You are on page 1of 7

Untitled Document

TERMINOLOGIA UTILIZADA NOS TRATAMENTOS TRMICOS

Austmpera

Tratamento isotrmico composto de aquecimento at a temperatura de austenitizao, permanncia nesta temperatura at completa equalizao, resfriamento rpido at a faixa de formao da bainita, permanncia nesta temperatura at completa transformao. Utiliza-se para peas que necessitam de alta tenacidade (efeito-mola). Transformao da estrutura da matriz existente em estrutura austentica atravs de aquecimento. Pode ser parcial (aquecimento dentro da faixa de transformao) ou completa (aquecimento acima da faixa de transformao). Tratamento trmico composto de tmpera seguida de revenimento, em temperatura adequada, destinado a obteno de maior tenacidade combinada com certas propriedades de resistncia.Utiliza-se para peas/ferramentas que necessitem de uma boa confirmao de rigidez e tenacidade. Tratamento termoqumico em que se promove enriquecimento superficial com boro.Utiliza-se para peas que necessitam de alta resistncia abraso. Tratamento termoqumico em que se promove o enriquecimento superficial simultneo com carbono e nitrognio.Utiliza-se para peas que necessitem de alta dureza superficial, alta resistncia fadiga de contato e submetidas a cargas superficiais moderadas.

Austenitizao

Beneficiamento

Boretao Carbonitretao

Cementao

Tratamento termoqumico em que se promove enriquecimento superficial com carbono.Utiliza-se para peas que necessitem de alta dureza superficial, alta resistncia fadiga de contato e submetidas a cargas superficiais elevadas. Carbonitretao realizada em meio lquido. Tratamento trmico de recozimento com a finalidade de se obterem os carbonetos sob forma esferoidal. Usualmente caracterizado por permanncia em temperatura ligeiramente superior ou inferior ao ponto A1 ou oscilao em torno de A1 e resfriamento lento. Tambm denominado esferoidizao.Utiliza-se para produtos que necessitem de dureza baixssima para poderem ser deformadas plasticamente.

Cianetao Coalescimento

file:///C|/KPCMS/PGS/Home/WST/DFG/Seleo/termin.htm (1 of 7) [12/08/2002 13:48:42]

Untitled Document

Descarbonetao Descarbonetao parcial Descarbonetao total Encharcamento Endurecimento por envelhecimento Endurecimento por precipitao Endurecimento secundrio Envelhecimento Envelhecimento artificial Envelhecimento interrompido Envelhecimento natural Envelhecimento progressivo Esferoidizao Homogeneizao Maleabilizao

Reduo do teor de carbono em toda a extenso ou parte do material.Utiliza-se para produtos que necessitem de baixa permeabilidade magntica. Reduo parcial ou total, limitada s camadas perifricas do material. Eliminao do carbono em toda a extenso ou parte do material. Tempo de manuteno em determinada temperatura aps equalizao da mesma em todos os pontos da pea. Endurecimento produzido por processo de envelhecimento, geralmente aps solubilizao ou trabalho a frio. Endurecimento produzido por processo de envelhecimento, geralmente aps solubilizao ou trabalho a frio. Aumento de dureza que ocorre durante o ciclo de revenimento. Alterao das propriedades com o tempo, geralmente lenta a temperatura ambiente e mais rpida com a elevao da temperatura. Envelhecimento intencional que ocorre acima da temperatura ambiente. Envelhecimento realizado em duas ou mais temperaturas, com resfriamentoat a temperatura ambiente aps cada etapa. Envelhecimento espontneo de uma soluo supersaturada que ocorre na temperatura ambiente. Envelhecimento realizado com variao de temperatura, por etapas ou continuamente. Ver Coalescimento. Manuteno de uma liga a alta temperatura para eliminar ou diminuir, por difuso, a segregao qumica. Tratamento trmico aplicado ao ferro branco, em que o elemento carbono passa a grafita, na forma arredondada, ou eliminado. Ambos os fenmenos podem ocorrer simultaneamente. O elemento carbono tambm pode estar presente em fase ou fases oriundas da transformao da austenita (como por exemplo a perlita).

file:///C|/KPCMS/PGS/Home/WST/DFG/Seleo/termin.htm (2 of 7) [12/08/2002 13:48:42]

Untitled Document

Martmpera

Tratamento isotrmico composto de austenitizao seguida de resfriamento brusco at temperatura ligeiramente acima da faixa de formao de martensita, visando a equalizar a temperatura do material e ao resfriamento adequado at a temperatura ambiente.Utiliza-se para peas propensas a sofrerem empenamentos e que necessitam das mesmas propriedades alcanveis pelo beneficiamento. Tratamento termoqumico em que se promove enriquecimento superficial com nitrognio.Utiliza-se para peas que necessitam de alta resistncia fadiga de contato, alta resistncia ao atrito adesivo e submetidas a cargas superficiais baixas. Tratamento trmico, caracterizado por aquecimento acima da zona crtica e por equalizao nesta temperatura seguida de resfriamento uniforme ao ar, sem restringi-lo ou aceler-lo, at a temperatura ambiente.Utiliza-se para peas que necessitem ser usinadas, com remoo de cavacos, para evitar-se o "empastamento" das ferramentas de usinagem. Tratamento trmico de arames e tiras, empregado em ao de alto e mdio carbono, caracterizado por aquecimento acima da zona crtica e por resfriamento ao ar ou em banho de sal ou chumbo, com a finalidade de obter-se uma microestrutura adequada para as deformaes subseqentes. Tratamento trmico de transformao de austenita em perlita. Termo largamente usado em tratamento de ferro fundidos.Utiliza-se para peas de ferro fundido que necessitem de maior dureza do que a obtida aps a fundio. Aquecimento prvio realizado at uma temperatura abaixo da temperatura do tratamento visado. Termo genrico que indica um tratamento trmico composto de aquecimento controlado at uma determinada temperatura, permanncia nessa temperatura durante um certo intervalo de tempo e resfriamento regulado para a finalidade em vista.Utiliza-se para peas de ferro fundido que necessitem de menor dureza do que a obtida aps a fundio. Recozimento realizado em condies tais que se forme na superfcie metlica uma camada de xido uniforme e aderente, de cor azulada.Utiliza-se para peas de ferro fundido que necessitem de menor dureza do que a obtida aps a fundio. Recozimento realizado em condies tais que evitem a oxidao da superfcie metlica.Utiliza-se para peas de ferro fundido que necessitem de menor dureza do que a obtida aps a fundio.

Nitretao

Normalizao

Patenteamento

Perlitizao

Preaquecimento Recozimento

Recozimento azul

Recozimento brilhante

file:///C|/KPCMS/PGS/Home/WST/DFG/Seleo/termin.htm (3 of 7) [12/08/2002 13:48:42]

Untitled Document

Recozimento ferrtico

Recozimento aplicado ao ferro fundido, destinado obteno de matriz ferrtica. Tambm denominado ferritizao.Utiliza-se para peas de ferro fundido que necessitem de dureza abaixo daquela obtida aps a fundio. Recozimento realizado pela permanncia em temperatura dentro da zona crtica.Utiliza-se para peas que necessitem ser usinadas, com remoo de cavacos, sob condies particulares. Recozimento caracterizado por uma austenitizao seguida de transformao isotrmica da austenita na regio formao da perlita.Utiliza-se para peas que necessitem ser usinadas, com remoo de cavacos e que, aps a usinagem, devam sofrer tratamentos trmicos finais com distores dimensionais mnimas e sempre repetitivas para grandes sries de produo. Recozimento subcrtico visando eliminao de tenses internas sem modificao fundamental das propriedades existentes, realizado aps deformao a frio, tratamento trmico, soldagem, usinagem etc.

Recozimento intermedirio

Recozimento isotrmico

Recozimento para alvio de tenses

Recozimento para crescimento de Recozimento caracterizado por permanncia em temperatura significativamente acima de zona gro crtica; resfriamento lento at a temperatura abaixo do ponto A1 e subseqente resfriamento arbitrrio at a temperatura ambiente, destinado a produzir crescimento de gro.Utiliza-se para peas que necessitem ser usinadas, com remoo de cavacos e que, aps a usinagem, devam sofrer tratamentos trmicos finais com distores dimensionais mnimas e sempre repetitivas para grandes sries de produo. Recozimento para homogeneizao Recozimento caracterizado por um aquecimento at uma temperatura consideravelmente acima do ponto AC3, longa permanncia nessa temperatura e resfriamento adequado ao fim em vista, para eliminao de variaes locais de composio do material. Recozimento caracterizado pela permanncia em temperatura dentro da faixa de recristalizao, aps deformao realizada abaixo dessa faixa.Utiliza-se para peas deformadas plasticamente a frio, com a finalidade de reduzirem ao seus limites de escoamento e de resistncia. Recozimento em conseqncia do qual um ou mais constituintes entram em soluo. Geralmente caracterizado por um resfriamento rpido destinado reteno daqueles constituintes em soluo na temperatura ambiente. Tambm denominado solubilizao.Utiliza-se para peas que, durante as diversas etapas de produo, apresentam segregaes dos elementos de liga da matriz bsica.

Recozimento para recristalizao

Recozimento para solubilizao

file:///C|/KPCMS/PGS/Home/WST/DFG/Seleo/termin.htm (4 of 7) [12/08/2002 13:48:42]

Untitled Document

Recozimento pleno

Recozimento caracterizado por um resfriamento lento atravs da zona crtica, a partir da temperatura de austenitizao (geralmente acima de Ac1 para aos hipoeutetides e entre Ac31 e Accm para os hipereutetides).Utiliza-se para peas de ferro fundido que necessitem de menor dureza do que a obtida aps a fundio. Nucleao e crescimento de novos gros, geralmente equiaxiais e isentos de tenso, a partir de ma matriz deformada plasticamente.Utiliza-se para peas deformadas plasticamente a frio, com a finalidade de reduzirem ao seus limites de escoamento e de resistncia. Reposio de carbono na camada superficial perdido em processamento anterior. Tratamento trmico de uma pea temperada ou normalizada, caracterizado por reaquecimento abaixo da zona crtica e resfriamento adequado, visando a ajustar as propriedades mecnicas.Utiliza-se para peas recm-temperadas, com a finalidade de reduzirem-se as tenses produzidas durante a tmpera.

Recristalizao

Restaurao de carbono Revenimento

Tmpera Tratamento trmico caracterizado pelo resfriamento em velocidade superior velocidade crtica de tmpera, a partir de uma temperatura acima da zona crtica para os aos hipoeutetides e geralmente dentro da zona crtica, para os aos hipereutetides, resultando em transformao da austenita em martensita.Utiliza-se para peas que necessitem de alta rigidez. Sem o necessrio complemento de um revenimento, as peas temperadas apresentar-se-o, quase sempre frgeis.

Tmpera da camada cementada Tmpera diferencial

Tmpera restrita camada perifrica da pea cementada.Utiliza-se para peas cementadas onde o ncleo deve apresentar durezas baixas. Tratamento onde somente parte da pea segue o ciclo de temperaturas de tmpera. Tambm denominada tmpera seletiva.Utiliza-se para peas que necessitem de regies duras e algumas regies moles. Tmpera de pea cementada diretamente da temperatura de cementao sem resfriamento intermedirio. Tmpera do material do ncleo de pea cementada.Utiliza-se para peas cementadas, onde o ncleo deve apresentar durezas "mdias".

Tmpera direta de cementao Tmpera do ncleo

file:///C|/KPCMS/PGS/Home/WST/DFG/Seleo/termin.htm (5 of 7) [12/08/2002 13:48:42]

Untitled Document

Tmpera dupla

Tmpera de pela cementada realizada em duas etapas. A primeira a partir da temperatura de tmpera do material do ncleo e a segunda a partir da temperatura da tmpera do material da camada cementada.Utiliza-se para peas com camadas profundas de cementao, com a finalidade de aumentar-se a tenacidade do ncleo. Tempera em que o agente de resfriamento (meio de tmpera) a gua. Tmpera em que o agente de resfriamento (meio de tmpera) o leo. Tmpera em que o agente de resfriamento (meio de tmpera) uma salmoura. Tmpera em que o aquecimento produzido por chama.Utiliza-se para peas que necessitam de endurecimento apenas nas regies de contorno, acompanhando sua geometria. Tmpera em que o aquecimento produzido pela imerso da pea em banho de metais ou sais fundidos ou outro meio lquido adequado. Tmpera em que o aquecimento produzido por induo eltrica.Utiliza-se para peas que necessitam de endurecimento apenas nas regies de contorno, acompanhando sua geometria.

Tmpera em gua Tmpera em leo Tmpera em salmoura Tmpera superficial por chama

Tmpera por imerso Tmpera superficial por induo

Tmpera superficial

Tmpera limitadas s camadas perifricas da pea.Utiliza-se para peas que necessitam de endurecimento apenas nas regies de contorno, acompanhado sua geometria. Tratamento que inclui uma transformao isotrmica. Tratamento realizado abaixo de 0C. Particularmente, resfriamento de um ao a uma temperatura abaixo de 0C para transformao da austenita retida em martensita.Efetua-se este tratamento em peas cuja variao dimensional, em, servio, deva restringir-se, exclusivamente, quela determinada pelo coeficiente de dilatao trmica do ao, ou seja, sem a sobreposio de distores dimensionais causadas por transformaes cristalogrficas da austenita em martensita. Operao ou conjunto de operaes realizadas no estado slido que compreendem aquecimento, permanncia em determinadas temperaturas e resfriamento, realizados com a finalidade de conferir ao material determinadas caractersticas.

Tratamento isotrmico Tratamento subzero

Tratamento trmico

file:///C|/KPCMS/PGS/Home/WST/DFG/Seleo/termin.htm (6 of 7) [12/08/2002 13:48:42]

Untitled Document

Tratamento termoqumico

Conjunto de operaes realizadas no estado slido que compreendem modificaes na composio qumica da superfcie da pea, em condies de temperatura e meio adequados.

file:///C|/KPCMS/PGS/Home/WST/DFG/Seleo/termin.htm (7 of 7) [12/08/2002 13:48:42]

You might also like