You are on page 1of 17

AS RELAES DE GNERO SOB O DOMNIO DO CAPITAL Renata da Silva Este trabalho visa discutir o conceito de gnero sob a tica

da teoria marxiana, a qual considera as relaes histricas e sociais de produo como os fundamentos necessrios para a compreenso das mltiplas determinaes que envolvem a realidade material na qual se insere o ser humano e que, portanto, constitui como fator determinante de sua subjetividade. Ao considerar a categoria gnero como objeto de estudo, tendo como pressuposto terico os trabalhos de Karl Marx (1818 1883), necessrio considerar sua crtica ao modelo capitalista de produo e moral burguesa como padro hegemnico para as relaes entre homem e mulher que se desencadeiam em uma sociedade de classes. So considerados tambm os aspectos histricos e sociais que subsidiaram a luta da mulher pela igualdade e emancipao poltica na conquista de direitos de cidadania, bem como os retrocessos inerentes luta de classes na sociedade capitalista, como a necessidade de homens e mulheres colocarem-se como mercadoria, devido ao carter indispensvel da venda de sua fora de trabalho como um imperativo para a sobrevivncia e a alienao resultante deste processo. O conceito de gnero aspectos histricos e sociais As autoras Scott (1995) e Faria e Nobre (1997) apontam que, ao serem considerados os aspectos sociais, histricos e as especificidades de cada cultura, emergiu o conceito de gnero a partir da atuao do movimento feminista, que tem seus fundamentos na luta pela igualdade entre mulheres e homens, tanto em suas relaes cotidianas como nas questes voltadas ao mercado de trabalho. O desenvolvimento de tal conceito possibilitou a compreenso das relaes entre homem e mulher por meio do mbito social. Entretanto, Faria e Nobre (1997) argumentam que, considerar a relao de gnero como uma construo social, no significa desconsiderar sua dimenso biolgica. H uma imbricao entre o social e o biolgico em um sistema de dominao que, na realidade, social e histrico, mas atinge os corpos dos sujeitos dominados, ou seja, os padres e valores culturais passam a influenciar diretamente a ao dos indivduos.

Dessa forma, os aspectos sociais e histricos atuariam sobre os corpos sexuados de homens e mulheres. Valendo-se das diferenas biolgicas so propostos padres sociais que determinam as formas de relao de gnero, que, por sua vez, tornam-se naturalizadas pelas prticas culturais. Na compreenso de tais prticas torna-se necessrio o resgate de como se estabeleceram as relaes entre homens e mulheres ao longo da histria. Esta distribuio desigual do trabalho e seus produtos, que ocorre na famlia que comea a se estruturar historicamente, com mulher e filhos mantidos como escravos do marido/pai, considerada por Marx e Engels (1977) como uma forma, ainda rudimentar, de organizao da propriedade privada. O primeiro antagonismo de classes na histria, segundo Engels (1980), refere-se quele que se desenvolve na relao entre homem e mulher efetivado pela monogamia e a opresso do sexo feminino pelo masculino. (...) o primeiro antagonismo de classes que apareceu na histria coincide com o desenvolvimento do antagonismo entre o homem e a mulher na monogamia, e a primeira opresso de classes, com a opresso do sexo feminino pelo masculino. A monogamia foi um grande progresso histrico, mas, ao mesmo tempo, iniciou, juntamente com a escravido e as riquezas privadas, aquele perodo, que dura at nossos dias, no qual cada progresso simultaneamente um retrocesso relativo, e o bem-estar e o desenvolvimento de uns se verifica s custas da dor e da represso de outros. a forma celular da sociedade civilizada, na qual j podemos estudar a natureza das contradies e dos antagonismos que atingem seu pleno desenvolvimento nessa sociedade (Engels, 1980: 70 - 71). Tais aspectos so intrnsecos s normas patriarcais que restringiram durante sculos a atuao feminina ao espao domstico. Desde o perodo em que a famlia passou por transformaes significativas, conforme apresentou Engels (1980), a justificativa para a necessidade de subordinao feminina j se pautava em aspectos naturais da diferena entre homens e mulheres, devido gestao e amamentao.

Autoras como Alves e Pitanguy (1985) e Nogueira (2004) abordam a existncia da diviso sexual do trabalho na Grcia e Roma antigas. Nessas sociedades, a mulher era subordinada mesma posio que o escravo ocupava, seu espao de trabalho se restringia esfera domstica, s atividades que envolviam o bem-estar de homens e crianas. Embora a ideologia se pautasse nas funes naturais para manter a desigualdade nas sociedades antigas, Alves e Pitanguy (1985) apontam que filsofos da Grcia antiga, como Plato e Xenofontes, propagavam a ideia de manter a mulher sob uma educao vigilante, sem acesso s possibilidades de aquisio do conhecimento produzido. Isto evidencia o carter social e coercitivo da subordinao feminina desde a Antiguidade. Apenas s cortess era reservado o direito de acesso ao conhecimento e cultivo das artes. Entretanto estas mulheres no tinham funes relacionadas reproduo, como as demais, mas deveriam tornar-se companheiras agradveis dos homens em seus momentos de lazer. Na Idade Mdia, segundo Nogueira (2004), as mulheres camponesas e servas eram as que mais trabalhavam, pois, alm de atuarem nas atividades agrcolas, eram as responsveis pelas tarefas domsticas. Tanto as mulheres casadas quanto as solteiras atuavam em atividades fora de casa, como o comrcio da poca. Para Alves e Pitanguy (1985), durante a Idade Mdia a mulher atuou na maioria das profisses existentes naquele perodo, mas, a partir das grandes mudanas que aconteceram com o Renascimento, algumas atividades tornaram-se restritas aos homens e o trabalho da mulher passou a ser ainda mais desvalorizado pela sociedade. Antes da revoluo industrial, ocorreram grandes mudanas econmicas, religiosas e culturais, que se refletiram nas relaes entre homem e mulher e acentuaram as desigualdades de classe e de gnero. Engels (2008) ressalta que o xodo dos camponeses para as cidades e as mudanas provocadas pela revoluo industrial so processos que contriburam para o surgimento do proletariado e da burguesia. Nas palavras do autor: Antes da introduo das mquinas, a fiao e a tecelagem das matrias primas tinham lugar na casa do trabalhador, a mulher e os filhos fiavam e, com o fio, o homem tecia quando o chefe da famlia no o fazia, o fio era vendido. Essas famlias tecels viviam em geral nos campos vizinhos s cidades e o que ganhavam assegurava perfeitamente sua existncia porque o mercado interno quase o nico mercado era ainda decisivo para a demanda de tecidos e 3

porque o poder esmagador da concorrncia, que se desenvolveu mais tarde com a conquista de mercados externos e com o alargamento do comrcio, no incidia sensivelmente sobre o salrio. (...). (pp. 45 - 46).

A partir da Revoluo Industrial, as famlias mudaram seu modo de vida e como forma de sobrevivncia foram obrigadas a vender sua fora de trabalho aos capitalistas, j que esta era a nica mercadoria que o proletrio possua, o que envolveu a incluso de homens, mulheres e crianas na produo fabril, os quais eram submetidos a longas jornadas de trabalho, durante o dia e noite, para que ocorresse o aumento da produo. Segundo Marx (1988: 211):

(...) ocorreu ento, a partir do nascimento da grande indstria no ltimo tero do sculo XVIII, um assalto desmedido e violento como uma avalancha. Toda barreira interposta pela moral e pela natureza, pela idade ou pelo sexo, pelo dia e pela noite foi destruda (...).

Devido grande explorao do capitalismo sobre os proletrios, o que causava desgaste fsico e at mesmo a morte de trabalhadores que operavam em diversos ramos de produo, estes atingiam o proletrio que atuava desde a fiao do algodo - que no passado era considerada uma atividade agradvel e satisfatria para quem a realizava - at o trabalho pesado da indstria manufatureira ou mesmo aquele que exigia certa especializao - como da modista que costurava para a alta burguesia. Pois, de acordo com Marx (1988), diante do capital todos os trabalhadores so iguais e as especificidades das profisses, de sexo ou idade so fatores indiferentes quando a norma aumentar a produo e os lucros. Em decorrncia de tanta explorao, os proletrios iniciaram reivindicaes que, de acordo com Marx (1988), levaram a implantao de leis referentes jornada laboral nas fbricas, as quais visavam regulamentar as horas de trabalho de acordo com a idade e sexo. Todavia, a legislao fabril inglesa que vigorou entre 1833 e 1864, perodo correspondente anlise feita pelo autor, demonstra o reflexo da luta de classes com algumas conquistas pelos trabalhadores e retrocessos nos momentos em que os capitalistas impem seu poder poltico.

Leis envolvendo o trabalho infantil no chegaram a ser aplicadas, outras eram burladas pelos donos das fbricas para maior explorao do trabalho de crianas e mulheres. No entanto, Marx (1988) destaca que, em 1844 pela primeira vez uma lei fabril legislava sobre o trabalho de adultos, o qual envolvia mulheres maiores de 18 anos que tiveram seu tempo de trabalho reduzido, assim como aconteceu com os adolescentes. Mas, apesar da legislao em vigor nesse perodo de ascenso do capital, as diferenas de classe e gnero tornam-se mais acirradas devido ao constante aumento da explorao da fora de trabalho na atividade industrial. Como forma de aumentar os lucros e diminuir os custos de produo, os capitalistas passaram a pagar salrios diferentes para os homens, as mulheres e as crianas. Com a desigualdade salarial buscavam formas de descaracterizar a luta do proletariado em suas reivindicaes trabalhistas, embora as mulheres e crianas compartilhassem com os homens longas jornadas de atividade laboral nas fbricas. Para Nogueira (2004: 10 - 11): O capitalismo usa dessa diviso sexual do trabalho para incentivar a competio entre os trabalhadores, rebaixando os salrios em decorrncia do ingresso da fora de trabalho feminina (...). Desse modo, a classe trabalhadora, composta por mulheres, jovens, crianas e pelos prprios homens, foi reduzida condio de simples fora de trabalho vivo, ou seja, matria de explorao do capital (...). Neste sentido, a ideologia que permeia a diviso do trabalho se utilizou de aspectos biolgicos para explorar o trabalho feminino e infantil com um menor custo para o capitalista e seu consequente aumento nos lucros derivados da produo. Segundo Marx (1988), no processo de produo e venda da mercadoria h uma separao entre a essncia e a aparncia dos fatores que o envolvem. Na atribuio de valor ao trabalho humano como uma relao de troca de mercadorias, o valor de troca aparece de forma diferenciada de seu valor de uso. Tal processo, assim como ocorre com as demais mercadorias, tambm est presente na compra e venda da fora de trabalho, tanto a masculina como tambm a feminina. Para Marx (1988: 135):

Por fora de trabalho ou capacidade de trabalho entendemos o conjunto das faculdades fsicas e espirituais que existem na corporalidade, na personalidade viva de um homem e que ele pe em movimento toda vez que produz valores de uso de qualquer espcie. No que se refere ao trabalho da mulher e da criana de ambos os sexos significou, e ainda significa na fase atual de desenvolvimento do capitalismo, a manuteno da produo e o aumento do lucro do capitalista, ao considerar fatores como a disponibilidade de mo-deobra e a necessidade das pessoas em disputar vagas e permanecer no mercado de trabalho. Nogueira (2004: 88) apresenta as contradies decorrentes da presena feminina no mercado de trabalho: (...) as metamorfoses do mundo do trabalho (dentre as quais supomos que a principal delas talvez seja sua feminizao) acabam sendo positivas, uma vez que permitem constituir e avanar o difcil processo de emancipao feminina, e desse modo minimizar as formas de dominao patriarcal no espao domstico. So tambm negativas, pois estas transformaes vm agravando significativamente a precarizao da mulher trabalhadora. Neste sentido, homens e mulheres foram desde os primrdios do capital e continuam sendo nos dias atuais, submetidos realidade inerente a este sistema, o qual tem a produo, a venda e compra de mercadoria como a sua fora motriz. Por outro lado, este se constitui em um sistema em que se propaga a ideia de igualdade, porm, nem todos os cidados tm o mesmo acesso s riquezas resultantes da produo, ou mesmo a possibilidade da venda de sua fora de trabalho. Com o advento da ideologia neoliberal e a flexibilizao dos postos de trabalho, fatores estes caractersticos do capitalismo atual, a mulher, assim como o homem sofrem com o desemprego e a informalidade e continuam sendo submetidos explorao mercantil e alienao decorrente deste processo, alm das ideologias criadas pela sociedade burguesa e assimiladas culturalmente.

A moral burguesa como ideologia1 de dominao da mulher e a luta por sua emancipao. Alm das dificuldades enfrentadas pelo gnero feminino no ambiente de trabalho, na sua insero e permanncia no processo de produo, as relaes sociais estabelecidas na sociedade capitalista tambm representaram formas de opresso contra a mulher. No que se refere atuao feminina na sociedade, no apenas as trabalhadoras sofriam discriminaes, mas tambm as mulheres da burguesia eram submetidas a uma rgida censura em relao ao seu comportamento social e sua sexualidade. Segundo DIncao (1997), com o surgimento da famlia burguesa, desenvolve-se o ideal de amor familiar e da importncia da mulher manter uma dedicao exclusiva de cuidados com o marido, com os filhos e com o lar. A mulher burguesa torna-se, ento, o alvo de preceitos mdicos e educativos que visavam prepar-la para a convivncia familiar, para o casamento que, naquela poca perodo que compreende os sculos XVIII e XIX , estava envolto por alianas polticas e econmicas. A virgindade feminina era considerada, portanto, como um requisito fundamental nas negociaes estabelecidas entre as famlias burguesas, era sinnimo de status da noiva e a garantia de manuteno da linhagem dos filhos, os quais deveriam herdar os bens de suas famlias de origem. Dessa forma, a vigilncia e o controle sobre a mulher burguesa passam a ser intensos, (...) no s o marido ou o pai vigiavam seus passos, sua conduta era tambm submetida aos olhares atentos da sociedade (...) (Dincao, 1997: 228). Gruppi (1979) argumenta que, com a formao da propriedade privada e da diviso em classes sociais, desaparece a paridade entre homem e mulher, a autoridade do homem afirmada pela descendncia patrilinear. A subordinao da mulher estaria, portanto, relacionada ao desenvolvimento das foras produtivas, que apresenta contradies ao posicionar metade da humanidade a uma condio de inferioridade.

Ideologia definida por Chau (1981) como um sistema ilusrio que tem como base a realidade, mas mistifica a realidade ao ser posicionado como autnomo em relao mesma. Caracteriza-se pela transformao das ideias da classe dominante em ideias para todos os membros da sociedade. A ideologia abstrata e ilusria porque no corresponde ao real, pois no h universalidade humana na luta de classes.

A submisso feminina legitimada pela constituio da famlia patriarcal 2. Para Gruppi (1979: 65): V-se aqui que a mulher equiparada a coisa; pode, de fato, pertencer a outros, quando, ao contrrio, a mulher deve pertencer sempre e somente a si mesma. assim que, nesse quadro a mulher passa, como coisa em propriedade, de pai para marido; a virgindade o sinal de que esta coisa valor de uso no foi consumida.

Marx (2006) faz uma crtica s relaes estabelecidas na sociedade burguesa e alienao dela decorrente, em uma anlise das mmoires tirs des archives de la police de Jacques Peuchet. Este escreveu sobre os casos de suicdio que aconteceram na poca em que trabalhou como arquivista da polcia francesa. Segundo Marx, esta crtica francesa permite visualizar o equvoco de cidados filantropos que acreditavam que apenas os proletrios sucumbissem diante das condies sociais da poca, e que seus problemas poderiam ser amenizados se lhes fosse dado po e um pouco de educao, no acreditavam que os problemas sociais atingissem as classes mais elevadas, entretanto, so estes casos que so analisados em sua crtica. Nesta obra analisada por Marx (2006), Peuchet escreveu sobre o suicdio, o qual atingia nmeros altssimos em perodos de crise. (...) Embora a misria seja a maior causa do suicdio, encontramo-lo em todas as classes, tanto entre os ricos ociosos como entre os artistas e os polticos. (...). (p. 24). Para os meios sociais mais abastados o autor ressalta que as causas dos suicdios esto associadas a doenas incurveis, conflitos familiares e existenciais, entre outros, (...) e at o prprio amor vida, essa fora enrgica que impulsiona a personalidade, frequentemente capaz de levar uma pessoa a livrar-se de uma existncia detestvel. (p. 24). Para Peuchet, citado por Marx (2006), o suicdio faz parte da natureza da sociedade moderna, cujos desgnios fazem com que tal prtica constitua-se em uma forma de protesto, pois, os deveres sempre so ressaltados, enquanto os direitos no so efetivados e nem mesmo
2

A famlia patriarcal monogmica, desde a Grcia antiga, possui sua motivao na propriedade, da qual tira seu sustento. Defender a unidade da propriedade a razo da manuteno da unidade familiar. Desde seus primrdios, a famlia se constitui como elemento essencial das foras produtivas, mulher e filhos so subordinados ao pai/proprietrio. A partir da, a mulher no mais dona de si mesma, da prpria vida de modo geral e dos sentimentos amorosos em particular [...] (Gruppi, 1979: 65).

esclarecidos. Peuchet, em seu trabalho, procurou descobrir as possibilidades de preveno ao suicdio, entretanto, concluiu que, (...) sem uma reforma total da ordem social de nosso tempo, todas as tentativas de mudanas seriam inteis. (p. 28). O autor apresenta casos de suicdio, a maioria envolvendo mulheres, que tiveram como causa conflitos familiares embasados em uma moral burguesa e na ideia de propriedade privada, a qual, em muitas ocasies, generalizada dos objetos materiais para as pessoas com as quais se convive, por intermdio dos sentimentos de posse e de cime. Na apresentao deste texto, Michael Lwy cientista social brasileiro que escreveu vrias obras sobre Marx e seu trabalho ressaltou que esta obra marxiana diferente das demais pelo fato de apresentar ideias de outro autor, referentes a um aspecto pouco discutido por Marx: a vida privada e, neste enfoque, alm do suicdio emerge a discusso sobre a opresso da mulher na sociedade. Segundo esta apresentao denominada: Um Marx inslito o interesse de Marx pelos escritos de Peuchet se deve crtica s relaes privadas de propriedade, sociedade burguesa e suas formas de vida. Dessa maneira, o suicdio compreendido (...) como sintoma de uma sociedade doente, que necessita de uma transformao radical. A sociedade moderna (...), escreve Marx (2006),

() um deserto habitado por bestas selvagens. Cada indivduo est isolado dos demais, um entre milhes, numa espcie de solido em massa. As pessoas agem entre si como estranhas, numa relao de hostilidade mtua: nessa sociedade de luta e competio impiedosas, de guerra de todos contra todos, somente resta ao individuo ser vtima ou carrasco. Eis, portanto, o contexto social que explica o desespero e o suicdio. (p. 16).

Todavia,

mudanas

significativas

ocorreram

desde

perodo

histrico

correspondente crtica feita por Marx, no que se refere atuao da mulher na sociedade. Alm das reivindicaes trabalhistas, o sculo XIX caracteriza-se, segundo Alves e Pitanguy (1985), por reivindicaes pelos direitos de cidadania, atravs do movimento sufragista, do qual participaram mulheres da burguesia, que lutavam pelo direito de voto para todos os 9

homens e mulheres. Entretanto, em muitos pases, este direito foi conquistado apenas no incio do sculo XX, como no Brasil, que o direito de sufrgio s mulheres foi concedido em 1932. As reivindicaes trabalhistas e a luta por direitos polticos, sociais e educacionais fizeram com que as mulheres, tanto as proletrias como da burguesia, se organizassem, cada vez mais, em busca de novas conquistas e pela superao da excluso a que estavam submetidas. Nas dcadas de 1930 e 1940, perodo em que ocorreu a Segunda Grande Guerra, houve intensas transformaes econmicas e sociais com a sada dos homens para os campos de batalha e a insero de um contingente maior de mo-de-obra feminina no mercado de trabalho. Entretanto, com o fim da guerra, o labor feminino tornou-se novamente desvalorizado, pois as mulheres tiveram que deixar os empregos para dar lugar aos homens que retornaram da guerra. Este perodo de grandes mudanas histricas e sociais constituiu os primrdios do movimento feminista (Alves e Pitanguy, 1985). O movimento emergiu na dcada de 1960, tendo como bandeira de luta a superao da desigualdade entre homem e mulher. Nessa poca, muitas escritoras feministas passaram a questionar o carter naturalizante das diferenas entre os sexos, utilizado como justificativa para a discriminao da mulher na sociedade. Faria e Nobre (1997) definem o movimento feminista como um conjunto de ideias e aes que tem como objetivo superar a opresso e a excluso feminina e ultrapassar a assimetria que existe nas relaes entre homens e mulheres. Organizadas atravs de movimentos sociais, as feministas conquistaram visibilidade na transformao de costumes arraigados na cultura. Alm das conquistas trabalhistas, como creches e licena maternidade, as aes que visam superar a violncia contra a mulher tambm se caracterizam como uma das marcas registradas de suas reivindicaes. O movimento feminista foi percebendo que preciso ter propostas para melhorar a vida das mulheres e que isso significa lutar para um mundo melhor para todas e todos, sem perder a capacidade de responder s questes das mulheres. Neste processo de reflexo foi produzido o conceito de gnero e, posteriormente, sua articulao com os conceitos de raa-etnia. O conceito de gnero foi elaborado por estudiosas da questo da mulher nas universidades e apropriado 10

pelos movimentos como um instrumento de anlise e de organizao da ao (Faria e Nobre, 1997: 29). Apesar dos avanos sociais e polticos alcanados pela luta da mulher para superar as desigualdades presentes na sociedade burguesa, formas de opresso ainda continuam presentes na sociedade atual. Isto se deve ao fato de que, alm da assimetria presente no mercado de trabalho, os tericos que discutem as relaes de gnero sob o enfoque marxista consideram tambm a violncia, que ocorre na relao entre homem e mulher e que atinge, sobretudo, o sexo feminino, independentemente da classe social a qual pertence, como uma das mais graves formas de discriminao de gnero. Saffioti (2003) argumenta que o desemprego e o subemprego, que atingem homens e mulheres neste perodo de polticas e economia neoliberal, so importantes fatores associados ao crescimento da violncia em geral e, em especial, da violncia domstica, pois (...) no quadro da ordem patriarcal de gnero, a perda do status de provedor seja um dos mais importantes fatores deste fenmeno (...) (p.32). O espao domstico o principal local onde se evidencia a violncia de gnero, que ocorre geralmente entre casais. Embora esse fator no seja nico, a ele so somados, ainda, os relacionados naturalizao das desigualdades entre os gneros. Segundo Saffioti (2003), o sofrimento das mulheres deriva dos eixos patriarcado, racismo e capitalismo, que se constituem em sistemas de explorao, os quais, embora possuam suas especificidades, so entrecruzados em suas origens e na constituio das desigualdades. Dessa forma, as mulheres tornam-se as principais vtimas da violncia de gnero, elas so colocadas em ltima posio na escala social, situao que se agrava se estas forem, ainda, pobres e negras. Os eixos de dominao e explorao, apresentados por Saffioti (2003), presentes na sociedade capitalista, caracterizam o projeto da burguesia em detrimento da classe trabalhadora; o projeto masculino de subordinao do feminino e o projeto dos brancos de se sobreporem aos negros e demais grupos tnicos. Na manuteno desses projetos, que constituem o status quo da sociedade atual (...) a violncia no apenas existe, mas se torna absolutamente necessria para assegurar o bem-estar de alguns em detrimento do sofrimento de milhes (...) (p. 37). Essas formas de desigualdade so banalizadas na sociedade capitalista de maneira to contundente que as pessoas, s vezes, encaram a violncia de gnero como algo natural. 11

A legitimao e naturalizao da violncia e da desigualdade de gnero so decorrentes, segundo Heller (1971), de influncias da propriedade privada nas relaes familiares e sexuais, constituindo-se em relaes alienadas que resultam na discrepncia entre a essncia e a existncia humanas. O aspecto subjetivo da alienao a aceitao da desigualdade. A superao da alienao e da desigualdade de gnero s ser possvel, de acordo com Heller (1971), com o fim da sociedade de classes e da propriedade privada. Dessa forma, poder ser estabelecida uma sociedade humanizada, com relaes humanizadas entre homens e mulheres. Segundo Mszros (2002 citado por Nogueira, 2004: 90) (...) as promessas no cumpridas e impossveis de serem realizadas pelo sistema do capital transformam a grandiosa causa da emancipao feminina numa impossibilidade dentro do domnio do capital. Portanto, no h nenhuma outra forma de se alcanar a emancipao da mulher, (...) sem que ocorra uma metamorfose substantiva nas relaes estabelecidas de desigualdade social. A emancipao feminina, de acordo com autores (as) que discutem a desigualdade de gnero (Gruppi, 1979; Heller, 1971 e Nogueira, 2004) ser possvel apenas com a superao da desigualdade social que promovida pelo sistema capitalista. Emancipao poltica e autonomia3 na sociedade de classes A real emancipao feminina, assim como a emancipao humana somente ser possvel com a superao das contradies presentes na sociedade de classes. Marx, em um texto de 1843, intitulado A questo judaica, discute as diferenas entre os conceitos de emancipao poltica e emancipao humana. Neste trabalho ele considera que a primeira pode ocorrer na sociedade capitalista por meio da aquisio de direitos civis - os quais no fazem parte da realidade de todos os homens e mulheres - mas a humana se torna possvel apenas com a superao da sociedade de classes.
3

De acordo com Ferreira (1988), autonomia : 1. Faculdade de se governar por si mesmo; 2. Direito ou faculdade de se reger (uma nao) por leis prprias; 3. Liberdade ou independncia moral ou intelectual. Portanto, a palavra autonomia est ligada liberdade e possibilidade do ser humano de exercer plenos direitos, sem estar subjugado a um sistema de explorao.

12

Nas palavras de Marx (1943): No h dvida que a emancipao poltica representa um grande progresso. Embora no seja a ltima etapa da emancipao humana em geral, ela se caracteriza como a derradeira etapa da emancipao humana dentro do contexto do mundo atual. bvio que nos referimos emancipao real, emancipao prtica. Para Marx a emancipao poltica, tal qual a conquistada pelas mulheres em muitas culturas presentes no mundo contemporneo, representa um importante passo na busca da autonomia humana, porm, no possibilita sua efetivao, pois no supera as contradies inerentes sociedade capitalista, a qual se apropria das diferenas naturais entre as pessoas e culturas para impor formas de explorao aos indivduos. Desta maneira, na sociedade capitalista aspectos relacionados ao sexo, raa e etnia so colocados como fatores que justificam uma ideologia de explorao de algumas pessoas diante de outras, de burgueses sobre o proletariado. Os direitos de igualdade inerentes ao liberalismo, proclamados desde a Revoluo Francesa, segundo Marx (1843), so em sua essncia, direitos burgueses, aos quais nem todos os seres humanos tm acesso, pois (...) A aplicao prtica do direito humano da liberdade o direito humano propriedade privada. Neste sentido, a emancipao poltica se torna possvel por intermdio da aquisio de direitos, mas no sinnimo da emancipao humana, que possibilitaria aos indivduos o exerccio pleno de sua autonomia e a superao da alienao presente no modo de produo capitalista. Isto ocorre porque no capitalismo o dinheiro , segundo Marx (1988), a medida de valor que torna todas as mercadorias comensurveis, sejam elas constitudas pelo trabalho humano objetivado - sendo este proveniente da atividade feminina ou masculina ou referente aquisio de bens que constituem a propriedade privada. Isto ocorre porque toda a mercadoria diante do capital possui seu preo, ou seja, a forma monetria da mercadoria. Nos Manuscritos econmicos e filosficos, Marx (1978) ressalta que o dinheiro torna-se o meio de atingir todas as necessidades humanas, as quais a ele so submetidas. A propriedade privada tornou-nos to estpidos e unilaterais que um objeto s nosso quando o 13

temos, quando existe para ns como capital ou quando imediatamente possudo, comido, bebido, habitado, em resumo, utilizado por ns. (...) (p. 11). Entretanto, estas formas de propriedade privada so compreendidas como necessidades de subsistncia, isto faz com que os sentidos estejam voltados ao ter, o que torna os sujeitos alienados. Para o autor (...) a alienao aparece tanto no fato de que meu meio de vida de outro, que meu desejo a posse inacessvel de outro, como no fato de que cada coisa outra que ela mesma, que minha atividade outra coisa, e que, finalmente (...), domina em geral o poder desumano. (...). (p. 22). Assim, a alienao inerente ao capital impede o exerccio da emancipao humana, da autonomia de homens e mulheres para a busca da realizao de suas necessidades, e no apenas a de conquista da propriedade privada, conforme ressaltada pelos direitos civis, pelos direitos humanos, tal como difundidos pela sociedade capitalista.

Consideraes Finais A luta pela emancipao da mulher na sociedade constituiu, e ainda constitui, um importante processo na busca por mudanas polticas. Conforme Santos Neto (2011), importante considerar o carter histrico da luta por direitos como uma conquista da humanidade, em sua batalha contra as desigualdades sociais que so impostas como algo natural e intrnseco vida de homens e mulheres. Contudo, a diviso de atividades entre os sexos feminino e masculino no iniciou a partir do capitalismo, mas uma caracterstica do trabalho desde a fase de acumulao primitiva e incio da organizao da instituio familiar, conforme ressaltados por Marx e Engels (1977) e Engels (1980 e 2008). Porm, nesta fase do desenvolvimento histrico da sociedade ainda no existiam diferenas significativas entre a essncia e a aparncia, pois no havia a ideia de igualdade, a ideologia que passou a predominar a partir do estabelecimento do capitalismo e que foi ratificada com a Revoluo Francesa e seus ideais liberais. Estes 14

contriburam para a expanso de tal sistema e o acirramento da explorao do proletariado, o qual se tornou livre apenas para a venda de sua fora de trabalho. No que se refere diviso de trabalho entre os sexos, esta teve diferentes caractersticas, de acordo com a forma de produo estabelecida em cada momento histrico, o que criou ideologias voltadas para o papel adequado mulher diante da famlia e da sociedade, sendo este, em alguns momentos, direcionado ao mbito domstico; em outros, inserido no mercado de trabalho para a venda da mo de obra feminina como mercadoria, o que se tornou algo necessrio para sua sobrevivncia e a manuteno de seus filhos. Neste processo, a ideologia dominante se utilizou de justificativas embasadas nas diferenas biolgicas entre homem e mulher para provocar as mudanas nos meios de produo, as quais sempre estiveram voltadas para os interesses e manuteno do capital desde que o mesmo passou a vigorar como sistema hegemnico. Os direitos polticos conquistados pela mulher na sociedade constituram um importante avano para a emancipao do gnero feminino. Mas, apesar de ser uma grande conquista, a busca pela igualdade e direitos da mulher na sociedade no possibilitaram a superao da dominao do capital sobre o trabalho humano e as consequncias de tal fato. No que se refere (des) igualdade de gnero, a emancipao poltica e a conquista de direitos no permitiram o pleno exerccio da autonomia da mulher, da liberdade na superao da alienao e opresso capitalista que continua atingindo a todos e todas. Neste momento histrico, assim como j ocorreu em outros perodos, tal sistema ainda se utiliza de subterfgios baseados em aspectos naturais e nega sua base social, para justificar a explorao de alguns indivduos diante de outros, o que ainda permeia as relaes de gnero e determinam as formas de vida e o desenvolvimento da subjetividade de homens e mulheres.

REFERNCIAS: Alves, B. M. & Pitanguy, J. (1985). O que feminismo. So Paulo: Brasiliense. Chau, M. (1981). O que ideologia. So Paulo: Brasiliense.

15

Dincao, M. A. (1997). Mulher e famlia burguesa. In: Del Priori, M. (Org) Histria das mulheres no Brasil. So Paulo: Contexto. pp. 223 240. Engels, F. (1980). A origem da famlia, da propriedade privada e do estado. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. Engels, F. (2008). Situao da classe trabalhadora na Inglaterra. So Paulo: Boitempo. Faria, N. & Nobre, M. (1997). Gnero e desigualdade. So Paulo: SOF. Ferreira, A. B.H. (1988). Dicionrio Aurlio de Lngua Portuguesa. Editora Nova Fronteira: Rio de Janeiro. Gruppi, L. (1979). Sexo e sociedade. In: Vrios Autores. Temas de cincias humanas. v. 6. So Paulo: Livraria Editora de Cincias Humanas LTDA, pp. 55 92. Heller, A. (1977). O futuro das relaes entre os sexos. In: Vrios Autores. A crise da famlia e o futuro da relao entre os sexos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, pp. 215 230. Marx, K. & Engels, F. (1977). A ideologia alem. So Paulo: Grijalbo, 1977. Marx, K. (1978). Manuscritos econmicos e filosficos e outros textos escolhidos. 2 ed. So Paulo: Abril Cultural. Marx, K. (1843). A questo judaica. Disponvel em: www. marxists. org. Acesso em 10 de outubro de 2009. Marx, K. (1988). O capital. Volume I. 3. Edio. So Paulo: Nova Cultural. Marx, K. (2006). Sobre o suicdio. So Paulo: Boitempo. Nogueira, C.M. (2004). A feminizao no mundo do trabalho. Campinas: Autores associados. Saffioti, H. I. B. (2003). Violncia estrutural e de gnero Mulher gosta de apanhar? In: Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres (Brasil). Programa de preveno e combate violncia contra a mulher Plano Nacional. Braslia: A Secretaria.

16

Santos Neto, A. B. (dez. 2011). A constituio histrico-ontolgica da tica e dos direitos humanos. Revista katlysis, 14, (2). Recuperado em 28 de dezembro de 2011, da Scielo (Scientific Electronic Library On Line): www.scielo.br. Scott, J. (jul/dez. 1995). Gnero: uma categoria til de anlise histrica. Educao e realidade. 20 (2), p.70 99.

17

You might also like