You are on page 1of 6

Conhea como uma placa-me sem medo

Neste artigo voc vai conhecer quais so as partes que compem a placa-me e o que cada uma delas faz. Sero abordados os pontos principais deste importantssimo componente do computador, e o qual a funo de cada um deles. Esperamos que voc possa aprender um pouco mais a respeito de computadores. A placa-me (tambm chamada de mainboard, ou ainda, motherboard), como o prprio nome sugere, um componente indispensvel para qualquer computador. nela que se conectam todos os outros perifricos, tais como processador, memrias, discos rgidos, mouse, teclado, placas de vdeo, placas de som e quaisquer outras placas que faam parte do computador.

A placa-me
A forma como os slots, conectores e chipsets esto distribudos variam de acordo com o fabricante e o modelo da placa, mas os componentes principais so os mesmos em todas elas. Na foto abaixo voc pode visualizar uma placa-me. Nela esto destacados as principais caractersticas que a compe, e esses pontos sero explicados a seguir.

Existem vrios modelos de placas no mercado, cada qual com suas diferenas e peculiaridades. Por isso, pegamos como exemplo a placa-me ASUS P5Q-C meramente para ilustrao, pois ela hbrida em relao memria (tem DDR3 e DDR2). Atualmente as placas-me vm apresentando cada vez mais diferenciais. Algumas placas, como esta, possuem suporte tanto para DDR2 quanto para DDR3, o que muito interessante, pois caso mais tarde voc deseje fazer um upgrade de memria no ser necessrio trocar de placa-me, e com o constante avano da tecnologia sempre bom adquirirmos produtos que possuam maior autonomia. Soquete

Uma das principais caractersticas de uma placa-me qual o soquete que ela possui. O soquete o lugar onde encaixado o processador, e de acordo com a quantidade de pinos para encaixe que ele possui que definimos qual o soquete. Tecnicamente, isso chamado

de pinagem, e o que define qual famlia de processadores suportado pelo placa. Os principais modelos de soquete usados hoje so o soquete 775 da Intel, o qual serve para modelos Core 2 Duo, Pentium 4, Pentium D e Celeron D, e o soquete AM2/AM2+ da AMD, que o soquete utilizados pelos processadores Phenom, Athlon 64 e Sempron. Leia mais sobre os modelos de processadores citados acima nos artigos: Processadores Intel: Quais as diferenas entre os modelos vendidos atualmente? e Processadores AMD: descubra quais os modelos vendidos na atualidade e suas principais aplicaes.

Chipset Outro componente de grande importncia nas placas-me o Chipset. ele quem controla os barramentos, acesso memria, dentre outros. Hoje em dia, ele divido em dois (na maioria das vezes), que so a Ponte Sul (South Bridge) que controla a memria, barramento de vdeo (slot AGP ou slot PCI-Express), e transfere dados com a Ponte Norte e a Ponte Norte (North Bridge) que controla componentes, perifricos, tais como HDs, portas USB, barramentos PCI, dispositivos de som e rede, O Chipset tambm uma espcie de delimitador de capacidade nas placas-me. ele quem vai definir qual a quantidade e tipo de memria suportada (confira aqui quais so os tipos de memria existentes), quantos e quais tipos de HDs sero suportados (por exemplo, HDs SATA), qual a velocidade mxima que o processador que ser ligado placa-me poder ter, dentre outros. Componentes Onboard Alm de definir tudo o que foi citado acima, o Chipset tambm especifica quais componentes onboard faro parta da placa-me. Componentes onboard nada mais so que dispositivos que vm junto com a placa-me na maioria das vezes composto som, rede, e vdeo (este ltimo nem sempre est presente) para que voc no precise comprar placas separadas para poder ter as funcionalidades que eles possuem, barateando assim o custo do seu computador.

Slots
Memrias Os slots de memria variam de acordo com o tipo de memria suportado. Por exemplo, uma memria do tipo DDR2 no encaixa em um slot para memrias DDR3, e vice-versa. Confira aqui qual a diferena entre os modelos de memria.

Conexo

com

HD/Drivers

pticos

Os slots usados para a conexo entre a placa-me e HDs/drivers de CD/DVD so os famosos IDE e SATA/SATA2 (veja as principais diferena entre eles neste link). Atualmente, o mais rpido e que est sendo cada vez mais usado no mercado o slot SATA2. Em relao aos SATAs normais, ele duas vezes mais rpido, uma vez que a taxa de transferncia de dados do SATA de 150MB/s e do SATA2 de 300MB/s. possvel ligar dispositivos feitos para SATA 2 em entradas SATAs "normais", porm o dispositivo no ir funcinar com toda a velocidade que poderia funcionar se conectado no slot correto. Slots de Expanso

Os slots de expanso servem para que seja possvel adicionar recursos sua placa-me. Neles voc conecta placas de rede, placa de som, modems, placa de captura, etc. Os mais usados atualmente so os slots PCI (Peripheral Component Interconnect), PCI-Express 1x, PCI-Express e AGP (os dois ltimos servem apenas para placa de vdeo. Veja mais detalhes logo abaixo.).

Placas de Vdeo
Os conectores de vdeo mais atuais so o PCI-Express, PCI-Express 2,0 e o AGP (este ltimo j se encontra-se praticamente fora do mercado, mas ainda muito utilizado). Assim como frisamos para os slots de memria, para estes slots tambm impossvel conectar uma placa que possua slot AGP em uma que possua slot PCI-Express. Entretanto, possvel conectar placas PCI-Express 2.0 em slots PCI-Express, porm, haver reduo de desempenho. Veja mais detalhes sobre os slots citados nos seguintes link: O que PCI-Express? O que AGP?

Outro item relevante a possibilidade de ligar duas ou mais placas de vdeo no mesmo computador. Algumas placas-me possuem mais de um slot PCI-Express ou PCI-Express 2.0 e

permitem que voc conecte as placas para assim conseguir um desempenho superior. Para as placas Nvidia, a tecnologia chama-se SLI, e para as placas ATI, Crossfire. Saiba mais sobre esta tecnologia clicando aqui. Se voc se interessa por placas de vdeo, d uma olhada no nosso artigo Placas de Vdeo: quais as melhores opes?

Conectores de Alimentao
O conector de alimentao o local onde voc deve conectar a fonte (a qual distribui energia eltrica placa e todos os demais componentes) placa-me. Existem dois modelos padro: os AT e os ATX. O primeiro mais antigo, e praticamente j est fora de linha. O segundo o mais atual, e o mais usado. H tambm conectores auxiliares que servem para suprir a demanda de energia do processador, fazendo com que haja maior estabilidade no funcionamento. Vale lembrar que a fonte um item de extrema importncia para o bom funcionamento do computador. Confira neste artigo informaes detalhadas a respeito disso.

Bios e Bateria

Muitas pessoas no sabem, mas o computador faz uso de uma bateria. Essa bateria responsvel por manter o chip do BIOS (Basic Input/Output System) configurado (o que tambm significa manter as informaes da data e hora do sistema), o qual responsvel pelo controle bsico do hardware. no BIOS que se localiza o software do Setup, local onde voc configura os dispositivos da placa-me. L possvel desativar dispositivos onboard (USB, som, rede, etc.), ajustar data/hora, configurar velocidade do processador, dentre outros. Para acess-lo, basta voc pressionar a tecla DEL logo aps seu computador ligar (em alguns computadores a tecla de acesso pode ser outra). Voc pode aprender mais a respeito ao ler o artigo O que BIOS?

Jumpers
Jumpers so compostos de pequenos quadradinhos plsticos revestidos de metal por dentro. Estas pecinhas servem para serem colocadas em pequenos pinos que se encontram na placame. De acordo com o modo como estes quadradinhos so colocados nos pinos, diferentes configuraes da placa-me podem ser mudadas.

Existem ainda jumpers que servem para a conexo de cabos do gabinete. Estes cabos servem para que funcionem o boto ligar/desligar, reset, os leds do gabinete, etc. Tambm existem jumpers que servem para a conexo de sadas auxiliares, que so aquelas portas USB e de udio que se localizam na frente do gabinete, ou ainda, outras sadas USB que so ligadas com placas auxiliares atrs do gabinete. Para mais informaes voc deve ler o manual da sua placa-me. Saiba mais sobre jumpers neste link.

Portas de Entrada

PS/2 e USB As portas PS/2 servem para conexo do mouse e do teclado no computador. A maior vantagem de utilizar mouses e teclados com este padro de conexo que assim ficam liberadas mais portas USB em seu computador. J a porta USB a porta de entrada mais verstil da placa-me. Nela voc pode conectar inmeros dispositivos, de placas de captura pendrives. Ela uma porta do tipo Plug & Play, na qual voc pode ligar dispositivos sem a necessidade de desligar o computador. Atualmente existem dois modelos de porta USB no mercado: USB 1.1 e USB 2.0, a qual a mais utilizada nos dispositivos ultimamente, justamente por ser mais rpida. J foi anunciada a porta USB 3.0, que pretende ser 10x mais rpida que a USB 2.0. Leia mais sobre USB 3.0 aqui. Firewire

A porta Firewire uma concorrente direta da porta USB (apesar da USB j ter ganhado a briga, devido ao baixo custo), sendo mais rpida que ela. A Firewire serve para a conexo de dispositivos digitais, tais como cmeras digitais.

Postado por Silvana Bastos

You might also like