You are on page 1of 36

1

ISAAS:
O profeta maior que seu tempo
Paulo Pena Schutz
NDICE 1. Os tempos de Isaas (Isaas 63.7-14) 2. Um povo de impuros lbios (Isaas 6.1-5) 3. Fala para que no ouam (Isaas 6.6-13) 4. Emanuel (Isaas 7.10-16) 5. O resto (Isaas 11.11-16) 6. Consolai (Isaas 40: 1-11) 7. Ciro, o pago escolhido (Isaas 45.1-7) 8. O Servo (Isaas 52.13 a 53.12) 9. Buscai (Isaas 55.1-13) 10. Novos cus e nova terra (Isaas 65 17-25)

1. Lio Os tempos de Isaas


A Bblia que voc usa foi certamente traduzida por Joo Ferreira de Almeida. Mas voc conhece outras Bblias tambm traduzidas por ele que no so exatamente iguais. Ele fez mais de uma traduo? No. Aconteceu que o tempo foi passando, a lngua foi evoluindo, o estudo dos textos originais evoluiu, e houve necessidade de atualizaes. Vieram outros tradutores que aproveitaram o excelente trabalho j feito e apenas introduziram as modificaes que se fizeram necessrias. Por que no deram ento seus nomes novas tradues? Porque no seria justo, uma vez que o principal responsvel continuava sendo Almeida. Recentemente foi at publicada uma Bblia de estudo que leva seu nome, apesar de ele mesmo no ter tido oportunidade de conhecer a maioria das informaes ali contidas. O seu nome, neste caso, representa uma homenagem pelo grande servio que sua traduo representou para a popularizao do texto sagrado. Algo semelhante aconteceu com os profetas, e os principais autores antigos. Aos escritos originais de um importante autor, iam-se acrescentado, durante anos, outros fundamentados em seu trabalho. Como no caso de Almeida, por justia e respeito, era conservado o nome do autor responsvel por todo o processo. Com Isaas tambm aconteceu assim.

Texto base: Isaas 6.37-14 Textos correlatos e complementares: Isaas 5.8, 11, 18-23 [2Rs 15.32-38] (Joto); 2Crnicas 28.16-21 [2Rs 16.1-4] (Acaz); 2Crnicas 29 (Ezequias e queda Samaria); 25.8-12 [Jeremias 39.8-10;52. 12-16] (cativeiro babilnico); 2 Crnicas 36.22,23 (Ciro). O tempo do profeta Isaas nasceu por volta do ano 765 a.C. Recebeu sua vocao em 740 a.C., ano da morte do rei Uzias, e profetizou at 700 a.C., aproximadamente. Como voc aprendeu na primeira lio, o povo de Deus nesta poca estava dividido em dois remos, o do Norte, Israel, e o do Sul, Jud. Uzias, tambm chamado de Azarias, era rei de Jud. Sua morte marcou o fim de um longo perodo de cerca de cento e cinqenta anos de paz e prosperidade material, no Sul, prosperidade entretanto acompanhada internamente de muita injustia social e decadncia moral. No Norte, no foi diferente. Aqui, o que marcou o fim do perodo de prosperidade foi a morte de Jeroboo II, em 746 a.C. Ele reinou durante quarenta longos anos, e nos vinte cinco seguintes, seis reis subiram ao trono, algumas vezes atravs de golpes violentos, num pas em decadncia acelerada. Enquanto Israel se autodestrua, a Assria crescia como grande potncia no Oriente Mdio e, aproveitando-se da situao, conquistou e aniquilou

para sempre esta parte do povo de Deus, destruindo finalmente sua capital, Samaria, em 721 a.C. O ministrio do Profeta Isaas profetizou no Sul, em Jud, alternando perodos de intensa atividade proftica com outros de silncio absoluto. O primeiro perodo coincidiu com o reinado de Joto, filho e sucessor de Uzias, quando o poder da Assria crescia em grandes propores, mas ainda no havia chegado s fronteiras do pas. Assim, as profecias de Isaas, captulos 1 a 5, voltaram-se contra o inimigo interno, que era a grande corrupo moral, provocada pela prosperidade material. Leia Isaas 5.8, 11, 18-23. Isaas voltou a profetizar no reinado de Acaz, filho de Joto, quando a Assria j era uma ameaa preocupante, e o rei negou-se a participar de unia coligao contra ela, junto com os reis de Israel e Damasco. Resultou que estes dois resolveram ento atac-lo, obrigando-o a recorrer prpria Assria para defender-se. Isaas via nessa atitude uma infidelidade a Deus e uma falta de confiana nas suas promessas, e assim, voltou suas profecias contra ela (Isaas 5.26-29; 7.1-11.9; 17.1-6; 28.1-4). Leia 2.0 Crnicas 28. 16-2 1. Seguiu-se outro perodo de silncio (Isaas 8.1618), que coincidiu com a queda de Samaria e o fim do reino do Norte, Israel. Ezequias havia sucedido a Acaz, em Jud. Rei piedoso, cheio de boas intenes, iniciou urna profunda reforma religiosa e poltica, promovendo a justia social e reabilitao moral. Mas a aliana com a Assria no permitia que essa reforma fosse levada at

suas ltimas conseqncias. Parecia que o nico caminho para libertar-se dessa aliana embaraosa fosse pedir socorro ao Egito.

Foi ento que Isaas voltou a profetizar, agora contra essa poltica que depositava mais confiana na fora militar do que no poder e nas promessas de Deus (Isaas 14.28-32; 18; 20; 287-22; 291-14; 30.8-17). O profeta foi ouvido por algum tempo, mas, finalmente, Ezequias revoltou-se, confiando no auxlio egpcio, que no veio. Essa atitude provocou uma dura represso por parte da Assria, e o profeta voltou ao silncio (Isaas 20).

Mas Ezequias no desistiu de seus propsitos de independncia. Aproveitando um momento cm que a Assria estava ocupada com grandes revoltas na outra extremidade de seu imprio, na Babilnia, o rei de Jud organizou uma nova rebelio, juntamente com outros pequenos remos vizinhos. A represso da Assria, desta vez, foi das mais implacveis da histria. Diante da crueldade com que foram tratados os primeiros reinos a serem reprimidos, os demais iam se rendendo e voltando a pagar os tributos. Ezequias permaneceu irredutvel, agora com o apoio do profeta, o que lhe custou a destruio de muitas cidades de Jud e um prolongado cerco a Jerusalm, do qual escapou por milagre. Deste perodo datam as ltimas palavras do profeta Isaas (1.4-9; 10.515,27-32; 14.24-27; 28-32). Leia 2.0 Reis 18.1-12.

Isaas aps sua morte


A voz de Isaas como pessoa se calou, mas sua histria no acabou aqui, e as palavras do profeta voltaram a ser ouvidas muitos anos depois, atravs da voz e da pena de seus discpulos e seguidores. Aps escapar do cerco de Jerusalm, Jud experimentou, por cerca de um sculo, momentos de independncia e outros de submisso aos imprios que, depois da Assria, dominaram a Palestina. Em 586 a.C., Jerusalm foi destruda e o reino definitivamente conquistado pela Babilnia, onde sua populao ativa passou a viver exilada. Leia 2 Crnicas 2 5.8-12.

Questes objetivas
1. Numere na ordem os fatos citados no texto base (Isaas 6.37-14). ( ) O povo lembrou-se dos dias de Moiss. ( ) Deus pelejou contra o povo. ( ) O povo foi rebelde. ( ) Deus salvou o povo. 2. Isaas viveu sob os reinados dos seguintes reis: ( ) Saul ( ) Davi ( ) Salomo ( ) Uzias ( ) Joto ( ) Acaz ( ) Ezequias 3. As profecias do livro de Isaas foram proferidas nos perodos... ( ) do Reino unido ( ) do exlio ( ) dos dois reinos ( ) depois do exlio 4. Imprios mundiais que Isaas conheceu em vida: ( ) Egito ( ) Assria ( ) Babilnia ( ) Prsia

Depois desta catstrofe as palavras do profeta voltaram a ser ouvidas, agora palavras de consolao para um povo desolado. Destacam-se entre elas os captulos 40 a 55, que receberam o titulo bem apropriado de "livro da consolao de Israel", tambm conhecido como Dutero-Isaas ou Segundo Isaas, do qual fazem parte os belssimos cnticos do Servo" (Isaas 42.1-9; 49.1-6; 50.4-11; 52.13-53. 12), que anunciam o sofrimento salvfico de Jesus Cristo. Os captulos finais (Isaas 56 a 66) so conhecidos como Trito-Isaas ou Terceiro Isaas, e contm profecias de todos os perodos em que estiveram em atividade os seguidores do profeta, at mesmo depois da volta do exlio babilnico, possibilitada pela conquista da Babilnia, por Ciro, da Prsia. Leia 2. Crnicas 36.22,23.

5. A Isaas disse "Ai dos que puxam para si a iniqidade", durante o reinado de: ( ) Uzias ( ) Joto ( ) Acaz ( ) Ezequias 6. Prosperidade material, injustia social e decadncia moral caracterizaram o reinado de: ( ) Uzias ( ) Acaz ( ) Joto ( ) Ezequias 7. Que rei disse "estou resolvido a fazer aliana com o Senhor"? ( ) Uzias ( ) Joto ( ) Acaz ( ) Ezequias 8. A Bblia diz: "mandou pedir aos reis da Assria que o ajudassem.... Que rei disse isso? ( ) Uzias ( ) Joto ( ) Acaz ( ) Ezequias? Dissertaes 9. Resuma, com suas palavras, os fatos narrados no texto base. 10. Cite fatos atuais semelhantes aos dos reinados de Joto, Acaz e Ezequias. Explique.

2. Lio Um povo de impuros lbios


Madrugada. Um crime brutal: estupro seguido de assassinato. Dezenas de vizinhos assistiram da janela de suas casas, sem que ningum tentasse impedi-lo, nem ao menos um telefonema para a polcia. Este fato foi muito divulgado h alguns anos, com a pergunta: so os vizinhos menos culpados do que o prprio assassino? Em nossa sociedade pratica-se toda sorte de violncia contra os direitos do homem, do cidado, do consumidor, do trabalhador. Ns no praticamos tal violncia, mas assistimos. Somos menos culpados do que aqueles que a praticam? Texto base: Isaas 6.1-5 Textos correlatos e complementares: 2 Crnicas 26.1-15; 27; Isaas 3.14-23; 5.11-23; Joo 16.5-11; Isaas 1.21-23; 10.1,2; 2 Reis 15.1-7,32-38; 2 Crnicas 26.127.9; Gnesis 3.8-10. 1. O Reinado de Joto Nos primeiros anos aps a morte de Salomo, com a diviso do reino em dois, em 922 a.C., Israel experimentou tempos de enfraquecimento poltico, econmico e religioso. Entretanto, com a ascenso de Jerobo-

o II, ao trono de Israel, cm 786 a.C., e de Uzias, ou Azarias, em 783, em Jud, as coisas mudaram totalmente. Os dois remos, ainda que separados, passaram a viver em relativa paz entre si e com seus vizinhos, sem um grande imprio que os incomodasse. 2 Crnicas 26.1-15 nos fala da estupenda recuperao poltica e econmica experimentada por Jud durante o reinado de Uzias. 2 Crnicas 27 nos descreve a situao sob o rei Joto, tempo em que Isaas proferiu suas primeiras profecias: o poderio e a riqueza assemelhavam-se aos melhores dias de Salomo, e a sensao era de que enfim as promessas feitas por Deus a Davi tomavam-se realidade. J o profeta Isaas nos descreve como viviam os lderes de Jud naqueles dias, num dos momentos em que o povo mais recebia de Deus bnos de natureza poltica e econmica.: interessados apenas em prazeres (3.16-23; 5.11,12,22) cem acumular bens materiais (5.8) custa dos mais fracos (314,15), atravs de leis injustas (10.1), suborno (1.23) e subverso do direito (5.23). 2. A viso de Isaas Uzias, leproso, passou o trono ainda em vida a seu filho Joto. E foi no ano de sua morte que Isaas teve a experincia descrita no capitulo 6 de seu livro, portanto, em meio a toda essa prosperidade econmica e poltica, aliada a unia profunda decadncia moral, conforme descrita acima. Ele nos conta que, ao ver o Senhor "assentado sobre um alto e sublime trono", cercado de serafins que o adoravam, bradou:

"Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lbios impuros, habito no meio dum podo de impuros lbios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exrcitos!" (Isaas 6.5) Esta no foi a primeira vez que um filho de Deus, ao encontrar-se com seu Senhor, encontrou-se tambm com o seu prprio pecado e sentiu-se perdido. Ado, por exemplo, depois de comer do fruto proibido, ao perceber que Deus se aproximava, fugiu, porque teve medo (Gnesis 3.8-10). Entretanto, Isaas no se sentiu perdido apenas por causa de seus prprios pecados, "porque sou um homem de impuros lbios", mas tambm por causa do pecado de todo povo, um povo de impuros lbios"; assumindo assim a responsabilidade pelo que acontecia no meio em que vivia. 3. A vida de Isaas Assumir a culpa pelo pecado de todo povo apenas uma das evidncias da profunda identificao de Isaas com sua nao. O mais impressionante que dos 66 captulos do livro, que cobrem cerca de cinqenta anos da vida do profeta, muito pouco aprendemos sobre sua pessoa, mas muito sobre sua nao. Sua vida particular confunde-se de tal maneira com a de seu povo que at o nome de seus filhos traduzem momentos vividos por este. Um chamou-se Rpido-Despojo-Presa-Segura

(Maher-shalal-hashbaz, 8.4) e o outro Um-Resto-Volver (Searjasub, 7.3), significados que aprenderemos mais adiante. Assim, tudo o que podemos dizer sobre este importantssimo personagem bblico que seu nome, Jeshaiahu em hebraico, significa "o SENHOR socorro". Que seu pai chamava-se Amoz (Isaas 1 .1), viveu cerca de setenta anos, teve pelo menos dois filhos. Portanto, devia ser casado, e certamente era culto e rico, pois conhecia e influenciava profundamente em tudo o que acontecia no palcio real de Jerusalm. Ele mesmo desapareceu de sua prpria biografia, para que aparecesse sua nao, nisso reside a grandeza do profeta. E sua histria confundiu-se de tal modo com a vida de seu povo, que ela continuou mesmo aps sua morte, como imos na ltima lio. 4. O Esprito Santo Enquanto estivermos estudando a obra maravilhosa que Deus realizou no meio de seu povo atravs do profeta Laias, bom lembrarmos sempre que tudo comeou com urna sincera confisso de pecados. E para que realizssemos obra semelhante, Jesus nos prometeu o Consolador, o Esprito Santo, que, antes de mais nada, "... convencer o mundo do pecado, da justia e do juzo (Joo 16.8).

Questes objetivas 1. Marque os aspectos que caracterizaram o reinado de Joto: ( ) Dirigia seus caminhos segundo a vontade do Senhor ( ) Prosperidade econmica e poltica ( ) Profunda decadncia moral ( ) leis injustas, para negarem justia aos pobres. 2. Diante de Deus, Isaas sentiu-se perdido devido a... ( ) seus prprios pecados ( ) os pecados de seu povo ( ) os pecados do rei ( ) seus pecados e de seu povo. 3. Quem mais na Bblia teve a mesma experincia de Isaas? ( ) Ado ( ) Uzias ( ) Jesus Cristo ( ) Maria Madalena 4. Hoje, quem convence o mundo do pecado? ( ) Os pregadores ( ) A Bblia ( ) O Esprito Santo 5. Os nomes dos filhos do profeta foram inspirados... ( ) em personagens bblicos ( ) nos pais do profeta ( ) em momentos vividos por Israel.

6. O nome Isaas significa... ( ) o Senhor socorro ( ) o Senhor fala ( ) o Senhor santo. 7. Coisas que sabemos do profeta Isaas: ( ) filho de Amoz ( ) viveu pouco ( ) teve mais de um filho ( ) era pobre e culto 8. Fatos que traduzem a profunda identificao de Isaas com o povo: ( ) Sua confisso de pecados ( ) os nomes de seus filhos ( ) suas palavras foram ouvidas por muito tempo aps sua morte. Dissertaes 9. Que lies podemos tirar do texto base (Isaas 6.1-5) para hoje? 10. Voc responsvel pecados de nossa sociedade? Explique.

3. Lio Fala para que no ouam


Em qualquer comunicao atuam trs elementos: o emissor da mensagem, o meio, e o receptor. Por exemplo, o telefone um meio, com toda sua complexidade, quem disca o emissor e quem atende o receptor. Se a mensagem no recebida com clareza, o defeito pode est em qualquer um dos trs, ou em todos. Isso o mnimo que o profissional da rea deve saber. Para a comunicao entre Deus e o homem, isto tambm verdade. Mas o crente deve estar atento ainda para um outro fato importante: o defeito no pode estar no emissor, que o prprio Deus. Nem no meio, que por ele escolhido e preparado. S pode ser do receptor. Texto base: Isaas 6. 6-13 Textos correlatos e complementares: Isaas 30.8-17; Isaas 59.1-15; Gnesis 3.8-24; Jeremias 36.1-32; 1 Joo 1.5-2.2; Isaas 1-5 (1.18-20; 2.6-9) 1. Ado e Isaas Na ltima lio mostramos como Isaas semelhana de Ado, ao encontrar-se com o Senhor, encontrou-se com o seu prprio pecado. Mas existe uma diferena fundamental entre estas duas experincias. Ado, por seu lado, fugiu da presena do Senhor, tentando es-

conder sua culpa (Gnesis 3.8-10), e o resultado todos ns conhecemos e sofremos (Gnesis 3.14-24). Isaas, ao contrrio, confessou sua culpa (Isaas 6.5), sabendo que seus pecados poderiam ser lavados (Isaas, 1.18,19), ao mesmo Deus que sculos mais tarde enviaria um apstolo a anunciar: "Se dissermos que no temos pecado nenhum, a ns mesmos nos enganamos, e a verdade no est em ns. Se confessarmos os nossos pecados, ele fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustia" (1 Joo 1.8,9). O resultado no poderia ser outro: .. um dos serafins voou para mim, trazendo na mo urna brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lbios; a tua iniqidade foi tirada, e perdoado o teu pecado." (Isaas 6.6,7) 2. A voz do Senhor Todo esse ritual tinha um objetivo: o Senhor queda falar ao profeta, mas a iniqidade faz separao entre o homem e seu Deus (veja Isaas 59.1.2). Assim, ele primeiro iluminou a Isaas com sua presena, como faz hoje o Esprito Santo, para que ele pudesse enxergar o seu prprio pecado e o de seu povo, para que confessasse sua iniqidade, fosse purificado, e ento ouvisse a voz do prprio Senhor ...que dizia: A quem enviarei, e quem h de ir por ns?

Sem mais nada que fizesse separao entre ele e seu Deus, Isaas certamente no poderia responder de outro modo: "eis-me aqui, envia-me a mim" (Isaas 6.8). 3. A misso de Isaas Este episdio explica tambm a estranha misso que Isaas recebeu: "Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e no entendais; vede, vede, mas no percebais. Toma insensvel o corao deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que no venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o corao, e se converta, e seja salvo" (Isaas 6.9,10). Talvez nem o profeta tivesse entendido a ordem divina neste primeiro momento. A explicao s viria bem mais tarde, quando recebeu as palavras de Isaas 30.817. Na verdade, aquele povo j conhecia as maravilhas de libertao operadas pelo seu Deus tanto no passado como em seus prprios dias. Estava cansado de ouvir os profetas que vieram antes. Mas no reconhecia sua iniqidade, seu pecado, como Isaas, de tal modo que viesse a ser perdoado, tivesse seus olhos e ouvidos abertos, e pudesse ver, ouvir e entender a palavra de Deus:

10

"Em vos converterdes e em sossegardes, est a vossa salvao; na tranqilidade e na confiana, a vossa fora, mas no quisestes." (Isaas 30.15). Preferiram, como Ado, fugir da presena do Senhor: "Antes dizeis: No, sobre cavalos fugiremos; portanto, fugireis; e: Sobre cavalos ligeiros cavalgaremos..." (Isaas 30.16). Ento, se o povo j havia tomado sua deciso, para que falar ainda outra vez? Para servir de testemunho para as prximas geraes: "Vai, pois, escreve isso numa tabuinha perante eles, escreve-o num livro, para que fique registrado para os dias vindouros, para sempre, perpetuamente" (Isaas 30.8). O Senhor j no falava para a gerao que vivia naquela poca, mas pensava no "toco", na "santa semente que ele pretendia preservar (Isaas 6.13). E foi por isso que os profetas dessa poca. pela primeira vez, receberam como misso importante no apenas falar, mas escrever suas mensagens. Jeremias explica este fato com muita clareza: "Toma um rolo, um livro, e escreve nele todas as palavras que te falei contra Israel, contra Jud e contra todas as naes, desde o dia em que te falei, desde os dias de Josias at hoje. Talvez ouam os da casa de Jud todo o mal que eu intento fazer lhes e venham a converter-se cada uni do seu mau caminho e eu lhes perdoe a iniqidade e o pecado" (Jeremias 36.2,3).

Questes objetivas 1. Fatos que marcaram o encontro de Ado com o Senhor: ( ) temor ( ) fuga ( ) confisso de pecados ( ) perdo ( ) maldio 2. Fatos que marcaram o encontro de Isaas com o Senhor: ( ) temor ( ) fuga ( ) confisso de pecados ( ) perdo ( ) maldio 3. Isaas 6 mostra que o Senhor purificou o profeta para... ( ) que ele herdasse a vida eterna ( ) que recebesse poder ( ) dar-lhe uma misso. 4. O Senhor queria que o seu povo no tempo do profeta... ( ) se convertesse e fosse salvo ( ) no se convertesse e no fosse salvo ( ) se convertesse e no fosse salvo 5. Atitude do povo no tempo do profeta:

11

( ( ( ( (

) temor ) fuga ) confisso de pecados ) perdo ) maldio

4. Lio Emanuel
Voc conhece a histria do peixinho, do peixe e do peixo? O peixinho nadava tranqilamente em suas guas, quando, de repente, o peixe, faminto, o engoliu, de uma bocada s. Ao sentir o peixo se aproximar, o peixinho se encheu de esperana. E o peixo, de uma bocada s, engoliu o peixe. E o peixinho percebeu que o peixo, em lugar de libert-lo, o comeu pela segunda vez.

6. O Senhor falou atravs de Jeremias 36.1-8: ( ) "Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra." ( ) "ele fiel e justo para nos perdoar os pecados..." ( ) "Toma um rolo, um livro, e escreve nele..." 7. O Senhor falou atravs de Isaas 1.18-20: ( ) "Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra." ( ) "ele fiel e justo para nos perdoar os peca-

dos..." ( ) "Toma um rolo, um livro, e escreve nele..."


8. Lemos em 1 Joo 1.5-2.2: ( ) "Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra." ( ) "ele fiel e justo para nos perdoar os pecados..." ( ) "Toma um rolo, um livro, e escreve nele..." Dissertaes 9. Descreva fatos atuais relacionando-os com palavras de Isaas 2.6-9. 10. Que mensagem da lio mais se aplica aos dias de hoje? Explique.

Texto base: Isaas 7.10-16 Textos correlatos e complementares: Isaas 5.2629; 71-11.9; 17.1-6; 28.1-4; 2 Reis 16.1-17.6; 2 Crnicas 28.1-25; Mateus 1.18-23. Na lio anterior, tratamos do primeiro perodo da atividade proftica de Isaas, durante o reinado de Joto, filho de Uzias, quando recebeu a misso de falar para um povo de "impuros lbios", prspero, mas injusto. Aps um perodo de silncio, ele voltou a profetizar sob o reinado de Acaz, filho dc .Joto. Como vimos nas 1. e 2

12

lies, crescia nesta poca o poderia da Assria, localizada na Mesopotmia. No caminho entre a Assria e Jud, ao norte deste, estavam os remos de Israel e da Sria, cujos reis propuseram a Acaz formar uma aliana contra o pais que estava prestes a invadi-los. Acaz recusou-se e eles resolveram atacar Jud, que ento pediu socorro o prpria Assria, para defender-se deles. Para Isaas, essa atitude resultava da infidelidade de Acaz a Deus e de sua falta de confiana nas promessas divinas, e foi para combat-la que proferiu as profecias deste perodo (Isaas 5.26-29; 7.1-11.9; 17.1-6; 28.1-4). As profecias de Isaas "Acautela-te e aquieta-te; no temas, nem se desanime o teu corao por causa destes dois tocos de ties fumegantes..." (Isaas 7. 4). Foram essas as palavras que o Senhor mandou Isaas dizer a Acaz quando os reis de Israel e Damasco estavam a caminho de Jud a fim de for-lo a entrar na aliana contra a Assria. Como persistisse a dvida de Acaz, o prprio Senhor sugeriu a ele que pedisse um sinal qualquer, para convenc-lo (Isaas 7.10,11). Acaz respondeu com palavras falsamente piedosas: "No o pedirei, nem tentarei ao Senhor" (Isaas 7.12). Isaas repreendeu-o e, mesmo contra a vontade do rei, reveloulhe o sinal dado por Deus: "eis que a virgem conceber e dar luz um filho e lhe chamar Emanuel. Ele comer manteiga e mel quando souber desprezar o mal e escolher o bem. Na verdade, antes que este menino saiba desprezar o mal e

escolher o bem, ser desamparada a terra ante cujos dois reis tu treines de medo." (Isaas 7.14-16). De fato, o Senhor poupou Jud do primeiro ataque dos reis da Sria e de Israel (2 Reis 16.5; 2.0 Crnicas 28 8-15). Mas de novo Acaz se fez insensvel a esta outra demonstrao da misericrdia de Deus para com seu povo escolhido, e enviou mensageiros ao rei da Assria, dizendo: "Eu sou teu servo e teu filho; sobe e livra-me do poder do rei da Sria e do poder do rei de Israel, que se levantam contra mim" (2 Reis 16.7; veja tambm 2. Crnicas 28.16). Diante desta atitude, falou ainda o Senhor a Isaas: "Em vista de este povo ter desprezado as guas de Silo, que correm brandamente, e se estar derretendo de medo diante de Rezim e do filho de Remalias, eis que o Senhor far vir sobre eles as guas do Eufrates, fortes e impetuosas, isto , o rei da Assria, com toda a sua glria; guas que enchero o leito dos nos e transbordaro por todas as suas ribanceiras. Penetraro em Jud, inundando-o, e, passando por ele, chegaro at ao pescoo; as alas estendidas do seu exrcito cobriro a largura da tua terra, Emanuel" (Isaas 86-8). O resultado da poltica de Acaz Mas, que mal havia em ser socorrido pela Assria, um reino pago? Nenhum mal (veja 1 lio), a no ser pelo preo que teve de ser pago:

13

"Tomou Acaz a prata e o ouro que se acharam na Casa do Senhor e nos tesouros da cada do rei e mandou de presente ao rei da Assria" (2 Reis 16.8). A resposta foi imediata: "O rei da Assria lhe deu ouvidos, subiu contra Damasco, tomou-a, levou o povo para Quir, e matou a Rezim" o rei da Sria (2 Reis 16.9). Submeteu tambm a Israel, que "ficou sendo servo dele e lhe pagava tributo', por um tempo; depois, rebelou-se e pediu auxlio ao Egito. A represlia da Assria foi implacvel: destruiu Samaria em 721 a.C., varrendo para sempre da histria as tribos do norte (2 Reis 17.16). Jud foi poupado e parecia que o rei estava certo, e errado o profeta. Mas as coisas no pararam por ai. Acaz teve tambm de construir um altar igualzinho ao que o rei da Assria fizera construir em Damasco, capital da Sitia por ele ocupada, e coloc-lo no templo de Jerusalm, no lugar do altar de bronze "que estava perante o Senhor", para prestar sacrifcios aos deuses pagos do dominador (2 Reis 16.10-18). Mas Isaas continuou profetizando para um povo que no tinha ouvidos para a palavra de Deus, e escrevendo para que as prximas geraes pudessem conhecer as razes do duro tratamento que o Senhor infligia a seu povo. Acaz fez-se surdo ao sinal da criana que se chamaria Emanuel, mas esta promessa no perdeu a validade, sua realizao foi apenas adiada, e ampliada

para uma libertao ainda maior. Para as geraes vindouras o profeta anunciou ainda a destruio do prprio Israel (Isaas 9.8-14) e da Assria, "cetro da minha ira" (Isaas 10. 5-34); para Jud, o governo do "Maravilhoso Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, Prncipe da Paz" (Isaas 9.1-7), do rebento do "tronco de Jess" (pai de Davi), sobre quem repousar "o Esprito do Senhor, o Esprito de sabedoria e de entendimento, o Esprito de conselho e de fortaleza, o Esprito do conhecimento e de temor do SENHOR" (Isaas 11.2). Estas profecias viriam a se cumprir sculos mais tarde na pessoa de Jesus Cristo (veja Mateus 1.18-23), "a Raiz e a Gerao de Davi, a brilhante Estrela da manh" (Apocalipse 22.16).

Questes objetivas 1. Pas da Mesopotmia que oprimia Israel e Jud no tempo de Acaz: ( ) Babilnia ( ) Assria ( ) Sria ( ) Damasco ( ) Egito 2. Quais eram os "dois tocos de ties fumegantes" (Isaas 7.4)? ( ) Israel ( ) Egito ( ) Jud ( ) Sria ( ) Assria ( ) Babilnia.

14

3. Acaz pediu "livra-me do poder do rei da Sria.." (2 Reis 16.7): ( ) ao Senhor ( ) ao Egito ( ) Assria ( ) a Israel

8. "Julgar com justia os pobres" encontra-se em... ( ) Isaas 7.10-16 ( ) Isaas 9.9-15 ( ) Isaas 10.5-34 ( ) Isaas 11.2 Dissertaes 9. Faa um breve resumo do reinado de Acaz, em Jud. 10. Como esta lio se aplica sua prpria vida?

4. Isaas aconselhou Acaz a: ( ) revoltar-se contra a Assria ( ) pedir socorro a Israel e Sria ( ) esperar no Senhor ( ) pedir socorro Assria 5. Que mal havia em pedir socorro Assria? ( ) Porque era um pas fraco ( ) Porque era pag ( ) Pelo alto preo 6. Quanto custou o socorro da Assria? ( ) Prata e ouro da Casa do Senhor ( ) sacrifcios aos deuses pagos, soldados e armas, gneros alimentcios ( ) o fim de Israel (tribos do norte) 7. "...a luz de Israel vir a ser como fogo' encontra-se em... ( ) Isaas 7.10-16 ( ) Isaas 9.9-15 ( ) Isaas 10.5-34 ( ) Isaas 11.2.

15

5. Lio O resto de Israel


Lendo livros de histria e romances que reproduzem a vida que os ndios brasileiros levavam antes e logo aps a chegada dos brancos nestas terras, aprendemos como eram numerosos, altivos, sbios, felizes e prsperos. Nem d para acreditar que so os mesmos povos que vemos hoje em alguns dos documentrios na televiso, em nmero cada vez menor, doentes, analfabetos, tristes. Temos a sensao de que seus dias de glria acabaram para sempre e que caminham melancolicamente para o desaparecimento. Entretanto, j se ouve notcias de alguns grupos que iniciam uma recuperao. So poucos, mas o suficiente para se ter alguma esperana. O que certamente no aconteceria na Argentina ou em outros pases, onde os ndios foram totalmente exterminados. Texto base: Isaas 11:11-16; Textos correlatos: 2 Crnicas 29; 32, 1-23; Isaas 1,4-9; 42-4; 6.13; 10.19; 16.14; 28.5,6; 31.30.1-17; Isaas 29.1-8. Textos complementares: 2 Reis 18; 19; Isaas 14.28-32 ; 18; 20; 28.7-22; 29. 9-14; 30.8-17; 10.5-34.

A reforma religiosa Ezequias, filho e sucessor de Acaz, comportou-se bem diferente de seu pai. Diz a Bblia que "No primeiro ano de seu reinado, no primeiro ms, abriu as portas da Casa do Senhor e as reparou" (2 Crnicas 29.3). Depois, reuniu os sacerdotes e levitas na praa oriental e declarou: "Agora, estou resolvido a fazer aliana com o Senhor, Deus de Israel, para que se desvie de ns o ardor de sua ira." (2 Crnicas 29.10). Assim, iniciou uma profunda reforma religiosa e social. Aboliu o culto aos deuses estrangeiros, purificou de contaminaes supersticiosas o culto ao Senhor e combateu as injustias sociais, "Confiou no Senhor, Deus de Israel, de maneira que depois dele no houve seu semelhante entre todos os reis de Jud, nem entre os que foram antes dele" (2 Reis 18.8). A luta pela independncia Quando Ezequias subiu ao trono de Jud, o poderio da Assria tinha chegado Palestina, bem perto do territrio egpcio (d urna olhada no mapa da l. Lio). Sentindo-se ameaado, por volta de 714 a.C., o Egito ofereceu ajuda aos povos da regio para que se revoltassem contra a Assria, e muitos aceitaram. O profeta Isaas condenou essa manobra e. para demonstrar seu repdio, andou trs anos nu pelas ruas de Jerusalm (veja Isaas 20). De fato, a revolta foi um desastre: o fa-

16

ra egpcio no mandou a ajuda, e mais, ele mesmo entregou os lderes da revolta Assria, que foi implacvel na represso. Parece que desta vez Isaas conseguiu ser ouvido, pois Jud foi poupado. Mas a sede que Ezequias tinha de independncia era muito forte, pois, enquanto fosse dominado pela Assria, seria praticamente impossvel levar adiante seu projeto de reforma religiosa e social. Assim, ele mesmo a organizou uma nova rebelio com os povos da Palestina, e enviou emissrios para garantir o apoio do Egito. Isaas, de novo, lutou o quanto pde contra essa possvel aliana, "Pois os egpcios so homens e no deuses; os seus cavalos, carne e no esprito. Quando o Senhor estender a mo, cairo por terra tanto o auxiliador como o ajudado, e ambos juntamente sero consumidos" (Isaas 3 1.3). Ele procurou mostrar que nenhuma fora deste mundo poderia libertar Jud do domnio da Assria, mas apenas o prprio Senhor, e que "Em vos converterdes e em sossegardes est a vossa salvao; na tranqilidade e na confiana, a vossa fora, mas no o quisestes" (Isaas 30.15). Mas Ezequias continuava conspirando, at que, aconselhado pela prprio Isaas, decidiu entregar-se, quando ouviu falar da violncia com que Senaqueribe, o rei da Assria, estava atacando os outros povos revoltados. Era tarde. Mesmo tendo pago pesados tributos, no evitou que Jerusalm fosse implacavelmente atacada (2 Reis 18.13-17).

Mas, inexplicavelmente, aps um prolongado cerco, Senaqueribe, o rei da Assria, retira suas tropas. Os historiadores no conseguem explicar por que a maior potncia militar da poca, no auge de seu poderio, aps aniquilar uma srie de pequenos estados na Palestina e reduzir Jerusalm a quase nada, retira-se de uma hora para outra, sem nenhuma razo aparente. Mas 2.0 Crnicas 32,21 tem a resposta: "Ento o Senhor enviou um anjo que destruiu todos os homens valentes, os chefes e os prncipes no arraial do rei da Assria; e este, com o rosto coberto de vergonha, voltou para a sua terra." Entretanto, "A filha de Sio deixada como choa na vinha, como palhoa no pepinal, como cidade sitiada. Se o Senhor dos Exrcitos no nus tivesse deixado alguns sobreviventes, j nos teramos tomado como Sodoma e semelhante a Gomorra" (Isaas 1.8,9). Resto ruim Lendo livros de histria e romances que reproduzem a vida que os ndios brasileiros levavam antes e logo aps a chegada dos brancos nestas terras, aprendemos como eram numerosos, altivos, sbios, felizes e prsperos. Nem d para acreditar que so os mesmos povos que vemos hoje em alguns dos documentrios na televiso, em nmero cada vez menor, doentes, analfabetos, tristes. Temos a clara sensao de que seus dias

17

de glria acabaram para sempre e que caminham melancolicamente para o desaparecimento.

Resto bom Entretanto, o que geralmente significa para outros povos o inicio do fim, para o povo de Deus, para os que crem, passa a significar a esperana de um novo comeo, pois, aps reduzir seu povo alguns sobreviventes, ...o Senhor tornar a estender a mo para resgatar o restante do seu povo, que for deixado, da Assria, do Egito, de Patros, da Etipia, de Eilo, de Hamate e das terras do mar (Isaas 11.11), e mais, "Como terebinto e como carvalho, dos quais, depois de dentados, ainda fica o toco, assim a santa semente o seu toco" (Isaas 6.13). "Haver caminho plano para o restante de seu povo, que for deixado, da Assria, como houve para Israel no dia em que subiu da temi do Egito (Isaas 11.16). "Naquele dia, o SENHOR dos Exrcitos ser a coroa de glria e o formoso diadema para os restantes de seu povo" (Isaas 28.5). Cessa aqui a voz do primeiro Isaas. Mas sua palavra continuou sendo proferida por seus continuadores: o Segundo, o Terceiro Isaas, e muitos mais.

O que os europeus fizeram com nossos ndios era comum acontecer entre vencedores e vencidos nos tempos bblicos. Eram muitos os povos antes poderosos e altivos que perambulavam naquela poca famintos e doentes pelo mundo, situao a que todos os demais temiam ser reduzidos. Este era o destino que os profetas anunciavam contra os adoradores de falsos deuses, os que confiavam na fora das armas e os inimigos do povo escolhido (Isaas 10.19; 16.14). Foi o destino anunciado contra o prprio povo de Deus, quando no colocou exclusivamente nele sua confiana. Quando ele se revoltou contra a Assria, confiando na ajuda do Egito, Isaas declarou: "Mil homens fugiro pela ameaa de apenas um; pela ameaa de cinco, todos vs fugireis, at que sejais deixados como o mastro no cume do monte e como o estandarte no outeiro" (Isaas 30.17).

E foi exatamente o que aconteceu: Deus libertou seu povo de maneira maravilhosa, mas deixou-o reduzido a apenas "alguns sobreviventes". Foi em vo todo o esforo de Ezequias para reconciliar o seu povo com o seu Deus.

18

Questes objetivas 1. Atos praticados pelo rei Ezequias, de Jud: ( ) abriu as portas do templo ( ) resolveu a fazer aliana com o Senhor ( ) iniciou uma reforma religiosa e social ( ) aboliu o culto aos deuses estrangeiros ( ) purificou o culto ( ) combateu as injustias sociais ( ) confiou no Senhor 2. Naes que disputavam o domnio da Palestina no tempo do rei Ezequias: ( ) Egito ( ) Babilnia ( ) Assria ( ) Grcia ( ) Roma 3. Pas que ofereceu ajuda para Ezequias se revoltar contra a Assria: ( ) Egito ( ) Babilnia ( ) Grcia ( ) Roma ( ) Prsia 4. Ezequias queria a independncia para... ( ) ... realizar uma reforma religiosa e social em Jud ( ) ... dominar os povos vizinhos ( ) ...acabar com a fome no pas

5. A bblia usa a palavra resto para indicar o destino... ( ) dos adoradores de falsos deuses ( ) dos que confiavam na fora das armas ( ) dos inimigos do povo escolhido ( ) do prprio povo escolhido 6. Para o povo escolhido, resto significava: ( ) os dias de glria acabaram ( ) o incio do fim ( ) esperana de um novo comeo 7. Lemos a santa semente o seu toco" em... ( ) Isaas 6.13 ( ) Isaas 11.16 ( ) Isaas 28.5 8. Lemos "Haver caminho plano para o restante de seu povo em... ( ) Isaas 6.13 ( ) Isaas 11.16 ( ) Isaas 28.5 Dissertaes 9. O que h de comum entre o tempo de Ezequias e hoje? Explique. 10. Existem restos hoje em dia? Que significam? Explique o sim ou o no.

19

6. Lio Consolai
- Desce da que voc vai cair! Voc cansa de falar esta frase para seu filho. J tentou dizer carinhosamente, bravo, de todas as maneiras. Mas voc sempre o encontra l, e repete: - Quantas vezes eu j disse para voc descer da? surdo? At que um dia voc ouve um barulho, e l est ele, estirado no cho, chorando. Ele mereceu. Voc tem vontade de dar-lhe umas palmadas, ainda por cima. Mas a nica coisa que consegue dizer, cheio de preocupao: - No foi nada! Est tudo bem! J vai passar! Texto base: Isaas 40.1-11 Textos correlatos: 2 Crnicas 35.20-36.23; Lamentaes 5.1-18; Isaas 6.9,10; 48.1-11; 51.12-16. Textos complementares: 2 Reis 21-25; 2 Crnicas 33-36; Isaas 40-48. Anos de silncio O Segundo Isaas profetizou cerca de duzentos anos aps o Primeiro.. John Bright, em sua Histria de Israel, descreve assim os primeiros cem anos de silncio:

"Raramente uma nao experimentou tantas e to repentinas mudanas de sorte em tempo relativamente to curto. Na primeira metade desse perodo, Jud era um Estado vassalo da Assria. Depois, em rpida sucesso, atravessou perodos de independncia e sujeio. Primeiramente foi conquistado pelo Egito, e depois pela Babilnia, tendo sido destrudo num rebelio intil contra esta ltima" (pg. 417). E o mesmo autor, no mesmo livro, descreve o que aconteceu a seguir com as seguintes palavras: "A destruio de Jerusalm e o exlio subseqente marcam a grande linha divisria da histria de Israel. De um golpe, sua existncia nacional terminou e, com ela, todas as instituies sobre as quais sua vida de corporao se tinha expressado: nunca mais Israel seria recriado precisamente da mesma forra. Com o Estado destrudo e, como conseqncia natural, com o culto oficial supresso, chegara ao fim a antiga comunidade de culto nacional. E Israel se tomara, no momento, um aglomerado de indivduos arrancados de sua razes e vencidos, no mais um povo por nenhuma marca externa" (pg. 463). A populao que ficou na terra passou a levar uma vida feita de toda espcie de dificuldade (Lamentaes 5.1-18). O templo, mesmo em runas tostadas, continuava a ser um lugar sagrado. No norte, a religio dos que sobraram do antigo Israel, que j estava infiltrada por caractersticas pags desde antes da destruio de Samaria em 721, ficara ainda mais contaminada, pelos elementos estrangeiros levados pelos dominadores assrios.

20

A liderana poltica, eclesistica e intelectual da terra havia sido levada para a Babilnia. Certamente no era livre, mas tambm no era totalmente prisioneira. Com o passar do tempo, muitos entraram no comrcio e alguns at enriqueceram. Muitos outros conseguiram escapar das adversidades existentes na Palestina e da vida pelo menos incmoda na Babilnia e emigraram para o Egito e outras partes do mundo. Inicia-se assim uma grande disperso do povo que, incluindo os que no voltaro da Babilnia, mais tarde ser conhecida como a dispora judaica. Os dois Isaas O primeiro Isaas havia vocacionado a profetizar para um povo que vivia numa situao bem diferente (Isaas 6.5), que experimentava grande prosperidade poltica e econmica, mas estava social e moralmente corrompido, como vimos nas lies anteriores. Portanto, a misso do profeta era: "Toma insensvel o corao deste povo, endurecelhe os ouvidos e fecha-lhes os olhos, para que no venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o corao, e se converta, e seja salvo" (Isaas 6.10). O segundo Isaas tinha diante de si um auditrio duplamente humilhado, pela Assria e pela Babilnia, "que j recebeu em dobro das mos do Senhor por todos

os seus pecados" (Isaas 40.2). Sua misso era ento: "Consolai, consolai o meu povo" (Isaas 40.1). O que impressiona nesta duplicidade de mensagens que tanto os que ouviram a primeira, de destruio, quanto os que ouviram a segunda, de consolao, eram igualmente pecadores. Evidncia disso era a profunda contaminao da religio do povo por cultos estrangeiros, nas duas situaes, e tambm a prpria palavra dos profetas: "... sou um homem impuro, habito no meio de um povo de impuros lbios" (Isaas 6.10) afirmou o Primeiro, e "a tua iniqidade est perdoada" (Isaas 40.2) declarou o Segundo. A diferena est em que os que ouviram o Primeiro Isaas tinham dinheiro e poder. Assim, suas iniqidades transformavam-se em aes, grandes aes, e seu pecado manifestava-se em toda sua grandeza. Confiavam nos soldados e nos cavalos do Egito porque tinham o que oferecer em troca. J os que ouviram o Segundo Isaas eram miserveis, no conseguiam nem mesmo transformar seus pecados em prtica, ou comprar a proteo de alguma fora deste mundo, de tal modo que s no Senhor poderia estar sua esperana. Na verdade, apesar dos duzentos anos que separam as duas situaes, o povo que as viveu era um s. O duro tratamento que o Senhor lhe dispensou no incio foi sim conseqncia do pecado, mas, mais do que um castigo divino, foi antes uma advertncia sobre as conseqncia de confiar mais na fora do que na justia. O prprio profeta nos revela que o Senhor teve a situao

21

sob controle desde o comeo, conduzindo os acontecimentos com vistas ao bem dos seus filhos amados, embora infiis: "As primeiras cousas, desde a antigidade, as anunciei; sim, pronunciou-as a minha boca, e eu as fiz ouvir; de repente agi, e elas se cumpriram. Porque eu sabia que eras obstinado, e a tua cerviz um tendo de ferro, e tens a testa de bronze. Por isso, to anunciei desde aquele tempo e to dei a conhecer antes que acontecesse, para que no dissesses: O meu dolo fez estas cousas ou a minha imagem de escultura e a fundio as ordenaram. J o tens ouvido; olha para tudo isto; porventura, no o admites? Desde agora te fao ouvir cousas novas e ocultas, que no conhecias" (Isaas 48.3-6). Questes objetivas 1. Dominaram Jud, entre o primeiro e o Segundo Isaas: ( ) Egito ( ) Assria ( ) Babilnia ( ) Roma ( ) Grcia 2. Aps a destruio de Jerusalm, o povo passou a viver: ( ) no Egito ( ) na Babilnia ( ) na Palestina

3. No tempo do primeiro Isaas, como era o povo? ( ) politicamente prspero ( ) humilhado pela Babilnia ( ) pecador 4. No tempo do Segundo Isaas, como era o povo? ( ) economicamente prspero ( ) humilhado pela Assria ( ) pecador 5. A misso do primeiro Isaas foi dada por Deus atravs do versculo: ( ) Torna insensvel o corao deste povo (Isaas 6.10) ( ) Consolai, consolai o meu povo (Isaas 40.1) ( ) Mas vs folgareis e exultareis perpetuamente (Isaas 65.18) 6. A misso do Segundo Isaas foi: ( ) Torna insensvel o corao deste povo (Isaas 6.10) ( ) Consolai, consolai o meu povo (Isaas 40.1) ( ) Mas vs folgareis e exultareis perpetuamente (Isaas 65.18) 7. Palavras do povo, na poca do Segundo Isaas (Lamentaes 5.1-18): ( ) Caiu a coroa de nossa cabea ( ) Escravos dominam sobre ns ( ) Queimaram a Casa de Deus ( ) ...derrubaram os muros de Jerusalm ( ) Jeremias comps uma lamentao...

22

8. Palavras de 2 Crnicas 35.20-36.23, sobre a poca do Segundo Isaas: ( ) Caiu a coroa de nossa cabea ( ) Escravos dominam sobre ns ( ) Queimaram a Casa de Deus ( ) ...derrubaram os muros de Jerusalm ( ) Jeremias comps uma lamentao... Dissertaes 9. Mostre trs diferenas entre o primeiro e o Segundo Isaas. Comente. 10. Nosso povo merece as palavras do primeiro ou do Segundo Isaas? Justifique.

7. Lio Ciro, o pago escolhido


Texto base: Isaas 45.1-7 Textos correlatos : Isaas 30.1-7; 41.1-20 (vermezinho); 45.8-18; 51.9-16. Textos complementares: Jeremias 5.1-5; Isaas 55.1-5 Ciro, o pago Para entender quem foi Ciro, d uma olhada no mapa que se encontra na 1. lio. Acima da Mesopotmia, bem direita do mapa, no extremo Oriente, havia a Mdia, um imprio rival e uma ameaa constante Babilnia, que na poca dominava Israel. Ainda mais para o Oriente, j fora de seu mapa, estava a Prsia, uma provncia dominada pela Mdia. Ciro era desta provncia e, tendo se revoltado contra seu dominador, no somente alcanou a independncia para seu territrio como chegou a conquistar o domnio do prprio o imprio que o oprimia. Ambicioso, tratou de ampliar suas conquistas. Mas voltou primeiro os olhos ainda mais para o Oriente, distanciando-se da Babilnia. Entretanto, os judeus exilados na Babilnia enchiam-se de esperana, porque sabiam que, mais cedo ou mais tarde, chegaria a sua. No incio de suas campanhas, Ciro certamente no conhecia o Deus da Bblia e

23

talvez nem mesmo soubesse da existncia de um povo seu escolhido, no meio de tantos outros exilados, mas o profeta se perguntava: "Quem suscitou do Oriente aquele a cujos passos segue a vitria? Quem faz que as naes se lhe submetam, e que ele calque aos ps os reis, e com a sua espada os transforme em p, e com o seu arco, em palha que o vento arrebata?" (Isaas 41.2). E recebia a resposta: "Aquele que desde o princpio tem chamado as geraes existncia, eu o Senhor, o primeiro, e com os ltimos eu mesmo" (Isaas 41.4). Ciro, o escolhido Mas as vitrias desse pago tinham no plano divino um propsito muito preciso: "Por amor de meu servo Jac e de Israel, meu escolhido, eu te chamei pelo teu nome e te pus o sobrenome, ainda que no me conheces" (Isaas 45.4). Muitos podem estranhar que a libertao do povo escolhido pudesse vir atravs da ao de um rei cuja adorao estava muito longe de dirigir-se ao Deus de Israel. Mas, se Deus podia servir-se de povos pagos para castigar seu povo, como se serviu da Assria no tempo do primeiro Isaas, certamente poderia servir-se deles tambm para libert-lo. Sua soberania no se restringia a Israel, pois Senhor sobre toda a terra:

"Eu fiz a terra e criei nela o homem; as minhas mos estenderam os cus, e a todos os seus exrcitos dei as minhas ordens. Eu, na minha justia, suscitei a Ciro e todos os seus caminhos endireitarei; ele edificar a minha cidade e libertar os meus exilados, no por preo nem por presentes, diz ao Senhor dos Exrcitos" (Isaas 45.12,13). Nos dois casos, as profecias declaram que tudo concorre e nada pode interferir nos propsitos do Senhor. Quando seu propsito a repreenso de um povo pecador, como na primeira situao, nenhum poder deste ou de outro mundo conseguir libert-lo. Mas, se o propsito divino for salvar um povo sofredor, seus agentes, sejam quais forem, levaro a cabo esse intento. A percepo proftica Vimos tambm na 5. Lio que o primeiro Isaas condenou a atitude do rei Acaz, quando este pediu ajuda Assria, contra a Sria e Israel, que o atacavam. Do mesmo modo, na 6. Lio, vimos que este mesmo profeta discordou do ento rei Ezequias, que pediu ajuda ao Egito, contra a prpria Assria, que j o dominava. "Pois, quanto ao Egito, vo e intil o seu auxlio; por isso, lhe chamei Gabarola que nada faz" (Isaas 30.7). Parece, primeira vista, que o profeta simplesmente no aprovava alianas com os reis pagos. O Segun-

24

do Isaas, ao contrrio, viu em Ciro um escolhido do Senhor. Vimos o quanto custou ao rei Acaz a ajuda da Assria, e Jeremias 5.1-5 nos descreve o preo que Ciro cobrou, apesar de o profeta ter anunciado que a libertao viria no por preo nem por presentes (Isaas 45.13). Nos dois casos, Jud teve de pagar pesados tributos ao ajudador, mas, enquanto a o primeiro fez Acaz erguer um altar ao seu deus dentro do prprio templo do Senhor, o segundo, no somente permitiu, como patrocinou a reconstruo da vida religiosa e do templo. Esta parece ser a diferena entre uma e outra situao. A percepo pelo profeta, de que Ciro, diferentemente do Egito e da Assria, poderia ser o instrumento divino to esperado para a libertao de Israel, demonstra um profundo conhecimento da poltica internacional de seu tempo. Alm de estar atualizado com o que acontecia nas terras mais distantes de seu mundo, ele tinha tambm a habilidade de perceber o rumo que tomavam os fatos e as possveis implicaes para seu povo em desgraa. Isaas e seus continuadores revelam-se assim observadores atentos a tudo que acontecia, nas proximidades e distncia, ansiosos para descobrir nos fatos histricos concretos a mo do Deus fiel levando a cabo sua interveno libertadora, fiel a suas promessas. Ao longo de duzentos anos, eles no se cansaram de anunciar essa libertao. Sem tirar os olhos da histria durante todo esse tempo, sem perder a esperana, aguardavam o momento em que:

"voltaro os resgatados do Senhor e viro a Sio com jbilo, e perptua alegria lhes coroar a cabea; o regozijo e a alegria os alcanaro, e deles fugiro a dor e o gemido" (Isaas 51.11) Deus continua libertando Os cristos, que pensamos deveriam liderar corajosamente a luta contra toda sorte de opresso, so vistos muitas vezes do lado dos que resistem aos movimentos de libertao. Po outro lado, a histria moderna est cheia de exemplos de libertaes que vem da parte de pessoas pags. A prpria democracia, que tanto prezamos, tem sido uma conquista contnua que conta com a participao de grandes nomes que adoram outros deuses e que at se declaram ateus. Orgulhosos de nossa adoo como filhos de Deus, nos parece estranho que tais coisas aconteam. Mas a Isaas nos mostra com exemplos concretos que tanto crentes como pagos podem ser instrumentos de seus propsitos, e que faz parte do ministrio proftico identif icar e mostrar ao seu povo onde se faz presente a ao libertadora de Deus, dentro e fora da Igreja. Questes Objetivas 1. Pas de origem de Ciro: ( ) Israel ( ) Jud ( ) Egito ( ) Assria

25

( ( ( (

) Babilnia ) Prsia ) Mdia ) Grcia

( ) ...eu, o Senhor, fao todas estas coisas ( ) ...suscitei a Ciro ( ) ...eu sou o Senhor, e no h outro ( ) Eu irei adiante de ti 7. Numere as referncias conforme os textos respectivos: (1) Isaas 30.1-7 (2) Isaas 41.1-20 (3) Isaas 45.8-18 (4) Isaas 51.9-16 ( ( ( ( ) Eu, na minha justia, suscitei a Ciro ) O exilado cativo depressa ser libertado ) Tu s meu servo, eu te escolhi ) Mas o refgio de Fara se vos tornar em vergonha

2. Deus serve-se dos pagos para... ( ) castigar seu povo ( ) libertar seu povo ( ) no se serve dos pagos 3. Que pas Deus usou para libertar Jud do exlio na Babilnia? ( ) Egito ( ) Assria ( ) Prsia ( ) Grcia ( ) Roma 4. Aps ser ajudado pelo pas indicado na resposta acima, Jud... ( ) pagou altos tributos ( ) gozava liberdade religiosa ( ) construiu um altar para deuses pagos ( ) gozava liberdade poltica 5. Aps ser ajudado por Ciro, Jud... ( ) pagou altos tributos ( ) gozava liberdade religiosa ( ) construiu um altar para deuses pagos ( ) gozava liberdade poltica 6. Nosso texto base (Isaas 43.1-7) afirma:

8. Profecia de Isaas 45.13 que Ciro no cumpriu: ( ) edificar a minha cidade ( ) libertar os meus exilados ( ) no por preo, nem por presentes Dissertaes 9. Nosso povo hoje precisa da repreenso ou da libertao de Deus? Explique. 10. Descreva fatos histricos libertadores de nossos dias.

26

8. Lio O Servo Sofredor


Voc se lembra de seu filho que lhe desobedeceu, acabou caindo, e se machucou? Voc, apesar da desobedincia, correu para socorr-lo. Primeiro, tratou de acalm-lo, consol-lo. Depois, voc o colocou em um lugar confortvel, cuidou dos ferimentos, com os recursos que tinha em casa, e ficou observando. Quando percebeu que o caso podia ser grave, voc o levou a uma clnica, e no descansou, at v-lo totalmente restabelecido. Percebeu a transformao que voc experimentou? Antes do acidente, voc era uma autoridade, que dava ordens. Depois, servir passou a ser sua nica preocupao. Texto base: Isaas 52.13-53.12 Textos correlatos Gnesis 12.1-3; Deuteronmio 4.35-40; 30.15-20; Isaas 42.1-9; 49.1-6; 50.4-11; Hebreus 9.11-15; 10.1-11. Textos complementares: Hebreus 9.1-10.

A teimosia de Deus em nos libertar e salvar Quando Deus graciosamente libertou Israel do Egito, sua vontade era de que o povo nunca mais voltasse a ser oprimido. Para que isso fosse possvel, ele deu-lhe o seguinte conselho, atravs de Moiss: "Guarda, pois, os seus estatutos e os seus mandamentos que te ordeno hoje, para que te v bem a ti e a teus filhos depois de ti e para que prolongues os dias na terra que o Senhor, teu Deus, te d para todo o sempre" (Deuteronmio 4.40). Mas o povo por diversas vezes desviou-se desse caminho e, por isso, encontrava-se fora da terra. Em vrias ocasies, a situao chegou a ser to desesperadora que ele esteve disposto a pagar qualquer preo para livrar-se do mal que tinha feito a si prprio. Outrora havia pago tributos e enviado presentes a reis poderosos, e at recorrido a outros deuses, para fugir das armadilhas em que se meteu. O que, ao contrrio, s contribuiu para piorar a situao. Agora, exilado na Babilnia, s podia contar com o Senhor, que lhe proporcionava gratuitamente a libertao, como vimos na lio anterior. Mas se Israel fosse simplesmente liberto do poderio babilnico da mesma maneira que havia sido liberto do Egito e da Assria, ele certamente voltaria a ser entregue a sua prpria sorte e, com certeza, cairia novamente na mesma situao. Por isso Deus preparou uma libertao mil vezes maior para seus filhos, como vamos ver na ltima lio, e portanto, para isso, sua prxima interveno teria que contar com algo diferente do que caracteri-

27

zou as anteriores. Para isso ele resolveu enviar um servo muito especial, que "proceder com prudncia; ser exaltado e elevado e ser mui sublime" (Isaas 52.13). Este servo anunciado pelo Segundo Isaas nos seus poemas conhecidos como cnticos do Servo (Isaas 42.1-9; 49.1-6; 50.4-11; 52.13-53.12), dos quais faz parte o texto base desta lio. Libertao dos povos (Isaas 52.13-15) Incapaz de sustentar a sua prpria salvao, Israel tinha perdido antes de mais nada a capacidade de ser uma bno para "todas as famlias da terra" (Gnesis 12.3), inteno final da ao de Deus, anunciada desde que assumiu o compromisso de fazer da descendncia de Abrao um povo numeroso. Isso explica porque, na primeira parte de nosso poema, o profeta afirma a respeito das naes e reis: ...aquilo que no lhes foi anunciado vero, e aquilo que no ouviram entendero (Isaas 52.15). Assim, amplia-se o auditrio do profeta, passando a incluir todas as naes. Vimos na lio anterior um rei pago sendo usado por Deus para alcanar seus propsitos. Agora o mundo todo includo como beneficirio de sua ao: Pouco o seres meu servo, para restaurares as tribos de Jac e tornares a trazer os remanescentes de Israel; tambm te dei como luz para os gentios, para se-

res a minha salvao at extremidade da terra (Isaas 49.6). Libertao do pecado (Isaas 53.1.10) Em primeiro lugar, era preciso que o povo, e todas as naes, fossem salvos daquilo que os fazia sempre distanciar-se de seu Deus, seu pecado. Mas o pecado tem um preo alto, que ele tambm no tinha a mnima condio de pagar. O Senhor havia institudo atravs de Moiss vrios sacrifcios para remisso de pecados (Levtico), mas nessa poca o templo, em que estava o nico altar para sacrifcios, estava destrudo e, por outro lado, como nos ensina a epstola aos Hebreus: "...todo sacerdote se apresenta, dia aps dia, a exercer o servio sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifcios, que nunca jamais podem remover pecados "(Hebreus 10.11). Para Isaas, quem pagaria a conta seria o Servo do Senhor: ...ele foi traspassado pelas nossas transgresses e modo pelas nossas iniqidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." (Isaas 53.5). O Novo Testamento, especialmente a epstola aos Hebreus, anuncia o cumprimento desta profecia na pessoa de Jesus Cristo: "...o sangue de Cristo, que, pelo Esprito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mcula a Deus, purificar

28

a nossas conscincia de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!" (Hebreus 9.14). O sangue do Servo do Senhor, anunciado por Isaas, era o nico sem mcula que poderia nos purificar de nossos pecados: ...posto que nunca fez injustia, nem dolo algum se achou em sua boca (Isaas 53.9). O autor de Hebreus identifica expressamente Jesus Cristo com o Mediador da nova aliana (Hebreus 9.15), prometido atravs das palavras de Isaas 42.6.

Questes objetivas 1. Antes do exlio, o povo buscava fugir dos males do pecado com a ajuda... ( ) de reis poderosos ( ) de deuses pagos ( ) do Deus verdadeiro 2. So poemas conhecidos como Cnticos do Servo: ( ) Isaas 52.13-53.12 ( ) Gnesis 12.1-3 ( ) Deuteronmio 4.35-40 ( ) Isaas 42.1-9 ( ) Isaas 49.1-6 ( ) Isaas 50.4-11 ( ) Hebreus 10.1-11 3. Abrao e o Servo do Senhor foram chamados a ser bno para: ( ) Israel ( ) Jud ( ) Igreja ( ) Todas as famlias da terra 4. Isaas 42.6 promete e Hebreus 9.15 anuncia Jesus Cristo como... ( ) Mediador ( ) Messias ( ) Salvador ( ) Mestre ( ) Rei

O Servo sofredor (Isaas 53.10-12) A ltima parte do poema fala dos benefcios que o prprio Servo receber de seu trabalho: ver a sua posteridade e prolongar os seus dias, lhe darei muitos como a sua parte, etc., mas comea com um resumo da segunda parte: ao Senhor agradou mo-lo.

Desta maneira, evidencia-se mais uma vez a maneira prpria de Deus agir: na fraqueza.

Ofereci as costas aos que me feriam e as faces, aos que me arrancavam os cabelos; no escondi o rosto aos que me afrontavam e me cuspiam. (Isaas 50.6)

29

5. S o sacrifcio do Servo pode nos purificar porque... ( ) repetido diariamente ( ) oferecido sem mcula ( ) nunca fez injustia 6. Isaas 42.1-9 afirma: ( ) Perto est o que me justifica ( ) tambm te deu como luz para os gentios ( ) Eu, o Senhor, te chamei em justia 7. Isaas 49.1-6 afirma: ( ) Perto est o que me justifica ( ) tambm te deu como luz para os gentios ( ) Eu, o Senhor, te chamei em justia 8. Isaas 50.4-11 afirma: ( ) Perto est o que me justifica ( ) tambm te deu como luz para os gentios ( ) Eu, o Senhor, te chamei em justia Dissertaes 9. Descreva outras profecias do texto base que se cumpriram no Novo Testamento. 10. Hoje ainda acontecem libertaes atravs da fraqueza? D exemplos.

9. Lio Buscai
Voc j brincou de caa ao tesouro? Ningum tem dvida da promessa dos organizadores de que, no final, vai encontrar uma surpresa interessante. Mas so poucos os que se interessam por essa brincadeira. Muitos dos que comeam, desistem aps as primeiras pistas. Muito poucos buscam at o fim. Mas s um que acha. So poucos tambm que buscam a Deus. Muitos nem acreditam em suas promessas. Outros no se interessam por elas. H tambm os que param pelo caminho. Mas todos os que perseveram at o fim o encontram. Texto base: Isaas 55.1-13 Textos correlatos: Isaas 42.1-9; Salmo 89.27-37; Jeremias 32.40; Mateus 7.7-11. Textos complementares:: 2. Samuel 7.4-16; Jeremias 31.31-34; 2 Samuel 7.4-16. O direito O texto que estudamos na ltima lio, remisso de pecados no a nica misso designada ao Servo do Senhor. Ele tambm promulgar o direito para os genti-

30

os e No descansar, nem se quebrar at que ponha na terra o direito (Isaas 42.1, 4). O profeta assegura: No esmagar a cana quebrada, nem apagar a torcida que fumega, isto , no aniquilar um povo ferido quase que mortalmente, mas, de novo, promulgar o direito (Isaas, 42.3). Neste contexto, direito passa a significar uma boa palavra ao cansado ou a aquele que andou em trevas, sem nenhuma luz (Isaas 50.4,9), abrir os olhos aos cegos, tirar da priso o cativo e do crcere, os que jazem em trevas (Isaas 42.7). Para isso, Eu, o Senhor, te chamei em justia, tomar-te-ei pela mo, e te guardarei, e te farei mediador da aliana com o povo e luz para os gentios (Isaas 42.6). Vinde (Isaas 55.1-5) Nosso texto-base volta a falar em aliana: ...convosco farei uma aliana perptua (Isaas 55.3). Mas Jeremias que nos explica o que ela tem de novo: ...segundo a qual no deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu corao, para que nunca se separem de mim (Jeremias 32.40). Ela era em si o cumprimento de uma outra aliana antiga, esclarece a seguir o texto base, ...que consiste

nas fiis misericrdias prometidas a Davi. (versculo 3), e cuja descrio encontramos no livro de Salmos: Se os seus filhos desprezarem a minha lei e no andarem nos meus juzos, se violarem os meus preceitos e no guardarem os meus mandamentos, ento, punirei com vara as suas transgresses e com aoites, a sua iniqidade. No violarei a minha aliana, nem modificarei o que os meus lbios proferiram (Salmo 89.30-34). Pela desobedincia, o povo anula a aliana. Mas Deus permanece fiel, apesar da infidelidade do povo, no modifica o que seus lbios proferiram. Para que no venha novamente a ser anulada, e o direito realmente alcance o cansado, os cegos, o cativo e os que jazem em trevas, ele atribui a seu Servo a misso de ser tambm o mediador dessa aliana (Isaas 42.6). Como vimos, a epstola aos Hebreus apresenta a Jesus Cristo encarnando essa misso do Servo (Hebreus 9.15), de ser a garantia da nova aliana. Buscai (Isaas 55.6-13) O texto bsico da presente lio, por sua vez, comea oferecendo a nova aliana aos que tendes sede, que no tendes dinheiro: Ah! Todos vs, os que tendes sede, vinde s guas, e vs, os que no tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preo, vinho e leite (Isaas 55.1).

31

Os que no tm dinheiro costumam dizer que a desgraa vem sozinha, no precisa ser encomendada. Por outro lado, o Mediador das promessas afirma: ...vosso Pai, que est nos cus, dar boas coisas aos que lhe pedirem, isto , quem pede que recebe, quem busca que acha, e a quem bate que se abrir (veja Mateus 7.7-11). Neste mesmo esprito que o profeta convida: Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto est perto (Isaas 55.6). Mas, quando Deus oferece ao homem uma aliana, ele exige que o este faa sua parte, para que suas promessas se tornem realidade. Abrao ele ordenou que deixasse sua parentela e fosse para uma terra que ele indicaria (Gnesis 12.1). Do povo de Israel, exigiu obedincia a sua Lei, quando o conduziu Terra Prometida (Deuteronmio 4.40) e quando Davi o mantinha a salvo das agresses das naes pags (Salmo 89.30-32). Agora, que mais uma vez est para mudar a sorte do seus filhos, o Senhor espera pelo menos que estes mudem de comportamento: Deixe o perverso o seu caminho, o inquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecer dele, e volte-se para o nosso Deus, porque rico em perdoar (Isaas 55.7). No passado, o primeiro Isaas bradava a um povo condenado: Ouvi, ouvi e no entendais; vede, vede, mas no percebais (...) para que no venha a ver com os o-

lhos, a ouvir com os ouvido e a entender com o corao, e se converta, e seja salvo (Isaas 6.9,10). Reveja a 4. Lio. Agora, ao contrrio, o Segundo Isaas anuncia a um povo resgatado: ...assim ser a palavra que sair da minha boca: no voltar para mim vazia, mas far o que me apraz e prosperar naquilo para que a designei (Isaas 55.11).

Questes objetivas 1. Para o Segundo Isaas, direito significa: ( ) boa nova para o cansado ( ) abrir os olhos aos cegos ( ) tirar da priso o cativo 2. Era misso do Servo garantir que o direito alcanasse: ( ) os cansados ( ) os cativos ( ) os cegos ( ) os crentes 3. A aliana perptua seria cumprimento de outra, feita antes com: ( ) No ( ) Moiss ( ) Abrao ( ) Davi

32

4. Compromissos de Deus para a aliana perptua, segundo Isaas e Jeremias: ( ) no deixarei de lhe fazer o bem ( ) porei o meu temor no seu corao ( ) punirei com varas as suas transgresses 5. Mateus 7.7-11 afirma: ( ) quem espera sempre alcana ( ) quem pede recebe ( ) quem busca acha 6. Numere a 1 coluna de acordo com a 2 (o que Deus exigiu de cada personagem abaixo?). ( ) Abrao ( ) Moiss ( ) Davi ( ) Aliana eterna (1) Ir para a terra que ele mostraria. (2) Converter-se. (3) Guardar os seus estatutos. (4) Andar nos seus juzos. 7. Efeito esperado da Palavra revelada ao primeiro Isaas: ( ) Escondi tua Palavra no meu corao ( ) No voltar para mim vazia ( ) Ouvi, ouvi, e no entendais 8. Efeito esperado da Palavra revelada ao Segundo Isaas: ( ) Escondi tua Palavra no meu corao

( ) No voltar para mim vazia ( ) Ouvi, ouvi, e no entendais Dissertaes 9. Explique as diferenas das mensagens do primeiro e do Segundo Isaas. 10. Hoje em dia, Deus nos enviaria a mensagem do primeiro ou do Segundo Isaas? Explique.

33

10. Lio Novos cus e nova terra


Cristos, muulmanos e judeus reivindicam direitos histricos sobre Jerusalm. Na Amrica Latina, ndios disputam com brancos e com outros ndios a posse da terra que necessitam para viver. E, no Brasil, como vamos resgatar nossa dvida com os ndios? Vamos todos voltar para a Europa e frica, que no so mais nossas? No seria muito melhor esquecermos o passado to duvidoso, para fundamentar nossos direitos? No seria melhor repartirmos o que Deus fez para todos, baseados em uma nova terra, onde reinaria a verdadeira justia? Nos novos cus e nova terra anunciados por Isaas e vislumbrados no Apocalipse? Texto base: Isaas 65.17-25 Textos correlatos: Esdras 1; Isaas 11.1-10; 43.1421; 56.9-12; 58; 59.1-15; Lucas 1.46-56. Textos complementares: Mateus 6.16-18. Recapitulando Ao longo deste estudo de Isaas, acompanhamos o povo de Deus vivendo dois momentos bem diferentes.

No primeiro momento, o profeta falou a um povo que experimentava grande prosperidade poltica e econmica, mas estava social e moralmente corrompido, a tal ponto que sua misso foi tornar insensvel seu corao para que no viesse a se converter e ser salvo. No segundo momento, o profeta tinha diante de si um povo duplamente humilhado, castigado pelo Senhor; sua misso, desta vez, passou a ser consolai o meu povo. Reveja, na 2. Lio - Os dois Isaas. Enquanto o profeta consolava, Deus agia. Levantou a Ciro, do extremo Oriente, que destruiu o opressor, permitiu a volta do povo para sua terra, e no apenas lhe restituiu a liberdade de cultuar ao seu Deus, como tambm patrocinou a reconstruo do templo e das muralhas de Jerusalm (Esdras 1), sob a liderana de Esdras e Neemias. S no lhe concedeu total independncia, pois conservou a Palestina como provncia do imprio persa, mas, mesmo assim, nomeou este ltimo, um judeu, como governador. Deus, mais uma vez, cumpre sua promessa, sua parte na aliana. O povo, depois do exlio As esperanas colocadas em Ciro, pelo Segundo Isaas (veja 8. Lio), concretizaram-se, assim, em parte. Mas o povo, testemunha o Terceiro Isaas, mesmo depois de tudo por que passou, no havia aprendido a lio:

34

Os atalaias [governantes] so cegos, nada sabem; todos so ces mudos, no podem ladrar; sonhadores preguiosos, gostam de dormir (Isaas 56.10) Pelo que o direito se retirou, e a justia se ps de longe; porque a verdade anda tropeando pelas praas, e a retido no pode entrar (Isaas 59.14). Eis que jejuais para contendas e rixas e para ferirdes com punho inquo (Isaas 58.4), povo que de contnuo me irrita abertamente, sacrificando em jardins e queimando incenso sobre altares de tijolos (Isaas 65.3). Porque as nossas transgresses se multiplicam perante ti, e os nossos pecados testificam contra ns (Isaas 59.12). No haver lembrana A situao moral e religiosa era semelhante do primeiro Isaas. Mas, em lugar de condenao, que ento se anunciava, o Terceiro Isaas proclama: ...para Jerusalm alegria e para o seu povo, regozijo (Isaas 65.18). Por outro lado, o primeiro Isaas e os profetas de sua poca receberam ordem de escrever os males que Deus intentava fazer, para ficar como testemunho para as prximas geraes (Isaas 30.8). Entretanto, ao Terceiro, o Senhor assegurava: ...j no haver lembranas das coisas passadas... (Isaas 65.17)

Por que mensagens to diferentes para situaes morais e religiosas to iguais? Na primeira, o povo gozava autonomia poltica e prosperidade econmica, enquanto que, na Segunda, vivia na misria, dominado por naes pags. O povo havia retornado a sua terra, mas no havia conseguido reerguer-se como nao, o Servo do Senhor ainda no havia posto na terra o direito (reveja a 9. Lio O Servo) Parece que a resposta est no chamado Cntico de Maria, em Lucas 1.52 e 53: Derribou de seus tronos os poderosos e despediu vazio os ricos, mas exaltou os humildes e encheu de bens os famintos. Coisas passadas As coisas futuras anunciadas por Isaas, e pelos demais profetas, fundamentam-se sempre numa outra grande libertao j realizada, pelo mesmo Deus, no passado. Quando o primeiro Isaas revela que do tronco de Jess sair um rebento (Isaas 11.1-10), ele est dizendo que a libertao que vir ser ainda mais maravilhosa do que as alcanadas atravs do rei Davi, filho de Jess, as quais o povo trazia muito forte na memria e das quais sentia saudade. Para o Segundo Isaas (Isaas 43.14-21), o Deus que outrora preparou um caminho no mar anunciava coisas to mais maravilhosas, que o povo podia at esquecer aqueles atos grandiosos que o

35

transformaram, de um grupo de escravos, em um grande povo: No lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que fao coisa nova... (Isaas 43.18,19). O Terceiro Isaas, que estamos estudando, vai ainda mais longe, compara a ao futura de Deus com uma nova Criao, e revela tambm que sero esquecidas todas as coisas desagradveis que envolveram a primeira: ...no haver lembrana das coisas passadas, jamais haver memria delas. (Isaas 65.17). Novos cus e nova terra Certamente, os cus e terra de nosso texto base so os mesmos cu e terra que o autor do Apocalipse veria sculos mais tarde (Apocalipse 21.1-8), com os olhos de seu tempo. Ele pde reconhec-los porque conhecia as profecias de Isaas. Assim como ns, que s compreenderemos a viso do servo Joo, se conhecermos as promessas do profeta. Ou seja, Isaas 65 a chave para entender Apocalipse 21. O segredo lermos os dois como Joo lia Isaas, isto , com os olhos de nosso tempo. Quando lemos a revelao dos novos cus e nova terra a partir de Isaas, a atualidade de sua mensagem impressionante. Parece que ela se destina exclusivamen-

te para quem vive nossa realidade, nossos problemas especficos. A uma sociedade onde as crianas e os velhos sofrem os piores maltratos, o profeta anuncia: No haver mais nela criana para viver poucos dias, nem velho que no cumpra os seus (Isaas 55.20). Para a nao dos sem-terra e sem-teto, ele promete: Eles edificaro casas e nelas habitaro; plantaro vinhas e comero o seu fruto. No edificaro para que os outros habitem; no plantaro para que outros comam (Isaas 65.21,22). Ser restabelecida a perfeita relao entre a terra e os cus: E ser que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei (Isaas 65.24). At entre os animais passar a reinar a harmonia, pois o lobo e o cordeiro pastaro juntos, e o leo comer palha como o boi (Isaas 65.25) Questes objetivas 1. Os novos cus e terra foram anunciados por Isaas... ( ) antes do exlio na Babilnia ( ) durante o exlio na Babilnia ( ) depois do exlio na Babilnia

36

2. Como o profeta descreve a vida do povo depois do exlio? ( ) os atalaias gostam de dormir ( ) a justia se ps de longe ( ) jejuais para contendas ( ) nossas transgresses se multiplicam 3. O verdadeiro jejum para o Terceiro Isaas: ( ) deixar livres os oprimidos ( ) despedaar todo jugo ( ) ungir a cabea, lavar o rosto 4. Profecias do primeiro Isaas: ( ) escreve... para os dias vindouros ( ) j no haver lembranas ( ) talvez ouam... o mal que eu intento fazer-lhes ( ) para seu povo, regozijo 5. Profecias do Terceiro Isaas: ( ) escreve... para os dias vindouros ( ) j no haver lembranas ( ) talvez ouam... o mal que eu intento fazer-lhes ( ) para seu povo, regozijo 6. O povo que ouviu o primeiro e o Terceiro Isaas tinha em comum: ( ) pobreza ( ) riqueza ( ) independncia ( ) submisso ( ) pecado

7. Os novos cus e terra vistos por Isaas: ( ) No haver choro ( ) Deus habitar com os homens ( ) O trabalho no ser em vo ( ) Deus responder antes que clamem ( ) O vencedor herdar estas coisas 8. Os novos cu e terra vistos a partir do texto do Apocalipse: ( ) No haver choro ( ) Deus habitar com os homens ( ) O trabalho no ser em vo ( ) Deus responder antes que clamem ( ) O vencedor herdar estas coisas Dissertaes 9. Cite trs problemas atuais e as promessas bblicas para resolv-los. 10. Se vivesse hoje como Isaas descreveria seus novos cus e terra?

You might also like