You are on page 1of 147

APOSTILA DE ANATOMIA HUMANA

Introduo Anatomia Humana Anatomia do Aparelho Locomotor

Material Didtico dos Professores: Mrcio Oliveira Rgis Correia Jos Roberto Pimenta de Godoy
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

ORAO AO CADVER DESCONHECIDO "Ao curvar-te com a lmina rija de teu bisturi sobre o cadver desconhecido, lembra-te que este corpo nasceu do amor de duas almas; cresceu embalado pela f e esperana daquela que em seu seio o agasalhou, sorriu e sonhou os mesmo sonhos das crianas e dos jovens; por certo amou e foi amado e sentiu saudades dos outros que partiram, acalentou um amanh feliz e agora jaz na fria lousa, sem que por ele tivesse derramado uma lgrima sequer, sem que tivesse uma s prece. Seu nome s Deus o sabe; mas o destino inexorvel deu-lhe o poder e a grandeza de servir a humanidade que por ele passou indiferente"
Karel Rokitansky (1876) Ao cadver, respeito e agradecimento

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

Introduo Anatomia Humana

A lio de Anatomia do Dr. Nicolaes Tulp (1632) Rembrandt Harmenszoon Museu Mauritshuis (Haia)

A Anatomia se relaciona tanto com a medicina quanto com a arte e deve ser considerada cincia e arte
Prof. Liberato Di Dio

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

1. DEFINIO
A Anatomia o ramo da biomorfologia, ou seja, da cincia que trata da forma e arquitetura dos seres vivos, que estuda micro e macroscopicamente a conformao e o desenvolvimento dos organismos. A Anatomia Humana restringe-se ao estudo do corpo humano. No passado, os termos Anatomia e Morfologia eram utilizados como sinnimos, porm atualmente a anatomia humana, em sentido restrito, o ramo da biomorfologia que trata das estruturas em nvel macroscpico, estando as estruturas microscpicas sob a responsabilidade da Histologia e da Biologia Celular. O termo Anatomia, etimologicamente, tem origem Grega (anatom): Ana distributivo, em partes; Tom corte, ou Temnein - cortar. A associao das palavras significa dissecao. Como sua origem indica, o estudo da Anatomia est largamente baseado na dissecao, entretanto, campos de estudo mais recentes envolvem o uso de mtodos e tcnicas que propiciam valioso suplemento mesma.

2. CAMPOS DE ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA


Como o seu nome indica, a Anatomia Humana limita-se ao estudo do corpo humano. Porm, este pode ser estudado sob diferentes contextos, ou campos de estudo da Anatomia.

2.1 Anatomia Sistmica ou Sistemtica


A Anatomia Sistmica ou Sistemtica compreende o estudo do corpo humano como uma srie de rgos anatomicamente ou funcionalmente unidos, desempenhando uma funo em comum, ou com a mesma finalidade. Essa organizao est de acordo com a teoria celular descrita por Schleiden em 1838 e Schwann em 1839, que afirma que a clula a unidade fundamental, morfofuncional do corpo humano. Clulas unem-se para formar Tecidos, que por sua vez se renem na conformao de rgos, que ento se agrupam em Sistemas. Muitas vezes
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

dois ou mais Sistemas esto relacionados de tal forma que podem ser descritos como uma unidade maior, denominada Aparelho, como o caso do Aparelho Locomotor, formado pelos Sistemas Esqueltico, Articular e Muscular. Outros exemplos de sistemas do corpo humano so: Sistema nervoso, Sistema Digestrio, Sistema Respiratrio e etc.

2.2 Anatomia Regional (Topogrfica ou Cirrgica)


A anatomia regional divide o corpo humano em regies e nestas feito um estudo de suas estruturas e relaes. Por exemplo, o corpo humano pode ser dividido em Cabea e Pescoo, Trax, Abdome, Pelve, Dorso, Membro Superior e Membro Inferior. Nesse caso, as estruturas de cada uma dessas regies so descritas separadamente das estruturas das demais, independente das relaes sistemticas entre as mesmas. Trata-se de um campo de estudo interessante ao cirurgio, afinal este abordar a regio especfica da sua especialidade.

2.3 Anatomia Clnica ou Aplicada


Trata-se do estudo da anatomia com nfase nos aspectos da estrutura, funo e patologia do corpo que so importantes no exerccio das profisses na rea da sade.

2.4 Anatomia de Superfcie


A anatomia de superfcie, muitas vezes referida como anatomia do indivduo vivo ou do vivente, estuda o corpo vivo em repouso ou em ao, cujo principal objetivo o reconhecimento de estruturas situadas sob a pele. O estudo da anatomia de superfcie pode ser feito com base em fotos ou mesmo atravs da inspeo do indivduo desnudo. Seu estudo traz grandes benefcios anatomia palpatria (descrito adiante) e extremamente relevante para fisioterapeutas, entre outros profissionais.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

2.5 Anatomia Palpatria


Trata-se do estudo da anatomia com base na palpao das estruturas superficiais e profundas, passveis de serem identificadas sob a superfcie da pele. Corresponde-se com a anatomia de superfcie, sendo de grande relevncia na pratica da fisioterapia e outras reas da sade. Existem autores que agrupam a anatomia de superfcie e a anatomia palpatria em um estudo comum, denominado anatomia do indivduo vivo.

2.6 Anatomia do Desenvolvimento


Focaliza o desenvolvimento do corpo a partir do ovo fertilizado at a forma adulta. Est associada a Embriologia Humana.

2.7 Anatomia Radiolgica


Trata-se de um campo relativamente recente de estudo da anatomia, em o corpo humano pode ser visualizado por meio de tcnicas radiolgicas, como na identificao de estruturas em radiografias ou mesmo nos exames mais modernos, como a tomografia computadorizada e a ressonncia magntica. Este estudo permite o reconhecimento de estruturas tanto do cadver, quanto do vivente e largamente utilizado na anatomia clnica.

2.8 Anatomia Comparada


A Anatomia Comparada estabelece comparaes entre os aspectos anatmicos de diferentes animais. Pelo fato de as origens de vrios animais serem semelhantes, o seu estudo estabelece importantes relaes funcionais entre os mesmos. muito relevante a sua contribuio no entendimento dos aspectos evolutivos dos diferentes animais.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

3. MTODOS DE ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA


Apesar de largamente baseada na dissecao, como a etimologia do seu nome indica, o estudo da anatomia humana envolve vrios mtodos, que se correspondem com os seus campos de estudo: Inspeo: anlise atravs da viso, que pode ser de rgos externos ou internos. Palpao: anlise atravs do tato, que pode ser utilizada para medir a pulsao, Percusso: anlise atravs de batimentos digitais na superfcie corporal, que pode Ausculta: analisar ouvindo determinados rgos em funcionamento (ex. corao, Mensurao: Permite a avaliao da simetria corporal. Dissecao: consiste na separao minuciosa dos diferentes rgos para uma Mtodos de Estudo por Imagem: inclui os antigos e novos mtodos de obteno de

verificar tendes ou salincias sseas, entre outras estruturas. produzir sons audveis, ajudando na determinao de rgos ou estruturas. intestino, pulmes).

melhor visualizao. imagens do corpo humano: radiografias, ressonncia magntica, ultrassonografia, tomografia computadorizada e etc.

4. TERMINOLOGIA ANATMICA
A terminologia anatmica o conjunto de termos utilizados para indicar e descrever as partes do corpo humano. Trata-se da base da linguagem tcnica utilizada em Anatomia, Medicina, Odontologia, Fisioterapia e demais cincias da sade, bem como todas as cincias biolgicas que tratam da estrutura do homem. Pode ser dividida em terminologia anatmica geral e especial. No primeiro caso, compreende os termos gerais, que so relativamente poucos, como a diviso do corpo humano, as suas principais regies e os eixos e planos que o limitam ou seccionam. J a terminologia especial, compreende cerca de seis mil nomes de todas as estruturas macroscpicas do corpo e suas partes.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

5. POSIO ANATMICA
Para estudar e indicar as partes do corpo humano, toma-se como padro ou modelo uma posio convencional, chamada posio anatmica para descrio do indivduo. Segue abaixo a descrio da posio anatmica: Corpo ereto; Membros Superiores pendentes naturalmente, adjacentes ao corpo, de cada lado do tronco e com as palmas das mos voltadas para frente; Membros Inferiores estendidos, unidos, com os ps juntos e acolados e com as pontas dos dedos tambm dirigidos para diante; Olhar em direo ao horizonte. Esta posio sempre utilizada como referncia, podendo o indivduo estar sentado, deitado em qualquer dos decbitos para dissecao, necropsia, exame fsico clnico, cirurgia, mas o observador dever sempre descrev-lo imaginando-o na posio anatmica. Posio Anatmica

Fonte: Van de Graaf, KENT. Anatomia Humana, 2003.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

6. DIVISO DO CORPO HUMANO


O corpo humano pode ser dividido da seguinte maneira: CABEA PESCOO TRONCO MEMBROS Cada uma dessas partes apresenta-se subdividida da forma abaixo: - Cabea Crnio Face - Tronco Trax Abdome Pelve Dorso - Membros Superiores Poro Fixa (raiz): Ombro Poro Mvel: Brao, Antebrao e Mo - Membros Inferiores Poro Fixa (raiz): Quadril Poro Mvel: Coxa, Perna e P Entre o brao e o antebrao, encontra-se a articulao do cotovelo; entre o antebrao e mo, encontra-se a articulao do punho. Entre a coxa e a perna encontra-se o joelho; entre a perna e o p encontra-se o tornozelo. Cada subdiviso apresenta ainda outras divises e regies de importncia topogrfica: - Cabea Fronte (Regio Frontal)
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

Regio Occipital (Occipcio) Tmpora (Regio Temporal) Regio Mastidea Orelha Regio Zigomtica Crnio Face: Olho, Bochecha, Nariz, Boca e Mento (Regio Mentual) - Pescoo Regio Cervical Posterior - Tronco Trax: Peito (Regio Peitoral), Regio Mamria, Regio Inframamria e Axila (Fossa axilar). Abdome: Regio umbilical, Regio Inguinal, Regio Pbica. Dorso: Regio Lombar, Regio Sacral. - Membros Superiores Cngulo do Membro Superior Regio Cubital: Regio Cubital Anterior (Fossa Cubital) Palma da Mo (Face Volar) Dorso da Mo Eminncia Tnar e Hipotenar - Membros Inferiores: Cngulo do Membro Inferior Regio Gltea (Ndegas): Fenda Intergltea Regio Popltea Regio Sural Planta do P Dorso do P

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

10

Principais Partes e Regies do Corpo Humano

Fonte: Van de Graaf, KENT. Anatomia Humana, 2003.

7. TERMOS DE SITUAO, DIREO, RELAO E COMPARAO


Para citas as estruturas do corpo humano, suas devidas partes e ainda comparar a sua situao entre elas, torna-se necessrio a utilizao de termos apropriados. Estes so:

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

11

TERMO

SIGNIFICADO

Direito Esquerdo Anterior ou Ventral Posterior ou Dorsal Superior ou Cranial Inferior ou Caudal Superficial ou Externo Profundo ou Interno

Situado na frente de; a frente do corpo Situado atrs de; a parte posterior do corpo Voltado para a cabea; em posio relativamente alta Afastado da cabea; em posio relativamente baixa Localizado prximo ou na superfcie do corpo Localizado mais afastado ou mais profundamente da superfcie do corpo do que as estruturas superficiais Mais prximo de qualquer ponto de referncia (raiz para membros), como a origem de um estrutura ou o centro do corpo Afastado de qualquer ponto de referncia (raiz para

Proximal

Distal Mdio Medial Lateral Intermdio Homolateral ou Ipsilateral Contralateral

membros), como a origem de um estrutura ou o centro do corpo Localizado entre uma estrutura proximal e outra distal Mais prximo da linha mdia do corpo humano Mais afastado da linha mdia do corpo humano Situado entre uma estrutura medial e outra lateral Do mesmo lado Do lado oposto

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

12

Termos de Situao, Direo, Relao e Comparao

Fonte: Van de Graaf, KENT. Anatomia Humana, 2003.

8. PLANOS ANATMICOS DE SECO


Os planos anatmicos de seco so utilizados com o objetivo de cortar o corpo humano em partes ou metades, de modo a possibilitar o estudo de sua estrutura interna. Dentre eles, os mais importantes so: Plano de Seco Sagital Mediano: divide o corpo humano em metades direita e Plano de Seco Sagital ou Sagital Paramediano: divide o corpo humano em partes Plano de Seco Frontal ou Coronal: divide o corpo humano em partes anterior e Plano de Seco Transversal: divide o corpo humano em partes superior e inferior.
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

esquerda. direita e esquerda. posterior.

13

Planos de Seco

Fonte: Van de Graaf, KENT. Anatomia Humana, 2003.

9. ORGANIZAO DO CORPO 9.1 Nveis Estruturais e Funcionais de Organizao


- Nvel de Clula A clula o componente estrutural e funcional bsico da vida. Os humanos so organismos multicelulares compostos de 60 a 1000 trilhs de clulas. no nvel celular microscpico que tais funes vitais como o metabolismo, crescimento, irritabilidade(resposta a estmulos) reparo e replicao so executadas. As clulas so constitudas por tomos particulas minsculas que so ligadas entre si para formar estruturas maiores chamadas molculas. Certas molculas, por sua

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

14

vez, so agrupadas em arranjos especficos para formar estruturas funcionais menores chamadas organelas. Cada organela realiza uma funo especfica dentro da clula. - Nvel de Tecido Tecidos so camadas ou grupos de clulas semelhantes que executam uma funo comum. O corpo inteiro est composto de apenas quatro tipos principais de tecido: epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular. - Nvel de rgo Um rgo um agregado de dois ou mais tipos de tecidos que executam uma funo especfica. Os rgos localizam-se ao longo do corpo e variam grandemente em tamanho e funo. Cada rgo geralmente tem um ou mais tecidos primrios e vrios tecidos secundrios. No estmago, por exemplo, o tecido epitelial em seu interior considerado o tecido primrio porque as funes bsicas de secreo e absoro acontecem dentro desta camada. Tecidos secundrios do estmago so o tecido conjuntivo de sustentao e os tecidos vascular, nervoso e muscular. - Nvel de Sistema Os sistemas do corpo constituem o prximo nvel de organizao estrutural. Um sistema do corpo consiste em vrios rgos que tm funes semelhantes ou interrelacionadas. Exemplos de sistemas so o sistema circulatrio, sistema nervoso, sistema digestrio e sistema endcrino. Certos rgos podem servir a dois sistemas. O pncreas, por exemplo, faz parte dos sistemas endcrino e digestrio; a faringe serve aos sistemas respiratrio e digestrio.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

15

Nveis Estruturais e Funcionais de Organizao do Corpo Humano

Fonte: Van de Graaf, KENT. Anatomia Humana, 2003.

Embora o corpo seja o resultado da integrao de todos os sistemas, h alguns sistemas que, devido a relaes mais ntimas no desenvolvimento, situao, funo e devido a fatores didticos, podem ser associados ou agrupados, caso em que recebem o nome de Aparelho.

9.2 Princpios Gerais de Construo do Corpo Humano


Pequenas diferenas, ainda que mnimas, so sempre notveis entre os indivduos. No h dois indivduos perfeitamente idnticos. Ao analisar a estrutura do corpo humano, reconhece-se que ela obedece: 1 - Ao plano de organizao dos vertebrados 2 - A um plano de construo caracterstico da espcie Homo sapiens 3 - A um plano de constituio individual
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

16

Como vertebrado, o ser humano tem o corpo com a construo geral que obedece aos princpios que se seguem: - Simetria Bilateral (Antimeria) O plano sagital mediano divide o corpo em metades semelhantes (no idnticas), que so denominadas antmeros direito e esquerdo. Do ponto de vista anatmico e fisiolgico, no so perfeitamente idnticas, como o nome indicaria, pois no h exata correspondncia entre as partes e rgos dos antmeros direito e esquerdo. - Metameria O princpio da metameria o do plano de construo de superposio longitudinal. Ele reconhece um tipo de estrutura que mostra segmentos semelhantes no corpo dispostos em srie longitudinal, ou seja, superpostos no sentido spero-inferior. A metameria pode ser bem demonstrada pela disposio das vrtebras, a srie de nervos espinhais ou mesmo pelas costelas. - Paquimeria O princpio da paquimeria ou da tubulao, pode ser definido como o plano bsico de construo segundo o qual a poro axial (central) do corpo, formada por tubos longitudinais ou spero-inferiores. Um tubo posterior, sendo largo na cabea e estreito no tronco e o outro anterior, estreito na cabea e largo no tronco. O tubo posterior o neural e o tubo anterior o visceral. Eles correspondem ao paqumero posterior e ao paqumero anterior respectivamente. - Estratificao (Estratimeria) Este princpio refere-se a um tipo geral de construo do corpo e de suas partes, desde o nvel macroscpico at o subcelular, segundo o qual as estruturas esto dispostas concentricamente em estratos, camadas, telas, tnicas.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

17

- Segmentao O princpio da segmentao ou da estrutura segmentar na construo do corpo humano observado no tipo de subdiviso dos rgos de acordo com a distribuio dos seus vasos, nervos e, quando houve, ductos, canais ou tubos relacionados com sua funo. Em Anatomia e em Cirurgia, segmento o territrio de um rgo que possua irrigao e drenagem sangunea independentes, separado dos demais ou separvel e removvel cirurgicamente e que seja identificvel morfologicamente. O segmento desempenha a mesma funo do rgo ao qual pertence e embora seja reconhecvel pela distribuio vascular sangunea e, quando for o caso, pela distribuio de seus tubos, canais ou ductos, seus vasos linfticos e nervos tambm se dispem como satlites, acompanhando a angio-arquitetura segmentar.

10. CONCEITOS GERAIS EM ANATOMIA HUMANA 10.1 Normalidade


O conceito de normalidade, ou de que um indivduo normal, pode ser abordado sobre vrios pontos de vista. Em medicina, normal significa sadio. Em fisiologia, normal a estrutura que est mais bem dotada para desempenhar a sua funo. Em morfologia, por exemplo na Anatomia, so usados critrios estatsticos para definir o que normal.

10.2 Variao
Variao anatmica um pequeno desvio do aspecto morfolgico normal de um rgo, ou desvio pormenor do plano geral de organizao do indivduo, que no perturba a funo. O desvio pode ser representado por um aumento ou diminuio do nmero normal de partes de um rgo, pela modificao da forma de um rgo ou de relao entre os rgos.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

18

10.3 Anomalia
a anormalidade, alterao fora da regra ou fora do comum, diferindo do estado, da estrutura ou das condies normais. Pode implicar em deformidade ou m formao. Uma anomalia , portanto, um desvio grave do padro normal, acompanhado de m funo ou disfuno.

10.4 Monstruosidade
uma anomalia to acentuada que interfere com o desenvolvimento do corpo, sendo incompatvel com a vida. Graas medicina, especialmente cirurgia, est sendo possvel a sobrevivncia de fetos nascidos com monstruosidades que, com sucesso foram transformadas, quando muito, em anomalias.

11. FATORES GERAIS E INDIVIDUAIS DE VARIAO ANATMICA


As variaes em pormenores do plano geral de construo do corpo so caractersticas da espcie. H tambm um plano constitucional que diferencia um indivduo do outro. Essas pequenas modificaes morfolgicas no ocorrem ao acaso, eis que podem ser produzidas por fatores gerais e individuais.

11.1 Fatores Gerais


- Idade - Sexo - Raa - Bitipo H dois tipos extremos: longilneo e brevelneo. O longilneo alto e magro, com as extremidades ou membros predominando sobre o tronco. O indivduo mais desenvolvido longitudinalmente, como os jogadores de basquete.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

19

O brevelneo baixo e corpulento, com o tronco predominando sobre as extremidades. O indivduo mais desenvolvimento transversalmente, como os lutadores de sum. Existem indivduos mediolneos, que so aqueles que apresentam caractersticas intermedirias s do longilneo e do brevelneo. - Ambiente - Biorritmos - Gravidade - Esporte - Trabalho

11.2 Fatores Individuais


Os fatores individuais so aqueles restritos a cada pessoa. Refletem as caractersticas individuais dos indivduos. As variaes individuais extremas podem ser usadas para identificao. A medicina legal, por exemplo, se beneficia das diferenas individuais nas impresses digitais e daquelas que podem ser observadas em radiografias, como das arcadas dentrias.

12. CAVIDADES DO CORPO


O corpo contm duas cavidades principais: a dorsal (posterior) e a ventral (anterior). Cada uma dessas cavidades limitada por membranas e contm certa quantidade de fluido ao redor dos rgos que se encontram dentro das mesmas. A cavidade dorsal tem duas subdivises: a cavidade craniana, que aloja o encfalo, e a cavidade espinhal (vertebral), que contm a medula espinhal. A cavidade espinhal comunica-se com a cavidade craniana atravs do forame magno, uma larga abertura na face inferior do osso occipital. A cavidade ventral tambm apresenta duas subdivises. Elas so separadas pelo msculo diafragma em cavidades torcica, superior, e abdmino-plvica, inferior.
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

20

Cada uma dessas cavidades ainda subdividida. A cavidade torcica dividida em cavidade pericrdica, que se encontra ao redor do corao, e cavidades pleurais, direita e esquerda, onde se encontram os pulmes. A cavidade abdmino-plvica dividida, com propsitos descritivos, em cavidade abdominal, superior, e cavidade plvica ou pelve verdadeira, inferior, por um plano imaginrio, oblquo, que passa atravs da margem superior da snfise pbica, anteriormente, e pelo promontrio sacral, posteriormente. A poro inferior da cavidade abdominal limitada posteriormente pela poro alargada dos ossos do quadril, mas sua parede anterior formada pela parede abdominal. Essa regio expandida chamada de falsa pelve. Cavidades do Corpo Vistas Anterior e Lateral

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

21

Fonte: Van de Graaf, KENT. Anatomia Humana, 2003.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

22

Sistema Esqueltico

A estabilidade e mobilidade do corpo humano dependem dos tecidos que formam o Aparelho Locomotor
Harris, 2002

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

23

1. INTRODUO AO APARELHO LOCOMOTOR


- ORTOPEDIA: a ampla especialidade clnica e cirrgica dedicada preveno, investigao, diagnstico e tratamento de molstias e leses que acometem o Aparelho Locomotor.

rvore Ortopdica

Extrada de um livro de Nicolas Andry do Sculo XVIII, tornou-se o smbolo internacional da cirurgia ortopdica. Ilustra o conceito de uma jovem rvore torta que, como uma jovem criana deformada, pode ser ajudada a crescer ereta pela aplicao de foras apropriadas.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

24

2. DEFINIO
formado por um conjunto de estruturas branco-amareladas, vivas, capazes de crescer, se adaptar e se reparar. O esqueleto humano um endoesqueleto, isto , est colocado entre os tecidos moles do corpo. - Osteologia: Em sentido restrito e etimolgico, o estudo dos ossos. Em sentido mais amplo, inclui o estudo das formaes intimamente ligadas ou relacionadas com os ossos, formando o esqueleto. - Esqueleto: Conjunto dos ossos e cartilagens que se interligam para formar o arcabouo do corpo humano.

3. FUNES DO ESQUELETO
O sistema esqueltico exerce algumas funes de extrema importncia para o corpo humano, como: Sustentao: O esqueleto forma o arcabouo rijo ao qual os tecidos moles e rgos do corpo esto fixos. Os ossos do esqueleto suportam uma massa de msculos e rgos que podem pesar at cinco vezes mais do que o seu prprio peso; Proteo: O crnio e a coluna vertebral envolvem o encfalo e a medula espinhal; a caixa torcica protege o corao, os pulmes, os grandes vasos, o fgado e o bao; a cintura plvica protege as vsceras plvicas; Insero de Msculos: Os ossos servem como ponto de apoio para fixao da maioria dos msculos estriados esquelticos. Nesta condio, os msculos funcionam como alavancas que, ao se contrarem, provocam o movimento das partes do corpo. Hematopoese: O processo formador das clulas sanguneas denominado hematopoese e ocorre no tecido chamado medula ssea vermelha, localizado internamente em alguns ossos; Armazenamento de minerais: A matriz inorgnica do ossos composta principalmente de minerais de clcio e fsforo. Esses minerais que ocupam aproximadamente dois teros do peso do osso, do ao mesmo sua dureza e fora.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

25

4. NMERO DE OSSOS
No indivduo adulto, idade na qual se considera completado o desenvolvimento orgnico, o nmero de ossos de 206. Este nmero, todavia, varia, se levarmos em considerao os seguintes fatores: Fatores etrios: Do nascimento senilidade h uma diminuio do nmero de ossos. Isto se deve ao fato de que, certos ossos, no recm nascido, so formados de partes sseas que se soldam durante o desenvolvimento do indivduo para constituir um osso nico no adulto. Assim, o osso frontal formado por duas pores, separadas no plano mediano. O osso do quadril, no feto, separado em trs partes - lio, squio e pbis, que posteriormente se soldam para formar um osso nico no adulto. Por outro lado, nos indivduos muito idosos, h tendncia para a soldadura de dois ou mais ossos, levando a uma diminuio do seu nmero total. Este processo, denominado sinostose, ocorre principalmente entre os ossos do crnio, podendo transformar a abbada craniana em um nico osso; Fatores individuais: Em alguns indivduos pode haver persistncia da diviso do osso frontal no adulto e ossos extranumerrios podem ocorrer, determinando variao no nmero de ossos; Critrios de contagem: Alguns autores utilizam s vezes critrios muito pessoais para fazer a contagem do nmero de ossos do esqueleto, levando a variaes no nmero final.

5. CLASSIFICAO DOS OSSOS


H vrias maneiras de se classificar os ossos, entretanto a classificao mais difundida aquela que leva em considerao a forma dos ossos, classificando-os segundo a predominncia de uma das dimenses - comprimento, largura ou espessura - sobre as outras duas. Assim reconhecem-se: Ossos Longos So ossos que apresentam um comprimento consideravelmente maior que a largura e espessura. Exemplos tpicos so os ossos do esqueleto apendicular: fmur, mero, rdio, ulna, falanges.
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

26

Os ossos longos apresentam duas extremidades, denominadas Epfises e um corpo, a Difise. Esta possui, no seu interior, uma cavidade Canal Medular que aloja a medula ssea. Nos ossos em que a ossificao ainda no se completou, possvel observar entre a epfise e a difise um disco cartilaginoso Cartilagem Epifisria relacionada ao crescimento dos ossos em comprimento. Caractersticas dos Ossos Longos

Fonte: SPENCE Anatomia Humana Bsica, 1991

As extremidades superior ou proximal e inferior ou distal, expandidas, da difise, so conhecidas como metfise. na metfise que se encontra a cartilagem epifisria do osso em crescimento. Ossos Alongados So ossos que, assim como os ossos longos, possuem comprimento maior que largura e espessura, porm no apresentam canal medular. Um exemplo de osso alongado a costela.
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

27

Ossos Planos (Chatos ou Laminares) So ossos que apresentam comprimento e largura equivalentes, predominando

muito sobre a espessura. Os ossos do crnio, assim como escpula e osso do quadril so exemplos bem demonstrativos. Ossos Curtos So ossos que no possuem um eixo longo, apresentando comprimento, largura e espessura equivalentes. So cubides e localizam-se em locais onde no se precisa de muito movimento, mas fora. Os ossos do carpo e tarso so os exemplos mais comuns. Existem ossos que no podem ser classificados em nenhum dos tipos descritos acima e so, por esta razo e por caractersticas que lhe so peculiares, colocados dentro de uma das categorias seguintes: Ossos Irregulares So ossos de morfologia complexa, que no encontram nenhuma

correspondncia em formas geomtricas conhecidas. As vrtebras e o osso temporal so exemplos marcantes. Ossos Pneumticos So ossos que apresentam uma ou mais cavidades, de volume varivel, contendo ar. Essas cavidades recebem o nome de seios. Os ossos pneumticos so: frontal, maxila, temporal, etmide e esfenide. Ossos Sesamides So ossos que se desenvolvem na substncia de certos tendes ou na cpsula fibrosa que envolve as articulaes. Esto mais relacionados com msculos ou outros tecidos, que com outros ossos. A patela o maior osso sesamide do corpo. Ossos Suturais ou Fontanelares

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

28

Ossos Acessrios ou Supranumerrios So ossos que no esto presentes regularmente. Tais ossos so, em geral, do

tipo curto e encontrados principalmente nas mos e nos ps. So includos alguns ossos sesamides e certas epfises no soldadas, no adulto. So de alguma importncia mdico-legal pelo fato de que, quando vistos em radiografias, podem ser confundidos com fraturas. Em geral esto presentes bilateralmente. Repare que h ossos que, dadas as suas peculiaridades morfolgicas, so classificados em mais de um grupo: o frontal, por exemplo, um osso laminar, mas tambm pneumtico.

6. ESTRUTURA DOS OSSOS


A resistncia e rigidez ssea, em combinao com seu leve peso, d aos vertebrados sua mobilidade, destreza e fora. 6.1 TIPOS DE SUBSTNCIA SSEA (Ver figuras Caractersticas dos Ossos Longos e Estrutura Microscpica do Osso) O exame da superfcie de corte do osso mostra que o tecido assume duas formas - osso cortical ou compacto externo e osso trabecular interno ou esponjoso. Embora os elementos constituintes sejam os mesmos nos dois tipos de substncia ssea, eles dispem-se diferentemente conforme o tipo considerado: Substncia ssea compacta: constituda de lamelas, concentricamente arranjadas, Substncia ssea esponjosa: constitudas de trabculas desorganizadas que no tem espao entre si. um tipo mais denso e rijo. delimitando espaos intercomunicantes, onde se encontra a medula ssea. O osso cortical constitui cerca de 80% do esqueleto e circunda as delicadas espculas ou placas de osso esponjoso com lamelas compactas. Nos ossos longos, o osso cortical forma a difise cilndrica que circunda uma cavidade medular contendo pouco ou nenhum osso esponjoso. Nas metfises dos ossos longos, o osso cortical adelgaa-se e o osso esponjoso preenche a cavidade medular.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

29

Nos ossos planos no h presena do canal medular. Esse tipo de osso formado por osso esponjoso chamado dploe, que fica prensado entre duas camadas superficiais de osso compacto. Em virtude das diferenas em densidade e organizao, blocos iguais de osso cortical e esponjoso possuem propriedades mecnicas diferentes. Os dois tipos de osso tm a mesma composio, mas o osso cortical muito mais denso. Visto que a resistncia compresso do osso proporcional ao quadrado da densidade, o osso cortical possui uma resistncia compressiva que pode ser, em ordem de magnitude, maior que a do osso trabecular ou esponjoso. 6.2 ANATOMIA MACROSCPICA Quando observado a olho nu, o osso apresenta: Difise e epfises; Metfise; Canal ou cavidade medular; Cartilagem ou disco epifisrio e linha epifisria.

6.3 PERISTEO E ENDSTEO (Ver Figura Caractersticas dos Ossos Longos) Peristeo: uma dupla camada de tecido conjuntivo fibroso que recobre a

superfcie do osso. No est presente nas superfcies das articulaes, onde o osso recoberto por uma cartilagem articular. Sua camada externa fibrosa e suprida de vasos e nervos, alguns dos quais penetrando o osso. A camada interna ou osteognica contm clulas capazes de formar cartilagem e osso. Endsteo: a fina camada de tecido conjuntivo que reveste o canal ou cavidade medular. 6.4 ANATOMIA MICROSCPICA Quando examinado sob microscpio, o osso compacto visto como sendo formado por muitos sistemas organizados de canais interconectados. A unidade estrutural do osso compacto adulto o sistema haversiano (ostenio). Cada sistema haversiano tem um canal central canal central do ostenio (canal haversiano), que Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy 30

rodeado por lamelas (camadas) concentricamente arranjadas de osso. Pelo fato de o ostenio geralmente correr paralelamente ao longo do eixo do osso, os canais aparecem em seco longitudinal como longos tubos. Esta orientao do sistema haversiano contribui para a capacidade do osso em resistir a foras compressivas. Localizadas entre as lamelas adjacentes um ostenio esto diminutas cavidades chamadas lacunas. Cada lacuna contm uma clula chamada ostecito. Todas as lacunas num sistema harvesiano esto interconectadas por finssimos canais denominadas canalculos. Cada canal central do sistema harvesiano contm pelo menos um capilar sanguneo, que proporciona uma fonte de nutrientes e um meio de eliminao de resduos dos ostecitos que esto alojados entre as lacunas. Os nutrientes e resduos somente podem difundir a curta distncia atravs do tecido fluido das lacunas e canalculos, seja para entrar ou sair do canal harvesiano. Aps entrar no ostecito, os nutrientes provenientes dos vasos sanguneos so distribudos para ostecitos adjacentes por meio dos processos citoplasmticos dentro dos canalculos. Os vasos sanguneos que alcanam os canais so provenientes de vasos maiores que se encontram localizados ou na superfcie do osso ou na cavidade medular. Os vasos sanguneos, bem como os vasos linfticos e nervos, entram e saem da cavidade medular por meio de canais nutrcios que perfuram o osso desde a superfcie e se comunicam com a cavidade medular. Os canais sanguneos de ambas as fontes alcanam os canais centrais dos ostenios atravs dos canais perfurantes que correm perpendicularmente aos canais centrais dos ostenios (antigos canais de Volkmann). Na superfcie externa do osso, logo por baixo do peristeo, so encontradas varias lamelas circunferenciais, que acompanham a circunferncia da difise, como que rodeando distncia um canal haversiano. O osso esponjoso no mostra a organizao que caracterstica do osso compacto. Embora os ostecitos estejam alojados em lacunas e estas se comuniquem atravs dos canalculos, como no osso compacto, as lamelas no esto arranjadas em camadas concntricas. Mais propriamente, elas esto arranjadas em vrias direes que correspondem s linhas de mxima presso ou tenso. Os capilares sanguneos alcanam a vizinhana dos ostecitos passando nos espaos da medula ssea entre a placas de osso formadas por lamelas.
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

31

Estrutura Microscpica do Osso

Fonte: SPENCE Anatomia Humana Bsica, 1991

6.5 COMPOSIO DOS OSSOS A substncia intercelular (matriz) do osso formada por dois componentes principais: um arcabouo orgnico, um arcabouo inorgnico e o lquido da matriz. O componente da matriz orgnica contribui com cerca de 70% do peso sseo, embora possa contribuir com at 80%. As macromolculas inorgnicas contribuem com cerca de 20% do peso sseo e a gua contribui com 8 a 10%. A matriz orgnica formada predominantemente de fibras colgenas. Os sais inorgnicos do osso so formados principalmente de clcio e fosfato.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

32

A matriz orgnica d forma ao osso e proporciona resistncia tnsil - isto , podem resistir ao alongamento e toro. O componente inorgnico permite ao osso resistir compresso. Esta combinao de fibras e sais confere ao osso excepcional fora sem torn-lo quebradio. A matriz orgnica formada predominantemente de fibras colgenas. Os sais inorgnicos do osso so formados principalmente de clcio e fosfato. 6.6 MEDULA SSEA Antes do nascimento, a cavidade medular dos ossos longos e os espaos entre as trabculas esto preenchidos por tecido chamado de medula ssea vermelha (rubra). Este tecido d origem aos glbulos vermelhos do sangue e a certos glbulos brancos. Da infncia em diante, h uma diminuio progressiva da quantidade de medula ssea formadora de clulas sangneas e um aumento progressivo do acmulo de gordura (medula ssea amarela ou flava):

Fonte: GUYTON, A.. Tratado de Fisiologia Mdica. 6 ed. Rio de Janeiro, Ed. Interamericana, 1984.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

33

7. CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DOS OSSOS


A estrutura e funcionamento normais do sistema musculoesqueltico dependem da formao e crescimento dos tecidos conjuntivos esquelticos especficos e do msculo, e da integrao desses tecidos no sistema que proporciona a estabilidade e mobilidade do corpo. 7.1 DESENVOLVIMENTO INICIAL DO OSSO O osso se desenvolve a partir de membranas mesenquimatosas ou de cartilagem. Embora o osso seja idntico qualquer tecido que seja a sua origem, no segundo tipo, a cartilagem precisa ser primeiramente removida, antes que tecido sseo possa ser depositado. Ossificao intramembranosa: os ossos planos da abbada craniana e certos ossos faciais so formados pelo processo de ossificao intramembranosa. Crnio de um Recm-Nascido demonstrando o processo de Ossificao Intramembranosa Vista Lateral

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

34

Ossificao endocondral: a maioria dos ossos forma-se pela ossificao de

modelos de cartilagem que so formados nos estgios primrios do embrio. Os modelos de cartilagem lembram a forma do futuro osso. Etapas da Ossificao Endocondral

Fonte: Sobotta - Atlas Van de menselijke Anatomie, 2000.

7.2 AUMENTO DO OSSO EM COMPRIMENTO E DIMETRO (Ver figura Etapas da Ossificao Endocondral) Enquanto permanece a cartilagem epifisria, o osso pode aumentar em comprimento. Esse processo ocorre quando as clulas cartilaginosas entram em diviso e assim tendem a aumentar o tamanho do disco epifisrio. Ao mesmo tempo, o lado do disco voltado para a difise vai sendo substitudo por tecido sseo. Estas condies prevalecem at cerca de dez anos, quando a taxa de crescimento da cartilagem diminui e gradualmente alcanada pela ossificao contnua do lado do disco epifisrio voltado para a epfise. Perto dos 25 anos nos homens e alguns anos mais cedo nas mulheres, a cartilagem do disco completamente substituda por osso, restando apenas uma linha epifisria para marcar a sua localizao primitiva. Quando isso ocorre, o osso no mais capaz de crescer em comprimento. Entretanto, ele retm a capacidade de aumentar em dimetro, processo

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

35

que resulta da atividade das clulas osteognicas (capazes de formar osso) presentes na camada interna do peristeo. 7.3 FATORES QUE AFETAM O DESENVOLVIMENTO DOS OSSOS Um certo nmero de fatores pode influenciar grandemente o desenvolvimento do osso. Entre os fatores mais importantes esto: Presso: o osso um tecido vivo que capaz de ajustar a sua resistncia proporcionalmente ao grau de presso a que est sujeito. Quantidade aumentada de matriz ssea depositada no osso como resposta a sujeio prolongada a cargas pesadas. Inversamente, se o osso no est sujeito presso, os sais so retirados do osso. Hormnios: os hormnios das glndulas paratireides e tireide tm particular O aumento no nvel do hormnio da importncia no desenvolvimento do osso.

paratireide parato-hormnio aumenta a reabsoro de osso. O hormnio calcitonina da glndula tireide tem um efeito oposto ao do parato-hormnio. Qualquer remodelao de osso que possa ocorrer, envolve a interao desses dois hormnios. Nutrio: para que ocorra o desenvolvimento normal do osso, necessrio seguir uma dieta que fornea ao corpo uma variedade de substncias essenciais. A vitamina D tem particular importncia, pois necessria para a absoro apropriada de clcio a partir do trato gastrointestinal.

8. VARIAES
Os ossos variam de acordo com a raa, o sexo, a idade e de indivduo para indivduo. Os ossos nas mulheres so, comumente, mais leves e menores, porque as mulheres so geralmente menores e o crescimento estaciona mais cedo. As impresses musculares (acidentes sseos) tendem a ser mais pronunciadas nos ossos dos homens.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

36

9. ASPECTOS MDICO-LEGAIS E ANTROPOLGICOS


Quando ossos ou fragmentos de ossos so encontrados, s vezes possvel determinar primeiro se os ossos so humanos, ou ento se so jovens ou velhos, de homem ou de mulher. De maior valia na determinao do sexo, na ordem de sua importncia so: (1) a pelve e o sacro (2) o crnio (3) o esterno (4) a atlas (5) os ossos longos.

10. DIVISO DO ESQUELETO


Os ossos do esqueleto humano podem ser agrupados no esqueleto axial e no esqueleto apendicular. Esqueleto Axial: consiste dos ossos que formam a cabea, a coluna vertebral e o trax. Esta poro do esqueleto forma o eixo principal de suporte do corpo e protege o sistema nervoso central e rgos do trax. Esqueleto Apendicular: inclui os ossos dos membros superiores e inferiores e os ossos pelos quais esses membros se articulam com o esqueleto axial, isto , as cinturas escapular e plvica.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

37

OSSOS INDIVIDUAIS DO ESQUELETO


1. ESQUELETO AXIAL
O esqueleto axial consiste dos ossos que formam a cabea, a coluna vertebral e o trax. Esta poro do esqueleto forma o eixo principal de suporte do corpo e protege o sistema nervoso central e os rgos do trax.
DISTRIBUIO DO NMERO DE OSSOS DO ESQUELETO AXIAL
SEGMENTO N. DE OSSOS

Cabea Coluna Vertebral Trax(esterno e costelas) Total 1.1 Cabea

29 26 25 80

A cabea formada por 29 ossos, 11 dos quais so pares. Esta forma: Uma caixa para o encfalo; Cavidades para os rgos da sensibilidade especial (viso, audio, equilbrio, Aberturas para a passagem de ar e alimento; Os dentes para a mastigao.

olfato e gustao); -

Ossos que formam a Abboda Craniana (Calvria) Frontal Parietais Occipital

Ossos que formam a Base da Cavidade Craniana Frontal Etmide Esfenide Occipital
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

38

Temporais

Esqueleto da Face Mandbula Maxilas Zigomticos Nasais Lacrimais Palatinos Conchas Nasais Inferiores Vmer

Ossos que formam a Cavidade do Nariz Etmide Vmer Conchas nasais inferiores Maxilas

Ossos que formam o Palato sseo Maxilas Palatinos

Ossos que formam a rbita - Teto da rbita: Frontal e Esfenide (Asa Menor). - Parte medial da rbita: Maxila, Lacrimal e Etmide. - Parede lateral da rbita: Zigomtico e Esfenide (Asa Maior). - Assoalho da rbita: Maxila e Palatino. Ossculos da Audio Martelo Bigorna Estribo
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

39

Hiide A cabea ssea apresenta cerca de 85 forames, canais ou fissuras normais, atravs dos quais passam nervos e vasos sangneos. 1.2 TRAX O esqueleto do trax formado pelo esterno, pelas costelas e pelas cartilagens costais. As vrtebras torcicas formam a maior parte de sua poro posterior. Esterno um osso achatado e alongado que forma a poro mediana da parede anterior do trax. composto de trs partes: o manbrio, o corpo e o processo xifide. A poro superior do manbrio articula-se com a extremidade medial de cada clavcula. Suas margens laterais articulam-se com as cartilagens costais das primeiras costelas e com parte das cartilagens costais das segundas costelas. O corpo do esterno articulase em suas margens laterais com as cartilagens costais das segundas costelas (que tambm compartilham com o manbrio) at as stimas costelas. O pequeno processo xifide no se articula com nenhuma costela. Ele serve como ponto de fixao de diversos ligamentos e msculos, incluindo o msculo reto do abdome. A linha branca (alba), que marca a linha mediana do abdome, tambm est fixada nele. Costelas So 12 pares de costelas. Os primeiros sete pares articulam-se posteriormente com as vrtebras torcicas e anteriormente com o esterno, atravs das cartilagens costais. So denominadas costelas verdadeiras ou vertebroesternais. Os restantes cinco pares so chamados de costelas falsas. Os primeiros trs pares de costelas falsas (ou seja, a oitava, nona e dcima costelas) tm suas cartilagens costais fixadas, com maior freqncia, a cartilagem da costela situada acima delas, do que diretamente no esterno. So as chamadas costelas vertebrocondrais. As cartilagens costais da dcima-primeira e dcima-segunda costelas so curtas e no se articulam anteriormente. Por esta razo tambm so chamadas costelas flutuantes ou costelas vertebrais.
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

40

Cartilagens Costais As cartilagens costais do resistncia ao trax e servem de fixao anterior

para a maioria das costelas. Ao mesmo tempo, pelo fato de serem cartilagens, conferem flexibilidade caixa torcica para se expandir durante a respirao. 1.3 COLUNA VERTEBRAL A coluna vertebral o principal eixo de suporte do corpo, provendo fixao para a cabea, para o trax e para a cintura plvica. Embora seja a principal estrutura de suporte, sua construo tal que permite que o tronco tenha aprecivel flexibilidade. Alm disso, a coluna protege a medula espinhal, enquanto dispe de aberturas entre vrtebras adjacentes para a passagem de nervos espinhais. A coluna vertebral embrionria consiste de 33 vrtebras, que esto separadas em 5 tipos diferentes, dependendo da regio do corpo na qual se encontram: 7 vrtebras cervicais (C1 a C7) 12 vrtebras torcicas (T1 a T12) 5 vrtebras lombares (L1 a L5) 5 vrtebras sacrais (S1 a S5) 3 a 4 vrtebras coccgeas (CO1 a C03-CO4) No adulto as vrtebras sacrais unem-se em um nico osso, sacro, e as vrtebras coccgeas fundem-se para formar o cccix. Desta forma, a coluna vertebral no adulto tem 26 ossos separados. Curvaturas da Coluna Vertebral Quando examinada de perfil, a coluna vertebral do recm-nascido tem uma nica curvatura, de convexidade posterior. Quando a criana comea a levantar a cabea, desenvolve-se uma curvatura cervical de convexidade anterior. De maneira similar, uma curvatura lombar secundria desenvolve-se quando a mesma comea a andar. Se a curvatura lombar anterior excessiva, chamada lordose. Se a curvatura torcica, posterior que permanece como resqucio da primeira curvatura do recmnascido excessiva, chamada cifose (corcunda). A coluna vertebral normalmente

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

41

reta, sem qualquer curvatura lateral. Se existe uma curvatura lateral, fala-se em escoliose. Caractersticas de uma vrtebra tpica Embora hajam diferenas entre as vrtebras das vrias regies da coluna vertebral, existem determinadas similaridades, de modo que possvel descrever uma vrtebra tpica(padro). Uma vrtebra tpica tem um corpo anterior e espesso e um arco que se origina na superfcie posterior do corpo. Os corpos das vrtebras adjacentes esto separadas por um disco intervertebral. Cada arco da vrtebra se une a superfcie posterior do corpo e envolve um forame vertebral. Os forames vertebrais das vrtebras adjacentes esto alinhados e formam um canal vertebral, atravs do qual passa a medula espinhal. Processos transversos estendem-se lateralmente de cada arco da vrtebra. Projetandose para a regio posterior do arco da vrtebra, encontra-se um processo espinhoso mediano. Projetando-se para cima, de cada lado do arco da vrtebra, encontram-se um par de processos articulares superiores e, para baixo, um par de processos articulares inferiores. Os forames intervertebrais, atravs dos quais passam os nervos espinhais, esto localizados lateralmente entre as vrtebras. Diferenas regionais das vrtebras As vrtebras de cada regio apresentam caractersticas especficas que acrescentam-se s da vrtebra tpica e que permitem que elas sejam facilmente identificadas: Vrtebras Cervicais Forames transversos: aberturas nos processos transversos que permitem a passagem das artrias e veias vertebrais para e a partir do encfalo. Processos espinhosos bifurcados: Os processos espinhosos das vrtebras cervicais tm a ponta dupla (com exceo da primeira e da stima). Atlas (C1): a primeira vrtebra cervical, que se articula com os cndilos occipitais do crnio, no apresenta corpo nem processo espinhoso. Tem a forma de um anel, constitudo de arcos anterior e posterior.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

42

xis(C2): a segunda vrtebra cervical tem uma projeo vertical chamada dente, que se origina na face superior de seu corpo. Este processo funciona como um eixo ao redor do qual gira a atlas. Vrtebra Proeminente (C7): a stima vrtebra cervical, assim chamada pelo seu longo processo espinhoso que se sobressai alm das demais outras vrtebras cervicais, tornando-se um marco na contagem de outros processos espinhosos. Seu processo espinhoso pode ou no ser bifurcado. Vrtebras Torcicas Processos espinhosos: so protuberncias longas e afiladas que se projetam agudamente para baixo. Esta inclinao no to marcante nas vrtebras torcicas mais baixas. Facetas e semifacetas (Fveas Costais): superfcies articulares para as costelas no processo transverso e no corpo de todas as vrtebras torcicas. Vrtebras Lombares Corpos: Mais largos e mais pesados que os corpos das vrtebras de outras regies. Processos espinhosos: Curtos e quadrados quando comparados com os processos espinhosos de outras regies.

2. ESQUELETO APENDICULAR
O esqueleto apendicular inclui os ossos dos membros superiores e inferiores e os ossos pelos quais esses membros se articulam com o esqueleto axial, isto , as cinturas escapulas e plvica.
DISTRIBUIO DO NMERO DE OSSOS DO ESQUELETO APENDICULAR SEGMENTO N. DE OSSOS

Cintura escapular Membros superiores Cintura Plvica Membros inferiores Total

4 60 2 60 126 43

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

2.1 CINTURA ESCAPULAR (CNGULO DO MEMBRO SUPERIOR) A cintura escapular est localizada sobre a parte superior do trax e formada pela escpula e clavcula. Sua nica unio com o esqueleto axial est no local onde a extremidade medial de cada clavcula articula-se com o manbrio do esterno. A extremidade lateral de cada clavcula articula-se com o acrmio da escpula. As escpulas esto fixadas parede posterior do trax por msculos, mas no fazem contato diretamente com as costelas, estando separadas delas por outros msculos. 2.2 MEMBROS SUPERIORES BRAO mero: o nico osso do brao.

ANTEBRAO Radio e Ulna: So os dois ossos paralelos do antebrao. Na posio anatmica, a ulna medial e o rdio lateral. MO O esqueleto da mo consiste de ossos do carpo, osso do metacarpo e falanges. Carpo: h oito ossos no carpo que esto arranjados em duas fileiras de quatro ossos cada uma. Os ossos da fileira proximal so o escafide, o semilunar, o piramidal e o pisiforme. Os da fileira distal so o trapzio, o trapezide, o capitato e o hamato (uncinado, ganchoso ou unciforme). Metacarpo: cinco ossos do metacarpo formam o esqueleto da palma da mo. No Falanges: o esqueleto dos dedos formado pelas falanges. Elas so numeradas lugar de serem nomeados, eles so numerados da lateral para a medial de I a V. de lateral para medial como os ossos do metacarpo. Cada dedo contm trs falanges: proximal, mdia e distal. O primeiro dedo (polegar) uma exceo, pois s tem as falanges proximal e distal.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

44

2.3 CINTURA PLVICA A cintura plvica formada por um par de ossos do quadril ou ossos plvicos (coxais). Os dois ossos do quadril esto firmemente fixados por articulaes posteriores ao osso sacro (articulao sacroilaca) e um ao outro por uma articulao anterior (snfise pbica). Cada osso do quadril um osso nico formado pela fuso de trs ossos embrionrios separados: lio(superior), squio(posterior) e pbis(anterior). No osso adulto, esse nomes so mantidos para as respectivas partes. Na face lateral do osso do quadril, onde as suas respectivas partes se encontram, h uma reentrncia em forma de taa chamada acetbulo. A cabea do fmur se articula com o acetbulo. Abaixo do acetbulo est situado o largo forame obturado. Diferenas sexuais da pelve (Ver Roteiro de Imagens do Esqueleto) H vrias diferenas estruturais entre as pelves masculina e feminina, a maioria das quais estando relacionada com as funes de gestao e parto: Diferenas Estruturais entre as Pelves Masculina e Feminina Caracterstica Estrutura Geral Espinhas Ilacas Anteriores Abertura Superior Abertura Inferior Arco pbico Forame obturado Acetbulo Pelve Feminina Mais delicada Mais afastadas Larga, circular Mais larga; Os tberes isquiticos se encontram bastante afastados Obtuso (maior que 90) Triangular Mais anterior Agudo (menor que 90) Oval Mais lateral Mais estreita Pelve Masculina Mais Macia Mais prximas Forma de corao

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

45

2.4 MEMBROS INFERIORES COXA Fmur: forma o esqueleto da coxa e o mais longo osso do corpo.

PERNA Tbia e fbula: o esqueleto da perna consiste em um forte osso medial, a tbia e um fino osso lateral, a fbula. PATELA Protegendo a articulao do joelho, entre a coxa e a perna, encontra-se a patela. um osso sesamide, o que significa que se forma no interior de tendes e no est firmemente ancorada ao esqueleto. Alm de proteger o joelho, a patela melhora a ao de alavanca do msculo quadrceps femoral, em cujo tendo est includa. P O esqueleto do p consiste de ossos tarsais, metatarsais e falanges. A poro proximal do p, junto ao tornozelo, formada pelos sete ossos tarsais: tlus, calcneo, navicular, cubide e cuneiformes medial, lateral e intermdio. Cinco ossos metatarsais formam a regio intermediria do p e so numerados de I a V de medial para lateral. O esqueleto dos dedos semelhante ao das mos, sendo formado por 14 falanges trs (proximal, mdia e distal) em cada dedo, exceto no dedo maior (hlux), que no tem a falange mdia.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

46

ANEXOS

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

47

ROTEIRO DE ESTUDO DOS ACIDENTES SSEOS


Os acidentes sseos so marcas nos ossos que representam pontos de fixao de msculos esquelticos e estruturas articulares. TIPOS DE ACIDENTES SSEOS
CRISTA: Uma linha ssea proeminente, aguada. CNDILO: Uma proeminncia arredondada que se articula com outro osso. EPICNDILO: Uma pequena projeo localizada acima ou no cndilo. FACETA: Uma superfcie articular lisa, quase achatada. FISSURA: Uma passagem estreita como uma fenda. FORAME: Um buraco; uma passagem atravs de um osso. FOSSA: Uma depresso; muitas vezes usada como superfcie articular; rea cncava ou deprimida. FVEA: Uma cova; geralmente usada como ponto de fixao, mais do que para articulao. CABEA: Geralmente a extremidade maior de uma osso longo; freqentemente separada do corpo por um colo estreitado. LINHA: Uma pequena elevao linear. MEATO: Um canal dentro de um osso. PROCESSO: Uma proeminncia ou projeo. RAMO: Um longo brao ou processo que se projeta da parte principal de um osso. ESPINHA: Uma projeo afilada. PROCESSO ESPINHOSO: Parte que se projeta como uma espinha. SULCO: Uma depresso linear. TROCANTER: Um processo globoso grande. TUBRCULO: Um ndulo ou pequeno processo arredondado. TUBEROSIDADE: Um processo amplo, maior que um tubrculo. PROTUBERNCIA: Uma projeo. INCISURA: Reentrncia na margem de um osso. MALOLO: Processo arredondado. SEIO: Ampla cavidade em um osso.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

48

ROTEIRO DE ESTUDO DOS ACIDENTES SSEOS


ESQUELETO AXIAL
1. CABEA
CRNIO Frontal (1) Parietal (2) Occipital (1) Temporal (2) Etmide (1) Esfenide (1) FACE OSSCULOS DA AUDIO Martelo (2) Bigorna (2) Estribo (2) Nasal (2) Maxila (2) Lacrimal (2) Palatino (2) Zigomtico (2) Concha nasal inferior(2) Vmer(1) Mandbula(1)

HIIDE Osso Frontal - Face Externa Glabela Arco Superciliar Margem supra-orbital - Face Interna Crista frontal Osso Maxila - Face Anterior Margem infra-orbital Espinha nasal anterior Processo alveolar Alvolos dentais
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

49

Osso Mandbula - Corpo da mandbula Processo alveolar Alvolos dentais Protuberncia mental - Ramo da mandbula Processo coronide Processo condilar Incisura da mandbula Osso Esfenide - Asa maior - Asa menor - Corpo Sulco pr-quiasmtico Sela turca Fossa hipofisria Dorso da sela Osso Etmide - Lmina crivosa - Crista etmoidal (Galli) - Lmina perpendicular * Conchas nasais superior e mdia Osso Temporal - Parte Petrosa Processo mastide Processo estilide Meato acstico interno - Parte Timpnica - Meato acstico externo - Parte Escamosa Processo zigomtico * Canal cartico * Forame jugular

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

50

Osso Occipital - Forame magno - Cndilo occipital - Protuberncia occipital externa - Canal do hipoglosso

2. TRAX
- OSSO ESTERNO - Manbrio Incisura jugular (frcula esternal) Incisura clavicular - Corpo - Processo xifide - COSTELAS Classificao das costelas - Costelas Verdadeiras I a VII - Costelas Falsas VIII a XII Costelas Flutuantes XI e XII Caractersticas das costelas - Cabea da costela - Colo da costela - Corpo ou haste da costela Tubrculo da costela ngulo da costela Sulco da costela

3. COLUNA VERTEBRAL
- VRTEBRA PADRO (TPICA) - Corpo da vrtebra - Arco da vrtebra Canal vertebral Forame intervertebral Forame vertebral Processo espinhoso Lmina
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

51

Processo transverso Pedculo Processo articular superior Processo articular inferior - VRTEBRAS CERVICAIS (C1 a C7) Caractersticas Gerais (Vrtebras Tpicas) - Processo espinhoso bifurcado - Forame Transverso Vrtebras Atpicas - Atlas (C1) - ausncia de corpo vertebral - xis (C2) - Processo odontide (dente do xis) - Vrtebra Proeminente (C7) processo espinhoso proeminente, com ou sem bifurcao. - VRTEBRAS TORCICAS (T1 a T12) - Fvea costal superior - Fvea costal inferior - Fvea costal no processo transverso - Forame vertebral circular (oval) - Processo espinhoso descendente - VRTEBRAS LOMBARES (L1 a L5) - Processo espinhoso curto e quadrado - Corpo bem desenvolvido - OSSO SACRO (S1 a S5) - Base Promontrio - Face plvica Linhas transversas Forames sacrais anteriores - Face dorsal Crista sacral mediana Forames sacrais posteriores Canal sacral Hiato sacral - OSSO CCCIX (3 a 4 VRTEBRAS COCCGEAS)

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

52

ESQUELETO APENDICULAR
1. CINTURA ESCAPULAR E MEMBRO SUPERIOR

- OSSO ESCPULA - Margens: superior, medial e lateral - ngulos: inferior, lateral e superior - Face costal (anterior) Fossa subescapular - Face dorsal (posterior) Espinha da escpula Fossa supra-espinhal Fossa infra-espinhal - Acrmio - Cavidade glenide - Tubrculo supra-glenoidal - Tubrculo infra-glenoidal - Colo da escpula - Processo coracide - OSSO CLAVCULA - Extremidade esternal - Extremidade acromial - Corpo da clavcula - OSSO MERO - Cabea do mero - Colo anatmico - Colo cirrgico - Tubrculo maior - Tubrculo menor - Sulco intertubercular - Corpo do mero Tuberosidade deltidea - Cndilo do mero Captulo Fossa radial Trclea
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

53

Fossa coronide Fossa do olcrano - Epicndilo medial Sulco do nervo ulnar - Epicndilo lateral - OSSO RDIO - Cabea do rdio - Colo do rdio - Tuberosidade do rdio - Tubrculo dorsal - Processo estilide - Face articular para o carpo Incisura do osso escafide Incisura do osso semilunar - OSSO ULNA - Olcrano - Incisura troclear - Processo coronide - Cabea da ulna Processo estilide - OSSOS DO CARPO - Fileira proximal: Escafide, Semilunar, Piramidal, Pisiforme - Fileira distal: Trapzio, Trapezide, Capitato, Hamato - OSSOS DO METARCARPO (I a V) - Base - Corpo - Cabea - OSSOS DAS FALANGES - Falange proximal - Falange mdia - Falange distal

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

54

2.

CINTURA PLVICA E MEMBRO INFERIOR

- OSSO DO QUADRIL - Acetbulo - Forame obturado - Osso lio Crista ilaca Espinha ilaca ntero-superior Espinha ilaca ntero-inferior Espinha ilaca pstero-superior Espinha ilaca pstero-inferior Fossa ilaca Face gltea Face sacroplvica Face auricular - Osso squio Tber isquitico - Osso pbis Face sinfisial - OSSO FMUR - Cabea do fmur - Colo do fmur - Trocnter maior Fossa trocantrica - Trocnter menor - Crista intertrocantrica - Corpo do Fmur Tuberosidade gltea Face popltea - Cndilo medial Epicndilo medial Tubrculo adutor - Cndilo lateral Epicndilo lateral - Face patelar - Fossa intercondilar - OSSO PATELA - pice - Base - Faces: Anterior e Articular
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

55

- OSSO TBIA - Cndilo medial - Cndilo lateral Face articular fibular - Eminncia intercondilar - Corpo da tbia Tuberosidade da tbia Crista anterior da tbia - Malolo medial Face articular do malolo - OSSO FBULA - Cabea da fbula - Malolo lateral Face articular do malolo

- OSSOS DO TARSO - Tlus - Calcneo - Navicular - Cubide - Cuneiforme medial - Cuneiforme intermdio - Cuneiforme lateral - OSSOS DO METATARSO (I a V) - Base - Corpo - Cabea - OSSOS DAS FALANGES - Falange proximal - Falange mdia - Falange distal

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

56

ROTEIRO DE IDENTIFICAO DOS ACIDENTES SSEOS


ESQUELETO AXIAL
1. CABEA Crnio Vista Anterior

Fonte: VAN DE GRAAF Anatomia Humana, 2003.

Crnio Vista Lateral

Fonte: VAN DE GRAAF Anatomia Humana, 2003.


Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

57

Crnio Vista Posterior

Fonte: VAN DE GRAAF Anatomia Humana, 2003.

Vista Inferior do Crnio Mandbula Retirada

Fonte: VAN DE GRAAF Anatomia Humana, 2003.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

58

Seco Transversal do Crnio Vista Superior

Fonte: VAN DE GRAAF Anatomia Humana, 2003.

Seco Sagital do Crnio Vista Lateral Esquerda

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.


Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

59

Ossculos da Audio - Esquema

Fonte: SPENCE Anatomia Humana Bsica, 1991.

Hiide - Esquema

Fonte: SPENCE Anatomia Humana Bsica, 1991.


Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

60

2.

TRAX Arcabouo sseo do Trax Vista Anterior

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

Arcabouo sseo do Trax Vista Posterior

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.


Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

61

Esterno, Cartilagens Costais e Costelas

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

Estrutura da Costela Vista Posterior

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.


Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

62

3. COLUNA VERTEBRAL

Coluna Vertebral

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

63

Vrtebras Cervicais Agrupadas Vista Lateral Direita

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

Vrtebras Cervicais C1 a C4 Vista Posterior

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.


Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

64

Atlas e xis Caractersticas Gerais

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

Vrtebras Cervicais C4 e C7 Caractersticas Gerais

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.


Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

65

Vrtebra Torcica T6 Vista Lateral Direita

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

Vrtebra Torcica T6 Vista Superior

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.


Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

66

Vrtebras Torcicas Articuladas T7 a T9 Vista Posterior

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

Vrtebras Lombares Agrupadas - Vista Lateral Esquerda

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.


Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

67

Vrtebra Lombar L2 Vista Superior

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

Sacro e Cccix Face Plvica (Anterior)

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.


Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

68

Sacro e Cccix Face Dorsal (Posterior)

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

Sacro e Cccix Seco Sagital Mediana

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.


Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

69

ESQUELETO APENDICULAR
1. CINTURA ESCAPULAR E MEMBRO SUPERIOR Escpula e mero Vista Anterior

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

Escpula e mero Vista Posterior

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.


Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

70

Rdio e Ulna em Supinao Vista Anterior

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

Radio e Ulna em Pronao Vista Anterior

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

71

Ossos do Cotovelo em Flexo de 90 - Vistas Lateral e Medial

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

Face Articular do Carpo e Seco Frontal do Rdio

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

72

Ossos do Carpo, Metacarpo e Falanges (Vista Anterior)

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

Ossos do Carpo, Metacarpo e Falanges (Posterior)

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

73

2. CINTURA PLVICA E MEMBRO INFERIOR Pelve Masculina - Medidas

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

Pelve Feminina - Medidas

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.


Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

74

Pelve Feminina Medidas (Seco Sagital Mediana)

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

Osso do Quadril Direito Vista Lateral

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.


Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

75

Osso do Quadril Direito Vista Medial

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

Fmur Direito - Vista Anterior

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.


Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

76

Fmur Direito - Vista Posterior

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

Patela - Vistas Anterior e Posterior

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

77

Tbia e Fbula - Vista Anterior

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

Tbia e Fbula - Vista Posterior

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.


Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

78

Ossos do P Vista Dorsal

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

Ossos do P Vista Plantar

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.


Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

79

Ossos do P Vista Lateral

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

Ossos do P Vista Medial

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

80

Sistema Articular

A estabilidade e mobilidade do corpo humano dependem dos tecidos que formam o Aparelho Locomotor
Harris, 2002

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

81

1. INTRODUO
As palavras articulao (latim artculo = juno entre ossos) e junta so usadas como sinnimos para descrever um arranjo estrutural que une dois ou mais ossos em seu ponto de encontro. A articulao a conexo entre quaisquer das partes rgidas (ossos ou cartilagens) do esqueleto.

2. FUNES
Alm de serem a unio entre dois ou mais ossos, muitas articulaes permitem uma aprecivel movimentao nessa unio, alm de facilitarem o crescimento dos ossos que se interconectam. A estrutura de uma articulao determina a direo e amplitude de movimento que ela permite. Nem todas as articulaes so flexveis, contudo, quando uma parte do corpo se movimenta, outras articulaes permanecem rgidas para estabilizar este e manter o equilbrio. A atividade coordenada das articulaes permite os movimentos sinuosos, elegantes do ginasta ou da danarina de bal, da mesma maneira que permite todas as aes comuns associadas com caminhar, comer, escrever e falar.

3. CLASSIFICAO DAS ARTICULAES


As articulaes podem ser classificadas seguindo-se dois critrios: De acordo com o tecido que conecta os ossos De acordo com o movimento realizado pela articulao TIPOS DE ARTICULAO
QUANTO AO TECIDO QUANTO AO MOVIMENTO

Fibrosa Cartilaginosa Sinovial

Sinartrose Anfiartrose Diartrose

Antigamente as articulaes eram classificadas como imveis (fibrosas), semimveis(cartilaginosas) e mveis(sinoviais). As articulaes fibrosas e cartilaginosas so Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy 82

estabelecidas pela continuidade dos ossos circulantes atravs do tecido interposto. As articulaes sinoviais se fazem por contigidade, j que uma cavidade separa os ossos circulantes: Relao de Continuidade - Articulaes entre os Ossos Planos do Crnio

Relao de Contigidade - Articulao do Quadril

Fonte: Pesquisa do Autor, 2004.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

83

4. ARTICULAES FIBROSAS OU SINARTROSES


Nesse tipo de articulao os ossos so mantidos juntos por tecido conjuntivo fibroso. H muito pouco espao entre as extremidades dos ossos, no sendo permitido nenhum movimento aprecivel. Devido a este fato so tambm denominadas sinartroses (articulao imvel). De fato, alguns movimentos de pequena amplitude so realizados. So divididas em: 4.1 SUTURAS Nas suturas, as extremidades dos ossos tm interdigitaes ou sulcos que os mantm ntima e firmemente unidos, com as fibras de conexo sendo muito curtas, preenchendo a fenda de conexo entre os ossos. As suturas so encontradas entre os ossos planos do crnio. As suturas podem ser divididas em trs tipos, de acordo com a forma das extremidades de contato articular: Suturas planas: as extremidades de contato entre os ossos so retilneas. Suturas denteadas: as extremidades so em forma de dente ou de serra. Ex. articulao internasal. Ex. articulao frontoparietal sutura coronal; articulao interparietal sutura sagital; articulao occipitoparietal sutura lambdide. Sutura escamosa: caracterizada por extremidades em forma de escama ou bisel. Ex. articulao tmporoparietal. Uma sinostose uma articulao do tipo sutura que est presente durante o crescimento do crnio, mas que no adulto ossifica-se totalmente. O osso frontal, por exemplo, durante a sua formao apresenta dois componentes separados, mas a sua sutura desaparece na maioria dos indivduos quando o crnio completa o seu desenvolvimento.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

84

Sinostose

Fonte: Adaptado de Sobotta - Atlas Van de menselijke Anatomie, 2000.

4.2 GONFOSES As gonfoses so articulaes que se caracterizam por uma superfcie em forma de pino e outra em forma de receptculo. Ex. articulaes dentoalveolares (processos alveolares da mandbula e maxila) 4.3 ESQUINDILESE um tipo de articulao fibrosa em que uma superfcie em forma de crista de um osso (ex. corpo do esfenide) se aloja em uma superfcie em forma de fenda de outro osso (fenda entre as asas do vmer).

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

85

Articulao entre o Vmer e o Corpo do Esfenide Articulao entre Processo Alveolar da Maxila e os Alvolos Dentais

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

4.4 SINDESMOSE Nas sindesmoses os ossos esto um pouco mais afastados e

consequentemente as fibras de tecido fibroso que conectam os mesmos so mais largas e maiores e geralmente referidas como ligamentos. Nas sindesmoses os ossos no esto to unidos como nas suturas, podendo assim ocorrer algum movimento, melhor descritos como elasticidade, mas no movimentos verdadeiros. Ex. articulao tibiofibular distal; articulao tibiofibular mdia membrana interssea da perna; articulao radioulnar mdia membrana interssea do antebrao.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

86

Membrana Interssea do Antebrao Vista Anterior

Fonte: Pesquisa do Autor, 2004.

5. ARTICULAES CARTILAGINOSAS OU ANFIARTROSES


Nesse tipo de articulao, os ossos esto mantidos unidos por tecido cartilaginoso. Pelo fato de serem observados pequenos movimentos nessas articulaes (mais que nas articulaes fibrosas), elas tambm so classificadas como anfiartroses. Podem ser divididas em: 5.1 SINCONDROSES Os ossos de uma articulao desse tipo esto unidos por cartilagem hialina. Muitas sincondroses so articulaes temporrias, com os ossos substituindo a cartilagem. Esta substituio ocorre entre as epfises e difises dos ossos longos e entre certos ossos do crnio. As articulaes esternocostais (figura abaixo) so exemplos de sincondroses que muitas vezes se mantm permanentes. Ex. articulao manubrioesternal (figura abaixo); articulao xifoesternal (figura abaixo); articulao esfeno-occipital; cartilagem epifisria.
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

87

Esterno e Cartilagens Costais Vista Anterior

Fonte: Sobotta - Atlas Van de menselijke Anatomie, 2000.

O principal papel das suturas e das sincondroses o de facilitar o crescimento sseo e no o de movimentao. 5.2 SNFISES Nesse tipo de articulao as superfcies dos ossos esto cobertas por uma fina camada de cartilagem hialina. Separando os ossos da articulao encontram-se coxins fibrocartilaginosos, que so como discos compressveis que permitem snfise absorver choques. Ex. articulao interpbica snfise pbica (figura abaixo); articulao intercorpovertebral disco intervertebral.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

88

Articulao Interpbica - Snfise Pbica

Fonte: Pesquisa do Autor, 2004.

6. ARTICULAES SINOVIAIS OU DIARTROSES


As articulaes sinoviais so caracterizadas por serem livremente mveis, sendo seu movimento limitado por ligamentos, msculos, tendes ou ossos adjacentes. Pela sua liberdade de movimentos, so referidas como diartroses (significa articulao mvel). 6.1 CARACTERSTICAS DAS ARTICULAES SINOVIAIS As articulaes sinoviais possuem cinco caractersticas que so tpicas de todas as articulaes desse tipo: Cpsula articular: uma dupla membrana que envolve e encerra a articulao. A sua camada mais externa composta de tecido conjuntivo fibroso denso, cujas fibras esto firmemente aderidas ao peristeo dos ossos. Feixes paralelos de fibras na camada mais externa formam ligamentos que fortalecem a articulao. A camada mais interna da cpsula conhecida como membrana sinovial.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

89

A cpsula articular bem suprida de fibras nervosas que no somente fazem a percepo de uma possvel dor, como tambm provm informaes referentes ao movimento e posio da articulao. Membrana sinovial: consiste de tecido conjuntivo frouxo, cuja superfcie interna

bem suprida de capilares. A membrana se apresenta formada por dobras que se projetam na cavidade articular, revestindo esta. Entretanto, no recobre as superfcies das cartilagens articulares ou do disco articular. A membrana produz e secreta o lquido sinovial. Lquido sinovial: um lquido espesso produzido e secretado pela membrana sinovial. responsvel pela lubrificao das superfcies articulares e pela nutrio da cartilagem articular. De fato, o lquido sinovial serve como um elemento amortecedor de peso na articulao, desde que mantm as cartilagens articulares dos ossos que formam a articulao separados, no permitindo que estes faam contato entre si. Normalmente, somente secretada a quantidade suficiente de lquido para formar um delgado filme nas superfcies que se articulam. Em uma articulao que lesionada ou torna-se inflamada, entretanto, sua produo pode ser estimulada e o excesso de fluido pode se acumular causando inchao e desconforto. Cartilagem articular: uma fina camada de cartilagem hialina que cobre a

superfcie articular lisa dos ossos. No local onde se encontra, no h presena de peristeo. Cavidade articular: o espao articular, interior cpsula e que preenchido por lquido sinovial. Alm dessas cinco caractersticas, algumas articulaes sinoviais possuem discos articulares, ou no caso do joelho, meniscos, de fibrocartilagem, que se estendem para dentro da articulao a partir da cpsula articular. A articulao tmporomandibular, a articulao esternoclavicular e a articulao radioulnar distal contm discos articulares.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

90

Fonte: Adaptado de Sobotta - Atlas Van de menselijke Anatomie, 2000.

Em acrscimo ao fortalecimento proporcionado pelos ligamentos formados na camada fibrosa da cpsula, vrios msculos e seus tendes, que atravessam as articulaes, estabilizam-nas enquanto permitem que se movam. BOLSAS SINOVIAIS E BAINHAS DOS TENDES As membranas sinoviais formam duas outras estruturas que, embora no faam realmente parte das articulaes sinoviais, esto freqentemente associadas a elas. So as bolsas sinoviais e as bainhas dos tendes. Ambas estruturas contm lquido sinovial e servem para reduzir o atrito durante o movimento entre uma estrutura como a pele, msculos, tendes ou ligamentos e o osso:

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

91

Bolsa Sinovial

Bainha do Tendo

Fonte: SPENCE, Alexander. Anatomia Humana Bsica. 2.ed. So Paulo, Manole, 1991.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

92

6.2 MOVIMENTOS DAS ARTICULAES SINOVIAIS As articulaes sinoviais, diferentemente das articulaes fibrosas e

cartilaginosas, so classificadas como base no movimento que elas permitem. Os movimentos gerais permitidos pelas articulaes sinoviais podem ser colocados em quatro grupos: deslizamento, movimentos angulares, circunduo e rotao. Alm disso, diversas articulaes sinoviais permitem movimentos que so exclusivamente prprios delas. Estes movimentos so considerados movimentos especiais. TIPOS DE MOVIMENTOS 1. Deslizamento: o tipo mais comum de movimento que pode ocorrem em uma articulao sinovial. Neste movimento, as superfcies dos ossos adjacentes movemse para frente e para trs, uma contra a outra. 2. Movimentos angulares: so movimentos que aumentam ou diminuem o ngulo entre dois ossos adjacentes. H quatro tipos de movimentos angulares: Flexo: ocorre quando um osso movimentado em um plano ntero-posterior, em um trajeto que diminui o ngulo entre ele e o osso adjacente. A coluna vertebral flexionada quando se curva para frente. A trao do calcanhar para cima, consequentemente abaixando a regio dos dedos do p, referida como flexo plantar. Extenso: o oposto flexo, causando o aumento do ngulo entre os ossos articulados. A hiperextenso causada quando um segmento movimentado para alm da sua posio ortosttica, como no encurvamento das costas para trs ou posicionamento dos membros posteriormente, para trs do plano do corpo. A aproximao do dorso do p em direo canela freqentemente considerada como uma extenso do p, mas chamada dorsiflexo. Abduo: quando uma parte do corpo, tal como um membro movimentada para longe da linha mediana do corpo, ocorre abduo. No caso dos dedos da mo, a abduo envolve o movimento deles para longe da linha mediana da mo. A abduo dos dedos do p verificada pelo movimento deles para longe do eixo longitudinal do segundo dedo. Aduo: o oposto da abduo e envolve o movimento de uma parte do corpo em direo linha mdia do mesmo. No caso dos dedos da mo, o movimento se faz
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

93

em direo linha mediana da mo. A aduo dos dedos do p verificada pelo movimento deles em direo ao eixo longitudinal do segundo dedo. 3. Circunduo: o movimento articular conhecido como circunduo delineia um cone, onde a base desenhada pelo movimento da parte distal do osso e o pice na cavidade articular. O movimento uma combinao seqencial de flexo, abduo, extenso e aduo. A circunduo comum nas articulaes do quadril e ombro, mas tambm possvel em outras articulaes. 4. Rotao: o movimento de um osso ao redor de um eixo central, sem nenhum deslocamento desse eixo, chamado rotao. Se a face anterior de um osso se move para dentro, o movimento chamado rotao medial (interna). Quando a superfcie anterior de um osso se move para fora, ocorre rotao lateral (externa). Supinao: o termo utilizado para descrever a rotao do antebrao para fora, fazendo com que a palma da mo fique posicionada anteriormente e o rdio e ulna fiquem paralelos. Na posio anatmica, o antebrao est supinado. Pronao: o termo utilizado para descrever a rotao do antebrao para dentro, fazendo com que o rdio se posicione diagonalmente sobre a ulna e as palmas das mos fiquem para trs (posteriormente). 5. Movimentos especiais: algumas articulaes permitem movimentos especiais, que no podem ser descritos como nenhum dos movimentos anteriormente mencionados. Esses movimentos so: Elevao: o movimento que ergue uma parte do corpo. comumente utilizado para fazer referncia ao elevamento da escpula, como no encolhimento dos ombros, ou elevao da mandbula, quando se fecha a boca. Depresso: o movimento que abaixa uma parte do corpo. Este termo freqentemente utilizado para fazer referncia ao abaixamento da escpula ou da mandbula. Inverso: Torcendo o p de tal modo que a planta fique voltada para dentro, como sua margem interna elevada. Everso: torcendo o p de tal modo que a planta fique voltada para fora, com sua margem externa elevada. Protrao: o movimento que desloca uma parte do corpo (como a mandbula) para frente.
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

94

Retrao: o movimento que faz retornar a parte protrada para a posio usual.

Principais Movimentos das Articulaes Sinovais

Fonte: SPENCE, Alexander. Anatomia Humana Bsica. 2.ed. So Paulo, Manole, 1991.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

95

6.3 TIPOS DE ARTICULAES SINOVIAIS Com base nos movimentos permitidos e na forma das superfcies articulares envolvidas, possvel separar as articulaes sinoviais em sete tipos: PLANAS So formadas principalmente pela aposio de superfcies articulares achatadas ou levemente encurvadas. Nestas articulaes ocorrem movimentos de deslizamento, que so possveis em qualquer direo, sendo limitados somente pelos ligamentos ou processos sseos que rodeiam a articulao. So exemplos: articulao radioulnar distal; articulao tibiofibular proximal; articulao acromioclavicular; articulao sacroilaca. GNGLIMO OU DOBRADIA Nas articulaes do tipo gnglimo, as superfcies articulares tm uma tal forma que nicos movimentos possveis so a flexo e a extenso. So exemplos as articulaes mero-ulnar, articulaes interfalngicas e a articulao do joelho. Vrios autores classificam a articulao do joelho como condilar, pelo fato de permitir os movimentos de rotao interna e externa associados sua flexo, alm das caractersticas morfolgicas de uma articulao condilar (descritos abaixo). PIV OU TROCIDE O nico movimento permitido em uma articulao desse tipo a rotao ao redor de um eixo longitudinal do osso. Exemplos so a rotao da primeira vrtebra cervical (atlas) ao redor do dente da segunda vrtebra cervical(xis) articulao atlanto-axial e as articulaes proximais entre o rdio e a ulna(radioulnar proximal). ELIPSIDES So articulaes que possuem uma superfcie articular cncava e outra ligeiramente convexa. Assim, permitem movimento em dois planos perpendiculares entre si. Podem ocorrer nestas articulaes os movimentos de flexo, extenso,

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

96

abduo, aduo e circunduo. So exemplos as articulaes metacarpofalngica e radiocrpica. SELARES As articulaes selares permitem os mesmos movimentos das elipsides: flexo, extenso, abduo, aduo e circunduo. A superfcie articular de cada osso cncava em uma direo e convexa na outra. Desse modo, elas se relacionam como duas selas cujas superfcies giraram 90 graus e se colocaram uma contra a outra. So exemplos as articulaes calcaneocubidea eo carpometacrpica do polegar. Segundo vrios autores, a nica articulao selar verdadeira do corpo a articulao carpometacrpica do polegar. ESFERIDES As articulaes esferides so formadas por uma cabea esfrica de um osso contrapondo-se a uma cavidade em forma de taa do outro. Alm dos movimentos de flexo, extenso, abduo e aduo, as articulaes esferides permitem a rotao interna e externa. So exemplos: articulao do ombro (glenoumeral) e articulao do quadril (coxofemoral). CONDILAR So articulaes caracterizadas por apresentarem as superfcies articulares ovais, arredondadas. So exemplos: articulao do joelho; articulao mero-radial, articulao atlanto-occipital; articulao tmporomandibular.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

97

Estrutura e Funo das Principais Articulaes Sinoviais


Fonte das imagens: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

1. ARTICULAO TMPOROMANDIBULAR (ATM)


A ATM uma articulao sinovial do tipo condilar, constituda pelo processo condilar da mandbula e a fossa mandibular do osso temporal. Um disco articular divide a cavidade articular em dois compartimentos, um superior e outro inferior. A cpsula articular da ATM frouxa e se fixa s margens da rea articular no osso temporal e em torno do colo da mandbula. A parte espessa da cpsula forma o ligamento lateral (temporomandibular), que refora a ATM lateralmente. Existem duas membranas sinoviais: uma reveste a cpsula fibrosa superiormente ao disco e a outra reveste sua poro inferior. Alm do ligamento lateral, mais dois ligamentos unem a mandbula ao crnio (nenhum deles acrescenta muita fora articulao): ligamento estilomandibular que faz trajeto desde o processo estilide do osso temporal at o angula da mandbula, e ligamento esfenomandibular que tem percurso desde a espinha do osso esfenide at a lngula da mandbula. Ligamentos da ATM Vista Lateral

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

98

Os movimentos da mandbula so: depresso, elevao (ocluso), protuso (protrao), retruso (retrao) e movimento lateral. Quando a mandbula abaixada (deprimida) durante a abertura da boca, a sua cabea e o disco articular movem-se anteriormente na face articular, at que a cabea fique inferiormente ao tubrculo articular. Quando ocorre esse deslizamento para frente, a cabea da mandbula roda na face inferior do disco articular, permitindo a realizao de movimentos simples como mastigao ou triturao de pequeno alcance. Durante a protuso e a retruso da mandbula, a cabea e o disco articular deslizam anterior e posteriormente na face articular do osso temporal, com as articulaes em ambos os lados se movimentando juntas. ATM Ao Articular

Os movimentos da ATM resultam da ao dos msculos mastigatrios.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

99

2. COLUNA VERTEBRAL
As articulaes entre as vrtebras adjacentes so de dois tipos: uma srie de snfises cartilaginosas entre os corpos das vrtebras e uma srie de articulaes sinoviais planas entre os processos articulares das vrtebras. Um certo nmero de ligamentos se estendem entre a atlas, a xis e os ossos occipitais e outros conectam as vrtebras restantes num firme e flexvel suporte axial. Os corpos das vrtebras so mantidos juntos por discos intervertebrais fibrosos. Cada disco composto de uma firme poro exterior, chamada de anel fibroso, e uma poro central mais mole, o ncleo pulposo: Partes do Disco Intervertebral

Passando ao longo da superfcie ventral dos corpos das vrtebras encontra-se o ligamento longitudinal anterior. Uma faixa semelhante de fibras, chamada de ligamento longitudinal posterior, passa ao longo da superfcie dorsal dos corpos vertebrais. Ambos os ligamentos estendem-se desde a segunda vrtebra cervical at o sacro:

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

100

Ligamentos da Transio Atlanto-Occipital e Regio Cervical Vista Lateral Direita

Ligamentos Vertebrais da Regio Lombossacral Vista Lateral Esquerda

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

101

Envolvendo a articulao sinovial de cada processo articular existe uma cpsula articular fibrosa. Os arcos vertebrais esto conectados por quatro grupos de ligamentos. O ligamento supra-espinal conecta as pontas dos processos espinhosos; na regio cervical, desde a stima vrtebra cervical at a protuberncia occipital externa, este ligamento se continua como ligamento da nuca: Ligamentos Craniocervicais Externos Vista Lateral Direita

Os ligamentos interespinhais conectam processos espinhosos adjacentes desde sua raiz at a ponta de cada processo.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

102

Ligamentos Vertebrais da Regio Lombar Vista Lateral Esquerda

O forte e elstico ligamento amarelo ocorre entre as lminas de vrtebras adjacentes: Vista Anterior dos Ligamentos Amarelos Aps a Retirada dos Corpos das Vrtebras

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

103

Os ligamentos intertransversrios conectam os processos transversos de vrtebras adjacentes.

3. ARTICULAES CLAVICULARES
Cada clavcula cumpre a sua funo de ncora atravs de duas articulaes sinoviais planas - medialmente com a poro lateral superior do manbrio do esterno e cartilagem costal da primeira costela (articulao esternoclavicular) e lateralmente com o acrmio da escpula (articulao acromioclavicular). Cada uma dessas articulaes completamente envolvida por uma cpsula articular. Um disco articular separa a extremidade medial da clavcula e o esterno, dividindo a articulao em duas pores, cada uma delas revestidas por uma membrana sinovial. s vezes encontra-se um disco articular na articulao acromiociavicular. Arcabouo sseo do Trax Vista Anterior

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

104

A articulao esternoclavicular reforada por quatro ligamentos. Os ligamentos esternoclaviculares anterior e posterior cobrem as superfcies anterior e posterior da articulao. As extremidades mediais das duas clavculas so mantidas juntas por um ligamento interclavicular, uma faixa de fibras que passa ao longo da margem superior do manbrio do esterno. Um ligamento costoclavicular corre para baixo a partir da face inferior de cada clavcula perto de sua extremidade esternal at a face superior da cartilagem costal da primeira costela. Ligamentos das Articulaes Esternoclaviculares

Dois ligamentos reforam a articulao acromioclavicular. O ligamento acromioclavicular estende-se entre a extremidade lateral da clavcula e o acrmio da escpula. Com propsitos descritivos, este ligamento s vezes divivido em pores superior e inferior. O ligamento coracoclavicular passa desde a face inferior da clavcula at o processo coracide da escpula. Ele est frequentemente separado em duas pores, conhecidas como ligamentos trapezide e conide.
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

105

Articulao Esternoclavicular Vista Anterior

Articulaes Glenoumeral e Acromioclavicular Vista Anterior

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

106

Articulao Glenoumeral Vista Lateral

4. ARTICULAO DO OMBRO
Na articulao do ombro, a cabea do mero e recebida pela rasa cavidade glenide da escapula. A articulao frouxamente construda, o que permite movimentos extremamente livres, mas por isso mesmo freqentemente deslocada. Ela est protegida acima pelo processo coracide e pelo acrmio da escapula (figuras acima). Como todas as articulaes sinoviais, a articulao do ombro envolvida por uma cpsula articular. Esta cpsula fixa-se na margem da cavidade glenide e estendese para alem do colo anatmico do mero. A cpsula reforada anteriormente por dois ligamentos; o ligamento coracoumeral, que se estende do processo coracide at o tubrculo maior, e o ligamento glenoumeral, que dividido em pores superior, inferior e mdia. O lbio glenoidal, uma borda de fibrocartilagem que rodeia a cavidade glenide, contribui de alguma forma para a estabilidade da articulao, aprofundando a fossa (figuras acima).

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

107

5. ARTICULAO DO COTOVELO
A articulao do cotovelo um gnglimo (dobradia) onde a trclea do mero recebida pela incisura troclear da ulna. Intimamente associada com a articulao do cotovelo h uma articulao condilar entre o capitulo do mero e a superfcie superior da cabea do rdio. Estas duas compartilham uma cavidade articular comum e esto envolvidas por uma nica cpsula articular fibrosa. Ligamentos da Articulao do Cotovelo Vista Anterior

Espessamentos mediais e laterais da cpsula articular servem para estabilizar a articulao do cotovelo. O espessamento medial, o ligamento colateral da ulna, passa do epicndilo medial do mero para a superfcie medial da ulna entre o olecrano e o processo coronide. O espessamento lateral, o ligamento colateral do radio, passa do epicndilo lateral do mero para o ligamento anular e para superfcie lateral da ulna:

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

108

Articulao do Cotovelo Vistas Anterior e Posterior

Ligamentos da Articulao do Cotovelo Vistas Lateral e Medial

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

109

O ligamento anular e uma forte faixa de fibras na margem distal da cpsula articular da articulao do cotovelo. O ligamento anular no refora a articulao do cotovelo em alto grau. Em vez disso, ele rodeia a cabea e parte superior do colo do radio e passa entre as margens anterior e posterior da incisura troclear da ulna. Desta maneira, o rdio mantido firmemente encostado na ulna e ainda assim se permite rodar livremente, como ocorre durante a pronao e a supinao. Rdio e Ulna Direitos em Supinao e Pronao

6. ARTICULAO DO PUNHO
A articulao do punho uma articulao elipside formada pela extremidade distal do radio e o disco articular da extremidade distal da ulna com os ossos escafide, semilunar e piramidal. A cpsula articular que envolve a articulao prende-se a extremidade distal do rdio e da ulna e aos ossos carpais proximais. A articulao do punho reforada lateralmente pelo ligamento colateral radial do carpo, que se estende do processo estilide do radio do rdio at os ossos escafide e trapzio. O ligamento colateral ulnar do carpo, suporta a articulao medialmente, estendendo-se do processo estilide da ulna ate os ossos piramidal e pisiforme. A articulao do punho e ainda reforada pelos
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

110

ligamentos radiocrpios palmar e dorsal. Estes ligamentos estendem-se das extremidades distais do radio e ulna at a fileira proximal dos ossos carpiais, nas superfcies palmar e dorsal, respectivamente. Ligamentos do Punho (Vista Anterior)

Ligamentos do Punho (Vista Posterior)

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

111

7. ARTICULAO DO QUADRIL
A cabea do fmur aloja-se no profundo acetbulo do osso quadril, tornando a articulao do quadril mais estvel que a articulao do ombro. A cpsula articular, que se estende da margem do acetbulo at o colo anatmico do fmur, envolve completamente a articulao. A cpsula reforada anteriormente pelos ligamentos iliofemoral e pubofemoral. Na sua superfcie posterior, a cpsula reforada pelo ligamento isquiofemoral. O acetbulo rodeado por um bordo fibrocartilaginoso chamado lbio do acetbulo. O lbio do acetbulo incompleto na margem inferior, o que lhe confere a forma de uma ferradura. Como o lbio glenoidal da articulao do ombro, este lbio tambm aprofunda a cavidade articular. Um ligamento nico chamado de ligamento da cabea do fmur (ligamento redondo) estende-se atravs da cavidade articular desde a fvea da cabea do fmur at a incisura da poro inferior do lbio do acetbulo. Pelo fato do ligamento da cabea do fmur permanecer frouxo durante a maioria dos movimentos da articulao do quadril, no se acredita que ele contribua significativamente para reforar a articulao. Ligamentos da Articulao do Quadril Vista Anterior

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

112

Ligamentos da Articulao do Quadril Vista Posterior

Articulao do Quadril Vista Lateral com a Cavidade Articular Exposta

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

113

8. ARTICULAO DO JOELHO
A articulao do joelho classificada como um gnglimo porque seus movimentos so restritos, na maior parte, a flexo e a extenso pelos ligamentos circundantes. Entretanto, tem a estrutura de uma articulao condilar, com os cndilos do fmur articulando-se com os cndilos levemente cncavos da tbia, e possibilitando movimentos funcionais de rotao interna e externa quando o joelho est fletido. A superfcie articular no cndilo medial do fmur um pouco mais larga da frente para trs e menos encurvada do que a superfcie articular no cndilo lateral. Como conseqncia dessas diferenas estruturais, a fase final da extenso completa da articulao do joelho envolve principalmente movimentos do cndilo medial do fmur sobre a tbia. Isto faz com que a tbia sofra alguma rotao lateral (ou o fmur sofra uma rotao medial). Similarmente, a articulao extendida pode ser destravada por uma leve rotao medial da tbia antes que possa ocorrer a flexo da articulao do joelho. Quando do joelho esta numa posio parcialmente flexionada, torna-se mesmo possvel sofrer mais rotao. A articulao completamente envolvida por uma cpsula articular que e reforada posteriormente pelo ligamento poplteo obliquo e pelo ligamento poplteo arqueado. O primeiro uma larga faixa achatada que est fixada proximalmente superfcie posterior do fmur logo acima da superfcie articular do cndilo lateral. Daqui estende-se para baixo e medialmente, para se fixar na superfcie posterior da cabea da tbia. O ligamento poplteo arqueado passa da superfcie posterior do cndilo lateral do fmur para o pice da cabea da fbula. A articulao do joelho estabilizada medialmente e lateralmente por fortes ligamentos colaterais tibial e fibular, que se estendem dos cndilos do fmur para a tbia e a fbula. Os ligamentos colaterais limitam a amplitude da rotao que e possvel fazer na articulao do joelho. A articulao reforada anteriormente pelo ligamento da patela, que se estende da patela a tuberosidade da tbia. Este ligamento a continuao do tendo central do msculo quadrceps femoral da regio anterior da coxa.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

114

Vista Posterior da Articulao do Joelho Aps remoo da Musculatura

Joelho em Flexo Vista Anterior

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

115

Joelho em Extenso Vista Posterior

As superfcies superiores achatadas dos cndilos da tbia, que so as maiores superfcies que sustentam peso no corpo, so aprofundadas por cartilagens em forma decrescente chamadas meniscos medial e lateral. Os meniscos so fixados somente na
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

116

sua margem externa e freqentemente so danificados ou tornam-se frouxos em leses atlticas. Meniscos Vista Superior

Estabilidade adicional e aduzida a articulao do joelho pela presena na cavidade articular de ligamentos cruzados anterior e posterior. Estes ligamentos se estendem diagonalmente da superfcie superior da tbia a extremidade distal do fmur, entre os cndilos. So chamados cruzados porque seus trajetos cruzam um com o outro. Por causa dos seus arranjos estruturais peculiares, os ligamentos cruzados realizam muitas funes especializadas. Quando o joelho esta um extenso, o ligamento cruzado anterior esticado, assim prevenindo a hiperextenso da articulao. Quando o joelho esta flexionado, o ligamento cruzado posterior torna-se esticado, prevenindo a tbia de deslizar posteriormente.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

117

Estrutura e Funo dos Ligamentos Cruzados Anterior e Posterior

9. ARTICULAO DO TORNOZELO
A articulao do tornozelo um gnglimo formado pela extremidade distal da tbia e seu malolo medial, da fbula e seu malolo lateral e a face superior convexa do tlus. Uma cpsula articular envolve a articulao. No lado medial a cpsula reforada pelo achatado e triangular ligamento colateral medial (ligamento deltide). Este ligamento se estende desde malolo medial da tbia at os ossos navicular, tlus e calcneo. A articulao reforada no lado lateral por trs ligamentos - o ligamento talofibular anterior, que passa anteriormente, desde o malolo da fbula at o tlus; o ligamento talofibular posterior, que passa posteriormente, desde o malolo da fbula at o tlus; e o ligamento calcaneofibular, que corre inferiormente, desde o malolo da fibula ate o calcneo.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

118

Ligamentos da Articulao do Tornozelo Vista Medial

Ligamentos da Articulao do Tornozelo Vista Lateral

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

119

Sistema Muscular

A estabilidade e mobilidade do corpo humano dependem dos tecidos que formam o Aparelho Locomotor
Harris, 2002
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

120

1. INTRODUO
O sistema muscular formado por um conjunto de estruturas que, ao se contrarem voluntariamente, movimentam o esqueleto. Essas estruturas so os mais de 600 msculos que constituem o corpo humano, cada um com uma funo especfica, como mover um dedo, fechar as plpebras ou flexionar o joelho. Em sua totalidade, os msculos esquelticos correspondem a aproximadamente 40% do peso corpreo. As clulas musculares so especiais pelo fato de serem as clulas do corpo que melhor exibem a propriedade de contratilidade que lhes permite encurtar-se e desenvolver tenso. Como resultado, as clulas musculares so importantes em todas as atividades que envolvem o movimento de uma parte do corpo. Do latim, musculus, pequeno rato, diminutivo de mus, rato (do grego mys). Os antigos anatomistas, ao adotar esse nome, indicavam a peculiar semelhana do ventre muscular e seus tendes (ex. msculo bceps braquial) com a cabea, o corpo e cauda de um rato.

2. TIPOS DE MSCULOS
O corpo humano contm trs tipos de msculos: msculo estriado esqueltico, msculo estriado cardaco e msculo liso ou visceral. Os msculos podem ainda ser classificados em voluntrio e involuntrios, com base no controle exercido sobre sua atividade.

2.1 Msculo Estriado Esqueltico


Como o nome indica, a maioria dos msculos esquelticos est fixada aos ossos do esqueleto. As contraes desses msculos exercem fora nos ossos e ento eles se movem. Conseqentemente, o msculo esqueltico responsvel por atividades como andar e manipular objetos no meio externo. Quando observadas microscopicamente, as clulas musculares esquelticas exibem bandas transversas alternadamente claras e escuras dando-lhes um aspecto estriado. Por esse motivo, esses msculos so tambm referidos como estriados.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

121

Disposio do Msculo Esqueltico

Fonte: Sobotta - Atlas Van de menselijke Anatomie, 2000.

Os msculos esquelticos so os nicos msculos voluntrios do corpo humano.

2.2 Msculo Liso ou Visceral


O msculo liso assim chamado porque suas clulas no apresentam as estriaes que so evidentes nas clulas musculares esquelticas. tambm referido como msculo visceral, porque encontrado nas paredes das vsceras ocas e tubulares, como o estmago, os intestinos e vasos sanguneos. um msculo involuntrio cujas contraes produzem o movimento de materiais (como o alimento) atravs dos sistemas de rgos do corpo.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

122

Seco Frontal do tero e Disposio da Musculatura Uterina

Fonte: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

2.3 Msculo Estriado Cardaco


Trata-se de um tipo especializado de msculo que forma a parede do corao miocrdio. involuntrio como o msculo liso e estriado, como o msculo esqueltico. Corao Humano com Hipertrofia Ventricular (Notar o aspecto do Miocrdio Esquerdo)

Fonte: Sobotta - Atlas Van de menselijke Anatomie, 2000.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

123

O objeto de estudo do sistema muscular a musculatura esqueltica. Portanto, define-se este como sendo formado por um conjunto de estruturas (msculos esquelticos) que, ao se contrarem voluntariamente, movimentam o esqueleto.

3. FUNES
Os msculos realizam trs funes principais: - Movimento: A funo mais evidente realizada pelos msculos esquelticos a de movimentar o corpo ou parte do corpo, como ao andar, correr, escrever, mastigar e deglutir. At mesmo o bulbo do olho e os ossculos da audio esto ligados a msculos esquelticos que so responsveis por vrios movimentos. - Produo de Calor: A temperatura do corpo mantida invariavelmente constante. O metabolismo no interior das clulas libera calor como produto final. Considerando que os msculos constituem at 40% do peso corporal e que suas fibras esto em contnua atividade, eles so a principal fonte de calor do corpo, que aumenta muito durante exerccios forados. - Postura e Sustentao do Corpo: O sistema esqueltico proporciona um arcabouo para o corpo, mas os msculos esquelticos mantm a postura, estabilizam as articulaes flexveis e do suporte a vrias vsceras. Certos msculos so msculos posturais ativos cuja funo principal atuar contra a gravidade.

4. NMERO DE MSCULOS
Existem no organismo 327 pares de msculos esquelticos. Os mais recentes dados consignam que o nmero total de msculos varia entre 544 e 656, de acordo com os autores, pois h os que consideram msculo o que para outros um feixe de msculo. H apenas cinco msculos mpares e medianos.

5. ANATOMIA MACROSCPICA DOS MSCULOS ESQUELTICOS


Quando se examina o msculo esqueltico ao olho nu, observam-se vrios aspectos distintos de sua estrutura. Entre as caractersticas mais bvias esto a forma dos msculos (sua arquitetura bsica), os envoltrios de tecido conjuntivo e as fixaes.
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

124

5.1 Arquitetura Padro dos Msculos


Os msculos so formados por duas pores principais: o ventre muscular e os tendes de fixao. O ventre muscular a poro carnosa, vermelha do msculo. constituda por clulas musculares agrupadas em feixes e apresenta forma e tamanho variveis. Os tendes de fixao so de cor branca brilhante e so constitudos por tecido conjuntivo fibroso denso, resistente e praticamente inextensvel. Suas fibras apresentam-se entrelaadas, de maneira a transmitir a trao da contrao de todo o msculo a todos os pontos de sua fixao. Arquitetura Padro do Msculo Esqueltico

Fonte: Arquivo do autor, 2005.

5.2 Envoltrios de Tecido Conjuntivo


As fibras musculares que se contraem no seriam eficientes se elas no atuassem como unidades isoladas. Cada fibra ligada s fibras adjacentes formando feixes, e os feixes so ligados a outros feixes. Com esta disposio, a contrao em
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

125

uma rea de um msculo atua em conjunto com fibras que se contraem em outro lugar do msculo. O tecido conjuntivo est estruturalmente organizado no interior do msculo para proteger, fortalecer, ligar as fibras musculares em feixes e ligar os feixes em msculos. As fibras individuais dos msculos esquelticos esto envolvidas por uma bainha fina de tecido conjuntivo chamada endomsio. O endomsio liga fibras adjacentes em conjunto e contm vasos capilares e terminaes nervosas que servem o msculo. Outro tecido conjuntivo, os perimsios, ligam grupos de fibras musculares reunidas em feixes chamados fascculos. O perimsio contm vasos sanguneos e fibras nervosas que servem a vrios fascculos. O msculo inteiro coberto pelo epimsio, que por sua vez contnuo com um tendo. Envoltrios de Tecido Conjuntivo do Msculo Esqueltico

Fonte: SPENCE Anatomia Humana Bsica, 1991.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

126

Fscia um tecido conjuntivo fibroso de espessura varivel que recobre o msculo e o liga pele.

5.3 Fixaes dos Msculos Esquelticos


Os msculos esquelticos esto ancorados ao esqueleto por extenses do endomsio, perimsio e epimsio. Estes tecidos conjuntivos continuam-se para alm da extremidade do msculo e se fixam diretamente no peristeo do osso, como freqentemente se observa na fixao proximal do msculo, ou podem se constituir em uma forte fixao fibrosa chamada tendo, que ento se torna contnuo com o peristeo do osso. Alguns tendes so muito curtos, enquanto outros tm mais de 30cm de comprimento. Os tendes que assumem a forma de bainhas delgadas e achatadas so chamados aponeuroses. Fixao Muscular no Esqueleto

Fonte: SPENCE Anatomia Humana Bsica, 1991.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

127

Aponeurose

Fonte: SPENCE Anatomia Humana Bsica, 1991.

6. ANATOMIA MICROSCPICA DOS MSCULOS ESQUELTICOS


Quando o msculo esqueltico examinado com a ajuda de um microscpio, fica evidente que as fibras musculares tm uma estrutura subcelular regular. As fibras musculares esquelticas so clulas multinucleadas com aproximadamente 10 a 100 micra de dimetro e freqentemente com muitos centmetros de comprimento. Cada fibra contm desde vrias centenas at vrios milhares de estruturas regularmente dispostas, chamadas miofibrilas, que se estendem ao longo do comprimento da clula. Quando grandemente aumentadas, as miofibrilas parecem ser estriadas transversalmente, pela presena de faixas alternadamente claras e escuras. As faixas escuras so chamadas bandas anisotrpicas, ou discos A; as faixas claras so chamadas bandas isotrpicas, ou discos I. Atravessando o centro de cada disco I encontra-se uma densa linha Z. As linhas Z dividem as miofibrilas numa srie de segmentos repetitivos chamados sarcmeros. No centro do sarcmero, e conseqentemente no centro do disco A, encontra-se uma regio um pouco menos densa, referida como estria H. Uma fina e escura estria M atravessa o centro da estria H. Um sarcmero composto de dois tipos distintos de miofilamentos orientados longitudinalmente: filamentos grossos e filamentos finos. Os filamentos grossos so Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy 128

encontrados somente no disco A. A estria H do disco A contm somente filamentos grossos. A estria M formada por acoplamento entre os filamentos grossos que assumem um arranjo paralelo. Os filamentos delgados ocupam o disco I e parte do disco A exceto na zona ou estria H. Os filamentos delgados esto fixados nas linhas Z. Na regio do disco A, onde filamentos grossos e delgados se sobrepem, h um arranho hexagonal dos filamentos delgados ao redor de um filamento grosso.

Anatomia Microscpica dos Msculos Esquelticos

Fonte: Adaptado de Sobotta - Atlas Van de menselijke Anatomie, 2000

Composio dos Miofilamentos


Tanto os filamentos grossos como os delgados so compostos de protenas. Os filamentos grossos consistem principalmente de uma protena chamada miosina. Os filamentos delgados dos sarcmeros so compostos principalmente pelas protenas actina, tropomiosina e troponina.
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

129

Tbulos Transversos e Retculo Sarcoplasmtico


Tbulos conhecidos como tbulos transversos (tbulos T) aprofundam-se na fibra muscular esqueltica a partir da membrana plasmtica. Alm disso, uma rede membranosa, o retculo sarcoplasmtico, estende-se atravs da fibra e rodeia cada miofibrila. O retculo sarcoplasmtico o retculo endoplasmtico liso das clulas musculares. Elementos do retculo sarcoplasmtico e do sistema de tbulos- T esto dispostos juntos uns dos outros na juno dos discos A e I dos sarcmeros. Nesses locais so formadas estruturas constitudas de trs tbulos (trades).

Contrao do Msculo Esqueltico


Os msculos esquelticos so msculos voluntrios, que requerem estimulao do sistema nervoso para se contrair. Os neurnios que suprem as fibras musculares esquelticas so chamados neurnios motores. As terminaes desses neurnios motores aproximam-se das membranas das clulas musculares esquelticas em pontos especializados chamados junes neuromusculares (mioneurais). Quando um impulso nervoso alcana uma juno neuromuscular, um neurotransmissor qumico chamado acetilcolina liberado nas ramificaes terminais do neurnio. A acetilcolina causa mudana na permeabilidade da membrana plasmtica da clula muscular esqueltica na juno neuromuscular - uma mudana que resulta na gerao de um impulso estimulador que se espalha por toda a membrana plasmtica. Da membrana plasmtica, o impulso passa ao longo dos tbulos T para o interior da clula. Transmitindo o impulso nas reas centrais da clula muscular de modo que todas as reas da clula recebam o impulso aproximadamente ao mesmo tempo, os tbulos T ajudam a assegurar a resposta uniforme, coordenada, da clula. Como o impulso se espalha atravs da clula pelos tbulos T, ele pode afetar o retculo sarcoplasmtico, j que, na rea da trade, os tbulos T e o retculo sarcoplasmtico esto intimamente aproximados um do outro. De fato, a chegada do impulso estimulador resulta na liberao temporria de ons clcio do retculo, em locais chamados cisternas terminais. a liberao de ons clcio do retculo sarcoplasmtico que d incio aos eventos da contrao muscular. A contrao muscular requer energia. A energia fornecida por um composto
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

130

chamado trifosfato de adenosina (ATP) - uma substncia produzida pelas clulas e largamente usada por elas numa variedade de processos que requerem gasto de energia. Quando o ATP quebrado em difosfato de adenosina (ADP) e fosfato inorgnico, libera-se energia. esta energia que usada para suprir as atividades celulares que requerem energia, tal como a contrao muscular. A Unidade Motora

Eventos Envolvidos no Processo de Contrao Muscular

Fonte: Brooks, G. & Cols.: EXERCISE PHYSIOLOGY human bioenergetics and its applications. 2000.
Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

131

7. CLASSIFICAES DOS MSCULOS


Os msculos podem ser classificados levando em conta alguns critrios especiais, como a sua forma, origem, insero, n de ventres, ao e funo.

7.1 Classificao Quanto Forma e Arranjo dos Feixes de Fibras


FIBRAS PARALELAS Em alguns msculos, os fascculos correm paralelamente ao longo do eixo do msculo, em forma de fita ou tira. Levando em conta o comprimento e a largura dos mesmos, eles podem ser divididos em: - Longos: So msculos que apresentam o comprimento maior do que a largura. So msculos fusiformes. - Largos: Sua largura predomina sobre o comprimento. So msculos de forma retangular. FIBRAS OBLQUAS Nesse tipo de msculo, o tendo corre por todo o comprimento do msculo e os fascculos se inserem nele diagonalmente. Esses msculos so comumente referidos como peniformes, pois apresentem o formato de uma pena. Podem ser: - Unipenados ou Semipenados: os fascculos se inserem em apenas um dos lados do tendo. - Bipenados ou Penados: os fascculos se inserem em ambos os lados do tendo. - Multipenados: Os fascculos apresentam um arranjo complexo, que envolve a convergncia de vrios feixes. FIBRAS CIRCULARES Nesse tipo de msculo, as fibras esto dispostas concentricamente em torno de um orifcio. So msculos que atuam como um esfncter quando contrados.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

132

Tipos de Msculos Quanto Forma e Arranjo dos Feixes de Fibras Esq./Dir.: Longo, Largo, Unipenado, Bipenado e Multipenado.

Fonte: Arquivo Pessoal do Autor, 2005.

Msculo de Aspecto Circular no Extremo Intestinal Esfncter Externo do nus Seco Frontal

Fonte: SPENCE Anatomia Humana Bsica, 1991.


Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

133

7.2 Classificao Quanto Origem


So dados nomes especficos s fixaes de ambas as extremidades de um msculo esqueltico: a origem a extremidade menos mvel, geralmente proximal do msculo. A insero, pelo contrrio, a poro mais mvel, geralmente distal do msculo. Os msculos so descritos como tendo incio na sua origem e terminando na sua insero. Com exceo de alguns msculos esfncteres e da maior parte dos msculos da expresso facial, que se inserem na pele da face, as articulaes so localizadas entre a origem e insero dos msculos. Portanto, quando um msculo se contrai, ele se encurta, usando a articulao com um piv para puxar a insero para mais perto da origem. Quanto origem, os msculos podem ser classificados em: - Bceps: So aqueles msculos que possuem 2 origens, 2 ventres musculares e apenas 1 tendo de insero. - Trceps: So aqueles msculos que possuem 3 origens, 3 ventres e novamente apenas 1 tendo de insero. - Quadrceps: Possui 4 origens, 4 ventres e 1 tendo de insero.

7.3 Classificao Quanto Insero


Quanto insero, os msculos podem ser classificados em: - Monocaudados ou Caudados: So aqueles msculos que apresentam apenas 1 tendo de insero. Trata-se do tipo mais comum, sendo encontrado em todo o corpo. - Bicaudados: So aqueles msculos que possuem 2 inseres. - Policaudados ou Multicaudados: Apresentam mais de 2 inseres.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

134

Exemplo de Msculo Caudado e Policaudado

Fonte: Arquivo Pessoal do Autor, 2005.

7.4 Classificao Quanto ao N. de Ventres


- Monogstrico: aquele msculo que apresenta apenas 1 ventre muscular. - Digstrico: So msculos que apresentam 2 ventres musculares. - Poligstricos ou Multiventrais: Apresentam mais de 2 ventres musculares. Exemplo de Msculo Digstrico e Poligstrico

Fonte: Arquivo Pessoal do Autor, 2005.


Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

135

7.5 Classificao Quanto Ao Muscular


- Flexores - Extensores - Adutores - Abdutores - Pronadores - Supinadores - Rotadores

7.6 Classificao Funcional dos Msculos


- Agonista: Considerado o principal msculo na produo do movimento articular ou na manuteno de uma postura. Contrai ativamente para produzir a ao muscular. - Antagonista: Msculo ou grupo muscular que domina a ao oposta do agonista. Alonga-se ou encurta-se passivamente para permitir que o movimento ocorra. - Sinergista: Contrai ao mesmo tempo que o agonista de modo a auxiliar a sua funo e excluir a ao indesejada do mesmo (ex. o msculo pronador redondo impede a ao de supinao do bceps braquial durante a flexo resistida do cotovelo. - Estabilizador: Quando um msculo sinergista atua imobilizando uma articulao ou osso individual, ele chamado de fixador.

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

136

ROTEIRO DE IDENTIFICAO DOS MSCULOS


Fonte das imagens: NETTER - Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998.

Parede Anterior do Abdome Dissecao Superficial

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

137

Parede Anterior do Abdome Dissecaes Mdia e Profunda

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

138

Msculos do Dorso Camada Superficial

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

139

Msculos do Ombro Vista Posterior

Msculos do Ombro Vista Anterior

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

140

Msculos do Ombro Vista Posterior aps a Retirada do Trapzio e Deltide

Msculos do Brao Vista Anterior da Camada Superficial

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

141

Msculos do Brao Vista Anterior da Camada Profunda

Msculos do Antebrao Vista Anterior da Camada Superficial

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

142

Msculos do Antebrao Vista Posterior da Camada Superficial

Msculos da Coxa Vista Anterior da Camada Superficial

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

143

Msculos da Coxa Vista Anterior da Camada Profunda

Msculos do Quadril e Coxa Vista Lateral

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

144

Msculos do Quadril e Coxa Vista Posterior da Camada Superficial

Msculos do Quadril e Coxa - Vista Posterior da Camada Profunda

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

145

Msculos da Perna Vista Anterior da Camada Superficial

Msculos da Perna Vista Posterior da Camada Superficial

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

146

Msculos da Perna Vista Posterior da Camada Profunda

Material Didtico dos Professores Mrcio Oliveira - Rgis Correia - Jos Roberto Pimenta de Godoy

147

You might also like