You are on page 1of 30

Montando o BITX Verso 3

A Verso 3 das placas do BITX foi elaborada pelo colega indiano Rahul Srivastava, VU3WJM, sendo esta a verso mais popular deste projeto. a que descreveremos detalhadamente a seguir. No entanto, os textos extremamente bem detalhados que voc ver logo em seguida no so do Rahul, e sim da pgina do colega Leonard Leeper, KC0WOX, que montou diversos kits do BITX de diferentes verses, documentando meticulosamente informaes tcnicas, postando-as em sua pgina, onde no s encontraremos o detalhamento dos layouts como tambm veremos como fazer testes e medies, o que facilitar muito na montagem e no alinhamento deste projeto. No bastasse isso, o Leonard tambm disponibilizou em sua pgina diversos tutoriais em vdeo onde faz excelentes explanaes sobre a montagem do BITX e tambm sobre torides. Vale a pena visitar suas pginas :

http://golddredgervideo.com/kc0wox/ pgina principal http://golddredgervideo.com/bitx20/index.htm pgina sobre a verso original do BITX http://golddredgervideo.com/kc0wox/bitx20a.htm pgina sobre o BITX20A, da QRP KITS http://golddredgervideo.com/kc0wox/bitxver3/bitx20version3.htm BITX Verso 3 http://golddredgervideo.com/kc0wox/cobramike.htm pgina sobre microfones dinmicos http://golddredgervideo.com/kc0wox/bitx/transformers.htm transformadores banda larga http://golddredgervideo.com/kc0wox/bitx3/finalassembly.htm sobre caixas e erros http://golddredgervideo.com/kc0wox/bitx3/finalassembly1.htm sobre acabamento final http://golddredgervideo.com/kitsandparts/index.htm vdeos sobre montagens de kits http://golddredgervideo.com/kc0wox/rfprobe.htm como construir uma ponta de RF

O e-mail do KC0WOX : kc0wox (arroba) golddredgervideo.com

Esquema do BITX verso 3 :

Todos os transistores so do tipo BC547, 2N3904 ou 2N2222 (NPN, uso geral), exceto o transistor Q1, que o 2SC2570A Todos os diodos so 1N4148 ou 1N4152 (diodos de sinal, chaveamento rpido) Todos os capacitores esto especificados em microfarads, exceto os especificados em pF Todos os resistores so de de watt Todos os cristais so de 10 MHz (o autor utilizou da marca KDS) O circuito integrado IC1 um LM386 Bobinas L1, L2, L3 : 2 uH , bobinas de f.i. de FM sintonizadas em 14 MHz (ou 36 espiras de fio 28 numa arruela de nylon para torneira) Bobina L4 : 20 uH, enrole 40 espiras de fio 30 numa seringa ou 150 espiras de fio 32 numa arruela de nylon para torneira Bobina L5 : 5 uH, 20 espiras de fio 45 numa forma de bobina de 10 mm ou 70 espiras de fio 32 numa arruela de nylon para torneira

O esquema do P.A. de 6 watts do BITX da verso original :

Transformador T1 : 15 espiras bifilares de fio 32 num ncleo binocular de balun Transformador T2 : 40 espiras bifilares de fio 28 numa arruela nylon torneira (3 uH 14 MHz) L1 e L2 : 20 espiras de fio 28 numa arruela de nylon torneira (0,55 uH 14 MHz) RFC1 : 7 espiras de fio 28 num ncleo de ferrite de balun de TV OBS: utilize dissipadores no LM317 e nos transistores 2N2218 e no IRF510 Ateno : O Rahul, VU3WJM no divulgou o esquema do P.A. , mas apenas o layout da placa (vide logo abaixo), com a adio de dois rels e de um circuito regulador com o LM317 para a placa de recepo. Ele alterou os valores dos indutores da seguinte forma: Transformador T1 : 20 espiras de fio 26 num ncleo binocular balun (3 uH 14 MHz) Transformador T2 : 8 espiras bifilares de fio 26 num pequeno ncleo binocular balun L1 e L2 : 13 espiras de fio 26 num ncleo FT37-43 (0,55 uH 14 MHz) RFC1 : 2 espiras de fio 26 num pequeno ncleo de balun de ferrite de TV

Layout (invertido) da placa do BITX Verso 3 : (11,5 cm X 17,5 cm)

Disposio dos componentes na placa do BITX Verso 3 :

Posio dos capacitores na placa do BITX Verso 3 :

Resistores na placa do BITX Verso 3. O ponto azul indica onde falta um furo na placa :

Verso em raio X da placa do BITX Verso 3 :

Trilhas da placa do BITX Verso 3, sem o plano terra :

Layout (invertido) da placa do PA do BITX Verso 3 :

Dimenses : 15 cm X 7 cm

Posio dos componentes no PA do BITX Verso 3 :

Viso em raio X da placa do P.A. do BITX Verso 3 :

Foto de uma placa do P.A. do BITX Verso 3 j montada :

Descrio da Montagem do BITX Verso 3 pelo Leonard, KC0WOX


http://golddredgervideo.com/kc0wox/bitxver3/bitx20version3.htm

Filtro de banda passante do BITX Verso 3 : O Leonard decidiu comear a montagem pela extremidade da antena, ento seguindo o diagrama instalou os componentes da seo do filtro de banda passante.

Bobinas L1, L2, L3 : 2 uH , bobinas de f.i. de FM sintonizadas em 14 MHz (ou 36 espiras de fio 28 numa arruela de nylon para torneira), para a faixa de 14 MHz.

Logo aps montar o filtro de banda passante ele conectou um gerador de varredura na entrada e um osciloscpio na sada.

Aps alguns minutos, este era o resultado final. O espao est indicando de 10 MHz a 20 MHz. Cada diviso representa 1 MHz.

Seo amplificadora de RF do BITX Verso 3 : As placas de circuito impresso so fornecidas com um transistor 2SC2570A para Q1. Verifique a pinagem, pois este transistor diferente nesse sentido dos demais. Leve isso em conta caso queira substitu-lo.

Os amplificadores podem ser testados individualmente conectando 12 volts extremidade do resistor de 100 ohms. No ligue ambos ao mesmo tempo!

Ns temos 100 milivolts na entrada e 920 milivolts na sada. dB = 20log E1/E2 ento dB = 20xlog 9.2 Assim ns temos um ganho mdio de 19.27 dB. Vamos medir da entrada da antena ao mesmo ponto da sada. Isto emitir o sinal atravs do filtro de banda passante. Simplesmente mude o gerador de sinais para o ponto da antena de RX, verifique novamente o sinal de sada do gerador e mea outra vez.

100 milivolts na entrada e 720 milivolts na sada. dB = 20log 7.2 ento ns temos agora um ganho de 17.15 dB. A diferena entre nosso ganho anterior de 19.27 dB aos nossos atuais 17.15 dB devido perda do filtro de banda passante. A perda de insero do filtro -2.12 dB.

Aqui ns estamos varrendo de 10 MHz esquerda a 20 MHz direita. Cada diviso horizontal 1 MHz. Olhe como ns vamos de aproximadamente 13.8 MHz a 14.7 MHz. Ns podemos at estreitar um pouco mais que isto. Vamos testar o outro amplificador da mesma forma como este. Os valores so os mesmos assim o ganho deve igualmente ser similar. Tudo que ns temos que fazer mudar para o outro ponto e aliment-lo com 12 volts. Ns conectamos ao ponto esquerdo mais baixo da entrada e deixamos para tomar a sada do ponto do P.A. Essa maneira ns estamos atravessando o transistor Q13, o filtro de banda passante e o transistor Q14. Ns estamos testando quase 1/4th da linha de sada.

Com 100 milivolts de entrada, ns temos 3 volts na sada. Isto um circuito aberto e ficar mais baixo depois, mas esta uma boa medida de como o circuito est funcionando.

dB = 20log e1/e2 ou 20log 3/.1 ou 20log 30 = 29.54 dB

O ganho real dos 2 circuitos ser de aproximadamente 2.1 dB mais alto ou 31.64 dB por causa da perda de -2.1 dB do filtro de banda passante. Estgio do driver de RF do BITX verso 3 : Seguindo os planos do Leonard de trabalhar da antena para trs, a seo seguinte era o estgio de excitador do RF.

Na seqncia ele ligou um pouco de tenso e no houve fumaa, o que era uma boa notcia, e injetou um pouco de sinal.

Ento ele testou com o osciloscpio. 100mv 14.2 MHz na entrada, 1.5 volts na sada. Aquele circuito estava aberto e provavelmente no conseguiremos isso quando ligarmos o P.A., mas para o momento, isto um ganho de 15.

Estgio do VFO do BITX Verso 3 :

A seo do VFO muito fcil de testar. O transformador foi fornecido com as placas, mas teria que ser rebobinado com 9 uH necessrios ao VFO, pois media em torno de 5 uH. Na realidade, o autor utilizou 50 espiras de fio 34 num ncleo toroidal T37-6. Dependendo do capacitor varivel voc utilizar, as espiras do indutor podem ter que ser ajustadas, mas 50 devem ser suficientes e ento voc poder remover algumas espiras para ajustar a freqncia. O capacitor de teste do autor variou de 15 a 377 pF e o VFO teve quase uma escala 500 kHz de ajuste, de forma que sintonizar a freqncia no dever ser algo crtico.

Em seguida ele montou o VFO e conectou um osciloscpio sada. Voc pode ver a conexo de alimentao para o teste :

Ele verifiquei com o osciloscpio. Um pouco mais que 3.5 volts. Isto ser menor quando o transformador for ligado. H alguma distoro da onda de senoidal, o que indica que existem alguns harmnicos.

Uma verificada rpida com o analisador de espectro para ver como ficou o segundo harmnico.

O grfico mostra 1 MHz por diviso horizontal. A esquerda 0 hz e a direita 10mhz. Cada diviso vertical 10 dB. Olhe como o segundo harmnico ficou -25 dB abaixo.

Seo do primeiro misturador do BITX Verso 3 : Esta seo uma pouco mais difcil de compreender. O Leonard incluiu um desenho para ajudar a mostrar a posio dos diodos. As cores apontadas abaixo so as conexes da cor do fio, caso voc utilize fios vermelho, marrom, e verde. Se voc usar cores diferentes, substitua-as no mesmo sentido.

Foto do misturador do BITX :

Detalhe do transformador do misturador do BITX :

Vamos precisar enrolar os transformadores trifilares. Use os ncleos binoculares de balun de TV e enrole 13 espiras trifilares de fio 28 AWG nos ncleos. Cada espira uma volta sobre o orifcio onde voc comeou. Ns precisamos de 2 transformadores. O autor usou fios 28 AWG nas cores vermelho, verde e marrom. Os ncleos devem ser grandes o bastante caso voc utilize fios mais grossos. O esquema original especifica fio 32 AWG, mas o tamanho no faz muita diferena contanto que caiba no ncleo. As cores diferentes fazem a identificao dos enrolamentos mais fcil. Ao puxar os fios atravs dos furos nos ncleos, seja cuidadoso no raspar a isolao. Os ncleos binoculares podem ter bordas afiadas. Quando voc terminar, deve ficar como este da figura acima. Caso voc no consiga fios de cores diferentes, ter que testa-los com um multmetro.

Transformador T1 e T2 : 13 espiras trifilares de fio 32 num balun binocular de ferrite

Segundo estgio de f.i. do BITX Verso 3 :

Antes de comear a instalar os componentes, faa todas as ligaes de jumpers na parte superior da placa. Isso facilitar o teste porque ns conectaremos linha de RX ou de TX a alimentao de 12 volts para por o circuito em teste. Esta seo quase idntica o seo do amplificador do RF e assim no deve apresentar nenhuma dificuldade.

Existe um pequeno erro no layout desta placa. Repare que na primeira foto no h um furo para o resistor 100 ohms no canto esquerdo inferior. Isso ser facilmente reparvel soldando o terminal direito do resistor ao fio junto a onde o furo deve ir.

O mesmo detalhe, visto na placa parcialmente montada :

Para testar o filtro de banda passante, verifique os procedimentos descritos na pgina : http://golddredgervideo.com/kc0wox/bitxver3/secondif.htm Testar a parte de recepo um problema, pois existiro muitas freqncias aps o misturador e se verificarmos com um osciloscpio, ficar confuso. Vamos verificar a parte de recepo com um analisador de espectro.

Esto aqui algumas das freqncias na entrada ao filtro de cristal. Isto uma coisa boa, porque maioria destes partir sem atravessar o filtro. A parte do motivo disso que muitas freqncias esto aqui so porque ns estamos ultrapassando os circuitos de entrada da antena com 10 milivolts de entrada. Verifique o que acontece quando ns reduzimos a entrada ao misturador. Isto feito normalmente diminuindo o ganho do RF, com um controle manual ou um AGC no amplificador de RF.

Esta uma reduo de 10 dB no sinal de entrada. Isso fez uma diferena grande. Os harmnicos do VFO ainda esto l, mas muitos produtos do misturador foram reduzidos drsticamente. Lembre-se, cada diviso vertical 10 dB e uma reduo a 1/10 de potencia. Vamos reduzir a entrada mais 10 dB.

Isso eliminou quase todos os produtos de excesso do misturador. Isto uma reduo 20 dB da primeira imagem. 20 dB 1/100 de potncia ou 1/10 da tenso original e assim ns temos agora 1mv na entrada do conector da antena. Sob condies normais, isso ainda um sinal forte. Nosso receptor deve enxergar sinais em torno de .3 micro volt.

Comentrio do Fernando, PY2ETT : Avise aos colegas assustados que com esse tipo de mixer no h problema no fato de o oscilograma do sinal de sada do VFO no ser uma senide perfeita, pois existem circuitos de renomados autores em que se injeta no mixer (doubly balanced mixer, claro) onda quadrada pura, proveniente de um buffer com 74HC240. Se quiser tirar a teima e ter senide perfeita, basta inserir um filtro passa-baixas tipo duplo PI na sada do ultimo transistor amplificador do VFO. Ainda que tenha uma senide perfeita, observe que ao conectar o VFO ao mixer a forma de onda ficou muito ruim, ou seja, distorceu bastante. Isso normal. Aconselho fortemente aos colegas que desejarem, que montem a verso 3, pois aparentemente o amplificador de FI de RX tem muito mais ganho devido ao uso de 2 transistores em vez de 1 s da verso mais antiga, levando a maior sensibilidade de recepo. O receptor to bom que em meu caso que montei para 80 metros pude dispensar o amplificador de RF de entrada de antena, conforme recomendam para as bandas at 7 MHz os melhores autores de renomadas revistas e livros para radioamadores (p. Ex. W7ZOI - Wes Hayward e outros). O nico inconveniente, ao menos para mim que corujo muito, a falta de AGC.

Estgio do P.A. de RF do BITX Verso 3 :

Ateno : O Rahul, VU3WJM no divulgou o esquema do P.A. , mas apenas o layout da placa (figura acima), com a adio de dois rels e de um circuito regulador com o LM317 para a placa de recepo. Ele alterou os valores dos indutores da seguinte forma: Transformador T1 : 20 espiras de fio 26 num ncleo binocular balun (3 uH 14 MHz) Transformador T2 : 8 espiras bifilares de fio 26 num pequeno ncleo binocular balun L1 e L2 : 13 espiras de fio 26 num ncleo FT37-43 (0,55 uH 14 MHz) RFC1 : 2 espiras de fio 26 num pequeno ncleo de balun de ferrite de TV A placa do P.A. de RF da verso 3 tem 2 novidades muito interessantes. O primeiro que o sinal de RF comutado entre RX e TX por rels. O autor encontrou esta soluo consertando uma placa do kit do BITX produzida pela Far Circuits, cujos problemas apenas foram resolvidos com a instalao de um rel. A outra novidade principal um circuito regulador de fonte de alimentao. Nesse modo, poderemos entrar com corrente alternada e teremos um circuito regulador de tenso para fornecer 13,8 volts placa do BITX, e uma tenso mais alta no regulada para ser usado no IRF510. No entanto, quem no quiser montar o regulador poder deixar de instalar os componentes na placa e utilizar uma fonte estabilizada externa. recomendvel utilizar capacitores eletrolticos acima de 35 volts. Por segurana, o autor utilizou capacitores de 6800 uF X 63 volts, utilizando um transformador de 22 volts AC. Ele chegou a usar 30 volts no P.A. e 13,6 na placa do BITX, mas com essa tenso o IRF510 no agentou e pifou. Depois disso passou a usar 22 volts, e o P.A. ficou estvel, sem problemas.

Diviso em blocos da placa do BITX Verso 3 :

Componentes do BITX Verso 3 : Placa principal : Capacitores: 100nf 1nf 100pf 10pf 2.2pf 220pf 560pf 56pf 68pf 220pf 1uf,63v 50uf,63v 10uf,63v 220uf,63v 22p Trimmer Varivel 365 pF 40 3 4 3 3 5 3 1 4 5 4 5 2 1 3 (verde) 1

Resistores: todos de Watt 10 Ohm 8 22 Ohm 2 100 Ohm 13 220 Ohm 14 470 Ohm 3 10k 4 120k 3 1k 12 220k 2 47k 2 2k2 9 4k7 6 22k potenc. lin 1 10k potenc. lin 1 Cristais: 10 MHz Transistores: BC547, 2N2222 ou 2N3904 15 (caso utilize o BC547, procure encontrar o BC547C) 2SC2570A 1 5

Circuito integrado: LM386 Diodos: Zener 36 V Zener 9,1V 1N4148 diodos) Diversos : Fios esmaltados 28, 30, 32 e 45, alto falante de 8 Ohms, bobinas Toko 10 K (10 mm), microfone de eletreto, knobs, dissipadores para os transistores, soquete de 8 pinos para circuito integrado Dados dos indutores da placa principal : Bobinas L1, L2, L3 : 2 uH , bobinas de f.i. de FM sintonizadas em 14 MHz (ou 36 espiras de fio 28 numa arruela de nylon para torneira) Bobina L4 : 20 uH, enrole 40 espiras de fio 30 numa seringa ou 150 espiras de fio 32 numa arruela de nylon para torneira Bobina L5 : 5 uH, 20 espiras de fio 45 numa forma de bobina de 10 mm ou 70 espiras de fio 32 numa arruela de nylon para torneira Placa do P.A. : Capacitores: 220pf 560pf 100nf 6800 uF X 63 v Resistores: 1K 2.2K 470 Ohm 22 Ohm 56 Ohm 6.2 Ohm 10K trimpot 1 1 1 2 1 1 1 2 1 9 2 1 1 15 (se puder, utilize 4 diodos Schottky BAT43 no misturador de 1

Transistores: IRF 510 (com dissipador) 2N2218 (com dissipador) Circuito integrado : LM317 1 1 1

OBS: utilize dissipadores no LM317 e nos transistores 2N2218 e no IRF510 Diodos: 5.6V Zener 1N5408 Diversos : Fios esmaltados 26, 28 e 32, ncleos toroidais FT37-43, ncleos binoculares de ferrite de balun de TV, dois rels Dados dos indutores da placa do P.A : Verso original : Transformador T1 : 15 espiras bifilares de fio 32 num ncleo binocular de balun Transformador T2 : 40 espiras bifilares de fio 28 numa arruela nylon torneira (3 uH 14 MHz) L1 e L2 : 20 espiras de fio 28 numa arruela de nylon torneira (0,55 uH 14 MHz) RFC1 : 7 espiras de fio 28 num ncleo de ferrite de balun de TV OBS: utilize dissipadores no LM317 e nos transistores 2N2218 e no IRF510 Na Verso 3 o Rahul, VU3WJM alterou os valores dos indutores do P.A. da seguinte forma: Transformador T1 : 20 espiras de fio 26 num ncleo binocular balun (3 uH 14 MHz) Transformador T2 : 8 espiras bifilares de fio 26 num pequeno ncleo binocular balun L4 e L5 : 13 espiras de fio 26 num ncleo FT37-43 (0,55 uH 14 MHz) RFC1 : 2 espiras de fio 26 num pequeno ncleo de balun de ferrite de TV 1 4

You might also like