You are on page 1of 6

Departamento de Engenharia Civil

ESTUDO DAS PROPRIEDADES MECNICAS DO BAMBU


Aluno: Bruno Moreira Longuinho Orientador: Khosrow Ghavami Introduo O dficit habitacional em pases em desenvolvimento motiva a busca de novas tecnologias para a construo civil de baixo custo. Dentro desse cenrio o bambu figura como um dos melhores substituintes das tecnologias convencionais hoje encontradas, devido ao seu baixo custo e por ser encontrado em grande parte do Brasil. Mas para que seja possvel a sua utilizao na construo necessrio que sejam conhecidas as suas propriedades fsicas e mecnicas para a utilizao segura deste material. Objetivos Mapear as propriedades fsicas e mecnicas de corpos de prova de bambu atravs de ensaios j normatizados e fazendo uso tambm de ensaios concebidos por pesquisadores da equipe do Professor Ghavami. Metodologia Foram feitas medidas de algumas caractersticas fsicas, como tamanho do intern, espessura da parede e dimetro interno, e como essas propriedades variam ao longo do colmo do bambu. Para a anlise foram medidos 3 partes da base (B1, B2 e B3), duas do meio (M1 e M2) e uma do topo (T) do colmo de um bambu da espcie Dendrocalamus Giganteus. A figura 1 mostra os resultados obtidos.
Espessura e Dimetro Interno
120 Valor (mm) 100 80 60 40 20 0 B1 B2 B3 M1 M2 T Amostra - Base, Meio e Topo Espessura Dimetro Interno

Figura 1: Espessura da paredee dimetro interno

A norma ISO N314 regula os ensaios para determinao das propriedades mecnicas do bambu, mas para determin- las foram usados ensaios no normatizados, concebidos por pesquisadores da equipe do professor Ghavami. Neste trabalho esto alguns dos resultados obtidos para os ensaios de Flexo e Toro em um corpo de prova de bambu da espcie Mos que foram feitos em conjunto com o aluno Luis Alberto Torres no seu projeto final de graduao [1]. Para os dois ensaios foram feitos o carregamento e o descarregamento das cargas aplicadas. Para a flexo o carregamento foi feito na ponta do corpo de prova, e para a toro o ensaio foi montado de modo a gerar um momento torsor puro (sem flexo). No ensaio de flexo foram utilizados 4 relgios comparadores posicionados longitudinalmente ao longo do corpo de prova, e para o de toro foram utilizados dois

Departamento de Engenharia Civil

relgios, um para medir a variao do ngulo de giro do bambu e o outro para verificar que o bambu no se flexionaria com o momento torsor aplicado. As figuras 2 e 3 so os grficos obtidos com os ensaios. No grfico de flexo, cada curva representa as medies de cada um dos relgios para as diferentes posies em que foram colocados.

Figura 2: Ensaio de Flexo.

Figura 3: Ensaio de Toro.

Nas figuras 4 e 5 esto a montagem dos ensaios de flexo e toro feitos no laboratrio.

Figura 4: Montagem do ensaio de flexo

Figura 5: Montagem do ensaio de toro

Aps o ensaio os dados foram analisados a fim de se obter os mdulos de elasticidade (E) e de rigidez (G) dos bambus usados nos ensaios.

Departamento de Engenharia Civil

- Mdulo de Elasticidade (E): De acordo com a teoria, a curva elstica de uma viga de tamanho L com uma carga P aplicada no seu extremo obtida atravs da equao 1:

Onde v representa a deflexo em um ponto a uma distncia x da extremidade presa da viga, E igual ao mdulo de elasticidade longitudinal do material e I o momento de inrcia da seo transversal da viga com respeito linha central a que est sendo flexionada. De acordo com a equao 1, a deflexo medida a uma distncia d da extremidade livre da viga :

Operando-se a equao 2 de maneira que a deflexo v fique como a varivel independente e a carga P fique como a varivel dependente, se chega expresso 3:

Esta ltima frmula dizer que tendo-se uma curva de carga vs. deflexo de um ponto a uma distncia d da extremidade presa da viga, a varivel s dada pela frao que multiplica v na equao. De modo que, conhecendo-se a varivel s, o mdulo de elasticidade dado pela equao 4:

Fazendo uso desta formulao terica foi possvel determinar o mdulo de elasticidade do bambu Mos para os resultados obtidos em cada um dos relgios comparadores utilizados no ensaio:

Figura 6: Resultados para cada um dos relgios comparadores.

Como a deflexo no primeiro comparador foi a menor, uma vez que este estava prximo da extremidade presa, o mdulo de elasticidade calculado com os seus dados foi tambm o menor. E obteve-se o maior mdulo de elasticidade justamente no ponto de aplicao da carga, que se localizava na ponta livre do bambu ensaiado.

Departamento de Engenharia Civil

- Mdulo de Rigidez (G): O modo utilizado para se obter o mdulo de rigidez foi medir o giro que sofre um cilindro de bambu quando submetido a um torque e relacionar o valor obtido com o mdulo G. De acordo com a resistncia dos materiais, o giro f de um tubo cilndrico submetido a um torque T pode ser calculado da seguinte forma:

Onde L o tamanho longitudinal do tubo, J o momento de inrcia polar do mesmo e G o mdulo de rigidez do plano perpendicular ao eixo do tubo, no caso Gzf . Operando-se a equao 5 de modo a deixar f como varivel independente e o torque T como a varivel dependente tem-se que:

De forma anloga feita para o ensaio de flexo, considerando uma curva de torque vs. Giro de um cilindro elstico, a varivel s deve ser dada pela frao que multiplica f na equao 6. Conhecendo-se a varivel s, o mdulo de rigidez Gzf pode ser calculado pela expresso 7:

Uma vez que na montagem experimental no foram feitas medidas dos ngulos de giro, e sim de pequenos deslocamentos horizontais, foi usada uma equao trigonomtrica para relacionar os deslocamentos com o ngulo de giro. A figura 7 mostra uma reta vertical oa que girada de um pequeno ngulo f at a sua posio final ob. A projeo horizontal do arco ab a distncia op no esquema. Dessa forma a distncia op medida durante o experimento pode ser relacionada com o ngulo de giro f de acordo com a expresso 8:

Figura 7 : esquema explicativo para equao [8].

Departamento de Engenharia Civil

Fazendo uso da formulao terica acima e os dados obtidos com os resultados do experimento, que foi feito duas vezes, foi possvel determinar o mdulo de rigidez para os dois ensaios realizados,que esto representados na figura 8.
Ensaio Primeiro Segundo G (Mpa) 890 930

Figura 8: Resultados para o ensaio de toro

Concluses Com as experincias feitas neste trabalho foi possvel perceber a importncia das pesquisas e do uso de materiais e tecnologias no convencionais. O uso de ensaios no normatizados serve de exemplo e incentivo para a procura de novos mtodos experimentais que possam ser mais econmicos e igualmente eficazes aos regulados pelas normas. Com os resultados obtidos fica claro que o bambu pode ser usado como material confivel na construo civil, tendo sempre em vista o desenvolvimento sustentvel, e a no agresso ao meio ambiente.

Departamento de Engenharia Civil

Referncias [1] TORRES CRUZ, L.A. Modelo anistropo de elementos finitos para el anlisis mecnico del bamb y su verificacin experimental. Santiago de Cali, 2005. 133p. Trabalho Final - Escuela de Ingeniera Civil y Geomtica, Universidad del Valle. INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. Determination of physical and mechanical properties of bamboo,ISO N314. 1999.

You might also like