You are on page 1of 12

O espectro do Manifesto.

A propsito dos 150 anos de uma teoria da ao revolucionria


Alvaro Bianchi Mestrando em Sociologia na Universidade Estadual de Campinas
No dia 27 de janeiro de 1848, o deputado conservador Alexis de Tocqueville discursou na Cmara dos Deputados da Frana alertando o regime sobre os perigos que corria. Segundo Tocqueville, um ameaador fluxo de idias perturbava a paz social. Nas classes operrias, embora ainda tranqilas, ganhavam fora idias que questionavam os governantes e, terror dos terrores, a propriedade privada. Tal , senhores, minha convico profunda: creio que dormimos no momento em que estamos sobre um vulco, concluiu o deputado sob vaias e protestos.1 Mal se passaram outros 27 dias daquele ano e o vulco explodiu. Uma revoluo derrubou estrepitosamente o rei Lus Felipe e proclamou a Repblica. O povo ocupou a Cmara e, da mesma tribuna que poucos dias antes havia usado o deputado conservador, discursou contra os governantes e a propriedade privada. A revoluo se espalhou como um rastilho de plvora. Em poucos dias a Europa inteira estava convulsionada, atingindo at mesmo boa parte da pacata Alemanha, a terra de Karl Marx e Friedrich Engels. a perspectiva de uma revoluo eminente o que explica os passos dados para uma unificao entre o Comit de Correspondncia de Bruxelas, do qual Marx e Engels faziam parte, e a sesso londrina da Liga dos Justos. 2 Os contatos dos dois com o grupo de Londres exis-

outubro - 33

Alexis de Tocqueville, Discurso pronunciado na Cmara dos Deputados, a 27 de janeiro de 1848, na discusso do projeto de declarao de voto em resposta ao discurso da coroa, in, idem, A democracia na Amrica, Belo Horizonte/So Paulo, Itatiaia/Edusp, 1977, p. 579.
2 Para uma histria da Liga dos Comunistas, ver Friedrich Engels. Contribuio histria da Liga dos Comunistas, in Karl Marx e Friedrich Engels, Obras escolhidas, So Paulo, Alfa mega, s.d., v. 3. Bert Andreas, La Ligue des Communistes (1847). Documents constitutifs, Paris, Aubier, 1972. Karl Marx et alli., De la Liga de los Justos al Partido Comunista, Mxico D.F., Roca, 1973. Michel Lwy, La teoria de la revolucin en el joven Marx, Buenos Aires, Siglo XXI, 1972. O captulo Marx e o Partido Comunista (1846-1848) pode ser encontrado, com algumas modificaes, em Teoria e Prtica, 3, 1968, pp. 103-122. Tambm permanece importante o livro de Boris Nicolaevski e Otto Maenchen-Helfen, La vida de Carlos Marx, Madri, Ayuso, 1973.

O espectro do Manifesto

34 - outubro

tiam desde 1846. Em fevereiro daquele ano propuseram a um dos dirigentes da esquerda do movimento cartista, George Julian Harney, a constituio de um Comit de Correspondncia naquela cidade. Engels conhecia Harney desde 1843 e desde 1845 colaborava em seu jornal, The Northern Star. O lder cartista, que recm havia formado uma organizao chamada Fraternal Democrats, unificando a ala esquerda do cartismo com a Liga dos Justos, respondeu afirmativamente, mas props que os dirigentes da Liga fossem consultados antes de qualquer iniciativa. O contato foi realizado em maio e rendeu bons frutos. Numa carta de 6 de junho, o lder da Liga, Karl Schapper, comunicou a formao de um Comit de Correspondncia, dirigido por ele mesmo, H. Bauer e Joseph Moll. As relaes, entretanto, no avanaram mais e ficaram congeladas, chegando Engels a levantar a hiptese de uma ruptura, at que a Liga dos Justos enviou a Bruxelas o relojoeiro Joseph Moll com a misso de estabelecer contato direto com Marx e, posteriormente, com Engels, que se encontrava em Paris, e convid-los para integrar a Liga. Este ltimo resumira desta forma a misso de Moll: Disse-nos que estava convencido no s da justeza geral de nossa concepo, mas tambm da necessidade de libertar a Liga das velhas tradies e formas conspirativas. Que se quisssemos ingressar, dar-nos-ia, num congresso da Liga, a oportunidade de desenvolver nosso comunismo crtico num Manifesto que, em seguida, seria publicado como Manifesto da Liga; e que poderamos tambm contribuir para a substituio da arcaica organizao da Liga por outra nova, mais adequada poca e aos objetivos visados.3 Marx e Engels, que consideravam que a classe operria alem necessitava de uma organizao para a propaganda, aceitaram o convite. O primeiro Congresso, com a participao de Engels representando o Comit de Correspondncia que havia constitudo em Paris, ocorreu em junho de 1847. O Congresso modificou o nome da organizao, que passou a se chamar Liga dos Comunistas, e discutiu seus novos estatutos. S depois dos resultados concretos obtidos nele que Marx decidiu participar de forma mais concreta, constituindo o crculo de Bruxelas da Liga dos Comunistas. O segundo Congresso, levado a cabo em Londres nos meses de novembro e dezembro do mesmo ano, durou dez dias. Marx teve nele a oportunidade de expor suas idias e depois de um grande debate elas foram aceitas por unanimidade, segundo narra Engels.4 Na mesma ocasio Marx e

Friedrich Engels, Contribuio histria da Liga dos Comunistas, op. cit., p. 160. Friedrich Engels, op. cit., p. 161.

Alvaro Bianchi

Engels receberam a incumbncia de elaborar um programa detalhado do partido, ao mesmo tempo terico e prtico.5 A redao de tal programa foi antecedida pela discusso realizada nos crculos da Liga dos Justos e depois da Liga dos Comunistas. Duas mensagens do Comit Central da Liga dos Justos pediam que os filiados discutissem a relao com os demais partidos e como os comunistas deveriam se definir.6 Houve, tambm um projeto redigido por Karl Schapper, alm de um de Moses Hess e outro de Friedrich Engels, conhecido como Princpios do comunismo.7 Destes textos, o que mais marcou o Manifesto Comunista, foi sem dvida o de Engels. Embora preservasse a forma de perguntas e respostas, o texto introduz uma nova perspectiva no debate programtico que a Liga dos Comunistas estava levando a cabo. A idia de comunidade de bens, presente no programa de Schapper, foi abandonada e Engels discute, pormenorizadamente, a abolio da propriedade privada e os meios de lev-la a cabo. Logo aps o Congresso de Londres, Marx e Engels se separaram. Marx se dirigiu a Bruxelas e Engels retornou a Paris. A redao do Manifesto coube, assim, exclusivamente a Marx, mas a forte influncia que Princpios do comunismo exerceu sobre o texto final justificam plenamente que o nome de Engels esteja ao lado do de Marx como autor do Manifesto.

outubro - 35

Superando os limites da teoria: a inverso prtica


Foi naqueles dias que correram entre o discurso de Tocqueville e a queda de Lus Felipe, que o Manifesto Comunista de Karl Marx e Friedrich Engels, o tal programa pormenorizado foi impresso e suas primeiras cpias comearam a ser distribudas. Na Frana chegou tarde. Apenas trs dias depois de ter comeado a circular, o espectro do comunismo corria livremente pelas ruas de Paris. O texto marca uma inflexo no pensamento de Marx e Engels. Na passagem de suas obras da juventude, ainda fortemente hegelianas, para aquelas nas quais realizam o acerto de contas com o seu passado, a dimenso prtica era ainda afirmada apenas teoricamente.
5 Karl Marx e Friedrich Engels, Prfaces du Manifeste Communiste, in Karl Marx, uvres. Economie I, Paris, Gallimard, 1965, p. 1480. 6 Dos alocuciones del Comite Central de la Liga de los Justos a sus afiliados, in Karl Marx et alli, De la Liga de los Justos al partido comunista, Mxico D.F., Roca, 1973. 7 O texto de Schapper pode ser encontrado em Bert Andreas, op. cit., pp. 123-141. O de Engels em Princpios bsicos do comunismo, in: Karl Marx e Friedrich Engels, Obras escolhidas, Lisboa, Avante, 1982, t. 1. No temos notcia de que o texto de Hess tenha sido preservado.

O espectro do Manifesto

36 - outubro

No podemos nos esquecer que j nas Teses sobre Feuerbach, Marx havia colocado a necessidade no s de interpretar o mundo como de mudlo. A teoria da histria que se faz presente em A ideologia alem, tem presente essa necessidade, mas ela ali aparece em seu momento abstrato, vinculando-se a uma teoria da revoluo que se processa ainda na dimenso das foras produtivas e do modo de produo. A luta de classe aparece como o resultado de um movimento histrico que dela independe. Ela posta pela contradio entre as foras produtivas e as formas de troca, permanecendo externa a essa contradio. O mesmo ocorre com a revoluo, que aparece, aqui, como resultado imediato e traduo dessa contradio, resultado esse que se justifica historicamente unicamente pelo fato de suprimir a incompatibilidade presente atravs da liberao das foras produtivas daqueles entraves que impediam seu pleno desenvolvimento.8 Tm razo, em certo sentido, aqueles que afirmam existir aqui boa dose de determinismo. Mas porque somente em certo sentido? Pois justamente porque o determinismo existente no decorrente de uma equivocada apreciao da realidade e sim da dimenso abstrata na qual a anlise se desenvolve.9 A preocupao central desse texto historiar a sucesso de modos de produo e identificar como, nessa historia, o desenvolvimento das foras produtivas ocupa um lugar central. Tal empreitada pressupe no s um elevado nvel de abstrao como um mtodo de investigao que precisaria ser complexificado para tornar-se eficaz na anlise de situaes mais concretas. Tal complexificao comea a ser levada a cabo em Misria da filosofia. No , e vale a pena alertar, apenas um refinamento metodolgico, , fundamentalmente, uma maior especificao do prprio objeto da anlise. As conexes entre as foras produtivas e as relaes sociais so interiorizadas no prprio processo produtivo para dar conta da anlise de um modo de produo especfico, o capitalista. Surge ento a luta de classes no como resultado externo do movimento histrico, mas como parte desse prprio movimento. Faltava pouco para dizer que a histria era a histria da luta de classes. No Manifesto Comunista tal afirmao aparece com toda sua fora. Ao faz-la, Marx no est negando sua elaborao anterior, nem os desenvolvi-

Karl Marx e Friedrich Engels, La ideologia alemana, Montevidu, Pueblos Unidos, 1985, p. 86. Note-se que Marx ainda no usa, aqui, a expresso relaes de produo. Uma instigante discusso sobre os nveis de abstrao presentes na obra de Marx pode ser encontrada no captulo quatro do livro de tienne Balibar, A filosofia de Marx, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1995.
9

Alvaro Bianchi

mentos tericos presentes em A ideologia alem, est, apenas, fundando um nvel mais concreto da anlise.10 a partir dessa afirmao contida no programa da Liga dos Comunistas que a teoria da histria se une a uma teoria da ao revolucionria. Samos finalmente das profundezas abstratas do desenvolvimento das foras produtivas e da sucesso de modos de produo e entramos em um terreno muito mais especfico e concreto. Essa transposio de terreno permite, por outro lado, a transformao da teoria da revoluo em uma teoria da ao revolucionria. At ento tratava-se unicamente de deduzir os processos revolucionrios das condies estruturais para eles necessrias. Assim como a teoria da histria, a teoria da revoluo adquiria tambm um carter eminentemente abstrato. Era uma teoria capaz de dar sentido queles abalos sociais que vez por outra provocam profundas transformaes na sociedade. Mas teorias, sabido, no fazem revolues. At ento, Marx e Engels tinham tratado de interpretar a revoluo. Era chegado o momento de faz-la, de mudar o mundo. O Manifesto completa a unidade entre a teoria da histria e a teoria da revoluo ao dar-lhes um carter concreto. o documento que marca com exatido o ponto de realizao da inverso prtica, nas palavras de Mario Rossi, constituindo plenamente uma teoria da ao revolucionria e franqueando o limite at ento existente entre teoria e prtica.11 Os autores do Manifesto s conseguem franquear esse limite atravs da mediao do partido. sua vinculao Liga dos Comunistas, e por seu intermdio ao movimento real da classe e revoluo que se avizinhava, o que permite essa inverso prtica e a constituio de uma teoria da ao revolucionria. Por outro lado, s o nexo com essa teoria que permite ao materialismo histrico, desenvolver-se plenamente e ultrapassar aquele nvel abstrato atravs do qual vinha se desenvolvendo. Se o Manifesto pode ser considerado um ponto de inflexo no pensamento de Marx e Engels porque essa inflexo foi precedida de uma mudana na forma de agir de ambos. Tal inflexo, ao mesmo tempo terica e prtica enunciada pelos prprios autores do Manifesto, que, rompendo com o utopismo que caracterizava os reformadores do mundo que pululavam poca, vinculam sua teoria

outubro - 37

10 Virou moda nos anos 70 contrapor essa afirmao quelas que apontavam para a contradio entre foras produtivas e relaes de produo como o fundamento do acontecer histrico. Se marcamos as diferenas no foi para contrapor uma a outra, mas para mostrar como elas se referem a nveis diferentes de abstrao.

A respeito da inverso prtica ver Mario Rossi, La gnesis del materialismo histrico. La concepcin materialista de la histria, Madri, Comunicacin, 1974, v. 3.

11

O espectro do Manifesto

38 - outubro

luta de classes: As concepes terica dos comunistas no se baseiam de maneira nenhuma em idias e princpios inventados ou descobertos por tal ou qual reformador do mundo. Elas no fazem mais que expressar, em termos gerais, as condies reais de uma luta de classes que existe, de um movimento histrico que se desenvolve sobre nossos olhos.12 Acompanhemos Marx e o Manifesto para ver como isso ocorre. O primeiro captulo comea com a afirmao j mencionada sobre a luta de classes.13 A seguir, enumera as classes que ao longo da histria se enfrentaram de forma ininterrupta, enfrentamento este que sempre redundou em uma transformao revolucionria da sociedade inteira ou na destruio das foras em luta. A sociedade burguesa tambm marcada por esses antagonismos, muito embora eles tenham sido simplificados pela reduo do nmero de classes em confronto a apenas duas: burguesia e proletariado.14 Enunciado o conflito, o Manifesto passa a descrever o papel revolucionrio desempenhado pela burguesia, nascida no corao da Idade Mdia. Um papel que foi desempenhado no terreno da economia: no curso de sua dominao, a burguesia criou as foras produtivas mais massivas e colossais do que haviam sido criadas por todas as geraes passadas conjuntamente.15 Mas tambm no que diz respeito poltica: A burguesia desempenhou na histria um papel eminentemente revolucionrio. Onde quer que tenha dominado destruiu todas as condies feudais, patriarcais e idlicas.16 At aqui as foras produtivas encontram-se subordinadas a uma classe. A burguesia personificao delas, impondo-lhes um ritmo prprio at ento inimaginado. Mas subitamente o texto sofre uma inflexo, as foras produtivas parecem libertar-se e despersonificadas correm soltas, passando a comandar em seu auto-movimento o destino histrico. A passagem por demais conhecida, mas vale a pena cit-la: os meios de produo e de troca, que servem de base formao da burguesia foram criados no interior da sociedade feudal. Em um certo estgio do

Karl Marx e Friedrich Engels, Le manifeste communiste, in Karl Marx, uvres. Economie I, Paris, Gallimard, 1977, p. 174.
13

12

A histria de todas as sociedades at nossos dias a histria da luta de classes. Idem, ibidem, p. 161.

A tese da simplificao da estrutura social uma das mais carentes de atualizao do Manifesto. Leon Trotsky discute o tema em seu artigo 90 anos do Manifesto Comunista (Escritos, Bogot, Pluma, 1979, t. IX, v. 1).
15

14

Karl Marx e Friedrich Engels , Le manifeste communiste, op. cit., p. 166. Idem, ibidem, p. 163.

16

Alvaro Bianchi

desenvolvimento desses meios de produo e de troca, as condies nas quais a sociedade feudal produzia e trocava, a organizao feudal da agricultura e da manufatura, em uma palavra, as relaes feudais de propriedade, deixaram de corresponder s foras produtivas em pleno crescimento. Entravaram a produo ao invs de faz-la avanar. Transformaram-se em outras tantas correntes. Essas correntes precisavam ser rompidas: foram rompidas.17 Esse esquema de interpretao, formulado inicialmente para explicar a transio do feudalismo ao capitalismo parece indicar, j no Manifesto, as condies de superao deste ltimo. As foras produtivas que se rebelaram contra as relaes de propriedade feudal, ameaavam tambm se rebelar contra as relaes burguesas. A citao acompanhada de uma primeira teorizao das crises capitalistas. Nascidas no interior da contradio entre o dinamismo das foras produtivas e a fixidez das relaes de propriedade, estas crises assumem a forma de crises de superproduo que ciclicamente abalam o capitalismo, ameaando a existncia da sociedade burguesa. Determinismo? Naturalismo, como querem alguns autores? Onde foi parar a luta de classes, o tal motor da histria? Um novo giro brusco e as classes reaparecem no texto do Manifesto, colocando as foras produtivas sob seu controle e personificando-as. Tal ocorre quando Marx e Engels se perguntam a respeito da formas da burguesia vencer a crise provocada pela rebelio das foras produtivas. A resposta: De um lado impondo a destruio de uma massa de foras produtivas; por outro lado pela conquista de novos mercados e pela explorao mais intensa dos antigos.18 E j nesta afirmao ocupa seu lugar de protagonista um personagem que at ento havia sido coadjuvante desse drama histrico: o proletariado. Primeiro escondido sob a forma de fora produtiva, para logo depois ocupar um lugar explcito na famosa afirmao: Mas a burguesia no somente forjou as armas que a levaro morte; ela produziu os homens que manejaro essas armas os trabalhadores modernos, os proletrios.19 E se ainda restam dvidas sobre o lugar ocupado na histria do capitalismo por esse proletariado vale lembrar, como Marx e Engels fazem, que ao mesmo tempo que se desenvolve o capital, a relao social fundamental

outubro - 39

17

Idem, ibidem, p. 166. Idem, ibidem, p. 167. Idem, ibidem, p. 168. Ver aqui as preciosas indicaes de Mario Rossi, op. cit., p. 346.

18

19

20

O espectro do Manifesto

40 - outubro

da economia burguesa, desenvolve-se, tambm, a condio operria.20 Foi no longo caminho percorrido por esse desenvolvimento que massas de trabalhadores modernos foram colocadas sob a disciplina da mquina, do capataz e, principalmente, do capitalista. Constrangidos a vender-se diariamente, esses trabalhadores vivem para trabalhar. Mas ateno, eles s trabalham na medida em que aumentam o capital. Seu destino est associado permanente tendncia que o capital tem a se reproduzir ampliando cada vez mais seu alcance e aos desdobramentos dessa tendncia: as crises comerciais recorrentes; a constante reduo de salrios tendo em vista a concorrncia intercapitalista; e o rpido aperfeioamento da maquinaria. A contradio entre desenvolvimento das foras produtivas e relaes sociais manifesta-se, com o mximo de vigor, na prpria existncia do proletariado. Mas os trabalhadores no assistem a tudo passivos. Reagem, criam associaes permanentes e unies contra a burguesia, organizam, enfim, sua luta comum em defesa dos salrios. De sua prpria condio de classe surge a possibilidade de se afirmarem como classe universal. Sua emancipao s pode ocorrer com a condio de fazer saltar pelos ares todos os estratos superiores que constituem a sociedade burguesa. S podem apoderar-se das foras produtivas abolindo o modo de apropriao vigente e, por conseguinte, todo modo de apropriao j existente. Temos, ento, que aqueles que encarnam a contradio mxima do capitalismo so, tambm, os nicos capazes de resolv-la. Chegamos a um ponto crucial do texto: a transposio de uma teoria da histria em uma teoria da ao revolucionria. A partir daqui, seus autores discutiro como os trabalhadores podem cumprir aquele papel que a histria lhes reservou.

Do Manifesto aos bolcheviques


Marx e Engels comeam a definir uma teoria da ao revolucionria anunciando primeiro, como convm, os objetivos dos comunistas: constituio do proletariado em classe, derrubada da dominao burguesa e conquista do poder poltico pelo proletariado.21 Mas, a constituio do proletariado em classe no , seno, sua constituio em partido poltico, como os autores do Manifesto j haviam feito notar.22 claro que poca do Manifesto, ambos atribuem ao termo partido um duplo sentido. Por partido entendem as organizaes da classe: a Liga dos Comunistas, a Associao Operria de Colnia, o jornal fran-

21

Karl Marx e Friedrich Engels, Le manifeste communiste, op. cit., p. 174. Idem, ibidem, p. 170.

22

Alvaro Bianchi

cs La Reforme, os cartistas ingleses e todos os movimentos da classe. Mas para alm dos movimentos da classe, o partido-organizao, Marx e Engels se referem classe em movimento, o partido-conscincia.23 A transformao do proletariado em sujeito autoconsciente e auto-organizado entendida como pressuposto para atingir os objetivos seguintes: a derrubada da supremacia burguesa e a conquista do poder. Constituio do proletariado em partido poltico , de tal modo, a realizao de seu devir. Devir esse que realizado s custas de seu antagonista. Uma vez derrubado o domnio burgus e conquistado o poder pelo proletariado, este utilizar sua supremacia poltica para arrancar pouco a pouco toda espcie de capital da burguesia, para centralizar todos os instrumentos de produo em mos do Estado do proletariado organizado em classe dominante e para fazer aumentar, o mais rapidamente possvel, a massa das foras produtivas.24 Para tanto ser preciso recorrer a uma violao do direito de propriedade, que Marx e Engels no hesitam em denominar de desptica, provocando calafrios em seus crticos liberais. As medidas enumeradas pelos autores do Manifesto logo a seguir deveriam produzir, como resultado, esse progressivo debilitamento da burguesia. Mas elas chamam a ateno para sua atualidade: expropriao dos latifndios, abolio do direito de herana, monoplio estatal do crdito e dos transportes, ensino pblico e gratuito e impostos progressivos, entre outras mais prosaicas. O programa no era um conjunto fixo e imutvel de bandeiras e deveria ser adaptado s diferentes situaes concretas. Havia uma clara diferena entre os pases mais adiantados, como escrevem no texto do Manifesto, referindo-se, provavelmente, Frana e Inglaterra, e aqueles como a Alemanha nos quais ainda era preciso destruir os resqucios da opresso feudal. Marx e Engels foram os primeiros a concretizar o programa, escrevendo poucos dias depois do Manifesto as Reivindicaes do partido comunista para a Alemanha. As reivindicaes preservavam alguns poucos pontos do programa original, mas davam um peso muito maior s exigncias democrticas como a constituio de uma repblica unitria e o voto universal para maiores de 21 anos. A necessidade de adaptar a ao dos comunistas s diferentes realidades nacionais tambm aparece claramente no ltimo captulo do Manifesto Posio dos comunistas frente aos diferentes partidos de oposio. Ao invs de uma atitude dogmtica mostram seus autores uma grande flexibilidade ttica: apoio aos movimentos operrios de massa na Inglaterra e nos

outubro - 41

23

Ver a esse respeito Etinne Balibar, Marx, Engels e il partito, Critica Marxista, 6, 1976. Karl Marx e Friedrich Engels. Le manifeste communiste, op. cit., pp. 181-182.

24

O espectro do Manifesto

42 - outubro

Estados Unidos; aliana com os democratas radicais na Sua, luta comum com o partido da revoluo agrria na Polnia. Mas o caso mais que merece um maior destaque mesmo o da Alemanha. sobre ela que os comunistas concentram acima de tudo sua ateno.25 Para ela Marx e Engels recomendam lutar juntamente com a burguesia sempre que esta agir revolucionariamente contra a monarquia absoluta e a propriedade feudal. Tal poltica pressupe aceitar que a revoluo democrtica to necessria para a Alemanha seria conduzida pela burguesia liberal. No , de fato, outra a aposta que Marx e Engels realizavam s vsperas da revoluo que comeou no dia 18 de maro na Prssia. Este ltimo claro a respeito em seu Princpios do comunismo: Na Alemanha, finalmente, s agora est iminente a luta decisiva entre a burguesia e a monarquia absoluta. Como, porm, os comunistas no podem contar com uma luta decisiva entre eles prprios e a burguesia antes de que a burguesia domine, o interesse dos comunistas ajudar a levar os burgueses ao poder to depressa quanto o possvel, para, por sua vez, os derrubar o mais depressa possvel.26 O esquema elaborado pelos autores do Manifesto apoia-se, claramente, na experincia da Revoluo de 1789. Nela, no curso de um longo processo revolucionrio, sua frao mais decidida e plebia, aproveitando as condies criadas pela primeira fase da Revoluo, conquistou o poder e implementou um programa de transformaes radicais. Marx e Engels esperavam que, principalmente na Alemanha, a revoluo democrtica e burguesa criasse as condies para a livre ao do proletariado. Conquistando a liberdade de imprensa, organizao, associao e manifestao os comunistas teriam desimpedido o caminho para lutar abertamente contra a burguesia. Pronto; criada a confuso. Pois foi justamente apoiados na passagem citada acima que os mencheviques definiram sua poltica na Rssia do incio do sculo, defendendo a realizao de uma revoluo democrtica sob a direo da burguesia liberal. claro, logo a seguir, o Manifesto afirmava que em nenhum momento os comunistas deveriam deixar de despertar a conscincia do violento antagonismo que separa a burguesia e o proletariado. Mas isso no importava muito para Plekhanov, Dan e seus camaradas, nem para aqueles que revalorizam a ao dos mencheviques poca. Contrariamente aos mencheviques, os bolcheviques afirmaram, a partir de abril de 1917, que somente uma revoluo operria e socialista poderia

25

Idem, ibidem, p. 194. Karl Marx e Friedrich Engels, Obras escolhidas, op. cit., t. 1, p. 94.

26

Alvaro Bianchi

dar conta das tarefas democrticas deixadas para trs pela evoluo histrica da Rssia. De tal modo que a revoluo operria e socialista de 1917 no foi s, em certo sentido, uma revoluo contra O capital, como afirmou Antonio Gramsci em clebre artigo. Foi tambm uma revoluo contra o Manifesto Comunista, feita em seu nome. Erraram os bolcheviques ou Marx e Engels? Nem uns nem outros. O que geralmente passa desapercebido, e passou de fato muito longe da cabea dos mencheviques de ento, que a teoria da ao revolucionria desenvolvida por Marx e Engels em 1848 tem um carter provisrio. Tal carter definido pela transitoriedade da poca vivida, uma poca na qual a burguesia j no possua o mesmo mpeto revolucionrio do sculo anterior, mas na qual o proletariado ainda no havia reunido foras suficientes para derrocar o domnio burgus. A meio caminho entre a revoluo burguesa e a revoluo proletria, as revolues de 1848 fracassaram. Tais revolues chegaram, por um lado, demasiado tarde; por outro, cedo demais.27 Homens de sua poca, Marx e Engels elaboraram uma teoria que expressava as contradies do momento vivido. Os bolcheviques, por sua vez, identificavam as profundas mudanas ocorridas na fase imperialista do desenvolvimento capitalista: a integrao das burguesias e dos mercados nacionais na arena internacional; a decadncia da economia capitalista; o incio de uma poca de guerras e revolues; a nova fora do proletariado; o temor que a burguesia nutria de um levante operrio. Tomando como ponto de partida as formulaes originais dos fundadores do moderno socialismo, os bolcheviques souberam, como ningum at ento, romper com os dogmas e atualizar a teoria da ao revolucionria. Se as expectativas depositadas por Marx e Engels no desempenho revolucionrio da burguesia foram frustradas, o que permanece atual na teoria da ao revolucionria que ambos desenharam poca do Manifesto? A guisa de concluso apresentemos os principais pontos: 1. O bvio ululante: permanece atual a necessidade de uma teoria que seja expresso geral das condies reais de uma luta de classes existente, preservando a inverso prtica realizada pelos autores do Manifesto. 2. A teoria deve se materializar em um programa revolucionrio que tenha como objetivo a violao do direito de propriedade e das relaes de produo burguesas e no sua manuteno.
27 Ver a esse respeito Leon Trotsky, 1905. Resultados y perspectivas, Paris, Ruedo Ibrico, 1971, pp. 161-170. Marx e Engels se aproximam respectivamente desse balano em A luta de classes na Frana, in Obras escolhidas, So Paulo, Alfa mega, s.d., v. 1, e em Friedrich Engels, Revoluo e contra-revoluo na Alemanha, Lisboa, Avante, 1981.

outubro - 43

O espectro do Manifesto

44 - outubro

3. O proletariado continua a ser o sujeito social da revoluo, nica classe capaz de emancipar toda a sociedade e acabar com todo tipo de explorao. 4. A teoria da ao revolucionria uma teoria partidria, na medida em que o partido poltico encontra nela um lugar de destaque. So estes os pontos que formam o espectro do Manifesto que anda hoje a assombrar tanta gente. E no de estranhar que nos 150 anos do Manifesto Comunista, liberais e reformistas de todos os matizes no se cansem de fazer meno anlise realizada pelo Manifesto, mas rapidamente acrescentam que seu programa e sua poltica no fazem o mnimo sentido. Nunca demais frisar: a anlise e a teoria da histria fundada pelo Manifesto s podem ser plenamente compreendidas luz da teoria da ao revolucionria nele explicitada.

Alvaro Bianchi

You might also like