You are on page 1of 10

O rap e a revoluo: prticas musicais e identidade no 'perodo especial' cubano

Apresento uma abordagem inicial de minha pesquisa de doutorado sobre msica e identidade no Brasil e em Cuba nos anos 1990. Entendendo que o rap cubano redefine a idia de uma identidade revolucionria cubana atravs da manipulao de determinadas representaes discursivas e performticas, pretendo discutir se tal rasura ao questionar o lugar dos negros e das mulheres na sociedade cubana seria um efeito da contundncia prpria do gnero musical ou reflexo do difcil 'perodo especial'.

A cultura hip-hop1 uma experincia artstica que boa parte da juventude pobre e negra passa a vivenciar e produzir a partir dos anos 1970 e 1980 nos Estados Unidos e da em diante para todo o mundo. No sentido do consumo, do lazer, da poltica, a cultura hip-hop contribuiu na ampliao do imaginrio social durante e a partir da dcada de 1990 no Brasil, e cada vez mais em toda Amrica Latina. Desde ento o rap passa a ser um veculo de comunicao e dilogo entre boa parte da juventude marginalizada latino-americana, bem como com os grupos de classe mdia e elite. Tal cultura vem propiciado um modo melhorado de comunicao para alm do insignificante poder das palavras faladas ou escritas ao se materializar em formas culturais inditas, onde a Poisis a criao e a potica passam a coexistir. Estas formas culturais so: a literatura autobiogrfica, as maneiras especiais e exclusivas de manipular a linguagem falada e, sobretudo a msica. Tais formas culturais no esto contidas dentro das fronteiras nacionais ou tnicas, mas contribuem na constituio de uma esfera pblica alternativa, s vezes obscura, mas que conquistada principalmente atravs do rap em sua circulao e difuso transnacional (GILROY, 2003). O rap, conforme Marco Aurlio Tella (2000, p. 230)
(...) uma manifestao que salvaguarda um comportamento crtico e propositivo dos problemas sociais que afligem uma parcela significativa dos jovens afro-descendentes. Os rappers constroem representaes da sua prpria realidade e de acordo com os interesses e as ideologias dos grupos. Eles fazem de sua realidade social, local, cultural e tnica o ponto de partida para rompimentos ticos, estticos, simblicos, histricos e imaginrios da sociedade.

A cultura hip-hop um importante espao de produo de sentidos para a juventude negra das Amricas e vem contribuindo para a auto-formao em espaos de fronteira. Constatamos ao longo de nossa pesquisa que a voz da juventude hip-hopper foi ampliada e ouvida, incorporando a presena de novos atores nas esferas pblicas nacionais e locais. Novas etnicidades (HALL, 2003) foram produzidas no dilogo
1

Sobre o surgimento da cultura hip-hop Cf. ROSE, 1997, entre outros.

transnacional. A disseminao da cultura hip-hop foi possvel por uma rede alternativa de comunicao, distribuio e consumo do discurso produzido pelos rappers. Contundente ou poltico, comercial ou underground, o rap vem contribuindo na luta por reconhecimento e transformao do lugar fixado para a populao afrodescendente. A saber, o silenciamento histrico, sociolgico, a presso ao branqueamento e principalmente o recalcamento de suas identidades pelo cerceamento da liberdade. A cultura hip-hop, no caso brasileiro, expressa uma identidade afrodescendente sem falar de negro e de raa e essa expresso eleva a auto-estima e contribui na auto-realizao individual e do grupo. Ela alcana e mobiliza as grandes massas populares dos bairros, dos grupos de trabalhadores e desempregados realizando uma das utopias do Movimento Negro dos anos 1970 a mobilizao e o engajamento da massa popular luta anti-racista (CUNHA JR., 2003). Por outro lado, preciso perceber como a narrativa do rap configura-se como uma via de mo dupla, em sua ambigidade, por ser ao mesmo tempo vanguardista do ponto de vista do enfrentamento das desigualdades raciais e reacionria no campo das desigualdades de gnero (ROSA, 2006, p. 80). Conforme Waldemir Rosa, o gnero acaba sendo o caminho que os homens negros e/ou pobres da periferia encontram para exercer algum grau de poder na sociedade. Esse fato alimenta, portanto, um jogo duplo em que ao questionar a ordem estabelecida, acabam transitando entre ela, desestabilizando as posies questionadora e questionada, mas principalmente colocando os autores em posies vulnerveis, por lanarem mo de categorias da dominao em seus discursos emancipatrios. Isso, porm, no implica na existncia de uma guerra dos sexos dentro do Hip-Hop (Idem, p. 76). Cada vez mais, portanto, vozes femininas surgem apresentando um discurso anti-sexista e questionador das posies de poder masculinas, combatendo a recorrente imagem binria da mulher, de um lado a me, santa guerreira rainha do espao privado , e do outro lado a mulher vadia presente no espao pblico da noite e da rua (LIMA, 2005, p. 110). Tais narrativas sero perscrutadas e colocadas em comparao com as narrativas cientficas sobre o negro nas histrias do Brasil e de Cuba. Devendo assim, contribuir para uma histria que ilumine os avanos e mudanas no papel das mulheres nas duas sociedades, bem como na permanncia do lugar subalterno de mulheres negras no Brasil e em Cuba.

Para realizar a empreitada de historiar memrias femininas, a via tradicional, de uma histria dos grandes feitos, dos homens brancos, por sinal, ocidentais , no poderia dar guarida ou suporte epistemolgico. J nos demonstrou Joan Scott em sua tentativa de historiar e definir a histria das mulheres, que este campo historiogrfico se tornou uma ameaa radical histria estabelecida:
(...) as mulheres no podem ser adicionadas sem uma remodelao fundamental dos termos, padres e suposies daquilo que passou para as histrias objetivas, neutras e universais no passado, porque essa viso da histria inclua em sua prpria definio de si mesma a excluso das mulheres (1992, p. 90).

A histria das mulheres, dentro desta perspectiva, se insere no mbito da historiografia como um romper de barreiras. Para alguns, tal insero, foi sintoma ou efeito de uma crise, que assolou tanto a histria acontecimento, como a histria conhecimento2. Somos herdeiros de uma tradio onde a produo de conhecimento quase exclusivamente androcentrica. Caadas, caladas, marcadas, queimadas, enfim, objetificadas, as mulheres tm procurado serem donas de seus prprios destinos. Mais do que isso, compartilhar tambm a elaborao de conhecimento erudito, tcnico, filosfico, epistemolgico, terico e prtico. No entanto, as mesmas idias que apregoaram a liberdade, a igualdade, a fraternidade, contriburam para a fixao em um lugar prprio, o enquadramento, a normatizao, a normalizao, docilizando o corpo feminino. A cincia moderna em seu cume contribui para a poltica moderna do bio-poder cujo objetivo principal seria controlar os instintos. Este controle se d pela sistematizao racional, atravs da lgica da observao, da experimentao, do indiciamento. A razo e seu controle, so elementos que vo caracterizar a mulher do oitocentos, no momento da passagem do controle religioso para o controle cientfico (LOURO, 2007). No senso comum prevalece ainda traos da construo de uma naturalizao de comportamentos e atitudes fixadoras dos gneros. Porm, desde Simone de Beauvior, j sabemos que no se nasce mulher, pois, torna-se. A construo dos gneros so datados histrica e culturalmente sofrendo a presso das relaes de poderes (BUTLER, 2008), poderes cujos efeitos so engendrados nos discursos autorizados, produzidos em
2

Cf. DIEL, Astor Antnio. Cultura historiogrfica: memria, identidade e representao. Bauru/SP: EDUSC, 2002; FALCON, Franscisco J.C. Histria Cultural: uma nova viso sobre a sociedade e a cultura. Rio de Janeiro, Ed. Campus, 2002; A identidade do historiador. In: Revista Estudos Histricos. Rio de Janeiro, v. 09, n 17, 1996, pp. 07-34.

diversos nveis da estrutura social, perpassando os campos religioso, cientfico, miditico e mesmo ordinrio. A historiadora Venezuelana Santana Cova, ao analisar as mulheres na construo histrica da Amrica Latina, nos indica a participao delas na transmisso de um saber popular:
En las mujeres-madres recae una irrenunciable funcin socializadora: son ellas las encargadas de transmitir un saber popular, tradicional, ms all del aparato educativo. La fuerza de la cultura oral en manos de las mujeres ha sido garante de transmisin de importantes rasgos identitarios a nivel regional y local, lo que por supuesto no atenta con la socializacin dominante que hacen los medios de comunicacin. (2003)

Protagonizar a arte e a cultura de igual para igual com os homens, participar sem serem vistas como incapazes, inferiores, seres passveis de serem maltratados a mensagem transmitida pelas rappers. A amplitude das prticas e representaes que geram a adscrio e objetificao da mulher e em particular das mulheres negras questionada pelas rappers. As rappers negras trazem esfera pblica demandas especificas (CARNEIRO, 2003). A posio feminina ante o machismo, o patriarcado, e principalmente contra o reflexo desses sistemas adscritivos, que a violncia, visa demonstrar a capacidade da mulher e ao mesmo tempo apontar os erros que vem sendo cometidos pelos rappers crticos do sistema, mas reprodutores das desigualdades de gnero. O que serve como analogia para se compreender os prprios avanos da Revoluo Cubana e a questo feminina. Ao produzir seu raps, as mulheres passam a agenciar as representaes e imagens sobre elas, imagens que circulam na mdia em geral, e em particular no rap. Neste sentido as rappers procuram romper com a viso do dever ser, das imagens misginas e do machismo, imagens que em geral tendem a enquadrar as mulheres em padres rgidos, como as difundidas imagens da boa para casar, a santa, a me e seu contraste a mulher da vida, a puta, a vagabunda3. A narrativa feminina levada cena acaba por tornar o uno em mltiplo. Tais narrativas ampliam a participao das mulheres na cultura hip-hop, e na esfera pblica. E se o rap a voz da realidade, as rappers levam para o espao pblico a realidade do
3

Cf. LIMA, 2005.

mbito privado, do dia-a-dia, onde a violncia recorrente e silenciosa. Ao mesmo tempo demandam participao ativa no espao pblico. Uma das demandas especficas das mulheres negras a transformao do silncio histrico e sociolgico, bem como do silncio da violncia que as atinge desde o perodo colonial. Contrasta com o discurso dos homens rappers, que remetem suas crticas escravido e a marginalidade histrica do homem negro, enquanto as mulheres devem enfrentar formas de escravizao e marginalizao pelos prprios homens negros (FERNANDES, 2006). A cultura hip-hop atua na fronteira entre o local e o global, entre a hegemonia e a subalternidade, gerando efeitos imprevisveis. Isto ocorre porque esta produo artstica se constitui pelo pensamento rastro/resduo. Categoria construda por douard Glissant (2005) para nomear o pensamento derivado dos processos de crioulizao iniciados nas Amricas, em particular na chamada Neo-Amrica. Constituda pelo predomnio em seu povoamento de povos africanos, compreendendo o Caribe, o nordeste do Brasil, as Guianas e Curaao, o sul dos Estados Unidos, a costa caribenha da Venezuela e da Colmbia, e uma grande parte da Amrica Central e do Mxico. A crioulizao consiste no processo de recomposio cultural realizado pelos africanos a partir do que restou em suas memrias, uma vez que na passagem do meio, na travessia do Atlntico os africanos chegavam despojados de tudo, de toda e qualquer possibilidade e mesmo despojados de sua lngua. A hiptese de Glissant a de que o mundo se criouliza cada vez mais. Portanto, no faz sentido construir uma interpretao que busque unidade e harmonia. Para que a crioulizao se efetue verdadeiramente, devemos aceitar que os elementos culturais postos em presena uns dos outros devam ser obrigatoriamente equivalente em valor. Diferindo, porm, do pensamento sistema, sua falsa universalidade, seu carter conquistador e mortal, a crioulizao exige que os elementos heterogneos colocados em relao se intervalorizem. Na crioulizao no h degradao ou diminuio do ser nesse contato e nessa mistura (2005, p. 260). A tendncia dessa crioulizao do mundo, em que para ns a cultura hip-hop tem tido papel fundamental, a transformao da paisagem de cenrio conveniente, invlucro passivo da toda-poderosa Narrativa, para tornar-se um personagem do drama da Relao, uma dimenso mutante e perdurvel de toda mudana e de toda

troca (Ibidem, p. 30). Na sua imprevisibilidade, a crioulizao amplia a diversidade atravs de suas manifestaes inesperadas, contraditrias, e principalmente ao aproximar elementos heterogneos e s vezes distantes uns dos outros para produzir algo novo. Essa novidade se apresenta como ato potico, como um conhecimento do real, que quebra o absoluto ocidental, e estabelece uma relao com o mundo. Os ensinamentos transmitidos nos raps ajudam a pensar o outro no como inimigo, como o diferente que nos corri, contribuindo na construo de um imaginrio onde no apenas sonhemos como o mundo, mas que penetremos nele, fazendo Relao. A cultura hip-hop comea a ser produzida em Cuba atravs dos anos 1990 a partir do pronunciamento do Periodo Especial (ZURBANO TORRES, 2004). No Brasil a dcada de 1990 significativa para a consolidao da cultura hip-hop. O rap, tanto l como c, ser o elemento de maior disseminao entre os jovens os negros. Um fator que contribuiu para o desenvolvimento do rap tanto em Cuba, quanto no Brasil foi o suporte feminino. No Brasil o Projeto Rappers, desenvolvido pelo Geleds Instituto da Mulher Negra4 foi uma importante estratgia de formao de lideranas juvenis na cidade de So Paulo, atravs das temticas raciais e de gnero. As atividades pedaggicas realizadas no projeto abarcaram temas de interesse dos prprios jovens que levaram suas demandas ao Instituto a partir do assassinato de um colega negro por policiais militares. Os desdobramentos do projeto foram ainda o Femini Rappers voltado para a formao das rappers, e a primeira publicao exclusiva para a cultura hip-hop: a revista Pode Cr!, que circulou entre 1992 e 1995 produzida pelos rappers participantes do projeto. Em Cuba, Nehanda Abiodun, ativista do movimento Black Power e exilada na ilha, considerada a madrinha do movimento hip-hop de Cuba. Segundo Fernandes (2006), ela se envolveu com o hip-hop cubano desde seu incio e contribuiu para moldar suas concepes polticas e sociais, desenvolvendo um importante papel na mediao entre os rappers e o estado cubano. Para Tomz Fernndez Robaina (2002), os raps tm colocado em questo problemticas sobre a questo racial e o lugar do negro na
4

Criada em 1988 por um conjunto de mulheres negras. Seus objetivos so combater a discriminao racial e de gnero e desenvolver propostas de polticas pblicas que promovam a equidade de gnero e raa, cf. Silva 1999.

sociedade cubana que so disseminadas entre uma boa parcela da populao, uma vez que as narrativas colocadas em circulao pelos rappers encontram uma identificao na problemtica cotidiana. Estas relaes so importantes para pensarmos no papel da mulher na elaborao desta manifestao cultural masculina. A msica Rappers Delight, do grupo Sugar Hill Gang, considerada o primeiro rap gravado nos EUA, o disco foi produzido pela gravado de Sylvia Robinson. A aposta e o suporte das mulheres para a cultura hip-hop j demonstra o quanto elas influenciaram na produo musical do rap, principalmente atravs da formao intelectual dos rappers. Portanto, a produo discursiva dos rappers marcada por elementos de uma masculinidade que reproduz o padro patriarcal dominante e no consegue transcender as imagens objetificadas das mulheres. Segundo Tricia Rose, o foco temtico que as rappers dos Estados Unidos apresentam em seus raps a contestao na arena da poltica sexual ao discutir o namoro heterossexual, a importncia da voz feminina, bem como demonstraes pblicas de liberdade fsica e sexual (ROSE, 1997). Uma das rappers cuja produo pretendemos analisar Vera Vernika, moradora da cidade de Valparso em Gois, no entorno de Braslia. Alm da msica desenvolve atividades com educadora, e mantm com sua me um lar para crianas abandonadas que atende cerca de 26 crianas. Vernika faz parte de uma rede de mulheres ligadas a cultura hip-hop chamado Hip-Hop Mulher cujo objetivo principal dar visibilidade as mulheres do Hip-Hop, divulgando seus trabalhos a partir de gravaes de discos atravs de cooperativas. Vera Vernika possui um disco gravado chamado "Vera Veronika canta MPB-Rap: Msica para o Povo Brasileiro em Ritmo e Poesia"5. O trecho da msica Minha Cor, demonstra a negao da invisibilidade do negro em nossa histria, afirmando que essa presena contribuiria para outras atitudes e comportamentos, que contribuiriam para a transformao do lugar dos negros em nossa sociedade:
O menino de apelido Nego No, no conhecendo o passado, sofre com a discriminao Pouco sabe seu direito de cidado Acomodou-se e no buscou auto-valorizao Vacilo, no se espelhou nos prprios ancestrais Que mesmo sofrendo em senzalas se mostrou sagaz Foram atrs e apesar dos grilhes lhe aprisionarem Com muito esforo e luta sua liberdade buscaram
5

2005, Independente.

E o que encontram em sua busca hoje se chama favela Mudou a ttica de tortura, mas no a seqela No lugar da senzala hoje tem a tal cela Na viela o feitor maltratava, deixava o negro surrado Mudou os trajes e agora esta andando fardado

Ao analisar a condio do negro hoje, Vera Veronika, retoma aspectos de um passado que ela domina. E esse domnio favorece o combate a discriminao, pois, atravs do conhecimento do passado, da aquisio de uma conscincia histrica o negro pode se auto-valorizar. Em uma sociedade marcada pelas desigualdades de gnero e raa, esta produo musical amplia as possibilidades de acesso ao passado invisibilizado. Na interpretao produzida pela rapper, o sentido deste passado tem a inteno de orientar seus ouvintes a mudarem seu ponto de vista rumo a uma conscincia que possibilite mudar o status de desvalorizao e ao mesmo tempo d continuidade luta dos antepassados por justia social. O grupo de rap Krudas Cubensis formado pelas cubanas Odaymara e Odalys Cuesta e Olivia Prendes surge em Havana no ano de 1999. O grupo saiu da Agrupacin de Creacin Alternativa CUBENSI, um grupo artstico de zancos pernas de pau , desenvolvendo um coletivo com outros grupos de mulheres envolvidas com o Hip-Hop em Cuba, que se chama Omegas Kilay. Desde 2005 o grupo Krudas est radicado em Austin, no estado do Texas nos Estados Unidos. A produo do rap em Cuba sofre um controle estatal, e apesar de terem ganhado espao no dilogo com o regime, as gravaes so reguladas por agencias estatais. O trabalho do grupo aponta as contradies do regime cubano quando por exemplo, afirmam que no hay verdadera revolucion sin mujeres, Odaymara Cuesta. E contesta o patriarcado como na rima de Olivia Prendes: "Por la gente buena, por las feminas del mundo y la paz y nuestras madres, por la resistencia de culturas matriarcales, de estructuras matriarcales, de reservas matriarcales, de costumbres matriarcales, para continuar la eterna lucha por equilibrar la vida" (SAUNDERS, 2007). 1690967194756303 Estas posturas demonstram um horizonte de expectativa que se fundamenta em uma experincia vivida pelos ancestrais e que deve ser mantida em circulao afim de construir um futuro onde os afro-descendentes podero viver em melhores condies do que tem prevalecido. E atravs da manipulao do passado negligenciado pela histria oficial que essas mulheres contribuem para a disseminao de uma histria que

representa uma resposta a permanncia do silncio e invisibilidade da agncia da mulher negra na histria da Amrica, em especfico do Brasil e de Cuba. Referncias BUTLER, Judith P. Problemas de gnero: feminismo e subverso da identidade. Trad. Renato Aguiar. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2008. CUNHA JR., Henrique. Ver vendo, versando sem verso, escrevendo e se inscrevendo no Hip Hop. In.: Revista Espao Acadmico, N 31, Dezembro de 2003. Disponvel em http://www.espacoacademico.com.br, acesso em 10/03/2005. FERNANDES, Sujatha. Cuba Represent! Cuban arts, state power, and the making of new revolutionary cultures. Durham and London: Duke University Press, 2006. FERNNDEZ ROBAINA, Tomz. El tratamiento del tema negro en el rap cubano. In: La Jiribilla. N. 67. Cuba: Havana, agosto de 2002. Disponvel em: http://www.lajiribilla.co.cu/paraimprimir/nro67/1813_67_imp.html. Acesso em 14 de abril de
2009.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2 Ed., 3 reimpresso. Belo Horizonte: Autntica, 2007. GILROY, Paul. O atlntico Negro: Modernidade e dupla conscincia. So Paulo: Ed. 34, 2001. GLISSANT, douard. Introduo a uma potica da diversidade. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005. LIMA, Mariana Semio de. Rap de batom: famlia, educao e gnero no universo rap. Campinas: Unicamp/Faculdade de Educao, 2005. (Dissertao de Mestrado) ROSA, Waldemir. Homem Preto do Gueto: um estudo sobre a masculinidade no Rap brasileiro. Braslia: UNB/ICS/PPG em Antropologia Social, 2006. (Dissertao de Mestrado) ROSE, Tricia. Um estilo que ningum segura: poltica, estilo e a cidade ps-industrial no Hip Hop. In.: HERSCHMANN, Micael. (Org.). Abalando os anos 90: Funk e HipHop: globalizao, violncia e estilo cultural. Rio de Janeiro: Rocco, 1997, p. 192-212. SANTANA COVA, Nancy. Las mujeres en la construccin histrica de Amrica Latina. In: Terra Firme. [online]. Abr. 2003, vol.21, no.82, p.233-242. Disponvel em: http://www2.scielo.org.ve/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S079829682003000200007&lng=es &nrm=iso, acesso em 12/08/2008. SAUNDERS, Tanya L.. This is'Not the Feminism of Gloria Steinem!: Krudas, Hip Hop and Cuban Revolutionary Cultural Praxis (2007). Disponvel em: http://blog.myspace.com/index.cfm?

fuseaction=blog.view&friendID=127583057&blogID=326249654, 17/04/2008.

acesso

em

SILVA, Maria Aparecida. Projeto Rappers: uma iniciativa pioneira e vitoriosa de interlocuo entre uma Organizao de Mulheres Negras e a Juventude no Brasil. In: ANDRADE, Eliane N. de. Rap e educao, rap educao. So Paulo: Summus, 1999, pp. 93-101. TELLA, Marco Aurlio Paz. Atitude, Arte, Cultura e autoconhecimento: o rap como a voz da periferia. So Paulo: PUC\CS\DA, 2000. (Dissertao de Mestrado) ZURBANO TORRES, Roberto. Texto urgente para sonidos hambrientos. (Siete notas de viaje sobre el hip-hop cubano en los diez aos del festival de rap de la habana), 2004. Disponvel em: http://www.uneac.org.cu/LaIslaEnPeso/num16/carta3.htm, acesso em 15 de maio de 2008.

You might also like