You are on page 1of 3

http://wiki.softwarelivre.

org/InkscapeBrasil/

www.inkscapebrasil.org

"O Inkscape Brasil uma Comunidade com interesse em agregar pessoas de toda parte do Brasil para discutir, trocar conhecimentos, divulgar e contribuir para o projeto inkscape.org."

"O Inkscape um programa para desenho vetorial, de cdigo aberto, que implementa o padro SVG (Scalable Vector Graphics), definido pela W3C (World Wide Web Consortium). Algumas caractersticas suportadas pelo SVG incluem formas primitvas, caminhos, texto, marcadores, clones, canal alfa, transformaes, gradientes, filtros, grupos e mais... O Inkscape tambm suporta metadados Creative Commons, camadas, edio de n, operaes complexas entre caminhos, texto-em-caminho, texto-em-forma, edio direta do XML SVG e extenses que provem novas funcionalidades. Alm do SVG ele capaz de importar diversos formatos como EPS, PostScript, AI, WMF, JPEG, PNG, BMP, TIFF, dentre outros, exporta o PNG para uso direto na web e pode salvar em SVG, EPS, PDF, dentre outros..."

galeria de trabalhos com inkscape http://wiki.softwarelivre.org/InkscapeBrasil/Galeria TUTORIAIS http://wiki.softwarelivre.org/InkscapeBrasil/Tutoriais

Faq http://wiki.softwarelivre.org/InkscapeBrasil/FAQ

Quais sistemas operacionais executam o Inkscape?


Ns providenciamos pacotes de binrios para GNU/Linux, Windows 2000/2003/XP (instalador automtico), e Mac OS X (pacote dmg). Sabemos que o Inkscape usado com sucesso no FreeBSD, e em outros sistemas operacionais Unix-like. Obs.: Windows 98 e ME no so mais suportados.

Eu posso criar pginas web com ele?


Muitos autores web usam Inkscape para modelar (ou gerar partes de) pginas web, tais como banners, logos, cones, entre outras coisas.

Com os avanos recentes no suporte a SVG em web browsers (tais como Firefox e Opera), usar SVG diretamente na web torna-se mais uma opo. Por exemplo, com Firefox 1.5 ou superior, voc pode visualizar com perfeio qualquer documento SVG que tenha sido criado usando o Inkscape. Teoricamente, SVG e XHTML podem estar juntos em um mesmo documento. Assim os usurios e desenvolvedores interessados podem explorar mais esta possibilidade. Infelizmente, apesar do SVG ser o padro para grficos vetoriais da Internet, alguns web browsers mais antigos (ainda muito comuns) no oferecem suporte a ele. Autores de pginas web que precisam suportar a grande variedade de web browsers existentes convertem cada grfico SVG para uma imagem raster no formato PNG a partir do Inkscape; e muito provavelmente, depois usam um editor de imagens raster para obter como resultado final uma imagem JPG ou uma imagem GIF - que so formatos ainda mais largamente utilizados por aqueles browsers.

Eu posso criar animaes?


No, Inkscape no suporta animao no SVG ainda. Ele para graficos 2D estticos. Entretanto, voc pode criar grficos no Inkscape e us-los em animaes FLASH ou GIF. Desde fevereiro de 2006 Blender pode importar dados SVG e us-los na renderizao de grficos 3D.

Quais formatos o Inkscape pode importar/exportar?


O Inkscape suporta nativamente a abertura ou importao de SVG, SVGZ (SVG comprimido/zipado), PDF e todos os formatos do Adobe Illustrator. Com a ajuda de extenses, Inkscape pode abrir vrios outros formatos vetoriais. Para importar PostScript? ou EPS, necessrio instalar Ghostscript e certificar-se de que ps2pdf se encontra em seu caminho [PATH]. Para formatos de Dia, XFig, ou Sketch, necessrio que voc tenha esses programas instalados. Para CorelDraw?, CGM, e arquivos do SK1, voc precisa ter instalado o UniConverter. Inkscape pode importar nativamente formatos de imagens raster (JPG, PNG, GIF, etc) como imagens bitmap, mas ele s pode exportar bitmaps do tipo PNG. Inkscape pode salvar como SVG, SVGZ, PDF, Postscript / EPS / EPSI, Adobe Illustrator (. ai), LaTeX (. tex), Povray (*. pov), HPGL, e outros. Ver File Types para discusses sobre formatos de arquivos que as pessoas gostariam que fossem suportadas, e ferramentas de terceiros que podem ser utilizados para converter arquivos a para ou a partir de SVG.

Posso importar/exportar arquivos *.cdr (Corel Draw Vector drawing file) no Inkscape?
Voc pode usar o UniConverter para converter CDR e alguns outros formatos para SVG. No Inkscape 0.46, h uma extenso embutid que permite a voc abrir ou importar arquivos CDR diretamente do Inkscape se voc tiver o UniConverter instalado em seu sistema.

Se voc no puder rodar o UniConverter, pode tentar este workaround:


1. Abra o arquivo CDR do Corel Draw. Salve-o como arquivo decodificao binria CGM. Isso ir salvar apenas os grficos vetoriais. No sero salvos os grficos bitmap. 2. Abra o arquivo CGM no OpenOffice?/BrOffice Impress. Copie para o OpenOffice?/BrOffice Draw e insira o JPG original ou outros grficos em bitmap. Salve o arquivo como ODG e voc pode continuar no OpenOffice?/BrOffice Draw. 3. Selecione tudo (CTRL+A) 4. Exporte como SVG 5. Abra o arquivo SVG no Inkscape e corrija os erros que/se aparecerem.

Nota: OpenOffice?/BrOffice abrir no Impress apenas arquivos CGM com codificao binria. Se o CGM for codificado usando clear-text encoding, ele abrir no OpenOffice?/BrOffice Writer, tornando assim os prximos passos invlido.

You might also like