You are on page 1of 6

Informao n. 26.12 Data: 2011.11.

18

Prova Final de Ciclo de

Para:
Direo-Geral de Inovao e de Desenvolvimento Curricular Inspeo-Geral de Educao Direes Regionais de Educao Secretaria Regional de Educao da Madeira

Lngua Portuguesa
Prova 91 | 2012 3. Ciclo do Ensino Bsico
Decreto-Lei n. 6/2001, de 18 de janeiro

Secretaria Regional de Educao dos Aores Escolas com 3. ciclo Estabelecimentos de ensino particular e cooperativo com paralelismo e com 3. ciclo CIREP FERLAP CONFAP

1. Introduo
O presente documento visa divulgar as caractersticas da prova final do 3. ciclo do ensino bsico da disciplina de Lngua Portuguesa, a realizar em 2012 pelos alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo institudos pelo Decreto-Lei n. 6/2001, de 18 de janeiro, com a ltima alterao introduzida pelo Decreto-Lei n. 94/2011, de 3 de agosto, que procedeu republicao integral e atualizada do diploma. Deve ainda ser tido em considerao o Despacho Normativo n. 1/2005, de 5 de janeiro, com a ltima alterao introduzida pelo Despacho Normativo n. 14/2011, de 18 de Novembro, que procedeu republicao integral e atualizada do diploma. As informaes apresentadas neste documento no dispensam a consulta da legislao referida e do Programa da disciplina. O presente documento d a conhecer os seguintes aspetos relativos prova: Objeto de avaliao; Caractersticas e estrutura; Critrios de classificao; Material; Durao. As provas desta disciplina disponveis em www.gave.min-edu.pt exemplificam, de um modo geral, os tipos de itens das provas a realizar em 2012. Este documento deve ser dado a conhecer aos alunos e com eles deve ser analisado, para que fiquem devidamente informados sobre a prova que iro realizar. Importa ainda referir que, nas provas desta disciplina, o grau de exigncia decorrente do enunciado dos itens e o grau de aprofundamento evidenciado nos critrios de classificao esto balizados pelo Programa, em adequao ao nvel de ensino a que a prova diz respeito.

Prova 91 | 1

Informao n. 26.12 Data: 2011.11.18

2. Objeto de avaliao
A prova tem por referncia o Programa de Lngua Portuguesa em vigor (homologado em 1991) e o Currculo Nacional do Ensino Bsico Competncias Essenciais. A prova desta disciplina permite avaliar competncias passveis de avaliao em prova escrita de durao limitada, enquadradas em domnios, e os contedos a elas associados, no mbito do Programa da disciplina para o 3. ciclo do ensino bsico. Das obras para Leitura Orientada relativas ao 9. ano de escolaridade, podem ser objeto de avaliao as que constituem o corpus obrigatrio, de acordo com as orientaes do Programa. Se a prova incluir itens que incidam sobre conhecimento de obras apresentadas em alternativa no Programa, so propostas tantas opes quantas as necessrias para garantir equivalncia de circunstncias a todos os alunos. Nos itens da prova relativos ao Conhecimento Explcito da Lngua, so usados termos comuns ao Programa, ao Currculo Nacional do Ensino Bsico e ao Dicionrio Terminolgico em linha (http://dt.dgidc.min-edu.pt). Os alunos podem usar termos das diferentes terminologias constantes destes documentos. Domnios e Competncias LEITURA E ESCRITA Reconstruo do significado de textos em funo da relevncia e da hierarquizao das suas unidades informativas; Avaliao do significado e da intencionalidade de mensagens em discursos variados; Relacionao de textos com contextos de produo; Domnio de estratgias que permitem desfazer ambiguidades, deduzir sentidos implcitos e reconhecer usos figurativos; Organizao e correo da expresso escrita. CONhECIMENTO ExPLCITO DA LNGUA Conhecimento sistematizado da estrutura e do uso do portugus padro. ESCRITA Domnio do processo de escrita, no seu uso multifuncional. Contedos LEITURA ORIENTADA Texto narrativo; Texto potico; Texto dramtico; Outros textos.

Prova 91 | 2

Informao n. 26.12 Data: 2011.11.18

CONhECIMENTO ExPLCITO DA LNGUA Texto; Estrutura da frase; Classes de palavras; Relaes entre palavras; Processos de enriquecimento do lxico; Processos fonticos; Modos de representao do discurso; Pontuao; Ortografia. ESCRITA PARA APROPRIAO DE TCNICAS E DE MODELOS Planificao, construo e apresentao de texto.

3. Caracterizao da prova
A prova apresenta trs grupos de itens. No Grupo I, avaliam-se competncias nos domnios da Leitura e da Escrita. Este grupo inclui trs partes (A, B e C). A Parte A e a Parte B integram, cada uma, um texto que constitui o suporte de itens de seleo e de itens de construo. Uma das partes tem como suporte um texto narrativo, potico ou dramtico, e a outra parte tem como suporte textos de carcter informativo. Cotao: de 38 a 40 pontos. A Parte C integra um item de resposta extensa (de 70 a 120 palavras). Este item pode ter como suporte um texto pertencente ao corpus obrigatrio das obras para Leitura Orientada do 9. ano (ou que com este estabelece ligao) ou pode ter como suporte o texto da Parte A ou o texto da Parte B. Cotao: de 10 a 12 pontos. No Grupo II, avaliam-se competncias no domnio do Conhecimento Explcito da Lngua, atravs de itens de seleo e de itens de construo. Cotao: 20 pontos. O Grupo III, que permite avaliar competncias no domnio da Escrita, constitudo por um item de resposta extensa. Este item orientado no que respeita tipologia textual, ao tema e extenso (de 180 a 240 palavras). Cotao: 30 pontos.

Prova 91 | 3

Informao n. 26.12 Data: 2011.11.18

A estrutura da prova sintetiza-se no Quadro 1. Quadro 1 Valorizao dos domnios / competncias e contedos na prova
Domnios e Competncias LEITURA E ESCRITA Reconstruo do significado de textos em funo da relevncia e da hierarquizao das suas unidades informativas Avaliao do significado e da intencionalidade de mensagens em discursos variados Relacionao de textos com contextos de produo Domnio de estratgias que permitem desfazer ambiguidades, deduzir sentidos implcitos e reconhecer usos figurativos Organizao e correo da expresso escrita CONhECIMENTO ExPLCITO DA LNGUA Conhecimento sistematizado da estrutura e do uso do portugus padro Contedos LEITURA ORIENTADA Texto narrativo Texto potico Texto dramtico Outros textos Cotao (em pontos)

50

Texto Estrutura da frase Classes de palavras Relaes entre palavras Processos de enriquecimento do lxico Processos fonticos Modos de representao do discurso Pontuao Ortografia

20

ESCRITA Domnio do processo de escrita, no seu uso multifuncional

ESCRITA PARA APROPRIAO DE TCNICAS E DE MODELOS Planificao, construo e apresentao de texto

30

A prova pode incluir os tipos de itens discriminados no Quadro 2. Quadro 2 Tipologia, nmero de itens e cotao
Tipologia de itens ITENS DE SELEO Escolha mltipla Associao / correspondncia Ordenao ITENS DE CONSTRUO Resposta curta Resposta restrita Resposta extensa 6 a 12 2a6 4a8 10 a 12 ou 30 6 a 12 2a4 4a6 4a6 Nmero de itens Cotao por item (em pontos)

Nota: Alguns dos itens de escolha mltipla, de associao / correspondncia e de resposta curta podem apresentar-se sob a forma de tarefas de completamento. Alguns dos itens de resposta curta e de resposta restrita podem apresentar-se sob a forma de tarefas de transformao.

Prova 91 | 4

Informao n. 26.12 Data: 2011.11.18

4. Critrios de classificao
A classificao a atribuir a cada resposta resulta da aplicao dos critrios gerais e dos critrios especficos de classificao apresentados para cada item e expressa por um nmero inteiro. A classificao das provas nas quais se apresente, pelo menos, uma resposta escrita integralmente em maisculas sujeita a uma desvalorizao de trs pontos. As respostas ilegveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos. At ao ano letivo de 2013/2014, na classificao das provas finais, continuaro a ser consideradas corretas as grafias que seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo de 1945, quer no Acordo atualmente em vigor. Itens de seleo ESCOLhA MLTIPLA A cotao total do item atribuda s respostas que apresentem de forma inequvoca a nica opo correta. So classificadas com zero pontos as respostas em que seja assinalada: uma opo incorreta; mais do que uma opo. No h lugar a classificaes intermdias. ASSOCIAO / CORRESPONDNCIA A classificao atribuda de acordo com o nvel de desempenho. Considera-se incorreta qualquer associao/correspondncia que relacione um elemento de um dado conjunto com mais do que um elemento do outro conjunto. ORDENAO A cotao total do item s atribuda s respostas em que a sequncia apresentada esteja integralmente correta e completa. So classificadas com zero pontos as respostas em que: seja apresentada uma sequncia incorreta; seja omitido, pelo menos, um dos elementos da sequncia solicitada. No h lugar a classificaes intermdias.

Prova 91 | 5

Informao n. 26.12 Data: 2011.11.18

Itens de construo RESPOSTA CURTA A classificao atribuda de acordo com os elementos de resposta solicitados e apresentados. Os critrios de classificao das respostas aos itens de resposta curta podem apresentar-se organizados por nveis de desempenho. O afastamento integral dos aspetos de contedo implica que a resposta seja classificada com zero pontos. RESPOSTA RESTRITA Os critrios de classificao das respostas aos itens de resposta restrita apresentam-se organizados por nveis de desempenho. O afastamento integral dos aspetos de contedo implica que a resposta seja classificada com zero pontos. RESPOSTA ExTENSA Os critrios de classificao das respostas aos itens de resposta extensa apresentam-se organizados por nveis de desempenho. Os descritores de nveis de desempenho da produo escrita (Grupo III) integram os parmetros Tema e Tipologia, Coerncia e Pertinncia da Informao, Estrutura e Coeso, Morfologia e Sintaxe, Repertrio Vocabular, Ortografia. O afastamento integral dos aspetos de contedo implica que a resposta seja classificada com zero pontos.

5. Material
O aluno apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. As respostas so registadas em folha prpria, fornecida pelo estabelecimento de ensino (modelo oficial). No permitida a consulta de dicionrio. No permitido o uso de corretor.

6. Durao
A prova tem a durao de 90 minutos, a que acresce a tolerncia de 30 minutos.

Prova 91 | 6

You might also like