You are on page 1of 8

Astrobiologia

Mestrado e Doutorado em Fsica e Astronomia

Prof. Dr. Sergio Pilling Aluno: Alexandre Bergantini de Souza

3 Zona de Habitabilidade: Estelar, Planetria e Galctica.


1. Introduo
Nesta aula discutiremos o conceito de Zona de Habitabilidade, tanto em termos estelares quanto em termos galcticos. A importncia deste estudo reside no fato de que mais provvel que a vida, na forma como a conhecemos, se desenvolva em certas regies especficas em torno de estrelas (devido temperatura, rbita, etc) e em torno de galxias (metalicidade, eixo de rotao, etc). Nessas zonas buscamos certos fatores que facilitem o surgimento da vida, entre eles, e principalmente, procuramos corpos celestes nos quais a gua possa ser encontrada em estado lquido.

1.1 Procura de vida fora da Terra


A vida como a conhecemos apresenta certas caractersticas bsicas que servem de base para deficio do que devemos procurar ao estudarmos a possibilidade de vida em lugares fora do planeta Terra. Tais caractersticas so: Organizao em clulas; Metabolismo: transformaes qumicas custa de energia; Crescimento: transformao de materiais do meio para componentes do corpo; Reproduo: cpias do organismo mediante transferncia gentica; Mutao: mudanas das caractersticas individuais; Evoluo:Reproduo da mutao, capacidade de adaptao.

1.2 Zona habitvel:


O que possibilita que um planeta e sua estrela central abriguem a vida? O corpo deve apresentar temperatura adequada, o que se traduz em conter gua lquida em algum ponto do corpo celeste. A figura 1 mostra um diagrama de fases da gua a diferentes presses.

Figura 1: Diagrama de fases da gua altas presses. Fonte: http://www.


moderna.com.br/pnlem2009mg/quimic a/canto/volumes/pdfs/a2_2.pdf

O corpo deve ter alguma fonte que provenha energia (luz estelar, calor interno ou energia qumica), para manter o metabolismo o metabolismo dos seres vivos. Deve ser estvel a ponto de durar bilhes de anos, permitindo que a vida surja e se desenvolva.

Resumindo, Zona de Habitvel a resposta para a pergunta: onde procurar vida no Universo? Na figura 2 temos um diagrama que mostra qual a zona habitvel no Sistema solar (ou para uma estrela como o Sol), alm de mostrar a zona habitvel da estrela Gliese 581, um dos sistemas planetrios mais promissores encontrados at hoje.

Figura 2: Zona de habitabilidade no Sistema Solar e em torno da estrela Gliese 581, da constelao de Libra. Fonte: http://www.eso.org/public/images/eso0915b/

1.3 Zona de Habitabilidade no Sistema Solar 1.3.1 Zona de Habitabilidade dos Planetas
No Sistema Solar a Zona Habitvel para os planetas se estende por uma faixa que comea quase na rbita de Vnus, e termina quase na rbita de Marte, sendo que a rbita da Terra est numa posio praticamente central dentro desta zona. Com exceo da Terra, os outros planetas do Sistema Solar no apresentam condies para o desenvolvimento da vida, principalmente por no apresentarem temperatura em que a gua se apresente no estado lquido. A seguir estudamos o clima dos planetas telricos do Sistema Solar:

1.3.2 - Planeta Mercrio: muito quente


Muito prximo ao Sol Baixo campo magntico Falta de atmosfera (radiao, vento solar, amplitude trmica, etc)

1.3.3 - Planeta Vnus: muito quente


Efeito estufa desenfreado: muito calor + vapor dgua -> efeito estufa -> temperatura aumenta -> CO2 das rochas vai para a atmosfera -> efeito estufa se intensifica -> temperatura aumenta -> mais CO2 na atmosfera...

1.3.4 - Planeta Marte: muito frio


Deve tido gua lquida sobre sua superfcie em passado recente Efeito estufa inverso: vapor de gua + pouco calor -> vapor de gua se liquidifica -> CO2 da atmosfera se combina com gua e se concentra nas rochas -> temperatura baixa -> mais CO2 sai da atmosfera -> menos efeito estufa -> temperatura baixa...

1.3.5 - Planeta Terra: Condies ideais


No meio da zona de habitabilidade: temperatura adequada permitiu o balano entre gua e CO2 na atmosfera e nas rochas

Calor moderado + vapor dgua - > gua se liquidifica-> CO2 da atmosfera se combina com gua e se concentra nas rochas -> temperatura baixa -> menos efeito estufa -> menos chuva -> aumenta concentrao de CO2 na atmosfera -> temperatura sobe -> gua se liquidifica -> ...

1.4 Zonas de Habitabilidade Lunares


Alm de planetas, h tambm a possibilidade de luas dentro das Zonas de Habitabilidade em funo dos planetas os quais orbitam essas luas, e isso ocorre basicamente em dois casos: 1) Planetas (gigantes ou no) localizados dentro da zona de habitabilidade tambm podem conter luas que, por conseqncia, estejam na zona de habitabilidade. 2) Planetas gigantes que estejam fora da Zona de Habitabilidade estelar podem conter luas com condies de formao de gua em estado lquido como conseqncia de outras fontes de calor, tal como as luas aquecidas por foras de mar provocadas pela atrao gravitacional gerada pelo planeta gigante.

1.5 - Zonas de Habitabilidade Lunares no Sistema Solar: 1.5.1 - Europa (satlite de Jpiter)
- Superfcie coberta de gelo (60 km de espessura) evidncias de gua lquida abaixo da superfcie; - Fonte de aquecimento: foras de mar produzidas por Jpiter; - Possibilidade de vida nas profundidades do planeta, a exemplo dos hipertermfilos que vivem nos abismos ocenicos da Terra (ambientes extremos).

1.5.2 Tit (satlite de Saturno)


- Atmosfera espessa de molculas de nitrognio e CH4 - Evidncias de lagos de metano/etano ou gua/amnia; - Deteco negativa de gua.

1.5.3 Io (satlite de Jpiter)


- Condies de vida do tipo extremfilo, contudo no h presena de gua

1.5.4 Encelado (satlite de Saturno)


- Giser de partculas de gelo e vapor d'gua - Pequena, fria e escura lua de Saturno

2 - Dependncia de Parmetros Estelares na Caracterizao da Zona de Habitabilidade Estelar


Temperatura no o nico critrio a definir uma zona como habitvel. Alm deste, a estrela deve ser apresentar outras caractersticas (idade, massa, posio na galxia, etc) para que seja possvel a existncia de ZH.

2.1 - Idade
Com relao idade da estrela, alguns critrios so mais propcios para o surgimento/ manuteno da vida.

A estrela deve estar na Sequncia Principal, pois estrelas ps Seqncia Principal tm pouco tempo de vida. A estrela no pode ser muito jovem, pois ainda no ter havido tempo para a vida se desenvolver, alm do fato de que sistemas jovens esto sujeitos ao constante bombardeio de resduos do processo de formao do sistema planetrio, o que frustra o desenvolvimento de qualquer vida insipiente. Sistemas jovens tm atividade cromosfrica violenta.

2.2 - Massa Estelar


A estrela no pode ser nem muito massiva nem muito pouco massiva. Segundo RIFFEL[1] , o ideal que a estrela tenha de 0,3 a 1,5 vezes a massa do Sol. Isto ocorre porque estrelas muito massivas existem por pouco tempo, e emitem muita radiao ultravioleta. Estrelas pouco massivas (menos de 0,3 MSol) existem por muito tempo, mas tm suas zonas de habitabilidade muito estreitas. Alm disso, nessas estrelas a rbita dos planetas ocorre muito perto da estrela, e foras de mar levam a rotao sincronizada do planeta. Ainda, estrelas pouco massivas tm intensa atividade cromosfrica com grandes elevaes de temperatura e emisso de partculas energticas nocivas vida. Um esquema da durao e extenso da ZH estelar de acordo com a massa da estrela pode ser vista na figura 3 a seguir:

Durao e extenso da ZHE de acordo com a massa da estrela Estrela tipo An Vermelha Durao ~ trilhes de anos Estrela tipo Gigante Azul Durao ~10 milhes de anos

Estrela tipo Sol Durao ~10 bilhes de anos

Figura 3: Durao e extenso da ZHE de acordo com a massa da estrela

2.3 Dinmica Orbital:


A estrela deve permitir que seus planetas tenham rbitas estveis, neste sentido, estrelas solitrias so as mais adequadas, pois mais fcil de se parametrizar a ZHE. Com relao a estrelas duplas, torna-se possvel a existncia de uma ZHE basicamente em dois casos: 1) As estrelas duplas esto muito prximas uma da outra, de forma que a zona de habitablidade seja comum; 2) As estrelas duplas esto muito distantes uma da outra, de forma que cada uma tenha sua prpria zona de habitabilidade no afetada pela outra. Segundo DAMINELLI[3], sistemas com mais de uma companheira so mais improvveis. No endereo eletrnico http://phet.colorado.edu/sims/my-solar-system/my-solar-system_en.html possvel

criar simulaes de sistemas planetrios com at quatro estrelas para entender o efeito da massa das mesmas na rbita de planetas e satlites.

2.4 - Abundncia Qumica


A estrela deve ter metalicidade elevada de forma a poder ter planetas telricos.

3 - Zona de Habitabilidade Galctica


Para abrigar a vida, um sistema planetrio deve se situar numa regio especfica em torno do centro da galxia, a fim de evitar fatores que seriam nocivos ao desenvolvimento da vida como a conhecemos, numa analogia ZH estelar. Os principais fatores a serem analisados so: O sistema planetrio deve estar suficientemente prximo do centro da galxia a fim de garantir que estejam presentes em sua constituio uma quantidade suficiente de elementos pesados, ou seja, a ZH galctica depende da metalicidade da galxia em questo; importante que o sistema planetrio esteja no eixo de co-rotao da galxia, de forma que a sua rbita em relao ao centro da galxia seja estvel, o que, numa galxia espiral, garante que este sistema no cruze os braos espirais freqentemente; O sistema dever estar situado suficientemente longe do centro galctico para evitar problemas tais como a instabilidade orbital devido maior concentrao de corpos celestes no centro galctico e o excesso de radiao eletromagntica e de emisso de partculas devido a altas taxas de formao de estrelas (starburst galaxies). Segundo RIFFEL[1], apenas 10% das estrelas da Via Lctea vivem na zona habitvel galctica, o que se traduz, para galxias similares nossa, em algo entre 7 kpc e 9 kpc do centro da galxia, sendo que o Sol orbita a 8kpc do centro. Na figura 4 temos uma representao grfica da ZH para a nossa Galxia:

Figura 4: Zona Habitvel da Via-Lctea. Fonte: http://bit.ly/cYiPD6

Sendo assim, a ZH estelar est vinculada ZH galctica. Contudo, gigantes gasosos (planetas de alta massa), podem criar zonas habitveis em torno de si, dado condies para que um eventual satlite natural possa conter gua lquida. Ainda, conforme mencionado anteriormente, a ZH dos planetas gigantes gasosos em relao aos seus satlites pode ou no estar condicionada a ZH estelar, como podemos ver na figura 5:
ZH Galctica

ZH Estelar

ZH Planetas Gasosos

Figura 5 Zona Habitvel Galctica, Estelar e Planetria, para a vida como a conhecemos

4 - Zona de Habitabilidade Extrema


O termo extremfilo designa organismos que proliferam em ambientes extremos, inspitos, e letais maior parte dos seres vivos. No planeta Terra, temos extremfilos em ambientes como as regies polares, fontes hidrotermais, nascentes cidas ou alcalinas, lagos com nveis de salinidade muito elevados, regies abissais frias ou zonas abrangidas por radiaes com nveis elevados. Cogita-se que tais seres tambm possam viver, de maneira anloga da Terra, em regies consideradas inspitas do Universo. Tal conceito estende a ZH a um patamar mais amplo, abarcando regies consideradas no to promissoras num primeiro momento. Tal raciocnio abordado na figura 6 a seguir.
ZH Galctica Extrema ZH Galctica ZH Estelar Extrema ZH Estelar ZH Extrema de Planetas Gasosos ZH Planetas Gasosos

Figura 6 Zona Habitvel Extrema (ZHE).

5 - Candidatos a Abrigar Vida Fora do Sistema Solar


O candidato mais promissor a abrigar alguma forma de vida at o momento o sistema planetrio em torno da estrela Gliese 581, que abriga, pelo que se sabe at o momento, quatro planetas, sendo que um deles, o planeta Gliese 581c, estaria dentro da ZH da estrela. Algumas caractersticas de Gliese 581c so: Localizado na Zona de Habitabilidade de uma estrela fria: Gliese 581 Exoplaneta menos massivo j descoberto Possivelmente rochoso (M ~5,1 MTerra e R ~1,5 RTerra) Temperatura superficial estimada do planeta: entre 0C e 40C Possivelmente em rotao sncrona com a estrela devido a proximidade (1/2 hemisfrio permanentemente iluminado) Gliese 581c o exoplaneta menos massivo (e possivelmente rochoso) descoberto at o momento. A descoberta foi feita pelo grupo suo do Observatrio de Genebra, que opera o espectrgrafo HARPS no ESO/La Silla, no Chile. Situado numa rbita de 13 dias de perodo e, portanto, na Zona de Habitabilidade da estrela Gliese 581, que uma an vermelha de tipo espectral M3, isto , com temperatura superficial de cerca de 3200 K. Essa estrela tem um tero da massa do Sol e 50 vezes menos luminosa do que ele. Est situada apenas a 16,3 pc de ns. Os autores da descoberta estimam que a temperatura superficial do planeta esteja entre 0C e 40C, em condies, portanto, de conter gua no estado lquido[2].

6 BIBLIOGRAFIA

Material consultado: Rogemar A. Riffel's Home Page, disponvel em <http://w3.ufsm.br/rogemar> ESO - eso0722b - The Earth-like Planet Gliese 581 c, disponvel em <http://www.eso.org/public /images/eso0722b> Augusto Damineli, disponvel em <www.astro.iag.usp.br/~damineli> Stars and Habitable Planets, disponvel em <http://www.solstation.com/habitable.htm> ESO, disponvel em <http://www.eso.org> Gliese 581 c - Wikipdia, disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Gliese_581_c> ESO - eso0722 - Astronomers Find First Earth-like Planet in Habitable Zone, disponvel em <http://www.eso.org/public/outreach/press-rel/pr-2007/phot-22-07.html>

You might also like