You are on page 1of 14

A IMPORTNCIA DO PLANEJAMENTO DAS AULAS PARA ORGANIZAAO DO TRABALHO DO PROFESSOR EM SUA PRTICA DOCENTE

Patricia Aparecida Pereira Penkal de Castro1 Cristiane Costa Tucunduva2 Elaine Mandelli Arns3

RESUMO
Este trabalho tem por objetivo analisar se o plano de aula realmente importante na organizao do trabalho pedaggico do professor. O planejamento comeou a ser utilizado pelas empresas para dar-lhes um novo significado em suas organizaes e o mesmo aconteceu com as escolas, embora a princpio o planejamento no tenha sido recebido como um facilitador e sim um regulador das aes pedaggicas em virtude do regime vigente na poca. Atualmente isto no acontece, o planejamento utilizado para organizar a ao educativa uma vez que permite que se levante o questionamento do tipo de cidado que se pretende formar, deixando, assim, de ser um simples regulador para se tornar ato poltico-filosfico, cientfico e tcnico. um trabalho presente que prepara para o futuro visando transformao da sociedade. Palavras-chave: Planejamento; Ao Educativa; Organizao.

1 Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitrio Campos de Andrade, ps-graduada em Gesto Empreendedora de Instituio de Ensino - Orientao e Superviso Escolar, atualmente coordenadora pedaggica em uma escola da rede particular de ensino. 2 Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitrio Campos de Andrade, ps-graduada em Gesto Empreendedora de Instituio de Ensino - Orientao e Superviso Escolar. 3 Mestre em Engenharia da Produo Mdia e Conhecimento UFSC, professora dos cursos de Pedagogia e Letras da FACEL Curitiba PR
ATHENA Revista Cientfica de Educao, v. 10, n. 10, jan./jun. 2008

49

ABSTRAT
This paper to analyze if the plan lesson is important in the pedagogical organization of teachers work. The planning began to be used by companies to give them a new meaning in their organizations and the same happened with the schools, although in principle the planning has not been received as a facilitator, but a regulator of pedagogical actions under the current regime in season. Currently this does not happen, the planning is used to organize the educational activity because it allows that the question raises the kind of citizen who wishes to form, leaving to be a single regulator to become a political act-philosophical, scientific and technical. It is this work that prepares for the future to the transformation of society. Key words: Action Planning; Educational Action; Organization.

50

ATHENA Revista Cientfica de Educao, v. 10, n. 10, jan./jun. 2008

1. INTRODUO
O ato de planejar acompanha o homem desde os primrdios da evoluo humana. Todas as pessoas planejam suas aes desde as mais simples at as mais complexas, na tentativa de transformar e melhorar suas vidas ou as das pessoas que as rodeiam. Mas no s na vida pessoal que as pessoas planejam suas aes, o planejamento atinge vrios setores da vida social. Se o ato de planejar to importante, porque algumas pessoas ainda resistem em aceitar este fato, principalmente no contexto escolar? Diante desse questionamento objetivou-se identificar os motivos pelos quais os professores resistem em preparar suas aulas e conscientiz-los da importncia de utilizar o plano de aula como um norteador da ao pedaggica. Para tanto, faz-se necessrio realizar uma breve retrospectiva histrica sobre o surgimento do planejamento e sua utilizao nos diversos setores da sociedade. Outro aspecto importante a ser abordado foi com relao s diversas tipologias utilizadas no cotidiano escolar e suas diferenas, pois apesar destes conceitos serem utilizados como sinnimos eles no o so e faz-se necessrio que o professor compreenda essas diferenas para poder utiliz-las. Em seguida, realizou-se uma anlise com relao ao planejamento enquanto ato poltico-social, poltico-filosfico, tcnico e cientfico. Outro aspecto abordado neste artigo relaciona-se com as principais etapas para a elaborao do plano de aula.

2. HISTRIA DO PLANEJAMENTO
O planejar uma realidade que acompanhou a trajetria histrica da humanidade. O homem sempre sonhou, pensou e imaginou algo na sua vida. (Mengolla, SantAnna, 2001, p.15). Segundo Moretto, percebe-se que o planejamento fundamental na vida do homem, porm no contexto escolar ele no tem tanta importncia assim: (2007, p. 100) o planejamento no contexto escolar no parece ter a importncia que deveria ter. Este fato acontece porque o planejamento s passou a ser bem definido a partir do sculo passado, com a revoluo comunista4 que construiu a Unio Sovitica.

4 Revoluo Comunista: uma revoluo proletria inspirada pelas ideias do Marxismo que objetiva substituir o capitalismo pelo comunismo, tipicamente atravs de um estado socialista (no qual o governo contra os meios de produo). (WIKIPDIA, 2008)
ATHENA Revista Cientfica de Educao, v. 10, n. 10, jan./jun. 2008

51

No mundo capitalista, segundo Gandin5 (2008), o planejamento passa a ser utilizado pelo governo, aps a segunda guerra mundial6 , para a resoluo de questes mais complexas. A adoo do planejamento pelo governo teve uma adeso to grande que as outras instituies sentiram-se motivadas e passaram a se preocupar com a importncia do planejamento, uma vez que ele visava a suprir as necessidades de um comrcio em ascenso que exigia uma nova organizao. Com isso pode-se dizer que foi a partir desta poca que o planejamento se universalizou. Na educao esta realidade tambm no poderia ter sido diferente, uma vez que, segundo Kuenzer (2003, p. 13) o planejamento de educao tambm estabelecido a partir das regras e relaes da produo capitalista, herdando, portanto, as formas, os fins, as capacidades e os domnios do capitalismo monopolista do Estado. Aqui no Brasil, Padilha (2003, p.29) explica que Durante o regime autoritrio7 (1964-1985), eles foram utilizados com um sentido autocrtico. Toda deciso poltica era centralizada e justificada tecnicamente por tecnocratas sombra do poder. Kuenzer (2003, p.36) complementa a citao acima explicando que A ideologia do Planejamento ento oferecida a todos, no entanto, escondia essas determinaes poltico-econmicas mais abrangentes e decididas em restritos centros de poder. O regime autoritrio fez com que muitos educadores criassem uma resistncia com relao elaborao de planos, uma vez que esses planos eram supervisionados ou elaborados por tcnicos que delimitavam o que professor deveria ensinar, priorizando as necessidades do regime poltico. Num regime poltico de conteno, o planejamento passa a ser bandeira altamente eficaz para o controle e ordenamento de todo o sistema educativo. (Kuenzer 2003, p. 41). Apesar de se ter claro a importncia do planejamento na formao, Fusari (2008, p.48) explica que:
Naquele momento, o Golpe Militar de 1964 j implantava a represso, impedindo rapidamente que um trabalho mais crtico e reflexivo, no qual as relaes entre educao e sociedade pudessem ser problematizadas, fosse vivenciadas pelos educadores, criando, assim, um terreno propcio para o avano daquela que foi denominada tendncia tecnicista da educao escolar.
5 Danilo Gandin: professor, escritor e conferencista. Mestre em Educao, especializado em Planejamento Participativo. 6 Segunda Guerra Mundial: conflito entre os Aliados (liderados por Frana e, a partir de 1941, Estados Unidos e a Unio Sovitica) e o Eixo ( Alemanha, Itlia e Japo), no perodo de 1939 a 1945. Tendo como fatores que contriburam para a Guerra a vacilante poltica de apaziguamento levada a cabo pela Gr-Bretanha e a Frana; o isolacionismo dos Estados Unidos; as ambies imperialistas japonesas e principalmente as ambies desmedidas de Hitler. 7 Regime autoritrio: regime poltico em que postulado o princpio da autoridade. Tambm pode ser definido como um comportamento em que uma instituio ou pessoa se excede no exerccio da autoridade de que lhe foi investida. (Wikipdia, 2008) 52
ATHENA Revista Cientfica de Educao, v. 10, n. 10, jan./jun. 2008

Mas no se pode pensar que o regime poltico era o nico fator que influenciava no pensamento com relao elaborao dos planos de aulas; as teorias da administrao tambm refletiam no ato de planejar do professor, uma vez que essas teorias traziam conceitos que iriam auxiliar na definio do tipo de organizao educacional que seria adotado por uma determinada instituio. No incio da histria da humanidade, o planejamento era utilizado sem que as pessoas percebessem sua importncia, porm com a evoluo da vida humana, principalmente no setor industrial e comercial, houve a necessidade adapt-lo para os diversos setores. Nas escolas ele tambm era muito utilizado; a princpio, o planejamento era uma maneira de controlar a ao dos professores de modo a no interferir no regime poltico da poca. Hoje o planejamento j no tem a funo reguladora dentro das escolas, ele serve como uma ferramenta importantssima para organizar e subsidiar o trabalho do professor, assunto este que ser abordado mais detalhadamente nos prximos captulos desta pesquisa.

3. PLANEJAMENTO, PLANO(S), PROJETO(S) COMPREENSO NECESSRIA


Hoje vivemos a segunda grande onda do planejamento. A primeira entra em crise na dcada de 70. A dcada de 80, embora, na prtica, se apresente como uma grande resistncia ao planejamento, contm os mais efetivos anos em termos da compreenso da necessidade, do estudo, do esclarecimento e da confirmao desta ferramenta. (Gandin, 2008, p.05)

A citao demonstra a dimenso da necessidade de se compreender a importncia do ato de planejar, no apenas no nosso dia-a-dia, mas principalmente, no dia-a-dia de sala de aula. Para Moretto (2007), planejar organizar aes. Essa uma definio simples mas que mostra uma dimenso da importncia do ato de planejar, uma vez que o planejamento deve existir para facilitar o trabalho tanto do professor como do aluno. O planejamento deve ser uma organizao das ideias e informaes. Gandin (2008, p.01) sugere que se pense no planejamento como uma ferramenta para dar eficincia ao humana, ou seja, deve ser utilizado para a organizao na tomada de decises e para melhor entender isto precisa-se compreender alguns conceitos, tais como: planejar, planejamento e planos que segundo Menegolla & SantAnna (2001, p.38) so palavras sofisticadamente pedaggicas e que rolam de boca em boca, no dia-a-dia da vida escolar. Porm, para Padilha (2003, p. 29), estes termos tm sido compreendidos de muitas maneiras. Dentre elas destaca-se:
ATHENA Revista Cientfica de Educao, v. 10, n. 10, jan./jun. 2008

53

3.1 Planejamento:
um instrumento direcional de todo o processo educacional, pois estabelece e determina as grandes urgncias, indica as prioridades bsicas, ordena e determina todos os recursos e meios necessrios para a consecuo de grandes finalidades, metas e objetivos da educao. (MENEGOLLA & SANTANNA, 2001, p.40)

3.2 Plano Nacional de Educao:


Nele se reflete a poltica educacional de um povo, num determinado momento histrico do pas. o de maior abrangncia porque interfere nos planejamentos feitos no nvel nacional, estadual e municipal. (MEC, 2006, p. 31)

3.3 Plano de Curso:


O plano de curso a sistematizao da proposta geral de trabalho do professor naquela determinada disciplina ou rea de estudo, numa dada realidade. Pode ser anual ou semestral, dependendo da modalidade em que a disciplina oferecida. (VASCONCELLOS, 1995, p.117 in Padilha, 2003, p.41)

3.4 Plano de Aula:


a sequncia de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia letivo. (...) a sistematizao de todas as atividades que se desenvolvem no perodo de tempo em que o professor e o aluno interagem, numa dinmica de ensino-aprendizagem. (PILETTI, 2001, p.73)

3.5 Plano de Ensino:


a previso dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um ano ou um semestre; um documento mais elaborado, no qual aparecem objetivos especficos, contedos e desenvolvimento metodolgico. (LIBNEO, 1994, p.222)

54

ATHENA Revista Cientfica de Educao, v. 10, n. 10, jan./jun. 2008

3.6 Projeto Poltico Pedaggico:


o planejamento geral que envolve o processo de reflexo, de decises sobre a organizao, o funcionamento e a proposta pedaggica da instituio. um processo de organizao e coordenao da ao dos professores. Ele articula a atividade escolar e o contexto social da escola. o planejamento que define os fins do trabalho pedaggico. (MEC, 2006, p.42)

Os conceitos apresentados tm por objetivo mostrar para o professor a importncia, a funcionalidade e principalmente a relao ntima existente entre essas tipologias. Segundo Fusari (2008, p.45), Apesar de os educadores em geral utilizarem, no cotidiano do trabalho, os termos planejamento e plano como sinnimos, estes no o so. Outro aspecto importante, segundo Schmitz (2000, p.108) que as denominaes variam muito. Basta que fique claro o que se entende por cada um desses planos e como se caracterizam. O que se faz necessrio estar consciente que:
Qualquer atividade, para ter sucesso, necessita ser planejada. O planejamento uma espcie de garantia dos resultados. E sendo a educao, especialmente a educao escolar, uma atividade sistemtica, uma organizao da situao de aprendizagem, ela necessita evidentemente de planejamento muito srio. No se pode improvisar a educao, seja ela qual for o seu nvel. (SCHMITZ, 2000, p.101)

4. PROFESSOR X PLANO DE AULA: INIMIGOS OU ALIADOS?


A educao, a escola e o ensino so os grandes meios que o homem busca para poder realizar o seu projeto de vida. Portanto, cabe escola e aos professores o dever de planejar a sua ao educativa para construir o seu bem viver. (MENEGOLLA & SANTANNA, 2001, p.11)

A citao acima deixa clara a importncia tanto da escola como dos professores na formao humana; por este motivo todas as aes educativas devem ter como perspectiva a construo de uma sociedade consciente de seus direitos e obrigaes, sejam eles individuais ou coletivos. Infelizmente, apesar do planejamento da ao educativa ser de suma importncia, existem professores que so negligentes na sua prtica educativa, improvisando suas atividades. Em consequncia, no conseguem alcanar os objetivos quanto formao do cidado.
ATHENA Revista Cientfica de Educao, v. 10, n. 10, jan./jun. 2008

55

A ausncia de um processo de planejamento de ensino nas escolas, aliado s demais dificuldades enfrentadas pelos docentes do seu trabalho, tem levado a uma contnua improvisao pedaggica das aulas. Em outras palavras, aquilo que deveria ser uma prtica eventual acaba sendo uma regra, prejudicando, assim, a aprendizagem dos alunos e o prprio trabalho escolar como um todo. (FUSARI, 2008, p.47)

Para Moretto (2007, p.100) H, ainda, quem pense que sua experincia como professor seja suficiente para ministrar suas aulas com competncia. Professores com este tipo de pensamento desconhecem a funo do planejamento bem como sua importncia. Simplesmente esto preocupados em ministrar contedos, desconsiderando a realidade e a herana cultural existente em cada comunidade escolar bem como suas necessidades. Outro aspecto que vem influenciando o ato de planejar dos professores so os materiais didticos ou as instrues metodolgicas para os professores que acompanham estes materiais. Na presente pesquisa no se pretende discutir se eles so bons ou ruins e sim a forma com a qual esto sendo utilizados pelos professores. O que acontece que o professor faz um apanhado geral dos contedos dispostos no material e confronta com o tempo que tem disponvel para ensinar esses contedos aos alunos e a partir desses dados divide-os atribuindo a este ato erroneamente o nome de plano de aula.
Muitas vezes os professores trocam o que seria o seu planejamento pela escolha de um livro didtico. Infelizmente, quando isso acontece, na maioria das vezes, esses professores acabam se tornando simples administradores do livro escolhido. Deixam de planejar seu trabalho a partir da realidade de seus alunos para seguir o que o autor do livro considerou como mais indicado (MEC, 2006, p. 40)

Outra situao muito comum em relao elaborao do plano de aula que em muitos casos, os professores copiam ou fazem cpia do plano do ano anterior e o entregam a secretaria da escola, com a sensao de mais uma atividade burocrtica (FUSARI, 2008, p. 45). Luckesi (2001, p.106) afirma que o ato de planejar, em nosso pas, principalmente na educao, tem sido considerada como uma atividade sem significado, ou seja, os professores esto muito preocupados com os roteiros bem elaborados e esquecem do aperfeioamento do ato poltico do planejamento. Os professores precisam quebrar o paradigma de que o planejamento um ato simplesmente tcnico e passar a se questionarem sobre o tipo de cidado que pre56
ATHENA Revista Cientfica de Educao, v. 10, n. 10, jan./jun. 2008

tendem formar, analisando a sociedade na qual ele est inserido, bem como suas necessidades para se tornar atuante nesta sociedade. Para Luckesi (2001, p.108):
O planejamento no ser nem exclusivamente um ato poltico-filosfico, nem exclusivamente um ato tcnico; ser sim um ato ao mesmo tempo poltico-social, cientfico e tcnico: poltico-social, na medida em que est comprometido com as finalidades sociais e polticas; cientficas na medida em que no pode planejar sem um conhecimento da realidade; tcnico, na medida em que o planejamento exige uma definio de meios eficientes para se obter resultados.

O ato de planejar no pode priorizar o lado tcnico em detrimento do lado poltico-social ou vice-versa, ambos so importantes. Por este motivo, devem ser muito bem pensados ao serem formulados visando transformao da sociedade.

5. PLANO DE AULA: DO SENSO COMUM CONSCINCIA FILOSFICA


Considerando que o planejamento deve ser pensado como um ato poltico-social, no se pode conceber que o professor no realize o mnimo de planejamento necessrio para seus alunos, afinal, o planejamento, no processo educativo, segundo Menegolla & SantAnna (2001, p.24), no deve ser visto como regulador das aes humanas, ou seja, um limitador das aes tanto pessoais como sociais, e sim ser visto e planejado no intuito de nortear o ser humano na busca da autonomia, na tomada de decises, na resoluo de problemas e principalmente na capacidade de escolher seus caminhos.
Essencialmente, educar/ensinar um ato poltico. Entendamos bem essa proposio: a essncia poltica do ato pedaggico orienta a prxis do educador quanto aos objetivos a serem atingidos, aos contedos a serem transmitidos e aos procedimentos a serem utilizados, quando do trabalho junto a um determinado grupo de alunos. (SILVA, EZEQUIEL, 1991, p.42 in Hypolitto 2008, p. 6)

Menegolla & SantAnna (2001) ainda completam argumentando que o plano das aulas visa liberdade de ao e no pode ser planejado somente pelo bom senso, sem bases cientficas que norteiem o professor. Segundo Gutenberg (2008, p. 21) essa base cientfica utilizada para organizar o trabalho pedaggico so os pilares e princpios da Educao, anunciados e exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educao (Lei 9.394/96) (MEC, 2008); por este motivo faz-se necessrio conheclos e compreend-los muito bem.
ATHENA Revista Cientfica de Educao, v. 10, n. 10, jan./jun. 2008

57

Todo mestre precisa entender que esse conjunto de regras, embora parea muito burocrtico e terico para uns, ou mesmo intil para outros, trata-se de uma tentativa clara para que os alunos aprendam e apreendam o que for necessrio durante o perodo escolar. (GUTENBERG, 2008, p. 21)

Partindo do princpio de que o professor deve ensinar os contedos e tambm formar o aluno para que ele se torne atuante na sociedade, ele deve organizar seu plano de aula de modo que o aluno possa perceber a importncia do que est sendo ensinado, seja num contexto histrico, para o seu dia-a-dia ou para seu futuro. claro que integrar estes dois aspectos, senso comum e conscincia filosfica, nem sempre to fcil. Para que isso acontea faz-se necessrio muito empenho por parte do professor.
(...) um mnimo de intimidade com a realidade concreta das escolas necessrio formao do educador. Sem isso, abre-se a possibilidade de improvisao ou, o que pior, de experimentao para ver se d certo em termos do encaminhamento do ensino. At que o professor se situe criticamente no contexto de sala de aula, os alunos passam a ser cobaias desse profissional. (SILVA, EZEQUIEL, 1991, p. 71 in Hypolitto, 2008, p. 6)

Menegolla & SantAnna (2001, p. 45) explicam que o planejamento tambm serve para desenvolver tanto nos professores como nos alunos uma ao eficaz de ensino e aprendizagem, uma vez que ambos so atuantes em sala de aula. Porm de responsabilidade do professor elaborar o plano de aula, pois ele quem conhece as reais aspiraes de cada turma.
O preparo das aulas uma das atividades mais importantes do trabalho do profissional de educao escolar. Nada substitui a tarefa de preparao da aula em si. (...) faz parte da competncia terica do professor, e dos compromissos com a democratizao do ensino, a tarefa cotidiana de preparar suas aulas (...) (FUSARI, 2008, p.47)

Moretto (2007, p. 101) acredita que o professor, ao elaborar o plano de aula, deve considerar alguns componentes fundamentais, tais como: conhecer a sua personalidade enquanto professor, conhecer seus alunos (caractersticas psicossociais e cognitivas), conhecer a epistemologia e a metodologia mais adequada s caractersticas das disciplinas, conhecer o contexto social de seus alunos. Conhecer todos os componentes acima possibilita ao professor escolher as estratgias que melhor se encaixam nas caractersticas citadas aumentando as chances de se obter sucesso nas aulas.
58
ATHENA Revista Cientfica de Educao, v. 10, n. 10, jan./jun. 2008

Outro grupo que deve estar atento importncia de se elaborar planos de aula so os professores em incio de carreira, pois, para Schmitz (2000, p. 104), esses profissionais iniciando sua carreira no magistrio adquirem confiana para dar aula, uma vez que, no plano de aula, possvel esclarecer os objetivos da mesma, sistematizar as atividades e facilitar seu acompanhamento. Mediante todos os fatos pesquisados at agora, no se discute a necessidade e a importncia de se elaborar o plano de aula, porm, segundo Schmitz (2000, p. 104), ele no precisa ser descrito minuciosamente, mas deve ser estruturado, escrito ou mentalmente. Trata-se de fazer uma organizao mental e uma tomada de conscincia do que o professor de fato pretende fazer e alcanar. Se tiver esse planejamento presente, evitar ser colhido de surpresa por acontecimentos imprevistos. A sua criatividade, a sua intuio, torna-se mais aguada e com mais facilidade percebe novas oportunidades. Alguns autores sugerem que o planejamento tenha algumas etapas principais, pois sero estas etapas que daro uma viso do que necessrio e conveniente ao professor e aos alunos. So elas:

5.1 Objetivos:
Os objetivos indicam aquilo que o aluno dever ser capaz como consequncia de seu desempenho em atividades de uma determinada escola, srie, disciplina ou mesmo uma aula. MASETTO (1997 in Macetto, Costa, Barros, 2008, p. 3)

5.2 Contedo:
um conjunto de assuntos que sero estudados durante o curso em cada disciplina. Assuntos que fazem parte do acervo cultural da humanidade traduzida em linguagem escolar para facilitar sua apropriao pelos estudantes. Estes assuntos so selecionados e organizados a partir da definio dos objetivos, sendo assim meios para que os alunos atinjam os objetivos de ensino. (MACETTO, COSTA, BARROS, 2008, p. 3)

5.3 Metodologia:
Tratam-se de atividades, procedimentos, mtodos, tcnicas e modalidades de ensino, selecionados com o propsito de facilitar a aprendizagem. So, propriamente, os diversos modos de organizar as condies externas mais adequadas promoo da aprendizagem. (MENEGOLLA & SANTANNA, 2001, p.90)
ATHENA Revista Cientfica de Educao, v. 10, n. 10, jan./jun. 2008

59

5.4 Avaliao:
Na verdade, a avaliao acompanha todo o processo de aprendizagem e no s um momento privilegiado (o de prova ou teste) pois um instrumento de feedback contnuo para o educando e para todos os participantes. Nesse sentido, fala da consecuo ou no dos objetivos da aprendizagem. (...) O processo de avaliao se coloca como uma situao frequentemente carregada de ameaa, presso ou terror. (MASETTO, 1997, p. 98 in Macetto, Costa, Barros, 2008, p. 4)

A partir das definies das principais etapas que devem conter um planejamento, o professor j tem condies necessrias para faz-lo e utiliz-lo adequadamente. Vale lembrar, porm, que segundo Menegolla & Santanna (2001, p. 46), no existe um modelo nico de planejamento e sim vrios esquemas e modelos. Tambm no existe um modelo melhor do que o outro, cabe ao professor escolher aquele que melhor atenda suas necessidades bem como as de seus alunos, que seja funcional e de bons resultados.

6. CONSIDERAES FINAIS
O objetivo principal ao estudar o tema A importncia do planejamento para a organizao do trabalho do professor em sua prtica pedaggica era analisar se o plano de aula realmente importante ou apenas uma questo burocrtica exigida pelas escolas para aumentar o trabalho do professor. Para tanto foi preciso compreender o contexto histrico do planejamento na vida das pessoas, sua influncia e importncia ao longo da evoluo humana, desde a sua utilizao de forma inconsciente nos primrdios, at os dias atuais no qual o planejamento utilizado para nortear um caminho a ser percorrido para se atingir objetivos traados ou resolver alguma situao. Foi possvel tambm compreender que as tipologias utilizadas tm suas diferenas e devem ser usadas de acordo com a necessidade de delimitar o tipo de plano e a que ele se destina. Com relao ao fato do plano de aula ser inimigo ou aliado do professor, podese observar que ele um aliado, uma vez que por intermdio do planejamento que o professor vai delinear suas aes para alcanar seus objetivos ao longo de um perodo. Outro aspecto importante abordado foi com relao ao fato de que o planejamento no deve ser usado como um regulador das aes humanas e sim um norteador na busca da autonomia, na tomada de decises, nas resolues de problemas e na escolhas dos caminhos a serem percorridos partindo do senso comum at atingir as bases cientficas.
60
ATHENA Revista Cientfica de Educao, v. 10, n. 10, jan./jun. 2008

Conhecer as principais etapas do planejamento tambm foi de suma importncia, pois atravs do conhecimento dessas etapas o professor poder descrever com maior clareza seus objetivos, a forma com que ir aplicar o contedo, os contedos que sero ministrados e como far o diagnstico dos resultados obtidos ao longo do processo. Com esta pesquisa foi possvel perceber que o plano de aula realmente importante na prtica pedaggica do professor como organizador e norteador do seu trabalho. o plano de aula que d ao professor a dimenso da importncia de sua aula e os objetivos a que ela se destina, bem como o tipo de cidado que pretende formar. Por este motivo, pensar que a experincia de anos de docncia suficiente para a realizao de um bom trabalho um dos principais motivos que levam um professor a no obter sucesso em suas aulas.

REFERNCIAS
Brasil. Ministrio da Educao. Plano Nacional de Educao. PNE / Ministrio da Educao. Braslia: INEP, 2001. Disponvel em http://www.inep.gov.br/download/cibec/2001/titulos_avulsos/miolo_PNE.pdf. Acesso em: 03/11/2008 FERREIRA, Francisco Whitaker. Planejamento sim e no. 2. Edio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo Dicionrio Aurlio. Curitiba: Positivo, 2004. p. 1575. FUSARI, Jos Cerchi. O planejamento do trabalho pedaggico: algumas indagaes e tentativas de respostas. Disponvel em: http://www.crmariocovas.sp.gov. br/pdf/ideias_08_p044-053_c.pdf. Acesso em 27/11/2008. GANDIN, Danilo. O planejamento como ferramenta de transformao da prtica educativa. Disponvel em: www.maxima.art.br/arq_palestras/planejamento_ como_ferramenta_(completo).doc. Acesso em: 29/04/2008. GUTENBERG, Alex. O que eu pretendo com a aula de hoje? Profisso Mestre, n103, p.21-24, abr.2008. HYPOLITTO, Dineia. A formao do professor em descompasso com a realidade. Disponvel em: http://br.geocities.com/dineia.hypolitto/arquivos/artigos. Acesso em: 05/05/2008. KUENZER, Accia Zeneida, CALAZANS, M. Julieta C., GARCIA, Walter. Planejamento e educao no Brasil. 6. ed. So Paulo: Cortez, 2003. LEAL, Regina Barros. Planejamento de ensino. Disponvel em: ww.rieoei.org/ deloslectores/1106Barros.pdf. Acesso em: 10/09/2008. LIBNEO, Jos Carlos. Didtica. 21. So Paulo: Cortez, 1994.
ATHENA Revista Cientfica de Educao, v. 10, n. 10, jan./jun. 2008

61

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliao da aprendizagem escolar: estudos e preposies. 11 ed. So Paulo: Cortez, 2001. (p.102 a 119) MACETTO, COSTA, BARROS. Planejamento de ensino como elemento articulador da relao da prtica pedaggica: prtica social. Disponvel em: http:// www.aparecida.pro.br/alunos/textos/planejamento.htm. Acesso em: 20/11/2008. MACEDO, Lino. Ensaios pedaggicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed, 2005. (p. 83 a 87). MEC Ministrio da Educao e Cultura. Trabalhando com a Educao de Jovens e Adultos Avaliao e Planejamento Caderno 4 SECAD Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade 2006. MEC Ministrio da Educao e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Disponvel em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 06/07/2008. MENEGOLLA, Maximiliano. SANTANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? 10 Ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2001. MORETTO, Vasco Pedro. Planejamento: planejando a educao para o desenvolvimento de competncias. Petrpolis, RJ: Vozes, 2007. PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialgico: como construir o projeto poltico-pedaggico da escola. 4 Ed. So Paulo: Cortez, 2003. (p. 29 a 71). PILETTI, Cludio. Didtica geral. 23 ed. So Paulo: Editora tica, 2001. WIKIPDIA. Revoluo Comunista. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/ wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3%o_comunista. Acesso em: 12/08/2008. WIKIPDIA. Regime Autoritrio. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/ Autoritarismo. Acesso em: 13/08/2008. SCHMITZ, Egdio. Fundamentos da Didtica. 7 Ed. So Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2000. (p. 101 a 110).

62

ATHENA Revista Cientfica de Educao, v. 10, n. 10, jan./jun. 2008

You might also like