You are on page 1of 45

Ptria amada ptria amada De encantos mil, Gigante s tu com certeza Em fronteiras e belezas, Teu povo bravo e servil

l Honra tua bandeira Marchando teu hino De ps descalos, De queixo erguido De corao garrido, Na mo direita um alento ltimo suspiro de paz, Suplica ou vento um leno, Grita implorando a paz, Salve salve! - me gentil Honre o povo herico que te serviu Dando-te a liberdade, Mostre que s me dos filhos teus, E que de ns no te esqueceu, Da-nos a esperana de ver resplandecer No teu futuro a grandeza, De terra amvel e gentil, Entre outras mil tu, Brasil!

Inoema Nunes Jahnke Cachoeirinha - RS

INTRODUO

O Brasil possui uma beleza inigualvel, atrativos naturais; praias, rios, cachoeiras, montanhas, grutas, lagos, a fauna; culturais, manifestaes folclricas das mais variadas, divididas em todas as regies que fizeram do Brasil para muitos turistas um pas extico. Sendo um dos principais atrativos mundiais, segundo o Ministrio do Turismo, os desembarques domsticos devem saltar dos 56 milhes, registrados em 2009, para 73 milhes, em 2014. O Brasil um pas que integra a Amrica do Sul , o nico pas falante do portugus do continente americano, alm de ser uma das naes mais multiculturais e etnicamente diversas do mundo, resultado da forte imigrao vinda de muitos pases o que o torna to especial no s para seu povo, mais para todos extrangeiros que residem aqui e para os visitantes. Nesta apostila veremos com mais detalhes os seguintes aspectos do Brasil: Localizao, Solo, Clima, Vegetao, Fauna, Populao, Formao politica do pas etc.

Repblica Federativa do Brasil

Bandeira

Braso de armas

Lema: Ordem e Progresso

1. A localizao do Brasil no mundo

O territrio brasileiro est localizado, quase em sua totalidade, no hemisfrio sul, mais precisamente 93% do territrio, e no hemisfrio norte 7%. O pas est estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich, alm disso, cortado ao norte pelo paralelo do Equador. Encontra-se na zona intertropical, zona temperada sul e no Trpico de Capricrnio. O Brasil compe a Amrica do Sul e faz fronteira a norte com a Venezuela, a Guiana, o Suriname e com o departamento ultramarino da Guiana Francesa; ao sul com o Uruguai; a sudoeste com a Argentina e Paraguai; a oeste com a Bolvia e Peru e, por fim a noroeste com a Colmbia. Os nicos pases sul-americanos que no tm uma fronteira comum com o Brasil so o Chile e o Equador. O pas banhado pelo oceano Atlntico ao longo de toda sua costa norte, nordeste, sudeste e sul. Alm do territrio continental, o Brasil tambm possui alguns grandes grupos de ilhas no oceano Atlntico como os Penedos de So Pedro e So Paulo, Fernando de Noronha territrio estadual de Pernambuco, Trindade e Martim Vaz, no Esprito Santo, e um complexo de pequenas ilhas e corais chamado Atol das Rocas (pertencente ao estado do Rio Grande do Norte).

O Brasil destaca-se quanto extenso territorial, ocupa o quinto lugar do mundo, menor que os territrios da Rssia, Canad, China e Estados Unidos. Por isso considerado um pas de dimenso continental, o espao geogrfico ocupado representa 5,7% das terras emersas do planeta, com uma rea de 8.51.965 km2. O litoral brasileiro totaliza 7.367 km e de fronteiras 15.719 km.

2. As fronteiras do Brasil

Ponte da Amizade, fronteira entre Brasil e Paraguai

A partir da criao dos Estados como nao, todos esses tiveram a necessidade de estabelecer fronteiras promovendo a separao entre os pases para que no acontea uma interveno da soberania, ou seja, um pas ingressar no territrio vizinho. A delimitao ou os limites entre os territrios tem como objetivo identificar onde comea um territrio e termina outro. Todos os limites territoriais existentes na face da Terra foram firmados por meio de acordos e tratados entre os pases envolvidos, aps esse processo foram implantadas linhas imaginrias que so, em grandes casos, marcadas por meio de elementos naturais como rios, lagos, serras e montanhas ou uma construo de um marco artificial sobre o terreno.

Diversas vezes a expresso limite confundida com fronteira, no entanto, essa corresponde a toda extenso da linha limite de um pas (exemplo fronteira entre Argentina e Brasil). Todo pas que possui litoral detm parte do territrio em reas marinhas at um certo ponto do oceano, denominada de fronteira martima. As zonas prximas s fronteiras entre duas naes normalmente so urbanizadas e produzem um grande fluxo comercial e cultural entre habitantes das nacionalidades envolvidas.

3. Nossos Extremos

O extremo do pas no sentido leste (Ponta do Seixas) a oeste (Serra Contamana) possui uma distncia de 4319 km e no sentido norte (Monte Cabura) a sul (Arrroio Chu) 4.394 km. Essas dimenses favorecem a formao de trs fusos horrios distintos. A sua grande extenso territorial proporciona ao pas fronteira com quase todos os pases sul-americanos, apenas Chile e Equador no fazem fronteira com o Brasil.

Os extremos do territrio brasileiro

O territrio brasileiro est localizado, em sua totalidade, a oeste do meridiano de Greenwich, portanto, sua rea est situada no hemisfrio ocidental. A linha do Equador passa no extremo norte do Brasil, fazendo com que 7% de seu territrio pertena ao hemisfrio setentrional e 93% localizados no hemisfrio meridional. Cortado ao sul pelo trpico de Capricrnio apresenta 92% do territrio na zona intertropical (entre os trpicos de Cncer e de Capricrnio); os 8% restantes esto na zona temperada do sul (entre o trpico de Capricrnio e o crculo polar Antrtico).

4. Os estados no Brasil

A Repblica Federativa do Brasil composta por 26 Estados e 1 Distrito Federal, distribudos numa rea de 8.514.876 Km2. Os Estados constituem as unidades de maior hierarquia dentro da organizao poltico-administrativa do Pas, e o Distrito Federal a sede do Governo Federal. A diviso poltica do territrio brasileiro foi definida pela Constituio Federal de 1988.

Os 26 Estados do Brasil e o Distrito Federal esto divididos em 5 Regies, so elas: Regio Norte: Acre - Capital: Rio Branco. Extenso territorial: 152.581,388 Km2 Amap - Capital: Macap. Extenso territorial: 142.814,585 Km2 Amazonas - Capital: Manaus. Extenso territorial: 1.570.745,680 Km2 Par - Capital: Belm. Extenso territorial: 1.247.689,515 Km2 Rondnia - Capital: Porto Velho. Extenso territorial: 237.576,167 Km2 Roraima Capital: Boa Vista. Extenso territorial: 224.298,980 Km2 Tocantins - Capital: Palmas. Extenso territorial: 277.620,914 Km2 Regio Nordeste: Alagoas - Capital: Macei. Extenso territorial: 27.767,661 Km2 Bahia - Capital: Salvador. Extenso territorial: 564.692,669 Km2 Cear - Capital: Fortaleza. Extenso territorial: 148.825,602 Km2 Maranho - Capital: So Luis. Extenso territorial: 331.983,293 Km2 Paraba - Capital: Joo Pessoa. Extenso territorial: 56.439,838 Km2 Pernambuco - Capital: Recife. Extenso territorial: 98.311,616 Km2 Piau - Capital: Teresina. Extenso territorial: 251.529,186 Km2 Rio Grande do Norte - Capital: Natal. Extenso territorial: 52.796,791 Km2 Sergipe - Capital: Aracaj. Extenso territorial: 21.910,348 Km2 Regio Centro-Oeste: Gois - Capital: Goinia. Extenso territorial: 340.086,698 Km2 Mato Grosso - Capital: Cuiab. Extenso territorial: 903.357,908 Km2 Mato Grosso do Sul - Capital: Campo Grande. Extenso territorial: 357.124,962 Km2 Distrito Federal - Capital: Braslia. Extenso territorial: 5.801,937 Km2

Regio Sudeste: Esprito Santo - Capital: Vitria. Extenso territorial: 46.077,519 Km2 Minas Gerais - Capital: Belo Horizonte. Extenso territorial: 586.528,293 Km2 So Paulo - Capital: So Paulo. Extenso territorial: 248.209,426 Km2 Rio de Janeiro - Capital: Rio de Janeiro. Extenso territorial: 43.696,054 Km2 Regio Sul: Paran - Capital: Curitiba. Extenso territorial: 199.314,850 Km2 Rio Grande do Sul - Capital: Porto Alegre. Extenso territorial: 281.748,538 Km2 Santa Catarina Capital: Florianpolis. Extenso territorial: 95.346,181 Km2

5. Estrutura geolgica brasileira

A realizao de estudos direcionados ao conhecimento geolgico de extrema importncia para saber quais so as principais jazidas minerais e quantidade que existe no subsolo. Tal informao proporciona o racionamento da extrao de determinados minrios, de maneira que no comprometa sua reserva para o futuro. A superfcie brasileira constituda basicamente por trs estruturas geolgicas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcnicos. Escudos cristalinos: essa estrutura geolgica abrange aproximadamente 36% do territrio brasileiro. Nas regies que se formaram no on Arqueano (o qual ocupa cerca de 32% do pas) existem diversos tipos de rochas, com destaque para o granito. Em terrenos formados no on Proterozoico, so encontradas rochas metamrficas, onde se forma minerais como ferro e mangans.

Bacias sedimentares: estrutura geolgica de formao mais recente, que abrange pelo menos 58% do pas. Correspondem s plancies. Terrenos vulcnicos: esse tipo de estrutura ocupa somente 8% do territrio nacional, isso acontece por ser uma formao mais rara. Tais terrenos foram submetidos a derrames vulcnicos, as lavas deram origem a rochas, como o basalto e o diabsio, o primeiro responsvel pela formao dos solos mais frteis do Brasil, a terra roxa.

6. Os fusos Horrios no Brasil

Em face da extenso territorial brasileira, o pas apresenta mais de um fuso horrio. At pouco tempo o Brasil possua quatro fusos, trs deles na poro continental e um na parte litornea, onde esto ilhas como a de Fernando de Noronha. No entanto, a partir do dia 24 de junho de 2008, isso mudou em razo da Lei, sancionada pelo presidente Luiz Incio Lula da Silva, que modifica o fuso da regio do extremo oeste do Estado do Amazonas, alm do Acre em sua totalidade. Com a nova lei as duas localidades deixaram de possuir um fuso distinto do resto do pas (quarto fuso) e passaram a utilizar o terceiro fuso presente no Brasil, com a alterao os Estados envolvidos adiantaram os relgios em uma hora, ficando somente 1h atrasados em relao ao horrio de Braslia, pois anteriormente eram duas horas. A implantao da lei ocorreu em decorrncia de presses exercidas pelas emissoras de televiso, que se encontravam submetidas obrigao de ter uma programao com classificao indicativa.

7. Hidrografia no Brasil

O Brasil possui um territrio privilegiado em potencial hdrico, detm uma das maiores reservas de gua doce do mundo, essas esto distribudas em rios caudalosos que compem bacias hidrogrficas de longas extenses, favorecem a produo de energia eltrica e tambm a navegao. Principais aspectos da hidrografia brasileira: Grande incidncia de rios torrenciais com grande abundancia de gua e perenes, isso em decorrncia do clima predominantemente mido que prevalece no pas, salvo os rios do serto nordestino que possuem rios sazonais (temporrios). Preponderncia de foz (onde termina o curso de um rio) dos rios do tipo esturio (a foz se abre largamente sem acumulao de sedimentos) e restrita ocorrncia de foz tipo delta (quando h um grande acmulo de sedimentos na foz do rio). As variaes fluviais das bacias hidrogrficas so de domnio principal do tipo pluvial, no entanto, ocorre o desenvolvimento de regimes nivais (formados ou influenciados por guas derivadas de geleiras), a bacia Amaznica e do Paraguai.

10

Reduzido nmero de lagos. Predominncia de rios com tipo de drenagem exorreica (rios que desguam no mar). Os rios escoam suas guas sobre planaltos e depresses que resulta em um grande potencial hidrulico. Diante da imensa abundncia hdrica que o Brasil possui, salvo o serto nordestino, o pas est praticamente imune a falta de gua ou pelo menos no possui grandes preocupaes nesse sentido, um grande privilgio, uma vez que a escassez desse importante recurso j se tornou realidade em muitos pases. Os brasileiros so dissipadores quando o assunto o nvel de consumo de gua e o devido tratamento que destinamos aos rios, especialmente aqueles que cruzam diversos centros urbanos, independente do tamanho. Em sua maioria se tratam de rios totalmente poludos e sem vida pelo menos no permetro urbano.

11

8. O clima no Brasil

Principais climas do Brasil.

O Brasil tem 93% de seu territrio localizado no hemisfrio sul, o restante (7%) encontra no hemisfrio norte, isso significa que o territrio est na zona intertropical do planeta, com exceo da regio Sul. Em virtude da imensido do territrio brasileiro (8 514 876 km), so identificados diversos tipos de climas, sendo os principais: equatorial, tropical, tropical de altitude, tropical mido, semirido e subtropical.

8.1 O clima equatorial identificado em quase todos os Estados da regio Norte, alm de parte do Mato Grosso e Maranho. Essa caracterstica climtica se caracteriza pela elevada temperatura, grande umidade e baixa amplitude trmica, variando entre 24C e 26C ao ano. A quantidade de chuvas abundante, com ndices pluviomtricos superiores a 2.000 mm, praticamente no percebido perodos de estiagem. A floresta Amaznica sofre influncia desse clima.

12

8.2

O clima tropical influencia grande parte do centro do pas, especialmente os

Estados do Centro-Oeste, incluindo ainda partes do Maranho, Piau, Cear, Bahia e Minas Gerais. Em geral, as temperaturas so elevadas em boa parte do ano, com mdia de 24C, a amplitude trmica oscila entre 5C e 6C ao ano. A quantidade de chuvas gira em torno de 1 500 mm ao ano, com duas estaes bem definidas: uma seca (maio a setembro) e outra chuvosa (outubro a abril).
8.3

O clima tropical de altitude se apresenta em regies serranas e de

planaltos, especialmente na regio Sudeste. Nesses locais h baixa amplitude trmica, a temperatura mdia oscila entre 17C e 22C e a quantidade chuvas de 1.500 mm ao ano.
8.4

O clima tropical mido ocorre, principalmente, no litoral oriental e sul do

Brasil, caracterizado pela alta temperatura e o elevado teor de umidade. As temperaturas mdias anuais giram em torno de 25C e os ndices pluviomtricos entre 1250 mm e 2.000mm.
8.5

O clima semi rido tpico da regio Nordeste, especialmente no interior,

lugar conhecido como polgono da seca, em razo da escassez de chuva. Apresenta temperaturas elevadas o ano todo, a mdia anual varia entre 26C e 28C. As chuvas so escassas, com uma mdia anual inferior a 750 mm, alm disso, so mal distribudas.
8.6

O clima subtropical ocorre unicamente na regio Sul, essa caracterstica

climtica se distingue totalmente do restante do Brasil. As mdias anuais de temperatura giram em torno de 18C, com alta amplitude trmica. As chuvas so bem distribudas, os ndices pluviomtricos superam os 1.250 mm ao ano.

13

9. A vegetao no Brasil
9.1 Flora e fauna As formaes florestais cobrem mais da metade do territrio brasileiro. A mais importante a floresta amaznica, a maior floresta equatorial do mundo, tambm chamada hilia brasileira. Abrange toda a regio Norte e parte do Centro-Oeste. Na faixa costeira, desde o sul da Bahia at Santa Catarina, encontram-se remanescentes da mata atlntica, a rea florestal mais devastada do pas, na qual a maior parte das rvores de mdio porte foi derrubada para servir como combustvel (lenha, carvo vegetal) ou para dar lugar a zonas agrcolas. De So Paulo at o Rio Grande do Sul, ocorria um tipo de floresta mais homognea, a mata da araucria ou dos pinheirais que atualmente so encontrados em reas muito restritas. Os babauais ou mata dos cocais caracterizam o litoral do Nordeste e trechos da bacia do rio Tocantins. As caatingas so tpicas da zona semi-rida do serto nordestino, enquanto os cerrados formam grande parte da vegetao do Centro-Oeste e trechos de Minas Gerais e So Paulo. No extremo sul, ocorrem campos tipicamente herbceos. A bacia do alto rio Paraguai ocupada pelo chamado complexo do Pantanal, rea de vegetao muito variada. Restingas, dunas e manguezais encontram-se na orla costeira. A fauna terrestre brasileira no se destaca pelo tamanho nem pela ferocidade, como a de outras regies do mundo tropical. Na rea de florestas, encontram-se a ona, macacos, a preguia, o caititu, serpentes (jibia, sucuri), e aves (papagaios, araras e tucanos). grande o nmero de insetos, sobretudo na Amaznia. Nas caatingas, cerrados e campos, predominam o tamandu, o tatu, o veado, o guar, a ema e a siriema, batrquios (rs, sapos e pererecas) e rpteis (cascavel, surucucu e jararaca). Nos rios e lagos da regio amaznica habitam o peixe-boi, o jacar, o pirarucu, a tartaruga, bem como a lontra e a capivara. Algumas dessas espcies tambm so encontradas no Pantanal.

14

9.1.1 Mangues do Brasil - caracterstica vegetativa que se apresenta em reas costeiras, compreende uma faixa de transio entre aspectos terrestres e marinhos, esse tipo de cobertura vegetal se estabelece em lugares no qual predominam o clima tropical e subtropical. Encontra-se em ambientes alagados com guas salobras, os vegetais do mangue so constitudos por razes expostas favorecendo uma maior retirada de oxignio e tambm proporcionando maior fixao. Dos 172.000 quilmetros quadrados de manguezais existentes no mundo, o Brasil responde por 15% do total, ou seja, 26.000 quilmetros quadrados distribudos em todo litoral brasileiro, partindo do Amap at Santa Catarina. 9.1.2 Vegetao litornea- conhecida tambm por reas de mangues, essa vegetao encontrada em regies costeiras, composta por arbustos e espcies arbreas e pode ser classificada em: mangue-vermelho, mangue-branco e manguesiribo. 9.1.3 Cerrado - O Cerrado um tipo de vegetao que j ocupou 25% do territrio brasileiro, fato que lhe d a condio de segunda maior cobertura vegetal do pas, superada somente pela floresta Amaznica. No entanto, com o passar dos anos o Cerrado diminuiu significadamente. A vegetao do Cerrado se encontra em uma regio onde o clima que predomina o tropical, apresenta duas estaes bem definidas: uma chuvosa, entre outubro e abril; e outra seca, entre maio e setembro. Abrange os Estados da regio Centro-Oeste (Gois, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), alm do sul do Par e Maranho, interior do Tocantins, oeste da Bahia e Minas Gerais e norte de So Paulo. 9.1.4 Caatinga - A caatinga, palavra originria do tupi-guarani que significa mata branca, o nico sistema ambiental exclusivamente brasileiro. Possui extenso territorial de 734.478 de quilmetros quadrados, correspondendo a cerca de 10% do territrio nacional, est presente nos estados do Cear, Rio Grande do Norte, Paraba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piau e norte de Minas Gerais. As temperaturas mdias anuais so elevadas, oscilam entre 25 C e 29 C. O clima semirido e o solo, raso e pedregoso, composto por vrios tipos diferentes de rochas.

15

9.1.5 Mata Atlntica - Considerada um dos biomas mais ameaados do planeta, a Mata Atlntica o domnio de natureza mais devastado do Brasil. Ela estende-se do Piau ao Rio Grande do Sul, e correspondia a, aproximadamente, 15% do territrio nacional, no entanto, a intensa devastao desse bioma para plantao de cana-de-acar, caf, minerao e outras atividades econmicas, reduziram drasticamente essa cobertura vegetal, restando, atualmente, apenas 7% da mata original, localizada principalmente na Serra do Mar. Esse bioma um dos mais ricos do mundo em espcies da flora e da fauna. Sua vegetao bem diversificada e representada pela peroba, ip, quaresmeira, cedro, jambo, jatob, imbaba, jequitib-rosa, jacarand, pau-brasil, entre outras. Esses dois ltimos (jacarand e pau-brasil) so o principal alvo da atividade madeireira, fato que ocasionou sua reduo e quase extino. 9.1.6 Mata de Araucrias - As Matas de Araucrias so encontradas na Regio Sul do Brasil e nos pontos de relevo mais elevado da Regio Sudeste. Existem pelo menos dezenove espcies desse tipo de vegetao das quais treze so endmicas (existe em um lugar especfico), so encontradas na Ilha Norfolk, sudeste da Austrlia, Nova Guin, Argentina, Chile e Brasil. Essa cobertura vegetal se desenvolve em regies nas quais predomina o clima subtropical, que apresenta invernos rigorosos e veres quentes, com ndices pluviomtricos relativamente elevados e bem distribudos durante o ano. 9.1.7 Floresta Amaznica- uma cobertura vegetal de origem equatorial constituda por uma grande variedade de espcies com grande concentrao de plantas higrfitas, as rvores so de grande porte e copas largas, ou mata fechada, essa pode ser encontrada nos Estados do norte do pas. Apesar de aparentemente apresentar uma cobertura homognea existem diferenas, dessa forma podem ser classificadas em Mata de igap (ocorre nas margens de rios que se encontram alagadas o ano todo), Mata de vrzea (abriga uma imensa variedade de espcie e passa por inundaes em determinados perodos do ano) e Mata de terra firme (no sofre inundaes e ocupa grande parte da regio). 9.1.8 Pantanal- pode ser compreendida como sendo uma rea de transio entre diferentes tipos de ecossistemas apresentados no territrio brasileiro. Diante da heterogeneidade do pantanal quanto cobertura vegetal podemos destacar a
16

presena de campos que periodicamente permanecem inundados no perodo chuvoso, alm de floresta tropical e equatorial, esse domnio ocorre nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O pantanal conhecido como um refgio ecolgico. 9.1.9 Pradaria e florestas mistas- Floresta mista no se enquadra com um tipo especfico de vegetao, uma vez que rene diversas composies arbreas, ou seja, corresponde a uma rea de transio onde ocorre, dentre outras, florestas caduciflia e taiga. Pradaria um bioma composto por uma plancie desprovida de rvores ou mesmo arbustos, o que ocorre uma cobertura formada por capim baixo em grande quantidade. Esse tipo de vegetao possvel de ser identificado em todos os continentes, com maior concentrao na Amrica do Norte. No Brasil recebe o nome de campo.

10. A mega biodiversidade no Brasil


A biodiversidade corresponde ao nmero de variedades de espcies da fauna e da flora de um determinado lugar. No Brasil a biodiversidade um patrimnio nacional, somente na Amaznia existem pelo menos 55 mil espcies de vegetais, 428 de mamferos, 1.622 de aves, 467 de rpteis e 516 de anfbios.
17

Em relao aos outros pases da Amrica do Sul o Brasil se destaca em variedades de espcies de mamferos, rpteis e anfbios. No contexto de espcies endmicas (espcie que no pode ser encontrada em outro lugar do mundo) o Brasil ocupa o primeiro lugar em escala global em espcies de aves o primeiro em abrigar uma maior variedade de anfbios, terceiro em aves e quarto em mamferos e rpteis. Nossa biodiversidade ainda pouco conhecida, pois os estudos ainda so modestos, sendo assim, medida que os estudos e pesquisas forem desenvolvidos certamente sero desvendadas muitas outras espcies e a partir da o pas certamente ocupar melhores lugares no ranking mundial. A biodiversidade rica do Brasil proveniente das dimenses continentais e tambm por causa da localizao geogrfica em que o pas se encontra no qual ocorre s condies para a proliferao de espcies de animais e vegetais, nesse caso o Brasil possui os elementos necessrios para o surgimento de diversas espcies, isso por que apresentam durante todo o ano temperaturas elevadas e uma grande umidade. O conjunto de ecossistemas concentra aproximadamente 10% de 1,4 milhes de espcies vivas de plantas e animais j descritos pela cincia. Apesar desses impressionantes nmeros, uma grande parcela da populao brasileira no tem depositado relevncia nesse sentido, uma vez que a passos largos tem ocorrido uma grande destruio de ambientes de extrema importncia como a Mata Atlntica e o Cerrado.

Assim, no caminho que estamos seguindo certamente teremos no futuro somente fotos do que era esse importante e rico ecossistema. Atualmente restam aproximadamente 7% de Mata Atlntica e cerca de 20% de cerrados, o ltimo corre um risco ainda maior, pois a agricultura e a pecuria tem ocupado extensas reas desse domnio. Estudos que mostram que vrias espcies podem ser usadas no tratamento de doenas em humanos como, por exemplo, a utilizao da hortel para combater
18

a esquistossomose, o caju na cura do cncer, fungos na produo de rao para animais entre muitos outros casos. A partir dessas afirmaes podemos obter a hiptese de que podemos ter uma planta ainda desconhecida da cincia que possui a chave para o descobrimento de curas de doenas que assolam a sociedade, tais como a AIDS, cncer, diabetes e dezenas de outras. Em suma se a biodiversidade pode fornecer tantos elementos para o homem e para sua prpria sade, dessa forma a nica atitude a ser tomada preservar os ambientes para que no futuro possamos encontrar princpios ativos de plantas a serem descobertas que serviro para melhorar a vida de milhes de pessoas no mundo, j se continuar a explorao desordenada de ecossistemas ricos biologicamente certamente espcies ainda no conhecidas sero extintas sem serem catalogadas e estudadas.

11. Governo e poltica

19

Congresso Nacional do Brasil, sede do Poder Legislativo.

O Brasil uma Federao constituda pela unio indissolvel de 26 estadosmembros, um Distrito Federal e municpios. Os estados e municpios possuem natureza de pessoa jurdica de direito pblico, portanto, como qualquer pessoa em territrio nacional (cidado ou estrangeiro), possuem direitos e deveres estabelecidos pela Constituio Brasileira de 1988. Estados e municpios possuem autoadministrao, autogoverno e auto-organizao, ou seja, elegem seus lderes e representantes polticos e administram seus negcios pblicos sem interferncia de outros municpios, estados ou da Unio. A forma de governo a de uma repblica democrtica, com um sistema presidencial. O presidente o chefe de Estado e o chefe de governo da Unio e eleito para um mandato de quatro anos, com a possibilidade de reeleio para um segundo mandato consecutivo. O atual presidente Luiz Incio Lula da Silva que foi eleito em 27 de outubro de 2002, e reeleito em 29 de outubro de 2006 esta terminando seu mandato. o presidente que nomeia os ministros de Estado, que auxiliam no governo.

A Federao brasileira formada pela unio indissolvel de trs entidades polticas distintas: os estados, os municpios e o Distrito Federal. A Unio, os estados, o Distrito Federal e os municpios so as esferas "do governo". A Federao est definida em cinco princpios fundamentais: soberania, cidadania,
20

dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo poltico. Os ramos clssicos tripartite de governo (executivo, legislativo e judicirio no mbito do sistema de controle e equilbrios) so oficialmente criados pela Constituio. O executivo e o legislativo esto organizados de forma independente em todas as trs esferas de governo, enquanto o Judicirio organizado apenas a nvel federal e nas esferas estadual/Distrito Federal. A lei brasileira baseada na tradio do cdigo civil. Assim, os conceitos de direito civil prevalecem sobre prticas de direito comum. O sistema jurdico baseiase na Constituio Federal, que foi promulgada em 5 de Outubro de 1988 e a lei fundamental do Brasil. Todos as outras legislaes e as decises do Tribunal devem corresponder a seus princpios. Os estados tm suas prprias Constituies, que no devem entrar em contradio com a Constituio federal. A atual poltica externa do Brasil baseada na posio do pas como uma potncia regional na Amrica Latina, um lder entre os pases em desenvolvimento e uma superpotncia mundial emergente.A poltica externa brasileira em geral tem refletido multilateralismo, resoluo de litgios de forma pacfica e no interveno nos assuntos de outros pases. A Constituio brasileira determina tambm que o pas deve buscar uma integrao econmica, poltica, social e cultural com as naes da Amrica Latina.

12. Populao brasileira

21

O Brasil possui um territrio de grandes dimenses, se colocando como um dos maiores do mundo, alm de ser um dos mais populosos. considerado um pas populoso, pois totaliza 192.304.735, no entanto, despovoado se tratando de densidade demogrfica, somente 22,5 hab/km2. Para conhecer o nmero de habitantes no Brasil necessrio a realizao do censo, que a coleta de dados estatsticos sobre o nmero de habitantes de uma cidade e que ao serem somadas so obtidos os resultados nacionais. O primeiro censo brasileiro foi realizado pela Repartio de Estatstica em 1872, atravs da ordem do Imperador D. Pedro II, no qual foi feito o levantamento do nmero de habitantes oficial. Desse perodo at o ano de 1940, o recenseamento era realizado a cada vinte anos, a partir dessa data o processo passou a ser executado a cada dez anos. Para analisar a realidade da populao quanto ao contexto de populoso e povoado preciso conhecer o significado de cada um. Populoso, ou populao absoluta, corresponde soma de habitantes de um determinado lugar, desconsiderando a relao de espao que habita. J o conceito de povoado, corresponde ligao direta entre o nmero de habitantes e as reas geogrficas ou espao habitado, assim que estabelece a densidade demogrfica, ou seja, quantidade de pessoas por km2, esse denominado de populao relativa.

22

A populao brasileira est irregularmente distribuda no territrio, pois h regies densamente povoadas e outras quase desertas. A populao brasileira se estabelece de forma concentrada na regio Sudeste, com cerca de 80.915.332 habitantes; isso se deu por ter ingressado primeiramente no processo de industrializao, atraindo trabalhadores de diversos pontos do pas. Nordeste abriga aproximadamente 53.591.197 habitantes, a segunda regio mais populosa, no entanto, a densidade demogrfica baixa, proveniente da migrao ocorrida para outros pontos do Brasil, ocasionada pelas crises socioeconmicas comuns nessa parte do pas. Sul acolhe cerca de 28 milhes; as causas dessa concentrao se devem principalmente pelo fato da regio ser composta por apenas trs estados e pela riqueza contida nos mesmos que proporciona um elevado ndice de urbanizao. Alm das regies menos povoadas, regio Norte com 15.359.608 e CentroOeste com 13,8 milhes de habitantes esta ltima provocado pelo tipo de atividade econmica que est vinculada agropecuria e que requer pouca mo-de-obra. A irregularidade na distribuio da populao fica evidente quando se analisa alguns dados populacionais de regies ou Estados. Somente o Estado de So Paulo concentra cerca de 40 milhes de habitantes que correspondem s populaes da regio sul, norte e centro-oeste juntos. Os centros urbanos concentram a maioria da populao, geralmente so grandes cidades localizadas ao longo do litoral brasileiro, lugar por onde iniciou o processo de colonizao portuguesa, as atividades econmicas e tambm o processo de urbanizao.

23

13. Urbanizao do Brasil


Urbanizao o deslocamento de um grande contingente de pessoas que saem da rea rural para os centros urbanos (as cidades). Para que um pas seja considerado urbanizado, a quantidade de pessoas que vivem nas cidades deve ser superior a quantidade que vive do campo. As cidades podem ser classificadas de acordo com seu tamanho, atividade econmica, importncia regional entre outras caractersticas. Classificam-se em: Municpios: So as menores divises poltico-administrativas, todo municpio possui governo prprio, sua rea de atuao compreende a parte urbana e rural pertencente ao municpio. Cidades: a sede do municpio, independente do nmero de habitantes que possa ter, as atividades econmicas nas cidades diferem das do campo, as atividades principais so centralizadas nos setor secundrio e tercirio. Macrocefalia Urbana: Caracteriza-se pelo crescimento acelerado dos centros urbanos, principalmente nas metrpoles, provocando o processo de marginalizao das pessoas que por falta de oportunidade e baixa renda residem em bairros que no possuem os servios pblicos bsicos, e com isso enfatiza o desemprego, contribui para a formao de favelas, resultando na excluso social de todas as formas. Metrpoles: So cidades com populao absoluta superior a 1milho de habitantes (ex: Goinia, So Paulo). Conurbaes: quando um municpio ultrapassa seus limites por causa do crescimento e com isso encontra-se com os municpios vizinhos.

Regies Metropolitanas: a unio de dois ou mais municpios formando uma grande malha urbana, comum nas cidades sedes de estados (ex.Goinia, Aparecida de Goinia e cidades do entorno).
24

Megalpole: a unio de duas ou mais regies metropolitanas. Tecnoplos: ou Cidades cincia, so cidades onde esto presentes centros de pesquisas, universidades, centros de difuso de informaes. Geralmente os tecnoplos esto alienados a universidades e indstrias. Verticalizao: a transformao arquitetnica de uma cidade, ou seja, a mudana da forma horizontal das construes (ex: casas), para a verticalizao (construo de prdios). Segregao Espacial: o foco do poder pblico s regies onde a parcela da populao possui melhor poder aquisitivo, e omisso as regies perifricas desprovidas dos servios pblicos. Cidades Formais: So cidades planejadas. Cidades Informais: So compostas pelas regies perifricas, regies onde no possui infra-estrutura suficiente. O rpido crescimento populacional nas cidades no foi acompanhado pelo crescimento industrial, esse fato gerou o desemprego e criou o subemprego (ou desemprego disfarado), situaes agravadas pela tecnologia importada que eliminou pessoas de seus trabalhos substituindo-as pelos sistemas tecnolgicos. As pessoas tiveram que se integrar s atividades remuneradas incertas e no regulamentadas em lei, o que consiste o subemprego, como vendedores ambulantes, bias frias, flanelinhas, engraxates e outras funes no menos importantes que os grandes cargos, mas que constituem a camada marginal do sistema econmico.

Desta forma, os migrantes que vieram em busca de trabalho foram surpreendidos pela forte urbanizao que superou o processo industrial, pois o estado no teve renda suficiente para industrializar rapidamente as cidades.

25

Pos io 1

Munic pio So Paulo Rio de Janeiro Salvad or Brasli a Fortal eza Belo Horizo nte Curitib a Manau s Recife Belm

Estad o So Paulo Rio de Janeir o Bahia Distrit o Feder al Cear Minas Gerais Paran Amazo nas Perna mbuco Par Rio Grand e do Sul So Paulo Gois So Paulo Maran ho

Pop. 11 03 7 593 6 186 710 2 998 056 2 606 885 2 505 552 2 452 617 1 851 215 1 738 641 1 561 659 1 437 600 1 436 123 1 299 283 1 281 975 1 064 669 997 0 98
Dados do IBGE

7 8 9 10

11

Porto Alegre Guarul hos Goini a Campi nas So Lus

12 13 14 15

14. Economia brasileira

14.1 Agricultura no Brasil


26

Existe a ao das cooperativas agrcolas e das empresas industriais, que, ao assegurarem a aquisio da safra (seja elas em moldes capitalistas ou de base familiar camponesa), estimulam o cultivo e a especializao agrcola em determinadas reas do pas. Frutas tropicais e soja so os principais produtos, cujos espaos de produo mais marcantes so, respectivamente, os vales irrigados do Serto Nordestino (rios So Francisco e Au) e o oeste baiano. Merecem serem mencionados os seguintes produtos da agricultura comercial brasileira: 14.1.1 Caf: durante muito tempo, manteve-se circunscrito ao Paran e a So Paulo, produzindo pelo regime de parceria. Minas Gerais, Esprito Santo e So Paulo conservam a dianteira da produo. Bahia e Rondnia surgiram como novas reas produtoras, com uma particularidade: so cultivadas, principalmente, por paranaenses, antigos produtores do norte do Paran. 14.1.2 Soja: expandiu-se com maior vigor no pas, durante os anos 70, notadamente nos estados do Paran e do Rio Grande do Sul. Cultura tpica de exportao que est cada vez mais voltada para o mercado interno em razo do crescente consumo de margarinas e leos na alimentao do brasileiro. Atualmente, verifica-se sua expanso nas reas do cerrado, sobretudo nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Gois e Bahia; 14.1.3 Cana-de-acar: apesar de ser cultivada no Brasil desde o sculo XVI, sua produo foi estimulada, a partir de 1975, com a criao do Prolcool. O Estado de So Paulo detm mais da metade da produo nacional, mas tambm encontrada em Gois, Paran, Rio de Janeiro, alm de estados nordestinos (Zona da Mata);

14.1.4 Laranja: produto largamente cultivado para atender demanda da indstria de sucos, tem no estado de So Paulo seu principal produtor. Paran e Minas Gerais esto se convertendo em novas e importantes reas de produo. O Brasil um grande exportador de suco concentrado, principalmente para os EUA;

27

14.1.5 Arroz: o Rio Grande do Sul o maior produtor nacional de arroz irrigado. Outros estados se destacam na produo dessa cultura alimentar bsica: Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso, Maranho, Gois e So Paulo. Outros produtos de destaque so: o trigo, apesar de ser insuficiente para abastecer o mercado interno; o algodo, fortemente controlado pela indstria txtil e de alimentos (leo). O cacau, cultura ecolgica, encontra-se em crise, notadamente na Bahia, seu maior produtor. Vale lembrar que muitos produtores do Sul, principalmente do Paran e do Rio Grande do Sul, trocaram de territrio. Entre as principais causas, est o preo da terra. Com isso, muitos migraram para outros estados do pas, tornando-se produtores de soja e caf, principalmente. Outros transferiram-se para pases vizinhos, como a Bolvia e o Paraguai. Como j foi dito, a questo da terra no apenas nacional, ela j se transforma em uma questo transnacional.

14. 2 Indstria no Brasil Brasil durante muito tempo ocupou destaque somente no setor primrio, como a agropecuria e o extrativismo (vegetal, minera e animal). Aps consecutivas crises econmicas, atualmente o Brasil considerado um dos mais industrializados pases do mundo, por isso ocupa o dcimo quinto lugar nesse seguimento em escala global.

A intensificao da indstria brasileira faz com que o pas possua um enorme e variado parque industrial que produz desde bens de consumo tecnologia de ponta. Mas essa industrializao no ocorre de forma homognea no pas, isso quer dizer que se encontra irregularmente distribuda no territrio, onde algumas reas so densamente industrializadas e outras praticamente desprovidas dessa atividade econmica.
28

A maior concentrao de indstrias brasileiras est situada na regio sudeste, principalmente em So Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, estados onde o processo de industrializao teve incio. Os estados citados detm parques industriais modernos e diversificados que atuam com maior destaque na produo de produtos qumicos, alm da indstria automobilstica e tecnologia de ponta. Outra regio que ocupa grande destaque no cenrio nacional o sul, segundo lugar em industrializao, atuam especialmente no beneficiamento de produtos primrios (agroindstria) e na produo de peas e metalurgia. No sudeste, a base industrial se encontra vinculada a produtos tradicionais, como a produo txtil, de lcool e acar, entretanto, recentemente o parque industrial dessa regio tem ingressado em um processo de modernizao e diversificao da indstria. O norte e o centro-oeste so as regies de menor expresso no setor industrial do pas, pois se encontram limitados agroindstria, ao extrativismo e montagem de eletroeletrnicos. Nos ltimos anos a economia brasileira ficou marcada pela privatizao das empresas estatais nas reas de minerao, bancria e telecomunicaes. Apesar de o Brasil enfrentar diversos problemas sociais, o pas est desenvolvendo e ocupando um lugar de destaque no cenrio internacional.

14.3 Petrleo no Brasil

No Brasil, a existncia do petrleo j era computada durante os tempos do regime imperial. Nessa poca, o Marqus de Olinda cedeu o direito a Jos Barros de Pimentel de realizar a extrao de betume nas margens do rio Marau, na Bahia. At as primeiras dcadas do sculo XX, alguns estudiosos e exploradores annimos
29

tentaram perfurar alguns poos de petrleo sem obter xito. Contudo, em 1930, o engenheiro agrnomo Manoel Incio de Basto mudou essa situao. Com base no relato de populares, ele teve a informao de que os moradores de Lobato, bairro suburbano de Salvador, utilizavam uma lama preta como combustvel de suas lamparinas. Instigado por tal notcia, realizou testes e experimentos que atestavam a existncia de petrleo nessa localidade. Contudo, no possua contatos influentes que poderiam investir em sua descoberta. Persistente, em 1932 conseguiu entregar ao presidente Getlio Vargas um laudo tcnico que atestava o seu achado. Logo em seguida, novas prospeces governamentais saram em busca de outros campos de petrleo ao longo do territrio brasileiro. No ano de 1941, o governo brasileiro anunciou o estabelecimento do campo de explorao petrolfera de Candeias, Bahia. Na dcada de 1960, novas medidas ampliaram o grau de atuao da Petrobrs na economia brasileira. No ano de 1968, a empresa passou a desenvolver um projeto de extrao iniciando a explorao de petrleo em guas profundas. Com o passar do tempo, o Brasil se tornou uma das nicas naes a dominar a tecnologia de explorao petrolfera em guas profundas e ultraprofundas. No ano de 2007, o governo brasileiro anunciou a descoberta de um novo campo de explorao petrolfera na chamada camada pr-sal. Essas reservas de petrleo so encontradas a sete mil metros de profundidade e apresentam imensos poos de petrleo em excelente estado de conservao. Se as estimativas estiverem corretas, essa nova frente de explorao ser capaz de dobrar o volume de produo de leo e gs combustvel do Brasil.

A descoberta do pr-sal ainda instiga vrias indagaes que somente sero respondidas na medida em que esse novo campo de explorao for devidamente conhecido. At l, espera-se que o governo brasileiro tenha condies de traar as polticas que definam a explorao dessa nova fonte de energia.

15. O turismo no Brasil


30

O turismo no Brasil se caracteriza por oferecer tanto ao turista brasileiro quanto ao estrangeiro uma gama mais que variada de opes. Nos ltimos anos, o governo tem feito muitos esforos em polticas pblicas para desenvolver o turismo brasileiro, desenvolvendo infra-estrutura turstica e capacitando mo-de-obra para o setor, alm de aumentar consideravelmente a divulgao do pas no exterior. So notveis a procura pela Amaznia na regio Norte, o litoral na regio Nordeste, o Pantanal e o Planalto Central no Centro-Oeste, alm do interesse pela arquitetura brasiliense, o turismo histrico em Minas Gerais, o litoral do Rio de Janeiro e da Bahia e os negcios em So Paulo dividem o interesse no Sudeste, e os pampas, o clima frio e a arquitetura germnica no Sul do pas. Os destinos mais procurados pelos brasileiros so So Paulo, Rio de Janeiro e os estados da regio Nordeste, principalmente Bahia e Pernambuco. Segundo a pesquisa "Hbitos de Consumo do Turismo Brasileiro 2009", realizada pelo Vox Populi em novembro de 2009, a Bahia o destino turstico preferido dentre os turistas que residem no pas, j que 21,4% dos turistas que pretendem viajar nos prximos dois anos optaro pelo estado. No turismo internacional, o Brasil um pas muito procurado por turistas estrangeiro, e que esta terra recebe um nmero enorme de visitantes oriundos de outros pases relativamente enganosa. Brasil no figura sequer entre os trinta pases mais visitados do mundo. Alguns fatores como o medo da violncia, da m estrutura e falta de pessoal capacitado (como a carncia falantes de ingls no servio pblico do turismo, por exemplo) podem ser motivos para explicar esta relativamente baixa procura pelo Brasil como destino.

Principais cidades visitadas pelo turista estrangeiro 1994-2003 (%)

Cidades Rio de Janeiro So Paulo Salvador Fortaleza Recife Foz do Iguau

2000 34,10 19,70 13,50 5,39 5,80 12,90

2001 28,80 17,00 11,10 5,6 7,30 11,50

2002 38,58 20,84 12,76 1 7,16 8,24 9,28

2003 36,90 18,53 15,76 8,50 7,51 7,40

31

Bzios Porto Alegre Florianpolis Belo Horizonte Balnerio Cambori

4,00 5,90 18,70 6,60 6,60

3,87 7,10 15,80 4,90 4,90

3,56 7,93 6,42 3,70 4,90

6,00 5,87 5,28 5,10 3,37

Fonte: Relatrio estatstico da Embratur, atualizado em abril de 2005.

15.1 Os principais atrativos tursticos no Brasil


15.1.1 Regio Sul Passeio de Trem em Curitiba - Morretes Curitiba-Morretes-Paranagu, engenhosa obra arquitetnica, a Estrada de Ferro foi construda em 1890 e hoje, uma das mais antigas estradas de ferro em funcionamento no pas. Na poca, era a nica via de acesso ao litoral. Hoje, com seus 110km e 13 tneis, a Estrada de Ferro diariamente leva turistas do mundo todo num agradvel passeio que dura cerca de 3 horas. Localizao: Estao Ferroviria de Morretes - Rodoferroviria de Curitiba Farol da Praia da Barra da Lagoa - SC Visitar o Farol da Barra da Lagoa. O farol muito importante para as embarcaes que transitam a regio e a vista l de cima muito bonita. De um lado pode-se observar toda a praia da Barra da Lagoa e Moambique, do outro lado est o costo e a ilha do Xavier. A trilha at l em cima um pouco puxada mas compensadora. Localizao: No topo do morro da Barra da Lagoa

Cnion do Itaimbezinho - Rs O Canyon Itaimbezinho est a 18 km da cidade de Cambar do Sul e um dos mais impressionantes canyons da regio.
32

o nico canyon que j tem infra estrutura de parque, como lanchonete e sanitrios e informaes tursticas. O ingresso no parque custa R$ 6,00 por pessoa e o estacionamento custa R$ 5,00. No se pode deixar de fazer os dois trekkings possveis no parque, a trilha do Cotovelo com 6 km ida e volta e a trilha do vrtice com aprox. 1,4 km Para melhor aproveitamento de sua visita aconselhamos contratar um guia local em Cambar do Sul. Localizao: Parque Nacional dos Aparados da Serra RS.

16.1.2 Regio Sudeste Caverna gua Suja Iporanga Sp. Caverna gua Suja fica no Petar a 1500 metros do posto dos guias uma das mais impressionantes cavernas do parque, so 1600 metros (ida e volta) de pura adrenalina e ainda uma cachoeira no seu interior de tirar o flego. Como chegar: So 17 Km de Iporanga at o parque e mais 1500 metros at a caverna, necessidade de contratar monitor local. Localizao: Petar

Nascente do Rio so Francisco So Roque de Minas - Mg Visita indispensvel quando na Serra da Canastra, esta uma atrao parte devido sua importncia histrica e ambiental. Situado na parte alta do parque, seu acesso feito pela portaria 1 e a nascente fica a aproximadamente 5 Km da entrada do parque. Localizao: Regio sudoeste de Minas, a Serra da Canastra est a poucas horas de viagem dos principais centros urbanos.

15.1.3 Regio Norte Praias do Jalapo- To

33

Praias fluviais de guas cristalinas e areias finas. Possuem margens preservadas pela mata ciliar. Encontro das guas Alenquer -Pa Assim como o Encontro dos Rios Negro e Solimes, outro Encontro de Rios que chama ateno o dos rios Tapajs e Amazonas. As guas destes. As guas destes rios se encontram, no entanto no se misturam, deixando uma marca bem definida de cada um. Isso acontece devido a diferente velocidade e densidade das guas. 15.1.4 Regio Nordeste Cachoeira da Fumaa (340m) Ba Uma caminhada de uma hora e meia de subida forte a partir da Vila de Capo (a 68 km de Lenis) nos leva parte alta da cachoeira. De um mirante natural possvel contemplar um palco a 340 m de altura, onde a gua da cachoeira parece danar ao sabor do vento em um espetculo sem igual. Caso esteja voltando da Fumaa, saindo do Capo, no deixe de visitar a cachoeira do Riachinho. So dez minutos de caminhada e o banho revigorante compensa a descida! A trilha de fcil acesso, mas se estiver acompanhado de um guia d para aproveitar ainda mais o lugar. Alm da cachoeira, e da vista maravilhosa, ainda possvel praticar rapel e escalada em rocha no local (mas s com guias e equipamentos especializados). Um lugar agradvel e bem acessvel a todos. Localizao: No retorno da cachoeira da Fumaa, siga pela estrada que vai sentido Palmeiras. Depois da ponte so 10 min.

Passeio de Barco pelo Delta do rio Parnaba Parnaiba- PI Sada da Praia da Andreza ou dependendo da mar sada do Porto em barco paco-paco (embarcao tpica da regio) com destino ao Delta do Rio Parnaba, onde pode-se apreciar o ecossistema. Visita a Ilha da Melancieira e Lenis da Ilha do Tabual. Almoo e descanso em redes na Ilha do Cajueiro. Mais ou menos s 16:00h (dependendo da mar) pode-se fazer um passeio para conhecer o dormitrio dos Guars. Como chegar: De barco Localizao: Tutia.

Praia de Jericoacoara
34

Kitesurf em Jericoacoara: o lugar perfeito para aprender kitesurf. O vento maravilhoso e existem excelentes instrutores no local, um visual maravilhoso chegar em Jeri e ver todos aqueles kitesurfs no ar e poder velejar passando em frente a pedra furada vendo todas aquelas rochas do morro de Jeri e terminar o velejo atras da duna do por do sol.Localizao: praia de jeri ou no pre

15.1.5 Regio Centro oeste Gruta do Lago Azul - Bonito / MS A mundialmente conhecida Gruta do Lago Azul um monumento natural, cujo interior formado por estalactites, estagmites e um imenso lago de gua azul. Por mais que o guia se esforce em explicar a iluso tica criada por vrios fatores, a beleza do lago algo impressionante. O silncio faz com que voc integre com a natureza e aprecie um espetculo da natureza. Como chegar: Carros ou Vans com preos no inclusos no valor do passeio. Localizao: A Gruta se localiza h 18 km do centro de Bonito. Lago de gua cristalina e azulada. Os raios de sol penetram no lago, de 90 metros de profundidade, provocando um efeito visual incrvel. A visitao Gruta do Lago Azul foi interrompida devido ao deslocamento de um espeleotema. Conforme o IPHAN- Instituto do Patrimnio Histrico Artstico Nacional, esto efetuada percia tcnica, e a partir do laudo tcnico, haver a divulgao da data de reabertura. Enquanto estiver interditada, os passeios sero transferidos para Gruta de So Miguel.

Cidade de Bonito Mato Grosso do Sul Com 2.000 metros de trilha na mata, 2.200 metros de descida no Rio Formoso. Neste passeio, que no rio e no em nascente voc tem ampla liberdade pra flutuar e mergulhar. Corredeiras, pequenas cachoeiras e poos. Belo receptivo dentro da mata onde voc poder descansar. Aps o passeio um almoo regional de um prato s. Como chegar: Carros ou vans, com preos no inclusos no valor do passeio. Localizao: H 6 km do centro de Bonito

16. Sistemas virios


35

16.1 Transporte rodovirio no Brasil o principal sistema de transportes do pas. Este sistema conta com uma rede de 1.355.000 quilmetros de rodovias por onde passam 56% de todas as cargas movimentadas no pas. Possuindo cerca de 1.355.000 quilmetros de rodovias, as estradas so as principais transportadoras de carga e de passageiros no trfego brasileiro. Desde o incio da repblica os governos sempre priorizaram o transporte rodovirio em detrimento ao transporte ferrovirio e fluvial. O Presidente Juscelino Kubitschek (1956-1960), que concebeu e construiu a capital Braslia, foi outro incentivador de rodovias. Atualmente, porm, o governo brasileiro, diferentemente do passado, procura incentivar outros meios de transporte, principalmente o ferrovirio, um exemplo desse incentivo o projeto do Trem de Alta Velocidade Rio-So Paulo, um trem-bala que vai ligar as duas principias metrpoles do pas. O Brasil o 7 mais importante pas da indstria automobilstica. H 37 grandes portos no Brasil, dentre os quais o maior o Porto de Santos. Dos mais de 1.300.000 quilmetros da rede rodoviria nacional, 30% est muito danificado pela falta de conservao e apenas 140 mil quilmetros esto pavimentados. Parte considervel das ligaes interurbanas no pas, mesmo em regies de grande demanda, ainda se do por estradas de terra ou estradas com pavimentao quase inexistente. As rodovias do pas que se encontram em boas condies, exceto algumas excees, fazem parte de concesses iniciativa privada, assim, embora apresentem extrema qualidade, esto sujeitas a pedgios. A Rodovia dos Bandeirantes e a Rodovia dos Imigrantes so exemplos deste sistema. O transporte rodovirio de passageiros do pas compreende uma rede extensa e intrincada, sendo possveis viagens que, devido sua durao, em outros pases, s so possveis por via area. 16.2 Ferrovia definida como sendo qualquer tipo de estrada permanente, provida de trilhos, destinada ao transporte de passageiros ou carga. Devem ser representadas tantas informaes ferrovirias quanto o permita a escala do mapa, devendo ser classificadas todas as linhas frreas principais. So representadas na cor preta e a distino entre elas feita quanto bitola. So representados ainda, os caminhos e trilhas.

36

16.3 Hidrovias dos 42 000 quilmetros de rios navegveis no Brasil, apenas 8 500 so efetivamente utilizados. Alm da malha ser subutilizada, o movimento de cargas muito baixo se comparado ao de outros tipos de transporte. A iniciativa privada vem fazendo investimentos importantes para viabilizar a navegao em alguns trechos, porm a expanso dessa modalidade de transporte tem sido muito lenta. O Brasil um dos pases que menos usa o transporte hidrovirio. No Brasil, como o uso das hidrovias nunca foi uma prioridade, foi construda uma srie de obras que atrapalham a navegao. H pontes que dificultam a passagem das embarcaes e, por falta de eclusas, muitas usinas hidreltricas so obstculos. Em razo dessas barreiras, a navegao prejudicada. 16.4 Os aeroportos a situao dos aeroportos preocupante segundo o sindicato dos aeroportos. Sendo entrada dos cerca 800 mil visitantes esperados para a Copa do Mundo de 2014. "A Infraero hoje no tem condies de fazer tudo que tem de ser feito a tempo de ficar pronto para 2014. Ento, uma questo urgente definir-se e superar o n institucional", ressalta o engenheiro Bernasconi em palestra na Comisso de Desenvolvimento Urbano. Ele observou que, alm dos aeroportos, os terminais rodovirios e porturios tambm no esto em condies de atender o volume da demanda. Em relao s obras necessrias para a realizao da copa, Bernasconi foi mais otimista, mas destacou a necessidade de planejamento.

Para a Copa de 2014 esto previstos 64 jogos em 12 sedes. O evento dever ser acompanhado pela TV por 40 bilhes de pessoas. Na copa da Alemanha, 27 bilhes assistiram pela TV, 3 milhes estiveram presentes nos estdios e 18 milhes acompanharam os jogos em teles instalados em praas, as chamadas Fans-Fests. O faturamento da Federao Internacional das Associaes de Futebol (Fifa) ultrapassou 8 bilhes de euros, cerca de 21 bilhes de reais. Os investimentos na infra-estrutura do sistema virio e de transportes merecem especial ateno em todo o processo de anlise da infra-estrutura para o Turismo que, evidentemente, sem condies de acesso e meios de transporte,
37

no pode existir. comum o gasto excessivo em melhoramentos dos transportes, nos pases em desenvolvimento, tanto para o turismo quanto para outros setores. Para o desenvolvimento socioeconmico de uma regio, os sistemas virios e de transporte so de vital importncia, pois promovem a expanso e o desenvolvimento do local.

17. A origem do povo brasileiro Imigrao

38

O ndio uma raa que, juntamente com outras, deu origem ao povo brasileiro.

A maioria dos brasileiros descendem de povos indgenas do pas, colonos portugueses, imigrantes europeus e escravos africanos. Desde a chegada dos portugueses em 1500, um considervel nmero de unies entre estes trs grupos foram realizadas. A populao parda uma categoria ampla que inclui caboclos (descendentes de brancos e ndios), mulatos(descendentes de brancos e negros) e cafuzos (descendentes de negros e ndios). Os pardos e mulatos formam a maioria da populao nas regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste A populao mulata concentra-se geralmente na costa leste da regio Nordeste, da Bahia Paraba e tambm no norte do Maranho, sul de Minas Gerais e no leste do Rio de Janeiro. No sculo XIX o Brasil abriu suas fronteiras imigrao. Cerca de cinco milhes de pessoas de mais de 60 pases migraram para o Brasil entre 1808 e 1972, a maioria delas de Portugal, Itlia, Espanha, Alemanha, Japo e Oriente Mdio.

A populao brasileira bastante miscigenada. Isso ocorreu em razo da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no pas. So inmeras as raas que favoreceram a formao do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indgenas, africanos, imigrantes europeus e asiticos. Povos indgenas: antes do descobrimento do Brasil, o territrio j era habitado por povos nativos, neste caso, os ndios. Existem diversos grupos indgenas no pas,
39

dentre os principais esto: Karaj, Bororo, Kaigang e Yanomani. No passado, a populao dos mesmos era de quase 2 milhes de ndios. Povos africanos: grupo humano que sofreu uma migrao involuntria, pois foram capturados e trazidos para o Brasil, especialmente entre os sculos XVI e XIX. Nesse perodo, desembarcaram no Brasil milhes de negros africanos, que vieram para o trabalho escravo. Os escravos trabalharam especialmente no cultivo da canade-acar e do caf. Imigrantes europeus e asiticos: os primeiros europeus a chegar ao Brasil foram os portugueses. Mais tarde, por volta do sculo XIX, o governo brasileiro promoveu a entrada de um grande nmero de imigrantes europeus e tambm asiticos. Na primeira metade do sculo XX, pelo menos 4 milhes de imigrantes desembarcaram no Brasil. Dentre os principais grupos humanos europeus, destacam-se: portugueses, espanhis, italianos e alemes. Em relao aos povos asiticos, podemos destacar japoneses, srios e libaneses. Tendo em vista essa diversidade de raas, culturas e etnias, o resultado s poderia ser uma miscigenao, a qual promoveu uma grande riqueza cultural. Por esse motivo, encontramos inmeras manifestaes culturais, costumes, pratos tpicos, entre outros aspectos.

17.1 Migraes no Brasil

40

Migrante nordestino em So Paulo.

Migrao consiste no ato da populao deslocar-se espacialmente, ou seja, pode se referir a troca de pas, estado, regio, municpio ou at de domiclio. As migraes podem ser desencadeadas por fatores religiosos, psicolgicos, sociais, econmicos, polticos e ambientais. A migrao interna corresponde ao deslocamento de pessoas dentro de um mesmo territrio, dessa forma pode ser entre regies, estados e municpios. Tal deslocamento no provoca modificaes no nmero total de habitantes de um pas, porm, altera as regies envolvidas nesse processo. No Brasil um dos fatores que exercem maior influncia nos fluxos migratrios o de ordem econmica, onde o modelo de produo capitalista cria espaos privilegiados para instalao de indstrias, forando indivduos a se deslocarem de um lugar para outro em busca de melhores condies de vida e procura de emprego para suprir suas necessidades bsicas de sobrevivncia.

41

Um modelo de migrao muito comum no Brasil, que se intensificou nas ltimas cinco dcadas, o xodo rural, ou seja, a migrao do campo para a cidade, onde o modelo econmico favorece aos grandes latifundirios, e a intensa mecanizao das atividades agrcolas tem como conseqncia a expulso da populao rural. A regio Nordeste, de acordo com pesquisas realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica) por meio do censo, ainda segue em primeiro lugar como rea de repulso dentro do Brasil. Geralmente, a regio de atrao para os nordestinos o Sudeste. Na mesma pesquisa, descobriu-se tambm um fluxo no sentido contrrio, fato atribudo queles que no obtiveram sucesso em sua tentativa e que foram obrigados a retornar sua terra natal. Muitos nordestinos que obtiveram ascenso, tambm voltaram para suas respectivas cidades natais. A Regio Sudeste do Brasil, at o final do sculo XX, recebeu a maior quantidade de fluxos migratrios do pas, principalmente o estado de So Paulo, pelo fato de fornecer maiores oportunidades de emprego em razo do processo de industrializao desenvolvido. Na dcada de 90, havia aproximadamente 500 mil nordestinos vivendo em outras regies brasileiras. Na dcada seguinte, o nmero aumentou para cerca de 700 mil pessoas. Entre os primeiros anos da dcada de 90 e 2.000, pelo menos 1,4 milho de nordestinos deixaram seus estados. J a regio Sudeste absorveu cerca de 1,5 milho de pessoas e, no mesmo perodo, aproximadamente 950 mil migrantes deixaram essa regio com destino a outros pontos do Brasil. Cerca de 66,8% do nmero de migrantes que chegaram regio Sudeste so oriundos do Nordeste, 14,5% do Sul, 13,5% do Centro-Oeste e 5,2% do Norte. A pesquisa apontou que muitos nordestinos tm migrado em direo ao Centro-Oeste, sobretudo para o Distrito Federal e o estado de Gois. Atualmente, tem ocorrido um grande fluxo de sulistas em direo regio Norte, especialmente para o sul do Par.

No entanto, nas ltimas dcadas as Regies Centro-Oeste e Norte tm sido bastante atrativas para os migrantes, pois aps a dcada de 1970, a estagnao econmica que atingiu e ainda atinge a indstria brasileira afetou negativamente o
42

nvel de emprego nas grandes cidades do Sudeste, gerando pouca procura de mo de obra, ocasionando a retrao desses fluxos migratrios. Assim, as regies Norte e Centro-Oeste, que j captavam alguma parcela desse movimento, tornaram-se destinos da migrao interna do Brasil. As polticas pblicas para a ocupao do oeste brasileiro foram determinantes para esse redirecionamento dos fluxos migratrios no Brasil. A construo de Braslia, os investimentos em infraestrutura, novas fronteiras agrcolas, entre outro fatores

17.2 A imigrao

A chegada de imigrantes no Brasil

A ocupao histrica A partir do descobrimento, em 1500, at 1822 as terras brasileiras eram controladas pela Coroa Portuguesa, que repassava o direito de uso da terra de acordo com a confiana, convenincia e interesse. A distribuio de terras era utilizada como meio de ocupar as reas desabitadas e principalmente para facilitar o controle do territrio.

Com a expanso da produo cafeeira, no ano de 1850, e tambm com a lei de Eusbio de Queiroz, em que vetou a prtica de trfico negreiro, o governo brasileiro incentivou a entrada de imigrantes europeus para substituir a mo-de-obra escrava.
43

O governo criou, em 1850, a lei de terras, com intuito de oferecer mo-deobra aos fazendeiros produtores de caf, a lei eliminou as possibilidades de aquisio de terras por parte dos imigrantes estrangeiros, isso os levava a trabalhar com baixos salrios. A lei de terras garantiu que as terras devolutas se tornassem propriedade do Estado, podendo ser negociadas apenas atravs de leiles, mas somente os grandes latifundirios tinham condies de adquirir tais terras, alm daqueles que tinham dinheiro para investir. A lei de terras, que garantia a venda de terras em leiles, tambm relatava que todo recurso derivado desses leiles serviria para custear a vinda de novos imigrantes europeus e asiticos para trabalhar no Brasil. Muitos imigrantes vinham para o Brasil com promessas de adquirir terras, mas isso no acontecia, ao chegar ao pas eram levados s fazendas para trabalhar, essas eram os nicos lugares que ofereciam emprego.

REFERNCIAS

NETO, Miguel Farah; SILVA, Neise Freitas; CAPELLA, Mrcia. Turismo: Espao e Tempo. Rio de Janeiro, Rj: Ed. Senac Nacional, 2000.

44

PIMENTA, Maria Alzira. Gesto de Pessoas em Turismo: Sustentabilidade, Qualidade e Comunicao. Campinas, Sp: Alnea, 2004.

REJOWSKI, Mirian. (Org.). Turismo no Percurso do Tempo. So Paulo, Sp: Aleph, 2002. http://www.brasilescola.com/brasil/geografia-humana-brasil.htm. Acesso em: 05 de Out. 2010. http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/geografia-humana-brasil/7/. Acesso em: 01 de Out. de 2010. http://www.webartigos.com/articles/3380/2/A-Formacao-Da-PoliticaBrasileira/pagina2.html. Acesso em: 01 de Out. de 2010. http://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia. Acesso em: 02 de Out. 2010. http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/. Acesso em: 30 de Set de 2010.

45

You might also like