You are on page 1of 4

EB 2/3 E S. DR.

AZEVEDO NEVES

REVISO DE CONTEDOS DE LNGUA PORTUGUESA 9 ANO


Ano Letivo 2011/2012

Professora: Joana Branco Aluno: ____________________________________________N. ______ Turma _____

Texto Dramtico O texto dramtico escrito para ser representado. Normalmente no tem narrador e predomina o discurso na segunda pessoa (tu/vs). Alm deste tipo de discurso, o texto dramtico pressupe o recurso linguagem gestual, sonoplastia e luminotcnica. composto por dois tipos de texto:

Texto principal, que corresponde s falas dos actores. composto por:


Monlogo uma personagem, falando consigo mesma, expe perante o pblico os seus pensamentos e/ou sentimentos; Dilogo falas entre duas ou mais personagens; Apartes comentrios de uma personagem para o pblico, pressupondo que no so ouvidos pelo seu interlocutor.

Texto secundrio (didasclias ou indicaes cnicas) que se destina ao leitor, ao encenador da pea ou aos actores.

O texto secundrio composto:


pela listagem inicial das personagens; pela indicao do nome das personagens no incio de cada fala; pelas informaes sobre a estrutura externa da pea (diviso em actos ou cenas); pelas indicaes sobre o cenrio e guarda-roupa das personagens; pelas indicaes sobre a movimentao das personagens em palco, as atitudes que devem tomar, os gestos que devem fazer ou a entoao de voz com que devem proferir as palavras;

Categorias do Texto Dramtico 1. ACO A aco o desenrolar dos acontecimentos, atravs do dilogo e da movimentao das personagens. 1.1 Estrutura externa o teatro tradicional e clssico pressupunha divises em actos, correspondentes mudana de cenrios, e em cenas, equivalentes mudana de personagens em cena.

Acto grande diviso do texto dramtico, que decorre num mesmo espao. Cena diviso do acto determinada pela entrada ou sada das personagens.

1.2 Estrutura interna uma pea de teatro divide-se em:

Exposio apresentao das personagens e dos antecedentes da aco. Conflito conjunto de peripcias que fazem a aco progredir. Desenlace desfecho da aco dramtica.

1. PERSONAGENS 2.1 Classificao quanto ao relevo Protagonista ou personagem principal desempenha o papel de maior importncia.

Secundria desempenha papis de menor relevo. Figurantes no desempenha qualquer papel especfico, embora a sua presena fsica seja importante para a compreenso da aco.

2.2 Classificao quanto concepo


Plana no altera o seu comportamento ao longo da aco. Modelada evolui ao longo da aco; as suas atitudes e comportamentos psicolgica. vo-se alterando, apresentando densidade

Personagem-tipo Representa um grupo social ou profissional.

2.3 Caracterizao

Fsica retrato fsico das personagens. Psicolgica retrato psicolgico das personagens.

2.3.1 Tipos de Caracterizao

Directa a partir dos elementos presentes nas didasclias, da descrio de aspectos fsicos e psicolgicos, das palavras de outras personagens, das palavras da personagem a propsito de si prpria.

Indirecta a partir dos comportamentos, atitudes e gestos que levam o espectador a tirar as suas prprias concluses sobre as caractersticas das personagens.

1. ESPAO O espao cnico caracterizado nas didasclias, onde surgem indicaes sobre pormenores do cenrio, efeitos de luz e som. Coexistem normalmente dois tipos de espao:

Espao representado constitudo pelos cenrios onde se desenrola a aco e que equivalem ao espao fsico que se pretende recriar em palco.

Espao aludido corresponde s referncias a outros espaos que no o representado.

1. TEMPO Momento em que decorre a aco.


Tempo da representao durao do conflito em palco; Tempo da aco ou da histria o(s) ano(s) ou a poca em que se desenrola o conflito dramtico. Intenes do Autor

Quando escreve uma pea de teatro, o dramaturgo pode ter uma inteno: Moralizadora (distinguir o Bem do Mal); Ldica ou de evaso (entretenimento, diverso, riso); Crtica em relao sociedade do seu tempo; Didctica (transmitir um ensinamento). Alguns gneros do Modo Dramtico Tragdia
3

Gnero originrio da Grcia Antiga, cuja aco dramtica, tendo desfecho funesto, isto , terminando, muitas vezes, com a morte. O seu objectivo provocar o terror e/ou a piedade.

Comdia

Pea em que se pe em aco, de um modo jocoso, os costumes, caracteres ou factos da vida social. Drama Composio teatral sobre assuntos srios, meio-termo entre a tragdia e a comdia, que aborda, geralmente, temas da vida comum, desdobrando-se entre o pattico e o comovente.

You might also like