You are on page 1of 9

II Colquio da Ps-Graduao em Letras UNESP Campus de Assis ISSN: 2178-3683 www.assis.unesp.br/coloquioletras coloquiletras@yahoo.com.

br

O FIM DA ARTE: APROXIMAES AO PENSAMENTO DE ARTHUR C. DANTO Paulo Fernando da Silva (Mestrando UNESP/Marlia)
RESUMO: A obra de arte, desde o advento da pop art e de outros movimentos similares, tem sofrido vrios questionamentos, como por exemplo: o que distingue um objeto comum de uma obra de arte?, beleza e arte so essencialmente juntas?. Enfrentando essas questes, propomos uma leitura filosfica da teoria de Arthur C. Danto, que interpreta as transformaes ocorridas na arte a partir da dcada de 60, com especial ateno s obras de Duchamp, que preconizou o que ele nomeia como transfigurao do banal: objetos comuns apresentados como arte. Assim, Danto desenvolve uma teoria do fim da arte que se refere diretamente a Hegel. Destarte, a ideia de um fim da arte no significa propriamente sua morte, mas o fim das restries histricas criao artstica e, mais precisamente, o fim de uma era da arte: a era da esttica. Desta forma, o valor artstico de uma obra de arte se torna independente de suas qualidades exteriores, ou seja, estticas. PALAVRAS-CHAVE: Fim da arte; Danto; esttica; filosofia da arte.

Introduo: Analisando as mais diversas manifestaes artsticas, principalmente as relacionadas pop art, Danto, a princpio, fica indignado com o pluralismo de objetos utilizados e apresentados como arte. Posteriormente convencido, aps voltar sua ateno s obras de Duchamp, acabou por concluir que este teve o crdito de legitimar para os artistas o uso de materiais no convencionais para que fizessem o tipo de crtica que pretendiam para efetivamente esfregar no nariz da sociedade os emblemas das suas deficincias (DANTO, 2000, p. 27). Desta forma, o uso de materiais do cotidiano, carregados de banalidade, representou para Danto a mais radical dissociao entre esttica e arte (DANTO, 2000, p. 22) e, seu maior exemplo, o Brillo Box, que fez mais do que afirmar que uma caixa de sabo dotada de surpreendentes atributos metafricos (DANTO, 2005, p. 297), cumpriu seu papel, assim como toda obra de arte: exteriorizar uma maneira de ver o mundo, expressar o interior de um perodo cultural, oferecendo-se como espelho para flagrar a conscincia dos nossos reis (DANTO, 2005, p. 297). Destarte, segundo Danto, colocou-se a a principal questo da Filosofia da Arte, ou seja, explicar como a obra se relaciona com o objeto (DANTO, 2005, p. 19). Posto isto, desprovida de beleza e de satisfao, a

920

obra de arte que antes era entendida a partir do modelo da esttica de Baumgarten, e cultivada por quase seis longos sculos, teve seu fim (re) anunciado. A arte, agora, deve ento ser analisada filosoficamente, uma vez que extrapolou os limites colocados pela crtica de arte moderna, pois caracterstica dos historiadores da arte que a arte seja explicada unicamente pela arte (DANTO, 2000, p. 26) e suas insuficientes explicaes no mais respondem a contento aos questionamentos suscitados no interior da prpria arte, pois a partir da pop art nenhuma arte mais historicamente imperativa comparada com qualquer arte. Nenhuma arte historicamente mais verdadeira do que outra, nem em especial mais falsa (DANTO, 2006, p. 31). No obstante, desde o pluralismo das obras de arte da dcada de 60, vrias questes vm sendo levantadas e nossa aproximao ao pensamento de Danto parte da questo principal, j coloca por ele, de determinar como ocorre a relao entre a obra e o objeto. Inerente a essa questo est o problema da ontologia da obra de arte e a teoria que anunciou o seu fim. Assim sendo, no fica difcil perceber na teoria desenvolvida por Danto a forte influncia do pensamento hegeliano, ao qual, tambm, nos remeteremos a fim de melhor entender a leitura proposta por nosso autor. Entretanto, vale frisar que o enfoque da filosofia da arte hegeliana por Danto e, consequentemente, em nosso artigo, no se dirige propriamente questo da morte da arte1 j defendida pelo professor de Jena, mas sim ao recorte acima definido.

O (re)anncio do fim da arte Logo na introduo dos Cursos de Esttica, Hegel define o termo esttica como aquele que designa a cincia do sentido (Empfinden) e como filosofia da bela arte a verdadeira expresso para Cincia, no caso, da arte. A esttica, como salienta Hegel, a cincia que trata do belo em geral, mas to-somente do belo da arte (HEGEL, 1999, p. 27), o belo que visa proporcionar a satisfao, o gosto. No dizer de Hegel, o gosto dirigido somente superfcie externa em que jogam os sentimentos e, continua, o assim chamado bom gosto teme os efeitos profundos da arte e silencia quando as exterioridades e os incidentes desaparecem (HEGEL, 1975 apud DANTO, 2000, p. 18). Uma vez que a arte atende somente aos gostos e sua crtica se restringe arte em si mesma (histria), ficando cada vez mais evidente as barreiras entre vida e arte:
Hegel trata da questo da morte da arte nos seus Cursos de Esttica, mais propriamente nos captulos I e IV, A Ideia e o Ideal, e na parte da Arte Romntica. Segundo ele, a morte da arte se d como um evento na histria como momento do Esprito, sendo superada pela Religio e, posteriormente, esta, pela Filosofia.
1

921

a arte, considerada em sua vocao mais elevada, e permanece para ns coisa do passado. Com isso, para ns ela perdeu verdade e vida genunas, tendo sido transferida para nossas ideias em vez de manter o seu destino primeiro na realidade e ocupado seu lugar mais elevado. O que agora estimulado em ns por obras de arte no apenas a satisfao imediata, mas tambm o nosso julgamento, uma vez que submetemos nossa considerao intelectual o contedo da arte, e os meios de apresentao da obra de arte, e a adequao ou inadequao de um ao outro. (HEGEL, 1975 apud DANTO, 2006, p. 35)

A arte, em sua essncia verdadeira, mantm uma relao contnua com a realidade e, por isso, um modo objetivo de representar e refletir sobre o mundo que a est, pois a capacidade inata do ser humano de representar o seu meio um processo que demanda pensamento. Desta forma, a arte compreendida como esttica, cede lugar filosofia da bela arte, pois, como ecoou Danto:
o conceito de gosto desapareceu da avaliao crtica das obras de arte [...] Duchamp, sozinho, demostrou que inteiramente possvel algo ser arte sem ter qualquer relao com o gosto, bom ou ruim. Assim, ele ps um fim naquele perodo do pensamento e da prtica estticos comprometidos [...] com o Padro do Gosto (DANTO, 2000, p. 21).

O que Duchamp preconizou, na avaliao de Danto, foi mais que inserir formalmente objetos pouco comuns no ambiente artstico, no caso, propriamente, as galerias. Duchamp, na verdade, como afirma Danto, de forma mais objetiva, realizou aquilo que Hegel j dissera acerca da considerao intelectual da obra de arte e seu contedo:
a filosofia da arte , por essa razo, uma necessidade maior em nossos dias do que fora nos dias em que a arte por si s produzia uma completa satisfao. A arte nos convida a uma considerao intelectual, e isso no com a finalidade de criar arte novamente, mas para conhecer filosoficamente o que a arte (HEGEL, 1975 apud DANTO, 2000, p. 35).

Para Danto, Duchamp, ao revolucionar a representao artstica por meio de objetos do cotidiano (Lebenswelt), tentou distanciar a discusso sobre o que transformou tais objetos em arte, isso sem qualquer considerao esttica. Contudo, importante frisar que o pensamento (de Hegel ou de Danto) no pretende postular uma teoria filosfica de arte que desconsidere por completo a beleza que proporciona gosto ou satisfao. Antes, como diz Danto, tal pensamento
no significa que a era do gosto (got) tenha sido sucedida pela era do mau gosto (degat). Significa antes que a era do gosto tem sido sucedida pela era do sentido, e a questo central no se algo de bom ou mau gosto, mas sim o que significa. (DANTO, 2000, p. 21).

922

Desta forma, devemos entender tambm que o que se apresenta como fim da arte no propriamente o fim da existncia da arte, no sentido de se extinguir essa manifestao prpria dos seres humanos, mas sim o fim de um tipo de arte que privilegiava e se restringia a atender s necessidades exclusivas dos sentidos em detrimento de um tipo de arte que busca superar a dicotomia entre realidade e obra, visando restabelecer os vnculos entre vida e arte (DANTO, 2000, p. 23), ou seja: mesmo que no se apresente satisfao ou beleza, a arte pode se manifestar atravs daquilo que no propriamente era considerado arte (o banal), garantindo a si mesma a prerrogativa de representar atravs de objetos inusitados ou destitudos de qualquer forma/relao esttica, independentemente do gosto, o seu contedo, que por meio de um caminho processual, assim como o esprito, revela sua manifestao histricoconceitual. Segundo Hegel, (para retornarmos o seu Cursos de Esttica):
a cincia da arte , pois, em nossa poca muito mais necessria do que em pocas na qual a arte por si s, enquanto arte, proporcionava plena satisfao. A arte nos convida a contempl-la por meio do pensamento e, na verdade, no para que possa retomar seu antigo lugar, mas para que seja conhecido cientificamente o que arte (HEGEL, 1999, p. 35)

Inerente a isso, cabe salientar que a filosofia da arte no se ocupa com prescries para os artistas, assim como no pretende fornecer-lhes regras, mas precisa descobrir o que belo em geral e como ele se mostrou no que existe, nas obras de arte (HEGEL, 1999, p. 42). Desta forma, Danto, tendo j herdado boa parte da reflexo de Hegel, define como problema fundamental da filosofia da arte explicar a relao entre obra e objeto, uma vez que as diferenas materiais no mais seriam realmente necessrias para distinguir a obra de arte da coisa real. Em outras palavras, a grande contribuio de Danto filosofia da arte foi apresentar uma uma anlise da diferena ontolgica da obra de arte e os objetos comuns que eventualmente lhes so indistinguveis (DANTO, 2005, p. 20).

Relao obra de arte e objeto ou A ontologia da obra de arte Mantendo uma relao ntima com a concepo de arte moderna, Kant entende que a arte algo diferente do conhecimento. A arte algo definido por sua forma, no tem a inteno de transmitir conhecimento, no dotada de contedo, mas sim propiciadora de prazer, satisfao e gosto. Por isso, fica evidente que o pensador de Knnigsberg no teve a inteno de criar uma teoria esttica, pois sua obra no

923

foca a questo da arte. Antes, para Kant, na contemplao esttica, o ser humano totalmente livre e estimulado liberdade, sendo esta baseada no prazer. Tambm, o julgamento da obra de arte est alicerado nessa satisfao, nessa total liberdade, em um conceito universal de beleza desinteressado: uma contemplao esttica pura. Diferentemente, a proposta hegeliana de uma filosofia da arte, que tambm uma crtica direta concepo kantiana, rejeita a possibilidade de se falar de esttica. A arte, para Hegel, uma manifestao do esprito, uma instncia superior de conhecimento que procede, assim como o esprito, dialeticamente por meio de um caminho processual, histrico-conceitual, e no mera ideia desprovida de qualquer ligao com a realidade. Guardadas as devidas propores, assim como Hegel criticou a concepo moderna de arte, o movimento que preconizou a crtica aos manifestos buscou denunciar a dissociao entre vida e arte e reinventou um novo modo de se fazer arte. Apresentando o paradigma da transfigurao do lugar comum como manifestao do esprito na histria, na leitura de Danto, tal atividade artstica, necessariamente, proporciona arte uma dimenso mais intelectual (conceitual) e menos formal (esttica). Em outras palavras: deixou-se o belo e ficou o contedo. Essa crtica inicial explica a opo dos artistas (a partir de Duchamp) de usar objetos banais, de uso do cotidiano, como por exemplo pentes, urinol, produtos de supermercado e tantos outros como obra de arte. A destituio da beleza foi o primeiro passo para a crtica arte baseada somente no esttico. Na sequncia, dentre outras questes, uma das mais importantes : como tais objetos podem ser considerados obra de arte? Qual a diferena entre a caixa de sabo que est na galeria daquela que se encontra no supermercado? No cairamos num relativismo total da arte a ponto de afirmar que tudo pode ser arte? Aqui se coloca a questo crucial e, por suposto, a questo que diferencia o filsofo do crtico de arte: enquanto este se preocupa com a interpretao da arte atravs da histria da arte, aquele se preocupa com o que h de filosfico na obra, isto , sua ontologia. Danto afirma que a obra de arte o objeto mais o significado (DANTO, 2005, p. 19). Em partes, est aqui a resposta para a questo sobre a natureza da obra de arte, o que distingue objetos aparentemente iguais. Entretanto, o processo que determina essa relao tambm o processo que define a natureza da obra de arte. Para definir o que o objeto e seu significado, devemos tambm apreender esse mesmo processo que tem sua origem no esprito. Pois, segundo afirma Hegel, esse mesmo esprito est em constante atividade:

924

Pode-se observar que o esprito tem a capacidade de se observar, de ter uma conscincia e, na verdade, de ter uma conscincia pensante sobre si mesmo e sobre tudo o que dele decorre. Pois, justamente o pensar que constitui a natureza mais ntima e essencial do esprito. Este somente se comporta segundo sua natureza essencial quando est verdadeiramente presente nesta conscincia pensante de si e de seus produtos, no importando o grau de liberdade e de arbtrio que ainda possam ter. A arte e suas obras, decorrentes do esprito e geradas por ele, so elas prprias de natureza espiritual, mesmo que sua exposio acolha em si mesma a aparncia da sensibilidade e impregne de esprito o sensvel. (1999, p. 36)

O ato de pensar, alm de ser a essncia do esprito, o que possibilita sua prpria observao, o prprio pensar a si mesmo. Essa essencialidade do esprito, alm de capacit-lo a ter uma conscincia de si mesmo lhe permite ter tambm uma conscincia pensante de si e pensante de sua conscincia. Esse esprito, diferentemente da ideia de deus defendida por Aristteles, mesmo tendo sua essncia no pensar, no se limita a pensar somente a si, pensa tambm seus produtos, ou seja, neste caso, a obra de arte. Esta, que decorre do esprito, de natureza espiritual, mesmo quando objetivada, e pensada pelo esprito, pois este somente se comporta segundo sua natureza essencial quando est verdadeiramente presente nesta conscincia pensante de si e de seus produtos. A obra de arte, de natureza espiritual (significado), quando objetivada, isto , determinada sensivelmente (forma/objeto), torna compreensvel o esprito, pois, neste sentido, a arte j est mais prxima do esprito e de seu pensar do que a natureza apenas exterior e destituda de esprito (HEGEL, 1999, p. 35), porque revela, mesmo que parcialmente, aquilo que provm do espiritual. Pois, para Hegel:
se as obras de arte no so pensamento e conceito, mas um desenvolvimento do conceito a partir de si mesmo, um estranhamento (enrfremdung) na direo do sensvel, ento a fora do esprito pensante reside no fato de no apenas apreender a si mesmo em sua Forma peculiar como pensamento, mas em reconhecer-se igualmente em sua alienao (EntuBerung) no sentido e na sensibilidade, apreender-se em seu outro, transformando o que estranho em pensamento e, assim, reconduzindo de volta a si. (1999, p. 35-6)

Ressoando na afirmao de Hegel, Danto entende que existe uma essncia de arte trans-histrica na arte, por toda a arte e sempre a mesma, mas que s se revela por meio da histria (2006, p. 32). O estranhamento do esprito em relao ao outro de si mesmo o processo que permite, por meio da determinao objetiva e histrica, conhecer o que arte. Entretanto, o significado , neste caso, sempre mais amplo do que aquilo que se mostra no fenmeno imediato (HEGEL, 1999, p. 43). Porm, a obra de arte nascida das entranhas do esprito, uma vez objetivada e por

925

consequncia transformada em algo estranho a si mesma, no escapa do abrao do esprito que a si a reconduz e a transforma novamente em pensamento. Destarte, nessa
ocupao com o outro de si mesmo, o esprito pensante se trai, a ponto de esquecer-se e de abandonar-se, nem to impotente, a ponto de no poder apreender o que se distingue dele. Na verdade, ele apreende conceitualmente a si e a seu oposto. Pois o conceito o universal que se mantm em suas particularidades, abraa a si e ao outro e, assim, a fora e a atividade de novamente superar o estranhamento para o qual caminha (HEGEL, 1999, p. 35-6)

E, complementando, afirma Hegel que


o conceito filosfico do belo, para apenas indicar previamente sua verdadeira natureza, deve conter em si mesmo mediados os dois extremos indicados, na medida que rene a universalidade metafsica com a determinidade da particularidade real. (HEGEL, 1999, p. 45).

Podemos ento atestar com o filsofo que:


por isso que a obra de arte, na qual o pensamento se aliena, pertence ao mbito do pensamento conceitual. O esprito por seu lado, satisfaz na obra de arte somente a necessidade de sua mais prpria natureza, na medida em que submete considerao cientfica. Pois, pelo fato de sua essncia e conceito residir no pensamento, ele s satisfaz, em ltima instncia, quando tambm impregnou de pensamento todos os produtos de sua atividade e os transformou, assim, verdadeiramente em partes integrantes de si (HEGEL, 1999, p. 36)

Diante disso, aps observar a arte posterior a Duchamp e recorrer tese hegeliana, Danto concebe a arte como algo que deve sempre ter significado, uma designao para representar o real. Mais que uma forma agradvel, deve-se observar na obra de arte seu contexto histrico e a inteno do autor, pois, agora, desprovida de beleza, a arte ps-Duchamp necessita de um apoio filosfico para a compreenso de seu existir, sua natureza. Essa dimenso intelectual tomada pela arte uma profunda mudana de paradigma, j anunciada por Hegel, mas que no entender de Danto, somente agora, com a pop art, se realizou plenamente. Todo esse processo foi ocasionado pelo prprio movimento interno da arte, pois o esprito que pensamento e sua conscincia de si mesmo, revela o ato de pensar a si e a seu produto e a conscincia de ambos, possibilitando uma leitura cada vez mais atenta e coerente do momento histrico, expresso nas mais diversas manifestaes de obra de arte. Diferentemente de uma arte que se desenvolveu a partir de seus prprios conceitos, a proposta dos movimentos artsticos que privilegiam a

926

pluralidade/diversidade encara a arte como encarnada e indissocivel da vida em seu momento histrico. Aps Duchamp impossvel pensar arte somente pelo vis esttico. Hegel, j havia afirmado que:
no que diz respeito falta de dignidade do elemento artstico de modo geral, a saber, da aparncia e de suas iluses, esta objeo seria correta caso a aparncia pudesse ser tomada como algo que deve ser (Nichtseinsollende). Contudo, a prpria aparncia essencial para a essncia; a verdade nada seria se no se tornasse aparente e aparecesse (schiene und erschiene), se no fosse para algum, para si mesma como tambm para o esprito em geral [...] a aparncia em geral no pode ser objeto de censura, mas somente o modo particular de aparecer segundo o qual a arte d efetividade ao que verdadeiro em si mesmo (1999, p. 33)

Pode-se dizer que o fim do paradigma de arte baseado apenas no ponto de vista universal, pois o ponto de vista abstrado, no o ponto de vista de ningum, pois est em suspenso e no tem relao com a realidade (exceto naquilo que deveria ser). Diferentemente, o processo j acima explicitado em que o esprito observa a si mesmo e ao seu outro em seus produtos, no torna a arte inferior ou menos verdadeira. Muito pelo contrrio, a arte para ser arte deve se manifestar, se determinar e, uma vez determinada
como obra de arte, a caixa de Brillo Box [por exemplo] faz mais do que afirmar que uma caixa de sabo dotada de surpreendentes atributos metafricos. Ela faz o que toda obra de arte sempre fez: exteriorizar uma maneira de ver o mundo, expressar o interior de um perodo cultural, oferecendo-se como espelho para flagrar a conscincia dos nossos reis (DANTO, 2005, p. 297)

Esse campo, estritamente filosfico, o campo da natureza da obra de arte. Esta, como afirma Danto, o objeto mais o significado. Diferentemente das outras caixas de sabo que se esto no supermercado, a caixa de Brillo Box carrega consigo o conceito que apreende o que h de artstico e o que h de determinidade objetiva e essencialmente histrica, expressando o seu contexto e a inteno do artista. Assim, sua ontologia reside na unidade procedente da relao entre objeto e significado.

Concluso A teoria hegeliana, base do pensamento de Danto, foi capaz, dado o carter de seu sistema dialtico, de explicar a concepo atual de arte. Para dizer da originalidade de Danto, podemos afirmar que ela reside no fato de ver, inicialmente nas obras de Duchamp, a mais perfeita realizao, at o momento, daquilo que j

927

havia defendido Hegel no sculo XIX quando tratava da arte como expresso histrica. Danto tambm tem contribudo para um melhor entendimento da arte contempornea. Esta, no seu ver, possui as novas manifestaes de arte carregadas de atributos cognitivos e, no somente, estticos.

Referncias bibliogrficas DANTO, Arthur C. A transfigurao do lugar-comum: uma filosofia da arte. So Paulo: Cosac & Naify, 2005. ______. Aps o fim da arte: a arte contempornea e os limites da historia, So Paulo: Odysseus Editora; Edusp, 2006. DANTO, Arthur C. Marcel Duchamp e o fim do gosto: uma defesa da arte contempornea. Disponvel em: http://www.cap.eca.usp.br/ars12/arthur_danto.pdf. Acesso em: 15 maio 2010. HEGEL, G.W.F. Cursos de esttica I. Traduo do original almeno por M.A. Werle. So Paulo: Edusp, 1999.

928

You might also like