You are on page 1of 84

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

ANEXO III CONTEDOS PROGRAMTICOS

EDUCAO (comum a todas as reas de atuao)

1. Formao do Professor 2. Escola como Espao Scio-Cultural da Ao do Professor 3. Aula enquanto Ambiente de Aprendizagem 4. Aspectos Legais da Educao Brasileira REFERNCIA SUGERIDA ALMEIDA, Geraldo Pessanha de. Transposio didtica: por onde comear. So Paulo: Cortez, 2007. BRASIL. Conselho Nacional de Educao. Parecer 11/2000. Nacionais para a Educao de Jovens e Adultos. Braslia: 2000. Diretrizes Curriculares

BRASIL. Conselho Nacional de Educao. Resoluo N. 3 de 15 de junho de 2010. Institui Diretrizes Operacionais para a Educao de Jovens e Adultos nos aspectos relativos durao dos cursos e idade mnima para ingresso nos cursos de EJA; idade mnima e certificao nos exames de EJA; e Educao de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educao a Distncia. BRASIL. Conselho Nacional de Educao. Parecer n. 39 de 8 de dezembro de 2004. Aplicao do Decreto n. 5154/04 na educao profissional tcnica de nvel mdio e no ensino mdio. Braslia, DF, 2004. BRASIL. Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional, in Dirio Oficial da Unio, Ano CXXXIV, n. 248, 23 dez 1996. BRASIL. MEC/Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica. PROEJA. Documento Base. Braslia, 2007. BRASIL. Presidncia da Repblica. Decreto n. 2.208 de 17 de abril de 1997. Regulamenta o pargrafo 2. do art. 36 e os artigos 39 a 42 da Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Dirio Oficial da Unio, Braslia, DF, 18 abr 1997. BRASIL. Presidncia da Repblica. Decreto n. 5154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o pargrafo 2. do art. 36 e os artigos 39 a 41 da Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Dirio Oficial da Unio, Braslia, DF, 24 jul 2004.

23

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

BRASIL. Presidncia da Repblica. Decreto n. 5840 de 13 de julho de 2006. Institui o Programa Nacional de Integrao da Educao Profissional com a Educao Bsica na Modalidade de Educao de Jovens e Adultos - PROEJA. DAYRELL, Juarez (Org.). Mltiplos olhares sobre educao e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2006. FARIAS, Isabel Maria Sabino de; SALES, Josete de Oliveira Castelo Branco; BRAGA, Maria Margarete Sampaio de Carvalho; FRANA, Maria do Socorro Lima Marques. Didtica e docncia: aprendendo a profisso. Braslia: Liber Livro, 2009. LEITE, Miriam Soares. Recontextualizao e transposio didtica: introduo leitura de Basil Berstein e Yves Chevallard. Araraquara, So Paulo: Junqueira & Marin, 2007. MANTOAN, Maria Teresa Eglr. Incluso escolar: o que ? por qu? como fazer? So Paulo: Moderna, 2003. MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo, no um acerto de contas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educao: trajetria, limites e perspectivas. 7. ed. Campinas, So Paulo: Autores Associados, 2000. SILVA, Monica Ribeiro. A poltica de integrao curricular no mbito do PROEJA: entre discursos, sujeitos e prticas. In: Revista Ensaio: Avaliao e Polticas Pblicas. vol.19, n. 71, Rio de Janeiro, abr/jun 2011. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362011000300005&lng=pt &nrm=iso>. Acesso em: 19 set. 2011. VEIGA, Ilma Passos Alencastro Veiga (Org.). Aula: gnese, dimenses, princpios e prticas. Campinas, So Paulo: Papirus, 2008. VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Virando a escola do avesso por meio da avaliao. Campinas, So Paulo: Papirus, 2008.

24

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

CONHECIMENTOS ESPECFICOS REA DE ATUAO: ADMINISTRAO RURAL 1. Teoria geral da administrao. 2. Definio, objetivos e conceitos bsicos em Administrao Rural. 3. Medidas de resultados Econmicos. 4. Administrao por objetivos. 5. Cadeias produtivas. 6. Gesto da Qualidade. 7. Administrao da produo. 8. Inovao e empreendedorismo. 9. Custos de produo. 10. Elaborao e anlise de Projetos. REFERNCIA SUGERIDA BATALHA, Mrio Otvio. Gesto Agroindustrial - Volume 1. 2ed., So Paulo: Atlas, 2001. DOLABELA, Fernando. Oficina do Empreendedor - A Metodologia de Ensino que Ajuda a Transformar. 1ed., Belo Horizonte: Cultura Editores Ass., 1999. KOTLER, Philip. Administrao de marketing: Anlise, Planejamento, Implementao e Controle. 5ed., So Paulo: Atlas, 1998. MEGIDO, Jos Luiz Tejon & XAVIER, Coriolano. Marketing & Agribusiness. 4ed., So Paulo: Atlas, 2003. SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart & JOHNSTON, Robert. Administrao da Produo. 2ed. So Paulo: Atlas, 2002. ZYLBERSZTAJN, Dcio & SCARE, Roberto Fava. Gesto da Qualidade no Agribusiness. 1ed., So Paulo: Atlas, 2003.

25

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

CONHECIMENTOS ESPECFICOS REA DE ATUAO: ARQUITETURA

Teoria e Histria da Arquitetura As transformaes sociais, o avano das tcnicas e os movimentos estticos que impulsionaram a arquitetura, especialmente a partir do final do sculo XIX na Europa. O surgimento da arquitetura moderna, os seus desdobramentos e revises crticas e a modificao ocorrida no panorama da arquitetura, nas ltimas dcadas (principalmente com relao ao carter esttico e funcional dos novos edifcios e a noo de sustentabilidade ambiental). A herana da tradio construtiva vernacular, a ruptura com o academicismo e os desdobramentos do movimento moderno no Brasil, as principais realizaes da arquitetura brasileira, a arquitetura enquanto patrimnio histrico, cultural e scio-ambiental. Os desafios da arquitetura contempornea e as novas demandas programticas das cidades, especialmente as cidades brasileiras. Pedagogia e metodologia do projeto Aspectos pedaggicos do ensino do projeto de arquitetura. Tcnicas para o desenvolvimento da capacidade de percepo e apreciao do espao natural e construdo, desenvolvimento do raciocnio tridimensional e sua representao. As etapas fundamentais de desenvolvimento do projeto. Mtodos de pesquisa e organizao de informaes para a realizao de empreendimentos arquitetnicos, tcnicas de registro, representao e armazenamento de dados sobre o projeto. A elaborao de mapas, croquis, programa de necessidades, diagramas e fluxogramas funcionais que orientam o desenvolvimento do projeto. Os modos de gerao das formas em arquitetura, elaborao de maquetes fsicas e virtuais por computador. O discurso tcnico e formal do projeto, as finalidades do edifcio e suas solues tcnicas, o partido arquitetnico e os significados da arquitetura. Coordenao e compatibilizao de projetos. Gerenciamento do desenvolvimento do projeto de arquitetura, adequao entre o projeto de arquitetura e os projetos complementares, detalhamento e especificao do projeto, planilha de quantidades e custos, elaborao de memoriais tcnicos, aprovaes e licenciamentos, mediao entre cliente e fornecedor. O uso de softwares para o desenvolvimento do projeto em arquitetura. Softwares de desenho em 2D e 3D, softwares de processamento de imagens e gerao de render, de modelagem tridimensional e simulao de esforos e condies de conforto e sustentabilidade ambiental. Arquitetura e Tecnologia, conforto ambiental e sustentabilidade As tcnicas construtivas tradicionais e normatizadas, que orientam a execuo das construes, os sistemas de fundao, estruturas de madeira, ao e concreto, vedaes em alvenaria e sistemas modulados com emprego de pr-fabricados, pisos de madeira e pisos de concreto revestidos, telhados e impermeabilizao de coberturas, aspectos tcnicos das especificaes de materiais de revestimento e acabamentos gerais da construo.

26

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

Aspectos de conforto ambiental relacionado s solues projetuais dos edifcios, arquitetura bioclimtica, aspectos tcnicos da envoltria dos edifcios relacionados com o conforto e a economia de energia, os sistemas de condicionamento ambiental, ativos (sistemas mecnicos e eletrnicos de controle da temperatura, umidade, iluminao, etc.) e passivos (aquecimento, isolamento, ventilao e iluminao natural, etc.). A conscincia ecolgica e a busca de uma arquitetura ambientalmente sustentvel. Aspectos gerais que regem os princpios de sustentabilidade na arquitetura, os materiais e as tcnicas construtivas de menor impacto sobre o ambiente, a utilizao de recursos energticos alternativos, naturais e a partir de materiais reciclados, padres para a durabilidade e reduo da manuteno nos edifcios, racionalizao do consumo e reaproveitamento da gua nos edifcios, sistemas de gerenciamento. Leis e normas que regem a produo da arquitetura e da cidade e a atuao do arquiteto. Princpios tcnicos e legais que regem a realizao dos projetos de arquitetura. Normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas que regem a construo dos edifcios e infraestruturas de conjuntos edificados, o desenho e simbologia empregada na representao grfica do projeto, a acessibilidade universal, transporte vertical nos edifcios, preveno e combate a incndio, sistemas hidrulicos e sanitrios das edificaes, condies de conforto e durabilidade das edificaes. Leis e decretos que regulamentam o exerccio profissional do arquiteto. Regulamentos tcnicos de conservao de energia e certificao das construes quanto a sua sustentabilidade ambiental. Programas gerais de arquitetura Aspectos histricos, tcnicos, scio-econmicos, legais e funcionais que envolvem a realizao dos seguintes temas gerais de projeto em arquitetura: 1. Centro comercial de bairro; 2. Conjunto habitacional horizontal; 3. Revitalizao de Edifcios em rea Histrica; 4. Equipamento Lazer pblico; 5. Shopping Center; 6. Edifcio multifamiliar vertical; 7. Edifcio unifamiliar; 8. Edifcio multifamiliar para faixa de baixa renda; 9. Feira livre; 10. Paisagismo de espao pblico; 11. Parque urbano; 12. Praa de Quadra; 13. Paisagismo em rea de transio pblica e privada; 14. Orla Fluvial ou Martima; 15. Restauro de edifcio em rea Histrica; 16. Urbanstica de rea comercial; 17. Cidade nova; 18. Condomnio fechado; 19. Expanso urbana; 20. Requalificao de rea de interesse social

27

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

REFERNCIA SUGERIDA Teoria e Histria da Arquitetura: BITTAR William. Formao da arquitetura moderna no Brasil (1920-1940) (pdf.). disponvel em: http://www.docomomo.org.br/seminario%206%20pdfs/William%20Bittar.pdf BONDUKI, Nabil Georges. Origens da habitao social no Brasil. So Paulo: Estao Liberdade, 1998. BRUAND, Yves. Arquitetura Contempornea no Brasil. trad. Ana M. Goldberger. So Paulo: Perspectiva, 1981. FRAMPTON, Kenneth. Histria crtica da Arquitetura Moderna. So Paulo: Martins Fontes, 1998. GHIRARDO, Diane. Arquitetura contempornea: uma histria concisa. So Paulo: Martins Fontes, 2002. GRAEFF, Edgard A. O Edifcio. So Paulo: Projeto, 1979. LASSANCE et al. (orgs.). Leituras em teora da Arquitetura - vol. 2 - Textos. Rio de Janeiro: Viana e Mosley, 2010. MAGALHES, Sergio. A cidade na Incerteza. Rio de Janeiro: Viana e Mosley/ Prourb, 2010. MONTANER, Josep Maria. Depois do movimento moderno: arquitetura da segunda metade do sculo XX. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2001. SANTOS DE OLIVEIRA, Beatriz et al. (orgs.). Leituras em teora da Arquitetura - vol. 1 Conceitos. Rio de Janeiro: Viana e Mosley, 2009. SANTOS, Carlos Nelson. A Cidade como um jogo de Cartas. S.Paulo: Projeto, 1988. SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil: 1900 1990. So Paulo: USP, 1997. Pedagogia e metodologia do projeto: CHING, Francis. Arquitetura, forma, espao e ordem. So Paulo: Martins Fontes, 1998. COMAS, Carlos E. (org.). Projeto Arquitetnico: disciplina em crise, disciplina em renovao. So Paulo: Projeto,1986. CRESPO, C. C.; RUSCHEL, R. C. Ferramentas BIM: Um desafio para a melhoria no ciclo de vida do projeto. In: ENCONTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAO E COMUNICAO NA CONSTRUO CIVIL, 3., Porto Alegre, 2007. Disponvel em: http://www2.pelotas.ifsul.edu.br/gpacc/BIM/referencias/CRESPO_2007.pdf. DUARTE, C. R. et al. (orgs.). O lugar do projeto: no ensino e na pesquisa em arquitetura e urbanismo. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2007.

28

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

FLORIO, W. Tagliari, A. Projeto, criatividade e metfora. Arquiteturarevista - Vol. 5, n 2:92-110 (julho/dezembro 2009). Disponvel em: <http://www.arquiteturarevista.unisinos.br/pdf/61.pdf>. GOUVEIA, Anna P. S. O croqui do arquiteto e o ensino do desenho. Tese de Doutorado. FAUUSP, So Paulo: 1988. Disponvel em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-03052010-090659/pt-br.php>. LITTLEFIELD, David. Manual do Arquiteto Planejamento, dimensionamento e projeto.3 Ed. So Paulo: Bookman, 2011. MAHFUZ, Edson. Nada provm do nada. A produo arquitetnica vista como transformao de conhecimento. In: Revista Projeto n 69, 1984. MELHADO, S. B. Gesto, coordenao e integrao para um novo modelo voltado a qualidade do processo de projeto na construo de edifcios. 2001. Tese (Livre docncia) - Escola Politcnica, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2001. Disponvel em: <http://silviobm.pcc.usp.br/TESE%20LIVRE%20DOC%C3%8ANCIA%20SILVIO%20MELHA DO.pdf>. MONEO, Rafael. Inquietao terica e estratgia projetual. So Paulo: Cosac e Naify, 2008. MONTENEGRO, Gildo. Desenho arquitetnico. So Paulo: Edgard Blucher, 1978. NARDELLI, Eduardo S. e VINCENT, Charles C. Pesquisa revela como escritrios de arquitetura utilizam softwares. In Revista AU - Arquitetura e Urbanismo. Disponvel em: http://www.revistaau.com.br/arquitetura-urbanismo/188/pesquisa-revela-como-escritorios-dearquitetura-utilizam-softwares-155941-1.asp. NEVES, Laert Pedreira. Adoo do partido na arquitetura. Salvador: Centro Editorial e Didtico da UFBA. 1989. PANERO, Julius. Dimensionamiento humano para espaos interiores. Barcelona: GG, 2003. PRONK, Emile. Dimensionamento em Arquitetura. Joo Pessoa, Editora UniversitriaUFPB, 1991. SILVA, Arlindo. Desenho Tcnico Moderno. Rio de Janeiro: LTC, 2006. SILVA, Elvan. Uma introduo ao projeto de arquitetura. Porto Alegre. UFRS. 1998. SILVA, M.A.C; SOUZA, Roberto. Gesto de Processo de Projeto de Edificaes. So Paulo : O Nome da Rosa, 2003. Manuais bsicos dos sofwares mais utilizados no desenvolvimento de projetos de arquitetura no Brasil (AutoCad, ArchCad, Revit, 3D Max, SketchUp, ArtLantis, Photoshop, Maya, Designer Build). Arquitetura e Tecnologia, conforto ambiental e sustentabilidade: A Segurana contra incndio no Brasil. So Paulo: Projeto Editora, 2008. Disponvel em: <http://201.55.56.211/livro_seg/Aseguranca_contra_incendio_no_Brasil.pdf>.

29

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

AsBEA. Manual de Contratao Empresariais. So Paulo: Pini, 2000.

de

Servios

de

Arquitetura

para

Espaos

AsBEA. Manual de Contratao dos Servios de Arquitetura e Urbanismo 2 Edio So Paulo: Pini, 2000. ATLAS SCHINDLER S/A. Manual de Transporte Vertical nos Edifcios. Disponvel em: <http://www.atlas.schindler.com/manual_transporte_vertical_2008.pdf>. AZEREDO, Helio A. O Edifcio at sua cobertura. 2 Ed. So Paulo: Edgard Blucher, 1997. AZEREDO, Hlio A. O edifcio e seu acabamento. So Paulo: Edgar Blucher, 1987. BAA, Luciana L. M e CAMPANTE, Edmilson F. Projeto e Execuo de Revestimento Cermico. So Paulo: O nome da Rosa, 2003. BORGES, Alberto C. Prtica das Pequenas Construes - Vol. 1 e 2. So Paulo: Edgard Blucher, 2010. CARVALHO JUNIOR, Roberto de. Instalaes eltricas e o projeto de arquitetura. 2 ed. So Paulo: Edgard Blucher, 2010. Certificao ambiental. In Revista Tecne. Disponvel <http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/155/carimbo-verde-162886-1.asp> em:

CORBELLA, O, &YANNAS, S. Em busca de uma arquitetura sustentvel para os trpicos. Rio de Janeiro: Revan, 2003. CREDER, Helio. Instalaes Eltricas. 15 Ed. So Paulo: Rio de Janeiro, 2011. CREDER, Helio. Instalaes Hidrulicas e Sanitrias. 6 Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006 CHACEL, F. Paisagismo e Ecogenese. Rio de Janeiro: Fraiha, 2004. FRANCO, Maria de Assuno Ribeiro. Desenho ambiental: uma introduo arquitetura da paisagem com o paradigma ecolgico. So Paulo: Annablume, 1997. FROTA, Ansia B, SCHIFFER, Sueli R. Manual de conforto trmico: arquitetura e urbanismo. 2. ed. So Paulo: Studio Nobel, 1995. GONALVES, Joana C. S. e DUARTE, Denise H. S. Arquitetura sustentvel: uma integrao entre ambiente, projeto e tecnologia em experincias de pesquisa, prtica e ensino. Disponvel em: <http://seer.ufrgs.br/ambienteconstruido/article/viewFile/3720/2071> HIRSCHFELD, Henrique. Cdigo de Obras e Edificaes. Curitiba: Atlas, 1993. LAMBERTS, R.; DUTRA, L.; FERNANDO, O.R. (1997). Eficincia energtica na arquitetura. So Paulo: PW. PROCEL: Programa nacional de conservao de energia eltrica. Eletrobrs. Disponvel em: <http://www.procel.gov.br/procel/site/areadeatuacao/residencias _apresentacao.asp>. REBELLO, Yopanan C. P. A Concepo Estrutural e a Arquitetura. So Paulo: Zigurate, 2000. ROAF, Sue et al. Ecohouse: A casa ambientalmente sustentvel. 3 ed. So Paulo: Bookman, 2009.

30

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

ROMERO, M. A. B. Princpios bioclimticos para o desenho urbano. So Paulo: Ed. Projeto, 1988. SINAENCO. Manual de Escopo de Projetos e Servios (pdf.). Disponvel em: <http://www.sinaenco.com.br/downloads/manual_Arquitetura.pdf>. Leis e normas que regem a produo da arquitetura e da cidade e a atuao do arquiteto: Cdigo de Obras de Campos dos Goytacases - RJ (Lei Municipal N 6.692, de 27 de novembro de 1998). Decreto n. 23.569 de 11/12/33 - Regula o exerccio das profisses de engenheiro, de arquiteto e de agrimensor. Lei n. 4.950-A de 22/04/66 - Dispe sobre a remunerao de profissionais diplomados em Engenharia, Qumica, Arquitetura, Agronomia e Veterinria. Lei n. 5.194 de 24/12/66 - Regula o exerccio das profisses de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrnomo. Lei n 10.098, de 19/12/2000 - Estabelece normas gerais e critrios bsicos para a promoo da acessibilidade das pessoas portadoras de deficincia ou com mobilidade reduzida, e d outras providncias. Lei n 12.378 de 31/12/2010 - Regulamenta o exerccio da Arquitetura e Urbanismo; cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil - CAU/BR e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal - CAUs; e d outras providncias. Manual do profissional da Engenharia, Arquitetura e Agronomia CREA- PR. Disponvel em: <http://www.crea-pr.org.br/crea3/html3_site/manuais/Manual%20do%20Profissional.pdf.> NBR9050 - Acessibilidade a edificaes, mobilirio, espaos e equipamentos urbanos. NBR 06492 - Representao de projetos de Arquitetura. NBR NM-195 e NBR NM-207 Elevadores eltricos de passageiros. NBR 5666 TB 6 - Elevadores eltricos. NBR13994-Elevadores eltricos para pessoas portadoras de deficiencia. NBR 9077 Sadas de Emergncias em Edifcios . NBR 14880:2002 - Sadas de emergncia em edifcios - Escadas de segurana - Controle de fumaa por pressurizao. NBR 14925:2003 - Unidades envidraadas resistentes ao fogo para uso em edificaes. NBR 14100:1998 - Proteo contra incndio - Smbolos grficos para projeto. Programas gerais de arquitetura: Os ttulos acima mencionados, portais eletrnicos de arquitetura ( Plataforma arquitectnica, Vitruvius, ArcoWEB, entre outros), perodicos de arquitetura em geral, especialmente as publicaes recentes das revistas Projeto, AU - Arquitetura e Construo, Tecne e Finestra.
31

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

CONHECIMENTOS ESPECFICOS REA DE ATUAO: AUTOMAO

Transformada de Laplace. Modelagem de Sistemas Dinmicos. Mtodos de Projeto de Controle e Anlise de Sistemas Lineares. Controladores Industriais, Mtodos Empricos de Sintonia de Controladores. Controlador Lgico Programvel (CLP). Linguagens de Programao para CLPs. Instrumentao e Sensores Industriais. Sistema de Numerao. lgebra Booleana Aplicada a Funes Lgicas. Sistemas Digitais. Princpios de Comunicao Digital. Microcontroladores. Redes Industriais. Sistema SCADA. Conceitos Fundamentais de Manipuladores Robticos. Sistemas Hidrulicos e Pneumticos para Automao Discreta, Hidrulica Proporcional. REFERNCIA SUGERIDA ALBUQUERQUE, Pedro Urbano Braga de; Alexandria, Auzuir R. Redes industriais: aplicaes em sistemas digitais de controle distribudo. So Paulo: Editora Ensino Profissional, 2009. ALEXANDRE Capelli. Sensores Industriais: funcionamento e aplicaes prticas em campos. 1. ed. Rio de Janeiro: Antenna Edies Tcnicas, 2006. BEGA, E. A. Instrumentao Industrial. Rio de Janeiro: Editora Intercincia, 2003. BOLLMANN, A. Fundamentos da Automao Industrial Pneutrnica. So Paulo: ABHP, 1998. BOLTON, W. Instrumentacin y Control Industrial. [S.I.]: Ed. Paraninfo, 1996. CREUS, A. Instrumentacion Industrial. Mxico: Publicaciones Marcombo, 1981. DOEBELIN, E. O. Measurement Systems. London: McGraw Hill Publishing Company, 1990. FERNANDO, Pazos. Automao de sistemas e robtica. Rio de Janeiro: Editora Axcel Books do Brasil, 2002. Disponvel em: <http://sites.google.com/site/fernandoapazos/home/ automacao-e-robotica>. Acesso em: 19 set. 2011. FESTO DIDACTIC. Introduo pneumtica. So Paulo: Festo Didactic, 1995. FESTO DIDACTIC. Introduo a sistemas eletropneumticos. So Paulo: Festo Didactic, 1995. FESTO DIDACTIC. Projeto de sistemas pneumticos. So Paulo: Festo Didactic, 1988.

32

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

FESTO DIDACTIC. Tcnicas e aplicao de comandos eletropneumticos. So Paulo: Festo Didactic, 1995. FRANCESCO, Prudente. Automao industrial: PLC - programao e instalao. [S.I.]: LTC Editora, 2007. GARCIA, C. Modelagem e Simulao. So Paulo: Edusp, 1997. GEORGINI, M. Automao Aplicada: descrio e implementao de sistemas seqenciais. So Paulo: Editora rica, 2000. KUO, Benjamin C. Sistemas de Control Automtico. Mxico: Prentice-Hall, 1996. LINSINGEN, Irlan Von. Fundamentos de Sistemas Hidrulicos. 1. Florianpolis: Ed. da UFSC, 2001. LOPEZ, R. A. Sistemas de Redes para Controle e Automao. Rio de Janeiro: Book Express, 2000. MANNESMANN, Rexroth GmbH. Treinamento Hidrulico: tecnologia das vlvulas proporcionais e servo-vlvulas. So Paulo, 1987. NATALE, F. Automao Industrial. So Paulo: Ed. rica, 2000. NISE, Norman S. Engenharia de Sistemas de Controle. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2000. OGATA, K. Engenharia de Controle Moderno. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1993. ROSRIO, Joo Maurcio. Princpios de Mecatrnica. So Paulo: Prentice Hall, 2005. SANTOS, W. R.; SILVEIRA, P. R. Automao e controle discreto. So Paulo: Editora rica, 1998. SCHOLZ, D.; ZIMMERMANN, A. Proportional Hydraulic. So Paulo: Festo Didactic Esslingen, 1996. SEBORG, D. E.; EDGARD, T. F.; MELLIHAMP, D. A. Process Dynamics and Control. New York: John Wiley, 1989. TANENBAUM, Andrew. Redes de computadores. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997. THOMAZINI, Daniel; Albuquerque, Pedro U. B. Sensores industriais: fundamentos e aplicaes. So Paulo: rica, 2008. TONYAN, Michael J. Electronically Controlled Proportional Valves: selection and application. New York: Marcel Dekker, 1985.

33

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

CONHECIMENTOS ESPECFICOS REA DE ATUAO: BIOLOGIA

1. Teorias sobre a origem do Universo: Teoria do Big Bang, formao dos tomos (fuso nuclear) 2. Teorias da origem dos seres vivos: Origem do universo e do planeta Terra: condies para existncia de vida nos planetas; abiognese e biognese; evoluo dos sistemas qumicos (teoria de Oparim e Haldane); hipteses autotrfica e heterotrfica, Panspermia csmica moderna. Endossimbiose. 3. Teorias da evoluo biolgica: Surgimento dos organismos multicelulares; idias fixistas e criacionistas; Lamarquismo e Darwinismo; Neodarwinismo, mutacionismo; teoria sinttica da evoluo; evidncias evolutivas. 4. Gentica Mendeliana e Gentica Molecular/ Gentica de Populaes: Primeira e segunda Leis de Mendel, Mecanismos genticos bsicos, Tecnologia do DNA recombinante, Controle da expresso gnica. 5. Conceitos bsicos em ecologia: Definio e relao com outras cincias; nveis de organizao; lei do mnimo e nvel de tolerncia; princpio das propriedades emergentes; biodiversidade. 6. Os ecossistemas: Conceito; fatores biticos e abiticos; cadeias e teias alimentares; habitat e nicho ecolgico; princpio da competio exclusiva. 7. Processos ecolgicos: Fluxo de energia na biosfera; produo primria e secundria; ciclos biogeoqumicos. 8. Dinmica de populaes: Conceitos bsicos; atributos demogrficos de uma populao; ciclos populacionais; sucesso ecolgica. 9. Biogeografia: A escala de tempo geolgico; o deslocamento continental; as regies biogeogrficas; a histria climtica; as catstrofes ecolgicas; os principais biomas; mudanas climticas. 10. Taxonomia e classificao: Vrus; Caractersticas dos reinos Monera, Protista; Fungi; Metaphyta; Metazoa; Principais doenas causadas por vrus, bactrias, fungos, protozorios e helmintos. 11. Origem e evoluo das plantas: Caractersticas gerais e reproduo das plantas. Fisiologia Vegetal.

34

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

12. Invertebrados e Vertebrados: Origem e evoluo; Caractersticas gerais, reproduo e ecologia. Importncia mdica e ciclos dos organismos parasitas do homem (monera, protista, fungi e animais); profilaxias das doenas causadas pelos parasitas do homem. 13. Anatomia e fisiologia humana: Sistemas digestrio, respiratrio, circulatrio, excretor, endcrino, nervoso, imunolgico e de sustentao. Sexualidade. DSTs e mtodos anticoncepcionais. 14. Embriologia Humana: Desenvolvimento, anexos embrionrios; Transgnicos (seres); Clulas tronco: conceito, utilizao na rea da sade. 15. Citologia: composio qumica dos organismos; replicao do DNA e sntese do RNA; dimenses da clula; clula procaritica e eucaritica; estruturas celulares; membrana plasmtica; funes do ncleo; ciclo celular: diviso celular e cncer; nutrio, fotossntese, quimiossntese e respirao celular; fermentao, sntese de protenas. 16. Bioqumica: Integrao metablica e suas respectivas regulaes hormonais.

REFERNCIA SUGERIDA ABBAS, A. K.; LICHTMAN, A. H. Imunologia Celular e Molecular. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. ALBERTS, Bruce; BRAY, Demis; LEWIS, Julian; RAFF, Martin; ROBERTS, Keith; WATSON, James D. Biologia Molecular da Clula. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. BARNES, R. D. Zoologia dos Invertebrados. So Paulo: Editora Roca, 1985. BEGON, M.; HARPER, J. L.; TOWNSEND, C. R. Ecologia: indivduos, poblacones y comunidades. Barcelona: Editora Omega, 1995. BURNS, George W.; BOTTINO, Paul J. Gentica. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1991. CURTIS, H. Biologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1987. DAVID, L. N.; MICHAEL, M. C. Princpios de Bioqumica. 5. ed. So Paulo: Editora Sarvier, 2011. DE ROBERTIS, E. D. P; DE ROBERTIS, Jr. E. M. Bases da Biologia Celular e Molecular. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2001. ESAU, K. Anatomia das Plantas com Sementes. So Paulo: Editora Edgard Blcher, 1994. FERRI, M. G. Fisiologia Vegetal. Vol. I. So Paulo: E.P.U./EDUS, 1979.

35

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

_____. Fisiologia Vegetal. Vol. II. So Paulo: E.P.U./EDUS, 1979. FUTUYMA, D. J. Biologia Evolutiva. 2. ed. Ribeiro Preto: SBG/CNPq, 1995. GARDNER, EJ. Gentica. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1997. GUYTON, Arthur C. Fisiologia Humana. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1988. HEISER, John B.; POUGH, F. Harvey; MC. FARLAND, WILLIAM N. A vida dos Vertebrados. 2. ed. So Paulo: Editora Atheneu, 1999. JOLY, A. B. Botnica: Introduo Taxonomia Vegetal. 4. ed. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977. MARGULIS, L.; SCHWARTZ, K. V. Cinco Reinos: Um Guia Ilustrado dos Filos da Vida na Terra. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2001. MOORE, Keith L.; PERSAUD, T. V. N. Embriologia bsica. 7. ed. [S.I.]: Ed. Elsevier, 2008. ODUM, E.P. Ecologia. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1985. PURVES, W. K; SADAVA, D.; ORIANS, G. H.; HELLER, H. C. Vida: A Cincia da Biologia. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. RAVEN, Peter H.; Evert, Ray F.; EICHHORN, Susan E. Biologia Vegetal. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2001. RICKLEFS, Robert E. A Economia da Natureza. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan,2010. SWANSON, C. P.; MERZ, T.; YOUNG, W. J. Citogentica. So Paulo: EDUSP, 1980. TORTORA, Gerard J. Corpo Humano - Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

36

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

CONHECIMENTOS ESPECFICOS REA DE ATUAO: BOTNICA

1. Conceito e importncia da Botnica 1.1. Subdivises da Botnica 2. Citologia vegetal 2.1. Caracterizao da clula vegetal 2.2. Parede celular 2.3. Organelas celulares caractersticas 3. Princpios fundamentais da Morfologia Vegetal 3.1. Organizao do corpo vegetal 3.1.1. rgos vegetativos 3.1.2. rgos reprodutivos 3.2. Angiospermas 3.2.1. Morfologia externa e anatomia da raiz 3.2.2. Morfologia externa e anatomia do caule 3.2.3. Morfologia externa e anatomia da flor 3.2.4. Morfologia externa e anatomia do fruto 3.2.5. Morfologia externa e anatomia da semente 4. Anatomia do vegetal em desenvolvimento 4.1. pices e crescimento apical 4.2. Diferenciao apical 4.3. Origem dos tecidos 5. Sndromes de disperso de frutos e sementes 6. Princpios de classificao: Taxonomia e sistemtica. 6.1. Sistemas de classificao. 6.2. Reconhecendo e designando tipos (holtipos, lecttipos e netipos) 6.3. Taxonomia das Angiospermas: Sistema de A. Cronquist para as Magnoliophyta 7. Conservao do germoplasma de plantas cultivadas. 7.1. Origem e evoluo das principais plantas cultivadas. 7.2. Centro de disperso, centro de origem e de diversidade. 8. Florstica e Fitossociologia 8.1. Florstica e fitossociologia: diferenciao, histrico e importncia

37

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

8.2. Amostragem: principais mtodos; tamanho e forma das unidades amostrais 8.3. Floras regionais 9. Biomas brasileiros 10. Principais diferenas morfoanatmicas entre Gimnospermas e Angiospermas 11. Tipos morfolgicos, adaptaes e importncia econmica de raiz e caule 12. Aspectos florais relacionados biologia da polinizao; 13. Citologia vegetal: caractersticas da clula vegetal, parede celular e substncias ergsticas 14. Anatomia do vegetal em desenvolvimento (pices e crescimento apical, diferenciao apical e origem dos tecidos) 15. Histologia vegetal: meristema, parnquima, tecidos de sustentao, de revestimento e de conduo 16. Sistema caulinar: estrutura primria e secundria 17. Adaptaes morfo-anatmicas de folhas em ambientes xeromrficos 18. Conquista do ambiente terrestre: principais adaptaes morfo-anatmicas 19. A anatomia e morfologia externa como ferramentas para estudos taxonmicos

REFERNCIA SUGERIDA APPEZZATO-DA-GLRIA, Beatriz; CARMELLO-GUERREIRO, Sandra Maria. Anatomia Vegetal. 2. ed. Viosa: Editora UFV, 2006. CASTRO, Evaristo Mauro de. Histologia Vegetal: Estrutura e Funo de rgos Vegetativos. Lavras, MG: Editora UFLA, 2009. JUDD, Walter S. et al. Sistemtica Vegetal: Um Enfoque Filogentico. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. KERBAUY, Gilberto Barbante. Fisiologia Vegetal. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. LORENZI, Harri; SOUZA, Vinicius Castro. Botnica Sistemtica. 2. ed. Nova Odessa, SP: Editora Instituto Plantarum, 2008. PIQUE, Maria Pilar Rojal S. Manual de Histologia Vegetal. 1. ed. [S.I.]: Editora cone, 1997. RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E. Biologia Vegetal. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

38

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

TISSOT-SQUALLI, Mara L. Introduo Botnica Sistemtica. 2. ed. Iju, RS: Uniju, 2007. UZUNIAN, Armenio; BIRNER, Ernesto. Histologia Vegetal. 1. ed. So Paulo: Editora Harbra, 2000. ZEIGER, Eduardo; TAIZ, Lincoln. Fisiologia Vegetal. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

39

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

CONHECIMENTOS ESPECFICOS REA DE ATUAO: CONSTRUO CIVIL

1. Materiais para Construo Civil (madeiras, rochas, cermicas, metais, vidros, polmeros e tintas): conceito, tipos, componentes, fabricao, especificaes,

caractersticas, propriedades e aplicaes. 2. Concretos e Argamassas (aglomerantes, agregados e aditivos): conceito, fabricao, tipos, caractersticas, aplicaes e ensaios de caracterizao. Traos, dosagem e propriedades. 3. Edificaes (canteiro de obras e locao): conceito, tipos, finalidades, partes, elementos, etapas de planejamento, implantao e tcnicas de execuo. 4. Solos: origem, formao, caracterizao e classificao. Compactao dos solos, percolao de gua, presses no terreno. Estabilidade de taludes e barragens de terra. 5. Fundaes: sapatas, estacas e blocos de coroamento em concreto armado. Carregamento, dimensionamento e detalhamento das armaduras de ferro-ao. 6. Estruturas: conceitos, tipos, partes, elementos, caractersticas e tcnicas de execuo. Infraestrutura - direta e indireta, superficial e profunda, em concreto armado; Supra estrutura - em concreto armado convencional ou protendido e argamassa armada. Pilares, tirantes, vigas, lajes e escadas em concreto armado: planta de formas, carregamento, dimensionamento e detalhamento das armaduras de ferro-ao. 7. Alvenarias de Blocos Artificiais para Muros, Paredes e Arcos: conceitos, tipos, partes, elementos, caractersticas e tcnicas de execuo. 8. Coberturas (telhados com telhas cermicas, metlicas, de argamassa ou de cimentoamianto e lajes impermeabilizadas com isolamento termo-acstico): tipos, elementos, caractersticas e tcnicas de execuo. Impermeabilizaes e Protees: princpios gerais; tipos de impermeabilizaes, isolamento trmico e acstico; tcnicas de aplicao. 9. Esquadrias (em madeira, ao-doce, alumnio, PVC e vidro): tipos, elementos, finalidades e tcnicas de montagem, posicionamento e fixao. 10. Revestimentos: de pisos, de paredes e de tetos em madeiras, argamassas, rochas, cermicas, porcelanatos, polmeros, metais e de vidros. Pinturas imobilirias: tipos, finalidades, caractersticas e tcnicas de execuo.

40

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

11. Projeto

Execuo

de

Instalaes

Eltricas

Comunicaes

Prediais:

procedimentos executivos das instalaes, normas tcnicas, tubulao, fiao, dimensionamento de circuitos eltricos. Materiais eltricos: tipos, classes caractersticas e emprego. 12. Projeto e Execuo de Instalaes Hidrulico-Sanitrias e Gs Prediais: procedimentos executivos das instalaes, normas tcnicas, dimensionamento de ramais hidro sanitrios. Materiais hidrulicos: tipos, classes, caractersticas e emprego. 13. Desenho Tcnico: normas, convenes, instrumentos de trabalho, tcnicas de traado, escalas. Vistas Ortogrficas: Geometria Descritiva: mtodo de projeo, de

representao e leitura de vistas. 14. Desenho Arquitetnico: definio, simbologia, tipos: plantas, cortes, vistas e perspectiva isomtrica, perspectiva cnica, cotagem. Projeto Arquitetnico: Proposta grfica visando a plstica e a funcionalidade da edificao, cujo partido sugerido contemple, alm de resoluo do organograma, fluxograma e orientao solar, tambm as caractersticas essenciais relativas viabilidade tcnica e de acordo com o Regulamento de Edificaes, Plano Diretor, Cdigo de Obras e Legislao complementar da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes. 15. Autocad Aplicado ao Desenho de Construo Civil: conhecimento sobre os elementos da interface do programa AutoCAD, alm das ferramentas de visualizao, edio, formatao, desenho, construo/modificao 2D e 3D, dimensionamento e organizao do desenho. 16. Oramento de Obras e Controle de Custos: projeto bsico e executivo, composio de preos, custo, preo, valor, memorial descritivo, quantitativo dos materiais, BDI, planilha oramentria e cronograma fsico-financeiro. Boletins e catlogos Emop. Anlise da lei das licitaes, Lei N 8666 de 1993 e modif icaes. Curva ABC. . 17. Sade Higiene e Segurana do Trabalho. Introduo: conceitos de higiene e segurana do trabalho. Acidentes e doenas de trabalho: definies legais, situao brasileira e mundial. Segurana do trabalho: proteo contra incndio, exploses, choques eltricos, sinalizao de segurana, equipamentos de proteo coletiva e individual. Higiene do trabalho: agentes fsicos, qumicos e biolgicos. Organizao de CIPAS e SESMTS. Legislao brasileira, fiscalizao, participao do trabalhador no controle de riscos. Projeto em situao real.

41

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

18. Topografia: definio de topografia, transformao e utilizao de escalas, conceitos e termos prprios. Nivelamento geomtrico. Direes norte-sul magnticas e verdadeiras. Curvas e nvel. Prtica instrumental: Planimetria, levantamento topogrfico, altimetria, topologia e a planta topogrfica, noes de cartografia e a interface com a topografia, forma da terra, sistema de coordenadas UTM, software Topograph, fusos ou zonas cartogrficas. Sistema de Posicionamento Global (GPS), procedimentos com o GPS, prtica instrumental com GPS e estao total.

REFERNCIA SUGERIDA ABMS/ABEF. Fundaes: Teoria e Prtica. 1. ed. So Paulo: PINI, 1998. ABNT. Coletnea de normas de desenho tcnico. So Paulo: SENAI-DTE-DMD, 1990. AMARAL, A. E. P. et al. Recomendao Tcnica de Procedimentos - RTP 04 - Escadas, Rampas e Passarelas. So Paulo: FUNDACENTRO, 2002. ATCIN, P. C. Concreto de Alto Desempenho. 1. ed. So Paulo: PINI, 2000. ARAJO, J. M. Curso de Concreto Armado. 4 v. 3. ed. Rio Grande: Editora Dunas, 2010. ASSED, J. A.; ASSED, P. C. Construo Civil: Metodologia Construtiva. Rio de Janeiro: LTC, 1988. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 5410: Instalaes eltricas de baixa tenso. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. Verso corrigida, 2008. _____. NBR 5626: Instalao Predial de gua fria. Rio de Janeiro: ABNT, 1998. _____. NBR 6492: Representao de projetos de arquitetura. Rio de Janeiro: ABNT, 1994. _____. NBR 7198: Projeto e execuo de instalaes prediais de gua quente. Rio de Janeiro: ABNT, 1993. _____. NBR 8160: Sistemas prediais de esgoto sanitrio: Projeto e execuo. Rio de Janeiro: ABNT, 1999. _____. NBR 9050: Acessibilidade a edificaes, mobilirio, espaos e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. _____. NBR 9077: Sadas de emergncia em edifcios. Rio de Janeiro: ABNT, 2001. _____. NBR 10844: Instalaes prediais de guas pluviais. Rio de Janeiro: ABNT, 1989.

42

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

AZEREDO, H. A. O Edifcio e Seu Acabamento: Prtica de Construo Civil. 2. ed. So Paulo: Edgard Blucher, 2000. AZEREDO, H. A. O Edifcio at a Cobertura. 2. ed. So Paulo: Edgard Blucher, 2000. BALDAM, R. L. e COSTA, L. AutoCAD 2009: Utilizando totalmente. So Paulo: rica, 2008. BAUER, L. A. F. Materiais de Construo. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1994. Vol. 1 e 2. BORGES, A. C. Prticas das Pequenas Construes. Vol. 1. 9. ed. So Paulo: Edgard Blucher, 2009. _____. Prticas das Pequenas Construes. Vol. 2. So Paulo: Edgard Blucher, 2010. CAPUTO, H. P. Mecnica dos solos e suas aplicaes. Vol. 3. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1988. CARVALHO JR., R. Instalaes Eltricas e o Projeto de Arquitetura. So Paulo: A & A Comunicao, 2010. CASACA, J. M. Topografia Geral. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007. CAVALIN, G.; CERVELIN, S. Instalaes eltricas prediais. So Paulo: rica, 2003. CREDER, H. Instalaes Hidrulicas e Sanitrias. Rio de Janeiro: LTC, 2006. _____. Instalaes Eltricas. Rio de Janeiro: LTC, 2007. FAZANO, C. A. T. V. Tintas Mtodos de Controle de Pinturas e Superfcies. 6. ed. So Paulo: Hemus, 2002. FERREIRA, P. Desenho de arquitetura. Ed. atualizada. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milnio, 2011. FIORITO, A. J. S. I. Manual de argamassas e revestimentos. So Paulo: PINI, 2010. FUSCO, P. B. Tecnologia do Concreto Estrutural. 1. ed. So Paulo: PINI, 2008. GEHBAUER, F. Planejamento e Gesto de Obras. 1. ed. Curitiba: CEFETPR, 2002. HELENE, P. R. L.; TERZIAN, P. R. Manual de Dosagem e Controle do Concreto. So Paulo: PINI, 2004. IBAPE/SP. Inspeo Predial: Guia da Boa Manuteno. 2. ed. So Paulo: Editora LEUD, 2009. IBGE. Noes Bsicas de Cartografia. Rio de Janeiro: IBGE/DECAR, 1998. KLOSS, C. L. Materiais para Construo Civil. Curitiba: CEFET-PR, 1996.

43

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

LOCH, C.; CORDINI, J. Topografia Contempornea. Santa Catarina: UFSC, 2007. MACINTYRE, A. J. Instalaes Hidrulicas: prediais e industriais. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010. MACINTYRE, A. J.; NISKIER, J. Instalaes Eltricas. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000. MELO, M. P. M. P. Gerenciamento de projetos para a construo civil. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2011. MENEZES, P. M. L. Introduo do GPS: Cartografia: Notas de Aula. 1. ed. Rio de Janeiro: UFRJ/IGEO/CCMN (Departamento de Geografia), 1998. MICELI, M. T.; FERREIRA, P. Desenho tcnico bsico. 3. ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milnio, 2008. MONTENEGRO, G. A. Desenho Arquitetnico. So Paulo: Edgard Blucher, 2001. MORAES, G. A. Legislao de Segurana e Sade Ocupacional. Rio de Janeiro: Gerenciamento Verde Editora e Livraria Virtual, 2007. MORAES, G. A.; OLIVEIRA, G.; LIMA, C. A.; RODRIGUES, A. P. C. Normas Regulamentadoras Comentadas. Rio de Janeiro: Gerenciamento Verde Editora e Livraria Virtual, 2007. NEUFERT, P. A arte de projetar em Arquitetura.17. ed. Barcelona: Gustavo Gilli, 2004. OLIVEIRA, P. S.; VICENTE, D. S. GPS: Sistema de Posicionamento Global. Curso de Extenso. Campos dos Goytacazes: CEFET-Campos, 2003. SALGADO, J. Tcnicas e Prticas Construtivas para Edificao. So Paulo: rica, 2008. SILVA, O. F. et al. Recomendao Tcnica de Procedimento RTP 03 - Escavaes, Fundaes e Desmonte de Rochas. So Paulo: FUNDACENTRO, 2002. SOUZA, R. D.; TAMAKI, M. R. Especificao e Recebimento de Materiais de Construo. So Paulo: O Nome da Rosa, 2001. SOUZA, U. E. L. Como Reduzir Perdas nos Canteiros: manual de gesto do consumo de materiais de construo. So Paulo: PINI, 2005. _____. Projeto e Implantao do Canteiro. So Paulo: O Nome da Rosa, 2000. TEIXEIRA, P. L. Segurana do Trabalho na Construo Civil do Projeto a Execuo Final. So Paulo: Navegar, 2009. UEMOTO, K. L. Projeto, Execuo e Inspeo de Pinturas. So Paulo: O Nome da Rosa, 2005.

44

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

VEIGA, L. A. K. et al. Fundamentos de Topografia. Paran: CEFET/PR, 2007. VIANA, M. J.; SOUZA, P. C. Recomendao Tcnica de Procedimentos - RTP 02 Movimentao e Transporte de Materiais e Pessoas - Elevadores de Obra. So Paulo: FUNDACENTRO, 2001. VIANA, M. J. et al. Recomendao Tcnica de Procedimentos - RTP 05 - Instalaes Eltricas Temporrias em Canteiros de Obras. So Paulo: FUNDACENTRO, 2007. VIEIRA, M. F. (coord.). Recomendao Tcnica de Procedimentos - RTP 01 - Medidas de Proteo Contra Quedas de Altura. So Paulo: FUNDACENTRO, 2003.

45

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

CONHECIMENTOS ESPECFICOS REA DE ATUAO: DESENHO

1. Construes geomtricas. 2. Normas para o desenho tcnico. 3. Projeo ortogonal. 4. Teoria elementar do desenho projetivo. 5. Perspectiva isomtrica e cavaleira. 6. Ponto. Reta. Plano. Slidos. Cortes. 7. Planificao e Interseco de slidos. 8. Representao grfica, segundo a ABNT, de componentes mecnicos isolados e em conjunto. 9. Traado de tubulaes e instalaes (layout, esquemas, estereogramas). 10. Definies, conceitos e classificaes (mquinas, instalaes e tipos de desenhos). Princpios gerais de desenho tcnico (normas da ABNT). 11. Especificaes dimensionais (sistemas de tolerncias e ajustes ISO, desvios e tolerncias de forma e posio, e rugosidade). 12. Apresentao de desenhos de elementos e de dispositivos mecnicos. 13. Especificaes complementares de desenhos de mquinas (roscas, engrenagens, soldas, etc.). 14. Descries, especificaes e desenhos de elementos e instalaes de tubulaes. 15. Autocad 16. Acesso ao Auto Cad. Configurao do Auto Cad. Introduo ao editor grfico. Manipulao de arquivos. 17. Recursos de visualizao. 18. Parmetro para iniciar um desenho. Sistemas de coordenadas. Construes de objetivos primitivos. Construes de perspectivas isomtricas. Hachuras. Trabalho em camadas. Dimensionamento. 19. Edio de desenhos. Alterao de propriedades de objetos. 20. Plotagem. Trabalho com escalas diferentes. 21. Dicas para aumento de produtividade e padronizao de projetos. 22. Noes de coordenadas em 3D

46

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

23. Mtodos de modelamento em 3D. Modelamento em arame. Modelamento usando superfcies. Modelamento slido. Acabamento realista. REFERNCIA SUGERIDA ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS - ABNT. NBR 6409. Tolerncias geomtricas - Tolerncias de forma, orientao, posio e batimento - Generalidades, smbolos, definies e indicaes em desenho. Rio de Janeiro, 1997. _____. NBR 7165. Smbolos grficos de solda para construo naval e ferroviria. Rio de Janeiro, 1982. Errata publicada, 2005. _____. NBR 8196. Desenho tcnico - Emprego de escalas. Rio de Janeiro, 2000. _____. NBR 8402. Execuo de caracter para escrita em desenho tcnico. Rio de Janeiro, 1994. _____. NBR 8403. Aplicao de linhas em desenhos - Tipos de linhas - Largura das linhas. Rio de Janeiro, 1984. _____. NBR 8993. Representao convencional de partes roscadas em desenhos tcnicos. Rio de Janeiro, 1985. _____. NBR 10067. Princpios gerais de representao em desenho tcnico - Procedimento. Rio de Janeiro, 1995. _____. NBR 10068. Folha de Desenho - Leiaute e dimenses - Padronizao. Rio de Janeiro: ABNT, 1987. _____. NBR 10126. Cotagem em desenho tcnico - Procedimento. Rio de Janeiro, 1987. Verso corrigida, 1998. _____. NBR 10582. Apresentao da folha para desenho tcnico - Procedimento. Rio de Janeiro, 1988. _____. NBR 11534. Representao de engrenagem em desenho tcnico - Procedimento. Rio de Janeiro, 1991. _____. NBR 12298. Representao de rea de corte por meio de hachuras em desenho tcnico - Procedimento. Rio de Janeiro, 1995. _____. NBR 13142. Desenho tcnico - Dobramento de cpia. Rio de Janeiro, 1999. _____. NBR 10647. Desenho Tcnico. Rio de Janeiro, 1989. BACHMANN, A.; FORBERG, R. Desenho tcnico. Porto Alegre: Globo, 1976.

47

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

BORNANCINI, Jos Carlos. Desenho Tcnico Bsico. Fundamentos Tericos e Exerccios Mo Livre. Vol. 1 e 2. Porto Alegre: Sulina, 1981. CARVALHO, Benjamin de A. Desenho Geomtrico. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milnio, 2008. DA CUNHA, L. V. Desenho Tcnico. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2004. FERLINI, P. B. Normas para Desenho Tcnico. 2. ed. Porto Alegre: ABNT / Editora Globo / MEC, 1985. FINKELSTEIN, Ellen. AutoCAD a Bblia. Rio de Janeiro: Cincia Moderna. 2000. FRENCH, Thomas E. Desenho tcnico. Porto Alegre: Globo, 1975. FRENCH, Thomas; VIERCK, Charles. Desenho Tcnico e Tecnologia Grfica. [S.I.]: Ed. Globo, 1989. FUNDAO ROBERTO MARINHO. Mecnica: Leitura e Interpretao de Desenho Tcnico, Telecurso 2000. Volumes I, II, III. Rio de Janeiro: Globo, 1995. GHIZZE, Antonio. Manual Tcnico de Tubulao Industrial. So Paulo. Editora Tcnica Piping, 1978. GIESECKE, Frederick et al. Comunicao Grfica Moderna. Porto Alegre: Ed. Bookman, 2002. LOBJOIS, C. H. Desenvolvimento de Chapas. So Paulo: Hemus, 1977. MACHADO, Ardevan. Geometria Descritiva. So Paulo: Mc. Graw-Hill, 1976. MANF, G. et al. Manual de Desenho Tcnico Mecnico. Traduzido por C. A. Lauand, Hemus. [S.l.]: Livraria Editora Ltda, 1977. v. 1-3. MICELI, M. T.; FERREIRA, P. Desenho Tcnico Bsico. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 2004. OMURA, George. AutoCAD 2000: Guia de Referncia. Brasil: Altabooks, 2000. PINHEIRO, Virgilio Athayde. Noes de geometria descritiva. So Paulo: Nobel, 1962. PROVENZA F. Desenhista de Mquinas. 46. ed. So Paulo: F. Provenza, 1991. _____. Projetista de Mquinas. 46. ed. So Paulo: Provenza, 1989. _____. Desenhista de Mquinas. [S.I.]: Escola PROTEC, 1986. Volume nico. _____. Desenho de Mquinas. [S.I.]: Escola PROTEC. Vol. 1-4.

48

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

TELLES, P. C. S. Tubulaes industriais: materiais, projeto e montagem. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001. TELLES, Pedro Carlos da Silva. Tubulaes Industriais. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1976.

49

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

CONHECIMENTOS ESPECFICOS REA DE ATUAO: DIREITO 1. Noes elementares de Direito Conceito de moral, de tica, norma jurdica e de Direito. Classificao doutrinria do Direito: natural, positivo, objetivo, subjetivo, pblico e privado. 2. Noes de direito processual Acesso Justia; jurisdio, ao e processo. 3. Organizao dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. Processo Legislativo: processo de elaborao das normas jurdicas. Vigncia das Normas: princpios da legalidade e da anterioridade. Princpios do ato jurdico perfeito, da coisa julgada e do direito adquirido. 4. Sistema Jurdico Brasileiro Direito Constitucional. Conceito de Constituio. Classificao das constituies. Poder constituinte. Direitos e garantias individuais. O habeas corpus e o mandado de segurana. Mandado de Segurana coletivo. Mandado de injuno. Habeas Data. Ao Popular. Conceito de direito administrativo. A Administrao Federal. A Administrao Direta. A Presidncia da Repblica e os Ministrios. A Administrao Indireta. As Autarquias, as Agncias Reguladoras, as Empresas Pblicas e as Sociedades de Economia Mista. 5. Direito Pblico e Privado Direito Civil Direito do Trabalho Direito Empresarial Direito Administrativo Direito Autoral : Marcas e Patentes 6. Informtica Jurdica Conceito, histrico e perspectivas O impacto das novas tecnologias na sociedade desenvolvimento da Informtica Jurdica O Direito Pblico e o Direito Privado na Informtica Redes de computadores e Internet Delitos informticos A utilizao do computador nas atividades jurdicas Inteligncia Artificial e Sistemas Especialistas

moderna

perspectivas

do

7. Direito ambiental Conceito. Princpios e fontes. Meio ambiente e Constituio Federal. Poder de polcia ambiental. Zoneamento. Danos ecolgicos e responsabilidade civil ambiental. Meio ambiente, futuro e memria. 7.1.Estudo de impacto ambiental

50

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

Conceito. Natureza jurdica. Requisitos. 7.2.Meio ambiente urbano O Estatuto da Cidade e a funo social da propriedade. Estudo de impacto de confiana. Direito de preempo. Concesso especial de uso. Plano Diretor e gesto democrtica. Imposies urbansticas. Proteo rural pelo Estatuto da Cidade. Conflito entre Estatuto da Cidade e novo Cdigo Civil. 8. Proteo jurdica da diversidade biolgica Perda da diversidade biolgica e proteo internacional. A biossegurana e sua poltica nacional. Florestas. reas de preservao permanente e unidades de conservao. Controle de agrotxicos, produtos nocivos e txicos. A minerao. A gua e sua proteo legal. 9. Poltica energtica e meio ambiente A proteo ambiental frente poltica e crise energtica. A energia nuclear luz da Constituio Federal. Responsabilidade civil, administrativa e criminal por danos nucleares. 10.Terras indgenas Evoluo histrica da legislao indigenista. Os valores indgenas na Constituio Federal. Propriedade indgena, meio ambiente e cultura indgena versus civilizao e globalizao. A ao coletiva de proteo aos interesses indgenas. 11. Instrumentos processuais constitucionais de tutela do ambiental Ao civil pblica ambiental. Mandado de segurana coletivo ambiental. Ao popular ambiental. Mandando de injuno ambiental. REFERNCIA SUGERIDA ANTUNES, Paulo Bessa. Direito ambiental. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010. ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito Ambiental. 11. ed. Belo Horizonte: Editora Lmen Jris, 2009. BARACHO JNIOR, Jos Alfredo de Oliveira. Responsabilidade civil por dano ao meio ambiente. Belo Horizonte: Del Rey, 2000. BENJAMIN, Antnio Herman (organizador). Direito ambiental das reas protegidas. Rio de Janeiro, Forense Universitria, 2001. BENJAMIN, Antnio Herman. Funo ambiental. In: Dano ambiental: preveno, reparao e preveno. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1992. BENJAMIN, Antnio Herman. O princpio do poluidor pagador e a reparao do dano ambiental. In: Dano ambiental, preveno, reparao e represso. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1993. BERCOVICI, Gilberto. A Constituio de 1988 e a funo social da propriedade. Revista de Direito Privado. Volume 7. So Paulo: RT, 2001 BEZNOS, Clvis. Estatuto da cidade: comentrios Lei Federal 10.257/2001. So Paulo: Malheiros, 2003. BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

51

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

BRANCATO, Ricardo Teixeira. Instituies de Direito Pblico e de Direito Privado. So Paulo: Atlas: 2007. Brasil [Constituio (1988)] da Repblica Federativa do Brasil. So Paulo. Saraiva. CACCIN, Riccardo. Ambiente e sua protezione. 2 ed. Padova: Cedam, 1988. CANOTILHO, J.J. GOMES. Proteo do ambiente e direito de propriedade. Coimbra: Coimbra Editora, 1995. CARNEIRO, Ruy de Jesus Maral. Organizao da cidade: planejamento municipal, plano diretor e urbanificao. So Paulo: Max Limonad, 1998. CORREIA, Fernando Alves. O plano urbanstico e o princpio da igualdade. Coimbra: Almedina, 1989. COUSILLAS, Marcelo J. Evaluacin del impacto ambiental. Montevideo: IEEM, 1994. DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro: Teoria Geral do Direito Civil. So Paulo: Saraiva, 2004. FERRAZ, Srgio. Responsabilidade civil por dano ecolgico. So Paulo: Revista de DireitoPblico, 1979. FIORILLO, Celso A. Pacheco. Curso de direito ambiental. So Paulo: Saraiva. FREITAS, Vladimir Passos de. A Constituio Federal e a efetividade das normas ambientais. 2 ed. So Paulo: Revistas dos Tribunais, 2002. FHRER, Maximilianus Cludio Amrico e, FHRER, Maximiliano Roberto, Ernesto. Resumo de Direito Administrativo. 25 ed.So Paulo. Malheiros, 2011. FHRER, Maximilianus Cludio Amrico e, FHRER, Maximiliano Roberto, Ernesto. Resumo de Direito Obrigaes e Contratos. So Paulo. Malheiros. FHRER, Maximilianus Cludio Amrico e, FHRER, Maximiliano Roberto, Ernesto. Resumo de Direito Comercial. 41 ed.So Paulo. Malheiros, 2011. FHRER, Maximilianus Cludio Amrico e, FHRER, Maximiliano Roberto, Ernesto. Resumo de Direito Processo Penal. 26 ed. So Paulo. Malheiros, 2011. GRINOVER, Ada Pellegrini ; CINTRA, Antnio Carlos de Arajo ; DINAMARCO, Cndido Rangel . Teoria geral do processo. 27. ed. So Paulo: Malheiros, 2011. LANFREDI, Geraldo Ferreira. Poltica ambiental: busca de efetividade e seus instrumentos. So Paulo, Revistas dos tribunais, 2002. LIMA, Andr. Aspectos jurdicos da proteo da Mata Atlntica. So Paulo: Instituto Scio Ambiental, 2001. MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito ambiental brasileiro. 13. ed. So Paulo: Malheiros. 2005. MATEO, Ramn Martn. Tratado del derecho ambiental. Madrid: Trivium, 1991. MILAR, Edis. Direito do ambiente. 7 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2011. OLIVEIRA, Alusio Pires. Estatuto da cidade: anotaes Lei 10.257, de 10.07.2001. Curitiba: Juru, 2002. PALAIA, Nelson. Noes Essenciais de Direito. 5 Ed. So Paulo: Saraiva, 2005.
52

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

RODRIGUES, Slvio. Direito Civil I: Parte Geral. 34. ed. So Paulo: Editora Saraiva. ROVER, Aires Jos (org.). Direito e Informtica. SP: Manole, 2004. ROVER, Aires Jos (org.). Direito, Sociedade e Informtica: limites e perspectivas da vida digital. Florianpolis: Fundao Boiteux, 2000. ROVER, Aires Jos. Informtica no direito: inteligncia artificial, introduo aos sistemas especialistas legais, Curitiba : Juru, 2001. SANTOS, Manuela. Direito autoral na era digital: impactos, controvrsias e possveis solues.1 ed.. So Paulo, Editora Saraiva, 2009. SILVA, Jos Afonso da. Direito Ambiental Constitucional. 5 ed. So Paulo: Malheiros, 2004. SILVA, Jos Afonso da. Direito urbanstico brasileiro. So Paulo: Malheiros, 1995. SIRVINSKAS, Luis Paulo. Manual de direito ambiental. So Paulo: Saraiva. SUNDFELD, Carlos Ari. Estatuto da cidade: comentrios lei federal 10.257/2001. So Paulo: Malheiros, 2003. SUNDFELD, Carlos Ari. Funo social da propriedade. Temas de Direito Urbanstico. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1987. VENOSA, Slvio de Salvo. Direito Civil - Parte Geral. 6 ed. So Paulo: Atlas.

53

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

CONHECIMENTOS ESPECFICOS REA DE ATUAO: ELTRICA 1. Anlise de Circuitos Eltricos Elementos de Circuitos, fontes e elementos passivos. Circuitos resistivos. Leis de Kirchhoff. Tcnicas de anlise de circuitos utilizando os mtodos das tenses de n e correntes de malha. Divisores de tenso e corrente. Transformaes de fontes. Teoremas de Thvenin e Norton. Teorema da Superposio. Indutncia, capacitncia e indutncia mtua. Anlise de transitrios em Circuitos RL, RC e RLC. Associao srie e paralelo, potncia e energia Circuitos monofsicos em regime senoidal permanente. Tenses e correntes senoidais: perodo e frequncia, valor eficaz, valor de pico, valor mdio, Fasores. Elementos no domnio da frequncia: resistor, indutor e capacitor Diagramas fasoriais. Potncia e energia. Ressonncia. Sistemas polifsicos: sistemas em estrela, sistema em tringulo, potncia trifsica e correo de fator de potncia. Anlise de circuitos por transformada de Laplace. Funo de transferncia. Plos e zeros. Anlise de circuitos no domnio da frequncia. Srie de Fourier e suas aplicaes aos circuitos. 2. Mquinas Eltricas e Acionamentos Mquina de Corrente Contnua: aspectos construtivos, enrolamentos de armadura e de campo, enrolamento de compensao e interpolos, reao de armadura, torque eletromagntico, tipos de ligao, desempenho em regime permanente e formas de alimentao da excitatriz de um gerador CC, anlise de desempenho em regime permanente e na partida de um motor CC, controle de velocidade. Mquina de Induo: Campo girante, tenso induzida e modos de operao, conjugado e potncia pelo teorema de Thvenin, circuito equivalente, efeito da resistncia de rotor, estudo de desempenho em regime permanente, partida e controle de velocidade, motores de induo monofsicos. Mquina Sncrona: principio de funcionamento, caractersticas construtivas, circuito equivalente e diagramas fasoriais, controle de fator de potncia, caractersticas de potncia e torque, paralelismo de geradores, partida e controle de velocidade de motores sncronos. Transformador: aspectos construtivos, o transformador ideal e o transformador real, ensaios para determinao do circuito equivalente, regulao de tenso e rendimento, autotransformadores, transformadores de instrumentao, transformador trifsico.
54

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

Acionamento Eletrnico de Mquinas Eltricas de Corrente Contnua e Corrente Alternada: dispositivos semicondutores de potncia, retificadores controlados,

conversores CC-CC e conversores de frequncia. 3. Instalaes Eltricas Instalaes Eltricas em Baixa Tenso: critrios de projeto, classificao, normalizao, planejamento, materiais e equipamentos, dimensionamento de alimentadores e proteo. Luminotcnica. Aterramento Eltrico. Subestaes at 15kV: construo, materiais e equipamentos. Seleo de equipamentos para manobra e proteo de motores eltricos. Centro de comando de motores (CCM). Efeitos das correntes harmnicas nas instalaes eltricas industriais. Sistemas de Proteo contra descargas atmosfricas. 4. Sistemas Eltricos de Potncia Histrico dos Sistemas Eltricos de Potncia. Estrutura Organizacional do Setor Eltrico Brasileiro. Caractersticas do Sistema Eltrico Brasileiro. Gerao de Energia Eltrica no Brasil. Sistema Interligado Nacional. Estrutura de um Sistema Eltrico de Potncia no Brasil: gerao de energia eltrica, rede de transmisso, rede de sub-transmisso, rede de distribuio. O Mercado de Energia Eltrica. Sistema p.u. Caracterizao de um sistema pelo diagrama unifilar de impedncia e Matriz de admitncia. Modelagem, caractersticas e performance das linhas de transmisso, Estudo do fluxo de potncia, Operao econmica de sistemas eltricos, Anlise de Curto-Circuito simtrico e assimtrico. Componentes simtricas e Estabilidade. 5. Proteo de Sistemas Eltricos de Potncia Filosofia da Proteo de Sistemas Eltricos de Potncia. Transformadores de corrente (TC) e transformadores de tenso (TP). Proteo contra sobrecorrentes temporizada e instantnea, coordenao da proteo e estudos de seletividade. Rels e suas tecnologias. Proteo direcional, diferencial e de distncia. Proteo de Gerador. Proteo de Linha de Transmisso. Proteo de Alimentadores. Proteo de Transformadores. Proteo de Motores. 6. Segurana em Instalaes Eltricas NR 10: objetivo e campo de aplicao, medidas de controle, medidas de proteo coletiva, medidas de proteo individual, segurana em projetos, segurana na construo, montagem, operao e manuteno, segurana em instalaes eltricas

55

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

desenergizadas, segurana em instalaes eltricas energizadas, trabalhos envolvendo alta tenso (AT), habilitao, qualificao, capacitao e autorizao dos trabalhadores, proteo contra incndio e exploso, sinalizao de segurana, procedimentos de trabalho, responsabilidades.

REFERNCIA SUGERIDA ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS - ABNT. NBR 14039. Instalaes Eltricas de Mdia Tenso de 1 a 36,2 kV. Rio de Janeiro, 2005. _____. NBR 5410. Instalaes Eltricas de Baixa Tenso. Rio de Janeiro, 2004. ALBUQUERQUE, Romulo Oliveira. Anlise de circuitos em corrente alternada. 2. ed. So Paulo: Livros rica, 2007. 236 p. _____. Anlise de circuitos em corrente contnua. 8. ed. rev. e atual. So Paulo: Livros rica, 1994. 175 p. CAMINHA, Amadeu C. Introduo Proteo dos Sistemas Eltricos. 9 reimpresso, So Paulo: Editora Edgard Blcher, 2004. 224 p. CAMARGO, Ivan. Noes Bsicas de Engenharia Econmica - Aplicaes ao setor Eltrico. Braslia: Finatec, 1998. CLOSE, Charles M. Circuitos lineares. Rio de Janeiro: LTC, 1975. 1. v. COTRIM, Ademaro A. M. B. Instalaes Eltricas. 3. ed. So Paulo: Makron Books, 1992. CREDER, Hlio. Instalaes Eltricas. 14. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000. DAWES, Chester Laurens. Curso de eletrotcnica. Traduo de Joo Protasio. Rio de Janeiro: Globo, 1952. 2 v. DEL TORO, Vincent. Fundamentos de mquinas eltricas. Traduo de Onofre de Andrade Martins. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, c1994. xiii, 550 p. DIAS, M. Pereira; DE SOUZA, F. C.; CNDIDO, Jos. Proteo de Sistemas Eltricos. 2. ed. [S.l.]: Editora InterCincia, 2005, 258 p. EDMINISTER, Joseph A. Circuitos Eltricos. Coleo Schaum. Reedio da edio clssica. So Paulo: McGraw-Hill, 1991. ELETROBRAS. Comit de Distribuio. Manual de construo de redes. Rio de Janeiro: Campus, c1988. 432p., il. (Coleo distribuio de energia eltrica, 6). ELGERD, Olle Ingemar. Introduo teoria de sistemas de energia eltrica. Traduo de Ademaro A. M. B. Cotrim. Reviso tcnica Paulo M. Cavalcanti de Albuquerque. So Paulo: McGraw-Hill, 1976. xviii, 604 p.

56

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

FILHO, Slon de Medeiros. Medio de Energia Eltrica. 4. ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Dois, 1997. FITZGERALD, Arthur Eugene; KINGSLEY, Charles; KUSKO, Alexander. Mquinas eltricas: converso eletromecnica da energia, processos, dispositivos e sistemas. So Paulo: McGraw-Hill, 1975. vii, 623 p. GIGUER, Sergio. Proteo de sistemas de distribuio. Porto Alegre: Sagra, 1988. GOMES, Daisy Spolidoro Ferreira; MACEDO, Fernando Ferro; GUILLIOD, Snia de Miranda (Coord.). Aterramento e proteo contra sobretenses em sistemas areos de distribuio. Niteri: EDUFF, 1990. 358 p. HAYT, William Hart. Eletromagnetismo. Traduo de Paulo Cesar Pfaltzgraff Ferreira. 3. ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1983. 403 p. IRWIN, J. David; AGUIRRE, Janete Furtado Ribeiro. Anlise de circuitos em engenharia. Traduo de Luiz Antonio Aguirre. Reviso tcnica Antonio Pertence Junior. 4. ed. So Paulo: Makron Books, 2004. xvi, 848 p. KERCHNER, Russell M; CORCORAN, George F; SIECZKOWSKI, Ruy Pinto da Silva. Circuitos de corrente alternada. Traduo de Reynaldo Resende. Porto Alegre: Globo, 1968. xxii, 644 p. KINDERMANN, Geraldo. Curto-circuito. 3. ed. ampl. Florianpolis: G. Kindermann, 2003. 214 p. ISBN [Broch.]. ______. Proteo de sistemas eltricos de potncia. 2. ed. rev. e ampl. Florianpolis: G. Kindermann, 2005. KINDERMANN, Geraldo; CAMPAGNOLO, Jorge Mrio. Aterramento eltrico. 4. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Sagra, 1998. 214 p. KOSOW, Irving L. Mquinas eltricas e transformadores. 15. ed. So Paulo: Globo, 1996. LOURENO, Antonio Carlos de; CRUZ, Eduardo Csar Alves; CHOUERI JUNIOR, Salomo. Circuitos em corrente contnua. 3. ed. So Paulo: Livros rica, 1998. 309 p. MALVINO, Albert Paul. Eletrnica. 4. ed. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 1997. MAMEDE FILHO, Joo. Instalaes eltricas industriais. 6. ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, c2001. xiv, 753 p., il. ISBN [Broch.]. MAMEDE FILHO, Joaquim. Manual de Equipamentos Eltricos. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2005. MARKUS, Otavio. Circuitos eltricos: corrente contnua e corrente alternada: teoria e exerccios. 6. ed. So Paulo: Livros rica, 2006. 286 p.

57

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

MARTIGNONI, Alfonso. Ensaios de mquinas eltricas. Porto Alegre: Globo, 1980. xi, 162 p., il. _____. Mquinas de corrente alternada. 4. ed. rev. Porto Alegre: Globo, 1982. 410 p. _____. Mquinas eltricas de corrente contnua. 2. ed. Rio de Janeiro: Globo, 1987. 257 p., il., 23 cm. _____. Transformadores. 8. ed. So Paulo: Editora Globo, 1991. MELLO, Joo Canellas Pires. Distribuio da energia eltrica. Rio de Janeiro: Escola de Engenharia da UFRJ, 1967. 167 p. MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Norma Reguladora N. 10. Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade. Portaria n. 598, de 07 de dezembro de 2004. Disponvel em: < http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812BE914E6012BF9276F71736C /p_20041207_598.pdf>. Acesso em: 20 set. 2011. OLIVEIRA, Carlos Csar Barioni de. Introduo a sistemas eltricos de potncia: componentes simtricas. 2. ed. rev. e ampl. So Paulo: E. Blucher, c1996. xii 467 p. OLIVEIRA, Jos Carlos de; COGO, Joo Roberto. Transformadores: teoria e ensaios. So Paulo: E. Blucher, c1984. 174 p. RASHID, Mamad H. Eletrnica de Potncia - circuitos, dispositivos e aplicaes. So Paulo: Makron Books, 1999. ROBBA, Ernesto. Introduo a Sistemas Eltricos de Potncia - componentes simtricas. So Paulo: Ed. Edgard Blucher,1973. SCHNEIDER ELETRIC. Esquemateca - Tecnologia do Controle e Automao Industrial. Traduo: Prof. Dulio Moreira Leite. [S.l.]: Editora ArtLiber, 2000. ISBN-10: 8500001666. SILVEIRA, Paulo R. da; SANTOS, Winderson E. Automao e Controle Discreto. 5. ed. So Paulo: Ed. rica, 2003. SIMONE, Gilio Aluisio. Mquinas de corrente contnua: teoria e exerccios. So Paulo: Livros rica, 2000. 325 p. _____. Mquinas de induo trifsicas: teoria e exerccios. 2. ed. So Paulo: Livros rica, 2007. 328 p. _____. Transformadores: teoria e exerccios. So Paulo: Livros rica, 1998. SLEMON, G. R. Equipamentos Magneteltricos: transdutores, transformadores e mquinas. Rio de Janeiro: LTC, 1974. STEVENSON, Wilham D. Elementos de Anlise de Sistemas de Potncia. So Paulo: McGraw Hill do Brasil, 1976.

58

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

VISACRO FILHO, Silvrio. Aterramentos eltricos: conceitos bsicos, tcnicas de medio e instrumentao filosofias de aterramento. So Paulo: Artliber, 2002. 159 p. WEEDY, Birron Mathew. Sistemas eltricos de potncia. Traduo de Ernesto Joo Bobba. So Paulo: EDUSP, 1973. xii, 363 p.

59

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

CONHECIMENTOS ESPECFICOS REA DE ATUAO: ELETROELETRNICA

1. Eletrosttica 2. Eletrodinmica 3. Eletromagnetismo 4. Circuitos Eltricos em CC 5. Circuitos Eltricos em CA 6. Instalaes Eltricas 7. Materiais e Equipamentos Eletroeletrnicos 8. Medio de Energia Eltrica 9. Luminotcnica 10. Automao e Controle 11. Acionamentos Eltricos 12. Eletrnica Digital 13. Eletrnica Analgica 14. Eletrnica de Potncia 15. Sistemas Telefnicos 16. Sistemas de Comunicao de Dados 17. Sistemas de Rdio TX/RX 18. Instrumentao Industrial: caractersticas de instrumentos de medio, sensores, atuadores 19. Motores Eltricos de CA: monofsicos e trifsicos REFERNCIA SUGERIDA BEGA, E. A. et al. Instrumentao Industrial. Rio de Janeiro: Ed. Intercincia: IBP, 2003. BOYLESTAD, R. L. Introduo Anlise de Circuitos. 10. ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009 . BOYLESTAD, R. L.; NASHELSKY , L. Dispositivos Eletrnicos e Teoria de circuitos. 8. ed. So Paulo: Prentice Hall do Brasil, 2004. CAMPOS, M. C. M. M. de; TEIXEIRA, H. C. G. Controles Tpicos de Equipamentos e Processos Industriais. So Paulo: Ed. Edgard Blcher, 2006.

60

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

CAPUANO, F. G.; IDOETA, I. V. Elementos de Eletrnica Digital. 34. ed. So Paulo: Ed. rica, 2002. CARVALHO, R. M. Comunicaes Analgicas e Digitais. Rio de Janeiro: LTC, 2009. CLOSE, C. M. Circuitos Lineares. Rio de Janeiro: LTC, 1975. Vol. 1 e 2. COTRIM, A. A. M. B. Instalaes Eltricas. 3. ed. So Paulo: Makron Books, 1993. CREDER, H. Instalaes Eltricas. 14. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000. DORF, R. C.; BISHOP, R. H. Sistemas de Controle Modernos. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001. DORNAN, A. Wireless Communications - o guia essencial de comunicaes sem fio. Rio de Janeiro: Ed. Campus Ltda, 2001. EDMINISTER, J. A. Circuitos Eltricos. Coleo Schaum. Reedio da edio clssica. So Paulo: McGraw-Hill, 1991. _____. Eletromagnetismo. Coleo Schaum. 2. ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2006. ERCEGOVAC, M.; LANG, T.; MORENO, J. H. Introduo aos Sistemas Digitais. Porto Alegre: Bookman, 2000. FIALHO, A. B. Instrumentao Industrial - conceitos, aplicaes e anlise. So Paulo: Ed. rica, 2002. FITZGERALD, A. E.; KINGSLEY, C.; KUSKO, A. Mquinas eltricas: converso eletromecnica da energia, processos, dispositivos e sistemas. So Paulo: McGraw-Hill, 1975. GOMES, A. T. Telecomunicaes: transmisso e recepo AM-FM e sistemas pulsados. 19. ed. So Paulo: Ed. rica, 1991. KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de Computadores e a Internet. So Paulo: Addison Wesley, 2003. LIMA Jr., A. W. Telecomunicaes Modernas - Curso Bsico. Rio de Janeiro: Ed. Book Express Ltda, 2000. LIMA, Andr Gustavo Monteiro. Comunicaes Mveis: do analgico ao IMT. Rio de Janeiro: Ed. Axcel Books, 2000. MALVINO, A. P. Eletrnica. 4. ed. So Paulo: Prentice Hall, 1997. Vol. 1 e 2. MAMEDE FILHO, J. Instalaes Eltricas Industriais. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007. _____. Manual de Equipamentos Eltricos. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

61

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

MEDEIROS FILHO, S. de. Fundamentos de Medidas Eltricas. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1981. _____. Medio de Energia Eltrica. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Dois, 1983. MILLMAN, J.; HALKIAS, C. C. Eletrnica: dispositivos e circuitos. 2. ed. So: PauloEd. Mc Graw-Hill do Brasil, 1981. NISKIER, J. Manual de Instalaes Eltricas. Rio de Janeiro: LTC, 2005. OGATA, K. Engenharia de Controle Moderno. 4. ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil Ltda, 2003. ORSINI, L.Q.; CONSONNI, D. Curso de Circuitos Eltricos. 2. ed. So Paulo: Editora Edgard Blucher, 2004. Vol. 1 e 2. RACHID, M. H. Eletrnica de Potncia: circuitos, dispositivos e aplicaes. So Paulo: Makron Books, 1999. SEDRA, A. S.; SMITH, K. C. Microeletrnica. 5. ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. SILVEIRA, Jorge Luis da. Comunicao de Dados e Sistemas de Teleprocessamento. So Paulo: Makron Books, 1991. SOARES, Luiz Fernando Gomes; LEMOS, Guido; COLCHER, Srgio. Redes de Computadores. 3. ed. [S.l.]: Ed. Prentice Hall do Brasil, 1993. THOMAZINI, D.; ALBUQUERQUE, P. U. B. de. Sensores Industriais: fundamentos e aplicaes. 2. ed. So Paulo: Ed. rica, 2005. TOCCI, R. J. , Sistemas Digitais, Princpios e Aplicaes. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Prentice-Hall do Brasil, 1994. YOUNG, P. H. Tcnicas de Comunicao Eletrnica. 5. ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

62

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

CONHECIMENTOS ESPECFICOS REA DE ATUAO: ESTRADAS

1. Projeto Geomtrico: materializao de eixo locado; concordncia horizontal circular; concordncia horizontal circular c/ transio espiral; desenho das sees transversais; desenho do perfil longitudinal; desenho das curvas de nvel; lanamento do greide; concordncia vertical simples; concordncia vertical composta; superlargura e superelevao. 2. Projeto de Terraplenagem: classificao dos materiais quanto dificuldade de escavao; ciclo de terraplanagem; servios preliminares; cortes em solo; cortes em rocha; aterros; aterros em solos moles; empolamento e reduo de volume; emprstimos; bota-fora; nota de servio; clculo dos volumes de terraplenos; preenchimento da folha de cubao; diagrama de Bruckner; distribuio dos materiais e clculos das distncia de transporte. 3. Estudos Hidrolgicos: ciclo hidrolgico; bacia hidrogrfica; precipitao: formao e tipos; medidas pluviomtricas: pluvimetros e pluvigrafos; frequncia de totais precipitados; variao da precipitao; escoamento superficial: tempo de concentrao; tempo de recorrncia; relao entre nveis dgua e descarga de projeto; anlise das chuvas intensas: mtodos estatsticos de Gumbel-Chow; Hazen; Log Pearson III; escoamento superficial: deflvio superficial; run-off; equao da chuva de projeto; previso de enchentes Hidrograma Unitrio Sinttico; Hidrograma Unitrio Triangular; Mtodo Racional. 4. Projeto de Drenagem: objetivos, caractersticas, elementos do projeto e

dimensionamento hidrulico de dispositivos de drenagem superficial: valetas de proteo; sarjetas; valeta de canteiro central; descidas dgua; sadas dgua; caixas coletoras; bueiros de greide; dissipadores de energia; escalonamento de taludes; cortarios; drenagem de alvio de muros de conteno; objetivos, caractersticas, elementos do projeto e dimensionamento hidrulico de dispositivos de drenagem profunda: drenos profundos; drenos espinha de peixe; colcho drenante; drenos sub-horizontais; valetes laterais; drenos verticais; objetivos, caractersticas, elementos do projeto e

dimensionamento hidrulico de drenagem para transposio de talvegues: bueiros; pontilhes; pontes.

63

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

5. Projeto de Sinalizao: sinalizao horizontal; sinalizao vertical; balizadores; condies de utilizao. 6. Projeto de Obras Complementares: defensas metlicas; barreiras rgidas; cercas, alambrados e muros de proteo de faixa de Domnio. 7. Projeto de Intersees e Acessos: caractersticas dos motoristas, pedestres e veculos; volume horrio de projeto (VHP); escolha do local; tipos de intersees: em nvel e em nveis diferentes. 8. Topografia: Introduo. Altimetria. Planimetria. Orientao de plantas topogrficas. Medidas eletrnicas. Posicionamento por GPS. 8.1. Definio, objetivos, levantamentos topogrficos (tipos, escalas, pontos, planos e mapas topogrficos). 8.2. Altimetria: Definio e generalidades; Nivelamento geomtrico; Nivelamento trigonomtrico; Nivelamento por irradiao; Levantamento taqueomtrico; Curvas de nvel: Perfil longitudinal e transversal, declividade, interpolao de curvas de nvel; Problemas altimtricos de topografia. 8.3. Planimetria: Unidades de medida, medidas de superfcie, medidas angulares, erros sistemticos, erros acidentais, erro mdio aritmtico, erro mdio quadrtico; Medio com trena: terreno horizontal, terreno inclinado; Medio com bssola; Medio com teodolito: reconhecimento, levantamento por irradiao, levantamento por interseo, levantamento por caminhamento; Desenho de plantas; Problemas planimtricos de topografia. 8.4. Orientao de plantas topogrficas: Declinao magntica: conceito e definio, aplicaes, variaes espaciais, variaes temporais, representao cartogrfica da declinao magntica e suas variaes.

64

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

8.5. Medidas eletrnicas: Trena eletrnica, teodolito eletrnico, distancimetro eletrnico, estao total, nvel digital, nvel a laser, equipamentos motorizados e robotizados, erro nas medidas eletrnicas. 8.6. Posicionamento por satlites: GPS - sistemas de posicionamento por satlites: princpios, equipamentos e mtodos de posicionamento; interpretao de normas tcnicas. Sistema geodsico brasileiro: datum horizontal e vertical, geometria do elipside; georreferenciamento de imveis rurais; sistemas de coordenadas terrestres: sistema UTM e coordenadas geogrficas; clculos geodsicos no sistema UTM aplicados na topografia de preciso. REFERNCIA SUGERIDA ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS - ABNT. NBR 13133. Execuo de Levantamento Topogrfico. Rio de Janeiro, 1994. BERLI, A. E. Topografia. Tomos I e II. Buenos Aires: El Alamo, 1991. BORGES, A. C. Topografia Aplicada a Engenharia Civil. So Paulo: Ed. Edgard Blcher, 1992. Vol 1. BRASIL. Ministrio dos Transportes. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Manual de Implantao Bsica de Rodovia. 3. ed. Rio de Janeiro, 2010. Disponvel em: <http://ipr.dnit.gov.br/manuais/manual_implantacao_basica_ rodovia_publ_ipr_742.pdf>. Acesso em: 20 set. de 2011. _____. lbum de Projetos - Tipo de Dispositivos de Drenagem. 2. ed. Rio de Janeiro. 2006. Disponvel em < http://pt.scribd.com/doc/62990465/Album-Proj-Tipos-Disp-DrenVersao-1402 >. Acesso em: 20 set. 2011. _____. Diretrizes Bsicas para Elaborao de Estudos e Projetos Rodovirios. Rio de Janeiro, 2006. Disponvel em: < http://ipr.dnit.gov.br/manuais/diretrizes_basicas_instrucoes_ servicos.pdf >. Acesso em: 21 set. 2011. _____. Especificaes de Servios. Rio <http://ipr.dnit.gov.br/ >. Acesso em: 21 set 2011. de Janeiro, 2006. Disponvel em

_____. Manual de Drenagem de Rodovias. Rio de Janeiro, 2006. Disponvel em: <http://ipr.dnit.gov.br/>. Acesso em: 21 set 2011. _____. Manual de Hidrologia Bsica para Estruturas de Drenagem. Rio de Janeiro. 2005. Disponvel em: < http://ipr.dnit.gov.br/ >. Acesso em: 21 set. 2011. _____. Manual de Projeto de Intersees. IPR. Rio de Janeiro. 2005. Disponvel em: < http://ipr.dnit.gov.br/>. Acesso em: 21 set. 2011.

65

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

_____. Manual de Projeto Geomtrico de Rodovias Rurais. Rio de Janeiro, 1999. Disponvel em: <http://ipr.dnit.gov.br/>. Acesso em: 21 set. 2011. _____. Manual de Sinalizao Rodoviria. Rio de Janeiro. 2011. Disponvel em: < http://ipr.dnit.gov.br/>. Acesso em: 21 set. 2011. _____. Mtodo de Ensaio. Rio de Janeiro. Disponvel em: <http://ipr.dnit.gov.br/>. Acesso em: 21 set 2011. _____. Procedimentos. Rio de Janeiro. Disponvel em: <http://ipr.dnit.gov.br/>. Acesso em: 21 set. 2011. _____. Terminologia. Rio de Janeiro. Disponvel em: <http://ipr.dnit.gov.br/>. Acesso em: 21 set 2011. CARDO, C. Topografia. Belo Horizonte: Arquitetura e Engenharia, 1964. CASACA, Joo et al. Topografia Geral. 4. ed. Traduo Luis Coutinho Ferreira da Silva e Douglas Corbari Ferreira. Rio de Janeiro: LTC, 2007. COMASTRI, J. A.; GRIPP JNIOR, J. Topografia aplicada: medio, diviso e demarcao. Viosa: Universidade Federal de Viosa, 1990. DER-SP. Manual de Sinalizao Rodoviria. So Paulo, 2006. Vol. I, II e III. Disponvel em: <http://www.der.sp.gov.br/documentos/manuaisSinalizacao.aspx#>. Acesso em 20 set. 2011. _____. Manual de Taludes de Rodovias. So Paulo, 1991. Disponvel em: <http://www.der.sp.gov.br/documentos/manuaisSinalizacao.aspx#>. Acesso em 20 set. 2011. _____. Notas Tcnicas de Projeto Geomtrico. So Paulo, 2006. Disponvel em: <http://www.der.sp.gov.br/documentos/manuaisSinalizacao.aspx#>. Acesso em 20 set. 2011. ESPARTEL, L. Curso de Topografia. 8. ed. Rio de Janeiro: Globo, 1982. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE. Noes Bsicas de Cartografia. Rio de Janeiro, 1999. Disponvel em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/monografias/GEBIS%20-%20RJ/Manuaisde Geociencias/Nocoes%20basicas%20de%20cartografia.pdf>. Acesso em 21 set 2011. _____. Referencial Geocntrico no Brasil. Rio de Janeiro, 2000. _____. Proposta para Adoo de um Referencial Geocntrico no Brasil. Rio de Janeiro, 2000. _____. Recomendaes para Levantamentos Relativos Estticos - GPS. Rio de Janeiro, 2008.

66

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

GARCIA, G. J.; PIEDADE, G. C. R. Topografia aplicada s cincias agrrias. 3. ed. So Paulo: Nobel, 1987. INCRA. Ministrio do Desenvolvimento Agrrio. Norma Georreferenciamento de Imveis Rurais. 1. ed. Braslia, 2003. Tcnica para

LEE, S. H. Introduo ao Projeto Geomtrico de Rodovias. Florianpolis: Editora da UFSC, 2002. LOCH, Carlos; CORDINI, Jucilei. Topografia Contempornea: Planimetria. 1. ed. Florianpolis: Ed. da UFSC, 1995. McCORMAC, Jack. Topografia. 5. ed. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 2007. MICHELIN, Renato G. Drenagem Superficial e Subterrnea de Estradas. Porto Alegre: Editora Multilibri Ltda, 1975. MNICO, Joo F. G. Posicionamento pelo Navstar GPS. So Paulo: UNESP, 2000. PIMENTA, C. R.; OLIVEIRA, M. P. Projeto Geomtrico de Rodovias. 2. ed. So Carlos, SP: Editora Rima, 2004. PINTO, L. E. K. Curso de Topografia. Salvador: UFBA, 1988. RAMOS, Djacir. Geodsia na Prtica. So Paulo: MDATA, 1998. ROCHA, C. H. B. Geoprocessamento: Tecnologia Transdisciplinar. Juiz de Fora: Ed. Doutor, 2000. VILLELA, S. M.; MATTOS, A. Hidrologia Aplicada. So Paulo: McGraw-Hill. 1975.

67

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

CONHECIMENTOS ESPECFICOS REA DE ATUAO: FSICA

1. MECNICA Cinemtica; Leis de Newton e suas aplicaes Dinmica em refernciais inerciais e no-inerciais Trabalho, energia e conservao da energia Sistemas de partculas e conservao do momento linear Impulso e colises Cinemtica e dinmica rotacional. Momento de inrcia, torque e conservao do momento angular Equilbrio esttico de um corpo rgido Gravitao Oscilaes: harmnicas, amortecidas e foradas Ondas mecnicas Hidrosttica Hidrodinmica Dinmica Lagrangeana e Hamiltoneana 2. TERMODINMICA Temperatura, equilbrio trmico e a lei zero da termodinmica Termmetros Dilatao trmica Gases ideais A primeira lei da termodinmica. Calor, trabalho e energia interna Entropia e a segunda lei da termodinmica. Mquinas trmicas e refrigeradores Processos reversveis e irreversveis e o ciclo de Carnot Teoria cintica dos gases 3. ELETROMAGNETISMO Lei de Coulomb Campo eltrico Lei de Gauss Potencial eltrico

68

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

Soluo de problemas eletrostticos: equao de Poisson e Laplace Campo eletrosttico em meios dieltricos Energia eletrosttica e capacitores Corrente eltrica, densidade de corrente e a equao da continuidade Resistores, lei de Ohm e leis de Kirchhoff Campo magntico Lei de Biot e Savart Lei de Ampre Fora de Lorentz Propriedades magnticas da matria Lei de Faraday, indutncia e indutores Circuitos envolvendo resistores, capacitores e indutores com foras eletromotrizes contnuas e alternadas Equaes de Maxwell Ondas eletromagnticas tica geomtrica tica fsica: interferncia e difrao 4. FSICA MODERNA A radiao do corpo negro e a teoria de Planck Propriedades corpusculares da radiao: Efeito fotoeltrico, espalhamento Compton, produo de raios X, criao e aniquilao de pares Propriedades ondulatrias das partculas: postulado de de Broglie, dualidade ondapartcula, princpio de incerteza Modelos atmicos: modelos de Thomson, Rutherford e de Bohr Sries espectrais Equao de Schroedinger, interpretao da funo de onda, equao de Schroedinger independente do tempo e valores esperados aplicao da equao de Schroedinger para poos e barreiras de potenciais aplicao da equao de Schroedinger para tomos de um eltron: autovalores e autofunes para energia e momento angular orbital Momento de diplo magntico de spin Relatividade Restrita: transformaes de Lorentz, simultaneidade, relatividade do tempo e do espao

69

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

Cinemtica e dinmica relativstica Princpio da equivalncia REFERNCIA SUGERIDA ALONSO, M. S.; FINN, E. S. Fsica. So Paulo: Ed. Edgard Blcher, 1972. Vol. I e II. EISBERG, R.; RESNICK, R. Fsica Quntica. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1979. GAZZINELLI, R. Teoria da Relatividade Especial. 2. ed. So Paulo: Ed. Edgard Blcher, 2009. GRIFFITHS, D. J. Eletrodinmica. 3. ed. So Paulo: Pearson Addison Wesley, 2011. HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; KRANE, K. S. Fsica. 5. ed. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 2002. Vol. I-IV. NUSSENZVEIG, M. Curso de Fsica Bsica. So Paulo: Ed. Edgard Blucher, 1996-1998. Volumes I-IV. REITZ, J. R. Fundamentos da teoria eletromagntica. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1982. SYMON, K. R. Mecnica. 5. ed. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1982. THORNTON, S. T.; MARION, J. B. Dinmica Clssica de Partculas e Sistemas. 5. ed. So Paulo: Cengage Learning, 2011.

70

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

CONHECIMENTOS ESPECFICOS REA DE ATUAO: GEOGRAFIA

1. Histria e Teoria do Pensamento Geogrfico: A institucionalizao da geografia enquanto cincia; as correntes do pensamento geogrfico e seus arcabouos filosficos e tericos; a questo do objeto de estudo da geografia; o espao como categoria de anlise; a espacialidade da vida social; conceitos fundamentais da geografia. 2. Estrutura Geolgica: Estrutura geolgica da Terra; sismicidade, vulcanismo e tectnica global; processos endgenos e exgenos na formao do relevo; geomorfologia: evoluo, tipos de estruturas e relevos derivados e classificao geomorfolgica; solos: intemperismo, formao, processos erosivos e classificao brasileira dos solos; 3. Climatologia, Hidrogeografia e Biogeografia: Classificao e dinmica climtica, climatologia urbana e mudanas climticas; os domnios biogeogrficos brasileiros; estrutura e funcionamento de ecossistemas tropicais; manejo e conservao da biodiversidade; processos hidrolgicos, manejo de bacias hidrogrficas e poltica e gesto dos recursos hdricos; problemas ambientais e conservao dos recursos naturais; 4. A linguagem cartogrfica e geotecnologias: Histria e conceitos. A Terra e sua representao. Cincias afins cartografia. Classificaes dos produtos cartogrficos. Tcnicas cartogrficas. Escalas. Elementos de Astronomia de posio e coordenadas. Planejamento, construo e composio de mapas e cartas. Sistemas de projees. Sistema UTM. Medidas sobre cartas e mapas. Leitura e orientao no terreno com cartas, bssolas, GPS e interpretao cartogrfica; 5. A Cartografia escolar: usos e desusos do mapa na escola; questes da aprendizagem do mapa; cartografia e construo do conhecimento geogrfico na escola; metodologias e abordagens da cartografia escolar; 6. O ensino de geografia e a formao profissional do professor de geografia: O ensino/aprendizagem em Geografia nos diferentes nveis de ensino. A Geografia mtodos, tcnicas de ensino e aplicao. Contedos: seleo, organizao,

caracterizao e problematizao. Motivao da aprendizagem aplicada Geografia. Os recursos audiovisuais e sua aplicao ao ensino em Geografia; Concepes tericas e prticas docentes

71

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

7. A dinmica da populao em diferentes escalas: Bases tericas e conceituais da Geografia da populao e da demografia. Teorias demogrficas; Evoluo e estruturao da populao no espao geogrfico. Abordagens contemporneas dos estudos sobre populao: estudos neoclssicos e neomarxistas. Mobilidade espacial da populao: migrao campo-cidade, migrao de retorno, migrao internacional e

migrao e meio ambiente; Racismo e xenofobia; O envelhecimento da populao e seus desafios. 8. A Geografia urbana em diferentes escalas: Geografia Urbana: evoluo, conceitos e tendncias. O significado da cidade e suas caractersticas. A construo do espao urbano e a apropriao das cidades. Capitalismo, modernizao e urbanizao. Hierarquia e Rede Urbana. Metrpoles e megacidades. Centro e periferia. Segregao espacial e moradia. Transportes e servios urbanos, Relao campo-cidade. Usos e conflitos do espao urbano na contemporaneidade. 9. Geografia agrria em diferentes escalas: O surgimento e o desenvolvimento da agricultura, vistos como fatores fundamentais na produo do espao geogrfico. O processo de desenvolvimento do capitalismo e as transformaes na produo agropecuria e nas relaes cidade-campo. Evoluo da agricultura brasileira. A questo agrria e a questo agrcola. Os complexos agroindustriais e a pequena produo agrcola. Reforma agrria e os movimentos sociais no campo; Espacializao das atividades agropecurias no territrio nacional. 10. Globalizao e Fragmentao no mundo contemporneo. Da bipolaridade multipolaridade. A globalizao. Os blocos econmicos e a disputa pela hegemonia no espao mundial. Os conflitos mundiais contemporneos e a conformao dos novos territrios de poder; 11. Questes atuais de organizao e reorganizao do territrio: concentrao e desconcentrao industrial, fatores e tendncias; grandes projetos e suas dinmicas territoriais; Dinmicas territoriais atuais na escala do Estado do Rio de Janeiro; Estado, nao e territrio; Fronteiras. REFERNCIA SUGERIDA ALMEIDA, Rosngela Doin de. Cartografia escolar. So Paulo: Contexto, 2008. ALMEIDA, Rosngela Doin de; PASSINI, Elza Y. O espao geogrfico: ensino e representao. So Paulo: Contexto, 1994.

72

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

ANDREFF, Wladimir. Multinacionais Globais. Bauru: EDUSC, 2000. ARAJO, Tnia Bacelar de. Vises da Crise. Rio de Janeiro: Contraponto, 1998. ARCHELA, Rosely Sampaio; THRY, Herv. Orientao metodolgica para construo e leitura de mapas temticos. Confins, n. 3, 2008. Disponvel em <http://confins.revues.org/ index3483.html>. Acesso em: 21 set. 2011. AYOADE, J. O. Introduo climatologia para os trpicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. BATISTA JR., Paulo Nogueira. Mitos da Globalizao. So Paulo: Pedex, 1998. BROWN, J. H. Biogeography. Barcelona: Omega, 1983. CANO, Wilson. Desequilbrios Regionais e concentrao industrial no Brasil: 1930 1995. Economia e Sociedade. So Paulo: Unicamp, n. 8, 1997. CAPEL, Horcio. Filosofia y cincia em La geografia contemporea. Barcelona, Barcanova, 1981. CARLOS, Ana Fani; CARRERAS, Carles. Urbanizao e Mundializao: estudos sobre a metrpole. So Paulo: Contexto, 2005. CARLOS, Ana Fani (Org.). Novos Caminhos da Geografia. So Paulo: Contexto, 1999. CASTELLAR, Sonia (Org.). Educao geogrfica: teorias e prticas docentes. So Paulo: Contexto, 2005. CASTELLAR, Snia; VILHENA, Jerusa. Ensino de Geografia. Coleo Idias em Ao. So Paulo: Cengage Learning, 2010. CASTRO, I. E.; MIRANDA, M.; EGLER, C. A. G. (Org.). Redescobrindo o Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORREA, R. L. Questes atuais da Reorganizao do Territrio. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. CASTRO, I. E. et al. Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. CASTRO, In Elias et al. Exploraes Geogrficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. CASTROGIOVANNI, Antnio Carlos et al. Geografia em Sala de Aula: prticas e reflexes. Porto Alegre: UFRGS, 2003. CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Formao de professores: concepes e prticas em geografia. Goinia: Vieira, 2006.

73

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

CAVALCANTI, Lana de Souza. Cotidiano, Mediao pedaggica e formao de conceitos: uma contribuio de Vygotsky ao ensino de geografia. Caderno Cedes. N. 66, vol. 25. So Paulo: Cortez, Campinas, CEDES, maio/ago. 2005. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a04v2566.pdf>. Acesso em: 21 set. 2011. _____. Geografia, escola e construo de conhecimentos. So Paulo: Papirus, 2007. CORRA, Roberto Lobato. O espao Urbano. So Paulo: tica. 1999. _____. Regio e Organizao Espacial. So Paulo: tica, 1995. _____. Exploraes Geogrficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. CUNHA, Sandra Baptista da; GUERRA, Antnio Jos Teixeira (Org.). Geomorfologia do Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. DAMIANI, A. Populao e Geografia. So Paulo: Contexto, 1991. DOROJEANNI, M. J.; PDUA, M. T. J. Biodiversidade: a hora decisiva. Curitiba: UFPR, 2001. FLORENZANO, Teresa Gallotti. (Org.). Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais. So Paulo: Oficina de Textos, 2008. GARAY, Irene; DIAS, Braulio F. S. (Orgs.). Conservao da Biodiversidade em Ecossistemas Tropicais: Avanos Conceituais e Reviso de Novas Metodologias de Avaliao e Monitoriamento. Petrpolis: Vozes, 2001. GARCEZ, L. N. Hidrologia. So Paulo: Edgard Blucher, 1967. GOMES, Paulo Csar da Costa. Geografia e Modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. GONALVES, C. W. P. A. Globalizao da Natureza e a Natureza da Globalizao. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2006. GRAZIANO NETO, Francisco. A Tragdia da Terra. So Paulo: Unesp, 1990. GUERRA, A. J. T.; CUNHA. S. B. (Org.). Geomorfologia: uma atualizao de bases e Conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. GUERRA, Antonio Teixeira. Novo Dicionario Geologico-Geomorfologico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. _____. Geomorfologia e Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. HAESBAERT, Rogrio. Identidade e Migrao em reas fronteirias. Rio de Janeiro: Revista de Geografia/UFF. Ano III, n. 5, 2001.

74

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

_____. O Mito da Desterritorializao. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. _____. Blocos Internacionais de Poder. So Paulo: Contexto, 1991. _____. Globalizao e Fragmentao no Mundo Contemporneo. Niteri: Eduff, 1998. HARVEY, David. A Condio Ps-Moderna. So Paulo: Loyola, 1992. HOBSBAWN, Eric. A Era dos Extremos. So Paulo: Cia. das Letras, 1995. JOLY, Fernand. A Cartografia. So Paulo: Papirus, 1990. KUPSTAS, M. (Org.). Ecologia em Debate. So Paulo: Moderna, 1997. LEFEBVRE, Henri. A Cidade do Capital. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. MACHADO, Carlos Jos Saldanha (Org.). Gesto de guas Doces. Rio de Janeiro: Intercincia, 2004. MAGNAGO, A. A. Diviso Regional Brasileira: Uma Reviso Bibliogrfica. In Revista Brasileira de Geografia, n. 4. Rio de Janeiro, 1995. Vol. 57, out-dez. MARTINELLI, Marcello. Mapas da geografia e cartografia temtica. So Paulo: Contexto, 2003. MASSEY, Doreen. Pelo espao: uma nova poltica da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. MELLO, Leonel Itaussu Almeida. Quem tem Medo de Geopoltica. So Paulo: Hucitec/Edusp, 1999. MENDONA, Francisco; KOZEL, Salete. Elementos de epistemologia da geografia contempornea. Curitiba: UFPR, 2004. MENDONA, Francisco; DANNI-OLIVEIRA, Ins Moresco. Climatologia: noes bsicas e climas no Brasil. So Paulo: Oficinas dos Textos, 2007. MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo; MEDONA, Francisco (Org.). Clima Urbano. So Paulo: Contexto, 2003. MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: Pequena Histria Crtica. So Paulo: Hucitec, 1987. MOREIRA, Ruy. O pensamento geogrfico brasileiro. So Paulo: Contexto, 2008. Vol. 1. _____. O pensamento geogrfico brasileiro. As matrizes da renovao. So Paulo: Contexto, 2009. Vol. 2. OLIVEIRA, Ariovaldo U. Geografia das Lutas no campo. So Paulo: Contexto, 1991.

75

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

_____. Tecnologia e Agricultura Familiar. Porto Alegre: UFRS, 1999. OLI\/EIRA, C. de. Curso de cartografia moderna. 2. ed.Rio de Janeiro: IBGE, 1993. ORTIZ, Renato. Mundializao e Cultura. So Paulo: Brasiliense, 1998. PONTUSCHKA, Ndia N.; PAGANELLI, Tomoko I.; CACETE, Nria H. Para ensinar e aprender geografia. So Paulo: Cortez, 2007. PONTUSCHKA, Ndia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino (Org.). Geografia em Perspectiva. So Paulo: Contexto, 2002. PRIMACK, Richard B.; RODRIGUES, Efraim. Biologia da Conservao. Lodrina: E. Rodrigues, 2001. RAFFESTIN, C. Por uma Geografia do Poder. So Paulo: tica, 1993. RICKLEFS, Robert E. A Economia da Natureza. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. RIZZINI, Carlos Toledo. Tratado de Fitogeografia do Brasil: Aspectos Ecolgicos, Sociolgicos e Florsticos. 2. ed. Rio de Janeiro: mbito Cultural Edies Ltda, 1997. ROSA, Antonio Vitor. Agricultura e Meio Ambiente. So Paulo: Editora Atual, 1998. ROSS, J. L. S. Geomorfologia: Ambiente e Planejamento. So Paulo: Contexto, 1992. _____. Relevo brasileiro: uma nova proposta de classificao. Revista do Departamento de Geografia da USP, n. 4, 1995. _____. Geografia do Brasil. So Paulo: Edusp, 1998. SANTOS, Milton. A urbanizao brasileira. So Paulo: Hucitec, 1994. _____. Por uma Geografia Nova. So Paulo: Hucitec, 1990. _____. Por Uma Outra Globalizao. Rio de Janeiro: Record, 2000. _____. A Natureza do espao: tcnica e tempo. Razo, emoo. So Paulo: Edusp, 2004. SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: Territrio e Sociedade no incio do sculo XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. SAQUET, Marco Aurlio; SOUZA, Edson B. C. Leituras do conceito de territrio e de processos espaciais. So Paulo: Expresso Popular, 2009. SCARLATO, Francisco Capuano et al (Org.). Globalizao e Espao Latino-Americano. 4. ed. So Paulo: Hucitec/Anablume, 2002.

76

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

SCHFFER, Neiva O. et al. Um globo em suas mos: prticas para a sala de aula. Porto Alegre: UFRS, 2005. SENE, Eustquio de. Globalizao e Espao Geogrfico. So Paulo: Contexto, 2003. SILVA, Luiz Ferreira da. Solos Tropicais: Aspectos Pedolgicos, Ecolgicos e de Manejo. So Paulo: Terras Brasilis, 1995. SINGER, Paul. Economia Poltica da Urbanizao. So Paulo: Brasiliense e CEBRAP, 1977. SOJA, Edward W. Geografias ps-modernas: a reafirmao do espao na teoria social crtica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. SPOSITO, Maria Encarnao Beltro. Capitalismo e Urbanizao. 8. ed. So Paulo: Contexto, 1997. SPOSITO. Eliseu Savrio. Geografia e filosofia: contribuies para o ensino do pensamento geogrfico. So Paulo: Unesp, 2004. STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas sries iniciais. So Paulo: Annablume, 2004. TEIXEIRA, Wilson et al (Org.). Decifrando a Terra. So Paulo: Oficina dos Textos, 2003. TONINI, Ivaine Maria. Geografia escolar: uma histria sobre seus discursos pedaggicos. Iju: Uniju, 2003. VITTE, Antonio Carlos (Org.). Contribuies histria e epistemologia da geografia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. VITTE, Antonio Carlos; GUERRA, Antonio Jos Teixeira (Org.). Reflexes sobre a Geografia Fsica no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. XAVIER-DA-SILVA, J. Geoprocessamento para anlise ambiental. Rio de Janeiro: J. Xavier da Silva, 2001.

77

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

CONHECIMENTOS ESPECFICOS REA DE ATUAO: INFORMTICA

1. Conceitos bsicos: organizao e arquitetura de computadores. Componentes deum computador (hardware e software). Sistemas de entrada, sada e armazenamento. Sistemas de numerao e codificao. Aritmtica computacional. Tipos e caractersticas das licenas de Software. 2. Sistemas operacionais: Conceitos gerais de sistemas operacionais: Funes. Estrutura. Processos e threads. Gerncia de recursos (processador, arquivos, memria, dentre outros). 3. Sistema Operacional Linux. Caractersticas do Linux, software livre, distribuies Linux (foco no Ubuntu), arquivos, estrutura de diretrios, comandos internos, comandos externos, interpretador de comandos, curingas, discos e parties, pontos de montagem, controle de execuo de processos, comandos para manipulao de diretrio, comandos para manipulao de arquivos, comandos de rede, comandos para manipulao de contas, permisses de acesso a arquivos e diretrios, redirecionamentos e pipe, impresso, servidores grficos, gerenciadores grficos Gnome e KDE, ferramentas para instalao de programas em modo texto e grfico, configurao dos ambientes Gnome e KDE. 4. Programao: Fundamentos de Lgica. Funes e procedimentos. Estruturas de controle de fluxo. Montadores, compiladores, ligadores e interpretadores. Programao estruturada. Programao orientada a objetos. Ferramentas de programao. Aspectos de linguagens de programao, algoritmos, estruturas de dados (fila, pilha, lista, etc) sequenciais e dinmicas, algoritmos de busca e ordenao e complexidade de algoritmos. 5. Orientao a Objetos: conceitos e princpios do paradigma de orientao a objetos; diagrama de classes na linguagem de modelagem unificada (UML). 6. Programao Java: Operadores; Expresses; Tipos de dados primitivos e no-primitivos; Utilizao de variveis; Vetores; Criao e manipulao de objetos: instanciao, troca de mensagens entre objetos; Sada de dados padro; Estruturas de programao: deciso condicional, seleo, repetio; Tratamento de excees; Estrutura e membros de classe: declarao de atributos e mtodos, mtodos construtores, controle de acesso de membros (pblicos, privados, protegidos), membros estticos e constantes; Execuo

78

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

de classes; Implementao e utilizao de classes abstratas; Implementao de conceitos de Orientao a Objetos: herana, encapsulamento, polimorfismo;

Implementao e utilizao de classes de interface; Componentes grficos; Tratamento de eventos de interface grfica. 7. Redes de computadores: Fundamentos: Usos de redes de computadores, Hardware de rede, Software de rede, Modelos de referncia, Padronizao de redes, Unidades mtricas. Arquitetura e padres TCP/IP. A camada de aplicao TCP/IP: DNS - Domain Name System, Correio eletrnico, A World Wide Web, Multimdia. A camada de transporte TCP/IP: O servio de transporte, Elementos de protocolos de transporte, Um protocolo de transporte simples, Os protocolos de transporte da Internet UDP e TCP, Questes de desempenho. A camada de rede e roteamento TCP/IP: Questes de projeto da camada de rede, Algoritmos de roteamento, Algoritmos de controle de congestionamento, Qualidade de servio, Interligao de redes, A camada de rede na Internet. A camada de enlace de dados: Questes de projeto da camada de enlace de dados, Deteco e correo de erros, Protocolos elementares de enlace de dados, Protocolos de janela deslizante, Verificao de protocolos. A subcamada de controle de acesso ao meio: O problema de alocao de canais, Protocolos de acesso mltiplo, Ethernet, LANs sem fios, Redes sem fios de banda larga, Bluetooth, Comutao na camada de enlace de dados. A camada fsica: A base terica da comunicao de dados, Meios de transmisso guiados, Transmisso sem fios, Satlites de comunicaes, A rede pblica de telefonia comutada, O sistema de telefonia mvel, Televiso a cabo. 8. Segurana de redes: Criptorafia, Algoritmos de chave simtrica, Algoritmos de chave pblica, Assinaturas digitais, Gerenciamento de chaves pblicas, Segurana da comunicao, Protocolos de autenticao, Segurana de correio eletrnico, Segurana na WEB.

REFERNCIA SUGERIDA Ajuda dos softwares da Microsoft. ARAJO, Everton Coimbra. Orientao a Objetos com Java. 1. ed. Florianpolis: Visual Books, 2008. BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James; JACOBSON, Ivar. UML: Guia do Usurio. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

79

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

CAPRON, Harriet L.; JOHNSON. J. A. Introduo Informtica. 1. ed. So Paulo: Pearson Brasil, 2004. DANESH, Arman. Dominando o linux: a bblia. So Paulo: Makron Books, 2000. DEITEL, PAUL J.; DEITEL, HARVEY M. Java: Como Programar. 6. Ed. So Paulo: Ed. Pearson, 2005. Documentao disponvel no menu Ajuda dos prprios softwares da sute BrOffice. FORBELLONE, Andr Luiz Villar; EBERSPCHER, Henri Frederico. Lgica de Programao - A Construo de Algoritmos e Estruturas de Dados. 2. ed. rev. e ampl. So Paulo: Makron Books, 2000. Guia Foca Gnu Linux. Disponvel em: <http://www.guiafoca.org/>. Acesso em: 21 set 2011. HILL, Benjamin Mako; BACON, Jono. O Livro Oficial de Ubuntu. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. KUROSE, James F., ROSS, Keith W. Redes de Computadores e a Internet. Uma Nova Abordagem. Traduo: Arlete Simille Marques. Reviso Tcnica: Wagner Luiz Zucchi. So Paulo: Editora Addison Wesley, 2003. MACHADO, Francis Berenger; MAIA, Luiz Paulo. Arquitetura de sistemas operacionais. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007. Manual do Instrutor. Verso Ubuntu - formato ODT. Manual on line do Linux. MANZANO, Andr Luiz N. G.; MANZANO, Maria Isabel N. G. Estudo dirigido de informtica bsica. 7. ed. So Paulo: Livros rica, 2007. 250 p., il. (Coleo P. D.). ISBN (Broch.). MURHAMMER, Martin W. et al. TCP/IP. Tutotial e Tcnico. Traduo: Jussara Licinia Souza Gaertner e Lavio Paresci. Reviso Tcnica: Alvaro Antunes. So Paulo, SP: Editora Makron Books, 2000. NEGUS, Christopher. Linux A Bblia. 1. ed. So Paulo: Alta Books, 2007. NEVES, Jlio Cezar. Programao Shell Linux. 7. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2008. PEREIRA, Silvio do Lago. Estruturas de Dados Fundamentais Conceitos e Aplicaes. 9. ed. So Paulo: rica, 2006. PINHEIRO, Francisco A. C. Fundamentos de Computao e Orientao a Objetos Usando Java. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2006. Projeto de Documentao do BrOffice.org. Disponvel em: <http://www.broffice.org/docs>. Acesso em: 21 set. 2011.

80

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

RINALDI, Roberto. Turbo Pascal 7.0 - Comandos e Funes. 11. ed. So Paulo: rica, 1998. SILBERCHATZ, Abraham; GALVIN, Peter Baer; GAGNE, Greg. Fundamentos de sistemas operacionais. 6.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. TANENBAUM, Andrew S. Redes de Computadores. 4. ed. Traduo: Vandenberg D. de Souza. Reviso Tcnica: Edgard Jamhour. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2003. VELLOSO, Fernando de Castro. Informtica: conceitos bsicos. 7. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. xiii, 407 p. ISBN (Broch.). ZIVIANI, Nivio. Projeto de Algoritmos. 2. ed. So Paulo: Thomson Pioneira, 2004.

81

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

CONHECIMENTOS ESPECFICOS REA DE ATUAO: LIBRAS

1. Viso histrica da educao de pessoas surdas. 2. Fundamentos e princpios da Educao Inclusiva. 3. Polticas pblicas educacionais brasileiras na rea de educao de surdos. 4. A Poltica Nacional de Educao Especial na perspectiva da Educao Inclusiva. 5. Acessibilidade e Legislao. 6. Ensino de libras para formao de professores da educao bsica. 7. A pesquisa em educao de pessoas surdas; enfoque em quem questes emergentes. 8. A incluso de pessoa surda ou com deficincia auditiva. 9. O ensino aprendizagem de Libras. 10. A oralizao. 11. O bilingismo. 12. A escrita na lngua portuguesa como segunda lngua. 13. Aspectos gramaticais da lngua brasileira de sinais. REFERNCIA SUGERIDA AMARAL, L. A. Diferenas, Estigma e Preconceito: o Desafio da Incluso. In: BRASIL, Coordenadoria Nacional para Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia. Acessibilidade - Braslia: Secretaria Especial de Direitos Humanos, 2005. BRASIL. Ministrio da Educao. Direito educao: subsdios para a gesto dos sistemas educacionais: orientaes gerais e marcos legais. Organizao e coordenao Marlene de Oliveira Gotti. Braslia: MEC/SEESP, 2004. _____. Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica. Secretaria de Educao Especial/MEC: SEESP, 2001. _____. Educao Especial no Brasil. Braslia: MEC/SEESP, 1994. (Srie Institucional, 2). _____. O Tradutor e Intrprete de Lngua Brasileira de Sinais e Lngua Portuguesa. Ronice M. Quadros (Org.). Brasilia: Ministrio de Educao, 2006. _____. Instituto Nacional de Educao de Surdos. (realizador). Quando se escuta com os olhos [DVD]. Rio de Janeiro: INES (distribuidor), 2007. BRITO, L. F. Por uma Gramtica da Lngua de SINAIS. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro/ Departamento de Lingstica e Filosofia - UFRJ, 1995. _____. Integrao Social & Educao de Surdos, 1. ed. Rio de Janeiro: Babel Editora, 1993.
82

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D. Dicionrio Enciclopdico Ilustrado Trilnge da Lngua de Sinais Brasileira. So Paulo: Edusp, 2001. DICIONRIO DA LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS. <http://www.acessobrasil.org.br/libras/>. Acesso em: 21 set. 2011. Disponvel em:

FERNANDES, E. Problemas Lingsticos e Cognitivos do Surdo. Rio de Janeiro: Agir. 1990. _____. Linguagem e Surdez. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2003. ROCHA, S. O INES e a Educao de Surdos no BRASIL. Edio INES, Rio de Janeiro. MEC/SEESP/INES, 2007. INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAO DE SURDOS. Srie Audiologia. Edio revisada, Rio de Janeiro: MEC/INES, 2002. LEITE, E. M. C. Os Papis do Intrprete de Libras na Sala de Aula Inclusiva. Petrpolis: Editora Arara Azul, 2004. Disponvel em: <http://www.editora-arara-azul.com.br/pdf/livro3. pdf>. Acesso em: 21 set. 2011. OLIVEIRA, M. K. de; SOUZA, D. T. R.; REGO, T. C. (Org.) . Psicologia, Educao e as Temticas da Vida Contempornea. So Paulo: Moderna, 2002. QUADROS, R. M. Educao de Surdos: A Aquisio da Linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997. QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B. Lngua de Sinais Brasileira: Estudos Lingsticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. ROCHA, S. Memria e histria: a indagao da Esmeralda. Petrpolis: Editora Arara Azul, 2010. SALLES, H. et. al. Ensino de Lngua Portuguesa para Surdos: caminhos para a prtica pedaggica. Braslia: MEC, 2002. Vol. 1 e 2. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/index. php?option=com_content&view=article&id=12625&Itemid=860>. Acesso em: 21 set. 2011. SILVA, M. P. M. A construo de Sentidos na Escrita do Aluno Surdo. So Paulo: Plexus Editora, 2001. SKLIAR, C. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenas. Porto Alegre: Mediao, 2001. SOUZA, R. M.; GES, M. C. R. O ensino para surdos na escola inclusiva: consideraes sobre o excludente contexto da incluso. In: SKLIAR, C. (Org.). Atualidade da Educao Bilinge para Surdos. Porto Alegre: Ed. Mediao, 1999. VIGOTSKY, L. S. A formao social da mente. So Paulo: Martins Fontes, 1984. _____. Pensamento e linguagem. So Paulo: Martins Fontes, 1987. <http://www.ines.gov.br/>. <http://portal.mj.gov.br/corde/>. <http://portal.mj.gov.br/conade/>.
83

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

CONHECIMENTOS ESPECFICOS REA DE ATUAO: LNGUA PORTUGUESA

1. Compreenso e interpretao de textos verbais e no-verbais 2. Uso da lngua nos diferentes nveis de linguagem 3. Semntica: Denotao e conotao. Sinonmia, antonmia, homonmia, paronmia, hiponmia e hiperonmia. Ambigidade, polissemia 4. Textualidade e funes da linguagem 5. Polifonia do discurso 6. Coeso e coerncia: Identificao dos aspectos da micro e da macroestrutura textual 7. Ortografia e valores fonticos 8. Acentuao 9. Pontuao 10. Morfologia: Emprego das classes gramaticais; Estrutura e formao das palavras 11. Sintaxe: Concordncia, regncia, colocao. A orao no perodo e os termos na orao 12. Figuras de Linguagem 13. Literatura Brasileira REFERNCIA SUGERIDA BECHARA, Evanildo. Moderna gramtica portuguesa. 37. ed. rev. e ampl. e atual. conforme o novo Acordo Ortogrfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. BOSI, Alfredo. Histria concisa da literatura brasileira. 40. ed., So Paulo: Cultrix, 2002. CANDIDO, Antonio. Formao da literatura brasileira: momentos decisivos. 7. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1993. 2v. CEREJA, William Roberto; MAGALHES, Thereza Cochar. Gramtica reflexiva: texto, semntica e interao. 2. ed. So Paulo: Atual, 2005. CUNHA, Celso; CINTRA, Lus Filipe Lindley. Nova contemporneo. 5. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008. gramtica do portugus

ILARI, Rodolfo; GERALDI, Joo Wanderley. Semntica. 9. ed. So Paulo: Contexto, 2001. ILARI, Rodolfo. Introduo semntica - brincando com a gramtica. 5. ed., So Paulo: Contexto, 2004. KOCH, Ingedore Villaa. A coeso textual. 20. ed. So Paulo: Contexto, 2005.

84

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

KOCH, Ingedore Villaa; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerncia textual. 16. ed. So Paulo: Contexto, 2004. _____. Texto e coerncia. 11. ed. So Paulo: Cortez, 2007. MARTINS, G., SANTOS, l. e GENS, Rosa. (Org.). Literatura Infantil e Juvenil na Prtica Docente. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 2010. S, Srgio. A reinveno do escritor: literatura mass media. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

85

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

CONHECIMENTOS ESPECFICOS REA DE ATUAO: LNGUA ESTRANGEIRA/INGLS

1. Interpretao de textos Ideias principais e secundrias, sinonmia, antonmia e marcadores do discurso 2. Aspectos gramaticais Tempo e aspectos verbais Verbos frasais Discurso direto e indireto Voz ativa e voz passiva Questiontags Coordenao e subordinao de oraes Funes comunicativas dos modais Caso genitivo Graus dos adjetivos Pronomes Advrbios Preposies Processo de formao de palavras: prefixos e sufixos 3. Tcnicas de ensino Anlise, adequao e elaborao de material didtico em geral 4. O desenvolvimento de habilidades da lngua Reading Listening Writing Speaking 5. O ensino de lngua inglesa sob o enfoque instrumental: ESP O ESP como abordagem Anlise de necessidades Variedade de contextos de aprendizagem Estratgias de leitura 6. Gneros textuais A teoria de gneros textuais e sua aplicabilidade em sala de aula

86

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

7. Ensino de lnguas e tecnologia Desafios do uso da tecnologia na sala de aula de lngua inglesa REFERNCIA SUGERIDA BOLTON, David; GOODEY, Noel. Grammarpractice in context.London: Richmond Publishing, 1997. FREITAS, Maria Adelaide de. Educao e ensino de lngua estrangeira hoje: implicaes para a formao de seus respectivos profissionais e aprendizes. In: ABRAHO, Maria Helena Vieira (Org.). Prtica de ensino de lngua estrangeira: experincias e reflexes. So Paulo: Pontes Editores, Arte Lngua, 2004. HARMER, Jeremy. The practice of English language teaching. 4. ed. England: Pearson Education Limited, 2007. HUTCHINSON, T; WATERS, A. English for specific purposes: a learning-centered approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1987. KERN , Richard; WARE, Paige; WARSCHAUER, Mark.Network-based language teaching. Disponvel em <http://www.gse.uci.edu/person/warschauer_m/docs/network-based.pdf>. Acesso em: 10 set. 2011. MURPHY, Raymond. English grammar in use. New York: Cambridge University Press, 1991. PINTO, Abundia Padilha Pinto. Gneros textuais e ensino de lnguas: reflexes sobre aprendizagem e desenvolvimento. Disponvel em: <http://www.gelne.ufc.br/revista_ano4_ no1_20.pdf>. Acesso em: 10 set. 2011. RAMOS, R. C. G. Gneros textuais: uma proposta de aplicao em cursos de ingls parafins especficos. The ESPecialist, vol. 25, n. 2, 2004: 107-129, So Paulo: EDUC, 2004. SONGHORI, Mehdi Haseli. Introduction to Needs Analysis. English for specific purposes world, Issue 4 (20), Volume 7, 2008. Disponvel em: <http://www.esp-world.info/Articles_20/ issue_20.htm>. Acesso em: 10 set. 2011. THOMSOM, A. J.; MARTINET, A. V. A Practical English Grammar. Oxford: Oxford University Press, 1986. WARSCHAUER, Mark. Sociocultural perspectives on CALL. Disponvel em: <http://www.gse.uci.edu/person/warschauer_m/docs/spoc.pdf>. Acesso em: 10 set. 2011. WINCH, Paula Gaida. Gneros textuais como inovao no ensino de lngua inglesa. Disponvel em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem06pdf/ sm06ss01_01. pdf>. Acesso em: 10 set. 2011.

87

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

CONHECIMENTOS ESPECFICOS REA DE ATUAO: MECNICA

1. Produo Mecnica Processo Metalrgicos: Fundio em areia e em molde metlico. Fundio por Centrifugao. Fundio de preciso: em Casca (Shell molding) e em Cera Perdida. Fundio sob Presso. Metalurgia do P (sinterizao). Processos de Conformao Plstica: Laminao, Estampagem, Forjamento, Extruso e Trefilao. Processos mecnicos por Usinagem: Torneamento, Aplainamento, Furao, Alargamento, Mandrilamento, Fresamento, Serramento, Brochamento, Roscamento, Limagem,

Rasqueteamento, Retificao, Brunimento, Jateamento, Afiao, Usinagem Especial por Eletroeroso. Clculos aplicados a mquinas operatrizes. Metrologia Industrial: Unidades de Medida e Sistemas de Unidades, Erro de Medio e Metrologia Dimensional. 2. Soldagem Processo de soldagem com arco eltrico com eletrodo revestido. Processo de soldagem a arco eltrico com proteo gasosa: TIG e MIG/MAG. Soldagem com Arco Submerso. Processos de Soldagem e Corte de metais: Oxicombustvel e Plasma. Segurana nos processos soldagem e corte. Metalurgia da Soldagem: Microestrutura, Transformaes e Defeitos em Materiais Soldados. 3. Materiais Propriedades e estruturas dos materiais de engenharia: materiais metlicos, polmeros, cermicos e compsitos. Processamento de materiais de engenharia. Degradao de materiais. Seleo de materiais. Tcnicas experimentais de caracterizao de materiais de engenharia. 4. Hidrulica e Pneumtica Pneumtica: Condicionamento de ar comprimido (produo, distribuio e preparao), Simbologia funcional, Vlvulas de vazo, presso e vlvulas direcionais, Atuadores lineares e rotativos, Temporizadores, sensores, Circuitos bsicos e sequenciais. Hidrulica: Fluidos hidrulicos. Fundamentos: hidrodinmica e hidrosttica. Simbologia funcional. Estudo dos componentes hidrulicos: bombas, elementos de condicionamento

88

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

do fluido hidrulico, vlvulas de controle de presso, vazo e direcional, acumuladores, Circuitos hidrulicos e eletro-hidrulicos. 5. Resistncia e Ensaios de Materiais Carregamento axial, Tenses e deformaes, Comportamento dos Materiais elsticos e plsticos, Lei de Hooke, Fator de segurana, momento fletor, Concentrao de tenses, Toro, Carregamento transversal e tenses de Cisalhamento, Projetos de vigas, Projeto de eixos de transmisso, Concentrao de tenses, Flexo pura, Carregamento transversal, Diagramas de foras, Esforos simples e combinados, Flambagem. Ensaios mecnicos de materiais metlicos. 6. Elementos de Mquinas e Lubrificao Correias e polias, Transmisso por correntes, Transmisso por Engrenagens, Molas, Rolamentos, Cabos de Ao, Mancais de deslizamento, Eixos e rvores, Chavetas, Acoplamentos, Parafusos, Freios, Embreagens, Lubrificao Industrial. 7. Manuteno Industrial Conceito e evoluo da manuteno. Organizao de um departamento de manuteno industrial. Planejamento de um sistema de manuteno. Qualidade na manuteno. Manuteno e confiabilidade. Ferramentas gerenciais. Avarias em componentes mecnicos. Equipamentos e sistemas de utilidades. Tcnicas de Manuteno Preditiva, Preventiva e Corretiva. REFERNCIA SUGERIDA ALBERTAZZI, Armando;SO USA, Andr. Fundamentos de Metrologia Cientifica e Industrial. So Paulo: Manole, 2008. ALCAN. Manual de Soldagem, 1993. ANTUNES, Izildo; FREIRE, Marcos A. C. Elementos de Mquinas. So Paulo: Livros rica, 1998. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS - ABNT. NBR 14724. Informao e documentao, trabalhos acadmicos, apresentao. Rio de Janeiro, 2002. AWS, Welding Handbook. Welding process. 8th ed. Vol. 2, 1991. BARBACHOV, F. A. Manual do Fresador. Moscou: Editora MIR, 1981. BEER, Ferdinand Pierre; JOHNSTON, E. Russell. Resistncia dos materiais. So Paulo: McGraw-Hill, 1989.

89

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

BOLLMANN, Arno. Fundamentos da automao industrial pneutrnica: projetos de comandos binrios eletropneumticos. So Paulo: ABHP, 1997. CALLISTER, W. D. J. Cincia e Engenharia dos Materiais: uma introduo. Rio de Janeiro: LTC, 2002. _____. Materiais science and engineering: an introduction. 5. ed. New York: John Wiley & Sons, 2000. CARRETEIRO, Ronald; BELMIRO, Pedro Nelson. Lubrificantes e Lubrificao Industrial. Rio de Janeiro: Intercincia, 2006. CASILAS, A. L. Mquinas: Formulrio Tcnico. So Paulo: Editora Mestre Jou, 1987. CHIAVERINI, Vicente. Aos e Ferros Fundidos. 6. ed. So Paulo: ABM, 1988. _____. Tecnologia Mecnica. 4. ed. So Paulo: McGraw-Hill, 1986. Vol. II. DINIZ, Eduardo; MARCONDES, Francisco; COPPINI, Nivaldo. Tecnologia da Usinagem dos Metais. 6. ed. So Paulo: Editora ArtLiber, 2008. FAIRES, Virgil Moring. Elementos orgnicos de Mquinas. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1979. FERRARESI, Dino. Fundamentos da Usinagem dos Metais. So Paulo: Edgard Blcher, 1996. Vol. I-V. FESTO DIDACTIC. Introduo a Hidrulica. Santo Andr. c1983. _____. Pneumtica: comandos eletropneumticos. So Paulo. 1983. FIALHO, Arivelto Bustamante. Automao pneumtica: projetos, dimensionamento e anlise de circuitos. 2. ed. So Paulo: Livros rica, 2004. FOGLIATTO, Flvio; RIBEIRO, Jos. Confiabilidade e Manuteno Industrial. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2009. GARCIA, Amauri; SPIM, Jaime; SANTOS, Carlos. Ensaios dos Materiais. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2008. HALL JUNIOR, Allen S; HOLOWENKO, Alfred R; LAUGHLIN, Herman G. Elementos orgnicos de Mquinas. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1968. (Coleo Schaum). HELMAN, H.; CETLIN, P. R. Fundamentos da Conformao Mecnica dos Metais. So Paulo: Artliber, 2004. HIBBELER, R. C. Resistncia dos materiais. 3. ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 2000.

90

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

KARDEC, Alan; FLORES, Joubert; SEIXAS, Eduardo. Gesto Estratgica e Indicadores de Desempenho. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. KARDEC, Alan; NASCIF, Julio. Manuteno: funo estratgica. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001,. KARDEC, Alan; NASCIF, Julio; BARONI, Tarcisio. Gesto Estratgica e Tcnicas Preditivas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. LIRA, Francisco. Metrologia na Indstria. 6. ed. So Paulo: rica, 2008. LOPES, Osvaldo. Tecnologia Mecnica - Elementos para Fabricao Mecnica em Srie. So Paulo: Edgard Blucher Ltda, 1983. MACINTYRE, A. J. Equipamentos Industriais e de Processo. Rio de Janeiro: LTC, 2008. MARQUES, P. V.; MODENESI, P. J.; BRACARENSE, A. Q. Soldagem: Fundamentos e Tecnologia. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. MARQUES, P. V. Tecnologia da Soldagem. 1. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1991. MEROZ, R.; CUENDET, M. As Estampas: A Eletroeroso - Os moldes. So Paulo: Editora Hemus, 2004. MELCONIAN, Sarkis. Elementos de Mquinas. 4. ed. atual e rev. So Paulo: Livros rica, 1998. _____. Mecnica tcnica e Resistncia dos materiais. 8. ed. So Paulo: Livros rica, 1998. MONCHY, Franois. A Funo manuteno: formao para a gerncia da manuteno industrial. So Paulo: EBRAS/DURBAN, 1989. NIEMANN, Gustav. Elementos de Mquinas. So Paulo: Edgard Blucher Ltda, 1971. PHELAN, Richard M. Fundamentals of mechanical design. 2. ed. New York: McGraw-Hill, 1962. xiii, 571p., il. (McGraw-Hill series in mechanical engineering). QUITES, A. M.; DUTRA, J. C. A Tecnologia da soldagem a arco voltaico. Florianpolis: EDEME, 1979. SANTOS, J. F.; QUINTINO, L. Processos de Soldadura. Lisboa: Edies Tcnicas do Instituto de Soldadura e Qualidade, 1993. SCHAEFFER, Lirio. Conformao Mecnica. Porto Alegre: Editora Imprensa Livre, 2009. SENAI-SP. Manual de soldagem ao arco eltrico. 1976 SENAI. Mecnica Tecnologia de Eletro-eroso a fio.

91

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

SHIGLEY, Joseph Edward. Elementos de Mquinas. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1984. STEMMER, Caspar Erich. Ferramentas de Corte. Florianpolis: Editora da UFSC, 2005. Vol. I e II. _____. Projeto e Construo de Mquinas: regras gerais de projeto. Elementos de Mquinas. Porto Alegre: Globo, 1974. STEWART, Harry L. Manual de Hidrulica e Pneumtica. So Paulo: Hemus, 1978. TELECURSO 2000. Curso Profissionalizante. Mecnica: Processos de Fabricao. So Paulo: Fundao Roberto Marinho/Editora Globo. Vol. 1. TIMOSHENKO, Stephen; GERE, James M. Mecnica dos slidos. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1994-1998. VAN VLACK, Lawrence Hall. Princpios de cincia dos materiais. So Paulo: Edgard Blucher, 1988. VON LINSINGEN, Irlan. Fundamentos de Sistemas Hidrulicos. 1. ed. Florianpolis: Ed. da UFSC, 2001. WAINER, Emilio; BRANDI, Srgio; MELLO, Fbio. Soldagem: Processos e Metalurgia. So Paulo: Edgard Blucher, 1992. WITTE, Horst. Mquinas Ferramentas. So Paulo: Hemus, 1998.

92

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

CONHECIMENTOS ESPECFICOS REA DE ATUAO: QUMICA

1. Qumica Geral e Inorgnica Teoria atmico-molecular Modelos, estrutura atmica e tabela peridica Propriedades gerais dos elementos Ligaes qumicas Geometria molecular e teorias de ligao Estados da matria e foras intermoleculares Funes da qumica inorgnica Teorias cido-base Reaes inorgnicas: reaes de substituio; reaes de eliminao; reaes de adio e reaes de dupla troca Estudo dos gases Estequiometria de frmulas e de reaes 2. Fsico-Qumica Disperses Termodinmica qumica Cintica qumica Equilbrio qumico Eletroqumica 3. Qumica Orgnica Funes orgnicas Estereoqumica nos compostos orgnicos Isomeria Nomenclatura de compostos orgnicos Acidez e basicidade em compostos orgnicos Reaes orgnicas: reaes de substituio; reaes de eliminao; reaes de adio Polmeros 4. Qumica Analtica Segurana no Laboratrio Qumico

93

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

Tcnicas Bsicas de Laboratrio Qumico Erros e Tratamento dos dados analticos Volumetrias de neutralizao, de precipitao, de xido-reduo e de complexao REFERNCIA SUGERIDA ALLINGER, N. A. Qumica Orgnica. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1981. ATKINS, P. W.; DE PAULA, J. Fsico-qumica. Traduo de Edilson Clemente da Silva, Mrcio Jos Estillac de Mello Cardoso, Oswaldo Esteves Barcia. 7. ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos. 3v. ATKINS, P. W.; JONES, L. Princpios de qumica: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Traduo de Ricardo Bicca de Alencastro. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 965 p. BACCAN, N. et al. Qumica analtica quantitativa elementar. 3. ed. So Paulo: E. Blucher, 2001. 308p. BRADY, J. E.; HUMISTON, G. E. Qumica geral. Traduo de Cristina Maria Pereira dos Santos, Roberto de Barros Faria. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1986. 2v. CASTELLAN, G. W. Fundamentos de fsico-qumica. Traduo de Cristina Maria Pereira dos Santos e Roberto de Barros Faria. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1986. 527p. CIENFUEGOS, F. Segurana no Laboratrio. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Intercincia, 2001. 269p. HARRIS, Daniel C. Anlise qumica quantitativa. Traduo de Carlos Alberto da Silva Riehl e Alcides Wagner Serpa Guarino. 5. ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 2001. 862p. KOTZ, J. C.; TREICHEL, P. Qumica & reaes qumicas. Traduo de Horcio Macedo. 3. ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1998. 2v. LEE, J. D. Qumica inorgnica no to concisa. Traduo de Henrique E. Toma, Koiti Araki e Reginaldo C. Rocha. So Paulo: E. Blucher, 1999. 527p. RUSSELL, J. B. Qumica geral. 2. ed. So Paulo: Makron Books, 2006. 2v. SOLOMONS, T. W. Graham. Qumica Orgnica. 7. ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos Editora, 2011-2002. 2v. VOGEL, A. I. Anlise qumica quantitativa. Traduo de Horcio Macedo. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 712p.

94

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

CONHECIMENTOS ESPECFICOS REA DE ATUAO: SOCIOLOGIA

1. Os precursores da Sociologia. 2. Augusto Comte e o Positivismo. 3. Durkheim, sua obra e a contribuio para a Sociologia. 4. Weber, sua obra e a contribuio para a Sociologia. 5. Marx, sua obra e a contribuio para a Sociologia. 6. As teorias sobre o Estado e a questo do poder. 7. Organizao e processos do trabalho no Capitalismo 8. Cultura, cidadania e ps-modernidade. 9. Tecnologia, Globalizao e governabilidade 10. Os desafios e as perspectivas da formao social brasileira 11. Desenvolvimento Regional e Planejamento urbano no Brasil 12. O breve sculo XX e as perspectivas para o novo milnio.

REFERNCIA SUGERIDA ANTUNES, Ricardo, Adeus ao Trabalho? So Paulo: Cortez Editora, 1995. ARANTES, Otlia F.; VAINER, Carlos B.; MARICATO, Ermnia. A cidade do pensamento nico: desmanchando consensos. 2. ed. Petrpolis: Editora Vozes, 2000. BAUMAN, Zygmunt. Vida para Consumo: a transformao de pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008. BOURDIEU, Pierre. Contrafogos: tticas para enfrentar a invaso neoliberal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998. BRAVERMAN, Harry. Trabalho e Capital Monopolista. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981. BUARQUE, Srgio. Razes do Brasil. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1971. COHN, Gabriel (Org.). Sociologia: para ler os clssicos. 2. ed. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2007. _____. Weber. Coleo Grandes Cientistas Sociais, n. 13. So Paulo: tica, 1979. DOWBOR, Ladislau. A Reproduo Social. Petrpolis: Vozes, 2002. Vol. I, II e III.

95

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

FAORO, Raymundo. Os Donos do Poder: formao do patronato poltico brasileiro. So Paulo: Globo, 2001. FRIDMAN, Luis Carlos (Org.). Socialismo: Emile Durkheim & Max Weber. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 1993. GORENDER, Jacob. Marcino e Liberatore. So Paulo: Editora tica, 1992. GRUPPI, Luciano. Tudo comeou com Maquiavel. Porto Alegre: L&PM Editores, 1980. HARVEY, David. O Novo Imperialismo. So Paulo: Edies Loyola, 2004. HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: O breve sculo XX: 1914-1991. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. IANNI, Octvio. Marx. Coleo Grandes Cientistas Sociais. N. 10. So Paulo: tica, 1980. MOYA, Carlos. Imagem Crtica da Sociologia. So Paulo: Cultrix, 1977. RIBEIRO JR, Joo. O que Positivismo. Coleo Primeiros Passos. So Paulo: Brasiliense, 1996. RODRIGUES, Jos Albertino (Org.). Durkheim. Coleo Grandes Cientistas Sociais. N.1. So Paulo: tica, 1978. SANTOS, Boaventura de Souza. Pela Mo de Alice. O social e o poltico na psmodernidade. 9. ed. So Paulo: Cortez Editora, 2003.

96

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

CONHECIMENTOS ESPECFICOS REA DE ATUAO: TELECOMUNICAES

1. rea de conhecimento: Eletrnica lgebra de Boole. Funes lgicas. Circuitos combinacionais. Decodificadores. Somadores. ULA. Multiplex. Demultiplex. Circuitos sequenciais. Flip-flops. Estudos, caractersticas, anlise de circuitos e aplicaes dos principais componentes eletrnicos (resistores, capacitores e semicondutores). Diodo, diodo zener, transistor, amplificador operacional e sensores eletrnicos como elementos de controle. Circuitos eletrnicos aplicados rea tecnolgica industrial. REFERNCIA SUGERIDA AHMED, Ashfaq. Eletrnica de Potncia. So Paulo: Makron Books, 1999. BOGART, Theodore F. Dispositivos e circuitos eletrnicos. Traduo de Romeu Abdo. Reviso tcnica Antonio Pertence Junior. 3. ed. So Paulo: Pearson Education, 2004. 2 v IDOETA, Ivan V.; CAPUANO, Francisco G. Elementos de Eletrnica Digital. 29. ed. So Paulo: Ed. rica, 1999. LANDER, Cyril W. Eletrnica industrial: teoria e aplicaes. 2. ed. Sao Paulo: Makron Books, 1997. LOURENO, Antnio Carlos D. Circuitos Digitais. 3. ed. So Paulo: Ed. rica, 1999. MALVINO, Albert Paul. Eletrnica Digital. 4. ed. So Paulo: McGraw Hill, 1988. Vol. 1 e 2. _____. Eletrnica. 4. ed. So Paulo: Makron Books, 1997. 2v. 2. rea de conhecimento: Telefonia Servio Mvel Celular. Composio do Sistema Mvel Celular. Principais padres de Telefonia Mvel Celular. Geraes de telefonia mvel celular. Circuitos dos aparelhos telefnicos. Cabos telefnicos. Cabeamento estruturado de telefonia predial. Sistemas de telefonia fixa e mvel. Etapas de planejamento da rede telefnica. Rede de acesso ao sistema telefnico, metlicas, pticas e wireless, e a tecnologia dos seus elementos. Estao telefnica e o funcionamento de seus componentes. Estrutura de sistemas telefnicos. Sistemas de hardware e software dos sistemas de comutao. Tecnologias de centrais de comutao fixa e mvel. Planos estruturais. Tipos de sinalizao.

97

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

REFERNCIA SUGERIDA ALENCAR, Marcelo Sampaio de. Telefonia Celular Digital. 1. ed. So Paulo: rica, 2004. _____. Telefonia digital. 4. ed. So Paulo: rica, 2002. BERNAL, Paulo Srgio Milano. Comunicaes Mveis: tecnologias e aplicaes. 1. ed. So Paulo: rica, 2002. FERRARI, Antonio Martins. Telecomunicaes: evoluo e revoluo. 7. ed. So Paulo: rica, 2002. JESZENSKY, Paul Jean Etienne. Sistemas Telefnicos. 1. ed. So Paulo: Manole, 2004. LIMA, Andr Gustavo Monteiro. Comunicaes Mveis: Do analgico ao IMT 2000. 1. ed. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2003. LIMA, Valter. Telefonia e cabeamento de dados. 2. ed. So Paulo: rica, 2001. MEDEIROS, Jlio Cesar de Oliveira. Princpios de Telecomunicaes: teoria e prtica. So Paulo: Livros rica, 2005. NASCIMENTO, Marcelo Brenzink do. Tecnologia de Acesso em Telecomunicaes. 1. ed. So Paulo: Berkeley Brasil, 2002. SOARES NETO, Vicente; CARVALHO, Francisco Teodoro Assis. Tecnologia de centrais telefnicas. 2. ed. rev. So Paulo: Livros rica, 2001. TOLEDO, Adalto Pereira de. Redes de Acesso em Telecomunicaes. 1. ed. So Paulo: Makron Books, 2001. 3. rea de conhecimento: Telemtica Conceitos de teleprocessamento. Conceito de bit e byte. Modem. Modulaes utilizadas em comunicao de dados. Codificaes utilizadas em comunicao de dados. Unidades de medidas em transmisso de dados. Sistemas de deteco e correo de erros em comunicao de dados. Meios de transmisso. Modem analgico e modem digital. Tipos de ligao de modems. Interfaces de comunicao de dados. Procedimentos de teste de modems. Protocolos de comunicao de dados. Compresso de dados. Tipos de Transmisso (Unicast, Broadcast, Multicast e Anycast). Classificao das redes de computadores quanto abrangncia e funcionalidade. Topologias de Redes. Modelo de Referncia ISO/OSI, Modelo de referncia TCP/IP. Dispositivos de rede: funcionamento e aplicaes. Padres internacionais para cabeamento. Tcnicas

98

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

de Cabling. Padres Internacionais de cabeamento estruturado. Projeto de redes. Ativao da rede de computadores. REFERNCIA SUGERIDA ALVES, Luiz. Comunicao de Dados. 2. ed. So Paulo: Makron Books, 1994. DANTAS, Mrio. Tecnologias de redes de comunicao e computadores. 1. ed. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2002. GASPARINI, Anteu Fabiano Lcio. A infraestrutura de LANS: disponibilidade (cabling) e performance (switching e routing). 2. ed. So Paulo: rica, 1999. HAYAMA, Marcelo Massayuki. Montagem de redes locais: prtico e didtico. 5. ed. So Paulo: rica, 2004. LIMA, Valter. Telefonia e cabeamento de dados. So Paulo: rica, 2001. SOARES NETO, Vicente; SILVA, Adelson de Paula; C. JNIOR, Mrio Boscato. Telecomunicaes: redes de alta velocidade: cabeamento estruturado. 1. ed. So Paulo: rica, 1999. SOUZA, Lindeberg Barros de. Redes de Computadores: Dados, Voz e Imagem. 7. ed. So Paulo: rica, 2004. TANEMBAUM, A. Redes de Computadores. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003. TORRES, Gabriel. Redes de Computadores: Curso Completo. So Paulo: Axcel Books, 2001. 4. rea de conhecimento: Sistemas de Difuso, Transmisso e Recepo Espectro eletromagntico. Tipos de propagao. Propagao no espao livre. Propagao na atmosfera. Influncia do solo e de obstculos. Propagao por difrao. Propagao ionosfrica e troposfrica. Efeitos da atmosfera na propagao de microondas e de ondas milimtricas. Comunicao via satlite. Desvanecimento. Linhas de transmisso: caractersticas, parmetros primrios e secundrios. Guias de ondas. Ressonncia em microondas. Linhas de fita. Parmetros de espalhamento. Dispositivos passivos de microondas. Dispositivos anisotrpicos de microondas. Transformadores de impedncia. Histrico de transmisso da luz atravs de fibras pticas. Caractersticas fsicas das fibras pticas. Degradao do sinal ptico guiado. Fabricao de fibras e cabos pticos. Fontes e detectores pticos. Medidas em fibras pticas. Dimensionamento de sistemas

99

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

locais e de longa distncia. Dispositivos, ferramental e equipamentos pticos. Medidas e caracterizao de enlaces pticos. Sistemas de Rdio. Modulao Pulsada. Conceitos bsicos sobre Antenas. Tipos de Antenas e suas Constituies. Sistemas de TV acromticos de baixa resoluo e sinais envolvidos. Sistemas de TV a cores e sinais envolvidos. Modulao e demodulao de sinais de TV em AM-VSB. Transmissores e receptores e suas caractersticas. Dimensionamento de enlaces em UHF e SHF. Modulao demodulao FM. Anlise e dimensionamento de TV a cabo. Fundamentos de TV Digital: Principais sistemas, sinais de udio e vdeo, digitalizao, compresso, correo de erro e multiplexao. REFERNCIA SUGERIDA AMOS, S. W. Manual tcnico de TV, rdio & som: equipamentos de rdio e TV. 1. ed. So Paulo: Hemus, 2004. BRODHAGE, Helmut; HORMUT, Wilhelm. Planejamento e Clculo de Radio Enlaces. Pedaggica e Universitria. Traduo da 10 edio alem completamente revisada. So Paulo: Epu, 1981. GIOZZA, William Ferreira; CONFORTI, Evandro; WALDMAN, Helio. Fibras pticas: tecnologia e projeto de sistemas. So Paulo: Makron Books, 1991. LIMA JUNIOR, Almir Wirth. Formao e aperfeioamento profissional em fibras ticas. Rio de Janeiro: Axel Books, 2004. _____. Telecomunicaes: Comunicaes via fibras ticas. Rio de Janeiro: Books Express, 1998. MEDEIROS, Jlio Csar de O. Princpios de Telecomunicaes: Teoria e Prtica. 1. ed. So Paulo: rica, 2004. MIYOSHI, Edson M.; SANCHES, Carlos A. Projetos de Sistemas Rdio. 2. ed. rev. So Paulo: Livros rica, 2002. NASCIMENTO, Juarez do. Telecomunicaes. 2. ed. So Paulo: Makron Books, 2000. RIBEIRO, Jos Antnio J. Propagao das Ondas Eletromagnticas: Princpios e Aplicaes. So Paulo: rica, 2004. _____. Comunicaes pticas. So Paulo: Livros rica, 2003. SILVA JUNIOR, Denizard Nunes da; TABINI, Ricardo. Fibras pticas. So Paulo: Livros rica, 1996.

100

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

SILVA, Gilberto V. F. da. Sistemas Radiovisibilidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos Editora, EMBRATEL, 1983 . ULRICH, Reimers. DIGITAL Video Broadcasting (DVB): the international standard for digital television. 1. ed. New York: Springer, 2001. WALKER RESNICK, Holliday. Fundamentos da Fsica. 4. ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos Editora S.A, 1985. WATKINSON, John. An Introduction to digital video. 2. ed. Oxford: Focal Press, 2001. _____. The MPEG handbook: MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4. 1. ed. Oxford: Focal Press, 2001. WITH, Almir. Tudo sobre fibra ptica: Teoria e Prtica. Rio de Janeiro: Axel Books, 2001.

101

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

ANEXO IV CAPA PARA PROVA DE TTULOS

CANDIDATO: .....................................................................................................................

N. DE INSCRIO: .............................

REA DE ATUAO A QUE CONCORRE: ...........................................................................

102

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

ANEXO V REQUERIMENTO DE RECURSOS ESPECIAIS PARA A REALIZAO DA PROVA NOME DO CANDIDATO: N. INSCRIO: SEXO: ( ) FEM ( ) MASC DATA NASC.: / / TELEFONE: ( )

CARGO A QUE CONCORRE: REA DE ATUAO A QUE CONCORRE: ESPECIFICAO DA DEFICINCIA: DESCREVER OS RECURSOS ESPECIAIS NECESSRIOS PARA A REALIZAO DA PROVA E ANEXAR PARECER EMITIDO POR ESPECIALISTA DA REA DE

DEFICINCIA DO CANDIDATO, CONFORME ITEM VIII E SEUS SUBITENS, DO EDITAL.

____________________________, _______/_______/2011.
Local Data

_________________________________________________________________________
Assinatura do Candidato

(Este formulrio no pode conter rasuras, erros ou omisses)


103

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

ANEXO VI REQUERIMENTO DE ISENO DE TAXA DE INSCRIO NOME DO CANDIDATO: N. INSCRIO: SEXO: ( ) FEM CARGO A QUE CONCORRE: REA DE ATUAO A QUE CONCORRE: ESPECIFICAO DOS DOCUMENTOS ANEXADOS: ( ) MASC DATA NASC.: / / TELEFONE: ( )

____________________________, _______/_______/2011.
Local Data

__________________________________________________________
Assinatura do Candidato

(Este formulrio no pode conter rasuras, erros ou omisses)

104

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

ANEXO VII INTERPOSIO DE RECURSOS CONTRA: ( NOME DO CANDIDATO: ) GABARITO ( ) TTULOS

N. INSCRIO:

SEXO: ( ) FEM ( ) MASC

DATA NASC.: / /

TELEFONE: ( )

CARGO A QUE CONCORRE: REA DE ATUAO A QUE CONCORRE: ESPECIFICAO DAS ALEGAES:

____________________________, _______/_______/2011.
Local Data

_________________________________________________________________________
Assinatura do Candidato

(Este formulrio no pode conter rasuras, erros ou omisses)

105

Edital n 50 de 21 de setembro de 2011- Concurso Pblico

ANEXO VIII RELAO DOS CAMPI DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

CAMPI

ENDEREOS

Av. Drio Vieira Borges, 235 - Pq. do Trevo BOM JESUS DO ITABAPOANA Bom Jesus do Itabapoana/ RJ Telefone: (22) 3831 1248 Estrada Cabo-Frio/Bzios s/n. - Baa Formosa CABO FRIO Cabo Frio/RJ Telefone: (22) 2629 9077 Rua Dr. Siqueira, n. 273- Parque Dom Bosco CAMPOS-CENTRO Campos dos Goytacazes/RJ Telefone: 2726 2906 Av. Souza Mota, n. 350 - Parque Fundo CAMPOS-GUARUS Campos dos Goytacazes/RJ Telefone: (22) 2737 2400 BR ITAPERUNA 356, Km 3 Cidade Nova

Itaperuna / RJ Telefone: (22) 8826 0795 Rodovia Amaral Peixoto, Km 164 - Imboassica

MACA

Maca/RJ Telefone: (22) 2773 6530 Av. Amilcar Pereira da Silva, n. 727, Piteiras

QUISSAM

Quissam/ RJ Telefone: (22) 2768 2488

106

You might also like