You are on page 1of 19

UNIVERSIDADE DE SO PAULO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFSICA E CINCIAS ATMOSFRICAS DEPARTAMENTO DE GEOFSICA

Tutorial Oasis montaj 5.1 - Geosoft

Luciano Konzen

ndice

Prefcio Introduo Utilizando o Programa 1 - Criando uma Base de Dados


1.1 - rea de Trabalho (Workspace) 1.2 - Base de dados (database) 1.3 - Modificando a base de dados 1.4 - Novo Sistema de Coordenadas

3 4

5 5 6 7

2 - Interpolando os Dados de uma Base


2.1 - Indicando os Canais das Coordenadas 2.2 - Interpolao 2.3 - Avaliando o Grid 9 9 10

3 - Processamento de Grids
3.1 - Domnio do Espao
3.1.1 - Operaes com Grids 3.1.2 - Separao Regional-Residual

11

3.2 - Domnio de Comprimentos de Onda


3.2.1 - Continuao 3.2.2 - Derivadas 3.2.3 - Reduo a Latitudes Magnticas 3.2.4 - Filtros de Passagem de Comprimentos de Onda 3.2.5 - Cosseno Direcional

12

3.3 - Sinal Analtico

14

4 - Mapas
4.1 - Construindo um Mapa 2D
4.1.1 - Inserindo um Grid no Mapa 4.1.2 - Escala de Cores

16

4.2 - Construindo um Mapa com Relevo 4.3 - Curvas de contorno 4.4 - Exportando Um Mapa

17 17 17

5 - Outras Ferramentas
5.1 - Construo de Perfis 5.2 - Barra de Mapas 18 18
2

Prefcio
ste tutorial foi produzido no 1o semestre de 2002, como parte de um projeto PAE/CAPES, e foi elaborado em sintonia com os projetos de processamento da disciplina AGG324 - Mtodos Potenciais: Aplicaes em Petrleo e Recursos Minerais, do curso de graduao em Geofsica do IAG/USP. Contou com a valiosa superviso da Prof Dr Naomi Ussami.

O seu objetivo o de apresentar diferentes ferramentas de uso corrente no processamento de dados potenciais disponveis no software Oasis montaj, da Geosoft. Tais ferramentas somente esto disponveis no produto licenciado e referem-se s verses 5.1.x, podendo ter formatos similares em outras verses.

O tutorial um manual para iniciantes, que poder ser utilizado como um guia passo-a-passo para a obteno de imagens de dados brutos ou processados, bem como para a elaborao de perfis.

De forma alguma pretende-se discutir as metodologias utilizadas, assim como aspectos avanados do uso das ferramentas. Para o bom aproveitamento deste, necessrio que o usurio j esteja familiarizado com o sistema Windows e possua conhecimento bsico de ingls.

- Instituto de Astronomia, Geofsica e Cincias Atmosfricas / Universidade de So Paulo

- Programa de Aperfeioamento de Ensino / Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior.


3

Introduo
O Oasis montaj um aplicativo que opera sobre o sistema operacional Windows (9X, 2000, ME, NT). Ele permite ao usurio acessar bases de dados e grids Geosoft, alm de uma grande variedade de formatos de imagens e bases de dados, e process-los com o objetivo final de gerar mapas de distribuio ou perfis de propriedades.

Este aplicativo permite que, de modo simples, se transforme um conjunto de dados distribudos bidimensionalmente em uma grade ou malha regular de dados (grid), podendo-se utilizar diferentes mtodos de interpolao e sistemas de coordenadas. Possui uma grande quantidade de ferramentas de processamento de grids, chamadas GX (Geosoft eXecutables), que so facilmente acessadas pela barra de ferramentas. O aplicativo auxilia na elaborao de mapas e permite que esses sejam exportados a formatos de imagem digital (.bmp, .jpg, .tif), e inseridos em editores de imagem ou texto, ou ainda, que se imprima em diferentes tamanhos e layouts.

Atualmente, s existem verses em ingls. Os tutoriais e arquivos de ajuda do software encontram-se no mesmo idioma. Para quem deseja aprofundar-se no uso do programa, recomendada a leitura dos manuais do fabricante, j que so completos e detalhados.

Utilizando o Programa 1 - Criando uma Base de Dados


1.1 - rea de Trabalho (Workspace)
A rea de trabalho uma verso digital da mesa de trabalho do usurio. Nela podem estar contidas todas as bases de dados, imagens, mapas e perfis gerados em um projeto. Sempre que o usurio retornar rea de trabalho, esta ser encontrada da maneira em que foi deixada no ltimo acesso, desde que tenham sido salvas as alteraes. A rea de trabalho tambm controla a pasta de destino de todos os arquivos gerados no projeto. Para trabalhar com o Oasis montaj necessrio que uma rea de trabalho seja aberta. Para criar uma basta clicar em New Workspace, no menu File, e selecionar nome e pasta de destino. O arquivo gerado ter extenso .gws. No mesmo menu aparecero as opes de abrir, salvar e fechar uma rea de trabalho (Open, Save e Close).

1.2 - Base de Dados (database)


As bases de dados so planilhas onde, de forma ordenada, esto armazenados todos os dados e as respectivas coordenadas dos pontos de medida de um projeto. As informaes contidas nelas esto dispostas em linhas e colunas (channels), sendo que cada coluna possui um tipo de informao (fields) e cada linha refere-se a um ponto de medida. Uma base de dados pode ser composta por mais de um grupo (lines), muito utilizados para armazenar diferentes linhas de vo em aerolevantamentos. A partir do menu Data, pode-se criar uma base de dados clicando em New database. Basta selecionar o nome da base de dados e o nmero mximo de grupos e colunas (canais), de acordo com a necessidade. Pode-se escolher o mesmo nome utilizado para a rea de trabalho, uma vez que o arquivo gerado ter uma outra extenso (.gdb). A partir de ento, deve-se introduzir os dados na base de dados. Para isso, no mesmo menu, entre em Import e escolha o formato em que foram armazenados os dados. Usualmente estes so salvos em formato texto, em que encontram-se separados por espaos, vrgulas, tabulaes, etc. Se esse for o caso, escolha Ascii. Procure o arquivo desejado e clique em
5

Wizard. A importao dos dados feita em trs etapas. Na primeira, deve-se informar como esto separados os dados de cada coluna. Em File Type indique se os campos esto separados por algum caractere ou se eles esto alinhados no arquivo todo, formato fixo. Caso o arquivo possua uma linha de cabealho ou linha

contendo unidades, as respectivas aparecero nos referidos campos. Se o cabealho no contiver informaes

relevantes apague os nmeros destes campos e inicie a importao a partir de uma linha

especfica. Avance. No seguinte passo, os

campos j devem estar separados por linhas

verticais. Caso a separao no esteja correta, modifique o separador utilizado ou a posio das linhas, no caso de formato fixo. Avance novamente quando os campos estiverem corretos. Caso contrrio volte e reveja o critrio de separao. No passo final deve-se informar o nome de cada canal, caso no tenha sido feito automaticamente atravs das informaes do cabealho. Para tanto, clique na coluna e preencha o campo Channel name, na rea Parameters. Aps todos os canais estarem nomeados, clique em Concluir. Clique em seguida em Sim, na janela Save the template?. Em Ok, na seguinte, e Sim na janela Import data into the current database?. Neste momento a base de dados criada deve apresentar os dados importados.

1.3 - Modificando a Base de Dados


Quando introduzidos via importao, os dados disponveis na base de dados aparecem protegidos, como meio de prevenir alteraes acidentais e assim de garantir a sua integridade. A proteo indicada por um pequeno tringulo preto no canto superior esquerdo da legenda dos canais nessa condio. Para desproteg-los, bem como torn-los novamente protegidos, basta clicar com o boto direito do mouse sobre a legenda do canal desejado e clicar a opo Protected, no menu ento aberto. A modificao dos valores feita simplesmente marcando a clula escolhida e digitando o novo valor. Para proteger e ou desproteger todas as clulas de uma base de dados clique nas opes Protect all e Protect none, respectivamente.
6

No mesmo menu utilizado na proteo, encontra-se o comando Edit. Este comando serve para que as caractersticas de uma coluna sejam alteradas. Nele pode-se alterar o nome e a etiqueta modificando-os nos campos indicados por name e label. possvel tambm, atravs do comando Format no campo Display, modificar o formato do canal. particularmente til quando se deseja transformar as coordenadas geogrficas de graus e frao de grau para graus, minutos, segundos e frao de segundo. Para isso, muda-se do formato Normal para Geographic. No novo formato, a coordenada -56.7557 passaria a ser exibida como -56.45.20.5 (-564520.5). Ainda pode-se alterar a largura de uma coluna ou o nmero de decimais exibidos, modificando o nmero de caracteres indicado nos campos Field width e Decimals. Essa modificao apenas de apresentao, no acarretando alterao na preciso dos dados nos canais alterados.

1.4 - Novo Sistema de Coordenadas


O programa Oasis

montaj permite que se mude o sistema de coordenadas

utilizado em uma base de dados simples. de maneira Para muito projetar

coordenadas geogrficas em UTM (Universal Transversal

Mercator), ou vice-versa, deve-se acessar o menu Coordinates e escolher New projected coord. Na primeira janela que se abre, deve-se informar os canais que contm o sistema de coordenadas em uso. No exigido indicar um canal que contenha a altimetria. Na prxima janela apresentado o sistema de coordenadas utilizado. Provavelmente o ttulo desta ser, na primeira vez, Unknown coordinate system (x,y). Se isso ocorrer, clique em Modify, para informar o sistema adotado. Configurando coordenadas geogrficas, na primeira janela escolha Geographic (long,lat) e clique em Next>. Na seguinte deve-se escolher o datum utilizado. Clique novamente em Next> para o datum local igual ao anteriormente escolhido. Abre-se, ento, uma janela idntica apresentada logo acima. OK. Para configurar as coordenadas UTM, segue-se um processo semelhante. Informe os canais que devem conter as coordenadas UTM leste e norte. Na janela Unknown coordinate system (x,y), escolha Modify. Ento, escolha Projected (x,y). Na prxima, escolha o datum e a zona UTM da projeo. A zona deve corresponder ao meridiano - Os data de utilizao mais comum no Brasil so Crrego Alegre (na maioria dos mapas) e WGS84 (nos aparelhos de GPS em que no dada a opo de datum) - A projeo UTM uma projeo cilndrica do globo em torno de meridianos centrais. Os meridianos mais comumente utilizados so separados por 6o e definem 60 zonas UTM ao redor do globo. No Brasil so utilizados 8 meridianos centrais. De oeste para leste,: -75o, -69o, -63o, -57o, -51o, -45o, -39o e -33o, o que corresponde s zonas de 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22 e 23, respectivamente. A zona UTM, no Oasis montaj, vem acompanhada com a inicial do hemisfrio em que se encontra a rea a ser projetada. 7

central conjunto

mais de

prximo dados.

do Duas

vezes em Next> para utilizar o mesmo datum local. Em

seguida, escolha a unidade utilizada na projeo. muito comum utilizar-se quilmetros. Para isso, escolha kilometre. Surge ento, uma janela como a apresentada nessa prxima pgina. Essa janela contm todas as informaes sobre a projeo utilizada. As converses UTMGeo ou GeoUTM so feitas de forma semelhante, simplesmente tendo invertida a ordem das configuraes.

2 - Interpolando os Dados de uma Base


2.1 - Indicando os Canais das Coordenadas
Para realizar a interpolao de dados necessrio informar ao programa quais os canais da base de dados aberta sero usados como coordenadas horizontal e vertical. Isso feito atravs do menu Coordinates. Nele, escolha Change X,Y coordinates. Ento, abre-se a janela Set current X,Y channels. No campo Current X (Easting) indique o canal da coordenada horizontal (long, UTME, etc.) e para Current Y (Northing), o canal da coordenada vertical (lat, UTMN, etc.). Esse passo importante, pois a interpolao somente ser feita com essa informao e ocorrer de forma distinta, de acordo com as coordenadas utilizadas.

2.2 - Interpolao
A interpolao por mnima curvatura feita atravs do menu Grid e sub-menus Gridding, Minimum curvature, Dialog control em seqncia. Logo aps, abre-se uma janela igual apresentada ao lado. Nela, deve-se indicar o canal de onde viro os valores a ser interpolados, escolher o nome do arquivo de grid a ser gerado e, caso haja necessidade, deve-se informar o tamanho das clulas da interpolao. Caso no se opte por um tamanho de clula, o Oasis montaj vai escolher um valor que se adapte bem distribuio dos dados. No caso de optar-se, este deve ser informado na mesma unidade das coordenadas da interpolao. O grid gerado ter, desta forma, oito clulas, alm dos pontos extremos dos dados utilizados na sua gerao. Na opo Advanced> pode-se modificar os limites do grid, informando os novos valores no campo Xmin, Ymin, Xmax, Ymax, os quais devem ser informados nessa ordem e separados por uma vrgula. Na mesma opo pode-se regular a tenso interna, de modo a suavizar a superfcie. Na opo Internal tension aumenta-se a tenso, atribuindo-se um valor entre zero e um. Feitas as alteraes, volta-se janela anterior clicando em Back>. Alm do Geosoft grid, o programa permite gravar em diversos outros formatos. Dentre eles, pode-se destacar Surfer e ER Mapper. O formato pode ser alterado atravs do boto Browse, no campo Salvar como tipo A menos que seja indicado um local diferente, o arquivo
- Interpolao um processo pelo qual o valor de uma propriedade em um ponto determinado pelos valores adjacentes, de modo que o novo valor represente uma transio suave entre os primeiros. utilizada para criar distribuies regulares de dados. - O valor adotado * (S / N)1/2,onde S a rea do grid e N o nmero de dados contidos na rea. - Tenso interna pode, intuitivamente, ser entendida como a rigidez de uma superfcie elstica estendida sobre pontos de altura irregular. Quanto maior for a tenso interna mais suave ser a curva obtida na interpolao. 9

gerado ser salvo na pasta em que se encontrar a rea de trabalho. Para modificar o destino deve-se clicar em Browse e escolh-lo.

2.3 - Avaliando o grid


As caractersticas do grid criado podem ser exibidas rapidamente atravs do comando Grid Info, no menu Grid. Basta escolher o grid atravs do Browse e, em seguida, clicar em Report. Na janela que se abre aparecem informaes, tais como tamanho das clulas, incio do grid, dimenses do grid, etc. Para mais informaes estatsticas, pode-se clicar em Stats. Para uma avaliao visual do grid pode-se apresent-lo, de forma preliminar, em um mapa provisrio. Desse modo, pode-se verificar a qualidade da interpolao e, assim, optar por refazer o grid com outros parmetros, se for o caso. Ainda no menu Grid, escolha Display Grid e Single Grid. Na janela que se abre deve-se escolher o grid a ser apresentado. Pode-se tambm escolher a escala de cores ou os intervalos de contorno, caso os pr-definidos no sejam adequados. Para finalizar a escolha, clique em New Map. O grid apresentado ento gravado tambm em um arquivo, cujo nome igual ao do grid, porm com extenso .map.

10

3 - Processamento de Grids
3.1 - Domnio do Espao
O programa Oasis montaj permite uma infinidade de opes de processamento de grids. Sero listados os principais utilizados em mtodos potenciais.

3.1.1 - Operaes com Grids possvel, atravs do menu Grid e sub-menu Expressions, realizar diversas operaes algbricas com grids. H opes de remover um valor constante (base), multiplicar por um fator constante, somar, subtrair, multiplicar, dividir grids. Em todas essas operaes necessrio indicar o grid de entrada (Input) e criar um nome para o arquivo resultante da operao. Permite, ainda, atravs do sub-menu General Expressions, criar-se uma expresso algbrica arbitrria, envolvendo at seis grids distintos. Indicam-se os nomes dos arquivos nos campos de G1 a G6 (ao menos dois) e no campo Expression deve-se escrever a expresso matemtica. Caso o processamento desejado seja efetuado passo-a-passo, pode-se criar um algoritmo, contendo as operaes na seqncia correta. Utilizando-se um editor de texto como Notepad, redige-se um arquivo de texto que deve ser salvo com extenso .EXP. A partir da, basta indicar o seu nome no campo OR expression file. Para que esse tipo de processamento funcione necessrio que todos os grids envolvidos possuam as mesmas dimenses.

3.1.2 - Separao Regional-Residual A separao regional-residual realizada atravs do menu Grid, sub-menu Filters e opo Trend. Escolhe-se,

ento, o grid de que se quer eliminar o regional, o nome do novo grid residual, quais

pontos sero utilizados para gerar o polinmio e qual ordem ele deve ter. No caso de se desejar gerar um grid contendo a componente

regional, basta subtrair o residual do grid original, contendo a anomalia (veja 3.1).
- As operaes so feitas clula a clula e o resultado atribudo mesma posio, no grid resultante. - A expresso deve ser escrita na forma de atribuio de varivel. Por ex: G1=G2+G3*G4/G5. So possveis tambm diferentes operaes algbricas e trigonomtricas. Saiba mais detalhes sobre sintaxe e funes matemticas no Help: Rules for Math Expressions. - Esse processamento separa a anomalia nas suas componentes regional, de causas profundas, e residual, causada por fontes rasas. Usualmente o regional um polinmio de at 3o grau que melhor se ajusta aos dados, representando uma tendncia comum a todos. A componente residual a diferena entre os dados de anomalia e o regional. 11

3.2 - Domnio de Comprimentos de Onda


Para utilizar esse processamento necessrio transformar o grid em que os dados esto espacialmente distribudos em outro, cuja distribuio seja no domnio de comprimentos de onda. A tcnica utilizada, para tanto, a FFT. No Oasis montaj, o procedimento mais adequado feito passo-a-passo, pelo menu MAGMAP . Nele, os quatro primeiros sub-menus apresentam uma seqncia lgica do procedimento. No primeiro, Prepare grid, cria-se um grid pr-processado, para a aplicao da FFT. Na janela que surge indicase o nome do arquivo de grid a ser transformado e o nome do novo grid. Na mesma janela pode-se

optar por remover uma componente regional (tendncia) de polinmio at ordem 3 e, ainda, indicar a que pontos do grid esse polinmio deva ajustar-se. possvel, tambm, adotar expanso do grid para transform-lo em uma funo peridica e contnua . O segundo passo efetuar a FFT do grid pr-processado no passo anterior, pelo sub-menu Forward FFT. Na janela que se abre, indique o arquivo do grid pr-processado e clique em OK. Automaticamente, ser gerado um arquivo denominado nomedogrid_trn.grd. Esse procedimento, tendo sido feito uma vez, no precisa ser repetido para processar um grid nos passos seguintes. Todos os filtros podem ser aplicados sobre esse ltimo arquivo, j que geram sempre novos grids. O prximo passo definir o(s) filtro(s) a ser aplicado(s), assim como os parmetros utilizados para casa. Isso feito no sub-menu Define Filters. Escolha, na primeira janela, o controlador de filtros magmap.con e, na seguinte, o(s) filtro(s) a ser aplicado(s). Todos os filtros definidos sero aplicados na ordem do superior para o inferior da janela, podendo ser escolhidos at seis filtros. O passo seguinte, pela ordem do menu, a aplicao dos filtros. Clicando em Apply Filtersurge uma janela onde se deve indicar o nome do arquivo de FFT (nomedogrid_trn.grd) para a aplicao do filtro, o nome do novo arquivo de grid processado, o controlador de filtros e o grid de referncia, aquele indicado no primeiro passo para pr-processamento. O resultado dessa operao um arquivo de grid no domnio do espao, j que essa filtragem aplica automaticamente a transformada inversa, IFFT. O novo grid ter as mesmas caractersticas do original: extenso, resoluo, falhas, etc.

12

Existem inmeras possibilidades de filtragem no domnio de comprimento de onda para dados potencias, considerando-se ordem de aplicao, parmetros e tipos de filtros disponveis no Oasis montaj. Neste captulo, sero abordados somente os mais utilizados, contidos no menu MAGMAP, e a influncia dos parmetros no resultado obtidos.

3.2.1 - Continuao Continuao, para cima ou para baixo, pode ser vista como transferncia da altitude de onde foram coletados os dados potenciais. O dado processado ter seu valor alterado de acordo com a continuao utilizada. A continuao para cima, Upward Continuation, causa atenuao dos pequenos comprimentos de onda, reduzindo a influncia das fontes rasas e pequenas, com isso suavizando o grid. J a continuao para baixo, Downward Continuation, amplifica esses comprimentos e, da mesma forma, o rudo presente nos dados. Essa continuao no adequada para grandes deslocamentos. Na definio desses filtros o valor da continuao deve ser dado na mesma unidade em que foi interpolado o grid. Se em UTM, deve ser dado em quilmetros ou metros, de acordo com o utilizado. Sendo em coordenadas geogrficas, necessrio que se informe em frao de grau (1o. 100km, no Brasil).

3.2.2 - Derivadas O programa possibilita a aplicao das derivadas nas direes horizontais N-S, Derivativ in Y-direction, e E-W, Derivativ in X-direction. Tambm pode-se aplicar na direo normal, Derivativ in Z-direction. As derivadas horizontais realam estruturas perpendiculares direo de aplicao, enquanto a derivada na direo normal reala anomalias causadas por fontes superficiais. Nesse filtro possvel escolher a ordem da derivada, indicada na janela que se abre.

3.2.3 - Reduo a Latitudes Magnticas Esse filtro permite que se transforme a anomalia magntica medida em latitudes intermedirias, em que as anomalias no encontram-se centradas sobre as fontes, em anomalias similares s obtidas nos plos ou equador magnticos. Esse procedimento torna as anomalias simtricas, quando reduzidas ao plo, e anti-simtricas, ou seja, de extenses simtricas com sinal contrrio ao norte e sul, quando ao equador magntico. Para tanto, utilizam-se os filtros Reduce to Magnetic Pole e Reduce to Magnetic Equator, respectivamente. Escolhido o filtro, deve-se informar a inclinao e a declinao magnticas da rea estudada. O uso das redues adequado para reas prximas ao meridiano da reduo. Para o
- O resultado da continuao similar resoluo da Equao de Laplace do campo potencial para uma altitude diferente. fisicamente aceitvel, desde que, sendo a continuao para baixo, o nvel encontre-se fora do solo, no contrariando a premissas para a utilizao da Equao de Laplace, de no possuir fontes externas. 13

Brasil a reduo ao equador a mais indicada, j que o pas encontra-se a baixas latitudes magnticas. Outra premissa que deve ser respeitada a de somente haver magnetizao induzida nas rochas, isto , magnetizao remanessente deve ser nula.

3.2.4- Filtros de Passagem de Comprimentos de Onda Esses filtros cortam abruptamente comprimentos de onda fora da faixa selecionada. So eles filtro pass-altas, High-pass filter, filtro passa-baixas, Low-pass filter, e filtro passa-banda, Band-pass filter. Ele opera simplesmente igualando a zero as amplitudes maiores que o comprimento de onda de corte no caso do passa-baixas, menores para o passa-altas e exteriores para o passa-bandas. Nos trs casos devem ser informadas as freqncias de corte. O passabanda pode, ainda, ser ajustado para rejeitar uma banda especfica, como um filtro notch com tamanho ajustvel.

3.2.5 - Cosseno Direcional Esse filtro muito til para corrigir a interpolao de dados de aerolevantamentos. comum, nesses casos, que as distncias entre linhas as linhas de vo sejam muito maiores que as dos pontos da linha. Isso pode criar uma tendncia senoidal na direo perpendicular s lin has de vo, caso a interpolao dos dados seja utilizado um tamanho de grid pequeno. Com esse filtro, Directional Cosine Filter, consegue-se reduzir

fortemente essa tendncia. necessrio informar a direo da tendncia a ser reduzida, a potncia do cosseno aplicado e se a rejeio ou aceitao pretendida.

3.3 - Sinal Analtico


O sinal analtico pode ser encontrado no menu MAGMAP, e acionado atravs do submenu Analytic signal. Sua funo a de realar as bordas das fontes das anomalias e muito til no caso de dados magnticos que contenham influncia de magnetizao

remanessente ou tomados a baixas latitudes magnticas. Matematicamente, ele o

mdulo do gradiente 3D do campo. Indica-se o nome do grid a ser processado e o nome do novo arquivo, contendo o sinal analtico. A derivada
14

em Z pode ser obtida tanto no domnio do espao, Convolution, como o de comprimento de onda, FFT, para a obteno da derivada em Z. A primeira opo recomendada no caso de grids muito extensos, devido necessi ade de menor tempo de processamento. d

15

4 - Mapas
4.1 - Construindo um Mapa 2D
Para construir um mapa, seguindo o layout da pgina de impresso, basta entrar no menu Mapping. Nele, encotra-se o sub-menu New Map, que abre-se nas opes New map from X, Y e New map from lat, long. Na primeira delas, o mapa plotado nas coordenadas indicadas como X e Y (vide 2.1). A projeo utilizada , nesse caso, cartesiana, mesmo que as coordenadas sejam latitude e longitude. J na outra opo, so criados dois sistemas de coordenadas sobrepostos, um em UTM, dos canais X e Y, e outro em coordenadas geogrficas. Para utilizar essa opo, no necessria a criao de canais com latitude e longitude. Abre-se, ento, uma

janela, possibilitando especificar os limites tomando do mapa os digitando-os, do

extremos

posicionamento de pontos contidos em uma base de dados, ou ainda, ajustando-o aos extremos de um grid. Na mesma janela possvel ajustar o tipo de projeo a ser utilizado (vide 1.4).Feito isso, na prxima janela escolhe-se o nome do novo mapa, o layout da pgina para a impresso do mapa e, caso desejado, especificar a escala.Surge, ento, na tela um mapa em branco. Sobre ele, deve ser colocada a grade de coordenadas. Isso feito no mesmo menu, no sub-menu Base map, na opo Draw Base map.Na primeira janela ajusta-se o posicionamento do mapa na folha. Na segunda, ajustam-se as caractersticas da grade de coordenadas. Essas duas primeiras podem ser passadas diretamente, deixando as caractersticas pr-definidas pelo sistema. Na janela seguinte, deve-se escrever os ttulos do mapa a ser plotado. Junto com a grade aparecem uma escala de distncias e uma seta representativa do norte geogrfico.

4.1.1 - Inserindo um Grid no mapa Para inserir um grid, basta seguir as instrues contidas no item 2.3, optando ao final por Current Map.

4.1.2 - Escala de Cores Pode-se inserir a escala de cores atravs do menu Grid, na opo Display grid, e, em seguida, optar por Colour legend bar, para escala de cores vertical, ou Horizontal colour legend bar, para horizontal. Na janela que surge deve-se indicar em AGG/layer group o grid ao qual a escala serve como referncia. Tambm pode-se posicionar, ampliar e intitular a escala.
16

4.2 - Construindo um Mapa com Relevo


A construo de um mapa com relevo possvel atravs da ferramenta 3D Surface que se encontra no menu Grid, no sub-menu Display grid. Acionando-a deve-se informar, na

primeira janela, os grids a ser utilizados de base para o relevo e para a colorao. Nas janelas que se seguem s necessrio nomear o novo mapa, j que o mapa gerado com as caractersticas pr-definidas aceitvel e todas podem ser alteradas mais facilmente com as ferramentas interativas. A manipulao desse formato de mapa um pouco diferente, j que se pode variar o ngulo de visada. Para isso aparece prximo tela de edio dele uma barra de ferramentas 3D Tool. Nela se pode optar por rodar o mapa em todas as direes, ampliar ou redizir ou arrast-lo. Em caso de desorientao, pode-se centralizar o mapa facilmente, atravs do comando Centre. Ainda possvel variar as caractersticas da ilumindao utilizada, modificando a intensidade, inclinao, declinao e distncia da fonte. Depois de finalizada a edio, clica-se em Close e, a partir desse momento passa-se a ter uma projeo 2D da visada definida.

4.3 - Curvas de Contorno


Se, ao invs de um mapa de cores, o usurio optar por plotar um mapa de contornos, ou ainda, se quiser us-lo como complemento a ele, pode faz-lo atravs do sub-menu Contour, no menu Mapping, e optar por Quick para contornos de acordo com o default ou Contour para ter mais opes.

4.4 - Exportando um Mapa


Os mapas podem ser exportados em formato de imagem, atravs do menu Maps. Nele optando-se por Export, pode-se criar arquivos de diversos formatos, como .bmp, .jpg, .tif, etc; que podem ser facilmente introduzidos em editores de texto ou de apresentao.

17

5 - Outras Ferramentas
5.1 - Construo de Perfis
O Oasis montaj permite que se construam perfis de valores interpolados a partir de grids. Para esse procedimento recomendvel que se crie uma nova base de dados para guardar o perfil (vide 1.1). A ferramenta de construo de perfis acionada atravs do menu Grid. Nele deve-se entrar em Utilities, optando-se por Grid profile. Abre-se, ento, uma janela onde possvel indicar at cinco grids, para se construir os perfis sobre os mesmos pontos, o nome da linha onde sero gravados os dados e o intervalo de amostragem, caso se queira especificar um valor,

lembrando que ele deve estar nas unidades das coordenadas do grid. O posicionamento do perfil no grid pode ser feito de duas maneiras:

informando as coordenadas, atravs da opo manual Input, ou clicando-se as extremidades do perfil sobre o grid, por digitizing. Nessa opo, para finalizar a seleo dos pontos clica-se com o boto direito e depois, com o esquerdo em Done, na janela de comandos que se abre. Esse procedimento somente alinha os valores das coordenadas X e Y e os respectivos valores interpolados do grid. Para visualizar o perfil basta ir ao topo do canal e, clicando com o boto direito sobre o nome, optar por Show Profile. Se o perfil estiver a contento, pode-se registr-lo em um arquivo de mapa clicando, tambm com o boto direito, sobre o perfil e escolhendo Plot profile figure. Ento Escreve-se um ttulo para o mapa e indica-se a unidade da escala horizontal.

5.2 - Barra de Mapas


O Oasis montaj possui uma barra de ferramentas para a manipulao de mapas que pode ser anexada ao menu principal ou ser utilizada flutuante. Originalmente ela encontra-se na lateral direita do programa, mas pode ser deslocada, de acordo com o desejado. Nela se encontram vrias ferramentas teis na visualizao de mapas, bem como outras que, atravs de vinculao na exibio de mapas, viabilizam a comparao entre eles e os respectivos dados.

18

View / Group Manager - Gerencia a exibio e a disposio dos elementos que compe o mapa. Select / change the current view - Alterna entre a visualizao da base e dos dados do mapa. Select a group - Seleciona, para edio, diferentes grupos de elementos que compe o mapa, tais como grid, base, escala, ttulo Shadow cursors - Cursor com posicionamento simultneo em todos os mapas abertos. Shadow cursors with Dynamic Link - Cursor com posicionamento simultneo em todos os mapas, perfis e bases de dados abertos. Pan Mode - Ferramenta de arraste, para visualizao do mapa. Interactive Zoom - Amplia ou reduz o mapa, movendo o mouse com o boto esquerdo acionado, para a direita ou esquerda, respectivamente. Zoom - Permite a criao de uma janela de seleo para a visualizao aproximada. Shrink 50% - Reduz a visualizao do mapa em 50%. Last view - Retorna visualizao anterior. Redraw Map - Redesenha o mapa, resolvendo problemas de visualizao. Full Map - Apresenta o mapa inteiro no monitor. This Map / All Maps / Other maps - Possibilitam que as operaes de visualizao feitas sobre um mapa sejam reproduzidas sobre os demais, quando desejado.

19

You might also like