You are on page 1of 17

1 INTRODUO

1.1 Importncia do setor e grandes nmeros O Sistema Agroindustrial (SAG) da cana-de-acar complexo: as usinas produtoras dependem de fornecedores de cana e de bens de capital. Os produtos, lcool, acar e energia, so distribudos para distribuidores de combustveis, distribuidores de energia eltrica, indstria de alimentos, atacado e varejo, e tradings exportadoras. Os subprodutos so destinados s indstrias, atacado e varejo, como indstrias de suco de laranja e de rao animal. Hoje, as usinas utilizam os resduos, como vinhaa e vinhoto, como biofertilizantes. O Brasil o Pas que apresenta o maior crescimento na produo de cana. Em 2006, a quantidade produzida atingiu 420 milhes de toneladas; em 2007/2008, a estimativa de 470 milhes. Em mdia, 60% da cana colhida destinada produo de lcool (para todos os fins) e o restante para a produo de acar. Segundo dados da Unica (Unio da Agroindstria Canavieira), em 1975, a produtividade mdia brasileira era de 50 toneladas de cana por hectare, enquanto que, em 2005, a produtividade mdia foi de mais de 80 t/ha. Segundo o IBGE, a produo de cana dividida por regio do Pas revela que o Norte-Nordeste representa 15% da produo total do Pas e o Centro-Sul representa 85%. Segundo a consultoria SCA, a produo do Centro-Sul continuar a se expandir e ser mais expressiva do que a produo do Norte-Nordeste. previsto que a produo do Pas atinja mais de 450 milhes de toneladas em 2007/2008 e que, em 2010/2011, atinja 580 milhes de toneladas. Desde 1975, com a implantao do Prolcool, as reas utilizadas na plantao de cana (em hectares) se expandiram e a previso, at 2012, que continuar a crescer, chegando a 7,8 milhes de ha. Em 2007/2008, a rea ocupada com cana de 6,2 milhes de ha. O panorama geral brasileiro da economia da cana-de-acar, em 2006, apresentado pelo Quadro 1, a seguir. No geral, a produo de lcool foi de 17,5 bilhes de litros e a de acar, 30 milhes de toneladas. Destas, 3,6 bilhes de litros de lcool (20%) e 19 milhes de toneladas de acar (63%) foram destinados ao mercado externo.

O negcio acar De uma maneira geral, o consumo de acar influenciado pelo preo do acar e de adoantes alternativos, a disponibilidade de estoques de acar, a preferncia dos consumidores, os avanos tecnolgicos e as polticas governamentais. No entanto, a renda per capita e o crescimento da populao so os dois fatores mais importantes, sendo que o ltimo explica 85% do crescimento do consumo (F.O. Litch's). Segundo a USDA (Departamento de agricultura dos EUA), a produo mundial de acar, em toneladas, entre 2002 e 2007, cresceu a uma taxa mdia de 1,12% a.a. Os principais pases produtores de acar so Brasil, Estados Unidos, ndia, Tailndia e China. A produo do Brasil equivale a 19% de toda produo mundial, ou seja, 30,8 milhes de toneladas; a produo da ndia, segunda maior do mundo (16%), de 25,1 milhes de toneladas. Em terceiro lugar, a produo de acar dos Estados Unidos, representando 10% de toda produo mundial, de 16,1 milhes de toneladas. Em relao ao comportamento do consumo mundial, entre 2002 e 2006, o crescimento foi de 1,28% ao ano em mdia. Em 2006/2007, o consumo atingiu 146 milhes de toneladas. Segundo a F.O. Licht's, em 2014, o consumo mundial de acar deve chegar casa dos 180 milhes de toneladas. Entre 2001 e 2006, a produo brasileira de acar cresceu em mdia 8,61% a.a. O IBGE revela que os trs Estados produtores de acar no Brasil, em 2005/2006, que mais participaram na produo nacional so: So Paulo, com participao de 66%; Alagoas, com 8,15%, e Minas Gerais, com 6,74%. Conforme os

dados do MAPA e SECEX, de 30 milhes de toneladas produzidas na safra 2006/2007, o Brasil consumiu um pouco mais de 10 milhes. Para os prximos anos, previsto que a exportao continue a representar mais de 60% do destino da produo brasileira de acar, que tambm tende a crescer. O negcio lcool Segundo a F.O.Licht's, a produo mundial de etanol cresceu em mdia 11,36% a.a., entre 2002 e 2006. Os principais pases produtores so Estados Unidos e Brasil, que, juntos, responderam por 3/4 da produo mundial. Em 2006, os Estados Unidos produziram 18,5 bilhes de litros e o Brasil produziu 17,5 bilhes de litros. A China foi o terceiro maior produtor com 3,8 bilhes de litros. O mercado americano de etanol foi o que mais cresceu nos ltimos anos, em funo da substituio do Metil Trcio Butil ter (MTBE) pelo etanol como oxigenador da gasolina em vrios Estados. No Brasil, o lcool hidratado foi o mais produzido durante todo o perodo de 1982 e 2000. A partir daquele ano, o lcool anidro foi mais produzido do que o hidratado. No entanto, entre 2005/2006, a produo de lcool hidratado voltou a ser levemente superior que a produo do lcool anidro, devido ao crescimento dos veculos flex. Esta inovao tecnolgica trouxe interessantes novidades, e com grande aceitao por parte dos consumidores para se aproveitar das diferenas de preos. (Ferreira et al., 2007). Dos 27 Estados brasileiros, praticamente 21 so importadores e somente 6 exportadores de etanol. Alguns Estados, como Paran e Minas Gerais, so produtores e importadores. Segundo a Unica, em 2005/2006, os cinco maiores produtores foram responsveis por 85% da produo nacional de etanol, sendo eles: So Paulo, com participao de 62%, Paran (7%), Minas Gerais (6%), Mato Grosso (5%) e Gois (5%). Conforme estudo da ICONE (Instituto de Estudos do Comrcio e Negociaes Internacionais), a produo de etanol projetada para 2012 nos EUA de 45,2 a 51,4 bilhes de litros, cerca de duas vezes e meia a produo atual. O Brasil projeta uma oferta de 35,4 bilhes de litros para o mesmo ano, dobrando a produo verificada em 2006, assim como ocorrer na Unio Europia. O mercado internacional vem se abrindo especialmente para o lcool anidro, dadas as polticas governamentais de adio de lcool na gasolina. Alguns pases j aprovaram metas obrigatrias e outros j possuem uma poltica de autorizao da adio. O Quadro 2, a seguir, mostra um resumo das polticas propostas por alguns pases, as quais tm enorme impacto na produo brasileira.

Com relao demanda futura de etanol, o NIPE/Unicamp realizou uma simulao de substituio de 10% de gasolina por etanol. Os resultados revelam a produo necessria de 152 bilhes de litros de etanol/ano para atender demanda atual (2002) e uma produo necessria de 225 bilhes de etanol/ano para atender a uma demanda futura (2025). Em termos de mercado internacional, o Brasil o nico exportador significativo de etanol, apesar de os EUA serem o maior produtor mundial com elevados subsdios a sua produo. Os maiores importadores de etanol so: EUA (2,7 bilhes de litros), Japo (502 milhes de litros), Alemanha (430 milhes) e Holanda (422), segundo a fonte IETHA. Em 2006, a exportao brasileira de etanol foi maior para os Estados Unidos, que importou mais de 1,7 bilhes de litros de etanol brasileiro (MAPA). Isso ocorreu em funo da elevao do preo do milho no mercado americano, fato que no deve se repetir na prxima safra. As exportaes brasileiras de etanol, at 2001, representavam um valor pequeno em relao produo. Em 2006, as exportaes totais atingiram 3,6 milhes de m3. A previso que as exportaes e produo cresam nos prximos anos, atingindo, respectivamente, 5 milhes de m3 e 26 milhes de m3, em 2010 (Consultoria SCA). Em termos de mercado interno, em maro de 2003, o carro bicombustvel foi lanado. A sua importncia ocorre por

transferir ao consumidor o poder de deciso sobre qual combustvel usar, independente da falta de produto ou aumento de preos. Nesse ano, sua participao sobre o total de veculos vendidos foi de 6,8%. Em 2006, essa participao passou a ser de 86%. Em unidades, em 2006, as vendas de carros flex no Brasil foram de aproximadamente 2 milhes de unidades. Em 2007, a previso que a venda de carros flex fuel aumente, e passe a ser maior do que 3 milhes de unidades (ANFAVEA). De uma maneira geral, o preo na bomba do etanol influenciado pelo preo do produtor, misturas exigidas por lei (lcool anidro na gasolina 20%), custo da logstica de distribuio e carga tributria. No entanto, o que influencia efetivamente o consumo so os preos relativos dos diferentes tipos de combustveis, o consumo por Km do veculo e a frota (lanamento dos veculos flex, proibio de veculos leves a diesel, etc.). O negcio energia Uma tonelada de cana gera cerca de 320 kg de bagao, do quais 90% so usados na produo de energia. A importncia da cogerao de energia utilizando o bagao reside no fato de que ela coincide com o perodo de seca dos reservatrios das usinas hidreltricas e, dessa forma, possui importante carter complementar. A capacidade de co-gerao de energia com o bagao, para produo de acar e lcool e exportao do excedente, atualmente de 1650 MW ou 2% da demanda nacional. No entanto, o aproveitamento de todo potencial energtico do bagao est longe do ideal, muito por conta do uso apenas de parte da produo de bagao e do desperdcio de energia com as tecnologias intermedirias e obsoletas apresentadas pelas termoeltricas das usinas. O potencial de co-gerao de energia para 2012, com aproveitamento de 50% do bagao, de 9 mil MW ou 8% da demanda nacional projetada (ANEEL/NICA). 1.2 Preocupao de planejamento estratgico do SAG Cana Para que o Brasil assuma uma posio de importante fornecedor mundial de alimentos e bioenergia, preciso desenvolver expertise na construo de sistemas agroindustriais que sero cada vez mais transnacionais e devero ser sustentveis. No entanto, h alguns desafios a serem vencidos: perseguir a estabilidade socioeconmica do Pas, continuar o crescimento em commodities agrcolas, capturar valor e promover o associativismo (coordenao vertical e horizontal) nos sistemas agroindustriais. E, nesse processo, o planejamento indispensvel para a compreenso dos sistemas produtivos, monitoramento do ambiente internacional e ajustamento de ofertas s mudanas em curso. A construo e elaborao de cenrios e agenda estratgica para o sistema agroindustrial da cana o foco deste artigo.

2 OBJETIVO E PROCEDIMENTOS METODOLGICOS


O objetivo central deste artigo : a) realizar uma anlise macroambiental (anlise PEST) para o sistema agroindustrial (SAG) da cana no Brasil; b) vislumbrar, em cinco grandes reas analticas, seus pontos fortes e fracos; visando c) propor uma agenda estratgica para o setor para colaborar com discusses que vem sendo realizadas. Os procedimentos metodolgicos ficaram definidos como: 1) uma reviso do mtodo GESis (Planejamento e Gesto Estratgica de Sistemas Agroindustriais), proposto por Neves (2006), que se segue; 2) uma reviso bibliogrfica especfica sobre o sistema agroindustrial da cana (SAG Cana), conforme apresentado na introduo, e 3) entrevistas em profundidade com especialistas do setor, do governo e organizaes multilaterais. Com base na reviso da literatura e estudos realizados pelo PENSA (Centro de Conhecimento em Agronegcios da USP), Neves (2007) prope, como contribuio metodolgica, um processo de 12 etapas visando implementao de gesto estratgica em sistemas produtivos. O Mtodo GESis vem sendo utilizado para processos de planejamento e gesto estratgica para sistemas produtivos no Brasil. A Figura 1, a seguir, mostra as etapas que poderiam ser usadas para confeco de um plano estratgico para o SAG Cana nos prximos cinco ou dez anos. No Quadro 3, que se segue, cada uma das etapas ser detalhada.

Quadro 4

3 RESULTADOS
A etapa 2 do GESis refere-se anlise externa, ou seja, de oportunidades e ameaas. Nesta anlise, usa-se a ferramenta "PEST ou STEP analysis", bastante consagrada na literatura. Ela considera os principais fatores incontrolveis a um sistema produtivo, que variam, trazendo oportunidades e ameaas. Estes fatores so dos ambientes: poltico-legal; econmiconatural; sociocultural e tecnolgico. (Neves, 2004; Campomar e Ikeda, 2006; Jain, 2000; Johnson e Scholes, 1988). 3.1 Cenrios: oportunidades e ameaas No ambiente poltico-legal: como principais oportunidades (que devem ser buscadas) e que podem beneficiar a cana, destaque para uma forte coordenao e reaproximao com os EUA, a reduo tarifria, adio de etanol em outros pases e a reduo do ICMS dos Estados do Brasil, que distorcem o preo do lcool. Existem ameaas, tais como o levantamento de

barreiras tarifrias (o que parece pouco provvel), o perigo de barreiras "ambientais" e a lacuna de legislao para padronizao visando exportao (no mercado mundial). A proibio da queimada inviabilizar algumas reas (maior ou menor impacto em usinas diferentes) e a prpria legislao ambiental e trabalhista buscar cada vez mais a sustentabilidade. No ambiente econmico e natural: destaque aqui para o incrvel crescimento da frota flex no Brasil, a exportao da tecnologia e de usinas com o investimento no etanol e acar fora do Brasil, o crescimento do consumo de acar (produtos/alimentos que usam acar) no mundo, os preos firmes do petrleo, o investimento internacional no Brasil (queda do risco Brasil) e futuras quebras de produo em outros pases. Tambm so oportunidades a aquisio de ativos e conseqente concentrao industrial e na produo (terras), a gerao de divisas e contribuio para a estabilidade econmica, gerao de tributos e de empregos nas usinas. Neste ambiente, existem ameaas que so o surgimento de novos concorrentes internacionais (Caribe, frica), a falta de capacidade fabril para expanso (mquinas e equipamentos), uma forte reduo do preo do petrleo (o que parece improvvel), alguma doena ou praga na cana, uma variao climtica trazendo reduo da rea disponvel, a valorizao do real diminuindo margens, o custo dos insumos (fertilizantes principalmente) e a concentrao da venda de etanol a poucos grandes mercados (EUA) ou empresas (ex. Petrobras). No ambiente sociocultural: so grandes oportunidades, pois tem-se um combustvel verde e renovvel, crescimento da preocupao das pessoas com relao ao meio ambiente e presso internacional contra o avano do biocombustvel em reas de produo de alimentos (beneficiando a cana). Ameaas tambm pairam e devem ser trabalhadas, como a imagem do emprego na colheita, a imagem de ocupao de terra (monocultura) e das queimadas. Finalmente, no ambiente tecnolgico: as oportunidades esto na frota de automveis flex (ainda opo de automveis maiores), na mecanizao da colheita, uso da cana (etanol a partir da palha e bagao), a modificao gentica, o uso de satlites e agricultura de preciso, a pesquisa (novas variedades) e novas fontes de fertilizantes. Como ameaas, pode-se dizer que existem os produtos substitutos ao acar ou lcool, ganhos tecnolgicos nos concorrentes da cana e tecnologias geradoras de energia mais competitivas que possam aparecer. Entretanto, toda a produo ter que ser feita baseada no equilbrio do trip de sustentabilidade: ambiental (condies e caractersticas de produo), humana (respeito aos recursos humanos envolvidos) e econmica (lucros e distribuio de resultados). Existe uma visibilidade internacional muito grande no SAG Cana, e qualquer equvoco individual nestes trs pilares ser perigosamente generalizado pela mdia, no exterior, para

toda a cana e, conseqentemente, para o etanol produzido no Brasil. 4.2 Pontos fortes e fracos A seguir, tem-se uma anlise interna ao setor, ou seja, por meio de uma radiografia, se chega a pontos fortes e pontos fracos. A idia que os pontos fortes possam ser potencializados, e os pontos fracos meream projetos visando a sua melhoria nos anos vindouros. As reas, ou temas de anlise dentro do mtodo GESis, so divididas em cinco. Primeiramente, a questo da inovao, da pesquisa e da produo. Em seguida, a questo ligada comunicao do sistema produtivo com seus clientes e consumidores. A terceira dimenso engloba as questes de distribuio e logstica. A quarta dimenso analtica a de capacitao, e a ltima, aspectos ligados coordenao das cadeias produtivas e do ambiente institucional. 4.3 Agenda estratgica da cana Existem grandes projetos por rea estratgica que podem assegurar a permanncia das boas condies atuais para o setor sucroalcooleiro. Dentre os projetos a seguir, alguns so exclusivos da iniciativa privada, outros so pblicos e outros, ainda, combinados. a) Decises, aes e projetos relativos produo, produtos, pesquisa, desenvolvimento e inovaes: Diversas aes so recomendadas num plano para o setor nesta rea de produo, pesquisa e desenvolvimento. As principais esto destacadas abaixo: y Programas que visem ao crescimento vertical da produo de cana (mais produo na mesma rea) devem ser estimulados. Mecanismos de incentivo a estoques estratgicos de lcool evitando flutuaes de preos e escassez do produto. Os estoques reguladores podem melhorar a imagem do setor no Brasil e no mundo e fornecer segurana do abastecimento no mercado interno e externo. Atividades integradas de P&D para o setor: estimular a formao de parcerias pblico-privadas (PPPs) e parques tecnolgicos entre Embrapa, institutos agronmicos, centros de excelncia nas universidades, empresas privadas, centros de tecnologia (como o CTC) e associaes, com incentivos fiscais e aporte de recursos para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas do setor. Deve-se ter uma plataforma tecnolgica digital que mostre quais pesquisas esto sendo feitas, onde, quais pesquisadores; enfim, promovendo a integrao. Estimular a integrao e diversificao da agricultura voltada para a produo de alimentos e energia. Mediante aplicao de tecnologias, explorar a sinergia entre os dois tipos de plantio, desmistificando a viso de

concorrncia entre estes. A integrao de usina de acar e lcool com planta de biodiesel permite adicionar um produto (biodiesel) ao mix de produtos das usinas. Criar um banco gentico para cana-de-acar de domnio do setor, para atender forte demanda por novas variedades de cana, resistentes a pragas e adaptadas a regies mais ridas. Garantir o patenteamento internacional da tecnologia de produo do lcool brasileiro, para evitar a "livre importao" de tecnologia e capturar valor em cima das exportaes de tecnologia e posteriormente, de royalties. Estimular a expanso da atividade canavieira principalmente em regies onde existam pastagens degradadas ou subutilizadas. Este zoneamento deve tambm considerar que, para a economia dos municpios, importante que outras culturas agrcolas permaneam, viabilizando a coexistncia com a cana e a diversificao econmica. Do lado da indstria de motores pequenos e grandes, precisa-se estudar a inovao por meio de motociletas movidas a lcool. Apesar de seu baixo consumo, contribuiriam muito para melhorar a qualidade do ar nos grandes centros urbanos. Tambm a adaptao de motores grandes a diesel para o lcool com novas tecnologias (j feito por uma empresa sueca e universidade), visando ao mercado dos caminhes dos fornecedores de cana e das usinas (e tratores), e de nibus urbanos. Se as usinas pudessem abastecer sua frota de caminhes com o prprio lcool gerado, em regime de tributao privilegiada, muito do seu custo seria reduzido, podendo ser repassado ao preo final e mais ambientalmente correta seria esta cadeia produtiva, pois o grande volume de diesel consumido nas suas operaes entra no balano das emisses e na conta da sustentabilidade da cana de maneira muito negativa. Novos produtos a partir da alcoolqumica e sucroqumica, alm de outros que j vem sendo desenvolvidos, como o plstico biodegradvel de cana, e outros.

b) Decises relativas comunicao: Nesta rea, so muitas as atividades que devem compor um plano ao setor. As principais esto destacadas a seguir: y Divulgar mundialmente a imagem do Brasil como um fornecedor mundial de agroenergia e solues ambientais (lcool combustvel, biodiesel, crditos de carbono, tecnologias limpas, etc.). Para que o etanol de cana no seja confundido com etanol vindo de outras fontes concorrentes com alimentos, talvez fosse interessante rotul-lo internacionalmente com outro nome, como, por exemplo, "cane-ethanol" ou "canethanol". Em convnio com prefeituras e empresas, nibus urbanos poderiam ser testados a lcool (a UNICA vem fazendo isto), em escala muito maior. Na Sucia so 600, com custo apenas 3% superior. Estes nibus, tal como os postos, seriam pintados e decorados com a

cadeia produtiva, e neles a populao teria conhecimento, informao, seja por meio de suas paredes, como por folders que seriam distribudos, vdeos; afinal, seria um momento no qual todos gostariam de ler algo, rompendo a imagem que "da cana vem apenas o carvo". Mudando semanalmente de rotas, em 4 a 5 meses j teriam "falado" com toda a populao usuria daquele municpio. Fora a melhoria nas condies do ar poludo das grandes cidades, seria um canal de comunicao permanente do setor com a comunidade. Est claro que a Petrobras ter condies de exportar gasolina pronta para consumo, j adicionada de anidro. uma possibilidade clara para a Petrobras se tornar a primeira empresa petrolfera verde do planeta, entretanto ela precisa trabalhar mais rapidamente, pois tem um papel muito importante na imagem do lcool, que, juntamente com o biodiesel, tambm tm um papel muito importante na imagem da Petrobras. Trabalho conjunto das associaes setoriais com a Apex (Agncia de Promoo das Exportaes) Brasil para promover a imagem do etanol como "combustvel sustentvel": reduz a dependncia dos pases em relao ao petrleo importado e escasso; estimula a adoo de tecnologias limpas (carros flex fuel, gasohol, produo local de forma sustentvel, ampliao de redes de distribuio); garante um sistema de produo sustentvel, com balano energtico elevado (reduz emisses de gases de efeito estufa); permite a cogerao de energia limpa (com uso do bagao de cana); gera crditos de carbono; promove a incluso de pequenos produtores com remunerao sustentvel, e tem capacidade de estabelecer e honrar contratos de longo prazo. Criar lista de pases prioritrios para acordos comerciais (acordos de livre comrcio e acordos de reduo de tarifas) no caso do acar e do lcool.

c) Decises relativas distribuio e logstica (incluindo exportaes): Entre as decises ligadas distribuio e logstica, destacam-se: y As usinas, por seu foco na atividade industrial, so muito conservadoras em avanar nos canais de distribuio. Usinas que estejam numa mesma regio podem montar joint ventures e entrar no mercado de distribuio de lcool, com uma gesto independente, comprando distribuidoras hoje existentes ou montando novas, autorizadas a funcionar pelo governo. Ainda em canais de distribuio, as usinas, em formas organizacionais associativas, que podem ser franquias ou joint ventures, podem montar postos de combustvel nas cidades. Estes postos no viriam para competir com as redes existentes (seriam poucos), mas seriam postos "conceito" (o nome da rede poderia ser verde ou "green"), e serviriam para duas funes bsicas: a de estabelecer os preos varejistas do lcool (dificultando a

ao de cartis urbanos) e a de comunicao da imagem com o consumidor final, pois estes postos poderiam ser verdes, decorados com a cadeia da cana e com material de comunicao, plantio de rvores; enfim, uma rede "eco". Venderiam gasolina e diesel, mas em 80% das bombas, lcool. O conceito "loja de fbrica". Melhoria da infra-estrutura de escoamento da produo de lcool. necessrio dar velocidade aos investimentos j anunciados de alcooldutos, bem como nas estruturas porturias para a exportao de etanol. Agilizar as parcerias pblico-privadas (PPPs) que fortalecem um amplo programa de privatizao de rodovias e outros aspectos de infra-estrutura visando no onerar o lcool que vem de regies mais distantes e que hoje sofre com os problemas de custos de transporte no Brasil. Retomar a transferncia de estradas, portos e reas porturias para o setor privado. Fortalecimento de alianas e joint ventures dos grupos exportadores de lcool, para compartilhar investimentos, reduzir riscos e aes conjuntas na logstica de portos nacionais e internacionais, fretes e outros. Estimular a criao e ajudar no desenvolvimento de um contrato padro para o etanol, que vem sendo desenvolvido pela IETHA (Associao Internacional para o Comrcio do Etanol), entidade com quase 50 associados.

d) Decises relativas capacitao de recursos humanos: Diversas aes so recomendadas num plano para o setor nesta rea de recursos humanos e capacitao. Vale ressaltar que, com o crescimento do setor, existe hoje uma grande lacuna nesta rea de pessoas. As principais esto destacadas abaixo: y Mapear os cursos tcnicos e de graduao essenciais para o agronegcio da cana, bem como a sua distribuio espacial. Planejar, com o Ministrio da Educao, a concesso de bolsas e incentivos pesquisa. Implantar programas de capacitao para trabalhadores do agronegcio da cana, organizados pelas associaes e sindicatos. Programas de reconverso de trabalhadores que perderam seus postos de trabalho com a mecanizao. Promover reciclagem profissional dos funcionrios pblicos ligados aos agronegcios, para melhorar a atuao na gesto da qualidade dos alimentos, da sade animal, da sustentabilidade e das certificaes e rastreabilidade.

e) Decises relativas coordenao e adequao ao ambiente institucional: Entre as principais aes na rea de coordenao e ambiente institucional destacam-se:

Primeiramente, os pontos principais que governos federais e estaduais poderiam se concentrar envolvem questes tributrias e de regulamentao. Urge que o lcool tenha a alquota de ICMS reduzida para 12% em todos os Estados e ligeira reduo de outros impostos federais. Agora que praticamente todos Estados tero produo, esta reduo de arrecadao ser compensada em parte pela produo, pelos investimentos que foram e esto sendo feitos, pelos salrios gerados e outros impostos arrecadados. Fora os benefcios ambientais e de interiorizao do desenvolvimento. Pode-se tambm estudar se a faixa de adio do anidro na gasolina poderia ser ampliada, dos atuais 20% a 25%, para 18% a 28%. Muitas pessoas com carros gasolina j fazem esta adio maior por conta prpria. Assim, em casos de grande produo, o uso de 28% poderia ajudar no consumo, e vice-versa. A partir de 1 de janeiro de 2010 apenas automveis novos "flex fuel" poderiam ter autorizao para emplacamento no Brasil. Apesar de o mercado sinalizar favoravelmente, observa-se que algumas montadoras ainda resistem, caso de coreanas, alems, japonesas e americanas, e o consumidor brasileiro no tem acesso a carros maiores com opo bicombustivel. Estima-se tambm que grande quantidade de veculos baratos entrar no Brasil, vindos da China e ndia, e no se pode correr o risco que venham apenas gasolina. At 2010, as montadoras teriam tempo suficiente para fazer esta simples adaptao e desovar estoques atuais. E poderiam, tal como as montadoras francesas, exportar estes carros e motores levando a tecnologia e consumo a outros mercados. Ainda na agenda governamental, necessrio pensar em alteraes na forma de arrecadao dos impostos e permitir vendas diretas de lcool das usinas para os postos de gasolina. Com toda a inegvel eficincia das distribuidoras de combustvel, ainda, por menores que sejam as distncias, existe passeio desnecessrio do lcool e, em alguns casos, intermediao adicional. Esta liberalizao contribuiria muito para um mercado mais competitivo. Vendas diretas. Constituir uma associao vertical aglutinadora, para o setor que pudesse representar todos os elos do setor. Promover o planejamento, em conjunto com o governo, por intermdio de associao vertical forte e representativa. associao vertical cabe incentivar processos de terceirizao da produo de cana por parte das usinas, incentivar o cooperativismo, o associativismo e o consrcio de produtores para aquisio de insumos e mquinas, arrendamento de terras e contratos de longo prazo com usinas. A associao vertical responsvel pela implantao de programas de marketing e promoo das exportaes de lcool e acar (com presena nas principais feiras e exposies no mundo, em aes conjuntas com a Apex Brasil), com financiamento governamental e privado.

Por intermdio da associao vertical, o governo pode monitorar a relao entre produtor e indstria, acompanhando a aplicao da forma de pagamento discutida e acordada entre todos os agentes do sistema Produtiva, sendo atualizado a cada safra agrcola. Neste sentido, o Consecana deve ser revisto, incorporando o bagao de cana na equao, e se modernizando anualmente. Desenvolvimento de trabalho conjunto entre a associao vertical, a Associao Brasileira de Normas Tcnicas e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade, para adequar o sistema agroindustrial da cana aos padres de qualidade exigidos pelos pases desenvolvidos, sobretudo na questo de sustentabilidade, com capacitao e adoo de certificados reconhecidos internacionalmente por parte dos agentes. Estimular a dormente capacidade que o setor tem de fornecer energia eltrica, por meio de marco regulatrio claro e garantias de compra.

5 CONSIDERAES FINAIS
Muitos sistemas agroindustriais recebem admirao, mas a cana especial, pela sua histria, o benefcio que traz para o Brasil, a liderana mundial e por ver o desenvolvimento das regies produtoras. A cana ganhou uma legio de novos defensores e articulistas nos ltimos anos. Porm, os velhos entusiastas anteciparam muito do que aconteceu nos ltimos cinco anos. Era impossvel que a cana no desse certo. Porm diversas preocupaes surgem, principalmente com a sustentabilidade, que se divide no trip economia, pessoas e planeta. O que se observou no ano de 2007 no sustentvel em termos econmicos e de remunerao de pessoas e distribuio de renda. Diversos investimentos foram feitos em expanso da capacidade produtiva, confiando no crescimento do mercado interno e externo de lcool. Somado ao fato de o preo do acar estar extremamente baixo, praticamente os produtores de cana e usinas terminam o ano sem lucro nenhum, comprometendo o crescimento e a distribuio de renda, to sonhadas para este setor. Fora isto, percebe-se que, para exportar o etanol, a cada dia colocada uma nova dificuldade por nossos compradores potenciais. Muita bobagem dita, inclusive com a injusta comparao do etanol de milho e outros gros, com o etanol de cana. A competitividade do Brasil na produo de etanol ponto pacfico. Sua manuteno, contudo, depende da operacionalizao de projetos estratgicos, da definio de responsveis e da limitao de prazos e determinao de datas. Mais do que nunca, planejamento necessrio neste setor, para que todas as oportunidades possam ser alcanadas e seus pontos fracos combatidos, visando ao equilbrio e

sustentabilidade. Assim, procurou-se, neste texto, debater mais idias que levem aos "caminhos para a cana".

You might also like