You are on page 1of 12

LUMISOFT

(Guia do usurio)

* O guia de utilizao do Novo Lumisoft fornece informaes completas sobre o seu uso, orientando os usurios sobre os novos recursos do programa, instrues, dicas e muito mais.

Sumrio
Iniciando um novo projeto ---------------------------------------------------------- Pg. 3 Interface do programa --------------------------------------------------------------- Pg. 5 Ferramentas --------------------------------------------------------------------------- Pg. 6 Selecionando luminrias ----------------------------------------------------------- Pg. 9 Inserindo luminrias ----------------------------------------------------------------- Pg. 10 Dicas ------------------------------------------------------------------------------------ Pg. 11

Iniciando novo projeto


1 Para comear um novo projeto, clique no boto novo, localizado na parte superior direita da sua tela. Abrir uma tela para escolha do modelo da luminria que ser utilizada no projeto, aps escolhida, confirmar no boto OK. Sempre que necessitar inserir uma nova luminria ao seu projeto, clique no boto, adicionar luminria ao projeto, que est localizado na parte inferior direita da sua tela.

Confirmar

2 Informe as caractersticas do ambiente, dimensionamento, tipo de forro, refletncia, parmetros onde sero instaladas as luminrias, iluminncia desejada e fluxo total da luminria e clique no boto visualizar. Se o resultado estiver de acordo com o esperado, confirme no boto OK, entrando na tela de projeto principal.

3 Caso esteja satisfeito com seu projeto, clique no boto calcular, situado na parte inferior direita de sua tela, podendo visualizar os resultados. Pronto, agora voc j pode gerar o relatrio do seu projeto clicando no cone, gerar relatrio , situado na parte superior da sua tela. Este relatrio contm todas as caractersticas do seu projeto como: Tomografia, descritivo tcnico da(s) luminria(s), Iluminncia etc. Se desejar poder tambm salvar seu projeto, para futuras modificaes e (ou) atualizaes.

Gerar relatrio no Word

Iniciar clculo

Interface do programa

ARQUIVO PROJETO RESULTADO ESPECIFICAO

PARMETROS

LUMINRIAS

TELA DE PROJETO

Ferramentas
Arquivo Novo: Criar novo projeto

Abrir: Abrir projeto existente

Salvar: Salvar projeto em execuo

Projeto Grid de posicionamento das luminrias ao projeto por espaos igualmente distribudos. Para abrir o quadro de parmetros do grid, clicar na flexa abaixo do Clicando no cone, o grid pode ser ativado ou desativado. Inserir as luminrias nas intersees das linhas do grid. Grid de posicionamento das luminrias ao projeto atravs de coordenadas M x M. Para abrir o quadro de parmetros do grid, clicar na flexa abaixo do Clicando no cone, o grid pode ser ativado ou desativado. Inserir as luminrias nas intersees das linhas do grid. Grid de posicionamento das luminrias ao projeto atravs de modulaes de forros padronizadas. Para abrir o quadro de parmetros do grid, clicar na flexa abaixo do Clicando no cone, o grid pode ser ativado ou desativado.

cone.

cone.

cone.

Inserir as luminrias no centro da modulao do forro. Aproximar ou afastar a tela de projeto, deslizando o cursor pela tela.

Arrastar a tela de projeto em qualquer direo.

Enquadrar a tela de projeto na posio e escala ideal.

Bloquear ou permitir inserir novas luminrias ao projeto.

Apagar as luminrias selecionadas. Tambm pode ser acionado atravs da tecla delete do teclado. Rotacionar as luminrias selecionadas, utilize o quadro a direita para definir o ngulo de rotao. Quando acionado, exibe a descrio, ngulo e altura de instalao das luminrias do projeto. Iniciar o processamento de clculo.

Resultado

Permite mudar a escala de cores do projeto, para melhor visualizao dos contrastes. Velocidade de processamento do clculo, quanto maior o desempenho, melhor a qualidade de visualizao da tomografia.

Visualizao simples da iluminncia do ambiente. Visualizao em 3D da iluminncia do ambiente.

Gerar relatrio completo do projeto, pronto para impresso.

Gerar a especificao completa da luminria selecionada.

Exportar arquivo fotomtrico da luminria selecionada.

Selecionando luminrias

Para selecionar uma ou mais luminrias, deve-se fazer uma janela de seleo enquadrando-as inteiramente, conforme figura acima. Para desfazer a seleo, deve-se utilizar a tecla esc do teclado.

Inserindo luminrias

O fundo azul corresponde ao modelo selecionado em uso.

Para inserir uma luminria ao projeto, selecione o modelo desejado e clique com o boto esquerdo do mouse em uma das intersees do grid, conforme figura acima. Caso o grid seja de modulao do forro, as luminrias devem ser inseridas entre os espaos.

10

Dicas
Dica 01

Tela de projeto

Tela de resultado

Tela de especificao

Ao finalizar o processamento do clculo, a tela de projeto automaticamente ser trocada pela tela de resultado. O usurio poder navegar entre estas 3 telas sempre que desejar, pois as ferramentas esto relacionadas tela selecionada. 11

Dica 02 Ao passar o cursor do mouse por qualquer ferramenta do programa, aparecer uma legenda correspondente funo do mesmo, conforme exemplo abaixo:

Dica 03 Exportando arquivo IES. (Para utilizao em outros softwares luminotcnicos.) Informar a descrio da lmpada. Neste campo dever constar apenas o fluxo de uma lmpada, mesmo que a luminria escolhida possua outras. *Verificar valores no catlogo do fabricante da lmpada.

Informar consumo total do reator e ignitor se houver. * Verificar valores no catlogo do fabricante do equipamento. Exemplo

12

You might also like