You are on page 1of 8

0

O caldo de pedra

Disciplina: Tcnica Pedaggica e interveno educativa Docente: Ana Policarpo Discente: Zita Teixeira

2011/2012

O pintainho e o baguinho de milho Era uma vez um pintainho que andava a passear na estrada. Encontrou um baguinho de milho. Ficou todo contente e ia apanh-lo, mas nisto passou a carruagem do rei, que vinha de uma caada numa grande correria. O pintainho assustou-se e fugiu. Quando a carruagem j l ia adiante, o pintainho voltou ao meio da estrada pelo baguinho de milho. Ps-se a procur-lo, a procur-lo, mas no o encontrou. E vai, pensou assim: Foi por causa do rei que eu perdi o meu baguinho de milho. Pois vou ao palcio, pedirlhe que mo d. E ps-se a caminho. Andou, andou e a certa altura, muito cansado, sentou-se numa pedra a descansar. A pedra perguntou-lhe: - pintainho, onde vais com tanta pressa? - Vou ao palcio do rei pedir o meu baguinho de milho. -Oh! Se me levasses contigo era to bom! - Queres vir comigo? Mete-te dentro do meu papinho! O machado meteu-se dentro do papo do pintainho e ele continuou o seu caminho. L mais adiante, estava outra vez muito cansado, sentou-se beira de um ribeiro, que lhe perguntou: - pintainho onde vais com tanta pressa? - Vou ao palcio do rei pedir o meu baguinho de milho. - Oh! Se me levasses contigo era to bom! - Queres vir comigo? Mete-te dentro do meu papinho! O ribeiro meteu-se dentro do papo do pintainho, que continuou o seu caminho, at que chegou defronte do palcio do rei. Ento, ps-se a cantar: - Qui-qui-ri-qui, meu baguinho de milho j para aqui! - Qui-qui-ri-qui, meu baguinho de milho j para aqui! O rei mandou um criado saber o que se passava. O criado foi e voltou e disse: - Est ali um pintainho que diz que quer o baguinho de milho que o rei lhe fez perder. - Ora o atrevido! Mete-o na capoeira! O criado meteu o pintainho na capoeira, mas ele assim que se viu fechado disse: 1

- Machado, salta do papinho e parte-me esta porta. O machado partiu a porta e o pintainho voltou para defronte do palcio. - Qui-qui-ri-qui, meu baguinho de milho j para aqui! - Qui-qui-ri-qui, meu baguinho de milho j para aqui! O rei, muito zangado, chamou o criado e ordenou: - Mete-me esse pintainho dentro de um pote e tapa-o bem tapado, para ele no fugir. O criado assim fez, o pintainho, quando se viu dentro do pote disse: - Pedra, salta do meu papinho, e parte-me este pote. A pedra partiu o pote e o pintainho voltou para defronte do palcio do rei: - Qui-qui-ri-qui, meu baguinho de milho j para aqui! - Qui-qui-ri-qui, meu baguinho de milho j para aqui! O rei ficou ainda mais furioso, e gritou para o criado: - Mete-me esse pinto dentro do forno quando ele estiver bem quente. O criado assim fez, e o pintainho, quando se viu dentro do forno, disse: - Ribeirinho, salta do meu papinho e apaga-me este forno. O ribeirinho apagou o forno e o pintainho voltou para defronte do palcio. - Qui-qui-ri-qui, meu baguinho de milho j para aqui! - Qui-qui-ri-qui, meu baguinho de milho j para aqui! Ento o rei mandou ir o pintainho sua presena e ele contou como tinha perdido o baguinho de milho que achara na estrada, por ter passado a carruagem real. Por isso estava ali a pedir o baguinho de milho. O rei deu-lhe razo, mandou-lhe entregar um grande saco de milho e o pintainho foi-se embora, todo contente.

In Histrias Tradicionais, 1988, ME

Anlise do conto
Estrutura Este conto est dividido em 3 partes: A primeira o incio da histria em que o pintainho perde o baguinho de milho e culpa o Rei por isso. A segunda a viagem do pintainho at ao palcio, para recuperar o baguinho de milho perdido. A terceira no palcio, as tentativas para recuperar o baguinho de milho.

Personagens Pintainho; Rei; Pedra; Machado; Ribeiro; Criado.

Espao Estrada; Palcio do rei.

Tempo Indeterminado. Este conto possui uma linguagem simples, o que faz com que seja fcil de ser percebido pelas crianas. Trata-se de uma fbula, onde aos animais e aos objetos so dadas caratersticas humanas. Tem uma moral final que Quem procura sempre alcana.

ATIVIDADE Destinatrios: Crianas em idade pr-escolar (5/6 anos). Preparao prvia:

Fazer desenhos, ou colagem de imagens, (em ponto grande, formato A3 ou superior) com a sequncia do conto para ser contado s crianas;

Desenrolar da atividade: y y y Comear por dizer o nome do conto e perguntar se algum conhece; Contar a histria s crianas, utilizando as imagens previamente preparadas; Fazer perguntas s crianas, para ver se compreenderam a histria e responder s suas questes; y Distribuir as mesmas imagens em ponto pequeno s crianas, pedir-lhes que as pintem e as coloquem na sequncia da histria (reconto); Este tipo de atividade permite que que as crianas trabalhem a motricidade fina, a orientao da leitura e da escrita e estimula o gosto pela leitura.

O caldo de pedra Um frade andava no peditrio. Chegou porta de um lavrador, mas no lhe quiseram a dar nada. O frade estava a cair de fome e disse: -Vou ver se fao um caldinho de pedra. E pegou numa pedra do cho, sacudiu-lhe a terra e ps-se a olhar para ela, como para ver se era boa para um caldo. A gente da casa ps-se a rir do frade e daquela lembrana. Diz o frade: -Ento nunca comeram caldo de pedra? S lhes digo que uma coisa muito boa. Responderam-lhe: -Sempre queremos ver isso. Foi o que o frade quis ouvir. Depois de ter lavado a pedra, pediu: -Se me emprestassem a um pucarinho... Deram-lhe uma panela de barro. Ele encheu-a de gua e deitou-lhe a pedra dentro. -Agora, se me deixassem estar a panelinha a, ao p das brasas... Deixaram. Assim que a panela comeou a chiar, disse ele: -Com um bocadinho de unto que o caldo ficava a primor! Foram-lhe buscar um pedao de unto. Ferveu, ferveu, e a gente da casa pasmada com o que via. O frade, provando o caldo: -Est um nadinha insosso. Bem precisa duma pedrinha de sal. Tambm lhe deram o sal. Temperou, provou e disse: -Agora que, com uns olhinhos de couve, ficava que at os anjos o comeriam. A dona da casa foi horta e trouxe-lhe duas couves. O frade limpou-as e ripou-as com os dedos e deitou as folhas na panela. Quando os olhos j estavam aferventados, arriscou: -Ai! Um naquinho de chouria que lhe dava uma graa!... Trouxeram-lhe um pedao de chourio. Ele p-lo na panela e, enquanto se cozia, tirou do alforge po e arranjou-se para comer com vagar. O caldo cheirava que era um regalo. Comeu e lambeu o beio. Depois de despejada a panela, ficou a pedra no fundo. A gente da casa, que estava com os olhos nele, perguntou-lhe: 5

- senhor frade, ento a pedra? -A pedra... Lavo-a e levo-a comigo para outra vez. E assim comeu onde no lhe queriam dar nada. Tefilo Braga Contos Tradicionais do Povo Portugus (1883)

Estrutura Este conto est dividido em 2 partes: A primeira o incio da histria em que frade, andando no peditrio cheio de fome lhe v negada alguma coisa para comer. A segunda a elaborao do caldo de pedra.

Personagens Frade; Gente da casa.

Espao Porta da casa do lavrador.

Tempo Indeterminado. Este conto possui tambm uma linguagem simples e de fcil compreenso por parte das crianas. A moral a tirar deste conto A cooperao leva a bons resultados. ATIVIDADE Destinatrios: Crianas de 4/5 anos. Preparao prvia: y Fazer desenhos, ou colagem de imagens, (em ponto grande, formato A3 ou superior) com a sequncia do conto para ser contado s crianas; 6

Fazer desenhos, ou imagens, de um caldeiro e dos ingredientes do caldo de pedra.

Desenrolar da atividade: y y y y y Comear por dizer o nome do conto e perguntar se algum conhece; Levar as crianas a imaginar o que seria um caldo de pedra; Perguntar se algum j comeu uma sopa dessas e que gosto pode ter; Contar a histria s crianas, utilizando as imagens previamente preparadas; Fazer perguntas s crianas, para ver se compreenderam a histria e responder s suas questes; y Pedir s crianas para fazerem o reconto da histria atravs de uma pequena dramatizao, utilizando os materiais previamente preparados. Este tipo de atividade permite que que as crianas trabalhem a motricidade fina, o gosto pela leitura, a expresso dramtica e corporal.

You might also like