You are on page 1of 10

Metodologia: A Elaborao de Projeto de Pesquisa 2008

SUMRIO ELEMENTOS PR-TEXTUAIS CAPA FOLHA DE ROSTO SUMRIO ELEMENTOS TEXTUAIS TEMA JUSTIFICATIVA PROBLEMA HIPTESES OBJETIVOS FUNDAMENTAO TERICA METODOLOGIA CRONOGRAMA ORAMENTO ELEMENTOS PS-TEXTUAIS: BIBLIOGRAFIA ANEXO APNDICE CONCLUSO BIBLIOGRAFIA

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS

CAPA: A capa, elemento obrigatrio que identificam o trabalho: a.Nome da Universidade: localizado na margem superior, centralizado, letras maisculas, fonte 16 e em negrito. b.Nome do curso: logo abaixo do nome da Universidade, em letras maisculas, centralizado, fonte 16 e em negrito. c.Ttulo do trabalho: em letras maisculas, centralizado, fonte 16, negrito. d.Nome(s) do(s) autor(es): nome e sobrenome do(s) autor(es), em ordem alfabtica, em letras maisculas, centralizado, (considerando o alinhamento horizontal), fonte 14 e em

negrito. e.Local e ano: nas duas ltimas linhas da folha, em letras maisculas, centralizado, fonte 12 e em negrito. Tais elementos devem ser distribudos de maneira eqidistantes na folha.

Folha de Rosto: A Folha de Rosto, elemento obrigatrio, a repetio da capa com a descrio da natureza e objetivo do trabalho, portanto, contm detalhes da identificao do trabalho na mesma ordem. Natureza e objetivo do trabalho: trata-se de uma nota explicativa de referncia ao texto. Deve ser impresso em espao simples, fonte 10 e com o texto alinhado a partir da margem direita.

SUMRIO: um elemento obrigatrio, constitudo pela enumerao das principais divises, sees e outras partes do trabalho, na mesma ordem em que aparecem no seu desenvolvimento, ou seja, deve conter exatamente os mesmos ttulos, subttulos que constam no trabalho e as respectivas pginas em que aparecem. O ttulo SUMRIO deve estar em letras maisculas, fonte 14, centralizado e em negrito. Aps trs espaos, sero grafados os captulos, ttulos, itens e/ou subitens, conforme aparecem no corpo do texto.

ELEMENTOS TEXTUAIS TEMA: O tema um aspecto ou uma rea de interessede um assunto que se deseja provar ou desenvolver. Escolher um tema significa eleger uma parcela delimitada de um assunto, estabelecendo limites ou restries para o desenvolvimento da pesquisa pretendida. A definio do tema pode surgir com base na sua observao do cotidiano, na vida profissional, em programas de pesquisa, em contato e relacionamento com especialistas, no feedback de pesquisas j realizadas e em estudo da literatura especializada (BARROS; LEHFELD, 1999). A escolha do tema de uma pesquisa, em um Curso de Ps-Graduao, est relacionada linha de pesquisa qual voc est vinculado ou linha de seu orientador. Voc dever levar em conta, para a escolha do tema, sua atualidade e relevncia, seu conhecimento a respeito, sua preferncia e sua aptido pessoal para lidar com o tema escolhido.

Justificativa: Nesta etapa voc ir refletir sobre o porqu da realizao da pesquisa procurando identificar as razes da preferncia pelo tema escolhido e sua importncia em relao a outros temas. Perguntando: o tema relevante e, se , por qu?

Quais os pontos positivos que se percebe na abordagem proposta? Que vantagens e benefcios voc pressupe que sua pesquisa ir proporcionar? A justificativa dever convencer quem for ler o projeto, com relao importncia e relevncia da pesquisa proposta.

PROBLEMA: Na acepo cientfica, problema qualquer questo no solvida e que objeto de discusso, em qualquer domnio do conhecimento (GIL, 1999, p.49). Problema, para Kerlinger (1980, p.35), uma questo quemostra uma situao necessitada de discusso, investigao, deciso ou soluo. Simplificando, problema uma questo que a pesquisa pretende responder. Todo o processo de pesquisa ir girar em torno de sua soluo. Muitos fatores determinam a escolha de um problema de pesquisa. Para Rudio (2000), o pesquisador, neste momento, deve fazer as seguintes perguntas: a.o problema original? b.o problema relevante? c.ainda que seja interessante, adequado para mim? d.tenho possibilidades reais para executar tal pesquisa? e.existem recursos financeiros que viabilizaro a execuo do projeto? f.terei tempo suficiente para investigar tal questo? O problema sinaliza o foco que se dar pesquisa. Geralmente voc considera na escolha deste foco: O problema ser relevante em termos cientficos quando propiciar conhecimentos novos rea de estudo e, em termos prticos, a relevncia refere-se aos benefcios que sua soluo trar para a humanidade, pas, rea de conhecimento, etc.

HIPTESES: Hipteses so suposies colocadas como respostas plausveise provisrias para o problema de pesquisa. As hipteses so provisrias porque podero ser confirmadas ou refutadas com o desenvolvimento da pesquisa. Um mesmo problema pode ter muitas hipteses, que so solues possveis para a sua resoluo. A(s) hiptese(s) ir(o) orientar o planejamento dos procedimentos metodolgicos necessrios execuo da sua pesquisa.. A hiptese define at aonde voc quer chegar e, por isso, ser a diretriz de todo o processo de investigao. A hiptese sempre uma afirmao, uma resposta possvel ao problema proposto. Para Luna (1997), a formulao de hipteses quase inevitvel, para quem estudioso da rea que pesquisa. Geralmente, combase em anlises do conhecimento disponvel, o pesquisador acaba apostando naquilo que pode surgir como resultado de sua pesquisa. Uma vez formulado o problema, proposta uma resposta suposta, provvel e provisria (hiptese), que seria o que ele acha plausvel como soluo do problema. Muitos autores j determinaram as caractersticas ou critrios necessrios para a validade das hipteses.

Lakatos e Marconi (1991) listaram onze (11) caractersticas j indicadas na literatura. So elas: a.consistncia lgica: o enunciado das hipteses no pode ter contradies e deve ter compatibilidade com o corpo de conhecimentos cientficos; b.verificabilidade: devem ser passveis de verificao; c.simplicidade: devem ser parcimoniosas evitando enunciados complexos; d.relevncia: devem ter poder preditivo e/ou explicativo; e.apoio terico: devem ser baseadas em teoria para ter maior probabilidade de apresentar genuna contribuio ao conhecimento cientfico; f.especificidade: devem indicar as operaes e previses a que elas devem ser expostas; g.plausibilidade e clareza: devem propor algo admissvel e que o enunciado possibilite o seu entendimento; h.profundidade, fertilidade e originalidade: devem especificar os mecanismos aos quais obedecem para alcanar nveis mais profundos da realidade, favorecer o maior nmero de dedues e expressar uma soluo nova para o problema.

OBJETIVOS: Relaciona-se com a viso global do tema e com os procedimentos prticos. Indicam o que se pretende conhecer, ou medir, ou provar no decorrer da pesquisa, ou seja, as metas que se deseja alcanar. Podem ser gerais e especficos. No primeiro caso, indicam uma ao muito ampla e, no segundo, procuram descrever aes pormenorizadas ou aspectos detalhados. Uma ao individual ou coletiva se materializa atravs de um verbo. Por isso importante uma grande preciso na escolha do verbo, escolhendo aquele que rigorosamente exprime a ao que o pesquisador pretende executar (BARRETO; HONORATO, 1998). Outro critrio fundamental na delimitao dos objetivos da pesquisa a disponibilidade de recursos financeiros e humanos e de tempo para a execuo da pesquisa, de tal modo que no se corra o risco de torn-la invivel. prefervel diminuir o recorte da realidade do que se perder em um mundo de informaes impossveis de serem tratadas (BARRETO; HONORATO, 1998). a.Objetivo(s) geral(is): indicao do resultado pretendido. Por exemplo: identificar, levantar, descobrir, caracterizar, descrever, traar, analisar, explicar, etc. b.Objetivo(s) especfico(s): indicao das metas das etapas que levaro realizao dos objetivos gerais. Por exemplo: classificar, aplicar, distinguir, enumerar, exemplificar, selecionar, etc.

FUNDAMENTAO TERICA: Esta parte fundamenta a pesquisa, a base de sustentao terica. Tambm pode ser chamada de reviso bibliogrfica, reviso terica, fundamentao bibliogrfica, estado da arte, reviso de literatura, resenha bibliogrfica etc. Para Silva e Menezes (2001, p.30), nesta fase o pesquisador dever responder s seguintes questes: quem j escreveu e o que j foi publicado sobre o assunto? Que

aspectos j foram abordados? Quais as lacunas existentes na literatura? Pode ser uma reviso terica, emprica ou histrica. A fundamentao terica importantssima porque favorecer a definio de contornos mais precisos da problemtica a ser estudada. De acordo com Barreto e Honorato (1998), considera-se como bsica em um projeto de pesquisa uma reflexo breve acerca dos fundamentos tericos do pesquisador e um balano crtico da bibliografia diretamente relacionada com a pesquisa, compondo aquilo que comumente chamado de quadro terico ou balano atual das artes. Neste item o pesquisador deve apresentar ao leitor as teorias principais que se relacionam com o tema da pesquisa. Cabe reviso da literatura, a definio de termos e de conceitos essenciais para o trabalho. O que se diz sobre o tema na atualidade, qual o enfoque que est recebendo hoje, quais lacunas ainda existem etc. Aqui tambm fundamental a contribuio terica do autor da pesquisa.

METODOLOGIA: A metodologia da pesquisa num planejamento deve ser entendida como o conjunto detalhado e seqencial de mtodos e tcnicas cientficas a serem executados ao longo da pesquisa, de tal modo que se consiga atingir os objetivos inicialmente propostos e, ao mesmo tempo, atender aos critrios de menor custo, maior rapidez, maior eficcia e mais confiabilidade de informao (BARRETO; HONORATO, 1998). Segundo Ventura (2002, p.76-77), so incontveis e absolutamente diversas as classificaes da metodologia que se pode encontrar na literatura especializada. Segundo Gil (2002), uma pesquisa, quanto aos seus procedimentos tcnicos, pode ser classificada da seguinte forma: a.Pesquisa bibliogrfica: desenvolvida com base em material j elaborado, constitudo principalmente de livros e artigos cientficos. No aconselhvel que textos retirados da Internet constituam o arcabouo terico do trabalho monogrfico. b.Pesquisa documental: muito parecida com a bibliogrfica. A diferena est na natureza das fontes, pois esta forma vale-se de materiais que no receberam ainda um tratamento analtico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa. Alm de analisar os documentos de primeira mo (documentos de arquivos, igrejas, sindicatos, instituies etc.), existem tambm aqueles que j foram processados, mas podem receber outras interpretaes, como relatrios de empresas, tabelas etc. c.Pesquisa experimental: quando se determina um objeto de estudo, seleciona-se as variveis que seriam capazes de influenci-lo, define-se as formas de controle e de observao dos efeitos que a varivel produz no objeto. d.Levantamento: a interrogao direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Procede-se solicitao de informaes a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para, em seguida, mediante anlise quantitativa, obterem-

se as concluses correspondentes aos dados coletados. Quanto o levantamento recolhe informaes de todos os integrantes do universo pesquisado, tem-se um censo. e.Estudo de campo: procura o aprofundamento de uma realidade especfica. basicamente realizada por meio da observao direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar as explicaes e interpretaes do ocorre naquela realidade. Para Ventura (2002, p. 79), a pesquisa de campo deve merecer grande ateno, pois devem ser indicados os critrios de escolha da amostragem (das pessoas que sero escolhidas como exemplares de certa situao), a forma pela qual sero coletados os dados e os critrios de anlise dos dados obtidos. f.Estudo de caso: consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento. Caracterizado por ser um estudo intensivo. levada em considerao, principalmente, a compreenso, como um todo, do assunto investigado. Todos os aspectos do caso so investigados. Quando o estudo intensivo podem at aparecer relaes que de outra forma no seriam descobertas (FACHIN, 2001, p. 42). g.Pesquisa-ao: um tipo de pesquisa com base emprica que concebida e realizada em estreita associao com uma ao ou com a resoluo de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situao ou do problema esto envolvidos de modo cooperativo ou participativo (THIOLLENT, 1986, p.14).

CRONOGRAMA: Corresponde a identificao de cada etapa da pesquisa: Elaborao do projeto, Coleta de Dados, Tabulao e Anlise de dados, Elaborao do Relatrio Final. Apresentando um cronograma estimando o tempo necessrio para executar cada uma das etapas. ORAMENTO: a estimativa dos investimentos necessrios, isto , que tornem vivel a realizao da pesquisa. Torna-se necessrio um quadro mostrando as Rubricas: Material de Consumo (papel A4, disquetes, cartuchos para impressora, etc.); Outros Servios e Encargos (fotocpias, transporte, alimentao, etc.); Material Permanente (equipamentos, mveis, etc.). Soma-se quantidades e valores em reais (R$). Apresentando um somatrio com o valor global.

ELEMENTOS PS-TEXTUAIS

BIBLIOGRAFIA: Apresentar a bibliografia citada obrigatrio, pois todo o trabalho cientfico fundamentado em uma pesquisa bibliogrfica. Todas as publicaes utilizadas no

decorrer do texto devero estar listadas de acordo com as normas da ABNT para referncias (NBR6023:2000).Se necessrio, as referncias podero ser organizadas por grau de autoridade (obras citadas, consultadas e indicadas).

ANEXO: Aparece no final do trabalho (opcional). Anexo, segundo a ABNT, consiste em um texto ou documento, no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao. Os anexos so identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos.

APNDICE: Aparece no final do trabalho (opcional). Apndice, segundo a ABNT consiste em um texto ou documento elaborado pelo prprio autor, a fim de complementar sua argumentao, sem prejuzo da unidade nuclear do trabalho. Os apndices so identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos.

CONCLUSO Assim, aps demonstrar de forma mais clara e prtica possvel, a elaborao de um projeto de pesquisa, atrves de exemplos e estudos colhidos por meio de pesquisa, considero terminada minha exposio sobre o assunto.

BIBLIOGRAFIA AZEVEDO, Israel Belo de. O prazerda produo cientfica: diretrizes para a elaborao de trabalhos acadmicos. Piracicaba: Ed. da UNIMEP, 1998. ANDRADE, Maria Margarida de. Como preparar trabalhos para cursos de psgraduao: noes prticas. So Paulo: Atlas, 1995. BARROS, Aidil de Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Projeto de pesquisa: propostas metodolgicas. Petrpolis: Vozes, 1999. LUNA, Sergio Vasconcelos de. Planejamento de pesquisa: uma introduo. So Paulo: EDUC, 1997. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2002.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaborao de monografias e dissertaes. So Paulo: Atlas, 1994. VENTURA, Deisy. Monografia jurdica. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. informao e documentao referncias - elaborao. Rio de Janeiro, 2006.

You might also like