You are on page 1of 11

CERRADO X AGRICULTURA: A ONDA DE IMPACTOS AMBIENTAIS

Emiliane Freitas Alves Graduanda em Geografia / UEG UnU de Morrinhos Profa. Esp. Lucineide Mendes Pires / UEG UnU de Morrinhos
Com a tal modernizao, [...] esto nos forando a dedicar monocultura. [...] Junto [...], esto vindo [...] tcnicas agrcolas que no se casam com a Natureza. As nossas terras esto [...] mais pobres. [...]. No justo que continuemos com uma agricultura desse jeito. Ns precisamos ter responsabilidade sobre o futuro e [...] os bens naturais que teremos que deixar pra nossos filhos. (ICKERT, 1980 apud GRAZIANO NETO, 1982).

RESUMO: Com base na situao atual do Cerrado, verifica-se a necessidade de uma exposio e anlise clara dos seus fatos reais e crticos. Este trabalho tem o objetivo analisar os impactos ambientais ocorridos devido a grande explorao agrcola e devastao deste bioma. A partir de levantamentos bibliogrficos e crticos quanto a modernizao da agricultura a qual incentivou a ocupao das reas do Cerrado, fundamenta-se o custo das terras e seu desenvolvimento. A partir da, pode-se perceber que aplicaes de insumos e fertilizantes, podendo ser o motivo a qual algumas reas tem sofrido impactos diretamente ligados natureza. Tem-se observado em uma percepo geral os impactos pelo processo da modernizao da agricultura comprometendo o bioma Cerrado, que predominante na parte central do Brasil, que contava com aproximadamente 25% da rea total do pas e hoje vem sendo destrudo intensamente por questes antrpicas. Palavras-chaves: Cerrado Agricultura Impactos ambientais.

INTRODUO

Historicamente, os Cerrados brasileiros, com a expanso da fronteira agrcola na regio a partir da dcada de 1970, passaram a ser sistematicamente ocupados pela produo agropecuria em larga escala. O modelo tecnolgico dominante na explorao agrcola nos cerrados profundamente dependente de insumos externos (calcrio e fertilizantes) produzidos por grandes indstrias do setor qumico. Este modelo representado pela expanso de commodities e suas tradicionais tcnicas de plantio so responsveis por vrios impactos ambientais nos solos, nos recursos hdricos e na biodiversidade. A partir da dcada de 80, na regio de Cerrados, principalmente devido aos problemas relacionados com a eroso dos solos e a vinda de agricultores do Sul do pas, os

produtores comearam a procurar alternativas tecnolgicas que intensificaram os impactos ambientais. Assim, o cerrado est se acabando e de uma forma irreversvel, pois de tempo em tempo ocorre comprovao de uma grande diminuio das reas deste bioma, para utilizao das terras em plantios, principalmente de cereais. O uso de agrotxicos e insumos para a terra, juntamente com a abertura de espao (desmatamento) faz com que o Cerrado se contraia, se encolha e passe a ser pequenas manchas do Cerrado original, sendo raro ver alguma rea preservada (LIMA, 1996). Segundo o IBGE (2003), indicam que a rea ocupada pela cultura da soja tem aumentado significativamente no pas. De acordo com o Agrianual (2003), mesmo considerando que a tecnologia tem aumentado a produtividade, que passou de aproximadamente 2,5 toneladas por hectare em 1995 para 2,9 toneladas por hectare em 2002, a rea plantada tem aumentado em uma proporo muito maior. A rea destinada ao plantio da soja praticamente dobrou de tamanho, indicando que o bom momento do mercado pode estar atraindo cada vez mais empreendedores para a atividade. O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos ambientais ocorridos devido a grande explorao agrcola e devastao das reas do Cerrado.

1. ALGUMAS CONSIDERAES BIBLIOGRFICAS

Durante muito tempo, o cerrado brasileiro foi desprezado como se no passasse de um imenso terreno baldio salpicado de rvores retorcidas, no centro do pas. No despertava ateno como rea potencial de desenvolvimento econmico, muito menos como um ecossistema digno de preocupaes preservacionistas. Em apenas trs dcadas, o cenrio mudou. Atravs da modernizao da agricultura, estas reas passaram a ser mais frteis e de boa qualidade para o cultivo de algumas culturas, como algodo, cana-de-acar e soja. A regio do cerrado hoje responsvel por parte da produo de gros que exportado. Observe os dados de Alexandre Rocha e Edson Lobato (2006).

Segundo Alexandre Rocha O cerrado brasileiro um exemplo nico. Era considerado imprprio para a agricultura, mas em cerca de trs dcadas se transformou em uma das regies com maior produtividade mdia do mundo. Hoje este bioma, como dizem os pesquisadores, responde por mais de 50% da produo brasileira de gros e por uma fatia expressiva das exportaes do agronegcio. (2006) O processo de modernizao agrcola, se por um lado aumentou a produtividade das lavouras, por outro, levou a impactos ambientais indesejveis. Os problemas ambientais mais freqentes, provocados pelo padro produtivo monocultor foram: a destruio das florestas e da biodiversidade gentica, a eroso dos solos e a contaminao dos recursos naturais e dos alimentos. Nesse contexto, Veiga (2000) afirma: [...] a eroso da diversidade biolgica s poder ser controlada se houver simultnea retrao de atividades que degradam os habitats e crescimento das que os conservam ou recuperam. Segundo o Ambiente Brasil e Conservao Internacional (2003): As principais presses sobre o Cerrado so a expanso da fronteira agrcola, as queimadas e o crescimento no planejado das reas urbanas. A degradao maior no Estado de Mato Grosso do Sul, Gois e Mato Grosso, no Tringulo Mineiro e no oeste da Bahia. A maior causa da perda da biodiversidade a abertura de novas terras para a agricultura, pecuria extensiva e at mesmo para especulao imobiliria. O praguejamento nas lavouras monocultoras sugere o uso indiscriminado de pesticidas. Esses (...) aumentaram os custos econmicos para a agricultura devido tanto necessidade de doses mais intensivas, quanto reduo dos lucros causada pela resistncia dos insetos nas monoculturas (ALTIERI; MASERA, 1997, p. 78). A explorao ambiental est diretamente ligada ao avano do complexo de desenvolvimento tecnolgico, cientfico e econmico que, muitas vezes, tem alterado de modo irreversvel o cenrio do planeta e levado a processos degenerativos profundos da natureza (RAMPASSO, 1997).

Devido a todos estes impactos causados ao Cerrado, espera-se agora um plano do governo que incentive a conservao ambiental, protegendo este bioma contra as aes humanas. Ainda que haja conscientizao da sociedade quanto a ameaa de extino das reas do Cerrado para a produo agrcola.

2. METODOLOGIA

A partir de comparaes das reas originais e das previses futuras, verifica-se que, com a modernizao da agricultura e com a expanso das reas agricultveis, teve-se um aumento do desmatamento das reas de Cerrado, de maneira significativa, principalmente para o cultivo da soja. A realizao deste trabalho se deu a partir de levantamento de dados referenciais, junto a bibliografias pertinentes ao tema, uso de fotografias e anlise dos dados levantados.

3. O EFEITO DA PRODUO AGRCOLA NO CERRADO

O domnio dos Cerrados situa-se principalmente na parte central do Brasil, abrangendo aproximadamente dois milhes de Km, 25% da rea total do pas. A regio dos Cerrados quase no era utilizada para agricultura at 30 anos atrs, por causa de seu clima e seus solos pobres em nutrientes. Entretanto, atualmente 25 % dos cereais brasileiros so produzidos nos cerrados. Alm disso, o Cerrado tornou-se uma das regies mais importantes para a procriao de gado do pas. Principalmente a partir dos anos 70, devido aos incentivos governamentais dos programas de desenvolvimento regional, POLOCENTRO e PROCEDER, a regio dos Cerrados comeou a ser intensamente explorada. O baixo preo das terras foi um fator decisivo na ocupao do cerrado, que comeou com o reflorestamento de Pinus e Eucaliptus, respaldado pela Lei 5.106 que concedia incentivo fiscal para os reflorestamentos (MOURA, 1997). Posteriormente, houve a introduo da agricultura intensiva com as culturas de soja, algodo, caf, milho,feijo e ervilha. As condies planas do relevo permitiam o uso de uma forte mecanizao, modificando-se rapidamente a paisagem atravs da retirada quase que

total da cobertura vegetal natural. Tal transformao torna possvel relacionar o aumento da produtividade agrcola do Cerrado nos ltimos 30 anos, concomitantemente com a reduo de suas reservas naturais, restando atualmente apenas pequenas manchas do Cerrado original, sendo raro ver alguma rea preservada (LIMA, 1996).

Disponvel em: http://www.conservation.org.br/arquivos/RelatDesmatamCerrado.pdf , acessado em: 20/10/2007

A expanso da agricultura moderna ocorre ao mesmo tempo que a constituio do complexo agroindustrial, modernizando a base tcnica dos meios de produo, alterando as formas de produo agrcola e gerando efeitos sobre o meio ambiente. As transformaes no campo ocorrem, porm, heterogeneamente, pois as polticas de desenvolvimento rural, inspiradas na modernizao da agricultura, so eivadas de desigualdades e privilgios. A anlise do processo de modernizao enseja um debate terico e pode ser sintetizado em duas conseqncias: uma, os impactos ambientais, com os problemas mais freqentes, provocados pelo padro de produo de monocultura com a destruio das florestas e da biodiversidade gentica, a eroso dos solos e a contaminao dos recursos naturais e dos alimentos; a outra, os impactos socioeconmicos, causados pelas transformaes rpidas e complexas da produo agrcola, implantadas no campo, e os interesses dominantes do estilo de desenvolvimento adotado provocaram resultados sociais e econmicos.

A explorao ambiental est diretamente ligada ao avano do complexo desenvolvimento tecnolgico, cientfico e econmico que, muitas vezes, tem alterado de modo irreversvel o cenrio do planeta e levado a processos degenerativos profundos da natureza (RAMPASSO, 1997). Dentre os processos degenerativos profundos da natureza Ehlers (1999) destaca a eroso e a perda da fertilidade dos solos; a destruio florestal; a dilapidao do patrimnio gentico e da biodiversidade; a contaminao dos solos, da gua, dos animais silvestres, do homem do campo e dos alimentos.

Disponvel em: http://www.ltid.inpe.br/site_bhrt/download/Tese.pdf , acessado em:20/10/2007

A gua tambm um fator que sofreu influncia da modernizao da agricultura, contaminada pelo uso de fertilizantes, adubos inorgnicos e agrotxicos. Amstalden (1991), argumenta no ter encontrado leitura estatstica representativa sobre o ndice de agrotxicos em nossas guas. Isso comprova o descaso com esse problema, talvez por uma questo poltica ou por falta de normas e instituies que permitam que a agricultura cresa dentro de uma outra tica e que as pessoas tenham uma melhor qualidade de vida.
Com relao qualidade de vida, pode-se considerar, tambm, a introduo de espcies vegetais melhoradas, cujo sentido apenas aumentar a produtividade. Entretanto, essas sementes so mais do que simplesmente uma forma de aprimorar a produtividade; expressam o poder das estruturas funcionais de grupos de empresrios do Brasil e do estrangeiro, evidenciado no impacto da modernizao e da globalizao da atividade agrcola. Atualmente tem-se, ainda, as plantas transgnicas, criadas sob o

mito de que trazem benefcios aos produtores rurais e consumidores. Esse chamado em favor da Revoluo Verde II deveria ser visto como frvolo. Como sabemos, nos pases como o Brasil, um papel de destaque nas atividades de pesquisa biolgica desempenhado por fundaes internacionais (Rockfeller, Ford, etc.). Essas pesquisas se fazem sempre no sentido de intensificar o efeito das inovaes qumicas e/ou mecnicas, geralmente de monoplio de grandes empresas multinacionais, da qual a Revoluo Verde seja, talvez, o maior exemplo (GRAZIANO DA SILVA, 1981 ).

Frente ao exposto, se tem uma preocupao em aprimorar as tcnicas para um melhoramento das terras do Cerrado para agricultura. Tambm com a modificao das sementes e dos vegetais, assim como a transgenia para uma reduo dos gastos com insumos e agrotxicos. Estas duas tcnicas tratam-se de um meio cientfico de se influenciar nas relaes da planta para com o meio, atravs da interveno nas clulas que so contrrias ao gosto do produtor, como fragilidade a certo tipo de praga. Vrias pesquisas mostram que a reduo excessiva das reas nativas provoca a extino de espcies de aves, que desaparecem dos fragmentos de pequena dimenso . Uma estimativa realizada em 1998 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), apontou que restam apenas 34,22% das reas nativas remanescentes do Cerrado. Considerando os nmeros atuais de desmatamento - cerca de 26 mil km ao ano - e as reas protegidas (2,2% em unidades de conservao e 2,3% em terras indgenas), a Conservao Internacional estima que o bioma deixe de existir at o ano de 2030. Dentro dessa perspectiva, as projees futuras para a conservao do Cerrado no so nada boas. Se por um lado o Ministrio do Meio Ambiente - MMA trabalha para que o porcentual de reas protegidas no Cerrado aumente para um patamar maior (hoje as unidades de conservao representam 2,2% da rea original do Cerrado), o Ministrio da Agricultura trabalha com uma perspectiva de utilizao de aproximadamente 100 milhes de hectares adicionais para a expanso da agricultura. Essa tendncia de aumento do plantio de soja pode ser vista em regies

localizadas na fronteira agrcola. Nessas reas percebe-se que a introduo da soja pode mudar pouco tempo a realidade local. De modo contrrio, culturas tradicionais como a mandioca, tipicamente associada a pequenas propriedades, tem decado ao longo do tempo. Pesquisas comprovam que as culturas tradicionais esto cedendo lugar para modernas culturas mecanizadas como a soja, algodo, milho, milheto, sorgo e girassol.

Disponvel em: www.agencia.cnptia.embrapa.br/recursos/Atvd_A... , acessado em:19/10/2007

Engana-se, porm, quem imagina que a abertura de novas fronteiras agrcolas est prxima de seu fim. Em 2002, o IBGE fez o primeiro levantamento sobre o meio ambiente nos municpios brasileiros e revelou que a regio de cerrado na poro Oeste da Bahia j est ameaada pelo desmatamento. "Muitos gestores municipais indicaram queimadas e desmatamento alterando a qualidade de vida e a paisagem. Pode estar se repetindo a a expanso agropecuria que j substituiu por enormes plantaes de soja grande parte dos cerrados outrora existentes no Brasil Central", indica a pesquisa. No so poucos os indcios de que j se passou da hora de ter uma discusso sria sobre uma explorao racional do Cerrado. Alm dos dados da alta destruio da vegetao nativa, a perda do solo e a invaso de vegetais estranhos ao bioma do sinais de que no apenas o desmatamento que pode causar perdas irreversveis regio, inclusive com prejuzos para os fazendeiros que fazem uso dela. Os recursos hdricos do Cerrado so outra questo preocupante para os pesquisadores. Hoje, a regio j padece da contaminao dos rios, causada principalmente pelo alto uso de agrotxicos e insumos agrcolas para a correo dos solos pobres e cidos. Como o Cerrado um grande centro dispersor de gua para as trs principais bacias brasileiras (Tocantins-Amaznica, Paranaba-Paran e So Francisco), os problemas ambientais que o afetam podem desencadear efeitos negativos por quase todo o pas.

Por todos os danos j sofridos e analisados do Cerrado, perceptvel que este o momento certo para que o homem corrija suas falhas com a natureza. As matas, os rios, o solo, a sade humana do sinais do menosprezo do homem quanto ao meio ambiente, mesmo este sendo a nica forma de garantir sua existncia e sua vaidade com as coisas matrias que conquista a partir do natural.

CONSIDERAES FINAIS

O Cerrado ultimamente est sendo cada vez mais devastado para a produo agrcola. Inicialmente, esta produo comeou pelo baixo preo das terras e com o reflorestamento de Pinus e Eucaliptus. Posteriormente, houve a introduo da agricultura intensiva e moderna que visa o lucro acima de tudo. Atravs deste trabalho obteve-se informaes sobre a agricultura no cerrado que atualmente tem a responsabilidade de parte da produo brasileira e das exportaes, mas esta produtividade acarretou tambm impactos sociais, econmicos, e principalmente, ambientais. Foi observado ainda, algumas situaes de destruio do Cerrado, onde o solo, a gua, a sade humana, a boa qualidade dos alimentos produzidos e ainda toda a biodiversidade antes encontrada neste bioma, sendo menosprezado, desvalorizado, de maneira que, dificilmente ser revertida, mas que pode, pelo menos, no ser extinta. O que antes era apenas um reaproveitamento de terras desprezadas e que tinha solos no to frteis e prprios para o cultivo; hoje, com toda a tecnologia aplicada, consegue grande valorizao econmica, mas esquecida ambientalmente. Seu solo, suas guas, sua mata nativa, tudo isso, insignificante para os homens que a utilizam como forma de enriquecendo. Deixando para esta rea a pobreza daquilo que era a preciosidade da natureza brasileira. Para uma reverso deste quadro recomendado que haja aplicaes de recursos no fundo de conservao do Cerrado, destinados a manuteno das unidades de conservao existentes, ampliaes do sistema de reas protegidas e promoo da recuperao das reas degradadas.

Alm disso, proteger o Cerrado com monitoramentos e acompanhamento das reas deste bioma, adotando uma postura de desmatamento zero do Cerrado e, ainda aumentar as reas de proteo total, recuperando as que no puderam ser salvas. Pelos danos medidos, de grande importncia que as aes para reverter a situao atual do Cerrado se iniciem rapidamente para que reste tempo para no se perder este bioma.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALTIERI, M; MASERA. O desenvolvimento rural sustentvel na Amrica Latina: construindo de baixo para cima. In: ALMEIDA, J. ; NAVARRO, Z. Reconstruindo a agricultura: idias e ideais na perspectiva do desenvolvimento rural sustentvel. Porto Alegre: UFRGS, 1997. Ambiente Brasil e Conservao Internacional. Cerrado pode sumir at 2030, alerta ONG Conservao Internacional. 2003. Disponvel em: http://www.cenargen.embrapa.br/noticias/atual130704.pdf. Acessado em: 30.10.2007.

Anurio estatstico do agronegcio (Agrianual de 2003). Disponvel em: Estimativas de perda da rea do Cerrado brasileiro http//:www.cmbbc.cpac.embrapa.br. Acessado em: 30.10.2007. EHLERS, E. Agricultura sustentvel: origens e perspectivas de um novo paradigma. 2ed. Guaba: Agropecuria, 1999. GRAZIANO DA SILVA, J. Progresso tcnico e ralaes de trabalho na agricultura. So Paulo: HUCITEC, 1981. GRAZIANO NETO, F. A questo agrria e ecologia: crtica da moderna agricultura. So Paulo: Brasiliense,1982. IBGE. Evoluo da rea plantada de soja no Brasil, dados at 2003. (Sidra disponvel em http://www.ibge.gov.br). Acessado em: 21.10.2007. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), dados de 1998. Disponvel em: http//:www.inpe.br. Acessado em: 20.10.2007. LIMA, S. C. As veredas do Ribeiro Panga no Tringulo Mineiro e a evoluo da paisagem. So Paulo: USP, 1996. MMA. Biodiversidade brasileira: avaliao e identificao de reas e aes prioritrias para conservao, utilizao sustentvel e repartio de benefcios da biodiversidade brasileira. Ministrio do Meio Ambiente. Braslia, 2002.

MOURA, V. P. G. A pesquisa com Eucalypitus e Pinus na regio dos cerrados. In: SIMPSIO SOBRE O CERRADO VII: estratgias de utilizao, 1989, Braslia, Anais... 2ed. Ver Planaltina: EMBRAPA CPAC, 1997. RAMPAZZO, S. E. A questo ambiental no contexto do desenvolvimento econmico. In: BECKER, D. F. (Org.). Desenvolvimento sustentvel: necessidade e/ou possibilidade? Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1997. RIBEIRO, J. F.; WALTER, B. M. T. Fitofisionomias do bioma cerrado. In: SANO, S.M.; ALMEIDA, S. P. (Ed.) Cerrado: ambiente e flora. Planaltina: EMBRAPA CPAC, 1998. ROCHA, Alexandre; LOBATO, Edson. No cerrado brasileiro, em se plantando tudo se d. ANBA Agncia de Notcias Brasil-rabe. Agronegcio, 21/08/06. Disponvel em: http://www.anba.com.br/especial.php?id=304. Acessado em: 30.10.2007. VEIGA, J. E. da. Diretrizes para uma nova poltica agrria. In: BRASIL. Ministrio do Desenvolvimento Agrrio. Reforma Agrria e Desenvolvimento Sustentvel. Braslia, 2000.

You might also like