de pessoas em cenas que induzem o sexo, so desde erticas provocativas at de sexo explcito. A utilizao de menores nesta prtica incentiva a pedofilia que a explorao sexual de menores. A pornografia crime perante a lei que pune o explorador com at seis anos de recluso. O trfico uma rede que exporta pessoas para outras localidades com a inteno de explorlas sexualmente visando gerao de renda. uma espcie de escravido moderna que desenvolve significantemente a indstria do sexo e a distoro dos direitos humanos. O turismo sexual a explorao de pessoas de um determinado local sofrida por visitantes de outras cidades, estados e pases, essa prtica tem crescido consideravelmente em locais tursticos que atraem pessoas de outros lugares por suas condies paisagsticas, culturais e/ou de lazer.

100

Tais prticas so conhecidas desde a antigidade, a diferena que antes utilizavam prticas sexuais como rituais de passagem da infncia para a vida adulta como questo cultural e no como mercado lucrativo como vivenciamos.

Trabalho Infantil no Brasil

O Trabalho Infantil no Brasil uma questo complexa de ser resolvida, porque ele cresce em funo de leis que no so cumpridas, associadas a questes culturais e econmico-familiares. Embora existam leis no Brasil que impedem a prtica do trabalho infantil, estas leis no so cumpridas, tornando esse tipo de mo-de-obra rentvel para aqueles que o utilizam. Enquanto pessoas de negcios exploram a situao aqui descriminada, a sociedade assiste falncia da infncia. Alm disso, o contexto cultural no Brasil contribui para esse tipo de trabalho. No Brasil, uma criana no mercado de trabalho no vista, por alguns, em situao ruim. comum ouvirmos: "meu filho trabalhador", uma vez que h o pensamento embasado no fato de que prefervel o trabalho s ms influncias Outra preocupao o contexto econmico-familiar, muitas crianas trabalham para ajudar no sustento familiar, deixando a educao escolar e o lazer em segundo plano. Aqui encontramos uma situao peculiar, para parte da sociedade o trabalho infantil est concentrado no interior do pas, principalmente nas carvoarias, ao contrrio disso , tambm explorado e em grande escala nos grandes centros. Em virtude dos fatos mencionados somos levados a crer que o trabalho infantil algo comum na sociedade e teoricamente impossvel de ser resolvido. desejo de todos que algo seja feito, de forma urgente e imediata , para conter essa falcia na sociedade.

101

Desarmar a soluo?

Nada contra a lei que destina verbas pblicas para quem devolver armas legais ou ilegais que tiver em casa. A questo : como faremos para recuperar as armas que esto em poder do trfico? Como que nossos policiais recuperaro armas de bandidos se os mesmos (bandidos) oferecem muito mais do que o Estado para continuarem armados e vendendo drogas? Que desarmamento ser esse? Vamos desarmar os cidados de bem e deixar aqueles que realmente ameaam nossas vidas armados at os dentes? Em pleno ano de eleies, oferecer dinheiro em troca de armas e, com isso, aparecer na mdia como o nico Estado que aumentou os valores por armas devolvidas ou apreendidas, no nos parece, no mnimo, suspeito? Por que no sufocar os pontos de drogas, fechando as bocas de fumo e prendendo os bandidos e recuperando suas armas? Por que no investir em aes sociais concretas nas comunidades onde o trfico prevalea, tirando as crianas da ociosidade, oferecendo dignidade, esporte, cultura e lazer? Seria muito melhor gastar o nosso dinheiro com este tipo de interveno do que pagar para pessoas do nosso convvio social devolver suas armas, fato que em nada mudar o assustador quadro de assassinatos e mortes por armas de fogo em nosso Estado. Ser que nossas autoridades acreditam mesmo que a culpa de tanta violncia do pobre cidado normal de nosso pas que tem um revlver velho guardado em casa? Ser que o problema no est em nossas fronteiras desprotegidas, na falta de um sistema eficiente de recuperao de presos? Enquanto nosso pas no tiver legisladores srios, estaremos fadados a assistir na mdia a este besteirol de incompetncia e descaso com o dinheiro pblico de nossa nao.

102

Maioridade Penal: Chega de impunidade !!!

No crime. Segundo a lei vigente toda ao criminosa realizada por menor de idade considerada ato infracional. Ser mesmo que essa definio muda algo nas famlias que perderam entes nas mos de menores infratores? Certamente no; para quem perdeu filhos, pais, irmos para esses delinqentes, crime crime, e criminoso criminoso. O estatuto da criana e do adolescente defende a continuidade de 18 anos para a idade penal, alegando que at esta idade o jovem no tem pleno controle psicolgico. No entanto na contramo do que se alega , jovens com 16 anos podem votar em seus representantes e at mesmo se casar. Parece haver alguma contradio nisso. O fato que, influenciados pelas leves punies e pelo curto tempo que eles podem ficar retidos, em suas mentes a balana pende mais para o lado do crime. O crime no compensa? Quem sabe quando se menor de idade, pobre, marginalizado e sem famlia ou cooperao do Estado? Enquanto jovens virem a idade como um facilitador aos atos ilcitos e espelharemse na impunidade que encontrada, o crime praticado por menores continuar crescendo. Diante disso necessrio que haja um endurecimento e real cumprimento das leis - no apenas aps escndalos emotivos que chocam o pas. Se a impunidade continuar ser necessria ento a reduo da maioridade penal, pois dessa forma, jovens com pretenses criminosas pensaro muito melhor antes de comet-las, ou se preferirem o pior caminho, amargaro por um longo perodo, como presos convencionais, uma vida carcerria

103

Reduo da maioridade penal no Brasil: Suicdio social

A questo principal da reduo da maioridade penal como a sociedade atual se porta em relao a este fato. Reduzi - la ou no, cabe a mentalidade pela qual as pessoas se guiam. Por exemplo, pensar que com isto a violncia ir vir a diminuir utopia. A violncia s iria diminuir se nosso pas tivesse um sistema carcerrio que realmente viesse a recuperar os detentos. Mas infelizmente o que possumos um sistema que aflora cada vez mais a criminalidade. Vamos supor que uma criana de 14 anos cometa um furto, esse menor tem de ser avaliado psicologicamente, tentando chegar at o fato que o levou a cometer tal crime, antes de jog - lo em uma cela lotada de criminosos condicionados por sentenas pesadas. Fatores variados podem ter levado o menor em questo, a cometer tal furto. A desigualdade social, com toda a certeza o maior de todos estes fatores, o jovem, normalmente influenciado pela mdia e por esta nossa sociedade consumista, onde a valorizao do dinheiro excessiva, precisa de algum que lhe mostre o que certo e o que errado. Isto deveria ser o papel principal da justia junto ao governo, antes de qualquer coisa, pensar na educao dos jovens. Levar a eles o verdadeiro ensino, ajudar a construir a identidade do indivduo e , antes de se pensar em construir mais cadeias, pensar em construir mais escolas. Misturar um jovem, que nem ao menos tem sua personalidade construda, com criminosos que no possuem nenhuma tica, s ir fazer com que o jovem se torne uma pessoa sem valores morais. Instituies de recuperao deveriam dar mais valor a essas questes, pois o menor colocado em uma delas normalmente mal tratado e sai de l, com distrbios muito maiores dos que quando entrou. O que a sociedade precisa entender que existem dificuldades, existem transtornos e que nem todos que so levados para o lado da criminalidade tm a tendncia a ficarem nela para sempre. Ento, antes vamos educar nossos jovens, reeducar as pessoas em relao s outras, ver o que realmente deve ser valorizado, porque como diz aquela frase: " A sociedade cria seus prprios heris e seus prprios monstros. " Que tal, todos optarem pela sociedade criar apenas heris? Diminuir a maioridade penal no Brasil, com a situao em que tudo se encontra, suicdio social.

104

OBS: complementando o ltimo pargrafo, j dizia o filsofo e pensador iluminista Jean Jacques Rousseau: "O homem nasce bom, a sociedade o corrompe"

A extino da tica nacional

Falar sobre tica e Brasil dentro de um mesmo contexto, nos tempos atuais, o mesmo que misturar manga com leite; segundo crenas populares, d indigesto. Com relao ao povo, este aprendeu que o exemplo comea em casa. E qual a casa do povo? a sua nao. Mas e quando a nao, casa do povo, d exemplos sucessivos de corrupes, escndalos , mensales e tantos outros tapas na cara da tica nacional? De que adiantar meia dzia de indivduos se mostrarem indignados com a falta de tica daqueles polticos que, teoricamente, deveriam zelar e fazer jus ao significado da palavra ? Sim, ficamos raivosos e loucos da vida; no pelo fato em si, mas por sabermos que aquele indivduo pblico no foi o primeiro nem ser o ltimo a guardar dinheiro na cueca e que, enquanto oncinhas e outros animais em extino aquecem seus rgos sexuais, crianas carentes ficam sem merenda escolar, doentes ficam sem remdios e o povo fica, ou melhor, continua sem esperanas. Em suma, a tica nacional deveria receber o prefixo "anti" para ser melhor retratada. Mas, como o melhor do Brasil ainda o brasileiro, este sim, se contenta com alguns beija-flores e tartarugas marinhas mas, sabe que sua dignidade est preservada e to pouco ser extinta.

105

A Violncia Urbana e o Poder Paralelo

A violncia no Brasil possui uma raiz intrnseca sua histria: o descaso com a populao, refletido na precariedade das condies de moradia, sade, alimentao e educao, recursos indispensveis formao do indivduo. Estes , quando banalizados, incitam, ao mundo do crime, as pessoas sem oportunidades, numa reao em cadeia que atinge propores incontrolveis. O pas vive o maior panorama de violncia de todos os tempos, no qual o crime tornou-se sada para sobrevivncia, e faces criminosas tomam o lugar que o Estado negligenciou, a exemplo das favelas, onde as quadrilhas resolvem questes de famlias, empregam, introduzem capital e organizam o cotidiano destas, formando um verdadeiro poder paralelo, como paliativo ao abandono a estes setores sociais. O surto de violncia em que vive o pas um fato previsvel diante de nossas estruturas. Nossas desigualdades so gritantes e, como diriam os marxistas, os desnveis sociais, quanto maiores, culminam em uma luta de classes, que no Brasil assume uma face desordenada e sem cunho ideolgico: o crime. O combate efetivo violncia no pas uma questo bem mais profunda do que aparenta. No bastam apenas represlias, e sim uma reestruturao de nossas bases sociais, partindo de um menor desnvel entre classes, da distribuio de oportunidades para que nossa populao possa viver condignamente. Pouco adiantam as construes de presdios faranicos que acabam tornando-se verdadeiros disseminadores de mais crimes, pois todo efeito pressupe uma causa, e para sua anulao preciso combater seu iniciante: o descaso social.

106

O meio ambiente e a tica

tica a reflexo sobre a ao humana para extrair dela o conjunto de aes julgadas excelentes em relao ao o que se considera ser o "bem", o que a transfere para um valor pessoal, diferenciando-se da moral que so hbitos ou costumes efetivamente vivenciados por um grupo ou comunidade humana. Pode-se afirmar que a tica a ilimitada responsabilidade individual por tudo o que existe e vive. Ento, o que a tica tem a ver com o meio ambiente? Considerando o desenvolvimento sustentvel, que a capacidade de promover um desenvolvimento que satisfaa as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras geraes de atender s suas prprias necessidades, como meta a ser atingida para se garantir a sustentao da vida na terra. Com esta premissa, o passo seguinte definir como concretizar esta idia. O principal ponto a ser discutido o equilbrio entre economia/ecologia/tica, sabendo que a promoo proporcional do desenvolvimento econmico com o ganho da qualidade ambiental uma meta utpica pelo fato de no ser possvel 100% de utilizao econmica dos recursos ambientais com 100% de preservao ambiental. Portanto , se faz necessrio encontrar o equilbrio entre a qualidade de vida (consumo) e a qualidade ambiental atravs de aes pautadas pela tica. Isso tudo implica naturalmente a "tica ambiental" que se contrapes ao crescimento do materialismo , da competitividade , da inveja , da desigualdade , do domnio de poucos , da massificao de informaes e da inrcia da sociedade , que possivelmente gera a insatisfao das pessoas , fruto do egosmo , do apego e do desejo , sendo esta a origem da destruio ecolgica e desintegrao social.

107

O indiuvduo frente tica nacional

Cogita-se muito a respeito da tica do pas e das conseqncias que ela vem trazendo, isso devido aos diversos escndalos que envolvem nossos lideres, a impunidade que ainda est presente e alm do mais a desigualdade social. comum ouvirmos falar em corrupo, em geral triste assistirmos esse acontecimento no "quintal de casa", aprender a viver em um ambiente forjado por indivduos no-transparentes, e na maioria das vezes mau intencionado, e o pior, eleito por sua ptria. Denunciar no basta, pois nessa nao na qual vivemos hoje, o refm acaba virando o bandido, o medo da perseguio acaba transformando vitimas em prprios prisioneiros, e fazendo de suas moradias uma espcie de presdio. Ainda temos as diferenas que esto presentes, quem tem mais o mais forte, ficando sujeito ao sigilo o frgil e sem defesa. Em suma somos levados a acreditar, que no Brasil suas diferenas de alguma forma afetam a tica entre os povos, sendo assim, medidas a serem tomadas devem partir de quem precisa porque somos a maioria, vamos sensibilizar a todos para uma imediata mobilizao social que seja progressiva e que mude a atual realidade.

108

A Corrupo no Brasil

O Brasil passa por uma situao delicada ao se falar em corrupo. Roubos, fraudes, falcatruas, principalmente na classe poltica, levam a populao a desacreditar no pas. O principal combustvel deste processo a impunidade, a qual, aliada com aqueles que fazem a lei, beneficia os ricos em detrimento dos pobres. Notam-se, ao observar os fatos ocorridos nestes ltimos anos, cada vez mais escndalos envolvendo deputados, senadores e at ministros, alm dos seqestros, assassinatos e demais crimes de violncia, que atingem nmeros alarmantes. Esquema P. C. Farias e escndalo da administrao de Paulo Maluf nos anos noventa, mensalo, escndalo das sanguessugas e o caso Joo Hlio recentemente, so apenas alguns exemplos. Estarrecidos com tais casos que so relatados diariamente nos meios de comunicao, os brasileiros esperam ansiosamente uma soluo que nunca vem. A falta de punio ainda impera, quase tudo sempre acaba em pizza. a que reside o papel da justia, acabar com o atual quadro de letargia e elaborar leis mais eficazes e igualitrias para todas as classes. Se a impunidade impulsiona o aumento dos crimes, elimin-la, ento, o meio mais consistente de acabar tambm com a onda de corrupo que assola o Brasil. Isso possvel com uma reestruturao nas regras do pas, de modo que elas atuem com igualdade entre as classes, adquirindo mais rigor e agilidade.

109

Corrupo: brasileira ou universal ???

Com tantos casos vindo a conhecimento pblico no podemos deixar de reparar no descrdito dos brasileiros na poltica. E um dos principais fatores desse descrdito a corrupo generalizada, quase endmica, em todos os ramos das atividades poltica e econmica brasileiras. Poderamos supor que a corrupo do brasileiro vem do famoso jeito malandro que tanto atribuem conduta de nossos conterrneos, mas no seria isso um despautrio? Todos os povos do mundo so corruptveis. Em condies de liberdade vemos ao longo dos tempos, e a histria comprova com fatos, povos inteiros que quebraram regras e leis se tornando corruptos e sendo punidos posteriormente. O que caracteriza uma corrupo brasileira a falta de punio que vmos por aqui. J que em outros pases do mundo a punio severa e eficiente, as pessoas ficam com muito mais receio de aplicar golpes e burlar as leis sabendo que provavelmente iro para a cadeia. No podemos esquecer tambm que a origem desse processo corrupto que vmos eclodir hoje vem de uma poca remota que parece esquecida. A poca da ditadura militar brasileira. Durante cerca de vinte anos houve um processo arraigado de implementao da corrupo no pas. No sendo muito estranho que agora comece uma limpeza, j que os resqucios ditatoriais esto se extinguido e com isso dando espaos para aes de pessoas que esto em outro processo cultural que no aquele de trinta anos atrs. A corrupo no brasileira, mas sim universal. O que temos a falta de punio adequada para coagir tais atos e preveni-los. E com esse processo todo de cassaes de mandatos esperamos que a corrupo possa diminuir e, enfim, daqui h algumas dcadas possamos nos orgulhar de vivermos em um pas menos corrupto.

110

Os transgnicos so bons

Os resultados dos avanos da engenharia gentica possibilitaram a produo de alimentos com genes modificados, que seriam mais baratos, produtivos e saudveis, os chamados transgnicos. Esses produtos enfrentam uma resistncia, visto que tambm poderiam causar problemas ambientais. Os principais argumentos contra os alimentos transgnicos so os possveis efeitos negativos nos consumidores, como alergias; poluio do solo devido ao aumento de uso de herbicidas e o risco de alterao do ecossistema. De fato, em teoria h a possibilidade de ocorrerem tais enfermidades, mas na prtica diferente. As sementes, antes de serem comercializadas, devem sem aprovadas pela CTNBio (Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana) e s a recebero aps terem sua segurana provada, ou seja, a oferta que compramos no supermercado possui um certificado de que no far mal nossa sade. Em pauta a poluio do solo, os transgnicos imunes aos herbicidas - conhecidos como RoundUp Ready - levariam os agricultores a us-los mais intensamente. Porm no considerado que os principais herbicidas so base de glifosato, uma substncia que se degrada quando em contato com o solo, portanto no causa impacto sobre o mesmo. Outra questo a do ecossistema. Sim, os plens das plantas transgnicas podem se misturar s plantas naturais, alterando a biodiversidade. Ao ponto de vista meu e dos defensores dos OGM (organismos geneticamente modificados), isso no um fator negativo j que teramos um aumento dela, no um decrscimo. Mas esse ltimo tema pessoal, alguns veem a mudana gentica como algo anti-tico, questionando a interferncia do ser humano na natureza. Felizmente no meu caso. A engenharia gentica est em desenvolvimento e a cada dia obtemos novos progressos, sendo os OGM um exemplo. No devemos fugir deles pelos seus aparentes problemas, mas sim buscar solues, afinal, estamos em evoluo. 111

A mdia no comportamento brasileiro

impossvel no associar o desenvolvimento da sociedade brasileira com a presena dos meios de comunicao de massa. Discute-se a mdia como sendo um elemento negativo no contexto social. Entretanto, averigemos que essa desconfiana provm do processo da sociedade brasileira, quando na poca da Ditadura Militar, a televiso foi utilizada para propagar as idias do regime ou ignorar muitas das informaes que interessavam populao. Contudo, estamos vivendo uma nova fase, de democratizao, no s no sistema poltico tanto quanto das informaes. A Globo, a exemplo no se centraliza como a nica emissora capaz de transmitir notcias. Os fatos, ento, podem entrar em comparao entre os diversos canais. Talvez, o que prejudique e ainda faa com que a influncia dela, da rede Globo, exista, infelizmente, a falta de percepo do povo brasileiro no que diz respeito incapacidade de analisar as informaes e ponderar se realmente a viso passada pelo meio de comunicao tem lgica. Ignorncia: essa a palavra que faz degringolar o desenvolvimento da sociedade brasileira e do povo dela enquanto cidado e telespectador.

112

O pior Analfabeto o...

Fiz questo de me dedicar a esse post , em especial , a fim de divulgar a importncia da conscientizao poltica em nosso pas. Chega a ser pattico o que tenho visto, em nmero crescente, nas redes sociais: Preferncia poltica: no tenho!! , Preferncia poltica: detesto poltica!!. Como assim??? No questo de gostar ou no gostar. A questo vai mais alm. necessrio que as pessoas se interessem, mesmo que seja apenas o mnimo necessrio , pelo real significado do vocbulo poltica. de suma importncia entender que cada um de ns somos agentes modificadores, responsveis pelas melhorias e pela qualidade de vida do lugar onde vivemos. A poltica comea a, em nossas pequenas atitudes dirias. Em cumprimentar um vizinho que no gostamos, pois um dia podemos precisar dele (poltica da boa vizinhana). Em manter as ruas limpas, pois somos ns quem pagamos algum para varr-las. Em economizar energia eltrica, pois sabemos que isso importante. Estes so exemplos de comportamentos polticos. O analfabeto poltico pensa que poltica s ir at o Colgio Eleitoral no dia das eleies e apertar um botozinho para votar (simples, n??). Isso um grande equvoco!! Mal sabe que sua indiferena contribui para a manuteno e reproduo desta corja de ladres que, desde sempre, espreitam/observam os cofres pblicos, prontos para dar o golpe primeira oportunidade que surja. Os analfabetos polticos no vem que lavar as mos alimenta a corrupo. De certa forma , indiretamente , podemos dizer que so cmplices.

113

Discutir poltica uma arte. Saber respeitar as divergncias de idias/opinies coerncia. Agredir/ofender falta de educao, princpios e argumentos. Parafraseando Plato, podemos definir o analfabeto poltico como aquele que detesta poltica, mas, para sua desgraa, governado por quem faz e gosta. O espetculo da corrupo enoja e torna a prpria atividade poltica ainda mais desacreditada. Com isso, os que detestam a poltica alegram-se, contentam-se. Perde-se tempo com tudo em excesso: futebol, novelas, fofocas com os vizinhos e futilidades em geral . Falam sobre tudo, menos poltica. Criticar depois do leite derramado o padro de escolha da maioria (cmodo, no ??).

114

Ignorncia x Felicidade

Se a ignorncia felicidade, por isso que voc est sempre to feliz?

comum ouvirmos nas ruas as pessoas dizerem: A chave para a felicidade a ignorncia , quase um dito popular. Ser que essa tese verdadeira ??? Teria essa frase alguma ligao com a famosa "S sei que nada sei" de Scrates? Teria ele pensado que a chave para a felicidade a ignorncia? "S sei q nada sei": o maior conhecimento saber que tudo o que sabemos, nada perante o que ainda teremos que aprender. Na verdade , o grande Scrates quis dizer que no o dono da verdade. Quem pensa o contrrio se auto-declara um limitado. Ignorncia no exatamente falta de sabedoria, assim como a sabedoria em si no exatamente a falta da ignorncia. Pode-se ser feliz tanto sbio como ignorante. Quanto mais sabemos, mais queremos saber e mais tmos motivao para viver. Felicidade plena no existe para sbios ou para ignorantes. A verdade liberta e eu prefiro ter cincia de uma verdade que me faa sofrer, do que me iludir na ignorncia, pensando que est tudo bem, quando na verdade no est!!! Pessoas so felizes por desconhecer a verdadeira felicidade, por inocncia, por falta de ambio. No aquela ambio pobre, mas a ambio que leva o homem a lutar pelo que quer. O ignorante desconhece. E desconhecendo, deixa de ter senso crtico ou sensibilidade para posicionar-se diante de questes diversas. Nada tendo, nada sabendo, vivem a vidinha que tm, e de certa maneira (essa a palavra!!!) so felizes.

115

Ento , de que forma relacionar ignorncia com felicidade ??? Podemos dizer que Felicidade no a ausncia de problemas , mas a habilidade para lidar com eles. A sabedoria, ao contrrio da ignorncia, nos d habilidade para lidar com problemas. A felicidade no est em viver, mas em saber viver. No vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive, porque a vida no mede o tempo, mas o emprego que dela fazemos.

116

Voc a favor ou contra a lei que probe a palmada ???

Foi aprovado por unanimidade na Comisso Especial da Cmara dos Deputados, o projeto de lei que probe os pais de baterem nos filhos, a chamada "Lei da Palmada". O artigo includo prev multa de trs a 20 salrios mnimos a mdico, professor ou ocupante de cargo pblico que deixar de denunciar casos de agresso a crianas ou adolescentes. Vamos a alguns argumentos hipcritas:

"Educar batendo traz transtornos e conseqncias graves vtima da violncia para o resto da vida. No se trata de impedir que os pais imponham limites aos filhos, mas sim que esses limites no sejam impostos por meio de agresses" "Com a lei, as famlias vo formar pessoas mais ntegras e honestas, porque voc elimina a relao do forte dominar o mais fraco. Quem agredido aprende a resolver conflitos atravs da violncia e a subjugar o mais fraco" sem comentrios para esse argumento TOSCO !!!

lamentvel, tanta coisa para ser discutida no Congresso e no Senado e vo debater sobre um assunto que pode acarretar na perda de autoridade dos pais sobre os filhos, ajudando a formar crianas sem limites, mal-educadas e no respeitosas da lei ? Por que no discutir sobre a reduo da maioridade penal, j que se um adolescente de 16 anos de idade pode votar e no pode pagar por um crime que cometeu? Por que no discutir sobre a reforma tributria ou ento sobre a reforma partidria? Esta ltima importantssima, afinal o atual governo (PT) se juntou a PMDB, PR, PDT e outros partidos para ganhar mais tempo de televiso na poca da eleio e agora em troca tem que dar cargos de primeiro escalo a essas pragas e com isso a corrupo se alastra nos ministrios.

117

Provavelmente o prximo passo ser permitir aos filhos processar os pais por assdio moral, quando forem repreendidos verbalmente. Depois no h de se espantar caso aumente consideravelmente o nmero de filhos tirando a vida de seus pais a paulada, a pedrada , a tiros ou porrada mesmo, como se tm visto a torto e a direito por a... A falta de disciplina dos filhos tem gerado uma gerao sem limites, perdida. As leis em diversos pases tm proibido os pais de disciplinarem seus filhos, e em alguns lugares podem at ser presos. Depois reclamam da violncia crescente, da rebeldia dos filhos e de uma gerao que no tm princpios. Toda essa blindagem que os jovens tm hoje, s aumenta os casos de violncia. Quem tem menos de 18 anos se sente praticamente intocvel e se aproveita dessa situao para cometer deslizes, fazer o que quiser, uma vez que, com certeza, no haver punio (sou de menor !!!"). A cada dia que passa as coisas vo ficando mais chatas: pirraas viraram Bullying , bater (na verdade educar) crime, tudo hoje em dia tem que ser no politicamente correto (um viva MUITO GRANDE hipocrisia !!!). Tive exemplo em casa de boa educao. Tive pacincia, tive muita conversa, mas tambm apanhei quando a situao pedia. No sou uma pessoa revoltada por isso, no tenho raiva dos meus pais, no acho que eles me maltrataram, muito pelo contrrio, sou o que sou pela educao que tive (e sou eternamente grato por isso!!!). No certo e nem prudente que a agresso deva ser combatida impedindo que os pais exeram o direito de atuar na educao da melhor forma e no momento certo. O dilogo essencial e primordial, mas uma palmada vez ou outra tambm se faz necessrio. Portanto, discordo totalmente dessa lei. Existe uma grotesca diferena entre espancar e bater. So coisas diferentes. Uma palmada no significa no ter pacincia, mas uma forma de impor limites e se faz necessria quando o momento pede. De tanto tentar colocar os filhos em redomas de vidro que encontramos jovens to mal educados, sem escrpulos e que se acham os donos do mundo , acima do bem e do mal, livres de qualquer punio, j que sempre tem algum para lhes passar a mo na cabea. Assim fica MUITO difcil ;)

118

You might also like