You are on page 1of 8

1os anos Todos os Cursos

Prof. Liliete Santos 2011-2012

O que so os registos/nveis de lngua?


A expresso "registos lingusticos" designa os diversos estilos que um falante pode (ou deve) usar de acordo com vrias condicionantes.
O falante dever ser capaz de adequar o seu discurso a situaes concretas revela, assim, a sua competncia comunicativa

Como se utilizam os registos/nveis de lngua?

Cada emissor utiliza o registo de lngua segundo:


A situao em que se encontra; Intenes/objetivos do emissor; O recetor da sua mensagem A sua cultura/nvel social; A sua idade.

Quais os registos/nveis de lngua?


Literrio
Desvios semnticos e sintticos intencionais; Figuras de estilo; Conotao; Polissemia Utilizado em situaes formais; Vocabulrio cuidado, variado, concreto e abstrato; Formas de tratamento que revelam distanciamento; Sintaxe e complexidade elaborada; Citaes; Acessvel a todos os falantes; adequado a contextos informativos; vocabulrio de conhecimento geral; Sintaxe simplificada, mas correta; Utilizado em situaes informais, entre amigos e familiares; essencialmente oral. Vocabulrio simples, afetivo e pouco abstrato, que por vezes inclui o calo; Sintaxe simplificada, direta: frases curtas, inacabadas; Interjeies, apartes e vocativos; Utilizados por falantes com baixo nvel de escolarizao; Vocabulrio muito pobre; Sintaxe descuidada, com incorrees tambm ao nvel lingustico; Frases inacabadas; Uso de expresses proverbiais.

Cuidado

Corrente
(lngua padro ou norma)

Familiar

Popular

Regionalismos

Termos e outras caractersticas da lngua usados numa determinada regio.

Calo

implica a utilizao de termos sentidos como grosseiros e obscenos.

Gria

Usado por grupos socioprofissionais restritos Recurso a termos/vocbulos de uso e significado restritos e do conhecimento do grupo. Funo de identificao e coeso do grupo
p. ex.: a gria dos estudantes, dos desportistas, dos pescadores

Linguagem cientfica e tcnica

Apresenta termos muito especficos, objectivos e exactos relativos a um assunto tcnico ou cientfico.
p ex.: linguagem cientfica dos mdicos, dos informticos, dos agricultores

Registos de Lngua - exemplos


() Apontou o armrio e pediu que o abrssemos. A nossos olhos, bem para alm do espanto, se revelaram os vestidos envelhecidos que meu pai h muito lhe ofertara. Bastou, porm, a brisa da porta se abrindo para que os vestidos se desfizessem em p e, cinzas, se enevoassem pelo cho. Apenas os cabides balanavam, esqueletos sem corpo. ()
Mia Couto, Inundao, in Pblica, n. 331

Literrio

() No decorrer das viagens que fiz como Presidente da Repblica e dos contactos internacionais que venho mantendo com quem nos visita, tenho verificado que a ideia de um Portugal que foi aventura e se cruzou com gentes e culturas as mais diversas, longe de ser uma lembrana que j se esfumou no tempo, , pelo contrrio, uma imagem constante, que permanece viva. ()
In Discurso do Presidente da Repblica, 10 Junho de 2008

Cuidado

Quem ouviu a derradeira comunicao de Marcelo Caetano na televiso, h 35 anos, dificilmente imaginava que o regime cairia da a menos de um ms. O Homem calvo e de culos de aros grossos, cujo rosto a preto e branco encheu os ecrs dos televisores hora do jantar do dia 28 de Maro de 1974, era j uma visita habitual das casas dos portugueses. ()
In Viso, 2 a 8 de Abril de 2009

Corrente

Registos de Lngua - exemplos


() - Mas que tens tu, pequena?! Parece que viste loboQue diabo haver nesse Canal que te divirta tanto? - Nada, tio
Vitorino Nemsio, Mau Tempo no Canal

Familiar

() J com esta so trs que te escrevo, e por hora nem uma nem duas da tua parte. Marido! que fazes tu, que no respondes? Ando a futurar que no tens o miolo no seu lugar. Longe da vista, longe do corao, diz l o ditado. Ora, queira Deus que no seja por minga de sade; e, se , di-Io para c, que eu estou aqui estou l.
Camilo Castelo Branco, A Queda dum Anjo

Popular

() Olha c, Mar'da Luz! - Que queres tu, Mar'Santana. - O que quero eu? Quero saber em que contos me foste meter coa Lianor na borda-d'gua. - Eu! S se ests pardinal (bbado)! - Estou sim, vem c tomar o bafo. Pensas que sou comati que vinhas noutro dia areada pelo caminho de fora. (estrada) - Como sabes que o teu home s vai ao mar quando ele est rojo (calmo), por isso que falas dessa maneira. - Ento o meu home no tanto com' teu? Raul Brando, Os Pescadores
Camilo Castelo Branco, A Queda dum Anjo

Regionalismos

Registos de Lngua - exemplos


E ficam-se, caraas, ficam-se com uma histria dessas?! Depois de a gaja ter dito aos outros dois gajos que foi ela que matou o gajo e no repetiu isso na esquadra? No ditou, para o bfia que est sentado mquina de escrever? No assinou? Ento e esse chefe Larguinho no disse pessoalmente, pelo telefone, aqui ao Quim, que era verdade que ela o tinha morto? Quim, caraas, disse ou no disse? Querem fazer de um gajo parvo?! Clara Pinto Correia, Adeus Princesa Calo "(...) Manolo mata no peito e cola na relva, Pauliiinho corta in extrimis e dispara, mas tem Carlo ilharga, Juca bate no esfrico, rodopia, faz um bonito, eee lanamento longo... Manecas recebe e progride no terreno, remata do meio da rua... no gooooolo... Zezinho sobe e agarra, ripa na rapaqueca e... No chins, apenas um pedao seleccionado do dialecto futebolstico. Aqui fica a traduo: ...a bola bate no peito de Manolo e cai no cho. Paulinho evita o golo mesmo no ltimo minuto e d um pontap na bola com bastante fora. Carlo no o larga. Entretanto juca despista O adversrio ao mudar a direco da jogada, mandando o esfrico para longe. Manecas fica com a bola, avana at baliza do adversrio, chuta, mas est demasiado afastado para marcar golo. O guardaredes defende, pula, agarra na bola, d-Ihe uns toques e... In Cosmos n 28 Gria Radiodifuso por satlite, o que ? () O transponder consiste num sistema integrado de receptores e transmissores de sinais de rdio que operam em tempo integral e conjuntamente. () Cada transponder possui uma frequncia de operao prpria tanto para receber, como para transmitir os seus sinais para as estaes terrestres. A expresso para definir esta frequncia est baseada no sentido de que a informao circula.
http://www.aminharadio.com/radio/radio_satelite

Linguagem Tcnico-Cientcica

You might also like