You are on page 1of 8

A Retrica Iuri Lotman

Antes algumas definies para a retrica: no consiste na arte de se fazer a verdade, mas a partir do discurso/ oratria, se convencer o interlocutor de que o emissor est com a razo. A retrica no se encontra apenas na oratria, ela tambm est presente em obras de artes que tragam em seu contedo imagens ou sons que desejem passar alguma mensagem de convencimento ou alerta. Por exemplo, msicas contra ditadura (Meu amigo do Chico Buarque) e o quadro Guernica de Pablo Picasso, que a partir da pintura faz denuncia contra o fascismo. Definies da retrica por Lotman

1- Retrica um termo da teoria antiga e medieval da literatura. O significado do termo se revela em trs oposies: a) A oposio potica retrica interpreta-se o termo como arte do discurso em prosa em contraste com a arte do discurso potico . b) A oposio discurso comum, no ornamentado, natural discurso oficial, ornamentado, artstico a retrica se vela como arte do discurso bem feito o primeiro termo do discurso oratrio. c) A oposio retrica hermenutica: o dizer cincia da produo do texto cincia da compreenso do texto : a retrica interpretada como corpo das regras, mecanismo de gerao.

A definio de Lotman para a retrica no que diz respeito a semitica e a potica:


a)

um sentido lingstico: como as regras da construo do discurso no nvel suprafrstico: a estrutura narrativa dos nveis acima da frase

Ou seja, est alem da construo em torno das regras, est tambm ligada a questo da construo de frases que se faam entender da melhor maneira possvel, para assim se fazer convencer o receptor. b) Como a disciplina que estuda a semntica potica : os tipos de significados figurados, a chamada retrica das figuras .

c) Como a potica dos textos : a parte da potica que estuda as relaes intertextuais e o funcionamento social dos textos como formaes semitica integrais.

Ou seja, a cada frase que emitimos, a cada discurso dito tudo est relacionado a significaes em torno do que se est dizendo. O discurso sempre carrega consigo signos recheados de significaes sociais de acordo a quem dito. O contexto e a inteno.

Fundamentao da retrica Lotman propem que se discuta a retrica em dois aspectos: 1- A retrica do texto aberto: neste caso se examinar a atividade da criao do texto, que concebido no processo de gerao; no centro se falar a respeito da retrica das figuras. 2- A retrica do texto fechado: a potica do texto como um todo.

1- A conscincia do homem heterognea. O dispositivo pensante mnimo deve incluir dois sistemas diversamente estruturados que fazem um intercambio da informao elaborada dentro deles (sistema pensante). H dois modos distintos de refletir o mundo e de elaborar novas informaes com os posteriores complexos mecanismos de intercambio de texto entre os sistemas. Existem duas conscincias: uma opera com um sistema discreto de codificao e forma textos que se constituem como cadeias lineares de segmentos unidos. Neste caso, o portador fundamental do significado o segmento (signo), e a cadeia de segmentos (= texto) secundria, o seu significado deriva do significado dos signos. O segundo caso, o texto primrio e o portador do significado fundamental. No discreto por natureza. Seu sentido no organizado nem por uma sucesso linear, nem por uma sucesso temporal, mas est estendido no espao semntico dimensional do texto dado (o quadro, a cena, a representao dramtica, a conduta social e o sonho). Os textos desse tipo, o portador do significado precisamente o texto. Distinguir os signos que o

constituem uma operao difcil que s vezes tem um carter artificial. Adendo: os textos so os fatos observados. Lotman aponta que, apesar de existir dois mecanismos, existe entre eles um constante intercambio que se realiza atravs de traduo semntica. Na retrica o processo de gerao do texto tem um carter consciente. Aqui, as regras esto includas ativamente no prprio texto em um metanivel (voc est falando, analisando e construindo simultaneamente a fala eis a retrica), mas tambm em um nvel de estrutura textual imediata (a construo do texto a partir da fala). Isso cria a especificidade da figura de linguagem, que inclusive e ao mesmo tempo, um elemento de irracionalidade e um carter de hiperracionalismo, ligada a incluso direta da construo consciente no texto da figura da retrica. Racionalidade e irracionalidade: Lotman propem a construo da retrica/ discurso com base em uma contradio: ao mesmo tempo que o discurso se d de maneira irracional, longe das regras, ela faz com que o falante construa as suas prprias regras no momento exato da fala/discurso/retrica. Temos aqui a Retrica da imagem Dos gestos II As figuras retricas Lotman inicia o trpico a respeito das figuras retricas mencionando uma definio de Jakobson para as figuras, onde o filosofo dividiu em duas espcies de figura de linguagem: Metfora (substituio por semelhana/figura) e metonmia (substituio de um termo por um outro onde h relao de sentido), Jakobson vincula as duas espcies de figura a dois eixos bsicos da estrutura da linguagem: o paradigmtico e o sintagmtico. Eixo paradigmtico: Substituio Sintagmtico: oposio. Ento Lotman prossegue e explica a relao citada: A metfora a substituio de um conceito de acordo com o eixo paradigmtico (por semelhana) o qual est ligado a uma seleo em srie paradigmtica, uma substituio na ausncia de um estabelecimento de um vinculo de sentido por semelhana; j a metonmia se situa no eixo sintagmtico e no uma seleo, mas sim uma combinao (espacio) temporal e um estabelecimento de um vnculo por contigidade (proximidade/ vizinhana).

A partir das definies de retrica por parte de Jakobson, Umberto Eco estudou os fundamentos da retrica e descobriu a presena de cadeias de contigidades associativas:
1) A estrutura do cdigo 2) a estrutura do contexto 3) a estrutura do referente

O vinculo dos cdigos lingsticos com os culturais permite construir figuras metafricas sobre a base da metonmia. Nesta mesma direo trabalha o pensamento de Todorov, que vincula a metfora com uma duplicao da figura retrica (metonmia). Na sequncia Lotman explica que o grupo de Lieja construiu um modelo distante do proposto por Jakobson. Em 1970 o grupo elaborou uma detalhada classificao das imagens de linguagem que foi baseada nas anlises dos componentes da semntica lexical: anlise do conjunto de palavras existentes na lngua de uma comunidade ou de um locutor de uma dada comunidade. (idioleto). Para este grupo a metfora e metonmia so tratadas com figuras derivadas, resultado de diversas complicaes dos tipos iniciais de sindoque / quando uma figura usada para substituir o todo. (significado?). Esta concepo foi submetida a um critica elaborada por N. Ruwet: A figura de linguagem uma transposio semntica de um signo a outro signo. Baseada na percepo do vinculo; tambm so marcados pela incompatibilidade semntica do contexto micro e macro; condicionada pelo vinculo referencial por semelhana, causalidade, incluso e oposio. A retrica clssica elaborou uma ramificada classificao das figuras. O termo figura foi empregado pela primeira vez por Anaxmenes de Lampsaco (IV a.c). A questo foi trabalhada meticulosamente por Aristteles, principalmente pelo seu discpulo Demetrio de Falero, o qual introduziu a diviso: figuras de linguagem e figuras de pensamento. A neo- retrica trabalha com trs conceitos: metfora: a substituio semntica por semelhana; Metonmia: substituio por contigidade, associao, causalidade; e sindoque (quando a figura substitui a parte pelo todo) que considerado por alguns autores como a figura fundamental, primria e por outros como um caso particular de metonmia: a substituio.

A natureza tipolgica e funcional das figuras

Adiante, Lotman levanta duas questes: O que so as figuras de linguagem? Como elas trabalham no texto? Qual o seu objetivo no mecanismo de sentido do discurso? Sobre estes questionamentos Lotman aponta dois pesquisadores que mais se destacam no tal debate: Umberto eco: este introduziu as cadeias associativas Jakobson: ao vincular o problema da oposio poesia/ prosa. Deve se prestar ateno ao fato de que existem pocas culturais orientadas inteiramente ou em considervel medida pelas figuras, as quais devem se tornar um recurso distintivo e obrigatrio a todo discurso artstico, extremos em alguns casos por todo um discurso geral. Lotman pontua que h pocas em que certos tipos de retricas so mais usados e em outras se torna uma norma a recusa pelo uso das figuras de linguagem. Ele relaciona as pocas que se guiaram pela retrica da figura de linguagem: o perodo mitopoetico (Imprio grego de 625 a 375 a.c); ao perodo medieval; barroco; o romantismo; o simbolismo e a vanguarda. Generalizando os princpios semnticos de todas estas estruturas heterogneas textopoticas, podemos, a partir da estabelecer a natureza tipolgica da figura de linguagem.

A metarretrica (o discurso analisando o discurso) e a tipologia da cultura

A metfora e a metonmia pertencem ao domnio do pensamento analgico (pensamento por associao). E por conta disso, esto organicamente ligados a conscincia criadora. Neste sentido errneo contrapor o pensamento retrico ao cientifico, como se o primeiro s dissesse respeito ao pensamento artstico. A retrica prpria da conscincia cientifica na mesma medida em que o da artstica. Lotman propem a quebra de paradigmas conservadores imposto pelas escolas. Contrario a divises.

Os textos retricos s so possveis com a realizao de uma determinada situao retrica. Assim, Lotman explica a respeito da contextualizao cultural do texto: um mesmo texto pode ser percebido como correto ou incorreto/ correto e trivial/ ou correto mas inesperado, que viola determinadas normas/ tudo isso vai depender do contexto cultural onde o texto vai estar inserido. Assim, os textos das culturas esotricas, ao serem extrados do contexto geral e desvinculados de seus cdigos culturais, deixam de ser compreensveis, conservando assim, significados secretos. A relao do texto com as diferentes estruturas meta-culturais forma um jogo semntico que uma condio de organizao retrica do texto: anlise do discurso. Neste caso, no pertence a rea da retrica, pois, por estar fora de sua rea, no forma e no pertence a retrica.

A retrica do texo

Desde o momento em que comeamos a trabalhar com o texto e dizer, com uma formao semitica a parte, separada do contexto, fechada em si mesma e possuidora de um significado unitrio, indivisvel, e de uma funo unitria e tambm indivisvel, tudo isso muda bruscamente com a questo da retrica. Lotman pontua adiante que se o texto est inserido em uma dada cultura como texto retrico, ele diz que todo o sistema do referido texto se torna retrico. Como exemplo ele cita o texto artstico, que chega em nossa mente como texto retrico organizado e pontua o ttulo do texto artstico, que remete na mente do receptor uma figura de linguagem , ou seja, todo texto artstico est retoricamente marcado . O ttulo nos traz a noo de comeo, meio e fim. Com essa organizao, Lotman diz que o texto tende a se transformar em uma grande palavra com apenas um significado geral. Para exemplificar, ele cita o menu de uma opera: Guia= Obra= livreto= pera. Com este tipo de organizao, Lotman afirma que a dimenso semitica do texto aumenta bruscamente

Adiante, ele afirma que por conta de tal organizao do texto artstico impossvel estabelecer uma relao unvoca do texto artstico com o texto no artstico. Para ele esse esquema que constitui a essncia das relaes retricas. E a uma definio incrvel de Lotman para a retrica: A retrica reflete o principio universal tanto da conscincia individual como da coletiva (cultura . A vida constituda a partir da retrica/ discurso? O filosofo tambm pontua que a estrutura retrica se introduz no texto verbal antes do mesmo se constituir, sendo uma ordenao complementar deste.

Estilstica (processos de manipulao da linguagem que permite emitir sentimentos no receptor) e retrica

Do ponto de vista semitico, a estilstica se constitui em duas contraposies: a semntica e a retrica. A contraposio entre a estilstica e a semntica se realiza em plano que veremos a seguir. Toda classe de sistema semitico da linguagem se distingue por uma estrutura hierrquica. Do ponto de vista semntico, esta hierarquia se manifesta na desintegrao do campo de sentido da linguagem em distintos espaos fechados em si mesmos, entre os quais existe uma relao de semelhana. Para exemplificar, Lotman cita o piano, onde uma mesma msica pode ser tocada em diferentes tons, a semelhana meldica ser mantida, mas mudando ao mesmo tempo. Obteremos um significado idntico para todos os registros. O primeiro significado pode ser comparado ao semntico e o segundo, ao estilstico. A estilstica surge quando um mesmo contedo semntico pode ser emitido de dois modos diferentes. Mas, se dois modos diferentes de expressar um determinado contedo pertencem ao mesmo registro, no surge um efeito estilstico. Por fim, Lotman pontua que o texto artstico no pode ser exclusivamente retrico ou estilstico, mas que ele representa um entrelaamento de ambas as tendncias, complementado pela coliso delas em uma estrutura metacultural que desempenha o papel dos cdigos nos processos das comunicaes sociais. Ou seja: a retrica e a estilstica so essenciais para a efetivao da comunicao social?

Esquema de relao:

Semntica

Estilstica

Retrica Semntica

Retrica estilstica

You might also like