You are on page 1of 14

Asbestose

A asbestose uma formao extensa de tecido cicatricial nos pulmes causada pela aspirao do p de amianto. O amianto composto por silicato de mineral fibroso de composio qumica diversa. Quando se inala, as fibras de amianto fixam-se profundamente nos pulmes, causando cicatrizes. A inalao de amianto pode tambm produzir o espessamento dos dois folhetos da membrana que reveste os pulmes (a pleura). As pessoas que trabalham com o amianto correm o risco de sofrer doenas pulmonares. Os operrios que trabalham na demolio de construes com isolamento de amianto tambm correm risco, embora menor. Quanto mais tempo um indivduo estiver exposto s fibras de amianto, maior o risco de contrair uma doena relacionada com o amianto.

Sintomas
Os sintomas da asbestose aparecem gradualmente s depois da formao de muitas cicatrizes e quando os pulmes perdem a sua elasticidade. Os primeiros sintomas so a dispneia ligeira e a diminuio da capacidade para o exerccio. Os grandes fumadores que sofrem de bronquite crnica juntamente com asbestose podem tossir e ter uma respirao sibilante. A respirao torna-se, gradualmente, mais difcil. Cerca de 15 % das pessoas com asbestose tm dispneia e insuficincia respiratria. Por vezes a inalao de fibras de amianto pode fazer com que se acumule lquido no espao que se encontra entre as camadas pleurais (cavidade pleural). Em raras ocasies, o amianto causa tumores na pleura, denominados mesoteliomas, ou em membranas do abdmen, chamados mesoteliomas peritoneais. Os mesoteliomas causados pelo amianto so um tipo de cancro que no se consegue curar. Geralmente, aparecem depois da exposio crocidolite, um dos quatro tipos de amianto. A amosite, outro tipo, tambm produz mesoteliomas. O cristilo, provavelmente, no produz mesoteliomas, mas, s vezes, est contaminado com tremolite, e esta causa-os. Os mesoteliomas desenvolvem-se, de modo geral, ao fim de 30 ou 40 anos de exposio ao amianto. O cancro do pulmo est relacionado, em parte, com o grau de exposio s fibras de amianto; no entanto, entre as pessoas que sofrem de asbestose, o cancro do pulmo desenvolve-se quase exclusivamente naquelas que tambm fumam cigarros, em especial nas que fumam mais de um mao por dia.

Diagnstico
Nas pessoas com antecedentes de exposio ao amianto, o mdico pode, s vezes, diagnosticar asbestose com uma radiografia ao trax que mostre as alteraes caractersticas. De modo geral, a funo pulmonar da pessoa anormal e, ao auscultar o pulmo, podem ouvir-se sons anormais, as chamadas crepitaes. Para determinar se um tumor pleural canceroso, o mdico pratica uma biopsia (extraco de uma pequena poro de pleura para ser examinada ao microscpio). Pode-se tambm extrair e analisar o lquido que rodeia os pulmes (um procedimento denominado toracentese); no entanto, este procedimento no habitualmente to rigoroso como a biopsia.

Preveno e tratamento
As doenas causadas pela inalao de amianto podem prevenir-se diminuindo ao mximo o p e

as fibras de amianto no local de trabalho. Dado que o controlo do p melhorou nas indstrias que utilizam o amianto, actualmente menor o nmero de pessoas que sofrem de asbestose, mas os mesoteliomas continuam a aparecer em indivduos que estiveram expostos at h 40 anos. O amianto deveria ser extrado por trabalhadores especializados em tcnicas de extraco. Os fumadores que estiveram em contacto com o amianto podem reduzir o risco de cancro deixando de fumar. A maioria dos tratamentos para a asbestose alivia os sintomas; por exemplo, a administrao de oxignio alivia a dispneia. Drenar o lquido volta dos pulmes pode tambm facilitar a respirao. H casos em que o transplante do pulmo deu resultados muito positivos na asbestose. Os mesoteliomas so invariavelmente mortais; a quimioterapia no eficaz e a extirpao cirrgica do tumor no cura o cancro.

Quem corre o risco de contrair doenas pulmonares ocupacionais? Mineiros do chumbo, do cobre, da prata e do ouro. Certos mineiros do carvo (por exemplo, tamisao de tectos). Operrios das fundies. Oleiros. Cortadores de granito ou de arenito. Operrios que constroem tneis. Operrios que febricam sabes abrasivos. Os que trabalham com a ejeco por jactos de areia. Trabalhadores do carvo Operrios que extraem, moem ou manufacturam amianto. Operrios da contruso que instalam ou extraem materiais que contm amianto. Trabalhadores aeroespaciais Soldadores. Mineiros do ferro. Operrios do brio. Trabalhadores do estanho. Indivduos que trabalham com gros, madeira de cedro vermelho, rcino, tintas, antibiticos, resinas, chs e enzimas utilizados no fabrico de detergentes, malte e artigod de couro. Trabalhadores do algodo, cnhamo, juta e linho. Agricultores

Silicose

Pulmo negro Asbestose Beriliose Pneumoconiose benigna

Asma profissional Bissinose Doena dos trabalhadores de silos

Pulmo negro

Beriliose

SLICA LIVRE CRISTALIZADA DDS


1 - Aspecto Legal:

Nas atividades ou operaes nas quais os trabalhadores ficam expostos a agentes qumicos, a caracterizao da insalubridade ocorrer quando forem ultrapassados os limites de tolerncia constantes do quadro 1 da NR 15.

Todos os valores fixados no Quadro 1 so vlidos somente para absoro pela via respiratria e para jornadas de trabalho de at 48 horas semanais.

2 - Efeitos da Poeira:

O p est constitudo por partculas geradas mecanicamente, resultantes de operaes tais como: moenda, perfurao, exploses e manuseio de minrios, limpeza abrasiva, corte e polimento de granitos, etc.

A maior porcentagem de partculas arrastadas pelo ar, em forma de p, tem menos de 1 mcron de tamanho.

Devemos ter presente que aquelas partculas de tamanho inferior a 5 microns so as de maior importncia e as que oferecem maior risco, por constituir a chamada frao respirvel. As de maior tamanho sedimentam e no so comumente inaladas.

O p inorgnico de maior importncia do ponto de vista da Sade Ocupacional a slica livre cristalizada, a qual se acha em grandes quantidades na crosta terrestre (60 % desta) formando parte de rochas, minrios, areias, tecidos vegetais, etc.

O anidrido de silcio (SiO2 )existe na natureza em 3 formas:

a) cristalizada: quartzo, tridimita, cristobalita.

b) criptocristalina: calcednia, trpoli, pedernal. c) amorfa: slica coloidal, gel de slica, opala.

A forma cristalizada do quartzo a de maior risco, causadora de uma pneumoconiose chamada de silicose. Entende-se por pneumoconiose a alterao produzida no tecido dos pulmes pela inalao de poeiras orgnicas ou inorgnicas. Est alterao pode ser uma fibrose pulmonar ou um depsito de material inerte, entre estes dois estados, existe uma variedade de danos aos pulmes.

Alm da slica, outros compostos de silcio, alguns silicatos, podem atuar sobre os pulmes, produzindo uma pneumoconiose; pode-se citar o asbesto, causador de fibrose pulmonar incapacitante e com evidncias j bastante comprovadas de produo de cncer pulmonar.

Outros silicatos de importncia so o talco, a terra de infusrios (formada principalmente de conchas de unicelulares), a mica, etc.

Postado por Conselho e Segurana do Trabalho s 10:24 AM

A SLICA
A Silicose no Brasil - A Silca - Eliminao da Silicose - Exposio Silica no Brasil - Leis sobre proibio do uso do Jato de Areia

Introduo O termo slica refere-se aos compostos de dixido de silcio, SiO2, nas suas vrias formas incluindo slicas cristalinas; slicas vtreas e slicas amorfas. O dixido de silcio, SiO2, o composto binrio de oxignio e silcio mais comum, sendo inclusive composto dos dois elementos mais abundantes na crosta da Terra. A slica e seus compostos constituem cerca de 60% em peso de toda a crosta terrestre. Os depsitos de slica so encontrados universalmente e so provenientes de vrias eras geolgicas. A maioria dos depsitos de slica que so minerados para obteno das "areias de slica" consistem de quartzo livre, quartzitos, e depsitos sedimentares como os arenitos. O quartzo um mineral de natureza dura, inerte e insolvel. Suporta totalmente a vrios processos de ao de agentes atmosfricos (intempries) e encontrado desde trao at grandes quantidades em vrias rochas sedimentares. Ele o componente principal dos solos, variando de 90 a 95% das fraes arenosas e siltosas de um solo. A areia composta predominantemente de quartzo. Comercialmente, a slica fonte do elemento silcio e usada em grande quantidade como um constituinte de materiais de construo. A slica tambm possui numerosas aplicaes especializadas, como cristais piezoeltricos Na sua forma amorfa utilizada como dessecante, adsorvente, carga e componente catalisador. Na sua forma vtrea muito utilizada na indstria de vidro e como componentes ticos. Slica um material bsico na indstria de vidro, cermicas e refratrios, e uma importante matria prima na produo de

silicatos solveis, silcio e seus derivados carbeto de silcio e silicones. Pela sua abundncia na crosta terrestre, a slica largamente utilizada como constituinte de inmeros materiais. Desta forma, trabalhadores podem ser expostos a slica cristalina em uma grande variedade de indstrias e ocupaes. No Quadro 1 apresentam-se exemplos de indstrias, operaes e atividades especficas onde podem ocorrer exposio ocupacional a slica livre cristalina. Slica cristalina refere-se a um grupo mineral no qual a slica assume uma estrutura que se repete regularmente, isto uma estrutura cristalina. Oito diferentes arranjos estruturais (polimorfos) do SiO2 ocorrem na natureza, no entanto sete dentre esses so mais importantes nas condies da crosta terrestre: a-quartzo, cristobalita, tridimita, moganita, keatita, coesita e stishovita. As trs formas mais importantes da slica cristalina, do ponto de vista da sade ocupacional so o quartzo, a tridimita e a cristobalita. Estas trs formas de slica tambm so chamadas de slica livre ou slica no combinada para disting-las dos demais silicatos. Quadro 1 Ramos de atividade onde podem ocorrer exposio ocupacional a slica livre cristalina. Industria/atividade Agricultura Minerao e operaes relacionadas ao beneficiamento do minrio Operao especfica/tarefa Aragem, colheita, uso de mquinas A maioria das ocupaes (em baixo da terra, superficial, moinho) e minas (metal, no metal, carvo) Fonte do material Solo

Minrios e rochas associadas

Lavra/extrao e operaes relacionadas com o beneficiamento do minrio

Processo de triturao de pedra, areia e pedregulho, corte de pedra, abrasivo para jateamento, trabalho com ardsia, calcinao da diatomita

Arenito, granito, pedra, areia, pedregulho, ardsia, terras diatomceas, pedra. Areia e concreto.RochaSolo e rochaConcreto, argamassa e reboque. Areia, quartzo modoMaterial refratrio. Argila, areia, pedra calcaria, terras diatomceas.

Construo

Abrasivos para jateamento de estrutura, edifcios.Construo de alto estrada e tneis.Escavao e movimentao de terra.Alvenaria, trabalho com concreto, demolio.

Vidro incluindo fibra de vidro

Vidro incluindo fibra de vidro

Cimento

Processamento da matria prima

Abrasivos

Produo de carbeto de silcioFabricao de Produtos Abrasivos

Areia, tripoli e arenito

Cermicas, incluindo tijolos, telha, porcelana sanitria, porcelana, olaria, refratrios, esmaltes vitrificados.

Misturas, moldagem, Cobertura vifriticada ou esmaltada, acabamento.

Argila, pedra, areia "Shale"Quartzito, terras diatomceas.

Fabricao de ferro e ao

Fabricao (manipulao) de refratrios e reparos em fornos Manuseio de matrias primas Fundio da pea, choques para retirada da pea do molde.Limpeza da pea que encontra-se com areia aderida na superfcie. Uso de abrasivo. Operaes de alisamento/aplainamento.Instalao e reparo de fornos.

Material refratrio

Silcio e ferro-silcio

Areia

Fundies (ferrosos e no ferrosos)

AreiaAreiaMaterial refratrio.

Produtos de metal, incluindo metal estrutural, maquinaria, equipamento de transporte. Construo civil e manutenes (reparos)

Abrasivo para jateamento

Areia

Abrasivo para jateamento

Areia

Borrachas e plsticos

Manuseio de matria prima

Funis alimentadores (tripoli, terras diatomceas) Funis alimentadores (tripoli, terras diatomceas, slica flour) Slica flour Areia e agregado, terra diatomceas. Minrios e rochas fosfticas Gemas semi-preciosas ou pedras, abrasivos Areia, abrasivos Areia Cinza e concrees.

Tintas

Manuseio de matria prima

Sabes e cosmticos

Sabes abrasivos, ps para arear

Asfalto e papelo alcatroado

Aplicao como enchimento e granulado

Substncias qumicas para a agricultura

Triturao e manuseio de matrias primas.

Joalheria

Corte, esmerilhar, polimento, lustramento

Material dental Reparos de automveis Escamao de "boiler"

Areia abrasiva, polimento Abrasivo para jateamento "Boiler" com queima de carvo

Fonte: IARC 1997 Sinnimos, nomes comerciais e frmula

Nmero de registro CAS (Chemical Abstrat Service): 7631-86-9 Nome qumico: Dixido de silcio Frmula molecular: SiO2. Sinnimos: Cristalina: coesista, cristobalita, jasper, slica microcristalina, quartzo, quartizito, entre outros. Amorfa: Slica coloidal, terra diatomcia, diatomita, slica "fumed" slica fused, opala, slica gel, slica vtrea, entre outros Nomes comerciais: Cristalina: BRGM, D&D, DQ12, Min-U-Sil, Sil-Co-Snowit. Amorfa: Aerosil, Celite, Ludox, Silcron G-910. Origem e classificao

Origem: Mineral, biognica ou sinttica Classificao: a- formas cristalinas natural - , quartzo; , 1, 2, tridimita; , cristobalita; coesita; stishovita; moganita, keatita. sinttica - keatita; slica W; porosils b- formas amorfas natural - opala; slica biognica; terras diatomcias; fibras de slica;

slica vtrea. sinttica - slica fundida; pirognica ou slica evaporada; slica precipitada; slica coloidal; slica gel. c- Rochas contendo slica (>90% de SiO2) quartzito, quartzo arenito, diatomita, porcelanita, slex crneo, gueiserita (Fondel,1962; Coyle, 1982; Flrke&Martin,1993) O -Quartzo a forma termodinamicamente estvel da slica cristalina nas condies ambientais A grande maioria da slica cristalina natural existe como a-quartzo. As outras formas existem num estado metaestvel. A nomenclatura usada "a" para uma fase de baixa temperatura e "" para uma fase de alta temperatura. A estabilidade dos polimorfos da slica est relacionada com a temperatura e a presso. Polimorfo um termo usado para descrever materiais com diferentes arranjos atmicos cristalinos mas de mesma composio qumica. O -quartzo o mais estvel nas temperaturas e presses que caracterizam a crostra terrestre. A tridimita e cristobalita so formadas sob altas temperaturas, enquanto coesita e stishovita so formadas sob altas presses. Estrutura e ligaes qumicas

A unidade estrutural bsica da maioria das formas da slica e dos silicatos um arranjo tetradrico de 4 tomos de oxignio ao redor de um tomo de silcio centralizado, silcio tetradrico, SiO4. Pequenas variaes na orientao da cela de silcio tetradrico com outra respectiva resulta no desenvolvimento de nova simetria, produzindo os diferentes polimorfos da slica, quartzo, tridimita, cristobalita, coesita e stishovita. Uma orientao totalmente aleatria destas unidades resulta nas variedades amorfas do material. Esse arranjo tetradrico possibilita a formao de uma rede cristalina tridimensional infinita por meio do compartilhamento de todos os tomos de oxignio de um tetraedro com os grupos vizinhos. Quando alguns dos vrtices do tetraedro no se ligam, isto , tomos de oxignio ficam livres, uma ampla faixa de possibilidades estruturais se abre, algumas das quais so encontradas nos silicatos. Nas estruturas para as quais todos os vrtices do tetraedro no so compartilhados, cada tomo de oxignio no compartilhado contribui com uma carga negativa para o grupo aninico ento formado, o equilbrio dessas cargas d-se pela presena de ctions (cargas positivas) na estrutura do silicato. Na figura, encontra-se a representao esquemtica das possveis estruturas bsicas dos silicatos. Na figura 2, encontra-se a representao da estrutura cristalina do -quartzo, da cristobalita e da tridimita. A slica a temperaturas ordinrias quimicamente resistente a muitos dos reagentes comuns. Alm disso, ela pode suportar uma ampla variedade de transformaes sob condies severas como por exemplo, temperaturas altas. A reatividade da slica depende fortemente da sua forma, pr-tratamento e estado de subdiviso da amostra especfica em estudo. Poeiras contendo slica livre cristalina que foram geradas recentemente, como por exemplo, em operaes com jateamento de areia, perfurao de rochas, escavao de tneis e moagem, possuem maior toxicidade para as clulas do pulmo comparada com poeiras mais velhas. Alguns estudos que demonstram isso, descrevem que esse aumento da toxicidade devido a gerao e presena de radicais livres na superfcie da partcula de poeira. So formados radicais de oxignio livre como o nion superxido (O2.-) e radicais hidroxilas (.OH) que so altamente reativos na presena do ction ferro bivalente (Fe2+) e traos de outros metais A solubilidade, as caractersticas de clivagem, a morfologia e as propriedades de superfcie da slica podem influenciar na sua atividade biolgica nos organismos.

Figura 1. Representao esquemtica das estruturas bsicas dos silicatos. (a) Formas de ligao de tetraedro de SiO4; (b) padres de ligao qumica correspondente; (c) frmula molecular. Os tomos de Si aparecem ligados somente a 3 tomos de O, o quarto tomo de O ligado ao Si est abaixo do plano de diagrama. Fonte: Kirk Otmer

Figura 2. Representaes das estruturas polidricas do a-quartzo

(a) e da tridimita e cristobalita, que comum a ambas (b). Exposio ocupacional

A exposio ocupacional d-se por meio da inalao, pelo trabalhador, de poeira contendo slica livre cristalizada. Poeira toda partcula slida de qualquer tamanho, natureza ou origem, formada por triturao ou outro tipo de ruptura mecnica de um material original slido, suspensa ou capaz de se manter suspensa no ar. Essas partculas geralmente tm formas irregulares e so maiores que 0,5

O local de deposio das partculas no sistema respiratrio humano, Figura 1 depende diretamente do tamanho das partculas:

m, so capazes de penetrar pelo nariz e pela boca; m, so capazes de penetrar alm da laringe; as respirveis - partculas menores que 10 m, so capazes de penetrar na regio alveolar.
as inalveis - partculas menores que 100 as torcicas - partculas menores que 25

As poeiras podem ser classificadas de vrias formas. No entanto, a classificao quanto ao tamanho da partcula, tm importncia fundamental quando trata-se de poeira que contem slica, pois a avaliao do risco de se desenvolver silicose, depende da quantidade de slica livre cristalizada inalada e depositada na regio dos bronquolos respiratrios e alvolos pulmonares. Os fatores determinantes so: a concentrao atmosfrica de frao respirvel de poeira e seu teor de slica livre cristalina, durao da exposio do trabalhador e a suscetibilidade individual. Efeitos txicos

Os efeitos txicos sobre o organismo humano devido a exposio poeiras contendo slica livre cristalina dependem de uma srie de variveis:

tipo de exposio: composio da frao respirvel, concentrao de poeira ambiental, concentrao de slica livre cristalina, outros minerais presentes na frao respirvel, tamanho da partcula e o tempo de exposio; tipo de resposta orgnica: integridade do sistema mucociliar e das respostas imunolgicas; concomitncia de outras doenas respiratrias; hiperreatividade brnquica.

O caminho que as partculas de poeira percorrem dentro do sistema respiratrio constitudo pelo nariz, boca, faringe, laringe, rvore traqueobronquial e alvolos pulmonares, e se depositam em diferentes regies dependendo do seu dimetro aerodinmico. Em situaes normais, o aparelho respiratrio intercepta a maioria das partculas inaladas, atravs da ativao dos mecanismos de defesa e restaurao Entretanto, essa capacidade de auto-proteo e reparo de danos tem um limite. Durante a exposio ocupacional, a deposio excessiva de poeira, provocada pela inalao freqente e contnua desse agente, causa diversos efeitos adversos dentro do aparelho respiratrio. Na regio traqueobronquial a presena da poeira estimula um aumento na produo de muco para auxiliar o trabalho de conduo dos clios ali existentes na remoo das partculas. A estimulao prolongada das clulas e das glndulas de secreo do muco pode induzir a hipertrofia dessas estruturas. As partculas que penetram alm do bronquolo terminal so rapidamente ingeridas por clulas chamadas macrfagos, cuja funo destruir material estranho. Alguns dos macrfagos, com suas partculas ingeridas, so transportados sobre a lmina mucociliar. Outros macrfagos morrem, liberando partculas, substncias ativas e restos celulares, que so ingeridas por novos macrfagos, e esse processo repetido indefinidamente. A vida do macrfago sob circunstncias normais medida em termos de semanas ou talvez um ms ou mais. Sua vida encurtada se a partcula ingerida especialmente txica, como o caso da slica livre cristalina, que devido s suas propriedades de superfcie, mata o macrfago em um perodo de horas ou dias. Partculas de poeira que se alojam nos alvolos estimulam o recrutamento e acmulo dos macrfagos nessa rea provocando reaes do tecido pulmonar. Estudos tm demonstrado um aumento nos indicadores de inflamao principalmente nos pulmes de pessoas silicticas. A formao de colgeno acompanha a inflamao prolongada ou crnica na maioria dos rgos do corpo. uma parte da familiar formao de cicatriz nos tecidos, que pode agir tanto sobre a pele como dentro do pulmo. A fibrose pulmonar uma seqela comum da inflamao pulmonar crnica. Alm disso, as clulas do pulmo que esto em contato com o ar, possuem uma alta taxa de reposio ou renovao, onde as clulas com a superfcie parcialmente danificada so rapidamente trocadas por clulas novas. Devido rpida regenerao das clulas do pulmo, h provavelmente maior vulnerabilidade s alteraes carcinognicas pela presena da poeira. Com base em todas as consideraes anteriores, pode-se antecipar que a poeira depositada nos pulmes pode induzir:


Cncer

pequena ou nenhuma reao; hiperproduo de muco e hipertrofia das glndulas de secreo de muco, recrutamento de macrfagos; proliferao crnica ou reao inflamatria; fibrose; cncer.

A slica livre cristalina inalada na forma de quartzo ou cristobalita a partir de exposies ocupacionais carcinognica para humanos segundo a IARC (International Agency for Research on Cancer), instituio ligada a Organizao Mundial da Sade. Um Grupo de Trabalho da IARC analisou uma srie de estudos epidemiolgicos realizados em diversos ramos de atividade tais como: minerao, extrao e trabalhos com granito, cermica, olaria, refratrio, processos industriais com terra diatomcea, fundio entre outros. Nos estudos epidemiolgicos que relacionavam silicose e risco de cncer de pulmo verificou-se que um silictico possui 1,5 a 6 vezes mais risco de adquirir cncer de pulmo do que um no silictico. Em grande parte dos estudos o aumento do gradiente de risco foi observado em relao a dose, a exposio cumulativa, a durao da exposio ou a presena de silicose definida radiologicamente. O Grupo de Trabalho concluiu que as evidncias encontradas nestes estudos foram suficientes para comprovar o aumento do cncer de pulmo a partir de inalao de slica livre cristalina resultante da exposio ocupacional. Os mecanismos que induzem a formao do cncer provocado pela slica livre cristalizada ainda esto sendo estudados. Existe um nmero maior de evidncias demonstrando que o persistente processo de inflamao dos pulmes gera substncias oxidantes que resultam nos efeitos genotxicos no parnquima pulmonar. Bibliografia

1. 2. 3. 4.

Algranti E, De Capitani E M, Bagatin E. Patologia do Trabalho Segundo Aparelho Respiratrio. In: Patologia do Trabalho. 2 ed. So Paulo, SP. Editora Atheneu. 1995.p.87-137. Algranti E. Occupational lung disease in Brazil. In: Daniel E. Banks and John E. Parker, editors. Occupational Lung Disease. Londres, GB. Chapman & Hall 1998. p. 105-115. Guthrie GD. Mineralogical factors affect the biological activity of crystalline silica. Appl.Occup. Environ. Hyg. 1995; 10(12): 1126-1131. Hearl FJ. Identification monitoring and control of exposures. In: Daniel E. Banks and John E. Parker, editors. Occupational Lung Disease. cidade pais Chapman & Hall 1998. p. 36-525.

5.

IARC (Internacional Agency for Tesearch on Cancer). Silica Some Silicates Coal Dust and Para-Aramid Fibrils. IARC Monographs on the Evaluation of the Carcinogenic Risk of Chemicals to Humans. Vol.38, Lyon, France. 1997 6. Kirk Otmer. Encyclopedia of Chemical Tecnology. Slica. Volume 21: p 977-1005 Fourth Edition. A Willy Interscience Publication. John Wiley&Sons. Inc. 1997. 7. Lippmann Morton. Exposure Assessment Strategies for Crystalline Silica Health Effects. Appl.Occup. Environ. Hyg. 1995; 10(12): 981-990. 8. Patty's. The pulmonary effects of inhaled inorganic dust in: Patty's Industrial Hygiene and Toxicology, Vol. 1, Cap. 7, 1978. 9. Santos AMA, Bon AMT, Amaral NC. Avaliao ambiental de slica livre cristalizada realizada no laboratrio de classificao de areia do Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo S/A -IPT. Relatrio Tcnico RT/02, Fundacentro, So Paulo, 1998. 10. Vallyathan V, Shi X. The role of oxigen free radicals inoccupational and environmental lung diseases. Environmental Health Perspectives. Vol.105, Supplement 1 February 1997. HAZARD PREVENTION AND CONTROL IN THE WORK ENVIRONMENT AIRBORNE DUST Este documento destinado ao treinamento na preveno da gerao de poeiras minerais e controle da sua disseminao nos locais de trabalho, de uma forma didtica, com conceitos atualizados

Exposio Silica e Silicose Este texto descreve dados epidemiolgicos, formas de apresentao, complicaes e os instrumentos mais utilizados para o diagnstico da doena. Algumas referncias bibliogrficas relevantes so sugeridas para leitura complementar

Medidas Bsicas de Preveno da exposio poeira contendo Silica livre cristalizada O texto trata de medidas bsica para preveno e controle da exposio ocupacional slica envolvendo controle na fonte, enclausuramento e ventilao, prticas de trabalho e medidas pessoais.

voltar

Texto elaborado pela pesquisadora Alcinia M. dos Anjos Santos e pelo pesquisador Francisco Kulcsar Neto - FUNDACENTRO, DQI/CHT O enclausuramento consiste na colocao de uma barreira fsica entre a poeira contendo slica e o trabalhador, por exemplo, isolando o processo como em uma caixa. Geralmente necessrio ter um sistema de ventilao que mantenha o isolamento sob presso negativa, de modo que no haja nenhuma emisso em frestas, rachaduras ou nos pontos de movimentao de poeira dentro e fora do enclausuramento. Nas operaes de manuteno e limpeza os trabalhadores designados para essa tarefa devero portar equipamentos de proteo individual (EPI). Paradas no planejadas, que obriguem os trabalhadores a abrirem o enclausuramento, devem ser previstas. Ventilao local exaustora a remoo dos contaminantes do ambiente, prximo de sua fonte de gerao ou liberao, antes que possam se espalhar e alcanar a zona respiratria do trabalhador. Por isso necessrio garantir que o fluxo de ar seja suficiente e seu sentido apropriado, particularmente onde o processo gera movimentao do ar. A ventilao geral desejvel para controlar a temperatura e umidade do ambiente, e um sistema projetado adequadamente pode atuar como um controle

complementar da exposio poeira presente no ar, promovendo a diluio contnua de qualquer emisso acidental. Essa ventilao deve ser projetada considerando a movimentao de pessoas e veculos, alm da abertura de portas e janelas, sem colocar em risco sua eficincia. O projeto dos sistemas de ventilao deve levar em conta a necessidade de limpeza, o que pode envolver a exposio do pessoal de manuteno, e o desgaste devido ao efeito abrasivo da poeira. Tais projetos sempre devem ser realizados por profissional especializado. essencial que se garanta um programa continuado e eficaz de inspeo e manuteno para que os sistemas de ventilao continuem a trabalhar como planejado e que trabalhadores sejam adequadamente informados e treinados sobre seu uso. necessrio garantir que a ventilao no arraste o ar contaminado para trabalhadores mais distantes da fonte e que a poeira contendo slica no seja descarregada para o para o ambiente geral pelo sistema de exausto. Os dispositivos de exausto no devem permitir a descarga de poeira contendo slica para o ambiente externo ou sua recirculao para o local de trabalho.
FUNDACENTRO - Fundao Jorge Duprat Figueiredo de Segurana e Medicina do Trabalho - 2011 Todos os direitos reservados. Proibida a reproduo total ou parcial sem a permisso da Instituio.

Atividades de risco
Texto elaborado pelos pesquisadores Ana Maria Tibiria Bon, Alcinea M. dos santos Anjos e Francisco Kulcsar Fundacentro, DQi/CHT O risco de adquirir silicose depende basicamente de trs fatores: concentrao de poeira respirvel, porcentagem de slica livre e cristalina na poeira e a durao da exposio. As poeiras respirveis so freqentemente invisveis a olho nu e so to leves que podem permanecer no ar por perodo longo de tempo. Essas poeiras podem tambm atravessar grandes distncias, em suspenso no ar, e afetar trabalhadores que aparentemente no correm risco. A poeira de slica desprendida quando se executa operaes, tais como: cortar, serrar, polir, moer, esmagar, ou qualquer outra forma de subdiviso de materiais que contenham slica livre e cristalina, como areia, concreto, certos minrios e rochas, jateamento de areia e transferncia ou manejo de certos materiais em forma de p. No Brasil as atividades que apresentam maior risco de se adquirir a silicose so: - Indstria extrativa (minerao subterrnea e a cu aberto, perfurao de rochas e outras atividades de extrao, como pedreiras e beneficiamento de minrios e rochas que contenham o mineral); - Fundio de ferro, ao ou outros metais onde se utilizam moldes de areia; - Cermicas onde se fabricam pisos, azulejos, louas sanitrias, louas domsticas e outros; - Produo e uso de tijolos refratrios (construo e manuteno de alto fornos); - Fabricao de vidros ( tanto na preparao como tambm no uso de jateamento de areia usado para opacificao ou trabalhos decorativos); - Perfurao de rochas na construo de tneis, barragem e estradas; - Moagem de quartzo e outras pedras contendo slica livre e cristalina; - Jateamento de areia (utilizado na industria naval, na opacificao de vidros, na fundio, polimento de peas na industria metalrgica e polimento de peas ornamentais); - Execuo de trabalho em marmoraria4 com granito, ardsia e outras pedras decorativas. - Fabricao de material abrasivo. - Escavao de poos. importante destacarmos a Construo Civil, onde os trabalhadores podem estar expostos a grande quantidade de poeiras finas de slica em operaes como talhar, utilizar marteletes, perfurar, cortar, moer, serrar, movimentar materiais e carga, trabalho de pedreiro, demolio, jato abrasivo de concreto (mesmo se a areia no for usada como abrasivo), varredura a seco, limpeza de concreto ou alvenaria com ar comprimido. Outra operao que merece destaque o jateamento com areia que oferece alto risco de silicose e que vem apresentando os casos mais graves da doena no Brasil. importante notar que qualquer jato abrasivo, mesmo que o material abrasivo no contenha slica, pode oferecer o risco de silicose, se usado para remover materiais que contenham slica, como resqucios de moldes de areia em perfis metlicos.

Alm disto, exposio a poeiras de slica pode ocorrer em situaes inesperadas como de trabalhadores manuseando e consertando pneus, em locais onde o ar comprimido amplamente utilizado para limpar pneus e o cho das oficinas. Tem ocorrido casos em trabalho de preparao de prteses usando "jatinho" de areia para trabalhar o material. No Brasil o termo marmoraria usado para locais onde se trabalha com vrios tipos de minerais e principalmente o granito que um dos grandes responsveis pelos casos de silicose nesta rea. FUNDACENTRO - Fundao Jorge Duprat Figueiredo de Segurana e Medicina do Trabalho - 2011 Todos os direitos reservados. Proibida a reproduo total ou parcial sem a permisso da Instituio.

Atividades de risco
Texto elaborado pelos pesquisadores Ana Maria Tibiria Bon, Alcinea M. dos santos Anjos e Francisco Kulcsar Fundacentro, DQi/CHT O risco de adquirir silicose depende basicamente de trs fatores: concentrao de poeira respirvel, porcentagem de slica livre e cristalina na poeira e a durao da exposio. As poeiras respirveis so freqentemente invisveis a olho nu e so to leves que podem permanecer no ar por perodo longo de tempo. Essas poeiras podem tambm atravessar grandes distncias, em suspenso no ar, e afetar trabalhadores que aparentemente no correm risco. A poeira de slica desprendida quando se executa operaes, tais como: cortar, serrar, polir, moer, esmagar, ou qualquer outra forma de subdiviso de materiais que contenham slica livre e cristalina, como areia, concreto, certos minrios e rochas, jateamento de areia e transferncia ou manejo de certos materiais em forma de p. No Brasil as atividades que apresentam maior risco de se adquirir a silicose so: - Indstria extrativa (minerao subterrnea e a cu aberto, perfurao de rochas e outras atividades de extrao, como pedreiras e beneficiamento de minrios e rochas que contenham o mineral); - Fundio de ferro, ao ou outros metais onde se utilizam moldes de areia; - Cermicas onde se fabricam pisos, azulejos, louas sanitrias, louas domsticas e outros; - Produo e uso de tijolos refratrios (construo e manuteno de alto fornos); - Fabricao de vidros ( tanto na preparao como tambm no uso de jateamento de areia usado para opacificao ou trabalhos decorativos); - Perfurao de rochas na construo de tneis, barragem e estradas; - Moagem de quartzo e outras pedras contendo slica livre e cristalina; - Jateamento de areia (utilizado na industria naval, na opacificao de vidros, na fundio, polimento de peas na industria metalrgica e polimento de peas ornamentais); - Execuo de trabalho em marmoraria4 com granito, ardsia e outras pedras decorativas. - Fabricao de material abrasivo. - Escavao de poos. importante destacarmos a Construo Civil, onde os trabalhadores podem estar expostos a grande quantidade de poeiras finas de slica em operaes como talhar, utilizar marteletes, perfurar, cortar, moer, serrar, movimentar materiais e carga, trabalho de pedreiro, demolio, jato abrasivo de concreto (mesmo se a areia no for usada como abrasivo), varredura a seco, limpeza de concreto ou alvenaria com ar comprimido. Outra operao que merece destaque o jateamento com areia que oferece alto risco de silicose e que vem apresentando os casos mais graves da doena no Brasil. importante notar que qualquer jato abrasivo, mesmo que o material abrasivo no contenha slica, pode oferecer o risco de silicose, se usado para remover materiais que contenham slica, como resqucios de moldes de areia em perfis metlicos. Alm disto, exposio a poeiras de slica pode ocorrer em situaes inesperadas como de trabalhadores manuseando e consertando pneus, em locais onde o ar comprimido amplamente utilizado para limpar pneus e o cho das oficinas. Tem ocorrido casos em trabalho de preparao de prteses usando "jatinho" de areia para trabalhar o material. No Brasil o termo marmoraria usado para locais onde se trabalha com vrios tipos de minerais e principalmente o granito que um dos grandes responsveis pelos casos de silicose nesta rea. FUNDACENTRO - Fundao Jorge Duprat Figueiredo de Segurana e Medicina do Trabalho - 2011 Todos os direitos reservados. Proibida a reproduo total ou parcial sem a permisso da Instituio.

Formas de Apresentao

Texto elaborado pela Dra. Ana Paula Scalia Carneiro, ADP/UFMG e Eduardo Algranti, FUNDACENTRO, DMe/CST A slica livre cristalina extremamente txica para o macrfago alveolar devido s suas propriedades de superfcie que levam lise celular. A ocorrncia da doena depende de vrios fatores, dentre eles, a suscetibilidade individual, o tamanho das partculas, o tempo de exposio e a concentrao de slica livre respirvel. O risco de formao de ndulos silicticos clssicos est relacionado a poeiras respirveis que contenham mais de 7,5% de quartzo na frao respirvel. Porm, necessrio lembrar que a presena de outros minerais pode aumentar ou diminuir a toxicidade da slica. Portanto, o raciocnio deve estar embasado, preferencialmente, em medies qualitativas e quantitativas da poeira respirvel. Classicamente so descritos trs formas clnicas distintas, a crnica, a acelerada e a aguda, com diferentes expresses radiolgicas e histopatolgicas. 1. Silicose crnica: tambm conhecida como forma nodular simples, a mais comum e ocorre aps longo tempo do incio da exposio, que pode variar de 10 a 20 anos, a nveis relativamente baixos de poeira. caracterizada pela presena de pequenos ndulos difusos (menores que 1cm de dimetro), que predominam nos teros superiores dos pulmes. A histologia mostra ndulos peribroncovasculares, com camadas concntricas de colgeno e presena de estruturas birrefringentes luz polarizada. Com a progresso da doena, os ndulos podem coalescer formando conglomerados maiores e, eventualmente, substituindo parte do parnquima pulmonar por fibrose colgena. Os pacientes costumam ser assintomticos ou apresentar sintomas que, em geral, so precedidos pelas alteraes radiolgicas. A dispnia aos esforos o principal sintoma e o exame fsico, na maioria das vezes, no mostra alteraes significativas no aparelho respiratrio . Este tipo de silicose pode ser exemplificado com os casos observados na indstria cermica no Brasil . 2. Silicose acelerada ou subaguda: caracterizada por apresentar alteraes radiolgicas mais precoces, normalmente aps cinco a dez anos do incio da exposio. Histolgicamente encontram-se ndulos silicticos, semelhantes aos da forma crnica, porm em estgios mais iniciais de desenvolvimento, com componente inflamatrio intersticial intenso e descamao celular nos alvolos. Os sintomas respiratrios costumam ser precoces e limitantes, alm de maior potencial de evoluo para formas complicadas da doena, como a formao de conglomerados e de fibrose macia progressiva. o caso da silicose observada em cavadores de poos . 3. Silicose aguda: forma rara da doena, associada a exposies macias slica livre, por perodos que variam de poucos meses at quatro ou cinco anos, como ocorre no jateamento de areia ou moagem de pedra. Histologicamente representada pela proteinose alveolar associada a infiltrado inflamatrio intersticial. A dispnia costuma ser incapacitante e pode evoluir para morte por insuficincia respiratria. Em geral ocorre tosse seca e comprometimento do estado geral. Ao exame fsico auscultam-se crepitaes difusas. O padro radiolgico bem diferente das outras formas, sendo representado por infiltraes alveolares difusas, progressivas, s vezes acompanhadas por nodulaes mal definidas.
FUNDACENTRO - Fundao Jorge Duprat Figueiredo de Segurana e Medicina do Trabalho - 2011 Todos os direitos reservados. Proibida a reproduo total ou parcial sem a permisso da Instituio.

You might also like