You are on page 1of 60

Trabalhos Prticos de Apometria

CRCULO DE SO FRANCISCO INSTITUTO DE ANIMAGOGIA

So Carlos

Copyright Crculo de So Francisco

Direitos reservados desta edio: RiMa Editora Reviso, diagramao e fotolitos: RiMa Artes e Textos

Ficha catalogrfica em confeco: RiMa, 2006. E111e p. ISBN 00-0000-000-0 1.. I.. CDD: 980

Rua Vivaldo Lanzoni, 45 Lagoa Serena 13570-635 So Carlos, SP Fone: (0xx16) 3368-4329

Sumrio
Apresentao ............................................................................... 5 Captulo I A Problemtica do Tempo: Quando Comea e Termina uma Encarnao? .................................. 16 Naufrgio no Egito ....................................................................... 18 Acidente em supermercado na Rssia ....................................... 19 Fogo em um oleoduto na Nigria ............................................... 19 Captulo II Sofrimento ou Felicidade: Os Caminhos da Evoluo Espiritual ................ 21 Captulo III O Amor Cobre uma Multido de Pecados ........ 26 Captulo IV Pessoas Desaparecidas ...................................... 29 Consideraes Finais ................................................................ 31

Apresentao
O terceiro milnio, para muitos, uma incgnita. Medo, apreenso e tantos outros sentimentos tomam conta de cientistas, religiosos, filsofos e at mesmo daqueles acostumados a apenas ganhar o po a ser comido no prprio dia. nesse cenrio, chamado por muitos de ps-moderno, que se faz mister uma animagogia1 capaz de se contrapor ao pensamento catastrfico e apocalptico, de um lado, e ao conformismo niilista e materialista da sociedade de consumo, de outro. obvio que estamos vivendo mudanas significativas. E todos esto vendo e sentido isso. Mas no h motivo algum para temer. A cincia est em crise, as religies esto em crise, os modelos sciopolticos e econmicos clssicos esto em crise, a cultura est em crise. Portanto, Viva a Crise! O mundo contemporneo se coloca diante da crise de forma semelhante ao prncipe Arjuna, cujo desafio era enfrentar e destruir o exrcito inimigo, formado por seus prprios parentes. E como a angstia similar, os ensinamentos de Krishna, transmitidos no clssico Bhagavad Gita, continuam extremamente atuais. Da mesma forma que Arjuna, temos de enfrentar e matar nossos parentes, ou seja, a nossa viso de cincia, de religio, de sociedade, de cultura, etc. E matar sem sentir pena ou remorso. Ter apego por tais bens ilusrios s aumentar o sofrimento daqueles que no se prepararem adequadamente para enfrentar as tragdias que esto por vir. E por que dissemos que o Baghavad Gita um texto fundamental e plenamente adequado para compreender o aparente caos vivido neste novo milnio? Em resumo, porque nos ensina que nada disso que aconteceu, acontece ou acontecer em nossa vida humanizada real. uma iluso que nosso ego est programado para perceber,

1. Neologismo criado por ns para identificar uma educao espiritual universalista e ecumnica, liberta de doutrinismos e proselitismos religiosos. A animagogia no se coloca no mbito da metafsica, ao contrrio, ela conseqncia da hiperfsica aberta pelas abordagens da fsica quntica e cincias congneres.

sentir e racionalizar. Essencialmente, a Terra um dos milhes de programas de computador que geram provas para os espritos (o Eu imortal). A gua, a terra, o fogo, a carne, a matria, enfim, so derivaes de um nico elemento: o fluido csmico universal. Nada disso afeta o esprito. O que afetada a conscincia do esprito humanizado,2 ainda iludido pelo ego, programado para acreditar que se homem, mulher, branco, preto, pai, filho, mdico, professor, advogado, rico, pobre, brasileiro, japons, etc. O nosso ego decodifica a massa energtica uniforme que o fluido csmico universal nas formas perceptveis pelos sentidos e pela razo. Transforma a energia em plantas, montanhas, construes, fogo, gua, livros, hospitais, etc. Nem a Terra, nem os demais Orbes existem. A nica realidade que o Universo uma enorme massa de energia, semelhante a uma massa de bolo. E tal massa pode ser modelada da forma desejada. Assim, no importa se estamos falando de nossa casa, de nosso corpo, de nosso dinheiro, de nosso carro, etc. Tudo deriva da mesma energia universal e s existe em funo do nosso ego, programado para acreditar que tudo isso existe, criando formas, sensaes, percepes e racionalizaes. Quem ainda se apega a essa iluso sofrer muito quando o jogo virtual chamado Juzo Final entrar em seus captulos mais dramticos, nos quais as catstrofes naturais ou provocadas pelo ser humanizado (atuando como instrumento inconsciente da justia divina) aumentaro em intensidade e quantidade. Digo que sofrer muito, pois o esprito humanizado foi programado para buscar a felicidade condicionada a esses valores ilusrios. Ou seja, quando conquista os objetos materiais ou pessoas que deseja, sente prazer e acha que feliz; quando os perde, sofre como um condenado, sentindo-se abandonado por Deus. E esse raciocnio vale para todos. O intelectual que acredita que colecionar livros e

2. Utilizamos propositadamente o termo ser humanizado em vez do tradicional ser humano por compreender que somos espritos eternos presos, momentaneamente, a um ego criado exclusivamente para nossa atual encarnao na Terra. Ao se desligar desse ego, no necessariamente, no momento da morte fsica, podemos dizer que se tornou um ser espiritualizado, um bodhicitta, segundo as filosofias orientais.

fitas com filme de arte mais valioso do que colecionar CDs de pagode e fitas porns permanece condicionado aos desejos do ego e no um esprito liberto. Aquele que idolatra o espiritismo, acreditando que essa doutrina superior s outras, continua sendo um idlatra preso ao ego. E assim por diante. Cada ego programado em funo do gnero de provas que o esprito escolheu. Por isso no h o contingente. Se a pessoa se formou em medicina foi em funo das provas que escolheu antes de encarnar e no por acaso. Se ela possui mediunidade, idem. Se ela nasceu em uma favela, idem. E assim por diante para cada esprito em provao. O ego, porm, um mau patro, alerta Krishna, mas um timo servial. Ou seja, temos de nos servir do ego para nos libertar, no nos submetendo a seus desejos e vontades. Mas o ego cheio de artimanhas. Quando acreditamos que nos libertamos dele, a que mais nos encontramos presos. Por exemplo, quando ele nos diz: apenas o espiritismo salva, e acreditamos nisso por estarmos espritas, no nos libertamos da iluso por ele criada; quando ele nos diz: apenas a meditao e o yoga nos conectam com Deus, e acreditamos nele, se gostamos de meditao e de yoga, no nos libertamos de seu jugo; quando ele nos diz: apenas a cincia conhece a verdade, e acreditamos em suas palavras, estamos completamente subordinados s suas verdades. Em todos esses casos, criamos o certo e o errado. E, assim, passamos a julgar e a condenar as opinies diferentes das nossas. Ou seja, continuamos presos, e bem algemados, aos desejos e s verdades do ego. Em outras palavras, enquanto acreditamos no ego, nos esquecemos de amar a Deus acima de todas as coisas e deixamos de ser benevolentes, indulgentes e de perdoar, as nicas coisas que o esprito humanizado precisa fazer enquanto est preso a um ego. E, em todas as coisas, incluem-se todas as verdades criadas pelo ego, pois o homem no um animal racional, mas racionalizador. No o homem que raciocina, mas o ego. Agindo assim, no vou matar o ego, o que impossvel, mas no vou me iludir quando ele tentar insuflar meu orgulho ou me fazer sentir culpado e com remorso de alguma coisa. Assim, eu no vou deixar de escrever o que passa pela minha cabea nem vou bloquear a vontade de escrever por causa disso. Apenas, como diria Krishna,
7

no vou me apegar aos frutos do trabalho realizado. Em outras palavras, nem vou deixar de agir, nem vou agir motivado pelo ego (o falsoagir):
Ningum pode existir um s momento sem agir; a prpria natureza o compele a agir, mesmo sem querer; pensar tambm agir, no mundo mental. (...) Mas aquele que, pelo poder do esprito, alcanou perfeito domnio sobre seus sentidos e realiza todos os atos externos, ficando internamente desapegado deles esse homem possui sabedoria. (...) Sejam as tuas atividades atos de adorao!(...) A fonte dos atos Brahman (Deus), o Uno que enche o Universo, e est presente em todos os atos. (Baghavad Gita)

Ou seja, se tenho de escrever este livro, eu o escreverei, mas sem apego ou interesse, pois quem est escrevendo Deus e no eu. O ego vai me dizer: Voc o escritor!, porm, embora tenhamos a iluso de que trabalhamos e realizamos alguma coisa, no devemos nos apegar a essa coisa e muito menos aos seus frutos. Esse o ensinamento de Krishna, e ainda vlido para encontrar a ordem divina no aparente caos do mundo contemporneo. A Animagogia, nesse contexto, um caminho (criado pelo ego, obviamente) para auxiliar na espiritualizao do ser humanizado que participa desse pico contemporneo cheio de tragdias e sofrimentos. Ela o ajuda a se esclarecer, a se tornar um bodhicitta, ou seja, um esprito sem iluses. Este, sabendo que estar pobre ou rico, homem ou mulher, catlico ou esprita, etc. so iluses criadas pelo ego, interpretar o seu papel sem se preocupar com os frutos do mesmo, e viver de forma aptica3 suas provas. Ou seja, procurar apenas ser benevolente e indulgente e estar preparado para perdoar a tudo e a todos, vivendo para servir ao prximo e para amar a Deus acima de todas as coisas. Em outras palavras, vivendo com Deus, para Deus e em Deus, desinteressadamente.
3. A apatia, segundo o ceticismo e o estoicismo, significa um estado de alma insensvel dor e ao sofrimento. nesse sentido que devemos entender o ser aptico, pois o sofrimento apenas surge quando nosso individualismo ferido. Se no me sinto ofendido com nada, se no defendo minhas verdades com unhas e dentes, no tenho motivos para sofrer e ficar desanimado diante das vicissitudes da vida e da luta egica daqueles que desejam impor suas verdades, seus individualismos.

E como sempre afirmamos, a Animagogia no possui vnculos com nenhuma religio, mas se fundamenta nos ensinamentos universalistas de Buda, de Krishna, de Jesus, do Esprito de verdade e de tantos outros mestres, sem se constituir em uma nova seita. E, como um dos instrumentos animaggicos, no mbito das psiconomias, ou seja, dos modos organizados de intercmbio medinico, temos a Apometria, objeto deste pequeno livro. Podemos dizer que, juntamente com o kardecismo, com a umbada e com tantas outras psiconomias criadas pelo ego humano, seja de encarnados ou de desencarnados, a Apometria se constitui em uma das ferramentas sublimes de auxlio espiritual, no qual a mediunidade exercida com conscincia e com benevolncia. Mas tambm instrumento de prova para o esprito humanizado que a utiliza. Em outras palavras, usar a Apometria entendendo que ela obra de Deus e Sua vontade que sempre predominar, ou agir motivado pela ego-complacncia, sentindo-se orgulhoso e cheio de vaidade quando resgata um esprito de sua iluso? A Apometria , modernamente, um conjunto de tcnicas e procedimentos psquicos desenvolvidos, fundamentados cientificamente e instrumentalizados operacionalmente pela personalidade vivida por um esprito que recebeu o nome de Dr. Jos Lacerda de Azevedo (1919-1997) em sua roupagem terrestre. Tal personalidade exerceu em sua ltima encarnao/humanizao a profisso de mdico, formando-se em Medicina pela Universidade do Rio Grande do Sul (URGS). A Apometria, segundo o Dr. Lacerda, no uma cincia, muito menos uma filosofia ou uma religio. Trata-se apenas de um poderoso instrumento psquico baseado em conhecimentos cientficos advindos da matemtica, do eletromagnetismo e da fsica quntica, sendo capaz, quando Deus assim o desejar, de auxiliar no tratamento de inmeras patologias, cujo tratamento mdico tradicional quase sempre se mostra ineficaz. Por se tratar de um conjunto de tcnicas, a Apometria vem sendo praticada e aprimorada em casas espritas, umbandistas e esotricas, e por grupos independentes. Porm, sua funo espiritual pouco conhecida, e isso que pretendemos ressaltar neste momento. Segundo a espiritualidade, trata-se de uma tcnica milenar, sem esse
9

nome, obviamente. O nome Apometria tambm foi criado pelo Dr. Lacerda. Como ela foi utilizada num passado remoto, para o bem e para o mal, por grupos esotricos secretos e magos que viveram em antigas civilizaes Orientais, na Caldeia, no Egito etc., foi retirada de circulao por alguns milnios. A sua forma atual, codificada pelo Dr. Lacerda, foi estruturada no astral da Terra especialmente para auxiliar o processo de regenerao da mesma, processo que encabeado pelo esprito que viveu a personalidade Maria, a me carnal de Jesus, hoje tambm chamada de a senhora da regenerao. preciso esclarecer que estamos nos referindo ao esprito que viveu a personalidade Maria. E no sabemos se tal esprito passou por outras encarnaes aps aquela que o tornou um personagem ilustre na histria religiosa terrena. Assim, falar que Maria a senhora da regenerao no carrega nenhum sentimento de idolatria ou de santidade, mas apenas de respeito ao importante papel que esse esprito assumiu neste momento de evoluo do planeta Terra, sendo, como dissemos, o responsvel direto pela coordenao do processo de regenerao deste Orbe que atualmente habitamos, coordenando o processo de limpeza do umbral, e buscando, de todas as formas, evitar que um nmero significativo de espritos seja exilado da Terra, ou seja, evitar que estes continuem sua evoluo espiritual em Orbes inferiores. Segundo a espiritualidade, o exlio da Terra teve incio na dcada de 1930. Vrios espritos j no habitam mais o astral deste planeta e esto no Umbral de um outro Orbe esperando a ltima leva de espritos para comearem um novo ciclo reencarnatrio. Este planeta teria caractersticas materiais que lembrariam a Terra de algumas dezenas de milhares de anos atrs. nesse contexto de regenerao da Terra que a Apometria ressurgiu, como uma possibilidade de pronto-socorro espiritual que facilita o resgate coletivo de centenas de milhares de espritos presos ao ego e s iluses do mundo astral inferior, mesmo libertos do jugo da carne, como tambm de vrios espritos humanizados que vivem conosco, auxiliando em seu processo de espiritualizao, ou seja, de libertao do ego. Esta informao no desmerece de forma alguma o importante trabalho realizado pelo Dr. Lacerda e sua equipe. Ela apenas
10

contextualiza o porqu da Apometria ter sido aprovada por Deus para ser (re)utilizada na Terra justamente no momento em que a cincia quntica abre novas perspectivas de compreenso do mundo, concluindo, como as antigas filosofias do Oriente, que o mundo material uma iluso (maya) montada para as nossas provas, alis, provas escolhidas voluntariamente por cada um, e que no existe o tempo, pelo menos no da forma como o nosso ego foi programado para vivenciar (determinado em passado, presente e futuro). A Apometria parte do fenmeno anmico conhecido como desdobramento espiritual, induzido atravs da contagem pausada e progressiva de pulsos energticos, acompanhados por forte inteno mental. Este procedimento, diferentemente da hipnose, foi (re)descoberto pelo farmacutico-bioqumico Luis J. Rodrigues, nascido em Porto Rico e estudioso do psiquismo humano, na segunda metade do sculo XX. A projeo astral obtida dessa maneira no necessita das sugestes e sugestionabilidade do hipnotismo, levando a pessoa, sensitiva ou no, a realizar um desdobramento consciente, sendo possvel conduzi-la para qualquer lugar da Terra, como tambm para o passado e para o futuro. A inteno do Sr. Rodrigues era a de instrumentalizar os mdicos e a medicina com tcnicas psquicas, pois o bom mdico, em sua opinio, deveria cuidar do corpo e da alma. Porm, ainda hoje, sua contribuio, como tambm a do Dr. Lacerda, no encontra eco no meio acadmico, para o qual a vida ainda se resume ao corpo fsico e se extingue com a falncia e decomposio deste. Mas isso no motivo para lamentao. Apenas no chegou o momento. A natureza (inclusive a humana) no d saltos. E como dizem os espritos (questo 529 do Livro dos espritos): O que Deus quer, deve ser; se h atraso ou obstculo, por sua vontade. Para aceitar a Apometria, a medicina acadmica precisaria compreender que existe um complexo fsico-biolgico-psquicoespiritual no ser humanizado e, alm disso, a influncia das reencarnaes (metempsicose) na etiologia de muitas enfermidades. Temos certeza de que esse fato acontecer, inexoravelmente, em futuro breve. Enquanto isso, a Apometria continuar sendo enquadrada no campo das chamadas terapias alternativas.

11

Porm, como acontece com outras terapias alternativas, h grupos de atendimentos apomtricos que cobram pelas sesses e grupos que procuram servir com amor e por amor, sem nenhum interesse pecunirio. E, a cada dia, aumenta o nmero de pessoas que buscam tratamento apomtrico para problemas como obsesses, depresses e tantas outras enfermidades psicossomticas, entre elas, a to temida gocia, mas conhecida como magia negra, considerada superstio pelo kardecismo, mas que continua vitimando aqueles que precisam passar por esta provao, colhendo, no presente, os frutos das sementes plantadas no passado. Na Apometria no se prescreve nenhum medicamento, seja aloptico, homeoptico ou floral. Seus instrumentos so bioenergticos, ou seja, utiliza-se apenas a fora mental dos participantes para irradiar energia, criar campos de fora magnticos, fazer regresses de memria, etc. Em nosso trabalho apomtrico (na ONG Crculo de So Francisco), introduzimos a cromosofia (tambm conhecida como cromoterapia mental) com a contagem de pulsos e, tambm, usamos a prece para enviar energia, sobretudo, para os casos mais difceis, como os de obsesso. Normalmente, utilizamos o Pai Nosso e a Ave Maria para enviar energia. importante ressaltar que a Apometria vai alm dos limites do animismo e da mediunidade. Entendemos por animismo as prticas recorrentes no Oriente nas quais o discpulo transcende os limites do corpo fsico para estabelecer contato consciente com o mundo astral, atravs da meditao, das viagens astrais, etc. O animismo uma prtica espiritual ativa, enquanto a mediunidade uma prtica espiritual passiva, na qual os participantes aguardam que o plano espiritual revele informaes que poderiam ser adquiridas com esforo espiritual prprio. Mas o animismo e a mediunidade so lados de uma mesma moeda, so experincias complementares. a nossa tendncia cartesiana que nos faz aceitar um lado da moeda e criticar o outro. Algumas doutrinas defendem o animismo. o caso do movimento Rosa Cruz, da Teosofia e tantas outras. Tais doutrinas costumam afirmar que a mediunidade uma prtica espiritual perigosa e que como tal deve ser evitada. O ideal, para essas doutrinas, o prprio discpulo colher as informaes espirituais diretamente no Astral, sem depender dos espritos. De outro lado, o Espiritismo

12

valoriza a mediunidade e desvaloriza as informaes transcendentais adquiridas a partir do animismo, classificando-as como mistificao. Mas importante ressaltar que, do ponto de vista animaggico, seja por vontade prpria do esprito ou por meios medinicos, as informaes acessadas no podem ser tomadas como Verdades, pois so tambm criaes do ego e, portanto, tambm campos de prova para o esprito. Ou seja, no desdobramento, o sensitivo v ou colhe as informaes que o seu ego est programado para ver, sentir ou captar. claro que poder visitar colnias espirituais e ver suas construes, jardins, etc. ou ir ao umbral e l sentir frio ou calor. Mas, como j enfatizamos, a sensao, a percepo, as formas, etc. so tambm codificaes criadas pelo ego. Logo, mesmo o mundo espiritual codificado na forma de colnia ou de umbral no passa de maya (iluso). Da no faz diferena se a informao transmitida por espritos (mediunidade) ou captada diretamente no astral (animismo). Ser sempre o ego racionalizador que estar decodificando tais informaes. A Apometria, como dissemos, um conjunto de tcnicas que ultrapassa essa dicotomia cartesiana, apesar de tambm estar presa ao ego. Porm, uma forma de servir-se do ego e no de se escravizar a ele. Assim, o animismo e a mediunidade so valorizados e convivem harmoniosamente na prtica apomtrica, realizada com conscincia. nesse sentido que costumamos dizer que a Apometria medianmica, por conciliar a mediunidade com o animismo sem julgamentos ou crticas. Alis, se Deus a causa primria de todas as coisas (questo 1 do Livro dos espritos), criticar qualquer coisa existente sobre a Terra no ter F plena em Deus. Achar que algo est errado, esquecendo-se de que nada ocorre sem a permisso de Deus. Ele quem estabelece todas as leis que regem o Universo (questo 258 do Livro dos espritos), no confiar plenamente em Deus. Por isso no faz sentido criticar, julgar ou condenar nada, nem as religies, nem a poltica, nem a economia, nem os assassinatos e os abortos, etc. Pois tudo no passa de iluso e de provas para o esprito humanizado. Mas no nosso objetivo tecer aqui longas consideraes tericas sobre a tcnica apomtrica nem sobre a Animagogia. O livro do Dr.
13

Lacerda, Esprito/matria: novos horizontes para a medicina, deve ser lido obrigatoriamente por todos os interessados no tema, assim como os artigos sobre Animagogia difundidos no site da ONG Crculo de So Francisco (www.csf.org.br). Antes de passarmos para os relatos de alguns casos prticos, gostaramos apenas de constatar como a mdia brasileira desconsidera as contribuies dos pesquisadores brasileiros no campo das pesquisas psquicas. Sem desmerecer autores estrangeiros como Stanislav Grof, Patrick Drouot, Ian Stevenson e tantos outros que se dedicam ao estudo cientifico da reencarnao, pouco ou nada se l sobre as pesquisas realizadas no Brasil por Hernani Guimares Andrade, por exemplo. Quando algum jornal ou revista aborda o assunto, apenas os autores estrangeiros so citados, como se no Brasil no existissem pesquisas srias sobre o assunto, apesar de ser realizadas fora do ambiente acadmico. Com a Apometria acontece o mesmo. Essa original contribuio que renasceu em solo brasileiro ignorada por muitos. Recentemente, foi grande a repercusso do livro Muitas vidas, uma s alma, escrito pelo psiquiatra norte-americano Brian Weiss. Este livro, lanado no Brasil em 2006, foi editado originalmente nos EUA em 2004. Por sua vez, a primeira edio do livro Esprito/matria: novos horizontes para a medicina data de 1987. E, desde aquela poca, quase vinte anos atrs, o Dr. Lacerda j levava seus pacientes (encarnados e desencarnados) para o futuro, atravs da Apometria, auxiliando-os em seus tratamentos psquicos. Como afirmou o Dr. Lacerda:
Temos elementos analticos para admitir que o plano mental vibra em outra dimenso, situada alm do Tempo e do Espao. Ela sede de todos os fenmenos de clarividncia, telepatia e precognio. Por transcender s dimenses cartesianas, a que os outros corpos inferiores esto subordinados (astral, etrico e somtico), pode o sensitivo que se projetar a essa dimenso conhecer fatos passados com preciso de detalhes, predizer o futuro e adivinhar o pensamento dos circunstantes. (...) Embora esteja equipado pela natureza, no natural evoluir da espcie, com um sistema nervoso central bastante desenvolvido, no aprendeu a usar o prosencfalo astral e mental. Essa a razo pela qual se 14

limita a viver a existncia praticamente constituda de respostas imediatas aos estmulos do meio ambiente. (...) Vive o ser humano preso, bloqueado pelas trs dimenses cartesianas, em que os valores de Espao e Tempo so dominantes. Dentro dessas barreiras, estiola-se, incapaz de empreender saltos mais amplos, alm dos parmetros espao-tempo o que lhe perfeitamente possvel em aventuras que dariam a seus olhos atnitos horizontes novos, prenhes de possibilidades extraordinrias, como vislumbrar o Passado ou conhecer antecipadamente o Futuro.

Ou seja, o Dr. Lacerda j conhecia a Terapia de Progresso, j a utilizava com seus pacientes encarnados e desencarnados, porm, por alguma razo, j que nada por acaso, precisou nascer no Brasil e ter suas descobertas ignoradas durante dcadas. Quem sabe chegou a hora de ter seu esforo reconhecido?

15

Captulo I

A Problemtica do Tempo: Quando Comea e Termina uma Encarnao?


A partir deste captulo vamos apresentar alguns atendimentos, compreendendo-os a partir do ponto de vista da Animagogia. Comearemos, neste captulo, abordando alguns atendimentos inslitos, realizados atravs das tcnicas apomtricas, nos quais o socorro aos espritos foi realizado antes mesmo de os fatos materiais acontecerem. Ou seja, os trabalhadores foram projetados para o futuro para auxiliar no resgate de alguns espritos que desencarnariam em tragdias prprogramadas no astral. Mas, para entender como isso possvel, precisamos ter algumas noes de como funciona uma encarnao. Quando se encontra consciente de sua natureza espiritual, o esprito aguarda, at com ansiedade, sua nova encarnao. ela que promove sua evoluo, pois, apesar de estudar no mundo espiritual e conhecer as coisas do Universo, sem a encarnao no h a prova de que ele realmente aprendeu a lio. Podemos fazer um paralelo com o ensino escolar. No basta o aluno apenas estudar o ano todo, ele precisa passar nas provas bimestrais. So estas que atestam se ele aprendeu ou no a lio. No mundo espiritual, podemos dizer que atravs da encarnao que o esprito prova se aprendeu a lio estudada no mundo espiritual. Na Terra o esprito nada aprende, mas aqui que ele faz a prova para passar de ano. O objetivo da encarnao, portanto, no adquirir novos aprendizados. O aprendizado se deu no mundo dos espritos. Assim, aprender a tocar um instrumento, fazer faculdade para se tornar mdico, advogado, professor etc. faz parte da provao do esprito. No na Terra que ele aprender medicina, mas ser mdico faz parte da prova que ele escolheu, da ele ter mais facilidades para se tornar mdico do que um outro esprito, cuja prova em outro campo. Ou seja, a encarnao o momento de provar, para o prprio esprito, se aprendeu ou no a lio estudada anteriormente. Se ele ser mdico,

16

advogado ou outra coisa qualquer, isso foi definido antes, em funo das provas 4 escolhidas. E o que caracteriza uma encarnao? justamente uma necessria mudana de conscincia. Em outras palavras, um vu colocado sobre a conscincia espiritual, a verdadeira conscincia, velando a sua Realidade. Ou seja, velando o mundo espiritual, onde vive e executa seu aprendizado, onde se prepara para uma nova alterao de conscincia ou encarnao. E a nova conscincia, que chamaremos de ego, programada com vrias informaes: o perodo da provao, um conjunto de verdades ao qual se ligar para realizar as provas, misses ou expiaes. Essa nova conscincia (ego) necessria para adquirir um atestado de elevao espiritual. E esse processo universal. Todos os espritos precisam se desligar de sua conscincia espiritual, aps acabar um ciclo de estudos, para se ligar a um novo ego. Em outras palavras, em seu estado natural, o esprito vive estudando e, durante algum perodo de tempo, liga-se a um ego para realizar suas provaes. Logo, a encarnao um processo muito mais complexo do que se ligar a um corpo fsico. Essencialmente, encarnar se ligar a uma nova conscincia que lhe servir de instrumento para suas provas. Compreendendo esse processo, podemos dizer que nem toda encarnao termina com o desligamento do corpo fsico. A encarnao s termina, de fato, quando o esprito se desliga do ego, ou seja, daquela conscincia artificial criada para suas provaes. por isso que a literatura esprita mostra inmeros desencarnados presos iluso da matria. E tal iluso pode durar dias, meses, anos, sculos ou milnios.
4. O Livro dos Espritos, de Allan Kardec, esclarece esse assunto na questo 851. Aqui os espritos respondem sobre a fatalidade: A fatalidade no existe seno pela escolha que fez o esprito, em se encarnando, de suportar tal ou tal prova. Escolhendo, ele faz uma espcie de destino que a conseqncia mesmo da posio em que se encontra Ainda na resposta, o esprito esclarece que fala das provas fsicas. Ou seja, o livre-arbtrio existe, aps a encarnao, apenas para as provas morais. Sobre os fatos fsicos ou materiais, o esprito encarnado no tem nenhum controle, apesar de seu ego faz-lo acreditar que sim. Ou seja, se o gnero de provas escolhido o desapego aos bens materiais, o esprito pode passar por vrias fatalidades como ser assaltado, perder grande quantia em dinheiro, etc. Seu livre-arbtrio estar sendo exercido, moralmente, perdoando o ladro ou o condenando, resignando-se diante da perda ou se revoltando e assim por diante.

17

Podemos dizer que apenas Deus sabe o momento exato de o esprito ser despertado dessa iluso. Na Apometria, temos conscincia de que apenas os espritos que possuem tal merecimento que sero auxiliados, ou seja, podero ser despertados da iluso em que vivem no mundo astral. A apometria no interfere na Lei de causa e efeito. Assim, atravs da Apometria, ou melhor, da bioenergia (que no deixa de ser tambm fluido csmico universal) liberada pelos encarnados que participam de um atendimento, que a espiritualidade socorrista poder libertar alguns espritos de tal iluso. Dependendo do caso, a espiritualidade socorrista pode ser informada de um resgate coletivo e saber quais os espritos que podem ser socorridos, ou seja, libertos da iluso da matria ou do ego. Dessa forma, podem contar com a energia liberada pelos encarnados para a realizao dessa tarefa, mesmo que o fato ainda no tenha se concretizado no mundo material. Com a apresentao dos trs casos a seguir ficar mais fcil a compreenso desse tema. Naufrgio no Egito No dia 31 de janeiro de 2006, em uma reunio de Apometria, uma das mdiuns desdobradas se depara com um naufrgio. Muitas pessoas so vistas desesperadas tentando se salvar. A mdium percebe que so espritos iludidos, ou seja, que acreditam que ainda esto se afogando. O grupo mentaliza vrios botes que so plasmados no local onde esses espritos se encontram. A mdium v que eles sobem nos botes e ficam mais calmos. Mais energia enviada e os botes com os espritos so envolvidos em uma forte luz branca e levados para um hospital no astral. Aps o resgate, questionamos a possibilidade de aqueles espritos estarem presos quela iluso h muito tempo. Porm, um mentor incorpora em uma das mdiuns e esclarece que a tragdia ainda no havia acontecido, mas que a imprensa, em breve, noticiaria o fato. Nem uma semana depois, um acidente no Egito foi divulgado pela imprensa. Mais de mil pessoas morreram. Na primeira reunio apomtrica aps a tragdia, a espiritualidade confirmou que a energia que o grupo enviou foi utilizada no resgate de muitos espritos que, pela suas provaes, precisavam desencarnar naquele evento.
18

No fomos informados sobre o nmero de espritos que conseguiram merecimento para serem resgatados. Pode ser que, at o momento, muitos permaneam iludidos, acreditando que ainda lutam para no se afogar, sem saber que j desencarnaram. Acidente em supermercado na Rssia Algumas sesses apomtricas aps o acidente no Egito, a espiritualidade nos trouxe outro caso parecido. Uma das mdiuns viu que algo caa do cu. Segundo ela, pareciam pedras. Logo em seguida, ela viu algumas pessoas soterradas. Algo como um galpo havia desabado com o peso das pedras que caam do cu. Atravs do envio de energia, abrimos um espao e as pessoas conseguiram sair. Com mais energia, elas foram recolhidas pela espiritualidade e conduzidas para uma colnia. Aps a reunio, soubemos que aquele fato tambm no havia acontecido ainda, mas que, em breve, seramos informados do mesmo pela imprensa. Naquela mesma semana, em um sbado, se no me engano, a TV mostrava um supermercado na Rssia cujo teto havia desabado devido ao gelo que se acumulava sobre ele, matando vrias pessoas. Como no caso anterior, foi possvel ajudar no resgate de alguns espritos, enviando energia para um fato que ainda no havia acontecido na Terra, mas que j estava preparado no astral. Tratouse de mais um resgate coletivo. Fogo em um oleoduto na Nigria Com a abertura dos trabalhos apomtricos, uma das mdiuns viu o que parecia uma grande fbrica pegando fogo. Fomos orientados pela espiritualidade para sempre enviar energia para essa tragdia. Com o passar do tempo, as mdiuns sentiam que o acidente se aproximava, pois a vibrao ficava mais intensa e a sensao das mdiuns era de muita dor e sofrimento. Segundo uma das mdiuns, a impresso que o acidente seria em uma usina atmica. No tnhamos informaes de que se trataria de um acidente ou um atentado. No sabamos tambm o local ou a data. A nica informao que recebemos da espiritualidade era para enviar freqentemente muita energia amorosa para esse evento.
19

Passados alguns meses, ocorreu um acidente em um oleoduto na Nigria e aquela vibrao densa que as mdiuns sentiam foi aliviada. Vamos aqui fazer uma pequena digresso. O leitor pode estar se perguntando por que a espiritualidade trouxe estes casos para serem atendidos no Brasil? Por aqui no h acidentes ou resgates coletivos tambm? Esse fato acontece por um motivo especial. Boa parte da equipe espiritual (encarnados e desencarnados) que atua na ONG Crculo de So Francisco habita uma colnia espiritual que se localiza no astral da ndia. So espritos fortemente ligados espiritualidade oriental e aos fatos crmicos daquela regio da terra. Apenas por essa razo eles trazem, com freqncia, casos similares para serem atendidos por nosso grupo apomtrico. A partir do estudo e compreenso desses trs atendimentos coletivos realizados atravs da Apometria, temos a possibilidade de realizar uma profunda educao espiritual (animagogia), transformando nossa forma de viver sobre a terra e livrarmo-nos dos desejos e apegos do ego. Em primeiro lugar, o que chamamos de mundo exterior uma criao divina da qual no temos nenhum controle. Em outras palavras, existe um fatalismo no mundo, uma pr-determinao do que ir acontecer. O presente, o passado e o futuro so iluses. Se existe algum livre-arbtrio, ele reside no mundo interior, ou seja, na forma como vamos vivenciar sentimentalmente as vicissitudes da vida material. Em segundo lugar, a maioria dos espritos quando deixam o invlucro carnal (desencarnam), permanecem presos ao ego, conscincia provisria que criaram antes da encarnao. No mundo espiritual continuam acreditando que so homens ou mulheres, que ainda so pais ou filhos, sentem desejos etc. Para que possamos desde j nos libertar das armadilhas do ego necessrio transcender a dicotomia esprito encarnado X esprito desencarnado. A realidade espiritual muito mais complexa do que essa dicotomia criada pelo Espiritismo. Mais importante do que reencarnar (voltar terra para lutar contra o ego) ressuscitar (vencer o ego). E quem vencer essa batalha na atual encarnao estar preparado para viver nos mundos regenerados. Quem no vencer, carimbar seu passaporte para emigrar, voluntariamente, para os novos mundos de prova e expiao.

20

Captulo II

Sofrimento ou Felicidade: Os Caminhos da Evoluo Espiritual


Em um belo ensinamento sobre o sofrimento Buda diz mais ou menos assim: Uma jovem mulher, aps a morte do filho, implorava pelas ruas por um remdio milagroso capaz de restituir a vida deste. Os demais moradores do povoado a ironizavam, dizendo que era louca, etc. At que, um dia, um sbio lhe recomendou: Procure o homem que mora no topo daquela montanha, ele saber fazer esse milagre. A jovem subiu feliz a montanha e pediu ao homem que restitusse a vida de seu filho. E ele respondeu: Traga-me um gro de mostarda de uma casa onde nunca ningum morreu. Ela voltou alegremente para o povoado e, de casa em casa, procurou uma onde ningum conhecesse a morte. No encontrando, ela voltou ao topo da montanha e disse: Minha dor havia me cegado. Pensava que somente eu sofria nas mos da morte. Porm, eu voltei para que me ensines a verdade!. E o homem lhe falou: Em todo o mundo humano existe uma nica Lei: todas as coisas so transitrias. A vida humana feita de vicissitudes, portanto, a nica felicidade real a felicidade incondicional, ou seja, no condicionada a nenhum bem material e sem apegos. O apego aos bens transitrios leva, necessariamente, ao sofrimento, pois, estes, um dia, deixaro de existir. Nos ensinamentos de Buda, encontramos a seguinte afirmao: Todas as posses materiais tm de chegar a um fim nada permanente, e aquele que se agarra a objetos do mundo tem inevitavelmente que sofrer, quando esses alvos de sua ateno so removidos. Ou seja, Buda no legitima o sofrimento como caminho de evoluo espiritual, ao contrrio, ensina como no sofrer, ensina-nos o desapego s posses materiais. Na mesma linha de raciocnio, Krishna ensina Arjuna a viver com equanimidade, ou seja, com igualdade de nimo diante de qualquer fato material. dessa forma que poder transcender o ciclo prazer/ sofrimento. Preso s vicissitudes da vida, sentiremos prazer quando

21

o fato material for agradvel ao nosso ego, e sofreremos quando o fato material for considerado desagradvel pelo ego. Segundo as tradies orientais, o caminho mais curto para se livrar do samsara (roda das encarnaes) o amor e a felicidade incondicionais. Nesse caminho no h sofrimento porque no h apego s coisas materiais e aos desejos ilusrios criados pelo ego. O ser humanizado vive aptico, no sentido de estar imune dor e ao sofrimento. Mas isso no quer dizer inao. Krishna nos ensina o correto agir, ou seja, a fazer aquilo que precisamos, pois somos naturalmente impelidos a agir, mas sem se envolver com os frutos do trabalho. Em suma, trata-se do agir desinteressadamente, sem tirar vantagem das situaes favorveis nem sofrer quando elas so desfavorveis, dentro do nosso estreito ponto de vista humanizado. Essa breve introduo sobre o sofrimento importante, porque a Apometria no interfere no livre-arbtrio. Aquele que opta por evoluir pela dor ou pelo sofrimento ser respeitado. No temos como nos livrar dos fatos materiais, criados em funo do gnero de provas escolhido pelo esprito antes de encarnar, mas temos o livre-arbtrio no domnio moral, ou seja, resignando-se ou se revoltando, por exemplo, diante de uma prova. o que vamos analisar nos dois casos abaixo. No primeiro caso, abordaremos o atendimento a uma paciente indicada por alguns amigos. Ela no consegue andar sozinha, apesar de inmeros mdicos no diagnosticarem nenhum problema fsico que a impea de realizar tal movimento. Fizemos, enquanto ela nos procurou, trs sesses de Apometria, com intervalos de quinze dias, e o resultado foi o seguinte: Na primeira sesso, assim que sua freqncia foi aberta, uma entidade sem pernas manifestou-se. Disse-nos que havia sido empregado dela e que ela era culpada pelo estado dele. H alguns anos ele se vingava, impedindo-a de andar. Esse caso de obsesso simples foi tratado com o esclarecimento do esprito que, em seguida, foi levado para uma colnia espiritual. Imaginamos que o problema se resolveria em poucos dias, mas, infelizmente, ela ainda no conseguia andar sem apoios.
22

Na segunda sesso constatou-se que no havia nenhum problema espiritual. Porm, um dos mentores do trabalho se manifestou e passou uma orientao para a paciente. Ela precisava mudar sua forma de pensar. Segundo a entidade, ela no queria ser curada, pois tinha receio, inconscientemente, de que seu marido e filhos no lhe dessem mais ateno. Para ter a ateno da famlia, ela enviava, mentalmente, fluidos negativos que paralisavam a perna, fazendo com que ela dependesse dos outros para andar e realizar outras atividades. A enfermidade, portanto, existia. Era fruto de sua necessidade de obter a ateno familiar. Essa entidade esclareceu que devamos orientar tambm a famlia, informando que ela no estava fingindo, e que todos deveriam am-la incondicionalmente para que no se sentisse desamparada. Somente assim ela deixaria de enviar vibraes negativas para a perna. A cura, portanto, viria com a mudana de pensamentos e sentimentos em relao famlia. Porm, o problema no se resolveu. Em nossa terceira sesso, fomos intudos a explorar suas vidas passadas, tentando encontrar o motivo para o medo atual, o medo de perder a ateno da famlia, caso ficasse curada. Com a regresso, entramos em contato, primeiramente, com uma vida na qual ela havia sido um soldado em cotidiano de guerra. Esse soldado tinha muito medo de pisar no cho, pois no queria pisar nos companheiros j mortos. Enviamos energia para despolarizar essa memria presa em seu inconsciente. No conseguimos saber se os atuais parentes estavam entre os soldados mortos. Regredindo para uma vida anterior, deparamo-nos com uma certa matrona. Uma mulher extremamente poderosa, cuidando com mos de ferro de uma propriedade rural. Essa mulher poderosa impunha-se pelo medo. Ela no tinha as pernas e administrava tudo de cima de sua cadeira de rodas. Tambm tentamos despolarizar essa memria para ver se ela melhorava. Antes de fechar a sesso, uma entidade se manifestou e disse que ela ainda um esprito autoritrio e com pouca f. Enquanto ela insistir em manter domnio sobre a famlia, mandando e desman dando na vida dos filhos, criticando suas amizades e relacionamentos, ela no conseguir se curar.

23

Como se percebe, o livre-arbtrio moral o limite de qualquer ajuda exterior. Enquanto a paciente no fizer uma mudana interior, nada poder resolver seu problema fsico. O segundo caso similar. Fomos procurados por uma mulher cujo ex-marido a abandonou h 18 anos, deixando-a sozinha para cuidar de dois filhos. Hoje ambos so adultos, mas a me os trata como crianas, interferindo, autoritariamente, em suas vidas. Ela se diz injustiada, pois se considera um esprito de Luz que faz muita caridade. Ela reclama da me, dos filhos e, sobretudo, do exmarido e da atual mulher deste, que, para ela, a vil de toda a histria. Na primeira sesso de Apometria, tiramos duas entidades que a acompanhavam, atrados por sua vibrao doentia. Em outro trabalho, a consulente teve a oportunidade de conversar com um Exu e com um Caboclo. O Exu tentou orient-la, dizendo que o problema era com ela e no com o filho. Alis, os problemas do filho eram causados pela energia deletria que ela lhe enviava. Ela bateu boca com o Exu, no aceitando as orientaes. Em seguida, um caboclo incorporou e tentou fazer uma regresso com ela, para que a consulente entendesse o que aconteceu na vida dela. Segundo o Caboclo, ela estava bloqueando a regresso, mas, como eu havia captado o que tinha acontecido no passado, pediu-me para explicar-lhe. Sentei-me com ela e contei tudo o que captara, intuitivamente. Em primeiro lugar, falei-lhe que o esprito que na atual encarnao fora seu marido, no passado fora casado com a atual esposa. Ela, a consulente, o seduziu e o tirou da esposa. Porm, no aceitou cuidar dos filhos do casal, alegando que no cuidaria dos filhos dos outros. Ela abandonou as duas crianas que, atualmente, so seus filhos biolgicos. Assim, tentei explicar-lhe que, quando o marido a abandonou, tratou-se da colheita da ao passada. Nada mais do que a Lei de causa e efeito em ao. O nico remdio para resolver seu problema perdoar o marido e tambm a mulher com quem ele se uniu no presente. O fato que ela vivenciou nada mais era do que uma oportunidade de aprender a perdoar e, alm disso, poder cuidar, com amor, dos espritos que havia abandonado no passado, por causa de seu indivi 24

dualismo. Como na vida anterior ela no os aceitara porque no eram seus filhos biolgicos, estava tendo a oportunidade de reparar esse erro, cuidando deles sozinha. Mas ela no aceitou a informao que lhe passamos, alegando que era um esprito de Luz e que nunca faria uma coisa como essa. Porm, enquanto no deixar de condenar o marido e sua atual esposa e no parar de ver erros nas aes dos filhos no ter paz de esprito. Em suma, enquanto no desinflamar o ego e o orgulho, nada poder ajud-la. Como ainda no se encontra preparada para se autoconhecer e se transformar, tirando as traves que possui nos olhos, continuar apenas vendo argueiros nos olhos alheios. Mais uma prova de que a Apometria no capaz de passar por cima do livre-arbtrio de ningum. A Animagogia (educao espiritual) presente nesses atendimentos refora a tese de que aps escolher o gnero de provas, cria-se, na vida de cada esprito humanizado, uma srie de provaes. O livrearbtrio est no mundo interior. No poderia ter sido diferente a vida dessa consulente. Ela teria que casar com a pessoa certa para ela. Precisaria ter dois filhos e, na hora certa, seu marido teria que abandon-la para viver com outra pessoa. O que ela precisava viver era tal situao, tal vicissitude. Porm, ela est diante de um dilema: ama a Deus acima de todas as coisas e agradece pela oportunidade de aprender a amar aqueles que abandonou no passado e tambm os espritos que representaram o papel de marido e de amante, ou continuar sofrendo, deixando de ser benevolente, indulgente e esquecendo-se de perdoar aqueles que foram os instrumentos de Deus para sua provao?

25

Captulo III

O Amor Cobre uma Multido de Pecados


Costumam ser emocionantes os casos que envolvem crianas. Entre estes, escolhemos um que demonstra perfeitamente a importncia do perdo e de como a Lei de causa e efeito funciona, no para punir, mas para dar uma nova oportunidade de aprendizado ao esprito em prova. Fomos procurados por uma me, no especificamente para um tratamento apomtrico, mas para fazer algumas sesses de Reiki. Sua filha, de aproximadamente dois anos de idade, possui deficincias fsicas e mentais, mas a medicina acadmica ainda no conseguiu diagnosticar qual seria a enfermidade enfrentada pela criana. Alm do Reiki, a criana faz fisioterapia e acupuntura em outro local. Na primeira sesso de Reiki, a criana ficou feliz. Ria toa e olhava para o espao, brincando com algum que no conseguamos ver. Conversei com a me sobre o nosso trabalho de Apometria. Disse-lhe que, talvez, pudssemos descobrir algumas coisas sobre a enfermidade da filha. No dia do atendimento, a me compareceu ao trabalho apomtrico. Aberta a sesso, uma das mdiuns viu um cemitrio e uma pessoa chorando desesperadamente sobre um tmulo. A mdium notou que se tratava da menina. Outra mdium percebeu que a criana sente muitas dores. E que tais dores originam-se de remorsos morais. Enviando mais energia para a criana, tivemos acesso seguinte informao. Em sua encarnao anterior, o esprito que hoje a filha era a me de vrias crianas. Em um momento de grande revolta e descontrole emocional, matou todos os filhos. Sua atual me estava entre as crianas assassinadas. Esse esprito perdoou o ato e aceitou reencarnar para ser a me daquele outro que, necessariamente, passaria por uma encarnao dolorosa. Porm, o esprito da filha (a me da encarnao anterior) tem dvidas se de fato foi perdoado. Ainda se lamenta pelo que aconteceu e sofre muito. Conseguimos retirar o esprito do cemitrio e traz-

26

lo para se manifestar atravs de um dos mdiuns. Tentamos convencla a ter mais f e acreditar que aquela que no passado foi morta por ela a perdoou de verdade e a ama muito. Aparentemente, ela aceitou nossas palavras de esclarecimento e consolo, recebeu muita energia e foi, em seguida, reacoplada em seu corpo fsico, dormindo profundamente, segundo a espiritualidade. A atual me foi orientada a amar muito a filha e sempre dizer-lhe que a perdoou por tudo o que aconteceu no passado e que no guarda mgoa ou rancor. Aps a sesso, o corpo da criana comeou a apresentar um desenvolvimento mais intenso. Atualmente, ela continua o tratamento com o Reiki e, em breve, teremos uma nova sesso de Apometria para verificar como o esprito est reagindo a essa nova provao. Outro caso muito emocionante aconteceu quando os mdiuns desdobrados foram levados at uma casa sombria, envolvida por uma pegajosa e densa teia de aranha. Em seu interior, muitos morcegos e escurido. Ao enviar energia para a casa, a mesma se iluminou e, gradativamente, os morcegos foram adquirindo a forma de crianas. Elas foram ento reunidas em uma enorme bola de luz branca e levadas para um educandrio no mundo espiritual. Tivemos a informao de que tais crianas eram espritos que haviam sido abortados. Antes de fecharmos o caso, uma mdium notou um homem amarrado no local. Enviamos energia para libert-lo e, assim que ficou livre, manifestou-se em uma das mdiuns. Ele afirmou ter sido o mdico responsvel pelos abortos clandestinos e que estava muito arrependido. Pedia, angustiadamente, para Deus perdo-lo. Informamos que Deus, por ser todo amor, no precisava perdo-lo. Ele mesmo que precisava se perdoar para ser recolhido. Ao enviar energia para que o mesmo fosse levado para uma colnia, os videntes descreveram que ele havia sido recebido pelas crianas. Os mesmos espritos que antes o vampirizavam, agora, rodeavam-no e o abraavam amorosamente. Como disse Jesus: O amor cobre uma multido de pecados. Com estes dois casos temos uma aparente contradio. Enfatizamos sempre que o importante a inteno que est por trs dos atos e no estes em si. Pela descrio acima, parece que foi o assassinato dos filhos, no primeiro caso, ou o aborto, no segundo, que gerou
27

o sofrimento nos espritos envolvidos nesses dois atendimentos. Porm, na essncia de todos os atos est a inteno. O Livro dos Espritos esclarece que o maior mal da humanidade o egosmo. Esse que precisa ser erradicado. E, nos dois casos acima, o que motivou o assassinato e os abortos foram o egosmo, o individualismo daqueles espritos humanizados. Por isso condenar o assassinato e o aborto no o correto, pois os espritos que desencarnaram em um ou no outro caso, mereceram passar por tal experincia tambm. Fazia parte das vicissitudes daqueles espritos em prova. Uns perdoaram, como no primeiro atendimento, outros no, como no segundo, tornando-se obsessores daquele esprito que viveu o papel de mdico. por isso que se diz que fora da caridade no h salvao e, caridoso aquele que sempre benevolente, indulgente e perdoa aqueles que ferem seu individualismo. O ser caridoso no sofre e passa pelas vicissitudes, ou seja, por suas provas, com a Paz de Deus no corao.

28

Captulo IV

Pessoas Desaparecidas
Um certo dia ns recebemos um pedido diferente por parte de uma consulente. Ela nos disse que seu genro saiu de casa para levar as filhas para a escola e no voltou. Esse fato estava completando dez anos. Afirmamos a ela que nunca tnhamos feito um atendimento similar a esse. Seria a nossa primeira experincia e no sabamos se teramos condies de auxili-la, j que o trabalho , basicamente, feito pela espiritualidade. No dia combinado abrimos a freqncia da pessoa desaparecida e, na hora, uma das mdiuns localizou o corpo dentro de um poo, em uma regio de canavial. No foi possvel identificar a cidade, mas foi possvel resgatar o esprito que ainda se encontrava ali, junto ao corpo decomposto. Com bastante energia mental o ajudamos a sair do buraco. Soubemos, posteriormente, que ele havia sido assaltado aps ter levado as filhas para a escola. Ele foi torturado, morto e teve o corpo jogado naquele poo. O esprito agradeceu pelo resgate e foi levado para uma colnia para continuar sua recuperao. Para a famlia foi um consolo. Aquela angstia por no saber o que tinha acontecido com ele, a esperana v que o mesmo pudesse um dia voltar para casa, deixaria de existir. A famlia foi aconselhada a orar muito por ele e, por ser catlica, encomendar uma missa para sua alma. Isso tudo ajudaria bastante em sua recuperao espiritual. Aps esse atendimento, fomos procurados por outras famlias com problemas similares. O resultado foi diferente do descrito acima. Em um deles, o rapaz que estava desaparecido foi visto por uma mdium no litoral norte de So Paulo. A mesma no soube precisar o local, mas ele parecia bem. Ele fugiu de casa por no suportar a presso familiar. No outro caso, a pessoa em questo foi vista pela mdium em uma feira no Recife. Ele teria virado arteso e ganhava a vida em uma feira de artesanato em Recife. Ao contrrio do rapaz do caso anterior, este sentia falta da famlia, disse a mdium, mas tinha vergonha de entrar em contato, com medo da reao que seus

29

familiares poderiam ter. Fizemos oraes por ele, buscando intuilo a ter coragem de entrar novamente em contato com a famlia. A espiritualidade, nos trs casos apresentados acima, no forneceu detalhes mais precisos para que os mesmos fossem localizados, seja o local onde o corpo do primeiro se encontrava em decomposio, ou os endereos residenciais dos rapazes que fugiram de casa. Possivelmente no tiveram essa permisso, pois, com certeza, trata-se de provas que os familiares precisam suportar. Ir alm dessas informaes seria interferir no livre-arbtrio e nas provas de cada um. Porm, conversando com membros de outras casas apomtricas soubemos de casos onde a espiritualidade passou o endereo do local onde a pessoa se encontrava, facilitando o contato da famlia com a pessoa desaparecida. Porm, como sabemos, cada caso um caso. Cada um passa por suas prprias provaes, em funo do gnero de provas que escolheu antes de encarnar, e no temos como generalizar nos atendimentos. Cada um recebe de Deus aquilo que merece. O mesmo acontece com os desaparecidos. Se algum desapareceu, no foi por acaso. Faz parte das provaes dele ou de seus familiares. Alguma lio espiritual se esconde por trs desse ato material.

30

Consideraes Finais
Muitos outros casos poderiam ser aqui narrados. Espritos que acreditam que esto encarnados e ainda sobem em nibus; outros que andam armados e quando so esclarecidos que estavam vivendo uma iluso, dizem, ingenuamente: ento por isso que eu atirava e no matava ningum!. Com a Apometria conseguimos transcender a barreira do bem e do mal. No encontramos espritos maus, inferiores, mas irmos presos s iluses do ego, irmos encarnados ou desencarnados doentes e que precisam de um nico remdio: O amor para se libertarem do dio, do rancor, do desejo de vingana. Em suma, todos sentimentos deletrios originados do egosmo. Quando conseguem libertar-se das iluses do ego, estes espritos libertam-se do sofrimento, alguns milenares. Desistem de perseguir aqueles que consideravam como algozes. E, para o encarnado, tambm traz importantes lies. O nico caminho para se livrar do sofrimento o da caridade. Mas o da verdadeira caridade: ser benevolente, indulgente e perdoar sempre. A Apometria uma tcnica medianmica muito recente. A cincia acadmica a ignora e os adeptos da religio kardecista a condenam. Isso normal: todos estamos em prova e a maior parte dos espritos encarnados ainda no se livrou da prova do julgamento. Ainda precisam atirar pedras. Ainda acreditam que existe o bem (suas verdades) e o mal (as verdades alheias). As religies vivem presas aos valores dos mundos de provas e expiaes. por isso que o evanglico critica o catlico, o esprita e as demais religies. Enquanto isso, o esprita critica o umbandista, o budista e o catlico. Este ltimo critica e condena o espiritismo, as igrejas evanglicas e demais. E assim por diante. Tudo isso porque as religies tambm so provas para o esprito encarnado. Observem que falamos das religies e no dos mestres e de seus ensinamentos. Precisamos saber diferenciar os ensinamentos universalistas de Buda dos diferentes tipos de budismos criados pelo ego humanizado. O mesmo se pode dizer dos ensinamentos universalistas de Krishna, de Jesus e do Esprito de Verdade. Eles transcendem

31

as religies criadas pelo ego humanizado, ou seja, o hindusmo, as diferentes religies crists e o espiritismo, respectivamente. A Apometria uma tcnica que no desmente nenhum ensinamento espiritual. Por isso ela uma tcnica apropriada para o mundo regenerado, um mundo em que no haver templos (vide Apocalipse), ou seja, no haver mais religies, pois estas foram criadas para satisfazer as necessidades dos mundos de provas e expiaes. Nesse sentido, at no Evangelho segundo o espiritismo, de Allan Kardec, podemos encontrar explicaes para a ao da Apometria. Por exemplo, a maior parte das crticas e condenaes que os kardecistas fazem podem ser facilmente respondidas pela leitura do captulo desse livro que trata da prece. Em primeiro lugar, importante salientar que nem todos os espritos desencarnados, e ainda presos ao ego, podem ser levados doutrinao. Por exemplo, um esprito que acredita que est se afogando no tem condies de se expressar. Atravs da Apometria pode-se plasmar um bote, por exemplo, para ele ser socorrido daquela iluso criada por seu ego. Caso no se encontre em condies de ser auxiliado de outra forma, atravs de nova contagem de pulsos, encaminha-se o esprito para um hospital do astral onde ser recolhido. Pode ser que, algum tempo depois, o mesmo j se encontre em condies de ser doutrinado, ou em alguma escola do astral, ou em alguma casa kardecista. O que importa que, sem a permisso de Deus, em primeiro lugar, e o resgate realizado atravs da Apometria, em segundo, esse esprito poderia acreditar que ainda lutava para no se afogar, sem imaginar que j havia perdido o corpo fsico, vivendo na iluso criada pelo ego. A Apometria trabalha para Deus, sob a coordenao de Maria, a fim de ajudar no esclarecimento dos espritos e no para fazer proselitismo religioso. E nada acontece por acaso. Tudo est harmoniosamente acontecendo como deveria acontecer. Assim, quem acha que uma coisa certa e outra errada, ainda no est preparado para os mundos regenerados, pois ainda se apega ao pensamento de que existe o bem e o mal. Vale para a Apometria o mesmo argumento que Kardec usava para os cticos ou para os catlicos que criticavam o espiritismo, no sculo XIX. A natureza no d saltos. Respeitemos o tempo e o grau de compreenso de cada um. Ontem,
32

o kardecismo era a vtima das outras religies; hoje, o principal algoz da Apometria. Mas devemos julgar e condenar algum? Obviamente, no. Se a Apometria ignorada pela cincia acadmica e criticada pelo kardecismo, louvado seja Deus! to difcil aceitar que um bote pode ser plasmado no astral pela espiritualidade, atravs da energia liberada pelo grupo apomtrico, a fim de resgatar um esprito para algum hospital ou centro de recuperao? Isso mistificao? Alucinao? Imaginao coletiva, j que vrios videntes enxergam a mesma cena? Para demonstrar como tal resgate possvel e no fantasia, vamos analisar o que diz o Evangelho segundo o espiritismo, no captulo sobre o poder da prece, que comea com uma citao de Marcos (11; 24): Seja o que for que peais na prece, crede que o obtereis, e vos ser concedido. Se o captulo comea com uma afirmao to enftica do poder da prece, porque no acreditar que possvel plasmar um bote para socorrer um esprito que acredita estar se afogando? Se a crtica viesse de um catlico ou de um evanglico que no acredita na vida aps a morte, daria at para entender. Mas, quando um kardecista acostumado a ler livros que apresentam a complexidade da vida espiritual e o trabalho da espiritualidade, com o apoio do ectoplasma dos mdiuns, para resgatar alguns irmos desencarnados diz que isso no possvel e que apenas fantasia ou animismo, devemos perdolo e no nos ofender com tais crticas. Quando um esprito tem merecimento para ser resgatado do sofrimento mental que vivencia, o que a equipe apomtrica faz, em suma, uma prece pedindo que um bote se plasme naquela cena em que ele se encontra preso. O bote, essencialmente, foi concedido por Deus, e a espiritualidade o plasmou com o ectoplasma dos mdiuns, nada mais. O Evangelho segundo o espiritismo, no mesmo captulo, diz que a prece uma invocao. Ao faz-la, o homem entra em comunicao, pelo pensamento, com o ser ao qual se dirige; pode ser para pedir, para agradecer ou para glorificar. Ou seja, o caso acima no contradiz nada do que os livros espritas afirmam.

33

E o captulo se desenrola afirmando que podemos pedir pelos vivos ou pelos mortos. Ou seja, se o grupo pediu com f para que um bote fosse enviado para um esprito que acreditava estar se afogando, no percebendo que estava desencarnado, e tal pedido foi concedido por Deus, o que tanto incomoda os kardecistas? curioso notar que, em vez de ficarem felizes por saber que mais irmos desencarnados esto sendo auxiliados, perdem tempo criticando quem utiliza a Apometria, ou proibindo-a de ser praticada nos centros espritas. Mas vamos adiante. No item 10, desse mesmo captulo, encontramos uma passagem ainda mais esclarecedora: (para compreender a ao da prece) preciso imaginar todos os seres encarnados e desencarnados mergulhados no fluido universal que ocupa todo o espao, tal qual nos achamos envolvidos pela atmosfera aqui na Terra. Esse fluido recebe um impulso da nossa vontade e ele o veculo do pensamento como o ar o veiculo do som. Essa explicao sintetiza o poder do pensamento e da prece (um pedido feito com f e amor) e esclarece que o mundo material ou espiritual uma grande iluso. A nica realidade que estamos mergulhados no fluido universal, uma massa energtica informe que pode ser modelada de infinitas formas. E na mesma passagem lemos: As vibraes do fluido universal se estendem ao infinito. Portanto, quando o pensamento dirigido a um ser qualquer na Terra ou no espao, uma corrente de fluidos se estabelece entre um e outro, transmitindo o pensamento entre eles como o ar transmite o som. E como fica os pulsos energticos enviados com o estalar de dedos? A explicao para esse recurso tambm est no Evangelho segundo o espiritismo: A intensidade dessa corrente de fluidos ser forte ou fraca de acordo com a fora do pensamento e da vontade de quem ora. A contagem de pulsos serve apenas para agregar intensidade e fora de vontade corrente fludica. Utiliza-se tal contagem como um recurso. Uma casa kardecista cujos dirigentes se sentem incomodados com esse recurso exterior pode aboli-lo sem problema. Ele apenas facilita, e muito, a concentrao da equipe e aumenta a
34

intensidade da energia enviada para plasmar algum objeto ou destruir outros (cordas que enforcam, facas ou outros objetos que se encontram plasmados no corpo astral do esprito). Em suma, a Apometria no entra em contradio com os ensinamentos do Esprito de Verdade. Porm, a Apometria to dinmica que pode ser adaptada para qualquer cenrio espiritualista. Um grupo de Apometria no-kardecista pode, para agregar fluidos e aumentar sua intensidade, tanto pedir auxilio aos elementais como evocar a chama violeta ou utilizar um ponto cantado de Ogun, etc. Tudo depender do grupo que estiver utilizando a tcnica, pois ela no est relacionada com nenhuma doutrina religiosa. Da mesma forma que cada casa kardecista desenvolve sua forma de dar passe, cada casa espiritualista que utiliza a Apometria encontrar a melhor maneira de trabalhar com ela. A Apometria vai se adaptando a cada grupo, pois ela apenas uma tcnica de desdobramento induzido dos mdiuns com o objetivo de auxiliar nos atendimentos espirituais de encarnados e desencarnados. Como a espiritualidade superior no se vincula a nenhuma doutrina exclusivista, h o estmulo para a formao de grupos de Apometria srios, por ser este um instrumento poderoso para o resgate individual ou coletivo de espritos presos s iluses do ego. E isso porque est na hora de resgatar o maior numero possvel de irmos para que o de exilados da Terra seja o menor possvel. Assim, no importa se a Apometria praticada em um centro kardecista, em um terreiro de umbanda, por grupos ligados fraternidade branca ou por grupos independentes. O objetivo dela, atualmente, sob a orientao de Maria, a senhora da regenerao, contribuir para que a maioria dos espritos presos nos umbrais da Terra continue sua evoluo espiritual por aqui mesmo, livrando-os do iminente exlio. claro que Deus j sabe quem vai ser exilado e quem no vai. Porm, ns, que nada sabemos, devemos fazer a nossa parte, ajudando desinteressadamente e com amor.

35

Anexos
Aqui esto reunidos artigos publicados em jornais ou em sites na internet que envolvem o tema Apometria ou atendimentos realizados na ONG Crculo de So Francisco. ONG realiza atendimentos de apometria gratuitamente em So Carlos Na segunda metade do sculo XX ampliou-se o vnculo entre cincia e espiritualidade. A prpria cincia, antes materialista, j considera, aps os avanos das pesquisas qunticas, a possibilidade de existir um universo transcendente e at um Criador para o Universo. No Brasil, um estudioso do assunto foi o mdico gacho Dr. Jos Lacerda de Azevedo (1919-1997). Formado em medicina, pela Universidade do Rio Grande do Sul, este pesquisador criou a tcnica por ele denominada apometria. Aprofundando os estudos sobre hipnose e tcnicas de tratamentos espirituais, criou a apometria, uma tcnica revolucionria para o tratamento de diferentes distrbios emocionais ou enfermidades que a medicina acadmica no capaz de encontrar a causa. A tcnica consiste em realizar o desacoplamento dos corpos sutis do paciente (corpo fsico, duplo etreo, corpo astral, mental etc.), sem que o mesmo entre em transe, como na hipnose. Com o desacoplamento, alguns sensitivos conseguem observar e diagnosticar problemas nesses corpos sutis e realizar o tratamento, atravs, sobretudo, do envio de bionergia ou, quando a causa da enfermidade est no passado, utilizando tcnicas de regresso de memria. Em alguns casos, faz-se necessria a comunicao com seres incorpreos, como nos tratamentos realizados nos centros espritas. Em suma, a apometria consegue sintetizar em um nico trabalho diferentes tcnicas de auxilio e tratamento espiritual. Citaremos trs casos para exemplificar:

36

1 sexo masculino, casado, 4 filhos. Sofria havia vrias semanas de angstia e depresso sem causa conhecida. Com o desacoplamento dos corpos sutis, foi possvel notar uma faixa de energia de cor vermelha envolvendo seu corpo astral. Tratava-se da energia de dio e rancor emitida por um antigo desafeto do consulente. Uma sensitiva do grupo apomtrico sintonizou-se com este ser incorpreo que se manifestou dizendo ter sido irmo do consulente em outra encarnao e no o perdoava por este o ter roubado. Ele queria que o ex-irmo pedisse perdo. Aps o perdo sincero do consulente e o envio de energia atravs da imposio das mos para o desmanche daquele lao vermelho, o consulente no voltou a manifestar traos de angstia e depresso. 2 sexo feminino, casada, 2 filhos. Sente que uma pessoa desorganizada. Isso a incomoda muito e gera conflitos familiares. Com o desacoplamento dos corpos sutis, nada foi verificado de anormal. Fez-se, ento, uma regresso de memria para sua vida anterior. A prpria consulente se viu como uma freira, na Alemanha, na poca da I Guerra Mundial. Percebeu que era muito metdica, autoritria e punitiva. Intuiu que sua falta de organizao na vida atual era um reflexo negativo da vivncia anterior. Ela tinha medo de ser como antes. Com o trauma resolvido, sentiuse mais tranqila e preparada para trilhar o caminho do meio, evitando os extremos comportamentais. 3 sexo masculino, casado, 2 filhos. Reclamava de muita dor de cabea. Vrios mdicos diziam que era enxaqueca e que no tinha cura. Com o desacoplamento dos corpos sutis, uma sensitiva notou uma faca atravessada em seu corpo astral. A faca havia sido colocada por um antigo desafeto. Com o envio de energia, a faca (que no era de matria fsica, mas de matria astral) foi desmaterializada e a dor de cabea curada. O Dr. Lacerda, criador da tcnica, em seu livro Esprito/matria: novos horizontes para a medicina, esclarece-nos o funcionamento da apometria utilizando as referncias da fsica contempornea e os conhecimentos milenares sobre os corpos sutis presentes nas filosofias orientais.
37

Atravs de inmeros clculos matemticos procurou comprovar como a nossa capacidade mental poderosa fonte de cura para diversas enfermidades, do corpo e da alma, alm de esclarecer a possibilidade de solucionar traumas do passado e at como evitar problemas no futuro. Apometria como o budismo A apometira, tcnica de desobsesso e auxilio espiritual criado pelo Dr. Lacerda se assemelha filosofia budista, ou seja, ela pode ser adaptada para todo e qualquer ambiente scio-cultural. Essa reflexibilidade prpria do pensamento ps-moderno o que a faz uma das tcnicas de resgate de almas mais paradoxais e eficientes. Paradoxais porque atravs dela possvel realizar resgates coletivos de uma forma muito simples, criando cenrios mentais atravs da energia (ectoplasma) liberada pelos participantes, favorecendo o socorro de irmos desencarnados presos a determinadas formas pensamentos, aps o desencarne. A apometria apenas uma tcnica e, se usada em uma casa espiritualista de orientao kardecista, ser adaptada a essa doutrina. Por outro lado, se for usada em uma casa umbandista poder utilizar os recursos dos pontos cantados, entre outros. E assim sucessivamente em outros espaos espiritualistas. Em suma, no importa a situao, a boa-vontade e o desejo de servir ao prximo com amor e respeito que vai fazer a tcnica se tornar cada vez mais eficiente. Alguns espiritualistas no gostam de enviar energia estalando os dedos. Mas o prprio Lacerda disse que isso no imprescindvel. A contagem de pulsos facilita a concentrao da equipe que est doando energia, porm, os agrupamentos espiritualistas onde a equipe de trabalho possui concentrao mental, outras tcnicas podem ser utilizadas. O importante a irradiao amorosa de energia para auxiliar tanto nossos irmos encarnados como desencarnados. Mais informaes sobre a Apometria podem ser acessadas no site da ONG Crculo de So Francisco www.csf.org.br.

38

Reiki e Apometria: uma parceria de sucesso Recebemos na semana passada uma paciente com fortes dores na garganta. Eu achei que seria alguma infeco e que somente o reiki poderia no ser suficiente. Pedi a ela que procurasse um mdico tambm. Porm, aps a sesso de reiki, com a presena de uma mdium vidente na ONG, levantamos a hiptese de abrir a freqncia da paciente atravs da apometria. Assim que demos inicio ao trabalho, a mdium captou uma encarnao da paciente em Roma, na Antiguidade. Naquela encarnao, por motivos que no ficaram claros, ela desencarnou enforcada. A mdium no conseguiu captar se foi suicdio ou se o marido teria sido o mandante do ato. Em seguida, a mdium captou uma outra encarnao, dessa vez, em uma aldeia indgena. A pessoa que havia sido o marido da paciente, agora seria o seu pai. E este a forou a viver um casamento arranjado, sem amor. Possivelmente, pela Lei de ao e reao, esse casamento teria relao com o enforcamento e a encarnao em Roma. E isso parece ter ficado evidente quando a mdium perguntou a paciente se ela tinha um irmo na atual encarnao. Com a resposta afirmativa, a mdium lhe disse que o seu irmo atual teria sido o marido e o pai, nas respectivas encarnaes anteriores. Com essa revelao e outros detalhes narrados pela mdium vidente foi possvel perceber que uma contrariedade que a paciente teve com o irmo foi o suficiente para que houvesse uma ressonncia vibratria com a encarnao em Roma, quando desencarnou por enforcamento. Tal ressonncia gerou a dor de garganta e o endurecimento do pescoo. Com a conscientizao da paciente, a garganta e o pescoo voltaram ao normal no dia seguinte. Esse caso simples demonstra como a maior parte das doenas de fundo espiritual e que o Reiki e a Apometria podem se complementar, quando voltadas para a caridade e para o auxilio desinteressado ao prximo. O moderno e o ps-moderno na mediunidade: das mesas girantes s palestras online com seres incorpreos
39

As manifestaes medinicas esto registradas em todos os lugares e pocas da histria humana. O uso da comunicao medinica para fins escusos e materialistas foi alvo de censura, quando Moiss decidiu proibir a comunicao com os mortos. Porm, nos tempos modernos, temos relatos de filsofos famosos como Goethe ou de cientistas como Hahnemann, criador da Homeopatia, que tambm se comunicavam com os espritos atravs da psicofonia e da psicografia, nomes que Allan Kardec criou no sculo XIX para classificar, respectivamente, o que o senso comum chama de incorporao e o ato de receber mensagens por escrito de seres incorpreos. No podemos esquecer tambm da sensacional vidncia e paranormalidade de Swedenborg, cientista do sculo XVIII, cujo famoso livro Arcana celestia foi alvo de grosseira crtica do filsofo Emmanuel Kant, em 1766, no livro sonhos de um vidente explicados por sonhos da metafsica, no qual reconheceu a existncia do mundo dos espritos, mas classificou o contato entre o mundo espiritual e o material como patolgico. Apesar de todos estes acontecimentos, a mediunidade, nome tambm criado por Allan Kardec, passou a ser alvo de pesquisas mais rigorosas no sculo XIX, com o surgimento das famosas mesas girantes. Esse entretenimento pequeno burgus, comum nos sales europeus do sculo XIX, foi alvo de srias investigaes do pedagogo Hippolyte Leon D. Rivail, mais conhecido por seu pseudnimo Allan Kardec, levando-o a concluso de que tais atos eram realizados por conscincias incorpreas, afastando todas as possibilidades de charlatanismo. A partir dos estudos das mesas girantes e de outras manifestaes medinicas, esse pesquisador francs escreveu trs obras significativas: O Livro dos Espritos, no qual 1018 perguntas foram formuladas aos espritos, abordando diferentes assuntos de interesse da humanidade; O Livro dos Mdiuns, um verdadeiro tratado cientfico, de teor positivista, sobre a mediunidade, e O Evangelho segundo o Espiritismo, no qual a bblia crist interpretada pelos espritos, em reunies medinicas. Em nenhuma de suas obras, porm, Allan Kardec define o espiritismo como religio, mas como uma cincia positiva cujo objetivo era estudar as manifestaes dos espritos e as relaes entre o mundo espiritual e o material. No Brasil, o nome espiritismo foi utilizado
40

para identificar uma nova seita religiosa e seus adeptos chegam a afirmar que o espiritismo no mais uma religio, mas a religio, conforme palavras dos ex-presidentes da Federao Esprita Brasileira, o senhor Guillon Ribeiro e o senhor Francisco Thiesen. Assim, da mesma forma que Karl Marx nunca se considerou um marxista, possivelmente Allan Kardec no se consideraria um kardecista. Mas o sculo XX no trouxe somente mudanas paradigmticas no mbito da epistemologia, renovando a cincia, a filosofia ou o campo da tecnologia aplicada e das artes; o campo das manifestaes medinicas tambm se ampliou e se renovou consideravelmente. Eram os sinais da ps-modernidade. Em linhas gerais, podemos dizer que a modernidade se caracteriza por ser o projeto do Iluminismo. Trata-se, portanto, de um movimento eurocntrico e cientificista. Apesar de sua tendncia ao atesmo, culminante no positivismo e no evolucionismo do sculo XIX, a obra de Kardec no ficou imune a tais pensamentos. O projeto iluminista comeou a desmoronar com os avanos da termodinmica e da mecnica quntica, cujos reflexos logo se manifestaram na arquitetura e na arte do sculo XX, mais universalistas e menos eurocntricas. E como afirmou certa vez o msico baiano Caetano Veloso: o Brasil foi o ltimo pas a entrar na modernidade, mas o primeiro a entrar na ps-modernidade. E um dos marcos dessa ps-modernidade brasileira foi a origem medinica da Umbanda, na primeira dcada do sculo XX, quando, dentro da Federao Esprita de Niteri, o mdium Zlio Fernandino de Moraes incorporou um esprito que se identificava como caboclo Sete encruzilhadas. O esprito anunciava a criao de um credo religioso medianmico na qual as entidades manifestantes usavam as formas simblicas de ndios (simbolizando a fora de carter), de pretosvelhos (simbolizando a sabedoria) e de crianas (simbolizando a felicidade incondicional). Assim, entrava em cena novos personagens espirituais alm dos famosos mdicos, filsofos, literatos e padres, entidades mais conhecidas nas manifestaes medinicas dos centros espritas e tambm nos livros de Allan Kardec. A umbanda revelada pelos espritos atravs do mdium Zlio de Moraes ficou conhecida como espiritismo de umbanda, talvez

41

para no ser confundida com a prtica umbandista que j existia no Brasil que consistia na realizao de trabalhos de magia negra, utilizando o sacrifcio de animais etc. O espiritismo de umbanda foi revelado com o objetivo de ser uma religio crist, voltada para a prtica da caridade. No I Congresso de espiritismo de Umbanda, realizado no Brasil, em 1941, deliberou-se que: 1 o espiritismo de umbanda uma das maiores correntes do pensamento humano existente na terra h mais de cem sculos, cuja raiz provm das antigas religies e filosofias da ndia, fonte de inspirao de todas as demais doutrinas filosficas do Ocidente. 2 umbanda palavra snscrita, cuja significao em nosso idioma pode ser dada por qualquer dos seguintes conceitos: Princpio Divino, Luz Irradiante, Fonte permanente de Vida, evoluo Constante. A receptividade s filosofias milenares do Oriente uma outra caracterstica da ps-modernidade, e, no campo medinico, isso se manifestou atravs do contato com os espritos orientais. Tanto no meio kardecista, mas, principalmente, no umbandstico, as chamadas correntes orientais foram se firmando e se tornando cada vez mais conhecidas. No mbito da literatura psicografada, destacou-se um esprito hindu-chins que se identifica como Ramats. Este esprito afirma, em diversos livros, ter sido, em uma de suas encarnaes passadas, Pitgoras, o filsofo de Samos. No Brasil, o primeiro mdium a escrever sob a inspirao desse esprito foi Herclio Maes, desencarnado em 1993. Atualmente, vrios mdiuns dizem psicografar mensagens e livros desse esprito. Mas a presena da espiritualidade oriental nas manifestaes medinicas ps-modernas se fez mais evidente na origem e crescimento de uma tcnica de tratamento espiritual denominada Apometria. O nome foi criado pelo mdico brasileiro Dr. Jos Lacerda de Azevedo (1919-1997), mas a tcnica parece ser tambm multimilenar, conhecida por grupos iniciticos e esotricos. O mrito de Lacerda parece estar em sua capacidade de reunir de forma ecltica e criativa as contribuies do espiritismo de Allan Kardec com as contribuies mentalistas das filosofias orientais e tambm da Teosofia.

42

Essa modalidade de tratamento espiritual que consiste em induzir os mdiuns e pacientes ao desdobramento de seus corpos sutis, diagnosticando e tratando diversas enfermidades espirituais atravs da concentrao mental e do envio de energia, vem ao encontro das mais hodiernas hipteses levantadas pela Fsica quntica. o retorno ao ponto de partida de Allan Kardec, aproximando a cincia da espiritualidade, sem vnculos religiosos ou proselitismos. Porm, como falar em ps-modernidade sem falar em comunicao instantnea, em internet? E aqui tambm a mediunidade se manifesta. H vrios anos um esprito que se denomina como Pai Joaquim de Aruanda, um preto-velho, realiza palestras online pela internet, atravs do sistema PalTalk. As palestras realizadas s quartasfeiras, e que podem ser acompanhadas por pessoas do mundo todo, abordam diferentes temas espiritualistas, dos estudos clssicos da ndia ao Livro dos Espritos, passando pelos ensinamentos de Buda, de Jesus etc. At o momento, o mdium Firmino Jos Leite, residente no interior do estado de So Paulo, tem um acervo com mais de 500 horas de gravaes. Algumas das palestras esto disponveis na internet, atravs do link: http://www.meeu.org Outras gravaes foram transcritas e disponibilizadas pela internet em vrias listas de discusso e sites. Em maro de 2006 foi publicado pela ONG Crculo de So Francisco, localizada na cidade de So Carlos, um livreto intitulado a orao de So Francisco interpretada por Pai Joaquim de Aruanda, com a transcrio integral de uma de suas palestras online. Em suma, a ps-modernidade j se constri no s como um plano de novas idias filosficas, cientficas e culturais, mas como um cenrio onde, a cada dia, se torna mais factual a crena na imortalidade da alma, na reencarnao e na comunicao natural com os seres incorpreos. Cromoapometria Este artigo pretende relatar o uso da cromoterapia mental em atendimentos apomtricos. Com o decorrer dos atendimentos

43

realizados na ONG Crculo de So Francisco, na cidade de So Carlos/ SP, fomos intudos para alm do envio de energia atravs da contagem de pulso ou de preces, visualizar tambm cores. Sabemos que a apometria no faz milagre e nem altera o livre-arbtrio, e que, os pacientes, encarnados ou no, so socorridos pela espiritualidade quando possuem merecimento para isso. Tendo isso em mente, e a humildade de reconhecer que a participao da equipe apomtrica est, basicamente, na doao de bioenergia, temos notado que o uso da cromoterapia nos atendimentos facilita o socorro. A seguir apresentamos a correlao entre a cor mentalizada o tipo de problema enfrentado no atendimento: a) Espritos revoltados ou com muito dio: envio de cor rosa para o corao (chacra cardaco). Em alguns casos, enviamos energia fazendo uma Ave Maria!. b) Adormecer espritos ou criar um manto de proteo no paciente aps a consulta: envio de cor azul, envolvendo todo o seu organismo; c) Pacientes fracos ou em convalescena: envio de energia na cor laranja para revigorar o organismo. A energia pode ser direcionada para todo o seu corpo ou para os chakras umbilical e plexosolar; d) Enviar espritos para atendimentos nos hospitais do astral: envolv-los em uma bola de energia branca e dar o comando para que sejam conduzidos para tratamento; e) Limpeza de ambientes ou de energias enfermias, fruto da induo espiritual, pseudo-obsesso ou obsesso: envio de energia na cor lils; f) Energizao de ambientes ou do paciente aps a consulta: envio de energia na cor dourada. Todo o trabalho realizado atravs da mentalizao de cores claras e brilhantes. Outras informaes podem ser obtidas no site da ONG Crculo de So Francisco, atravs do link: www.csf.org.br

44

Espiritismo e Espiritologia Apesar de Allan kardec definir o espiritismo como a cincia que estuda a vida ativa aps a morte e a relao entre o mundo espiritual e o material, os kardecistas abandonaram essa definio, criando suas prprias interpretaes sobre o tema. Por exemplo, em seu livro Mediunidade: caminho para ser feliz, Suely C. Schubert esclarece, do ponto de vista kardecista, o que espiritismo: A doutrina esprita ou espiritismo o ensino dos espritos, codificados por Allan Kardec. Este criou a palavra espiritismo para designar o conjunto destes ensinamentos, como tambm o termo esprita que designa o adepto. Essa definio perfeita do ponto de vista kardecista, pois define que apenas o conjunto dos ensinamentos e os espritos codificados por Kardec formam o espiritismo. E os ensinamentos de outros espritos, codificados por outros egos humanizados? Obviamente que, pela definio acima, no podem ser chamados de espiritismo. por isso que desde os anos de 1930, discute-se, acirradamente, se os livros de Andr Luiz, psicografados por Chico Xavier, so espritas ou no. O mesmo acontecendo, h cinqenta anos, com os ensinamentos de Ramats, psicografados por Herclio Maes e outros mdiuns, ou os ensinamentos mais recentes de Joanna de Angelis, psicografados por Divaldo Franco. Essa eterna discusso estril vai continuar existindo enquanto no se decidir com qual definio de espiritismo ir se trabalhar: com a de Kardec ou com a dos kardecistas. Se ficarmos com a definio que diz ser apenas os ensinamentos codificados por Kardec o espiritismo, como aparece com clareza na definio acima, todo o movimento espiritual ps-Kardec poder ser complementar, concorrencial ou antagnico aos ensinamentos codificados por Kardec. Nesse sentido, faz-se mister, para amenizar os nimos, a criao de uma cincia capaz de estudar todos os conhecimentos espiritualistas transmitidos pelos espritos, sem preconceitos e tomada de partido. Essa cincia poderia ser chamada de Espiritologia. Atravs da Espiritologia, deixaria de fazer sentido discutir se os livros de Andr Luiz so espritas ou no, se a vida em colnias
45

espirituais um tema esprita ou no, pois a Espiritologia seria uma cincia que estuda os ensinamentos dos espritos, que podem ser tanto os codificados por Kardec como aqueles codificados por outros pesquisadores e/ou mdiuns. O espiritlogo, como cientista, no toma partido, no briga por verdades; ele apenas estuda. Assim, procura correlacionar os temas e abordagens que so complementares ou que so antagnicos entre os ensinamentos transmitidos pelos espritos. Pode comparar os ensinamentos atuais com aqueles que formaram o Espiritismo, ou seja, os codificados por Kardec. O campo de atuao da Espiritologia, como est explcito no nome, o da pesquisa. No mais um ismo, e sim uma nova logia. O espiritlogo, nesse caso, deve ser algum capaz de transcender os limites do Espiritismo, no sentido kardecista, obviamente. Assim, necessita ter a mente aberta para estudar sem pr-conceitos o inefvel mundo dos espritos, estudando, inclusive, o que estes tm a dizer sobre a Apometria, sobre o Reiki, sobre o Baghavad Gita, sobre a Psicologia Transpessoal, sobre os Chakras, sobre os Orixs, sobre a Magia Negra, sobre a Transcomunicao Instrumental etc. Ou seja, uma srie de ensinamentos no codificados por Allan Kardec. Em suma, o espiritlogo no precisa ser, necessariamente, esprita; mas um esprita que deseja ser um espiritlogo deve estar preparado para separar a cincia do proselitismo, do doutrinismo. Por exemplo, recentemente, em um programa esprita, em uma rdio de So Carlos, atacou-se de forma velada a Umbanda pelo fato de alguns umbandistas acreditarem que os Orixs so espritos criados puros e que no encarnam, quando, h anos, espritos como Ramats, Vov Maria Conga e Pai Joaquim de Aruanda afirmam, em livros e palestras, que orixs no so espritos, mas identificao de padres de energia. Orixs so nomes para definir ondas eletromagnticas com determinada velocidade e amplitude. Ficou evidente, para o ouvinte atento, o interesse do programa em rebaixar a Umbanda, ao invs de fazer um estudo aprofundado sobre o tema. Mas isso aconteceu porque se tratava de um programa esprita, preocupado, obviamente, com proselitismo e doutrinao. O mesmo deve acontecer com os programas de rdio e de TV das igrejas evanglicas ou catlicas. Critica-se, veladamente, a igreja rival para atrair mais adeptos e se colocar como a nica e verdadeira religio.
46

Esse exemplo acima nos ajuda a compreender o objetivo da Espiritologia. Esta deve estudar, com esprito isento de pr-conceitos, os ensinamentos dos espritos e se libertar de toda e qualquer forma de doutrinao religiosa. De seus estudos e codificaes podem at surgir novas filosofias, novos ismos, mas, nesse caso, j no mais o seu campo de atuao. O seu o de pesquisar e sistematizar os ensinamentos dos espritos, de forma imparcial e neutra. Espiritismo e Espiritologia (II) Raramente os artigos que escrevo tm alguma repercusso. Mas fiquei surpreendido com a quantidade de e-mails comentando o artigo Espiritismo e Espiritologia que enviei pela internet na semana passada, para vrias listas espritas e espiritualistas. Nesse segundo artigo pretendo aprofundar algumas das reflexes apresentadas no anterior, iniciando pelo conceito de Espiritologia. Quem est acostumado com os textos e palestras do esprito Pai Joaquim de Aruanda, que h sete anos trabalha com o mdium Firmino Jos Leite, j escutou falar em Espiritologia, porm, com um significado diferente do que apresentei naquele artigo. Pai Joaquim de Aruanda utiliza essa expresso para identificar uma prtica de auxilio espiritual similar psicologia, no mtodo, mas que se baseia nos ensinamentos ecumnicos e universalistas que ajuda a difundir atravs da mediunidade, com o objetivo de auxiliar o ser humanizado a vencer o Ego. Como sabemos, Pai Joaquim de Aruanda uma postura espiritual, e vrios espritos trabalham por trs dessa postura de forma annima. Essencialmente, no se sabe quem o esprito comunicante. O contato acontece com uma forma estereotipada de preto-velho, que simboliza sabedoria e experincia de vida. No foi com esse sentido que usamos o termo Espiritologia. E como a melhor traduo de Espiritologia Cincia do esprito, essa expresso me pareceu conveniente para definir o estudo de todos os ensinamentos transmitidos pelos espritos, na poca de Kardec e posteriormente.

47

E tal estudo, no importando o nome que se d a ele, de fundamental importncia, uma vez que o Espiritismo, pelo menos o que se autodenomina como ortodoxo, no se interessa em estudar os ensinamentos dos espritos sobre assuntos que no aparecem nas chamadas obras codificadas, como, por exemplo, a Apometria, a Transcomunicao Instrumental etc. uma enorme perda de tempo e de energia ficar discutindo se tais assuntos so espritas ou no. Sempre haver argumentos para defender um ponto de vista e o contrrio. Assim, aceitando o conceito proposto pelos kardecistas, ou seja, que apenas os ensinamentos que foram codificados por Kardec deve ser chamados de Espiritismo, o problema se resolve. Delimita-se o seu campo e permite que outros caminhos tambm possam ser trilhados, sem conflitos ou crticas. E uma cincia espiritual, chamada de Espiritologia ou outro nome qualquer, se faz necessria para que um conhecimento sobre as novas revelaes espirituais seja construdo. Se este conhecimento ser absorvido pelos diferentes ismos uma outra questo. Cada ismo tem que ter liberdade para formar o seu prprio corpo doutrinrio. Assim, a Apometria e a Transcomunicao Instrumental, entre tantos outros fatos espritas devem ser estudados sem pr-conceitos por essa cincia que, na ausncia de uma nomenclatura melhor, chamamos de Espiritologia. Obviamente que o leitor mais atento percebeu que a Espiritologia, como discutimos naquele artigo, vai ao encontro do Espiritismo criado por Allan Kardec, porm, preciso compreender que o movimento esprita brasileiro no adota mais o conceito original de Kardec, e preciso respeit-lo. Em vrias passagens de suas obras, como, por exemplo, no Evangelho segundo o Espiritismo, no item 9 do captulo 26, fica explicito que manifestao esprita sinnimo de mediunidade. Diz Kardec: no h um nico mdium no mundo que possa garantir a obteno de uma manifestao esprita e num determinado instante. Manifestao esprita ou fato esprita corresponde, para Kardec, a todas as formas de manifestao dos espritos. E Kardec deixa claro em vrios passagens de seus livros que esprita aquele que acredita na manifestao dos espritos, incluindo nesse

48

rol os catlicos, os brmanes e todos aqueles que apesar de seguirem suas orientaes religiosas, acreditam na manifestao dos espritos. Mas se parte significativa dos espritas brasileiros classifica as manifestaes dos espritos em espritas e em no espritas, colocando no segundo grupo a Apometria e a Transcomunicao Instrumental, porque continuar discutindo? Se os tempos mudaram e os conceitos tambm, hora de criar novos conceitos que possam ajudar a definir o que gostaramos de expressar. A linguagem e as palavras tm que estar subordinadas ao esprito e no o esprito s palavras. Se uma expresso no d mais conta de uma realidade, gerando mais confuso do que esclarecimento, parte-se para outras. Assim, por Espiritologia, ou seja, a cincia do esprito, entendemos o estudo de todas as manifestaes dos espritos e seus ensinamentos. Com ela, o medo e a parania de no estar sendo doutrinrio vai por gua abaixo. O doutrinismo cede terreno para que os espritos que se preparam para viver a regenerao da Terra possam construir sua cidadania csmica com total liberdade e responsabilidade. A Psicosofia do Movimento Ecumnico Universalista H cerca de oito anos nascia no Brasil o Movimento Ecumnico Universalista, realizando, pela primeira vez, um estudo baseado no ecletismo criativo das principais doutrinas espiritualistas. Obviamente que houve, no passado, tentativas de movimentos ecumnicos, porm, sempre esbarrando em preconceitos. Aceitava-se, por exemplo, o ecumenismo apenas entre religies crists no-reencarnacionistas, ou outros pseudo-ecumenismos. Porm, pela primeira vez, o Espiritismo, criado na Frana no sculo XIX , e a Umbanda, criada no Brasil no sculo XX, so includas em um movimento ecumnico. importante salientar que o movimento cristo dominante no Ocidente ainda rejeita o Espiritismo e a Umbanda, apesar do significativo crescimento desses movimentos religiosos no Brasil e em outros pases (at no Japo a Umbanda tem adeptos e vem sendo um importante instrumento para a limpeza do astral daquele pas, atualmente preso ao materialismo e ao consumismo desenfreado) e, as tradies orientais, apesar de reencarnacionistas, ainda possuem
49

averso ao intercmbio medinico, considerado uma forma perigosa de comunicao com o mundo espiritual. Aps sete anos de estudo profundo das principais doutrinas religiosas do Ocidente e do Oriente, est se sistematizando uma Psicosofia (sabedoria espiritual), transreligiosa, ecumnica e universalista da alma humana. Essa Psicosofia (sabedoria espiritual) no deve ser confundida com uma nova religio, pois no doutrina e nem possui rituais. Seria melhor contextualizada como uma cincia espiritual que se fundamenta nos ensinamentos espiritualistas dos grandes mestres como Buda, Krishna, Jesus, Maom, Esprito de Verdade, entre outros, e cujo objetivo a espiritualizao do ser humanizado. Em outras palavras, a Psicosofia do Movimento Ecumnico e Universalista auxiliar na preparao dos espritos que gravitam em torno do Orbe terrestre para superar o estgio de provas e expiaes, vencendo o egosmo e, assim, preparar-se para os novos ciclos reencarnatrios nos mundos regenerados, onde no mais o egosmo o elemento que os nutrem. Como dissemos, a Psicosofia uma sabedoria espiritual e no uma doutrina e busca na essncia dos ensinamentos dos grandes mestres espirituais da humanidade compor sua teoria, que, em resumo, a seguinte: Do Espiritismo compartilha o ensinamento de que Deus a inteligncia suprema e a causa primria de todas as coisas; que o livre arbtrio foi exercido antes da encarnao, quando o esprito escolheu o seu gnero de provas; que a caridade o que liberta o ser humano, entendendo que caridade ser benevolente, indulgente e perdoar e, por fim, que o egosmo o maior mal da humanidade. Da Umbanda compartilha o ensinamento sobre a horizontalidade dos espritos, ou seja, que no existe espritos superiores ou inferiores, civilizados ou selvagens, mas que todos foram criados puros e evoluem conforme vencem o egosmo (que no est no esprito puro, mas um agregado criado para as provaes do esprito, uma vez que o egosmo o que nutre a vida nos Orbes denominados de Provas e Expiaes, como o caso da Terra), e compreende que as entidades esclarecidas que se manifestam nos trabalhos medinicos
50

utilizam posturas simblicas para se manifestar e colocar em prova nossos preconceitos e valores (pretos-velhos, ndios, crianas, etc.); e que o bem viver em Deus, para Deus e com Deus e mal viver preso ao egosmo, ao individualismo. Do Islamismo compartilha o ensinamento que nos ensina a submisso aos desgnios de Deus e o fatalismo (MAKTUB), ou seja, que nada acontece no mundo exterior por acaso e que tudo est escrito, uma vez que o mundo exterior ou os fatos materiais so criados por Deus para nossas provaes (lembrando que o gnero das provas foi escolhido pelo esprito antes de encarnar). Do Hindusmo e do Taosmo compartilha o ensinamento sobre o Wu Wei, ou seja, o correto agir ou a no-ao. O que no quer dizer inao, mas o agir desinteressado, no alimentado pelo desejo, a ao sem buscar nada em troca ou se vincular aos frutos do trabalho realizado (se o mundo exterior criado por Deus para as nossas provas, somos, necessariamente, os instrumentos de Deus, junto com os espritos desencarnados, para criar os cenrios e as situaes dessas provas morais). Mesmo quando no temos esta conscincia, estamos agindo inconscientemente como instrumento do carma (ao) do outro e vice-versa. Logo, uma fora superior nos levar naturalmente a fazer o que deve ser feito, pois cada um recebe exatamente aquilo que merece e necessita a cada novo segundo de sua vida. Portanto, no h a necessidade de se preocupar com o futuro; julgar, criticar ou condenar o outro, alimentar paixes ou desejos materiais, mas viver em felicidade incondicional a vida humanizada, independente de estarmos vivenciando vicissitudes positivas ou negativas. Do Budismo compartilha-se os ensinamentos que nos ajudam a vencer o Ego, a iluminar-se, a tornar-se espritos esclarecidos (bodhicittas), ou seja, vencer as iluses criadas pelos apegos materiais, sentimentais e culturais (as verdades racionalizadas pelo Ego), a eliminar as paixes positivas e as negativas que criam vnculos ou averses pelas formas materiais (criadas em nossa mente atravs das percepes e das sensaes), e a destruir os desejos humanizados que nos impede de chegar a essncia das coisas (os dois princpios universais: o esprito princpio inteligente - e a energia csmica universal princpio material).

51

Dos movimentos cristos compartilha-se o ensinamento de que o mais importante a ressurreio na carne e no a reencarnao. Ou seja, que preciso renascer (espiritualizar-se) enquanto ainda vivemos essa encarnao, no postergando para o futuro o que devemos fazer hoje (ainda mais quando se sabe que essa a nossa encarnao derradeira na Terra. Ou seja, aqueles que no se libertarem do egosmo nessa encarnao sero exilados da Terra. Em outras palavras, continuaro suas encarnaes em outros mundos de provas e expiaes e no mais no orbe terrqueo, que, em breve, mudar de estgio, no mais sendo nutrido pelo egosmo). Assim, se no mundo de Provas e Expiaes os espritos que venciam o ego passavam a habitar mundos superiores, com a mudana de estgio da Terra aqueles que venceram o egosmo continuaro a encarnar por aqui e sero exilados para outros orbes aqueles que ainda precisam vencer o egosmo em futuras encarnaes. A Psicosofia, portanto, um saber sistematizado, porm aberto. Diferentemente das doutrinas que so, necessariamente, entrpicas, fechadas, absolutas, a Psicosofia neg-entrpica e holonmica, compreendendo que a parte (o individualismo) contem o todo (o universalismo) e, por isso mesmo, no entra em conflito com nenhuma doutrina religiosa. Apesar de no gozar de prestgio acadmico, possui o mesmo grau de cientificidade que o marxismo, a psicanlise e tantas outras abordagens ditas cientficas. E, para ser colocada em prtica, pois, sua pretenso no apenas ser mais um conhecimento acadmico, mas auxiliar no processo de espiritualizao do ser humanizado, utiliza-se da Animagogia (educao espiritual). Da mesma forma que para se formar um pedagogo (um educador de crianas) necessrio estudar o saber sistematizado pela sociologia, pela psicologia, pela antropologia etc., para se formar um animagogo (um educador de almas) necessrio estudar a Psicosofia, portanto, os ensinamentos universalistas dos grandes mestres espirituais da humanidade. O trabalho de um animagogo sempre individualizado, tratando dos problemas espirituais de cada ser humanizado, pois o foco de seu trabalho sempre a mudana interior, a reforma ntima. Assim, o trabalho do animagogo consiste em destruir as artimanhas do ego que sempre tentar culpar o mundo exterior, ou seja, o pai, a me, o marido, a sociedade etc. por um
52

problema ou sofrimento cuja causa sempre e exclusivamente interior. Eliminando-se, gradativamente, os apegos e as averses, as paixes e desejos que trazem alegria ou sofrimento, prepara-se o ser humanizado para vencer o egosmo e viver feliz incondicionalmente sua vida humanizada, sem apegos materiais, sentimentais e culturais, porm, com sua f inabalvel em Deus. Junto com essa orientao espiritual, que o irmo Pai Joaquim de Aruanda chama de espiritologia, a Animagogia pode utilizar recursos complementares como a arteterapia, o passe (reiki, johrey, cura prnica etc.), a apometria, a conversa com espritos, a psicografia, a meditao, o yoga, os tratamentos florais, o tai chi chuan etc. Nenhum recurso no-doutrinrio e podem ser usados de acordo com o problema enfrentado por cada esprito humanizado, esteja ele encarnado ou no. A Apometria segundo Pai Joaquim de Aruanda Em recente palestra na cidade de Rio das Pedras, interior do estado de So Paulo, em um evento chamado espiritologia: a cincia do esprito, Pai Joaquim de Aruanda, o personagem de um esprito que utiliza a postura Preto-velho em trabalhos medinicos, manifestou sua opinio sobre a Apometria, tcnica sistematizada pelo mdico esprita Dr. Jos Lacerda de Azevedo (1919-1997). Apresentarei, nesse artigo, um resumo do que o esprito falou naquela manh de domingo. Primeiramente, o esprito no entendia o porqu de tanta celeuma para justificar que a Apometria no espiritismo. Porm, e aqui o meu ponto de vista, no conheo nenhum apmetra preocupado com essa questo. Normalmente, o que se l e ouve por a, so espritas afirmando que a Apometria no uma tcnica esprita, e que a mesma no deve ser praticada em centros espritas. Os apmetras ou quem estuda e usa essa tcnica de desobsesso, no costumam se preocupar se a Apometria ser realizada em uma casa esprita, umbandista, esotrica ou onde que quer que seja. Parece que a parania em no aceitar a Apometria como esprita, parte daqueles que se autodenominam espritas. Como tcnica anmicomedinica, a Apometria no se vincula com nenhuma doutrina religiosa. Porm, talvez o esprito Pai Joaquim de Aruanda entenda a palavra esprita como aparece nos livros de Allan Kardec, e no no sentido que os kardecistas criaram, uma vez que, ao falar em fatos espritas
53

ou em mundo esprita, Kardec se referia sempre s manifestaes dos espritos. Nesse sentido, a Apometria um fato esprita, no sentido kardequiano, j que espritos esclarecidos ou no se manifestam durante o trabalho, seja para auxiliar, seja para ser auxiliado. Outro ponto ressaltado pelo esprito em sua palestra foi sobre a idolatria que algumas pessoas manifestam em relao Apometria. Segundo Pai Joaquim de Aruanda sempre quem cura Deus e a Apometria apenas mais um dos instrumentos que Ele utiliza para libertar aqueles espritos, encarnados ou no, que j possuem merecimento para isso. Logo, quem traz os pacientes Deus e quem cura Deus. E os apmetras? Estes, alm de instrumentos, esto passando por uma prova: vo acreditar no Ego que lhes diz que so os apmetras quem curam, quem colocam pernas nos espritos, plasmam botes no astral para salvar aqueles que acreditam que esto se afogando, desmancham magia negra etc., ou vo aceitar que nada acontece sem que Deus permita e que a Apometria mais um dos instrumentos criados para provao do esprito humanizado, mais uma iluso para se vencer o Ego? Assim, como a vontade de Deus que vai prevalecer, iluso achar que a Apometria interfere no carma de algum ou que se no existisse a Apometria aquele esprito no seria curado ou resgatado. Assim, ningum ser prejudicado pela Apometria, se passar pela experincia de se sentir prejudicado j no estava escrita para aquele esprito; e ningum ser libertado do Umbral pela Apometria se isso tambm j no estivesse escrito. O importante, na Apometria, como em tudo na vida, trabalhar com amor. S o amor importa, j que todo o resto faz parte da iluso criada por Deus, uma vez que o esprito no precisa de perna, no est amarrado, no est no umbral, no hospital etc. tudo isso tambm no passa de iluso criada pelo Ego, ou seja, no quer dizer que no exista, mas que uma realidade ilusria que o esprito, encarnado ou no, precisa tambm aprender a se libertar. Enquanto o esprito acreditar que sofre por no ter pernas e que precisa de pernas para ser feliz, no se libertar do ego e dali a algumas semanas, se no muda sua conscincia, perde novamente as pernas e precisar ir novamente a uma casa que faa Apometria para que os apmetras criem novamente um par de pernas para o esprito. Esse foi o ponto central da palestra. Sem a Espiritologia, ou seja, a orientao para que o esprito consiga se libertar do ego, a
54

Apometria se torna um paliativo, importante, obviamente, mas apenas um paliativo. Se o esprito acha que no tem pernas, que tem uma corda no pescoo, que seu corpo est cheio de balas etc. tudo iluso criada em sua mente porque ele desencarnou humanizado, ou seja, preso excessivamente s verdades que seu ego criou. Por isso, satisfazer o ego do desencarnado no ir libert-lo. Pai Joaquim de Aruanda ressalta que isso no uma crtica Apometria, pois vai acontecer o que Deus quer que acontea. Assim, se uma perna foi criada no esprito, foi porque isso j estava escrito para acontecer, mas junto com essa mudana exterior necessria a mudana interior, tanto do encarnado como do desencarnado que so atendidos na Apometria. Observao. Sobre o animismo ou mistificaes, motivos de crticas que normalmente se faz a Apometria, elas tambm seriam provas para o vidente. As imagens, materiais ou espirituais, so criadas pelo ego. Por isso, um esprito guardio de uma casa, por exemplo, poder ser visto por um vidente como um samurai, por outro como um soldado romano e por outro como um ndio. o ego que v a imagem. A imagem no est no esprito, mas na mente de quem v. E cada vidente v o que tem que ver, em funo do gnero de provas que est passando. Ou seja, podemos concluir que a Apometria no deve ser idolatrada e nem nos preocuparmos se estamos fazendo do jeito certo ou errado. O importante fazer com amor, pois vai acontecer em cada sesso o que tiver que acontecer. apenas isso que Deus espera de ns. A Apometria no melhor ou pior que outras tcnicas, apenas mais um instrumento de prova para quem vive nos mundos chamados de provas e expiaes, como ainda a Terra. A sndrome da perna inquieta e a apometria Fomos procurados por uma senhora residente na cidade de So Carlos que possua uma patologia bem curiosa: sndrome da perna inquieta, segundo a nomenclatura mdica. Tal patologia causa dores, formigamentos e outros sintomas na perna da pessoa, o que a impede de viajar e participar de outras atividades sociais.

55

No momento que esta senhora exps o seu problema, estava incorporado em uma de nossas mdiuns um preto-velho que se identifica como pai Jeremias. Assim que ela disse o nome da doena, ele deu uma gostosa risada e disse a ela que, na verdade, havia um irmozinho agarrado a sua perna e que durante o trabalho de apometria ela seria curada da sndrome da perna inquieta. Na hora do atendimento apomtrico, o esprito que era o responsvel por essa patologia de nome extico se manifestou atravs de uma mdium da casa e contou que ele no a soltava, pois ela, em uma outra encarnao, passou propositadamente com uma carroa em cima de suas pernas, amputando-as. Para apaziguar o dio desse irmo espiritual, foi feito, com ele, uma regresso de memria. O mesmo lembrou-se que, numa vida anterior, a pessoa que atualmente era vtima da sndrome da perna inquieta era sua escrava e, por ela no aceitar submeter-se aos seus caprichos, ele a matou. Como conseqncia da Lei de causa e efeito, na encarnao seguinte, ele passou pela vicissitude negativa de ter suas pernas amputadas pela carroa. Atualmente, a senhora teve oportunidade de encarnar e ele continuou no plano espiritual, porm, como ela agiu com intenes egostas ao passar por cima de suas pernas com a carroa, adquiriu o merecimento de ter esse irmo espiritual agarrado em suas pernas durante esses anos todos, causando-lhe a famosa sndrome da perna inquieta, segundo a nomenclatura dos mdicos da terra. Aps ser esclarecido, reconstrumos atravs de pulsos as pernas desse irmo e ele aceitou ser levado pela espiritualidade para uma colnia espiritual onde ser preparado para uma nova encarnao. Em seguida fizemos a limpeza das energias deletrias acumuladas na perna dessa senhora atravs do envio de pulsos energticos e estamos acompanhando o caso para verificar se a sndrome da perna inquieta ser definitivamente curada. Tratamento alternativo une cincia e espiritualidade Tcnica criada por mdico brasileiro auxilia no tratamento de enfermidades de difcil cura ou diagnstico

56

Vida aps a morte, reencarnao e comunicao com mortos deixou de ser assunto para rodas de espritas, umbandistas, budistas e outros religiosos. Com as pesquisas acadmicas de cientistas como Stanislav Grof, um dos nomes respeitados do que se convencionou chamar de psicologia transpessoal, ou mesmo do fsico e do psiquiatra Briam Weiss, com suas pesquisas sobre regresso e progresso de memria, a espiritualidade deixa de ser apenas um assunto religioso e a ponte ligando-a com a cincia comea a ser construda. No Brasil, um dos pioneiros a trilhar esse caminho foi o mdico gacho Jos Lacerda de Azevedo, criador de uma tcnica denominada Apometria, que consiste em desdobrar (veja no quadro o significado dessa expresso) o paciente e analis-lo em sua dimenso espiritual. Para a Apometria, assim como nas filosofias orientalistas, o ser humano formado por diferentes corpos e no s pelo fsico. Acredita-se na existncia de sete veculos de manifestao humana, no qual o corpo fsico apenas um deles, o responsvel pela relao com o mundo exterior. Reunindo tcnicas de manipulao bionergtica e regresso de memria, vrios problemas incurveis pela medicina ganham uma nova esperana de cura. Na cidade de So Carlos, a tcnica uma das ferramentas de trabalho da ONG Crculo de So Francisco, onde pacientes que possuem doenas de difcil diagnstico ou que a medicina considera como incurvel, so tratados. A ONG no promete a cura de todos que a procuram, porque milagres no existem, mas muitos pacientes conseguiram obter a cura de doenas que, se no fosse essa compreenso cientfica, poderia ser pensada como um milagre, ou seja, uma alterao no rumo natural dos fenmenos. O interessado necessita agendar um horrio para entrevista e triagem. Em alguns casos, alm da apometria, o paciente encaminhado para fazer um tratamento com Reiki, terapias florais ou outra terapia complementar, todas gratuitas.

57

Ong de So Carlos referncia internacional no atendimento com apometria Tcnica criada por mdico brasileiro unindo cincia e espiritualidade auxilia na cura de inmeras enfermidades de difcil diagnstico ou tratamento Pessoas residentes nos EUA, em Portugal, no Paraguai e at no Japo j utilizaram os servios da ONG so-carlense Crculo de So Francisco, que completou no ltimo ms de setembro 6 anos de existncia na cidade. Utilizando a tcnica criada pelo mdico brasileiro Jos Lacerda de Azevedo, denominada Apometria, a ONG vem auxiliando no tratamento de enfermidades como fibromialgia, ansiedade, depresso e at de algumas doenas com nomes exticos como a sndrome da perna inquieta. A apometria uma tcnica que rene os mais avanados conhecimentos cientficos, advindos da fsica quntica, e prticas conhecidas milenarmente pelas culturas orientais como a manipulao bioenergtica atravs da mente. Em suma, uma tcnica que rene cincia e espiritualidade, sem a necessidade de mistificaes ou o envolvimento de religies. Muitas enfermidades s so possveis de diagnosticar suas causas quando aceitamos a reencarnao como um fato natural, explica Adilson Marques, responsvel pela aplicao da tcnica na ONG, seguindo os passos de ilustres acadmicos de renome mundial, como Fritjof Capra e Amit Goswami. Porm, a Apometria no faz milagres e nem todas as doenas podem ser curadas com essa tcnica, apesar do enfermo quase sempre ficar mais resignado quando descobre a causa de sua enfermidade, afirma Adilson Marques. A apometria necessita de pelo menos trs sensitivos, sendo dois videntes. Essa nossa maior dificuldade para ampliar nossos atendimentos, encontrar pessoas para compor nossa equipe de trabalho, afirma o responsvel pela tcnica na ONG Crculo de So Francisco. Atravs do fenmeno conhecido como desdobramento espiritual, os sensitivos so induzidos a enxergar o paciente em sua dimenso espiritual, analisando seus corpos sutis (duplo etrico, corpo astral

58

e mental) onde costumam residir boa parte das energias estagnadas que iro afetar o funcionamento do corpo fsico e gerar inmeras enfermidades, como tambm analisar suas vidas passadas, atravs da regresso de memria. A partir da constatao dos bloqueios energticos, esses so eliminados atravs da emisso de bionergia atravs da concentrao mental e da visualizao de cores. O tratamento apomtrico deve ser encarado como complementar e no utiliza nenhum tipo de medicamento, seja aloptico ou homeoptico. Todo o tratamento realizado atravs da bioenergia do grupo de atendimento, afirma Adilson Marques. A ONG Crculo de So Francisco comeou atuando na cidade oferecendo, gratuitamente, cursos e atendimentos de Reiki, Florais, Fitoterapia, entre outras terapias alternativas. Atualmente, a Apometria tornou-se o carro-chefe da ONG, que tem capacidade para atender, em mdia, 20 pessoas semanalmente, vindas de vrias partes do pas e at do exterior. Todo o tratamento gratuito. A ONG tambm ministra cursos para interessados em montar grupos de atendimentos apomtricos, na cidade ou na regio. Atendimento de apometria para portadores de mal de Alzheimer Durante o ano de 2006, a ONG Crculo de So Francisco realizou uma pesquisa com seis portadores do Mal de Alzheimer, realizando sesses quinzenais de Apometria. A concluso dessa pesquisa pode ser resumida em cinco itens: 1 trata-se, realmente, de uma doena de origem espiritual, ou seja, um resgate para o esprito vencer a prova do egosmo, que, como afirma o Esprito de Verdade, no Livro dos Espritos, o maior mal da humanidade. O mesmo ocorre, segundo a espiritualidade socorrista que atua na ONG, com o Mal de Parkinson e com a Esclerose Mltipla. 2 para a famlia do enfermo ou cuidador, trata-se tambm de uma provao moral, no caso, de amor incondicional pela pessoa enferma. No por acaso que algum foi determinado para cuidar do enfermo. So resgates crmicos onde um expia o egosmo e o outro prova que capaz de amar incondicionalmente.
59

3 em todos os casos foi possvel perceber a ao de espritos obsessores, agravando o sofrimento do enfermo, ou o fenmeno da induo espiritual, ou seja, como afirma o dr. Lacerda, quando um irmo desencarnado atrado pela vibrao da pessoa, sem desejar fazer o mal, Em outras palavras, o possvel sofrimento da pessoa ou da famlia, atrai, vibratoriamente, entidades que passam por situaes similares no astral, agravando a situao energtica da pessoa, da famlia ou da residncia. Quando se trata apenas de induo espiritual, o socorro mais fcil, mas, quando h obsessores querendo vingar-se, o atendimento tornase mais complexo. 4 Em muitos pacientes foi notado tambm o problema da mediunidade reprimida, agravando o quadro clnico. 5 Em todos os casos, na primeira sesso, notou-se que a psicoesfera da residncia de todos os enfermos era pesada, escura, carregada por miasmas astrais e outras substncias pegajosas e gosmentas. Muitas residncias foram ficando com uma ambincia mais leve com o decorrer das sesses. Segundo informaes transmitidas pelo esprito pai Jeremias (preto-velho), um dos mentores do trabalho de Apometria na ONG Crculo de So Francisco, essa tcnica no vai curar a enfermidade, pois trata-se de uma provao escolhida pelo esprito e para a famlia. Porm, as sesses de Apometria ajudam a aliviar os sintomas da doena, trazendo mais fora e energia para a famlia passar por essa provao. No final da experincia, o esprito Pai Jeremias fez uma breve palestra com as famlias das pessoas que receberam esse auxlio. A palestra pode ser acessada na integra atravs do link: http://geocities.yahoo.com.br/paijoaquimdearuanda/ alzheimervisaoespiritual.wav Caso no consiga abrir o arquivo de som, copie e cole o endereo diretamente no prompt do navegador. A fala do esprito tem aproximadamente 18 minutos e o tamanho do arquivo de 5 Mb.

60

You might also like