You are on page 1of 16

A RECEPO DE FANON NO BRASIL E A IDENTIDADE NEGRA

Antonio Srgio Alfredo Guimares

RESUMO

Neste artigo, uso fontes bibliogrficas e testemunhos para analisar a recepo de Fanon pelo meio intelectual brasileiro, assim como sua influncia sobre a formao de identidades negras. Enquanto observo uma recepo morna, argumento que isso se deveu a trs fatores: primeiro, a especificidade da esquerda latino-americana nos anos 1960; em segundo, uma constituio racial e nacional totalmente oposta a conflitos raciais; e, em terceiro, o nmero reduzido nas universidades brasileiras de professores e pesquisadores negros que abordem a formao da identidade negra ou a afirmao de sujeitos racialmente oprimidos. PALAVRAS-CHAVE: Frantz Fanon; identidade negra; sujeitos racialmente oprimidos; conflitos raciais.
SUMMARY

In this article, I use bibliographical sources and testimonies to analyse the reception of Fanon by the Brazilian intellectual milieu, as well as his influence upon the formation of black identities. As I observe a lukewarm reception I argue it was due to three factors: First, the specificity of the Latin American left in the 1960s; second, a national and racial makeup totally opposed to racial conflicts; and third the small number of black professors and researchers at Brazilian universities who focus on the formation of black identity or the affirmation of racially oppressed subjects. KEYWORDS: Frantz Fanon; black identity; racially oppressed subjects; racial conflicts.

[1] Verso anterior deste texto foi apresentada no colquio Penser aujourdhui partir de Frantz Fanon, Universits Paris 1, Paris 7, Paris 8, Unesco, Fondation Frantz Fanon; Paris, 31 novembro e 1 dezembro de 2007. So muitas as pessoas que me ajudaram a colher informaes sobre Fanon no Brasil; algumas delas esto citadas no texto, outras no. Entre estas, lembro-me de algumas e nomeio-as ao tempo em que peo desculpas a quem esqueci: Andrew Kirkendall, Carlos Nelson Coutinho, Helena Hirata, Ismail Xavier, Joelzito de Araujo, Jos Maria Nunes Pereira, Jlio Csar Tavares, Mariza Correa,Nadya Araujo Guimares,Paulo Farias,Renato da Silveira.

Frantz Fanon um nome central nos estudos culturais,ps-coloniais e africano-americanos,seja nos Estados Unidos,na frica ou na Europa.Falamos muitas vezes de estudos fanonianos,tal o volume de estudos que tm a sua obra como objeto de reflexo.Meus colegas e alunos negros brasileiros devotam a ele a mesma admirao, respeito e devoo que seus irmos de cor africanos e do hemisfrio norte.No entanto,quando busquei material para escrever este artigo, deparei-me com um silncio impactante,em revistas culturais ou acadmicas,que perdurou at meados da dcada de 1960.
NOVOS ESTUDOS 81 JULHO 2008 99

No Brasil, como em toda a parte, Fanon entrou na cena cultural quando a violncia revolucionria estava na ordem do dia, embora tenha sido lido timidamente,ombreado por guerrilheiros pensadores como Fidel Castro, Che Guevara, Camilo Torres; ou por lideranas negras como Stockley Carmichael, Malcom X e Eldridge Cleaver; ou Amlcar Cabral, Agostinho Neto, Kwame NKrumah. Mas, passada essa fase,seu pensamento,ao contrrio do que ocorreu alhures,no foi objeto da reflexo exegtica e crtica por parte de universitrios e acadmicos brasileiros,estabelecidos em centros de estudos.
OS ANOS 1960 E A EPIDEMIA SARTRE

O pensamento de Fanon chega ao Brasil como chegaram todas as idias novas em livros europeus e numa poca em que o marxismo e o existencialismo disputavam o proscnio da cena cultural e poltica brasileira. Uma leitura atenta das principais revistas culturais brasileiras dos anos 1950 no me rendeu nenhum conhecimento sobre a recepo de Fanon. como se a publicao de Peau noir, masques blancs (1952) tivesse passado despercebida.A Anhembi,de So Paulo,publica,entre 1953 e 1955,todos os estudos de relaes raciais entre brancos e negros em So Paulo, frutos do projeto coordenado por Roger Bastide e Florestan Fernandes,alm de algumas reaes a estes estudos.O prprio Bastide, depois de retornado a Paris, em 1954, escreve regularmente crticas e comentrios a livros que esto sendo lanados na Europa, principalmente na Frana;mas no menciona Fanon em sua atividade recensria. Nada encontramos tambm na Revista Brasiliense. Clvis Moura,Florestan Fernandes e Octvio Ianni escrevem na revista sobre temas negros (revolta dos mals, relaes raciais, poesia), mas sem mencionar o autor martinicano.Srgio Milliet,em 1958,faz uma resenha abrangente da poesia negra e,como no podia deixar de ser,cita os poetas da ngritude e Sartre.Apenas. O Brasil comea a se familiarizar com as idias de Fanon um pouco antes de sua morte,mais precisamente durante a estadia de Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir no pas,entre agosto e setembro de 1960. Sartre e Beauvoir chegam ao Rio de Janeiro, vindos de Havana, para promover a solidariedade internacional necessria para sustentar a revoluo cubana e a guerra de libertao da Arglia. Certamente a intelectualidade brasileira, to prxima do que se passava em Paris, acompanhava, atravs de Les Temps Modernes, as posies anticolonialistas do filsofo.A sua peregrinao China,a Cuba e ao Brasil tinha claramente um carter militante. O colonialismo um sistema que nos infecta com seu racismo,escrevera Sartre,em 1956.A sua militncia vai alm das palavras:durante sua estada no Brasil,Sartre passar a
100 A RECEPO DE FANON NO BRASIL E A IDENTIDADE NEGRA Antonio Srgio Alfredo Guimares

[2] Beauvoir, Simone. La force des choses.Paris:Gallimard,1963,p.549.

responder a um processo criminal em Paris,junto com outros 121 intelectuais que assumiram abertamente a cooperao com a Frente Nacional de Libertao da Arglia. Na dcada anterior, o jornal negro Quilombo publicara trechos de seu Orfeu Negro, a mostrar que o racismo anti-racista dos negros francfonos encerrava em si uma nova dialtica de libertao. No entanto,no h registro de que Sartre tenha se encontrado com Abdias do Nascimento ou com qualquer outra liderana poltica negra brasileira.Sartre estava entre ns,defendendo as mesmas posies antiimperialistas dos comunistas e da esquerda catlica com relao a Cuba e Amrica Latina, sia e frica; e a luta anti-racista e anticolonial dos africanos comeava a ficar mais prxima. No tenho informaes sobre se Sartre citou Fanon em suas conferncias, mas as idias do jovem martinicano causavam grande impresso sobre Sartre poca, como se pode inferir dos dirios de Beauvoir. Ao recordar-se de uma visita a um barraco em Ilhus, por exemplo, ela nota os homens de pele e cabelos escuros nos olhavam, machadinhas em mos, o dio nos olhos. A revoluo no Terceiro Mundo, como pensava Fanon, deveria ser obra de camponeses e no desses trabalhadores das docas que tambm eles viram em Ilhus, musculosos, saudveis, que sabiam rir e cantar. Comparado aos camponeses, o proletariado se constitui no Brasil uma aristocracia, anotou Beauvoir2. Sartre tambm chamou ateno para a segregao que os negros brasileiros sofriam, medida que percebia que seus interlocutores eram todos brancos das classes mdia e alta: Jamais vimos nos sales,nas universidades,nem nos auditrios um rosto chocolate ou caf com leite. Sartre fez essa observao em voz alta durante uma conferncia em So Paulo,depois se corrigiu:havia um negro na sala um tcnico de televiso3. Evidentemente,Sartre e Beauvoir no encontraram no Brasil quem pensasse que os negros brasileiros fossem vtimas de racismo;encontraram, ao contrrio, o discurso unnime de que a segregao dos negros era econmica e a luta libertadora deveria ser de classes. No pareceram plenamente convencidos,pois,segundo Beauvoir,o fato que todos os descendentes dos escravos continuaram proletrios; e que,nas favelas,os brancos pobres se sentem superiores aos negros. Talvez.Mas o sucesso de Sartre no Brasil se deveu s suas conferncias sobre o colonialismo e a necessidade histrica das lutas de independncia dos povos do Terceiro Mundo. O anti-racismo e o anticolonialismo de Sartre conviveram,no Brasil,com o republicanismo de sua audincia a classe mdia letrada de estudantes, escritores e intelectuais. O Brasil, para Sartre, no era um
NOVOS ESTUDOS 81 JULHO 2008 101

[3] Ibidem,p.561.

simples transplante europeu como os Estados Unidos;afinal,todos os [brasileiros] que encontrei sofrem a influncia dos cultos nag4. A assimilao e a integrao no pareciam aqui engenhosos discursos de dominao; ao contrrio, pareciam ter amulatado o pas, como queria Freyre e tambm pensava Jorge Amado, seu anfitrio. Alis, Sartre e Beauvoir j estavam de h muito familiarizados com as idias de ambos. Devemos lembrar que extratos de Cacauhaviam sido publicados em Les Temps Modernes5, assim como uma resenha elogiosa da edio francesa de Casa-grande e senzala(Pouillon,1953),e que Quincas Berro Dguaseria publicado na mesma revista depois de seu retorno a Paris6. Para compreender a posio de Sartre preciso lembrar que o mundo do ps-guerra polarizara-se rapidamente em dois eixos. No primeiro, a contraposio se dera em torno da descolonizao e do racismo, que opunham o Norte ao Sul. Sartre participara ativamente da construo desse plo. Escrevera o prefcio da Anthologie de la nouvelle posie ngre et malgache de la langue franaise (1948, 1949), em que abraara a negritude, o movimento de afirmao identitria e de reconstruo cultural, tnica e racial de africanos e afro-caribenhos, ainda que fazendo uso da velha concepo de racismo como doutrina a negritude, segundo ele, seria um racismo anti-racista. Desde os anos 1950, porm, passara a acolher nas pginas de sua revista uma nova concepo do que era o racismo no ps-guerra: aquele, que apesar de negado doutrinariamente, era realizado e vivido nas prticas sociais e polticas de colonizadores e colonizados.No segundo eixo,a polarizao se dera entre os intelectuais que defendiam a ordem burguesa e liberal, por um lado, e aqueles que se faziam porta-vozes dos interesses operrios e camponeses,a partir do marxismo ou de outras ideologias. O primeiro eixo marcado pelas raas e pela descolonizao;o segundo,pela luta de classes e pelo antiimperialismo.Ora,Sartre e Fanon representavam a fuso do antiimperialismo, do antiracismo,da descolonizao e das lutas de classes. No Brasil dos anos 1950 e 1960,entretanto,esses dois eixos no se encontravam: liberais e marxistas, brancos e negros, igualmente, tinham o mesmo projeto anti-racista de construo de uma nao mestia, brasileira e ps-europia, que ultrapassasse a polaridade entre brancos, de um lado, e negros e indgenas, de outro. O que os dividia era apenas a defesa da ordem burguesa ou a aposta na luta de classes.As raas desapareciam,assim,na superexposio conceitual e poltica das classes sociais. Passava-se o mesmo em toda a Amrica Latina, inclusive na Cuba socialista, que Fanon quis conhecer7 e que Sartre conhecera em 1960. No fora Fanon fruto da convergncia entre essas duas polarizaes.Guerreiro Ramos,ativista negro e socilogo,o poderia ter introduzido aos brasileiros de 1960,pois tinha alguma afinidade com o seu
102 A RECEPO DE FANON NO BRASIL E A IDENTIDADE NEGRA Antonio Srgio Alfredo Guimares

[4] Ibidem.

[5] Amado,Jorge.Cacao.Les Temps Modernes,n 104/105,juin-aot 1954. [6] Idem. Les trois morts de Quinquin-la-flotte. Les Temps Modernes, n 178,fev.1961,pp.868-915.

[7] Gordon, Lewis, Sharpley-Whiting, T. Denean e White, Rene T. (eds.).Fanon: a critical reader.Oxford: Blackwell,1996,p.4.

pensamento.No s ele,mas todos os demais membros do Iseb,como observou Renato Ortiz:


[8] Ortiz, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional.So Paulo:Brasiliense,1998,p.51. [9] Fanon, Frantz. Racisme et culture. Prsence Africaine, 2me srie, nos VIII-IX-X, juin-nov. 1956, pp. 122-131; idem. Fondement rciproque de la culture nationale et des luttes de libration. Prsence Africaine, 2me srie, nos XXIV-XXV, fev.-mai 1959,pp.82-89. [10] Idem. LExprience vcu du noir. Esprit, n 179, mai. 1951, pp. 657-679. Idem. Le syndrome nordafricain. Esprit n 187, fv. 1952, pp. 237-284. Idem. Antillais et Africains. Esprit. n 223, fv. 1955, pp. 261-299. [11] Idem. La minorit europenne dAlgrie en lAn V de la Rvolution. Les Temps Modernes,n 159-160,1959, pp.1841-1867;idem.De la violence. Les Temps Modernes, n 181, 1961, pp. 1453-1493. [12] Paiva, Vanilda P. Paulo Freire e o nacionalismo-desenvolvimentista. Rio de Janeiro/Fortaleza:Civilizao Brasileira/Edies UFC,1980. [13] Em A reduo sociolgica,de 1958, Guerreiro cita explicitamente Aim Csaire (Discours sur le colonialisme, Paris:Prsence Africaine,1955),Cheik Anta Diop (Nations ngres et culture. Paris: Prsence Africaine, 1954) e Sartre (Le colonialisme est um systme. Les Temps Modernes, n 126, 1956) em francs, mas no se refere a Fanon. Na segunda edio, de 1965, Guerreiro acrescenta a essas leituras Balandier (Sociologie actuelle de lAfrique noire. Dynamique des changements sociaux en Afrique centrale. Paris: PUF, 1955) e continua sem se referir a Fanon. [14] Ver a coleo do Niger, jornal dirigido por Jos Assis Barbosa e Jos Correia Leite, em So Paulo, 1960. Coleo Mirian Ferrara,IEB-USP. [15] Informao de Michel Lwy ao autor, em dezembro de 2007. Lwy sai do Brasil em agosto de 1961 e volta em dezembro do mesmo ano por dois ou trs meses, provavelmente trazendo uma cpia do Damns de la Terre,recm-lanado em Paris.

O que chama a ateno nos escritos de Fanon e do Iseb que ambos se estruturam a partir dos mesmos conceitos fundamentais: o de alienao e o de situao colonial. As fontes originrias so tambm,nos dois casos,idnticas:Hegel,o jovem Marx,Sartre e Balandier8. Se Guerreiro no o fez foi porque a desalienao e a descolonizao cultural que buscava no passavam pela luta de classes.Provavelmente conhecia Fanon,pois era leitor de Prsence Africaine9,de Esprit10 e de Les Temps Modernes11, alm de revistas acadmicas francesas. O fato que,para articular o seu libelo contra a colonizao cultural dos brasileiros claros e escuros, Guerreiro bebera em algumas das mesmas fontes que Fanon, mas no em todas. A mesma inclinao por Hegel e pelo existencialismo,quando somadas a situaes nacionais e projetos pessoais diversos, levara Guerreiro a posies nacionalistas e populistas12,afastando-o de doutrinas revolucionrias que pregavam a violncia como modo de transformao social ou que defendiam a manuteno de diferenas culturais entre colonizados e colonizadores13. Tambm a imprensa negra paulistana dos anos 1960,formada por homens e mulheres com situao de classe mais precria que Guerreiro, parecia desconhecer Fanon em sua campanha de solidariedade aos movimentos de libertao africana,continuando sintonizada com o discurso da ngritude de Senghor e de Sartre dos anos 1948, a quem citam diretamente14.
FANON E A ESQUERDA REVOLUCIONRIA

Certamente,a esquerda brasileira tomou conhecimento de Fanon atravs do extrato de Damns de la terre (1961),publicado em Les Temps Modernes, e do prefcio de Sartre. Ou seja, o Fanon sartriano de De la violence. Michel Lwy, por exemplo, se lembra de ter discutido o prefcio de Sartre com seus companheiros em So Paulo,provavelmente ainda em dezembro de 196115.H que se notar dois fatos na informao:primeiro,foi o prefcio de Sartre e no o artigo ou o livro de Fanon que foi discutido;segundo,a esquerda brasileira discutia seriamente a violncia revolucionria,o que significava que os autores que escreviam sobre a Amrica Latina, sobre tticas de guerra urbana ou guerrilha, ou faziam a teoria geral da revoluo em sintonia com a filosofia europia,eram privilegiados na leitura. O silncio da esquerda brasileira sobre Fanon precisa ser entendido,ademais,como discordncia poltica,tantos so os sinais indireNOVOS ESTUDOS 81 JULHO 2008 103

tos de sua presena,a partir de meado dos anos 1960.O que acontece tanto no mundo negro quanto no branco16.Alguns fatos devem ser listados para que se compreenda como se estabeleceu essa relao difcil entre Fanon e a esquerda no Brasil. O primeiro deles que pouco depois desse primeiro contato sobreveio o golpe militar de 1964,que levou ao exlio um grande nmero de militantes. O segundo que aqueles que acreditavam na violncia revolucionria passaram clandestinidade, tornando tnues os seus elos com o mundo cultural. O que se l sobre Fanon, portanto, nos anos 1960, muito pouco. A situao comea a mudar apenas quando as cidades norte-americanas so tomadas pelas chamas das riots negras,e se sabe que Fanon era lido e discutido febrilmente pelos revolucionrios norte-americanos, como os Panteras Negras. A revista Tempo Brasileiro publica, em 1966, um artigo de Grard Chaliand,em que o autor abre uma nota de p de pgina para registrar: apoiando-se nas anlises mais contestveis de Fanon aquelas sobre os camponeses africanos. Ver sobre esse assunto a melhor e, alis, a nica anlise marxista consagrada ao pensamento de Fanon: Frantz Fanon et les problmes de lindpendance (La Pense, n 107)17.Referia-se a Nghe18,um dos grandes adversrios de Fanon no mundo africano. Os marxistas brasileiros, portanto, seguiam as crticas marxistas e tambm liberais19 s concepes polticas de Fanon.No Brasil, a esquerda reverenciava Fanon, mas, se o lia em francs, no o citava; impondo-se um silncio obsequioso.O mesmo no se passava com os marxistas da Monthly Review, cujos artigos eram regularmente traduzidos e publicados por revistas brasileiras.O motivo da reverncia e do silncio sobre Fanon pode ser buscado,como j sugeri,na sua centralidade para as lutas que se desenvolviam nos Estados Unidos daquele tempo.Os rebeldes afro-americanos tambm se consideram africanos e sujeitos coloniais,atitude muito bem captada pelas palavras dos editores da Monthly Review: Se voc ainda no conhece,grave bem o nome de Frantz Fanon que se tornou talvez o mais respeitado porta-voz dos oprimidos coloniais.Seu livro Les damns de la terre acaba de ser publicado sob o ttulo The wretched of the earth,e o recomendamos enfaticamente20. Em novembro de 1966,Goldman resenha em cinco pginas Studies in a dying colonialism, e cunha uma frase lapidar sobre o que significava Fanon para a rebelio negra daqueles anos: Fanon popular porque fala,sobretudo,da prpria luta e por dentro da Revoluo,como um participante.Os jovens radicais negros que o lem,que
104 A RECEPO DE FANON NO BRASIL E A IDENTIDADE NEGRA Antonio Srgio Alfredo Guimares

[16] Em entrevista a Verena Alberti e Amilcar Pereira (19/12/2006), Jos Maria Nunes Pereira, que dirigiu o Centro de Estudos Asiticos da Cndido Mendes, entre 1973 e 1986, comenta: Fanon era nome cortado na esquerda.

[17] Chaliand, Grard. Problemas do nacionalismo angolano. Tempo Brasileiro, n 6,1966,pp.77-98. [18] Ver Nghe,Nguyen.Frantz Fanon et les problmes de lindpendance. La Pense.n 107,1963,pp.23-36. [19] Arendt, Hannah. On violence. Nova York: Harcourt, Brace & World, 1970.

[20] Monthly Review, n 17, v. 1, June 1965 (contracapa).

[21] Goldman,Lawrence.Fanon and black radicalism. Monthly Review, v. 18, n 5,nov.1966,p.58.

internalizam sua viso e respondem com fervor s suas idias,so,ademais, pessoas que lutam intensamente contra um sistema que no tm certeza se podem derrubar. Para Fanon, o importante a transformao, a mutao interior que ocorre durante a luta,o modo como os condenados da terra se libertam durante a confrontao inevitvel entre opressores e oprimidos. E h outra idia que o mdico negro da Martinica,que escreve sobre a Revoluo argelina,sugere a esses jovens radicais: que o sistema contra o qual eles lutam o mesmo contra o qual ele,Fanon,luta,e que ambos se opem a um opressor comum em nome de um mesmo ideal21. Significaria Fanon o mesmo para os negros brasileiros? O certo que,finalmente,em 1968,aparece a edio brasileira de Condenados da terra, rapidamente retirada de circulao pelos rgos de represso poltica,mas no antes de cair nas mos de dezenas de militantes.Pensamento explosivo tanto para a luta de classes quanto para o projeto de democracia racial.Buchanan,na Revista da Civilizao Brasileira,escreve: Deve-se lembrar que Malcolm X que junto com Frantz Fanon, foi a principal inspirao de Carmichael foi o nico lder negro americano que aplaudiu o assassinato de Kennedy22. Na mesma revista, o crtico literrio comunista Nelson Werneck Sodr,num grande balano dos lanamentos do ano,registra:O colonialismo,em sua brutalidade,est espelhado na obra de Frantz Fanon, Os condenados da terra, que estuda os efeitos da tortura23. Nesta frase ouve-se o eco das torturas que a ditadura militar comea a rotinizar, assim como a simpatia por interpretaes semelhantes de Goldman: Uma das contribuies mais importantes para o pensamento social [] sua brilhante anlise das relaes entre desordem mental e colonialismo,entre desajustamento sexual e represso poltica24. Psicanalista brilhante e mau poltico, para uns; idelogo radical, para outros,Fanon ter de esperar por uma nova esquerda para ser lido com simpatia. At mesmo o lder negro Abdias do Nascimento que, em seus artigos dos anos 1960,traa influncias do movimento negro, analisa a conjuntura internacional,enfatiza a ngritude,a cultura negra, fala do estupro de origem da miscigenao brasileira, menciona as lutas de libertao na frica,o fermento do negro norte-americano, mas nada diz sobre Fanon: Parafraseando Toynbee, e em virtude de certas condies histricas, um decisivo papel est destinado ao negro dos Estados Unidos num rumo novo poltico e cultural para os povos de cor de todo o mundo. Seria, por assim dizer,o recolhimento da herana legada pela atual gerao de grandes negros Leopold Sdar Senghor, Kwame NKrumah, Langston Hughes, Jomo Keniata,Aim Cesaire,Sekou Tour,Nicols Guilln,Peter Abraham, Alioune Diop,Lumumba,James Baldwin,Mrio de Andrade25.
NOVOS ESTUDOS 81 JULHO 2008 105

[22] Buchanan, Thomas G. Revolta Colonial. Revista da Civilizao Brasileira,nos 19-20,1968,p.34.

[23] Sodr, Nelson W. O momento literrio. Revista da Civilizao Brasileira,nos 21-22,1968,p.198.

[24] Goldman,op.cit.,p.55.

[25] Nascimento, Abdias. O teatro negro no Brasil: uma experincia scio-racial. Revista da Civilizao Brasileira,Caderno Especial 2,1968,p.206.

Abdias era muito prximo ao Iseb e a Guerreiro Ramos e ambos nutriam imenso respeito por Toynbee, algo comum aos isebianos, como nos ensina Vanilda Paiva26. Frantz Fanon tornar-se- uma referncia importante para Abdias s depois de 1968, quando provavelmente o lder negro brasileiro introduzido obra de Fanon, largamente traduzida, discutida e comentada nos Estados Unidos, onde est exilado. S a partir do Genocdio do negro brasileiro27 Fanon passa a ser referido nos escritos de Abdias. O mesmo acontecer com Octvio Ianni e com muitos intelectuais brasileiros exilados.O seu Imperialismo y cultura de la violencia en Amrica Latina28 j absorve a discusso de Fanon e dos marxistas da Montly Review.O mesmo verdadeiro para Clvis Moura29.Ianni,de volta ao Brasil nos anos 1980, e reintegrado universidade, far de Fanon leitura obrigatria em suas classes e o indicar aos estudantes negros que dele se aproximam30. Se Fanon era nome cortado na esquerda brasileira, nos meados de 1960, como disse Jos Maria Pereira, que, vindo dos grupos lisboetas ligados ao MPLA angolano31, certamente conhecia Fanon em 1962,no o era certamente em toda esquerda,sobretudo a de inspirao catlica. Estes ganhavam influncia medida que os partidos comunistas eram dizimados pela represso poltica e no repudiavam totalmente a violncia revolucionria dos colonizados e o antiracismo,aos quais o nome de Fanon estava indissoluvelmente ligado. A revista Paz e Terra,rgo muito prximo da esquerda catlica,publicou,no seu nmero 7,a traduo de um artigo de Raymond Domergue, que toma justamente Os condenados da terra como parmetro para traar um guia da ao poltica catlica em face da emergncia de lutas revolucionrias no Terceiro Mundo: Esta longa seqncia de citaes [de Fanon] nos parecia necessria para demonstrar como a violncia que se torna uma situao pode de repente fazer uma irrupo sob forma de violncia armada. A violncia revolucionria no seno uma transposio de uma violncia precedente que tem suas razes em uma explorao de tipo econmico32. No exlio chileno desde 1964,foi o pedagogo revolucionrio Paulo Freire, tambm muito influenciado pelo pensamento existencialista catlico e pelo nacionalismo anticolonialista do Iseb, quem fez a leitura de Fanon mais absorvedora. Em sua Pedagogia do oprimido, Freire foi,talvez,o primeiro brasileiro a abraar as idias de Fanon.Pelas indicaes do prprio Freire, ele tomou conhecimento do revolucionrio martinicano entre 1965 e 1968. o que ele insinua em duas passagens de Pedagogia da esperana:
106 A RECEPO DE FANON NO BRASIL E A IDENTIDADE NEGRA Antonio Srgio Alfredo Guimares

[26] Alis,era comum entre os isebianos,influenciados pela leitura de Toynbee, a referncia aos pases subdesenvolvidos como proletariado externo do mundo ocidental.Paiva,Vanilda P. op.cit.,p.159. [27] Nascimento, Abdias. O Genocdio do negro brasileiro.So Paulo:Paz e Terra,1978.

[28] Ianni, Octvio. Imperialismo y cultura de la violencia en Amrica Latina. Cidade doMxico:Siglo XXI,1970. [29] Moura, Clvis. Dialtica radical do Brasil.So Paulo,Editora Anita,1994. [30] Informao pessoal que me foi passada por Valter Silvrio, professor da UFSCar e ex-aluno de Ianni. [31] Alberti,Verena e Pereira,Amlcar Arajo. Entrevista com Jos Maria Nunes Pereira. Estudos Histricos, n 39,2007.

[32] Domergue, Raymond. Reflexes sobre a violncia.Paz e Terra,n 7,1968,p.51.

[33] Freire, Paulo. Pedagogia da esperana.So Paulo:Paz e Terra,1992,p.19.

[34] Ibidem,p.141.

[] mais tarde,muito mais tarde,li em Sartre (prefcio a Os condenados da terra,de Frantz Fanon ) como sendo uma das expresses da conivncia dos oprimidos com os opressores33. [] Tudo isso os estimulava [os camponeses espanhis] como a mim me estimulara a leitura de Fanon e de Memmi, feita quando de minhas releituras dos originais da Pedagogia.Possivelmente,ao estabelecerem sua convivncia com a Pedagogia do oprimido,em referncia prtica educativa que vinham tendo,devem ter sentido a mesma emoo que me tomou ao me adentrar nos Condenados da terra e no The colonizer and the colonized. Essa sensao gostosa que nos assalta quando confirmamos a razo de ser da segurana em que nos achamos34. A ltima passagem sugere que a leitura de Condenados se deu quando o manuscrito de Pedagogia j estava pronto,pois Freire fala em minhas releituras dos originais.Como o manuscrito de 1968 e a primeira edio de 1970,essa uma interpretao plausvel.Mas,ao mesmo tempo, Freire d indicaes de que leu Fanon na edio mexicana de 1965. O certo, portanto, que ele toma conhecimento de Fanon entre 1965 e 1970,um perodo de radical mudana na sua teorizao: Absorvido pelo trabalho prtico desde a criao do seu mtodo,restara a Freire pouco tempo para o trabalho terico, e quando a queda do governo Goulart o obriga a parar, ele precisa recuperar o seu ponto de partida em 1959.Estamos,efetivamente,diante de um atraso relativo da teoria.Freire no pudera ainda digerir as novas influncias e incorporar teoricamente novas posies;por isso,sua conscincia terica j no dava conta de toda a sua prtica e ele carecia,naquele momento,de instrumentos tericos e metodolgicos que possibilitassem uma reinterpretao da realidade e uma reviso profunda do seu discurso pedaggico.Um esforo mais conseqente nesta direo ele o far mais tarde e Pedagogia do oprimido o seu resultado35. Seja como for,os intelectuais brasileiros disponveis para receber a influncia revolucionria e radical de Fanon se encontram, depois de 1964, livres de fidelidades partidrias e descolados de correntes filosficas bem estabelecidas. Outro receptor notvel foi Glauber Rocha. Alguns, como Ismail Xavier,chegaram mesmo a ver influncia direta de Fanon nos escritos do jovem Glauber: notvel,em Glauber,o sentimento da geopoltica (de que o cinema um dos vetores) como eixo de um confronto no qual o oprimido s se torna visvel (e eventual sujeito no processo) pela violncia. Apoiado em Frantz Fanon,ele explcita tal sentimento em Por uma esttica da fome, acentuando a
NOVOS ESTUDOS 81 JULHO 2008 107

[35] Paiva,Vanilda P.op.cit.,p.141.

demarcao dos lugares e o conflito estrutural que deriva da barreira econmico-social,cultural e psicolgica que separa o universo da fome do mundo desenvolvido36. Xavier faz a conexo entre Fanon e Glauber a partir do seguinte trecho: Do cinema novo:uma esttica da violncia antes de ser primitiva revolucionria,eis a o ponto inicial para que o colonizador compreenda a existncia do colonizado;somente conscientizando sua possibilidade nica,a violncia, o colonizador pode compreender, pelo horror, a fora da cultura que ele explora.Enquanto no ergue as armas,o colonizado um escravo:foi preciso um primeiro policial morto para que o francs percebesse um argelino37. Mas Glauber, ele mesmo, no se lembra de ter lido Fanon por essa poca. O mais provvel que tenha lido Sartre, pois ele diz em outro texto: Foi na poca de JK, inda na Bahia, que ouvi falar em nacionalismo anti/Ufnico.Entrando jovem no ltamaraty,Arnaldo Carrilho levou a Paixo do cinema novo pros Festivais Internacionais /era o que Brazyl precisava pra se descolonizar culturalmente no mundo. Dialeticamente uma prioridade era o desenvolvimento dos mercados internos (economia /cultura) mas antes de chegar s minhas mos por indicao do teatrlogo Antnio Pedro Os condenados da terra, de Frantz Fanon, j o sopro de Jorjamado nos lanava,antes do Modernismo pra romper as cadeias da submisso ideolgica, ncleo do complexo de inferioridade colonial, nostro cncer, principal arma dos invasores38. Ao que parece, Glauber toma conhecimento de Fanon apenas em 1968,pela edio brasileira deOs condenados da terra.Mas Ismail Xavier tem razo: em Glauber, Fanon parece viver inteiro e no pela metade, ser um pensamento e no apenas um nome.A tese de Xavier corroborada por Mendona39. No deixa de ser revelador que os intelectuais inicialmente receptivos s idias de Fanon nem mesmo citem o Pele negra,mscaras brancas. Freire e Glauber so iconoclastas procura de uma nova linguagem,de um modo novo e terceiro-mundista de fazer cinema ou educar. Quando Pele negra, mscaras brancas publicado no Brasil j estamos em 1983. a editora Fator, especialista em obras psicanalticas, quem o faz. Ademais, apesar de a edio ter sido impressa no Rio de Janeiro, a Fator estava sediada em Salvador, onde tambm o Movimento Negro Unificado editava o seu jornal de circulao nacional. Haver a, certamente, alguma confluncia entre o interesse editorial
108 A RECEPO DE FANON NO BRASIL E A IDENTIDADE NEGRA Antonio Srgio Alfredo Guimares

[36] Xavier, Ismail. Prefcio. In: Rocha,Glauber.Revoluo do Cinema Novo. So Paulo:CosacNaify,2004,p.21.

[37] Rocha, Glauber. Uma esttica da fome. Revista da Civilizao Brasileira,n 3,1965,p.169.

[38] Rocha, Glauber. Revoluo do cinema novo. So Paulo: CosacNaify, 2004,p.455.

[39] Mendona,Mary E.Ramalho de. Histria e cinema: cinemanovismo e violncia na Amrica Latina (dcadas de 1960 e 1970). 2 vol. So Paulo: livredocncia,ECA-USP,1995.

por uma obra muito influenciada pela psicanlise e o interesse comercial em abastecer o novo mercado criado por um segmento de classe mdia com conscincia racial,j que Fanon passara a ser leitura de formao.Diz-nos Florentina Souza: o peridico Nego,boletim do MNU-Ba,no seu nmero 1,publica sugestes de leitura que passam por Obras escolhidas de Amlcar Cabral, frica literatura,arte e cultura,organizado por Manoel Ferreira e,no nmero 3,o livro Pele negra,mscaras brancas,de Fanon []40.
OS JOVENS ESTUDANTES NEGROS DOS ANOS 1970 E 1980

[40] Souza, F. Afro-descendncia em Cadernos Negros e Jornal do MNU. Belo Horizonte: Autntica, 2005, p. 163.

A influncia de Sartre,e da sua leitura de Fanon,foi duradoura entre negros e brancos. Ainda em 1978, o editor-chefe do jornal Versus, da Convergncia Socialista, cujos militantes negros foram muito ativos na fundao do Movimento Unificado Contra a Discriminao Racial, que precedeu o MNU, ainda buscava em Sartre, no seu prefcio a Os condenados da terra, a imagem para expressar o que se viveu naquela noite,nas escadarias do Teatro Municipal de So Paulo: Certa vez Sartre escreveu sobre a questo negra. Ali, ele falava uma coisa inesquecvel, e que eu vou citar de memria O que vocs esperavam ouvir quando estas bocas negras se vissem livres das mordaas? Que gritassem frases doces, amenas? Ser que estas mordaas esto sendo arrancadas no Brasil? Sim, ento. Foi o que vimos em So Paulo, numa noite histrica. Bocas negras gritando contra a injustia e a opresso. Punhos erguidos, no lusco-fusco daquele momento em que, numa grande cidade,os homens cansados vo para casa.No se ouviram frases amenas e bom que tenha sido assim. humilhao de sculos, s o duro estmago do povo poderia resistir 41. Do mesmo modo, a seo Afro-latino-Amrica do Versus lanada, em 1978, com a manchete Nem almas brancas, nem mscaras negras,que faz trocadilho com o ttulo de Fanon,mas busca referncias cognitivas outras,comezinhas,como o preto de alma branca;ou tradicionais,como a observao de Nelson Rodrigues branco pintado, eis o negro do teatro nacional algumas vezes lembrada por Abdias do Nascimento42. Mais ainda. A Afro-Latino-Amrica desconhecer Os condenados da terra, publicado em 1968, no Brasil, ou a Pele negra,mscaras brancas que circulava entre alguns militantes negros desde meados dos anos 1970 em fotocpia da edio portuguesa da editora Paisagem, do Porto para republicar,em seu nmero 18,de 1978,extratos do Orfeu negro,antecedido da seguinte advertncia:
NOVOS ESTUDOS 81 JULHO 2008 109

[41] Faerman, Marcos. Histrias. Versus,n 23,jul.-ago.1978,p.1.

[42] Nascimento,A.Carta a Dakar. Tempo Brasileiro, nos 9-10, 1996, pp. 97-106.

Dentro do atual contexto poltico,onde o Partido Socialista apresentase como alternativa mais conseqente para a atuao das camadas marginalizadas da sociedade brasileira,Jean-Paul Sartre pensa a atuao do negro socialista. Discute a necessidade de no perder de vista as suas condies objetivas de negro e trabalhador. No entanto, foram os jovens estudantes negros dos anos 1970 e 1980 que,no Brasil,leram e viveram Fanon,de corpo e alma,fazendo dele um instrumento de conscincia de raa e de resistncia opresso,idelogo da completa revoluo na democracia racial brasileira. As referncias a esse fato pululam na literatura.Vou seguir apenas algumas pistas. Na pesquisa que Alberti e Pereira43 coordenam no Cpdoc sobre o movimento negro brasileiro contemporneo, oito militantes citam espontaneamente Fanon, ao falar de sua formao: Amauri Mendes Pereira, Gilberto Roque Nunes Leal, Hdio Silva Jnior, Jos Maria Nunes Pereira, Luiz Silva (Cuti), Mlton Barbosa, Regina Lucia dos Santos e Yedo Ferreira.Em pesquisa semelhante,conduzida por Mrcia Contins44,seis militantes citam tambm Fanon. Michael Hanchard registra, a partir de entrevistas com esses militantes,que Membros do Black Soul do Rio de Janeiro e So Paulo cujas atividades, entre outras, incluam distribuir cpias do Poder negro, de Stokely Carmichael,e de Os condenados da terra,de Frantz Fanon,para discusso em grupo eram (mal)identificados pelas elites civis e militares como participantes de uma conspirao.Dada a natureza do regime ditatorial,a vigilncia policial exercida sobre o Black Soule o movimento negro em geral durante esse perodo no est documentada. Entretanto, um alto oficial do Servio Nacional de Informaes, o poderoso brao da inteligncia do Estado, confirmou-me em entrevista pessoal que vrios ativistas negros foram monitorados de perto nos anos 1970 porque se acreditava que faziam parte da engrenagem da conspirao comunista45. Treze anos depois de publicado o livro de Hanchard, quando os arquivos da polcia poltica (Deops) j estavam abertos aos pesquisadores,Karin Kosling pde documentar a represso ao MNU:Em relatrio da Diviso de Informaes do Deops sobre ato pblico organizado pelo MNU,em 7/7/1980,Milton Barbosa,importante militante do MNU, citou Fanon para criticar o imperialismo46. Analisando a documentao policial e depoimento de militantes da poca47, Kosling no tem dvidas em listar as principais influncias intelectuais dos jovens rebeldes negros: Autores como Fernandes, ao lado de Eldridge Cleaver e Frantz Fanon,entre outros,introduziam a questo da luta de classes nos debates do MNU48.
110 A RECEPO DE FANON NO BRASIL E A IDENTIDADE NEGRA Antonio Srgio Alfredo Guimares

[43] Alberti e Pereira,op.cit.

[44] Contins, Mrcia. Lideranas negras.Rio de Janeiro:Aeroplano,2005.

[45] Hanchard,Michael.Orpheus and power: The movimento negro of Rio de Janeiro and So Paulo, Brazil, 19451988. Princeton: Princeton University Press,1994,p.116. [46] Dossi 50-Z-130- 3773. Deops/ SP, Daesp, apud Kosling, Karin. As lutas anti-racistas de afro-descendentes sob vigilncia do Deops/SP (19641983). So Paulo: dissertao de mestrado, Histria Social, FFLCH-USP, 2007,p.161. [47] Flix, J. Chic Show e Zimbabwe e a construo da identidade nos bailes black paulistanos. So Paulo: dissertao de mestrado,FFLCH-USP,2000, pp.40-41. [48] Kosling,op.cit.,p.161.

Florentina de Souza,olhando dois importante jornais negros,concorda no que diz respeito a Fanon: marcante a influncia que os escritores negros no Brasil receberam das literaturas africanas escritas em lngua portuguesa que chegavam ao Brasil por meio de jornais, revistas e livros, ou ainda a influncia das tradues de Fanon e de textos de Garvey e DuBois que circulavam no movimento negro no Brasil desde a dcada de trinta49. Lendo alguns depoimentos de militantes negros dos anos 1970, tenho a impresso de que a recepo de Fanon no foi diferente no Brasil daquela que Goldman registrou nos Estados Unidos. Amauri de Souza,importante quadro do MNU no Rio de Janeiro,nos diz: Quando eu comecei a ler Alma no exlio, que foi a experincia do Cleaver,que era uma das principais lideranas dos Panteras Negras,e logo depois entrei no Fanon, li os dois ao mesmo tempo Foi uma loucura! Aquilo era demais! Fanon era a crucialidade,a violncia como a parteira da Histria.Preconizava a violncia do colonizador,o dio O Fanon era um pouco mais para mim do que era Che Guevara,porque o Che era um revolucionrio que tinha morrido,portanto perdeu,e foi aqui na Amrica e no era negro.O Fanon era negro.Foi uma proximidade maior que eu tive com ele.E era terrvel O Fanon no foi morto na luta,eles ganharam,fizeram a revoluo E na minha cabea,aquilo me apaixonou50. Mas a primeira reflexo mais sistemtica (e talvez nica) sobre o pensamento de Fanon feita por intelectuais negros numa revista acadmica brasileira aconteceu apenas em 1981 e foi assinada por um coletivo, Grupo de Estudos sobre o Pensamento Poltico Africano (GEPPF), o que denota tratar-se de um meio caminho entre reflexo acadmica e reflexo poltica.O grupo era formado por ativistas,estudantes e professores do Centro de Estudos Afro-Asiticos, da Universidade Cndido Mendes, dirigido por Jos Maria Nunes Pereira. Esse artigo demonstra a consolidao da preocupao com o racismo, como questo importante e autnoma, na nova esquerda marxista em formao: Fica claro [com a leitura de Fanon] que o racismo conseqncia de uma situao de dominao socioeconmica, mas que possui mecanismos prprios,de ordem psicolgica,que concedem a ele certa autonomia.Contudo,a referida situao continua alimentando e alimentando-se do racismo. Isto no se aplica apenas ao fato colonial,mas tambm ao neocolonial e s sociedades capitalistas com aprecivel contingente de mo-de-obra de antigas colnias.No primeiro caso,como vimos,a funo fundamental do racismo
NOVOS ESTUDOS 81 JULHO 2008 111

[49] Souza,op.cit.,p.162.

[50] Entrevista. In: Alberti e Pereira,op.cit.,fita 2 lados A e B.

a legitimao da ocupao e explorao diretas.Na situao neocolonial,o preconceito racial utilizado com os mesmos objetivos, com as necessrias adaptaes decorrentes de nova realidade.Ele um auxiliar dos mecanismos de subordinao neocolonial51. Parece claro que continua havendo restries a Fanon como estrategista poltico,principalmente sua crena na potencialidade revolucionria do campesinato: Ele [Fanon] no faz uma verdadeira anlise de classe da sociedade colonial.Existem referncias a classes ou camadas.O proletariado,o lmpen-proletariado e o campesinato merecem-lhe certa ateno e uma caracterizao deficiente. Referncias existem burguesia e s elites locais, possivelmente integradas por elementos da burguesia. A sua anlise privilegia a polarizao cidade-campo52. Se o grupo critica a posio excessivamente classista e economicista da esquerda tradicional, para quem o movimento negro ainda representava um perigo srio de diviso das camadas exploradas,tambm se pe distncia daqueles,no movimento negro,que se afastam da matriz marxista: Cremos que a posio dos que procuram minimizar a questo racial diluindo-a pura e simplesmente na social, assim como os que postulam a independncia absoluta das organizaes anti-racistas (e sua partidarizao) relativamente ao resto da sociedade, dificultam, ainda que involuntariamente,a morte da ideologia da democracia racial53.
A RECEPO ACADMICA

[51] Grupo de Estudos sobre o Pensamento Poltico Africano. Notas sobre o pensamento de Frantz Fanon. Estudos Afro-Asiticos, Rio de Janeiro,n 5,1981,p.22.

[52] Ibidem,p.15.

[53] Ibidem,p.25.

Gordon, Sharpley-Whiting e White54 caracterizam o desenvolvimento dos estudos sobre Fanon em quatro fases. A primeira fase foi marcada pela literatura revolucionria dos anos 1960, que no Brasil, como vimos, encontrou acolhida nas idias de Glauber, sobre o cinema-novo, e de Paulo Freire, sobre a pedagogia dos oprimidos. A segunda fase,que eles chamam de biogrfica,no teve representantes no Brasil e passou praticamente em branco.No apenas no h biografia de Fanon escrita por autor brasileiro como,at hoje,no h uma s biografia de Fanon editada no Brasil.Temos apenas breves notas biogrficas55. A terceira fase, que marca o interesse da teoria poltica por Fanon passaria tambm quase em branco no fosse o fato de Renate Zahar56 ter sido leitura de referncia do Grupo de Estudos do Pensamento Poltico Africano.Cabe mencionar tambm o j citado livro de Ianni sobre o imperialismo. Mas Fanon continua apenas uma refe112 A RECEPO DE FANON NO BRASIL E A IDENTIDADE NEGRA Antonio Srgio Alfredo Guimares

[54] Gordon, Sharpley-Whiting e White,op.cit.

[55] Ortiz, Renato. Frantz Fanon: Um itinerrio poltico e intelectual. Revista Idias, Campinas, v. 2, n 1, 1995;Cabao,Jos Lus e Chaves,Rita de Cssia Natal.Frantz Fanon :colonialismo, violncia e identidade cultural. In: Abdala Jnior, Benjamin. Margens da cultura: mestiagem, hibridismo & outras misturas. So Paulo: Boitempo,2004,pp.67-86. [56] Zahar, Renate. Frantz Fanon: colonialism and alienation. Monthly Review Press,Nova York,1974.

[57] Costa,Srgio.Dois atlnticos: teoria social, anti-racismo, cosmopolitismo. Belo Horizonte: EdUFMG, 2006; e Cunha, Olivia M. G. da. Reflexes sobre biopoder e ps-colonialismo: relendo Fanon e Foucault. Mana, vol.8,n 1,2002,pp.149-163.

[58] Ortiz, Renato.Frantz Fanon: Um Itinerrio Poltico e Intelectual, op.cit;idem,Cultura brasileira e identidade nacional.

[59] Idem, Cultura brasileira e identidade nacional,op.cit.

rncia, sem que tais estudos tivessem gerado reflexes brasileiras de maior originalidade ou envergadura sobre seu pensamento poltico. A quarta e ltima fase, a dos estudos ps-coloniais, praticamente ainda nova no Brasil, e chega apenas atravs dos comentrios de Bahba,Gilroy,Gates Jr.ou de comentaristas brasileiros aos ps-colonialistas,como Srgio Costa e Olvia da Cunha57. No Brasil, ao contrrio dos Estados Unidos, a mobilizao negra dos anos 1970 no gerou a entrada massiva de negros nas universidades,e a criao dos Neab (Ncleos de Estudos Afro-Brasileiros) relativamente recente no pas. A Associao Brasileira de Pesquisadores Negros data apenas do ano 2000. Os estudos fanonianos no Brasil no se constituram realmente em campo com alguma autonomia, e as referncias a Fanon, alm de esparsas, parecem seguir diferentes linhas. Uma rpida busca em bancos de dados sobre dissertaes e teses universitrias mostra que Fanon lido nas universidades brasileiras principalmente nos cursos de ps-graduao em literatura, em comunicao e artes, em psicologia social, e em cincias sociais. Quando os debates que animaram os anos 1960 e 1970 so revisitados, sua obra volta a despertar interesse. No entanto, apenas trs autores brasileiros dedicaram artigos ou parte de captulos de livros discusso de Fanon. Renato Ortiz tem, sem dvida,a reflexo mais profunda e refinada de Fanon58.Estudioso do mundo intelectual francs do ps-guerra, Ortiz preparou para a editora Abril, que publicava, ento, uma coleo de divulgao cientfica chamada Grandes Cientistas Sociais, um volume sobre Fanon. Esse volume nunca chegou a ser publicado, mas Ortiz retoma, anos depois,os originais da sua Apresentao para public-la como artigo na revista Idias,do Departamento de Sociologia da Unicamp. Ortiz quem retraa a formao do pensamento de Fanon de acordo com trs movimentos intelectuais centrais ao mundo intelectual do ps-guerra na Frana a releitura de Hegel, o debate entre marxistas e existencialistas,e,finalmente,a ngritude.Silencia,contudo,sobre a formao psicanaltica de Fanon.A preocupao explcita de Ortiz com a teorizao fanoniana do racismo e da nao. Tempos depois, Ortiz59 revisita Fanon,agora em conexo com seu estudo sobre o pensamento do Iseb, e descobre as razes semelhantes do anticolonialismo cultural dos pensadores isebianos Hegel,Sartre e Balandier.Deixa escapar, todavia, a grande influncia da fenomenologia de origem catlica sobre os principais membros do Iseb. Cabao e Chaves, na esteira do 11 de setembro, relem Fanon para retomarem os pontos-chave de seu anticolonialismo e da sua justificativa da violncia revolucionria. Relembrando os debates dos anos 1960,escrevem:
NOVOS ESTUDOS 81 JULHO 2008 113

[Fanon] abalou a boa conscincia das metrpoles ocidentais afirmando que um pas colonial um pas racista e assustou os crculos colonialistas denunciando a violncia do sistema e explicando que o homem colonizado liberta-se em e pela violncia;escandalizou uma certa esquerda intelectual pondo em causa instrumentos tericos da ortodoxia marxista; provocou a indignao dos partidos operrios ocidentais ao afirmar que a histria das guerras de libertao a histria da no verificao da tese da comunidade de interesses entres classe operria da metrpole e o povo colonizado;coerente com sua convico,acusou a no-violncia e o neutralismo de serem formas de cumplicidade passiva com a explorao dos colonizados ou de desorientao das elites dos povos subjugados 60. Mais recentemente, o pensamento de Fanon passa a ser discutido nas universidades brasileiras na confluncia entre os estudos de gnero e de raa;e uma cuidadosa traduo de Pele negra,mscaras brancas, com prefcio de Lewis Gordon, acaba de ser lanada pela Editora da UFBA.Em resumo,Fanon entrou definitivamente no rol de autores clssicos, aqueles que servem de referncia obrigatria para o estudo de alguns fenmenos do mundo moderno,entre eles,principalmente, o racismo e a violncia poltica. Consolidou-se, do mesmo modo, no panteo dos heris africano-americanos, tornando-se leitura obrigatria para ativistas ou cidados negros brasileiros.O fato,no entanto, que ainda estamos engatinhando nas investigaes sobre Fanon. Minha sugesto de que isso se deve, mesmo que parcialmente, pouca presena de negros nas universidades brasileiras e conseqente escassez de reflexo terica sobre as identidades raciais. Se eu estiver certo,portanto,a entrada gradual,mas constante,de negros nas nossas universidades de pesquisa poder abrir,quem sabe,uma larga avenida para os estudos fanonianos.
Antonio Srgio Alfredo Guimares professor titular do Departamento de Sociologia da USP.

[60] Cabao e Chaves,op.cit,p.69.

Recebido para publicao em 19 de junho de 2008.


NOVOS ESTUDOS
CEBRAP

81,julho 2008 pp. 99-114

114 A RECEPO DE FANON NO BRASIL E A IDENTIDADE NEGRA Antonio Srgio Alfredo Guimares

You might also like