You are on page 1of 16

CONFERNCIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE 2011

PROPOSTAS EIXO 1 Desafio e Fortalecimento Institucional


1) Criao da Secretaria Municipal de Juventude 2) 2 Mapa da Juventude com diagnsticos dos dados gerais da juventude da cidade, resultando a criao de um plano municipal de juventude. 3) Alterao da Lei que institui o Conselho Municipal de Juventude 4) Ampliao do projeto das Estaes de Juventude, potencializando a ao dos auxiliares de juventude nas Sub-Prefeituras 5) Criao de um Fundo Municipal de Juventude 6) Criar um Mecanismo de Inter-Secretarias e inter esferas de governos Federal, Estadual e Municipal, para atender as demandas e implementao das polticas pblicas para a juventude.

Juventude e Educao 1) Investimentos na educao, oramento de 85 bilhes. 2) Reformulao do ensino mdio, garantindo formao dos professores e garantia de piso salarial, aulas de filosofia, sociologia e poltica, ensino integral: acesso cultura, sendo obrigatrio a quantidade de dois passeios por alunos anuais. Extino do sistema apostilado/ ou reformulao do contedo, garantido aos alunos do ensino mdio os contedos relacionados aos enem e anulao da aprovao automtica. Mais investimentos nas escolas da periferia. Sala ambiente. Reduo da quantidade de alunos. 3) Ensino profissionalizante em todas as escolas.

Juventude e Trabalho 1) Reivindicamos que seja implementado o plano nacional de emprego e trabalho decente para a juventude, garantindo empregos de qualidade, remunerao digna, igualdade para os trabalhadores jovens. Lutamos pela aprovao das convenes 158, 156, 111 da OIT; e o combate a precarizao do trabalho e a prtica de terceirizao. 2) Lei do Aprendiz: ampliao de vagas no programa oferecendo mais oportunidades para um maior nmero de jovens e uma maior divulgao do programa. Reivindica, ainda, maior fiscalizao dos rgos competentes para garantir a efetivao de todos os elementos propostos pela lei, assim como melhoria na remunerao e ampliao dos direitos dos aprendizes.
3) Reduo da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais sem

reduo de salrio para todos os trabalhadores, favorecendo a juventude que poder conciliar estudo, esporte, cultura e lazer, gerando 3,5 milhes de novos postos de trabalho.

Juventude e Cultura

1) Criar mais espaos de cultura e valorizar os j existentes (Centros Culturais, Centros de Referncia, CEUs, Escolas, Grupos de Espaos Alternativos, Ruas, Parques e Praas), de forma descentralizada, abrangente, com administrao transparente e com participao da sociedade civil, com recursos oramentrios e tcnicos compatveis s essas interfaces culturais; 2) Ampliar e desburocratizar a poltica de desenvolvimento e fomento cultural a longo prazo nos mbitos municipais (VAI), Estadual (PROAC) e Federal (MAIS CULTURA), que contemple as esferas fundamentais em um trabalho artstico: formao, produo, difuso e pesquisa, garantido a participao das juventudes e respeitando a diversidade de gnero, raa, etnia, orientao sexual, identidade de gnero, religiosidade, etc; 3) Garantir acesso e apoio aquisio e uso dos meios de produo (espaos, equipamentos, materiais, e manuteno) dos fazeres artsticoculturais das juventudes.

Juventude e Comunicao

1) Aproximar o tema comunicao Social do ambiente escolar, incentivando a comunicao social/educomunicao como tema transversal, como disciplina ou como projeto, aprimorando a infra-estrutura de comunicao na escola, oferecendo laboratrios de informtica para todas as escolas da rede pblica, inclusive com uso irrestrito comunidade, e com a criao mdias, e um portal de comunicao para os estudantes (gerenciado e atualizado por estudantes) e redes sociais para cada Escola municipal; com a recuperao do papel do Grmio Estudantil como agente de comunicao na escola por meio de polticas pblicas de fomento aos Grmios Estudantis e com a aquisio e distribuio, pela Secretaria Municipal de Educao, de produes de mdias jovens alternativas, comunitrias para todas as bibliotecas pblicas, incluindo as bibliotecas escolares.

2) Criar de lei de fomento e ou poltica e programas de fomento produo de mdias alternativas como: programas de rdio ou TV, mdias impressas, rdios escolares, etc, com prioridade para as/os jovens, tanto como proponentes quanto como pblico-alvo. Essas mdias devem ser canais de divulgao de diferentes atividades pblicas voltadas para os jovens, nas diversas reas como esporte, lazer, cultura, educao, movimentos sociais, etc e que sejam distribudas pelos equipamentos pblicos.

3) Banda larga ampla, oferecida pelo Poder Pblico, irrestrita e de qualidade

para toda a Cidade de So Paulo, inclusive garantindo o cumprimento de cem por cento do sinal disponibilizado e ampliao da Rede de Telecentros para todos os bairros da Cidade de So Paulo.

4) Apoiar a criao de um marco regulatrio contra o monoplio e como forma de participao direta da sociedade na criao de polticas

democrticas de comunicao. Inclusive influenciando na regulao das propagandas direcionadas ao pblico infanto-juvenil. EIXO 2 Juventude e a Cidade 1) Garantir amplo acesso ao transporte para a juventude; 2) Garantir que nas polticas pblicas de acesso a moradia sejam definidos aes especficas para a juventude 3) Investir prioritariamente nas regies da cidade onde no existam parques e outros equipamentos de cultura, atravs prioritariamente da implementao de estaes da Juventude, com a regulamentao feita pelo Conselho da sociedade civil, composto pelos jovens eleitos pela comunidade local.

Juventude e o Transporte Pblico 1) Adaptar os servios pblicos para que atendam as necessidades dos deficientes fsicos, auditivos e visuais, como caladas e semforos apropriados e transportes com os equipamentos necessrios; assim como a adaptao das escolas e demais espaos pblicos; 2) Aprovar o passe-livre estudantil, efetivando o acesso ao transporte pblico como um direito social; 3) Criar um conselho deliberativo municipal de transportes com paridade na participao da sociedade civil e do poder pblico.

Juventude e o Meio Ambiente 1) Introduo da disciplina especfica de Educao Ambiental no Ensino Fundamental I e II; 2) Regulamentar e reconhecer a profisso de Coletor de Materiais Reciclveis, e classific-la nos critrios de insalubridade, garantindo direitos sociais e trabalhistas; 3) Onde houver terrenos abandonados e ou contaminados, que sejam recuperados e criados espaos culturais e sociais, que contemplem as questes referentes juventude e sustentabilidade.

Juventude e povos tradicionais 1) Criar uma cadeira no conselho Municipal de Juventude para um representante dos povos indgenas.

2) Garantir que a Lei 11.645 seja ampliada para os currculos da educao infantil ao ensino superior, garantindo a formao dos professores para trabalhar com esta temtica e atravs dos meios de comunicao social contar a historia dos povos africanos e indgenas.

3) Criar centros de cultura que tenham como foco a promoo da diversidade cultural dos povos tradicionais.

EIXO 3 Juventude e Sade 1) Implantao de servios amigveis no mbito da Sade e Educao como poltica publica de juventude: Aconselhamento a cerca do uso de substncias lcitas e ilcitas, garantia do direito a sexualidade como politica integral para a juventude, atendimento psicolgicos nas escolas, aumento do nmero de creches , ... 2) Descriminalizao do aborto como politica de sade publica, bem como a garantia do exame de preveno do colo do tero (Papanicolau) para as jovens e acesso gratuito a vacina de HPV. 3) Fortalecimento do SUS, respeitando s deliberaes do controle social; acabando com o modelo de terceirizao da gesto, interrompendo o processo de privatizao atravs das OSS; Regulamentando a EC 29, atravs do PL 306/ 2008, sade. com a valorizao e qualificao dos profissionais da

Juventude, Esporte e Lazer


1) Proporcionar para o jovem acesso a materiais e espaos nas escolas que lhe

permitam praticar esporte, cultura e lazer de variados modalidades fora do seu perodo letivo. Isso pode ser feito atravs de reformas, revitalizao e construo de espaos dentro da escola mediados por profissionais mais capacitados, pelo estado, com incentivo econmico e profissionalizante nas variadas modalidades. 2) Mega Eventos: Que os mega eventos esportivos sejam uma oportunidade para o desenvolvimento de polticas publicas voltadas para juventude, trazendo avanos e legado para toda a sociedade, no restringindo-se apenas a mudanas de infra estrutura. Para isto, necessria a criao de espaos onde a juventude possa influir diretamente nas decises voltadas aos mega eventos. Para garantir a funcionalidade do processo devemos: Capacitao de jovens para a gesto e execuo dos mega eventos; Espao pr e ps mega eventos, que congreguem jovens para a prtica de esporte participativo, estimulando a diversificao das modalidades esportivas; Que jovens de todas as regies, classes sociais, etnias e portadores de necessidades especiais tenham acesso igualitrio aos esportes de alto rendimento;

3) Participao: Para viabilizao de praticas esportivas necessrio uma poltica de incentivo a participao da juventude na gesto na gesto de espaos da comunidade e a manuteno dos projetos/propostas vigentes. Essa participao cria a mudana da viso do esporte como atividade extra

par hbito saudvel, no s competitivo como praticado. O convite da comunidade primordial.

Juventude e Tempo Livre 1) Investir na estrutura das escolas municipais e estaduais, criando teatros, piscinas, quadras poliesportivas e bibliotecas comunitrias funcionando como Plo de lazer e formao para desenvolver novos escritores, poetas e pesquisadores, sendo um centro de incluso com linguagem juvenil.

2) Investir nos espaos pblicos dos bairros, para mobilizar a juventude, criando festival cultural juvenil municipal itinerante, priorizando a participao e diversidade local, sendo um espao para descobrir novos talentos.

3) Criar mecanismos de gratuidade de acesso para os jovens dem espetculos e/ou atividades culturais. (pelo menos uma vez por ms).

EIXO 4 Juventude e Segurana 1) Os jovens e as jovens paulistanos somos contra a reduo da maioridade penal, o toque de recolher e toda forma de violao do ECA e da Constituio Federal e qualquer forma de discriminao. 2) Formao de direitos humanos para agentes de segurana do Estado policiais militares. 3) Controle social das polcias militar e civil: crimes policiais serem fiscalizados pela sociedade civil, defensoria pblica, etc.

Juventude, respeito diversidade e direitos humanos


1) Garantir e implementar na grade curricular a temtica de direitos humanos

e da diversidade (orientao sexual, identidade de gnero, tnico/racial, gnero, tnico-cultural, combate a intolerncia religiosa, entre outras). Com formao continuada de professores/as, e criao de material pedaggico/didtico especifica (Projeto Escola Sem Homofobia); 2) Criao de uma Polticas Pblicas e de uma campanha contra o genocdio de jovens pela Polcia Militar do Estado de So Paulo e sua ampla divulgao;
3) Realizar seminrios/encontros de divulgao e esclarecimento do PLC 122

(Criminalizao da Homofobia), de forma institucional pelo Congresso Nacional (Cmara dos Deputados e Senado);

Eixo 5 Direito participao 1) INCENTIVAR a criao e o fortalecimento de Grmios estudantis, Centros e Diretrios acadmicos usando quando necessrio a legislao do Grmio Livre e o Estatuto da Criana e Adolescentes - nas escolas e faculdades para que todas tenham entidades estudantis.. Realizar uma campanha oficial de fortalecimento do papel do grmio estudantil, movida pelo Conselho Municipal, pela Coordenadoria de Juventude da SPP a UMES e outra entidade para que o Grmio possa cumprir seu papel de mobilizador do debate e da participao poltica local e nacional; criao de uma lei municipal de Grmio Livre. Incentivar a participao dos jovens tanto em mobilizaes via redes sociais, quanto em passeatas e manifestaes por igualdade, liberdade, defesa dos direitos humanos, etc. Incentivar a participao do grmio estudantil nas questes e problemas da comunidade e do bairro; levar as dificuldades dos alunos para ser debatida dentro da escola, como forma de buscar solues em conjunto com as famlias e comunidade do entorno. Incentivar os estudantes a se envolverem em associaes comunitrias de bairros e regies. 2) Fortalecer o Conselho Municipal de Juventude e aumentar os canais de dilogo entre a juventude e o governo; Criar um CONSELHO Regional de Grmios Estudantis que rena um representante de cada grmio estudantil escolar (frum dos grmios estudantis), com direito a levar as pautas para o poder pblico; Descentralizar o Conselho Municipal com a criao de conselhos regionais que possam ter um dilogo mais prximo com os estudantes; MAIOR incentivo do conselho na mobilizao e envolvimento dos jovens. Garantir mais espaos de participao dos jovens, inclusive, tambm

em outros conselhos (meio ambiente, sade, educao etc.). Garantir a participao dos jovens na elaborao das diretrizes curriculares da escola. 3) Investir mais polticas pblicas para que a juventude ocupe os equipamentos pblicos da cidade, visando garantir mais participao dos jovens. Garantir a construo de mais espaos de lazer, telecentros, centros culturais para jovens e quadras poliesportivas para juventude e manuteno dos espaos j existentes, com programao variada que motive a participao; que o Executivo municipal garanta a execuo dessas polticas levando em considerao, a mobilidade dos jovens para ocupao desses espaos, a segurana durante os grandes eventos e, valorizao as diversas linguagens e culturas, inclusive, as dos povos tradicionais.

You might also like