You are on page 1of 5

Cpia no autorizada

JUL 1995

NBR 13435

Sinalizao de segurana contra incndio e pnico


ABNT-Associao Brasileira de Normas Tcnicas
Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 - 28 andar CEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJ Tel.: PABX (021) 210 -3122 Telex: (021) 34333 ABNT - BR Endereo Telegrfico: NORMATCNICA

Procedimento Origem: Projeto 24:204.02-002/1994 CB-24 - Comit Brasileiro de Proteo Contra Incndio CE-24:204.02 - Comisso de Estudo de Sinalizao Preventiva de Incndio NBR 13435 - Fire safety signs, notices and graphic symbols - Application Procedure Descriptors: Signalling. Fire. Panic Vlida a partir de 30.08.1995 Palavras-chave: Sinalizao. Incndio. Pnico 5 pginas

Copyright 1995, ABNTAssociao Brasileira de Normas Tcnicas Printed in Brazil/ Impresso no Brasil Todos os direitos reservados

1 Objetivo
Esta Norma fixa as condies exigveis que devem satisfazer o sistema de sinalizao de segurana contra incndio e pnico em edificaes.

3.2 Edificao Construo destinada a abrigar qualquer atividade humana, materiais ou equipamentos.

2 Documentos complementares
Na aplicao desta Norma necessrio consultar: NBR 13434 - Sinalizao de segurana contra incndio e pnico - Formas, dimenses e cores - Padronizao NBR 13437 - Smbolos grficos para sinalizao de segurana contra incndio e pnico - Simbologia DIN 67510 - Longtime afterglowing luminescent pigments

4 Condies gerais
4.1 A sinalizao de segurana contra incndio e pnico possui duas funes bsicas distintas, definidas a seguir: a) reduzir o risco de ocorrncia de incndio, alertando para os riscos potenciais, requerendo aes que contribuam para a segurana contra incndio e proibindo aes capazes de afetar o nvel de segurana; b) garantir que sejam adotadas aes adequadas situao de risco, que orientem as aes de combate e facilitem a localizao dos equipamentos e das rotas de sada para escape seguro da edificao, no caso de incndio. 4.2 A sinalizao de segurana contra incndio e pnico faz uso de smbolos, mensagens e cores, definidos nas NBR 13434 e NBR 13437, e convenientemente alocados no interior do edifcio, segundo esta Norma.

3 Definies
Para os efeitos desta Norma so adotadas as definies de 3.1 e 3.2. 3.1 Rotas de sada Caminho contnuo, devidamente protegido, proporcionado por portas, corredores, halls, passagens externas, balces, vestbulos, escadas, rampas ou outros dispositivos de sada ou combinao destes, a ser percorrido pelo usurio em caso de incndio de qualquer ponto de uma edificao, dependncia ou espao aberto restrito para a via pblica ou para um espao protegido do incndio na edificao e tendo acesso via pblica.

5 Condies especficas
5.1 Classificao da sinalizao A sinalizao de segurana contra incndio e pnico classificada nesta Norma em sinalizao bsica e complementar.

Cpia no autorizada

NBR 13435/1995

5.1.1 Sinalizao bsica

5.2.1.3 Sinalizao de comando (C)

A sinalizao bsica constituda por cinco categorias, de acordo com a sua funo, descritas a seguir: a) sinalizao de proibio, cuja funo proibir aes capazes de conduzir ao incio do incndio; b) sinalizao de alerta, cuja funo alertar para reas e materiais com potencial de risco; c) sinalizao de comando, cuja funo requerer aes que garantam condies adequadas para a utilizao das rotas de sada; d) sinalizao de orientao e salvamento, cuja funo indicar as rotas de sada e aes necessrias para o seu acesso; e) sinalizao de equipamentos de combate e alarme, cuja funo indicar a localizao e os tipos de equipamentos de combate a incndio disponveis.
5.1.2 Sinalizao complementar

A sinalizao apropriada deve ser instalada em local visvel e no mnimo a 1,50 m do piso acabado, distribuda ao longo da rea que exige manuteno do nvel de segurana preestabelecido, distanciada entre si em no mximo 13 m.
5.2.1.4 Sinalizao de orientao e salvamento (S) 5.2.1.4.1 A sinalizao de sada de emergncia apropriada deve assinalar todas as mudanas de direo, obstculos, sadas, escadas, etc. e ser instalada segundo sua funo, a saber:

a) a sinalizao de portas de sada de emergncia deve ser localizada imediatamente acima das portas, no mximo a 10 cm da verga; b) a sinalizao de orientao das rotas de sada deve ser localizada de modo que a distncia de percurso de qualquer ponto da rota de sada at a sinalizao seja de no mximo 6,5 m. Adicionalmente, esta tambm deve ser instalada, de forma que na direo de sada de qualquer ponto seja possvel visualizar o ponto seguinte, distanciados entre si em no mximo 13 m. A sinalizao deve ser instalada de modo que a borda superior da sinalizao esteja no mximo a 0,60 m do piso acabado.
5.2.1.4.2 A identificao de cada pavimento no interior da caixa de escada de emergncia e nas antecmaras deve estar a uma altura de 1,50 m do piso acabado. No primeiro caso, a identificao deve estar junto parede, sobre o patamar de acesso a cada pavimento, e no segundo caso, deve estar sobre uma das paredes da antecmara, adjacente s portas. 5.2.1.4.3 A identificao do pavimento de descarga no interior

A sinalizao complementar a sinalizao composta por faixas de cor ou mensagens, devendo ser empregada nas seguintes situaes: a) indicao continuada das rotas de sada; b) indicao de obstculos, como pilares, arestas de paredes, etc.; c) indicao de pisos, espelhos, rodaps e corrimos de escadas; d) indicao da silhueta de equipamentos de combate a incndio; e) mensagens escritas especficas que acompanham a sinalizao bsica, onde for necessria a complementao da mensagem dada pelo smbolo. 5.2 Implantao da sinalizao Os diversos tipos de sinalizao de segurana contra incndio e pnico devem ser implantados em funo de caractersticas especficas de uso e dos riscos, bem como em funo de necessidades bsicas para a garantia da segurana contra incndio na edificao, conforme a Tabela.
5.2.1 Sinalizao bsica 5.2.1.1 Sinalizao de proibio (P)

da caixa de escada de emergncia deve indicar inclusive a direo da sada para o exterior.
5.2.1.4.4 Todos os pavimentos que se localizam abaixo ou acima do pavimento de descarga devem ter uma sinalizao com seta, indicando a direo da sada at o pavimento de descarga. A sinalizao deve estar localizada no patamar intermedirio da escada, a uma altura de 1,50 m do piso acabado do patamar. 5.2.1.4.5 A abertura das portas de escada e antecmara no deve obstruir a visualizao de qualquer sinalizao. 5.2.1.5 Sinalizao de equipamentos de combate a incndio (E)

A sinalizao apropriada deve ser instalada em local visvel e no mnimo a 1,50 m do piso acabado, distribuda em mais de um ponto dentro da rea de risco, de modo que pelo menos uma delas possa ser claramente visvel de qualquer posio dentro da rea, distanciadas entre si em no mximo 13 m.
5.2.1.2 Sinalizao de alerta (A)

A sinalizao apropriada deve ser instalada em local visvel e no mnimo a 1,50 m do piso acabado, prxima ao risco isolado ou distribuda ao longo da rea de risco generalizado, distanciada entre si em no mximo 13 m.

A sinalizao de equipamentos de combate a incndio deve estar imediatamente acima do equipamento, com afastamento mnimo de 10 cm e mximo de 1,0 m dele, e com dimenses de acordo com as distncias de visualizao. Caso a visualizao direta do equipamento no seja possvel, a sua localizao deve ser indicada, adicionalmente, a partir do ponto de boa visibilidade mais prximo. Esta sinalizao deve incluir um quadro com o smbolo do equipamento em questo e uma seta indicativa. Este conjunto no deve distar mais que 13 m do equipamento e deve ser instalado em um local a partir do qual seja possvel visualizar o equipamento.

Cpia no autorizada

NBR 13435/1995

5.2.2 Sinalizao complementar 5.2.2.1 A sinalizao de indicao continuada das rotas de

c) nos smbolos, faixas e outros elementos de sinalizao, a cor branca ou amarela deve ser fotoluminescente; d) as faixas utilizadas na sinalizao complementar dos pisos dos degraus das escadas devem ser antiderrapantes.
5.3.1.3 Os materiais que constituem a pintura das placas e

sada deve ser implantada entre os smbolos utilizados na sinalizao bsica de orientao, a uma altura igual a da ltima, ou seja, a uma altura mxima de 60 cm do piso acabado. A sinalizao continuada das rotas de sada deve utilizar faixas ou outros smbolos que identifiquem continuidade e devem ser na cor branca ou amarela.
5.2.2.2 A sinalizao de indicao de obstculos deve ser

implantada a partir do piso acabado at 1,00 m no mnimo, por meio de faixas amarelas com listas pretas inclinadas a 45o. A cor de segurana deve ocupar no mnimo 50% da rea das faixas.
5.2.2.3 A sinalizao de indicao de pisos, espelhos, roda-

pelculas devem ser atxicos e no-radioativos, devendo atender s normas correspondentes para cada tipo de material, no que se refere s propriedades colorimtricas, de resistncia luz e resistncia mecnica.
5.3.1.4 O material fotoluminescente utilizado deve atender a

DIN 67510. 5.4 Projeto da sinalizao O projeto de sinalizao de segurana contra incndio e pnico, para fins de aprovao junto s autoridades competentes, deve ser constitudo por plantas baixas, memorial descritivo e outros elementos que identifiquem o tipo e a localizao de cada elemento do sistema de sinalizao.
5.4.1 Requisitos mnimos 5.4.1.1 A implantao do sistema de sinalizao deve estar

ps e corrimos de escadas deve ser implantada sobre eles, por meio de faixas.
5.2.2.4 A sinalizao de indicao da silhueta de equipa-

mentos de combate deve ser implantada na parede de fundo do equipamento, com largura livre ao seu redor de 15 cm.
5.2.2.5 Quando os equipamentos de combate a incndio estiverem localizados em pilares, a sinalizao deve ser implantada em todas as faces do pilar. 5.2.2.6 A sinalizao dos extintores de incndio e hidrantes

representada no mnimo por meio dos seguintes documentos: a) plantas baixas, na escala de 1:100; b) memorial descritivo; c) quadro de quantidades.
5.4.1.2 Nas plantas baixas devem constar o tipo, localiza-

deve ser implantada tambm no piso, quando estes estiverem localizados em garagens, no subsolo, por meio de um quadrado vermelho com lado igual a 70 cm, com moldura amarela de 15 cm de largura.
5.2.2.7 As faixas utilizadas na sinalizao complementar devem ser brancas ou amarelas, podendo sua largura variar de 2,5 cm a 10,0 cm. 5.2.2.8 As mensagens escritas especficas que acompa-

o e dimenses dos smbolos que devem ser implantados.


5.4.1.3 Em planta baixa, no local onde deve ser implantado

nham a sinalizao bsica devem se situar imediatamente, adjacente sinalizao que complementar. 5.3 Materiais
5.3.1 Confeco da sinalizao 5.3.1.1 A sinalizao pode ser confeccionada em placas,

o smbolo, deve ser traado um crculo dividido, horizontalmente, em duas partes, sendo que na parte superior deve constar o cdigo do smbolo, conforme a NBR 13437 e na parte inferior, as suas dimenses, conforme a NBR 13434.
5.4.1.4 A sinalizao complementar, por meio de faixas con-

chapas ou pelculas, a serem afixadas posteriormente nos locais apropriados, ou pode ser pintada diretamente sobre a superfcie da rea a ser sinalizada.
5.3.1.2 O material pode ser rgido ou malevel, constitudo

tnuas, deve ser indicada por uma linha que identifique sobre a qual deve ser escrita a largura e cota em relao ao piso acabado, em centmetros, seguida das letras AD no caso de uso de material antiderrapante. 5.5 Manuteno
5.5.1 Conservao

por chapas metlicas, plstico, lminas melamnicas, placas de PVC, poliestireno, pelculas de PVC ou outro material, desde que as seguintes condies sejam atendidas: a) resistncia mecnica; b) sua espessura seja suficiente para que as irregularidades da superfcie onde deve ser utilizada no seja transferida para a superfcie da placa ou pelcula da sinalizao;

A sinalizao sujeita a intempries, agentes fsicos e qumicos deve ser vistoriada a cada seis meses, efetuando-se a sua recuperao ou substituio, quando necessrio.
5.5.2 Inspeo peridica

A sinalizao deve ser objeto de inspees peridicas pelas autoridades competentes, para sua eventual correo.

Cpia no autorizada

NBR 13435/1995

Tabela - Aplicao da sinalizao em funo da classe de ocupao do local Grupo Classe de ocupao Subclasse A-1 A Residencial A-2 A-3 B Servios de hospedagem B-1 B-2 C-1 C Comercial varejista C-2 C-3 D-1 Descrio Habitaes unifamiliares Habitaes multifamiliares Habitaes coletivas Hotis e assemelhados Hotis residenciais Comrcio em geral de pequeno porte Comrcio de grande e mdio portes Centros comerciais Locais para prestao de servios profissionais ou conduo de negcios Agncias bancrias Agncias bancrias Servios de reparao (exceto os classificados em G e I) Escolas em geral Escolas especiais Escolas para cultura fsica Centros de treinamento profissional Pr-escolas Escolas para portadores de deficincias Locais onde h objetos de grande valor artstico, histrico, etc. Templos e auditrios Centros esportivos Estaes e terminais de passageiros Locais para produo e apresentao de artes cnicas (teatros, tv, etc.) Clubes sociais Construes provisrias Locais para refeies Garagens sem acesso de pblico e sem abastecimento Garagens com acesso de pblico e sem abastecimento Sinalizao bsica P-A-S-E P-A-S-E P-A-S-E P-A-S-E P-A-S-E P-A-C-S-E P-A-C-S-E P-A-S-E Sinalizao complementar a-b-c-d a-b-c-d a-b-c-d a-b-c-d a-b-c-d a-b-c-d-e a-b-c-d-e a-b-c-d

Servios profissionais, pessoais e tcnicos

D-2 D-2 D-3

P-A-S-E P-A-S-E P-A-S-E

a-b-c-d-e a-b-c-d-e a-b-c-d-e

E-1 E-2 E Educacional Cultura fsica E-3 E-4 E-5 E-6 F-1

P-A-S-E P-A-S-E P-A-S-E P-A-C-S-E P-A-S-E P-A-S-E P-A-S-E

a-b-c-d a-b-c-d a-b-c-d a-b-c-d-e a-b-c-d a-b-c-d a-b-c-d

F-2 F-3 F Locais de reunio de pblico F-4 F-5

P-A-S-E P-A-S-E P-A-C-S-E P-A-S-E

a-b-c-d a-b-c-d a-b-c-d-e a-b-c-d-e

F-6 F-7 F-8 G-1 G Servios automotivos G-2

P-A-S-E P-A-S-E P-A-S-E P-A-C-S-E

a-b-c-d a-b-c-d-e a-b-c-d a-b-c-d-e

P-A-C-S-E

a-b-c-d-e

/continua

Cpia no autorizada

NBR 13435/1995

/continuao Grupo Classe de ocupao Subclasse G-3 Descrio Locais dotados de abastecimento de combustvel Servios de conservao, manuteno e reparos de autos Servios de manuteno em veculos de grande porte e retificadores em geral Hospitais veterinrios e assemelhados Locais onde pessoas requerem cuidados especiais por limitaes fsicas ou mentais Hospitais e assemelhados Prdios e instalaes vinculados s foras armadas, polcia militar e civil Locais onde a liberdade das pessoas sofre restries (prises, etc.) Locais onde as atividades exercidas e os materiais utilizados e/ou depositados apresentam mdio potencial de incndio. Locais onde a carga combustvel no atinge 50 kg/m2 ou 1200 MJ/m2 e que no se enquadram em I-3 Locais onde as atividades exercidas e os materiais utilizados e/ou depositados apresentam grande potencial de incndio. Locais onde a carga combustvel ultrapassa 50 kg/m2 ou 1200 MJ/m2 e que no se enquadram em I-3. Depsitos sem contedo especfico Locais onde h alto risco de incndio pela existncia de quantidade suficiente de materiais perigosos Depsito sem risco de incndio expressivo Sinalizao bsica P-A-C-S-E Sinalizao complementar a-b-c-d-e

Servios automotivos

G-4

P-A-C-S-E

a-b-c-d

G-5

P-A-C-S-E

a-b-c-d

H-1 H-2

P-A-S-E P-A-S-E

a-b-c-d-e a-b-c-d

Servios de sade e institucionais

H-3 H-4

P-A-C-S-E P-A-S-E

a-b-c-d-e a-b-c-d

H-5

P-A-S-E

a-b-c-d

I-1

P-A-S-E

a-b-c-d-e

Industrial, comercial de alto risco, atacadista e depsitos

I-2

P-A-C-S-E

a-b-c-d-e

I-3

P-A-C-S-E

a-b-c-d-e

Depsito de baixo risco

J-1

P-A-S-E

a-b-c-d

Convenes: P - Proibio A - Alerta C - Comando S - Salvamento E - Equipamento a - indicao continuada das rotas de sada b - indicao de obstculos c - indicao, atravs de faixas, dos pisos, espelhos, rodaps e corrimos d - indicao de porta com a palavra SADA e - indicao de equipamentos de combate a incndio por silhueta de fundo amarelo

You might also like