You are on page 1of 4

Frases Sobre a Igreja

"No igreja que precisa de mim, sou eu que preciso da Igreja." (So Pio de Pietrelcina) Nesses tempos ingratos em que a Santa Me Igreja to atacada, dentro e fora dela, preciso meditar nas palavras dos grandes homens e mulheres da Igreja: Se morro, morro pela Igreja! Santa Catarina de Sena "Dolor patientia vincitur. - A dor se vence com a pacincia." (Santo Agostinho, Doutor da Igreja) No te afaste da Igreja: Nada mais forte do que ela. Ela a tua esperana, o teu refgio. Ela mais alta que o cu e mais vasta que a terra. Ela nunca envelhece. (So Joo Crisstomo, Doutor da Igreja) Roma locuta, causa finita (Roma falou, encerrada a questo).( S. Agostinho, Doutor da Igreja) "Dois homens olharam atravs das grades da priso; um viu a lama, o outro as estrelas." (Santo Agostinho, Doutor da Igreja) justo que muito custe o que muito vale." (Santa Teresa de Jesus) "A alma que anda no amor, no cansa nem se cansa" (So Joo da Cruz) "Pelo mesmo caminho que Cristo trilhou ho de ir os que o seguem." (Santa Teresa de Jesus) "Nada te perturbe, nada te amedronte, s Deus basta." (Santa Teresa de Jesus). "Ns vos adoramos Senhor Jesus Cristo e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo" (So Francisco de Assis). Algumas pessoas reivindicam e protestam em pblico por justia e direitos humanos. Ns no temos tempo para isto. H seres humanos em grande nmero que esto morrendo de fome e desprovidos de amor. Em pessoas assim que servimos a Jesus, vinte e quatro horas ao dia. (Madre Teresa de Calcut) "Nada te perturbe, nada te assuste, tudo passa. Deus nunca muda. A pacincia tudo alcana. Quem a Deus tem, nada lhe falta. S Deus basta!" (Santa Tereza d'Avila) Onde est Cristo Jesus, est a Igreja catlica. (Santo Incio de Antioquia) No te afaste da Igreja: Nada mais forte do que ela. Ela a tua esperana, o teu refgio. Ela mais alta que o cu e mais vasta que a terra. Ela nunca envelhece. (So Joo Crisstomo)

Com efeito prpria Igreja que foi confiado o dom de Deus. nela que foi depositada a comunho com Cristo, isto , o Esprito Santo, penhor da incorruptibilidade, confirmao da nossa f e medida da nossa ascenso para Deus. Pois l onde est a Igreja, ali est tambm o Esprito de Deus; e l onde est o Esprito de Deus, ali est a Igreja e toda a graa. (Santo Ireneu) A Igreja o local onde floresce o Esprito. (Santo Hiplito) O mundo foi criado em vista da Igreja. (So Justino) Assim como a vontade de Deus um ato e se chama mundo, assim tambm sua inteno a salvao dos homens, e se chama Igreja (S. Clemente de Alexandria) Que estupendo mistrio! H um nico Pai do universo, um nico Logos do universo e tambm um nico Esprito Santo, idntico em todo lugar; h tambm uma nica virgem que se tornou me, e me agrada cham-la de Igreja. (S. Clemente de Alexandria) A Esposa de Cristo no pode adulterar, fiel e casta. Aquele que se separa dela saiba que se junta com uma adltera, e que as promessas da Igreja j no o alcana. Aquele que abandona a Igreja no espere que Jesus Cristo o recompense, um estranho, um proscrito, um inimigo. No pode ter Deus por Pai no cu quem no tem a Igreja por me na terra.(So Cipriano ) A Igreja o mundo reconciliado. Quem no crer que a Igreja lhe perdoa os pecados, a esses no lhe sero perdoados os pecados.(S. Agostinho) A Igreja avana em sua peregrinao atravs das perseguies do mundo e das consolaes de Deus. (S. Agostinho) Alegremo-nos, portanto, e demos graas por nos termos tornado no somente cristos, mas o prprio Cristo. Compreendeis irmos, a graa que Deus nos concedeu ao dar-nos Cristo como Cabea? Admirai e rejubilai, ns nos tornamos Cristo, com efeito, uma vez que Ele a Cabea, e ns somos os membros, o homem inteiro constitudo por Ele e por ns. A plenitude de Cristo , portanto, a Cabea e os membros; que significa isto: a cabea e os membros? Cristo e a Igreja. (S. Agostinho) Parece-me salutar fazer essas recomendaes aos jovens estudiosos, inteligentes e tementes a Deus, que procuram a vida bem aventurada, que no se arrisquem sob o pretexto de tender vida feliz e que no se dediquem temerariamente a seguir doutrina alguma das que se praticam fora da Igreja de Cristo. (S. Agostinho) Onde est a Igreja, a est o Esprito de Deus. Na medida que algum ama a Igreja que possui o Esprito Santo. Fazei-vos Corpo de Cristo se quereis viver do Esprito de Cristo. Somente o Corpo de Cristo vive do seu Esprito. (S. Agostinho) Se na Igreja no existisse a remisso dos pecados, no existiria nenhuma esperana, nenhuma perspectiva de uma vida eterna e de uma libertao eterna. Rendamos graas a Deus que deu Sua Igreja um tal dom. (S. Agostinho)

A Igreja de Cristo, cuidadosa e cauta guardi dos dogmas que lhe foram confiados, jamais os altera; em nada os diminui, em nada lhes adiciona; no a priva do que necessrio, nem lhe acrescenta o que suprfluo; no perde o que seu, nem se apropria do que pertence aos outros, mas com todo o zelo, recorrendo com fidelidade e sabedoria aos antigos dogmas, tem como nico desejo aperfeioar e purificar aqueles que antigamente receberam uma primeira forma e esboo, consolidar e reforar aqueles que j foram evidenciados e desenvolvidos, salvaguardar aqueles que j foram confirmados e definidos. (So Vicente de Lerins) Perguntando eu com toda ateno e diligncia a numerosos vares, eminentes em santidade e doutrina, que norma poderia achar, segura, enquanto possvel genrica e regular, para distinguir a verdade da f catlica da falsidade da heresia, eis a resposta constante de todos eles: quem quiser descobrir as fraudes dos hereges nascentes, evitar seus laos e permanecer sadio e ntegro na sadia f, h de resguard-la, sob o auxlio divino, duplamente: primeiro com a autoridade da Lei divina, e segundo, com a tradio da Igreja Catlica (So Vicente de Lerins) A Igreja a finalidade de todas as coisas.H um caminho real, que a Igreja catlica, e uma s senda da verdade. Toda heresia, pelo contrrio, tendo deixado uma vez o caminho real, desviando-se para a direita ou para a esquerda, e abandonada a si mesma por algum tempo, cada vez mais se afunda em erros. Eia, pois, servos de Deus e filhos da Igreja santa de Deus, que conheceis a regra segura da f, no deixeis que vozes estranhas vos apartem dela nem que vos confundam as pretenses das erroneamente chamadas cincias (Santo Epifnio) Com efeito, desde a descida at ns do Verbo encarnado, todas as Igrejas crists de toda parte consideram e continuam considerando a grande Igreja que est aqui em Roma como nica base e fundamento, visto que, segundo as prprias promessas do Salvador, as portas do inferno nunca prevalecero contra ela. (So Mximo Confessor) Quem se aparta da confisso da verdade, muda de caminho e o percurso inteiro se torna afastamento. Tanto mais prximo da morte estar quanto mais distante da luz catlica. (So Leo Magno) Ubi Petrus, ibi ecclesia; ubi ecclesia, ibi Christus Onde est Pedro, est a Igreja; onde est a Igreja, est Cristo. (S. Bsilio, S.Atansio e outros) Da mesma forma que Eva foi formada do lado de Ado adormecido, assim a Igreja nasceu do corao transpassado de Cristo morto na cruz. (Santo Ambrsio) No incio se davam sinais aos no crentes. A ns, porm, na plenitude da Igreja, importa compreender a verdade. J no por sinais, mas pela f. (Santo Ambrsio) A Igreja esse navio que navega bem neste mundo ao sopro do Esprito Santo com as velas da cruz do Senhor plenamente desfraldadas. (Santo Ambrsio) Foi na dispensa da hierarquia eclesistica que eu guardei o Corpo e o Sangue do meu Filho. ( Santa Catarina de Sena)

Foi no seio da Igreja hierrquica que o Senhor depositou o seu mais precioso tesouro. ( Santa Catarina de Sena) Tenham a certeza de que quando eu morrer, a nica causa de minha morte ser meu amor pela Igreja. ( Santa Catarina de Sena) Eu sou filha da Igreja ! (Santa Teresa de vila) Em tudo me sujeito ao que professa a Santa Igreja Catlica Romana, em cuja f vivo, afirmo viver e prometo viver e morrer. (Santa Teresa de vila)

You might also like