You are on page 1of 9

APARECIDA ANGLICA Z.

PAULOVIC SABADINI MARIA IMACULADA CARDOSO SAMPAIO MARIA MARTA NASCIMENTO

Citaes no Texto e Notas de Rodap: Adaptao do Estilo de Normalizar de Acordo com as Normas da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas - NBR 10520, 2002)
Dvidas e Sugestes: bibip@edu.usp.br

CONTEDO
1 - Citaes no texto 2 - Sistemas de chamada da citao no texto 2.1 Sistema numrico 2.2 Sistema autor-data 3 - Citao direta ou textual 4 - Citaes direta ou textual com mais de trs linhas 5 - Citao com omisso de parte do texto 6 - Destaque do autor do texto 7 - Destaque do autor consultado 8 - Citao indireta 9 - Citao de citao 10 - Citao de depoimento ou entrevista 11 - Citao com um autor 12 - Citao com dois ou trs autores 13 - Citao com mais de trs autores 14 - Citao de vrios autores uma mesma idia 15 - Citao de autores com mesmo sobrenome 16 - Citao de um mesmo autor com datas de publicaes diferentes 17 - Citao de um mesmo autor com mesmas datas de publicao 18 - Citao cujo autor uma entidade coletiva

19 Citao de obras sem indicao de autoria ou responsabilidade 20 - Citao de canais informais (aula, conferncia, e-mail, etc) 21 - Citao de obras antigas e reeditadas 22 - Citao de trabalhos em vias de publicao 23 - Citao de Homepage ou Web Site 24 - Citao de obras clssicas 25 - Notas de rodap 26 - Notas de referncia 27 - Notas explicativas

1 Citaes no texto Segundo a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) - NBR10520 - Citao a meno, no corpo do texto, de uma informao extrada de outra fonte. 2 Sistemas de chamada da citao no texto As citaes devem ser indicadas no texto por um sistema numrico ou sistema autordata. Qualquer dos dois mtodos adotados deve ser seguido em todo o documento, mantendo, inclusive, correlao com a lista de referncias apresentada ao final do trabalho. 2.1 Sistema numrico As citaes tm numerao nica e consecutiva para todo o documento. Toda a vez que um documento for introduzido a numerao dever ser revista. 2.2 Sistema autor-data As citaes so feitas pelo sobrenome do autor ou pela instituio responsvel, ou ainda, pelo ttulo de entrada (caso a autoria no esteja declarada), seguido da data de publicao do documento, separados por vrgula e entre parnteses.

3 Citao direta ou textual a transcrio fiel de palavras ou trechos de um texto. Na citao direta, a pontuao e redao so rigorosamente respeitadas. O texto reproduzido deve aparecer entre aspas duplas, com indicao do(s) autor(es), da(s) pgina(s) e referncia obra consultada. Exemplo: De acordo com Freitas (2002, p. 75) os indivduos representam a realidade a partir das condies em que vivem e das relaes que estabelecem uns com os outros. Obs.: Neste caso, o autor citado parte do texto, e seu sobrenome deve aparecer com a primeira letra em maisculo e as demais em minsculo. A data de publicao e a pgina da qual o texto foi extrado so apresentadas entre parnteses.

4 Citao direta ou textual com mais de trs linhas Deve aparecer destacada e com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto e sem a utilizao de aspas. Exemplo: Castro (2001, p. 51) ensina O que so vocabulrios estruturados? So colees de termos, organizadas segundo uma metodologia na qual possvel especificar as relaes entre conceitos com o propsito de facilitar o acesso informao. Os vocabulrios so usados como uma espcie de filtros entre a linguagem utilizada pelo autor e a terminologia da rea e tambm podem ser considerados como assistentes de pesquisa, ajudando o usurio a refinar, expandir ou enriquecer suas pesquisas, proporcionando resultados mais objetivos.

5 Citao com omisses e/ou acrscimos do texto Na citao direta, as suspenses, interpolaes, acrscimos ou comentrios, devem ser apresentados da seguinte maneira: [...] Suspenses [ ] Interpolaes, acrscimos, comentrios Exemplo 1: autor como parte do texto De acordo com Bruno (2001, p. 112) "[...] a citao deve reproduzir o fraseado, a ortografia e a pontuao interna da fonte original, mesmo quando a fonte contm erros." Exemplo 2: autor no faz parte do texto Desse modo, [...] esse modelo funcionou [e ainda funciona] como critrio e medida para entendermos a vida familiar brasileira ao longo do tempo. (SAMARA, 2002, p. 28). 6 Destaque do autor do texto Destacar os trechos indicando a alterao com a expresso grifo nosso, entre parnteses, logo aps a idealizao da citao. Exemplo: Skinner criticou a sociedade capitalista dos pases "desenvolvidos". (1986, grifo nosso). 7 Destaque do autor consultado Usa-se a expresso grifo do autor, aps a idealizao da citao, caso o destaque j faa parte da obra consultada. Exemplo: H muito se insiste na tese do fato como constructo, mas tal afirmao raramente tem escapado ao funesto destino de clich retrico-epistemologico. (RODRIGUES, 2002, p. 370, grifo do autor).

8 Citao indireta Transcrio de conceitos do autor consultado, porm descritos com as prprias palavras do redator. Na citao indireta o autor tem liberdade para escrever com suas palavras as idias do autor consultado. Exemplo: O processo de globalizao, ao contrrio de como se apresenta, poderia ser um fator redutivo da chamada "fratura social" operando para que as populaes carentes tivessem acesso a computadores, Internet e maioria dos recursos informacionais (LEVISKY, 2001). Obs.: O autor no faz parte do texto, ento seu sobrenome apresentado dentro do parnteses, em letras maisculas, seguido do ano da publicao.

9 Citao de citao

a transcrio direta ou indireta de um texto ao qual no se teve acesso. Nesse caso, emprega-se a expresso latina "apud" (junto a), ou o equivalente em portugus "citado por", para identificar a fonte secundria que foi efetivamente consultada. Exemplos: Para Matos (1990, citado por BILL, 1998)... Ou Para Matos (1990) citado por Bill (1998)... Ou ainda Para Matos (1990) apud Bill (1998)... Importante: uma vez adotada uma forma de citao, manter o padro, utilizando sempre a mesma expresso. 10 Citao de depoimento ou entrevista As "falas" so apresentadas no texto seguindo-se as orientaes para "Citao direta ou textual" obedecendo-se a regra para transcries com mais de trs linhas. Exemplo 1: citao no prprio pargrafo do texto Indagados sobre a qualidade dos seus cursos de graduao, cerca de 70% dos entrevistados afirmam ser insuficientes. O entrevistado 2, por exemplo, afirma que a graduao foi insuficiente, no tem condies de formar para a prtica. necessrio uma formao generalista e um pensar crtico. Exemplo 2: citao com mais de trs linhas A Psicologia, enquanto um campo novo de atuao profissional, desconhecido por muitos e agravado pela j aludida deficincia terico-tcnica da sua formao bsica, muitas vezes leva ao trabalho em condies precrias. Veja-se, a ttulo de ilustrao, o que diz o entrevistado 9: No tinha nenhuma motivao para trabalhar em hospital, no. Nunca pensei em trabalhar em hospital.(...). Trabalhava no interior e pedi transferncia. Depois de muita batalha, consegui. Quando cheguei aqui, me colocaram quatro opes de trabalho, cada uma mais complicada que a outra. (...) Foi difcil no comeo. 11 Citao com um autor Exemplo 1: autor como parte do texto Como afirma Leme (2001, p. 524) "A transferncia envolve generalizao de estmulos, que passam a controlar o comportamento em uma situao diferente daquela em que foi adquirido." Exemplo 2: autor no faz parte do texto "A transferncia envolve generalizao de estmulos, que passam a controlar o comportamento em uma situao diferente daquela em que foi adquirido." (LEME, 2001, p. 524). Obs.: trata-se de citao direta, por isso o trecho retirado da obra consultada digitado entre aspas duplas e a pontuao do autor citado fielmente reproduzida.

12 Citao com dois ou trs autores Exemplo 1: autores como parte do texto Conforme destacam Valls e Vergueiro (1998) a aplicao de conceitos de gesto de qualidade em servios de informao passam, necessariamente, pela varivel: identificao das necessidades dos clientes. Exemplo 2: autores no fazem parte do texto A aplicao de conceitos de gesto de qualidade em servios de informao passam, necessariamente, pela varivel: identificao das necessidades dos clientes (VALLS; VERGUEIRO, 1998). 13 Citao com mais de trs autores Indica-se apenas o primeiro autor, seguido da expresso et al.. Exemplo: As pessoas quando esto dormindo no esto inativas (CARDOSO et al., 1997). 14 Citao de vrios autores uma mesma idia Citar as referncias obedecendo ordem alfabtica dos sobrenomes dos autores. Exemplo 1: autores como parte do texto Segundo Foulkes e Cartwright (1999), Lindzey (1977) e Schulze (1997) nas pesquisas sobre privao de sono, encontra-se freqentemente que, na ausncia do sono REM, a pessoa tem falta de concentrao, ataxia, problemas de memria e linguagem, chegando a experimentar alucinaes. Exemplo 2: autores no fazem parte do texto Nas pesquisas sobre privao de sono, encontra-se freqentemente que, na ausncia do sono REM, a pessoa tem falta de concentrao, ataxia, problemas de memria e linguagem, chegando a experimentar alucinaes. (FOULKES, CARTWRIGHT, 1999; LINDZEY, 1977; SCHLZE, 1997).

15 Citao de autores com mesmo sobrenome Exemplo 1: autores como parte do texto O comportamento infantil objeto de investigao por parte de muitos profissionais da rea da Psicologia, como pudemos observar nos trabalhos de Oliveira, M. M. (1983) e Oliveira, V. M. B. (1984). Exemplo 2: autores no fazem parte do texto O comportamento infantil objeto de investigao por parte de muitos profissionais da rea da Psicologia. (OLIVEIRA, M. M., 1983; OLIVEIRA, V. M. B., 1984). Importante: A seqncia das citaes obedece ordem alfabtica dos prenomes dos autores. Se mesmo assim houver coincidncias, colocam-se os prenomes por extenso.

16 Citao de um mesmo autor com datas de publicaes diferentes Exemplo 1: autor como parte do texto Os sonhos, enfaticamente estudados por Leite (1972, 1993, 1995), so popularmente interpretados baseando-se em smbolos. Exemplo 2: autor no faz parte do texto Alguns autores dedicam-se aos estudos de um nico tema por longos perodos. (LEITE, 1972, 1993, 1995). Importante: a seqncia das citaes obedece ordem cronolgica das publicaes. 17 Citao de um mesmo autor com mesmas datas de publicao Exemplo 1: autor como parte do texto Rogers (1973a, 1973b, 1973c) trata da terapia centrada no cliente. Exemplo 2: autor no faz parte do texto A nfase encontra explicaes na terapia centrada no cliente. (ROGERS, 1973a, 1973b, 1973c). Importante: na elaborao das referncias as mesmas letras identificadoras dos documentos so apresentadas. 18 Citao cujo autor uma entidade coletiva Exemplo 1: autor como parte do texto Segundo a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) qualquer que seja o mtodo adotado, deve ser seguido consistentemente ao longo de todo o trabalho, permitindo sua correlao na lista de referncias ou em nota de rodap. (2002, p. 3) Exemplo 2: autor no faz parte do texto "As citaes devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada: numrico ou autor-data." (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS [ABNT], 2002, p. 3) Obs.: As prximas vezes que a entidade for citada poder ser utilizada apenas a sigla. Exemplo: Segundo a ABNT... 19 Citao de obras sem indicao de autoria ou responsabilidade A indicao da fonte feita pela primeira palavra do ttulo seguida de reticncias, seguida da data de publicao. Exemplo: Muitos dos grandes executivos e diretores de recursos humanos [...] confessam que vem com bons olhos o trabalho realizado pelas universidades. (A VISO..., 2003, p. 32) Obs.: Se o ttulo iniciar por artigo (definido ou indefinido) ou nomosslabos, este deve ser includo na indicao da fonte, assim como na lista de referncias. 20 Citao de canais informais (aula, conferncia, palestras etc.)

Indicar, entre parnteses, a expresso informao verbal, mencionando-se os dados disponveis, em nota de rodap. Exemplo: Existe uma verso atualizada das normas para apresentao de citaes no texto e notas de rodap (Informao verbal)1 que poder auxiliar o autor na redao de documentos tcnicos cientficos. No rodap da pgina: ______________________ Notcia fornecida por Aparecida Anglica P. Sabadini em palestra no Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo em setembro de 2002. 21 Citao de obras antigas e reeditadas Freud (1898/1976) O autor faz parte do texto. Cita-se primeiro a data da publicao original, separada por barra da data da edio consultada. Exemplo 1: autor como parte do texto O "Mal estar na civilizao" aborda o sofrimento humano atravs da anlise da origem da dor. Freud (1930/1979) argumenta que a dor originada do corpo combatida pela qumica, a originada do desejo insatisfeito a dor proveniente das nossas relaes com os outros, a que mais fere. Exemplo 2: autor no faz parte do texto O "Mal estar na civilizao" aborda o sofrimento humano atravs da anlise da origem da dor. A dor originada do corpo combatida pela qumica, a originada do desejo insatisfeito a dor proveniente das nossas relaes com os outros, a que mais fere. (FREUD, 1930/1979) Outros exemplos: Skinner (1953/1989) ou (SKINNER, 1953/1989) Laplace (1814/1951) ou (LAPLACE, 1814/1951) 22 Citao de trabalhos em vias de publicao Exemplo 1: autor como parte do texto Como diz Sampaio (em fase de elaborao) a citao, alm de fazer justia ao autor, confere credibilidade ao autor do texto, uma vez que fundamenta suas afirmaes com idias discutidas anteriormente, muitas vezes, extradas de estudiosos altamente credenciados. Exemplo 2: autor no faz parte do texto A citao, alm de fazer justia ao autor, confere credibilidade ao autor do texto, uma vez que fundamenta suas afirmaes com idias discutidas anteriormente, muitas vezes, extradas de estudiosos altamente credenciados (SAMPAIO, em fase de elaborao). Obs.: No caso do texto estar redigido em ingls, utiliza-se a expresso "in press".
1

23 Citao de Homepage ou Web Site Cita-se o endereo eletrnico, de preferncia entre parnteses, aps a informao. Exemplo: (www.usp.br/sibi) 24 Citao de obras clssicas Exemplo 1: autor como parte do texto Homero exulta o povo "Bravos, meus filhos! Vigiai, sempre assim; que ningum ceda ao sono..." (Ilada, X, 173). Exemplo 2: autor no faz parte do texto "Bravos, meus filhos! Vigiai, sempre assim; que ningum ceda ao sono..." (HOMERO, Ilada, X, 173). Exemplo 3: citao textual de versos - edio original "Non iam coniugium..." (VERGLIO, Eneida, IV, 431-434) Obs.: Nas citaes seguintes, se feitas na mesma pgina, indicar apenas o nmero do livros ou canto e do(s) verso(s), ou nmero das pginas, conforme o caso. 25 Notas de rodap Indicaes, observaes ou aditamento ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor. As notas de rodap pode ser de referncia ou explicativas.

26 Notas de referncia Notas que indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado. Sua numerao feita por algarismos arbicos, devendo ter numerao nica e consecutiva para todo o captulo ou parte. No se inicia a numerao a cada pgina. 27 Notas explicativas Notas usadas para comentrios, esclarecimentos ou explanaes, que no possam ser includas no texto. apresentada em algarismos arbicos, devendo ter numerao nica e consecutiva para todo o captulo ou parte. No se inicia a numerao a cada pgina.

You might also like