You are on page 1of 3

www.euvoupassar.com.

br

Gustavo Barchet

Questes de Direito Administrativo do TRE/PE 2011 (1)


30/12/2011

Al, pessoal. Fiquei um tempo afastado, atualizando meus livros de Constitucional e Administrativo do CESPE e da ESAF, e agora retorno normalmente aos artigos. Nesse artigo e nos prximos vamos comentar as questes das provas elaboradas para o TRE PE/2011, iniciando nosso trabalho pela Prova de Analista Judicirio ? rea Judiciria.

Nesse artigo trataremos das questes 38 e 39.

38. (Analista Judicirio ? rea Judiciria ? TRE PE/2011) No que concerne s fontes de Direito Administrativo, correto afirmar que: (A) uma das caractersticas da jurisprudncia seu universalismo, ou seja, enquanto a doutrina tende a nacionalizar-se, a jurisprudncia tende a universalizar-se. (B) embora no influa na elaborao das leis, a doutrina exerce papel fundamental apenas nas decises contenciosas, ordenando, assim, o prprio Direito Administrativo. (C) tanto a Constituio Federal como a lei em sentido estrito constituem fontes primrias do Direito Administrativo. (D) tendo em vista a relevncia jurdica da jurisprudncia, ela sempre obriga a Administrao Pblica. (E) o costume no considerado fonte do Direito Administrativo.

Comentrio

Tradicionalmente, costuma-se elencar, como fontes do Direito Administrativo, a lei, a jurisprudncia, a doutrina e os costumes. A lei a fonte primria; as demais, secundrias. Desse modo, a lei, em sentido estrito, desde a Constituio at os demais atos normativos com aptido para inovar na ordem jurdica (leis complementares, leis ordinrias, medidas provisrias etc.), a fonte primeira desse ramo do Direito, gozando de prevalncia sobre todas as demais. A jurisprudncia, assim considerado o conjunto de decises de mesmo teor em relao a determinada matria exaradas pelo Poder Judicirio, ou seja, as decises reiteradas do Poder Judicirio em determinado assunto, influencia notavelmente o Direito Administrativo no Brasil, em vista da inexistncia de um cdigo de leis administrativas que permita uma melhor percepo sistemtica deste ramo jurdico, o que suprido, em grande parte, pelo trabalho de nossos magistrados. A doutrina, as construes e reflexes tericas dos estudiosos do Direito, tambm traz

grandes contribuies ao Direito Administrativo, pois o trabalho dos estudiosos levado em considerao por todos os operadores jurdicos, em especial pelos membros do Poder Legislativo, que elaboram as leis, e os membros do Poder Judicirio, que julgam os litgios oriundos da sua aplicao. O costume, conjunto de regras informais observadas de forma uniforme e constante pela conscincia de sua obrigatoriedade, apesar de ainda constar no rol de fontes do Direito Administrativo, no exerce no Brasil grande influncia. Costuma-se afirmar que ele serve como elemento informativo do trabalho do legislador e do estudioso do Direito, e esta, precisamente, sua principal aplicao. Todavia, o costume pode surgir como verdadeira fonte normativa de Direito Administrativo, nas matrias no reguladas por lei. Apresentadas as noes bsicas na matria, podemos concluir, quanto s alternativas da questo, que: - a primeira est errada: a forma adequada de tratamento da matria oposta descrita no enunciado: a jurisprudncia tem por tendncia nacionalizar-se, a doutrina, universalizar-se;
- a segunda est errada: a doutrina serve de elemento informativo, no tendo as consideraes de nossos administrativas fora central em nenhuma das formas de manifestao do Direito Administrativo; - a terceira est correta: efetivamente, a Constituio Federal e a lei em sentido estrito so as fontes primrias do Direito Administrativo, considerando-se como lei em sentido estrito os atos normativos que gozam de aptido para inovar na ordem jurdica, criando Direito novo (enfim, os atos legislativos). Afastando eventuais dvidas, na expresso no esto compreendidos os atos normativos expedidos pela prpria Administrao; - a quarta est errada: a jurisprudncia no tem forma vinculante para a Administrao, ressalvadas as decises proferidas em sede de controle concentrado de constitucionalidade; e - a quinta est errada: como exposto, o costume considerado uma das fontes do Direito Administrativo.

Resposta: Alternativa C.

39 (Analista Judicirio ? rea Judiciria ? TRE PE/2011) Considere as seguintes assertivas acerca do tema ?Improbidade Administrativa? (Lei n 8.429/92): I. Para a ocorrncia de ato de improbidade que atenta contra os princpios da Administrao Pblica, faz-se imprescindvel a ocorrncia de dano ao errio. II. Na hiptese de condenao por ato mprobo que importe enriquecimento ilcito, ser cabvel, dentre outras sanes, multa civil de cinco vezes o valor do acrscimo patrimonial. III. no que concerne sano pecuniria de ressarcimento do dano, a mesma poder ser executada provisoriamente, ainda que pendentes recursos nos Tribunais Superiores. IV. Os nicos atos mprobos que importam penalizao a ttulo de culpa so os causadores de prejuzo ao errio, previstos no art. 10 da Lei n 8.429/92. Est correto o que consta apenas em (A) II.

(B) II, III e IV. (C) I e II. (D) I e III. (E) III e IV.

Comentrios Passando diretamente anlise das assertivas da questo, so cabveis as seguintes consideraes: - primeira assertiva (errada): so trs as modalidades de atos de improbidade administrativa previstas na Lei 8.429/92, (a) os que importam enriquecimento; (b) os que causam dano ao errio; e (c) os que violam os princpios administrativos. Como podemos concluir pela prpria denominao, a ocorrncia de dano ao errio somente indispensvel para o enquadramento na primeira modalidade. Nunca demais ressaltar que tal requisito no se faz necessrio para o enquadramento de certa conduta na primeira (nem na terceira) modalidade, pois podemos ter um ato que tenha resultado em obteno de vantagem indevida, sem que tenha ocorrido qualquer prejuzo material ao errio; - segunda assertiva (errada): as sanes pelo cometimento de ato de improbidade esto prescritas no art. 12 da Lei 8.429/92. Em se tratando da penalidade em questo, a multa, est de at 3 vezes a vantagem indevida, em se tratando de ato que importa enriquecimento ilcito; de at 2 vezes o valor do prejuzo, em se tratando de ato causador de dano ao errio; e de at 100 vezes o valor da remunerao do agente pblico, na hiptese de ato violador de princpios administrativos; - terceira assertiva (certa): reza o art. 20 da Lei de Improbidade que a perda da funo pblica e a suspenso dos direitos polticos s se efetivam com o trnsito em julgado da sentena condenatria. Logo, as demais sanes do art. 12, dentre elas a sano pecuniria de ressarcimento do dano, podem ser executadas provisoriamente, enquanto pendentes recursos; - quarta assertiva (correta): a melhor assertiva da questo. Dos artigos da Lei 8.429/92 que definem as 3 modalidades de atos de improbidade administrativa, somente o art. 10, que trata dos atos danosos ao errio, faz expressa meno culpa. Com isto, nossa doutrina, de forma unnime, a afasta a possibilidade de atuao culposa para fins de enquadramento no art. 9 (atos que importam enriquecimento ilcito); porm, discute acerca da possibilidade no que toca ao art. 11 (atos que violam os princpios administrativos). O entendimento majoritrio que tais atos somente configuram-se na modalidade dolosa, e foi com esse entendimento que a FCC elaborou a questo.

Resposta: Alternativa E.

Um forte abrao a todos, e um 2012 pleno de sucesso.

URL: http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=MfvUqyx6KG-2JbjtTvTlPD4eldCdP7NOYf7KS-g1FKE~ Eu Vou Passar. Todos os direitos reservados.

You might also like