You are on page 1of 9

Tipos de Parto So nove meses de expectativa.

Depois de passar pelas fases de enjos, tonturas e cansao, vem aquela temporada de tranqilidade. Voc tem vrias semanas para pensar no nome do beb, montar toda a estrutura para receb-lo e, claro, se preparar para o momento mgico do nascimento. Essa, sim, uma ocasio que merece cuidados muito especiais, afinal, como que voc deseja que seu filho chegue ao mundo? Por isso, escolher o tipo de parto fundamental, mas no nada fcil. A maioria das mes tem medo do resultado e decide escolher aquele que traga menor risco. Claro que existem diversos fatores a serem analisados, como as condies fsicas e psicolgicas da me, o conforto para a me e o beb, os problemas que podem acontecer devido ao uso da anestesia e a recuperao ps-parto. Nesse caso, ouvir a opinio mdica fundamental. Ainda assim, as alternativas so as mais variadas. Parto normal, que o mtodo mais aconselhado pelos mdicos, porm exige que a me se prepare desde o pr-natal, porque cansativo e a me participa ativamente do parto. Para que ele acontea, preciso que a me apresente contraes e dilatao do colo do tero. Com exerccios de respirao e muita, mas muita fora, o beb no demora a sair. s vezes, no entanto, ele precisa de uma ajuda para vir ao mundo. Quando a me est cansada ou o beb no sai de jeito nenhum, o mdico faz um corte em um dos lados da vagina para auxiliar no processo de expulso. "Enquanto a cesariana apresenta alguns riscos, como infeces, abscessos e acidentes anestsicos, o parto normal corre mais tranqilamente. Alm disso, a recuperao no ps-parto muito mais rpida e a mulher pode voltar logo s suas atividades. Vantagens do Parto normal:

Permite natureza seguir seu rumo, deixando o beb nascer no tempo certo. A maioria das mulheres pode ter sem contraindicaes. Favorece a expulso dos lquidos pulmonares do beb, havendo menos risco de desconforto pulmonar aps o parto. No se pode decidir o momento em que o beb vai nascer. Deve-se esperar as contraes e a dilatao do clo do tero. Aps 37 semanas, a me deve

diminuir suas atividades normais e esperar pelo parto tranquilamente. Pode ser a qualquer momento !

As dores de parto comeam devagar e espaadamente, e depois ficam mais fortes e freqentes, ajudando a dilatar o clo do tero, que deve chegar a 10 cm para que o beb nasa. As dores se assemelham a clicas fortes, refletindo no baixo ventre (p da barriga) e nas costas, e vm a cada 5 minutos.

O momento em que pode ser dada a anestesia varia e deve ser decidido de acordo com a dor da paciente. Geralmente, aps 5 cm de dilatao, a dor comea a piorar e podemos indicar a anestesia peridural contnua, onde o anestesista coloca um cateter nas costas da paciente para complementar a anestesia at o parto. Por isso, parto sem dor.

Para as mulheres que agentam mais a dor, uma raquianestesia com menos anestsico pode ser feita perto do parto para aliviar a dor no momento do nascimento.

A acupuntura funciona bem para aliviar a dor de parto e corrigir disfunes do trabalho de parto, e pode ser optada pela paciente e pelo mdico. Se o obstetra for acupunturista, melhor. Se no, um acupunturista pode estar presente durante todo o parto.

A parto monitorado pelo mdico ou por uma enfermeira obstetriz no hospital, no local de pr-parto, durante todo o tempo para avaliar como est o beb. Se qualquer problema acontecer, o mdico poder indicar uma cesrea. Neste momento a paciente avisada e esclarecida.

O trabalho de parto dura em mdia 12 horas, sendo que a dilatao evolui 1 cm por hora, e aps 10 cm, a expulso do beb demora 1 hora. Isso varia de mulher para mulher, sendo que umas apresentam evoluo mais rpida. Outras vo ao hospital muito cedo, ainda com pouca dilatao, e ficam mais tempo em trabalho de parto. Por isso, espere as contraes ficarem mais freqentes e fortes antes de procurar o hospital, principalmente se for seu primeiro parto.

Cada parto diferente um do outro. Quem teve somente um parto cesreo, ainda pode ter parto normal. Se voc teve um parto normal, pode ser que precise de uma cesrea.

Para mulheres que no fazem atividade fsica freqente e tm uma fragilidade dos msculos do perneo, h maior risco de apresentarem prolapsos vaginais em

idade mais avanada, ou seja, bexiga cada ou tero cado. Esses problemas podem ser corrigidos com cirurgia.

Para evitar roturas nos msculos do perneo, o obstetra realiza a episiotomia no momento do parto, principalmente na primeira gravidez, que um corte ao lado da vagina para ampliar a sada do beb. Depois de bem suturado, os pontos caem sozinhos e nem aparecem. Deve ser lavada sempre e deixada bem seca para evitar infeces.

O parto normal complica menos, ou seja, d menos infeces e necessita de menor interveno do mdico. A permanncia no hospital breve, geralmente de 24 horas ou menos. Tem menor custo para os pais e para o hospital. A me retorna rapidamente s atividades normais, porque no h dor aps o parto. Anda normalmente, come normalmente. Pode sentir algumas clicas devido contrao e diminuio do tero. A episiotomia pode doer, mas analgsicos comuns resolvem bem.

A bacia (pelve) da gestante deve ser avaliada pelo mdico, bem como o peso do beb prximo do parto. H bacias pequenas demais e bebs grandes demais para nascerem por parto normal.

O parto normal tambm pode evoluir para parto frcipe. O frcipe um instrumento parecido com duas conchas que ajudam o beb a sair quando a cabea j est baixa. Seu uso indicado pelo mdico quando a cabea no est rodada para a posio certa de nascer e o parto est demorado. Bem realizado, no machuca nem a me, nem o beb.

Quando o beb passa de 42 semanas, isso , do tempo que se pode esperar para o parto espontneo, pode-se induzir o parto com medicamentos. Se a mulher j tem uma cesrea anterior, no podemos induzir, e o mdico faz nova cesrea.

Vantagens para a me: menor risco de infeces ps-parto e recuperao rapidssima. Depois de 6 a 12 horas aps dar a luz ela j pode tomar banho e caminhar. Segundo os especialistas, as chances de depresso ps-parto diminuem consideravelmente. Depois de 20 a 30 dias ela j pode retomar as atividades normais,

Vantagens para o beb: o trabalho de parto faz com que o corpo da mulher massageie o beb, o que muito importante para seus rgos vitais. A passagem pela vagina facilita a respirao do beb, pois promove a limpeza dos lquidos que esto dentro de seu pulmo O parto cesrea, esse apesar de ser totalmente cirrgico, a modalidade preferida pelas gestantes at 90% dos partos realizados nas maternidades brasileiras so cesarianas! A cesrea muito criticada por alguns mdicos, porque pode trazer conseqncias para o beb, como dificuldades respiratrias, ou resultar em infeco hospitalar. No entanto, as mes a escolhem pela rapidez do parto cerca de meia hora e pelo uso de anestesia, que diminui as dores. "Hoje em dia as pessoas preferem uma forma mais rpida de resolver a situao, sem a incerteza do decurso do parto e ainda com a possibilidade de escolher datas e horas, desde que as circunstncias permitam isso. Na cesrea, a me recebe anestesia peridural e depois se deita de costas. Seus braos so presos a suportes laterais e uma tela colocada sua frente, para que ela no possa ver nada durante a cirurgia. Depois, o mdico faz um corte de 15 a 20 centmetros, em vrias camadas, at chegar ao colo do tero. Para ajudar na sada do beb pelo corte, um auxiliar empurra a barriga para cima. Assim que o beb sai, apresentado me e levado para a sala de pediatria neonatal. A me sedada logo aps o fechamento do corte e ainda permanece em observao por algumas horas, antes de poder ver novamente o nen. Vantagens do parto cesreo:

A grande vantagem que a me pode decidir quando ser o parto. Muitas mulheres trabalham, necessitando se programar para a chegada do beb. realizada no mesmo dia da internao.

O mdico deve avaliar muito bem a idade gestacional. Um ultra-som bem precoce deve estar disponvel para confirmar a idade pela ltima menstruao. Um erro pode ocasionar que o beb nasa prematuro. A maior causa de bebs prematuros no pas a cesria programada de forma errada !

Pode-se tambm aguardar a grvida entrar em trabalho de parto para fazer a cesrea. A mulher no sente as dores do parto, ou se entrar em trabalho de parto, no sente por muito tempo.

A gestante tem certeza de que o mdico que a acompanhou estar disponvel para fazer o parto. No parto normal, como no h hora para nascer, muitas vezes o mdico no est disponvel e um mdico plantonista ou obstetriz conduz o parto.

A anestesia dada a raquidiana ou a anestesia peridural. Geralmente, h mais dor aps o parto devido inciso (corte) na barriga e manipulao do mdico. Necessita de maior dose de analgsicos. A dor e o inchao no local demora cerca de 6 meses para diminuir, como toda cirurgia.

A inciso feita de forma esttica e geralmente no aparece no biquini. Lembre-se que a cesrea no deixa de ser uma cirurgia, com todo risco de complicaes de qualquer cirurgia comum (infeces, sangramentos, risco anestsico, trombose nas pernas).

Em certos casos, o parto cesreo indicado. Quando o beb est sentado, em gestao de gmeos, quando h complicaes durante o parto normal, quando h sofrimento do beb, quando h placenta prvia, quando h alguma patologia grave, quando o beb passou do tempo de nascer e no se pode induzir o parto, quando h mecnio espesso, entre outras. O mecnio so as fezes do beb. Quando esto em grande quantidade, tornam o lquido amnitico espesso e, se aspirado pelo beb, gruda nas vias areas e dificulta a respirao.

Se voc j tem duas cesreas anteriores, no pode mais ter parto normal. A manipulao de dentro do abdome durante a cirurgia gera fibrose (cicatrizes) e cada vez em que realizada um cesrea, as fibroses ficam mais intensas e duras. Aps a segunda cesrea, a cirurgia se torna de maior risco e mais difcil.

Pode acontecer tambm, devido fibrose e aderncias, de algumas mulheres no conseguirem mais engravidar. H maior chance de dores crnicas na barriga e de endometriose aps um parto cesreo.

O tero fica com uma cicatriz em seu msculo, que sempre um ponto mais frgil. Se voc entrar em trabalho de parto aps duas cesreas, seu risco de romper o tero neste local da cicatriz maior. A rotura uterina pode provocar morte do beb e da me se no for atendido com urgncia.

Nesta cicatriz do tero tambm mais fcil se implantar a placenta na prxima gravidez. Como a cicatriz muito baixa, a placenta fica baixa e antes do beb. Chamamos de placenta prvia. Ela ocorre tambm em mulheres que nunca tiveram cesrea, mas com menor freqncia. A placenta pode sangrar bastante

durante toda a gravidez e no permite mais um parto normal. Torna-se uma gravidez de alto risco.

O pulmo do beb no to comprimido durante a cesrea e ele tm maior risco de ter desconforto para respirar aps o parto. Por isso, o pediatra aspira as vias areas de todo beb nascido de cesrea. Esse desconforto geralmente passa logo, melhorando quando o pulmo reabsorve todo o lquido.

O tempo de internao da me aps cesrea maior, 48 horas em mdia, depende do mdico e do hospital. A mulher deve ficar sem pegar peso e fazer esforo fsico nem ginstica por pelo menos 2 meses aps a cirurgia, para permitir a cicatrizao completa e evitar hrnias internas.

Desvantagens para a me: a recuperao lenta e pode ser dolorida. A mulher leva de cinco a sete dias para conseguir manter uma posio ereta. Aumentam as chances de infeco cirrgica e, normalmente, nos primeiros dias h um grande desconforto por causa da formao de gases. Desvantagens para o beb: como a data do parto no comandada pela natureza, e sim pela agenda da paciente e do mdico, h risco de que o beb seja removido prematuramente. E, como o beb no passa pela vagina e pela "massagem" que ela provoca em seu corpinho os riscos de problemas respiratrios aumentam, j que os lquidos do pulmo no so eliminados durante o parto.

Parto Frceps- o parto via vaginal (parto normal) no qual se utiliza um instrumento cirrgico semelhante a uma colher, que colocado no canal genital da mulher, ajustando-se nos lados da cabea do beb para ajudar o obstetra a retir-lo do canal de parto em casos de emergncia ou sofrimento fetal. utilizado quando o parto j est no final poupando desgastes da me e do beb. Parto Le Boyer Criado por um mdico francs, esse tipo de parto parecido com o parto normal, s que bem mais zen, com trilha sonora e tudo. "O ambiente deve ser calmo, com uma boa msica de fundo, de preferncia clssica, com apagamento de todas as luzes da sala, exceto o foco de iluminao do obstetra. O marido, ao invs de ficar do lado de fora assistindo, tambm pode participar.

Parto na gua J pensou em passar pelo trabalho de parto em uma confortvel banheira de gua quente? Pois . Esse tipo de parto pouco praticado no Brasil, mas tem seu lado bom, como o conforto e o relaxamento propiciados me. Estudos cientficos j comprovaram que a gua quente ajuda a aliviar a tenso e as dores. As vantagens do parto na gua: A gua proporciona ao beb uma reproduo muito parecida com o ambiente de sua gestao. Com o nascimento na gua, o beb viaja suavemente de um lugar quente, molhado e seguro, dentro do corpo de sua me, para outro lugar com as mesmas caractersticas. Na gua, a gestante sente menos dor e quase nunca h necessidade de interveno mdica. A gua cria uma presso igual em todas as partes do corpo, a me e o beb sofrem menos ansiedade e a me pode encontrar uma posio cmoda e eficiente que facilita o nascimento do beb. A gua proporciona uma maior flexibilidade em todo o processo de parto, a me sente menos presso no abdmen e no tero durante as contraes e o beb no recebe os estmulos que o induzem respirao, presentes no nascimento seco. possvel que, na gua, haja uma forma suave de se estimular a respirao do beb, razo pela qual poucos deles gritam aps o nascimento nesse ambiente. O nascimento na gua extremamente seguro. Em mais de 45.000 nascimentos na gua registrados no mundo, no houve complicaes perigosas vida da me ou do beb. As desvantagens do parto na gua: H questionamentos sobre os partos considerados de risco: gemelares, plvicos, prematuros, entre outros, embora alguns defendam que, mesmo nestes casos, a gua pode trazer uma ajuda. Contra indica-se o parto na gua em casos de beb com peso previsto para mais de 4500 gramas. Os casos entre 4000 e 4500 gramas devem ser avaliados, pela possibilidade de distcia de ombro. A episiotomia pode ser feita com dificuldade dentro da gua. Em casos com antecedentes de hemorragia no deve ser feito o parto na gua, embora se possa usar a gua durante o perodo de dilatao.

Em suma, a gua um elemento teraputico que pode trazer muitas vantagens no desenrolar do parto, favorecendo o processo de dilatao, o alvio das dores e o relaxamento muscular e emocional da me. A meu ver, deveria se vencer o preconceito que existe em relao instalao de banheiras em ambiente de parto, para que as parturientes pudessem dispor deste recurso para um parto mais humanizado.

Parto de ccoras baseado no parto indgena, mas sem precisar ficar no cho da maternidade. Para expulsar o beb, a mulher fica de ccoras, instalada em uma cadeira especial. Nesse caso, a gravidade d uma forcinha extra, ajudando na sada da criana e diminuindo as dores. A liberdade de movimento maior e ainda evita a compresso de alguns vasos sangneos, que acontece em partos deitados. "Os adeptos das formas naturais de parto gostam muito dessa ttica. uma tentativa de tornar o trabalho menos doloroso, sem tenso. Este procedimento traz diversas vantagens para me pois facilita a liberao ( sada ) da cabea e propicia um parto com menos intervenes, como o corte do perioneo alm do fato da me sentir mais e participar do parto. No caso do Beb, este tambm se beneficia pois mais rpido, e recebe melhor aporte de sangue. Vantagens do parto de ccoras:

rpida a recuperao da me; a gravidade facilita a expulso do beb; a gravidade facilita as contraes e, conseqentemente, diminui as dores.

Desvantagem do parto de ccoras:

Nem todas as clnicas esto equipadas para esta tcnica.

Parto natural Acredite se quiser: em pleno sculo 21, h pessoas que ainda preferem ter nen moda antiga, parindo em casa, sem anestesia e sem interveno mdica. Segundo o Dr. Ricardo, apesar do conforto proporcionado pela prpria casa, pode ser arriscado. Os riscos de complicaes e infeces so enormes, assim como os de paralisia cerebral e morte fetal.

Anestesia Na maioria das vezes, a me pode escolher qual anestesia quer tomar. No parto normal, pode optar entre a peridural e a local, enquanto na cesrea a escolha fica entre a peridural e a raquianestesia com agulha fina. S que, assim como em toda ocasio em que se usa anestesia, pode haver complicaes. "Elas podem ser maiores na cesrea, devido maior exposio aos agentes anestsicos E entre essas complicaes, esto cefalia, diminuio da presso arterial e da atividade uterina. "Podem acontecer, tambm, casos mais srios, como taquicardias ou paradas cardio-respiratrias". Ps-parto O ps-parto, geralmente, tranqilo para todos os casos, mas a cesrea exige mais cuidados. Enquanto mes que fizeram partos sem cirurgia saem do hospital em at 24 horas, as que realizaram cesarianas precisam de pelo menos 48 horas de observao. As atividades fsicas de quem fez parto normal podem ser retomadas em duas semanas, enquanto quem passou pela cesariana precisa esperar um ms.

You might also like