You are on page 1of 6

LEI GRAVITAAO DA UNIVERSAL Fabrcio Oliveira Silva Professor orientador; Eguimar Rodrigues. Curso de Matemtica; cincias exatas.

INTRODUO

O homem antigo sempre teve fascnio pelo cu e o seu astro, desse fascnio nasce astronomia, os astrnomos tentaram entender o universo e os seus movimentos, foram criados vrios sistemas para descrever esses movimentos. No sculo II Cludio Ptolomeu criou o sistema geocntrico e estava de acordo com a Bblia, na qual a terra era o centro do universo. Tal modelo foi aceito por imposio da Igreja at o sculo XVI. Nicolau Coprnico (1473-1543), depois de falecido teve sua obra De Revolutionlibus Orbium Celestim publicada, da qual defendia o sistema heliocntrico, da qual a Igreja era contra. Tycho Brahe (1546-1601) o ltimo astrnomo a fazer suas observaes a olho nu, e com posse de excelentes descobertas tentou criar um sistema intermedirio entre o de Ptolomeu e o de Coprnico. Johannes Kepler (1571-1630) tinha a convico de que os planetas eram dispostos de acordo com uma explicao geomtrica mstica em termos de figuras perfeitas, entre os planetas conhecidos havia 5 distncias a explicar, nmero igual aos slidos de Plato. Mas com esse modelo ele no obteve resultados que satisfizesse ento ele resolveu ser assistente do homem tinha as observaes mais precisas dos astros, Tycho Brahe. Mas foi em 1667 que Isaac Newton formula a lei da gravitao universal.

Ilustrao do modelo do Sistema Solar de

Kepler

RESULTADOS E DISCUSSO A descoberta da lei da gravitao universal est ligada histria da astronomia Kepler de posse dos registros das observaes de Tycho Brahe ele deduziu trs leis que levam o seu nome. 1 ( A lei das rbitas) todos os planetas se movem em rbitas elpticas com o sol ocupando um dos focos.

2 (Lei das reas): o raio vetor que liga um planeta ao Sol descreve reas iguais em tempos iguais.

3 (Lei dos perodos): os quadrados do perodo de revoluo de dois planetas esto entre si, como os cubos de suas distncias mdias ao Sol (T / t) = (R / r) Com suas trs leis ficou uma pergunta o que faz com que os planetas descrevam rbitas excntricas ao redor do Sol? Em 1667 Isaac Newton formula a lei da gravidade. Lei uma fora de atrao entre dois corpos, diretamente proporcional a suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia.

(Tomando m1=A e m2=B) Ento pela lei de Newton um corpo de massa A atrai um corpo de massa B e vice-versa. As foras de atrao so recprocas. O vetor FAB tem o mesmo modulo de FBA, mas eles possuem sentidos opostos apesar de t-la maior massa que B., mas sendo massas distintas de dois corpos exercem foras iguais, ento o que faz com que a terra gire em torno do Sol, e que a ma caia na terra? As foras FAB astronomia, os astrnomos tentaram entender o universo e os seus movimentos, foram criados vrios, FBA so de mdulos iguais e elas produzem aceleraes diferentes. B sofre maior acelerao por ter massa menor que A. E A sofre menor acelerao do que B. S que essas foras diminuem conforme aumenta a distncia.

Logo notvel que o Sol e a Terra exera a mesma fora de um sobre o outro, mas as aceleraes so de diferentes magnitudes. Isso explica porque os 8 planetas do nosso sistema girem em torno do Sol, por ele ter maior massa, e produzir maior acelerao sobre esses planetas, essa acelerao que os fazem orbitar em torno redor do sol.

Como a excentricidade das rbitas elpticas dos planetas muito pequena de modo que podemos tomar essas rbitas como circulares, e aplicar nelas as leis de Kepler, temos: Pela 1 lei de Kepler, as rbitas dos planetas so elpticas com o Sol em um dos focos. Considerando a rbita terrestre, e tomando o perilio como: P e o aflio como: A. Ento em P que a Terra est mais prxima ao Sol a sua acelerao e maior para que a fora centrpeta evite que a Terra seja atrada para o centro do Sol. Ento em A acelerao da Terra menor, do que em P essa diferena de acelerao prova a 2 lei de Kepler.

Os quadrados dos perodos de Revoluo dos planetas so proporcionais aos cubos dos eixos mximos de suas rbitas. Fc = mv/R Fg = Gm.m/R Mv = Gm.m/R => v=Gm/R ( 2 /T) = Gm/R 4 .R/T = Gm/R R = Gm/4 .T M = masssa G = constate gravitacional = constate Esta lei estabelece que planetas com rbitas maiores se movam mais lentamente em torno do Sol e, portanto, isso implica que a fora entre o Sol e o planeta decresce com a distncia ao Sol. CONCLUSO

Da primeira lei de Kepler que a fora que age constantemente sobre o planeta tem sua linha de ao passando pelo Sol, para o qual e dirigida. Portanto o Sol

tudo atrai. Da segunda que essa fora e universalmente proporcional ao quadrado da distancia entre o Sol e o planeta, ou seja, quanto mais prximo o planeta esta, maior e a fora de atrao do Sol. E da terceira que devido ao Sol, a fora que age constantemente sobre o planeta, ale de ser central, estar dirigida para o Sol e ser inversamente proporcional ao quadrado da distancia, e diretamente proporcional massa do planeta. O coeficiente de proporcionalidade no depende do planeta. ( Issac Newton: Philosophia naturalis principia mathematica)

RESUMO
A lei da gravitao universal formula em 1667 por Isaac Newton, j havia sido observada por Galileu. Mas foi Kepler com suas trs leis que deixou um pergunta no ar, e Newton a respondeu com sua lei. O entendimento dessa lei fez o homem entender o mecanismo do universo como ele funcionava. Em 2 sculos depois da lei da gravitao universal fez com que o homem criar o avio, uma maquina mais pesada que o ar voar e mais tarde a colocao de satlites de comunicaes em rbita com a Terra.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS Jhon P. mc Kekvij Howarde grotch Curso de fsica Bsica Fundamentos da fsica fsico vol 2 h. mojses nussingviuj 3 edio

vol 2 healliday Resnid Walker 6 edio

http://astro.if.ufrgs.br/movplan2/index.htm#3a Issac Newton: Philosophia naturalis principia mathematica

http://www.deducoeslogicas.com/universo/orbitas_elipticas/orbita_eliptica.html

You might also like