You are on page 1of 4

Nelson Mandela - um exemplo de prtica

Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918 um advogado, ex-lder rebelde e ex-presidente da frica do Sul de 1994 a 1999). Principal representante do movimento anti-Apartheid, como ativista e transformador da histria africana. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado terrorista pelo governo sul-africano. Passou a infncia na regio de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Em 1990 foi-lhe atribudo o Prmio Lnin da Paz, que foi recebido em 2002. Na frica do Sul tambm conhecido como 'Madiba', um ttulo honorrio adotado por membros do cl de Mandela. Mandela envolveu-se na oposio ao regime do Apartheid, que negava aos negros (maioria da populao) direitos polticos, sociais e econmicos. Uniu-se ao Congresso Nacional Africano (conhecido no Brasil pela sigla portuguesa, CNA, e em Portugal pela sigla inglesa, ANC) em 1947, e dois anos depois fundou com Walter Sisulu e Oliver Tambo (entre outros) uma organizao mais dinmica, a Liga Jovem do NCA/ANC. Comprometido de incio apenas com atos no violentos, na esteira de Gandhi, Mandela e seus colegas decidiram recorrer luta armada aps o massacre de Sharpeville (21 de Maro de 1960), quando a polcia sul-africana atirou em manifestantes negros, desarmados, matando 69 pessoas e ferindo 180 - e a subsequente ilegalidade do ANC e de outros grupos anti-Apartheid. Na ocasio o governo extinguiu a oposio negra, seus principais polticos e o Congresso Nacional Africano . Todos os modos legais de expressar oposio, Mandela disse mais tarde, haviam sido proibidos pela legislao, e desta forma, de acordo com Mandela, fomos colocados em uma posio em que ou aceitvamos um estado permanente de inferioridade, ou desafivamos o governo." Desta forma a resistncia pacfica acabou. Mandela se tornou o lder do brao armado do ANC, o Umkhonto we Sizwe (Lana da Nao). Ele escondeu-se, declarando "a luta minha vida. Mesmo assim, seu compromisso com a violncia era moderado. Umkhonto limitou-se a sabotagem de alvos militares e infraestruturas do governo. Seus membros eram persuadidos a no ferir ou matar ningum e foram proibidos de portar armas. No entanto, foi o suficiente para assegurar um veredicto de culpado quando Mandela voltou frica do Sul e foi capturado pelas autoridades. Em agosto de 1962 Nelson Mandela foi preso e sentenciado a 5 anos de priso por viajar ilegalmente ao exterior e incentivar greves. Em 2 de junho de 1967 foi sentenciado novamente, dessa vez priso perptua (apesar de ter escapado de uma pena de enforcamento), por planejar aes armadas, em particular sabotagem (o que Mandela admitiu) e conspirao para ajudar outros pases a invadir a frica do Sul (o que Mandela negou). No decorrer dos vinte e seis anos seguintes, Mandela se tornou de tal modo associado oposio ao Apartheid que o clamor "Libertem Nelson Mandela" se tornou bandeira de todas as campanhas e grupos antiApartheid ao redor do mundo.

No julgamento de Rivonia por traio, Mandela estabeleceu uma defesa convincente em um discurso que ainda muito lido nos dias atuais - e que eletrizou o mundo quando foi entregue nos momentos finais de um julgamento em que a promotoria pediu a pena de morte. Ele finalizou: "Durante minha vida eu dediqueime luta do povo Africano. Lutei contra a dominao branca e lutei contra a dominao negra. Eu prezo o ideal de uma sociedade democrtica e livre em que todas as pessoas convivem juntas em harmonia e com oportunidades iguais. um ideal que pretendo viver para alcanar. Mas, se for preciso, um ideal pelo qual estou preparado para morrer. Aps sua condenao, Mandela foi enviado a Robben Island, l permanecendo pelos prximos 18, do total de 27 anos em que esteve preso. Enquanto estava na priso, sua reputao cresceu e ele se tornou amplamente conhecido como o lder negro mais importante na frica do Sul. Na ilha, ele e outros realizavam trabalhos forados numa pedreira de calcrio. As condies carcerrias eram muito primitivas. Os prisioneiros eram segregados por raa, e os prisioneiros negros recebiam a menor quantidade de raes. Presos polticos eram mantidos segregados dos criminosos comuns e recebiam menos privilgios. Mandela descreve como foi rotulado como um prisioneiro tipo D (o de menor classificao) sendo-lhe permitido um visitante e uma carta a cada seis meses. As cartas, quando chegavam, aps longos perodos eram tornadas ilegveis pelos censores da priso. Quando sua me e seu filho mais velho morreram, ele no obteve permisso para assistir a seus funerais. Ento, em 1980, o exilado Oliver Tambo lanou uma campanha internacional cujo slogan "Free Nelson Mandela!" ressoava atravs das universidades, igrejas, escolas e reunies sindicais em toda a Europa e Amrica. Conselhos locais comearam a nomear ruas, praas e edifcios depois que foram dedicadas msicas para ele. Foi to constrangedor o clamor internacional, e to dolorosas a sanes econmicas, que em 1985 o presidente branco, P.W. Botha ofereceu a libertao do prisioneiro mais famoso do mundo, desde que ele renunciasse a luta armada. Mandela recusou-se com as palavras: "Apenas os homens livres podem negociar. Um prisioneiro no pode celebrar contratos.

Cela de Nelson Mandela na priso de Robben Island.

Entretanto, o suporte para Mandela e a sua causa no foi universal. Alguns polticos de direita, incluindo a primeira-ministra, Margaret Thatcher, no Reino Unido, e, nos EUA, Dick Cheney apoiaram o regime do Apartheid e insistiram em que Mandela era um terrorista. Mas eles eram uma minoria cada vez menor no mundo civilizado. No aniversrio de 70 anos de Mandela um grande show foi realizado na Wembley apresentado por vrios msicos importantes. Trs coisas conduziram a mudana. A campanha internacional foi uma delas. A segunda foi o arcebispo Desmond Tutu. Ele deteve a liderana da ANC, aps a priso ou exlio de todos os demais, e viajou vrias vezes para os Estados Unidos, convencendo instituies financeiras americanas chave para desinvestir na frica do Sul. A terceira foi que, em 1989, o Presidente Botha sofreu um derrame e foi substitudo por F.W. de Klerk. O novo presidente branco foi pressionado pelas sanes e o isolamento progressivo da nao. Em 11 de fevereiro de 1990 Mandela foi libertado da priso. O mundo assistiu a sua libertao e ouviu suas primeiras palavras: "Eu estou aqui, no como um profeta, mas como um humilde servo de vocs, o povo. Seu incansvel e herico sacrifcio tornou possvel que eu esteja aqui hoje. Eu, portanto, coloco minha vida em suas mos. Dentro de trs anos Mandela e de Klerk dividiram o Prmio Nobel da Paz, pelos esforos em acabar com a segregao racial na frica do Sul. Dentro de quatro anos, o lder negro substituiu o branco como presidente. Na sua posse como primeiro presidente do pas eleito por toda a populao, ele disse: "Dedicamos este

dia para todos os heris e heronas neste pas e no resto do mundo que se sacrificaram em muitos aspectos e entregaram suas vidas para que pudssemos ser livres. Seus sonhos tornaram-se realidade. " No entanto, a coisa mais surpreendente ainda estava por vir. Quando estava prestes a ser empossado como o primeiro presidente da frica do Sul eleito por todo o seu povo, perguntaram-lhe a quem ele gostaria de convidar para o seu primeiro jantar como presidente. Os guardas de Robben Island, ele disse. "Voc no tem que fazer isso", seus assessores lhe disseram. "Eu tambm no tenho de ser presidente", respondeu ele. A primeira vez que ele sentou-se para dividir o po como chefe de Estado, seus carcereiros foram realmente os seus convidados. Mandela tambm convidou para sua posse o seu arqui-inimigo P.W. Botha e tambm Percy Yutar, o advogado que tentou execut-lo no julgamento de Rivonia. Ele tambm apoiou a equipe nacional de rugby formada apenas por jogadores brancos, os Springboks, vestindo uma camisa da equipe durante a Copa do Mundo de 1995. E ele jogou toda a sua influncia apoiando o plano de Desmond Tutu para uma Comisso de Verdade e Reconciliao, que ofereceu anistia a todos aqueles que confessaram e assumiram seus crimes durante o regime do Apartheid. Esta poltica de reconciliao evitou um banho de sangue e facilitou a transio para a democracia multi-racial. Esta foi a sua realizao mais extraordinria. Ironicamente suas razes repousam nos longos anos em que esteve na priso. Durante estes anos, uma vez disse: "Voc encontra-se face a face com o tempo: no h nada mais terrvel." L ele aprendeu o poder do perdo. Embora, quando menino tenha sido educado em colgios metodistas, Mandela no tinha f religiosa como motivao. Mas seus longos anos na priso o induziram a uma extraordinria tolerncia e compaixo, e lhe deu um senso de perspectiva que lhe permitiu ver alm da poltica. Desta forma exerceu uma autoridade sobre os guardas, e, eventualmente, sobre o governo Sul-Africano em si at que estes foram praticamente os seus prisioneiros e ele o guarda. Posteriormente ele nunca mais se lembrou de ningum que apoiou no passado o Apartheid ou e os seus horrores. E, quando jovens ativistas da ANC irritados clamavam por vingana, ele respondeu que se ele pode trabalhar com os inimigos que o mandaram para a cadeia por um tero de sua vida, ento eles tambm poderiam. A Reconciliao foi o preo da paz futura. "Os homens de paz no devem pensar em retribuio ou recriminaes", disse ele. "Os Corajosos no temem perdoar para o bem da paz".

Bibliografia
http://www.independent.co.uk/news/world/africa/a-monument-to-mandela-the-robben-islandyears-401137.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Mandela

You might also like